To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ambiente lêntico.

Journal articles on the topic 'Ambiente lêntico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ambiente lêntico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

SCHORK, Gianfrancisco, and Evoy ZANIBONI-FILHO. "INFLUÊNCIA DO GRADIENTE ESPACIAL SOBRE A ESTRURURA DA ICTIOFAUNA EM UM RESERVATÓRIO SUBTROPICAL – ALTO RIO URUGUAI." Boletim do Instituto de Pesca 44, no. 2 (December 19, 2018): 135. http://dx.doi.org/10.20950/1678-2305.2018.236.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência dos diferentes ambientes formados na área de influência de um reservatório – lêntico, transição e lótico – sobre a composição e estrutura da ictiofauna. Para isto, foram realizadas coletas com periodicidade sazonal no reservatório de Itá, Alto Rio Uruguai, no período compreendido entre 2001 e 2010. Os resultados demonstraram que o gradiente espacial desempenha importante papel para determinar a estrutura da assembleia íctica. O trecho lótico foi o local com os maiores valores de CPUE, tanto em número como em biomassa. Além disso, espécies presentes antes do barramento e com dependência de certas condições originalmente encontradas no ambiente fluvial conseguiram manter suas representatividades neste ambiente. Nestes trechos, as capturas de peixes considerados grandes migradores foram coincidentes com seus períodos reprodutivos. O trecho também foi caracterizado por uma maior instabilidade, com capturas que não responderam de forma clara a padrões sazonais. O trecho de transição apresentou a segunda maior produtividade e compartilhou espécies com os dois trechos djacentes, porém, teve maior similaridade com a zona lêntica. Nas zonas lênticas e de transição as espécies oportunistas se fizeram mais presentes. Para estes dois trechos, pôde-se associar as variações nas capturas a padrões sazonais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CASADO-DEL CASTILLO, Cívil Prisyla, Michele MARQUES-DE SOUZA, Daniele FERREIRA-CAMPOS, Karla Katriny DO AMARAL-SERIQUE, and Jansen Alfredo SAMPAIO-ZUANON. "ICTIOFAUNA ASSOCIADA A MACRÓFITAS AQUÁTICAS DE AGUA LÊNTICA (LAGO CATALÃO) E LÓTICA (ILHA MARCHANTARIA) NA ÉPOCA DE VAZANTE, AMAZÔNIA CENTRAL." Folia Amazónica 21, no. 1-2 (December 10, 2012): 23. http://dx.doi.org/10.24841/fa.v21i1-2.29.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi avaliar a abundancia e riqueza da ictiofauna associada à macrófitas aquáticas de um corpo de agua lêntico (lago Catalão) e outro lótico (Ilha da Marchantaria), na época de vazante do rio Solimões. Os bancos de macrófitas apresentaram composição mista com uma área média de 13.36 m2. O total de peixes coletados em ambos os ambientes foi de 1.786 exemplares, distribuídos em 08 ordens, 23 famílias e 84 espécies. A ordem Characiformes foi a mais representativa tanto em riqueza de espécies quanto em abundância em ambos os ambientes. No lago Catalão foram coletados 1.087 exemplares distribuídos em 39 espécies, sendo as mais abundantes Mesonauta festivus (43.15%), Hyphessobrycon melanochrous (23.18%), e Serrasalmus maculatus (10%). Para a Ilha da Marchantaria foram amostrados 699 indivíduos distribuídos em 67 espécies, das quais as mais abundantes foram Prionobrama filigera (24.03%), Schizodon fasciatus (8.58%) e Aphyocharax alburnos (7.15%). O nível de similaridade foi maior entre os bancos das macrofitas de um mesmo ambiente (20% a 70%) que entre os ambientes (10%). Segundo o teste t, não houve diferença significativa em relação à abundância entre os ambientes, porém, quanto à riqueza, o ambiente lótico apresentou o maior número de espécies. Os resultados indicam que existe uma grande diversidade de peixes nos bancos de macrófitas no ambiente aquático lêntico e lótico, com maior numero de espécies em ambientes lóticos e maior numero de exemplares no ambiente lêntico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Casale Dalla Villa, Maria Estela, and Tony Vinicius Moreira Sampaio. "VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO EM AMBIENTE LÊNTICO." Boletim de Geografia 34, no. 2 (December 23, 2016): 69. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v34i2.25665.

Full text
Abstract:
Este trabalho destaca a importância do conhecimento da variabilidade espaço-temporal dos parâmetros físico-químicos, no ambiente lêntico, em reservatório. Para compreender a variabilidade dos parâmetros físico-químicos é necessário entender a evolução do sistema e como ele reage a diferentes intervenções internas e externas do corpo d’água. Foram selecionados os parâmetros: temperatura da água, oxigênio dissolvido, turbidez e pH, devido a importância deles em qualquer estudo sobre qualidade de um recurso hídrico e também devido a vulnerabilidade a influências internas e externas. O estudo demonstra que não basta apenas a análise dos teores desses parâmetros, é necessário o conhecimento do funcionamento interno do corpo d'água, para poder inter-relacionar com os aspectos externos e assim conhecer a dinâmica da variabilidade espaço temporal dos parâmetros físico-químicos. Com esse conhecimento é possível compartimentar o ambiente aquático e identificar áreas mais impactadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Behr, Everton R., and Cleiton A. Signor. "Distribuição e alimentação de duas espécies simpátricas de piranhas Serrasalmus maculatus e Pygocentrus nattereri (Characidae, Serrasalminae) do rio Ibicuí, Rio Grande do Sul, Brasil." Iheringia. Série Zoologia 98, no. 4 (December 2008): 501–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212008000400014.

Full text
Abstract:
Duas espécies de piranhas ocorrem no rio Ibicuí, um dos principais afluentes do rio Uruguai. Com o objetivo de analisar a distribuição e a alimentação destas espécies, foram realizadas coletas de dezembro de 1999 a janeiro de 2002, utilizando-se diferentes artes de pesca em três pontos do rio, sendo que cada ponto foi amostrado em dois ambientes (lêntico e lótico). Foram capturados 203 indivíduos de Serrasalmus maculatus Kner, 1858 e 86 de Pygocentrus nattereri Kner, 1858, sendo que a maior captura de ambas as espécies ocorreu no ambiente lêntico e próximo ao rio Uruguai, onde P. nattereri parece estar mais concentrada. O número de exemplares capturados por horário não apresentou variações significativas em P. nattereri enquanto que S. maculatus apresentou a maior captura na revisão da meia-noite. Juvenis de S. maculatus (2-4 cm de comprimento padrão) consumiram preferencialmente nadadeiras e insetos. Nas demais classes de tamanho de ambas as espécies, restos de peixes foi o alimento predominante, havendo sobreposição alimentar intra e interespecífica nas maiores classes (8-16 cm e >16 cm de comprimento padrão). Não foram constatadas diferenças no índice de repleção entre os horários e os ambientes para as duas espécies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

dos Santos, Eloési Machado, Priscila Izabel Tremarin, and Thelma Alvim Veiga Ludwig. "Diatomáceas perifíticas em Potamogeton polygonus Cham. & Schltdl.: citações pioneiras para o estado do Paraná." Biota Neotropica 11, no. 3 (September 2011): 303–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000300025.

Full text
Abstract:
Diatomáceas perifíticas em Potamogeton polygonus Cham. & Schltdl.: citações pioneiras para o Estado do Paraná. Realizou-se o estudo taxonômico das diatomáceas perifíticas associadas à macrófita aquática Potamogeton polygonus. Espécimes da macrófita foram coletados em fevereiro, maio e novembro/2005 e março/2006, em uma lagoa artificial e no rio Salto Amazonas, ambos localizados em fazendas no município de General Carneiro, Paraná. Baseados na análise de lâminas permanentes com material perifítico oxidado registraram-se cento e quarenta e sete táxons, sendo 55 exclusivos do ambiente lêntico, 34 exclusivos do ambiente lótico e 58 observados em ambos locais. As famílias mais representativas foram Eunotiaceae (13,6%), Pinnulariaceae (11,6%) e Naviculaceae (9,6%). Os gêneros com maior número de espécies e variedades foram Eunotia com 20 táxons e Pinnularia com 17. O estudo contribuiu com 18 novas citações para o Estado do Paraná.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Danúzia Batista da Silva e., and Sirlene Aparecida Felisberto. "Comasiella, Desmodesmus, Pectinodesmus e Scenedesmus na comunidade perifítica em ecossistema lêntico tropical, Brasil Central." Hoehnea 41, no. 1 (March 2014): 109–20. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062014000100010.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou o estudo taxonômico de Comasiella, Desmodesmus, Pectinodesmus e Scenedesmus no perifíton em ambiente lêntico tropical. As amostras de perifíton foram coletadas em pecíolos de plantas aquáticas (Cyperaceae) na região litorânea da represa, em setembro e novembro de 2010 (período de seca) e janeiro e março de 2011 (período de chuva). Nós identificamos 19 táxons, distribuídos em Comasiella (um), Desmodesmus (14), Pectinodesmus (dois) e Scenedesmus (dois). Considerando os períodos climáticos, oito espécies foram registradas exclusivamente na seca e um no período de chuvas, enquanto 10 espécies foram analisadas para ambos os períodos. Dentre as espécies identificadas Comasiella arcuata (Lemmermann) var. platydisca (Smith) Hegewald & Wolf, Desmodesmus spinulatus (Biswas) Hegewald, Scenedesmus acunae Comas e Pectinodesmus pectinatus (Meyen) Hegewald & Wolf, constituem primeira citação para o Estado de Goiás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

João Paulo de Oliveira Santos, Joseilson dos Santos Silva, Gabriel Gustavo Ferraro de Andrade Pessoa, Maria Cristina Santos Pereira, Rafael Machado de Araújo Alves, and Luciana Gomes Barbosa. "Influência da urbanização no índice de estado trófico de um ecossistema lêntico na bacia do Rio Mamanguape, Paraíba, Brasil." Acta Biológica Catarinense 7, no. 1 (March 31, 2020): 113–22. http://dx.doi.org/10.21726/abc.v7i1.166.

Full text
Abstract:
A eutrofização, impacto qualitativo na água, eventualmente de origem antrópica, caracteriza-se pelo enriquecimento do meio aquático por nutrientes, principalmente fósforo. A Lagoa do Paó, ambiente lêntico no município de Alagoa Grande, Paraíba, recebe grande parte da carga de esgoto da zona urbana. Objetivou-se no presente estudo monitorar a qualidade da água, o índice de estado trófico e os teores de fósforo desse ambiente. Realizaram-se coletas de água de julho a dezembro de 2015, em um ponto central da lagoa. Determinaram-se a transparência, o pH, a condutividade elétrica, o oxigênio dissolvido, teores de fósforo total e ortofosfato da água. Obtiveram-se dados relativos à precipitação pluviométrica do período estudado. Foi calculado também o índice de estado trófico. Os resultados evidenciaram a predominância de águas túrbidas, com valores de transparência inferiores a 0,2 m e elevada condutividade elétrica, com valores superiores a 1.000 µS/cm. O pH manteve-se alcalino e o oxigênio dissolvido exibiu baixas concentrações, apresentando na maioria dos meses de estudo desconformidades com os padrões da legislação vigente. Observaram-se altos teores de fósforo total e ortofosfato, classificando o ambiente como eutrófico. Os resultados mostram influência das ações antrópicas sobre o ecossistema, as quais comprometem a qualidade da água e seus usos múltiplos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Alessandra Dos Santos, Daniela Aparecida Moura, Flávia Pâmela Alves De Lima, and Juliano José Corbi. "Levantamento dos Macroinvertebrados Aquáticos do Córrego Lagoa Serena, Instituto de Biotecnologia, Uniara: Avaliação do Possível Impacto." Revista Brasileira Multidisciplinar 13, no. 2 (July 26, 2010): 114. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2010.v13i2.144.

Full text
Abstract:
O represamento de um rio ou córrego é um dos fatores que têm alterado os ecossistemas aquáticos. Um de seus impactos é a mudança do ambiente lótico para lêntico, influenciando a estrutura e o funcionamento desse ambiente e, conseqüentemente, modificando a fauna aquática. Entre os indicadores biológicos mais utilizados na avaliação de ecossistemas aquáticos, encontram-se os macroinvertebrados aquáticos, pois refletem as mudanças ocorridas no ambiente além de participarem da ciclagem de nutrientes e do fluxo de energia. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da fauna de macroinvertebrados de um córrego localizado no Instituto de Biotecnologia - Ibiotec do Centro Universitário de Araraquara - Uniara e avaliar o possível impacto ambiental causado pelo seu represamento. Realizaram-se duas coletas em dois pontos diferentes, um a montante e outro a jusante do represamento, onde os macroinvertebrados foram coletados utilizando-se rede em "D", pelo método de varredura, e identificados utilizando-se literatura específica. Foram identificados 289 organismos pertencentes a 15 táxons de macroinvertebrados. Foram calculados os índices de diversidade (Shannon), riqueza de espécies (Margalef) e a dominância de espécies No Ponto 1, encontrou-se uma baixa diversidade de organismos, porém com uma grande abundância de organismos, com predominância da família Chironomidae. No Ponto 2, encontrou-se maior diversidade, porém uma baixa abundância, com a predominância da classe Oligochaeta. Aparentemente, o represamento não influenciou a diversidade faunística, porém, a pequena faixa de mata ciliar e a presença de cultura de cana-de-açúcar próxima ao local parecem estar influenciando a riqueza e a diversidade dos organismos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araujo, Aniely Souza de, Anderson Lisboa do Nascimento, Gabriel Aguiar da Silva, Waldemir Lima dos Santos, José Genivaldo do Vale Moreira, and Rodrigo Otávio Perés Serrano. "PROPOSTA METODOLÓGICA PARA COLETA E MONITORAMENTO DE SEDIMENTOS DE FUNDO EM CORPOS HÍDRICOS LÊNTICOS." UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre 2, no. 2 (December 29, 2020): 15. http://dx.doi.org/10.47418/uaquiri.vol2.n2.2020.3645.

Full text
Abstract:
O transporte e sedimentação de material particulado em suspensão nos corpos hídricos dependem da origem do material (rocha, solo, matéria orgânica, etc.), da cobertura vegetal, declividade do escoamento e do regime de chuvas. Além disso, a dinâmica dessa partícula sofre influência da dinâmica do fluido (água), que as mantém em suspensão, transportando-as na direção do fluxo de escoamento. Para iniciar o entendimento dessa dinâmica, o presente trabalho apresenta um modelo de aparato, voltado à coleta de material decantado em ambiente lêntico (açude). Esse primeiro modelo, foi construído com material reciclado, tendo como base principal, um balde de 18L de gordura vegetal. Dessa forma, as medidas dos baldes foram ajustas para altura de 13 cm e a estrutura lateral foi reforçada. As coletas foram realizados em 2 açudes da Universidade Federal do Acre (UFAC) e o tempo de amostragem de material decantado foi de 48h, 120h e 196h, obtendo-se os seguintes resultados: (i) Inicialmente o aparato apresentou bons resultados, mostrando uma tendência no acúmulo de sedimentos ao longo do tempo; (ii) recomenda-se novas repetições ao longo do ano hidrológico para identificação da influência da precipitação na decantação dos sedimentos; (iii) Equipamento simples e pouco oneroso, pode gerar informações importantes para determinar o comportamento dos sedimentos em ambiente fluvial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Goveia, D., A. Rebelo, A. P. Loro, G. D. Sasso, T. N. F. Da Rocha, T. P. Dompieri, and V. M. Carlos. "USO DE ÍNDICES DE QUALIDADE PARA AVALIAÇÃO DA ÁGUA EM AMBIENTE LÊNTICO / USE OF QUALITY INDEX FOR EVALUATION OF WATER IN LENTIC ENVIRONMENT." Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas 8, no. 2 (December 9, 2014): 104. http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2014v8n2p104-111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Nogueira, Pollyanna Faria, João Batista Pereira Cabral, Susy Ferreira Oliveira, and Isabel Rodrigues da Rocha. "EUTROFIZAÇÃO NO RESERVATÓRIO DA UHE FOZ DO RIO CLARO (GO)." Geography Department University of Sao Paulo 30 (December 15, 2015): 19. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v30i0.90090.

Full text
Abstract:
O crescimento populacional tem ocasionado um aumento na demanda pelo uso dos recursos hídricos, e caracteriza-se como um dos principais responsáveis pela poluição dos corpos d’água. Outro fator é o aproveitamento dos cursos d’água para a geração de energia hidroelétrica entre as cidades de Jataí e São Simão, mudando as características físicas, químicas e biológicas dos recursos hídricos devido à transformação de um ambiente lótico para lêntico. O presente artigo teve por objetivo avaliar o nível de estado trófico das águas do reservatório Foz do Rio Claro (GO), a partir da análise do Índice do Estado Trófico (IET). Foram coletadas amostras de água em 23 pontos do reservatório, em quatro períodos distintos entre janeiro de 2013 e agosto de 2014. Os parâmetros avaliados foram: fósforo total (PT), transparência de Secchi (SEC) e clorofila “a” (CHL). De modo geral considerara-se que as águas do reservatório estão passando de uma produção de nutrientes baixa para intermediária, classificando o reservatório para o IET em 25/01/2013 como mesoeutrófico, em 26/01/2014 como eutrófico e oligomesotrófico; 03/07/2013 mesoeutrófico e 03/08/2014, ultraoligotrófico, oligotrófico e mesotrófico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

De Araújo BATISTA, Fábio Giovanni, Alex Felipe Barbosa FEITOSA, and Rafaela Gomes Da SILVA. "Método colorimétrico para identificação de formas nitrogenadas em águas de reservató-rios destinados ao consumo humano no estado da Paraíba." Revista Ambientale 11, no. 2 (July 16, 2019): 48–63. http://dx.doi.org/10.34032/ambientale.v11i2.99.

Full text
Abstract:
O trabalho teve por objetivo constatar, mediante o reagente produzido, a eficácia deste em curva de concentração de nitrogênio amoniacal pré-estabelecida e em amostras de água bruta, a fim de avaliar a qualidade de água dos reservatórios quanto à eutrofização e, portanto, o risco oferecido pelo consumo dessas águas. Para isso, foi realizado um ensaio de caráter semiquantitativo, direcionado à avaliação da qualidade de água, através da utilização de um padrão de concentrações por escala colorimétrica de nitrogênio amoniacal como indicador trófico. Com isso obtivemos o perfil de dos mananciais dos açudes de Bodocongó, Manancial Epitácio Pessoa e do centro universitário Unifacisa, referentes às classes de água doce propostas pelo CONAMA. Dessa forma, os resultados obtidos através da curva colorimétrica demonstraram a eficiência do reagente, havendo variação da intensidade da cor gerada a partir das variações de concentração da substância utilizada para construção da curva. Por conseguinte, verificou-se a inadequação das águas dos reservatórios para ingestão humana direta, ou seja, antes da realização de tratamentos adequados. O presente estudo pôde sugerir a situação na qual cada ambiente lêntico em estudo se apresenta na realidade, com exceção do açude do centro universitário, que necessita da realização de mais testes para se traçar o perfil do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

De Araújo BATISTA, Fábio Giovanni, Alex Felipe Barbosa FEITOSA, and Rafaela Gomes Da SILVA. "Colorimetric method to identify nitrogenous forms in water from reservoirs intended for human consumption in the state of Paraíba." Revista Ambientale 11, no. 2 (July 16, 2019): 48–63. http://dx.doi.org/10.48180/ambientale.v11i2.99.

Full text
Abstract:
O trabalho teve por objetivo constatar, mediante o reagente produzido, a eficácia deste em curva de concentração de nitrogênio amoniacal pré-estabelecida e em amostras de água bruta, a fim de avaliar a qualidade de água dos reservatórios quanto à eutrofização e, portanto, o risco oferecido pelo consumo dessas águas. Para isso, foi realizado um ensaio de caráter semiquantitativo, direcionado à avaliação da qualidade de água, através da utilização de um padrão de concentrações por escala colorimétrica de nitrogênio amoniacal como indicador trófico. Com isso obtivemos o perfil de dos mananciais dos açudes de Bodocongó, Manancial Epitácio Pessoa e do centro universitário Unifacisa, referentes às classes de água doce propostas pelo CONAMA. Dessa forma, os resultados obtidos através da curva colorimétrica demonstraram a eficiência do reagente, havendo variação da intensidade da cor gerada a partir das variações de concentração da substância utilizada para construção da curva. Por conseguinte, verificou-se a inadequação das águas dos reservatórios para ingestão humana direta, ou seja, antes da realização de tratamentos adequados. O presente estudo pôde sugerir a situação na qual cada ambiente lêntico em estudo se apresenta na realidade, com exceção do açude do centro universitário, que necessita da realização de mais testes para se traçar o perfil do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cardoso, Ariane Silva, Silvio Mario Pereira da Silva Filho, Anthony Epifanio Alves, Cacilda Michele Cardoso Rocha, and Maristela Casé Costa Cunha. "Fitoplâncton como Bioindicador de Eventos Extremos na Bacia do Rio Una, Pernambuco, Brasil (Phytoplankton as Bioindicator of Extreme Events in River Basin Una, Pernambuco, Brazil)." Revista Brasileira de Geografia Física 6, no. 4 (November 14, 2013): 697. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v6i4.233063.

Full text
Abstract:
A Bacia do Rio Uma é uma das Bacias Hidrográficas mais importantes do Estado de Pernambuco, e vem enfrentando desastres causados por cheias. Em resposta as últimas enchentes ocorridas no Estado, o Governo de Pernambuco desenvolveu um Sistema de Controle de Cheias, com uma programação para o Rio Una, de construção de quatro barragens de contenção, represamento e regularização de abastecimento de água nas cidades circundantes. A qualidade da água após a transição de um ambiente lótico para lêntico poderá ser alterada e dependerá de diversos fatores ambientais. O fitoplâncton responde com boa fidelidade a essas mudanças. Nas bacias estudadas, foram identificados 45 táxons infragenéricos de organismos fitoplanctônicos pertencentes ao grupo das Ochorophyta (40%), Chlorophyta (20%), Charophyta (20%), Cyanophyta (13%) e Euglenophyta (7%). Sendo a divisão Ochrophyta mais representativa com relação à riqueza e frequência de ocorrência. Não ocorrem valores expressivos de densidade nas amostragens. Assim, estudar a composição e a dinâmica populacional da comunidade fitoplanctônica é de fundamental importância para o entendimento da sustentação e conservação desse ecossistema, sobretudo por se tratar de um ambiente em transição e pela carência de estudos na região. ABSTRACT A River Basin is one of the most important Watershed State of Pernambuco, and this has been facing disasters caused by floods. In response to the recent floods occurred in the State, the Government of Pernambuco developed a Flood Control System, with a schedule for the Rio Una, four-building check dams, impoundment and regulation of water supply in the surrounding towns. The water quality after the transition from a lotic to lentic may change and depend on various environmental factors. Phytoplankton responds with good fidelity to these changes. Basins studied, 46 were identified taxa of phytoplankton organisms belonging to the group Ochorophyta (40%), Chlorophyta (20%), Charophyta (20%), Cyanophyta (13%) and Euglenophyta (7%). As the division Ochrophyta more representative with respect to wealth and frequency of occurrence. No significant values occur in sampling density. Thus, studying the composition and population dynamics of phytoplankton is of fundamental importance for the understanding and support of the conservation of this ecosystem, mainly because it is a transitional environment and the lack of studies in the region. Keywords: Phytoplankton, Una River basin, impounding water.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Nogueira, Denis Silva, Helena Soares Ramos Cabette, and Leandro Juen. "Estrutura e composição da comunidade de Trichoptera (Insecta) de rios e áreas alagadas da bacia do rio Suiá-Miçú, Mato Grosso, Brasil." Iheringia. Série Zoologia 101, no. 3 (September 2011): 173–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212011000200004.

Full text
Abstract:
A composição, abundância e riqueza de Trichoptera imaturos foram estudadas em 12 tributários da bacia do rio Suiá-Miçú, afluente do rio Xingu, um mosaico de áreas alagadas, córregos e rios na área de transição Cerrado - Floresta Amazônica na região leste de Mato Grosso, Brasil. Larvas de insetos aquáticos foram amostradas em transectos nas margens de tributários lênticos e lóticos com tamanho e níveis de conservação variáveis, em três períodos entre 2007 e 2008. Foram coligidas 867 larvas (sete famílias, 17 gêneros, 45 morfoespécies), sendo Hydropsychidae e Leptoceridae as famílias mais abundantes e ricas, e Leptonema sparsum a espécie mais abundante (n=370). Houve perda de riqueza de espécies em ambientes impactados e naqueles de maior porte ou de fluxo lêntico. Foi possível detectar variações na composição relacionadas ao fluxo, tipo de vegetação e na interação entre o nível de conservação e fluxo. O nível de conservação, a largura e o índice quantitativo de integridade de hábitat (IIH) não influenciaram a composição de Trichoptera isoladamente. Estes resultados podem fomentar novas investigações dos efeitos dos impactos sobre a composição da entomofauna aquática na transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Neri, Damaris B., Carla B. Kotzian, and Ana Emília Siegloch. "Composição de Heteroptera aquáticos e semi-aquáticos na área de abrangência da U.H.E. Dona Francisca, RS, Brasil: fase de pré-enchimento." Iheringia. Série Zoologia 95, no. 4 (December 2005): 421–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212005000400013.

Full text
Abstract:
Neste estudo, foi analisada a composição dos Heteroptera do curso médio da bacia do rio Jacuí, RS, Brasil, previamente à construção da U.H.E. Dona Francisca, bem como alguns fatores abióticos que poderiam afetar a distribuição e a abundância destes organismos. Nos ambientes lênticos, amostragens quantitativas foram realizadas utilizando-se peneiras, em seis localidades (janeiro 2000). Nos ambientes lóticos, as coletas foram feitas através de amostrador de Surber (de maio a outubro de 2000), privilegiando-se a captura de espécies tipicamente bentônicas. Em cada estação, pH, oxigênio dissolvido, precipitação mensal, temperatura do ar e da água e profundidade foram medidos. Nos rios e riachos, a velocidade da corrente também foi registrada. Quinze espécies foram registradas nos ambientes lênticos, sendo Belostoma sp. e Notonecta sp. as dominantes (70%). A abundância, a riqueza e os índices de diversidade foram mais altos nos locais com maiores dimensões. Nos ambientes lóticos, foram assinaladas duas espécies de Naucoridae, Ambrysus teutonius La Rivers, 1951 e Cryphocricus vianai De Carlo, 1951, sendo a primeira dominante (65%). A abundância foi maior nos pontos com maior sombreamento, presença de árvores e/ou com detritos vegetais, ou com a macrófita Podostemum sp. (Podostemaceae) no fundo, e mais baixa em locais com curso semi-regulado. Possivelmente, fatores como temperatura e precipitação acumulada estejam relacionados com a abundância mensal dos Naucoridae. Os resultados deste estudo servirão de subsídio para futuros estudos de impacto ambiental após o enchimento do reservatório da U.H.E. Dona Francisca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Shimano, Yulie, Helena S. R. Cabette, Frederico F. Salles, and Leandro Juen. "Composição e distribuição da fauna de Ephemeroptera (Insecta) em área de transição Cerrado-Amazônia, Brasil." Iheringia. Série Zoologia 100, no. 4 (December 2010): 301–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212010000400004.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi responder se existe padrão na distribuição espacial das ninfas de Ephemeroptera em diferentes córregos e rios da bacia do Rio Suiá-Miçú, MT, e como os córregos estudados estão classificados de acordo com a composição de espécies. Na coleta foram amostrados 12 córregos e rios, em três períodos do ano. Foram coletados 1356 indivíduos, distribuídos em sete famílias, 31 gêneros e 42 espécies e/ou morfoespécies. Os locais mais abundantes foram ambientes semi-lênticos, com pouco sombreamento no leito, sugerindo que a maior entrada de luz disporia, além do material alóctone, material autóctone como fonte de alimento. A maior riqueza de espécie e/ou morfoespécie, estimada, foi em ambientes lóticos enfatizando que os Ephemeroptera apresentam maior riqueza nestes locais uma vez que a correnteza é essencial para transportar a matéria orgânica particulada. Tanto na análise de agrupamento (TWINSPAM) como na ordenação (DCA) observou-se a separação entre ambientes lóticos e semi-lênticos quanto a composição de espécies. Percebeu-se um gradiente na similaridade de composição dos ambientes lóticos de pequeno porte para ambientes lóticos de grande porte e, por fim, os semi-lênticos. Os resultados deste estudo demonstram que a estrutura física dos ambientes aquáticos afeta a composição de espécies. Dessa forma, a retirada das matas ciliares e o represamento dos córregos podem levar à perdas significativas na diversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Bianchi, Guilherme Bessa, Nicoly Dal Santo Svierzoski, and Nara Luísa Reis de Andrade. "Comportamento espaço-temporal de variáveis limnológicas em área de proteção ambiental no ecossistema Amazônico." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 5 (October 12, 2019): 140–53. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.005.0013.

Full text
Abstract:
A expansão urbana atrelada a falta de ordenamento acarreta grandes impactos ao meio ambiente, sobretudo aos ambientes aquáticos. O presente estudo objetivou analisar o comportamento espaço-temporal de variáveis limnológicas e o Índice de Estado Trófico (IET) em dois ambientes lênticos do Parque Ecológico Municipal (PEM) Lagoas dos Buritis, em Ji-Paraná, Rondônia. Foram realizadas análises entre maio de 2016 e março de 2017, seguindo a sazonalidade da região com base na série histórica de vazão do rio Ji-Paraná, disponibilizada pela Agência Nacional de águas. As variáveis limnológicas analisadas foram: temperatura, potencial Hidrogênionico, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, clorofila-a, nitrito e nitrogênio amoniacal. Foram realizadas análises multivariadas (Teste de normalidade de Shapiro-Wilk, teste paramétrico de Tukey, e teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis e Wilcoxon pareado) para possível investigação espaço-temporal do ambiente em estudo. Os resultados foram confrontados com a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA nº 357/2005. Os resultados indicam que o ambiente aquático apresentou hipoxia, com valores médios de oxigênio dissolvido variando de 0,36 mg.L-1 a 2,48 mg.L-1, com susceptibilidade de ocorrência de floração de algas, com valor de clorofila-a de até 27,7 μg.L-1,estando ambas as variáveis em desacordo com os parâmetros do CONAMA nº 357/05. As classes do IET variaram de mesotrófico à supereutrófico. Tais resultados evidenciaram que as lagoas do PEM de Ji-Paraná estão sendo impactadas pela atividade urbana de suas imediações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Alves-da-Silva, Sandra Maria, Isabele Corino Klein, and Isadora Lieske. "Strombomonas Deflandre (Euglenophyceae) em ambientes aquáticos na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil." Hoehnea 44, no. 4 (December 2017): 539–58. http://dx.doi.org/10.1590/2236-8906-10/2017.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho é resultado do estudo taxonômico de táxons do gênero Strombomonas Defl. na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, localizada no sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul. As amostras foram coletadas entre março/2011 e março/2012 abrangendo 10 locais, sendo seis no rio Ibirapuitã e quatro em ambientes lóticos e lênticos próximos a esse rio. A análise qualitativa de 26 amostras resultou na identificação de 18 táxons específicos e infraespecíficos. É proposta uma nova combinação Strombomonas scabra (Playf.) S.M. Alves-da-Silva comb. nov. Strombomonas brasiliensis Conf. é o primeiro registro para o Estado. Strombomonas verrucosa (Daday) Defl. var. verrucosa foi muito frequente ocorrendo em amplo espectro de variáveis ambientais como: condutividade elétrica, pH, temperatura da água, sílica e matéria orgânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Oliveira, Ivania Batista de, Carlos Eduardo de Mattos Bicudo, and Carlos Wallace do Nascimento Moura. "Adição de registros de Cosmarium Corda ex Ralfs (Conjugatophyceae, Desmidiaceae) para a região Nordeste do Brasil." Hoehnea 43, no. 2 (June 2016): 217–36. http://dx.doi.org/10.1590/2236-8906-74/2015.

Full text
Abstract:
RESUMO A partir do estudo taxonômico de desmídias em ambientes lóticos e lênticos da Área de Proteção Ambiental Litoral Norte, Bahia, Brasil, foram catalogados 35 táxons pertencentes ao gênero Cosmarium Corda ex Ralfs, dos quais 33 estão sendo registrados pela primeira vez para a flora ficológica do Nordeste do Brasil, incluindo táxons pouco conhecidos e outros redescobertos após 100 anos da última citação, como C. trinodulum Nordst. var. brasiliense Borge e Cosmarium horridum Borge. Os materiais estudados provieram de amostras coletadas em dois períodos, no verão (janeiro-março de 2009) e no inverno (junho-agosto de 2009). São fornecidas descrições e comentários com táxons afins, bem como ampliada a distribuição geográfica destes no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

SOUZA, Esthalin Moreira da Silva de, and Laís Cardoso de Santana MOREIRA. "Avaliação da composição de espécies de macrófitas aquáticas em ecossistemas lênticos perenes do Parque das Dunas, Salvador – BA." Revista Eletrônica Científica da UERGS 3, no. 4 (December 30, 2017): 807–20. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.34.807-820.

Full text
Abstract:
Os ecossistemas aquáticos continentais representam um sistema ainda pouco conhecido e bastante ameaçado pela ação do homem, principalmente as regiões litorâneas que sofrem com a especulação imobiliária, turística e industrial. As macrófitas aquáticas são essenciais ao equilíbrio do ambiente aquático, pois sustentam um grande número de organismos e respondem bem a diferentes gradientes ambientais que são formados lateralmente e ao longo do manancial. Tendo em vista que a depleção da qualidade da água dos recursos hídricos, principalmente em ecossistemas lênticos do litoral norte do estado da Bahia, está aumentando drasticamente devido às ações antrópicas. O presente trabalho busca avaliar a composição de espécies de macrófitas aquáticas em ecossistemas lênticos do Parque das Dunas, o último manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restingas do Brasil. O levantamento florístico e coleta de amostras de água foram realizados em todas as lagoas perenes do parque entre os meses de novembro e dezembro de 2015. Foram realizadas 5 visitas ao parque, com 8 horas diárias, totalizando 40 horas de atividades de campo. No inventário florístico foram registradas 40 espécies, distribuídas em 35 gêneros e 24 famílias, bem como a análise de parâmetros físico-químicos. Esses resultados são dados importantíssimos que ajudarão subsidiar ações de planejamento ambiental e manejo das macrófitas aquáticas do parque, e em regiões alagadas do ecossistema de restinga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Moura Júnior, Edson Gomes de, Maria Carolina de Abreu, William Severi, and Giulliari Alan da Silva Tavares Lira. "O gradiente rio-barragem do reservatório de Sobradinho afeta a composição florística, riqueza e formas biológicas das macrófitas aquáticas?" Rodriguésia 62, no. 4 (December 2011): 731–42. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-78602011000400003.

Full text
Abstract:
Resumo O presente estudo teve por objetivo avaliar a riqueza, formas biológicas e composição florística de macrófitas aquáticas ao longo do eixo rio-barragem de um reservatório no Nordeste do Brasil. Foram estabelecidas seis estações de amostragem ao longo de suas regiões lótica, de transição e lêntica. As coletas ocorreram nos meses de junho e julho de 2008 (período de estiagem), e em janeiro e fevereiro de 2009 (período chuvoso). Foram coletados indivíduos em estagio fértil ou vegetativo, tendo as espécies sido categorizadas quanto às formas biológicas e os percentuais de frequência de ocorrência. A similaridade florística entre os pontos de amostragem foi calculada utilizando-se o índice de Jaccard. Foram identificadas 43 espécies, das quais 18 estiveram presentes na região lótica, 16 na de transição e 25 na lêntica. Salvinia auriculata Aubl. e Paspalum repens P.J. Bergius ocorreram em 100% das unidades amostrais. As regiões lótica e de transição contemplaram, predominantemente, espécies anfíbias e emergentes, diferindo da região lêntica, onde espécies flutuantes, emergentes e submersas foram mais evidentes. A similaridade entre os ecossistemas lótico e de transição foi maior que 50%, enquanto que entre esses ambientes e a região lêntica foi menor que 25%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rosa, Zulanira Meyer, Ieti Ungaretti, Lisete Maria Kremer, Sandra Maria Alves da Silva, Vera Lucia Maröstica Callegaro, and Vera Regina Werner. "Ficoflora de ambientes lênticos: estudo preliminar da região de Charqueadas, Rio Grande do Sul, Brasil, com vistas à avaliação ambiental." Acta Botanica Brasilica 1, no. 2 (July 1987): 165–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061987000200006.

Full text
Abstract:
São apresentados os resultados do estudo do metafíton, bentos e de comunidades fitoplanctônicas ocorrentes em ambientes lênticos de Charqueadas e municípios vizinhos, região esta sujeita à influência de mineração e processamento de carvão mineral. O estudo baseou-se em 46 amostras coletadas em julho e agosto de 1986. Dos 213 táxons específicos e infra-específicos identificados, 95 constituem-se em primeiro registro de ocorrência no Estado. Os grupos melhor representados quanto ao número de espécies ocorrentes foram Chlorophyta (Desmídias) e Bacillariophyta (Diatomáceas). Foi constatada presença de espécies indicadas na literatura como organismos de ambientes ácidos, com maior representatividade no bentos e metafíton de biótopos sujeitos à influência direta de rejeito de carvão. Nesses sistemas ácidos, foi registrada no fitoplâncton dominância de organismos nanoplanctônicos da classe Chrysophyceae, estando quantitativamente bem representadas, no bentos, as Euglenophyta, Bacillariophyta e Chlorophyta. A estrutura das comunidades fitoplanctônicas mostrou baixos índices de diversidade, caracterizando um desequilíbrio na composição específica das mesmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Alves-da-Silva, Sandra Maria, Karine Corrêa Escobar, and Viviane Berwanger Juliano. "Novos registros de Trachelomonas Ehr. emend. Defl. (Euglenophyceae) para o Estado do Rio Grande do Sul e Brasil." Hoehnea 43, no. 1 (March 2016): 1–10. http://dx.doi.org/10.1590/2236-8906-64/2014.

Full text
Abstract:
RESUMO O trabalho objetivou o estudo taxonômico de microalgas do gêneroTrachelomonas (Euglenophyceae) na Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Ibirapuitã, localizada na fronteira sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul. Foram amostradas 10 estações de coleta em ambientes lóticos e lênticos, no período de 2011 a 2013. As 34 amostras resultantes de quatro coletas foram obtidas com rede de plâncton com abertura de malha de 30 µm, e conservadas com formol a 4%. São apresentados os nove táxons que são novos registros para o Estado do Rio Grande do Sul, encontrados em somente três estações de coleta das 10 amostradas. Dentre esses, distinguem-se ainda por serem citados pela primeira vez para o Brasil: Trachelomonas bernardii Wolosz. f. major Defl., T. caudata Defl. f. pseudocaudata (Defl.) Pop.,T. hirta Cunha var. hirta e T. torosa (Bal.) Tell & Conf.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Peiró, Douglas Fernando, and Roberto Da Gama Alves. "Levantamento Preliminar da Entomofauna Associada a Macrófitas Aquáticas da Região Litoral de Ambientes Lênticos." Revista Brasileira Multidisciplinar 8, no. 2 (July 16, 2004): 177. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2004.v8i2.317.

Full text
Abstract:
Devido à função ecológica representada pelos insetos aquáticos, é de grande importância conhecermos a composição destes organismos presentes em macrófitas aquáticas. O objetivo do trabalho foi conhecer a variedade e a abundância da entomofauna associada a macrófitas de ambientes lênticos da região central do Estado de São Paulo. A fauna analisada consiste naquela associada a 16 plantas, coletadas na Represa do Ribeirão das Anhumas (Américo Brasiliense/SP), e em um viveiro de piscicultura (Araraquara/SP).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Alves-da-Silva, Sandra Maria, and Isabele Corino Klein. "Euglenophyceae na Área de Proteção Ambiental do Rio Ibirapuitã, sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. 1. Cryptoglena Marin & Melkonian emend. Kosmala & Zakrýs, Monomorphina (Ehrenberg) Mereschkowsky emend. Kosmala & Zackýs e Phacus Durjardin." Hoehnea 42, no. 3 (September 2015): 471–96. http://dx.doi.org/10.1590/2236-8906-12/2015.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho é resultado do estudo taxonômico de três gêneros de Euglenophyceae pigmentadas na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, localizada no sudoeste do Bioma Pampa, cujo clima é subtropical. Quatro expedições de coletas foram realizadas entre março/2011 e maio/2013 abrangendo 10 locais, sendo seis no rio Ibirapuitã e quatro em ambientes lóticos e lênticos próximos a esse rio. Da análise qualitativa resultou a identificação de 33 táxons específicos e infraespecíficos, sendo um de Cryptoglena, dois de Monomorphina e 30 de Phacus. São registradas pela primeira vez no Estado do Rio Grande do Sul: Phacus formosus e P. triqueter. Apesar da alta riqueza específica em alguns locais, a maioria dos táxons teve distribuição de ocorrência pouco frequente (61%). Distinguindo-se por serem frequentes: Phacus curvicauda Swir., P. hamatus Pochm., P. longicauda (Ehr.) Duj. var. longicauda, P. orbicularis Hübner var. orbicularis e P. tortus (Lemm.) Skv. (totalizando 15%), enquanto os demais foram esporádicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Sousa, Erick Ferreira de, Joel Medeiros Bezerra, and Jessica Rafaelly Almeida Lopes. "Avaliação do índice de qualidade do vazadouro a céu aberto de Bom Sucesso-PB." Revista de Geografia 38, no. 2 (July 23, 2021): 284. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2021.248474.

Full text
Abstract:
O crescimento populacional acarretou a extração desenfreada dos recursos naturais, causando pressão ambiental e impactos negativos como, por exemplo, a destinação final inadequada dos resíduos sólidos, tornando-se uma das maiores preocupações ambientais, os vazadouros a céu aberto (lixão), pois prejudicam tanto a saúde pública, como a qualidade ambiental. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a situação ambiental da área do vazadouro a céu aberto do município de Bom Sucesso-PB, mediante aplicação do Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR) e do Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos em Valas (IQR-Valas). Para tal, adotou-se neste estudo o método de Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos, proposto pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), foi realizada visita in loco a fim de obter informações para o preenchimento dos questionários padronizados de IQR e do IQR-Valas. Paralelo a isso, foi possível verificar as condições socioambiental no entorno do vazadouro, por meio de uma análise espacial. Diante disso, foi possível averiguar que a disposição final dos resíduos sólidos do referido município se encontra em situação inadequada, podendo acarretar poluição e impactos ambientais negativos para água, solo e ar. Além disso, através da análise espacial foi possível observar a proximidade do vazadouro em relação a área urbana, estando distância a 1,5 km do centro urbano, bem como a presença de corpos hídricos lênticos a pelo menos de 200 a 500 m do lixão. Por fim é notória a necessidade de se utilizar uma tecnologia para a disposição final dos resíduos que apresente os menores impactos possíveis ao ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Alves-da-Silva, Sandra Maria, and Ivy Lima Prietto von Kurrle. "O gênero Strombomonas (Euglenophyceae pigmentadas) em ambientes lênticos na Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil." Acta Botanica Brasilica 23, no. 4 (December 2009): 944–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062009000400005.

Full text
Abstract:
São descritos 17 táxons específicos e infra-específicos do gênero Strombomonas Defl., resultado do estudo realizado em ambientes lênticos da Lagoa do Casamento e ecossistemas associados (30º03'-30º34' S e 50º25'-50º47'W) e ambientes próximos ao Butiazal de Tapes (30º23'-30º38' S e 51º16'-51º29'W) na Planície Costeira do Rio Grande do Sul, com clima subropical. As coletas abrangeram os períodos de outono (maio e junho) e primavera (outubro) de 2003. São novos registros para o estado do Rio Grande do Sul: Strombomonas conspersa (Pascher) Tell & Conf., S. girardiana (Playf.) Defl. var. triondulata Tell & Zaloc., S. maxima (Skortz.) Defl. var. oviformis Shi e S. tuberosa (Skv.) Defl. var. conspersa (Skv.) Defl., sendo S. maxima var. oviformis e S. tuberosa var. conspersa novos registros para a América do Sul. Strombomonas scabra (Playf.) Tell var. ovata (Playf.) Tell & Conf. e S. verrucosa (Daday) Defl. se distinguiram por suportar ampla variação na temperatura e condutividade da água e S. scabra var. ovata f. minor Tell & Conf. e S. verrucosa (Daday) Defl. por serem os únicos táxons encontrados nas duas áreas. É fornecida a amplitude de pH, temperatura e condutividade elétrica da água em que cada táxon de Strombomonas foi registrado na Planície Costeira e comparação com os de outros ambientes aquáticos do Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Vasconcelos, Tiago da Silveira, and Denise de C. Rossa-Feres. "Diversidade, distribuição espacial e temporal de anfíbios anuros (Amphibia, Anura) na região noroeste do estado de São Paulo, Brasil." Biota Neotropica 5, no. 2 (2005): 137–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032005000300010.

Full text
Abstract:
A riqueza e a abundância de adultos e girinos de anuros foram estudadas ao longo de 15 meses em dez corpos de água no noroeste do estado de São Paulo, região intensamente antropizada pela conversão de hábitats naturais em terras agrícolas. Foram registradas 27 espécies de anfíbios anuros, das quais quatro espécies constituem novos registros para a região. A maioria das espécies é característica de ambientes de formação vegetal aberta, sendo as maiores riqueza e diversidade de espécies encontradas em corpos de água lênticos em área aberta. Entretanto, em conseqüência do pequeno número de corpos de água encontrados nos fragmentos de mata da região, não é possível comparar a ocorrência de anuros em áreas abertas e fechadas. Foram determinados seis descritores da heterogeneidade dos corpos d'água, e nenhum deles foi relacionado com a riqueza de espécies. Por outro lado, tanto a riqueza quanto a abundância das espécies foram fortemente correlacionadas com as variáveis climáticas. A composição de espécies (diversidade b) variou pouco entre os corpos d'água, como provável conseqüência da grande amplitude de nicho, comum em espécies que ocupam ambientes instáveis ou alterados pelo homem, como os presentemente estudados. A riqueza de espécies da área amostrada é relativamente alta, quando comparada a outras localidades onde o grau de conservação ambiental é superior, como na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Distrito Federal) e Floresta Nacional de Silvânia (Goiás).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Fonseca, Iraúza A., and Liliana Rodrigues. "Cianobactérias perifíticas em dois ambientes lênticos da planície de inundação do alto Rio Paraná, PR, Brasil." Revista Brasileira de Botânica 28, no. 4 (December 2005): 821–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-84042005000400016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Morais, Raquel Rezende de, Ina de Souza Nogueira, L. Felipe Artigas, Elizabeth Cristina Arantes de Oliveira Miranda, and Weliton José da Silva. "Ocorrência e autoecologia de Acanthoceras zachariasii (Brun) Simonsen (Chaetocerales, Coscinodiscophyceae) na região centro-norte do Brasil." Hoehnea 43, no. 1 (March 2016): 27–37. http://dx.doi.org/10.1590/2236-8906-21/2015.

Full text
Abstract:
RESUMO Apresenta-se a caracterização estrutural e ultraestrutural deAcanthoceras zachariasii (Brun) Simonsen, bem como, a distribuição geográfica da espécie nas bacias Amazônica e do Tocantins-Araguaia, Brasil, além da lectotipificação do táxon. Foram analisadas 454 amostras fitoplactônicas, sendo registrada a ocorrência de A. zachariasii em apenas 14. Do total de amostras coletadas nos estudos das duas bacias, apenas em 3,08% foram registrados representantes deA. zachariasii, demonstrando quão rara é a frequência de ocorrência do táxon. A espécie ocorreu em ambientes lênticos, mesotróficos a eutróficos, com pH variando de levemente ácidos a alcalinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Medeiros, Tatiane N., Aline A. F. Rocha, Natália C. L. Santos, and William Severi. "Influência do nível hidrológico sobre a dieta de Leporinus reinhardtii (Characiformes, Anostomidae) em um reservatório do semiárido brasileiro." Iheringia. Série Zoologia 104, no. 3 (September 2014): 290–98. http://dx.doi.org/10.1590/1678-476620141043290298.

Full text
Abstract:
A Região Neotropical possui um elevado número de espécies de peixes de água doce, cujas adaptações para explorar diferentes tipos de alimento é particularmente evidente em reservatórios, refletindo numa considerável plasticidade alimentar. Characiformes é a mais diversificada ordem de peixes da região, tendo Anostomidae como uma das famílias mais especiosas, com destaque para Leporinus, com cerca de 80 espécies válidas. Embora suas espécies sejam consideradas primordialmente onívoras, algumas apresentam dieta herbívora, e a plasticidade alimentar do gênero é uma característica comum em ambientes sujeitos a variação sazonal de nível da água. No presente trabalho, são analisadas a composição da dieta de Leporinus reinhardtii Lütken, 1875 no reservatório de Sobradinho e a influência da variação sazonal de seu nível sobre a mesma ao longo de três ciclos anuais (2006-2009). Dentre os 876 indivíduos analisados, 302 foram coletados no período de seca e 574 no de cheia. A dieta foi composta por 47 itens, agrupados em nove categorias: Moluscos, Microcrustáceos, Insetos, Insetos (partes), Chironomidae, Vegetais, Sementes, Sedimento e Outros. Chironomidae representou em média 60% do peso total das categorias alimentares, seguido de Sementes com 25% e as demais categorias com menos de 10%. No período de cheia, nos trechos lêntico e de transição, predominaram Sementes na dieta, tendo Chironomidae sido mais representativa no trecho lótico, e as demais categorias não ultrapassando 20% de participação nos três trechos neste período. No período de seca, houve diferença nos itens predominantes, com predominância de Insetos no trecho lêntico, principalmente Coleoptera, e de Vegetais no lótico, com maior participação de macrófitas aquáticas, algas filamentosas, clorofíceas e da diatomácea Oscillatoria. Já no trecho de transição, Microcrustáceos dominaram na dieta, diferindo dos demais trechos. A dieta de L. reinhardtii se caracterizou por baixos valores de frequência de ocorrência de todas as categorias alimentares (predominantemente inferiores a 50%) e elevada abundância relativa (>80%) de diferentes categorias. A amplitude de nicho foi restrita nos diferentes trechos nos dois períodos, sendo ligeiramente mais elevada na cheia, devido à maior diversidade de itens, em particular no trecho lêntico. Leporinus reinhardtii possui hábito onívoro com comportamento especialista no reservatório de Sobradinho, cujas categorias predominantes da dieta dependem do regime hidrológico do reservatório e das características ambientais de cada trecho, refletindo numa amplitude restrita de nicho trófico para a espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Armstrong, Camila Graziela, and Carlos Eduardo Conte. "Taxocenose de anuros (Amphibia: Anura) em uma área de Floresta Ombrófila Densa no Sul do Brasil." Biota Neotropica 10, no. 1 (March 2010): 39–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032010000100003.

Full text
Abstract:
A riqueza de espécies, o uso de habitat e a identificação das principais ameaças sobre uma taxocenose de anfíbios anuros foram determinadas ao longo de 19 meses, em uma localidade originalmente coberta de Floresta Ombrófila Densa no município de Morretes, Paraná, Brasil. Foram registradas 32 espécies de anuros pertencentes a 10 famílias. A anurofauna local apresenta 58% das espécies associadas à ambientes de área aberta e 42% associadas à ambientes florestais. Dentre todos os modos reprodutivos registrados, o modo tipo um - ovos e larvas exotróficas em habitats lênticos, foi o mais comum, especialmente em Hylidae. A atividade de desmatamento, que atualmente é umas das causas de maior efeito negativo sobre populações de anfíbios, ocorre a pelo menos 28 anos nessa região. Iniciativas de conservação e o manejo adequado da área são necessários para que a diversidade de anuros possa ser preservada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Carneiro, Luisiana Andresa, and Denise de Campos Bicudo. "O gênero Lemnicola (Bacillariophyceae) no Estado de São Paulo, Brasil." Hoehnea 34, no. 2 (2007): 253–59. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062007000200010.

Full text
Abstract:
O trabalho visa contribuir com o conhecimento da biodiversidade de diatomáceas no Estado de São Paulo e, particularmente, do gênero Lemnicola. Foram examinadas 96 amostras coletadas em 64 municípios distribuídos no Estado de São Paulo, incluindo materiais planctônicos e perifíticos de ambientes lóticos e lênticos. A única espécie do gênero, L. hungarica (Grunow) Round & Basson, foi documentada invariavelmente associada a superfícies submersas. Distribuiu-se em três municípios (Itapura, São Paulo e Reginópolis), indicando ter pequena distribuição no estado. O gênero é citado pioneiramente para o Estado de São Paulo, bem como são inéditas as descrições e ilustrações de características ultra-estruturais (MEV) para material brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mussara, M. L., S. Sendacz, Z. Beyruth, and J. L. Novelli. "Caracterização limnológica de ambientes lóticos e lênticos na área de influência do complexo Prof. Maurício Joppert, Bataguassy, MS." Oecologia Brasiliensis 01, no. 01 (1995): 104–15. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.1995.0101.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mussara, M. L., S. Sendacz, Z. Beyruth, and J. L. Novelli. "CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DE AMBIENTES LÓTICOS E LÊNTICOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPLEXO PROF. MAURÍCIO JOPPERT, BATAGUASSY, MS." Oecologia Brasiliensis 01, no. 01 (1995): 105–15. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.1995.0101.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

D'Alessandro, Emmanuel, and Ina Nogueira. "AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO NO LAGO DOS TIGRES, BRITÂNIA, GOIÁS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 3 (October 3, 2018): 98. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e3201898-128.

Full text
Abstract:
O Lago dos Tigres é um ambiente raso pertencente a uma região rural cujos estudos sobre os níveis de trofia são precários. O objetivo foi analisar o Índice de Estado Trófico nos períodos de seca e de chuva e averiguar a importância da diminuição da profundidade neste lago. As amostras foram coletadas em 11 estações (lóticas e lênticas) em áreas preservadas, agricultáveis e urbanizadas. As variáveis limnológicas foram estudadas (análises de correlação, de componentes principais-ACP e de regressão linear). O ambiente apresentou-se com redução de 53% da profundidade, tendência a oligotrófico e limitado por fósforo. A ACP mostrou que as condições espaciais e temporais apresentaram diferenças significativas. A seca teve menor profundidade e mais elevados níveis de oxigênio dissolvido e nitrogênio total. A diferença espacial destacou-se nas estações lóticas (turbidez, condutividade elétrica e fósforo).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pereira, Stephanie de Fatima, Vali Joana Pott, and Lívia Godinho Temponi. "Lemnoideae (Araceae) no estado do Paraná, Brasil." Rodriguésia 67, no. 3 (September 2016): 839–48. http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201667321.

Full text
Abstract:
Resumo Lemnoideae são consideradas as menores Angiospermas, sendo Wolffia o gênero com o menor tamanho de fronde e flores. São plantas de difícil interpretação morfológica e os termos utilizados para descrição são, em parte, diferentes dos usados para outras plantas. Realizou-se o estudo florístico de Lemnoideae ocorrentes no Paraná, entre julho de 2013 e setembro de 2014. Os espécimes coletados foram identificados e preparados de acordo com técnicas especiais de herborização e depositados no UPCB e UNOP. Foram registradas seis espécies: Landoltia punctata, Lemna minuta, Lemna valdiviana, Spirodela intermedia, Wolffia brasiliensis e Wolffiella oblonga. Tipicamente encontradas em ambientes lênticos, valetas de esgoto e enseadas de rio, no Paraná foram encontradas em áreas de Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual e resquícios de Cerrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Meyer, Sylvia Therese, and Edivani Villaron Franceschinelli. "Influência de variáveis limnológicas sobre a comunidade das macrófitas aquáticas em rios e lagoas da Cadeia do Espinhaço, Minas Gerais, Brasil." Rodriguésia 62, no. 4 (December 2011): 743–58. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-78602011000400004.

Full text
Abstract:
Resumo Plantas aquáticas e amostras de água foram coletadas em cinco lagoas e três rios na região da Cadeia do Espinhaço, entre dezembro de 2001 e agosto de 2003. Lagoas: Tanque da Fazenda, Comprida, Arame, Americana e Estivinha. Rios: Corrento, Taquaral e Preto. Foram medidas as seguintes variáveis: temperatura da água, transparência da coluna de água, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, demanda química de oxigênio, nitrogênio amoniacal, nitrogênio total, fósforo reativo solúvel e fosfato total. Nos ambientes lóticos os maiores valores de condutividade foram registrados para os rios Preto e Corrento e foram correlacionados ao aporte de nutrientes naturais. Considerando os ambientes lênticos, nas lagoas Americana e Estivinha foram verificados os maiores valores de condutividade elétrica e DQO. O maior valor de transparência foi observado na lagoa Tanque da Fazenda. Na ordenação das espécies, foi observada maior riqueza de macrófitas junto às lagoas Americana, Estivinha e Comprida, cujas correlações mais fortes foram com os valores de temperatura, pH e concentração de nitrogênio. A ordenação das formas biológicas sugeriu a presença de espécies flutuantes fixas nos ambientes mais ricos em nitrogênio e com temperaturas da água mais elevadas. Provavelmente, a diversidade de ambientes identificada neste estudo e as diferentes características físicas e químicas estão refletidas na composição florística e nas interações com o ecossistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Davenport, Jon M., and Kyle Summers. "Influência do ambiente sobre o tamanho do ovo e da desova em salamandras que se reproduzem em corpos d'água lênticos e lóticos." Phyllomedusa: Journal of Herpetology 9, no. 2 (December 1, 2010): 87. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v9i2p87-98.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Alves-da-Silva, Sandra Maria, and Jaqueline Rizzi Fortuna. "Euglenophyceae de ambientes lênticos na planície costeira do Rio Grande do Sul, Sul do Brasil: gêneros Euglena Ehr. e Lepocinclis Perty." Acta Botanica Brasilica 20, no. 2 (June 2006): 411–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062006000200016.

Full text
Abstract:
São apresentados 28 táxons específicos e infra-específicos dos gêneros Euglena Ehr. e Lepocinclis Perty como resultado do estudo do fitoplâncton e perifíton em ambientes lênticos (lagoas, açude e banhados) da Lagoa do Casamento e ecossistemas associados (30º03'- 30º34'S e 50º25'- 50º47'W) e ecossistemas próximos ao Butiazal de Tapes (30º23'- 30º38'S e 51º16'- 51º29'W) na planície costeira do Rio Grande do Sul. As coletas abrangeram as estações de outono e primavera de 2003. As áreas úmidas (banhados) associadas à Lagoa do Casamento na primavera de 2003 apresentaram maior riqueza específica destes dois gêneros. Lepocinclis salina Fritsch var. salina foi a espécie que se distinguiu quanto a distribuição por ter ocorrido em 41,2% do total de amostras analisadas. São novos registros para o estado do Rio Grande do Sul e país, L. playfairiana Defl. var. playfairiana e L. boseensis Xie, Qiu & Ling.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Alves-da-Silva, Sandra Maria, and Jaqueline Rizzi Fortuna. "O gênero Phacus (Euglenophyceae) em sistemas lênticos da Planície Costeira do Rio Grande do Sul, sul do Brasil." Acta Botanica Brasilica 22, no. 3 (September 2008): 684–700. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062008000300007.

Full text
Abstract:
O levantamento do gênero Phacus Duj. (Euglenophyceae pigmentadas) desenvolvido em duas áreas localizadas na porção norte da Laguna dos Patos: a Lagoa do Casamento e ambientes associados (30º03'- 30º34'S e 50º25'- 50º47'W) e ecossistemas próximos ao Butiazal de Tapes (30º23'- 30º38'S e 51º16'- 51º29'W), resultou na identificação de 37 táxons específicos e infra-espécificos deste gênero. O estudo visou diminuir a lacuna do conhecimento de Phacus na Planície Costeira do Rio Grande do Sul. O clima local é subtropical úmido. As coletas de rede foram realizadas no outono e inverno e primavera/2003 nas margens de lagoas, banhados, alagado e açude. Dentre os táxons identificados nove são novas citações para o Estado e ainda, Phacus agilis Skuja var. inversa Bour., Phacus asymetricus Sokoloff, Phacus elegans Pochm., Phacus orbicularis Hübner f. communis Pop. e Phacus rostafinskii Drez. são novos registros para o Brasil. Todos os táxons são acompanhados das amplitudes máximas e mínimas de temperatura do ar e da água, pH e condutividade elétrica em que cada táxon ocorreu na área de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mariano, Rodolfo, and Cleber Polegatto. "Checklist de Ephemeroptera do Estado de São Paulo, Brasil." Biota Neotropica 11, suppl 1 (December 2011): 593–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000500025.

Full text
Abstract:
Os Ephemeroptera constituem um dos mais importantes grupos da entomofauna aquática, ao lado de Plecoptera e Trichoptera (EPT) e muitos Diptera. Ocorrem em ambientes aquáticos continentais lênticos e lóticos, sendo sua maior diversidade encontrada em rios de pequena ordem, com fundo rochoso e acúmulo de folhas, e água oligotrófica a mesotrófica. A última lista de Ephemeroptera para o Estado de São Paulo feita por Hubbard & Pescador (1999) registrou apenas 8 espécies e nenhum pesquisador trabalhando com taxonomia do grupo. Atualmente 53 espécies são registradas para o Estado de São Paulo, distribuídas em 9 famílias: Baetidae (15 spp.), Caenidae (1 sp.), Ephemeridae (1 sp.), Euthyplociidae (2 spp.), Leptohyphidae (12 spp.), Leptophlebiidae (16 spp.), Melanemerellidae (1 sp.), Oligoneuriidae (1 sp.) and Polymitarcyidae (3 spp.), e pelo menos 4 pesquisadores Doutores brasileiros trabalhando diretamente com taxonomia e distribuição de Ephemeroptera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Vale, Ana Luiza Silva Ribeiro do, and Marcos Magalhães de Souza. "Uso de bandejas coloridas para amostragem de Odonata (insecta)." Nature and Conservation 12, no. 3 (December 20, 2019): 11–16. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2019.003.0002.

Full text
Abstract:
A ordem Odonata reúne os insetos conhecidos popularmente como libélulas. Esses organismos realizam importantes serviços ambientais nos ecossistemas associados a ambientes aquáticos dulcícolas e nas cadeias tróficas. Existem diferentes métodos de amostragem de Odonata adulto em campo, como busca ativa, armadilhas luminosas e malaise, entretanto há poucas informações quanto ao uso de bandejas coloridas para esse táxon, já utilizada para outros grupos de insetos. Nesse sentido o objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de amostragem de Odonata por bandejas coloridas. O estudo foi conduzido em áreas de mata e campo associados a ambientes dulcícolas lênticos e lóticos na fazenda escola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes, nos meses de novembro de 2017, fevereiro e março de 2018, utilizando bandejas brancas, azuis, vermelhas e amarelas, totalizando 300 horas de esforço de amostragem por armadilha. Foram coletados 76 espécimes de oito espécies e duas famílias de Odonata As bandejas azuis foram mais eficientes do que as demais para coleta de Odonata. Apesar da eficiência da busca ativa para estudos com libélulas, o presente estudo indica as bandejas coloridas para amostragem desses insetos, seja pela sua eficiência, pelo baixo custo e pela facilidade do uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Alves-da-Silva, Sandra Maria, and Francieli Friedrich. "Novos e raros registros de Euglenophyta incolores na Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil." Acta Botanica Brasilica 23, no. 4 (December 2009): 1076–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062009000400017.

Full text
Abstract:
São apresentados nove táxons de Euglenophyta incolores como resultado do estudo taxonômico em ambientes lênticos (lagoas, açude, canal e banhados) de duas áreas próximas a Laguna dos Patos: a Lagoa do Casamento e ecossistemas associados (30º03'- 30º34'S e 50º25'- 50º47'W) e região do Butiazal de Tapes (30º23'30º38'S e 51º16'- 51º29'W) na Planície Costeira do Rio Grande do Sul. As coletas de rede e espremido de macrófitas aquáticas abrangeram as estações de outono e primavera de 2003. Quanto à distribuição todos os nove táxons de Euglenophyta incolores são novas citações para a Planície Costeira do Estado, sendo primeiros registros para o Brasil: Cyclidiopsis acus Korsch., Entosiphon polyaulax Skuja, Gyropaigne kosmos Skuja, Menoidium tortuosum (Stokes) Lemm. var. playfairii Bour. e Rhabdomonas mirabilis (Playf.) Schroeckh, Lee & Patterson, e ainda para o Rio Grande do Sul: Menoidium gracile Playf., Menoidium pellucidum Perty e Menoidium obtusum Pringheim. O ecossistema banhado foi o que apresentou maior riqueza destacando-se o banhado entre a Lagoa do Capivari e Lagoa do Casamento por ter sido encontrado sete táxons dentre os nove identificados. A área da Lagoa do Casamento apresentou maior riqueza de Euglenophyta incolores do que os ambientes próximos ao Butiazal de Tapes, possivelmente por esta área possuir maior contribuição antrópica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Macêdo, Indira Maria Estolano, Fábio Henrique Portella Corrêa de Oliveira, Osman Oliveira de Lira, Maria Do Rosário de Fátima Padilha, José Machado, Ranyere Silva Nóbrega, and Neide Kazue Sakugawa Shinohara. "Relação Fitoplâncton - Zooplâncton em Ambiente Oligotrófico(Fitoplankton-Zooplankton Relationship in Oligotrophic Environment)." Revista Brasileira de Geografia Física 10, no. 5 (August 23, 2017): 1368. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v.10.5.p1368-1376.

Full text
Abstract:
Ecossistemas lênticos de pequeno porte respondem rapidamente às condições ambientais, influenciando a comunidade planctônica devido às flutuações bióticas e abióticas do corpo d’água. Este estudo teve como objetivo analisar os parâmetros físico-químicos e a identificação da comunidade planctônica (fitoplâncton, zooplâncton e bacterioplâncton) presentes no reservatório, correlacionando esses organismos em um ambiente oligotrófico. As análises foram realizadas mensalmente no período de julho/2014 a junho/2016. A análise de todos os parâmetros físico-químicos e biológicos foi realizados de acordo com metodologia oficial. Empregou-se ferramentas estatísticas multivariadas (ACP) e teste de Pearson para avaliar a correlação entre as variáveis abióticas e a biomassa total de cada grupo planctônico. Nesta pesquisa encontrou-se uma relação positiva entre as biomassas totais da comunidade zooplânctonica e fitoplânctonica, entretanto componentes do bacterioplancton, não foi significativo. Estes resultados indicaram que a predação e/ou competição não são relações ecológicas significativas entre as espécies zooplanctônicas e fitoplanctônicas presentes neste ecossistema oligotrófico, existindo assim uma relação favorável entre os grupos estudados. Desta forma, o desenvolvimento desses organismos foi influenciado pelas mesmas variáveis abióticas (manganês, dureza e temperatura), atuando de forma direta no estabelecimento de suas biomassas. A B S T R A C TSmall lentic ecosystems respond rapidly to environmental conditions, influencing the planktonic community due to the biotic and abiotic fluctuations of the water body. This study aimed to analyze the physicochemical parameters and identification of the planktonic community (phytoplankton, zooplankton, and bacterioplankton) present in the reservoir, correlating these organisms in an oligotrophic environment. The analyses were performed monthly from July/2014 to June/2016. The analysis of all physicochemical and biological parameters was carried out according to the conventional methodology. Multivariate statistical tools (PCA) and Pearson's test were used to evaluate the correlation between the abiotic variables and the total biomass of each planktonic group. In this research was found a positive relation between the total biomasses of the zooplanktonic community and phytoplanktonic. However, components of bacterioplankton were not significant. These results indicate that predation and competition are not significant ecological relationships between zooplanktonic and phytoplanktonic species present in this oligotrophic ecosystem, and there is a favorable relationship between the studied groups. In this way, the development of these organisms was influenced by the same abiotic variables (manganese, hardness, and temperature), acting directly in the establishment of their biomasses.Keywords: plankton, reservoir, abiotic factors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Garey, Michel Varajão, and Marília Teresinha Hartmann. "Anuros da Reserva Natural Salto Morato, Guaraqueçaba, Paraná, Brasil." Biota Neotropica 12, no. 4 (December 2012): 137–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032012000400015.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo é apresentar a lista de espécies de anfíbios da Reserva Natural Salto Morato (RNSM), uma reserva de Mata Atlântica no Estado do Paraná, sul do Brasil. O parque está localizado no litoral norte do Paraná, na divisa com o Estado de São Paulo. Nós amostramos ambientes lênticos e lóticos, bromélias e serrapilheira durante os meses de setembro de 2006 a março de 2007. Na RNSM foram registradas 42 espécies de anfíbios anuros, pertencentes a nove famílias, sendo uma espécie endêmica da área de estudo. Nós registramos 14 modos reprodutivos dos anuros na área de estudo. Na RNSM, 50% das espécies de anuros ocorreram em mais de 50% das amostragens, 26% das espécies foram registradas entre 25-50% das amostragens e 24% das espécies foram raras, ocorrendo em menos de 25% das amostragens. A RNSM até o presente momento é a área com a maior diversidade de anfíbios e de modos reprodutivos do Paraná. Esses fatores evidenciam a importância da RNSM para a conservação dos anfíbios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Oliveira, Bárbara Dunck, Ina de Souza Nogueira, and Maria das Graças Machado Souza. "Stenopterobia e Surirella (Bacillariophyceae, Surirellaceae) do Sistema Lago dos Tigres, Britânia, Goiás." Rodriguésia 63, no. 3 (September 2012): 525–39. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-78602012000300004.

Full text
Abstract:
O Sistema Lago dos Tigres, composto por ambientes lóticos (rios Água Limpa e Vermelho) e lênticos (Lago dos Tigres), possui grande importância para o turismo e agropecuária de Britânia, Goiás. Considerando a escassez de estudos sobre a diatomoflórula do Centro-Oeste do Brasil, este trabalho objetivou inventariar os táxons de Stenopterobia Brébisson e Surirella Turpin, pertencentes à família Surirellaceae, ocorrentes no plâncton do Sistema Lago dos Tigres, durante período de águas baixas. A amostragem foi realizada entre junho e novembro de 2004 em 11 estações, sendo as amostras fitoplanctônicas coletadas através de rede de plâncton de malha de 25 µm. Foram identificados 16 táxons infragenéricos, sendo dois do gênero Stenopterobia e 14 de Surirella. Surirella splendida (Ehrenberg) Kützing foi registrada em todas as estações. Stenopterobia delicatissima (Lewis) Brébisson e Stenopterobia pelagica Hustedt, Surirella biseriata var. constricta (Grunow) Hustedt, Surirella davidsonii Schmidt, Surirella didyma Kützing, Surirella linearis var. helvetica (Brun.) Meister, Surirella nervosa (A. Schmidt) Mayer, Surirella rorata Frenguelli e Surirella splendida (Ehrenberg) Kützing foram citações pioneiras para a região Centro-Oeste do Brasil. São fornecidos descrição, ilustrações e comentários para todos os táxons.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Topulniak, Sílvia, Luci Fátima Pereira, Tayane Cristina Buggenhagen, and Ana Carolina de Deus Bueno-Krawczyk. "Comunidade de invertebrados bentônicos e estrutura trófica em dois lagos antrópicos." Biotemas 32, no. 1 (February 25, 2019): 31–38. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2019v32n1p31.

Full text
Abstract:
Os invertebrados bentônicos são importantes, tanto em ecossistemas lóticos como lênticos, por conta da contribuição ecológica na ciclagem de nutrientes, na passagem do fluxo de energia pelos níveis tróficos. Este trabalho teve por objetivo verificar a composição da comunidade de invertebrados bentônicos e caracterizar os respectivos grupos tróficos funcionais em dois lagos situados no Parque Ambiental dos Imigrantes (Mallet – PR). As amostragens foram realizadas através de uma peneira com diâmetro (30x30 cm e 0,05 mm de malha) em fevereiro de 2014, totalizando seis amostras em ambos os lagos. Foram coletados 271 invertebrados bentônicos, distribuídos em 24 táxons identificados no nível de gênero, e dentro de três grupos tróficos funcionais (GTF) (predadores, coletores e filtradores-coletores). Os taxa que mais contribuíram para a composição da comunidade foram Belostomatidae, Notonectidae, Chironomidae e Hydropsychidae. Foi observada maior abundância de espécies tróficas pertencentes aos predadores, seguida dos coletores e filtradores-coletores. Os resultados mostram que as características locais dos lagos influenciaram a abundância da comunidade bentônica amostrada, embora não tenha ocorrido diferença na estrutura dos grupos tróficos entre lagos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pastro, Milena Scaramussa, Roberto Avelino Cecílio, Sidney Sara Zanetti, Francielle Rodrigues de Oliveira, and Fabrina Teixeira Ferraz. "ESTATÍSTICA MULTIVARIADA APLICADA À ANÁLISE DE QUALIDADE DA ÁGUA EM DIFERENTES AMBIENTES DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS." Nativa 8, no. 2 (April 10, 2020): 185. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v8i2.8047.

Full text
Abstract:
Estudos sobre o comportamento da qualidade de água são importantes, desse modo, o objetivo deste trabalho foi agrupar as águas estudadas quanto à similaridade e selecionar as características físico-químicas para explicar a variabilidade da qualidade das águas em quatro microbacias. Para tanto, foram selecionadas quatro microbacias com diferentes usos do solo: pastagem, regeneração florestal, floresta e cafezal; sob diferentes ambientes: ambientes lêntico e lótico, nascentes e águas subterrâneas. As coletas ocorreram entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2014, sendo analisados: coliformes totais e termotolerantes; oxigênio dissolvido (OD); nitrogênio total (Nt); PO43-; turbidez; temperatura; pH; Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO); condutividade elétrica (CE); sólidos totais (ST); sólidos dissolvidos (SD); sólidos suspensos (SS); e os metais cálcio, magnésio e ferro. Utilizou-se técnicas de análise estatística multivariada, por meio da análise de agrupamento (AA) e análise de componentes principais (ACP). Na AA, foram formados quatro grupos distintos no período chuvoso e três no período seco. A diferença entre os ambientes foi o principal fator de influência na segregação dos grupos. A partir da ACP foram selecionadas 4 componentes principais que explicaram 73,09% da variância total dos dados. As variáveis selecionadas foram CE, turbidez, magnésio, ferro, SD, Nt, DBO, pH e coliformes termotolerantes.Palavras-chave: recursos hídricos; análise de agrupamento; componentes principais; manejo de bacias hidrográficas. MULTIVARIATE STATISTICS APPLIED TO WATER QUALITY IN DIFFERENT HYDROGRAPHIC MICROBASE ENVIRONMENTS ABSTRACT: Studies on the water quality behavior are important, so the objective of this work was to group the studied waters regarding the similarity and to select the physical-chemical characteristics to explain the variability of water quality in four micro-basins. Four micro-basins with different soil uses were selected: pasture, forest regeneration, forest and coffee; under different environments: lentic and lotic environments, springs and groundwater. The collections occurred between February 2014 and December 2014, being analyzed: total coliforms and thermotolerant; dissolved oxygen (OD); total nitrogen (Nt); PO43-; turbidity; temperature; pH; Biochemical Oxygen Demand (BOD); electrical conductivity (EC); total solids (TS); dissolved solids (SD); suspended solids (SS); and the metals calcium, magnesium and iron. Multivariate statistical analysis techniques were used, through cluster analysis (AA) and principal component analysis (PCA). In AA, four distinct groups were formed in the rainy season and three in the dry season. The difference between the environments was the main factor of influence in the segregation of the groups. From the PCA, 4 main components were selected, which explained 73.09% of the total data variance. The selected variables were CE, turbidity, magnesium, iron, SD, Nt, BOD, pH and thermotolerant coliforms.Keywords: water resources; cluster analysis; principal components; river basin management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography