Academic literature on the topic 'Análises de redes semânticas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Análises de redes semânticas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Análises de redes semânticas"

1

Barreto, Renata Souza Freitas Dantas, Maria Teresinha Tamanini, Cleônidas Tavares Junior, Patrícia Nicolau Magris, Marcelo Cunha, and José Lamartine de Andrade Lima Neto. "A teoria das redes como suporte para análise de conteúdo:." Obra digital, no. 14 (January 21, 2018): 34–49. http://dx.doi.org/10.25029/od.2017.145.14.

Full text
Abstract:
Neste artigo, usamos a Teoria de Redes para subsidiar e potencializar as análises e inferências a partir dos conhecimentos produzidos na Análise de Conteúdo (AC). Utilizamos discursos orais de uma comunidade científica sobre um tema específico. Eles foram modelados em redes semânticas, pela inclusão de cliques. A rede é analisada considerando algumas centralidades de seus vértices. Os resultados mostram correlações entre os graus dos vértices e as frequências dos núcleos de sentidos, e acrescentam informações sobre o discurso, a partir das ligações entre as palavras. Esperamos aperfeiçoar a AC com a incorporação da teoria de redes, especificamente das redes semânticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SEGUNDO, José Eduardo SANTARÉM, Caio Saraiva CONEGLIAN, and Elaine Rosangela de Oliveira LUCAS. "Conceitos e tecnologias da Web semântica no contexto da colaboração acadêmico-científica: um estudo da plataforma Vivo." Transinformação 29, no. 3 (December 2017): 297–309. http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892017000300007.

Full text
Abstract:
Resumo A organização e disponibilização das informações são fundamentais para que os dados possam ser posteriormente recuperados. No contexto acadêmico, alunos, pesquisadores e gestores possuem diferentes necessidades quanto ao acesso às produções científicas. Tais necessidades são tratadas em diferentes ambientes da produção acadêmico-científica, disponível em bases de dados que normalmente não apresentam interoperabilidade entre si. Nesse sentido, as tecnologias e conceitos da Web Semântica apresentam uma nova perspectiva em relação à associação das informações contidas nessas bases de dados. Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos e tecnologias da Web Semântica que contribuem para a construção de redes semânticas colaborativas e para a organização das informações, identificando como plataformas semânticas se comportam nessa tarefa. Para isso, foi realizada uma prova de conceito na plataforma VIVO (Duraspace, Phoenix, Arizona, Estados Unidos da América), onde foram desenvolvidos testes e análises, utilizando-se um conjunto de publicações científicas de periódicos brasileiros da área da Ciência da Informação. Os testes mostraram uma grande aderência entre as tecnologias da Web Semântica e a proposta de organização executada em todas as interações entre o sistema e o usuário, permitindo inclusive a criação de outras relações, com o auxílio de linguagens de recuperação de dados estruturados. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que a Web Semântica pode proporcionar avanços em diversos níveis do ambiente acadêmico-científico, especialmente naqueles ligados aos temas: colaboração científica, estudos métricos e organização das informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Ernani Vassoler, and Giuseppi Gava Camiletti. "ANÁLISE ESTRUTURAL DE REDES SEMÂNTICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS RELAÇÕES ENTRE REPRESENTAÇÕES PROPOSICIONAIS E EVOLUÇÃO CONCEITUAL EM UM TÓPICO DA FÍSICA." Investigações em Ensino de Ciências 23, no. 2 (August 30, 2018): 211. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p211.

Full text
Abstract:
Neste trabalho exploramos, por meio de avaliações multi-formato, a Evolução Conceitual de um grupo de estudantes do ensino médio (N=28) em um tópico da Física (Acústica). Nos apoiamos numa vertente reconsiderada para Mudança Conceitual, na qual a complexificação conceitual é utilizada como contraponto à versão inicial dessa teoria. Foram utilizadas diferentes formas de representação proposicional dos estudantes (mapas mentais livres e redes semânticas estimuladas), além de testes de múltipla escolha e declarações de autoeficácia. Os mapas mentais mostram uma inclusão incremental de elementos da ciência por parte dos alunos. As medidas topológicas das redes semânticas foram confrontadas via Análise de Componentes Principais com traços latentes de habilidade, obtidos por Modelagem Rasch nos testes de múltipla escolha, e também com a declaração do senso de autoeficácia dos sujeitos de pesquisa. Os dados empíricos analisados mostraram um crescimento das características topológicas das redes semânticas, associado ao aumento no senso de autoeficácia e também do traço latente de habilidade. Esses resultados indicaram um aumento da complexidade nos sistemas de conhecimento dos estudantes, durante o processo de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Couto, Andréa, Maély Ramos, Enizete Ferreira, Maria Furtado, and Jamille Silva. "TEACHER ILLNESS: A SEMANTIC NETWORK ANALYSIS BASED ON GRAPH THEORY." Psicologia, Saúde & Doença 20, no. 3 (November 2019): 682–97. http://dx.doi.org/10.15309/19psd200311.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fadigas, Inácio de Sousa, Trazíbulo Henrique Pardo Casas, Marcos Grilo Rosa, and Hernane Borges de Barros Pereira. "Programas de mestrado em Matemática no Brasil." Obra digital, no. 18 (February 28, 2020): 103–18. http://dx.doi.org/10.25029/od.2020.259.18.

Full text
Abstract:
O trabalho aborda redes dos títulos das dissertações de mestrados em matemática, no Brasil. A análise usa redes semânticas de títulos (RST) para caracterizar qualitativa e quantitativamente as redes. Foram selecionados 41 cursos de mestrado e construídas as RST usando-se a abordagem de redes por cliques, na qual as palavras dos títulos são mutuamente conectadas. Foi aplicado o método Louvain (algoritmo) para detectar as comunidades de palavras. As redes foram caracterizadas e agrupadas por região geográfica, o que levou a inferir distinções entre regiões com base em regularidade ou não dos grupos de palavras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Calil, Eduardo. "Gênese textual de um título: estudo sobre as redes associativas e ativação de memórias em alunos recém-alfabetizados." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 16, no. 1 (March 2021): 184–210. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457346306.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo tem por objetivo compreender o processo criativo durante a gênese textual de títulos em histórias inventadas por alunos recém-alfabetizados (8 anos). A partir da perspectiva teórico-metodológica oferecida pela Genética Textual, dentro de uma abordagem linguístico-enunciativa, analisamos as relações associativas constituídas na recuperação de informações advindas das memórias semântica e episódica desses alunos. Tomamos como unidade de análise o diálogo face a face, estabelecido durante um processo de produção textual colaborativa, no contexto ecológico da sala de aula. Nossa análise, qualitativa e microgenética, permitiu mapear o modo como ideias e elementos linguísticos são articulados de forma imprevisível e inusitada, formando redes associativas, tanto por semelhanças semânticas, quanto por semelhanças sonoras. As redes associativas indicam que a criatividade se dá entre o reconhecimento do jogo de linguagem (homonímia, aliteração, sentidos) e, ao mesmo tempo, preservação das propriedades do gênero textual e da unidade de sentido do manuscrito escolar em construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sarmento, Alexandre Guilherme Motta, Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de Oliveira, Jackson Max Furtunato Maia, and João Baptista dos Santos Martins. "A influência de programas de capacitação na construção da identidade profissional: O caso do CI-Brasile da Microeletrônica." Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 38, no. 2 (October 11, 2016): 199. http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i2.30508.

Full text
Abstract:
Buscou-se um modelo de análise de percepção da identidade profissional com bases mais quantitativas. Identidade é um tema muito discutido nas ciências sociais, havendo um consenso da dificuldade na forma de se identificar sua construção social e, mesmo, sua percepção pelos próprios indivíduos. A identidade profissional não é diferente. Assim, o propósito aqui foi mostrar como uma política pública de formação e fixação de indivíduos para o setor de microeletrônica afetou, nos últimos 10 anos, os profissionais da área. Para tanto, usaram-se ferramentas de análise de redes sociais, para identificar semelhanças semânticas na produção acadêmica e técnica de pesquisadores vinculados ao CA-ME e de bolsistas do programa CI-Brasil. A seguir, utilizaram-se os dados coletados para caracterizar, a partir da distribuição de palavras-chave recolhidas ao longo do tempo, a evolução da identidade dos sujeitos. Os resultados indicam que as redes sociais montadas por nosso estudo, a partir da análise semântica das palavras-chave da produção dos pesquisadores de microeletrônica, são um bom marcador da identidade do grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Castro, Carolina Mazzaron de. "Uma análise de redes do termo planos da linguagem na semiótica discursiva." Revista do GELNE 20, no. 1 (July 24, 2018): 128–35. http://dx.doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n1id14226.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma pesquisa preliminar sobre o construto teórico-metodológico do termo “planos da linguagem” no interior da teoria da semiótica discursiva e contém como córpus obras que fundaram o projeto semiótico e deram continuidade à disciplina ao longo dos anos. Visando compreender como o termo é abordado por autores consagrados na teoria, utilizamos como metodologia para este trabalho a análise de redes sociais (ARS) que tem sido um tópico de interesse de diversos estudos realizados nos últimos anos. As redes sociais podem ser estabelecidas a partir da relação entre pessoas ou da relação de informações que podem ser analisadas para caracterizar áreas de pesquisa científica por meio da construção de redes semânticas variáveis no tempo. As redes construídas nesta pesquisa têm por base a recorrência de assuntos tratados no índice, sumário, títulos e subtítulos das obras, que servem para representar a evolução do termo ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Neder, Renato, and Diógenes De Souza Bido. "Tendências de Pesquisa em Aprendizagem Organizacional." Revista Organizações em Contexto 13, no. 25 (June 8, 2017): 323. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v13n25p323-344.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar os conteúdos semânticos dos artigos de Aprendizagem Organizacional com o intuito de mapear este campo do conhecimento em administração. Para tanto, foi utilizada uma metodologia exploratória e longitudinal que teve como base 2.896 artigos da base de dados Web of Science. Os títulos e resumos foram analisados por meio da Análise de Redes Semânticas. Os resultados apontam possíveis contribuições da pesquisa em duas principais vertentes. A primeira é teórica, uma vez que a apreciação dos dados assinala agendas de pesquisa que potencialmente podem se destacar nas áreas de Aprendizagem Organizacional. Além disso, as teorias desenvolvidas auxiliam na explicação do desenvolvimento da área ao longo do tempo, além de tentar estimar seu futuro. A segunda contribuição é metodológica uma vez que não foram encontrados artigos que utilizavam a metodologia proposta em textos de Aprendizagem Organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

VIEIRA, Viviane Cristina, and Carolina Gonçalves GONZALEZ. "SELEÇÃO LEXICAL E RELAÇÕES SEMÂNTICAS DAS CO-OCORRÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS." Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 63, no. 1 (March 2019): 153–80. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7.

Full text
Abstract:
RESUMO Serão apresentadas reflexões iniciais da pesquisa de doutorado Identidade de gênero no espaço escolar: possibilidades discursivas para superação da heteronormatividade, de Gonzalez (2017), desenvolvida no âmbito projeto “Corpos e identidades como práticas sociodiscursivas: estudos em Análise de Discurso Crítica”. Cumprindo nosso compromisso científico e político com a explanação crítica, em práticas sociais situadas, dos modos de agir e se relacionar (as inter-ações); construir sistemas de conhecimento (as representações) e, ainda, dos modos de ser e de identificar (as identificações) parcialmente (con)formadores de poderes-saberes-subjetividades em relações de gênero, discutimos aqui um aspecto do complexo processo social em curso que é a construção dos conceitos de “gênero social” e de “sexualidade” nos documentos político-pedagógicos nacionais, especificamente, aqui, nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Concluímos que há atores como a família e a escola que são avaliados negativamente assim como a sexualidade e o gênero são tomados como um conceito único e indistinto, possuindo distintas relações com campos semânticos conceituais e co-ocorrências com termos que constroem suas redes semânticas de significados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Análises de redes semânticas"

1

Vechina, André Filipe Fidalgo. "Representação de redes semânticas de termos biomédicos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/11043.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática
Os recentes avanços tecnológicos têm sido de importância preponderante na evolução da biologia e da biomedicina. A aplicação de métodos computacionais na integração de dados e na análise de resultados experimentais de natureza biológica tem permitido expandir o conjunto de associações conhecidas entre diferentes termos biomédicos. No entanto, o conhecimento encontra-se disperso sobre inúmeras bases de dados independentes. Através da integração de diferentes tipos de termos biomédicos e das suas associações numa única vista, obtém-se um quadro mais abrangente e globalizado que permita extrair evidências biomoleculares relevantes. Representando uma rede de termos biomédicos através de grafos, é possível transportar os conhecimentos matemáticos dessa teoria e aplicá-los na área da bioinformática. Esta dissertação teve como objetivo fundamental desenvolver uma plataforma Web que, através da integração de dados biológicos, permita a visualização, o estudo e a compreensão das relações entre doenças, genes e outros elementos/termos biomédicos. Este sistema disponibiliza uma série de métodos e ferramentas computacionais que visam dar resposta a este problema.
Computer science and informatics have proved to be of overriding importance on the recent evolution of biology sciences. The integration of data, the analysis of experimental results and the application of several other computational methods have made possible to expand the set of well-known associations between different biomedical terms. However, this knowledge is spread over several independent databases. By merging the different types of biomedical terms and the associations between them, into a single network, it’s attainable to get a very inclusive big picture which allows the extraction of relevant biomolecular evidences. Representing networks of biomedical terms through graphs, it’s possible to carry the mathematical findings in graph theory and apply them in bioinformatics. The fundamental objective of this dissertation was to develop a Web platform that, through the integration of biological data, enables to visualize, to study and to understand the relationships between diseases, genes and other biomedical terms. This system provides a variety of different computational tools and methods that were designed to address this problem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Jansen Cruz de. "Utilizando títulos de artigos científicos na construção de redes semânticas para caracterizar áreas de pesquisa." Universidade Federal da Paraíba, 2015. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/7858.

Full text
Abstract:
Submitted by Clebson Anjos (clebson.leandro54@gmail.com) on 2016-02-16T18:41:25Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4249092 bytes, checksum: 55d1ea47091d7ea9ff4bd08be7f46c6b (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-16T18:41:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4249092 bytes, checksum: 55d1ea47091d7ea9ff4bd08be7f46c6b (MD5) Previous issue date: 2015-08-27
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The scientific knowledge is not just the discovery of new facts and laws, but also in its publication. Aiming to understand the complex scientific production system analysis techniques have been applied in many digital repositories. Therefore, the social network analysis (SNA) has been a topic of interest of several studies in recent years. Social networks can be established from the relationship between people or the relationship of information that can be analyzed to assist decision making. The purpose of this thesis is to present a technique that makes it possible to characterize areas of scientific research by building semantic networks vary in time. These networks are built building on the co-occurrence of keywords in the titles of scientific papers, used to represent the evolution of research themes addressed by means of publication over time.
O conhecimento científico não se resume na descoberta de fatos e leis novas, mas também em sua publicação. Visando compreender o complexo sistema de produção científica, inúmeras técnicas de análise vêm sendo aplicadas em repositórios digitais. Assim sendo, a análise de redes sociais (ARS) tem sido um tópico de interesse de diversos estudos realizados nos últimos anos. As redes sociais podem ser estabelecidas a partir da relação entre pessoas ou da relação de informações que podem ser analisadas a fim de auxiliar a tomada de decisão. A proposta desta dissertação é apresentar uma técnica que possibilite caracterizar áreas de pesquisa científica através da construção de redes semânticas variáveis no tempo. Essas redes são construídas tomando por base a coocorrência de palavras-chave nos títulos de artigos científicos, que servem para representar a evolução dos temas de pesquisa abordados pelos meios de publicação ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Claudia Ribeiro Santos. "AnCo-Redes_modelo para análise cognitiva com base em redes semânticas: uma aplicação a partir da abordagem estrutural das representações sociais." Faculdade de Educação, 2014. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17751.

Full text
Abstract:
Submitted by Claudia Lopes (clopesuesb@gmail.com) on 2015-05-19T01:36:12Z No. of bitstreams: 1 TeseClaudiaLopes_DMMDC_2014.pdf: 6621770 bytes, checksum: 750a8e358b3044b71da9654d44f5a53c (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-05-20T15:50:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseClaudiaLopes_DMMDC_2014.pdf: 6621770 bytes, checksum: 750a8e358b3044b71da9654d44f5a53c (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-20T15:50:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeseClaudiaLopes_DMMDC_2014.pdf: 6621770 bytes, checksum: 750a8e358b3044b71da9654d44f5a53c (MD5)
Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um modelo para análise cognitiva com base na Teoria de Redes e na abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais. Representações essas construídas individualmente, mas também pelas relações sociais que o sujeito estabelece. Trata-se de uma pesquisa fundamentada nas abordagens quantiqualitativa, por compreender-se que uma convalida os achados da outra. Enquanto quantitativa, apóia-se na Teoria de Redes com uso de redes semânticas como sistema de representação do conhecimento apreendido sobre o objeto estudado. Já, quanto ao aspecto qualitativo, fez-se uso de elementos da Técnica de Análise de Conteúdo e apóia-se na abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais. A partir da realização de experimentos empíricos, foi desenvolvido o modelo para análise cognitiva intitulado de AnCo-REDES, com o qual foi possível identificar a caracterização topológica de uma rede semântica de representações sociais bem como definir métricas, limites e características definidoras dos elementos que compõem a estrutura de representações sociais. Os achados obtidos com o modelo AnCo-REDES são consistentes com a abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais, e dessa forma, conclui-se que o AnCo-REDES se constitui como um novo olhar sobre a pesquisa em representações sociais, com base na abordagem estrutural, como também para o campo da Análise Cognitiva. Entretanto, é importante ressaltar que se trata de “um dos caminhos possíveis”, entre tantos outros que possam existir, para o desenvolvimento de análise cognitiva, bem como a identificação da estrutura e conteúdo das representações sociais. Conclui-se ainda que, em virtude de ter sido desenvolvido a partir de um princípio de adaptabilidade, o modelo é flexível, sendo possível sua aplicação em estudos no campo da Análise Cognitiva a partir de redes, acoplando outras abordagens, a exemplo da Análise do Discurso ou Análise de Conteúdo.
Abstract: This research aimed to develop a model of cognitive analysis based on network theory and the structural approach of social representations. These representations are constructed individually and also by the social relations that the individual establishes. This research is based on quantitative and qualitative approaches, each approach validating the findings of the other. From a quantitative perspective, this research relies on network theory and uses semantic networks as a knowledge representation system on the subject studied. From a qualitative perspective, it uses elements of content analysis and relies on the structural approach of the Theory of Social Representations. From empirical experiments, a model of cognitive analysis titled AnCo-NETWORKS was developed, with which it was possible to identify the topology of a semantic network of social representations and also to define metrics and characteristics of the component of the structure of social representations. The results obtained with the AnCo-NETWORKS model are consistent with the structural approach of the Theory of Social Representations. We therefore conclude that the AnCo-NETWORKS presents a new perspective both for research on social representations, based on a structural approach, and also for the field of Cognitive Analysis. However, we realize that this is "one of the many ways" that may exist for the development of cognitive analysis, as well as for the identification of the structure and content of social representations. We believe that our model is flexible, as it has been developed from a principle of adaptability, and it can be easily applied to studies in the field of cognitive analysis from networks, alongside other approaches, such as discourse analysis or content analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sousa, Diego Victor Simões de. "Realizando consultas em trajetórias semânticas utilizando uma abordagem baseada em verificação de modelos." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17799.

Full text
Abstract:
SOUSA, Diego Victor Simões de. Realizando consultas em trajetórias semânticas utilizando uma abordagem baseada em verificação de modelos. 2012. 80 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Computação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Fortaleza-CE, 2011.
Submitted by guaracy araujo (guaraa3355@gmail.com) on 2016-06-20T19:49:41Z No. of bitstreams: 1 2012_dis_dvssousa.pdf: 2543542 bytes, checksum: 24faded41d1fadea557dc458de45aa88 (MD5)
Approved for entry into archive by guaracy araujo (guaraa3355@gmail.com) on 2016-06-20T19:50:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_dis_dvssousa.pdf: 2543542 bytes, checksum: 24faded41d1fadea557dc458de45aa88 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-20T19:50:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_dis_dvssousa.pdf: 2543542 bytes, checksum: 24faded41d1fadea557dc458de45aa88 (MD5) Previous issue date: 2012
A popularização de dispositivos móveis equipados com serviços de localização geográfica (e.g. GPS) está permitindo a coleta de dados de trajetórias de objetos móveis de forma rápida e barata. O armazenamento destes dados vem possibilitando o desenvolvimento de novos tipos de aplicações que podem utilizar esses dados para realizar análise sobre o comportamento de objetos móveis. Porém, realizar tais análises a partir de dados brutos, gerados pelo dispositivo de localização geográfica, é um grande desafio, visto que tais dispositivos apenas coletam as informações sobre as coordenadas e o instante de tempo, por onde o objeto móvel se deslocou. Apesar dos diversos esforços empreendidos na busca de soluções para enriquecer dados de trajetórias de objetos móveis com informações semânticas da aplicação, pouco foi realizado no sentido de prover mecanismos para consultar tais trajetórias enriquecidas. Foi percebido, então, que a falta de métodos para processamento de consultas sobre trajetórias semânticas, em especial, consulta sobre padrões de movimento, são um obstáculo para a realização de análises de interesse de uma grande parte das aplicações deste domínio. Desta forma, as principais contribuições deste trabalho são: (1) um método para processar e realizar consultas que descrevem um padrão de movimento constituído de uma sequência de conjuntos de predicados que podem ocorrer em uma trajetória semântica armazenada em um banco de dados e (2) definição de uma linguagem para expressar padrões de movimento sobre trajetórias semânticas. Com objetivo de validar a proposta apresentada, desenvolvemos um sistema que permite a especificação de uma consulta para expressar um padrão de movimento na linguagem definida. Além disso, utilizamos tal ferramenta para realizar testes sobre um banco de dados de trajetórias de carros da cidade de Milão, semanticamente enriquecidas com informações do aplicativo Foursquare. Os resultados obtidos mostraram que a complexidade para processar as consultas é linear com relação ao número de trajetórias semânticas e o número de predicados na consulta, considerando poucas trajetórias com muitos episódios e muitas trajetórias com poucos episódios. A abordagem proposta superou outras abordagens existentes, tanto no que concerne a performance do processamento de consultas, quanto na expressividade das consultas que podem ser escritas na linguagem proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Neder, Renato. "Aprendizagem organizacional, organizações que aprendem e gestão do conhecimento : inter-relações, fronteiras e frentes de pesquisa." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2945.

Full text
Abstract:
Submitted by Aline Amarante (1146629@mackenzie.br) on 2016-12-14T18:51:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Renato Neder.pdf: 5767194 bytes, checksum: e7cf15f644203f0692f9de1dbd1f25d5 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Amarante (1146629@mackenzie.br) on 2016-12-14T18:54:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Renato Neder.pdf: 5767194 bytes, checksum: e7cf15f644203f0692f9de1dbd1f25d5 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-14T18:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Renato Neder.pdf: 5767194 bytes, checksum: e7cf15f644203f0692f9de1dbd1f25d5 (MD5) Previous issue date: 2016-05-06
This thesis has the objective to characterize the specifics contents of the Organizational Learning field, Knowledge Management and Learning Organization in terms of their inter-relationships and its boundaries, as well as identifying research fronts that have the potential to excel in these fields. Therefore, was developed a exploratory and longitudinal methodological method which were based on social networks analysis and more specifically, the semantic networks. 10.480 articles from the Web of Science data base were used for the analysis. The results show possible contributions in two main areas. The first one refers to the methodology, once the semantic networks analysis allow the comprehension of the structures and contents of scientific articles, having as main attribute the scalability, extension and potential to achieve temporal inference. The second contribution is theoretical, since the assessment of the data signalizes research fronts that potentially can stand out in the Organizational Learning, Knowledge Management and Learning Organization areas. The research outcome orientates to the development of dynamic theories which, in opposition of the static models, traditionally established, enable explain the inter-relationships between areas without obliterate the temporal dimension.
Esta tese tem como objetivo central caracterizar os conteúdos específicos dos campos de conhecimento da Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem suas inter-relações e fronteiras, além de buscar a identificação de frentes de pesquisa que têm potencial para se destacar nos campos estudados. Para atingir esses objetivos, foi desenvolvido um percurso metodológico exploratório e longitudinal que teve como base as análises de redes semânticas. Foram utilizados 10.480 artigos da base de dados Web of Science. Os resultados apontam possíveis contribuições da pesquisa em duas principais vertentes. A primeira vertente de contribuição é teórica, uma vez que a apreciação dos dados assinala frentes de pesquisa que potencialmente podem se destacar nas áreas de Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem. Além disso a teoria desenvolvida auxilia na explicação das inter-relações entre estas áreas. A segunda vertente é metodológica, uma vez que a forma como foram usadas as análises de redes semânticas permitiu a compreensão das relações entre redes de documentos científicos, a metodologia utilizada teve como principais atributos a escalabilidade, a amplitude e o potencial de fazer inferências temporais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fernandes, Rodrigo Panchiniak. "A integração dos papéis qualia para redes semânticas." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88425.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.
Made available in DSpace on 2012-10-22T08:53:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 231717.pdf: 836995 bytes, checksum: ed2eeb968ed00be9ae51f99caa2d05f4 (MD5)
Este trabalho se desenvolve ao redor de dois eixos: o teórico, no qual se discutem alguns temas de ontologia filosófica e semântica lexical, como a individuação e a polissemia, o nominalismo e o realismo; e o técnico-prático, no qual se estabelece um conjunto de regras de inferência para ontologias computacionais, que chamaremos de QualiaNet, cujo objetivo é a integração das relações da estrutura qualia do léxico gerativo às árvores de inferência ou hierárquicas. São propostas regras como a seguinte: o constitutivo do formal de X é formal do contitutivo de X. Por fim, aplicamos esta mesma regra a uma parte das relações da Wordnet 2.0, por meio das fontes em PROLOG, e demonstramos que a QualiaNet não apenas incrementa coerência entre as relações semânticas como, também, pode ser utilizada para gerar novos arcos hiperonímicos, os quais são, como se sabe, a espinha dorsal de qualquer rede semântica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rosa, Marcos Grilo. "Modelo empírico para analisar a robustez de redes semânticas." Faculdade de Educação, 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21237.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcos Grilo Rosa (grilo@uefs.br) on 2017-01-05T19:11:59Z No. of bitstreams: 1 tesevsfinalMarcosGrilo.pdf: 11311408 bytes, checksum: 3ce07aff3fe0fb9dc534e80e667eeb5b (MD5)
Rejected by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br), reason: Prezado Marcos, Favor registrar os nomes completos dos participantes da banca; inserir o "abstract" e as "key words". Saudações, Maria Auxiliadora Lopes UFBA/Faced/Biblioteca on 2017-01-09T14:10:18Z (GMT)
Submitted by Marcos Grilo Rosa (grilo@uefs.br) on 2017-01-09T17:16:07Z No. of bitstreams: 1 tesevsfinalMarcosGrilo.pdf: 11311408 bytes, checksum: 3ce07aff3fe0fb9dc534e80e667eeb5b (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2017-01-19T14:35:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tesevsfinalMarcosGrilo.pdf: 11311408 bytes, checksum: 3ce07aff3fe0fb9dc534e80e667eeb5b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-19T14:35:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tesevsfinalMarcosGrilo.pdf: 11311408 bytes, checksum: 3ce07aff3fe0fb9dc534e80e667eeb5b (MD5)
No campo da inteligência artificial, redes semânticas são utilizadas para a representação de conhecimento e processamento de linguagem natural. Redes semânticas são sistemas de representação do conhecimento baseados em grafos cujos vértices são palavras e as arestas, os relacionamentos entre as palavras estabelecidos por alguma regra. Lidar com redes semânticas é uma atividade bastante complicada, principalmente, quando se manipula redes com milhares de palavras. Conjecturamos a possibilidade de se representar uma dada rede semântica baseada em títulos de artigos de periódicos científicos (RST) por meio de uma RST uniforme, de modo que esta possua a mesma estrutura topológica e reflita o vocabulário da RST original. O problema da nossa tese consiste em saber qual o menor tamanho de uma RST uniforme que pode ser obtida de uma dada RST. Esta pesquisa visa determinar o ponto crítico no qual ocorre uma mudança topológica de uma RST de modo que a rede obtida reflita o vocabulário da RST original. Realizamos um experimento que consistiu em submeter RST a estratégias de remoção de vértices. Os resultados apontam a existência de uma fração fp de vértices removidos aleatoriamente e uniformemente que mantém a estrutura topológica e reflita o vocabulário da RST original. Desta forma, RST podem ser representadas por RST uniformes mínimas. A representação do conhecimento é determinante em processos e cientes de busca de informações e difusão de conhecimento. Ademais, RST uniformes mínimas poderão auxiliar pesquisadores na busca mais e ciente de temas relacionados ao seu objeto de investigação.
Abstract In the field of artificial intelligence, semantic networks are used for knowledge representation and natural language processing. Semantic networks are graph-based knowledge representation systems whose vertices are words and edges, relationships between words set by a rule. Dealing with semantic networks is a very complicated activity, mainly, when it handles networks with thousands of words. We conjecture the possibility of representing a given semantic network based on titles of scientific papers (RST) by a uniform RST, so that this has the same topological structure and reflect the vocabulary of the original RST. The problem of our thesis is to know what a uniform smaller RST can be obtained from a given RST. This study aims to determine the critical point at which there is a topological change of a RST so that the network obtained reflect the vocabulary of the original RST. We conducted an experiment that it consists to submit RST removing vertices strategies. The results indicate the existence of a fraction fp vertices removed randomly and evenly preserving the topological structure and reflect the vocabulary of the original RST. Thus, RST may be represented by minimum uniform RST. The representation of knowledge is determinant in efficient processes search of information and diffusion of knowledge. In addition, minimum uniform RST can assist researchers in the most efficient search issues related to its investigation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Murakami, Thiery Okuyama Silva. "Extração de redes léxicos-semânticas do português em um corpus de turismo." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alves, Rachel Cristina Vesú [UNESP]. "Web semântica: uma análise focada no uso de metadados." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/93690.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:44Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005Bitstream added on 2014-06-13T18:30:28Z : No. of bitstreams: 1 alves_rcv_me_mar.pdf: 1114303 bytes, checksum: 18a01cab5a57564bfe296f1d00501495 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Atualmente a nossa sociedade, denominada sociedade da informação, vem sendo caracterizada pela valorização da informação, pelo uso cada vez maior de tecnologias de informação e comunicação e pelo crescimento exponencial dos recursos informacionais disponibilizados em diversos ambientes, principalmente na Web. Essa realidade trouxe algumas mudanças no acesso automatizado às informações. Se por um lado temos uma grande quantidade de recursos informacionais disponibilizados, por outro temos como conseqüência problemas relacionados à busca, localização, acesso e recuperação dessas informações em ambientes digitais. Nesse contexto, o problema que originou essa pesquisa está relacionado com a dificuldade na busca e na recuperação de recursos informacionais digitais na Web e a ausência de tratamento adequado para a representação informacional desses recursos. O maior desafio para a comunidade científica no momento está na identificação de padrões e métodos de representação da informação, ou seja, na construção de formas de representação do recurso informacional de maneira a proporcionar sua busca e recuperação de modo mais eficiente. Assim, a proposição apontada nesse trabalho como solução do problema refere-se ao estabelecimento da Web Semântica e a aplicação de padrões de metadados para a representação da informação, pois são consideradas como iniciativas importantes para proporcionar uma melhor estruturação e representação dos recursos informacionais em ambientes digitais. Com uma metodologia baseada na análise exploratória e descritiva do tema a partir da literatura disponível, apresenta-se uma análise da Web Semântica como uma nova proposta para organização dos recursos informacionais na Web e as ferramentas tecnológicas que permeiam sua construção, com enfoque no uso de metadados como elemento fundamental para proporcionar... .
Nowadays our society, named society of information, has been characterized by the valorization of information through the increasing use of the information and communication technologies and the exponential growth of the informational resources, available in various environments, mainly on the Web. This reality has brought some changes for the automated access to information. If we have a big amount of informational resources available at one side, on the other we have problems related to search, localization, access and recuperation of this information in digital environments as a consequence. In this context, the problem that originated this research is related to the difficulty on searching and recuperating digital informational resources on the Web, and the lack of adequate treatment for the informational representation of these resources. At the moment, the biggest challenge for the scientific community is to identify patterns and methods of representation of information, that is, the construction of forms of representation of the informational resource in order to provide its search and recuperation in a more efficient manner. So, the pointed proposition for the solution of the problem, in this paper, refers to the Semantic Web establishment and the application of metadata patterns to the representation of information, because they are considered an important initiative for providing a better structuring and representation of the informational resources in digital environments. With a methodology based on the exploratory and descriptive analysis of the theme, beginning from the available literature, it is possible to present a Semantic Web analysis as a new proposal for the organization of the informational resources on the Web, and the technological tools that permeate its construction, focusing the use of metadata as the fundamental element to provide a better representation of the informational resources available on the Web, and their.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alves, Rachel Cristina Vesu. "Web semântica : uma análise focada no uso de metadados /." Marília : [s.n.], 2005. http://hdl.handle.net/11449/93690.

Full text
Abstract:
Orientador: Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
Banca: Silvana Ap. B. Gregório Vidotti
Banca: Edberto Ferneda
Resumo: Atualmente a nossa sociedade, denominada sociedade da informação, vem sendo caracterizada pela valorização da informação, pelo uso cada vez maior de tecnologias de informação e comunicação e pelo crescimento exponencial dos recursos informacionais disponibilizados em diversos ambientes, principalmente na Web. Essa realidade trouxe algumas mudanças no acesso automatizado às informações. Se por um lado temos uma grande quantidade de recursos informacionais disponibilizados, por outro temos como conseqüência problemas relacionados à busca, localização, acesso e recuperação dessas informações em ambientes digitais. Nesse contexto, o problema que originou essa pesquisa está relacionado com a dificuldade na busca e na recuperação de recursos informacionais digitais na Web e a ausência de tratamento adequado para a representação informacional desses recursos. O maior desafio para a comunidade científica no momento está na identificação de padrões e métodos de representação da informação, ou seja, na construção de formas de representação do recurso informacional de maneira a proporcionar sua busca e recuperação de modo mais eficiente. Assim, a proposição apontada nesse trabalho como solução do problema refere-se ao estabelecimento da Web Semântica e a aplicação de padrões de metadados para a representação da informação, pois são consideradas como iniciativas importantes para proporcionar uma melhor estruturação e representação dos recursos informacionais em ambientes digitais. Com uma metodologia baseada na análise exploratória e descritiva do tema a partir da literatura disponível, apresenta-se uma análise da Web Semântica como uma nova proposta para organização dos recursos informacionais na Web e as ferramentas tecnológicas que permeiam sua construção, com enfoque no uso de metadados como elemento fundamental para proporcionar... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo).
Abstract: Nowadays our society, named society of information, has been characterized by the valorization of information through the increasing use of the information and communication technologies and the exponential growth of the informational resources, available in various environments, mainly on the Web. This reality has brought some changes for the automated access to information. If we have a big amount of informational resources available at one side, on the other we have problems related to search, localization, access and recuperation of this information in digital environments as a consequence. In this context, the problem that originated this research is related to the difficulty on searching and recuperating digital informational resources on the Web, and the lack of adequate treatment for the informational representation of these resources. At the moment, the biggest challenge for the scientific community is to identify patterns and methods of representation of information, that is, the construction of forms of representation of the informational resource in order to provide its search and recuperation in a more efficient manner. So, the pointed proposition for the solution of the problem, in this paper, refers to the Semantic Web establishment and the application of metadata patterns to the representation of information, because they are considered an important initiative for providing a better structuring and representation of the informational resources in digital environments. With a methodology based on the exploratory and descriptive analysis of the theme, beginning from the available literature, it is possible to present a Semantic Web analysis as a new proposal for the organization of the informational resources on the Web, and the technological tools that permeate its construction, focusing the use of metadata as the fundamental element to provide a better representation of the informational resources available on the Web, and their.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Análises de redes semânticas"

1

Rezende, Conceição Aparecida Pereira, and Maria Passos Barcala Peixoto. Metodologia para análises funcionais da gestão de sistemas e redes de serviços de saúde no Brasil. Brasília, DF: Projeto de Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SIMÕES NETO, N. A. Redes lexicais: descrições, análises e histórias. Edited by L. PICOLI. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-018-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Simões, Maria da Graça, and Gercina Ângela de Lima. Do tratamento à organização da informação: reflexões sobre concepções, perspectivas e tendências. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1944-6.

Full text
Abstract:
Esta obra apresenta uma reflexão teórica e histórica sobre as noções clássicas de tratamento da informação e de organização da informação, com base na esfera epistemológica da organização do conhecimento. É Composta de oito capítulos que discorrem sobre (1) as variações terminológicas produzidas na Ciência e no Ensino Brasileiro e Português, (2) a discussão de aspectos teórico-conceituais da organização e representação da informação e a sua correlação com os aspectos práticos que envolvem os ambientes informacionais digitais; (3) o delineamento conceitual inerente à representação da informação feito a partir da discussão da catalogação como confluência de aspectos descritivos, temáticos, contextuais e de acesso à informação de modo que a interconexão entre eles esteja assegurada; (4) as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas sobre a modelagem de domínios aplicados à elaboração de ferramentas de representação e recuperação de informação, no contexto das redes eletrônicas de informação e comunicação; (5) a identificação e exploração dos aspectos da variação terminológica na produção científica sobre Organização da Informação relativos aos termos Análise Documentária e Análise de Assunto; (6) as aplicações de representação de recurso informacional, os contextos e processos onde as inovações derivadas da ciência da computação, da inteligência artificial, da área de processamento de linguagem natural e de novas plataformas de bancos de dados têm transformado o contexto de produção de documentos, de sistemas de organização do conhecimento, de métodos de exploração semântica e de visualização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Análises de redes semânticas"

1

González, José Antonio Moreiro. "Tesauros: progressão conceitual e redes semânticas." In Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para a web: elementos conceituais, 101–10. EDUFBA, 2011. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218829.0011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ALVES, M. J., and A. A. TIMBANE. "A CRIAÇÃO LEXICAL EM CARTAS DE OPINIÃO DO “JORNAL DO TOCANTINS”." In Redes lexicais: descrições, análises e histórias, 125–58. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-018-1_125.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

QUIRAQUE, Z. A. S. "MORFOLOGIA DA LÍNGUA AFRICANA TEWE: ESTUDO DO/S MORFEMA/S -AKA- NA ESTRUTURA DA FORMA VERBAL." In Redes lexicais: descrições, análises e histórias, 15–46. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-018-1_15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ORANGES, C. S. "INOVAÇÃO LEXICAL EM PROPAGANDAS PUBLICITÁRIAS DE REVISTAS BRASILEIRAS DO SÉCULO XXI." In Redes lexicais: descrições, análises e histórias, 159–78. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-018-1_159.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

MOREIRA, M. "ANGLICISMOS NA SERRA GAÚCHA: O USO DA LÍNGUA INGLESA NO JORNAL PIONEIRO." In Redes lexicais: descrições, análises e histórias, 179–211. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-018-1_179.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SANTOS, L. A. "BRINCANDO DE "AMARELINHA" NO FALAR FLUMINENSE." In Redes lexicais: descrições, análises e histórias, 213–41. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-018-1_213.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

COSTA, R. P. "A VARIAÇÃO DA LEXIA BILRO NA LINGUAGEM DAS RENDEIRAS DE RAPOSA, MARANHÃO." In Redes lexicais: descrições, análises e histórias, 243–64. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-018-1_243.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

COSTA, R. P. "O LÉXICO DOS PESCADORES DO MUNICÍPIO DE RAPOSA, MARANHÃO: UMA PROPOSTA DE GLOSSÁRIO." In Redes lexicais: descrições, análises e histórias, 265–94. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-018-1_265.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BERNARDO, J. L. "NO PRINCÍPIO ERA O VERBO: REFLEXÕES LINGUÍSTICAS ACERCA DO REZAR E DO BENZER EM GOIÁS." In Redes lexicais: descrições, análises e histórias, 295–323. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-018-1_295.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SMARSARO, A., and L. PICOLI. "DESCRIÇÃO DE VERBOS DE BASE ADJETIVA DERIVADOS COM SUFIXO -IZAR PARA O PLN." In Redes lexicais: descrições, análises e histórias, 47–64. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-018-1_47.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Análises de redes semânticas"

1

Carvalho, Luiz Paulo, Jonice Oliveira, and Claudia Cappelli. "Pesquisas em Análise de Redes Sociais e LGPD, análises e recomendações." In Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/brasnam.2020.11164.

Full text
Abstract:
A proteção de dados e as soluções orientadas a dados são duas áreas em progresso que permeiam a sociedade brasileira. Este trabalho apresenta uma abordagem teórica interdisciplinar relacionada à LGPD, na perspectiva dos estudos de Direito e na Análise de Redes Sociais no Brasil, na perspectiva da Informática. Esta área de pesquisa utiliza dados pessoais extensivamente para construção do conhecimento, com contribuições semânticas, analisando a realidade; pragmáticos, na construção de artefatos. Desafios e questões inseparáveis são observados, expostos e debatidos neste trabalho. Sugerimos também boas práticas combinando os dois tópicos, dados pessoais no campo da pesquisa em redes sociais no Brasil, respeitando a LGPD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, J. D. S. G., J. O. do Nascimento, and M. A. Moret. "Um modelo computacional baseado em redes semânticas para análises em vereditos jurídicos." In X Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ecfa2019-25.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Andion, Izabel, and Manoel Mendonça. "Uma Ferramenta para Análise da Comunicação Organizacional Através de Redes Sociais." In II Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2005. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2005.14990.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve uma ferramenta para a análise de redes de comunicação organizacional. Ela modela a rede com um grafo, implementa algoritmos de Análise de Redes Sociais (SNA) e permite exploração visual do grafo. Comparada a outros produtos de SNA, a ferramenta desenvolvida incorpora mais semântica às análises através da definição dinâmica de atributos aos objetos analisados. Os grafos podem ser explorados interativamente permitindo aos usuários interpretarem visualmente relacionamentos e papeis na rede modelada. O ferramental foi aplicado em um estudo de caso que identificou comunidades de prática, padrões de comunicação e indivíduos responsáveis pela dinamização da rede analisada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bonfim Junior, Edvaldo Melquiades R. do, Renata Souza Freitas Dantas Barreto, Jótelly Barros Oliveira, Tereza Kelly Gomes Carneiro, Hernane Borges de Barros Pereira, and Roberto Luiz Souza Monteiro. "RPG ONLINE: UMA ANÁLISE BASEADA NA ANÁLISE DE REDES SEMÂNTICAS DE CLIQUES." In V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/siintec2019-90.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Da Silva, Romário Laltany G., and Andréa Sabedra Bordin. "Método para criação e recuperação de nanopublicações uma aplicação no domínio de Análise de Redes de Colaboração Científica." In Brazilian e-Science Workshop. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/bresci.2020.11184.

Full text
Abstract:
Um excesso de informações não estruturadas está disponível em repositórios científicos, ocasionando problemas para recuperá-las, extraí-las e reutilizá-las. Para facilitar a recuperação de informações, foi proposto o uso de nanopublicação (NP), que ao utilizar tecnologias semânticas, evidencia dados importantes, facilitando a interpretação computacional e o reúso de afirmações. Neste artigo, propõe-se um método para a criação e recuperação de NPs. A validação do método é feita no domínio de Análise de Redes de Colaboração Científica, resultando em artefatos semânticos capazes de recuperar informações em um nível de granularidade menor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Romário Laltany G. da, Andréa Sabedra Bordin, Alexandre Leopoldo Gonçalves, and Alessandro Botelho Bovo. "Ontologias para Nanopublicações do Domínio de Análise de Redes de Colaboração Científica." In Brazilian e-Science Workshop. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/bresci.2021.15791.

Full text
Abstract:
A nanopublicação é um modelo de representação granular de informações científicas que surge como uma alternativa ao modelo de publicação tradicional. Sua implementação com tecnologias semânticas demanda a utilização de vocabulários gerais e específicos de domínio. Este artigo apresenta o processo detalhado de reutilização e desenvolvimento das ontologias para os níveis da arquitetura de nanopublicações do domínio de Análise de Rede de Colaboração Científica. A metodologia Neon foi utilizada para explicitar a criação da ontologia do nível de asserção. Como resultado se obteve um conjunto de recursos ontológicos para dar apoio a extração das informações, a estruturação e a recuperação de nanopublicações deste domínio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nascimento, J. O. do, H. B. B. Pereira, and M. A. Moret. "Redes semânticas complexas baseadas em palavras-chave: uma análise do Ensino de Física Brasileiro por meio de Time-Varying Graphs." In XI Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Editora Blucher, 2021. http://dx.doi.org/10.5151/xiecfa-nascimento_moret.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nascimento, J. O. do, H. B. B. Pereira, and M. A. Moret. "Redes Semânticas Complexas baseadas em abstracts." In IX Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/ecfa2018-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, J. O. do, H. B. B. Pereira, M. A. Moret, L. P. Barbosa, and H. Takiishi. "Redes semânticas em Ciências dos Materiais: uma aplicação da Teoria de Redes." In VIII Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/phypro-viii-efa-27.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cunha, Marcelo, José Garcia Vivas Miranda, and Hernane Pereira. "Incidência Fidelidade aplicada a rede semântica de títulos." In IV Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/brasnam.2015.6783.

Full text
Abstract:
As publicações arquivadas em revistas científicas de alto impacto configuram a memória científica da humanidade de um referido período de tempo. Diante disso, faz-se necessário estudos que investiguem as relações entre as publicações, os autores e a linha editorial dos periódicos, a partir dos conteúdos impressos em seus artigos. Este trabalho busca diferenciar periódicos a partir das redes semânticas de seus títulos (RST), utilizando um mecanismo inerente à redes semânticas para acesso à memória: a rede crítica. O método se baseia na construção das redes a partir do índice incidência-fidelidade. Os resultados mostram a presença do fenômeno em redes de títulos e sugerem maneiras de diferenciar periódicos a partir dos índices de redes nas redes críticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography