To see the other types of publications on this topic, follow the link: Análise Financeira.

Journal articles on the topic 'Análise Financeira'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Análise Financeira.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Teixeira, Eduardo Cezar, Raphael Martini, Diones Kleinibing Bugalho, and Francieli Morlin. "Índice de sustentabilidade empresarial (ISE): uma análise do setor bancário brasileiro listado na B3." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 17 (2020): 1183–96. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071711.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é comparar o desempenho, através de indicadores contábil-financeiros, entre bancos da B3 listados e não listados na carteira do índice de sustentabilidade empresarial que disponibilizaram seus demonstrativos contábeis do período de 2016 a 2018 em endereços eletrônicos. A pesquisa classifica-se como descritiva do tipo documental e uma abordagem quantitativa. Os indicadores econômicos financeiros utilizados nessa pesquisa foram a independência financeira, o retorno sobre o patrimônio líquido, a margem líquida, a margem financeira e a lucratividade dos ativos. As evidências encontradas indicam não existir sinergia suficiente para assegurar que a participação na carteira de sustentabilidade interfere nos indicadores econômico-financeiros das instituições financeiras estudadas. Uma vez que, com os resultados obtidos não foi possível afirmar que a participação na carteira do índice de sustentabilidade empresarial representa superioridade no desempenho financeiro. Além de que, também foi possível concluir que os bancos não pertencentes à carteira, apresentaram melhores resultados nos indicadores de margem financeira e lucratividade dos ativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Omoto, Katia Harumi, and Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. "Desregulamentação Financeira e a Crise do Subprime: Uma Análise das Propostas de Estabilidade Financeira dos Autores do Novo Consenso." A Economia em Revista - AERE 25, no. 1 (October 5, 2017): 47. http://dx.doi.org/10.4025/aere.v25i1.24773.

Full text
Abstract:
O processo de desregulamentação financeira, que se iniciou principalmente a partir dos anos de 1980, provocou profundas mudanças no sistema financeiro dos EUA. Esse processo mudou a forma de agir das instituições financeiras (ampliando a desintermediação financeira), o que contribuiu para a expansão das inovações financeiras, e alterou a arquitetura do sistema financeiro dos EUA e do mundo com a formação do global shadow banking system (GSBS). Estas mudanças ampliaram o grau de fragilidade financeira dos EUA, constituindo-se como a causa estrutural da crise do subprime. Com a crise, muitos economistas adeptos do Novo Consenso passaram a repensar a política de estabilidade financeira. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo analisar as propostas de estabilidade financeira destes autores. A principal conclusão é que, apesar de avançar em muitos aspectos, tais propostas não devem alterar a forma de agir das instituições financeiras e nem a arquitetura do sistema financeiro dos EUA, ou seja, elas são insuficientes para diminuir o grau de fragilidade do sistema financeiro dos EUA a tal ponto de eliminar a possibilidade de novas crises financeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Backes, Newton Alexandre, Wesley Vieira da Silva, Wevergton Junior Adão, and Jansen Maia Del Corso. "Indicadores contábeis mais apropriados para mensurar o desempenho financeiro das empresas listadas na BOVESPA." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 2, no. 1 (August 25, 2009): 117. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v2e12009117-135.

Full text
Abstract:
O presente estudo faz uma análise a partir dos indicadores contábeis extraídos dos demonstrativos financeiros, visando verificar quais seriam os mais significativos no desempenho financeiro das empresas. O estudo faz o uso da técnica de análise fatorial exploratório, utilizando-se os dados das empresas do segmento de consumo não cíclico, do ramo de alimentação, disponibilizados na BOVESPA e na Economática Software para Investimentos LTDA, onde foram apurados 15 índices financeiros utilizados na análise de demonstrações financeiras. Após a aplicação da análise fatorial utilizando-se o software S-PLUS, foram apontados 4 fatores para o ano de 2004 e 3 fatores para o ano de 2006, que mais afetaram o desempenho financeiro. Entre os índices apurados na composição dos fatores para ambos os anos estão a rentabilidade sobre vendas, retorno sobre o investimento, patrimônio líquido e sobre o ativo, mais os índices de liquidez e grau de alavancagem financeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Fernando, Anderson Cavalcante, and Marco Crocco. "Um plano nacional de capacitação financeira: o caso brasileiro *." Economia e Sociedade 28, no. 2 (August 2019): 541–61. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2019v28n2art10.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo discute formatos desejáveis para um plano nacional de capacitação financeira, a partir da experiência brasileira. As propostas convencionais usualmente dão excessiva importância à educação financeira, sob justificativa de que a transferência de conhecimento e informação é a melhor forma de promover alfabetização, capacitação e bem-estar financeiro. A análise crítica desta proposta mostra, porém, que ela é inadequada, pois: i) é imperativo incluir o ambiente em que as decisões financeiras são tomadas e; ii) a qualificação financeira não pode se dar prioritariamente via transferência de conhecimento, mas pelo aconselhamento financeiro provido por especialistas independentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Jefferson Pereira, and Wenner Glaucio Lopes Lucena. "EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS." Revista Economia & Gestão 18, no. 49 (August 14, 2018): 103–21. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2018v18n49p103-121.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo verificar a relação entre o nível de educação financeira de diferentes grupos acadêmicos com as características individuais e o comportamento financeiro desses alunos. A amostra da pesquisa foi composta de 188 alunos do curso de Ciências Contábeis (Para efeito deste artigo foram denominados grupo acadêmico 1) e alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia e serviço social (Grupo acadêmico 2). A amostra foi definida a partir dos componentes curriculares dos cursos. Verificou-se que 68 alunos eram do gênero masculino e 120 do gênero feminino, 86% dos pesquisados afirmaram ser solteiros, 53,7% possui idade entre 20 e 26 anos e 53,19% são do curso de Ciências Contábeis. Verificou-se ainda que existe uma relação estatística significativa com relação à graduação e os conhecimentos financeiros, também foi possível perceber essa relação quanto ao gênero dos pesquisado. Verificou-se ainda que os alunos atribuem importância a temas como planejamento financeiro, orçamento, poupança e investimento, entretanto não foi encontrada relações estatísticas com o nível de educação financeira dos alunos. Também foi possível verificar que os alunos mais educados financeiramente demonstram ter mais confiança para gerir as próprias finanças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Corrêa, Mariana Finello, Pedro de Medeiros Lemos, and Carmem Feijo. "Financeirização, empresas não financeiras e o ciclo econômico recente da economia brasileira." Economia e Sociedade 26, spe (December 2017): 1127–48. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2017v26n4art11.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa as mudanças nas estratégias patrimoniais das empresas não-financeiras ao longo dos anos 2000 com base na literatura sobre financeirização e ciclo financeiro de Minsky. A análise empírica mostra que a repercussão interna da crise financeira internacional de 2008 resultou em um aumento na fragilidade financeira das empresas não financeiras (ENFs), o que explica em grande parte o quadro recessivo atual. A contribuição do artigo é mostrar a adequação da hipótese da fragilidade financeira de Minsky para explicar a reversão do ciclo expansivo de investimento observado em meado dos anos 2000 e como avança o processo de financeirização na economia brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Francisco, Jose Roberto de Souza, Amauri Santos Rocha, and Hudson Fernandes Amaral. "Estrutura financeira empresas ramo de calçados." Ágora : revista de divulgação científica 25 (September 15, 2020): 92–111. http://dx.doi.org/10.24302/agora.v25i0.2919.

Full text
Abstract:
A indústria de calçados no mercado brasileiro é composta por 7,7 mil empresas, ocupa o terceiro lugar mundial em produção e o quarto lugar mundial como mercado consumidor. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar e avaliar os resultados financeiros de quatro organizações de capital aberto do ramo de calçados por meio dos balanços patrimoniais do período de 2012 a 2016 publicados no site da Comissão de Valores Mobiliários. O trabalho foi desenvolvido com base nos cálculos e análise de índices de liquidez do modelo tradicional e do modelo dinâmico. O modelo dinâmico exigiu primeiramente a reclassificação das contas do balanço patrimonial para que fossem calculados os índices base do modelo com os quais foi identificada a estrutura que representa o nível de risco financeiro de cada organização. Esta pesquisa buscou apresentar uma análise conjunta entre o modelo tradicional de liquidez e o modelo dinâmico para que sejam tomadas ações que busquem o equilíbrio financeiro das organizações tanto no curto como no longo prazo. A metodologia aplicada na pesquisa realizada foi caracterizada como do tipo descritiva, pois buscou descobrir a existência de associações e comportamentos dos índices financeiros calculados no período analisado, sendo análise de liquidez no método tradicional e no método dinâmico. De acordo com o resultado da pesquisa foram identificadas três estruturas e situações financeiras segundo a classificação proposta no modelo dinâmico, sendo elas: situação sólida, para a empresa Grendene, insatisfatória, para a empresa Alpargatas e péssima para as empresas Cambuci e Vulcabrás. Foi apresentado um quadro resumo para comparação da estrutura e situação financeira bem como o ranking considerando o índice que cada empresa utilizou de seus recursos de curto prazo para financiar seus investimentos de longo prazo. Palavras-chaves: Estrutura Financeira. Ramo Calçados. Modelo Tradicional. Modelo Dinâmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Potrich, Ani Caroline Grigion, Kelmara Mendes Vieira, and Guilherme Kirch. "Determinantes da Alfabetização Financeira: Análise da Influência de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas." Revista Contabilidade & Finanças 26, no. 69 (December 2015): 362–77. http://dx.doi.org/10.1590/1808-057x201501040.

Full text
Abstract:
RESUMO A alfabetização financeira auxilia os indivíduos em tomadas de decisões mais assertivas e eficientes no contexto monetário de suas vidas. Este estudo tem como eixo central desenvolver um modelo que explique o nível de alfabetização financeira dos indivíduos a partir de variáveis socioeconômicas e demográficas. A amostra consiste de 1.400 indivíduos residentes no Rio Grande do Sul e a análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e técnicas de análise multivariada. Como indicador do nível de alfabetização financeira, adotou-se uma medida que contempla três construtos: atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Foram estimados modeloslogit e probit com as seguintes variáveis explicativas: gênero, estado civil, dependentes, ocupação, idade, escolaridade, escolaridade do pai, escolaridade da mãe, renda própria e renda familiar. Os efeitos marginais (propensões incrementais) foram positivos e estatisticamente significantes aos níveis usuais para as variáveis: gênero (9,56%), escolaridade (2,54%), renda própria (6,32%) e renda familiar (3,73%). Os efeitos marginais (propensões incrementais) foram negativos e estatisticamente significante para a dummy dependentes (-7,51%), indicando que os indivíduos do gênero masculino que não possuem dependentes e têm maiores níveis de escolaridade e de rendas própria e familiar são os que apresentam maior propensão a pertencer ao grupo com alto nível de alfabetização financeira. Além disso, constatou-se que a maioria dos pesquisados (67,1%) foi classificada como tendo um baixo nível de alfabetização financeira. Tais conclusões ratificam a urgência e a necessidade de desenvolver ações efetivas para minimizar o problema do analfabetismo financeiro. De modo especial, sugere-se que os maiores esforços sejam empreendidos para atingir os indivíduos do gênero feminino, com dependentes e baixos níveis de escolaridade e renda. Tal estudo justifica-se pela necessidade de desenvolvimento de um modelo que permita identificar o nível de alfabetização financeira dos brasileiros a partir de variáveis socioeconômicas e demográficas. Essa identificação pode ser útil, por exemplo, para auxiliar os diversos agentes econômicos na confecção de estratégias e produtos financeiros adequados ao perfil de seus clientes. Do ponto de vista governamental, pode permitir, por exemplo, identificar os grupos mais vulneráveis e, com isso, focar ações para melhoria do nível de alfabetização financeira desses grupos específicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Diniz, Anna Paula Carvalho, Kelmara Mendes Vieira, Ani Caroline Grigion Potrich, and Jéssica Pulino Campara. "BEM-ESTAR FINANCEIRO: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL DO COMPORTAMENTO MARANHENSE." Estudos do CEPE, no. 42 (December 2, 2015): 186. http://dx.doi.org/10.17058/cepe.v0i42.6317.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa é analisar a influência de fatores comportamentais (materialismo, comportamento financeiro, atitude financeira e conhecimento financeiro) e das variáveis socioeconômicas e demográficas (gênero, idade, estado civil, filhos, escolaridade, raça, ocupação e renda) no bem-estar financeiro. O cenário da pesquisa é a cidade de São Luís, localizada no estado do Maranhão, onde se obteve 629 questionários válidos. Para a análise dos dados aplicou-se a estatística descritiva, a análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla. Os resultados indicam que os maranhenses estão insatisfeitos com sua situação financeira, apresentando um baixo nível de bem-estar financeiro, sendo este influenciado positivamente por aspectos relacionados ao investimento e poupança, à atitude financeira de controle e à idade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Eduardo Francisco de, and Bruno Henrique Tenório Taveira. "Instituições Financeiras sob uma Análise Funcional Istituzioni." Revista Brasileira de Direito Empresarial 1, no. 1 (December 6, 2015): 297. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0235/2015.v1i1.618.

Full text
Abstract:
O presente trabalha se vale da obra de Norberto Bobbio na tentativa de proceder a uma análise funcional do sistema financeiro e das instituições financeiras. A perspectiva funcionalista orienta uma crítica ao papel que as instituições financeiras assumiram num contexto de crise econômica cujas origens estão, segundo autores, na forte desregulação financeira e no seu descasamento do setor produtivo. No cenário nacional, a perspectiva funcionalista apresentada possibilita uma crítica ao manejo disfuncional das instituições públicas de fomento (sobretudo, o BNDES), propiciadas pelo sigilo bancário, bem como se cogita de uma função negativa de tais instituições, derivada da solução proposta para essa mencionada disfuncionalidade afastamento irrestrito do sigilo bancário em operações conduzidas por bancos públicos de fomento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Formenti, Michele Caroline Lima, and Isabel Cristina Silva Martins. "Análise da gestão financeira nas micro e pequenas empresas de Osasco." REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 1, no. 1 (January 26, 2018): 40–61. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v1i1.90.

Full text
Abstract:
Este estudo visa identificar qual o perfil de Gestão Financeira nas Microempresas (MEs) e nas Empresas de Pequeno Porte (EPPs) do município de Osasco. Para o desenvolvimento desta pesquisa primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico dos assuntos relacionados ao tema, tais como: Definição de ME e EPP, Lei Geral, Aspectos Tributários, Modelo Contábil (ITG 1000), Controles Financeiros. A segunda etapa constituiu-se de pesquisa de campo em que foi elaborado um questionário para gestores das Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) do município, a fim de identificar qual o modelo de Gestão Financeira adotado. O estudo revelou que mais de 80% das MEs e EPPs realizam algum tipo de controle financeiro, seja por meio de sistemas informatizados ou planilhas eletrÿnicas e que a maior dificuldade encontrada na Administração Financeira destas empresas são: elevada carga tributária, concorrência acirrada e falta de mão de obra qualificada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Fernandes, Luzia de Fatima Barbosa, and Denise Silva Vilela. "Economia doméstica e educação financeira na escola: diferenças a partir do gênero." TANGRAM - Revista de Educação Matemática 2, no. 1 (January 13, 2019): 39–57. http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8856.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento cujo objeto central é a Educação Financeira na escola básica, sendo o eixo estruturador da investigação a proposta feita a partir da instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). A análise, de cunho sociológico, foi realizada a partir de diversos documentos referentes à escola brasileira com o objetivo de discutir como diferentes assuntos envolvendo as finanças fizeram e fazem parte do currículo escolar. Metodologicamente a pesquisa é pautada em uma análise documental, incluindo leis, decretos, decretos-lei e a ENEF. Pela análise que realizamos, as mudanças no tratamento de assuntos financeiros na escola mostram distinções sobre conteúdos direcionados às meninas e aos meninos e, sobretudo na atualidade, a Educação Financeira se mostra em concordância com os preceitos do capitalismo financeiro, de modo que a escola cumpre com o seu papel legitimador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Mesquita, Alebe Linhares, and Jana Maria Brito Silva. "Governança Global dos Sistemas Financeiros: Análise dos Acordos de Basileia como um Instrumento de Soft Law para Asseguar a Estabilidade Financeira Interancional." Revista Brasileira de Direito Internacional 1, no. 1 (December 6, 2015): 86. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0219/2015.v1i1.824.

Full text
Abstract:
O presente artigo se propõe a desenvolver um panorama geral dos Acordos de Capital de Basileia como um instrumento de soft law para assegurar estabilidade financeira internacional. Esta questão é analisada pela perspectiva da governança global que abrange as complexidades do sistema financeiro internacional moderno. Para tanto, este artigo é dividido em quatro seções principais. Em primeiro lugar, o fenômeno da governança global do sistema financeiro será explicado. Em segundo lugar, a arquitetura da regulação financeira internacional será delineada. Em terceiro lugar, o papel da soft law na regulação financeira internacional será investigado. Por fim, um panorama geral dos Acordos de Basileia de Adequação de Capital será dado. A metodologia adotada no desenvolvimento desta pesquisa caracteriza-se como teórica, bibliográfica, descritiva e exploratória. Em conclusão, pode-se afirmar que, devido a sua flexibilidade e agilidade, o soft law é um importante instrumento para responder às demandas da governança mundial e os Acordos de Basileia são uma boa iniciativa introdutória para regular mercados financeiros cada vez mais interconectados. Todavia, os Acordos por si só não podem garantir a estabilidade financeira mundial. Assim, faz-se necessário avançar em outros mecanismos de cooperação para melhorar a integridade do mercado e a confiança nos sistemas financeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

GUZATTI, NATALIE CRISTY, and LÍDIA CRISTINA DE ABREU PERES. "COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS DOCENTES DO CURSO DE C." Revista UNEMAT de Contabilidade 11, no. 21 (December 31, 2022): 141–59. http://dx.doi.org/10.30681/ruc.v11i21.6105.

Full text
Abstract:
Analisando os diversos produtos financeiros existentes no mercado, como o cartão de crédito, e outros diversos métodos de financiamento e aplicações, é do interesse dos indivíduos, que desenvolvam uma educação financeira, especificamente as finanças pessoais para estarem capacitados a administrar suas próprias finanças, e até mesmo para planejar suas reservas de capitais. A realização de um planejamento financeiro permite que o indivíduo tenha estabilidade financeira e consequentemente uma melhora em sua qualidade de vida. A questão norteada da pesquisa foi: qual o nível de instrução em relação a educação financeira dos docentes de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)? Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o perfil financeiro dos docentes de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso, no campus de Tangará da Serra- MT. Para tanto, a metodologia utilizada quanto a sua abordagem se deu como qualitativa, quanto aos objetivos ela foi classificada como exploratória e descritiva e por fim, quanto aos procedimentos caracteriza-se como levantamento, com aplicação de questionário. Os resultados apontam que o perfil demográfico dos respondentes, estado civil, dependentes, e correlacionando-o com o nível de poupança, não influencia poupar menos ou mais. Em relação ao perfil investidor, de maneira geral, os docentes foram classificados como conservadores, pois se limitam em investimento de baixo risco e como resultado, menor retorno. Foi possível perceber que os docentes possuem, boas práticas para controle de endividamento, porém, há fatores da educação financeira que exige algumas melhorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Costa Oliveira, Giane, and Antônio Carlos Magalhães da Silva. "Correlação entre educação financeira dos jovens estudantes e a situação financeira de universitários de uma IES privada." Revista Vianna Sapiens 13, no. 1 (April 26, 2022): 24. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v13i1.881.

Full text
Abstract:
A evasão universitária no Brasil tem afetado Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, principalmente após a redução do financiamento estudantil (FIES), a partir de 2015. A evasão gera perda de potencial intelectual, financeiro e social para quem abandona a graduação. Nas IES privadas, o impacto financeiro da evasão acentuada acaba resultando em redução de recursos e investimentos. Este estudo buscou desenvolver uma análise das variáveis de Educação e Planejamento financeiros que refletem na situação financeira de discentes de uma IES privada do Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu por meio de survey enviada a uma amostra representativa da população em 2020. Após o tratamento dos dados, foi observada a relação entre as variáveis, a fim de testar as hipóteses propostas na pesquisa. Foram identificados fatores determinantes do nível de Educação Financeira e Planejamento Financeiro, e sua relação com a Situação Financeira dos universitários pesquisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Souza, Luciana Moro de, Nelson José Thesing, and Darlan Ariel Prochnow. "Análise de desempenho econômico e financeiro em cooperativas do ramo agropecuário." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 12, ed.esp.2(DossieCooperativismo) (May 27, 2022): 199–216. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(dossiecooperativismo).3640.

Full text
Abstract:
As cooperativas agropecuárias são consideradas como agentes fundamentais para o desenvolvimento rural sustentável. Para tanto, é essencial que estes empreendimentos apresentem viabilidade financeira, como forma de perenidade de suas atividades. Assim, o artigo tem, como objetivo principal, analisar o desempenho econômico e financeiro de duas cooperativas agropecuárias, localizadas no Noroeste do Rio Grande do Sul. O estudo contempla uma investigação de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e descritiva. A coleta de dados conta com as demonstrações contábeis, no período de 2013 a 2019, para compreender o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Sobras e/ou Perdas, pelos cálculos e recálculos matemáticos, para, desta forma, obter os Índices econômico-financeiros. Os resultados mostram que, a partir dos indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade, a situação financeira da cooperativa A é satisfatória em níveis de liquidez e rentabilidade. Em contrapartida, a cooperativa B apresentou situação preocupante em todos os índices calculados, situação que exige atenção de parte de seus dirigentes. Desta forma, tem-se presente um conjunto de informações, para a tomada de decisões coerentes com a situação financeira/econômica, evitando que se comprometa a perenidade do empreendimento cooperativo. Palavras-chave: Cooperativismo Agropecuário. Indicadores de Desempenho. Perenidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

De Sousa, Antonio Paulino. "A Sociologia Econômica e os Desafios Interpretativos da Crise do Capitalismo." Revista TOMO, no. 35 (July 29, 2019): 153–89. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i35.6178.

Full text
Abstract:
A crise financeira tem sua origem na crise do setor imobiliário nosEstados Unidos e era descrita como um fenômeno localizado que nãoatingiria a economia mundial. As interpretações indicavam perspectivasde crescimento para 2008. A análise de conjuntura econômicadeixou de lado os indícios de esgotamento do crescimento econômicodesde 2007. A baixa dos preços no mercado imobiliário se estende aosetor financeiro, produzindo efeitos nos bancos, nas instituições financeirase no mercado de trabalho. A necessidade de intervenção públicasentida pelos atores econômicos traduz o espírito de refundação docapitalismo. O discurso dominante dos economistas, conjoncturalistes,tem uma força social que está vinculada à autoridade “científica”.Palavras-chave: Regulação. Capitalismo. Crise econômica. Economistas.Mercados financeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Souza, Paulo Vitor Souza de, and Jose Augusto Paixão Moraes. "Qualidade dos Lucros e Resiliência de Instituições Financeiras Brasileiras: Uma Análise do Índice de Basileia." Contabilidade Gestão e Governança 24, no. 3 (December 30, 2021): 256–73. http://dx.doi.org/10.51341/1984-3925_2021v24n3a1.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a relação entre o índice de Basileia e a qualidade dos lucros reportados por entidades do setor financeiro brasileiro. Método: Foram examinados dados semestrais, divulgados no site do BACEN, de 105 instituições financeiras, entre os anos de 2010 a 2018, totalizando 1.889 observações. O método escolhido para a aferição da qualidade dos lucros foi o gerenciamento de resultados, mediante a conta Perdas com Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD), sendo esta utilizada como variável dependente em modelo de regressão com dados em painel por efeitos fixos e aleatórios. Como variável independente utilizou-se o Índice de Basileia (IB) como proxy de resiliência financeira. Originalidade/Relevância: Analisar a relação entre lucro e resiliência é original e relevante por fornecer insights sobre a confiabilidade da proxy de estabilidade financeira dos bancos brasileiros, em contrapartida com qualidade da informação contábil. Resultados: Uma das regressões retornou relação negativa e significativa do Índice de Basileia com a PCLD. A conclusão é a de uma relação inversa entre a resiliência e o gerenciamento, configurando-se evidência de qualidade informacional do índice de estabilidade financeira. Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui com a literatura sobre qualidade informacional contábil ao atestar a resiliência financeira dos bancos como uma medida confiável para diversos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Huscher, Paulo Fabrício, Vilmar Rodrigues Moreira, and Rodrigo Alves Silva. "RATING PARA AVALIAÇÃO DE COOPERATIVAS DE CRÉDITO: UMA APLICAÇÃO DO MODELO PEARLS." Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade 10, no. 2 (May 24, 2021): 22–38. http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v10i2.9534.

Full text
Abstract:
Para executar suas atividades as cooperativas de crédito, assim como outras organizações financeiras, realizam operações de empréstimo e intermediação, oferecendo risco de crédito aos demais agentes. Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo de rating para avaliação de cooperativas de crédito. A pesquisa utilizou dados financeiros disponibilizados pelo sistema COSIF do Banco Central do Brasil, o modelo PEARLS de análise econômico-financeira de cooperativas de crédito e a metodologia de classificação do Fundo Garantidor (FGCOOP). O modelo de rating foi estimado por meio de regressão logística multinomial. A acurácia total foi de 80,1%. Com os resultados obtidos, considerando o grau de acurácia do modelo, é possível verificar que o uso do modelo PEARLS permitiu o desenvolvimento de um modelo para monitoramento do risco de crédito que as cooperativas representam para o mercado financeiro. O modelo se mostrou simples e com relevância prática para os agentes. A relevância acadêmica está relacionada à metodologia de avaliação econômico-financeira de cooperativas de crédito, podendo ser usada como referência para trabalhos futuros. Este estudo também se justifica pela incipiência de pesquisas sobre ratings para avaliação de instituições financeiras no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pires, Micaelly Katley Alves, Raquel Aparecida Alves, and Gevair Campos. "Educação Financeira: uma Análise da Educação Financeira dos Estudantes do Curso de Administração de uma IES." Revista de Ciências Gerenciais 25, no. 42 (December 14, 2021): 101–6. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2021v25n42p101-106.

Full text
Abstract:
ResumoNeste estudo se buscou analisar como os graduandos do curso de Administração da Faculdade CNEC Unaí percebem a educação financeira e como realizam o controle dos seus recursos. Assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário contendo dezessete perguntas de múltipla escolha aplicadas aos alunos matriculados no curso, do primeiro ao oitavo período. No instrumento aplicado havia questões relacionadas ao uso de ferramentas financeiras, ao entendimento acerca de finanças pessoais, entre outros. A partir da análise dos dados se verificou que os alunos entendem a educação financeira como algo importante e o local em que mais adquiriu conhecimento acerca das finanças foi a faculdade. Grande parte dos pesquisados realizam controle dos seus recursos por meio de anotações em cadernos, e quando questionados sobre poupar mensalmente, a maioria dos pesquisados respondeu que ainda não realiza reservas financeiras. Palavras-chave: Educação Financeira. Finanças Pessoais. Controle Financeiro. AbstractThis study aimed to analyze how Administration course graduates of Faculdade CNEC Unaí perceive the financial education and how they control their resources. Therefore, a quantitative, exploratory and descriptive research was carried out. For data collection, a questionnaire containing sixteen multiple choice questions was applied to students enrolled in the course, from the first to the eighth period. The instrument applied had questions concerning using financial tools, understanding about finances, among others. From the data analysis, it was verified that the students understand financial education as something important and control their resources, demonstrating that they are interested in this subject. Keywords: Financial education. Personal Finances. Financial Control.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Alini Da, Edilson Sidnei Padilha, and Tarcisio Pedro da Silva. "Análise da Performance Econômico-Financeira das 25 Maiores Cooperativas de Crédito Brasileiras." Desenvolvimento em Questão 13, no. 32 (April 16, 2015): 303. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.303-333.

Full text
Abstract:
As cooperativas de crédito, como organizações sociais, além de realizar suas atividades com o intuito de satisfazer os benefícios de seus sócios, devem ainda ter desempenho econômico-financeiro a fim de se manter no mercado em que atuam. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a performance econômico-financeira das 25 maiores cooperativas de crédito brasileiras. Para isto, utilizou-se método descritivo, documental e quantitativo. O período de análise compreendeu os anos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, foi aplicado o Método Topsis e regressão Logística por meio do software SPSS®. Com a utilização do Método Topsis foi gerado o ranking de performance econômico-financeira das cooperativas em estudo, pelos indicadores de qualidade dos ativos e taxas de retorno e custos do Modelo PEARLS, emitidos pelo Conselho Mundial do Cooperativismo de Poupança e Crédito– WOCCU. Depois de gerado o ranking das cooperativas, utilizou-se a técnica regressão logística, para verificar as variáveis dos grupos de indicadores econômicos financeiros em estudo do modelo PEARLS, que tiveram maior significância para a formação do ranking das entidades. Os resultados apresentaram que os indicadores despesas de obrigações por empréstimos e repasses sobre obrigações por empréstimos e repasses médias; despesas operacionais sobre ativo total médio; resultado da intermediação financeira sobre receita operacional; do grupo taxa e retornos de custos, foram os principais indicadores com impacto no ranking formado de performance econômico financeiro das cooperativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Prado, Marcelo, and Mara Cristine Kich. "ANÁLISE DO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DAS EMPRESAS DE SAÚDE: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO." Revista de Administração e Negócios da Amazônia 10, no. 2 (September 30, 2018): 120. http://dx.doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v10n2p120-142.

Full text
Abstract:
Os hospitais são instituições consideradas de grande importância no cenário da saúde, pois prestam serviços de assistência as pessoas que necessitam da sua atividade. Nesse sentido, o problema do presente artigo é verificar os indicadores econômico-financeiros mais relevantes na análise da saúde financeira de um Hospital Filantrópico? A pesquisa teve por objetivo gerar o desempenho econômico-financeiros do Imperial Hospital de Caridade (IHC), no que concerne ao seu resultado dos períodos de 2009 a 2015. Os objetivos específicos são identificar como os resultados são medidos em hospitais filantrópicos; definir e analisar os indicadores econômico-financeiros; identificar informações qualitativas que possam explicar o desempenho financeiro do hospital selecionado, avaliar a viabilidade econômico-financeira da organização e realizar uma comparação setorial entre os índices do hospital selecionado e os de outros hospitais. Em relação metodologia de pesquisa o presente artigo é classificado como pesquisa básica com abordagem do problema quantitativa e qualitativa, com objetivos descritivos, com objetivos de analisar os procedimentos estudo de caso, bibliográfico e documental. Os resultados evidenciaram a fragilidade econômico-financeiros do IHC. Constatou-se que indicadores utilizados na análise econômico-financeiros do hospital pode também apresentar um papel essencial na avaliação de desempenho de outras instituições hospitalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Carneiro, Murilo, Alexandre Pereira Salgado Junior, and Lucas Serrão Macoris. "AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA BANCÁRIA POR MEIO DA ABORDAGEM DE INTERMEDIAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 22, no. 3 (December 2016): 336–59. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.07315.55484.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo avalia, de forma comparativa, por meio da abordagem de intermediação, o grau de eficiência de 99 instituições financeiras que atuaram, em 2013, no mercado financeiro brasileiro. Foi a atividade de intermediação financeira que gerou o surgimento e a consolidação das instituições financeiras por todo o mundo. Portanto, essa foi uma das razões que motivou a escolha da abordagem de intermediação para se avaliar a eficiência das instituições financeiras. Acredita-se que seja relevante avaliar se tais instituições, no Brasil, estão conseguindo ser eficientes em sua atividade mais tradicional, a intermediação financeira. É importante ressaltar que, além da abordagem de intermediação, há também duas outras principais abordagens para se avaliar a eficiência das instituições financeiras: produção e rentabilidade. A técnica data envelopment analysis (DEA), cuja aplicabilidade para avaliação da eficiência bancária é muito difundida na literatura, foi adotada para calcular os escores de eficiência das instituições, que foram classificadas de acordo com quatro critérios: origem do capital, porte, risco (rating de crédito) e setor de atuação. Foram identificadas 22 instituições com maior grau de eficiência, havendo certa heterogeneidade em relação à origem do capital, porte e setor de atuação. Por outro lado, foi identificado um indício de que há uma relação diretamente proporcional positiva entre o rating de crédito e a eficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Neubarth, Rolf Henrique, Alessandro Marco Rosini, Renata Carolina Grotta, and Eduardo Ribeiro Guedes. "Gestão de risco operacional: um estudo de caso da capacidade de resposta a incidentes operacionais em empresas financeiras." Revista Científica Hermes - FIPEN 27 (October 17, 2020): 342. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v27i0.557.

Full text
Abstract:
A gestão de risco tem papel importante como parte da governança corporativa das empresas da indústria financeira. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a capacidade que as empresas da indústria financeira possuem em responder a um evento de crise total de interrupção em seus sites principais de operação. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo com análise de múltiplos casos, em quatro instituições financeiras nacionais e estrangeiras, que operam no sistema financeiro brasileiro. Os resultados obtidos demonstram que as instituições financeiras de grande porte, que em geral são os bancos múltiplos de varejo, investem fortemente em governança corporativa e segurança da informação, como também em implementar políticas de gestão de risco operacional, infraestrutura redundante e testes que validem se este investimento trará, de fato, uma resposta a qualquer evento de crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Maschio, Luana Casara, Karine Pertile, and Mariele Gabrielli. "Educação financeira no ensino médio: uma análise das obras dos projetos integradores do PNLD2021." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 8, no. 2 (November 9, 2022): e2001. http://dx.doi.org/10.35819/remat2022v8i2id6135.

Full text
Abstract:
Em comparação a outros países, o Brasil ocupa posição muito abaixo do esperado com o cuidado financeiro, haja vista que os brasileiros estão cada vez mais endividados. Nesse aspecto, a Educação Financeira escolar se torna de grande relevância social, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e letrados financeiramente. O Ministério da Educação tornou obrigatório o ensino do tema em 2020 e, em 2022, escolas públicas de todo o país têm recebido as obras do Programa Nacional do Livro Didático voltado ao Novo Ensino Médio. Esse trabalho tem o objetivo de verificar quais as contribuições dos projetos acerca da Educação Financeira presentes nas obras didáticas de projetos integradores do programa, para o letramento financeiro dos alunos. A pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como bibliográfica. Com base em pesquisas atuais sobre o tema, elaboramos indicadores de análise das obras didáticas, a fim de verificar se as obras contribuem para o aprendizado financeiro. Das quatorze obras disponíveis, cinco foram analisadas, por conterem projetos envolvendo temas financeiros. A partir da análise das obras, observa-se que os temas mais recorrentes dos livros foram formas de organização monetária e planejamento financeiro. Das cinco obras analisadas, quatro delas atenderam totalmente estes assuntos em seu desenvolvimento. Embora nem todos os projetos contemplem os indicadores construídos, pode-se considerar que, com as obras didáticas analisadas, o nível de conhecimento dos educandos será elevado, já que todos os projetos contribuem com o desenvolvimento do letramento financeiro dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santos, Rafaela Aires Tavares, Waldecy Rodrigues, and Carine de Oliveira Nunes. "Os efeitos da educação financeira no comportamento de consumo: Um estudo com idosos de baixa renda." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 14, 2021): e47710515269. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15269.

Full text
Abstract:
Contexto: Este trabalho deriva de uma pesquisa participante, desenvolvida através da implementação de um programa de educação financeira para um grupo de idosos com renda de até 2 salários mínimos no município de Palmas - TO. Objetivo: Discutir os efeitos da educação financeira sobre o conhecimento e comportamento financeiros de idosos de baixa renda. Método: Com enfoque qualitativo, a coleta de dados foi realizada através de grupos focais, sendo feita a transcrição e a análise do conteúdo, conforme preconiza Bardin (2011). Resultados: Os resultados mostraram que os idosos que participaram do programa apropriaram-se de novos conhecimentos sobre planejamento e organização financeira; desenvolveram estratégias para organizar o orçamento doméstico buscando a redução do endividamento; utilizaram ferramentas de controle financeiro e poupança para a construção de um hábito mais saudável sobre as finanças pessoais. Conclusão: Práticas de educação financeira podem contribuir com a criação da autonomia e empoderamento do consumidor idoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Marzzoni, David Nogueira, Kelmara Mendes Vieira, Leander Luiz Klein, and Fabiene Silva Batista Rosa Guasch. "MUDANÇA DE BEM-ESTAR FINANCEIRO PERCEPÇÃO DE RISCO E ANSIEDADE FINANCEIRA NA PANDEMIA DO COVID-19." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 9, no. 1 (April 28, 2022): 52–65. http://dx.doi.org/10.20873/uftv9-10263.

Full text
Abstract:
Este estudo revela as mudanças na percepção do bem-estar financeiro, bem como a percepção de ansiedade financeira e risco financeiro durante a pandemia Covid-19. A amostra compreendeu brasileiros acima de 18 anos, totalizando 1.222 entrevistados. A análise foi realizada através de três técnicas: Análise descritiva que caracteriza o perfil dos respondentes, Análise fatorial exploratória que estabelece a correlação das variáveis observáveis e as organiza em fatores, e por último a Análise de variância que verifica se há diferença significativa entre as médias. De modo geral, os resultados demostraram para 60,3% dos entrevistados não ter ocorrido nenhuma mudança na situação financeira, enquanto que 3,7 % indicaram ter perdido toda a renda e se encontram vivendo com ajuda de terceiros. Para os indivíduos que tiveram sua renda diminuída o nível de bem-estar financeiro foi em média significativamente menor do que o grupo que permaneceu igual. No tocante a ansiedade financeira e risco financeiro identificou-se praticamente as mesmas comparações para os dois fatores, ou seja, indivíduos com renda menor apresentaram maior percepção para ansiedade e risco financeiro. Quanto a percepção do risco de que sejam infectados pelo coronavírus 60,7% dos entrevistados acreditam ser “Provável” que o mesmo aconteça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Almeida, Bruno José Machado de. "True and Fair View." Review of Business and Legal Sciences, no. 22 (July 26, 2017): 175. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i22.1021.

Full text
Abstract:
De acordo com o parágrafo 46 da estrutura concetual do SNC as demonstrações financeiras devem mostrar uma imagem verdadeira e apropriada, ou apresentar apropriadamente, a posição financeira, o desempenho e as alterações da posição financeira de uma entidade. Todavia, a estrutura concetual do SNC não interpreta diretamente tais conceitos, situação que se pode refletir na qualidade do reporting financeiro apresentado e divulgado. O referencial contabilístico português apresenta, como equivalentes, as noções de true and fair view, presentfairly, fairly reflect ou fair reflection, e silenciando toda a polémica envolvente às expressões apresentadas. Com efeito, a primeira expressão é identificada, com a União Europeia, onde a apresentação e divulgação da informação financeira é baseada num conjunto de princípios — principies — based standards — e pressupõe o exercício de um julgamento, enquanto que as três expressões seguintes traduzem o standard de reporting financeiro, para os Estados Unidos, tendo subjacente a abordagem designado por — rule based standards — A não abordagem do SNC levou-nos a refletir sobre o assunto apresentado, apresentando uma análise multifacetada do conceito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Fagundes, Fábio Marsicano, Vera Lúcia Cruz, and Ramon Rodrigues Dos Santos. "CONDIÇÃO FINANCEIRA ATRAVÉS DE INDICADORES BASEADOS EM ATIVOS E PASSIVOS ATUARIAS: UMA ANÁLISE NO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DA PARAÍBA." Revista de Contabilidade e Gestão Contemporânea 1, no. 1 (June 21, 2018): 3. http://dx.doi.org/10.22409/rcgc2018.v1i1.a2010.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou evidenciar a situação financeira e atuarial da Paraíba Previdência (PBPREV) através dos indicadores propostos por Lima e Diniz (2016). Para isto, realizou-se uma pesquisa documental, no qual, foram coletadas as informações dos balanços financeiros e patrimoniais, além de outras demonstrações do ente PBPREV no período de 2013 a 2016, e, na sequência, foram aplicados os índices propostos pelos autores. Com base nas análises realizadas, foi evidenciado que a situação atuarial do PBPREV apresenta-se com uma tendência para o déficit, já a financeira, está equilibrada, em virtude dos recursos provenientes das transferências governamentais, além das que são previstas nos cálculos atuariais, no entanto, em todo o período analisado, encontra-se no limite. O estudo concluiu que o PBPREV não possui uma condição financeira e atuarial satisfatória que possa garantir a continuidade das atividades do instituto no médio prazo, o que pode comprometer a solvência do ente. O estudo sugeri a realização de medidas corretivas que busquem garantir seu equilíbrio financeiro e atuarial, cujos procedimentos podem ajudar a corrigir alguns problemas que possam está comprometendo a saúde financeira e atuarial da PBPREV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Kimura, Herbert. "Ferramentas de análise de riscos em estratégias empresarias." RAE eletrônica 1, no. 2 (December 2002): 1–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-56482002000200018.

Full text
Abstract:
Este artigo busca apresentar inovações de gestão financeira focadas na administração de riscos que podem ser aplicadas à indústria e ao comércio. O modelo, com origem no segmento bancário, será adaptado para contemplar as características específicas de empresas não-financeiras. Portanto, a inovação a ser apresentada neste artigo trata da adaptação de técnicas e modelos vinculados à gestão de riscos financeiros em aplicações para a administração de empresas não-financeiras. Neste artigo, a técnica de Markowitz será utilizada para estabelecer uma alocação ótima de investimentos nos diferentes produtos da empresa. A definição de um limite de value-at-risk possibilitará o ajuste do nível de produção em função do grau de risco a ser incorrido, impactando o nível de atividade da empresa. Finalmente, o value-at-risk marginal será utilizado para propiciar indicação de alterações na ênfase de investimentos em produção que permitam um aumento ou diminuição do nível de risco assumido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Argolo, Patricia Santana de, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, and Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen. "CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ALGUNS PRESSUPOSTOS FAMILIARES / PRIOR KNOWLEDGE OF STUDENTS AT A FEDERAL TECHNICAL SCHOOL AND THEIR PERCEPTIONS ON FINANCIAL EDUCATION: SOME FAMILY ASSUMPTIONS." Revista Dynamis 27, no. 1 (April 1, 2021): 101. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p101-114.

Full text
Abstract:
Objetiva-se neste estudo: “Problematizar com alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal da Bahia – IFBA o tema planejamento financeiro, com base no conhecimento da Educação Financeira”. A prática pedagógica investigativa foi realizada em uma escola de Ensino Médio Técnico do município de Valença/BA. Os sujeitos participantes foram 26 alunos do terceiro ano. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Os dados foram analisados usando os pressupostos da análise textual discursiva. Os resultados revelaram duas categorias de análise, Economia e Consciência. Observamos que os alunos já despertaram a consciência em suas escolhas, demonstrando que não se pode descuidar do que foi conquistado com dificuldade. As afirmações nos levaram a refletir no sentido de observar como esses jovens se colocam diante das suas questões financeiras, ao mesmo tempo, a nos posicionar enquanto educadoras, auxiliando-os na construção dessa consciência financeira em sua formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Carreras, Luana Maria Lyra, and Elisângela Cabral de Meireles. "A DINÂMICA DO SISTEMA FINANCEIRO GLOBAL E SUAS REPERCUSSÕES NA ECONOMIA REAL: UMA ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS PARA O BRASIL DA CRISE NORTE-AMERICANA PRONUNCIADA EM 2008." EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, no. 2 (December 22, 2009): 02. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2009.288.

Full text
Abstract:
No campo econômico-financeiro, atuam as crises financeiras e econômicas. O trabalho enfatiza as conseqüências da crise americana de 2008 para o Brasil e quais as políticas econômicas adotadas pelo país para contornar os impactos causados em nível nacional. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral compreender como a dinâmica do sistema financeiro pode vir a interferir na economia real dos países, dando ênfase ao cenário de mudanças instauradas no Brasil pela crise norte-americana em 2008, e, para lograr esse êxito, utilizou-se dos objetivos específicos: entendimento de como a realidade financeira de um país pode intervir na economia de outros países; correlação entre sistema financeiro e economia real; visão geral da realidade econômica global atual; exame da intervenção estatal na economia dos seus respectivos países, no intento de contornar os problemas financeiros empresariais e as conseqüências destes; discussão da importância das fusões bancárias para o Brasil no presente cenário internacional; relação entre a crise financeira com o comércio internacional e por fim, análise das políticas econômicas adotadas pelo governo brasileiro em resposta às conseqüências da crise internacional para o país. A metodologia utilizada foi, quanto aos fins, exploratória explicativa e, com relação aos meios, bibliográfica, utilizando-se autores a exemplo de KRUGMAN (2009) e WOLF (2009). Como resultados e conclusões, verifica-se que a presença de crises são comuns e corriqueiras no Sistema Capitalista, assim como as recessões e intervalos de crescimento são sintomas normais do ciclo econômico. Cabe aos países se manterem em alerta, para que as conseqüências das crises são sejam muito maléficas. Por fim, vimos que o Brasil tem se saído bem, por meio da adoção de políticas monetária, tributária, fiscal, comercial e desenvolvimentista. PALAVRAS-CHAVE: Crise Americana de 2008, sistema financeiro, economia real, Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Carvalho, Luiz Felipe Gonçalves, Bruno Pereira de Matos Silva, John Anderson Ferreira Pereira, and Chang Kuo Rodrigues. "Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão." TANGRAM - Revista de Educação Matemática 2, no. 3 (October 21, 2019): 03–15. http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v2i3.8860.

Full text
Abstract:
Este trabalho discorre sobre a relevância da Educação Financeira para estudantes do ensino básico e tem como objetivo investigar como eles controlam suas finanças, trazendo à tona uma discussão à luz da modernidade líquida de Bauman (2001). Para realizá-lo, foi efetuada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do ensino médio, em uma escola da rede particular, sendo 35 alunos participantes. Foram aplicadas problematizações com o intuito de identificar e analisar seus conhecimentos sobre Educação Financeira. Com base nas respostas das atividades foi possível compreender a relação dos alunos com os recursos financeiros e, para obter uma análise do entendimento dos jovens com relação à Educação Financeira, foi estabelecer algumas estratégias no sentido de orientá-los em suas limitações financeiras. Logo após análise dos dados foi possível constatar uma dificuldade dos alunos no desenvolvimento dos cálculos matemáticos. Concluiu-se que é importante que os alunos sejam educados financeiramente, pois assim, torna-se possível um planejamento em prol da qualidade de vida, em especial, a financeira. Estes resultados foram refletidos e discutidos à luz da concepção de Bauman (2001, 2008) a respeito da sociedade “líquida” e, inspirado na Teoria Das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008), já que envolveram situações em sala de aula, com aluno, com professor e com o saber matemático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Souza Queiroz, Alex Diego, José Maria Dias Filho, and Diego Emanoel Sousa Gonçalves. "ESTRESSE FINANCEIRO E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: UM ESTUDO COM COMPANHIAS BRASILEIRAS LISTADAS NA B3." Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade 8, no. 3 (August 29, 2020): 58–76. http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v8i3.7466.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste trabalho foi verificar se empresas que passam por dificuldades financeiras tendem a gerenciar mais seus resultados do que empresas consideradas saudáveis. A amostra foi composta por 68 empresas não-financeiras listadas na B3, sendo 34 companhias em situação pública de dificuldades financeiras e um grupo de controle em igual número formado por firmas saudáveis de características similares ao primeiro grupo. A janela temporal considerada no estudo compreendeu o período de 2012 a 2016. Analisou-se o gerenciamento de resultados nos dois últimos anos que antecederam o ingresso da empresa em situação de estresse financeiro. Para detecção do gerenciamento de resultados, adotou-se o modelo de Jones (DECHOW et al., 1995). A fim de verificar a existência ou não de associação entre dificuldade financeira e gerenciamento de resultados, recorreu-se à regressão por meio da análise de dados em painel. Os resultados foram estatisticamente significativos e nos permitem afirmar que empresas em dificuldades financeiras estão mais propensas a gerenciar seus resultados do que empresas que se encontram em situação financeira confortável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Canton, Vanessa Isabel de Marco, and Rodrigo Barichello. "Nível de Alfabetização Financeira de Empreendedores Incubados." Revista de Administração IMED 9, no. 1 (June 30, 2019): 28. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i1.3250.

Full text
Abstract:
Estudos anteriores indicam que baixos níveis de conhecimento em gestão empresarial e, em especial, de aspectos financeiros, consiste em um dos motivos de insucesso de empreendimentos e empreendedores. O presente estudo objetivou identificar o nível alfabetização financeira de empreendedores com negócios incubados. A pesquisa é descritiva, com abordagem quantitativa, coleta de dados por meio de questionários e análise de dados mediante técnicas estatísticas de análise multivariada. Dos achados, depreende-se que os empreendedores são na maioria jovens, de 19 a 29 anos, do sexo masculino e mais de 45% dos empreendimentos pertencem ao segmento de prestação de serviços. Com relação à alfabetização financeira, o índice da amostra para os três construtos (atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro) foi de 0,74877. O grupo que pertence ao cluster com baixa alfabetização é composto por 20% da amostra e obteve índice médio de alfabetização de 0,55179. O cluster com alta alfabetização é composto por 80% da amostra, com média de 0,80060. Mais de 66% da amostra admite ter buscado a incubadora para receber apoio de profissionais especializados, apresentando índice de 0,72081, corroborando estudos correlatos. Os resultados mostram que o nível de alfabetização dos empreendedores é levemente alto, revelando aumento ao longo da incubação. Constatou-se que o propósito de consolidar importantes habilidades gerenciais para os empreendedores está sendo atingido pela incubadora, entretanto, permanece o desafio da criação estratégias para potencializar a atividade empreendedora de incubados, mediante desenvolvimento de competências na área de finanças pessoais e gerenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Castro, Júlio César Amorim, and Valdilene Gonçalves Machado Silva. "Análise da gestão financeira das micro e pequenas empresas do setor varejista da Cidade de Cláudio." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 25, 2020): e31391210952. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10952.

Full text
Abstract:
Capital de giro são recursos financeiros que custeiam as atividades operacionais da empresa. Sua gestão eficiente proporciona aumento da lucratividade, liquidez e longevidade das organizações. Micro e pequenas empresas - MPEs são importantes para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, gerando emprego e renda. O objetivo deste trabalho foi analisar os principais fatores que influenciam a gestão do capital de giro das MPEs varejistas de Cláudio. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados com aplicação de questionário a uma amostra intencional de 38 empresas. Obteve-se que as empresas estavam no mercado há mais de 10 anos. Os sócios faziam a gestão financeira do empreendimento, eram do gênero masculino e atuavam em finanças há mais de 10 anos. Grande parte tinha curso superior completo, outra parte significativa possuía apenas o ensino médio completo, poucos tinham conhecimento técnico de finanças. As empresas possuíam capital suficiente para efetuar pagamentos. Tinham controle financeiro de bancos, contas a receber, vendas e inadimplência. Calculavam o prazo médio de recebimento e faziam planejamento financeiro. As principais dificuldades na gestão financeira eram utilizar mais ferramentas úteis para aumentar o lucro, analisar os demonstrativos contábeis, implementar um Sistema de Informações Gerenciais, fazer provisão para pagamento de férias, décimo terceiro salário e realizar o controle de estoque. A hipótese foi confirmada, pois os gestores financeiros por possuírem pouco conhecimento técnico da área, não tinham as competências necessárias para uma gestão mais eficiente do capital de giro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Zimermann Poeta, Karina, Maíra Melo de Souza, and Fernando Dal Ri Murcia. "Fusão Itaú-Unibanco: Uma Análise da Situação Econômico-Financeira antes e após a Reorganização Societária." Revista de Contabilidade da UFBA 4, no. 2 (August 7, 2010): 47–59. http://dx.doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.4243.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetiva analisar os reflexos da fusão entre os bancos Itaú e Unibanco na situação econômico-financeira dessas instituições financeiras. Para isto, analisaram-se as demonstrações financeiras dessas empresas ex ante, isto é, Itaú e Unibanco isoladamente e ex post, ou seja, da Holding Itaú-Unibanco. A idéia foi justamente comparar a situação econômico-financeira dos bancos antes e após a fusão de modo a verificar se essa provocou alterações relevantes na (i) solvência e liquidez, no (ii) capital e risco e (iii) na rentabilidade e lucratividade. Dentre os principais resultados das análises destacaram-se: (i) houve uma redução no retorno sobre os capital investido, (ii) um aumento no imobilização do capital próprio, (iii) a taxa de reinvestimento do lucro passou a ser menor após a fusão, (iv) houve um aumento no nível de liquidez imediata e encaixe voluntário e (v) pequena redução na margem de lucro. De certa forma, tais resultados indicam que os ganhos de sinergia decorrentes da fusão entre os dois bancos ainda não estão refletidos na situação econômico-financeira da holding, o que de certa forma já era esperado haja vista que tais efeitos tendem a ser percebidos geralmente a longo prazo. Finalmente, é mister ressaltar que a análise fica restrita as limitações da técnica de análise de balanços, sendo fortemente influenciada também pelos impactos da crise financeira mundial de 2008.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Fernanda Aparecida, and Leonardo Bornacki De Mattos. "Desenvolvimento do sistema financeiro e exportações brasileiras: uma análise para o período de 1995 a 2014." Economia Aplicada 23, no. 2 (June 1, 2019): 99–126. http://dx.doi.org/10.11606/1980-5330/ea142487.

Full text
Abstract:
Este trabalho buscou mensurar como o grau de desenvolvimento financeiro do Brasil e dos principais parceiros comerciais afetou o valor exportado pelo país; quantificar a relação entre dependência financeira de setores selecionados, grau de desenvolvimento financeiro e o valor exportado pelo Brasil em cada setor. A análise é operacionalizada por meio da estimação do modelo gravitacional utilizando o método de regressão quantílica com correção para a seletividade amostral. De maneira geral, os coeficientes estimados indicaram que o desenvolvimento financeiro brasileiro não é importante estatisticamente para determinar as suas exportações. Todavia, quando se analisou o grau de dependência financeira dos setores, encontrou-se relação positiva e significativa entre o desenvolvimento financeiro nacional e o valor exportado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santos, Alfredo Sérgio Ribas dos. "Autonomia financeira da escola." EccoS – Revista Científica 8, no. 1 (February 7, 2008): 153–72. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v8i1.463.

Full text
Abstract:
Neste artigo que se insere no contexto das análises acerca do financiamento da educação no Brasil, propõe-se a discutir limites e possibilidades do conceito de autonomia financeira da escola a partir do entendimento das condições administrativas, legais, financeiras e pedagógicas existentes nas escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo (Smesp-PMSP). A transformação da escola pública municipal paulistana de unidade administrativa em unidade de despesa constitui o primeiro passo rumo à consolidação do artigo15 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece o princípio da autonomia administrativa, pedagógica e financeira das escolas. A análise procurará estabelecer uma vinculação entre a possibilidade de autonomia financeira da escola e sua articulação com o financiamento da educação e com a problemática da política educacional brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Bento, Marcia Helena Dos Santos, Ester De Oliveira, and Lúcia Rejane Da Rosa Gama Madruga. "Análise Econômica-Financeira em Cooperativas: um estudo de caso na CAMSUL." Revista de Gestão e Organizações Cooperativas 3, no. 6 (March 14, 2017): 15. http://dx.doi.org/10.5902/2359043222870.

Full text
Abstract:
As demonstrações financeiras constituem-se em um importante instrumento no auxílio da administração moderna, e tem como objetivo principal gerar informações para embasar as decisões a serem tomadas. As pessoas, jurídicas ou físicas, buscam gerenciar seus recursos, com o intuito de descobrir os custos e despesas, de produção ou financeiros. Para tanto, faz-se necessário uma análise de todos os pontos onde pode se obter uma redução, com a finalidade de conseguir uma melhora nas suas receitas. Diante disso, o presente estudo de caso buscou analisar qual a situação econômica financeira da CAMSUL no período de 2010 a 2014 por meio do cálculo dos índices de liquidez, rentabilidade e endividamento e por meio da análise vertical e horizontal. Os resultados apresentados pela CAMSUL demonstraram que a cooperativa está se desenvolvendo nos últimos anos e ampliando sua atuação no ramo. Durante a elaboração do trabalho, foram detectadas algumas limitações como a desconsideração da inflação no cálculo dos índices e a escassez de bibliografia específica sobre a análise econômica financeira de cooperativas, o que restringiu a pesquisa pela falta de maiores informações a respeito do tema escolhido. Para estudos futuros recomenda-se a atualização monetária das demonstrações e a ampliação do estudo a outras cooperativas do mesmo ramo a fim de possibilitar uma base comparativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Araújo, Nilton Clóvis Machado de, and Valter José Stulp. "Convergência dos sistemas financeiros no período 1971-2000: uma análise por meio de Matrizes de Markov." Nova Economia 17, no. 1 (April 2007): 165–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-63512007000100006.

Full text
Abstract:
Este artigo faz uma análise de convergência dos sistemas financeiros de 27 países, em diferentes graus de desenvolvimento, nos períodos 1971-1990 e 1990-2000, a partir de dois indicadores de desenvolvimento financeiro relacionados com o papel dos intermediários financeiros bancários nesses sistemas, as relações crédito/PIB e depósitos/PIB. A análise de convergência foi realizada através da metodologia de Matrizes de Markov. Os resultados obtidos a partir de dados dos dois períodos indicam não haver convergência dos sistemas financeiros para um padrão único no longo prazo. Verifica-se também que o padrão de convergência se altera no segundo período, caracterizado pelo aprofundamento do processo de globalização financeira, que produziu grandes mudanças nos mercados financeiros da maioria dos países. No período 1990-2000, os resultados obtidos sugerem tendência de convergência para duas classes extremas no que diz respeito ao papel dos bancos nos sistemas financeiros dos países estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Reis, Brício Dos Santos, and Mateus De Cravalho Reis Neves. "Análise da eficiência sócio financeira de cooperativas de crédito no Brasil." Revista de Gestão e Organizações Cooperativas 7, no. 14 (September 23, 2020): 203–21. http://dx.doi.org/10.5902/2359043241504.

Full text
Abstract:
O objetivo geral do trabalho foi analisar a eficiência sócio financeira do segmento de crédito cooperativo no Brasil. Esse tipo de estudo diz respeito à avaliação tanto de indicadores de desempenho empresarial quanto de variáveis relacionadas à gestão social desse tipo de empreendimento. Para tanto, foram calculados quocientes financeiros originados dos demonstrativos contábeis dos dois maiores sistemas de crédito cooperativo e dos quatro maiores bancos do País no período de 2014 a 2017, além da apuração dos custos dos principais serviços bancários e das taxas de juros das mais relevantes operações de crédito para as mesmas instituições. Os principais resultados apontam para o desempenho financeiro superior das cooperativas de crédito em relação aos maiores bancos do País. Concomitantemente, aquelas instituições apresentaram, também, satisfatória performance social a partir da constatação de que seus serviços bancários e de crédito tiveram custo inferior aos das demais organizações estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Amado, Adriana Moreira, and Jean Toledo de Freitas. "Instabilidade financeira em países em desenvolvimento: uma análise intersetorial." Economia e Sociedade 29, no. 1 (April 2020): 119–47. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2020v29n1art05.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho discute elementos conformadores de instabilidade financeira em países em desenvolvimento, buscando evidenciar mecanismos de incentivo que condicionam o comportamento dos diferentes setores presentes nas economias ao longo dos ciclos. É utilizada como referência a hipótese de fragilidade financeira de Minsky (1986), e avaliados aspectos estruturais que acentuam a fragilidade deste grupo de países, relacionados à sua forma de inserção comercial e financeira, num contexto de elevada liberdade de fluxos de capitais. Partindo do balanço estilizado e das principais relações financeiras intersetoriais em uma economia aberta, notam-se elementos que conduzem a uma postura procíclica por parte dos diferentes setores, elevando sua vulnerabilidade nos períodos de crescimento, a despeito dos diferentes objetivos de atuação dos setores público e privado. É ressaltada a relevância de instrumentos que contribuam para que o Estado constitua margens de manobra para atuar de modo anticíclico e reduzam sua exposição à oscilação dos fluxos internacionais de capitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Rômulo Bernardo dos, and Rodrigo Milano de Lucena. "UMA ANÁLISE DOS CONGLOMERADOS FINANCEIROS NO RECENTE CICLO ECONÔMICO BRASILEIRO." Revista Estudos e Pesquisas em Administração 3, no. 3 (December 31, 2019): 31. http://dx.doi.org/10.30781/repad.v3i3.9135.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou analisar, sob a perspectiva da Hipótese de Fragilidade Financeira de Hyman Minsky, como os cinco maiores conglomerados financeiros que atuam no Brasil se comportaram na gestão de suas estruturas patrimoniais entre 2007 a 2016. Para tanto, foram utilizados dados da plataforma digital IF.data disponibilizada pelo Banco Central do Brasil que concedem a possibilidade de analisar a evolução da estrutura patrimonial dos conglomerados financeiros que atuam na economia brasileira. Como método de análise foram calculados índices que mensuram o grau de alavancagem e a composição dos ativos das instituições financeiras. Verificou-se que em períodos de expansão da atividade econômica, como o período observado na economia brasileira entre 2007 a 2013, os cinco maiores conglomerados financeiros se expuseram a maiores riscos (devido a melhoria nas expectativas dos empresários e a necessidade de ampliar o Market share) ampliando consequentemente em sua estrutura patrimonial ativos com menor liquidez e consequentemente maior rendimento. Já em períodos de desaceleração da atividade econômica e grande incerteza com relação ao comportamento dos indicadores macroeconômicos, como se verificou na economia brasileira no período que compreende aos anos 2014 a 2016, as instituições financeiras expandiram operações que possuíam maior margem de segurança, ampliando na composição de suas estruturas patrimoniais ativos que possuam maior liquidez. Os resultados supracitados estão de acordo com a base teórica explicitada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Hartmann, Andrei Luís Berres, Rita de Cássia Pistóia Mariani, and Marcus Vinicius Maltempi. "Educação Financeira no Ensino Médio: uma análise de atividades didáticas relacionadas a séries periódicas uniformes sob o ponto de vista da Educação Matemática Crítica." Bolema: Boletim de Educação Matemática 35, no. 70 (May 2021): 567–87. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a02.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste estudo foi identificar e analisar atividades didáticas desenvolvidas no Ensino Médio que podem envolver tomada de decisão em situações econômico-financeiras relacionadas a séries periódicas uniformes. Perspectivas relacionadas à Educação Financeira, Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Crítica forneceram sustentação teórica ao estudo. Por tratar-se de uma pesquisa qualitativa, em que foi realizado um levantamento bibliográfico a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, a produção de dados também considerou princípios da análise de conteúdo. Nessa plataforma foi possível identificar 333 produções de mestrado ou doutorado, tendo como palavra-chave “Educação Financeira”. Após restringir os dados, foram selecionadas seis atividades didáticas de pesquisas realizadas na modalidade profissional e que desenvolveram essas questões com estudantes do Ensino Médio. Para a análise das atividades foram sistematizados três descritores, a partir dos estudos de Muniz (2016) e Rocha (2017): Interpretação do Contexto (D1), Tomada de Decisão (D2) e Argumento na Tomada de Decisão (D3). Pelas atividades consideradas, pode-se destacar que as pesquisas permitiram que seus participantes refletissem sobre situações cotidianas (identificação de D1 em cinco atividades), porém as questões não admitiram a tomada de decisão a partir dos três argumentos considerados: sociocultural (SC), econômico-financeiro (E-F) e comportamental (C). Para tanto, propõe-se que o estudo de progressões geométricas, fortemente relacionado a séries periódicas uniformes, seja realizado pautado na Educação Financeira e na Educação Matemática Crítica, ainda no Ensino Médio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Borba, Yuri Gurgel, and Luis Carlos de Barros Loureiro. "SUS: Uma Análise Económico-Financeira." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 34 (November 30, 2018): 173–86. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.34/pp.173-186.

Full text
Abstract:
Com a Constituição de 1988 a saúde no Brasil se tornou responsabilidade do Estado, promovendo aos cidadãos uma gama de direitos para garantir a sua qualidade de vida. Visando assegurar a execução dos deveres constitucionais foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS). Com uma proposta de atendimento universal, integral e equânime além de contar com financiamento tripartite, onde Federação, Estado e Município se responsabilizam com os aportes necessários para o funcionamento, surge-se um oneroso e complexo sistema. Após cerca de trinta anos em funcionamento a sua efetividade é rotineiramente contestada, fazendo com que a presente monografia busque avaliar a viabilidade econômico-financeira do atual Sistema Único de Saúde. Para isto foi realizado uma pesquisa de revisão teórica nas bases legais e históricas do país além de uma análise financeira dos investimentos na saúde do município de Rio das Ostras - RJ. A partir da análise dos dados obtidos, foi constatado que o SUS é essencial em determinadas áreas e micro populações, entretanto, ainda carece de maiores investimentos em medidas prevencionistas além de uma administração técnico-cientifica com lisura e comprometimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Jarbou, Tariq, and Jorge Katsumi Niyama. "Avaliação comparativa, por país, da situação econômico-financeira de bancos islâmicos." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 12, no. 2 (July 1, 2020): 25–46. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n2id19456.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este estudo visa promover uma avaliação comparativa por país da situação econômico-financeira de bancos islâmicos. Metodologia: Foi utilizada uma abordagem analítica descritiva e documental. Realizou-se uma coleta de dados sobre indicadores financeiros de bancos islâmicos em 21 países e procedeu-se a análise desses dados à luz das normas recomendadas pelo Conselho de Serviços Financeiros Islâmicos (IFSB) e pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia (BCBS). A amostra foi composta pelos países com dados disponíveis na base de dados do IFSB (PSIFIs). Os dados referem-se ao segundo trimestre de 2018 agrupados por países. Uma estatística descritiva simples, na forma de figuras, foi utilizada para analisar os dados coletados. Resultados: Este documento ressalta que 90% das instituições financeiras islâmicas (IFIs) nos países da amostra calculam o índice de adequação de capital (CAR) de acordo com as recomendações do BCBS. Além disso, 95% apresentam CAR superior a 8% (o mínimo estabelecido pelo BCBS e IFSB). Portanto, 95% dos países possuem sistemas financeiros seguros em termos da solvência bancária. Em termos de qualidade de ativos, o sistema financeiro islâmico em Omã apresentou a melhor qualidade no gerenciamento dos seus recursos. O Sudão demonstrou os maiores índices de rentabilidade em seus bancos islâmicos. Na análise de liquidez, não foi possível identificar com precisão qual é o país de melhor índice de liquidez no curto e longo prazo uma vez que mais de 60% dos países não apresentaram dados suficientes. Em termos de ativos líquidos sobre o total de ativos, e o cumprimento de obrigações a curto prazo, os sistemas financeiros islâmicos do Egito e do Afeganistão, respectivamente, lideraram com melhores índices de liquidez da amostra, mostrando capacidade e segurança para cumprir suas obrigações. Contribuições do Estudo: Identificar os países com maior/menor risco considerando os requerimentos e recomendações do IFSB e do BCBS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ribeiro, Silvio Paula, Marçal Rogério Rizzo, and Vanessa Goulart Sant'Ana Scarausi. "Educação financeira sob a ótica da análise bibliométrica embasada no portal SPELL." Revista Brasileira de Administração Científica 11, no. 3 (June 3, 2020): 34–44. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2020.003.0003.

Full text
Abstract:
O termo ‘Educação Financeira’ abriga múltiplos propósitos, entre eles: finanças pessoais, orçamento pessoal, equilíbrio/planejamento financeiro, investimento, rendimentos entre outros. Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa científica de caráter exploratório e descritivo, utilizando a abordagem qualitativa e análise bibliométrica, a partir da utilização de dados secundários. Para a realização deste estudo, foram pesquisados artigos pertinentes ao tema publicados no portal SPELL até dezembro de 2019. Observa-se que por meio da palavra-chave: ‘Educação Financeira’ foram encontrados 26 artigos públicos no portal, sendo o primeiro publicado no ano de 2005. O ano de 2017 obteve o maior número de publicações: cinco (5) artigos publicados. Inferimos que houve o interesse de pesquisa sobre a Educação Financeira nos últimos anos, evidenciando que o tema vem ganhando espaço nas esferas administrativas e sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Magalhães Dias Cerqueira, Raissa, and Tatielle Menolli Longhini. "Diagnóstico financeiro em um centro automotivo de pequeno porte." Revista Vianna Sapiens 13, no. 1 (April 26, 2022): 32. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v13i1.835.

Full text
Abstract:
Com o aumento das micro e pequenas empresas (MPEs), torna-se necessário a profissionalização dos negócios para manter a competitividade. Entre elas, são comuns problemas de gestão, principalmente em função da falta de organização e de um monitoramento financeiro eficiente. Uma das ferramentas que auxiliam os gestores no processo de tomadas de decisão e no avanço competitivo das empresas são as avaliações dos demonstrativos contábeis, como o balanço patrimonial (BP) e a demonstração do resultado do exercício (DRE), que podem ser feitas através de ferramentas de análise vertical e horizontal e de índices econômico-financeiros. Por isso, o objetivo do estudo é implementar um diagnóstico financeiro em um centro automotivo de pequeno porte por meio das análises vertical e horizontal e de índices econômico-financeiros. Por meio dessas análises, buscou-se identificar as possíveis falhas de gestão da empresa e direcionar melhorias aos problemas encontrados. Como resultado, constatou-se que a empresa em sua gestão financeira, pois, não utiliza seus recursos de forma eficiente, possui alto valor em estoque, não controla custos e despesas e tem grande dependência de capital de terceiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ewert, Martin, Marcelo Francia Arco-Verde, Viviane Helena Palma, and Daniele Cristina da Silva Kazama. "Avaliação financeira e desempenho produtivo de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 9, 2021): e36710515163. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15163.

Full text
Abstract:
Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) surgem para potencializar a produtividade dos agroecossistemas e melhorar os ganhos financeiros da agricultura familiar. Questiona-se neste estudo a efetividade do uso de SAFs ampliarem a produtividade e o rendimento financeiro de pequenas áreas. Assim, o objetivo do estudo é avaliar o desempenho produtivo, a demanda de mão de obra e a eficiência financeira dos SAFs. A metodologia baseou-se em um Estudo de Caso, onde durante o período de seis meses foram coletadas informações por meio de entrevistas semiestruturadas, bem como foi acompanhado o cotidiano de três agricultores que estão inseridos no contexto do assentamento Contestado, no município da Lapa, Paraná. Para realizar o prognóstico da análise financeira foi utilizado a planilha AmazonSAF 8.1. No modelo otimizado, dos três agricultores acompanhados, o SAF-3 apresentou o melhor desempenho produtivo financeiro, ultrapassando 17ton/0.5ha/ano de alimento, que corresponde a um VPL de R$ 339,123.40 mil reais durante o período analisado com garantia de venda pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A demanda de mão de obra, em todos os SAFs, se concentra no cultivo das espécies de ciclo curto, atingindo mais de 200 diárias por ano. Conclui-se que os indicadores financeiros oficiais demonstram viabilidade financeira para os três SAFs. Mas o fluxo de caixa não demonstra regularidade da rentabilidade a partir do oitavo ou nono ano até o 15, pois as receitas das hortaliças foram tão altas nos primeiros anos de cultivo que conseguiram manter os indicadores financeiros positivos para todo período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography