To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ambiente dinâmico.

Journal articles on the topic 'Ambiente dinâmico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ambiente dinâmico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

FICK, Cristiano, Elírio Ernestino TOLDO Jr., and Eduardo PUHL. "Análise tafonômica de concentrações bioclásticas geradas em modelagem física de um sistema de águas rasas dominado por ondas." Pesquisas em Geociências 47, no. 2 (October 22, 2020): e088098. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.108579.

Full text
Abstract:
Este estudo procurou detalhar os efeitos deposicionais das dinâmicas de concentração de conchas (retrabalhamento mecânico, winnowing e bypass dinâmico) governadas pelas ondulações. Parâmetros tafonômicos, incluindo orientação e posicionamento das conchas, empacotamento e o conteúdo percentual de matriz (em peso), foram analisados a partir de amostras rígidas e inconsolidadas dos depósitos modelados, bem como pelo imageamento do modelo físico. As orientações topo-base das conchas foram predominantemente concordantes em todo perfil simulado (>70%), porém com um percentual maior de bioclastos oblíquos e verticais nas amostras mais distais do modelo, associadas ao winnowing e ao bypass dinâmico. As orientações em planta mostraram tendências bimodais ou unimodais nos depósitos intermediários do perfil, associadas a dinâmica de retrabalhamento mecânico (na rebentação) e winnowing, e polimodais nas amostragens mais proximais e distais, associados ao retrabalhamento mecânico no espraiamento e bypass dinâmico, respectivamente. O posicionamento da concavidade dos bivalves foi majoritariamente para baixo ao longo da seção analisada. O empacotamento e percentual de matriz foi, respectivamente, denso e mais baixo (30%) no depósito gerado pelo winnowing, sendo os demais com empacotamento moderado ou disperso. A análise tafonômica empregada em concentrações bioclásticas (coquinas) geradas por modelagem física de ambiente costeiro dominado por onda pode ser utilizada para previsão de determinadas dinâmicas sedimentológicas de acumulação de conchas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, João Paulo. "UM AMBIENTE DINÂMICO PARA O ENSINO DAS SECÇÕES CÔNICAS." Ciência e Natura 37 (August 7, 2015): 192. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x14597.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5902/2179460X14597In this paper presenting a dynamic environment designed for teaching of conic sections will be taken. The environment is a web page where the student, guided by the teacher, building their knowledge through exploration of digital objects constructed with the aid of dynamic geometry GeoGebra software. The possibilities of using some of the many dynamic elements of the environment will be described. Finally, some recommendations for teachers who wish to enhance their geometry classes with this new teaching tool.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hempkemeyer, Sheila. "GAMBIARRAS PEDALANTES: pesquisas em trânsito." Revista Observatório 4, no. 4 (June 29, 2018): 874–84. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p874.

Full text
Abstract:
Este estudo vem de um mestrado e doutorado em pesquisa em Educação. Discute a subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência, vendo a educação como um evento dinâmico e permanente. Vê na bicicleta seu potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e nas contribuições coletivas que estão ligadas por referências teóricas. O estudo potencializa narrativas ficcionais e sua inventividade. Por meio de inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida das pessoas. Pensar a cidade como mudança cotidiana por meio da perspectiva e do sentimento de pedalada, relacionando o ambiente e a dinâmica desses corpos, fazendo múltiplas afetações estéticas, poéticas e políticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lang, Jeter, Marco Aurélio Butzke, Carlos Ricardo Rossetto, Sidnei Vieira Marinho, and Anete Alberton. "Percepção do ambiente organizacional e comportamento estratégico dos gestores de IES." REBRAE 7, no. 1 (July 27, 2014): 56. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.07.001.ao04.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a existência de relação entre o ambiente organizacional externo percebido e o comportamento estratégico adotado pelos coordenadores de cursos de IES do Paraná e de Santa Catarina. A base teórica é dada por Duncan (1972), quanto às dimensões de ambiente, e Miles e Snow (1978), quanto ao tipo estratégico. A pesquisa é de cunho quantitativo descritivo do tipo survey, utilizando para alcançar os resultados, além da estatística descritiva, técnicas de análise multivariadas aplicadas aos dados coletados por meio de questionário. O ambiente que envolve as IES é percebido como dinâmico-simples por 71,21% dos coordenadores. Isso indica que os coordenadores apresentam percepção moderadamente elevada da incerteza. A variável ambiental regulatória, que envolve leis, normas e regulamentos, e ainda possui o MEC e PROUNI como os principais elementos, configuraram-se como a mais relevante. O comportamento estratégico predominante é o analista, com 46,97% dos respondentes, fato que indica a tendência a manter uma linha limitada de serviços e, concomitantemente, a busca por novas opções que foram bem-sucedidas em outras Instituições. Esse coordenador está vinculado à instituição privada e percebe o ambiente como dinâmico-complexo e ocupa o cargo entre 5 e 9 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Detoni, Adlai Ralph. "APONTAMENTOS DA IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE DINÂMICO PARA PRÁTICAS GEOMÉTRICAS." Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática 1, no. 1 (April 24, 2019): 77–95. http://dx.doi.org/10.36661/2596-318x.2019v1i1.10620.

Full text
Abstract:
Neste texto faço argumentações que apontam positivamente para a prática da Geometria das Transformações e da Geometria Projetiva realizada com auxílio de softwares gráficos, aproximando as características epistemológicas e metodológicas delas com o potencial de dinamismo que o ambiente computacional oferece. Argumento que são duas Geometrias que trazem o movimento em suas essências, a partir da exploração de ideias de matemáticos e educadores matemáticos. Enfrento a questão principal que foco com resultados de quatro pesquisas realizadas envolvendo atividades geométricas que favorecem a investigação matemática, a colaboração e a interação com recursos computacionais, nas quais os sujeitos corroboram com a afinidade das Geometrias focadas e o ambiente dinâmico do computador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Farias Medeiros, Margarete, and Marcus Basso. "Abstração Refletida sobre o Processo de Gênese Instrumental em Geometria Dinâmica: Restrições, Desafios, Novas Possibilidades de Aprendizagem." RENOTE 17, no. 3 (December 31, 2019): 437–46. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.99527.

Full text
Abstract:
O presente artigo expõe um recorte de uma pesquisa em andamento, de natureza qualitativa e cunho exploratório, no ambiente de geometria dinâmica GeoGebra 3D. Utilizando determinadas restrições que o software apresenta, desafios que nele podem ser criados e possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática escolar. A pesquisa, fundamentada no mecanismo da abstração reflexionante e na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de observações sobre os comportamentos de estudantes em formação inicial de professor de matemática durante a execução de tarefas sobre conceitos de geometria espacial utilizando tal tecnologia. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os sujeitos supracitados submetidos às restrições do ambiente: ultrapassaram os desafios propostos; exploraram as novas possibilidades oportunizadas pelo ambiente dinâmico; e apresentaram tal comportamento indicando a abstração refletida sobre o seu processo de gênese instrumental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Gustavo Ferreira da Costa, and Philippe Pomier Layrargues. "Mudanças climáticas, educação e meio ambiente: para além do Conservadorismo Dinâmico." Educar em Revista, spe3 (2014): 73–88. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38108.

Full text
Abstract:
O presente ensaio discute a crise climática contemporânea e as possibilidades de inserção da educação ambiental neste debate. Trata-se de um diálogo com a produção da área, com os pressupostos da Ecologia Política, da Educação ambiental crítica, do pensamento da Complexidade e da Sociologia de Risco de Giddens e Beck. O artigo entende que, apesar das relativas incertezas que ainda cercam o debate sobre as mudanças climáticas, elas se configuram como o principal problema ambiental global contemporâneo. Pesquisas evidenciam a intensidade dos eventos climáticos extremos em todo o mundo e seus efeitos danosos sobre a saúde, o bem-estar público, a segurança alimentar e os patrimônios ambientais e sociais. No entanto, a invisibilidade do problema na vida cotidiana, a ação das controvérsias e dos lobbies econômicos, a inércia dos governos e das instituições relacionadas ao tema têm mostrado que a formulação de respostas eficientes sobre o impasse climático não tem acompanhado o aumento da consciência pública sobre este problema. Que conjunção de fatores justifica esse paradoxo? Este artigo argumenta que o atual debate tem sido pautado por argumentos e respostas reducionistas, tecnicistas e conservadoras - o Conservadorismo Dinâmico - que não dão conta de compreender o problema em toda a sua complexidade e, portanto, de formular estratégias capazes de revertê-lo ou de minimizar seus impactos. Entende-se, portanto, que a educação ambiental pode contribuir com esse esforço para renovar a compreensão do problema e a ação dos indivíduos, das instituições e dos agentes públicos e privados envolvidos com o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pagani, Vitória Dal Ri, and Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda. "ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM AMBIENTE DINÂMICO: ESTUDO DE CASO EM UM TABELIONATO DE PROTESTO." Revista Gestão em Análise 10, no. 2 (September 9, 2021): 184. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p184-201.2021.

Full text
Abstract:
Os agentes envolvidos no processo de formação da estratégia e no modo como eles atuam têm sido foco dos estudos da estratégia em um âmbito micro. Este estudo objetiva compreender como ocorre a formação da estratégia sob a perspectiva da estratégia-como-prática em ambiente dinâmico. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso em um Tabelionato de Protesto inserido em ambiente dinâmico, passando por mudanças econômicas, tecnológicas, legislativas em tempo de elevado endividamento no país. Os dados foram analisados por meio das técnicas pattern matching e análise narrativa. Constatou-se que a formação da estratégia ocorre no ajuste contínuo da interação entre a prática, práxis, praticante e ambiente, em momento de inadimplência, nas ações que buscam sua redução. A perspectiva da estratégia-como-prática nesta organização contribui na busca de elucidar a atuação do Tabelionato, como dispositivo legal de controle e apoio diante da crescente “cultura da inadimplência” e endividamento da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vismara, L. S., V. A. Oliveira, and D. Karam. "Revisão de modelos matemáticos da dinâmica do banco de sementes de plantas daninhas em agrossistemas." Planta Daninha 25, no. 1 (March 2007): 1–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582007000100001.

Full text
Abstract:
O crescimento das plantas obedece a certos princípios fisiológicos, que podem ser descritos em termos quantitativos, até certo ponto, por equações matemáticas. No ambiente agrícola, a dinâmica do banco de sementes está fortemente relacionada ao estabelecimento de espécies daninhas e pode ser descrita por um sistema de equações que relaciona a densidade de plântulas com a densidade de sementes produzidas em áreas de cultivo. O objetivo deste artigo foi descrever, através de modelos matemáticos citados na literatura, as características do comportamento dinâmico do banco de sementes de populações de plantas daninhas em sistemas agrícolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro, Antônio Carvalho Campos, and Carlos Maurício de Carvalho Ferreira. "Abordagem Alternativa do Crescimento Agrícola: um modelo de dinâmica evolucionária." Revista Brasileira de Inovação 4, no. 2 (August 18, 2009): 425. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v4i2.8648919.

Full text
Abstract:
O artigo visa analisar a economia agrícola sob o enfoque da teoria evolucionária. O referencial teórico a ser objeto de estudo, contrário às concepções ortodoxas, baseia-se nos pressupostos de incertezas do ambiente, racionalidade limitada dos agentes, no desequilíbrio dinâmico e na instabilidade estrutural. No intuito de comparar a evolução tecnológica na agricultura com os padrões regionais dos sistemas agroindustriais brasileiros, procurou-se, de um lado, realizar, por meio de indicadores de localização e especialização, uma análise de concentração regional e, por outro, construir um Modelo Evolucionário de Crescimento Agrícola, aqui denominado MECA, que permite simular o provável comportamento da agricultura produtora de grãos. Dentro dessa orientação, foi possível identificar a região dinâmica agroindustrial bem como padrões de comportamento das mudanças técnicas na agricultura. Em um ambiente de competição tecnológica, o modelo mostra que a competição pelos recursos produtivos nos complexos agroindustriais produtores de grãos leva à busca permanente de inovações, caracterizando uma dinâmica evolucionária entre as atividades e uma maior concentração do capital setorial e regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Meyer Jr, Victor, and Gisele Mugnol. "COMPETIÇÃO E ESTRATÉGIA NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS." Revista Diálogo Educacional 4, no. 11 (July 17, 2004): 153. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v4i11.6902.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a importância das estratégias para as instituições de ensino superior privadas, em razão do ambiente competitivo em que atuam. As instituições de ensino superior brasileiras vivem um ambiente de mudanças e transformaçõeasetor privado, que atua num ambiente mais competitivo e que há alguns anos apresentava comportamento tímido nas relações com o mercado, hoje está incorporando nova postura estratégica procurando se posicionar melhor num mercado altamente competitivo, dinâmico e diferenciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Carvalho, Nathália Leal, and Afonso Lopes Barcellos. "Environmental education: importance in the preservation of soils and water." Revista Monografias Ambientais 16, no. 2 (October 9, 2018): 39. http://dx.doi.org/10.5902/2236130830067.

Full text
Abstract:
O processo de produção do espaço, seja ele urbano ou rural, resulta na apropriação cada vez maior dos recursos naturais e, via de regra, gera impactos negativos ao ambiente. A educação dos solos e da água, uma das tantas dimensões da educação ambiental - EA, é um processo educacional que privilegia uma concepção do termo sustentabilidade versus a relação do homem com a natureza. Com o objetivo de elucidar e discorrer sobre o tema, e como devemos abordá-lo na escola de uma forma participativa e que gere bons resultados foi elaborado este trabalho. Desta forma, existem inúmeras metodologias ativas, inserindo a EA, bem como a educação em solos e água, as quais colocam-se como um processo de formação que precisa ser dinâmico, permanente e participativo, na busca por uma “consciência ambiental” e um ambiente sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Campos, Shirley Ferreira, Mario Vinicius Andrade Vitório, João Pedro Palma Castro, Bruno Moraes Prianti, and Rodrigo Silva Santos. "EFEITO DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL NO EQUILÍBRIO DINÂMICO: ESTUDO PILOTO." Revista Univap 22, no. 40 (April 11, 2017): 739. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1517.

Full text
Abstract:
A Bandagem elástica funcional consiste em uma técnica que pode auxiliar na melhora da integração sensorial do corpo com o ambiente, proporcionando aumento da propriocepção local e consequente melhora no equilíbrio postural estático e dinâmico. Objetivo: Observar os efeitos da aplicação da bandagem elástica no equilíbrio dinâmico por meio do Y balance test (YBT). Métodos: Foi realizado um estudo de caso com um sujeito do sexo feminino que foi submetido a três condições experimentais; bandagem elástica com tensão (B/CT), sem bandagem (SB) e bandagem elástica sem tensão (B/ST). Resultados: Aponta melhora no equilíbrio dinâmico para o teste realizado com (B/ST) nas direções anterior e póstero-medial, já a (B/CT) se mostra superior somente a nenhuma intervenção (SB). Conclusão: A partir deste estudo observou-se que a bandagem elástica apresentou melhora significativa no equilíbrio dinâmico, porém mais estudos são necessários para comprovar sua eficácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bento, Izabela Carvalho, and Áurea Regina Guimaraes Thomazi. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DA PRÁTICA EDUCATIVA DOCENTE." HOLOS 6 (December 10, 2013): 103. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1752.

Full text
Abstract:
A educação ambiental é um tema transversal que deve estar presente em todas as disciplinas do ensino fundamental e médio, devido ao posicionamento em que a nossa natureza se encontra, principalmente nos dias atuais, início do século XXI. Este tema tornou-se importante por dar suporte ao professor para que ele possa trabalhar com os alunos o tema relacionado ao meio ambiente de forma mais participativa, crítica e consciente, com a intenção de desacelerar a destruição dos nossos recursos naturais e proteger mais a natureza, incluindo o próprio ser humano e sua qualidade de vida. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido nas escolas de ensino fundamental e médio do município de Aimorés (MG), promovido pelo Instituto Terra, como um caso bem-sucedido em educação ambiental, mostrando que é possível modificar uma realidade natural local com educação ambiental no contexto escolar, em uma perspectiva emancipatória na qual o aluno é mais dinâmico, crítico e participativo em suas atitudes em relação ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Franciscatto, Roberto, Rosana Wagner, and Liliana Maria Passerino. "TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS EM UM AMBIENTE MOOC: estudo de caso a partir de uma formação em Tecnologias Assistivas." Revista Observatório 4, no. 3 (April 29, 2018): 361. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p361.

Full text
Abstract:
A tecnologia pode ser uma forte aliada na busca por novos conhecimentos. Por meio do uso de ambientes tecnológicos e novas metodologias de ensino é possível tornar o aprendizado mais dinâmico. O objetivo desta pesquisa é apresentar o desenvolvimento de um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) em três ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) diferentes, bem como as ferramentas para desenvolvimento de objetos de aprendizagem possíveis de ser utilizadas em cada AVA com a finalidade de adequar ao conceito de MOOC, tornando a aprendizagem mais dinâmica. Um processo para o desenvolvimento de MOOCs independente da área do curso é apresentado e leva em consideração as aprendizagens e os testes realizados nos MOOC desenvolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Mariotti, Alexandre Abel, Bruna Souza Fernandes, and Carlos Alberto Lunelli. "Participação Popular e Poder Judiciário: uma Possibilidade para a Proteção Ambiental." Prim Facie 17, no. 34 (July 13, 2018): 01–29. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2018v17n34.30391.

Full text
Abstract:
A participação popular, forma direta de concretização da soberania popular, é hoje uma realidade que se estrutura no Estado Socioambiental. No entanto, para a materialização de uma democracia participativa e efetivamente ativa nas questões ambientais é indispensável uma atuação consciente e informada da sociedade sobre os mecanismos processuais que lhe são disponibilizados. Em contrapartida é fundamental a politização do Poder Judiciário no trato com a matéria ambiental, devendo assumir uma postura mais ativa. Assim, o artigo discorre sobre a imprescindível relação entre uma democracia participativa que busca preservar o meio ambiente e um Poder Judiciário que se espera dinâmico, criativo e garantidor do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Para esta pesquisa foi utilizado o método hermenêutico. Já a técnica utilizada foi a de pesquisa bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Toffoli, Edna Márcia Duarte, João Henrique Lodi Agreli, and Elsieni Coelho da Silva. "Arte postal: práticas pedagógicas no ambiente virtual." Revista Profissão Docente 21, no. 46 (May 21, 2021): 01–17. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1400.

Full text
Abstract:
Este artigo, desdobramento de uma pesquisa do Mestrado profissional em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, apresenta a arte postal como possibilidade de práticas pedagógicas no ambiente virtual. Objetiva refletir sobre as potencialidades da arte postal, em um ensino de arte experienciado em rede, com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública em Minas Gerais. A arte postal caracteriza-se por produzir, enviar, receber e reenviar uma produção artística por meio de correios e redes de contatos sociais via internet. Essa experiência coloca os participantes em um sistema dinâmico e de alternância, como espectadores, propositores, produtores e receptores. A experiência pedagógica vivenciada a partir da estrutura de funcionamento e história da arte postal com a participação de professores, artistas e alunos, apresentou-se como meio enriquecedor na mediação e compreensão de conhecimentos em arte. Apontou ainda para a importância de metodologias compartilhadas em produções visuais, como prática motivacional no ensino em artes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Guimarães, Leandro Belinaso. "A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente." Pesquisa em Educação Ambiental 5, no. 1 (July 25, 2012): 11. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.vol5.n1.p11-26.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta duas investigações processadas no âmbito doGrupo Tecendo – Educação Ambiental e Estudos Culturais, daUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Temos compreendidoque neste nosso tempo atual, que alguns autores nomeiam Pós-Modernidade, a cultura ocupa uma centralidade com relação aosmodos como vamos significando o mundo e às maneiras comonegociamos e compomos nossas identidades. Neste texto estão emjogo investigações que buscam observar como sujeitos enxergam e serelacionam com dois distintos lugares: um bosque urbano deFlorianópolis (SC) e um parque urbano de Palhoça (SC). E cada umdeles é tomado como múltiplo, ou seja, como atravessado tanto porhistórias locais como globais, visto como aberto e dinâmico, emmovimentação constante, “lugar-encontro”, construído e reconstruídopelas relações entre humanos e destes com os não humanos. Interessanostecer narrativas escritas e imagéticas, através de dispositivoseducativos, sobre como tais lugares são narrados (e instituídosdiscursivamente) pelas enunciações de sujeitos que circulam pelo seuentorno. Consideramos tais práticas investigativas que criam narrativascomo invenções de uma educação ambiental que pretende mostrar os vários fios que estão em jogo nas tramas que vão compondo erecompondo um ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Santos, Adriana Souza, and Nísia Maria París de Medeiros. "Percepção e conscientização ambiental sobre resíduos sólidos no ambiente escolar: respeitando os 5R’s." Geografia Ensino & Pesquisa 23 (October 20, 2019): 8. http://dx.doi.org/10.5902/2236499437041.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa buscou identificar e analisar a percepção ambiental dos alunos da E. E. Prof. Paulo Pinheiro de Viveiros, situada na zona norte da cidade de Natal, sobre a problemática e conscientização ambiental de resíduos sólidos a partir da política dos 5R’s. Este trabalho foi realizado em três etapas distintas: levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (sondagem); aulas expositivas dialógicas (formação); elaboração pelos alunos de ações educativas de sensibilização ambiental. Os resultados demonstraram de forma geral que a percepção dos alunos em relação a essa temática é ingênua e restrita, com conceitos em sua maioria simplista e com base em seus conhecimentos prévios, e que essa percepção reflete em suas práticas ambientais. A formação proporcionou aos alunos conhecimentos para a elaboração de ações educativas de sensibilização ambiental. A elaboração de planos de ações pelos alunos com estratégias de sensibilização junto à comunidade escolar tem por objetivo despertar a consciência ambiental e estimular a participação dos envolvidos, além de propor oficinas e palestras para que educadores e alunos aprendam a reaproveitar e reciclar os resíduos utilizados. Os resultados revelam um caráter dinâmico atrelado aos conceitos ambientais, incentivando o exercício constante de novas formas de ver, sentir e agir sobre o mundo. Portanto, observa-se a importância de se inserir nas disciplinas curriculares a Educação Ambiental como um eixo transversal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Martins, Francisco José. "DESEMPENHO EM INOVAÇÃO EM SISTEMAS COMPLEXOS DE ATUAÇÃO, APOIADO PELA EVOLUÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE AS GESTÕES DA QUALIDADE E DO CONHECIMENTO." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (July 30, 2020): 759–70. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.820.

Full text
Abstract:
A consolidação e certificação dos sistemas de gestão da qualidade, com os benefícios esperados, apresenta muitos estudos sobre o tema, porém, um menor número de trabalhos relacionando-os com a integração necessária com a gestão do conhecimento e a análise do ambiente externo de atuação do negócio, visto como um sistema complexo e altamente dinâmico, assim como as mudanças necessárias com base nas novas tecnologias e a contribuição efetiva desses sistemas no desempenho em inovação para as organizações. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi o resgate de conceitos sobre a evolução dos sistemas de gestão da qualidade, a sua integração com a gestão do conhecimento e o desempenho esperado em inovação, justificado pela relevância do tema nos cenários atual e futuro, que apresentam um desafio maior para os respectivos gestores nas organizações quanto à sua abrangência em ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos. Concluiu-se que a melhoria contínua e a integração dos processos de gestão, devidamente suportados pelas lideranças, deve fomentar também o desempenho inovador, devendo estar no foco de atenção dos gestores envolvidos, notadamente em pequenas e médias empresas em desenvolvimento, como fator de sobrevivência e crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Sousa, Dayse Yanne Caldas Siqueira de, and Alexandre César Muniz de Oliveira. "GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL." Cadernos de Pesquisa 21, no. 1 (August 31, 2014): 14. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.14-26.

Full text
Abstract:
Há grande crescimento na demanda por cursos não presenciais recentemente no país. Os cursos a distância têm alcançando um público bastante diversificado e sujeito a particularidades. Para diminuir as barreiras entre os alunos especiais surdos que desejam adquirir conhecimento nesta modalidadede ensino, desenvolveu-se um objeto de aprendizagem que, por meio de um glossário de LIBRAS, vem permitir uma maior integração dos surdos em ambientes virtuais de aprendizagem. O glossário permiteo cadastro de vídeos, a inserção de imagens e informações, tais como localidade de origem, categoriae descrição de como o sinal é realizado. O glossário tem um papel periférico no ambiente, mas permite que alunos surdos possam definir e redefinir significados para sinais, inclusive aqueles relacionados à disciplina objeto do estudo a distância.Palavras-chave: Acessibilidade. LIBRAS. SCORM. EAD. AVA. Moodle.DYNAMIC LIBRAS GLOSSARY FOR E-LEARNING SUPPORTABSTRACT: There is a large growth in demand for e-learning courses in the country recently. Those courseshave reached a very diversified audience, subject to individualities. To decrease the barriers among deaf students who wish to get special knowledge in that modality of learning, it was developed a learning object, that through a glossary of LIBRAS, may permit more accessibility of the deaf students in virtual learning environment. The glossary allows videos registration, inclusion of pictures and information, such as origin location, category and description of how the signal is done. The glossary has a peripheral role in the environment, however it permits that deaf students can define and redefine meanings to the signs, including those related to the chosen e-learning subject.KEYWORDS: Accessibility. LIBRAS. SCORM. D-Learning. VLE. Moodle.GLOSARIO DINÁMICO DE LIBRAS EN APOYO A LA EDUCACIÓN A DISTANCIARESUMEN: Hay un gran aumento de la demanda de cursos a distancia recientemente en el país, llegandoa una audiencia muy diversificada y sujeto a individualidades. Para reducir las barreras entre los estudiantes sordos que desean adquirir conocimientos en forma de educación a distancia se desarrolló un objeto de aprendizaje, que por medio de un glosario LIBRAS, permite una mayor integración entre los sordos en entornos virtuales de aprendizaje. El glosario permite la inclusión de videos, imágenes, informacionescomo el sitio de origen, clasificación y descripción de cómo son hechas las señales.PALABRAS CLAVE: LIBRAS. SCORM. EAD. EVA. Moodle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gomes, Henriette Ferreira. "O ambiente informacional e suas tecnologias na construção dos sentidos e significados." Ciência da Informação 29, no. 1 (April 2000): 61–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652000000100007.

Full text
Abstract:
No processo de construção do conhecimento, os sujeitos interagem entre si, inseridos nos ambientes da cultura. Isso se dá com o auxílio das diversas tecnologias da comunicação e informação, que se tornam relevantes na produção e utilização das informações no contexto da educação formal. Com o apoio dos recursos tecnológicos, o homem recria seus espaços culturais, amplia o acervo de conhecimentos e suas formas de circulação, como também explora novas possibilidades de apreensão e ressignificação do mundo, transformando a aquisição do conhecimento em um processo dinâmico e complexo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Bertini, Luciane de Fatima, and Reginaldo Fernando Carneiro. "A comunicação no ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância para formação de professores." Revista Educação em Questão 52, no. 38 (August 15, 2015): 137–62. http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38id7965.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir algumas potencialidades e limites da comunicação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem,em um curso a distância para formação de professores. Essa investigação se aproximou de um estudo de caso,e a produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas com sete estudantes e seis tutores virtuais. A análise dos dados evidenciou o estabelecimento de uma comunicação efetiva,que pode contribuir para minimizar o sentimento de isolamento, ampliar a qualificação das discussões sobre o conteúdo estudado e criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, que possibilite a reflexão e o trabalho colaborativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Nóbriga, Jorge Costa, and Ivanete Zuchi Siple. "Livros Dinâmicos de Matemática Dynamic Mathematics Books." Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657 9, no. 2 (June 27, 2020): 78–102. http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p078-102.

Full text
Abstract:
As novas possibilidades da plataforma Geogebra permitem a criação de atividades que podem ser organizadas por meio de uma ferramenta chamada de “Livro”. Tais atividades podem conter textos, figuras, questões abertas e fechadas, applets, vídeos, arquivos pdf e páginas da web. Com o propósito de sugerir algumas orientações de como esses materiais podem ser produzidos nesse ambiente, propomos um conceito que chamamos de Livros Dinâmico de Matemática, fundamentado na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval. Neste artigo apresentaremos características, exemplos e sugestões de como desse tipo de livro pode ser usado no ensino da matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Freitas, Walmir, and André Morelato França. "Modelagem e análise dinâmica de dispositivos DSTATCOM usando o SimPowerSystems para Matlab/Simulink." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 16, no. 2 (June 2005): 187–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592005000200007.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre modelagem e análise dinâmica de dispositivos tipo DSTATCOM (Distribution Static Synchronous Compensator). Os objetivos são analisar o desempenho dinâmico desses equipamentos e sobretudo introduzir modelos computacionais detalhados e simplificados. Os modelos são implementados utilizando o pacote SimPowerSystems para uso com o Matlab/Simulink em razão da grande aceitação desta ferramenta computacional no ambiente acadêmico. O desenvolvimento é realizado na forma de um tutorial para facilitar o uso desses modelos por pesquisadores, educadores e estudantes. Dois exemplos de aplicação desses modelos são apresentados. O modelo detalhado é empregado para analisar o impacto do dimensionamento do capacitor de corrente contínua na geração de harmônicos pelo DSTATCOM. Ao passo que um estudo sobre a influência de um DSTATCOM na estabilidade de geradores de indução conectados diretamente em redes de distribuição é realizado usando o modelo simplificado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Castro Junior, Deosir Flávio Lobo de, Camila Arlinda Laurentino Ferreira, Márcio Nakayama Miura, and Tiago Savi Mondo. "Capacidade Turística e Desempenho." Revista Turismo em Análise 30, no. 1 (November 5, 2019): 24–45. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i1p24-45.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação da capacidade dinâmica turística e o desempenho nos meios de hospedagem da região de Urubici-SC. O estudo caracteriza-se como uma abordagem quantitativa. Para a análise dos dados, utilizou-se análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. Para a coleta dos dados, utilizou-se de questionário estruturado aplicado em 52 meios de hospedagem. Como principais resultados, identificou-se que a aplicação das variáveis conhecimento sobre os atrativos turísticos, atenção aos novos acontecimentos turísticos da região e conhecimento sobre a história local relaciona-se ao melhor desempenho na hotelaria, portanto estão relacionadas com a utilização das capacidades turísticas pelos empreendimentos hoteleiros, que auxilia na vantagem competitiva, em meio a um ambiente dinâmico. Do mesmo modo, alcança satisfação dos clientes e resultados em bom desempenho organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Anecleto, Úrsula Cunha. "AMBIENTE MOODLE E AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL: experiência com gênero emergente fórum de discussão." Revista Observatório 4, no. 5 (August 1, 2018): 182–205. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p182.

Full text
Abstract:
Descreve experiência interativa com o ambiente Moodle no componente Educação a Distância, ministrado no curso presencial de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Reflete sobre essa plataforma como esfera pública, que corresponde a um espaço dinâmico na ampliação dos letramentos digitais, a partir de práticas de leitura e de escrita mediadas pelo gênero emergente fórum de discussão. Esse gênero permitiu ao discente construir e socializar textos autorais, ampliando a interação e a participação nesse ambiente virtual. Este trabalho apresenta reflexões dos alunos sobre o processo de interação e de construção coletiva de textos, atentando-se para as relações comunicativas e de problematização do conhecimento tecidas por eles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Saito, Carlos Hiroo, Ivete Teresinha Saito, and Ivana de Campos Ribeiro. "A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS E A EMERGÊNCIA DA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE." Pesquisa em Educação Ambiental 13, no. 2 (January 19, 2019): 69–81. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.vol13.n2.p69-81.

Full text
Abstract:
Acredita-se que o conhecimento dos processos ecológicos é fundamental e, sua ausência a seria a causa primordial de comportamentos danosos ao ambiente. Percebe-se a necessidade de equilibrar o aprendizado de conceitos científicos sobre processos na natureza com a mudança de percepção e de valores na Educação Ambiental (EA). O objetivo deste trabalho é a avaliação dos resultados de uma experiencia de intervenção com 120 alunos entre 10 e 11 anos, utilizando-se um jogo lúdico para tratar o conceito de equilíbrio dinâmico na natureza. Os resultados apontaram a antecipação do conceito o qual seria trabalhado posteriormente. A mudança de percepção dos processos, aliada ao desenvolvimento de valores por meio de jogos educativos, pode ser um caminho produtivo para a realização de uma Educação Ambiental mais profunda. Esta EA deve buscar seu sustentáculo em bases transdisciplinares, onde a teoria dos campos mórficos pode ser um lastro forte para compreender os processos de desenvolvimento de um novo saber e valores ecocêntricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Soares Júnior, Celso José Roberto. "Utilização da técnica AHP nos índices de vulnerabilidade natural a erosão na bacia hidrográfica do Igarapé São Francisco como suporte para o ordenamento territorial." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 5 (June 30, 2020): 694–704. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.005.0061.

Full text
Abstract:
O avanço da sociedade com a utilização de novas tecnologias somada a necessidade de seu desenvolvimento, requerem cada vez mais o uso extensivo dos recursos naturais, provocando o desequilíbrio dinâmico na natureza. A bacia hidrográfica do Igarapé São Francisco, situada nos municípios de Campo Novo e Buritis, está em uma área de forte crescimento de fronteira agrícola, com isso apresenta intensos processos erosivos, consequência da indevida utilização dos solos. Desta forma, há a necessidade de dispor um planejamento ambiental de modo a instituir indicações e ações para uma apropriada gestão de um ambiente natural. Este trabalho utilizou o Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia (Rondônia, 2001) como base para a análise das informações fitográficas na produção da carta de Vulnerabilidade Natural a Erosão, utilizando a metodologia proposta por Crepani et al. (1996; 2001). Tal método instrui e auxilia na consecução de estratégias e ações regionais, sendo, neste estudo, associada a técnica de assistência com multicritério para tomada de decisões, conhecida como técnica de Análise Hierárquica Processual (AHP) desenvolvida por Saaty (1977), que complementa a eficácia do método. A pesquisa, por fim, apura a suscetibilidade natural dos ambientes aos processos erosivo, tendo como produto a carta de vulnerabilidade natural a erosão, categorizando a área segundo grau de vulnerabilidade ambiental aos processos erosivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Canesin, Carlos Alberto, Leonardo Poltronieri Sampaio, and Flávio Alessandro Serrão Gonçalves. "Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, no. 3 (June 2010): 272–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000300005.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um novo conjunto de ferramentas de simulação interativas abordando a operação idealizada de conversores CC-CC não isolados, visando o auxílio e aprimoramento do ensino em Eletrônica de Potência. Estas novas ferramentas de simulação utilizam uma metodologia consolidada de desenvolvimento, empregando recursos modernos da linguagem Java, para propiciar um ambiente dinâmico e interativo de visualização de simulações em regime permanente. Adicionalmente, este trabalho apresenta as principais características operacionais das ferramentas educacionais propostas, e, aborda sua utilização como ferramenta de projeto orientado para as aulas de laboratórios no curso de Eletrônica de Potência. Neste sentido, com o objetivo de validar as ferramentas desenvolvidas e mostrar a sua utilidade, alguns exemplos considerando o conversor Buck são apresentados, onde são efetuadas comparações com ambientes de simulação conhecidos, e com resultados experimentais obtidos nos laboratórios didáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Rosane Seeger da, and Paulo Edelvar Corrêa Peres. "Educação e saúde: semeando ações ambientais junto às crianças e cuidadores no Lar Acalanto – Santa Maria, RS." Revista Monografias Ambientais 4, no. 4 (October 11, 2011): 793–800. http://dx.doi.org/10.5902/223613083955.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como propósito trabalhar ações de Educação Ambiental através do lúdico com as crianças que freqüentam e/ou recebem atendimento no Lar Acalanto,Casa de Apoio à Criança HIV/AIDS, na cidade de Santa Maria, RS. Por meio da realização deste projeto foi possível desenvolver junto às crianças que convivem com HIV/AIDS momentos de criatividade através de atividades lúdicas onde puderam expressar sentimentos e desejos de formas variadas, permitindo assim, que elas se sintam confiantes e valorizadas, além de proporcionar o conhecimento acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado com as futuras gerações. Foi possível ainda, despertar e sensibilizar nestas crianças atitudes e idéias capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Assim, deve-se enfatizar que as atividades lúdicas contribuem de modo significativo para o desenvolvimento das crianças, em termos cognitivos e sociais, bem como, provocando nestas uma mudança nos hábitos e atitudes em relação ao modo como se relacionam com o meio ambiente. A Educação Ambiental caracteriza-se como um processo dinâmico e contínuo, uma prática transformadora que permite uma compreensão das complexas relações entre a sociedade e a natureza. Assim torna- se indispensável sua incorporação em todos os níveis e modalidades de ensino formal e não formal, visto que é por meio da educação que o homem se transforma e, consequentemente,transforma a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pereira, Antonio Roberto, and Eduardo Caruso Machado. "Um simulador dinâmico do crescimento de uma cultura de cana-de-açúcar." Bragantia 45, no. 1 (1986): 107–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051986000100010.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve a primeira versão de um simulador matemático-fisiológico do crescimento diário de uma cultura de cana-de-açúcar (SIMCANA) em resposta às condições do ambiente durante a estação de crescimento. SIMCANA resume a maior parte das informações disponíveis concernentes aos processos fisiológicos da cultura de cana-de-açúcar. Esta sua versão não incluí os processos degerminação e florescimento, havendo necessidade de especificar as condições da cultura no primeiro dia de simulação. Em função das condições diárias de radiação solar global, temperatura máxima e mínima, umidade relativa do ar, SIMCANA calcula as taxas de fotossíntese, respiração e crescimento da cultura, as taxas de senescência das folhas e raízes, a massa seca das folhas, colmos e raízes, e o índice de área foliar. Embora várias relações empíricas tenham sido usadas, SIMCANA parece ser capaz de simular o crescimento da cultura de cana-de-açúcar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Francisco, Mauricio Fernando, and Gisele Herbst Vazquez. "MONITORAMENTO ENERGÉTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 10, no. 1 (May 31, 2021): 25. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v10e1202125-44.

Full text
Abstract:
A maior parte dos danos à saúde pública e ambiental são produzidos pelo consumo de energia a partir da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás. O setor de saúde consome quantidades consideráveis de energia, porém, é impossível desenvolver um plano de ação sem monitorar e conhecer de fato os dados referentes a este consumo, havendo assim, a necessidade sistemática da realização de medições. Este trabalho tem como foco principal monitorar o consumo energético do hospital da Unimed Regional Jaú, que está em fase de construção, com inauguração prevista para outubro de 2020. Inicialmente, a medição será realizada por alas, que para uma maior eficiência deverá avançar a nível de leitos e equipamentos. No entanto, para efetuar o monitoramento, foi desenvolvido um equipamento eletrônico utilizando arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware) e demais materiais como sensor de corrente, resistores, transistores e capacitor, que foi instalado em uma sala contendo servidores na operadora do plano de saúde, com o objetivo de testar o seu desempenho. Os dados coletados foram armazenados e exibidos por meio de dashboards no site OpenEnergyMonitor. Concluiu-se que após o processo do desenvolvimento do sistema de gestão e supervisão de monitoramento de energia elétrica, novos conhecimentos foram adquiridos de forma a solucionar as dificuldades encontradas. O objetivo por trás de cada decisão na arquitetura do projeto foi sempre garantir que o sistema fosse dinâmico, prático de montar e principalmente de baixo custo, na compra e manutenção. Hoje existem sistemas semelhantes no mercado, porém nenhum utiliza a tecnologia aplicada neste sistema. Assim, verificou-se com satisfação, que existe lugar no mercado para o equipamento desenvolvido. Contudo, o valor pelo qual se pode adquirir um destes sistemas de monitorização, ainda é elevado para a grande maioria da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Teixeira, Alessandra Vanessa, and Liton Lanes Pilau Sobrinho. "O papel da jurisdição constitucional na proteção e efetividade do direito fundamental ao meio ambiente." Revista Direitos Culturais 11, no. 24 (August 2, 2016): 135. http://dx.doi.org/10.20912/2177-1499/2016.v11i24.1900.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo tem como objetivo explanar brevemente sobre o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como sobre o papel da jurisdição constitucional na proteção e efetividade desse direito, que se mostra de extrema relevância para a vida humana. Verifica-se a importância da jurisdição constitucional, exercida pelo Supremo Tribunal Federal, que o faz através do controle constitucional das normas, especialmente no que tange aos direitos relacionados ao meio ambiente, objeto do presente texto. Para realizar este estudo foi utilizado o método dialético, uma vez que este constrói meio dinâmico de interpretação, buscando explicar as contradições, eis que compreende a realidade como contraditória e em permanente transformação.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Teixeira, Alessandra Vanessa, and Liton Lanes Pilau Sobrinho. "O papel da jurisdição constitucional na proteção e efetividade do direito fundamental ao meio ambiente." Revista Direitos Culturais 11, no. 24 (August 2, 2016): 135. http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v11i24.1900.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo tem como objetivo explanar brevemente sobre o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como sobre o papel da jurisdição constitucional na proteção e efetividade desse direito, que se mostra de extrema relevância para a vida humana. Verifica-se a importância da jurisdição constitucional, exercida pelo Supremo Tribunal Federal, que o faz através do controle constitucional das normas, especialmente no que tange aos direitos relacionados ao meio ambiente, objeto do presente texto. Para realizar este estudo foi utilizado o método dialético, uma vez que este constrói meio dinâmico de interpretação, buscando explicar as contradições, eis que compreende a realidade como contraditória e em permanente transformação.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Andrade, Lucas Veras de, and Michel De Oliveira Machado. "Uma intervenção pedagógica no contexto de uma biblioteca escolar: delineando caminhos para transformar um ambiente estático em espaço dinâmico." Biblioteca Escolar em Revista 3, no. 1 (September 29, 2014): 19. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106602.

Full text
Abstract:
Relata-se uma intervenção no contexto de uma biblioteca escolar de uma escola municipal de Teresina (PI) que teve o intuito de torná-la um espaço de ação ativa. No percurso interventivo a análise teve como parâmetros os aspectos: arquitetônicos que no decorrer do processo foi denominado de organizacional, biblioteconômicos e pedagógico. Destes apenas o primeiro se mostrou satisfatório para o desenvolvimento de atividades fins do ambiente do qual discutimos. O segundo pela ausência de um profissional no espaço apresentou fragilidade na recuperação da informação devido à inexistência de um sistema de classificação e sinalização. O pedagógico a nosso ver é o que mais inviabilizava o desenvolvimento de atividades, uma vez que a biblioteca nesse sentido não se configurava articulada com o projeto educacional da instituição em análise. Com a intervenção os aspectos mencionados foram reconfigurados e ações nesse sentido foram sugeridas, no entanto não estaremos certo dos resultados, pois para consolidar estes a escola precisa concretizar as ações pensadas e descritas no relato. A dúvida restará, no entanto, demos o passo inicial delineando estratégias para ressignificar um ambiente estático como demonstrado no diagnóstico, tranformando-o em um espaço atrativo para as crianças a partir da classificação em cores e uma nova reconfiguração espacial do ambiente. Dessa forma, esperamos que o processo interventivo contribua para a melhoria educacional da escola na medida em que possibilitamos condições mínimas para a formação de leitores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Amorim, Leiliane, Marla Kuhn, Vera Lúcia G. Blank, and Nelson Gouveia. "Environmental health in the cities." Tempus Actas de Saúde Coletiva 3, no. 4 (November 14, 2010): 111. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v3i4.749.

Full text
Abstract:
Vivemos um marco histórico, no qual metade dos habitantes do planeta está vivendo em cidades. O crescimento urbano rápido e desordenado implica em sérias agressões ao meio ambiente, que por sua vez influenciam a saúde e a qualidade de vida. O conhecimento desse processo dinâmico é importante para um melhor entendimento dos determinantes da saúde da população que vive nas cidades. Este artigo tem como objetivo destacar alguns temas relevantes em saúde ambiental nos centros urbanos, bem como discutir a gestão da saúde ambiental e o papel das políticas públicas voltadas para as ações de saúde que contemplem a relação com o ambiente numa lógica produtiva. Os autores apontam que uma parcela enorme da população, em geral aqueles mais pobres, vive em condições inadequadas de moradia, sem acesso aos serviços básicos, e ainda expostos a diversos contaminantes ambientais típicos do desenvolvimento, como a poluição ambiental por produtos químicos. Estas questões refletem na população urbana gerando uma situação de extrema desigualdade e, portanto, é necessário pensar uma Gestão da Saúde Ambiental nas cidades levando em conta dois planos de territorialidade: o primeiro relativo às normas e regulamentos do uso de recursos disponíveis; e o segundo, diz respeito à ciência e técnica das políticas territoriais, processos interativos de políticas em rede, atuando sobre essas interações. Desta forma acredita-se que a saúde ambiental possa enfrentar o desafio de promover uma melhor qualidade de vida e saúde nas cidades, enfrentando o quadro da exclusão social, sob a perspectiva da equidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gerhardt, Cleyton Henrique, and Jalcione Almeida. "A dialética dos campos sociais na interpretação da problemática ambiental: uma análise crítica a partir de diferentes leituras sobre os problemas ambientais." Ambiente & Sociedade 8, no. 2 (December 2005): 53–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2005000200004.

Full text
Abstract:
A problemática ambiental constitui, atualmente, um importante espaço catalisador e produtor de valores regulatórios da vida humana e não-humana na biosfera terrestre. Porém, o que faz com que esta temática adquira tamanha envergadura em relação à sua identificação como problema social importante? A hipótese lançada aqui é a de que por trás desta difusa sensibilidade ambiental encontra-se em processo a configuração de um campo ambiental relativamente estruturado, no qual se busca, cada vez mais, a legitimidade para tratar das discussões sobre tudo aquilo que diz respeito ao meio ambiente. Neste sentido, tal espaço de lutas simbólicas tende a concentrar confrontos em torno do reconhecimento de certas ações e modos de pensamento, sendo que o que está colocado em jogo, neste caso, são as próprias percepções acerca do que seja o meio ambiente e, em contrapartida, as relações ontológicas construídas entre seres humanos e natureza. Com isto, a paulatina estruturação de um campo ambiental - este último funcionando como um amplo, dinâmico, instável e heterogêneo espaço de debate e de ação - tende a fazer com que determinados conceitos e práticas possam naturalizar-se e, concomitantemente, serem reconhecidas como "ambientalmente corretas". Em suma, a constituição deste domínio prático/discursivo irá concentrar os agentes e suas disputas sobre que saberes, comportamentos e procedimentos deveriam ser instituídos como sendo os mais "adequados" do ponto de vista ambiental. Entretanto, nesta perspectiva, o que seria visto (e adotado) como ambientalmente "correto" ou "adequado" está, desde já, em disputa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Barato, Gabriela, Tatiana Fernandes, Mariana Pacheco, Victor Hugo Bastos, Sergio Machado, Mariana Pimentel de Mello, Júlio Guilherme Silva, and Marco Orsini. "Plasticidade cortical e técnicas de fisioterapia neurológica na ótica da neuroimagem." Revista Neurociências 17, no. 4 (January 23, 2019): 342–48. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2009.v17.8527.

Full text
Abstract:
O acidente vascular encefálico (AVE) gera um impacto nas estruturas e funções do corpo, prejudicando a independência funcional dos indivíduos afetados. Novas abordagens conceituais têm permitido uma nova visão do sistema nervoso como um órgão dinâmico, constituindo uma unidade funcional com o corpo, o ambiente e características plásticas, através do exercício funcional em diferentes contextos. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar a dinâmica da reorganização do sistema nervoso central após a aplicação de técnicas de fisioterapia neurológica, particularmente, Terapia de Restrição e Indução do Movimento, Observação de Ação e Prática Mental destinadas à recuperação funcional de sujeitos com membros superiores hemiparéticos pós-AVE por meio de estudos que utilizaram imagens de ressonância magnética funcional. Conforme observado nos estudos selecionados, os resultados referentes à ativação cerebral mostraram-se inconsistentes. Portanto, conclui-se que o cérebro encontra diferentes vias para sua reorganização. Este fato deve-se possivelmente as diferentes áreas lesionadas e também devido às diferentes características de cada técnica de reabilitação utilizada nos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cavalcanti, Mariana Oliveira De Melo, and Adrualdo De Lima Catão. "(AUTO)REGULAÇÃO DO MERCADO, DIREITO CONCORRENCIAL E ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO: É POSSÍVEL UMA CONCORRÊNCIA PERFEITA?" Direito e Desenvolvimento 8, no. 1 (September 20, 2017): 179. http://dx.doi.org/10.25246/direitoedesenvolvimento.v8i1.419.

Full text
Abstract:
Partindo da estreita relação entre mercado, direito e economia, o artigo se propõe a utilizar a Análise Econômica do Direito a fim de avaliar os fundamentos das normas antitruste em cotejo com a natureza da concorrência. Entendendo o mercado como processo dinâmico, questiona as bases teóricas do Direito Concorrencial e enfoca as consequências nocivas da intervenção estatal na tutela concorrencial, minando a autorregulação como força endógena e produzindo distorções por meio da criação de um ambiente artificial de negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Tarciso Gouveia da, Eduardo Pontual Ribeiro, and André de Melo Modenesi. "Determinantes macroeconômicos e o papel das expectativas: uma análise do spread bancário no Brasil (2003-2011)." Estudos Econômicos (São Paulo) 46, no. 3 (September 2016): 643–73. http://dx.doi.org/10.1590/0101-416146364tea.

Full text
Abstract:
Resumo A teoria econômica reconhece a importância das expectativas para a tomada de decisão dos agentes econômicos em um ambiente dinâmico sem previsibilidade perfeita. Apesar de relativamente extensa, a literatura sobre spread bancário no Brasil trata desta questão apenas de forma superficial, não incluindo variáveis macroeconômicas expectacionais. Estas expectativas, que podem afetar as estratégias da firma bancária no processo de maximização de sua rentabilidade, são rotineiramente coletadas e divulgadas pela autoridade monetária e de regulação bancária brasileira e por outras entidades. Incorporamos estas variáveis em um modelo empírico dinâmico de determinação do spread bancário específico de cada banco, seguindo a abordagem de Maudos e Solís (2009). Os dados são trimestrais e a amostra vai de 2003 a 2011. Os resultados corroboram a hipótese aqui proposta de que as variáveis macroeconômicas expectacionais, como a inflação esperada e os juros futuros, são relevantes na determinação do spread bancário no Brasil, mesmo condicional a seus valores correntes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Corradini, Elisângela, Celso Lotti, Eliton S. de Medeiros, Antonio J. F. Carvalho, Antonio A. S. Curvelo, and Luiz H. C. Mattoso. "Estudo comparativo de amidos termoplásticos derivados do milho com diferentes teores de amilose." Polímeros 15, no. 4 (November 2005): 268–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282005000400011.

Full text
Abstract:
Amidos de milho contendo aproximadamente 72 e 100 % de amilopectina foram convertidos em amidos termoplásticos por processamento em um misturador intensivo a 160 ºC, usando glicerol como plastificante. Os amidos termoplásticos foram condicionados em ambiente de 53 ± 2% u.r. e caracterizados por medidas de absorção de água, difração de raios X, ensaios mecânicos de tração e por análises dinâmico mecânicas (DMA). O amido com menor teor de amilopectina apresentou maior viscosidade durante o processamento, que foi atribuída à estrutura da amilose. Os amidos termoplásticos TPS1 (72% de amilopectina) e TPS2 (100% de amilopectina) não mostraram diferenças apreciáveis nas propriedades de absorção de água. Após duas semanas de armazenamento, o TPS1 apresentou estrutura semicristalina, enquanto o TPS2 apresentou estrutura totalmente amorfa. Após seis semanas ocorreu um aumento da cristalinidade do TPS1 e ocorreu a formação de estruturas cristalinas no TPS2. As propriedades mecânicas e dinâmico-mecânicas foram afetadas pela cristalinidade do amido que é função da razão amilose/amilopectina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Muggler, Cristine Carole, Fábio de Araújo Pinto Sobrinho, and Vinícius Azevedo Machado. "Educação em solos: princípios, teoria e métodos." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 4 (August 2006): 733–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000400014.

Full text
Abstract:
O solo é um componente essencial do meio ambiente, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada. Assim, é necessário que se desenvolva uma "consciência pedológica", a partir de um processo educativo que privilegie uma concepção de sustentabilidade na relação homem-natureza. Existem múltiplas formas, tempos e espaços de promover a educação para o meio ambiente a partir de uma abordagem pedológica; esse conjunto de conteúdos e métodos constituem a Educação em Solos, que é indissociável da Educação Ambiental. A Educação em Solos tem como principal objetivo trazer o significado da importância do solo à vida das pessoas e, portanto, da necessidade da sua conservação e do seu uso e ocupação sustentáveis. Assim como a Educação Ambiental, a Educação em Solos coloca-se como um processo de formação que, em si, precisa ser dinâmico, permanente e participativo. Nessa perspectiva, foi criado o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES) junto ao Museu de Ciências da Terra do Departamento de Solos da UFV, que atua na educação formal e não-formal na região de Viçosa. A base teórico-metodológica da prática pedagógica do PES baseia-se no construtivismo e nas idéias de Paulo Freire, utilizando-se a abordagem holística, os métodos participativos e a prática da pedagogia de projetos. A perspectiva Construtivista-Freiriana promove uma abordagem dos temas pedológico-ambientais com base não apenas na simples transmissão do conhecimento, mas também da investigação, da experimentação e do resgate e valorização do conhecimento prévio das pessoas. A abordagem de aspectos que são familiares e conhecidos das pessoas, possibilitando uma aprendizagem significativa, embute em si um grande potencial para consolidar mudanças de valores e atitudes, ou seja, para efetivar uma consciência ambiental/planetária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ferreira, Caio. "CCSP." ÎANDÉ : Ciências e Humanidades 2, no. 2 (September 30, 2018): 14–22. http://dx.doi.org/10.36942/iande.v2i2.62.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende estudar e analisar as possíveis relações que os frequentadores do Centro Cultural São Paulo podem ter com este espaço. Para tanto, foi-se usado desde referenciais teóricos acerca do assunto, como visitas de campo e até mesmo entrevistas com pessoas encontradas naquele local, a fim de tentar entender os diversos motivos que as levam a este espaço tão dinâmico. Assim, por mais diversas que sejam as atividades praticadas no CCSP, a relação das pessoas estudadas com aquele ambiente tinham certa congruência: acolhimento e pertencimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Vick, Thais, Marcelo Seido Nagano, and Fernando César Almada Santos. "Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação." Perspectivas em Ciência da Informação 14, no. 2 (2009): 204–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362009000200014.

Full text
Abstract:
Informação e conhecimento têm sido citados por duas décadas como ferramentas de vantagem competitiva. Recentemente, discute-se a utilização destas na promoção da inovação. A premissa indica que a interação de indivíduos, o compartilhamento de informação e a criação do conhecimento são vitais para o sucesso das organizações que precisam aprender e inovar a todo o momento. O artigo tem como propósito apontar contribuições de um ambiente dinâmico de aquisição, disseminação e utilização da informação para a subseqüente criação do conhecimento e a formação de equipes inovadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Mill, Daniel, and Danilo César. "Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento." Perspectiva 27, no. 1 (April 30, 2010): 217–48. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2009v27n1p217.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, propomos o desenvolvimento de um ambiente educacional dinâmico baseado no uso da robótica como tecnologia de aprendizagem disciplinar. Este texto explora a relação entre softwares livres, sucatas e educação, buscando articular propostas de softwares livres com o processo de construção do conhe-cimento e com princípios de inclusão social. Desenvolver atividades pedagógicas a partir de sucatas e da abertura do código-fonte de programas de computador constituiu uma rica possibilidade de “democratização” do acesso aos bens culturais e tecnológicos, bem do como ao conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Sousa, Felipe Gerhard Paula, Verónica Peñaloza, Caio Victor De Paula Sousa, and Brenno Buarque de Lima. "Resiliência em Sistemas de Varejo Urbano." Revista Gestão em Análise 7, no. 2 (December 18, 2018): 212. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i2.p212-226.2018.

Full text
Abstract:
Este ensaio tem como objetivo geral investigar as principais propriedades e características relacionadas à resiliência em sistemas de varejo urbano. Para tal, por meio da análise de aspectos teóricos concernentes à resiliência em estudos de diversas disciplinas, busca-se erigir um conceito de resiliência específico de sistemas de varejo urbano e analisar criticamente as diferenças teóricas existentes entre os processos de desenvolvimento dos sistemas econômicos e dos sistemas de varejo urbano. Com supedâneo nas análises realizadas, observa-se que, para tais ambientes, resiliência representa a capacidade de se manter ou atingir um equilíbrio dinâmico em harmonia com a reorganização advinda da adaptação às adversidades enfrentadas. A resiliência seria a engrenagem central que faz girar todo o processo de desenvolvimento diacrônico dos sistemas de varejo urbano. Assim, conclui-se que o enfrentamento e a superação tanto das vulnerabilidades presentes no sistema quanto das adversidades provenientes do ambiente externo são importantes propulsores da resiliência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Oliveira, Victor Rodrigues de, and Fernando Motta Correia. "NÃO NEUTRALIDADE FISCAL, GASTOS PÚBLICOS E AGENTES HETEROGÊNEOS." Revista de Economia Contemporânea 20, no. 1 (April 2016): 144–76. http://dx.doi.org/10.1590/198055272016.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste estudo é verificar se a política fiscal é não neutra em um ambiente de endogeneidade dos gastos públicos com agentes heterogêneos. Considerou-se que a política fiscal pode ser conduzida por dois instrumentos, a saber, os impostos lump-sum e os gastos públicos. Para alcançar o objetivo proposto construiu-se um modelo novo keynesiano a partir dos trabalhos de Blanchard (1985) e Leith e Thadden (2008). Os resultados do sistema dinâmico indicam que as políticas monetária e fiscal devam ser ativas, o que denota para a não neutralidade da política fiscal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gottlieb, Maria Gabriela Valle, Denise Carvalho, Rodolfo Herberto Schneider, and Ivana Beatrice Manica da Cruz. "Aspectos genéticos do envelhecimento e doenças associadas: uma complexa rede de interações entre genes e ambiente." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 10, no. 3 (December 2007): 273–84. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2007.10032.

Full text
Abstract:
Resumo O envelhecimento é um processo dinâmico, no qual ocorrem modificações do nível molecular ao morfo-fisiológico, logo após a maturidade, que induzem ao declínio orgânico, aumentando a susceptibilidade e vulnerabilidade a doenças e à morte. A genética do envelhecimento dedica-se ao estudo da contribuição hereditária da espécie e sua interação com o ambiente, que incidem no aumento de modificações biológicas ao longo do tempo. Fez-se uma revisão sobre estudos realizados na área e que sugerem que o envelhecimento está sob um controle genético-ambiental. Exceto em síndromes, a contribuição genética, tanto para o tempo de vida quanto algumas doenças crônicas (Alzheimer, doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2), é relativamente baixa. Este fato demonstra que fatores ambientais, como estilo de vida e dieta, desempenham papel fundamental no fenótipo do envelhecimento. Ou seja, a genética não é uma rota determinística, e cada vez mais pode ser “manipulada” em benefício da saúde. Além disso, o conhecimento da genética do envelhecimento e doenças associadas proporciona, cada vez mais, a elaboração de instrumentos clínicos para o benefício das pessoas idosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Brandt, Célia Finck, Méricles Thadeu Moretti, and Franciele Isabelita Lopes Novak. "O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra." Olhar de Professor 21, no. 1 (June 10, 2019): 98–115. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.21.13631.

Full text
Abstract:
Trabalho oriundo de pesquisa qualitativa de mestrado que articulou o GeoGebra às considerações de Raymond Duval sobre processos cognitivos específicos para o desenvolvimento do pensamento geométrico. O presente estudo trata das apreensões e da desconstrução dimensional. A mobilização das apreensões e da desconstrução dimensional estarão presentes em atividades desenvolvidas nesse ambiente dinâmico? A partir desse questionamento, esse trabalho visa indicar resultados de duas atividades de uma sequência didática envolvendo a Geometria que foram aplicadas a trinta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná. Dentre os apontamentos, as atividades apresentadas mostram potencialidades para a apreensão operatória em que as modificações ótica e posicional são mobilizadas de maneira simultânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography