Academic literature on the topic 'Andradas, Rua dos (Porto Alegre, RS)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Andradas, Rua dos (Porto Alegre, RS).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Andradas, Rua dos (Porto Alegre, RS)"

1

Dias, Santiago Pavani. "A Educação Social de Rua do Ação Rua - Porto Alegre/ RS: Uma Alternativa Pedagógica?" CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 12, no. 30 (June 2, 2017): 143–62. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2017.vol12.n30.pp143-162.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar a experiência do Serviço Especializadoem Abordagem Social de Porto Alegre/RS, o Ação Rua, destacando a prática pedagógica-educativa desenvolvida por seus(suas) Educadores(as) Sociais; investigar a possibilidade de aproximação entre essa prática e a Educação Popular proposta por Paulo Freire e sua influência na constituição da Pedagogia Social desenvolvida na América Latina para, em seguida, relacionar essa prática educativa com o conceito de alternativa pedagógica desenvolvido pelo grupo de estudos Alternativas Pedagogicas y Prospectivas Educacionais en America Latina (APPEAL), a fim de verificar se a prática da Educação Social de Rua desenvolvida no Programa Ação Rua pode ser considerada uma alternativa pedagógica, conforme o conceito. As técnicas utilizadas foram a pesquisa documental e as percepções levantadas na experiência dos pesquisadores em aproximadamente cinco anos de atuação Educadores Sociais do Ação Rua, o que podemos considerar como uma observação participante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Braz da Silva, Camila, Cornelia Eckert, Diogo Dubiela, Fabrício Barreto, Felipe Da Silva Rodrigues, Guillermo Gómez, Javier Calixto, et al. "Etnografia de rua e arte urbana em Porto Alegre (RS, Brasil)." Vista, no. 3 (December 26, 2018): 217–36. http://dx.doi.org/10.21814/vista.3036.

Full text
Abstract:
A prática da etnografia de rua implica um processo de pesquisa de campo em contextos urbanos para a captação de imagens fotográficas, videográficas e sonoras. Estas práticas etnográficas são desenvolvidas no âmbito de oficinas de antropologia visual com duração de um semestre ou um ano. Apresentamos o resultado da Oficina desenvolvida em 2017 pelos pesquisadores do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta experiência de pesquisa foi finalizada com a montagem de uma exposição fotográfica no hall da Reitoria da UFRGS de novembro 2017 a janeiro 2018 e um filme intitulado Crônica com Tridente, artista urbano de Porto Alegre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mattos, Carine Magalhães Zanchi de, Patrícia Krieger Grossi, Carla Helena Augustin Schwanke, Kennya Márcia Dos Santos Mota Brito, and Francielli Girardi. "Violência estrutural no modo e nas condições de vida de pessoas idosas em situação de rua." Revista Kairós : Gerontologia 21, no. 4 (December 30, 2018): 233–57. http://dx.doi.org/10.23925/2176-901x.2018v21i4p233-257.

Full text
Abstract:
Analisar as situações de violência estrutural vivenciadas pelas pessoas idosas em situação de rua foi o objetivo deste estudo observacional, transversal, descritivo e qualitativo, que utiliza a análise textual discursiva de Roque Moraes. A amostra foi constituída por 4 mulheres e 15 homens idosos em situação de rua, de Porto Alegre, RS. As situações de violência estrutural descritas foram a fome, o frio, a falta de acesso ao estudo e ao trabalho, dentre outros. Promover acesso aos direitos fundamentais é imprescindível a esta população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ribeiro, Vera Lúcia Sardá, Maria Angélica Weber, Liane Oliveira Fetzer, and Carla Rosane Bacêdo de Vargas. "Espécies e prevalência das infestações por carrapatos em cães de rua da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil." Ciência Rural 27, no. 2 (June 1997): 285–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781997000200019.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar as espécies de carrapatos que parasitam os cães da área urbana de Porto Alegre e conhecer suas prevalências nesta população. Para isso, foram examinados 450 cães de rua de Porto Alegre, colhidos os carrapatos nos animais infestados e estes identificados ao estereomicroscópio por espécie e por estágio. Dentre os animais examinados, 52,44% albergavam carrapatos e destes, 93,22% estavam parasitados por Rhipicephalus sanguineus, 2,97% por Amblyomma aureolatum e 3,81% pelas duas espécies simultaneamente. Do total de carrapatos colhidos, a espécie mais abundante nos animais foi R. sanguineus representando 99,43% desse total; foram encontrados ínstares de todos os estágios parasitários de R. sanguineus e só do estágio adulto de A.aureolatum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pertile Perini, Krisciê, and Susana Gastal. "Comidas de Rua: Concepções e Práticas. Um Estudo em Porto Alegre/RS, Brasil." Revista Hospitalidade 13, no. 1 (August 1, 2016): 162–81. http://dx.doi.org/10.21714/1807-975x.2016v13n1p162181.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinto, Luciane Dubina, Flávio Antônio Pacheco de Araujo, Neusa Saltiél Stobb, and Sandra Márcia Tietz Marques. "Soroepidemiologia de Toxoplasma gondii em gatos domiciliados atendidos em clínicas particulares de Porto Alegre, RS, Brasil." Ciência Rural 39, no. 8 (September 18, 2009): 2464–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000185.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de contribuir com dados sobre freqüência de anticorpos para Toxoplasma em felinos domiciliados da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, soros de 245 animais foram testados pelas técnicas sorológicas de Hemaglutinação Indireta (HAI) e Imunofluorescência Indireta (IFI). Informações sobre o animal, tais como raça, sexo, idade, acesso ou não à rua e tipo de alimentação, foram avaliadas por meio de questionário epidemiológico e análise estatística para correlacionar com os resultados obtidos na sorologia. Os resultados dos testes mostraram que os valores encontrados foram de 26,9% (HAI) e 37,9% (IFI), inferindo que esses gatos em algum momento de sua vida foram fonte de contaminação ambiental, sendo eliminadores potenciais de oocistos, principalmente aqueles que tiveram livre acesso à rua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Raupp, Luciane, and Rubens de Camargo Ferreira Adorno. "Territórios psicotrópicos na região central da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil." Saúde e Sociedade 24, no. 3 (September 2015): 803–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902015127672.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de uma investigação que, com base no campo das ciências humanas e sociais aplicadas à saúde, visou compreender o cotidiano de usuários de crack na região central da cidade de Porto Alegre. Foram realizadas observações participantes e entrevistas informais para caracterizar os usuários, as formas e efeitos do uso de drogas, o processo saúde-doença em seu cotidiano e suas estratégias de sobrevivência. O cotidiano do local pesquisado liga-se à história de degradação da região central da cidade, marcada atualmente por tentativas de controle e ordenação do espaço urbano. A maioria dos usuários era do sexo masculino, estava em situação de rua, apresentava doenças transmissíveis e um padrão de uso compulsivo de crack, que se articulavam à precariedade econômica e social de suas vidas, embora tenham sido observados usuários capazes de controlar sua relação com o uso de substâncias psicoativas, empregando estratégias de autocontrole e de sobrevivência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Cristiane Martins, and José Oswaldo Soares Oliveira. "PARTICIPAÇÃO POPULAR DOS MORADORES DE RUA NA GESTÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RS." Revista Univap 18, no. 32 (December 20, 2012): 161. http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.60.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Palombini, Leonardo Lahm. "Os moradores de rua e sua relação com o espaço urbano." Para Onde!? 7, no. 2 (November 10, 2013): 47–56. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.49926.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa apresentar a pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto a moradores de rua da cidade de Porto Alegre/RS. Os moradores de rua, por viverem no espaço urbano, sem um domicílio ou refúgio próprio, são pessoas que têm uma visão de mundo totalmente diferente do espaço do que nós, geógrafos, habituados à questão do território, temos. São eles os habitantes urbanos que tem uma relação mais frágil com o espaço. Porém, mesmo sem ter nenhuma espécie de posse sobre o terreno, os moradores de rua estabelecem certa relação de identidade com o espaço, uma vez que têm preferências por habitar e circular em certas partes específicas da cidade. De que forma eles se enxergam no espaço urbano, como definem seus locais de estadia, de que maneira se relacionam com seu entorno? Para buscar essas respostas está sendo desenvolvido trabalho semanal junto ao Jornal Boca de Rua - jornal exclusivamente escrito por moradores de rua de Porto Alegre - em uma pesquisa participativa, com acompanhamentos, entrevistas e observações, além da participação em diversos eventos relativos ao tema e aplicação de um questionário, respondido por 40 indivíduos em situação de rua, que busca caracterizar o público da pesquisa. Não se pretende aqui apresentar os resultados da pesquisa e nem nos aprofundaremos nas conclusões, mas sim apresentar algumas reflexões acerca do processo de espacialização/ territorialização dos moradores de rua na cidade, apresentando de forma inicial alguns conceitos desenvolvidos através das análises sobre as fronteiras constituídas na relação entre o eu e o outro em suas relações simbólicas de poder cultural e socialmente constituídas. Assim, pergunta-se: estarão eles, ao se dispor agrupadamente no espaço urbano, de maneira ordenada e deliberada, formando uma espécie de território? É ao que nos propomos responder ao final dessa pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leal, Eduardo Martinelli. "JOGANDO PELA HONRA: CORPO E MASCULINIDADE ATRAVÉS DO ESPORTE." Movimento (ESEFID/UFRGS) 16, no. 2 (February 25, 2010): 229–47. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.10675.

Full text
Abstract:
Artigo desenvolvido a partir de uma observação participante realizada em 2006, em uma escola que atende adolescentes em “situação de rua” em Porto Alegre-RS. Faz referência à importância do corpo como marcador de gênero nas experiências de sociabilidade do grupo. Analisa os jogos de futebol como um espaço de construção de fronteiras e de hierarquização dos sujeitos, valendo-se da discussão sobre honra e masculinidade. Os jogos de futebol são entendidos como jogos sociais na medida em que demarcam valores construídos de maneira relacional no cotidiano de meninos e agentes institucionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Andradas, Rua dos (Porto Alegre, RS)"

1

Tavares, Gabriela Tarouco. "A Rua da Praia e seus artistas : cartografando sensações, multiplicando desejos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/172298.

Full text
Abstract:
A pesquisa propõe pensar a arte que se faz nas ruas em seus modos de criação e autoanálise, estabelecendo um diálogo com os diferentes artistas que ocupam a Rua da Praia, localizada na cidade de Porto Alegre (RS), a partir de alguns conhecimentos sobre arte na atualidade. Por meio dos depoimentos, em entrevistas, de estátua viva, bandas independentes, músicos solos, pintor de retratos e poetas errantes, busca-se compreender como o artista percebe a rua em relação ao que chamareide Galeria Urbana e quais são os motivos que cercam a escolha da rua como palco ou galeria. Para tanto, como metodologia e princípio de desenvolvimento para a pesquisa teórica, elabora-se uma cartografia, assumindo, assim, uma pesquisa em movimento, em que o caminhar do pesquisador articula conhecimentos. A fim compreender cartografia e sua investigação para a análise de dados, utilizou-se autores como Félix Guattari, Gilles Deleuze, Suely Rolnik e Virgínia Kastrup. Ademais, o entendimento de rua e da arte que dela se apropria dáse no diálogo com Raquel Rolnik, Vera Pallamin, Paola Jacques e com os artistas Márcio Petracco (Bluegrass Porto-alegrense), Welci Araújo, Abraham Ponce, Pablo Seearasta (Som Central) e com os músicos Marcelo da Luz, Pedro Ourique, Jean Kartabil, Lester Borges, da banda Cartas na Rua. Ao fim do percurso, além de perceber as questões que envolvem a escolha da rua como palco, bem como as paisagens que se criam por meio das falas dos artistas, discute-se as relações socioculturais que se atravessam nesse âmbito por intermédio da apropriação de espaços urbanos para as artes.
The research proposes to think about the art that is done in the streets in their modes of creation and self - analysis, establishing a dialogue between different artists that occupy Rua da Praia, in the city of Porto Alegre - RS, with some knowledge about art today. Through interviews with live statues, independent bands and solo musicians, portrait painters and wandering poets, one seeks to understand how the artist perceives the street in relation to what I will call an Urban Gallery and the motives surrounding the choice of Street as stage our gallery. As a methodology and development principle for theoretical research, a cartography is created, assuming a research in movement, in which the researcher's path articulates knowledge. For the understanding of cartography and its investigation for data analysis, authors such as Félix Guattari, Gilles Deleuze, Suely Rolnik and Virginia Kastrup are used. As well as for the understanding of the street and the art that appropriates it, dialogue with Raquel Rolnik, Vera Pallamin, Paola Jacques, and artists: MárcioPetracco (Bluegrass Porto-alegrense), WelciAraújo, Abraham Ponce, Pablo Seearasta (Som Central) and musics Marcelo da Luz, Pedro Ourique, Jean Kartabil, Lester Borges this band Cartas naRua.At the end of the course, in addition to perceiving the issues surrounding the choice of the street as a stage, and the landscapes that are created, through the artists' speeches, we discuss the sociocultural relations that are crossed through the appropriation of urban spaces for the Art.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cunegatto, Thaís. "Etnografia na Rua da Praia : um estudo antropológico sobre cotidiano, memória e formas de sociabilidade no centro urbano porto-alegrense." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/18434.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo investigar o cotidiano, estilos de vida e as distintas apropriações dos habitues locais, trabalhadores e moradores de um espaço urbano de Porto Alegre, conhecido como Rua da Praia. Esta pesquisa buscou através do trabalho com imagens textuais e fotográficas na prática etnográfica debruçar-se nas memórias e sociabilidades de tais personagens, bem como sobre suas relações sociais, suas lutas, conflitos e tensões que emergem dos diversos usos deste cenário urbano porto-alegrense.
This work aimed to investigate the daily life, life styles and the distinct appropriations of the local habitues, workers and inhabitants of one urban neighborhood of Porto Alegre, known as Rua da Praia. This research has looked for, through work with textual and photographic images in ethnographic practice, focusing on the memories and sociabilities of such characters, as well as on their social relationships, their struggles, conflicts and tensions which emerge from the several uses of this urban space.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Salgado, C?ssia Pilar. "O trabalho de artistas de rua em Porto Alegre/RS." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2017. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7322.

Full text
Abstract:
Submitted by PPG Servi?o Social (servico-social-pg@pucrs.br) on 2017-05-31T11:39:52Z No. of bitstreams: 1 C?ssia Pilar Salgado - Disserta??o.pdf: 851906 bytes, checksum: c4c7ecfb719ab082f0e93786a140ec79 (MD5)
Approved for entry into archive by Caroline Xavier (caroline.xavier@pucrs.br) on 2017-05-31T14:28:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 C?ssia Pilar Salgado - Disserta??o.pdf: 851906 bytes, checksum: c4c7ecfb719ab082f0e93786a140ec79 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-31T14:28:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 C?ssia Pilar Salgado - Disserta??o.pdf: 851906 bytes, checksum: c4c7ecfb719ab082f0e93786a140ec79 (MD5) Previous issue date: 2017-01-24
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Cient?fico e Tecnol?gico - CNPq
This dissertation investigates how the work of street performers is constituted in Porto Alegre/RS in order to analyze the meaning of art and work for them, as well as their work conditions and organized resistance. This work is grounded on the Critical Social Theory from Marx since it has its political content allied to the praxis of social transformation, as well as to base our work on the Marx's method as a mediation to analyze the dynamic reality of the capitalist society since it understands its particularities and contradictions due to the domination and exploration of work. In methodology, we opt by a qualitative research. We used an empirical analysis in which we made a semi-structured interview with seven (7) street performers in addition to observation and field diary. The data collection was made in different places (locus) of Porto Alegre. We intend, among the aims of this investigation, to provide data from the work of street performers to the Social Work, Art, and related areas. In order to show the world of the artistic work in Porto Alegre. We aim to use collected data as a complement for discussions and social mobilizations of street performances and general community. The research data will be available in 2017 on traditional and alternative way, such as dissertation defense, e-mail, CD-ROM, independent mini-documentary, 3th Festival of Street Performers in Porto Alegre, book writing, and political organizations that fight for the democratization of art. We highlight that the identification data and artists names collected are reserved in secrecy.
A disserta??o investiga como vem se constituindo o trabalho de artistas de rua em Porto Alegre/RS a fim de analisar o significado de arte e trabalho, bem como as condi??es de trabalho. O trabalho se fundamenta na Teoria Social Cr?tica de Marx em vista do cunho pol?tico aliado ? pr?xis de transforma??o social, bem como por sustentar-se no m?todo marxiano como media??o para analisar a realidade din?mica da sociedade capitalista, pois compreende suas particularidades e contradi??es inerentes ? domina??o e a explora??o do trabalho. No que concerne ? metodologia, optou-se pelo uso da pesquisa qualitativa. Para tanto utilizou-se a t?cnica de an?lise emp?rica na qual aplicou-se entrevista semiestruturada com sete (7) artistas de rua, al?m de observa??o participante e di?rio de campo. A coleta de dados ocorreu em diferentes lugares (l?cus) de Porto Alegre. Pretende-se, dentre as finalidades desta investiga??o, propiciar dados referentes ao trabalho de artistas de rua para o Servi?o Social, Artes e ?reas afins, outrossim dar visibilidade ao mundo do trabalho art?stico de rua em Porto Alegre. Por fim, facilitar dados como poss?veis complementos em discuss?es e mobiliza??es sociais de artistas de rua e comunidade em geral. Os dados da pesquisa ser?o socializados de forma tradicional e alternativa: banca de defesa, e-mail e/ou CD, minidocument?rio independente, 3? Festival de Artistas de Rua em Porto Alegre, produ??o de livro e organiza??es pol?ticas que lutam pela democratiza??o da arte, todos previstos para 2017. Torna-se importante destacar que os dados de identifica??o e os nomes coletados ser?o reservados em sigilo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Godinho, Josiane Machado. "A escola de quem não tem escola: os desafios da escolarização para jovens em situação de rua." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015. http://hdl.handle.net/10923/7269.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-22T12:37:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000468744-Texto+Completo-0.pdf: 1601614 bytes, checksum: 3bc861ce23a374c7ac1e314fe45e4634 (MD5) Previous issue date: 2015
This study aims to understand the meaning of schooling for the young on the streets at the Porto Alegre Municipal School, maintained by the city of Porto Alegre/RS, in which are met, in addition to these young people, residents of the shelters and of communities away from the downtown area. For this, I used the qualitative methodology with ethnographic research approach that, by having a relationship with the educational area, is concerned about the educational processes. For this reason, I emphasize that I adopted some technical procedures of ethnographic research as participant observation and interviews, without losing sight the of the pedagogical dimension of the study.I conducted the research with young in homeless situation, teachers, employees and the teaching staff, both within that school environment, availing myself of the influences of the environment to understand phenomena contextually. This search for schooling and for the institutional space is, before to fight for a right that have been denied to them, to seek for mutual recognition actively participating in social life. The space in question, with its genuinely school character, can operate in the struggle for social recognition of the students. With its ideal standards out of the ones of the network which meets, opposing the heavier side of the balance. The school contributes to the basis for the own recognition of the individual while teaches/educates, provides students the perspective of a social citizen for which the knowledge gained in school, it makes sense.
O presente estudo tem por objetivo compreender o sentido da escolarização para os/as jovens em situação de rua na Escola Municipal Porto Alegre, mantida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, na qual são atendidos, além desses jovens, moradores/as de abrigos e de comunidades distantes da região central. Para isso, utilizei a metodologia qualitativa com abordagem tipo etnográfica de pesquisa que, por ter uma vinculação com a área educacional, preocupa-se com os processos educativos. Por essa razão, ressalto que adotei alguns procedimentos técnicos próprios da pesquisa etnográfica como a observação participante e as entrevistas, sem, perder de vista a dimensão pedagógica do estudo. Realizei a pesquisa com jovens estudantes que se encontram em situação de rua, professores/as, e equipe pedagógica e diretiva da Escola, dentro do próprio ambiente escolar, valendo-me das influências do meio para entender os fenômenos contextualmente. Essa busca pela escolarização e pelo espaço institucional é, antes de lutar por um direito que lhes fora negado, buscar o reconhecimento recíproco participando ativamente da vida social. O espaço em questão, com seu caráter genuinamente escolar, consegue operar na luta pelo reconhecimento social dos/as estudantes, com ideais fora dos padrões da rede a qual atende, contrapondo o lado mais pesado da balança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pertile, Krisciê. "Em pratos limpos : as comidas de rua no Brique da Redenção, em Porto Alegre/RS - Brasil, e possibilidades para o turismo." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2014. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/746.

Full text
Abstract:
A presente dissertação buscou analisar a presença das Comidas de Rua, na feira Brique da Redenção, em Porto Alegre/RS – Brasil, sobretudo no que tange a sua concepção e práticas, possíveis contrapontos inerentes ao exercício da atividade, e a relação desse viés gastronômico com o Turismo Cidadão, na cidade e no local pesquisado. Para tanto, fez-se uso da metodologia qualitativa de caráter exploratório, na qual optou-se pelo uso de técnicas relacionadas àquelas utilizadas por turistas durante suas viagens, sob o intuito de (re)conhecerem o local visitado, tais como: caminhada, observação e entrevistas semiestruturadas com cinco vendedores desse gênero gastronômico. Diante do analisado, nota-se uma atividade marcadamente feminina e familiar, com práticas adotadas, em sua maioria, com o objetivo de produzir um alimento rico em sabor e qualidade, um comércio cujos contrapontos residem, sobretudo, nas diferenças e semelhanças com os estabelecimentos fixos de alimentação. Observa-se que, ao menos no Brique da Redenção, as Comidas de Rua desempenham papel fundamental no que tange o Turismo Cidadão, embora os empreendedores não possuam as noções conceituais e nem mesmo compreendam sua relação com a atividade turística.
Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-06-26T17:44:12Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Krisciê Pertile.pdf: 4715167 bytes, checksum: 076466b122f0c3b1daa941c0e96e818c (MD5)
Made available in DSpace on 2014-06-26T17:44:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Krisciê Pertile.pdf: 4715167 bytes, checksum: 076466b122f0c3b1daa941c0e96e818c (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This investigate examines the presence of the street food in the Brique da Redenção in Porto Alegre / RS - Brazil, especially regarding its practices, the possible inherent counterpoints in the activity, and its relationship with Tourism in Porto Alegre. The study uses qualitative and exploratory methodology in which we opted for the use of techniques related to those used by tourists to experience the place visited, during their travels, such as: walking, watching and semi-structured interviews with five sellers of this gastronomic genre. The analysis shows that in the Brique da Redenção there are a notoriously feminine and homelike activity, mostly with the goal of producing a food rich in flavor and quality. It was observed that, at least in the Brique da Redenção, the Street Food play key role regarding the Citizen Tourist, but the entrepreneurs do not consider their relationship to tourism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cabral, Claudia Pianta Costa. "Tipologias comerciais em Porto Alegre : da rua comercial ao shopping center." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1996. http://hdl.handle.net/10183/61872.

Full text
Abstract:
Este trabalho constitui um estudo tipológico da arquitetura destinada ao comércio varejista existente atualmente na cidade de Porto Alegre. A delimitação temática proposta define o universo pesquisado conforme unia mesma conexão funcional. Entretanto, este pode ser desdobrado em determinadas variedades programáticas, organizacionais e formais, que interagem de maneiras diversas com a morfologia urbana existente. Esta dissertação tem como objetivo principal o levantamento das principais alternativas adotadas pela arquitetura comercial em Porto Alegre, bem como a sistematização e análise da mesma através de critérios tipológicos. Neste sentido, a análise tipológica é utilizada como instrumento de investigação de uma série de eventos arquitetônicos em particular - aqueles edifícios destinados à atividade comercial varejista - e sua relação com a morfologia urbana, permitindo ver e estudar a cidade existente como artefato fisico. O desenvolvimento do trabalho inclui inicialmente um panorama das condições de surgimento e evolução das diferentes tipologias arquitetônicas destinadas ao comércio varejista no quadro da arquitetura internacional, estabelecendo precedentes para uma classificação tipológica em Porto Alegre. A seguir, são explicitados os critérios metodológicos a serem empregados no levantamento de exemplos, classificação e análise dos mesmos; e, por fim, os tipos identificados são analisados e comparados.
This is a typological study of architecture of the present retail commerce of the city of Porto Alegre. The proposed theme defines the researched field according to a same functional connection. However, this field can be divided into specific programmatic, organizational and formal varieties, which interact in many ways with the existing urban morphology. This dissertation aims at surveying the main alternatives adopted by commercial architecture in Porto Alegre, as well as to systemize and to analyse it through typological criteria. The typological analysis is used as an instrument to specifically survey a series of architectural events - the retail commercial buildings -, and how they relate to urban morphology. This analysis allows us to see and to study the city as a physical artifact. This study includes a view of the emergence and development of different architectural typologies aimed at retail commerce in international architecture, establishing precedents for a typological classification in Porto Alegre. The methodological criteria employed in survey, classification and analysis of examples are described, and, fmally, the identified types are analysed and compared.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Godinho, Josiane Machado. "A escola de quem n?o tem escola : os desafios da escolariza??o para jovens em situa??o de rua." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2015. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6021.

Full text
Abstract:
Submitted by Setor de Tratamento da Informa??o - BC/PUCRS (tede2@pucrs.br) on 2015-05-18T11:17:59Z No. of bitstreams: 1 468744 - Texto Completo.pdf: 1601614 bytes, checksum: 3bc861ce23a374c7ac1e314fe45e4634 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-18T11:17:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 468744 - Texto Completo.pdf: 1601614 bytes, checksum: 3bc861ce23a374c7ac1e314fe45e4634 (MD5) Previous issue date: 2015-02-27
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior - CAPES
This study aims to understand the meaning of schooling for the young on the streets at the Porto Alegre Municipal School, maintained by the city of Porto Alegre/RS, in which are met, in addition to these young people, residents of the shelters and of communities away from the downtown area. For this, I used the qualitative methodology with ethnographic research approach that, by having a relationship with the educational area, is concerned about the educational processes. For this reason, I emphasize that I adopted some technical procedures of ethnographic research as participant observation and interviews, without losing sight the of the pedagogical dimension of the study. I conducted the research with young in homeless situation, teachers, employees and the teaching staff, both within that school environment, availing myself of the influences of the environment to understand phenomena contextually. This search for schooling and for the institutional space is, before to fight for a right that have been denied to them, to seek for mutual recognition actively participating in social life. The space in question, with its genuinely school character, can operate in the struggle for social recognition of the students. With its ideal standards out of the ones of the network which meets, opposing the heavier side of the balance. The school contributes to the basis for the own recognition of the individual while teaches/educates, provides students the perspective of a social citizen for which the knowledge gained in school, it makes sense.
O presente estudo tem por objetivo compreender o sentido da escolariza??o para os/as jovens em situa??o de rua na Escola Municipal Porto Alegre, mantida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, na qual s?o atendidos, al?m desses jovens, moradores/as de abrigos e de comunidades distantes da regi?o central. Para isso, utilizei a metodologia qualitativa com abordagem tipo etnogr?fica de pesquisa que, por ter uma vincula??o com a ?rea educacional, preocupa-se com os processos educativos. Por essa raz?o, ressalto que adotei alguns procedimentos t?cnicos pr?prios da pesquisa etnogr?fica como a observa??o participante e as entrevistas, sem, perder de vista a dimens?o pedag?gica do estudo. Realizei a pesquisa com jovens estudantes que se encontram em situa??o de rua, professores/as, e equipe pedag?gica e diretiva da Escola, dentro do pr?prio ambiente escolar, valendo-me das influ?ncias do meio para entender os fen?menos contextualmente. Essa busca pela escolariza??o e pelo espa?o institucional ?, antes de lutar por um direito que lhes fora negado, buscar o reconhecimento rec?proco participando ativamente da vida social. O espa?o em quest?o, com seu car?ter genuinamente escolar, consegue operar na luta pelo reconhecimento social dos/as estudantes, com ideais fora dos padr?es da rede a qual atende, contrapondo o lado mais pesado da balan?a.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rosario, Graziela Oliveira do. "Análise das condições e modos de vida de mulheres em situação de rua em Porto Alegre-RS." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015. http://hdl.handle.net/10923/8121.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-23T12:27:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000478307-Texto+Completo-0.pdf: 605 bytes, checksum: e33e53e636ff83d4594c34c7b5c88625 (MD5) Previous issue date: 2015
The research presented here seeks to question the theme, the conditions and ways of life of woman who lives in streets in Porto Alegre – RS. It aims to be a study of experiences and social conditions of female contingent, through a gender approach. Sought to contribute to the production of knowledge in the area of social work on the issue of the homeless population in gender perspective. Guided by critical dialectical method, which it is a theoretical framework that enables the approach to reality aggregating the historicity categories, contradiction, totality and mediation in order to understand the phenomenon, since these are categories inherent in the study. It is understood that little quantity existence of studies that address the relationship genre / street show how this aspect is neglected, in spite of the advances made in recent decades in the female approach in expanding public policies to face the rualização processes. It is important to note that the discussion on gender does not include only the woman, but within the limits of a master's research, with limited time for its development, it was decided to seek to unveil the aspects that are transverse to the woman - street binomial, especially the womans on the streets of Porto Alegre city.
A pesquisa aqui apresentada busca problematizar o tema proposto, as condições e modos de vida de mulheres em situação de rua em Porto Alegre – RS. Tem como finalidade constituir um estudo das experiências e condicionantes sociais do contingente feminino, através do recorte de gênero. Busca contribuir para a produção de conhecimento na área do Serviço Social sobre a temática da população em situação de rua na perspectiva de gênero. Pautada pelo método dialético crítico, que trata-se de um referencial teórico que possibilita a aproximação com a realidade agregando as categorias historicidade, contradição, totalidade e mediação, de modo a compreender o fenômeno, pois se tratam de categorias inerentes ao estudo realizado. Entende-se que pouca existência de estudos que abordam a relação gênero/rua mostram o quanto este aspecto é negligenciado, em que pesem os avanços conquistados nas últimas décadas na abordagem do feminino quanto na ampliação de políticas públicas para o enfrentamento dos processos de rualização. É importante destacar que o debate sobre gênero não incluí apenas a mulher, contudo nos limites de uma pesquisa de mestrado, com tempo restrito para o seu desenvolvimento, optou-se por buscar desocultar os aspectos que são transversais ao binômio mulher-rua, com destaque às mulhres em situação de rua da cidade de Porto Alegre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Milena Cassal. "Brincando de sair pra rua!: entre arreganhos, implicâncias e cuidados no “pátio” do quilombo, na “piscina” do laguinho." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014. http://hdl.handle.net/10923/6696.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-16T02:02:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000459211-Texto+Completo-0.pdf: 2191065 bytes, checksum: 3d92beffd1b74875a9da3379ea406793 (MD5) Previous issue date: 2014
The work deals with the relations of two children and teens who are using the street as a space of leisure and sociability, in two different locations of the city of Porto Alegre groups. A group is away from home and have fun in an artificial lake near the city center, the other resides in an urban Quilombo and has the street as an extension of your home, patio. Objective of the research is to understand the presence of these two groups on the street and the relationships between their networks of contacts and affections in such different places and with little presence of adults. It shows their ways of understanding the age phases that are living and how they are "framed" by the company, and besides their perceptions of the playing space. In this context, from the speech of boys and Girls, dynamic care, fights and affections are configured in both groups, showing how it relates gurizada peer in the street.
O trabalho versa sobre as relações de dois grupos crianças e adolescentes que estão utilizando a rua como um espaço de lazer e sociabilidade, em dois locais diferentes da cidade de Porto Alegre. Um grupo esta longe de casa e divertem-se em um lago artificial próximo ao centro da cidade, o outro reside em um quilombo urbano e possui a rua como extensão de sua casa, um pátio. Objetivo da pesquisa é compreender a presença destes dois grupos na rua e as relações entre suas redes de contatos e afetos em locais tão distintos e com pouca presença dos adultos. Mostra-se suas formas de entendimento sobre as fases etárias que estão vivendo e como são “enquadrados” pela sociedade, além e suas percepções sobre o espaço em que brincam. Neste contexto, a partir da fala dos guris e gurias, dinâmicas de cuidados, brigas e afetos configuram-se nos dois grupos, apresentando como a gurizada se relaciona entre pares na rua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kopper, Moisés. "De camelôs a lojistas : etnografia da transição do mercado de rua para um shopping popular em Porto Alegre-RS." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/54101.

Full text
Abstract:
Esta dissertação parte das tensões envolvidas no processo de remoção do mercado de rua do centro de Porto Alegre/RS e sua realocação para um shopping popular. O “camelódromo”, como ficou conhecido o edifício que abriga mais de 800 lojas – de aproximadamente 4m² –, foi realizado em tempo recorde graças a uma Parceria Público Privada (PPP), a primeira do gênero em Porto Alegre e uma das pioneiras no Brasil. A dissertação privilegia a abordagem etnográfica, baseada numa inserção de campo de mais de três anos, o que permitiu captar o processo em perspectiva diacrônica. A observação participante – acrescida de outras técnicas, como entrevistas em profundidade e surveys – teve como ponto de partida um dos principais grupos de camelôs envolvidos na transição. Este grupo, inicialmente otimista em relação à transição, foi preterido na disputa pelos melhores espaços no camelódromo e reagiu com uma série de mobilizações. Foram acionadas diversas instituições políticas, tais como a Câmara Municipal, o Ministério Público, a Prefeitura, e o Orçamento Participativo, entre outras. Esta estratégia mostrou-se ineficiente e culminou com o despejo de vários lojistas inadimplentes – entre eles o principal líder do grupo –, e a dissipação da mobilização coletiva. No entanto, as tensões não cessaram, pois a transição das ruas para o camelódromo foi acompanhada de perto pela empresa, que exigiu uma mudança na sensibilidade comercial, a partir de uma política de pedagogização visando forjar um novo perfil de comerciante, indispensável ao sucesso econômico do empreendimento. Novas modalidades de conflitos emergiram dessa estratégia, pois nem todos os camelôs se reconverteram no protótipo de lojista idealizado pela PPP. As tensões em torno desse processo criaram um cenário propício para uma investigação que se preocupa em reconstituir etnograficamente os nexos entre a economia e a política, o objetivo e o subjetivo, o micro e o macro, a cidade e os cidadãos, a diversidade de agentes e de agências que caracterizam uma dada configuração social e cultural.
This dissertation starts with the tensions involved in the removal of the street market in downtown Porto Alegre/RS and its relocation to a popular mall. The “camelódromo”, as the building – which houses more than 800 stands of roughly four square meters – became known, was accomplished in record time thanks to a Public-Private Partnership (PPP), the first of its kind in Porto Alegre and one of the first in Brazil. The dissertation relies on the ethnographic approach, based on a field insertion of more than three years, which allowed capturing the process in a diachronic perspective. The participant observation – plus other techniques such as interviews and surveys – had as its starting point a major group of vendors involved in the transition. This group, initially optimistic about the transition, was passed over in the race for the best spaces in the camelódromo, and reacted with a series of mobilizations. Several political institutions were called upon, such as the City Council, the Prosecutor, the City Hall, and the Participatory Budget, among others. This strategy proved itself ineffective, and resulted in the eviction of several defaulting tenants – including the main leader of the group – and the dissipation of the collective mobilization. However, the tensions didn’t cease, as the transition from the streets to the camelódromo was closely monitored by the company, which required a change in the commercial sensitivity, based on a pedagogization policy aimed to forge a new trader profile, essential to the economic success of the enterprise. New modalities of conflict arose from this strategy, because not all vendors reconverted themselves into the prototype designed by the PPP. The tensions around this process created a favorable environment for a research that tries to retrace ethnographically the connections between economics and politics, the objective and the subjective, the micro and the macro, the city and the citizens, the diversity of agents and agencies that characterize a given social and cultural setting.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography