Academic literature on the topic 'Análise aplicada do comportamento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Análise aplicada do comportamento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Análise aplicada do comportamento"

1

Malavazzi, Dante Marino, Fani Eta Korn Malerbi, Giovana Del Prette, Roberto Alves Banaco, and Roberta Kovac. "Análise do comportamento aplicada:." Perspectivas em Análise do Comportamento 2, no. 2 (August 24, 2017): 218–30. http://dx.doi.org/10.18761/perspectivas.v2i2.71.

Full text
Abstract:
A história da análise do comportamento revela um movimento inicial da ciência em direção à prática. A princípio, ela esteve vinculada à pesquisa básica. Aos poucos, envolveu a aplicação dos princípios comportamentais aos problemas cotidianos. Para esclarecer a interface entre ciência e prática na análise do comportamento, esta pesquisa revisou os estudos sobre análise funcional, publicados no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) entre 2004 e 2010, à luz das diretrizes sugeridas por Baer, Wolf e Risley (1968, 1987): (a) aplicada, (b) comportamental, (c) analítica, (d) tecnológica, (e) conceitual, (f) eficaz e (g) generalizável. Sessenta e quatro artigos foram examinados. As pesquisas revisadas puderam ser classificadas como analíticas e conceituais, mas frequentemente negligenciaram os critérios que as tornariam comportamentais, tecnológicas e generalizáveis. Idealizada como uma ponte entre pesquisa e assistência, a análise do comportamento aplicada tem cumprido parcialmente sua finalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Canaan-Oliveira, Silvia. "Dimensão aplicada na análise do comportamento." Psicologia: Reflexão e Crítica 16, no. 2 (2003): 349–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722003000200015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leme, Vanessa Barbosa Romera, Alessandra Turini Bolsoni-Silva, and Kester Carrara. "Uma análise comportamentalista de relatos verbais e práticas educativas parentais: alcance e limites." Paidéia (Ribeirão Preto) 19, no. 43 (August 2009): 239–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2009000200012.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute a relevância de algumas estratégias metodológicas da Análise Aplicada do Comportamento para examinar práticas educativas parentais. Um instrumento e um conceito relacionados à coleta e análise de dados são discutidos sob a ótica teórica e aplicada: relatos verbais e análise funcional comportamental descritiva. Conclui-se que, consideradas as limitações dos relatos, as informações obtidas com essa estratégia e com a análise funcional comportamental descritiva permitem inferir algumas hipóteses sobre os comportamentos de pais e de filhos que podem ser utilizadas em ações que procuram investigar e intervir sobre os comportamentos problema e as habilidades sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Beltramello, Otávio, and Nádia Kienen. "Acompanhamento Terapêutico e Análise do Comportamento: Avanços e problemáticas nas definições deste fazer." Perspectivas em Análise do Comportamento 8, no. 1 (August 30, 2017): 61–78. http://dx.doi.org/10.18761/pac.2016.034.

Full text
Abstract:
Embora o fazer Acompanhamento Terapêutico tenha sua importância reconhecida na Psicologia e na Análise do Comportamento, não há consenso quanto às classes de comportamentos constituintes desse fazer e que têm sido utilizadas para defini-lo. Esta reflexão teórica objetivou caracterizar de forma crítica contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a definição do Acompanhamento Terapêutico, além de propor que a Análise do Comportamento e a Programação de Ensino possuem recursos teórico-conceituais e tecnológicos para contribuir com essa definição. A partir da análise da literatura, verificou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido definido por meio do uso de metáforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico, apesar de contribuições da Modificação de Comportamento, da Terapia Comportamental e da Análise Aplicada do Comportamento. Defende-se que a Análise do Comportamento e a Programação de Ensino possuem recursos para contribuir com uma definição mais precisa do fazer Acompanhamento Terapêutico na Psicologia, por meio da caracterização e sistematização das classes de comportamentos definidoras desse fazer a partir de seus diferentes graus de abrangência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreira, Gustavo D., Jonas Gamba, Felipe A. Moura, and Silvia R. De Souza. "Análise do Comportamento Aplicada à Análise de Jogo no Futebol." Perspectivas em Análise do Comportamento 11, no. 2 (December 15, 2020): 192–205. http://dx.doi.org/10.18761/pac.2020.v11.n2.06.

Full text
Abstract:
Investigaram-se os procedimentos empregados por um treinador de futebol para o ensino das jogadas ensaiadas de escanteio ofensivo e os resultados obtidos com tais jogadas em treinos, amistosos e jogos competitivos. Participaram um treinador e 71 jogadores de futebol profissional. As jogadas ensaiadas foram categorizadas como A, B, C, D ou improvisada, dependendo da posição dos jogadores em campo de acordo com o modelo fornecido pelo treinador. As verbalizações do treinador nos treinos foram gravadas. Verificou-se que os escanteios foram trabalhados em jogo coletivo e que quanto mais próximo do período competitivo, maior a porcentagem de treinos com escanteio. O ensino das jogadas se deu predominantemente por meio de instruções técnicas parciais. Houve aumento do número de jogadas improvisadas com a proximidade da competição e indícios da manutenção do padrão de realização das jogadas ensaiadas em treinos, amistosos e jogos. Para a equipe titular e reserva, a jogada improvisada e a jogada A apresentaram melhores índices em finalizações no gol e gols, respectivamente. Os resultados foram discutidos apontando-se parâmetros para orientar possíveis intervenções utilizadas por treinadores no ensino de jogadas ensaiadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Matos, Maria Amélia. "Análise funcional do comportamento." Estudos de Psicologia (Campinas) 16, no. 3 (December 1999): 8–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x1999000300002.

Full text
Abstract:
A principal preocupação do analista comportamental é com o uso de unidades funcionais enquanto realizando uma análise do comportamento. As influências que levaram a essa postura são analisadas: um modelo de ciência das ciências naturais, um modelo evolucionista, um modelo empirista, e o modelo funciona lista causal de Mach. Coerentemente, sua análise do comportamento é basicamente uma análise do valor adaptativo desse comportamento em relação a seu meio ambiente. As implicações dessa opção para uma concepção de causalidade do comportamento são analisadas, especialmente tendo em vista as metáforas das relações constantes e das seqüências encadeadas. As limitações lingüísticas existentes são igualmente consideradas. Os passos básicos para uma análise funcional são descritos e então desmembrados em passos menores. Exemplos e estratégias da realização da análise funcional são apresentados, assim como referências para trabalhos de análise básica e aplicada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bueno, Gina Nolêto, Maíra Ribeiro Magri, and Guliver Rebouças Nogueira. "Análise Funcional: tecnologia para o controle de comportamentos alimentares problema." Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas 24 (October 20, 2014): 49. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v24i0.3564.

Full text
Abstract:
Resumo: este estudo apresenta três modelos de intervenções analítico-comportamentais sobre o comportamento alimentar problema (comportamento bulímico, comer compulsivo na obesidade e comportamento de anorexia nervosa). Essas pesquisas pautaram-se na tecnologia comportamental, cujo foco principal foi a análise funcional. Os resultados apontam conquistas relevantes à identificação e ao controle das variáveis causadoras e mantenedoras dessas classes de respostas. Palavras-chave: Transtornos Alimentares. Análise Funcional. Análise do Comportamento Aplicada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oda, Fernanda Suemi. "Análise do comportamento e autismo: Marcos históricos descritos em publicações norteamericanas influentes." Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva 20, no. 3 (December 19, 2018): 86–98. http://dx.doi.org/10.31505/rbtcc.v20i3.1218.

Full text
Abstract:
A análise do comportamento aplicada (ABA) ao autismo constitui-se como um domínio influente nos EUA, cuja eficácia dos procedimentos provenientes desse campo é amplamente reconhecida. O entendimento das contingências que operam nesse ambiente profissional e o conhecimento das práticas que vêm produzindo sucesso como consequência podem trazer benefícios para outros ambientes, incluindo a comunidade científica brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar uma breve narrativa de marcos históricos e práticas descritos em leituras influentes no contexto acadêmico norte-americano, com ênfase na formação profissional e práticas aplicadas ao TEA. Questões relacionadas à evolução da área no Brasil são discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leonardi, Jan Luiz, and Denize Rosana Rubano. "Fundamentos Empíricos da Análise do Comportamento Aplicada para o Tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)." Perspectivas em Análise do Comportamento 3, no. 1 (August 24, 2017): 1–19. http://dx.doi.org/10.18761/perspectivas.v3i1.73.

Full text
Abstract:
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo o transtorno psiquiátrico mais comum na infância. Embora o tratamento de primeira escolha da maioria dos casos de TDAH seja o uso de drogas estimulantes, a análise do comportamento aplicada tem sido utilizada com muito sucesso como ferramenta de intervenção sobre comportamentos tipicamente envolvidos nesse diagnóstico. O presente artigo revisa 40 anos de publicação do Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) sobre o tratamento comportamental do TDAH. Foram consultados todos os números do periódico publicados entre 1968 e 2008. Os resultados possibilitam identificar diversas variáveis e seus respectivos valores e dimensões a que é necessário atentar para a realização da análise funcional que deve preceder a aplicação de procedimentos de intervenção. Além disso, os resultados evidenciam que, em sua maioria, os procedimentos que dispensam o tratamento farmacológico e se voltam para a instalação e/ou manutenção de comportamentos relevantes obtiveram mudanças mais significativas, intensas e estáveis nos quadros apresentados pelos participantes dos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miguel, Caio F. "O conceito de operação estabelecedora na análise do comportamento." Psicologia: Teoria e Pesquisa 16, no. 3 (December 2000): 259–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722000000300009.

Full text
Abstract:
Em termos gerais, operações estabelecedoras podem ser definidas como eventos ambientais que alteram a efetividade reforçadora de um estímulo, assim como evocam todo comportamento que, no passado, foi seguido por tal estímulo. O conceito parece descrever, em termos comportamentais, o que é usualmente chamado de motivação. O presente artigo pretende apresentar de uma forma didática o desenvolvimento teórico do conceito e seu status na Análise Experimental e Aplicada do Comportamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Análise aplicada do comportamento"

1

Moreira, Gustavo Damasceno. "Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebol." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento, 2016. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000209720.

Full text
Abstract:
A Análise do Comportamento aplicada ao esporte pode oferecer uma gama relativamente diversificada de recursos com vistas a aperfeiçoar o desempenho esportivo e contribuir para o aperfeiçoamento do recurso de análise de jogo. O presente trabalho, estruturado em dois artigos, apresenta uma análise de jogo, o pênalti, sob a ótica do goleiro e do cobrador da penalidade, com base nos princípios da Análise do Comportamento (Artigo 1) e apresenta dados sobre os procedimentos empregados por um treinador de futebol para o ensino das jogadas ensaiadas de escanteio ofensivo, sobre como as jogadas ensaiadas foram executadas pelos atletas durante treinos e jogos competitivos, comparando se estavam de acordo com o modelo fornecido pelo treinador e sobre os resultados obtidos nos escanteios (Artigo 2). No Artigo 1 foram apresentados alguns princípios básicos da Análise do Comportamento e discutidas as contribuições da análise funcional do comportamento aos profissionais que analisam jogos, como treinadores e psicólogos do esporte, no que diz respeito à análise e interpretação dos comportamentos de acordo com suas respectivas relações de controle, com a finalidade de contribuir para o planejamento de intervenções mais eficazes para aperfeiçoar o desempenho dos jogadores e das equipes. Quanto ao Artigo 2 participaram um treinador e 71 jogadores de futebol profissional. As jogadas ensaiadas foram descritas em modelos gráficos e comparadas com a sua execução durante os treinamentos e jogos. Os treinos e jogos foram filmados e as verbalizações do treinador, durante os treinos, gravadas. Quanto aos resultados, destaca-se que: (a) os escanteios foram trabalhados apenas em situação de jogo coletivo; (b) quanto mais próximo do período competitivo maior a porcentagem de treinos conduzidos pelo treinador, maior a quantidade de treinos com escanteio e mais tempo do treino foi dedicado às situações de escanteio; (c) os titulares executaram mais jogadas que os reservas e obtiveram maior aproveitamento do escanteio em finalização. Quanto ao ensino das jogadas, ele se deu predominantemente por meio de instruções técnicas parciais. Não houve descrição de um sinal antes da cobrança e, em todas as sessões, dentre as Jogadas A, B, C e D, a Jogada A foi a mais treinada. Houve aumento do número de jogadas Improvisadas à medida que a competição se aproximava e indícios da manutenção do padrão de realização das jogadas ensaiadas em treino, nos amistosos e jogos. Para a equipe titular, a Jogada Improvisada teve melhores índices em finalizações no gol e gols. Para a equipe reserva a Jogada A obteve os melhores índices. O desempenho nos amistosos foi superior ao dos treinos e jogos. Os dados obtidos corroboram os de outras pesquisas e apontam a necessidade de intervenções que contribuam tanto para marcar gols nesses lances, quanto para não sofrê-los.
The Behavior Analysis applied to the sport can offer a relatively diverse range of resources in order to enhance sports performance and contribute to the improvement of the match analysis. This work, divided into two articles, presents an analysis of a game situation, the penalty, from the perspective of the goalkeeper and the penalty taker, based on the principles of behavior analysis (Article 1) and presents data on the procedures employed by a football coach for the teaching of set pieces in offensive corner, how these set pieces were performed by athletes during training and competitive play; comparing whether they agreed with the model provided by the coach and the results obtained in the corners (Article 2). In Article 1 were presented the some basic principles of behavior analysis and discussed the contributions of functional behavior analysis to professionals who analyze games such as coaches and sports psychologists, with regard to the analysis and interpretation of behavior in accordance with their respective relations control, in order to contribute to the planning of more effective interventions to improve the performance of players and teams. In the Article 2 participated a coach and 71 players in professional football. The set pieces were described in graphic models and compared with their implementation during training and games. Practices and games were filmed and coach verbalization during training, recorded. As for the results, it is emphasized that: (a) the corners were trained only in collective game situation; (b) as closer the most competitive period, were greater the percentage of training conducted by the coach, were greater the amount of training with corner and more training time was devoted to the corner situations; (c) the starting lineup players performed more set pieces that the reserves and obtained better results in corners. For the set pieces teaching, he was given predominantly through partial technical instructions. There was no description of a signal prior to corner taking, and all sessions, among A, B, C and D, the set piece A was the most trained. There was an increase of Improvised set pieces number as the competition approached and evidence of maintenance in friendly matches and games of the set pieces standard in training. For the starting lineup, the set piece Improvised had better indices finishing in goal and goals. For the reserve team, the set piece A had the best results. The performance in the friendlies was superior to the practices and games. The obtained data corroborate those of other studies and highlight the need for interventions that contribute as much to score goals in these bids as not to suffer them.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Keila Paula Leal. "ANÁLISE APLICADA E O COMPORTAMENTO DIAGNOSTICADO COMO ESQUIZOFRÊNICO." Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2005. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1858.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-07-27T14:20:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Keila Paula Leal Silva.pdf: 404604 bytes, checksum: 5fd635baaeae05f23e64ebddd3021c7b (MD5) Previous issue date: 2005-02-12
The following work had the intention to intervene in problematic-behaviors of a person diagnosticated with squizophrenia who lives in a philanthropic psychiatric institution partners with SUS. To carry out the intervention principles from the Behavior Analyses Applied were used. The participant of this work was a female person, 38 years old, orphan, single, illiterate, with history of being admitted many times since her adolescence and admitted in this institution for ten years. Initially the collections of information were through direct observations and interviews with the nursery staff. Such information provided data which turned possible the construction of observation formularies to compare information about events which influenced the acquisition and maintenance of problematic-behaviors. Behavior classes were selected to suffer intervention such as, to grab or to nail people s arms, to sweep the patio or do activities required by the institution. Another behavior from this class came up as an extension, during the works in intervention I stage. Also two classes of verbal behaviors: reduction of commends give pamonha and increase the speech about herself. To demonstrate the experimental control of procedures the Reversion Delineation type ABAB was applied followed by Follow up to each behavior selected. During the sections of Base line I and II stages the reinforcements weren t there. On sections from Interventions I and II stages the behaviors were reinforced with potentials reinforcements or submitted to extinction. The sections lasted for forty five minutes. The results obtained suggest an effectiveness of the procedures used during the intervention I, II stages and after a month, in Follow up. The results show that the operating techniques constitute a concrete possibility of the work, comprehension and modification of the people s behaviors diagnosticated as squizophrenics. The data were discussed in terms of results obtained and the methodology applied to obtain such results.
O presente estudo teve por objetivo intervir nos comportamentos problemas de uma pessoa diagnosticada como esquizofrênica que residia em uma instituição psiquiátrica filantrópica e conveniada com Sistema Único de Saúde. Para realizar a intervenção foram utilizados os princípios da Análise Aplicada do Comportamento. Participou do estudo uma pessoa do sexo feminino, 38 anos, órfã, solteira, analfabeta, com histórico de varias internações desde a adolescência e internada na instituição há dez anos. A coleta de dados constituiuse inicialmente de observações diretas e entrevistas com a equipe de enfermagem. Tais informações forneceram dados que possibilitaram a construção dos formulários de observações cuja finalidade era comparar informações sobre eventos que influenciavam a aquisição e manutenção dos comportamentos problemas. Foram selecionadas classes comportamentais para sofrerem intervenção como, agarrar ou unhar os braços das pessoas, varrer o pátio ou executar atividades requeridas na instituição. Um outro comportamento dessa classe surgiu como extensão, no decorrer dos trabalhos na fase de intervenção I. Também duas classes de comportamentos verbais: redução dos mandos dá pamonha e aumentar as falas sobre si. Para demonstrar o controle experimental dos procedimentos foi aplicado o Delineamento de Reversão no formato ABAB seguido de Follow up para cada comportamento selecionado. Durante as sessões das fases de Linha de Base I e II os reforçadores não estavam presentes. Nas sessões das fases de Intervenções I e II os comportamentos foram reforçados com os potenciais reforçadores ou submetidos à extinção. As sessões tiveram duração de quarenta e cindo minutos. Os resultados obtidos sugerem a efetividade dos procedimentos utilizados durante as fases de Intervenção I, II e após um mês, no Follow up. Os resultados demonstraram que as técnicas operantes constituem uma possibilidade concreta de estudo, compreensão e modificação do comportamento de pessoas diagnosticadas como esquizofrênicas. Os dados foram discutidos em termos dos resultados obtidos e da metodologia empregada na obtenção dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Iran Johnathan Silva. "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À SÍNDROME DE DOWN." Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2010. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2047.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-07-27T14:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Iran Johnathan Silva Oliveira.pdf: 641019 bytes, checksum: f0c238b6f7a61a50dd12abd6ae082e5a (MD5) Previous issue date: 2010-05-18
This study aimed to investigate the problem behaviors of an individual diagnosed with Down syndrome in a specialized treatment unit, located within the state of Tocantins. The participant was an adult male, with 39 years of age. To intervene in the class of problem behaviors were employed strategies of Behavior Analysis. To demonstrate the experimental control procedures were used to design Reversal-Replication ABAB format, followed by follow-up. The problem behaviors of the participant selected to undergo intervention were: (a) Model with mass geometric figures, (b) Reduce the frequency of the talks "tomorrow", (c) Correct Pronunciation, (d) Interact with peers in the classroom and (e) Install a new activity: free drawing. The experiment was started with data collection to form the baseline phase I. The following sessions were held in the intervention phase I. Soon after the speech I returned to the baseline II, and then another intervention phase II. After 30 days without contact with the participant was performed follow-up. Phases of baseline there was the presence of reinforcement. In the sessions of the interventions I and II we used a treatment program with positive reinforcement procedures, modeling, modeling, fading and extinction. The results were discussed in terms of methodology, the effects achieved and the comparison of data with theory. Once the research phase, it can be stated that the treatment program was responsible for the changes made in the problem behaviors of the participant of this research.
O presente estudo teve como objetivo investigar os comportamentos-problema de um indivíduo diagnosticado com a síndrome de Down em uma unidade de tratamento especializada, localizada no interior do estado do Tocantins. O participante foi uma pessoa adulta, do sexo masculino, com 39 anos de idade. Para intervenção nas classes de comportamentos-problema foram utilizadas estratégias da Análise do Comportamento. Para demonstrar o controle experimental dos procedimentos foi utilizado o delineamento de Reversão-Replicação no formato ABAB, seguido de followup. Os comportamentos-problema do participante selecionado para sofrer intervenção foram: (a) Modelar com massa figuras geométricas; (b) Diminuir a frequência da fala amanhã ; (c) Pronúncia Correta; (d) Interagir com os colegas na sala de aula; e (e) Instalar uma nova atividade: desenho livre. O delineamento foi iniciado com a coleta de dados para compor a fase de linha de base I. A seguir, foram realizadas as sessões na fase de intervenção I. Logo após a intervenção I, retornou-se à linha de base II e em seguida, outra fase de intervenção II. Depois de 30 dias sem contato com o participante foi realizado o follow-up. Nas fases de linha de base não havia a presença de reforço. Nas sessões das intervenções I e II foi utilizado um programa de tratamento com procedimentos de reforçamento positivo, modelagem, modelação, esvanecimento e extinção. Os resultados foram discutidos em termos da metodologia aplicada, dos efeitos alcançados e da comparação dos dados com a teoria. Concluída a fase de pesquisa, pode-se afirmar que o programa de tratamento foi o responsável pelas mudanças apresentadas nos comportamentos-problema do participante da presente investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Morais, Amanda Oliveira de. "Comportamentos antiesportivos e de fair play : análise do comportamento aplicada à ética esportiva." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento, 2014. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199462.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de comportamentos morais na prática esportiva é um dos assuntos em alta na sociedade contemporânea e há uma necessidade urgente e desafiadora de investigações nessa área. Investigações têm sido feitas relacionadas principalmente ao fair play (jogo limpo). Alguns aspectos deste tema que merecem ser mais bem discutidos: o que seria o fair play sob a ótica do Behaviorismo Radical e dados empíricos sobre a ocorrência de comportamentos classificados como esportivos ou antiesportivos. Para estes fins foram realizados dois estudos apresentados em dois artigos. O objetivo do Artigo 1 foi analisar a ética esportiva sob a ótica do Behaviorismo Radical. Para isso, inicialmente apresentou-se o contexto esportivo e a ética esportiva para em seguida introduzir a descrição skinneriana de como fazemos julgamentos de valor e, por fim, aplicar essa análise ao contexto esportivo. O Artigo 1 permitiu descrever variáveis envolvidas nos comportamentos valorativos, e concluir que os comportamentos são valorados dependendo das consequências que produzem. O Artigo 2 teve como objetivo avaliar os comportamentos de treinadores e atletas de futsal das categorias Sub 9 e Sub 15, durante jogos, em relação aos comportamentos antiesportivos e de fair play e comparar os dados obtidos com a avaliação do comportamento dos treinadores e jogadores feita pelos árbitros das partidas. Participaram 6 treinadores, aproximadamente 60 atletas de 6 equipes das categorias Sub 15 e Sub 9 da modalidade futsal. Os dados foram coletados em 12 jogos da fase final de um campeonato da cidade de Londrina, sendo seis jogos de cada categoria. Verificou-se uma maior ocorrência de comportamentos de fair play entre os atletas da Sub 15 que os da Sub 9, a frequência de comportamentos antiesportivos foi baixa em ambas as categorias, sendo que na Sub 9 a gravidade desses comportamentos era menor. De modo geral, os treinadores de ambas as categorias eram indiferentes aos comportamentos antiesportivos e de fair play de seus atletas, sendo os comportamentos antiesportivos instrumentais dos atletas os mais frequentes em ambas as categorias. Observou-se, ainda, que os treinadores da Sub 15 se comportaram mais antiesportivamente que os treinadores da Sub 9. O Artigo 2 possibilitou realizar uma descrição exploratória de como os treinadores se comportam em relação aos comportamentos antiesportivos e de fair play e apresentar estratégias metodológicas que podem ser utilizadas na avaliação desse fenômeno.
The development of moral behaviors in sports is an evident subject today and there is an urgent and challenging need of investigations in such area. Investigations related mainly with fair play have been made. However, there are still some aspects of this subject that deserve to be further discussed. Such as: What would be the fair play in the perspective of Radical Behaviorism; Analysis an empirical data about the occurrence of behaviors classified as sporting or anti-sporting. For these objectives, two studies presented in two articles have been made. The goal of Article 1 was to analyze the sports ethics in the perspective of Radical Behaviorism. For this, initially the sports context and the sports ethics were introduced to afterwards introduce skinner?s description of how we do value judgments and, lastly, apply this analysis to the sports context. The Article 1 allowed describing variables involved in the behaviors regarding evaluative behaviors and concluding that behaviors are evaluated depending on the consequences they produce. Article 2 had as goal to evaluate the behaviors of coaches and athletes of indoor soccer in the Sub 9 and Sub 15 categories during the games, regarding the anti-sporting and fair play behaviors. 6 coaches, approximately 60 athletes of 6 teams of the Sub 15 and Sub 9 categories of indoor soccer were a part of it. The data was collected in 12 games of the last phase of a championship in the city of Londrina, being six games of each category. A greater occurrence of fair play behaviors was noted in the athletes of Sub 15 when compared to the ones from Sub 9, the rate of anti-sporting behaviors was low in both categories, being that in Sub 9 the intensity of these behaviors was smaller. In general, the coaches of both categories were indifferent to the anti-sporting and fair play behaviors of their athletes, being the instrumental anti-sporting behaviors the most frequent in both categories. It was also noted that the coaches of Sub 15 behaved in a more anti-sporting manner than coaches of the Sub 9. The Article 2 allowed to make an exploratory description of how the coaches behave regarding the anti-sporting and fair play behaviors and introduce methodological strategies which can be used in the evaluation of this phenomena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hernández, Liudy Garcia. "Análise proteômica aplicada à ontogenia, comportamento e aprendizagem em abelhas." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4574.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, 2009.
Submitted by Larissa Ferreira dos Angelos (ferreirangelos@gmail.com) on 2010-03-31T16:06:23Z No. of bitstreams: 1 2009_LiudyGarciaHernandez.pdf: 2782788 bytes, checksum: a3b8e9e786e30fd2a56505419bfa34d2 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-05-12T14:29:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_LiudyGarciaHernandez.pdf: 2782788 bytes, checksum: a3b8e9e786e30fd2a56505419bfa34d2 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-05-12T14:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_LiudyGarciaHernandez.pdf: 2782788 bytes, checksum: a3b8e9e786e30fd2a56505419bfa34d2 (MD5) Previous issue date: 2009-02
A abelha da espécie Apis mellifera é um inseto social que apresenta comportamentos complexos e integrados. As mudanças no comportamento ocorrem a partir da diferenciação ontogenética e comportamental de nutridora para campeira. Neste trabalho, proteomas do cérebro das abelhas nutridora e campeira foram comparados através de eletroforese bidimensional em gel dentro da faixa de pH de 4-7 e análise por MudPIT, a fim de encontrar proteínas relacionadas ao desenvolvimento ontogenético e comportamental. Vinte proteínas diferencialmente expressas foram detectadas por análise computacional das imagens dos géis e identificadas por PMF utilizando espectrometria de massas MALDI-TOF. O cérebro de nutridora apresentou alta expressão das proteínas principais da geléia real (MRJP1, MRJP2 e MRJP7), que estão relacionadas com a determinação de castas e funções sociais durante a diferenciação das larvas. Análise por imunocitoquímica e microscopia eletrônica revelaram MRJP1 no citoplasma de células cerebrais, aparentemente ao longo de filamentos do citoesqueleto, nos lobo antenal, lobo óptico e corpos cogumelares. MRJP1 também foi encontrada em espaços intercelulares entre células dos corpos cogumelares, indicando que é uma proteína secretada. Outras proteínas implicadas na síntese protéica e funções putativas no sistema olfativo também foram mais expressas em cérebro de nutridora. Em campeiras experientes foram mais expressas proteínas envolvidas no metabolismo energético, transportes de ferro e metabolismo de neurotransmissores. Expandindo-se a análise proteômica pela estratégia de MudPIT, o primeiro mapeamento em grande escala do proteoma cerebral da abelha operária da espécie A. mellifera foi alcançado. Identificou-se um total de 2.742 proteínas a partir de amostra de cérebros de abelha operárias, nutridora e campeira, sendo que 17% das proteínas totais foram encontradas como diferencialmente expressas por amostragem estatística de contagem espectral e teste-G. A nutridora apresentou expressão aumentada no cérebro de proteínas envolvidas na tradução, estrutura ribossomal e biogênese (14,5%), consideravelmente maior que a operaria campeira (1,8%). Em campeiras as proteínas envolvidas na produção e conversão de energia foram muito abundantes, mostrando ampla diferença neste conjunto de proteínas (17%) em relação à operaria nutridora (0,6%). Ambas as metodologias foram coincidentes nos resultados de categorização e expressão diferencial de nove proteínas. Em experimentos relacionados à aprendizagem operante, foram comparados mapas proteômicos e fosfoproteômicos por 2-DE de extratos cerebrais da abelha mandaçaia (Melípona quadrifasciata), identificando-se uma isoforma da proteína arginina quinase como mais expressa no cérebro das abelhas treinadas por condicionamento operante. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The honey bee (Apis mellifera) is a social insect that shows complex and integrated behaviors. For instance, A. mellifera behavior changes upon the ontogenetic differentiation from nurse to forager worker subcastes. In this work, brain proteomes of nurses and foragers were compared by two-dimensional gel electrophoresis (2DE) within pH range of 47 and MudPIT analysis in order to find proteins related to such a ontogenetic and behavioral development. Twenty differentially expressed proteins were detected by gel image computational analysis, and identified by peptide mass fingerprinting using MALDI-TOF mass spectrometry. Nurse brain showed increased expression of major royal jelly proteins (MRJP1, MRJP2 and MRJP7), which are related to determination of castes during the honey bee larvae differentiation. Immunocytochemistry and electron microscopy showed that MRJP1 was localized in the cytoplasm of brain cells, seemingly along filaments of the cytoskeleton, in the antennal lobe, optical lobe and mushroom body. MRJP1 was also found in intercellular spaces between cells in mushrooms bodies, indicating that it is a secreted protein. Other proteins implicated in protein synthesis and putative functions in the olfactory system were also up-regulated in the nurse brain. Experienced foragers overexpressed proteins possibly involved in energy production, iron binding, metabolic signalling and neurotransmitter metabolism. As an expansion of the proteomics analysis, large-scale mapping of worker honey bee brain proteome was achieved by MudPIT analysis. An excess of 2742 proteins were identified from forager and nurse honey bee brain samples, with 17% of total proteins found to be differentially expressed by spectral count sampling statistics and G-test. Nurse brain showed increased expression of proteins implicated in translation, ribosomal structure and biogenesis (14.5 %), in comparison with forager (1.8%). Experienced foragers overexpressed proteins involved in energy production and conversion, showing extensive difference in this set of proteins (17 %) in relation to nurse subcaste (0.6%). Both methodologies (MudPIT and 2DE) provided coincident results of categorization and differential expression of nine proteins. Regarding operant learning experiments, proteomic and phosphoproteomic 2- DE maps of brain extracts from mandaçaia bee (Melipona quadrifasciata) were compared. A single isoform of arginine kinase was identified as over expressed in the brain of bees trained by operant conditioning.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Novato, Tayssa Andrade Batista. "Análise do Comportamento Aplicada em um Caso de Disfunção Sexual Feminina." Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1906.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-07-27T14:20:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tayssa Andrade Batista Novato Machado.pdf: 1002749 bytes, checksum: fcfda75cce20c8e392a6858cdf2c5c06 (MD5) Previous issue date: 2015-08-31
The present study aimed at modifying difficult (awkward) actions related to sexual behavior, such as comments related to dissatisfaction with the partner and the use of artificial lubricants, through general and specific behavioral interventions. With respect to general behavioral interventions we applied several techniques, like instruct through information, provide feedback, prioritize tasks, and provide models and instructions as positive reinforcement, while with specific behaviors we included teaching discriminative training of bodily responses before and during sexual intercourse. In addition, as a case study, it aimed to evaluate the antecedents and consequences of sexual dysfunction reported by a participant female of 26 years with a stable partner. The functional evaluation included procedures through an interview and a questionnaire. Further, we also used behavioral logging activity (self-monitoring). To demonstrate that interventions (independent variable) had effect on the dependent variable we used the design of alternating-type treatments (ABC) succeed by follow-up. The results showed decrease in behaviors-problem and increase of skilled actions related to sexual behavior, such as reports of satisfaction with the partner and vaginal lubrication response.
O presente estudo objetivou a modificação de ações inábeis relacionadas ao comportamento sexual, bem como dos relatos de insatisfação com o parceiro e do uso de lubrificantes artificiais, por meio de intervenções comportamentais gerais (instruir por meio de informações, fornecer feedbacks, hierarquizar tarefas, fornecer modelos e instruções e instruir o uso do reforçamento positivo) e específicas (ensinar o treino discriminativo das respostas corporais antes do coito e ensinar o treino discriminativo das respostas corporais durante o coito). Ainda objetivou avaliar os antecedentes e consequentes da disfunção sexual relatada por uma participante do sexo feminino, de 26 anos e com parceiro fixo. A avaliação funcional incluiu procedimentos indiretos por meio de uma entrevista e de um questionário. Também utilizou-se de uma atividade de registro comportamental (auto-observação). Para demonstração de que as intervenções (variável independente) é que produziram efeito sobre a variável dependente, foi empregado o delineamento de tratamentos alternados do tipo (ABC) seguido por follow-up. Os resultados demonstraram diminuição dos comportamentosproblema e aumento de ações hábeis relacionadas ao comportamento sexual, de relatos de satisfação com o parceiro e da resposta de lubrificação vaginal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cruz, Luiz Felipe Monteiro da. "Análise do Comportamento aplicada à promoção da saúde: uma revisão de escopo." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16762.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T13:17:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Felipe Monteiro da Cruz.pdf: 1120633 bytes, checksum: d3555ee9c2eb1c9cd6a982a89aefd3bf (MD5) Previous issue date: 2015-12-16
Behavior Analysis, as a descriptive and experimental science, capable to indicate the causes of complex behaviors, offers a mean to study and modify many social issues. However, the field of public health, and more specificaly the field of health promotion, has been seldom studied by behavior analysts. As a scoping review, the presente study researched the data produced by studies in the application of Behavior Analysis to health promotion, with the purpose of identifying the types of intervention that are being applied, as well as possible methodological and conceptual gaps in researches. Studies were coleted from five databases: Lilacs, PubMed, ERIC, Scopus e PsycINFO. Studies were analyzed for bibliometrics, type of research, target behaviors and population, research designs and also in relation to criteria for the evaluation of health promotion initiatives, proposed by the WHO (social participation, empowerment, equity, sustainability, multi-strategic actions and a holistic conception of health). Publications should match inclusion criteria to be considered a Behavior Analysis study. A total of 89 studies were analyzed. Data collection indicated that the majority of the studies were conducted in the United States (89,8%). Most represented types of research were predictores/determinants studies (34,8%), interventions (25,8%) and discussion papers (25,8%). Among the studies that planned some form of intervention, the majority (77%) reache no more than three, of the six WHO criteria of evaluations. Based in these data, we argue for a higher approach by behavior analysts to modern discussions in health promotion
A Análise do Comportamento, enquanto ciência descritiva e experimental, capaz de apontar as causas dos comportamentos mais complexos, oferece meios de estudar e modificar uma grande gama de problemas sociais. Entretanto, uma área de atuação pouco estudada por analistas do comportamento é a saúde pública, mais especificamente a promoção da saúde. Como uma revisão de escopo, a atual pesquisa buscou levantar dados produzidos por estudos em Análise do Comportamento aplicada à promoção da saúde, com o objetivo de identificar tipos de intervenção sendo utilizados, possíveis lacunas metodológicas ou conceituais e a extensão desses estudos. Estudos foram coletados em cinco bases de dados: Lilacs, PubMed, ERIC, Scopus e PsycINFO. Estudos foram analisados a partir de dados bibliométricos, dados relacionados ao tipo de estudo conduzido, classes de comportamentos alvos, população alvo, delineamentos de pesquisa e também em relação a critérios para avaliação de intervenções de promoção da saúde propostos pela OMS (participação social, empoderamento, equidade, sustentabilidade, ações multi-estratégicas e concepção holística de saúde). Publicações deveriam preencher critérios de inclusão para serem consideradas pesquisas em Análise do Comportamento. Um total de 89 pesquisas foram analisadas. A coleta de dados indicou que a maioria dos estudos foi realizada nos Estados Unidos (89,8%). Tipos de pesquisa com maior representação foram estudos de preditores/determinantes (34,8%), intervenções (25,8%) e artigos de discussão (25,8%). Entre estudos que planejaram algum tipo de intervenção, a maioria (77%) atingiu até três, dos seis critérios de avaliação da OMS. Com base nesses dados, discute-se por uma aproximação maior de analistas do comportamento a discussões atuais na área da promoção da saúde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mendes, Ana Lúcia Mesquita. "Fito-ETAR uma tecnologia aplicada ao tratamento de águas residuais: análise do comportamento hidráulico." Master's thesis, ISA, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/3352.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia do Ambiente - Instituto Superior de Agronomia
It became increasingly necessary to promote the use of low-cost technologies (in the construction and maintenance) on the implementation of sanitation in small agglomerations, yet never failing to ensure appropriate treatment efficiencies. The construction of constructed wetlands, in these rural areas allows the reproducing of mechanisms of degradation of pollutants that occur in natural wetlands, in a system for waste water purification. The process consists of passing the wastewater through a medium (usually after being pre-sedimented), where, roots of macrophytes and microbial communities that degrade organic matter in wastewater assimilating the nutrients existing in it, grow. The study of the hydraulic behavior of these alternative systems of sanitation was based on the analysis of constructed wetland of Barroca D'Alva in Alcochete with a subsurface horizontal flow. The performance evaluation and effectiveness of the tracer (potassium bromide) introduced, the measurement of water level inside the bed and the analysis of the hydrographs of the flow, allowed a study of the hydraulic behavior and also the development of a simplified one-dimensional model applied to the transport that occurs within the bed, which allows to model the detention times of a non reactive solute.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Roberto Antonio da. "WEquiv : ambiente na web para apoiar o ensino de leitura baseado na análise do comportamento aplicada." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2015.

Find full text
Abstract:
Orientador: Prof. Dr. Edson Pinheiro Pimentel
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação, 2015.
Na análise do comportamento, dois paradigmas têm sido úteis para a elaboração de programas de ensino de leitura e escrita: o de equivalência de estímulos que busca identificar relações entre estímulos no ensino da leitura e o de unidades menores do que a palavra, que utiliza o conceito de Skinner de controle por unidades mínimas. Neste contexto, alguns sistemas computacionais têm sido desenvolvidos para apoiar o uso desses paradigmas realizando a coleta, armazenamento e apresentação dos dados de forma automatizada. No entanto, estes sistemas têm sido utilizados de forma fixa, presa a um desktop e também por seu funcionamento em máquinas específicas. Nos dias atuais estamos vivenciando um momento histórico marcado pela transição do paradigma computacional dos computadores pessoais (era PC) para o da computação ubíqua (era UC). Neste sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar o ambiente computacional WEquiv, desenvolvido para acesso através da Internet com a finalidade de apoiar a pesquisa no ensino da leitura por meio dos processos da pesquisa em equivalência e controle por unidades mínimas. Espera-se que a ferramenta possa ajudar na disseminação e uso tanto no âmbito das pesquisas como nas escolas.
In behavior analysis, two paradigms have been useful for the preparation of teaching reading and writing programs: the stimulus equivalence which seeks to identify relationships between stimuli in the teaching of reading and the smaller units than the word, which uses Skinner concept of control by minimal units. In this context, some computer systems have been developed to support the use of these paradigms performing the collection, storage and presentation of data in an automated fashion. However, these systems have been used in fixed form, attached to a desktop and also it¿s functioning in specific machines. Nowadays we are experiencing an historic moment marked by the transition from the computational paradigm of personal computers (PC age) to the ubiquitous computing (UC age). Thus, this work aims to present the WEquiv computing environment designed for access through the Internet in order to support research on teaching reading through the search engines on equivalence and control by minimal units. It is expected that the tool can help in the dissemination and use both in the research and in schools.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Calheiros, Taís da Costa. "Análise do comportamento aplicada às doenças crônicas não transmissíveis : uma revisão sistemática da produção brasileira stricto sensu." Universidade Estadual de Londrina, 2016. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000209702.

Full text
Abstract:
No Brasil, os fatores de risco à saúde da população estão fortemente relacionados ao crescimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis [DCNT], as quais correspondem a 72% das causas de morte no país. Fatores comportamentais estão presentes na etiologia e na evolução desse tipo de problema de saúde de longa duração, com necessidade de tratamento contínuo, que pode levar à morte. A Análise do Comportamento Aplicada [ACA], por sua vez, tem sido crescentemente empregada tanto para a promoção de comportamentos de prevenção, quanto à modificação de comportamentos de risco, evidenciando o impacto e a adequação da tecnologia comportamental na resolução de problemas de saúde. O objetivo do presente estudo foi conhecer e analisar a produção científica brasileira stricto sensu da ACA na área da saúde com ênfase em DCNT elaborada na última década. Foram identificadas e descritas as seis dimensões da ACA (aplicada, comportamental, analítica e conceitualmente sistemática, tecnológica, efetiva e passível de generalidade) propostas por Baer, Wolf, e Risley (1987) nas dissertações e teses analítico-comportamentais sobre quatro grupos principais de DCNT. Uma revisão sistemática exploratória foi conduzida a partir da estratégia de busca ?análise do comportamento? AND saúde no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Avaliou-se a dissertação ou tese que se caracterizasse como estudo empírico-aplicado da ACA na área da saúde referente a um dos quatro grupos principais de DCNT, escrita por um(a) psicólogo(a), defendida entre 2005 a 2015 e com delineamento de sujeito único ou de grupo. Foram excluídos resumos: repetidos, incompletos, de outras áreas da saúde, de trabalhos teórico-conceituais, de revisões de literatura, de estudos de caso sem delineamento metodológico e relacionados a transtornos psiquiátricos segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [DSM-V] (APA, 2013), bem como que não fossem de autoria de psicólogos, que não tivessem termos da Análise do Comportamento, que não se remetessem a um dos quatro grupos principais de DCNT, que não tenham sido produzidos em cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Psicologia no Brasil e cuja data de defesa não constasse na última década. O Roteiro de Análise da Produção Científica englobou as seis dimensões da ACA e suas variáveis de estudo, analisadas descritivo-qualitativamente. Duas dissertações e uma tese foram recuperadas e identificou-se que as dimensões aplicada e analítica e conceitualmente sistemática foram contempladas nesses estudos, enquanto as demais foram atendidas parcialmente ou não o foram. A Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Federal do Pará foram identificadas como possíveis centros de formação de analistas do comportamento interessados na área da saúde no Brasil. O número reduzido de produções científicas recuperadas sobre a temática denota a urgência do desenvolvimento de pesquisas empírico-aplicadas quanto aos fatores comportamentais concernentes às DCNT no país. A especificação de critérios técnicos a serem considerados na análise e produção de conhecimento empírico na ACA pode aprimorar a formação científica de analistas do comportamento dedicados à interface comportamento e saúde, bem como a qualidade da tecnologia analítico-comportamental que for desenvolvida.
In Brazil, the risk factors to the health of the population are strongly related to the growth of Chronic Non-communicable Diseases [CNCDs], which correspond to 72% of causes of death in the country. Behavioral factors are present in the etiology and evolution of this type of long term health problem, requiring continuous treatment, which can lead to death. Applied Behavior Analysis [ABA], in turn, has been increasingly used both to promote prevention behaviors, as the modification of risk behaviors, evidencing the impact and adequacy of the behavioral technology in solving health problems. The aim of this study was to understand and analyze the Brazilian scientific production in the stricto sensu of the ABA in health with emphasis on CNCDs developed in the last decade. Were identified and described six dimensions of the ABA (applied, behavioral, analytical and conceptually systematic, technological, effective and capable of generality) proposed by Baer, Wolf, and Risley (1987) in behavior-analytic dissertations and theses about four main groups of CNCDs. An exploratory systematic review was carried out from the search strategy "behavior analysis" AND health at Bank Theses of Higher Education Personnel Improvement Coordination and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. We evaluated the dissertation or thesis that the characterized as a study empirical-applied the ABA in health field for one of the four main groups of CNCDs, written by a psychologist, held between 2005-2015 and design of one subject or group. Abstracts were excluded: repeated, incomplete, other areas of health, theoretical and conceptual works, literature reviews, case studies without methodological design and related psychiatric disorders according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders [DSM-D] (APA, 2013) and which were not written by psychologists who had no terms of Behavior Analysis, which they not refer to one of the four main groups of CNCDs, which have not been produced in stricto sensu postgraduate courses in Psychology in Brazil and whose defense date there were stated in the past decade. The script analysis of Scientific Production covers the six dimensions of ABA and its study variables, analyzed descriptive qualitatively. Two dissertations and one thesis were recovered and identified that the dimensions applied and analytical and conceptually systematic were included in these studies, while the others were met partially or not were. The State University of Londrina and the Federal University of Pará were identified as possible training centers in behavior analysts interested in health in Brazil. The reduced number of recovered scientific production on the subject indicates the urgent need for empirical and applied research on the behavioral factors concerning to CNCDs in the country. The specification of technical criteria to be considered in the analysis and production of empirical knowledge in the ABA can improve scientific training of the behavior analysts dedicated to the interface behavior and health, and the quality of behavior analytic technology that is developed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Análise aplicada do comportamento"

1

Comportamento do consumidor: Análise do comportamento de consumo da criança. Lisboa: Escolar, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bacha, Carlos José Caetano. Macroeconomia aplicada à análise da economia brasileira. São Paulo, SP, Brasil: Edusp, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Eleições municipais 2008: Uma análise do comportamento eleitoral brasileiro. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

João Aurino de Melo Filho and Augusto Newton Chucri. Execução fiscal aplicada: Análise pragmátca do processo de execução fiscal. 3rd ed. Salvador, Bahia: Editora JusPODIVM, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gischler, A. F. Antevisão aplicada: Um comportamento moral para promover o bem-estar social em tempos de crise. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Allen, Myron B. Numerical analysis for applied science. New York: Wiley, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Análise do Comportamento no Laboratório Didático, A. Manole, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gioia, Paula Suzana, and Marcos Spector Azoubel. Estudos em análise do comportamento e saúde. EDITORA CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443290.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Análise do Comportamento de um Solo na Presença do Esgoto Doméstico - Estudo de Caso. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.501102008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gennari, Ana Paula Gonçalves Arantes, and Marília Bazan Blanco. Análise do comportamento e educação: conceitos, equívocos e contribuições para a formação de professores. EDITORA CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443266.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Análise aplicada do comportamento"

1

Inada, Leidiane Fortuna, and Josiane Lopes. "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL." In A Psicologia em Diferentes Contextos e Condições, 101–11. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8792020079.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Luchetti, Marcelo Rosolem, and Leonardo Vils. "INTENÇÃO DE COMPRA DE BICICLETAS COM QUADRO DE MATERIAIS PLÁSTICOS RECICLADOS: UM ESTUDO EMPÍRICO COM A TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 103–15. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060907.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda um estudo sobre a análise da intenção de compra de bicicletas de passeio com quadro de materiais plásticos reciclados usando a Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Foi realizado um levantamento com aplicação de questionário estruturado on-line para analisar a influência de atitudes, normas subjetivas e percepção de controle sobre o comportamento na intenção de compra das bicicletas em questão. Os resultados indicam a relação positiva entre os construtos da TCP e a intenção de compra de bicicletas com quadros de materiais plásticos reciclados. Entretanto, ao simular escolhas de bicicletas com variação nos preços, um único construto, a percepção de controle sobre o comportamento exerceu influência na escolha. Diante destes achados destaca-se a importância da conscientização dos consumidores sobre as questões ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Adriano Henrique Fernandes e., and José Orlando Costa Nunes. "A motivação e sua influência no desenvolvimento do capital humano: Um estudo realizado com servidores militares do setor de radiologia do centro clínico da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte." In Gestão de Pessoas na Segurança Pública, 156–67. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20217-8-p156-167.

Full text
Abstract:
A partir de pesquisa realizada com revisão bibliográfica e pesquisa de campo, este artigo objetiva realçar a importância da motivação do servidor atuante em um setor de radiologia, e sua influência no desenvolvimento do capital humano. Em seu sentido original a motivação indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão. Para isto é apresentada a teoria da motivação sob a formulação de Maslow, que contribui para a análise da motivação dos servidores militares em questão. A metodologia aplicada foi uma pesquisa quantitativa, aplicando-se questionário com perguntas fechadas. Quanto aos resultados, constatou-se que, uma necessidade não satisfeita como a que se viu durante o trabalho não gerou insatisfação global ou desmotivação entre os servidores, que a grosso modo sentem-se contentes ou motivados com as atividades desempenhadas. Além disso, todos são treinados para a execução diuturna de todas as tarefas, com organização, disciplina e pontualidade, e isso provavelmente ocorre devido a execução de escala de trabalho vantajosa que permite folgas semanais e consequentemente maior possibilidade de descanso, lazer e qualificação profissional, sendo também recompensados quando empregados em situações de serviço externo ostensivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos da, Mychelle Maria Santos de Oliveira, Najra Danny Pereira Lima, Mayanny da Silva Lima, Thalia Costa Medeiros, Valeria Silva Carvalho, Maria Camila da Silva, Thais Costa Medeiros, and Gilma Sannyelle Silva Rocha. "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CONHECIMENTO DE PROFESSORES DA REDE REGULAR DE ENSINO." In A Educação em suas Dimensões Pedagógica, Política, Social e Cultural 5, 97–109. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.31320130210.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Miranda, Yara Campos, Kauana Mara da Silva, Amanda Correa Nunes, Andrey Cassiano Martins, Danrley de Abreu dos Santos, Francisco Antônio Dupas, Rodrigo Camilo, and Ricardo Puziol de Oliveira. "UMA VISÃO SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM REGIÕES CLIMATOLÓGICAS DISTINTAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA QUEIMADA NA AMAZÔNIA LEGAL E NA PROVÍNCIA DE ALBERTA." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 75–89. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060905.

Full text
Abstract:
Os incêndios florestais podem ter origem natural ou antrópica. Quando fogem do controle, possuem o potencial de ocasionar impactos ambientais, sociais e econômicos, necessitando assim de estratégias de monitoramento e mitigação. Dentre as regiões do globo mais acometidas por focos de calor, destacam-se a Amazônia Legal, localizada no Brasil e a Provincia de Alberta, pertencente ao Canadá. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi realizar uma análise temporal das queimadas nestas regiões. Para tanto, foi utilizado o modelo estatístico de regressão polinomial linear combinado com um modelo de volatilidade estocástica a partir de dados de área queimada disponibilizados por órgãos governamentais de ambos os países. Como resultados, a região da Amazônia Legal possui a maior intensidade de atividades de queimadas entre os meses de julho e agosto, enquanto em Alberta, os meses de abril e maio destacaram-se. Ambos os períodos correspondem as épocas mais secas, demonstrando assim, a possível relação das variáveis meteorológicas com a área queimada. Além disso, o modelo utilizado demonstrou viabilidade no entendimento do comportamento do fogo em ambas as regiões, podendo assim ser aplicado em análises e previsões de incêndios florestais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bhering, Natália Bianca Vales, Maria Luiza Andrade Aquino, Alice Mendes Duarte, Beatriz Pereira Vilela, Daniele Chiuso, Fernanda Magalhães de Moraes Lopes, João Paulo Garcia Vieira, et al. "ANÁLISE DOS FATORES DE RISCO RELACIONADOS AO COMPORTAMENTO SUICIDA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES." In Tecnologias aplicadas nas ciências da saúde (Vol. 2), 166–81. Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000634.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Thaynara Alves da, and Gina Nolêto Bueno. "FATORES COMPORTAMENTAIS QUE INFLUENCIAM A ADESÃO AO TRATAMENTO DE CRIANÇAS EM TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA, DENTRO DE CENTRO DE HEMODIÁLISE." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 100–116. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.100-116.

Full text
Abstract:
A insuficiência renal crônica (IRC) é um tipo de doença crônica, de quadro irreversível e secundário que, no seu agravo, leva à perda das funções renais. Na criança, o complexo processo de adaptação a ela é uma batalha diária, desde o diagnóstico a cada etapa do tratamento. A desafiante obtenção da adesão ao tratamento da IRC é condição imprescindível a quem padece dessa enfermidade para o registro do menor número possível de intercorrências. Assim, uma boa interação com a equipe multiprofissional contribui positivamente para minimizar o comportamento de inadequação da criança às etapas que precisam ser cumpridas diante do tratamento. Observar os comportamentos emitidos pela criança durante o processo de hemodiálise; observar as estratégias aplicadas pelos profissionais e os efeitos delas no comportamento da criança; a que etapas do procedimento a criança manifesta adesão ou contra-adesão; se a ferramenta contribui para a adesão; se a ferramenta, contendo um aplicativo lúdico e instrucional, contribui para a adesão da criança ao tratamento; e, identificar as contingências estressoras à criança. O estudo foi realizado com uma criança de 12 anos, portadora de uma doença renal crônica, submetida ao processo de hemodiálise sob a presença de sua mãe, principal cuidadora. A coleta de dados se deu em um Centro de Hemodialítico de um Hospital-Escola, por meio de observações, entrevistas e da introdução de uma ferramenta de dispositivo móvel. O estudo constituiu-se por quatro fases, pautado em um delineamento experimental: Triagem e Seleção, Linha de Base, Intervenção e Avaliação Final. Os dados foram analisados com base na abordagem Análise do Comportamento. Os resultados obtidos através das fases do estudo, demonstraram que os participantes tiveram que se submeter à adaptação quanto à nova rotina após o diagnóstico de IRC e que se transformou em contingências estressoras à criança e ao seu ambiente familiar, gerando comportamentos concorrentes à adesão ao tratamento, especialmente em relação ao cumprimento das prescrições médicas e nutricionais. Entretanto, tanto a equipe multiprofissional envolvida no processo, quanto a ferramenta lúdica do dispositivo móvel sobre o cuidar de uma criança com IRC, introduzida na fase de intervenção, contribuíram para a adesão da criança ao tratamento. Uma boa relação da equipe multiprofissional com a criança favoreceu a adesão ao tratamento dela, tornando o tratamento menos gerador de contingências estressoras. Por outro lado, a ferramenta lúdica contribuiu, de forma psicoeducativa, com a aprendizagem para o cuidado, por seu ambiente familiar e autocuidado do participante quanto à sua doença a fim de evitar intercorrências durante as sessões de hemodiálise e, desse modo, manter a qualidade de vida da criança, apesar de sua condição renal crônica. Concluiu, desse modo, que os objetivos propostos foram alcançados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rocha, Alvaro Barbosa da, and Ramon Sales de Araújo Batista. "Análise numérica do comportamento aerodinâmico de uma “Front Wing” aplicado à veículos fórmula SAE." In III Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande: coletânea de artigos. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-207-1.cap.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Ycaro Jorge Maia da, José Máspoli Ferreira Pereira, and Rodrigo Nogueira de Codes. "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE JUNTAS SOLDADAS APLICANDO A TÉCNICA DE CORRELAÇÃO DIGITAL DE IMAGENS." In Resultados das Pesquisas e Inovações na Área das Engenharias 2, 124–36. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.56620051012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Roberto Rivelino Martins, João Victor Bulcão, José Santo Dal Bem Pires, Kerla Mattiello, and Marguit Neumann. "ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO AGENTE PÚBLICO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO DAS EMPRESAS QUE PARTICIPAM DE LICITAÇÕES PÚBLICAS E AS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS." In Ciências sociais aplicadas: a sociedade em sua integralidade. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210704432.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Análise aplicada do comportamento"

1

Preccaro Leiva Gatti, Thais, and Iasmin Zanchi Boueri. "ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO E O EMPODERAMENTO FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-30653.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruz, Luiz Felipe, and Fani Malerbi. "Análise do Comportamento aplicada à promoção da saúde: uma revisão de escopo." In JBI Brasil - 2017 Conferência das Américas - Implementação de Evidências. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/jbi-2017-72057.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moura, Sylvia, Dyego de Souza, Joao Telesforo Nobrega de Medeiros, and MARCELLO FILGUEIRA. "Análise da influência da carga normal aplicada sobre o comportamento tribológico do WC." In X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. ABCM, 2018. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.conem2018.con18-1382.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Abreu, Eduardo, Abel Alvarez Bustos, and Wanderson José Lambert. "Análise de existência e comportamento de onda viajante para equações de Euler com relaxação." In XXXV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2015. http://dx.doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0027.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rosa, Renan, and Eduardo Damasceno. "Uma Estratégia de Monitoramento do Comportamento Infantil no Enfrentamento do Câncer por meio de Jogos Digitais." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11540.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma proposta de plataforma digital como de estratégia para o monitoramento do comportamento de crianças no enfrentando o câncer infantil. A ferramenta propõe a análise das ações do usuário frente as teorias comportamentais da psicologia. A plataforma é composta de três ferramentas integradas: um jogo digital, uma ferramenta de captura e extração de dados e uma ferramenta de visualização e análise destes dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barbi, Alex Quintino, and Gilberto Aparecido Prataviera. "Escalonamento multidimensional baseado em redes de árvore geradora mínima como proposta à análise e visualização de dados: uma investigação sobre as ações brasileiras." In VI Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/brasnam.2017.3261.

Full text
Abstract:
O estudo empírico baseado em teoria de redes tem contribuído muito como metodologia de visualização e análise do comportamento do mercado financeiro. Neste trabalho propõe-se aplicar técnica de escalonamento multidimensional sobre elementos de redes do tipoárvore geradora mínima como metodologia de análise e visualização de redes financeiras. O método foi aplicado em dados do mercado brasileiro de ações. A análise dos resultados mostrou que a utilização do escalonamento sobre os elementos daárvore geradora mínima conseguiu ainda simplificar a visualização de informação nos dados, além do que seria obtido somente pelo processamento destaárvore. Nas dimensões observadas do mercado pudemos identificar alguns segmentos especiais da economia brasileira. Além disso, a análise daárvore geradora mínima mostrou que as ações mais centrais na rede seguiram mais de perto o comportamento do índice geral do mercado local, enquanto que, as ações mais periféricas, tiveram comportamento bastante distinto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Keller, Breno, Thiago D. Guimarães, Pedro Igor De S. Malaquias, Gabriel M. dos S. Ferreira, Mariana T. Resende, Claudia M. Carneiro, and Andrea G. C. Bianchi. "CitoFocus: Uma Plataforma para Colaboração e Aprendizado em Citopatologia." In Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2021.16083.

Full text
Abstract:
A natureza subjetiva e interpretativa da análise do exame de Papanicolaou requer grande conhecimento e experiência do profissional responsável. A tecnologia e a construção de ferramentas de auxílio ao citopatologista podem serúteis na busca pela excelência no diagnóstico. Usufruindo de um comportamento usual dos especialistas, de buscar apoio e discussão com outros profissionais, este trabalho propõe o aplicativo CitoFocus como um ambiente colaborativo voltado para a discussão de casos, com foco nas imagens e informações clínicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de Alencar, Cláudio Tavares, and Lutemberg de Araújo Florencio. "Decisão Comportamental Aplicada à Análise de Investimentos em Real Estate." In 13ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2013. http://dx.doi.org/10.15396/lares_2013_795-1043-1-rv.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Furquim Junior, Rafael, Niraldo Roberto Ferreira., and Fernando Augusto Moreira. "Álgebra de Clifford aplicada a análise da potência elétrica em sistemas monofásicos sob condições não sonoidais." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2355.

Full text
Abstract:
A primeira teoria criada para fazer a análise da potência em circuitos elétricos no regime permanente não senoidal foi devida a Budeanu em 1927. Ela se baseia numa extrapolação do método clássico utilizado para o regime puramente senoidal. Por não explicar apropriadamente alguns aspectos do comportamento do fluxo de potências permitiu a proposição de diversas outras teorias. Entre as mais recentes está a proposta de Castro-Núñez, que para modelar adequadamente a potência não ativa e o caráter multivetorial da potência elétrica utiliza uma ferramenta matemática chamada Álgebra de Clifford ou Álgebra Geométrica. Neste artigo apresenta-se uma abordagem modificada da Álgebra Geométrica que se mostra capaz de reproduzir os resultados da análise da potência instantânea no domínio do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zeiser, Felipe, Cristiano Costa, Gabriel Ramos, Adriana Roehe, Henrique Bohn, Ismael Santos, and Rodrigo Righi. "Análise comparativa da influência dos espaços de cores na segmentação multi-classe de Whole Slide Imaging do câncer de mama utilizando deep learning." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11508.

Full text
Abstract:
O diagnóstico em estágios iniciais normalmente resulta em um prognóstico melhor nos casos de câncer. Atualmente, a análise histopatológica e o padrão ouro para o diagnóstico, estadiamento e definição do tratamento de neoplasias de mama. Contudo, a técnica possui algumas restrições que dificultam o processo de análise pelo patologista, como diferentes protocolos de coloração, variações de coloração nas lâminas, e sobreposição de tecidos. Assim, a representação computacional das cores pode exercer uma influência significativa no comportamento dos modelos convolucionais. Desta forma, este estudo propõe uma análise comparativa da influência de quatro espaços de cores (RGB, HSV, YCrCb e LAB) para a segmentação multi-classe de Whole Slide Imaging (WSI) do câncer de mama. A metodologia proposta e composta por uma etapa de pré-processamento das WSI, data augmentation e multi- segmentação utilizando a arquitetura convolucional U-Net com uma ResNet-50 pré-treinada como codificador. Os resultados obtidos demonstram que o espaço de cores HSV apresentou de maneira geral índices melhores para a segmentação das WSI utilizando a metodologia proposta neste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography