Academic literature on the topic 'Análise de obra'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Análise de obra.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Análise de obra"

1

Souza, Marco Aurelio Cruz, and Soraya Jorge Rodrigues Filha. "ANÁLISE CONTEXTUAL DA OBRA COREOGRÁFICA: “StrangeFish”." O Teatro Transcende 18, no. 1 (September 9, 2013): 20. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p20-28.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cordeiro, Rosa Inês De Novais, and Kathryn La Barre. "Análise de Facetas e Obra Fílmica." Informação & Informação 16, no. 2 (December 15, 2011): 180. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n2p180.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cordeiro, Rosa Ines de Novais, and Kathryn La Barre. "Análise de Facetas e Obra Fílmica." Informação & Informação 16, supl (December 23, 2011): 180–201. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16nesp.p180.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Almeida, Rogério Caetano, and Matheus Gustavo Cavalheiro. "O insólito em stardust: análise intermidiática." Letras de Hoje 55, no. 1 (April 28, 2020): 33394. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2020.1.33394.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute alguns aspectos relacionados ao insólito para a adaptação do romance Stardust, de Neil Gaiman para uma obra cinematográfica. Utiliza-se aqui o trabalho de Linda Hutcheon sobre teoria da adaptação para averiguar os aspectos de aproximação e distanciamento entre as obras. No que tange ao insólito, parte-se das reflexões de Tzvetan Todorov sobre o fantástico, os desdobramentos dessas reflexões nas obras de Remo Ceserani e David Roas, chegando, por fim, ao trabalho sobre o insólito desenvolvido por Flávio Garcia. Metodologicamente, o trabalho tece uma breve comparação para chegar ao objetivo de demonstrar as semelhanças e diferenças entre obras adaptadas para diferentes linguagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rezino, Larissa F. "Análise de caso:." Revista Limiar 5, no. 9 (March 24, 2019): 81–98. http://dx.doi.org/10.34024/limiar.2018.v5.9192.

Full text
Abstract:
O artigo tem como intuito apresentar uma análise correlacional entre a literatura de Marcel Proust, em especial o romance Em busca do tempo perdido, e o pensamento filosófico de Gilles Deleuze. Vê-se que a transversalidade na criação do pensamento é um assunto pertinente para o pensador francês, de modo que Deleuze se enlaçou ao romance proustiano e criou com e a partir dele sua obra Proust e os signos. Assim, desejamos demonstrar as principais apropriações teóricas exercidas pelo filósofo e para tanto elegemos os conceitos de signo, essência e verdade como o direcionamento primeiro do trabalho. Em segundo plano desejamos contextualizar as obras dos dois pensadores-escritores dando ênfase aos métodos e propósitos singulares de ambos. Quando possível for, nosso último interesse consiste em demonstrar algumas críticas de Deleuze enquanto comentador de Proust.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Duprat, Régis. "Análise, Musicologia, Positivismo." Revista Música 7, no. 1-2 (December 12, 1996): 47. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v7i1/2.59966.

Full text
Abstract:
Permeia na incipiente musicologia brasileira uma tendência, que se pretende recente, de depreciar a crítica e abordagem impressionista-literário-retórica da obra musical tanto quanto a transcrição-restauração, dissociando esta última, equivocadamente, de toda atitude analítica prévia, concomitante e ou posterior, como se uma transcrição não resultasse de uma postura teórico-analítico-histórica integrada e permanente. Ao mesmo tempo, supervaloriza-se a "análise musical" como panacéia universal das doenças da musicologia, ou da própria música. A tendência recente de que falamos reflete diretamente a ocupação quantificada do meio acadêmico por parte de segmentos ponderáveis da comunidade musical, ou seja, a presença da música na Universidade brasileira e a expansão da qualificação profissional e da titulação. Nesse esquema de ocupação, tem um espaço razoável uma geração de especialistas titulados especialmente nos Estados Unidos e que desse país trazem uma formação e uma preocupação voltadas primordialmente para a análise musical. Não é absolutamente a nossa intenção desmotivar os jovens na prática da análise. Porém, não posso deixar de advertir sobre a fragilidade da episteme analítica, sobretudo no que tange à sua tendência fortemente exclusivista, estruturalista e neopositivista, que pretende vislumbrar, na decifração de uma configuração estrutural subjacente previamente contida na obra, os mecanismos suficientes de apreensão, compreensão e explicação da obra musical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Aparecida Nunes, Amanda, Bianca Tiradentes dos Santos Lima, Sabrina de Oliveira Borges, Rafael da Silva Ribeiro, and Yann Vasconcelos Monteiro. "ANÁLISE DA INCOMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS EM OBRA PÚBLICA." REINPEC 4, no. 2 (December 15, 2018): 13–27. http://dx.doi.org/10.20951/2446-6778/v4n2a2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

March, Kathleen N., and Francisco Rodríguez Sánchez. "Análise sociolóxica da obra de Rosalía de Castro." World Literature Today 63, no. 4 (1989): 667. http://dx.doi.org/10.2307/40145597.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paula, Leonora Soledad Souza. "Filosofia em quadrinhos: uma análise intermidiática de Salut Deleuze!" Aletria: Revista de Estudos de Literatura 14, no. 2 (December 31, 2006): 297–308. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.297-308.

Full text
Abstract:
Neste trabalho pretendo discutir o diálogo entre discursofilosófico e narrativa gráfica na obra Salut Deleuze! Resultado de um processo de apropriação da obra Diferença e Repetição(1968) do filósofo Gilles Deleuze, Salut Deleuze! desenvolve-se através de uma experiência de transposição do tema filosófico para a linguagem das histórias em quadrinhos. A repetição deliberada da mesma cena por cinco vezes indica a estrutura narrativa através da qual o enredo é construído e sugere uma criativa reescrita do texto deleuziano ao demonstrar que arepetição é, por natureza, algo sempre novo. Em seguida, proponho observar o processo de intertextualidade com outras obras e discutir o lugar das histórias em quadrinhos no universo de práticas culturais elaboradas através de uma relação intermidiática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rónai, Laura. "Análise de uma análise: Tarasti e Liszt." Per Musi, no. 25 (June 2012): 112–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992012000100012.

Full text
Abstract:
Em seu livro basilar, A Theory of Musical Semiotics, Eero Tarasti empreende a análise semiótica da obra para piano Vallée d'Obermann, do compositor Franz Liszt. Num processo de arguta arqueologia musical, o autor desvenda as várias camadas que colorem a escrita do compositor húngaro. O presente artigo pretende fazer observações à margem deste texto, procurando detalhar e comentar a análise de um dos mais importantes teóricos da semiologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Análise de obra"

1

Guimarães, Maria Helena da Costa Alves. "Análise fenomenológica da obra de Robert Walser : Der Spaziergang." Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2002. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000129308.

Full text
Abstract:
Robert Walser: o Passeio (Der Spaziergang), visto à luz da fenomenologia, quer como corrente filosófica, quer como corrente de análise literária, enquanto descrição do simples acto de deambular pela natureza, mas, sobretudo, enquanto "passeio" através da escrita, como acto criativo. Para além de fazer uma análise dos aspectos particulares da narrativa em Walser, em que destaca a tensão constante entre o narrador e o "Outro", ao estudar este texto tentou-se pôr em relevo os aspectos que, na obra de Walser, são quase uma constante: o estilo estilizado e maneirista, as deambulações pelo "mundo" e pela linguagem, o papel da apercepção e o libertar do "olhar" por meio de uma "redução" poética, comparando o seu desassossego ao de Bernardo Soares e o seu "passeio imaginário" ao de Alberto Caeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dalagna, Gilvano. "Análise para performers: preparação de uma obra para guitarra." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3897.

Full text
Abstract:
Mestrado em Música
Este trabalho tem como objectivo descrever o processo de aplicação do roteiro de análise elaborado por John Rink e apresentado no artigo Analysis and (or?) Performance, na Sonata nº1 (guitarra solo) do compositor brasileiro José Antônio de Almeida Prado. Foi realizado inicialmente uma revisão bibliográfica referente ao uso da análise voltada à interpretação, Almeida Prado, sua obra e a Sonata nº1. Durante a análise, foram abordados os seguintes aspectos: forma, harmonia, elemento melódico, tempo, dinâmica bem como a realização de uma redução rítmica de todo andamento. Com os dados obtidos a partir da análise, pode-se sugerir alternativas de interpretação e execução, como digitação e possibilidades de toque na mão direita.
This work aims to describe the process of application of the roadmap analysis prepared by John Rink and presented in the article Analysis and (or?) Performance in the Sonata No. 1 (guitar) composed by Jose Antonio de Almeida Prado. Was initially made a review of the literature on the use the analysis focused on the interpretation, Almeida Prado, his work and Sonata No. 1. During the analysis, there were issues including the form, harmony, melodic element, dynamics and a rhythmic reduction of the whole process. Based on data obtained from the analysis, we can suggest alternatives for interpretation and application, such as fingering and possibilities of touch in his right hand.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guimarães, Maria Helena da Costa Alves. "Análise fenomenológica da obra de Robert Walser : Der Spaziergang." Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2002. http://hdl.handle.net/10216/13046.

Full text
Abstract:
Robert Walser: o Passeio (Der Spaziergang), visto à luz da fenomenologia, quer como corrente filosófica, quer como corrente de análise literária, enquanto descrição do simples acto de deambular pela natureza, mas, sobretudo, enquanto "passeio" através da escrita, como acto criativo. Para além de fazer uma análise dos aspectos particulares da narrativa em Walser, em que destaca a tensão constante entre o narrador e o "Outro", ao estudar este texto tentou-se pôr em relevo os aspectos que, na obra de Walser, são quase uma constante: o estilo estilizado e maneirista, as deambulações pelo "mundo" e pela linguagem, o papel da apercepção e o libertar do "olhar" por meio de uma "redução" poética, comparando o seu desassossego ao de Bernardo Soares e o seu "passeio imaginário" ao de Alberto Caeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Duarte, Luiz de Carvalho. "Os arranjos de Claus Ogerman na obra de Tom Jobim : revelação e transfiguração da identidade da obra musical." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7176.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, 2010.
Submitted by Shayane Marques Zica (marquacizh@uol.com.br) on 2011-02-22T18:46:42Z No. of bitstreams: 1 2010_luizdeCarvalhoDuarte.pdf: 3756175 bytes, checksum: 285ae960fb4f6d81117112773d43cbad (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-03-21T13:44:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_luizdeCarvalhoDuarte.pdf: 3756175 bytes, checksum: 285ae960fb4f6d81117112773d43cbad (MD5)
Made available in DSpace on 2011-03-21T13:44:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_luizdeCarvalhoDuarte.pdf: 3756175 bytes, checksum: 285ae960fb4f6d81117112773d43cbad (MD5)
O presente trabalho visa contribuir para uma conceituação de arranjo musical como elemento formador da identidade de uma obra musical e para um melhor entendimento acerca do papel do arranjador nesse processo, com base na análise crítica da parceria que o compositor brasileiro Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim (1927-1994), estabeleceu com o maestro e arranjador alemão Claus Ogerman (1930- ) no período entre 1963 e 1980. Com base nas reflexões de Leo Treitler (1993) acerca da ontologia da obra musical, a presente pesquisa pretende romper com a ideia de “obra fechada”, cristalizada em uma partitura, performance ou em um conceito ideal, entendendo a obra musical como uma instância fluida, de identidade maleável. Desta forma, o arranjo é compreendido como o processo de caráter ambivalente que, por um lado, circunscreve a obra musical num enunciado sonoro, revelando sua identidade e, por outro, transfigura essa mesma identidade, fluida e maleável, promovendo mudanças nos elementos que a constituem e/ou acrescentando-lhe novos elementos. A análise da parceria Jobim/Ogerman foi feita com base em cópias de manuscritos originais de arranjos das composições de Jobim, disponibilizados on-line pelo Instituto Antonio Carlos Jobim. Foram analisados manuscritos de arranjos de autoria de Jobim e de arranjos de Ogerman posteriores aos de Jobim, procurando, dessa forma, avaliar a natureza e a profundidade da intervenção do trabalho de Ogerman. Buscou-se, ainda, avaliar como a parceria se desenvolveu ao longo dos 17 anos em que ocorreu. Para fazê-lo, a pesquisa identificou três linhas de trabalho assumidas por Jobim nesse período e observou a relação e a transformação do tipo de trabalho exercido por Ogerman como arranjador com essas linhas de trabalho. A obra de Tom Jobim com arranjos e regência de Claus Ogerman se revela bastante útil para exemplificar as diversas funções que o arranjador pode exercer dentro do espectro que compreende desde a simples arregimentação de ideias até a completa reelaboração a partir de uma ideia musical pré-existente. Desta forma, fica mais evidente a função do arranjo na revelação e transfiguração da identidade da obra musical. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research intends to contribute to a conception of arrangement as a process that forms the identity of a musical work, and to a better understanding of the role of the arranger in this process, by means of analysis of the partnership the Brazilian composer and songwriter Antonio Carlos Jobim established with German arranger and conductor Claus Ogerman from 1963 to 1980. Based on Leo Treitler’s (1993) ideas regarding the ontology of the musical work, this research understands the musical work as a concept whose identity is fluid and malleable. Thus, the arrangement is considered a process that, on the one hand, enunciates the musical work, revealing its identity and, on the other hand, modifies and adds new elements to the work, transfiguring its identity. Manuscripts of Jobim’s compositions arranged by the composer himself, by Ogerman or other arrangers are available in the Antonio Carlos Jobim Institute’s website. Some of these manuscripts were used in the analyses presented in this research. Arrangements by Jobim were compared to later arrangements by Ogerman, in order to verify the nature and the level of intervention of Ogerman’s contributions. Also, the research observes how this partnership has transformed along the 17 years it has occurred. To accomplish this, the research determined three lines of work that Jobim assumed by Jobim, and analyzed the relationship between Ogerman’s work as an arranger with and these lines. The work of Antonio Carlos Jobim arranged and conducted by Claus Ogerman reveals various kinds of work that can be assumed by the arranger, ranging from simply organizing and transcribing ideas to a complete recomposition based on a pre-existing idea. Therefore, it enhances the role of the musical arrangement in revealing and transfiguring the musical work’s identity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Giacomini, Giovana Iliada. "A obra lexicográfica de Francisco da Silveira Bueno /." São José do Rio Preto : [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/11449/86594.

Full text
Abstract:
Orientador: José Horta Nunes
Banca: Claudia Maria Xatara
Banca: Suzy Maria Lagazzi Rodrigues
Resumo: Seguindo a teoria e o método da Análise do Discurso de linha francesa, propomos analisar discursivamente a produção lexicográfica de Francisco da Silveira Bueno. Este autor publicou diversas obras na área da Literatura e da Lingüística, mas também teve grande destaque público por sua produção lexicográfica. Nosso objetivo é analisar o discurso dos seus dicionários. Como questão específica, temos a noção de autoria, ou seja, a posição do autor Silveira Bueno na história da constituição de um autor brasileiro de dicionários e, também, as maneiras de se posicionar como autor no discurso dos dicionários. Assim, analisamos questões como a posição de Silveira Bueno como autor de dicionários na história da constituição das idéias lingüísticas brasileiras, a apresentação do autor no discurso dos dicionários, a maneira como ela é feita e quais as relações de sentido que são estabelecidas por essa apresentação. Nosso corpus é composto pelos prefácios e por uma amostragem de verbetes das edições de seus dicionários. Dividimos o conjunto de obras em três séries, de acordo com a tipologia e com algumas características discursivas. Na primeira série estão os dicionários escolares, incluindo os de versão mini; na segunda série estão os dicionários gerais de língua publicados por editoras independentes do Estado; já na terceira estão presentes os dicionários etimológicos. Entre outros resultados, observamos que, enquanto na primeira e na segunda série de dicionários o autor é apresentado por meio de uma discursividade relatada, pelas instituições publicadoras, a terceira série traz textos próprios de autoria, em que há uma afirmação dessa autoria por meio dos posicionamentos teóricos adotados por ele.
Abstract: According to the theory and the method of Discourse Analysis, we intend to analyse Francisco da Silveira Bueno's lexicographical production in a discoursive way. The author has published many works in the field of Literature and Linguistics, but is also known for his lexicographical production. Our aim is to analyse the discourse in his dictionaries. As a central research topic, we have the notion of authory, in other words, the author Silveira Bueno's position in history of the constitution of a Brazilian dictionary author and also, the ways to position himself as an author in his dictionaries discourse. Thus, questions such as Silveira Bueno's position as a dictionary author in the history of the constitution of the Brazilian linguistic ideas, the author's presentation in the dictionaries discourse, in what ways this happens and the sense relations which are stablished by this presentation were analysed. Our corpus is composed by the prefaces and a sampling of entries of his dictionaries editions. The set of works was divided into three series, according to the typology and some discursive characteristics. The school dictionaries are in the first series, including the minidictionaries; the general language dictionaries published by independent State publishers are in the second series, and in the third one, the etymological dictionaries. Among other results, we observed that, while in the first and second series of dictionaries the author is presented by a reported discursivity, by the publishing industries, the third series brings his own authory texts in which there is a statement of this authory through the theoretical positionings he adopts.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mattos, Fernando Lewis de. "Estética e música na obra de Luiz Cosme." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/6029.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é realizada a análise dos fundamentos estéticos presentes nos escritos de Luiz Cosme em correlação com os aspectos técnicos e compositivos encontrados em sua produção musical. O exame dos fundamentos estético-musicais presentes na obra teórica de Luiz Cosme é realizado com base no seu vínculo com os princípios dos músicos nacionalistas e do Grupo Música Viva. Cosme se posicionou independentemente com relação aos dois grupos, ao incorporar valores de ambos em seus trabalhos. Além das discussões imediatamente ligadas ao modernismo musical brasileiro, Luiz Cosme valeu-se do pensamento de Henri Bergson para formular seus conceitos musicais com base na diferenciação entre a duração objetiva e a duração subjetiva. Na obra musical de Luiz Cosme, são empregados diferentes procedimentos de estruturação do material sonoro. O compositor valeu-se de estruturas diatônicas tonais e modais, processos hexacordais com base na escala de tons inteiros, estruturas cromáticas tonais e atonais e processos dodecafônicos de organização das alturas. A produção musical de Cosme pode ser dividida em três gêneros musicais – música vocal, música de câmara e música orquestral – que se ramificam em três fases diferenciadas. O característico na produção de Cosme está em que os processos de estruturação sonora se propagam em todas as fases compositivas, sendo que cada novo método é incorporado aos anteriores, sem necessariamente substituí-los. Com isso, percebe-se que a música de Luiz Cosme caracteriza-se pela diversidade de materiais, elaborados com distintos processos de estruturação. Esse fator o coloca como um compositor único no meio musical brasileiro da primeira metade do século XX, que se empenhou em desenvolver seus próprios princípios estéticos e formulações teóricas, com base no conhecimento da tradição que o cercava, assim como se dedicou a desenvolver um estilo peculiar que o posicionou como um músico independente no modernismo musical brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Filho Sebastião de, and 92-99114-9452. "Arte Performance: uma análise na obra Reservoir, de Francisco Rider." Universidade Federal do Amazonas, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6464.

Full text
Abstract:
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2018-06-19T19:21:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ficha catalografica.pdf: 1840 bytes, checksum: 09525d56585ae9189a945a27e90b4c55 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2018-06-19T19:21:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ficha catalografica.pdf: 1840 bytes, checksum: 09525d56585ae9189a945a27e90b4c55 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-19T19:21:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ficha catalografica.pdf: 1840 bytes, checksum: 09525d56585ae9189a945a27e90b4c55 (MD5) Previous issue date: 2018-04-25
The present research, Art Performance: an analysis in Francisco Rider’s Reservoir, aims to analyze the performatic rite in the Reservoir, by the Amazonian performer Francisco Rider, whose presentation was held during the I Manaus Visual Arts Exhibition and was promoted by the Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), an organ linked to the Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). The research has support in the Phenomenology, being this the epistemological paradigm under a qualitative approach. The investigation of the Performance phenomenon in the context of contemporary art in Manaus presents a synthesis of the artistic language with the use of the body in the global, national and local context. Next, an interlocution is made with the paradigm of complexity, allowing to understand the Amazonian multiculturalism in its varied historical and cultural aspects. The Performance Reservoir had its first presentation in Judson Memorial Church (New York, USA) in 2004, space that integrates Laboratory Movement Research. After 16 years, it emerges with new formats in an open environment, occupying for almost an hour, the Dom Pedro II square, in the historic center of the Amazonian capital. The presentation of the Reservoir integrates constitutive elements of an environment that pulsates life, being this the object investigated.
A presente pesquisa, Arte Performance: uma análise na obra Reservoir de Francisco Rider, objetiva analisar o rito performático na obra Reservoir, do performer amazonense Francisco Rider, cuja apresentação foi realizada durante a I Mostra Manaus Artes Visuais e foi promovida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), órgão vinculado a Prefeitura Municipal de Manaus. A pesquisa tem suporte na Fenomenologia, sendo esta o paradigma epistemológico sob uma abordagem qualitativa. A investigação do fenômeno da Performance no contexto da arte contemporânea em Manaus apresenta uma síntese da linguagem artística com o uso do corpo no contexto global, nacional e local. Em seguida, se faz uma interlocução com o paradigma da complexidade, permitindo compreender a multiculturalidade amazônica nos seus variados aspectos históricos e culturais. A Performance Reservoir teve sua primeira apresentação em Judson Memorial Church (New York, EUA), em 2004, espaço que integra o Laboratório Movement Research. Depois de 16 anos, surge com novos formatos em ambiente aberto, ocupando por quase uma hora, a praça Dom Pedro II, no Centro histórico da capital amazonense. A apresentação da Reservoir integra elementos constitutivos de ambiente que pulsa vida, sendo este o objeto investigado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hajli, Sandra Maalouli. "Vasco de Mello: percurso, panorama e análise de sua obra." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3261.

Full text
Abstract:
Submitted by Marta Toyoda (1144061@mackenzie.br) on 2017-05-13T13:23:02Z No. of bitstreams: 2 Sandra Maalouli Hajli.pdf: 44083309 bytes, checksum: d681e07312d212be64be6db026653eb2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2017-05-23T15:09:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Sandra Maalouli Hajli.pdf: 44083309 bytes, checksum: d681e07312d212be64be6db026653eb2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-23T15:09:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sandra Maalouli Hajli.pdf: 44083309 bytes, checksum: d681e07312d212be64be6db026653eb2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-02-03
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The aim of this research is to record the work of architect Vasco de Mello and to identify the characteristics of his architecture between the years of 1960 and 2016. This dissertation seeks to fill a gap on the work of this important architect from São Paulo towards the knowledge of his little studied work. The dissertation is organized in three chapters. Chapter 1, entitled Trajectory, presents the timeline of the architect in three periods: A New Vision from 1960-1975; Collective Production from 1975-1999 and The Current Phase, 1999 -2016. In the second chapter called Research Method and Procedures, the research steps are presented and the whole process of surveying, organizing and classifying the iconographic material of the architect's collection is highlighted. Documentation is one of the primary functions of this research, through the identification of the object of study, organization, classification of the works and their main characteristics, culminating in the discussion about the relevance of this object within the framework of São Paulo's architecture. In the third chapter, Panorama and Analysis, the Chronological Panorama of his Work and the reading of architect's Vasco de Mello work are mapped out. Followed by the definition of the Criteria for the Analysis Items and the Selection of the Case Studied. Taking these criteria into consideration, the objects of study were defined, consisting of seven projects that contribute to understanding the formal, functional and constructive aspects amongst the proposals. Finally, the characteristics of the architecture of Vasco de Mello, extracted from the reading of his work, are discussed. The original contribution of the present research is to catalog the whole of his work, highlighting its characteristics and pointing out aspects that demonstrate his uneasiness and his challenge to the rigid dogmas of modern architecture, starting from the 1960s. The research allowed to identify a lack of pattern in his production, which does not point to a categorization or to the evolution of a coherent language. On the contrary, his work covers a sequence of the most diverse themes, based on the plurality of experiences and freedom of expression, faced in a singular way.
A presente pesquisa tem como objetivo, registrar o conjunto da obra do arquiteto Vasco de Mello e identificar as características da sua arquitetura entre os anos de 1960 até 2016. Esta dissertação visa preencher uma lacuna sobre a obra desse importante arquiteto paulista, em direção ao conhecimento de sua obra pouco estudada. A dissertação está organizada em três capítulos. O capítulo 1 denominado Percurso apresenta a trajetória do arquiteto em três períodos: A Formação de um Novo Olhar de 1960-1975; Produção Coletiva de 1975-1999 e A Fase Atual, 1999 -2016. No segundo capítulo denominado, Método e Procedimentos da Pesquisa, são apresentadas as etapas da pesquisa e são destacados todo o processo de levantamento, organização e classificação do material iconográfico do acervo do arquiteto. A documentação constitui-se em uma das funções primordiais desta pesquisa, por meio da identificação do objeto de estudo, organização, classificação das obras e de suas principais características, culminando na discussão sobre a relevância deste objeto no quadro da arquitetura paulista. No terceiro capítulo denominado, Panorama e Análise, é traçado o Panorama Cronológico de sua Obra e a leitura do conjunto da obra do arquiteto Vasco de Mello. Na sequencia são definidos os Critérios para os Itens de Análise e a Seleção dos Estudos de Caso. A partir desses critérios foi definido o objeto de estudos, constituídos de sete projetos que contribuem para compreensão dos aspectos formais, funcionais e construtivos presentes nas propostas. Por fim, são discutidas as Características da Arquitetura de Vasco de Mello, extraídas da leitura do conjunto de sua obra. A contribuição original da presente pesquisa é catalogar o conjunto da sua obra, destacando suas características e apontar aspectos que demonstram a sua inquietude e a sua contestação aos rígidos dogmas da arquitetura moderna, a partir dos anos 60. A pesquisa desenvolvida permitiu identificar que, o conjunto de sua produção não aponta para uma categorização ou para a evolução de uma linguagem coerente, pelo contrario, seus trabalhos abrangem uma sequência de temas dos mais diversificados, pautado na pluralidade de experiências e liberdade de expressão, enfrentada de maneira singular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bernardo, Hebe Camargo [UNESP]. "Os trabalhadores do Café: análise de uma obra de Portinari." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/86904.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:22:28Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-04-18Bitstream added on 2014-06-13T19:07:57Z : No. of bitstreams: 1 bernardo_hc_me_ia.pdf: 1271100 bytes, checksum: 787e33b25fef0c883188ab5733ff59f5 (MD5)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
The main objective of this research is the analysis of the work Café of 1935 by Cândido Portinari, as well as their preparatory studies. During the construction of this research project realized the need to insert the derivations of the work dating from 1934 – 1938 of Café, these works introduced in preparatory drawings, panels and frescoes, each within the context of social history in the painter Portinari in the 30’s. These parties have completed the importance of the whole and vice versa, in view of the dialectical relations of the subject and object which resulted in the creation of the artistic object through the social context that influenced the development of the artist.Contributed to the preparation of the content of this survey the history of blacks and immigrants in the coffee culture in the direct relationship of these characters with the work, because it is through them that Portinari demonstrated a social concern.Another important aspect is the iconography and sociological aspects of art Portinari pointing to the field of understanding the meaning work, the national and universal historical events that permeated Café and modernism in and outside of Brazil and its social repercussions.In the field of Gestalt theory, the search will be contemplated with the interpretation noting the contents of Café shape while reading ability
O objetivo principal dessa pesquisa é a análise da obra Café de 1935 de Cândido Portinari, bem como seus estudos preparatórios. Durante a construção deste projeto de pesquisa percebi a necessidade de inserir as derivações da obra que datam de 1934 – 1938 de Café, obras estas introduzidas em desenhos preparatórios, painéis e afrescos, cada uma dentro do contexto histórico social do pintor Portinari marcados na década de trinta. Essas partes completaram a importância do todo e vice-versa, tendo em vista as relações dialéticas do sujeito e objeto que implicaram na criação do objeto artístico por meio do contexto social que influenciaram a elaboração do artista. Contribuíram para a elaboração do conteúdo desta pesquisa a história dos negros e imigrantes na cultura do café, na relação direta destes personagens com a obra, pois são por meio deles que Portinari demonstrou uma preocupação social. Outro aspecto relevante é a iconografia e aspectos sociológicos da arte Portinari que apontam para o campo do entendimento do significado da obra, os acontecimentos históricos universais e nacionais que permearam Café e o modernismo dentro e fora do Brasil e suas repercussões sociais. No campo da teoria da Gestalt, a pesquisa será contemplada com a interpretação de Café ressaltando os conteúdos da forma enquanto possibilidade de leitura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Catia Gomes de. "Breve análise da categoria de satisfação na obra de Donabedian." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1992. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1940.

Full text
Abstract:
Como pesquisadora do Departamento de Planejamento do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tive acesso a bibliografia acerca da avaliação da qualidade dos serviços de saúde pela ótica do usuário. Estes estudos, paradigmáticos na área, são (em sua grande maioria) pautados por uma abordagem funcionalista que nos deixam entreabertas questões conceituais que priorizamos. Como incorporar instrumentais elaborados em e para realidades distintas da brasileira sem prévia redefinição teórica, portanto política? Neste estudo, o objeto privilegiado de nossas reflexões é a obra de Avédis Donabedian, autor que ha mais de vinte anos estuda e pesquisa Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde. Utilizando a metodologia da análise de discurso abordamos, no capitulo II, as principais idéias com as quais o autor sistematiza seu Modelo Normativo, priorizando o entendimento da satisfação do paciente enquanto uma das medidas da avaliação da qualidade da atenção prestada.
As a researcher in the Department of Planning of the Institute of Social Medicine, State University of Rio de Janeiro, had access to literature on the assessment of quality of health services from the perspective of the user. These studies, paradigmatic in the area are (mostly) guided by a functionalist approach that let us ajar conceptual issues we prioritize. How to incorporate in instrumental elaborate and distinct realities of Brazil without prior theoretical reset, so political? In this study, the privileged object of our reflections is the work of Avedis Donabedian, author ha over twenty years studying and researching Quality Assessment Health Services Using the methodology of discourse analysis approach, in Chapter II, the main ideas with which the author systematizes its Normative Model, emphasizing the understanding of patient satisfaction as one of the measures of assessing the quality of care provided.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Análise de obra"

1

Os treze momentos: Análise da obra de Sun Tzu. Rio de Janeiro, RJ: Biblioteca do Exército Editora, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reis, Fernando Egídio. Viagens na minha terra de Almeida Garrett: Análise da obra. Lisboa: Texto Editora, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gil, Vicente. Auto da Índia de Gil Vicente: Texto integral e análise da obra. Lisboa: Texto Editora, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carmo, Graça. A menina do mar de Sophia de Mello Breyner Andresen: Análise da obra. Lisboa: Texto Editora, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

A procura da palavra no escuro: Uma análise da criação de uma linguagem na obra de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: 7letras, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nazareth, J. Manuel. Princípios e métodos de análise da demografia portuguesa: Obra elaborada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Lisboa: Presença, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gomes, Joséli Fiorin. O direito internacional privado no Brasil e na América Latina: Análise da importância da obra de Augusto Teixeira de Freitas para o desenvolvimento da disciplina. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ramoniga, Miriam. Direito portuário OGMO: Órgão gestor de mão de obra do trabalho portuário avulso : análise a partir da Lei dos portos - Lei 8,630/93, natureza jurídica, relevância para atividade portuária. Curitiba: Juruá Editora, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kayser, Wolfgang Johannes. Interpretación y análisis de la obra literaria. Madrid: Editorial Gredos, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cañizález, Víctor Fernández. Análisis de la obra literaria de Tristán Solarte. Panamá: Ediciones Librería Cultural Panameña, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Análise de obra"

1

Kutlu, Mehmet Necati. "ESPAÑA Y LOS ESPAÑOLES EN LA OBRA DE YAHYA KEMAL." In España-Turquía, del enfrentamiento al análisis mutuo, edited by Pablo Martín Asuero, 347–56. Piscataway, NJ, USA: Gorgias Press, 2010. http://dx.doi.org/10.31826/9781463231934-020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Francisca Raquel da Silva Aquino, Lidiane Guilhermino da Silva, Manuella da Silveira Nascimento, and Maria do Perpétuo Socorro Palhares. "UMA ANÁLISE CRÍTICA INTERPRETATIVISTA DA OBRA NOVAS CARTAS PORTUGUESAS." In AMPLAMENTE: EDUCAÇÃO EM AÇÃO, 248–49. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.01-30.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de, Francisca Raquel da Silva Aquino Oliveira, Gilka Kátia da Cunha Simões Soares, Leonardo Lima da Silva, and Lidiane Guilhermino da Silva. "ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA “DA VIOLÊNCIA” - HANNAH ARENDT (1969)." In EDUCAÇÃO E PANDEMIA: CENÁRIOS, ENFRENTAMENTOS E SOLUÇÕES, 91–100. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2021. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2021.09-07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Federico, Leonardo. "Texto, ação e história na obra de Mario Testa." In Análise política em saúde: a contribuição do pensamento estratégico, translated by Carmen Fontes Teixeira, 181–220. EDUFBA, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788523220006.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castilho, Erika de Matos, and Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari. "VOZ, CANTO E OBRA DE ARTE: POR UMA TEOLOGIA DA ARTE." In Ciências das Religiões: uma análise transdisciplinar - Volume 2, 268–76. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210504890.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

APARECIDA VIEIRA, M. M., and Ricardo Santos de ALMEIDA. "DIDÁTICA: QUESTÕES NORTEADORAS E DESAFIOS ATUAIS." In QUESTÕES EM DEBATE: CONTEMPORANEIDADES, 44–56. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-conte-3.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva-se pela análise do discurso/enunciado da didática a partir da caixa de ferramenta da análise arqueológica do discurso (AAD) de Foucault (2019), bem como das questões norteadoras e dos desafios atuais que permeiam os processos educativos na contemporaneidade, escavando as séries de signos que explicitam corpus analíticos dos achados, elucidando as questões norteadoras e desafiadoras que atravessam a didática como um todo, analisando a obra de Candau (1983). No conjunto das coisas ditas e escritas a historiografia da didática promove irrupções nos processos educativos uma vez que as necessidades formativas a depender da época histórica em que estamos situados carece de respaldos metodológicos diferenciados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Queiroz, Lívia Maria Silva, Maria Eduarda Torres Gonçalves, Priscylla Cinthya Alves Gondim, and Lycia Nascimento Rabelo Moreira. "Análise de desperdícios em Canteiros de Obra em Mossoró/RN." In Gestão da Produção em Foco - Volume 39. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-211-8.cap.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mariño Paz, Ramón. "Análise lingüística da obra en galego de Antonio Benito Fandiño." In Papés d’emprenta condenada (v. II). Lingua galega e comunicación nos inicios da Idade Contemporánea. Consello da Cultura Galega, 2012. http://dx.doi.org/10.17075/pec.2012.010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mancio, Ivanessa Sanches. "O SÉCULO XIX: DO GOVERNO DE DOM PEDRO II AO CATOLICISMO RETRATADO NA OBRA DE BERNARDO GUIMARÃES." In Ciências das Religiões: Uma Análise Transdisciplinar, 317–34. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/201001672.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Casas, Arturo. "A descrición na obra narrativa de Carvalho Calero. Análise retórica e hermenéutica." In Simposio Ricardo Carvalho Calero. Memoria do século, 119–35. Universidade da Coruña. Servizo de Publicacións, 2020. http://dx.doi.org/10.17979/spudc.9788497497671.119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Análise de obra"

1

SILVA, Kaline Graziele Ribeiro da, and Maria Daniele Lobato PAES. "ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA “O MENINO MALUQUINHO”." In I Semana de Iniciação Científica da FAI. Itaituba, Pará: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/sicfai.145726.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

LIMA, ricardo andrade de, Eraldo Henrique do Carmo Lima de MELO, and EVENY KARLA PACHECO DE SOUZA. "ANÁLISE DA OBRA DE ARIANO SUASSUNA " AUTO DA COMPADECIDA"." In Anais do Encontro das Licenciaturas do Agreste Pernambucano – ENLAPE, Encontro de ensino pequisa e extensão da AEB/FBJ e o Encontro instituicional Acadêmico-Científico do Pibid/FBJ. Recife, Brasil: Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/15869.3-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento De Souza, Brandon, Brandon Lee Nascimento De Souza, and Gleydson Da Silva Maciel. "Análise da obra vidas secas, e reinterpretação dos personagens da obra: da mudança até a fulga." In Simpósio FBJ 2019. Belo Jardim, Pernambuco: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/simpfbj2019.223910.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ILHA, PYETRO BRUM, and MAGALI NOCCHI COLLARES GONçALVES. "ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NO AMBIENTE CONSTRUÍDO: UMA ANÁLISE DA OBRA DE CARLA JUAÇABA." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-084.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Couto, Cibelly Cristina Rodrigues, Leonardo Nery Carrijo dos Santos, Edgard Afonso Lamounier Júnior, Gerson Flavio Mendes de Lima, and Alexandre Cardoso. "Análise comparativa de ferramentas CAD e BIM para projetos de instalações elétricas." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.629.

Full text
Abstract:
No campo da arquitetura e da engenharia, os desenhos de projetos fornecem informações relevantes sobre a obra. O surgimento do sistema CAD alterou diversos ramos da indústria de projetos e até hoje é um dos principais métodos utilizados por profissionais da área. Posteriormente, o BIM surgiu como um conceito promissor por possibilitar melhorias gráficas ao mesmo tempo que integra os participantes do projeto nas diversas fases da obra. No presente artigo, um comparativo é realizado entre as metodologias CAD e BIM por intermédio de um projeto de instalações elétricas residencial elaborado pela empresa CGWorks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, Carolina. "Possíveis abordagens para um estudo sobre coleções museológicas de fotografia." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2006. http://dx.doi.org/10.20396/eha.2.2006.3922.

Full text
Abstract:
Na constituição de uma coleção museológica de obras de arte, as escolhas estão pautadas na relevância histórica do nome do artista, do período, da técnica, do estilo. De acordo com os historiadores Giulio Carlo Argan e Maurizio Fagiolo, uma obra é vista como obra de arte quando tem importância na história da arte e contribui para a formação e desenvolvimento de uma cultura artística. E a constituição de uma coleção museológica de fotografias, em quais critérios estão pautadas as escolhas? De que modo a história da fotografia está articulada à história da arte? Como objeto de análise está a Coleção PirelliMasp de Fotografia, a partir da qual proponho pensar de que modo são elaborados discursos para a inserção de imagens fotográficas em uma determinada cultura artística moderna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Monteiro, Ingrid, João V. O. Filho, Ana K. Bessa, and Ruan Souza. "Engenharia semiótica e arte digital interativa: Um estudo da autoexpressão do artista-designer." In XVIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ihc.2019.8391.

Full text
Abstract:
No final do século XX, com a popularização da internet, obras de arte digital interativa ganharam um novo espaço de disseminação, intervenção e criação. Nesse contexto, a internet permite e exige a participação da audiência como uma parte importante de muitas dessas obras, construídas como sistemas ou artefatos computacionais interativos. Neste pôster, apresentamos a aplicação de conceitos da Engenharia Semiótica na análise de três obras de arte digital e interativa desenvolvidas e publicadas na Web entre 1996 e 2003, Mouchette, Life sharing e My boyfriend came back from the war (MBCBFTW). Este estudo teve o objetivo de investigar como se manifesta a metacomunicação do artistadesigner do sistema, que, nesse contexto, é o autor da obra. Para isso, reconstruímos e comparamos a metamensagem das três obras, observando o que o designer comunica sobre o usuário, o sistema e sobre ele mesmo. Como resultado, observou-se que a quantidade e a qualidade das mensagens variaram entre as obras. Apresentamos uma discussão sobre como a Engenharia Semiótica pode dar suporte à análise de obras de arte digitais e interativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souto Filho, José Ari Póvoas, Fábia Kamilly Gomes Andrade, Elida Priscila de Moura Barros, Silvio Burrattino Melhado, and Alberto Casado Lordsleem Júnior. "Análise de incompatibilidades de projeto na execução de obra de edificação: estudo de caso." In Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído. Universidade Federal de Viçosa, 2015. http://dx.doi.org/10.18540/2176-4549.6038.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Torres, Hideide Brito. "Escritor-jornalista: o personagem conceitual como categoria de análise da obra de Graciliano Ramos." In 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/phypro-intermidialidade2014-023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Suzana Barretto. "Almeida Junior e a fotografia: uma nova dimensão da obra do artista." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2006. http://dx.doi.org/10.20396/eha.2.2006.3909.

Full text
Abstract:
Durante a fase regionalista da pintura de Almeida Junior, é nítida a influência e as mudanças proporcionadas pelo uso da fotografia. O crítico Ernesto de Sousa Campos, já na década de 50, analisa a obra Apertando o Lombilho (1895) e a caracteriza como “um exato instantâneo do que estamos habituados a ver ao longo das estradas”. Entre os pesquisadores da obra do artista, este é o primeiro a fazer referência à presença da característica do instantâneo. No entanto, apesar de reconhecer a peculiaridade da experiência formal, o autor não chega a estabelecer uma possível relação do uso da fotografia como modelo pictórico. Na análise das obras Amolação Interrompida (1888), Caipira picando fumo (1892) e Caipiras negaceando (1888), a incorporação do instantâneo pode ser ainda melhor observada. Nestas telas, a gestualidade do protagonista está centrada na nitidez do registro, no potencial significante do enquadramento e na exploração dos efeitos de luz. Essa nova atitude formal proporciona algumas hipóteses; a primeira é a de que o artista ao estabelecer diálogo com fotógrafos e literatos interessados em aspectos singulares da cultura do interior paulista estabelece trocas que irão interferir na representação pictórica. A outra, é a de que a obra do artista incorpora o uso e a exploração de características específicas da técnica fotográfica. Rever o processo de instauração das transformações pictóricas pelo viés da fotografia é o desafio que perpassa a comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Análise de obra"

1

Quintas-Froufe, Eva. La evolución de la comunicación publicitaria: Análisis de la obra de Federico Ribas para Perfumería Gal (1916-1936). Revista Latina de Comunicación Social, October 2012. http://dx.doi.org/10.4185/rlcs-2012-963.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pierri, Gastón, and Mariano Lafuente. Gobierno digital y corrupción: El impacto de InfObras y el control ciudadano en la eficiencia de la ejecución de obras públicas en Perú. Inter-American Development Bank, November 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002875.

Full text
Abstract:
Las iniciativas de gobierno digital y control ciudadano han aumentado en los últimos años. Sin embargo, la literatura sobre su efectividad es escasa. En este estudio se busca presentar evidencia acerca del impacto generado a partir de la combinación de herramientas de gobierno digital e iniciativas de control ciudadano en Perú. En el análisis se emplea un diseño de regresión discontinua para evaluar los efectos del programa de Monitores Ciudadanos de Control (MCC), un programa de voluntarios de la Contraloría de Perú para realizar auditorías de bajo costo a las obras públicas. A partir de datos de herramientas tecnológicas como las plataformas InfObras de la Contraloría** y la Consulta de Inversión del Ministerio de Economía y Finanzas (aplicativo Invierte.pe)***, se examinan los efectos del programa en materia de costos y tiempos en la ejecución de obras públicas en Perú. Los hallazgos sugieren que si bien hay un impacto positivo y significativo en la reducción de los sobrecostos para las obras tercerizadas a firmas constructoras, no se encuentran efectos significativos en resultados relativos a la ejecución de las obras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Navas Duk, Cristián, Ángelo Guevara Cué, Elías Rubinstein, and Richard Mix Vidal. Análisis del estado del arte y experiencias de gestión de demanda de transporte urbano en América Latina y el Caribe. Inter-American Development Bank, October 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002895.

Full text
Abstract:
En las últimas décadas, la tasa de motorización en los países de América Latina y el Caribe (ALC) se ha incrementado, principalmente, por el crecimiento de los niveles de ingreso de las personas, lo que ha generado aumentos tanto en niveles de congestión, como también en variables medioambientales tales como la polución y el ruido. Una de las respuestas a este crecimiento de la tasa de motorización ha sido el desarrollo de políticas con enfoque en la oferta. A través de estas se ha propuesto aumentar la infraestructura vial con el objetivo de mejorar las condiciones de flujo y desplazamiento del tráfico vial, disminuyendo así las condiciones de congestión. Este enfoque se ha traducido en obras de infraestructura, como el ensanchamiento de calles y el desarrollo de nuevas vías y autopistas. A pesar de estos esfuerzos, existe evidencia en la literatura de que este tipo de respuesta podría resultar insostenible en el largo plazo, por su alto costo y porque promueve el uso del automóvil particular, generando aumentos en la congestión y contaminación entre otras externalidades. Una de las soluciones que ha planteado la literatura es abordar la problemática a través de medidas que gestionen la demanda por el uso de la infraestructura, promoviendo así una utilización más eficiente de la oferta vial disponible. El desarrollo de medidas de gestión de la demanda (Transportation Demand Management, TDM por sus siglas en inglés) ha sido ampliamente reportado y discutido como política de transporte a nivel global, donde su implementación se ha concentrado en intervenciones como la restricción de circulación de vehículos (pico y placa), la tarificación vial por congestión, la redistribución del espacio vial (vías de uso exclusivo o reversibles), y los impuestos a la compra y operación de vehículos particulares, entre otras. ALC no ha estado al margen de la implementación de este tipo de medidas, con distintos niveles de éxito en su implementación y desarrollo. El presente documento considera una recopilación no exhaustiva de casos y experiencias de la aplicación de medidas de gestión de demanda, tanto en ALC como en otras ciudades del mundo, con el objetivo de compartir estas experiencias de políticas públicas de transporte para contribuir a su discusión para potenciales implementaciones a futuro. Adicionalmente, este trabajo se plantea como instrumento de guía, apoyo y consulta para los distintos stakeholders de transporte urbano de las ciudades de ALC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography