To see the other types of publications on this topic, follow the link: Análise pós-moderna.

Journal articles on the topic 'Análise pós-moderna'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Análise pós-moderna.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Godoi, Christiane Kleinubing, and Adriano Silveira Mastella. "A NOÇÃO DE SUJEITO DA PÓS-MODERNIDADE E AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ANÁLISE DE DISCURSO." Revista Alcance 22, no. 1 (September 9, 2015): 005. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v22n1.p005-032.

Full text
Abstract:
A construção deste artigo surgiu da necessidade de compreender a análise de discurso – presente na prática da pesquisa nos estudos organizacionais –, considerando as transformações epistemológicas e factuais originárias das transformações na concepção de sujeito discursivo impostas pela sociedade pós-moderna. A partir das características epistemológicas e da época pós-moderna, objetivamos analisar a substituição da noção de sujeito da modernidade – o sujeito freudiano e kantiano – pela noção pós-moderna de sujeito perverso (psicotizante). Essa passagem questiona os pressupostos modernos das práticas de interpretação discursiva. Primeiramente, estabelecemos o debate necessário sobre a superação do tradicional dualismo na noção de sujeito determinado versus sujeito autônomo. A superação desse dualismo torna-se vital para a construção, em seguida, da noção de sujeito perverso (psicotizante) - característico da era pós-moderna. Na constituição desse sujeito, iniciamos, com a filosofia-sociologia pós-moderna, a descrição do sujeito autorreferência. Em seguida, buscamos, na psicanálise, o entendimento da substituição do sujeito neurótico pelo sujeito perverso. E, por fim, estabelecemos o questionamento dos possíveis impactos dessas transformações sobre as práticas metodológicas de interpretação discursiva, acompanhado do alerta sobre as mudanças que atingem a análise de discurso nos estudos organizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Casaqui, Vander. "Publicidade Pós-Moderna: Pocessos de Representação e Refrencialidade." Signos do Consumo 1, no. 2 (December 16, 2009): 159. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v1i2p159-172.

Full text
Abstract:
Este artigo faz uma reflexão sobre a dinâmica sígnica da publicidade contemporânea, a partir de peças publicitárias que remetem ao mundo do trabalho; à cidade; ao conceito de beleza; ao sentido do ativismo social e à resistência ao poder midiático – como representações sociais inseridas no universo simbólico das marcas comerciais. Em nossa análise, baseada na sociologia, nos estudos sobre consumo e na teoria da linguagem, discutimos sobre como a forma-mercadoria organiza a cultura no processo publicitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Seguin, Thomas. "The postmodern interstices within modernity: interpreting the historical controversy." Comunicação e Sociedade 18 (December 30, 2010): 41–51. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.18(2010).984.

Full text
Abstract:
Será que existe algo como um postura pós-moderna? Propomo-nos reflectir sobre a postura cultural que está por trás da teoria pós-moderna. Se nos debruçarmos sobre os fundadores desse movimento, percebemos a que ponto a divisão moderno/pós-moderno constitui, de alguma forma, uma dicotomia artificial. Para além dos aspectos descritivos das mudanças sociais envolvidas no pós-modernismo, olhamos para a intenção originária que orienta os autores pós-modernos. A análise desses fundamentos permite-nos penetrar de forma relevante na própria ideia pós-moderna. A novidade pode ser realmente encontrada na postura reflexiva que caracteriza o pós-modernismo na sua conexão interna com a modernidade. Por isso, desenvolvemos a hermenêutica da mudança que os pensadores pós-modernos puseram em prática no que diz respeito à re-leitura e re-escrita de algumas reivindicações modernas. Os pensadores pós-modernos abrem interstícios dentro da modernidade, criando espaços fundamentais para revitalizar a modernidade e promover a imaginação em direcção a novas configurações sócio-históricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Inocêncio, Adalberto Ferdnando, and Rosana Figueiredo Salvi. "Escavando saberes: a análise arqueológica como estratégia para uma Educação Ambiental pós-moderna." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 12, no. 4 (September 29, 2017): 165–79. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2300.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa trazer um recorte analítico que compôs uma dissertação de mestrado que consistiu em uma investigação dos discursos anunciados por professores do município de Maringá-PR a respeito de EA e alguns de seus desdobramentos. Para isso, contou, no âmbito metodológico, com a entrevista estruturada. Os focos apresentados são analisados com base nas teorizações do filósofo francês Michel Foucault, mais precisamente considerando seu primeiro domínio – o arqueológico. Nota-se a prevalência de direcionamentos de discursos que se forjaram na modernidade, sendo que, quando confrontados pela crise ambiental contemporânea tais discursos se imiscuem em posicionamentos políticos não nítidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Valente, Thiago Alves. "Jovem, Narrador e Pós-Moderno: Whatever, de Leonardo Brasiliense." Via Atlântica, no. 26 (November 4, 2014): 13. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i26.79747.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma análise de Whatever (2007), de Leonardo Brasiliense, buscando-se evidenciar um dos elementos valorativos da obra como texto literário: a problematização da questão ética no contexto da pós-modernidade. Como desdobramento, aborda-se a desconstrução de ideias estabelecidas sobre o “jovem de hoje”, ou seja, concepções do senso comum, colocadas em xeque pela narrativa. Para isso, a análise terá como base teórica a obra Ética pós-moderna (1997), de Zygmunt Bauman.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Czizewski, Claiton César, and Anderson Lopes da Silva. "CAPITU: A CULTURA HÍBRIDA E A LIQUIDEZ PÓS-MODERNA EM UM OLHAR." PragMATIZES, no. 6 (April 1, 2014): 197. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes2014.6.a10381.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a microssérie Capitu (2008), exibida na Rede Globo, a partir de dois vieses: a hibridização da cultura e a liquidez pós-moderna que envolvem os bens simbólicos e midiáticos atuais. A discussão apresenta uma análise desta ficção seriada televisiva e, traz como conclusão, a ressignificação de variados elementos do campo estético e da cultura televisiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lavoura, Tiago Nicola. "O ceticismo epistemológico e a agenda pós-moderna: implicações para o trabalho educativo." Filosofia e Educação 8, no. 2 (September 30, 2016): 194. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646510.

Full text
Abstract:
O texto está dividido em três momentos distintos, porém, inter-relacionados. Inicialmente, busca-se sintetizar alguns argumentos que ajudem a compreender a emergência do pensamento pós-moderno a partir do final do século XX, notadamente a partir dos anos de 1970. Posteriormente, busca-se historicizar a gênese e o desenvolvimento das teorizações pós-modernas. Por fim, tem-se como ponto de chegada a análise das implicações do ceticismo epistemológico da agenda pós-moderna no trabalho educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Laurenti, Carolina. "O lugar da análise do comportamento no debate científico contemporâneo." Psicologia: Teoria e Pesquisa 28, no. 3 (September 2012): 367–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722012000300012.

Full text
Abstract:
A ciência sofreu várias transformações ao longo da história. Assiste-se no terreno científico-filosófico contemporâneo a mais uma mudança: a crise do modelo de ciência moderno e a emergência de uma diferente proposta científica, a ciência pós-moderna. Skinner disse que a Análise do Comportamento e sua filosofia, o Behaviorismo Radical, são capazes de instruir o discurso da filosofia da ciência. Não obstante, o texto skinneriano tem uma abertura para dialogar tanto com o modelo de ciência moderno quanto pós-moderno. O objetivo deste texto é examinar alguns compromissos filosóficos (ontológicos, epistemológicos e éticos) das diferentes propostas de ciência skinneriana a fim de esclarecer possibilidades de inserção da Análise do Comportamento nesse debate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Parreira, Liziane, and Marcelo Benacchio. "Da Análise Econômica do Direito para a Análise Jurídica da Economia: a concretização da sustentabilidade." Prisma Juridico 11, no. 1 (April 9, 2013): 179–206. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v11v1.4031.

Full text
Abstract:
Considerando a relação entre Direito e Economia, no presente trabalho será examinado se o movimento da Analise Econômica do Direito é o mais adequado para pensar os complexos dilemas da sociedade pós-moderna. Serão expostas as premissas e os princípios elementares da Análise Econômica do Direito com o intuito de observar os problemas que a visão única desse pensamento pode acarretar. Também serão abordadas questões importantes, como a mercantilização humana e a ausência de liberdade de escolha. Partindo do desenvolvimento humano como o único caminho possível para a concretização da sustentabilidade, será apresentada a Análise Jurídica da Economia como uma possível solução para as dificuldades ocasionadas pelo modelo capitalista e pela livre intervenção do mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Araujo, Bruno. "O cinema de entretenimento e a pós-modernidade: crise de criatividade do cinema atual?" Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília 9, no. 2 (December 8, 2016): 14. http://dx.doi.org/10.24860/comunicologia.v9i2.6601.

Full text
Abstract:
Nesse artigo discutiremos a relação entre o cinema atual e a pós-modernidade, verificando se filmes recentes apresentam características apontadas por diversos teóricos como sendo pertencentes a sociedade pós-moderna. Para tal verificação, será efetuada uma revisão bibliográfica e uma análise comparativa entre as diversas observações de Fredric Jameson e de outros que possam colaborar para a discussão sobre a sociedade contemporânea e as características do cinema de entretenimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Godinho, Josué Borges de Araújo. "Pós-modernidades: Breve explicitação da crítica de David Harvey a Jean-François Lyotard." Em Tese 22, no. 2 (April 7, 2017): 95. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.22.2.95-102.

Full text
Abstract:
Este breve texto tenta explicitar a crítica feita por David Harvey, em Condição pós-moderna, a Jean-François-Lyotard. O trabalho leva em consideração as leituras que ambos fazem da chamada “pós-modernidade”, tendo em mente, dentre outras coisas, a surpresa de Harvey diante do conceito de “justiça” apresentado por Lyotard e a problematização, por parte de Harvey, do fato da intensa fragmentação que se dá, sobretudo, a partir de 1970, além da questão da cumplicidade crescente entre o pós-modernismo e a estetização da política. O método de análise confronta os procedimentos de Harvey e Lyotard diante da pós-modernidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sant'Ana, Edson Hansen. "A CONCEPÇÃO INTERVALAR NA POÉTICA PÓS-RUPTURA: UMA ANÁLISE DA SONATA N.º 3 DE ALMEIDA PRADO." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 3, no. 4 (August 21, 2017): 84. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v3i4.4867.

Full text
Abstract:
Este trabalho demonstra a teorização que venho desenvolvendo nestes últimos anos (2009-2016) sobre a póetica de Almeida Prado no pós-ruptura ao tonalismo. Este texto aborda sobre o espaço multi-sistêmico do compositor, chamado transtonalismo, bem como trata da comprovação analítica voltada para o problema intervalar em uma das obras utilizadas para uma pesquisa mais abrangente, que se ampliou e se verificou ocorrente em mais de 100 obras do compositor. Venho propondo a superação terminológica do conceito anteriormente fundado pelo compositor como expressividade intervalar em direção a um novo termo definifo como intervalo característico. Como estudo e comprovação pontual, construo uma análise da Sonata n.03 como uma obra representante da fase Pós-Tonal, entendendo que todo esse mecanismo intervalar ocorre em obras de outras duas fases subsequentes, as fases Síntese e Pós-Moderna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Marsiglia, Ana Carolina Galvão. "ELEMENTOS HISTÓRICOS ACERCA DA DIDÁTICA: DO RATIO STUDIORUM À DIDÁTICA PÓS-MODERNA." Teoria e Prática da Educação 20, no. 2 (November 7, 2018): 03–18. http://dx.doi.org/10.4025/tpe.v20i2.45072.

Full text
Abstract:
Ao assumir uma posição, um método, uma teoria, delineia-se uma postura em relação à prática social que contém, entre outras, a prática educativa, que por sua vez encerra uma determinada prática pedagógica da qual se extrai uma didática. É nesse sentido que procuramos acompanhar o percurso da história da didática de modo a observar suas origens, formas de desenvolvimento e atuais expressões, de modo a contribuir com a reflexão sobre a superação de seus limites. Para tanto, buscamos realizar um breve panorama sobre as teorias pedagógicas dominantes ao longo da história da educação brasileira, visando compreender o papel da educação no processo de desenvolvimento social, para o qual é fundamental decifrar as relações e vinculações encobertas dos interesses do capital por uma educação empobrecida, o que por sua vez exige o exercício de análise da história da educação e suas contradições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Alcadipani, Rafael, and João Marcelo Crubellate. "Cultura organizacional: generalizações improváveis e conceituações imprecisas." Revista de Administração de Empresas 43, no. 2 (June 2003): 64–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902003000200005.

Full text
Abstract:
Neste artigo buscamos problematizar, por meio da perspectiva epistemológica pós-moderna, parte da produção nacional de pesquisas e estudos sobre cultura organizacional brasileira. Para tanto, primeiramente apresentamos aspectos da perspectiva pós-moderna de análise, focando em suas contribuições para o estudo da cultura nas organizações. Em seguida, desenvolvemos uma breve apresentação das idéias centrais de artigos publicados em periódicos e congressos nacionais, no período de 1991 a 2000, que versaram sobre cultura organizacional brasileira, buscando traçar suas características fundamentais. Com base nesse quadro de referência, concluímos que a maioria dos estudos sobre cultura brasileira desenvolvidos no âmbito da administração analisa o tema de forma homogênea, não levando em conta a pluralidade e a heterogeneidade de nosso país e de nossas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Schurig, Alessandra Cavalcante Scherma. "Pós-modernidade e as duas faces de Janus: o Cogito Digital e o Solipsismo diante da desconstrução da metafísica." Intuitio 13, no. 1 (July 15, 2020): e34954. http://dx.doi.org/10.15448/1983-4012.2020.1.34954.

Full text
Abstract:
O artigo analisou a ideia de pós-modernidade focando-se em dois problemas específicos da era digital, pós-verdade e a propagação de fake news, testando a hipótese de classificação desses problemas como resultados céticos da desconstrução filosófica levada adiante na pós-modernidade por teorias como a teoria pós-moderna deflacionista sobre a verdade formulada por Richard Rorty. Após a análise foi possível concluir que a teoria deflacionista de Richard Rorty possui bases contextualistas e falibilistas opostas ao ceticismo e favoráveis à autorreflexividade e intersubjetividade que servem de recurso para a resolução dos problemas analisados que são classificados como adeptos do cogito digital de base metafísica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Froehlich, José Marcos, and Celso Reni Braida. "Antinomias pós-modernas sobre a natureza." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 17, no. 3 (2010): 627–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702010000300004.

Full text
Abstract:
Analisa o vínculo intrínseco entre a elaboração moderna de ciência e a noção de natureza a ela subjacente. Discute as características das posições pós-modernas e inventaria as ideias recorrentes de natureza nas diferentes épocas históricas. Problematiza indicadores de incongruências nas imagens pós-modernas da natureza. Por meio da análise e história conceitual, explicita pontos de tensão nas proposições teóricas pós-modernas em relação às diferentes noções de natureza. Sugere que a equivocidade da noção de natureza produz múltiplos paradoxos e antinomias no pensamento contemporâneo, muitos dos quais tiveram emergência no âmbito da própria modernidade e tornaram-se ainda mais explícitos e intensos na conjuntura tecnocientífica do mundo atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lopes, Sebastião Alves Teixeira, and Isabela Christina do Nascimento Sousa. "A personagem pós-moderna em lessing: uma análise do processo de identificação em “To room nineteen”." Letras, no. 53 (December 22, 2016): 257. http://dx.doi.org/10.5902/2176148525095.

Full text
Abstract:
Susan Rawlings, protagonista de To room nineteen, conto escrito por Doris Lessing e parte da coletânea Stories (1978), não possui uma identidade unificada e estável, mas várias identidades constantemente deslocadas. Essas identidades não são harmoniosas e entram em conflito causando o que Hall (2014) chama de “crise de identidade”. Este estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, procura analisar o processo de identificação dessa personagem e, de acordo com as ideias de Hall (2014), examinar em que medida é possível considerar Susan Rawlings um sujeito pós-moderno; ainda, compreender como o espaço e o gênero influenciam no processo de identificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Barros, José D’Assunção. "A cidade-cinema pós-moderna:uma análise das distopias futuristas da segunda metade do século XX." Revista Crítica Cultural 6, no. 1 (June 10, 2011): 303. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v6e12011303-332.

Full text
Abstract:
Neste artigo, definiremos como “Cidades-Cinema”, para efeito de sistematização do vocabulário utilizado, as cidades idealizadas pelo Cinema a partir de produções fílmicas específicas. A ênfase de análise do artigo recai sobre as cidades imaginárias produzidas pelas distopias futuristas encaminhadas pelo Cinema, examinando elementos de sua arquitetura, espacialidade, organização social, e buscando perceber a sua articulação com o roteiro do filme. O objeto de análise mais específico é a Cidade-Cinema Pós-Moderna, para o qual abordaremos filmes como Blade Runner e Quinto Elemento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Francelin, Marivalde Moacir. "Configuração epistemológica da ciência da informação no Brasil em uma perspectiva pós-moderna: análise de periódicos da área." Ciência da Informação 33, no. 2 (August 2004): 49–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652004000200005.

Full text
Abstract:
A ciência na pós-modernidade reflete as revoluções científicas ocorridas no final do século XIX e início do século XX. As rupturas e crises paradigmáticas proporcionaram o debate em torno de uma nova ciência, na qual o desenvolvimento do conhecimento se processa através de contextos relacionais e de complexidade. A mudança na relação do sujeito com o objeto toma parte no processo de desmistificação da razão, sugerindo a necessidade de uma teoria do conhecimento aberta à transversalidade de pensamento e a quase todos os eventos de ordem e de desordem que conduzam a uma pluralidade conceitual e metodológica. Este é o contexto no qual se procura pensar a ciência da informação. Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho é analisar o estatuto científico da ciência da informação na pós-modernidade. O procedimento adotado partiu de um estudo epistemológico, traçando uma síntese do desenvolvimento do pensamento filosófico científico ocidental até a pós-modernidade. A seguir, procedeu-se ao levantamento e à análise de artigos selecionados em periódicos da ciência da informação no Brasil, do período de 1972-2002. Foram utilizados 37 textos, selecionados de acordo com um conjunto de categorias estabelecidas a partir do referencial teórico da pesquisa. Constatou-se que, nesse período, pouco se discutiu, em ciência da informação no Brasil, sobre as características relacionadas ao pensamento (filosófico) científico na pós-modernidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Valentim, Marta Lígia Pomim, Luciana Gomes, Luciana Gomes, Daniel Martínez-Ávila, and Daniel Martínez-Ávila. "PÓS-MODERNIDADE, CAPITALISMO E CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE CRÍTICA." Complexitas – Revista de Filosofia Temática 3, no. 1 (February 13, 2019): 120. http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v3i1.6637.

Full text
Abstract:
O pensamento iluminista ao assumir à centralidade no desenvolvimento científico ocupado anteriormente pela religião buscou a razão em detrimento à fé apostando na Ciência toda sua racionalidade. Nesse contexto, ocorre o embate entre Modernidade e Capitalismo, que se apropriou de novas possibilidades de conhecimento gerado em uma nova perspectiva de Ciência, para legitimar sua relação com a natureza e com o homem. As críticas feitas à Modernidade e a discussão acerca de sua superação pela Pós-Modernidade revelam os problemas advindos do modo de produção e de suas novas configurações, a proposição de abandono o processo histórico e a liquidez das relações atendem aos anseios dessa nova dinâmica, os meios de comunicação trazem a necessidade permanente de novas informações com a fragmentação do tempo e uma série de presentes perpétuos (JAMESON 1984). Diante do desenvolvimento tecnológico a vida se torna vitrine exposta em redes sociais, o momento a ser vivido é o presente, em grande medida exposto pelas redes, gerando a fragmentação e a impossibilidade de projetos emancipatórios ou de reconhecimento de pertencimento do indivíduo. A promessa pós-moderna de desenvolvimento ilimitado e fim das fronteiras reforça a lógica individualistas e impossibilita o desenvolvimento de identidade enquanto sujeitos coletivos, negando ao homem a condição de sujeito histórico. No discurso pós-moderno, destacado por Boaventura (1999), por meio de três perplexidades, ocorre à desvalorização da economia em detrimento do político, social e cultural, no enfraquecimento dos Estados com a internacionalização da economia e o indivíduo como protagonista de mudanças. Neste trabalho, pretende-se analisar a relação entre a modernidade e a pós-modernidade e suas contribuições e fracassos. Diante da perspectiva dialética busca-se compreender que as perspectivas deste novo paradigma são de grande valor e necessários ao debate, entretanto, as relações de trabalho e acumulação capitalista permanecem dominantes, bem como o consumo, mesmo diante do esgotamento de recursos naturais. A responsabilização individual tende a valorizar o discurso da meritocracia e a permanência do conceito de classes se torna essencial para a compreensão e o rompimento com as relações sociais e políticas vigentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Garatini, Mariana Cristina, and Kelly Cristina Canela. "O Código de Defesa do Consumidor como Expoente Máximo da Teoria Contratual Pós-Moderna." Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo 2, no. 1 (October 18, 2016): 73. http://dx.doi.org/10.21902/2526-0030/2016.v2i1.686.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se propõe a demonstrar a existência de uma nova teoria contratual, cujo expoente máximo no Direito Brasileiro é o diploma consumerista, ordenamento que legitimou princípios como a boa-fé e a função social do contrato, afastando as latentes desigualdades oriundas da massificação dos contratos e resultando no equilíbrio real entre contratantes. Para alcançar os fins almejados será feita breve análise do surgimento e evolução dos contratos, do modo como as necessidades da sociedade alteraram gradativamente a forma de contratar até o modelo atual, além de elencar as conquistas desta nova teoria contratual resultado da socialização do Direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Garatini, Mariana Cristina, and Kelly Cristina Canela. "O Código de Defesa do Consumidor como Expoente Máximo da Teoria Contratual Pós-Moderna." Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo 2, no. 1 (June 1, 2016): 73. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0030/2016.v2i1.686.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se propõe a demonstrar a existência de uma nova teoria contratual, cujo expoente máximo no Direito Brasileiro é o diploma consumerista, ordenamento que legitimou princípios como a boa-fé e a função social do contrato, afastando as latentes desigualdades oriundas da massificação dos contratos e resultando no equilíbrio real entre contratantes. Para alcançar os fins almejados será feita breve análise do surgimento e evolução dos contratos, do modo como as necessidades da sociedade alteraram gradativamente a forma de contratar até o modelo atual, além de elencar as conquistas desta nova teoria contratual resultado da socialização do Direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Oliveira, Camilla Felix Barbosa de, and Leila Maria Torraca de Brito. "MANUAIS DA VIDA PÓS-MODERNA: A REGULAÇÃO DO VIVER PELO SISTEMA DE JUSTIÇA." Psicologia em Estudo 21, no. 3 (November 25, 2016): 537. http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v21i3.32335.

Full text
Abstract:
Vive-se, na atualidade, a crescente intervenção do sistema de justiça em diferentes domínios por meio de políticas que visariam à gestão dos conflitos relacionais e à proteção dos direitos individuais. Considerando esse cenário, o presente artigo buscou analisar tal movimento de regulação da vida por meio de três produções do sistema de justiça brasileiro: a Cartilha do Divórcio para os Pais; a Cartilha da família - não à alienação parental; e o roteiro Conte até 10 nas escolas. A partir da análise de conteúdo de tais materiais foi possível desenvolver uma discussão sobre os modos de vida no contexto da pós-modernidade, sobretudo no que diz respeito à denominada crise das figuras de autoridade, especialmente aquelas mais diretamente ligadas à educação e à socialização das crianças e adolescentes. Concluiu-se que as cartilhas examinadas e, nesse sentido, o sistema de justiça têm contribuído com a fragilização dessas posições de autoridade e consequentemente com a regulação do viver.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Fernandes, Ciane. "Esculturas líquidas: a pré-expressividade e a forma fluida na dança educativa (pós) moderna." Cadernos CEDES 21, no. 53 (April 2001): 7–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622001000100002.

Full text
Abstract:
O artigo utiliza-se de dois termos técnicos do Sistema Laban de Análise de Movimento - a Pré-Expressividade e a Forma Fluida - para promover a auto-percepção, a consciência corporal e o desenvolvimento de qualidades sutis de movimento. O Sistema Laban é apresentado em suas quatro categorias - Corpo, Expressividade, Forma e Espaço - e detalhado nos dois itens selecionados, quanto à terminologia técnica e quanto ao uso em sala de aula e no palco. Em seguida, a Pré-Expressividade e a Forma Fluida são aplicadas à composição coreográfica através da técnica de Movimento Genuíno, indo de improvisações durante o processo criativo até a realização de obras de interação artística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Perozzo, Reiner. "INTERSEÇÕES ENTRE CIÊNCIA E LINGUÍSTICA: DO REDUCIONISMO ANALÍTICO À COMPLEXIDADE." Estudos Linguísticos e Literários, no. 64 (December 25, 2019): 130. http://dx.doi.org/10.9771/ell.v0i64.36440.

Full text
Abstract:
Este artigo, de caráter teórico, instaura reflexões sobre ciência e o estudo da linguagem, e tem como objetivo traçar paralelos entre as concepções que, de maneira geral, envolvem ciência e linguística na idade moderna e na era pós-moderna. A pertinência deste trabalho se revela na medida em que apresenta, em um curto percurso histórico, os principais mecanismos de análise envolvidos nas ciências naturais e que tiveram, por sua vez, reflexo na linguística. A partir de tal cenário, espera-se que este texto possa expandir a maneira como vemos a linguagem humana, assim como as relações estabelecidas pelas suas unidades operantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Sobreira, Ricardo. "Espaços urbanos como arenas de (trans)formações identitárias na literatura contemporânea." RUA 20, no. 1 (July 3, 2015): 104. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v20i1.8637543.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é demonstrar, por meio da análise do conto “Coalinga 1/2 Way”, do autor americano Sam Shepard (2002), como a metrópole pós-moderna (SOJA, 1989, 1995; DAVIS, 1992; WIDMER, 1998) constitui um lócus de (trans) formação e deformação da identidade. A partir de uma revisão de teorias sobre formação de subjetividades (HALL, 1987, 1992; RINCÓN, 1995; BAUMAN, 2004), empreendemos uma análise do artefato literário em vinculação com o espaço urbano da cidade de Los Angeles, Califórnia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

ROCHA, Alvaro Oxley, and Simone Schuck Da SILVA. "5. A DINÂMICA EMOCIONAL DO DESVIO: UMA ANÁLISE EM CRIMINOLOGIA CULTURAL." REVISTA JURÍDICA DO CESUCA - ISSN 2317-9554 2, no. 4 (January 17, 2015): 87. http://dx.doi.org/10.17793/rjc.v2i4.683.

Full text
Abstract:
<p>O artigo apresenta uma a análise da inserção cultural do crime, do controle da criminalidade e das emoções envolvidas nesses fenômenos, pelo prisma da Criminologia Cultural, uma abordagem recente nos estudos criminológicos, oferecendo uma base necessária para qualquer estudo das necessidades para a formação da cidadania, realizado no contexto das sociedades urbanas pós-moderna, e pois, de modernidade tardia. Nesse sentido, apresentam-se esses fenômenos em relacionados ao individualismo, à criatividade e à geração de estilo de vida, em um período de privações materiais e ontológicas, enfatizando a força da mídia de massa como influenciadora da subjetividade humana.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Seeger, Fabiano Dutra, Marcos Alexandre Alves, and Taís Steffenello Ghisleni. "Educação superior na sociedade pós-moderna: propagação e mercantilização do ensino na modalidade EAD no Brasil." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 7, 2021): e490101119986. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19986.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta o contexto e a trajetória, bem como, uma análise acerca da problemática social da educação superior no Brasil, a partir de um estudo sobre a mercantilização e a propagação do ensino, na modalidade a distância no país e as possíveis influências na aprendizagem, decorrentes das características da sociedade pós-moderna. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em que se fez um levantamento de algumas referências teóricas publicadas por meio escrito e eletrônico, visando coletar informações e conhecimentos prévios sobre diversas posições a respeito da temática investigada.A investigação evidenciou as principais características e as mudanças mais significativas que alteraram e consolidaram a transição de um cenário educacional, que detinha uma configuração preponderantemente estatizada e presencial, para uma realidade de mercantilização do ensino, que se disseminou na sociedade pós-moderna mediante a ampliação da oferta da educação superior, sobretudo, modalidade a distância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Alencar, João Nilson Pereira de. "A multidão em três atos: Poe, Echeverría, Fonseca." Revista Crítica Cultural 2, no. 1 (June 1, 2007): 19. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v2e1200719-24.

Full text
Abstract:
Análise das narrativas "O homem da multidão", de Poe, "El matadero", de Esteban Echeverría, e "Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência", de Rubem Fonseca, com o objetivo de mostrar três momentos da ficcionalização das noções de multidão, povo e massa: no primeiro, a busca pela identidade, no segundo, a ritualização da morte e no terceiro, a barbárie pós-moderna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Leidens, Alexandre. "Tessituras pós-modernas em respiração artificial, de Ricardo Piglia e à mão esquerda, de Fausto Wolff." Revista Perspectiva 44, no. 168 (February 24, 2021): 93–104. http://dx.doi.org/10.31512/persp.v.44.n.168.2020.38.p.93-104.

Full text
Abstract:
Observando as questões pós-modernas ligadas à literatura contemporânea, bem como o apelo comparatista, tão em voga na atualidade, este artigo busca subsidiar brevemente algumas particularidades da metaficção historiográfica e analisar aspectos da pós-modernidade sobre os corpus-escritos de duas obras em particular: Respiração Artificial, de Ricardo Piglia (2010) e À mão esquerda, de Fausto Wolff (2007). Das obras em questão pretende-se extrair pequenas características que são costumeiramente consideradas pós-modernas, como a rediscussão de aspectos históricos, fundamentais para a história recente dos dois países de onde as obras provêm: Argentina e Brasil; o multiperspectivismo, pela clara evidência de que se contrastam diferentes formas de enxergar determinado fato ou história; e a fragmentação, onde a inferência do leitor se torna mais necessária, que se somarão à metaficção historiográfica para constituir uma análise pós-moderna dos dois romances. Como constructo básico para essas reflexões, serão utilizados autores como Eco (2002) e Hutcheon (1991). Ademais, a análise se dará de forma qualitativa em abordagem bibliográfica, observando algumas dessas características nos romances e ressaltando sua importância para a constituição da obra literária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

BIONDO, Fabiana Poças, and Inês SIGNORINI. "(Re)definições e (des)construções identitárias em comunidades ativistas do Facebook: contribuições das epistemologias pós-feminista e queer." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 31, spe (August 2015): 169–97. http://dx.doi.org/10.1590/0102-445084824426219897.

Full text
Abstract:
<p>O trabalho apresenta alguns resultados de pesquisa sobre identidade de gênero e sexualidade, realizada em seis comunidades ativistas do Facebook. Através da análise de discussões sobre (re) definições e (des) construções identitárias mediadas pela escrita multimodal nesses espaços sociointeracionais, o trabalho aponta as contribuições da teoria feminista pós-moderna, ou pós- feminismo, e da teoria queer para uma melhor compreensão dos fenômenos estudados, argumentando que estas contribuições são relevantes como instrumentos de produção de conhecimento em um processo contemporâneo que é de grande interesse para o campo aplicado dos estudos da linguagem.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Negueira, Conceição. "Contribuições do construcionismo social a uma nova psicologia do gênero." Cadernos de Pesquisa, no. 112 (March 2001): 137–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742001000100007.

Full text
Abstract:
As questões de gênero como hoje são faladas e assumidas foram construídas pelos discursos das ciências. Abordaremos como o discurso do gênero foi construído pela psicologia moderna, isto é, como o próprio conceito e as teorias explicativas que o envolvem foram construindo um significado que hoje está associado ao seu próprio estudo. Após a "invasão" de perspectivas pós-modernas, pós-estruturalistas e da teoria critica, assiste-se à crítica aos paradigmas convencionais. São agora colocadas novas questões e desafios tanto para a própria psicologia e para os programas de pesquisa tradicionais, quanto para a análise do significado e práticas associadas ao gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira, Telma Elisa Carraro, Flávia Regina Souza Ramos, and Denise Pires de Pires. "Das experiências do regime conteporâneo do eu sob a perspectiva da antropologia pós-moderna." Texto & Contexto - Enfermagem 16, no. 1 (March 2007): 149–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072007000100019.

Full text
Abstract:
Balizado na perspectiva teórica da Antropologia Pós-moderna, discute uma das maneiras possíveis de se narrar a história do eu no mundo contemporâneo, demarcando o impacto da saturação social na forma como se conceitua o(s) seu(s), com inferência nos "diferentes processos" do viver humano. Deste modo, a análise busca contemplar a noção de que a formação dos mais diferentes grupos está atravessada por um ideal regulatório do eu, em suas formas de experiência de vida. Problematiza a busca pela verdade do sujeito em visões totalizantes, compreendendo que somos e vivemos dentro de narrativas construídas a muitas mãos; e que tal suposto abre muitas possibilidades teóricas na abordagem de antigos e novos temas que interessam aos profissionais da saúde, para os quais se consolidam novas relações entre as ciências da saúde, as ciências humanas e as ciências sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Leal, Augusto Antônio Fontanive. "Personalização, consumo e transtornos ambientais." Prisma Juridico 18, no. 2 (January 7, 2020): 189–207. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v18n2.10319.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca realizar uma análise sobre as relações de consumo no cenário de uma sociedade individualizada pós-moderna e seus impactos no ambiente. A pesquisa será realizada por meio: (a) da contextualização da característica social que possibilita aos indivíduos a busca por sua autonomia pela personalização; (b) do estudo do consumo em uma sociedade pós-moderna dotada de flexibilidade no âmbito das relações entre indivíduo e Estado; (c) da constatação dos impactos na crise ambiental a partir das relações de consumo anteriormente estudadas. Com isso, revela-se como objetivo deste artigo analisar a correlação entre a busca do indivíduo por personalização na indução para o consumo e a crise ambiental. A conclusão aponta para o fato de que as desregradas relações de consumo acabam dispondo da natureza como um mero estoque de recursos naturais, desconsiderando-a como um todo. A pesquisa será qualitativa amparada pelo método hermenêutico com uso de pesquisa bibliográfica e documental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Magalhães, Anderson Salvaterra, and Maria Elizabeth da Silva Queijo. "A arena discursiva das ruas e a condição pós-moderna: da manifestação à metacarnavalização." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 10, no. 3 (December 2015): 166–85. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457322367.

Full text
Abstract:
RESUMONeste artigo, o objetivo é rastrear, na emergência de enunciados realizados em cartazes nas séries de manifestações de rua no Brasil em 2013 e mobilizados em rede, movimentos discursivos que sinalizam relevante alteração ética e política. De um ponto de vista dialógico de linguagem, descrevem-se as manifestações como cadeia comunicativa discursiva inspirada pelo processo de carnavalização. O espaço da rua e da praça pública, a alteração momentânea da ordem social cotidiana e a tensão ideológica que pode fomentar mudanças sociais autorizam a comparação entre a natureza discursiva das manifestações e a do processo de carnavalização. A partir daí, articulam-se teoria enunciativa e conceitos da filosofia contemporânea, como metanarrativa e condição pós-moderna, para interpretar a mudança de perspectiva axiológica flagrada em cartazes das manifestações. A análise esboçada indica que, discursivamente, de uma manifestação com pauta múltipla encaminha-se um movimento ideologicamente fragmentado que permite emergirem enunciados sem sentido, sugerindo a metacarnavalização do evento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Umbach, Rosani Ketzer, and Deivis Jhones Garlet. "Diário de um ano ruim, de J. M. Coetzee: a vertente crítica na estética do pós-modernismo." Signo 41, no. 72 (October 25, 2016): 133. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v41i72.7218.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende analisar a obra Diário de um ano ruim, de J.M. Coetzee, em seus elementos formais e de conteúdo, sobretudo a partir da arquitetura material da obra e das relações entre as personagens. As escolhas formais do escritor remetem para elementos da estética do pós-modernismo, como o hibridismo dos gêneros, a metaficção e a forma rizomática, porém veiculadores de um conteúdo axiológico ético e humanista. Desse modo, a análise visa demonstrar como a obra, entendida em sua totalidade, se relaciona dialeticamente com a estética e a episteme pós-moderna, conservando elementos essenciais e superando a superficialidade experimental e temática criticada por autores como Jameson e Eagleton.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oliveira, Joyce Lúcia Abreu Pereira, and Maria Aparecida Crepaldi. "A EPISTEMOLOGIA DO PENSAMENTO SISTÊMICO E AS CONTRIBUIÇÕES DE HUMBERTO MATURANA." Psicologia em Estudo 22, no. 3 (September 24, 2017): 325. http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v22i3.33944.

Full text
Abstract:
ResumoA epistemologia do Pensamento Sistêmico (PS) passou por importantes transformações ao longo do século XX e, progressivamente, ganha espaço nas investigações científicas e intervenções em diferentes contextos. Compreender seus princípios epistemológicos tem sido um desafio em cursos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas, sendo condição sine qua non na produção de pesquisas e intervenções sistêmicas. Desse modo, este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento histórico e epistemológico do PS no século XX e as contribuições de Humberto Maturana para o avanço da ciência pós-moderna. Apresenta-se a mudança paradigmática da ciência tradicional para a ciência pós-moderna, bem como os pressupostos básicos que as caracterizam. Propõe-se o uso de uma espiral histórica e epistemológica, além do conceito de recursividade, para facilitar a compreensão das interconexões entre pesquisadores e teorias que contribuíram para o desenvolvimento do PS no século XX. São apresentados os principais conceitos de teorias sistêmicas com reconhecimento e visibilidade na comunidade científica, quais sejam, a Teoria Geral dos Sistemas, a Cibernética, a Teoria da Comunicação. Conclui-se que a epistemologia do PS tem possibilitado avanços significativos para a ciência, ao considerar de forma integrada os pressupostos epistemológicos da complexidade, da instabilidade e da intersubjetividade na análise dos fenômenos, em pesquisas e intervenções em diferentes contextos.Palavras-chave: Pensamento pós-moderno, Epistemologia; Intersubjetividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Martins, Susana S. "Fotografar sem disparar: a sobrevivência da apropriação artística na era do digital." Discursos Fotograficos 12, no. 20 (April 10, 2016): 121. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n20p121.

Full text
Abstract:
Este artigo examina os modos como a apropriação artística pós-moderna resistiu ao advento da revolução digital e ao seu consequente impacto na (i)materialidade dos objectos fotográficos. Partindo da análise dos processos de produção e fruição na obra de Joachim Schmid, este trabalho investiga a adaptação da arte aos novos panoramas tecnológicos, num mundo paradoxal em se fotografa cada vez mais, ao mesmo tempo que os tradicionais objectos fotográficos se encontram à beira do desaparecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Assunção, Jeane Rodella. "Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola / INCLUDE SCHOOL: THE CHALLENGE OF A NEW SCHOOL PARADIGM." PLURAIS - Revista Multidisciplinar 2, no. 3 (December 22, 2017): 64. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77.

Full text
Abstract:
O estudo aborda o processo de transição paradigmática da ciência moderna para a ciência pós-moderna. Buscou-se analisar a ressignificação da Educação Inclusiva na escola, caracterizar o paradigma dominante e emergente, identificar os paradigmas da institucionalização, descrever as tipologias de escola tradicional, integrativa e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se se constituiu a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas. O estudo incluiu 17 referenciais indexados na base de dados: Scielo e Google acadêmico. A crise do paradigma aponta os contornos do paradigma emergente na perspectiva da efetiva inclusão escolar. Refere-se à Educação Inclusiva como um novo processo de produção e de apropriação do conhecimento e como uma nova forma de estar na relação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ferreira, Lisiane Braga, and Moisés Rockembach. "Abordagens contemporâneas sobre avaliação em Arquivologia e Ciência da Informação: macroavaliação, avaliação do fluxo informacional e modelo indício-evidência-prova." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 22, no. 50 (September 6, 2017): 31. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p31.

Full text
Abstract:
Aborda o tema avaliação da informação em Arquivologia e Ciência da Informação, que sofre influências por um cenário atual em que passamos a conviver com o paradigma pós-custodial. Contextualizamos o surgimento da avaliação enquanto prática arquivística e a transição de um novo paradigma. Destacamos a emergência de três fenômenos, a partir da consciência de anomalias existentes nas teorias sobre avaliação da informação/documentação: o primeiro relacionado á análise do contexto da produção documental, utilizando para isto de uma abordagem pós-moderna; um segundo fenômeno relacionado á análise do fluxo informacional e uma abordagem da Ciência da Informação inter e transdisciplinar e, por fim, um terceiro fenômeno relacionado á análise conceitual da informação como valor de prova, enquanto discurso emancipador da Arquivologia como campo disciplinar e uma abordagem a partir de um Modelo Indício-Evidência-Prova. Pesquisa exploratória com abordagem teórica, predominantemente qualitativa, envolvendo analisar a produção bibliográfica nacional e internacional sobre o tema. Concluímos com a importância da pesquisa na área, destacando a pouca literatura sobre o tema com o viés pós-custodial e possibilidade de suscitar novos questionamentos que podem quebrar o status quo estabelecido na avaliação em Arquivologia, levando a discutir o papel das Instituições e do profissional frente às tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pierazzo, Jaqueline. "Da Inquisição Espanhola à metrópole (pós)moderna: o fantástico da opressão em Edgar Allan Poe e Murilo Rubião." Literartes, no. 6 (December 27, 2016): 142. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2016.124455.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise comparada entre os contos “O poço e o pêndulo”, de Edgar Allan Poe, e “O bloqueio”, de Murilo Rubião, por meio da consideração do uso de elementos característicos da literatura fantástica. Assim, pretende-se analisar, pelo menos inicialmente, como esses elementos colaboram para a representação de situações de opressão decorrentes dos horrores reais e psicológicos causados, respectivamente, pela Inquisição Espanhola e pela busca exacerbada do progresso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Luiz, Carolina Borges da Silva. "Identidade na América Latina Pós-Moderna, Uma Reflexão a partir de Asco – Thomas Bernhard em San Salvador." Epígrafe 2, no. 2 (September 21, 2015): 153. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v2i2p153-159.

Full text
Abstract:
<p class="Pargrafo">Este ensaio baseia-se no livro de Horacio Castellanos Moya, <em>Asco – Thomas Bernhard em San Salvador</em>, cuja representação de El Salvador provoca um questionamento sobre as possibilidades e conformações das identidades nacionais na América Latina, no fim do século XX. A análise se constrói a partir de múltiplas analogias e tal estratégia pretende inserir o pensamento de Moya na tradição do pensamento latino-americano. A ideia de que projetos violentamente derrotados deixam suas marcas no povo não é nova, mas o romance a leva ao limite, através de uma vertiginosa e irônica perspectiva pós-moderna. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Alves, Cláudia de Oliveira, and Analice de Sousa Arruda Vinhal de Carvalho. "Do cuidar ao cuidar-se: um relato de intervenção em terapia familiar sistêmica." Nova Perspectiva Sistêmica 27, no. 62 (February 9, 2019): 109–25. http://dx.doi.org/10.38034/nps.v27i62.451.

Full text
Abstract:
Este artigo teve por objetivo apresentar uma análise de um processo psicoterapêutico em terapia familiar a partir do referencial teórico da Terapia Familiar Sistêmica com ênfase em uma perspectiva pós-moderna e feminista. Os participantes compõem uma família que foi atendida por uma das autoras. As estratégias, os procedimentos utilizados e as reflexões feitas durante o processo psicoterapêutico possibilitaram mudanças significativas no sistema familiar, o que colaborou para o cumprimento dos objetivos delimitados a partir das expectativas da terapeuta e da família.DOI http://dx.doi.org/10.21452/2594-43632018v27n62a07
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

De Oliveira, Cristiane Marques. "La part du rite – um rito discursivo sobre a dança e a modernidade para exercício crítico na contemporaneidade." Revista Estudos do Século XX, no. 20 (December 31, 2020): 215–19. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_20_11.

Full text
Abstract:
O texto é uma resenha crítica sobre a obra “La part du rite” (2012), performance criada pelas artistas Latifa Lâabissi e Isabelle Launay. Apresenta-se uma análise sobre a estrutura da obra com base em conceitos das teorias Crítica e Pós-estruturalista, considerando as relações estabelecidas entre o corpo, o texto e o movimento como meio para produção de um discurso que saúda as provocações intelectuais que moveram a modernidade e a dança moderna ocidental, ao tempo em que critica a contemporaneidade e os contemporâneos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Teixeira, Marcelo Markus, and Idir Canzi. "O Conceito de Soberania entre a Formação das Cidades Medievais e a Sociedade Internacional Clássica." Revista Brasileira de História do Direito 2, no. 1 (October 19, 2016): 104. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-009x/2016.v2i1.702.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é analisar o conceito de soberania entre a formação das cidades medievais e a moderna Sociedade Internacional Clássica (Sociedade de Estados). Problematiza sobre a existência de uma soberania absoluta e indivisível na Idade Média ou se referida soberania se estrutura somente com o surgimento da Sociedade Internacional Clássica, a partir do Estado moderno(?). Trata-se de pesquisa bibliográfica vinculada a Programa de Pós-Graduação em Direito, pautada pela utilização do método dedutivo, a partir da leitura e análise de dados extraídos das Constituições, leis, regulamentos, artigos, periódicos e livros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lovato, Marcos Luiz. "GREENWASHING NO BRASIL: quando a sustentabilidade ambiental se resume a um rótulo." Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM 8 (April 4, 2013): 162. http://dx.doi.org/10.5902/198136948257.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda o tema do greenwashing, termo utilizado para designar a prática de publicidade que usa o conceito de sustentabilidade ambiental meramente como forma de apelo de mercado. Partindo de uma análise sobre a sociedade pós-moderna centrada no consumismo, é traçada uma relação entre a crise ecológica e o uso da propaganda enganosa “verde” como tática mercantilista. Por fim, será analisado como tem se dado a tentativa de controle desta prática no Brasil, e os princípios jurídicos que podem e devem instrumentalizar a coibição do greenwashing no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

VILELA, LÚCIA HELENA DE AZEVEDO. "Angelita La Escapía e a fotografia viva de Marx: feminismo e passados presentes em Almanac of the Dead." Revista Estudos Feministas 10, no. 1 (January 2002): 65–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2002000100004.

Full text
Abstract:
Análise de Almanac of the Dead à luz de teorias feministas e de uma perspectiva pós-moderna segundo a qual a noção de passados presentes é enfatizada através da exploração da metáfora da fotografia viva de Marx, mostrada no romance. A paixão da personagem Angelita pela fotografia de Marx é vista como uma forma de síntese entre a percepção indígena do tempo como eternos presentes - que é também resistência à opressão, uma vez que o passado não é jamais esquecido - e os conceitos marxistas de tempo e história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Felinto, Erick. "Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 43, no. 45 (August 22, 2016): 149. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.106955.

Full text
Abstract:
o objetivo deste trabalho é abordar a questão da temporalidade (como fenômeno cinematográfico e cultural) a partir de dois filmes que, em suas enormes diferenças, encontram-se no terreno comum da temática da viagem no tempo e do drama/comédia adolescente: Back to the Future (Robert Zemeckis, 1985) e Donnie Darko (Richard Kelly, 2001). Partindo das teses de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a problemática do aumento da contingência na experiência pós-moderna, empreende-se uma análise das ambiências temporais geradas nos dois filmes, bem como suas diferentes concepções de tempo e contingência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Bruna Nayara dos Santos. "A PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA E A TUTELA DO CONSUMIDOR." Revista Jurídica da FA7 10 (April 30, 2013): 79–90. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;10.1:90.

Full text
Abstract:
O presente artigo se propõe a fazer uma análise sobre a sociedade dita pós-moderna, quanto à construção de seus padrões culturais e a forma como eles estão intimamente ligados ao uso da publicidade ilícita. O controle dessas práticas perniciosas à formação do comportamento dos consumidores deve se dar em dois âmbitos distintos, mas complementares, a saber, o jurídico e o privado, cabendo ao CONAR, como órgão de controle exclusivamente privado, exercer o controle ético sobre os profissionais de publicidade e propaganda, de forma a cumprir com o mandamento constitucional de defesa do consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bonciani, Rodrigo. "UM HOMEM CÉLEBRE ENCONTRA UM EX-HOMEM DE COR: RELAÇÕES SOCIORRACIAIS NO BRASIL DO PÓS-ABOLIÇÃO." Almanack, no. 21 (April 2019): 448–83. http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320192110.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é fazer um estudo sobre a história das relações sociorraciais no Brasil por meio da análise de dois textos literários principais: o conto “Um homem célebre”, de Machado de Assis, e o romance The autobiography of an ex-coloredman, de James Weldon Johnson. O artigo analisa especialmente o fim da escravidão e o período do pós-abolição, entre 1870 e 1912, confrontando as perspectivas de análise nacionais e modernistas às interpretações dos estudos da diáspora e do Atlântico negro. Do sangue negro que se dilui na ideologia da democracia racial, passando pelo sangue negro que contribui para a formação nacional e para a congenialidade de uma sociedade moderna e mestiça, até o sublime escravo e o negro todo poderoso que pode transformar toda a humanidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography