Academic literature on the topic 'Ângulos radianos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ângulos radianos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ângulos radianos"

1

Sampaio, Junior Cloves Rocha. "Metodologia do círculo trigonométrico isométrico polar cartesiano no software GeoGebra demonstrando a racionalidade da constante π". Núcleo do Conhecimento 05, № 08 (2023): 61–109. https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/matematica/circulo-trigonometrico.

Full text
Abstract:
O artigo apresentará modelos matemáticos demonstrando cálculos das relações e proporções do círculo trigonométrico do círculo periódico infinito, utilizando o software GeoGebra no plano cartesiano, isométrico e polar, e considerando o primeiro quadrante do ciclo trigonométrico para os cálculos das funções das identidades trigonométricas, e os mesmos cálculos de raciocínio para os outros quadrantes. As relações e proporções infinitamente entre os perímetros das circunferências e seus diâmetros, os ângulos (arcos radianos) das circunferências, raízes quadradas. A mais antiga constante universal da matemática, envolvida em simetrias circulares, caminhos circulares de estrelas e planetas, na propagação de campos eletromagnéticos, círculos e esferas e suas relações e proporções são todas aproximadas. Seu relacionamento pode ser conhecido exatamente ou devemos limitar-nos apenas às aproximações dos cálculos do número π. Esse procedimento pode ser calculado com a ajuda da computação, e tentar obter seu valor racional e periódico com régua e compasso, só levará à frustração. A demonstração realizada no software GeoGebra, por meio de modelos matemáticos no plano cartesiano, isométrico e polar, demonstram aos cálculos interligados e teoremas das relações e proporções com valores racionais e periódicos das somas infinitas dos cálculos racionais periódicos do número π(pi) (BECKMANN, 1971).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Prado, Giuliani do, Alberto Colombo, Henrique F. E. de Oliveira, and Lessandro C. Faria. "Uniformidade de aplicação de água de equipamentos autopropelidos de irrigação com aspersores de perfil radial triangular, elíptico e retangular." Engenharia Agrícola 32, no. 3 (2012): 522–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162012000300011.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta resultados de simulações digitais da uniformidade de aplicação de água de sistemas autopropelidos de irrigação, para a condição de ausência de ventos. Nas simulações foram considerados aspersores com perfis radiais de distribuição de água tipo triangular, elíptico e retangular, operando sob diferentes combinações de ângulo de giro (de 180 até 360º) e espaçamento entre carreadores (de 0 a 100% do diâmetro molhado - DM). Os resultados das simulações foram apresentados em três grupos distintos, cada um representando a mesma forma geométrica do perfil radial de distribuição de água. Independentemente do ângulo de giro, os melhores valores de uniformidade foram obtidos com espaçamentos menores que 45% e entre 55% e 70% do DM para o perfil radial triangular e com espaçamentos menores que 50% e entre 70% e 90% do DM para os perfis radiais elíptico e retangular. Para os três perfis radiais, ângulos de giro do aspersor entre 180 e 230º geram maiores valores de coeficiente de uniformidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Prado, Giuliani do, and Alberto Colombo. "Determinação do perfil radial de aspersores a partir de ensaios de distribuição de água em sistemas autopropelidos de irrigação." Engenharia Agrícola 30, no. 2 (2010): 232–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000200005.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma rotina computacional, em Visual Basic 6, para determinar o perfil radial de aspersores, mediante ensaios de equipamentos autopropelidos de irrigação. Para a avaliação do programa, foi utilizado o aplicativo computacional SIMULASOFT e dados de ensaios de campo de sistemas autopropelidos de irrigação. As lâminas aplicadas, geradas pelo programa SIMULASOFT, foram para o aspersor PLONA-RL250 (bocal = 20 x 6 mm; pressão = 490 kPa), em deslocamento linear com velocidade de 50 m h-1, e quatro ângulos de giro distintos (180; 270; 330 e 360º). As lâminas aplicadas, observadas nos ensaios de campo, em condições de vento menores que 1,5 m s-1, foram para o aspersor PLONA-RL250, operando na pressão de 392 kPa e sob as condições: i) bocal de 14 mm, ângulo de giro de 240º e velocidade de 30 m h-1; ii) bocal de 14 x 6 mm, ângulo de giro de 270º e velocidade de 55 m h-1. O perfil radial gerado pela rotina computacional com as lâminas aplicadas, geradas com SIMULASOFT, foi igual ao perfil radial obtido em ensaios de laboratório, revelando que o procedimento de cálculo está correto. Uma boa semelhança entre os perfis radiais do aspersor, determinados em ensaios de laboratório e gerados pela rotina computacional, com as lâminas obtidas nos ensaios de campo, foi observada, mostrando que ensaios de campo de sistemas autopropelidos de irrigação podem ser utilizados para a obtenção do perfil radial de aspersores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Galvão, Maria Elisa Esteves Lopes, Vera Helena Giusti de Souza, and Paulo Masanobo Miashiro. "A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas." Bolema: Boletim de Educação Matemática 30, no. 56 (2016): 1127–44. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a15.

Full text
Abstract:
Resumo Nossa motivação surgiu da constatação de que uma das dificuldades, no estudo das funções trigonométricas, é a compreensão de conceitos como o do ciclo trigonométrico e da medida de um ângulo em radianos. Nosso objetivo foi investigar a contribuição de um ensino apoiado em construções com uma geometria dinâmica e em materiais concretos. Baseados na Teoria da Aprendizagem Significativa, escolhemos os conceitos subsunçores relacionados à definição da função seno e aplicamos uma intervenção, com base no Design Based Research, num trabalho em quatro sessões com nove alunos de uma turma de Licenciatura em Matemática. Para elaborar as atividades, consideramos o desenvolvimento histórico de conceitos da Trigonometria e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao final da intervenção, verificamos que esta não foi suficiente para uma aprendizagem significativa desses conceitos; contudo, observamos que todos os participantes conseguiram construir uma tabela e um gráfico de uma função periódica e, para dois deles, esse gráfico é o da função seno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Musci, Marcelo, Maria Francisca do Nascimento Oliveira, and Alexandro Gomes. "Validação de um modelo matemático para o cálculo do ângulo ótimo de inclinação de placas fotovoltaicas." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, no. 5 (2023): 2746–59. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.5-048.

Full text
Abstract:
O emprego de placas fotovoltaicas para produção de energia elétrica vem sendo abundantemente estudado. No que se refere à instalação das placas, percebe-se que o seu posicionamento normalmente acompanha o caimento natural das coberturas, desconsiderando o ângulo ótimo para aproveitamento dos raios solares. O presente trabalho tem por objetivo analisar o melhor ângulo de inclinação de uma placa solar para maior geração de energia elétrica. Foi proposta uma equação para o cálculo do ângulo de inclinação e posterior aplicação em um estudo de caso nos bairros de Santa Cruz, Bangu e Urca, por estarem situados em diferentes regiões da Cidade do Rio de Janeiro. A metodologia envolve a estimativa das incidências solares na superfície das placas fotovoltaicas a partir dos cálculos realizados pelo aplicativo Radiasol, criado pelo Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O aplicativo foi utilizado para validar a equação proposta neste trabalho, levando em conta o melhor aproveitamento dos raios solares em função dos efeitos indesejados, tais como sujeira, gotas de água e vento. Os resultados mostraram que, para a cidade do Rio de Janeiro, instalar uma placa com a mesma inclinação média do telhado (17º) é viável do ponto de vista de um melhor aproveitamento da irradiação solar. Porém, quando se avalia os efeitos indesejados, observa-se que uma inclinação de 30º é mais vantajosa e resulta em valores de irradiação com no máximo 2% de perda em relação à inclinação de 17º.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins, Márcio Da Fonseca, Rafael Beltrame, Rafael De Avila Delucis, Darci Alberto Gatto, Pedro Henrique Gonzalez De Cademartori, and Gleison Augusto Dos Santos. "Colorimetria como ferramenta de agrupamento de madeira de clones de eucalipto." Pesquisa Florestal Brasileira 35, no. 84 (2015): 443. http://dx.doi.org/10.4336/2015.pfb.35.84.929.

Full text
Abstract:
<p class="Resumo"><span lang="PT">A homogeneidade da cor da madeira em um lote a ser comercializado </span><span lang="AR-YE" dir="RTL">é de</span><span lang="PT"> fundamental importância, pois refletirá na qualidade dos produtos resultantes de seu beneficiamento. Neste contexto, o presente trabalho objetivou avaliar, por meio da técnica de colorimetria, os parâmetros colorimétricos da madeira de 25 clones de <em>Eucalyptus </em>spp.<em>, </em>bem como classificá-los em grupos, em razão do grau de similaridade de sua cor. Foram determinados os parâmetros: luminosidade (L*), coordenada cromática verde-vermelho (a*), coordenada cromática azul-amarelo (b*), cromaticidade (C*) e ângulo de tinta (h). A caracterização colorimétrica foi realizada nas faces radial e tangencial, bem como de três posições na direção radial, mediante emprego de um colorímetro. Em comparação com o plano tangencial, os resultados apontaram que no plano radial foram verificados os maiores valores de L*, bem como de h na madeira selecionada próxima a casca. Além disso, observaram-se valores de L* mais elevados nas amostras oriundas de posições radiais intermediárias. Por fim, verificou-se que à medida que o desenvolvimento radial ocorria, a madeira apresentava tons menos intensos da cor amarela. A definição dos tons de cores da madeira auxiliará o mercado madeireiro na homogeneização de seus produtos, o que facilitará sua comercialização.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leães, Douglas Heineck, and Ruy Paulo Philipp. "Metamorfismo de contato do Granito Jaguari, Terreno São Gabriel, Cinturão Dom Feliciano, RS." Pesquisas em Geociências 51, no. 1 (2024): e134497. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.134497.

Full text
Abstract:
O metamorfismo termal ocasionado pela intrusão do Granito Jaguari foi investigado através da análise petrográfica das suas unidades encaixantes, que incluiu as rochas metaultramáficas e metavulcano-sedimentares dos complexos Palma, Ibaré, Pontas do Salso, os ortognaisses dos complexos Imbicuí e Cambaí e os basaltos da Formação Acampamento Velho. A análise petrográfica de 126 amostras evidenciou modificações estruturais, texturais e mineralógicas. Os quartzitos e mármores do Complexo Palma, e as rochas metavulcanoclásticas e metassedimentares dos complexos Pontas do Salso e Ibaré, mostraram um aumento da coesão, associado ao desenvolvimento de textura granoblástica poligonal com cristais idioblásticos e com extinção homogênea, indicando ausência de pressão dirigida na recristalização. O metamorfismo termal gerou as texturas decussada, acicular e bow-tie, com o crescimento de porfiroblastos desorientados de clorita, biotita e talco, e agregados fibro-radiados de actinolita, hornblenda, forsterita e tremolita. Em xistos magnesianos e nos serpentinitos a foliação metamórfica foi substituída pela estrutura maciça dos esteatitos, clorititos e tremolititos. Nos gnaisses dos complexos Imbicuí e Cambaí as transformações se restringem a formação de clorita e muscovita com textura decussada, e crescimento de agregados de epidoto sobre os minerais máficos. O grau metamórfico mais elevado equivale a fácies hornblenda hornfels, gradando para a fácies albita-epidoto hornfels na porção mais externa da auréola. Os principais minerais índices definiram as zonas de clorita, biotita e da granada em termos pelíticos, as zonas da actinolita e hornblenda, em rochas de composição quartzo-feldspática, com as zonas da antigorita + talco e talco + forsterita nas rochas metaultramáficas. A extensão da auréola de contato varia entre 15 e 20 km e sua forma acompanha a forma do batólito granítico. Os efeitos termais nas rochas encaixantes indicam que o Granito Jaguari foi a última unidade magmática a se posicionar na região. A colocação do granito esteve relacionada a movimentação de sistemas de falhas de alto ângulo com destaque para a Zona de Cisalhamento Ibaré e da movimentação subordinada da Zona de Falha Cerro dos Cabritos, que limita a porção oeste do Rift Santa Bárbara da Bacia do Camaquã.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sampaio Junior, Cloves Rocha. "Metodologia do círculo trigonométrico isométrico polar cartesiano no software GeoGebra demonstrando a racionalidade da constante π". Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 31 серпня 2023, 61–109. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/matematica/circulo-trigonometrico.

Full text
Abstract:
O artigo apresentará modelos matemáticos demonstrando cálculos das relações e proporções do círculo trigonométrico do círculo periódico infinito, utilizando o software GeoGebra no plano cartesiano, isométrico e polar, e considerando o primeiro quadrante do ciclo trigonométrico para os cálculos das funções das identidades trigonométricas, e os mesmos cálculos de raciocínio para os outros quadrantes. As relações e proporções infinitamente entre os perímetros das circunferências e seus diâmetros, os ângulos (arcos radianos) das circunferências, raízes quadradas. A mais antiga constante universal da matemática, envolvida em simetrias circulares, caminhos circulares de estrelas e planetas, na propagação de campos eletromagnéticos, círculos e esferas e suas relações e proporções são todas aproximadas. Seu relacionamento pode ser conhecido exatamente ou devemos limitar-nos apenas às aproximações dos cálculos do número π. Esse procedimento pode ser calculado com a ajuda da computação, e tentar obter seu valor racional e periódico com régua e compasso, só levará à frustração. A demonstração realizada no software GeoGebra, por meio de modelos matemáticos no plano cartesiano, isométrico e polar, demonstram aos cálculos interligados e teoremas das relações e proporções com valores racionais e periódicos das somas infinitas dos cálculos racionais periódicos do número π(pi) (BECKMANN, 1971).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Góes Junior, Adenauer Marinho de Oliveira, Flávia Beatriz Araújo de Albuquerque, Fernanda Acatauassú Beckmann, Fernanda Vieira Centeno, Mariseth Carvalho de Andrade, and Waldonio de Brito Vieira. "Sexo e idade e sua influência sobre a anatomia da aorta abdominal e seus ramos." Jornal Vascular Brasileiro 19 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.200073.

Full text
Abstract:
Resumo Contexto Não se sabe ao certo como a idade e o sexo do paciente influenciam na anatomia da aorta abdominal e de seus ramos. Objetivos Determinar os padrões anatômicos (diâmetro e angulações) mais frequentes da aorta abdominal e de seus ramos e a influência do sexo e da idade dos pacientes sobre esses padrões. Métodos Foram avaliadas tomografias computadorizadas de abdome com contraste endovenoso de 157 pacientes. Foram aferidos calibre e angulação de artérias abdominais em indivíduos de ambos os sexos, agrupados em cinco faixas etárias: 20 a 30 anos, 31 a 40 anos, 41 a 50 anos, 51 a 60 anos e 61 a 70 anos. Foram analisadas 18 variáveis: seis ângulos de emergências arteriais, nove diâmetros arteriais, taxas de dilatação, sexo e faixa etária. Para a obtenção das medidas, utilizou-se o programa de computador RadiAnt 4.2.1 DICOM viewer (Medixant, Poznan, Polônia). Resultados Entre as 157 tomografias, 69 eram de homens e 88, de mulheres. Apresentaram diferença estatística (p < 0,05): ângulo de origem e diâmetro da artéria mesentérica superior; ângulo e diâmetro das artérias renais; diâmetro das artérias ilíacas comuns; diâmetro e taxa de dilatação em diversos segmentos da aorta, exceto na porção proximal ao tronco celíaco. Conclusões Os diâmetros da aorta (em diversos segmentos) e de seus ramos (exceto da artéria renal esquerda) aumentam progressivamente com o passar da idade em ambos os sexos e são maiores e possuem taxa de dilatação mais elevada em homens do que em mulheres da mesma faixa etária. Entre os sexos, o ângulo de emergência da artéria mesentérica superior foi maior em homens, exceto entre 20 e 30 anos; o ângulo de origem da artéria renal esquerda foi maior em mulheres entre 51 e 60 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Alexandro, Maria Francisca do Nascimento Oliveira, and Marcelo Musci. "InclinaSol: Um aplicativo para o cálculo do ângulo ótimo de painéis solares." Revista de Tecnologia Aplicada, November 1, 2023, 15–24. http://dx.doi.org/10.48005/2237-3713rta2023v12n2p1524.

Full text
Abstract:
RESUMO A energia solar é uma das fontes de energia renovável promissoras que tem o potencial de atender à demanda energética futura em todo o mundo. Este artigo analisa os diferentes parâmetros que intervêm na determinação do ângulo de inclinação ótimo para a coleta máxima de energia solar. Ele propõe uma nova equação para calcular o ângulo de inclinação ótimo com base nos valores da latitude e longitude da instalação dos painéis solares. Um programa de computador, InclinaSol, foi implementado levando em consideração efeitos indesejados, como pó, poeira e outros fatores atmosféricos, que podem afetar a eficácia de funcionamento dos painéis solares. Foram realizados estudos de casos para os bairros de Guaratiba, Deodoro e Copacabana, por serem situados em diferentes regiões da Cidade do Rio de Janeiro. A escolha dessas localidades deveu-se ao fato das suas coordenadas geográficas e o distanciamento territorial. A investigação é realizada levando-se em consideração os ângulos de instalação de 0°, 17°, 30° e 45°. A partir daí, foram estimadas as incidências solares na superfície dos painéis solares a partir dos calculados pelo aplicativo RadiaSol, criado pelo Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos pelo aplicativo desenvolvido mostraram que, para a cidade do Rio de Janeiro, instalar um painel solar com a mesma inclinação média do telhado das residências (17º) é viável do ponto de vista técnico para instalação dos painéis. Porém, quando se avalia os efeitos indesejados, a inclinação calculada pelo aplicativo (30º) é mais vantajosa e resulta em valores de irradiação solar com uma diferença de no máximo 3,9%, em relação à inclinação de 17º. Palavras-chave: Painéis solares. Energia renovável. Inclinação de painéis solares. Energia solar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Ângulos radianos"

1

Roçadas, Rodrigo Cruz Alves. "Desenvolvimento e implementação de processos de calibração no domínio das medições angulares." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10977.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Mecânica<br>O trabalho desenvolvido no decurso da elaboração da dissertação aqui apresentada decorreu no Departamento de Metrologia do Instituto Português da Qualidade no âmbito de estágio. Partindo das informações recolhidas e documentação de suporte da atividade metrológica foram desenvolvidos neste projeto várias ações que visaram o melhoramento e alargamento dos serviços metrológicos prestados. Foram propostos melhoramentos nos procedimentos de calibração implementados e foi elaborado um novo procedimento para a calibração de sutas, tendo sido estudado o método a aplicar bem como o balanço de incerteza respetivo. A análise dos resultados de medição obtidos no estudo do comportamento do autocolimador foi uma das atividades mais relevantes deste trabalho, pois incluiu a definição do conjunto de condições de reprodutibilidade (diferentes operadores, diferentes sistemas de medição, montagens e número de medições repetidas) a definir de modo a obter-se a melhor reprodutibilidade de medições (fidelidade ou precisão de medição). O laboratório pode agora analisar o comportamento do autocolimador variando a distância do comprimento percorrido pelo feixe do autocolimador e a abertura do feixe, pois conseguiu-se definir o método de medição que conduz à minimização da reprodutibilidade de medições. A tarefa proposta e concretizada nesta dissertação, para a criação de um novo serviço de calibração, deu resposta a atividades de inovação e desenvolvimento. Com os trabalhos realizados o laboratório de comprimento adquiriu valências para o fornecimento de uma nova calibração, a calibração de níveis eletrónicos, bem como o conjunto de ações a implementar no sentido de reduzir o balanço de incertezas na calibração deste equipamento do domínio metrológico de ângulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ângulos radianos"

1

MEYER, PABLO ANDRÉS REYES, CÉSAR AUGUSTO VICTOR, HUMBERTO PONTES VAN OOL DE SOUSA, and RENAN CORRÊA BASONI. "DESENVOLVIMENTO DE UM TRANSFERIDOR ELETRÔNICO UTILIZANDO SISTEMAS EMBARCADOS PARA AUXILIAR NA TRANSMISSÃO E ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA." In Tecnologias e Educação. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt19.044.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um transferidor eletrônico ajustável afim de enriquecer a transmissão do conteúdo de trigonometria, deixando-a mais agradável e interessante para que os alunos possam aprender de maneira lúdica. Sabe-se que atualmente há um grande índice de reprovação de alunos na área da matemática, na busca de alternativas para que haja mudança nesse cenário, este projeto visa tornar a transmissão do conteúdo de trigonometria mais dinâmico, fazendo com que os alunos tenham um maior interesse pela matemática. A funcionalidade do projeto é fazer com que o estudante consiga observar ângulos entre zero a cento e oitenta graus a partir de uma haste que por sua vez é acoplada no eixo de um potenciômetro, os ângulos serão mostrados em um display LCD, sendo modificados através da movimentação do potenciômetro, de modo que, este fique acoplado a um transferidor e uma haste para identificar a posição do mesmo, o aluno poderá utilizar ainda, peças triangulares para visualizar suas angulações. Primeiramente, ao energizar o sistema embarcado, irá aparecer uma mensagem de “Seja Bem-Vindo”, após a exibição da mensagem, um interruptor com duas posições e três terminais poderá ser utilizado, se o interruptor estiver na posição 1, o display LCD exibirá os ângulos em graus e em radianos e se o interruptor estiver na posição 2, o display LCD exibirá o seno e cosseno dos ângulos, se o potenciômetro estiver em uma região cujo o ângulo formado pela haste seja inferior a zero e superior a centro e oitenta graus, o sistema exibirá a seguinte mensagem: “Escolha o ângulo entre: 0 – 180”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography