Academic literature on the topic 'Análise do discurso jornalístico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Análise do discurso jornalístico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Análise do discurso jornalístico"

1

Cunha, Rodrigo Bastos. "Do científico ao jornalístico: análise comparativa de discursos sobre saúde." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 12, no. 24 (March 2008): 195–203. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832008000100015.

Full text
Abstract:
Jornalistas, cientistas e analistas do discurso concordam que há uma transformação da linguagem especializada do discurso científico para a linguagem não especializada no processo de divulgação científica para o público leigo. Consideram essa transformação como recodificação, reformulação, formulação de um novo discurso ou, no caso específico do jornalismo científico, textualização jornalística do discurso científico. Com o apoio da linha francesa da Análise do Discurso, o presente trabalho faz uma análise comparativa de dois discursos jornalísticos envolvendo questões de saúde pública, da seção de notícias da revista ComCiência, em relação aos respectivos discursos científicos que serviram de fonte para elaboração das notícias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cunha, Gustavo Ximenes. "A multiplicidade de vozes no discurso jornalístico: estudo da polifonia no Jornalismo à luz de uma perspectiva modular da organização do discurso." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 38, no. 2 (December 2015): 159–83. http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201529.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo investiga as formas e as funções que os discursos representados exercem na construção dos discursos jornalísticos. No domínio jornalístico, é especialmente relevante o estudo da maneira como os jornalistas incorporam a seu discurso os discursos de suas fontes. Afinal, ao construir seu discurso, o jornalista se depara com uma questão delicada, que é a decisão de revelar ou não suas fontes e, se disposto a revelá-las, como transformar o discurso produzido por suas fontes em discurso representado. Com base em contribuições teóricas e metodológicas de um modelo da Análise do Discurso, o Modelo de Análise Modular do Discurso, o estudo focalizou uma produção discursiva bastante complexa do ponto de vista polifônico. Por meio da análise, foi possível constatar a complexidade das decisões que um jornalista precisa tomar, no momento de representar em seu discurso os discursos de outros agentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Gislene, and Flávia Dourado Maia. "Análise de cobertura jornalística: um protocolo metodológico." Rumores 5, no. 10 (December 19, 2011): 18. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2011.51250.

Full text
Abstract:
O acontecimento jornalístico pode ser observado e analisado por meio das marcas que o processo de produção da notícia deixa no próprio produto acabado. Retomando apontamentos sobre alguns dos entraves teórico-metodológicos que se interpõem à ampliação e ao aprimoramento das teorias do jornalismo, e sobre a necessidade de abordagens menos fragmentárias do fenômeno jornalístico, apresentamos um protocolo de análise de cobertura jornalística com o objetivo de possibilitar a apreensão do acontecimento jornalístico numa instância localizada entre o trabalho de bastidores da redação e as análises subseqüentes do conteúdo temático e do discurso no e sobre o mesmo acontecimento. A base teórica buscamos em Quéré, quando problematiza lugares da mídia para pensar o acontecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Da Silva, Ana Carolina De Assis Marinho, and Valéria Marcondes. "JORNAL NACIONAL E AS MANIFESTAÇÕES CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS." Revista Grifos 23, no. 36/37 (January 4, 2016): 85. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v23i36/37.2701.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar os sentidos do discurso do Jornal Nacional sobre as manifestações ocorridas em todo país contra o aumento das passagens do transporte público, exibidas durante a programação do programa, nos dias 06, 10 e 20 de junho de 2013. O discurso noticioso (jornalístico) está carregado de textos, contextos e sentidos. A escolha aleatória das datas de análise das matérias jornalísticas objetivou a caracterização conjuntural dos protestos. O discurso textual e imagético (narrativa jornalística audiovisual) foi analisado com base nas teorias do jornalismo visando identificar os sentidos elaborados pela emissora sobre aqueles acontecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Perini, Rudá da Costa, and Vanise Gomes de Medeiros. "CONSIDERAÇÕES SOBRE VERDADE EM TEMPOS DE FAKE NEWS." Cadernos de Letras da UFF 30, no. 59 (December 21, 2019): 297–312. http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a682.

Full text
Abstract:
Neste artigo, almeja-se discutir o funcionamento da noção de verdade no discurso jornalístico. Para tanto, faremos um percurso filosófico, jornalístico e discursivo para refletir sobre a relação sujeito-língua-verdade-realidade a partir da Análise do Discurso pecheuxtiana. Buscamos iluminar o modo como o discurso jornalístico se constitui socialmente como verdade e, além disso, problematizar a relação dual verdade-mentira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lemes, Luiz Fernando Rodrigues, and Rogério Borges. "A EXALTAÇÃO DO PROTAGONISTA: O DISCURSO DO JORNALISMO ESPORTIVO." Panorama 6, no. 1 (June 28, 2016): 12. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v6i1.4858.

Full text
Abstract:
RESUMO: diante do atual contexto da Seleção Brasileira, o presente artigo pretende apresentar um debate sobre o desenvolvimento do discurso jornalístico esportivo do Globoesporte.com sobre a trajetória da equipe durante a Copa América de 2015 baseados em três categorias: memória, personalização e questionamento. Também discute os conteúdos jornalísticos por meio da análise dos apelos discursivos trabalhados por Voltolini (2004): emocional, moral e racional. Com isso, é possível perceber como o termo “Neymardependência” atua e influencia o desenvolvimento da atividade jornalística, não se caracterizando exclusivamente como um fator de dependência do atual elenco da Seleção Brasileira que apresenta deficiência técnica quando comparado a outras seleções do continente. PALAVRAS-CHAVE: Apelo discursivo. Personalização. Jornalismo esportivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, L. S. C. S., and R. N. Reis. "Pressupostos Teóricos para Análise do Discurso Jornalístico." Pauta Geral - Estudos em Jornalismo 2, no. 2 (December 30, 2015): 88–105. http://dx.doi.org/10.18661/2318-857x/pauta.geral.v2n2p88-105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Eliane Righi de. "A ironia como deslocamento no efeito de linearidade e imparcialidade do discurso jornalístico." Cadernos do IL, no. 34 (June 9, 2007): 201–37. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.17559.

Full text
Abstract:
Este trabalho, numa perspectiva discursiva, tem como objetivo discutir o funcionamento da ironia dentro do discurso jornalístico, o qual rompe com a pretensa linearidade e imparcialidade desse discurso. Para a constituição de nosso corpus de pesquisa e análise, selecionamos recortes de reportagens e quadrinhos extraídos de diferentes edições diárias de um jornal, os quais se relacionam a um acontecimento muito narrado e comentado pela mídia. Através da análise da materialidade lingüística, no confronto entre diferentes discursos e textos, podemos concluir que o discurso jornalístico, constitutivo da memória discursiva, está sujeito também à porosidade da língua e seu caráter equívoco, aflorados nos efeitos de estranhamento e de humor provocados pela ironia.PALAVRAS-CHAVE: Ironia; Discurso Jornalístico; Memória Discursiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pimentel, Renata Marcelle Lara. "Discurso jornalístico, leitura e educação." RUA 9, no. 1 (October 7, 2015): 129. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v9i1.8640753.

Full text
Abstract:
Este texto resulta de uma pesquisa de mestrado que analisa o discuro jornalístico impresso de massa na perspectiva da leitura discursiva. Tendo como referencial teórico a Análise de Discurso da Escola Francesa, representada pelo filósofo Michel P~echeux, investigamos, mediante o uso dos dispositivos teóricos e analíticos, que tipo de leitura do jornal é possível ser feita, na posição de leitores, consideradas as condições de produção desse material. Também observamos qual a crítica possível nessa mesma posição-leitor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira da Silva, Marcelo, and Ana Maria Dantas de Maio. "Linguagem, consumo e felicidade: Discurso jornalístico e ambivalência." Comunicação Mídia e Consumo 15, no. 42 (April 26, 2018): 182. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1570.

Full text
Abstract:
A discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Análise do discurso jornalístico"

1

CORDEIRO, Maria Sirleidy de Lima. "Encapsulamento anafórico e frames no discurso jornalístico." UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15371.

Full text
Abstract:
Submitted by Isaac Francisco de Souza Dias (isaac.souzadias@ufpe.br) on 2016-02-24T18:30:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) DISSERTAÇÃO Maria Sirleidy de Lima Cordeiro.pdf: 6578418 bytes, checksum: 930c3f5ddca08fec7fc89109a4bab429 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-24T18:30:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) DISSERTAÇÃO Maria Sirleidy de Lima Cordeiro.pdf: 6578418 bytes, checksum: 930c3f5ddca08fec7fc89109a4bab429 (MD5) Previous issue date: 2015-02-06
CNPQ
Este estudo tem como objetivo analisar o encapsulamento anafórico na formação de frames valorativos, observando como os nomes-núcleos utilizados para compor o sintagma nominal no encapsulamento anafórico constroem a retomada textual e acionam sentidos sobre as manifestações no Brasil em 2013. Para isso, nossa investigação está fundamentada sob as bases da Linguística Textual, da Linguística Cognitiva e da Análise Crítica do Discurso. O foco desta pesquisa recai sobre o encapsulamento anafórico, um processo referencial que se configura como um importante fator de construção de sentidos e inferências da referenciação, enfatizando seus processos sociocognitivos. O encapsulamento é constituído por um sintagma nominal (demonstrativo + nome-núcleo) o qual retoma uma porção textual anteriormente descrita (CONTE, 2003), desempenhando uma função cognitivo-discursiva que constrói sentidos, ajuda na progressão temática, empacota as informações velhas e, ainda, (re)categoriza estas informações apresentando novas predicações para o discurso (FRANCIS, 2003; KOCH, 2004a; MELO, 2008). Essa função cognitivo-discursiva do sintagma nominal além de sumarizar as informações-suporte contidas em segmentos precedentes do texto, pode acionar frames valorativos que contribuem para a formação de ideologias e de opiniões públicas, as quais podem guiar o leitor para o entendimento tópico do texto, categorizando-o ou recategorizando-o e, ainda, constrói relações de sentido entre as porções do texto. A metodologia utilizada possui caráter essencialmente analítico e interpretativo com base na abordagem qualitativa. O corpus foi coletado no jornal Folha de S. Paulo de divulgação pública on line. É importante ressaltar que a propensão por esse veículo de comunicação justifica-se pelo alto índice de circulação desse jornal no país. A escolha do corpus no domínio jornalístico justifica-se pelo fato de tal domínio possibilitar a investigação e a análise do funcionamento do encapsulamento anafórico em situações comunicativas socialmente situadas e públicas, em que os aspectos sociais e cognitivos se materializam em escolhas linguísticas, sejam elas no plano lexical ou textual-discursivo. Os resultados das nossas análises apontam para o fato de que os sintagmas nominais do encapsulamento, não só encapsulam as partes precedentes como também formam frames com uma carga de ideologias que reflete julgamentos valorativos.
This study aims at analyzing the anaphoric encapsulation in the construction of evaluative frames, observing how the cores-names used to compose the noun phrases in the anaphoric encapsulation enable text recovery and meaning making concerning popular manifestations in Brazil in 2013. To achieve so, our research was based on Text Linguistics, Cognitive Linguistics and Critical Discourse Analysis. The research focused on anaphoric encapsulation, a reference process that is configured as an important factor of construction of meaning and inferences of the reference, particularly its nature as a sociocognitive process. Anaphoric encapsulation is constituted by a noun phrase (demonstrative + name) that resume a previously described textual portion (CONTE, 2003) performing a cognitive-discursive function that builds meanings and help in thematic progression of the text as it gathers old information and (re)categorizes them, presenting them with new predications for discourse (FRANCIS, 2003; MELO, 2008). This cognitive-discursive function besides to summarize the information contained in previous-support segments of text, can trigger evaluative frames that contribute to the formation of ideologies and public opinion, which might lead the reader to a topic understanding of the text, categorizing it or recategorizing it, establishing meaningful relations between portions of the text. Method is essentially analytical and interpretative based on a qualitative approach. Corpus was collected from the online newspaper Folha de S. Paulo. The high rate of circulation of the newspaper in the country justifies its selection. Journalistic field was chosen based on the fact that it enables research and analysis of anaphoric encapsulation in socially situated communicative situations, in which the social and cognitive aspects are materialized by linguistic choices, either on the lexical plan or textual-discursive. The results of our analyzes point to the fact that the noun phrases of the tunnel, not only encapsulate the preceding parts as well as form frames with a load of ideologies that reflects axiological positions. Our results point to the fact that noun phrases of anaphoric encapsulation not only encapsulate the preceding portions of text, they also form frames invested with ideologies that reflect axiological positions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CAVALCANTI, Laura Jorge Nogueira. "Questões de norma linguística no domínio jornalístico: embates discursivos." Universidade Federal de Pernambuco, 2014. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13286.

Full text
Abstract:
Submitted by Amanda Silva (amanda.osilva2@ufpe.br) on 2015-04-17T12:55:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) DISSERTAÇÃO Laura Jorge Cavalcanti.pdf: 2734994 bytes, checksum: 55d38019cb47f6b78605a3210a9c3920 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-04-17T12:55:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) DISSERTAÇÃO Laura Jorge Cavalcanti.pdf: 2734994 bytes, checksum: 55d38019cb47f6b78605a3210a9c3920 (MD5) Previous issue date: 2014
Neste estudo, nos debruçamos sobre as notícias veiculadas em três jornais online de prestígio – Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo – a respeito de um evento: a adoção do livro didático Por uma vida melhor para alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no início do ano de 2011. O livro, então aprovado através da primeira edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) direcionado ao EJA, tornou-se centro de um debate nacional que abrangeu temas desde o conteúdo apresentado pelo material, o ensino de língua portuguesa, noções de língua etc. O debate envolveu vários participantes e representantes de diferentes instâncias sociais, governamentais e acadêmicas, que, ao longo da discussão, foram formando dois grupos claramente definidos em torno da questão: um grupo hegemônico (representado por aqueles que não apoiaram os postulados pedagógicos e linguísticos representados pelo livro) e um grupo contra-hegemônico (aqueles que apoiaram os postulados pedagógicos e linguísticos representados pelo livro). Tendo em vista o alcance das matérias veiculadas online (sem restrição de tempo ou espaço) e o poder discursivo do domínio jornalístico, consideramos importante analisar estes textos e o discurso neles tecido em relação ao material didático. Partimos de uma reflexão acerca das bases teóricas e pedagógicas que informaram os argumentos de ambos os grupos, revisando estudos de autores da Linguística Aplicada como Kleiman (1995; 2000; 2001), Bagno (2002), Marcuschi (in MARCUSCHI e DIONÍSIO 2007) e Kalantzis e Cope (2003). Inseridos numa perspectiva de Análise Crítica do Discurso, voltamo-nos aos aspectos sociais, culturais e políticos que também tiveram e têm influência em políticas linguísticas e educacionais. Consultamos Van Dijk (2000) para obter uma melhor noção de como ideologias formam grupos sociais, e vice-versa, revisando também com Hoffnagel (2010), Hall (1997) e Fairclough (2001; 2003) como diferentes fatores externos à disciplina “Português” podem vir a afetar a prática de ensino de língua materna e os discursos que circulam acerca do tema. O papel dos jornais no debate foi analisado tendo em vista a natureza das instituições jornalísticas, seu funcionamento enquanto entidades lucrativas, e, principalmente, seu alinhamento ideológico com o grupo hegemônico de poder. Para tanto, apoiamo-nos principalmente nos estudos de Van Dijk (1988) e Falcone (2003; 2008). Para a análise dos textos noticiosos, partimos de uma reflexão sobre a sociocognição e como o conhecimento sobre o mundo e as coisas do mundo passa por uma elaboração semiótica mediada discursivamente, por exemplo, por textos escritos. Com Van Dijk (2010; 2012), refletimos sobre elementos de natureza sociocognitiva que se apresentam como uma interface na relação entre sociedade e discurso – modelos mentais, representações sociais e modelos de contexto – identificando a base teórica em que construímos nossa visão de discurso, texto, contexto, e sua relação com instâncias e práticas sociais. Ao identificar estratégias linguístico-cognitivas e de organização das notícias na elaboração dos textos noticiosos, pudemos analisá-las de modo a obter pistas acerca dos sentidos sendo construídos nos discursos dos jornais. Identificamos que o domínio jornalístico atuou de forma ativa na elaboração de um discurso que privilegiava um modelo (dominante) de educação linguística em detrimento de outros, exibindo assim seu poder discursivo e seu alinhamento com o grupo hegemônico de poder. Finalmente, demonstramos, através de nossa análise, como isso foi atingido, de modo a configurar manipulação e abuso de poder (VAN DIJK 2010) por parte dos veículos aqui analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dresch, Márcia. "A voz que nos incomoda : um estudo sobre o discurso do réu." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/10791.

Full text
Abstract:
Cette thèse analyse le discours de l’inculpé proféré lors des interrogatoires de procédures judiciaires criminelles. Pour ce faire, deux corpus ont été réunis: le premier est constitué de faits divers diffusés dans des quotidiens de l’État du Rio Grande do Sul, avec une étude sur les formes de désignation du criminel dans la presse écrite; le deuxième est composé des discours des inculpés prononcés au cours des interrogatoires dans des juridictions criminelles du Tribunal de Justice de l’État du Rio Grande do Sul. Le premier chapitre de ce travail porte sur la formation du lieu énonciatif de l’inculpé; l’analyse des formes de désignation montre une détermination de sens qui construit et consolide une vision consensuelle de la criminalité. Le second chapitre aborde la notion théorique de sujet. À partir de là, il se penche sur la caractérisation du sujet du discours-inculpé qui, dans la confrontation avec la formation discursive de la Loi, projette le discours de résistance qui va marquer le discours de l’inculpé. Le troisième chapitre tourne autour de la Justice; il aborde l’histoire et les conditions de production du discours juridique pénal, et identifie la manière dont se constitue ce champ discursif. Puis il se penche sur la problématisation de la procédure judiciaire de questionsréponses dans les interrogatoires ainsi que sur les implications de cette procédure dans le discours. Enfin, le dernier chapitre étudie la détermination des sens dans le discours de l’inculpé, en identifiant la négation comme le grand projet discursif du sujet-inculpé qui tente d’imprimer ses sens dans le champ juridique pénal et de rompre avec la détermination que lui attribue le lieu de criminel. Les analyses montrent que la détermination des sens constituée politiquement et historiquement déjoue le mouvement du sujet-inculpé qui cherche à résister à cette détermination et à l’éviter. Même quand elle découle d’une stratégie de défense, la négation ne suffit pas pour permettre au sujet de se débarrasser de sa détermination de banditet d’occuper un autre lieu énonciatif. Du point de vue de l’approche théorique, ce travail se base sur l’Analyse française du Discours fondée par Michel Pêcheux.
Esta tese tem como foco de investigação o discurso do réu em audiências de interrogatório de processos judiciais criminais Foram reunidos dois corpora: o primeiro, constituído de notícias policiais veiculadas em jornais de circulação no Rio Grande do Sul, a partir dos quais foram analisadas as formas de designação para o criminoso na mídia impressa; o segundo, no qual se encontram os discursos dos réus, é composto de audiências de interrogatório ocorridas em varas criminais da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. O primeiro capítulo do trabalho tem como tema a formação do lugar enunciativo do réu, e a discussão sobre as formas de designação aponta para uma determinação de sentidos que constrói e sedimenta uma visão consensual sobre a criminalidade. O segundo capítulo é dedicado à noção teórica de sujeito e, a partir dela, à caracterização do sujeito do discurso-réu, que, no confronto com a formação discursiva da Lei, projeta o discurso de resistência que vai marcar o discurso do réu. O último capítulo analisa a determinação dos sentidos no discurso do réu, identificando a negação como o grande projeto discursivo do sujeito-réu, na sua tentativa de imprimir os seus sentidos no campo jurídico-penal e romper com a determinação. As análises apontam para o fato de que a determinação dos sentidos constituída política e historicamente torna malogrado o movimento do sujeito-réu no sentido de resistir e evitar essa determinação. O movimento de negação, mesmo quando decorrente de estratégia de defesa, mostra-se insuficiente para que o sujeito se desincumba de sua determinação de bandido e passe a ocupar um outro lugarenunciativo. Esta tese toma como sustentação teórica a Análise do Discurso francesa fundada por Michel Pêcheux.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maksud, Ivia Maria Jardim. "Sexualidade e mídia : uma análise sócio-antropológica do discurso jornalístico." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2000. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8907.

Full text
Abstract:
Esta dissertação, de caráter antropológico, analisa o discurso jornalístico acerca da sexualidade produzido para dois universos sociais distintos. Objetivando demonstrar como se dá a construção dos valores relativos à sexualidade na instância discursiva, foram analisados dois jornais cariocas, pertencentes a mesma organização empresarial e destinados a públicos leitores diferenciados: segmentos populares e camadas médias. Concluiu-se que a mídia é uma agenda importante e ágil no processo de construção da sexualidade. Os valores em torno do sexo e da vida privada produzidos pela indústria cultural dirigida aos segmentos populares e as camadas médias estão referendados, por um lado, por uma visão mais tradicional e, por outro, por uma perspectiva mais moderna. A perspectiva tradicional está atrelada a uma concepção de mundo dicotomizada no tocante ao gênero e a sexualidade, enquanto a ótica moderna está relacionada a um prisma mais igualitário de conceber as relações entre os sexos e a major difusão do saber psicanalítico. Para chegar a esses resultados foram analisados os diferentes códigos utilizados na produção das notícias, o discurso imagético e o recurso a exposição dos corpos bem como a utilização da linguagem humorística como procedimento estilístico, elementos que falam de uma construção social do gosto e que expressam a escolha dos jornais para a leitura.
Produced for two different social universes. It demonstrates the construction of the sexual values in the discursive instance. Two newspapers of Rio de Janeiro, Brazil, were analyzed. They belong to the same organization and have different peublics: popular segments and middle classes. Media is an important and quick agency in the process of construction of the sexuality. The values around the sex and of the private life, produced by the cultural industry to the popular segments and the middle classes are conmposed, on one side, for a traditional vision and, for other, for a moden perspective. The traditional perspective is formed by a gender and sexuality dichotomized worlds conception, while the modern perspective is related to amore equalitarian relationship among the sexes and to the largest diffusion of the psychology knowledge. The different codes used in the production of the news, the photographic speech, the bodies exihibiton and the humorous language as stylistic resource were analized. All that elements talk about a social construction of the taste, expressing choice of the newspapers reading.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cord, Manuela Mac. "O discurso outro em editoriais jornalísticos." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=980.

Full text
Abstract:
Dans cette recherche jobserverai les formes dinsertion du discours autre dans les éditoriaux journalistiques de O Globo et du Jornal do Brasil, tout en étudiant, ainsi, la tension présente dans les éditoriaux, qui se configure dans labsence de marque de caractère personnel et dans labsence de signature dans un article qui aurait la fonction dopiner. Aussi on va examiner sil y a, entre les journaux cités ci-dessus, une différence quelconque dans linscription de lautre et dans les effets de sens qui en découlent. Par ailleurs, on vérifiera de quelle façon le discours nommé apparaît dans des oeuvres des périodes pré-NGB (10/20/30), après NGB (60/70) et contemporain (90/00). Pour réaliser ce travail, on utilisera comme soutien théorique-méthodologique lAnalyse du Discours (Pêcheux et Orlandi) et les études dAuthier Revuz sur la hétérogénéité énonciative
Nesta pesquisa, observarei as formas de inserção do discurso outro em editoriais jornalísticos de O Globo e do Jornal do Brasil, estudando, assim, a tensão presente nos editoriais, que se configura na ausência de marca de pessoalidade e na ausência de assinatura em artigo que teria como função opinar. Também será investigado se há, entre os jornais supracitados, alguma diferença na inscrição do outro e nos efeitos de sentido daí decorrentes. Além disso, verificar-se-á de que modo o discurso relatado comparece em obras dos períodos pré-NGB (10/20/30), pós-NGB (60/70) e contemporâneo (90/00). Para realizar este trabalho, serão utilizados como base o suporte teórico-metodológico da Análise do Discurso (Pêcheux e Orlandi) e os estudos de Authier-Revuz sobre a heterogeneidade enunciativa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

COSTA, Ivandilson. "Análise do discurso da mídia: a reestruturação promocional do texto jornalístico." Universidade de Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18760.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2017-05-10T15:31:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Tese_Ivandilson-BC.pdf: 13596948 bytes, checksum: 4c4db58deb69fafdac602593241098c0 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-10T15:31:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Tese_Ivandilson-BC.pdf: 13596948 bytes, checksum: 4c4db58deb69fafdac602593241098c0 (MD5) Previous issue date: 2016-06-21
A presente investigação focaliza o processo de reestruturação da ordem do discurso jornalístico, recontextualizada em função do caráter mercadológico do discurso publicitário. Parte-se do princípio de que domínios e instituições sociais, cujo propósito não seja produzir mercadorias no sentido econômico restrito de artigos para venda, vêm a ser organizados e definidos em termos de produção, distribuição e consumo de mercadorias. Tendo como teoria de base a Análise Crítica do Discurso, procuramos tratar de três gêneros do domínio midiático jornalístico para exame do processo de recontextualização pelo movimento colonizador da publicidade: a capa de revista semanal de informação, a primeira página de jornal diário e as escaladas de telejornal. O trabalho procura se ancorar em uma pesquisa qualitativa e interpretativista de caráter documental. O material delimitado para a abordagem consta de exemplares de cada um dos gêneros em estudo, coletados da revista Veja, do jornal Folha de S. Paulo e do programa televisivo Jornal Nacional. Foi considerado para coleta o período de 19 de agosto a 24 de outubro do ano civil de 2014. Foram tomados para a composição do corpus todos e somente os gêneros produzidos e veiculados em mídia específica no referente período. Destes exemplares, foi tomado um número de dez, reduzidos a cinco de cada, como representativos para fins de geração, tratamento, codificação e análise dos dados, perfazendo um total de 15 exemplares. Dada a natureza do corpus, especialmente quanto a seu caráter de constituição de aparato de multimodalidade, foram tomados procedimentos analíticos erigidos pela Gramática do Design Visual, em seus significados acionais representacional, interativo e composicional. Resultados da pesquisa apontaram para uma reestruturação premente do texto jornalístico a partir de elementos próprios do discurso promocional, especialmente quanto ao design visual, emprego de recursos diagramáticos, de fotojornalismo, manutenção de marca publicitária, valor de notícia e itens lexicais. Produtos jornalísticos, por conseguinte, são tomados como inseridos em uma lógica comercial, apresentando-se sob a forma de mercadoria, pela mitigação de fronteiras entre os domínios midiático e aquele ligado à promoção e consumo, o publicitário.
The present research focuses on the process of restructuring the order of the journalistic discourse, taking into consideration the marketing character of advertising discourse. The starting point is that the principles of domain and social institutions whose purpose is not to produce goods in the strict economic sense of items for sale, are organized and defined in terms of production, distribution and consumption of goods. Based on the theoretical framework of Critical Discourse Analysis, we intend to address three genres of the order of the journalistic media discourse in order to exam the process of recontextualization by the settler movement of advertising: the weekly magazine cover information, daily newspapers front pages and television headlines. The work seeks to anchor in the qualitative research paradigm and of documentary nature. The data defined for the approach consists of copies of each gender in the study, collected from Veja magazine, Folha de S. Paulo daily news and Jornal Nacional TV show. The data collection period was considered from August 19th to October 24th of 2014. The research corpus taken into consideration were all compositions and only produced genres used on specific media in the related period. From these samples, were selected a number of ten, reduced to five of each, as representative for generation purposes, processing, coding and analysis of data, a total of 15 copies. Given the nature of the corpus, especially its character of multimodality apparatus constitution, analytical procedures were oriented by the Design Visual Grammar in their actional, representational, interactive and compositional meanings. The results pointed out to an urgent restructuring of the journalistic text from the own elements of promotional discourse, especially from the elements of the visual design, employment diagrammatic resources, photojournalism, advertising brand maintenance, news value and lexical items. Journalistic products, therefore, are taken as part of a business logic, presenting itself in the form of goods, by the mitigation boundaries between media domain and that related to the promotion and consumer advertising.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mussoi, Eloí Gonçalves. "Discurso jornalístico e discurso publicitário lugar de aliança: reportagem melhor compra da revista quatro rodas." reponame:Repositório Institucional da UNISUL, 2005. http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4502.

Full text
Abstract:
El presente trabajo, basado en los aportes teóricos y analíticos de la Análise del Discurso – AD (Pêcheux, 1969 y 1975 y Orlandi, 1983,1990,1999) pretiende analisar algunos textos de la revista Quatro Rodas, queriendo comprender la relación de tal modo entre estos textos y el discurso de la publicidad. Es verdad, essos textos mismo asegurando el sentido como “materia periodística” por la su forma de circulación, alejase, en cierta medida, de una textualidad periodística cuando dejan ver un cierto “llamamiento publicitario”,dejando claro tanto su carácter persuasivo cuanto por la manera como constroye positivamente una imagen del temaproducto. Confrontaronse, para tanto, algunos sentidos construídos en algunos textos de la sesión Melhor Compra de la Revista Quatro Rodas con algunos sentidos construidos en textos tipicamiente publicitários con el objetivos de comprender en que medida seacorta o sealeja
Submitted by Jovina Laurentino Raimundo (jovina.raimundo@unisul.br) on 2018-01-17T16:23:16Z No. of bitstreams: 1 79338_Eloi.pdf: 2824122 bytes, checksum: 0000f45649c4bc4dc9984f6a4154307a (MD5)
Approved for entry into archive by Gheovana Figueiredo (gheovana.figueiredo@unisul.br) on 2018-01-17T17:07:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 79338_Eloi.pdf: 2824122 bytes, checksum: 0000f45649c4bc4dc9984f6a4154307a (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-17T17:07:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 79338_Eloi.pdf: 2824122 bytes, checksum: 0000f45649c4bc4dc9984f6a4154307a (MD5) Previous issue date: 2005
O presente trabalho, baseado nos dispositivos teóricos e analíticos da Análise do Discurso – AD (Pêcheux, 1969 e 1975 e Orlandi, 1983, 1990, 1999), pretende analisar alguns textos da revista Quatro Rodas, buscando compreender a relação que se estabelece entre estes textos e o discurso da publicidade. De fato, esses textos, mesmo garantindo o seu sentido como “matérias jornalísticas” pela sua forma de circulação, afastam-se, em certa medida, de uma textualidade jornalística quando deixam transparecer um atravessamento de discursos, que reflete um certo “apelo publicitário”, evidenciado tanto pelo seu caráter persuasivo quanto pela maneira como constrói positivamente uma imagem do tema-produto. Confrontaram-se, para tanto, alguns sentidos construídos em alguns textos da seção Melhor Compra da revista Quatro Rodas com alguns sentidos construídos em textos tipicamente publicitários com o objetivo de compreender em que medida se aproximam ou se afastam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Frazão, Thereza Christina Jardim. "O morador de rua e a invisibilidade do sujeito no discurso jornalístico." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8909.

Full text
Abstract:
Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2010.
Submitted by wiliam de oliveira aguiar (wiliam@bce.unb.br) on 2011-07-01T16:55:03Z No. of bitstreams: 1 2010_TheresaChristinaJardimFrazao.pdf: 2312842 bytes, checksum: f63597c11c3cb71e367f1c50d5ce1628 (MD5)
Approved for entry into archive by Guilherme Lourenço Machado(gui.admin@gmail.com) on 2011-07-04T13:13:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_TheresaChristinaJardimFrazao.pdf: 2312842 bytes, checksum: f63597c11c3cb71e367f1c50d5ce1628 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-07-04T13:13:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_TheresaChristinaJardimFrazao.pdf: 2312842 bytes, checksum: f63597c11c3cb71e367f1c50d5ce1628 (MD5)
Este trabalho tem o objetivo de identificar como o discurso jornalístico e o feedback do leitor podem ser fontes empíricas para uma aproximação teóricometodológica sobre questões de valoração na linguagem. A Análise do Discurso Crítica e a Linguística Sistêmico-Funcional subsidiam esse campo de pesquisa, que encontra respaldo, em termos de microanálise, nas metafunções ideacional, interpessoal e textual e no modelo analítico de Valoração (Appraisal Systems). Os fatos narrados pela imprensa sobre as pessoas que vivem nas ruas, em situação de precariedade e penúria, estão restritos quase somente às páginas policiais, onde elas perdem a essência ontológica. Dessa forma, o ponto de partida são hipóteses como as de que o sem-teto é invisível na sociedade e invisível no discurso midiático, onde não são valorizadas e preservadas a identidade e a condição de sujeito do seu mundo. A suposição é a de que a mídia não lhe reserva maior espaço fora das páginas policiais, (sempre como suspeito de crime ou vítima de violência) ou nas páginas de vida urbana, (como agente de invasão de áreas residenciais ou públicas). No discurso jornalístico a imagem apresentada é quase sempre negativa e neles a sua voz do morador de rua é apagada, já que o repórter pede que outros falem por ele. Esta pesquisa visa, então, apresentar uma visão analítica sobre o uso da linguagem na organização e manutenção da hegemonia dos grupos sociais, levando em consideração que o jornalista não é uma entidade que exista fora do discurso, já que os enunciados posicionam os sujeitos envolvidos no processo como produtores e receptores das notícias. Ao utilizar o termo ‘discurso’, admito a existência da ideologia, mesmo que implícita, e o uso da linguagem como uma forma de prática social, e não como atividade puramente individual ou reflexa de variáveis situacionais. A proposta consiste no exame do papel da linguagem do corpus selecionado na reprodução das práticas sociais e das ideologias, como também a identificar as pistas que sinalizam para intenções e idéias subjacentes aos textos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to identify how journalistic discourse and reader feedback may serve as empirical sources for a theoretical-methodological approach to issues of language valuation. Critical Discourse Analysis and Systemic-Functional Analysis subsidize this field of research, which finds support, in micro-analytical terms, in the ideational, interpersonal and textual meta-functions and in the analytical model of Appraisal Systems. Facts narrated by the press about people living in the streets in conditions of deprivation and poverty are restricted almost solely to the police and crime pages, where those individuals lose their ontological essence. In this regard, the starting point are hypotheses about how the homeless are invisible in society and invisible in media discourse, where the identity and the conditions of the actors are not valued or preserved. The assumption is that the media will not give those individuals any space outside of the police pages (always as suspects of crime and violence) or the metro pages (as squatters in private or public properties). In journalistic discourse the image of the homeless is presented almost always negatively and their voice is almost always erased because journalists ask others to speak for them. Therefore, this research aims to present an analytical view about the use of language in the organization and maintenance of hegemony among social groups, taking into consideration the fact that the journalist is not an entity that exists outside of discourse: their texts position the subjects in case in this process, both as producers and receivers of news. By using the term ‘discourse,’ I admit the existence of ideology, even if it is implicit, and the use of language as a form of social practice, and not as a purely individual activity or one that reflects situational variables. This proposal consists of examining the role of language, in the selected body of texts, on the reproduction of social practices and ideologies, as well as in identifying the clues that point to the intentions and ideas that underlie the texts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leite, Milene Maciel Carlos. "Uma infância em imagen(s): uma análise do funcionamento de fotografias no discurso jornalístico." Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/3510.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabiano Vassallo (fabianovassallo2127@gmail.com) on 2017-04-25T15:46:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Milene Maciel Carlos Leite - Dissertação - Letras.pdf: 2041693 bytes, checksum: 11a05e27ceb38d8138f4b412e0ea206e (MD5)
Approved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-05-10T18:43:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Milene Maciel Carlos Leite - Dissertação - Letras.pdf: 2041693 bytes, checksum: 11a05e27ceb38d8138f4b412e0ea206e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-10T18:43:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Milene Maciel Carlos Leite - Dissertação - Letras.pdf: 2041693 bytes, checksum: 11a05e27ceb38d8138f4b412e0ea206e (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A presente pesquisa, realizada em nível de Mestrado, interessa-se pelas produções de sentido para a infância na atualidade. Sob o embasamento teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa, com base em Pêcheux (1997 [1969], 2009 [1975], 2012 [1983]), na França, e Orlandi (2001, 2012, 2013), no Brasil, propomos uma análise discursiva de três fotografias em circulação nos jornais Folha de São Paulo, O Globo e Extra, todos em suas versões online, na tentativa de compreender o processo sócio-histórico-ideológico de significação para a infância em cena. Neste intento, partimos dos trabalhos de Orlandi (2003), Lagazzi (2009) e Lunkes (2014), que abrem espaço a discussões que considerem o não verbal como objeto, ou, conforme Lagazzi (ibidem), distintas materialidades significantes como foco de análise. Mobilizamos, nas análises empreendidas, as noções de sujeito, posições-sujeito e gestos de interpretação, considerando a incompletude da imagem e as suas múltiplas possibilidades de leitura, o que reafirma a condição de linguagem do não verbal. Uma das imagens analisadas permitiu ao fotógrafo um prêmio na categoria "Melhor fotografia", em concurso interno ao jornal O Globo. Diante disto, nos perguntamos: Melhor fotografia para quem? O que há nessa imagem que seja digno de reconhecimento? Propomos, como hipótese na presente análise, que as fotografias, no espaço dos jornais, sustentam-se sob o efeito de neutralidade ideológica. Os processos discursivos, para Pêcheux (2009 [1975]), se desenvolvem sobre a base linguística, mas também estão aí imbricadas relações ideológicas de classe, cujas raízes estão na contradição. Mariani (1996) aponta, a respeito do discurso jornalístico, que o pronto efeito de “falar sobre” é tornar objeto aquilo sobre o que se fala. Considerando que fotografar é tornar objeto aquilo que se fotografa, pensamos e propomos o funcionamento da imagem como “discurso sobre” (MARIANI, 1996) uma infância. Pelo teor do que torna visível, pela afetação e por o que têm a transmitir, propomos, de um lado, o valor testemunhal do discurso imagético aqui trazido à análise; de outro, na condição de produto, consideramos a possibilidade de refletir sobre o valor mercadológico das imagens, o que instaura uma contradição. Ao levarmos em conta a materialidade significante específica da imagem, produzimos, à luz da teorização de Pêcheux (ibidem) uma discussão que considera o atravessamento ideológico e inconsciente na produção e circulação de imagens na imprensa (e destas imagens, em específico), considerando a condição do sujeito assujeitado (pelo ideológico e pelo inconsciente)
This research, performed at Master's degree, is interested in the production of meaning about childhood today. In the light of the French discourse analysis based on Pêcheux (1997 [1969], 2009 [1975] 2012 [1983]) on France, and Orlandi (2001, 2012, 2013) in Brazil, we propose a discursive analysis of three photographs circulating in Folha de São Paulo, O Globo and Extra newspapers, all in their online versions, for the attempt to understand the sociohistorical and ideological process of signification for childhood on stage. To this end we start with the works of Orlandi (2003), Lagazzi (2009) and Lunkes (2014), which open room for discussions which consider the non-verbal as an object or, according to Lagazzi (ibidem), distinct significant materialities as an analytical focus. We mobilized, in the performed analysis, the notions of subject, subject-positions and interpretation gestures, considering the incompleteness of the image and its multiples reading possibilities, which reinforces the language condition of the non-verbal. One of the analyzed images allowed the photographer to be awarded for the "Best Photograph" category on an internal contest of O Globo newspaper. From this, we ask: Best photograph to whom? What is in this image worth being recognized? We propose as an hypothesis of the current analysis that photographs, on newspapers, are sustained under the effect of a ideological neutrality. According to Pêcheux (2009 [1975]), discursive processes develop under a linguistic basis, but also interwined are class ideological relations, whose roots are in the contradiction. Mariani (1996) points out that, regarding the journalistic discourse, the prompt effect of "talking about" is to turn into object what is being talked about. By taking into account that photographing is to turn into object what is being photographed, we think and propose the image functioning as a "discourse about" (MARIANI, 1996) a childhood. For the content of which makes visible, for the allocation and what they have to transmit, we on one hand propose the testimonial value of the imagetic discourse here brought to analysis; on the other hand, in the condition of being a product, we consider the possibility to reflect about the marketing value of the images, which introduces a contradiction. By taking into account the specific significant materiality of the image, we produce, in the light of Pêcheux's (ibidem) theorization, a discussion which considers the ideological and unconscious crossing during the production and circulation of images on the press (and from these images, specifically), considering the unsubjected subject (by the ideological and the unconscious)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cano, Márcio Rogério de Oliveira. "A manifestação dos estados de violência no discurso jornalístico." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14239.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T19:33:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf: 18558978 bytes, checksum: a70f2b80cec9373cd8238997318a6de3 (MD5) Previous issue date: 2012-05-07
This research is about how the state of violence, guided by a discourse of violence, constitutes interdiscoursively, journalistic discourse. To this end, the aim of this research is to show how the discourse of violence ends impregnating the journalistic discourse, promoting a series of states of violence. The theme appears to be of great social and academic relevance, as it contributes to the studies about a phenomenon of great social concern, which is violence, as well as the importance of the need to seek ways to understand the traits of a violence that in one dimension is more subtle, than the deeds of violence, who are in a more concrete dimension. We start, therefore, from the thesis that the discourse of violence is a discourse of violence atopic, who lives on the fringes of society, permeating other discourses in the ways of dealing with each other, but that can be apprehended by the mechanisms of discourse analysis, especially the principles the scenery and the discursive ethos. To accomplish this research, we formed a corpus of five scenes selected during the doctorate process, from Folha de S. Paulo newspaper and Veja magazine. This corpus was analyzed in the light of the scene of enunciation, divided in global and generic scene and scenography; the discursive ethos of the speaker and the stereotypical ways of representing the other in discourse. The theoretical framework adopted in this research was discourse analysis conception, mainly the works of Dominique Maingueneau. To discuss the state of violence, we adopted mainly Yves Michaud, and for the considerations about the journalistic discourse, the concepts of Marcondes Filho, Medina and Charaudeau. As a results, This study showed that there is a discourse of violence and it is atopic and outside of the other topics and paratopics discourses but, through the interdiscourse, it impregnates the journalistic discourse and makes it, in the way of the scenery and the discursive ethos, commit yourself a series of states of violence against a lot of groups and social actors, using the stereotypical traits that lie in the discursive memory of discursive communities to treat each other violently. This discourse of violence is the traces of the positioning of the speaker may or may not be adhered to by the co-enunciator, making this type of violence be perpetuated
Esta pesquisa trata da forma como os estados de violência, orientados por um discurso da violência, constitui, interdiscursivamente, o discurso jornalístico. Para tanto, traçamos como objetivo apresentar de que forma o discurso da violência acaba impregnando o discurso jornalístico, promovendo uma série de estados de violência. O tema mostra-se de grande relevância social e acadêmica, pois contribui com os estudos acerca de um fenômeno de grande preocupação social, que é a violência, assim como a importância acerca da necessidade de se buscar caminhos para entender os traços de uma violência que se encontra em uma dimensão mais sutil, diferente dos atos de violência, que se encontram em uma dimensão mais concreta. Partimos, portanto, da tese de que o discurso da violência é um discurso atópico, que vive à margem da sociedade, impregnando outros discursos nas formas de tratar o outro, mas que pode ser apreendido pelos mecanismos da Análise do Discurso, principalmente, pelos princípios da cenografia e do ethos discursivo. Para efetivar essa pesquisa, constituímos um corpus composto de cinco cenas genéricas selecionadas durante nosso doutorado, provenientes da Folha de S. Paulo e da revista Veja. Esse corpus passou por uma análise da cena de enunciação, em sua tripartição em cena englobante, cena genérica e cenografia, do ethos discursivo do enunciador e das formas estereotipadas de se representar o outro no discurso. Como respaldo teórico da Análise do Discurso, utilizamos, principalmente, os trabalhos de Dominique Maingueneau. Para discutirmos os estados de violência, recorremos, principalmente, a Yves Michaud e, para as considerações acerca do discurso jornalístico, buscamos os conceitos em Marcondes Filho, Medina e Charaudeau. Esta pesquisa apontou que há um discurso da violência e que ele é atópico, ficando, portanto, à margem dos outros discursos tópicos e paratópicos, mas que, por meio do interdiscurso, ele acaba impregnando o discurso jornalístico e faz com que, por meio da cenografia e do ethos discursivo, cometa-se uma série de estados de violência contra os vários grupos e atores sociais, utilizando os traços estereotípicos que repousam na memória discursiva das comunidades discursivas para tratar o outro de forma violenta. Esse discurso da violência constitui os traços do posicionamento do enunciador que pode ou não ser aderidos pelo co-enunciador, fazendo com que esse tipo de violência se perpetue
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Análise do discurso jornalístico"

1

Ponte, Cristina. Leituras das notícias: Contributos para uma análise do discurso jornalístico. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Taschner, Gisela. Folhas ao vento: Análise de um conglomerado jornalístico no Brasil. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, Ida Lucia, Hugo Mari, and Renato de Mello. Ensaios em análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos, Faculdade de Letras da UFMG, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil: Três épocas histórico-analíticas. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Magalhães, Célia M. Reflexões sobre a análise crítica do discurso. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mari, Hugo, Renato de Mello, and Ana Maria Nápoles Villela. Categorias e práticas de análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE-UFMG, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ponte, Cristina. Crianças em notícia: A construção da infância pelo discurso jornalístico (1970-2000). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Prostitutas, jogadores, pobres e vagabundos no discurso jornalístico: Porto Alegre, século XIX. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ribeiro, Vasco. Fontes sofisticadas de informação: Análise do produto jornalístico político da imprensa nacional diária de 1990 a 2005. Lisboa: Formalpress, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Imagens de Pernambuco: Uma análise semiolinguística do discurso publicitário turístico. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Análise do discurso jornalístico"

1

Dias, Virgínia Carollo da Costa. "Discurso, gênero e divisão sexual do trabalho: uma análise da soberania masculina em uma matéria jornalística." In Por uma análise do discurso sobre o gênero e a sexualidade: efeitos de sentido, ideologias e práticas discursivas em questão, 61–81. Pimenta Cultural, 2019. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2019.195.61-81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Macedo, Felipe José Fernandes, and Sônia Pimenta. "Sustentabilidade e Risco Social: a representação da empresa Samarco na mídia jornalística brasileira." In Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos, 141–57. Pimenta Cultural, 2019. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2019.478.141-157.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cordeiro Guimarães Paschoal, Pilar. "A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NO DISCURSO JORNALÍSTICO." In Por Palavras e Gestos: a Arte da Linguagem Vol III, 124–35. Editora Artemis, 2021. http://dx.doi.org/10.37572/edart_2801212629.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Laíza da Costa Soares, and Mônica Mano Trindade Ferraz. "POLIFONIA DE ENUNCIADORES E OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO DISCURSO JORNALÍSTICO." In Linguística, Letras e Artes e sua Atuação Multidisciplinar 2, 78–90. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0672023077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

TELES, T. R. "Discurso e análise do discurso em Dominique Maingueneau." In Literatura, Linguística e Análise do Discurso: teorias, análises e perspectivas, 20–36. Mares, 2021. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-87712-12-3_20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Archanjo, Simone Catarina Silva, Mauro Sérgio Rafael Archanjo, Rúbia Moura Leite Boczar, and José Dias da Silva Neto. "TRANSGÊNICOS: SENTIDOS EM ANÁLISE DE DISCURSO." In Nutrição, Análise e Controle de Qualidade de Alimentos, 169–84. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.91720271017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Magalhães, Izabel, André Ricardo Martins, and Viviane de Melo Resende. "Etnografia e Análise de Discurso Crítica." In Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa, 151–64. Editora UnB, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788523013370.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Scabin, Nara Lya Cabral. "O POLITICAMENTE (IN)CORRETO NO DISCURSO JORNALÍSTICO: IMAGINÁRIO, SUBJETIVIDADE E CONSUMO." In Comunicação e jornalismo: conceitos e tendências 2, 152–63. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.27819090113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Montenegro, Yuri Fontenelle Lima, Aline Veras Morais Brilhante, and Christina César Praça Brasil. "Análise dos discursos jornalísticos sobre a lei Nº 13.840 e as mudanças nas políticas sobre drogas." In Investigação Qualitativa em Ciências Sociais: Avanços e Desafios // Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales: Avances y Desafíos, 53–60. Ludomedia, 2021. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.53-60.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Greco, Eliana Alves. "ANÁLISE DO DISCURSO E FORMAÇÃO DO LEITOR." In Letras, Linguística e Artes: Perspectivas Críticas e Teóricas, 144–50. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.77419050613.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Análise do discurso jornalístico"

1

OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO MARQUES DE, and FERNANDA LUZIA LUNKES. "ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE A MULHER NA POLÍTICA." In Anais do Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG - USFB, 2021. http://dx.doi.org/10.4322/2595-9328.6cipcihs0024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nunes Pessanha, Letícia, and Sérgio Arruda de Moura. "ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO: UM FATO, DUAS NOTÍCIAS E DIFERENTES SENTIDOS." In CONINTER 2020. Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/coninter2020.293395.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

OLIVEIRA, Margibel A. de. "ANÁLISE DO DISCURSO DE MANCHETES JORNALÍSTICAS: UMA ABORDAGEM RETÓRICO-ARGUMENTATIVA." In I SEMINÁRIO DISCURSO E CULTURA. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/discult2018-08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Paula, Deborah Gomes de, and Regina Célia Pagliuchi da Silveira. "SENSACIONALISMO NO DISCURSO JORNALÍSTICO: A CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA E DO CONHECIMENTO." In Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/138827.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Da Silva, Leandro De Almeida, Luiz Felipe Cunha, Guilherme Pinto, and Luiz Celso Gome Jr. "Detecção e Análise de Metáforas usadas em Fake News – resultados iniciais." In XV Escola Regional de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/erbd.2019.8484.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados preliminares em detecção automática de metáforas e análise do seu uso em textos do domínio jornalístico. Para a anotação das metáforas nas notícias, empregamos um modelo de rede neural recorrente bidirecional LSTM. O objetivo principal é a analisar a existência de diferenças nas características de notícias falsas em relação à notícias confiáveis no uso de linguagem metafórica. Neste artigo apresentamos resultados iniciais da anotação e análise com foco nos títulos das notícias de um corpus de artigos em inglês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cristina Costa Reis, A. "MULTILETRAMENTOS E DISCURSO POLÍTICO: UMA ANÁLISE DOS DISCURSO DE POSSE E DE DESPEDIDA DE BARACK OBAMA." In ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERDISCIPLINARIDADE EM EDUCAçãO E IV SIMPóSIO DO MESTRADO EM GESTãO ORGANIZACIONAL. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/ciie-2017-97108.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MOURA, Luisiana Ferreira. "CLARO ENIGMA – ANÁLISE DO DISCURSO: RECONFIGURAÇÃO DO ETHOS EM E NO LEGADO DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE." In I SEMINÁRIO DISCURSO E CULTURA. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/discult2018-14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pires Linhares, Natália, Patrícia Valerio da Silva, Henrique Fagundes Júnior, and Ailton Dantas de Lima. "A IDEOLOGIA NO DISCURSO: UMA ANÁLISE DA LETRA DA CANÇÃO “PAGU”." In V Congresso Internacional das Licenciaturas. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.vcointerpdvl.2018.00012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tavares, Raylton Carlos de Lima, and Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. "Representações de desigualdade social e abusos de poder na região amazônica." In Colóquio e Instituto da ALED-Brasil - Discurso, política e direitos: por uma análise de discurso comprometida. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/122633.7-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SANTOS CORREIA ROSA, ISABELA, and ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA. "Aspectos teóricos e metodológicos da análise sociocognitiva do discurso por Van Dijk." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.13.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Análise do discurso jornalístico"

1

Washington Nichols, Bruno, and Pedro Chapaval Pimentel. Impeachment e imagem pública: uma análise do discurso vazado de Michel Temer / Impeachment and public image: an analysis of Michel Temer’s leaked speech. Revista Internacional de Relaciones Públicas, June 2017. http://dx.doi.org/10.5783/rirp-13-2017-04-41-60.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography