Academic literature on the topic 'Análise microbiológica de alimentos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Análise microbiológica de alimentos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Análise microbiológica de alimentos"

1

Souza, Alana Oliveira, Eduarda Vitória Batista Passos, Maria Isabel Almeida Gonçalves, Railla Lima Lacerda Coelho, and Claudileide de Sá Silva. "Perfil higiênico-sanitário de um restaurante comercial no interior baiano." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 24, 2021): e46410211870. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.11870.

Full text
Abstract:
É perceptível que o consumidor se preocupa com a qualidade e higiene das preparações alimentares, visto que existem algumas ocorrências de doenças transmitidas por alimentos em estabelecimentos que comercializam alimentos prontos. Com isso, o objetivo desse artigo é avaliar as condições higiênico-sanitárias e o controle microbiológico de um restaurante localizado em Juazeiro-Ba. Para análise das condições higiênico-sanitárias do estabelecimento foi utilizada um checklist sobre boas práticas de manipulação de alimentos com base na RDC Nº216/2004 ANVISA, e classificação segundo a RDC Nº275/2002 ANVISA. Para análise microbiológica, foram coletadas amostra de água, carne frita e de salada crua, ambas prontas para consumo, amostras de superfície do apoio de corte e do liquidificador. As amostras foram avaliadas segundo análises microbiológicas para a contagem de coliformes totais e Escherichia coli em sistema de análise Petrifilm Coliform Count Plate. Em relação às boas práticas de manipulação, o restaurante foi classificado como grupo 2 (56,5 % adequação). Já as análises microbiológicas apontaram contaminação na salada crua por Coliformes totais (3 x 10³ UFC/g), sendo estes incontáveis nas amostras de água, carne frita e liquidificador. O apoio de corte apresentou contaminação por Coliformes totais em níveis aceitáveis para superfícies. Torna-se notório a necessidade de um responsável técnico no local a fim de obter controle higiênico-sanitário adequado, o que poderia evitar a contaminação nos alimentos e superfícies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferrari, Carlos Kusano Bucalen, Carolina Fagundes Assumpção, Maressa Caldeira Morzelle, Graziele Souza Lira Ferrari, and Éllen Cristina De Souza. "AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM ALIMENTOS DE CANTINAS ESCOLARES NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA (MT/GO)." Revista Baiana de Saúde Pública 37, no. 1 (December 13, 2013): 45. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a166.

Full text
Abstract:
As doenças transmitidas por alimentos têm grande impacto para a saúde coletiva, especialmente para populações suscetíveis como crianças e idosos. O presente estudo teve como objetivo realizar análise microbiológica de diversas preparações servidas nas três principais escolas do Médio Araguaia (MT/GO). Foram selecionadas três escolas, uma privada, uma municipal e uma cooperativa, totalizando 916 alunos. Foram realizadas análises microbiológicas dos alimentos para a contagem de coliformes fecais, bem como dos patógenos Staphylococcus aureus e Salmonella spp. Não foi constatada a presença de S. aureus nas amostras analisadas, bem como a contaminação por coliformes fecais foi extremamente baixa, dentro dos limites permitidos por normas e leis. Entretanto, a contagem de Salmonella spp foi elevada, caracterizando um problema de segurança alimentar e risco à saúde dos escolares. Além disso, foi constatada má higiene pessoal dos manipuladores de alimentos, ausência de sanitário exclusivo, utilização de panos e tábuas de madeira, bem como exposição dos gêneros alimentícios a inadequadas temperaturas de armazenamento. Concluiu-se que as condições microbiológicas dos alimentos foram satisfatórias de acordo com as normas da Anvisa, exceto para as amostras de pizza, em que houve a contaminação por Salmonella spp, indicando provável falta de higiene pessoal dos manipuladores de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Amanda Suellenn da Silva Santos, Joyce Lopes Macedo, Irislene Costa Pereira, Ed Luis Pereira Soares, Fernanda de Oliveira Gomes, and Magnólia de Jesus Sousa Magalhães Assunção. "Análise microbiológica de manipuladores e superfícies de manipulação de escolas públicas." Research, Society and Development 8, no. 3 (January 1, 2019): e783830. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i3.830.

Full text
Abstract:
As doenças transmitidas por alimentos contaminados são ocasionadas principalmente pela falta de higienização adequada das mãos dos manipuladores dos alimentos bem como das superfícies em que estes produtos são manipulados. Teve por objetivo realizar a análise microbiológica das mãos de manipuladores e superfícies de manipulação em escolas de um município do Maranhão. Foram realizadas análises microbiológicas das mãos de dez manipuladores de alimentos e cinco superfícies de manipulação. Foram feitas as determinações da contagem de coliformes totais e termotolerantes, por meio do método de Tubos Múltiplos em Número Mais Provável. Verificou-se que somente um manipulador não apresentou contaminação pelos micro-organismos estudados, e em relação as superfícies de manipulação todas apresentaram contaminação. Portanto verificou-se que nas escolas avaliadas todas apresentaram falhas no processo de higienização das mãos e das superfícies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Lisandra Maria Da Silva. "AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E MACROSCÓPICA DO GELO COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI." Cadernos Cajuína 3, no. 1 (May 9, 2018): 183. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v3i1.184.

Full text
Abstract:
O gelo é um alimento como outro qualquer que ingerimos, portanto, exige os mesmos cuidados que cercam a produção de quaisquer alimentos e se fabricado sob más condições sanitárias pode afetar diretamente a saúde dos consumidores. Este trabalho objetivou avaliar a qualidade físico-química, microbiológica e macroscópica do gelo comercializado no município de Teresina-PI. A análise físico-química de pH, cloro residual livre, cloretos, amônia, dureza total e turbidez e a análise microbiológica (NMP) foram realizadas de acordo com o Manual Prático de Análises de Águas (BRASIL, 2006). A determinação de sujidades leves ocorreu através da análise macroscópica de acordo com o Instituto Adolfo Lutz (1985) e a análise estatística por meio da análise de variância (ANOVA), médias e desvios padrões (VIEIRA, 1999). Os resultados obtidos das análises físico-químicas e microbiológicas das marcas de gelo avaliadas se apresentaram de acordo com os padrões de potabilidade exigidos para água de consumo humano e a análise macroscópica apresentou sujidades leves para as três marcas, onde 50% foram verificados para a marca C e 25% para as marcas A e B, mostrando um produto impróprio para o consumo humano por apresentar material prejudicial (perigo físico) à saúde dos consumidores de acordo legislação vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Peresi, Jacqueline T. M., Ivete A. Z. C. Almeida, Sonia I. Lima, Denise F. Marques, Elisabete C. A. Rodrigues, Sueli A. Fernandes, Dilma S. Gelli, and Kinue Irino. "Surtos de enfermidades transmitidas por alimentos causados por Salmonella Enteritidis." Revista de Saúde Pública 32, no. 5 (October 1998): 477–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101998000500011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: São descritos surtos de salmonelose notificados no período de julho de 1993 a junho de 1997 na região Noroeste do Estado de São Paulo, Brasil, tendo em vista os vários surtos de veiculação alimentar ocasionados por Salmonella nessa região. MÉTODO: Foram obtidos 19 inquéritos epidemiológicos para análise de dados, 87 amostras de fezes e 38 amostras de alimentos, incluindo 12 de ovos para análise microbiológica. Cepas de Salmonella foram submetidas a sorotipagem, fagotipagem e teste de sensibilidade a 13 agentes antimicrobianos. RESULTADOS: Foram acometidas 906 pessoas com 295 hospitalizações. Cepas de Salmonella Enteritidis Fagotipo 4 foram isoladas de 80,5% das coproculturas, de todas amostras de alimentose de 41,7% dos ovos. Em 22 (95,7%) surtos os a salmonela foi veiculada por alimentos contendo ovos crus ou semicrus. Os testes de sensibilidade a antimicrobianos revelaram sensibilidade à maioria das cepas. CONCLUSÕES: Considerando os resultados obtidos, torna-se necessária a implantação e intensificação de medidas de controle na produção e armazenamento dos ovos, além da orientação à população quanto aos riscos no consumo inadequado desse alimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Siqueira, Alisson Amorim, Paulo Gustavo Serafim de Carvalho, Marianne Louise Marinho Mendes, and Ricardo Kenji Shiosaki. "MicroFit: um software gratuito para desenvolvimento e ajuste de modelos matemáticos de crescimento bacteriano." Brazilian Journal of Food Technology 17, no. 4 (December 2014): 329–39. http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.6414.

Full text
Abstract:
A conservação de alimentos é uma das práticas mais antigas apropriadas pela humanidade, entretanto as infecções alimentares ainda despontam como uma gravíssima questão de saúde pública em todo o mundo, levando a óbito milhares de pessoas todos os anos. Nesse contexto, os modelos de predição microbiológica surgem como uma importante ferramenta para aferição da segurança alimentar e avaliação do risco de contaminação de alimentos. Os parâmetros de predição do comportamento microbiano proporcionam um caminho rápido e relativamente econômico para obtenção de estimativas confiáveis sobre crescimento, inativação e sobrevivência durante a atividade de micro-organismos nos alimentos, de acordo com as condições de estocagem. Apesar da importância dos modelos de predição, as dificuldades de utilização e resolução dos mesmos, por consistirem de equações não lineares e sem solução analítica, impedem sua ampla utilização. A baixa disponibilidade de programas eletrônicos para análise de dados microbiológicos, bem como a falta de ferramentas que permitam a criação de modelos ou o ajuste de parâmetros de uma forma rápida e fácil são outros entraves ao uso dos modelos de crescimento microbiológico. Diante desse problema, esse artigo tem por objetivo descrever o processo de desenvolvimento de um software concebido para permitir o ajuste, criação e comparação de modelos microbiológicos de crescimento de bactérias. A partir do uso de ferramentas comumente empregadas nesse tipo de estudo e das necessidades não contempladas por elas, foi desenvolvido um programa autônomo, gratuito, dotado de uma interface objetiva e com mecanismos capazes de criar e avaliar facilmente modelos preditivos. Espera-se que o software desenvolvido neste trabalho possa facilitar a análise de dados do comportamento microbiano em alimentos e o controle de possíveis repercussões para o consumidor final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Felinto, Ana Clara Bezerra, Steffany Albuquerque do Bú, Eduarda Josefa Alves Marçal, Igor Macêdo de Oliveira, Joyce Almeida Lima, Juliana Barbosa de Sousa, Wagner Gomes de Melo, and Mayra da Silva Cavalcanti. "Avaliação microbiológica de maioneses artesanais fornecidas em serviços de alimentação do centro de Campina Grande - PB." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 21, 2021): e28410716454. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16454.

Full text
Abstract:
Com consumo elevado em lanchonetes da cidade a maionese é um produto feito à base de óleo, água e ovos; utilizada para realçar o sabor dos alimentos, podendo ser encontrada em diversas formas para uso. Em Campina Grande, muito se tem empregado a maionese de forma artesanal com adição de temperos naturais como forma de atrair ainda mais o paladar da população, o que torna esta prática uma fonte propícia para a contaminação do produto devido ao processo de manipulação. Com o objetivo de avaliar e quantificar a qualidade microbiológica deste insumo disponibilizado por lanchonete da cidade, o presente estudo foi traçado. Foram realizadas análises de acordo com os parâmetros regidos pela Normativa nº 12/01, que aprova regulamento técnico sobre padrões microbiológicos em alimentos, visando quantificar Coliforme/g (30°C), Salmonela spp./25g e Estafilococos Coag. Pos/g. Foi averiguado que todas as amostrasde maionese pesquisadas todas elas se encontravam fora de algum dos parâmetros recomendados pela legislação, sendo o coliforme o microrganismo mais presente. Esta contaminação é indicativo de falta de cuidado na manipulação. Assim, este estudo mostra a importância de uma análise microbiológica para o controle, qualidade e segurança no preparo das maioneses artesanais, bem como a importância de boas práticas de fabricação para o alcance da segurança alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zablocki, Madalena Miguelina, Crislaine Aparecida Paludo, Márcia Keller Alves, and Simara Rufatto Conde. "Análise Química e Microbiológica da Multimistura." UNICIÊNCIAS 23, no. 1 (June 30, 2019): 38. http://dx.doi.org/10.17921/1415-5141.2019v23n1p38-42.

Full text
Abstract:
O uso da multimistura é considerado como uma excelente alternativa para suplementação alimentar em programas de intervenção nutricional para populações carentes no Brasil. No entanto, problemas relacionados à qualidade microbiológica têm aumentado a preocupação no que diz respeito à segurança do produto. Este estudo experimental teve como objetivo determinar a composição química e microbiológica da multimistura. Para tal, foram adquiridas amostras de multimistura produzidas e comercializadas no interior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. As análises químicas foram realizadas na Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES) de Lajeado/RS, onde as quantidades de proteínas, de carboidratos, de lipídios, de cálcio (Ca), de fósforo (P), de cobre (Cu), de ferro (Fe), de magnésio (Mg), de potássio (K) e de zinco (Zn) foram determinadas. As medições obtidas foram comparadas com os valores de referência da Ingestão Dietética de Referência (IDRs) para crianças de 4 a 8 anos. As análises microbiológicas foram realizadas pelo Laboratório de Microbiologia, na UNIVATES. Os valores encontrados de macronutrientes e micronutrientes foram: 56,51% de carboidratos; 17,88% de proteínas; 15,56% de lipídios; 0,1% de Ca; 0,11% de P; 1,3mg de Cu; ausência de Fe; 0,11% de Mg; 0,96% de P; 9,1mg de Zn. Os valores de macronutrientes e micronutrientes não obtiveram altos percentuais de representação, ficando quase a totalidade dos nutrientes abaixo do recomendado pela IDRs. Os resultados da análise microbiológica mostraram presença de coliformes termotolerantes, de coliformes totais, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e ausência de Salmonella sp. Em conjunto, os dados deste trabalho mostram que o produto analisado é um alimento de baixo valor nutricional e de segurança alimentar duvidosa, o qual pode colocar em risco a saúde de crianças ou indivíduos de qualquer idade, que possam vir a consumi-lo. Palavras-chave: Análise de Alimentos. Contaminação. Disponibilidade Nutricional. AbstractThe use of multimixture is considered an excellent alternative for food supplementation in nutritional intervention programs for needy populations in Brazil. However, problems related to microbiological quality have increased concern regarding product safety. This experimental study had as goal to determine the chemical and microbiological composition of multimixture. For this purpose, samples of multimixture produced and marketed in the countryside of the state of Rio Grande do Sul (RS), Brazil, were acquired. The chemical analyzes were carried out at Vale do Taquari Integrated Unit of Higher Education (UNIVATES) in Lajeado/RS, where the amounts of proteins, carbohydrates, lipids, calcium (Ca), phosphorus (P), cuprum (Cu), ferrum (Fe), magnesium (Mg), kalium (K) and zinc (Zn) were determined. The results of measurements were compared with the Dietary Reference Intakes (DRIs) reference values for children aged 4 to 8 years. Microbiological analyzes were performed by the Laboratory of Microbiology, at UNIVATES. The values of macronutrients and micronutrients were: 56.51% of carbohydrates; 17.88% of proteins; 15.56% of lipids; 0.1% of Ca; 0.11% of P; 1.3 mg of Cu; absence of Fe; 0.11% of Mg; 0.96% of P; and 9.1 mg of Zn. Macronutrient and micronutrient values did not reach high percentages of representation, with almost all of the nutrients being below recommended by the DRIs. In addition, the results of the microbiological analysis showed presence of thermotolerant coliforms, total coliforms, Staphylococcus aureus, Escherichia coli and absence of Salmonella sp. Taken together, data from this work show the product under review is a food of low nutritional value and of dubious food safety, which may endanger the children’s or individuals’ health of any age who might be able to consume it. Keywords: Food Analysis. Contamination. Nutritive Value.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tavares, Loudimar Oliveira Araújo, Herbert Igor Rodrigues de Medeiros, Irislene Costa Pereira, Nathalia Cardoso Nascimento, Renan Elan da Silva Oliveira, and Francisco Cesino de Medeiros Júnior. "Produção e aceitação do bolo a base de banana prata (Musa ssp.)." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 16, 2020): e902974780. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4780.

Full text
Abstract:
A banana (Musa ssp.) é uma das frutas mais consumidas do mundo, fonte de vitaminas e minerais, atua no combate da depressão, ansiedade, melhora o humor, e tem boa aceitação devido aos seus aspectos sensoriais e ao seu valor nutricional. Diante disto, o presente trabalho objetivou elaborar e avaliar os aspectos sensoriais do bolo de banana (Musa ssp.) com potencial funcional. Trata-se de um estudo experimental, transversal e quantitativo, em que o produto foi elaborado nos laboratórios de Técnica Dietética e de Análise Sensorial de Alimentos pertencente ao Centro Universitário de Ciência e Tecnologia do Maranhão – UNIFACEMA, localizado em Caxias - MA. Elaborou-se três formulações que foram adicionadas ao forno a 250°C por 30 minutos, após preparados realizou-se as análises microbiológicas no Núcleo de Estudos Pesquisas e Procedimentos de Alimentos - NUEPA da Universidade Federal do Piauí – UFPI. A amostra foi constituída por 64 avaliadores, para a análise sensorial utilizou-se a Escala Hedônica de nove pontos e para avaliação da intenção de compra empregou-se a Escala Hedônica de cinco pontos. O bolo desenvolvido a base de banana foi bem aceito pelos avaliadores, em vista que todas as amostras obtiveram nota superior a 7, considerando a aparência, aroma, textura, sabor e aceitação global, além disto não foi observado diferença estatisticamente significativa entre as amostras. Quanto a intensão de compra 74,48% dos avaliadores afirmaram que comprariam, e a análise microbiológica mostrou que o produto estava seguro. Diante disto, o produto elaborado foi aceito pelos avaliadores e seguro em relação aos padrões microbiológicos, portanto, é uma opção de alimento no mercado consumidor com potencial saudável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Juliano Sebastião Gonçalves, Vitor Hugo Rocha De Vasconcelos, Reinaldo Farias Paiva De Lucena, and Flávia De Oliveira Paulino. "PRINCÍPIO DA REUTILIZAÇÃO (UPCYCLING) APLICADO À GASTRONOMIA: APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS DESCARTADOS PARA GERAÇÃO DE PRODUTO GOURMETIZADO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 4 (December 29, 2020): 672. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020672-694.

Full text
Abstract:
Aliando conceitos de sustentabilidade e gastronomia, pesquisou-se a viabilidade técnica, microbiológica e sensorial para aproveitamento do subproduto de frutas com grau de maturação elevado e/ou pequenas avarias físicas para geração de preparo gastronômico sofisticado e seguro para o consumo humano. Foram desenvolvidos três tratamentos laboratoriais de chutney de goiaba (T1 = frutas em perfeitas condições de venda; T2 = frutos sem valor de comercialização; T3 = frutas e tomates sem valor de comercialização). Foram realizadas análises microbiológicas, de umidade, testes sensoriais e questionário estruturado sobre o perfil dos julgadores e percepção sobre sustentabilidade e gastronomia. Todos os tratamentos encontraram-se dentro dos padrões de qualidade microbiológica, e apresentaram elevada aceitação sensorial. A maioria dos julgadores relataram a adoção de práticas domésticas para minimizar o desperdício, numa tentativa de aproveitar integralmente os alimentos. Os participantes mostraram-se dispostos a consumir um alimento elaborado a partir de resíduos, em boas condições de consumo. Concluiu-se que é possível transformar um alimento que não seria consumido, em uma preparação gourmetizada, agregando valor, com índice de aceitação sensorial satisfatória, possibilitando a diminuição das perdas na cadeia de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Análise microbiológica de alimentos"

1

Oliveira, Rafaela Bergmann Strada de. "Análise microbiológica do quefir em grãos, suspensão liofilizado e adicionado à ração de coelhos." Universidade Jose do Rosario Vellano, 2005. http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/101.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-05-02T13:55:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafaela Bergamnn Strada de Oliveira -texto completo.pdf: 165879 bytes, checksum: 16f4ae2af5ae0b292cf9953ec0fb7dbd (MD5) Previous issue date: 2005-02-21
Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nïvel Superior
Probiotics are supplementary foods produced by living microorganisms that improve animal health by promoting balance of the intestinal microbiota To be considered probiotic the microorganism must either be a normal inhabitant of the gastrointestinal tract survive the passage through the stomach resist the action of digestive enzymes and bile and keep its viability and metabolic activity in the intestines Kefir is a probiotic made by several bacteria and yeasts encapsulated in a polyssacharide matrix and looking like jelly grains Traditional kefir is a byproduct of milk resulting from double fermentation alcoholic and lactic There are two kinds of kefir sugary in aqueous fermentation and milky Kefir grains and their supernatant are composed of microorganisms polysacharides aminated molecules vitamins aminoacids peptides ethanol and volatile compounds Kefir is known to have diverse microbial contents depending on country and fermentative substrates what causes distinct probiotic effects So the purpose of this paper was to isolate identify quantify and characterize the microorganisms of kefir samples including the kefir added to food pellets for rabbits Serial dilutions of distinct kefir sources (fermented suspension lyophilized grains) and mixed pellets were plated in Rogosa agar (AR) and De Man Rogosa and Sharpe (MRS) for Lactobacillus Brain Heart Infusion (BHI) for total bacteria Sabouraud-glucose for yeast and filamentous fungi thioglycolate for Streptococcus Acetobacteria and Leuconostoc coconut water agar (AAC) and coconut water agar supplemented with yeasts (AACE) In pellet analysis plating with Mitis Salivarius agar (Streptococcus) EMB35ºC (total enterobacteria) and EMB45ºC (fecal enterobacteria) were also used Genus and species of all strains were identified through usual biochemical reactions and specific API systems In general literature recognize the existence of differences in kefir microbial contents depending on the source of the grains but the kefir of this study has a microbial composition similar to the one described in the literature and also shows other microorganisms not reported yet The data obtained with the AAC and AACE media suggested that both substrates are alternative and salutary media for culture of kefir strains
Os alimentos probióticos são suplementos alimentares elaborados à base de microrganismos vivos que quando ingeridos em determinado teor afetam beneficamente o animal hospedeiro promovendo um balanço da microbiota intestinal O microrganismo para ser considerado probiótico deve ser habitante normal do trato gastrintestinal sobreviver à passagem pelo estômago manter a viabilidade e atividade metabólica no intestino O quefir enquadra-se no grupo dos alimentos probióticos O quefir tradicional é um subproduto do leite resultante de dupla fermentação alcoólica e láctica proporcionada pelos grãos do quefir-conglomerado de organismos vivos-constituindo microecossistemas apresentando complexos processos simbióticos Existem dois tipos de quefir açucarado em fermentado aquoso e lácteo Os grãos de quefir e seu sobrenadante são compostos de microrganismos polissacarídeos moléculas aminadas vitaminas álcool e substâncias voláteis Sua composição microbiológica é bastante variável o que resulta em distintos perfis de bioprodutos e conseqüente ação probiótica Este trabalho teve por objetivo isolar quantificar e caracterizar os microrganismos presentes em amostras de quefir e os estabilizados em ração comercial para consumo em cunicultura O processo de quantificação microbiana do quefir liofilizado do quefir total (suspensão e grãos) e da ração misturada ao quefir foi realizado através de diluições decimais plaqueadas nos meios Ágar Rogosa (AR) e De Man Rogosa e Sharpe (MRS) para Lactobacillus "Brain Heart Infusion" (BHI) para contagem global de bactérias Sabouraud glicose(para leveduras e fungos filamentosos) Tioglicolato para Estreptococos Acetobacter e Leuconostoc e Ágar Água-de-Coco (AAC) e Ágar Água-de-Coco com Extrato de Leveduras (AACE) para crescimento de gêneros diversos (grão suspensão e liofilizado) Utilizaram-se também os meios Ágar Mitis Salivarius (para Streptococcus) o EMB35ºC (coliformes totais) e EMB45ºC (coliformes fecais) para a análise das rações Para a identificação de gêneros e espécies foram utilizadas provas bioquímicas convencionais além de galerias API específicas Concluiu-se que a microbiota do quefir não é igual em todos os aspectos se comparada com a literatura disponível existindo vários fatores que influenciam na sua composição sendo que o quefir em estudo possui microrganismos semelhantes aos da literatura existente apresentando também algumas particularidades ainda não descritas As bactérias encontradas foram Leuconostoc ssp Lactobacillus lactis cremoris Chyseomonas luteola e Acetobacter As leveduras encontradas foram Sacharomyces cerevisae Candida colliculosa Toruspola delbruechii Candida inconspicua Candida magnoliae Kloekera sp Candida famata Kluyveromices lactis Kluyveromices marxianus e Candida quefir O meio Ágar Água-de-Coco demonstrou um bom crescimento para microrganismos sendo indicado como meio de cultivo alternativo com melhor resultado se acrescido de extrato de leveduras O quefir no estado liofilizado foi o que apresentou a contagem de bactérias mais elevada possivelmente em virtude de sua concentração
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Marise Fernandes de. "Evolução da carga microbiológica de uma refeição pré-cozinhada: resultados experimentais e microbiologia preditiva." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/4550.

Full text
Abstract:
Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos
O desenvolvimento e acesso à informação levaram a uma sociedade de consumo cada vez mais informada e mais exigente. A procura de alimentos sensorialmente apelativos, fáceis e rápidos de preparar, com índices de segurança elevados e sem recurso a conservantes nem outros aditivos é uma tendência crescente nos hábitos alimentares mundiais. Para responder às necessidades desta nova geração de consumidores, nos últimos 30 anos têm vindo a desenvolver-se e aperfeiçoar-se técnicas, que aumentam a vida útil dos alimentos de forma mais eficaz e de modo a manter ao máximo as suas características naturais. Métodos que combinam um processamento suave com o armazenamento a baixas temperaturas, sem emprego de aditivos e/ou conservantes, têm ganho muito relevo. É exemplo o método “Cook-chill”. Existem na União Europeia critérios microbiológicos estabelecidos para alimentos específicos, os quais se aplicam ao longo de toda a cadeia alimentar, desde o produtor do alimento, às importações e a todo o comércio alimentar intra-comunitário. Tendo em conta estes critérios, os alimentos não devem conter microrganismos, toxinas e/ou metabolitos em quantidades que representem risco para a saúde humana. Assim, neste trabalho, foi avaliada a carga microbiológica de uma refeição “Cook-chill” e a sua evolução durante o seu tempo de vida útil, tendo em conta os tempos de espera sofridos pela refeição durante as etapas do seu processamento. Verificou-se, efectivamente, que no método “Cook-chill”, os tempos entre as etapas de produção devem ser controlados rigorosamente, uma vez que influenciam a manutenção dos produtos fora da zona de temperaturas de risco (5 a 63ºC), e consequentemente a sua qualidade microbiológica.
The development and access to information has led to a consumer society increasingly informed and more demanding. The demand for sensory appealing food, easy and quick to prepare, with high levels of security and without the use of preservatives or other additives is a growing trend in the diet world habits. To meet the needs of this new consumers generation, in the last 30 years have been developed and refined techniques that increase the shelflife of foods more efficiently and keep their natural characteristics. Methods that combine a gentle processing with the storage at low temperatures, without use of additives and/or preservatives, had gained much attention. An example is the "Cook-chill" method. There are, in the European Union, microbiological criteria established for specific foods, which apply throughout the entire food chain, from production of food, imports and all the intra-Community food trade. Given these criteria, food should not contain micro-organisms, toxins and/or metabolites in quantities that might represent risks to human health. Therefore, this study evaluated the microbial load of a "Cook-chill" meal and its evolution during the shelf-life of the meal, taking into account the waiting time incurred during the meal stages of processing. It was found, actually, that in the "Cook-chill" method time between the stages of production must be strictly controlled, since influences the maintenance of the products outside the temperature range of risk (5 to 63ºC), and consequently its microbiological quality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Adami, Fernanda Scherer. "Teor de nitrato e nitrito e análise microbiológica em linguiças e queijos." reponame:Repositório Institucional da UNIVATES, 2015. http://hdl.handle.net/10737/985.

Full text
Abstract:
Submitted by FERNANDA DA SILVA VON PORSTER (fdsvporster@univates.br) on 2016-05-06T17:44:06Z No. of bitstreams: 3 license_text: 22064 bytes, checksum: ef48816a10f2d45f2e2fee2f478e2faf (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) 2015FernandaSchererAdami.pdf: 830418 bytes, checksum: 609814c1b1db4a927c8c3c165a7d5a57 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Paula Lisboa Monteiro (monteiro@univates.br) on 2016-05-10T18:25:32Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 22064 bytes, checksum: ef48816a10f2d45f2e2fee2f478e2faf (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) 2015FernandaSchererAdami.pdf: 830418 bytes, checksum: 609814c1b1db4a927c8c3c165a7d5a57 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-10T18:25:32Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 22064 bytes, checksum: ef48816a10f2d45f2e2fee2f478e2faf (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) 2015FernandaSchererAdami.pdf: 830418 bytes, checksum: 609814c1b1db4a927c8c3c165a7d5a57 (MD5)
A utilização de sais de nitrato e nitrito em produtos cárneos é secular e, com a evolução das técnicas de conservação alimentar, estes vêm sendo cada dia mais utilizados, pois melhoram o sabor e a cor. Os objetivos deste estudo foram realizar análises microbiológicas, de atividade de água, pH, concentração de nitritos e nitratos presentes em amostras de linguiças (tipo mistos e suínos) com Inspeção do Serviço Municipal e queijos (tipo colonial e prato), fiscalizados pelos Serviços de Inspeção Municipal e Estadual, produzidos na região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. As amostras de queijos Prato (n=14) e Colonial (n=10) foram adquiridas diretamente nas indústrias com Inspeção Sanitária Municipal (n=11) e Estadual (n=13), produzidas em municípios do Vale Taquari durante os meses de abril, maio e junho de 2013. Para a coleta das amostras houve o cuidado de mantê-las íntegras, com o mínimo de contato ou manipulação. As amostras de linguiça foram coletadas em 11 estabelecimentos fiscalizados pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Os teores residuais de nitratos e nitritos, pH e atividade de água das amostras foram avaliados segundo as metodologias analíticas oficiais previstas na Instrução Normativa n° 20, de 21 de julho de 1999, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As análises microbiológicas foram realizadas em laboratório certificado no Ministério da Agricultura (MAPA), na Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, cadastrado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e com ISO 17025. As concentrações de nitrato e nitrito encontradas acima do recomendado pela legislação nas amostras foram de 33,3% (p=0,030) e 100% (p<0,001), respectivamente. Em 41,7% (n=10) e 25% (n=6) do total das amostras de queijo foram encontrados índices de contaminação por coliformes termotolerantes e Staphylococcus coagulase positiva acima do preconizado pela legislação, respectivamente, contudo não foi verificada diferença significativa para os valores encontrados em relação ao valor de referência, e 100% das amostras de queijo estavam isentas de Salmonella spp. Em relação as linguiças, 30,3% das amostras apresentaram teor de nitrito e 69,7% apresentaram teor de nitrato acima do previsto pela legislação brasileira. As médias de atividade de água e do teor de nitrato apresentaram-se significativamente acima do valor de referência. Enquanto as médias de pH não demonstrou diferença significativa em relação ao valor de referência e a média de nitrito apresentou-se inferior a legislação, mas com elevado desvio padrão. Conclui-se que a totalidade das amostras de queijo analisadas neste estudo apresentou concentrações acima do recomendado pela legislação para nitrito e um terço apresentou-se não conforme em relação à concentração de nitrato. Sobre a linguiça, foi observada inadequação ao que é determinado pela legislação brasileira em relação à quantidade de nitrito e nitrato, parâmetros microbiológicos de coliformes termotolerantes, Staphylococcus coagulase positiva e Salmonella spp., atividade de água, e adequação em relação ao pH.
The use of nitrate and nitrite salts in meat products is centuries old and with the development of food preservation techniques they are being more used every day because it improves flavor and color. The objective of this study were to perform the microbiological analysis, and also analysis of water activity, pH, concentration of nitrites and nitrates in sausage samples (mixed type and pigs) with inspection of the Municipal Service, and cheese (colonial type and plate), supervised by Service Municipal and State Inspection, produced in the region of Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. The sample of plate cheese (n=14) and colonial (n=10) were acquired directly in industries with Municipal Sanitary Inspection (n=11) and State (n=13), produced in municipalities in the Taquari Valley during the months of April, May and June 2013. The samples were collected with care to keep them intact and a minimal contact or manipulation. The sausage samples were collected from 11 establishments inspected by the Municipal Inspection System. The samples' residual levels of nitrates and nitrites, pH and water activity were evaluated according to the official analytical methods provided by the Normative Ruling No. 20 of July 21, 1999, of Ministry of Agriculture, Livestock and Supply. The microbiological analyzes were performed in laboratory certified by Ministry of Agriculture in the Metrology Network of Rio Grande do Sul, registered in the State Environmental Protection Foundation, with ISO 17025. The nitrate and nitrite concentrations found above the recommended by the legislation in the samples was 33.3% (p=0.030) and 100% (p <0.001), respectively. In 41.7% (n = 10) and 25% (n = 6) of the total samples of cheese contamination rates were found by thermotolerant coliform and Staphylococcus coagulase positive above recommended by law, respectively, but there was no significant difference to those found in relation to the reference value and 100% of cheese samples were free of Salmonella spp. In relation to the sausages, 30.3% of the samples had nitrite content and 69.7% had nitrate levels higher than expected by Brazilian law. The average of water activity and nitrate levels were significantly above the reference value. While the average of pH showed no significant difference from the reference value and the nitrite average has performed under law, but with high standard deviation. It is concluded that all the cheese samples analyzed in this study had higher concentrations than recommended by law for nitrite and a third it is not in accordance to the concentration of nitrate. Regarding the sausage, it was observed inadequacy in relation to what is required by Brazilian law in relation to the amount of nitrite and nitrate, microbiological parameters of thermotolerant coliform, Staphylococcus coagulase positive and Salmonella spp., water activity and suitability in relation to the pH.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jesus, Daniele Almeida de. "Qualidade microbiológica de amostras de açúcar mascavo." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-17092010-170504/.

Full text
Abstract:
Amostras de açúcar mascavo disponíveis em diferentes estabelecimentos comerciais no município de Araras - SP foram adquiridas para análises. No total foram coletados 49 pacotes de açúcar durante um período de quatro meses. As análises foram realizadas com o objetivo de avaliar a qualidade desse produto oferecido ao consumidor. As análises microbiológicas foram realizadas considerando a pesquisa dos seguintes microrganismos: bactérias mesófilas, bolores e leveduras, esporos de bactérias termófilas flat-sour, esporos de bactérias termófilas anaeróbias produtoras de H2S, esporos de bactérias termófilas anaeróbias não produtoras de H2S, Salmonella, coliformes totais e termotolerantes. Ainda foram determinadas a umidade (%) e atividade de água das amostras. Os resultados das análises apresentaram variações nas concentrações dos microrganismos estudados, cabendo às bactérias mesófilas e aos esporos de termófilas flat-sour as contagens mais elevadas, seguidos por bolores e leveduras. Todas as marcas apresentaram ausência de Salmonella, coliformes totais e termotolerantes, atendendo a legislação brasileira. Em relação ao padrão da National Canners Association apenas as marcas A, G, H e J estavam adequadas a essas exigências, as demais estavam em desacordo. Para o padrão da International Commission for Uniform Methods of Sugar Analysis (ICUMSA), nenhuma marca obteve resultado satisfatório em relação à qualidade microbiológica. Os teores de umidade variaram de 1,94 a 3,63% e os valores de atividade de água variaram de 0,55 a 0,64, havendo diferença significativa ao nível de 5% de significância. Pelos resultados obtidos considera-se que as marcas comercializadas estão de acordo com a legislação vigente no país, porém a maioria das marcas não atende aos padrões internacionais.
Samples of brown sugar available in different establishments in the city of Araras - SP were acquired for analysis. In the total 49 packages of sugar were collected during a period of four months. The analyses were performed to evaluate the quality of that product for the consumer. Microbiological tests were performed to search the following microorganisms: mesophilic bacteria, yeasts and molds, thermophilic flat-sour spores, thermophilic anaerobic H2S-producing spores, thermophilic anaerobic non-producing H2S spores, Salmonella and total and thermotolerant coliforms. Also humidity (%) and water activity were determined for the samples. The analysis results presented variations in the concentrations of microorganisms studied, being the mesophilic bacteria and thermophilic \"flat-sour\" spores the ones with highest scores, followed by yeasts and molds. All brands showed absence of Salmonella and total and thermotolerant coliforms, in accordance with the Brazilian legislation. Regarding the National Canners Association standards, only brands A, G, H and J were suited to these demands, the others being in disagreement. For the International Commission for Uniform Methods of Sugar Analysis (ICUMSA), standards no brands obtained satisfactory results in relation to microbiological quality. The moisture content ranged from 1.94 to 3.63% and the values of water activity ranged from 0.55 to 0.64, significant difference at 5% significance level. By the results it is considered that the brands are marketed under the law of the country, but most brands do not meet international standards. Humidity rates ranged from 1.94 to 3.63% and water activity ranged from 0.55 to 0.64, with significant difference at 5% significance level. By the results obtained it is considered that all brands sold are in accordance to the laws of the country, but most brands do not meet the international standards.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bustos, Pino Carolina. "Calidad microbiológica de alimentos para perros comercializados a granel." Tesis, Universidad de Chile, 2006. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/133752.

Full text
Abstract:
Memoria para optar al Título Profesional de Médico Veterinario
El siguiente estudio se realizó con el fin de comprobar la calidad microbiológica de los alimentos comerciales para perros expendidos a granel, y posteriormente contrastarla con la calidad microbiológica que presentan los mismos alimentos en envases sellados. Con este fin, se tomaron muestras de cinco marcas de alimentos extruídos para perros; una al estado sellado y otra al estado “a granel”. La toma de muestras se llevó a cabo en cinco comunas de Santiago (La Florida, Maipú, Estación Central, Recoleta y Renca), recolectándose en total cincuenta muestras. Para la toma de muestras y posterior análisis de la información obtenida, se utilizó el plan de muestreo y límites microbiológicos del Nuevo Reglamento de los Alimentos (Chile, 2006), adaptado por la Unidad de Higiene y Tecnología de los Alimentos de la Facultad de Ciencias Veterinarias y Pecuarias de la Universidad de Chile, para alimentos de caninos. Cada una de las muestras fue sometida a cinco análisis microbiológicos: recuento de aerobios mesófilos (RAM), Número Más Probable (NMP) de coliformes totales, detección de E.coli, detección de Salmonella sp. y recuento de mohos y levaduras. Del total de las muestras estudiadas, en ninguna se detectó la presencia de los patógenos Salmonella sp. y E.coli. En el análisis de coliformes totales, todas las marcas cumplen con los límites establecidos en el programa de muestreo, tanto en alimentos sellados como “a granel”. Todas las marcas en su modalidad de selladas se mantienen dentro de los márgenes fijados para RAM, y en el recuento de mohos y levaduras, tres marcas sobrepasaron el límite. En todas las muestras de alimentos “a granel” se superaron los límites máximos permitidos para RAM y recuento de mohos y levaduras. 2 Si se analiza según comunas, las que presentaron RAM mayores al límite aceptable fueron Estación Central, Recoleta y Renca. En el recuento de mohos y levaduras, Estación Central y Recoleta exhibieron valores mayores al límite aceptable. El RAM más bajo fue para La Florida, y en recuento de mohos y levaduras para Renca. El resto de los parámetros estudiados fueron iguales para todas las comunas. Tanto la marca, como el tipo de expendio del alimento generaron efectos significativos sobre el RAM, no así la comuna y la interacción marca-tipo expendio. De los resultados se concluye que los alimentos comerciales para perros expendidos “a granel”, no cumplen con los requisitos microbiológicos básicos, y por tanto, no son aptos para el consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreirinha, Ana Catarina Fernandes. "Utilização da espectroscopia de infravermelho para análise de fiambre." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/886.

Full text
Abstract:
Mestrado em Microbiologia
Face às crescentes exigências relativamente à qualidade alimentar, nomeadamente em termos microbiológicos, é importante que se desenvolvam métodos rápidos e eficazes para a detecção de contaminações. Neste trabalho foram testadas as potencialidades da Espectroscopia de Infravermelho com Transformadas de Fourier na detecção de alterações em fiambre ao longo do tempo provocadas por microrganismos, bem como na distinção de diferentes colónias de microrganismos Foi ainda testada a capacidade deste método de análise permitir a separação de tipos e marcas diferentes de fiambre. Foram realizados diversos ensaios prévios utilizando o espectrómetro de FT-IR de forma a determinar quais os melhores métodos para analisar o produto em questão. Por fim, foram efectuados ensaios com fiambre fresco, fiambre embalado e diferentes colónias obtidas na superfície de fiambre, utilizando o FT-IR, sendo os resultados comparados com os obtidos por métodos microbiológicos tradicionais, sempre que possível. Concluiu-se que, apesar de ser necessário um estudo mais exaustivo, a técnica de FT-IR permite separar facilmente diferentes colónias de microrganismos obtidas em fiambre, marcas de fiambre e distinguir fiambre de porco, peru e frango. Este método de análise permite ainda separar, em diversos casos, amostras de fiambre consoante a sua carga microbiana total ou grau de contaminação.
To face the increasing demands for food quality, particularly in microbiological terms, it is important to develop rapid and effective methods for detecting contaminations The present study evaluated the potential of Infrared Spectroscopy with Fourier Transform to detect changes in ham caused by microorganisms as function of time and to distinguish different microorganism colonies. We also tested the ability of this method of analysis to allow the separation of types and brands of ham. Several preliminary tests were conducted using the FT-IR spectrometer to determine the best method to analyze the product in question. Finally, tests were made with freshly cut and packed ham and different colonies obtained from the ham surface and the results were compared with those obtained by traditional microbiological methods, whenever possible. It was concluded that, despite of the necessity of further studies, FT-IR easily discriminates different colonies of microorganisms obtained in ham and distinguished different brands and types of ham (pork, turkey and chicken ham). This method of analysis also allows the separation, in several cases, of samples of ham according to their total microbial contamination.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rocha, Talita Orrico. "Compostos bioativos e qualidade microbiológica de morangos "oso grande" produzidos em sistemas de cultivo orgânico e convencional." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9042.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2010.
Submitted by Shayane Marques Zica (marquacizh@uol.com.br) on 2011-07-08T19:02:14Z No. of bitstreams: 1 2010_TalitaOrricoRochaParcial.pdf: 210601 bytes, checksum: ade459b6c016fffeba04cf53b2c6d906 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-07-13T21:29:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_TalitaOrricoRochaParcial.pdf: 210601 bytes, checksum: ade459b6c016fffeba04cf53b2c6d906 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-07-13T21:29:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_TalitaOrricoRochaParcial.pdf: 210601 bytes, checksum: ade459b6c016fffeba04cf53b2c6d906 (MD5)
Morangos são fontes de substâncias bioativas, entre elas vitamina C e compostos fenólicos. Os fatores ambientais afetam a qualidade dos morangos bem como a sazonalidade e sua curta vida pós-colheita. Foi um dos objetivos deste trabalho avaliar as características físico-químicas e a presença de compostos bioativos comparando-os entre sistemas de cultivo orgânico, convencional e períodos de colheita. Foram utilizados morangos „Oso Grande‟ cultivados na cidade de Brazlândia/ DF nos sistemas orgânico e convencional. Foram feitas quatro colheitas ao longo do ano de 2008. Os morangos foram analisados quanto à cor, firmeza, massa média, umidade, acidez titulável, sólidos solúveis totais, pH, fenólicos totais, antocianinas totais, ácido elágico total e vitamina C total. Não houve diferenças entre médias ao nível de significância de 0,05 pelo teste de Tukey, em nenhuma variável analisada quando comparadas entre sistemas de cultivo. Sólidos solúveis totais e massa média variaram entre períodos de colheita, sendo os meses de maio e julho os mais indicados para essa prática. Baseando-se neste estudo morangos „Oso Grande‟ o sistema de cultivo não foi capaz de subtrair ou adicionar teores ou atributos. Também foi objetivo deste estudo avaliar a qualidade microbiológica do morango produzido em sistema de cultivo orgânico e convencional em Brasília. Para o experimento foi utilizado o plano de amostragem representativa descrito na Resolução nº 12, de 2 de janeiro de 2001 da ANVISA. A presença de Salmonella sp. foi detectada em três marcas, sendo que no cultivo orgânico foi detectado em duas marcas. Não foram observadas contagens significativas para Coliformes a (45ºC). O lote de morango da marca B, E e F foram considerados como impróprio para o consumo humano por apresentar microrganismo patogênico que representa perigo severo à saúde do consumidor. A implementação de medidas que visem o controle da inocuidade dos alimentos para o consumidor devem ser implantados do campo até o ponto de comercialização principalmente com a adoção do programa de Boas Práticas Agrícolas em toda cadeia produtiva e Boas Praticas de Fabricação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Strawberries are a source of bioactive substances, including vitamin C and phenolic compounds. Environmental factors affect the quality of strawberries as well as seasonality and short shelf-life. It was one of the objectives of this study to evaluate the physicochemical characteristics and the presence of bioactive compounds by comparing them between organic farming systems, conventional and harvest periods. We used strawberries 'Oso Grande' grown in the city of Brazlândia / DF in organic and conventional. Four harvests were made during the year 2008. The strawberries were analyzed for color, firmness, average weight, moisture, acidity, soluble solids, pH, total phenolics, anthocyanins, ellagic acid and total vitamin C total. No differences between the average level of 0.05 by Tukey test in any variable analyzed compared between cropping systems. Soluble solids and average weight ranged between harvest periods, with the months of May and July the most suitable for this practice. Based on this study strawberries 'Oso Grande' cultivation system was unable to add or subtract content or attributes. Also aim of this study was to evaluate the microbiological quality of strawberries produced in the system of organic and conventional crops in Brasilia. For the experiment we used representative sampling plan described in Resolution No. 12, January 2, 2001 ANVISA. The presence of Salmonella sp. was detected in three brands, whereas in organic farming was detected in two brands. There were no significant scores for the coliforms (45 º C). The batch of strawberry mark B, E and F were considered unfit for human consumption by pathogenic microorganisms that are present severe danger to consumer health. The implementation of measures to control food safety should be deployed from the field to the consumer's table especially with the adoption of Good Agricultural Practices program throughout the production chain and Good Manufacturing Practices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Walder, Juliana Ferreira Alves. "Análise físico-química e microbiológica por método moleular, de pratos prontos radapertizados para suprimentação alimentar de imunodeprimidos." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-22112011-101419/.

Full text
Abstract:
A refeição de hospital é parte fundamental dos cuidados de pacientes.Uma dieta balanceada pode incentivar pacientes a comer de forma equilibrada dando-lhes os nutrientes que necessitam para se recuperarem em curto prazo de cirurgia ou doença. A irradiação gama é conhecida como o melhor método para destruir tanto os microrganismos patogênicos como os de deterioração, sem comprometer as propriedades nutricionais e a qualidade sensorial dos alimentos. Por conta disto, pode ser um método eficaz para elaboração de refeições apropriadas para pacientes imunodeprimidos. Neste trabalho, pratos prontos contendo arroz, carne grelhada e refogado de cenoura, foram submetidos a doses radapertizantes (30 kGy e 50 kGy) e armazenados a temperatura ambiente por até 90 dias. O tratamento controle permaneceu congelado pelo mesmo período. Os alimentos foram avaliados através de análises físico-química e microbiológicas por método molecular. O teor de umidade dos alimentos permaneceu inalterado por todo o período em todos os tratamentos. A irradiação provocou mudança de cor no arroz, favorecendo um tom amarelado e tornando-se ainda mais acentuado no decorrer do armazenamento. A cenoura teve a coloração caraterística vermelho-alaranjada reduzida com o tempo de armazenamento. No mesmo alimento, a irradiação reduziu o pH e o teor de carotenóides, ao passo que os compostos fenólicos decresceram durante o armazenamento. A carne grelhada conservou sua maciez, mas teve sua coloração alterada para uma tonalidade mais clara. Houve também uma pequena rancificação devido à radiação e também ao período de armazenamento. Por metodologia genônica, bactérias, com predominância dos gêneros Bacillus, Acinetobacter e Enterobacter, foram detectadas nos alimentos controle e até nos irradiados com a dose de 30 kGy. A dose de radiação segura para esterilização foi a de 50 kGy
Hospital food is an essential part of patient care. A good meal can encourage patients to eat well, giving them the nutrients they need to recover from surgery or illness. Gamma irradiation is well known to be the best method for destroying pathogenic and spoilage microorganisms without compromising the nutritional properties and sensory quality of the foods; it is also a method used for preparing foods for immunocompromised patients. In this work, ready-to-eat food containing rice, grilled meat and steamed carrot, was radappertizated with doses of 30 kGy and 50 kGy, and stored at room temperature for 90 days. The control treatment remained frozen for the same period. Analysis by physical-chemical molecular microbiological methods were used. The moisture of the foods remained unchanged through this period, in all treatments. Irradiation caused a yellowing of rice, which became more pronounced during the storage. The characteristic red-orange color of carrots was decreased during storage time. In the same food irradiation reduced the pH and content of carotenoids, while the phenolic compounds declined with the storage. Grilled meat retained its softness, but its color had/was changed to a lighter shade. There was also a small/some rancidity, due to radiation and also to the storage period. By genomic methodology, bacteria, predominantly of the genera Bacillus, Acinetobacter and Enterobacter, were detected in control and even in food irradiated with a dose of 30 kGy. The safe radiation dose for sterilization was 50 kGy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rosa, Ana Tasso de Figueiredo Mendes. "A influência das características da água para a estabilidade química, física, microbiológica e sensorial dos produtos alimentares." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/21249.

Full text
Abstract:
Mestrado em Bioquímica - Bioquímica Alimentar
A empresa Mendes Gonçalves, SA dedica-se à produção de vinagres, molhos e temperos. O aparecimento de turvação/sedimentos e perda de cor nos vinagres pela presença de anidrido sulfuroso é uma problemática das indústrias vinagreiras, sendo importante para a empresa a sua resolução. Por outro lado a água é o principal constituinte dos produtos da empresa consequentemente as suas caraterísticas físico-químicas afetam muitas das características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais destes produtos. Os objetivos deste trabalho foram 1) avaliar a influência das caraterísticas da água na produção de vinagres e maionese e 2) estudar a conservação do vinagre de sidra utilizando filmes à base de quitosana. Este trabalho permitiu determinar o tratamento mais adequado a ser aplicado na água obtida na nova captação da empresa (furo novo) e a viabilidade da redução ou eliminação da utilização de dióxido de enxofre, utilizado como conservante no vinagre, garantindo a sua estabilidade microbiana e evitando a sua oxidação. Na produção dos vinagres (vinho branco, 6% em ácido acético, e sidra, 5%) e da maionese foi utilizada água do furo novo e água destilada. Os vinagres foram também elaborados com e sem metabissulfito de potássio para avaliar a viabilidade da redução ou eliminação deste conservante quando se utiliza água destilada. Foram realizadas análises ao pH, turvação, cor, acidez e sensoriais durante 3 meses. As amostras de vinagre produzidas com água destilada sem adição de metabissulfito apresentaram melhores características sensoriais e maior estabilidade físico-química, não havendo formação de depósito e estabilização da cor. As amostras de vinagre tratadas com os filmes de quitosana levaram à clarificação do vinagre, apresentando uma menor turvação relativamente à amostra com metabissulfito. Estes vinagres apresentaram também uma cor mais estável, tendo-se observado um escurecimento no vinagre sem tratamento e uma cor demasiado clara no vinagre com metabissulfito. Relativamente à maionese, a nível sensorial e estabilidade de cor, a amostra produzida com água destilada apresentou um melhor sabor e uma maior estabilidade físico-química e microbiológica, comparativamente às elaboradas com a água do furo novo. Os resultados demonstram que a utilização de uma água com baixo teor de sais será uma mais-valia para a produção de vinagres e maionese. A formação de depósitos/nébulas nos vinagres poderá ser retardada ou prevenida, reduzindo a utilização de conservantes. Este efeito também pode ser potenciado com filmes à base de quitosana
Mendes Gonçalves, SA is dedicated to the production of vinegars, sauces and seasonings. The turbidity / sediment formation and loss of colour in vinegars by the addition of sulphur anhydride is a problem of the vinegar industry. Consequently, it is very important for the company to solve it. On the other hand, water is the main constituent of Mendes Gonçalves products. Consequently, the amount and composition of water affect a large number of physico-chemical, microbiological and sensorial characteristics of these products. The objectives of this work are 1) to understand the influence of water composition in the production of vinegars and mayonnaise and 2) to study cider vinegar preservation using chitosan-based films. This work will allow determining the most appropriate treatment to be applied to the water obtained from the new water hole of the company and the viability to eliminate or reduce the use of sulphur anhydride, used as preservative, to assure microbiological stability and to avoid oxidation. In vinegars (white wine, 6% acetic acid, and cider, 5%) and mayonnaise production it was used water from the new hole and distilled water. In addition, the same vinegars were prepared with and without potassium metabisulphite to evaluate the viability of reduce or eliminate this preservative when used distilled water. Physicochemical and sensorial analyzes were performed along 3 months. Vinegar samples prepared with distilled water without metabisulphite showed better organoleptic characteristics and improved physico-chemical stability, namely no deposit formation and better colour attributes. The vinegar samples with chitosan films had a lower turbidity compared with the sample with metabisulphite due to the formation of a precipitate. This shows that chitosan films have potential to promote vinegar clarification. These vinegars also showed colour stability along storage, contrarily to the sample without treatment that became darker and the one with metabisulphite that became lighter. In the mayonnaise, the sample with distilled water showed better flavour and higher physico-chemical and microbiological stability when compared to the one prepared with water from the new hole. This work allows inferring that the use of water with lower content of salts may be an advantage for vinegar and mayonnaise production. The formation of deposits in vinegars can be delayed or even prevented by the use of water with this characteristic. This effect could be also enhanced by chitosan films.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Anselmo, Daiane Bertholin [UNESP]. "Análise microbiológica e parasitológica de alimentos servidos em escolas do ensino infantil e fundamental de uma cidade da região de São José do Rio Preto - SP." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/122147.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-09T12:28:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-02-21Bitstream added on 2015-04-09T12:48:11Z : No. of bitstreams: 1 000813193_20160321.pdf: 66416 bytes, checksum: 8e337221ce4304d4cac868f31e5ccf86 (MD5) Bitstreams deleted on 2016-03-21T12:11:29Z: 000813193_20160321.pdf,. Added 1 bitstream(s) on 2016-03-21T12:12:08Z : No. of bitstreams: 1 000813193.pdf: 462997 bytes, checksum: 5298369b6228f1adfeb4bd6d66899678 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
A segurança alimentar é ameaçada principalmente quando os alimentos são preparados em grandes quantidades, como acontece nas instituições de ensino que servem refeições diariamente, colocando em risco a saúde das crianças. Várias doenças e mal estar da população são resultados de alimentos e água contaminados devido à presença de micro-organismos patogênicos ou produtores de toxinas, sendo indispensável avaliar a qualidade desses alimentos e o conhecimento das manipuladoras sobre a segurança alimentar. Considerando os itens mencionados, este estudo teve como objetivo avaliar os aspectos higiênico-sanitários de alimentos produzidos na cozinha piloto e distribuídos em todas as instituições de ensino de uma cidade da região de São José do Rio Preto – SP, por meio de análises microbiológicas e parasitológicas, visando avaliar o cardápio servido às crianças. Esta pesquisa avaliou 102 amostras de diferentes tipos de alimentos, 73 amostras de swab de mãos das manipuladoras e superfícies e 60 amostras de água dos bebedouros e torneiras da cozinha piloto, sendo que a água foi submetida às seguintes análises microbiológicas: contagem de bactérias heterotróficas, determinação do número mais provável de coliformes totais, termotolerantes, pesquisa de Escherichia coli e contagem de Bolores e Leveduras. Nos alimentos foram analisados: coliformes totais, termotolerantes, pesquisa de E. coli, e contagem de Salmonella spp., Staphylococcus coagulase positiva, Bacillus cereus e Clostridios sulfito redutores. À partir dos swabs foram avaliados: coliformes totais, termotolerantes, pesquisa de E. coli, e de Staphylococcus coagulase positiva; e somente nas superfícies também foram pesquisados bactérias aeróbias mesófilas. Coliformes totais foram detectados na água da caixa da cozinha piloto, e E. coli no bebedouro da Escola A. Foram encontradas contagens >1.100 NMP de coliformes totais, <3 a 240 NMP de ...
The health safety is highly compromised when meals are prepared in large quantities, usually seen in educational institutions that serve meals daily, endangering the health of children. Several diseases and malaise of the population are due to the intake of contaminated dishes and water, due to the presence of pathogenic micro-organisms or producers toxins, being necessary to assess the quality of food and knowledge of food handlers on food security. Therefore, the aim of this project is to assess the sanitary-hygienic aspects of food produced in a kitchen pilot, of the meals distributed in all educational institutions of a city region São José do Rio Preto – SP, and the menu served to the children will also be examined through microbiological and parasitological analysis. This research evaluated 102 samples of different types of food, 73 swab samples from the hands and surfaces, 60 water samples from the drinking fountains and faucets at the pilot kitchen, and the water following was subjected from microbiological analysis: heterotrophic bacteria, total coliforms, thermotolerant coliforms and Escherichia coli along with yeast and molds. In foods were analyzed: total coliforms, thermotolerant, search E. coli and Salmonella spp. count, coagulase positive Staphylococci, Bacillus cereus and sulfite-reducing Clostridia. From the swabs were evaluated: total coliforms, thermotolerant, search E. coli, and coagulase positive Staphylococci, while aerobic mesophilic bacteria were exclusively analyzed in the surfaces. Coliform bacteria were found in the water of a crate inside the pilot kitchen and E. coli in the drinking fountains the school A. Counts were found >1.100 MPN of total coliforms, <3 a 240 MPN of thermotolerant coliforms and E. coli; 2x102 CFU/g of Bacillus cereus; <10 a 4x105 CFU/cm2 of aerobic mesophilic bacteria; <100 a 1,8x105 CFU of Staphylococcus spp., being that 6x103 CFU/g, 1,6x104 CFU/hands swab and 5x101 CFU/cm2 were ...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Análise microbiológica de alimentos"

1

Ciência e Tecnologia dos Alimentos – Volume 1. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Análise sensorial de alimentos. 4th ed. Curitiba, PR, Brazil: PUCPRess, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Evaluación de riesgos microbiológicos en alimentos. Guía para implementación en los países. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275323250.

Full text
Abstract:
La evaluación de riesgos caracteriza la exposición humana a un peligro y estima la probabilidad de que se produzcan efetos adversos para la salud. Puede utilizarse para examinar el efecto adverso de sustancias añadidas de manera deliberada a los alimentos (por ejemplo, aditivos alimentarios, productos químicos agrícolas o veterinarios) y sustancias que se encuentran de forma inadvertida en los alimentos (por ejemplo, contaminantes ambientales, toxinas naturales o microorganismos patógenos), así como el impacto de las nuevas tecnologías. La evaluación de riesgos es uno de los componentes principales del análisis de riesgos, en el que deben basarse las políticas de inocuidad alimentaria: evaluación de riesgos (asesoramiento científico y análisis de datos), gestión del riesgo (reglamentación y control) y comunicación del riesgo. Las decisiones relativas a la gestión del riesgo dependen de los resultados de las evaluaciones de riesgo, aunque también pueden considerar la importancia del riesgo para salud pública y los costos técnicos, económicos y sociales. Este manual abarca las definiciones y principios del análisis de riesgos; los pasos que se han de seguir para incorporarlo en las políticas públicas; los fundamentos, las etapas y la información necesaria para una evaluación de riesgos microbiológicos; y la metodología para realizar una evaluación cuantitativa de riesgos. Por último, incluye varios ejemplos y las principales herramientas y programas en línea para construir un modelo cuantitativo de riesgos. Está dirigido a profesionales de la alimentación con conocimientos básicos en microbiología y evaluación de riesgos, evaluadores de riesgos, gestores de riesgos, epidemiólogos, legisladores, científicos y responsables de la toma de decisiones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Lúcia de Fátima, Lucivânia Assis de Oliveira Navarro, Robson Rogério Pessoa Coelho, Eronilson Vieira Da Silva, Osvaldo Soares da Silva, and Raquel Aline Araújo Rodrigues Felix. Análise físico-química de alimentos. Pantanal Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319512.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lopes, Gislane da Silva, Gabriel Silva Dias, and Janaína Marques Mondego. Estudos aplicados à análise sensorial de alimentos. Pantanal Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319185.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fundamentos Teóricos e Práticos em Análise de Alimentos. 2nd ed. Unicamp, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brasil, Carla Cristina Bauermann. Nutrição, Análise e Controle de Qualidade de Alimentos. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.917202710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cecchi, Heloisa Máscia. Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos. Editora da Unicamp, 2003. http://dx.doi.org/10.7476/9788526814721.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brasil, Carla Cristina Bauermann. Nutrição, Análise e Controle de Qualidade de Alimentos 2. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.924202710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nogueira, Wesclen Vilar. Realidades e Perspectivas em Ciência dos Alimentos Volume II. Pantanal Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319277.

Full text
Abstract:
Neste segundo volume do E-book Realidades e Perspectivas em Ciência dos Alimentos as áreas de abrangência das pesquisas foram expandidas, contribuindo para o acesso ao conhecimento numa linguagem contextualizada e de fácil compreensão. As pesquisas e reflexões abordadas nos capítulos foram realizadas por pesquisadores de diversas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas (Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e privadas (Centro Universitário IDEAU). O conteúdo abordado demonstra a multidisciplinaridade da área de Ciência dos Alimentos sobre diferentes aspectos e realidades. As pesquisas abordam desde o emprego de compostos bioativos na produção de alimentos, desenvolvimento de novos produtos, avaliação da composição química e microbiológica de commodities, até alternativas para reutilização de resíduos agroindustriais na produção de alimentos. Que o E-book Realidades e Perspectivas em Ciência dos Alimentos seja de grande proveito e, ofereça subsídios teórico-metodológicos para profissionais da área de Ciência dos Alimentos e áreas afins.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Análise microbiológica de alimentos"

1

Granja, Paula D. D., Maria M. Costa, Mírian R. Nunes, Rafael S. Cruz, Marcos V. Nunes, Clarissa M. Aquino, and Luana M. L. Santos. "ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE CARNE MOÍDA BOVINA COMERCIALIZADA NO MUNÍCIPIO DE JAGUARIBE - CEARÁ." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.10.

Full text
Abstract:
A carne bovina é um alimento de amplo consumo em todo o território brasileiro, sendo comercializada em diferentes cortes, principalmente na forma de carne moída. Possui alto valor nutritivo, entretanto, apresenta elevada deterioração em virtude a proliferação de microrganismos. Tendo em vista a importância deste alimento para a população, objetivou- se neste trabalho a realização da análise microbiológica em carnes moída bovina comercializadas em frigoríficos do município de Jaguaribe, Ceará. Foram adquiridas 200g de amostras em 6 frigoríficos no comércio local e encaminhadas para o Laboratório de Química do IFCE – Campus Jaguaribe, onde realizaram-se as análises microbiológicas para detecção de Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes e Eschirichia coli. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se o programa Statistic 7® para os testes de ANOVA e teste de Tukey em nível de 5% de significância. Os resultados evidenciaram que as amostras 1, 2 e 3 apresentaram resultado negativo para e Eschirichia coli. As amostras 4 e 5 apresentaram-se positivas e acima do nível permitido, enquanto a amostra a 6 apresentou- se dentro do nível de tolerância permitido, conforme a Resolução RDC no 12 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Ressalta-se que as amostras apresentam um nível de contaminação significativo, podendo ser um risco para a saúde dos consumidores. Recomenda-se a adoção de medidas de higiene adequadas e de boas práticas de manipulação de alimentos para evitar a contaminação da carne moída, garantindo a qualidade do produto comercializado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aurian Moura de, Lira, Oliveira Fernando Moreira Vasconcelos de, Bevilaqua Gabriel Cicalese, and Cortez Neila Mello dos Santos. "MATURAÇÃO E DEFUMAÇÃO COM FUMAÇA LÍQUIDA EM QUEIJO DE COALHO: ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 297–312. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.297-312.

Full text
Abstract:
O queijo de coalho é um produto típico do Brasil, sendo bastante consumido na região Nordeste, onde é tradicionalmente produzido. Após as etapas de processamento padrão, o queijo de coalho pode ser submetido a uma etapa de maturação, processo no qual ocorre o desenvolvimento de características sensoriais próprias do queijo, como cor, aroma, sabor e textura. Além disso, os queijos de modo geral são alimentos que podem ser submetidos ao processo de defumação, sendo este um método de conservação de alimentos que tem como objetivo, além de preservar o alimento, aprimorar o seu sabor, aroma e textura. Porém, o processo tradicional de defumação pode levar ao produto final compostos cancerígenos oriundos da pirólise da madeira. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a viabilidade de produção de um queijo de coalho nas versões maturado e maturado seguido de defumação com fumaça líquida, como uma alternativa ao processo tradicional. Os queijos de coalho foram produzidos e maturados por um período de 10 dias em câmara de maturação com temperatura entre 12 °C e 14 °C e umidade relativa do ar entre 85% e 95%. Após a maturação, parte do queijo maturado foi defumado por imersão em solução aquosa de fumaça líquida por 45 s, secos a temperatura ambiente por 12 h e armazenados sob refrigeração. Os queijos obtidos foram submetidos a ensaios de pH, acidez, umidade, sólidos totais, cinzas e gorduras e avaliações microbiológicas de estafilococos, Salmonella spp. e coliformes termotolerantes. Os parâmetros físico-químicos avaliados encontraram-se dentro do esperado para o queijo de coalho com exceção do teor de umidade, que ficou abaixo do exigido pela legislação para o queijo de coalho (> 36,0 %), consequência possivelmente da etapa de maturação. Para as análises microbiológicas realizadas, os resultados obtidos se enquadraram nos limites exigidos pela legislação vigente para padrões microbiológicos em queijos. Percebeu-se, portanto, indicativos de que a aplicação da defumação com fumaça líquida é uma alternativa no desenvolvimento de queijos e pode ser um potencial a ser explorado no queijo de coalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Loss, Raquel Aparecida, Laise Ribeiro da Silva Laia, Andréia Cardoso Boufleur, Onaldo Rodney França da Silva, Italo Andrey Souza Inácio Lima, Felicia de Araujo Lima Lima, Claudinéia Aparecida Queli Geraldi, Sumária Sousa e. Silva, and Sumaya Ferreira Guedes. "ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE TEMPERO ELABORADO ABASE DE ALHO E PIMENTA:." In Tecnologia de Alimentos: Tópicos Físicos, Químicos e Biológicos - Volume 1, 104–24. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200800977.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Aline S., Eliane V. Silva, and José J. Toledo Neto. "DESENVOLVIMENTO DE GELEIA DIET DE MORANGO E YACON." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.4.

Full text
Abstract:
Os alimentos funcionais são considerados a nova tendência do mercado alimentício, devido a procura por produtos mais saudáveis. O objetivo deste trabalho foi desenvolver geleias de morango diet acrescida de yacon, a fim de atender diabéticos e como uma opção de alimento funcional, rico em fibra solúvel, além de avaliar as características físico-quimicas e microbiológicas do produto. As análises realizadas foram: pH; teor de sólidos solúveis (oBrix); atividade de água (Aw); acidez titulável; umidade; cinzas; proteínas; lipídios totais; fibra; carboidratos totais e bolores e leveduras e cor expressa como valores de L*, a*, b*. As geleias foram elaboradas em três formulações F1 (100% morango), F2 (75% morango e 25% yacon), F3 (25% morango e 75% yacon) com uma proporção de polpa e adoçante de 1: 0,06 e de polpa e goma xantana de 1: 0,002. Os dados foram submetidos à análise de variância (Anova), e as médias foram comparadas pelo teste de tukey (p>0,05) usando o programa BioEstat. Observou-se diferenças significativas entre as formulações nas análises de atividade de água, acidez titulável, proteína, cinzas e cor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Joseane Cristina Pinheiro, Pombo, Pompeu Kelem Pina, Sá Crisliane Camargo de, and Botelho Vanessa Albres. "IOGURTE PROBIÓTICO DE PITAYA COM CUPUAÇU: AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E COMPORTAMENTO REOLÓGICO." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 457–74. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.457-474.

Full text
Abstract:
A busca por uma alimentação mais saudável, impulsiona a indústria de alimentos a desenvolver novos produtos, uma alternativa é a adição de polpas de frutas na produção de iogurtes, diversificando seus sabores e melhorando seus atributos de qualidade. O objetivo deste estudo foi elaborar o iogurte probiótico à base de leite bovino adicionado da mistura das polpas das frutas pitaya e cupuaçu, afim de avaliar sua composição físico-química e microbiológica, bem como seu comportamento reológico. Foram realizadas análises físico-químicas (pH, acidez, umidade, cinzas, proteínas, gorduras, carboidratos, composto fenólico total e valor calórico), microbiológicas (Salmonella spp., Coliformes totais e termotolerantes) e o estudo da viscosidade (comportamento reológico) do iogurte. O iogurte apresentou valor de pH (4,48), acidez (0,94 % de ácido lático), umidade (78,1 %), cinzas (0,78 %), proteínas (3,69 %), carboidratos (14,4 %), gorduras (3,03 %), composto fenólico total (7,69 mg GAE/100g) e valor calórico (99,61 Kcal) satisfatórios. As análises microbiológicas indicaram boas condições sanitárias do produto, sem presença de Salmonella spp. e contagem de coliformes dentro dos limites estabelecidos pela legislação. O estudo reológico indicou o iogurte como fluido nãonewtoniano (pseudoplástico) de alta viscosidade. As características apresentadas pelo iogurte, fazem dele um produto atrativo, com grande potencial comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carvalho, Raimundo Gladson Corrêa, Maria Glorimar Corrêa Carvalho, Fagnei Ivison Corrêa Carvalho, Aline Souza Holanda, Fernanda dos Reis Carvalho, Nádia Aline Fernandes Correa, Suzan Santos de Almeida, Surama da Costa Pinheiro, and George Pinheiro Carvalho. "ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO." In Nutrição, Análise e Controle de Qualidade de Alimentos 2, 40–51. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9242027105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jesus, Jamille Souza Almeida de, Ana Lúcia Moreno Amor, and Isabella de Matos Mendes da Silva. "PRESENÇA DE CONTAMINANTES NAS MÃOS E UNHAS DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS E QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE SUCOS." In Nutrição, Análise e Controle de Qualidade de Alimentos 2, 19–31. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9242027103.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Okaneku, Bruna Mie, Antônia Queiroz Lima de Souza, Daiane Lavareda Araújo, Thalita Caroline Lima Alves, Dilson Nazareno Pereira Cardoso, and Wenderson Gomes dos Santos. "ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO MEL DE ABELHAS AFRICANIZADAS (APIS MELLIFERA):." In Tecnologia de Alimentos: Tópicos Físicos, Químicos e Biológicos - Volume 1, 85–95. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200700677.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vidal, Camila, Erica Soares, ketlen Silva, Lanna Fonseca, and João Souza. "ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE CARNE MOÍDA NOS AÇOUGUES DA CIDADE DE CASTANHAL-PA:." In Tecnologia de Alimentos: Tópicos Físicos, Químicos e Biológicos - Volume 1, 96–103. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200800976.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Alana Perez Santos, Joanne da Silva Oliveira, Clara Mariana Gonçalves Lima, Jorge Pamplona Pagnossa, Roseane Mendonça de Figueiredo, Renato Novaes Chaves, Silvani Verruck, and Renata Ferreira Santana. "ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DO CALDO DE CANA COMERCIALIZADO NA REGIÃO CENTRAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA." In Avanços em Ciência e Tecnologia de Alimentos - Volume 4, 182–88. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210203338.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Análise microbiológica de alimentos"

1

do Nascimento, Laura, Francilayne Barbosa, Dilian Medeiros, Morgana de Sousa, and Diego Pereira. "Riscos de Contaminação Microbiológica em Crianças Através da Ingestão de Alimentos." In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1675009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

LIma, Ítalo Abreu, Hewerton Barbosa Gomes, Aline Pereira Martins, Henrique Pereira Cazedey, Roberta Hilsdorf Piccoli, Eduardo Mendes Ramos, and Carolina Naves Aroeira. "Análise Microbiológica em Presunto Cru de Cordeiro." In XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/foodsci-microal-170.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Adriana Soares, André Paulo Sartori, and Jacson Luis Krotz. "Sistema Especialista Web para Análise de Alimentos." In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.325.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lino, Israel de Carvalho, Carla Patrícia S. O. R. Esquerre, and Ângelo Márcio Oliveira Sant’Anna. "ANÁLISE DA CONFIABILIDADE DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS." In V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/siintec2019-76.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Siviero Guilherme Pires, Marta, and Sara Vaccaro. "Análise Fitotoxicológica e Microbiológica em amostras de lodo de esgoto." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37817.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mendonça, João de Souza, Anna Beatriz Conceição De Souza, and Kamile Dos Santos Torres. "IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA NO CONTROLE DE QUALIDADE DE FITOTERÁPICOS." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1204.

Full text
Abstract:
Introdução: Os fitoterápicos são tipos de medicamentos em que a sua matéria-prima são obtidas de plantas. Existem diversos fatores que podem ocasionar as contaminações dessas drogas, como no momento da manipulação e armazenamento, o que consequentemente faz a qualidade do produto diminuir, podendo trazer reações adversas quando entradas em contato com o organismo humano. Para se manter a qualidade da medicação, ou seja, sem apresentar qualquer maleficio a saúde do indivíduo ao ser consumido, é necessário práticas de fabricação, como a análise microbiológica, que visem depreciar as alterações nas drogas vegetativas na hora de fabricação. Objetivo: Descrever a importância associada ao controle de qualidade microbiológico de medicamentos fitoterápicos. Materiais e Métodos: Trata-se de revisão bibliográfica de abordagem qualitativa narrativa. Foram consultados quatro artigos, referentes ao tema, nos bancos de dados do Google acadêmico. Quanto aos critérios de seleção, foram elencados trabalhos com publicações entre 2010 a 2021, em idioma português e inglês, que abordassem a questão do controle de qualidade microbiológica dos fitoterápicos. Resultado: Após uma busca extensa, constou-se que o controle microbiológico de medicamentos é de fundamental importância, pois está ligado a Saúde Pública, a qualidade e a estabilidade do produto. O controle de qualidade, como a análise microbiológica, está inserido nas Boas Práticas de Fabricações (BPFs). Notou-se ainda que elas são importantes no processo de fabricação de medicamentos, como os fitoterápicos, pois têm a finalidade de diminuir os riscos inerentes às etapas de fabricação, uma vez que eles não podem ser identificados após o produto acabado. Ainda, a prática do controle de qualidade na produção de fitoterápicos contribui para garantir a sua qualidade microbiológica e é relevante para assegurar que o medicamento esteja dentro dos padrões de qualidade. Conclusão: Com a finalidade de evitar a proliferação microbiana e minimizar os riscos ao paciente, os fitoterápicos, quando produzidos, devem ter o mesmo rigor no controle de qualidade de um medicamento sintético, obedecendo sempre as normas éticas de fabricação durante os processos de extração, processamento, conservação e armazenamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Machado, Daiana Alves, Bruno Guilherme dos Santos, Jaqueline Costa Serafim Antunes, and Graciele Viccini Isaka. "Restaurantes Self-Service no Município de Canoinhas (Sc): Segurança e Qualidade Microbiológica Dos Alimentos Servidos." In XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/foodsci-microal-098.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, Camila Mota, Nathana Lazzarotto Cristofoli, and Sarah Maria Frota Silva. "Qualidade Microbiológica de Alimentos Produzidos e Comercializados em Um Supermercado Na Cidade de Fortaleza-Ce." In XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/foodsci-microal-239.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gonçalves Barbosa, Regina, Roseane Veras de Souza, Fellyphe Augustho GOnzaga Carvalho Rodrigues, Fabriele de Sousa Ferraz, Douglas Martins Da Costa, and Claudia Cristina Auler do Amaral Santos. "Determinação da qualidade microbiológica, físico-química e vida de prateleira de Tambaqui (Colossoma macropomum) criado em tanque rede e armazenado em gelo." In III Congresso Tocantinense de Ciência e Tecnologia de Alimentos. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/iiictocta2020.310004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Misael, Carla Gabriela Azevedo, Caroline Vasconcelos Fernandes, Filipe José Ferreira Chaves, Josiele Souza Batista Santos, Juan Nicolas Andrade Cavalcante, and Suênia Fernandes de Vasconcelos. "Análise química e microbiológica da água em pontos de coleta distintos." In 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chenpro-5erq-am15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography