Academic literature on the topic 'Amostra grátis'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Amostra grátis.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Amostra grátis"

1

Souza, Carla Patricia F. A. de, Jaime L. M. Oliveira, and Débora C. Kligerman. "Avanços e desafios em normatização de amostras grátis de medicamentos no Brasil." Physis: Revista de Saúde Coletiva 24, no. 3 (September 2014): 871–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312014000300011.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisou criticamente a legislação sobre amostras grátis de medicamentos no Brasil, pontuando alguns aspectos importantes relacionados à saúde da população. Foi realizado um levantamento das leis, decretos, normas e regulamentações que norteiam o assunto. A amostra grátis é uma das estratégias de publicidade e marketing usadas pela indústria farmacêutica. Em alguns casos, a indicação de certos medicamentos é baseada em dados técnicos apresentados pelos propagandistas. Por outro lado, os médicos que buscam informações técnicas em fontes com menor influência da indústria farmacêutica indicam menos os medicamentos novos, que na maioria das vezes são mais caros. Embora tenha sido observado um avanço na normatização em relação às amostras grátis, ela ainda é incipiente. Tópicos como o prazo mínimo para sua distribuição, quantidade máxima a ser entregue a cada prescritor, seu transporte, armazenamento e cuidados com o prazo de validade deveriam ser incluídas na legislação pertinente, como ocorre em outros países. Estas discussões deveriam ser retomadas com a menor influência possível dos laboratórios farmacêuticos, seguindo critérios técnico-científicos. Portanto, é necessário que este assunto seja contextualizado nas resoluções sobre amostras grátis de medicamentos, seguindo as normas das boas práticas de fabricação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Duarte, Maria Jalma Rodrigues Santana. "Influência da indústria farmacêutica na política de medicamentos, segundo os profissionais de saúde." Revista Brasileira de Enfermagem 44, no. 2-3 (September 1991): 10–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671991000200003.

Full text
Abstract:
O estudo realizou-se em quatro hospitais universitários públicos do Estado do Rio de Janeiro, no período de julho de 1986 a agosto de 1987. Visou à identificação da influência da indústria farmacêutica no atual regime político, social e econômico do País, concernente aos medicamentos. Aplicou-se o método descritivo, a pesquisa transversal e o "survey" junto à 1680 profissionais de saúde, (dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e médicos). Constatou-se que a maioria não utiliza a RENAME da CEME como referência para a prescrição de medicamentos. Entre as promoções oferecidas pela indústria farmacêutica, prevalecem o patrocínio de eventos científicos, amostras grátis de medicamentos, passagens e estadias em hotéis e os prêmios en concursos científicos, como preferenciais da amostra adotada. Diante da questão da indústria farmacêutica a maioria foi favorável à sua influência na política de medicamentos considerando-se estes resultados propõe-se a divulgação da RENAME da CEME como referência de medicamentos mais seguros para a comunidade de saúde e a população em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mendes, Cledilson Souza, Fernanda Carolina Mendes da Silva, Mônica da Silva Varges, and Marcelo Augusto Mota Brito. "Farmácia solidária como estratégia para evitar o desperdício de medicamentos/ Solidarity pharmacy as a strategy to avoid the waste of medicines." Brazilian Journal of Health Review 4, no. 3 (May 24, 2021): 11386–99. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv4n3-136.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Medicamentos prescritos e adquiridos pela população acabam acumulando-se nas residências. Sobras de medicamentos ocorrem por diferentes fatores, como a distribuição de amostras-grátis, a dispensação em excesso, a mudança na terapia, a interrupção ou abandono do tratamento, a cura da doença ou o óbito do paciente, o vencimento do prazo de validade do medicamento, entre outros.OBJETIVO: descrever estratégias para evitar o desperdício de medicamentos realizadas no Brasil, com ênfase na realização de ações de Farmácia Solidária.MÉTODOS: Estudo de revisão sistemática, utilizando as palavras-chave “farmácia solidária”, “desperdício de medicamentos”, “descarte de medicamentos” “uso irracional de medicamentos”, “uso racional de medicamentos” “recolhimento de medicamentos”. Foram aplicados os critérios PRISMA para inclusão e exclusão dos artigos. Foram incluídos artigos originais de pesquisa quantitativa ou qualitativa, descritivo e exploratório. Os critérios de exclusão foram de artigos fora do período, repetidos, em outros idiomas. RESULTADOS: Foram identificados 78 artigos, deles 10 foram selecionados para estudo, dos quais se enquadraram nos critérios de inclusão do trabalho e 68 foram excluídos por não se enquadrar nos critérios. Os estudos distribuíram-se do seguinte modo: 3 trabalhos abordando temas sobre o Projeto Farmácia solidária e 7 estudos sobre desperdício de medicamentos e descarte inadequado. As estratégias utilizadas para evitar o desperdício de medicamentos, diante dos estudos levantados, foram a compra na quantidade correta, controle na distribuição, descarte adequado, atenção a data de validade, conscientização da população, minimizar o uso irracional de medicamentos, controle nas vendas para a população, controle de estoque, atenção a distribuição de amostras grátis, locais adequados de armazenamento. CONCLUSÃO: Os resultados encontrados permitem inferir que, o projeto farmácia solidária tem forte potencial, no entanto, ainda existem muitos pontos a serem trabalhados para conscientização da população em geral e evitar o desperdício de medicamentos. Os estudos mostram que o desperdício de medicamentos, por diversos fatores são altos, o que apresenta gastos excessivos que poderiam ser investidos em outros aspectos da saúde. Assim, os gastos a saúde pública, privada e ao consumidor poderiam diminuir significativamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barros, José Augusto C. "A (des)informação sobre medicamentos: o duplo padrão de conduta das empresas farmacêuticas." Cadernos de Saúde Pública 16, no. 2 (June 2000): 421–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2000000200012.

Full text
Abstract:
Diferentes fatores foram identificados como exercendo influência sobre o comportamento dos prescritores de medicamentos. Estudos realizados enfatizam o lugar proeminente ocupado pelas fontes de informação disponíveis para os médicos, muitos deles realçando a influência das estratégias de mercadização. Entre elas, pode-se citar os anúncios em revistas médicas, propagandistas, amostras grátis, folhetos, brindes, etc. A presente pesquisa teve o propósito de detectar as informações presentes no Dicionário de Especialidades Farmacêuticas (DEF) sobre as 44 especialidades farmacêuticas mais vendidas, tendo como parâmetro critérios da OMS para comporem material informativo oferecido aos médicos. Essas informações foram, igualmente, comparadas, para os mesmos produtos, com aquelas presentes em dois manuais de uso habitual nos Estados Unidos: Physicians' Desk Reference (PDR) e Drug Information for the Health Care Professional (USP-DI). Os resultados demonstraram ausência, no manual brasileiro de contra-indicações, reações adversas, interações, o que permite desconfiar da qualidade da prescrição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fiaschetti, Marco Antonio, Patrícia de Carvalho Mastroianni, José Carlos Fernandes Galduróz, Leonor de Castro Monteiro Loffredo, and Chung Man Chin. "OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA." Revista Baiana de Saúde Pública 35, no. 4 (August 29, 2012): 932. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2011.v35.n4.a264.

Full text
Abstract:
A indústria farmacêutica investe maciçamente na promoção de seus produtos, e estudos sugerem que essas ações influenciam a prescrição médica. O objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e atitudes de médicos frente às ações promocionais dos laboratórios. A metodologia adotada foi a investigação de caráter descritivo, transversal e observacional com delineamento do tipo inquérito. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, que foi encaminhado aos médicos de Araraquara (SP). A análise dos dados incluiu estudo de associação por meio do teste de qui-quadrado. Os resultados indicaram que os médicos relacionam-se com os propagandistas (98%) por considerá-los úteis (55%), mas não como fonte principal de atualização (86%). Para 62%, suas prescrições não são influenciadas por tais relacionamentos, enquanto 24%, assim como os recém-formados (37%), discordam que os médicos em geral são influenciados. A maioria também discorda que sejam influenciados pelas cortesias (86%) ou pelas amostras grátis (70%), mas apenas 38% acreditam que os colegas não sejam influenciados pelas amostras. Quanto à ética desses recebimentos, 57% consideram ser apropriado quando beneficiam os pacientes, mas somente 32% quando para uso pessoal. Concluiu-se, com base nas evidências dos resultados, que os médicos são vulneráveis às influências do marketing, sendo necessários mecanismos e intervenções para que a prescrição de medicamentos seja pautada unicamente por critérios de eficácia, segurança, conveniência e acessibilidade ao paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Trevisol, Daisson José, Maria Beatriz Cardoso Ferreira, and Zuleica Maria Patrício Karnopp. "A propaganda de medicamentos em escola de medicina do Sul do Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 15, suppl 3 (November 2010): 3487–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000900023.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo qualiquantitativo sobre propaganda de medicamentos em escola de medicina do Sul do Brasil. Participaram da pesquisa estudantes de medicina, professores médicos e pacientes dos ambulatórios da escola, totalizando 1.231 entrevistas. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de técnica de grupo focal, e a quantitativa pela aplicação de questionário. Entre os professores médicos, 53,6% consideraram que nunca ou raramente são influenciados pela indústria farmacêutica, e 53,7% afirmaram acreditar que os colegas profissionais o são. Entre os estudantes, 43,2% acreditam que, no futuro, como médicos graduados, raramente ou nunca serão influenciados, mas 42,0% acreditam que os médicos são sempre ou frequentemente influenciados. Para 41,7% deles, as informações dos representantes da indústria farmacêutica são boas ou ótimas; 74,8% relataram que a indústria farmacêutica poderá contribuir para sua prática profissional. A distribuição de brindes e amostras grátis está entre as principais técnicas de abordagem. Há pressão do preceptor na escolha do medicamento a ser prescrito, e apesar de não ter sido observada repercussão direta da influência da indústria farmacêutica nos ambulatórios da escola, a forma como se escolhem os medicamentos a serem prescritos não é, de modo geral, racional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andreazza, Robson, Zaida Inês Antoniolli, Vetúria Lopes de Oliveira, Lineu Trindade Leal, Carlos Augusto Moro Junior, and Simone Pieniz. "Ocorrência de associação micorrízica em seis essências florestais nativas do estado do Rio Grande do Sul." Ciência Florestal 18, no. 3 (September 30, 2008): 339. http://dx.doi.org/10.5902/19805098445.

Full text
Abstract:
Ao favorecer o crescimento das plantas hospedeiras, a micorriza pode ser um fator importante para as essências florestais nativas do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho foi identificar o tipo de micorriza em seis espécies florestais do Estado: pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze), timbaúva (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong), canafístula (Peltophorum dubium (Spreng) Taub), ipê-amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.), ipê-roxo (Tabebuia heptaphylla (Well.) Toledo) e grápia (Apuleia leiocarpa (Vogel) J.F. Macbr). O estudo foi desenvolvido na Fepagro Floresta - Boca do Monte, Santa Maria, em bosques de espécies nativas e plantadas. As amostras de raízes, os corpos de frutificação dos fungos e o solo foram analisados no laboratório. As raízes foram processadas e analisadas quanto ao tipo de micorriza presente. Os fungos ectomicorrízicos nativos encontrados foram identificados, isolados e mantidos em cultura. As espécies estudadas não apresentaram colonização ectomicorrízica, embora em alguns locais tenham sido encontrados esporocarpos próximos às plantas. A associação com micorrizas arbusculares foi encontrada em todas as espécies de essências florestais nativas estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Felix do Nascimento, Kellyma Kellyashin, Kenikywaynne Kerowaynne Felix do Nascimento, Mikaelly Mangueira Fernandes, Alyne Cristina Silva Batista, and Sheila Nogueira Ribeiro Knupp. "HOVET-ASA DA COMUNIDADE PARA A COMUNIDADE." Revista de Agroecologia no Semiárido 5, no. 2 (March 22, 2021): 14. http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i2.5130.

Full text
Abstract:
<p>O convívio de animais com pessoas gera diversos benefícios, porém, favorece a emersão de doenças, quando não ocorre vigilância contínua na saúde do animal, das pessoas, ambiente e adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle das enfermidades. Assim, o médico veterinário tornou-se reconhecido como profissional da área da saúde, pois auxilia no controle e prevenção de muitas doenças de caráter zoonótico e infeccioso. Neste trabalho realizaram-se atendimentos clínicos veterinários à população da cidade de Sousa e cidades circunvizinhas, no HOVET-ASA do IFPB. Durante esses atendimentos houve esclarecimentos sobre cuidados preventivos contra doenças em seus animais, manejo ambiental, quais doenças zoonóticas são endêmicas na região e como identifica-las. Foram totalizados 389 atendimentos clínicos, durante a execução do projeto (Junho a Dezembro/2019), porém, devido à grande demanda, muitos tutores não preenchiam os questionários aplicados após abordagem clínica dos animais, consequentemente, apenas 95 foram recolhidos. As informações foram organizadas em quatro categorias: informações sócio-econômico-cultural da população, específicas sobre o atendimento clínico dos profissionais, ambiente hospitalar e críticas construtivas sobre o ambiente de trabalho e do veterinário. O HOVET-ASA, recebeu mais tutores do sexo feminino (55,78%), com diferentes idades, sendo a maioria (37,89%) de 20-29 anos, 50,52% eram pardos, 42,10% solteiros e 31,57% residem com os pais. A maioria dos atendimentos ocorreu em animais do Estado da Paraíba (89,47%), sendo a maioria da cidade de Sousa (49,47%), de tutores residentes em imóveis próprios (46,31%) na zona urbana (73,68%). 60% das pessoas afirmaram não ter filhos e 45,26% afirmaram ter dois filhos. Apenas 37,89% das pessoas estavam empregadas e 22,10% eram estudantes. 26,31% das famílias eram compostas por duas pessoas, onde 52,63% tinham suas rendas divididas com membros residentes em outras casas. 67,36% responderam não ser beneficiários de programas sociais. Apenas 12,63% dos tutores haviam concluído o ensino superior. A maioria dos tutores (76,84%) afirmaram escolher o HV-ASA pelas boas recomendações, classificando a qualidade e atendimento dos funcionários como gentis (55,37%) e prestativos (44,62%) e considerado o tempo de espera pelo atendimento como bom (40%). As categorias elencadas a seguir foram consideradas em sua maioria excelentes: profissionalismo dos médicos (77,89%), respeito pelo animal atendido (81,05%), comunicação com o tutor e com o animal (70,52%), sensibilidade tanto ao animal quanto ao tutor (71,57%), e a atuação geral dos veterinários em exercício no HV-ASA (83,15%). Sobre o nível de satisfação com o ambiente hospitalar, 70,52% pessoas marcaram excelente, assim como 60% classificaram as instalações, equipamentos e segurança do hospital como excelentes. 96,84% das pessoas recomendariam os serviços do HV-ASA. Sugeriram ainda melhorias nos serviços: investimento no orçamento para medicações cirúrgicas e outros tratamentos; divulgação em redes sociais; amostras grátis de medicamentos; ambiente mais aconchegante na sala de espera; melhor acesso para ONG’s; agilidade nos atendimentos, realização de maior quantitativo de exames e cirurgia; aumento no número de profissionais; do número de atendimentos dentro e fora do ambiente institucional; construção de aplicativos para acompanhamento online; e o funcionamento à noite.</p><p>Palavras-chave: Animal. Comunidade. Extensão.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Inocêncio, Eryk, and Adelino Pereira da Silva. "Indústria de perfumaria: amostras grátis como estratégica mercadológica no comportamento do consumidor." Temática 15, no. 1 (January 19, 2019). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n1.43935.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi motivado pelo crescente consumo de perfumes entre os consumidores brasileiros, colocando este país na liderança mundial desde 2010, como enfatizou a E-commerce Brasil. A partir da análise desse cenário apresentado, a problemática desse artigo foi pensada a partir do questionamento dos fatores que influenciam o processo e a decisão de compra de perfumes a partir do uso de amostras grátis. Portanto, para entender essa situação de pesquisa, tomamos por base os aspectos que influenciam a compra, suas motivações e outros fatores situacionais de compra e consumo. Para a elaboração da coleta de dados, trabalhamos com a pesquisa quantitativa, aplicando um questionário online para uma amostra de consumidores e, a seguir, procedemos, através da análise descritiva, o exame do conjunto das respostas. Desta forma, foi possível identificarmos alguns fatores que determinam o consumo de perfumes.Palavras-chave: Perfumaria. Amostras Grátis. Comportamento do Consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vivian, Magnos Alan, Karina Soares Modes, Adriana Terumi Itako, Paola Cristine Pereira da Cruz, Évelyn Janaina Grosskopf, and Gláucia Cota Nunes. "Durabilidade natural das madeiras de Apuleia leiocarpa, Astronium lecointei e Enterolobium schomburgkii ao fungo apodrecedor Trametes versicolor." Pesquisa Florestal Brasileira 38 (December 29, 2018). http://dx.doi.org/10.4336/2018.pfb.38e201801664.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve por objetivo avaliar a durabilidade natural das madeiras de Apuleia leiocarpa (grápia), Astronium lecointei (muiracatiara) e Enterolobium schomburgkii (fava-orelha-de-negro) ao ataque do fungo causador da podridão branca Trametes versicolor (Linnaeus ex Fries) Pilat, pelo ensaio de apodrecimento acelerado. Foram utilizadas 15 amostras de cerne de cada espécie, nas dimensões 2,5 x 2,5 x 0,9 cm (radial, tangencial e axial, respectivamente). Essas permaneceram durante 16 semanas em incubadora sob ataque do fungo. Após o período de ataque, determinaram-se a perda de massa e a referida classe de durabilidade natural. E. schomburgkii apresentou a maior média de perda de massa (17,5%), seguida de A. lecointei (15,5%), sendo classificadas como resistentes a T. versicolor. A. leiocarpa apresentou maior durabilidade (10,6% de perda de massa), sendo classificada como altamente resistente. A madeira de A. leiocarpa diferiu estatisticamente das demais, indicando potencial de maior durabilidade quando disposta em condições que favoreçam a desenvolvimento deste xilófago.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Amostra grátis"

1

Brücker, Andreas Georg. "The Freemium equation : managerial considerations on pricing in the Mobile App Industry." Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/18282.

Full text
Abstract:
This dissertation provides an overview of current marketing trends in a digital environment. Special characteristics of digital goods such as the indestructability, transmutability, non-rivalry and reproducibility are assessed in order to obtain an understanding of an optimal price determination. Different pricing approaches are discussed and evaluated. Offering digital goods based on a Freemium pricing strategy can have diverse impacts on sales of a company. Previous studies have shown that free samples embrace the positive effects of quality approval, complementary purchases, attention creation and the accelerate appearance of network effects. Further, negative effects such as quality dismissal, free availability and the thread of piracy through the ease of reproducibility can occur. This dissertation assesses those effects on mobile Apps with a Freemium pricing strategy. A framework based on an equation is created and tested on reliability. The results show that promotional effects and improved brand perceptions are a major benefit for providers, while the impact of complementary purchases and digital piracy has less impact than expected. A case study of a comparative example from the mobile gaming industry will outline the theoretical framework with a practical illustration.
Essa tese apresenta uma visão geral dos tendências atuais no campo do marketing num ambiente digital. As características especiais dos bens digitais tais como indestrutibilidade, transmeabilidade, não-rivalidade e reprodutibilidade são analisadas para obter um entendimento acerca da formação de preços. Os princípios vários dos preços são discutidos e avaliados. A oferta de bens digitais com base numa estratégia de preço Freemium pode ter impactos diversos nas vendas de uma empresa. Estudos anteriores mostraram que as amostras grátis têm os impactos positivos de aprovação da qualidade, compras complementares, promoções e aparência dos efeitos das redes. Também os impactos negativos de demissões da qualidade, disponibilidades grátis e reprodução podem acontecer. Esta dissertação avalia esses efeitos em Apps móveis com uma estratégia de preço Freemium. Foi criada uma estrutura que foi testada quanto à confiabilidade. Os resultados mostram que os efeitos promocionais e a melhoria da percepção da marca representam os maiores benefícios para os fornecedores. As compras complementares e a pirataria digital tiverem menos impacto do que o esperado. Um estudo de caso dará um exemplo comparativo da indústria dos jogos móveis e esboçará uma estrutura teórica com uma ilustração prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Amostra grátis"

1

Tassara, Kennia Rodrigues, Letícia Cristina Alves De Sousa, Bruno Rogério Ferreira, Isa Lucia De Morais, and Débora De Jesus Pires. "MEDICAMENTOS VENCIDOS E/OU ARMAZENADOS NO DOMICÍLIO DE ESTUDANTES E O CORRETO DESCARTE." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1465.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso exacerbado de medicamentos e a automedicação, por meio de prescrições inadvertidas e aquisição por indicação de conhecidos, propagandas, entre outros, além de outros fatores intrínsecos como o mal armazenamento e uso inadequado, são ações culturais que perduram na sociedade brasileira. É comum nos lares brasileiros a existência da farmácia domiciliar, a qual é definida como o estoque de medicamentos em residências reservado para momentos de necessidade. Dentre os fatores que motivam a farmácia domiciliar estão a venda de medicamentos em quantidades superiores às prescrições médicas, erros de prescrição e dispensação ou mudanças sucessivas de tratamentos, além de perspectiva de uso futuro, óbito do paciente e fornecimento de amostras grátis. Outro agravante aos usos dos medicamentos é o descarte incorreto, o qual, seja por queima, aterro, ou pia e ralos, ocasiona danos ao meio-ambiente, desde a contaminação do solo e água até o aumento de resistência de microrganismos. Objetivo: Neste contexto, a presente pesquisa objetivou quantificar e qualificar por classes terapêuticas os medicamentos vencidos e/ou armazenados no domicílio de estudantes dos cursos técnicos do eixo saúde do Colégio Tecnológico Jerônimo Carlos do Prado, em Goiatuba, GO, e abordar sobre a importância da educação ambiental como ferramenta para o correto descarte desses medicamentos. Metodologia: A pesquisa foi realizada através de coleta de medicamentos em desuso obtidos da farmácia domiciliar dos estudantes por entrega voluntária e anônima. Resultados: Foram coletados 87 medicamentos, destes 84% estavam com a validade expirada, 69% eram medicamentos prescritos sem retenção de receita e 15% medicamentos de venda livre. A classe terapêutica mais comum foi o anti-inflamatório não-esteroide, seguido dos analgésicos e os antimicrobianos. Conclusão: Observou-se que a prática do armazenamento de medicamentos vencidos é alta entre os estudantes. O uso e a compra consciente de medicamentos reduziriam essa guarda desnecessária com consequente redução de custos. A aquisição racional de medicamentos deve ser um tema imprescindível a ser trabalhado no ensino, em todos os níveis, inclusive nas palestras educativas oferecidas pelas Unidades Básicas de Saúde. A população precisa de educação em saúde para apreender sobre as práticas corretas de armazenamento e descarte de medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography