Academic literature on the topic 'Antropologia religiosa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Antropologia religiosa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Antropologia religiosa"

1

Silva Carletti, Renan. "A ANTROPOLOGIA RELIGIOSA DE DOSTOIÉVSKI." Último Andar, no. 31 (May 5, 2018): 159. http://dx.doi.org/10.23925/10.23925/1980-8305.2018v1i1p159-180.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende apresentar o debate entre os autores russos Fiódor Dostoiévski e Nikolai Tcherchinévski realizado na Rússia na década de 1860. Apresentando teses distintas, Dostoiévski desenvolve uma abordagem da condição humana fundamentado no cristianismo ortodoxo vivenciado pelos camponeses. Por outro lado, Tchernichévski[1] sustenta um olhar racionalista e utilitarista a respeito do humano reunidos sob o título de “egoísmo racional”. A partir deste debate, a hipótese a ser justificada consiste na possibilidade de depreender uma antropologia religiosa elaborada por Dostoiévski, na qual a noção de liberdade é compreendida no seio de inquietações religiosas.[1] Optaremos por usar a grafia Tchernichévski no corpo do texto. Grafias diferentes somente serão usadas se assim constarem nas referências bibliográficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Godoy, Adriano Santos. "Por uma antropologia da arquitetura religiosa." Debates do NER 2, no. 32 (February 6, 2018): 315–22. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8136.70167.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

DE LIMA, ALAN FREIRE. "ANTROPOLOGIA E INCLUSÃO RELIGIOSA JUDAICA POR MEIO DA INTERNET." Fiep Bulletin- Online 93, no. I (February 17, 2023): 610–20. http://dx.doi.org/10.16887/93.a1.62.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda como, o que e quais serviços religiosos judaicos que o ambiente digital, internet e as mídias sociais estão oferecendo, ou melhor que as comunidades judaicas, escolas judaicas e sinagogas estão disponibilizando na nova era digital. Investigar o funcionamento e as peculiaridades de cada serviço religioso seja educação judaica, conversão ao judaísmo, rituais e calendário judaico, etc. A metodologia utilizada foi diversa, revisão bibliográfica, descritiva, a observação, navegação e exploração dos sites, páginas e grupos de redes sociais em que comunidades judaicas, escolas judaicas, sinagogas etc dinamizam e fazem o streaming online dos seus serviços educacionais religiosos, rituais religiosos judaicos, conversões ao judaísmo, cursos de rabinato etc. Os resultados demonstraram que boa parte da comunidade judaica norte-americana oferece praticamente todos os serviços religiosos judaicos presenciais também na modalidade online ou digital. A pesquisa não tem a intenção de esgotar o assunto, mas de sistematizar um fenômeno que ainda não foi abordado de forma adequada e suficiente na literatura científica antropológica e religiosa judaica. Palavras-chaves: Antropologia, Judaísmo, Inclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Thiago Rodrigues, and Vanessa Gomes de Castro. "Antropologia e alimentação." Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 6, no. 11 (November 7, 2019): 1–26. http://dx.doi.org/10.21680/2446-5674.2019v6n11id16252.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa visou observar, descrever e refletir sobre os momentos de comensalidade durante o Jubileu de São Miguel e Almas no Cemitério do Peixe. Comensalidade refere-se às relações culturais, sociais e políticas estabelecidas em torno dos atos de cozinhar, compartilhar e comer. O Jubileu é uma festa religiosa que acontece todos os anos, durante o mês de agosto, no vilarejo do Cemitério do Peixe, situado na cidade de Conceição do Mato Dentro/MG. Foram observados os modos de transporte e armazenamento, as comidas, bebidas e receitas, os utensílios utilizados na preparação e na higienização, o compartilhamento e a sociabilidade, as tradições e os papéis de gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tavares, Fátima Regina Gomes. "Cura religiosa, questões de crença e os limites da pesquisa." HORIZONTE 14, no. 41 (March 31, 2016): 173. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2016v14n41p173.

Full text
Abstract:
<p>Neste texto apresento algumas ideias sobre como pesquisar as curas religiosas por meio da crítica aos conceitos de “crença” e “eficácia simbólica”. Para isso, apresento inicialmente breve panorama do imbricamento entre cura e religião no campo religioso brasileiro, indicando a vitalidade dessa relação no contexto contemporâneo, seguido da narrativa de dois episódios de cura nos quais estive pessoalmente implicada. Ao final, argumento que contrariamente ao que o conceito de crença poderia sugerir, a eficácia terapêutica não configura um “discurso sobre” a intervenção nos corpos e no mundo e sim sobre as condições práticas de mobilização da verdade. O conceito de crença não configura um bom instrumento para a compreensão da diversidade de mediadores implicados dos agenciamentos da cura, nem tampouco nos habilita a compreender os meandros da eficácia terapêutico-religiosa. Na antropologia, crítica similar também vem sendo feita ao conceito de eficácia simbólica como uma ferramenta conceitual para compreender transformações não apenas das “almas”, mas também dos corpos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guillaumon, Siegrid. "Turismo em territórios de grande densidade religiosa." Organizações & Sociedade 19, no. 63 (December 2012): 679–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302012000400007.

Full text
Abstract:
O turismo tem sido entendido por organismos internacionais como atividade com grande potencial para promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, que valoriza a cultura e promove a preservação das paisagens naturais. Seguindo as diretrizes internacionais, no Brasil, o turismo passou a ser entendido como uma indústria com grande potencial para gerar empregos e divisas, e se fortalece por meio da promoção da diversidade cultural, que pode estar associada às diversas culturas materiais e religiosas. Para compreender a gestão do turismo em contextos que articulam cultura, religião e desenvolvimento territorial, este ensaio teórico aponta limitações nos dois conceitos disponíveis na literatura, quais sejam, o conceito de turismo cultural e o conceito de turismo religioso, ao mesmo tempo que propõe o conceito de 'turismo em territórios de grande densidade religiosa', o qual incorpora o reconhecimento das dinâmicas de poder presentes nos territórios como elementos que interferem na forma como se planeja o turismo. Mobilizam-se entendimentos do campo da antropologia e da geografia para a gestão a fim de sustentar que a discussão teórica conduzida tem um potencial explicativo para o turismo em diversas escalas territoriais, e, também, em contextos nos quais existe o diálogo entre turismo e religião.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Marcos Aurélio. "RE-DUÇÃO: DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES À UMA INVESTIGAÇÃO FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA DO FENÔMENO RELIGIOSO." Revista Relegens Thréskeia 10, no. 1 (June 24, 2021): 171. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v10i1.79735.

Full text
Abstract:
este artigo pretende ensaiar um fio condutor para a investigação fenomenológico-hermenêutica da religião. A condução investigativa se propõe como re-dução (retorno às fontes da experiência religiosa). A perspectiva é de um caminho que parte das ciências da religião, especialmente a história e a antropologia das religiões, para uma fenomenologia descritiva, uma fenomenologia essencial e, por fim, uma fenomenologia transcendental do fenômeno religioso. O sagrado é o elemento do fenômeno religioso. É uma região de ser, uma estruturação de sentido, um mundo aberto pelo lógos do fenômeno religioso. Ele abre a dimensão do “nada do mistério”. A fenomenologia hermenêutica, investigando-o, faz-se, por fim, hermética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Berkenbrock, Volney José. "Elementos de uma antropologia religiosa a partir do candomblé." Revista Eclesiástica Brasileira 74, no. 296 (October 18, 2018): 847–66. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v74i296.449.

Full text
Abstract:
Na tradição do pensamento ocidental, as diversas ciências que lidam com o ser humano – da filosofia à psicologia, da teologia à medicina – são herdeiras de um conceito dualista: matéria-espírito; corpo-alma; físico-psíquico. O modo de pensar yorubano, que chegou ao Brasil pelos escravos, e sobreviveu, sobretudo na religião do Candomblé, tem um conceito diverso deste dualista. O ser humano é multidimensional e constitui-se a partir da relação harmônica entre as diversas dimensões. Quais são estas dimensões e como elas concorrem para a composição de um conceito de ser humano serão o objeto das considerações desta contribuição.Abstract: In the tradition of Western thought, the various sciences that deal with human beings - from philosophy to psychology, from theology to medicine - are heirs of a dualistic concept: matter-spirit; body-soul; physical-psychic. The thinking of yoruba-people, who arrived in Brazil by slaves, and survived, especially in religion Candomble, have a different concept of this dualistic. The human being is multidimensional and is constituted by the relationship of various dimensions. What are these dimensions and how they contribute to the composition of a concept of human being will be the object of consideration of this contribution.Keywords: Human being. Candomblé. Religious anthropology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, Donizete, and Liliane Oliveira. "Yehudei amazonya: vivências, práticas religiosas e representações simbólicas." REVER - Revista de Estudos da Religião 20, no. 1 (June 24, 2020): 217–31. http://dx.doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i1a14.

Full text
Abstract:
No contexto social brasileiro, caracterizado pela enorme diversidade étnico-racial, cultural, religiosa e identitária, onde ocorre uma certa invisibilidade dos judeus na cultura nacional e, principalmente, na sociedade amazônica, é relevante reforçar os estudos sobre o judaísmo no Brasil. Como em outras partes do país, a Amazônia também foi marcada pela chegada desta comunidade étnica-religiosa. A compreensão da sua trajetória histórica, identidade, representações simbólicas, tradição e práticas religiosas exige uma abordagem multidisciplinar, envolvendo a história, sociologia, antropologia, teologia e as ciências da religião. A partir de uma revisão da literatura, o objetivo do trabalho é, por um lado, compreender a convivência, a articulação com a religiosidade local e o fortalecimento dos elementos culturais que permeiam a identidade judaica e, por outro, entender o sentido que as populações amazonenses atribuem à cultura, aos símbolos e aos ritos religiosos dos yehudei amazonya.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Duque Platero, Lígia. "O PROTAGONISMO INDÍGENA ENTRE CAMPOS MULTI E INTERDISCIPLINARES." Espaço Ameríndio 8, no. 2 (December 31, 2014): 287. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.49134.

Full text
Abstract:
O livro Missões, Militância Indigenista e Protagonismo Indígena é uma coletânea de artigos que orbitam ao redor das temáticas Missões religiosas e conversão religiosa, educação, terras e reterritorialização, sempre associados à questão do protagonismo indígena. Os artigos escolhidos para esta coletânea foram trabalhos apresentados nas XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuíticas, realizada em Dourados, no Mato Grosso do Sul, de 30 de agosto a 03 de setembro de 2010. Os organizadores são a doutora em Antropologia e Teologia Graciela Chamorro e o doutor em História Protasio Paulo Langer. Esta coletânea contém dezessete artigos e uma entrevista. Os artigos são provenientes de diversas disciplinas e alguns deles são interdisciplinares. Do campo científico, há artigos da História, Etno-história, Etno-musicologia, Antropologia, Sociologia e Geografia. O livro também contém artigos da área de Teologia. A proposta da coletânea é a reunião de artigos que expressam as intrincadas relações interculturais e interpolíticas estabelecidas entre missionários, indigenistas e os povos indígenas na América do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Antropologia religiosa"

1

Teixeira, Wagner Pinheiro. "Espirito de catimbo: a moral magico-religiosa da jurema." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12289.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T13:54:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WagnerPT_DISSERT.pdf: 3026127 bytes, checksum: cd73583c18049950ee160a90ad2cd853 (MD5) Previous issue date: 2014-03-28
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior
This participative research interested in the social praxis attempts to understand the moral principles that set the magic rituals and the places of worship of three jurema centers of the potiguar region of Canguaretama. Among other inner particularly aspects of each focused catimb?-jurema center, it is being discussed the collective standards involved in the reliance and fellowship values assumed in the private magical gatherings by the juremeiras leaders and their partners, in contrast to the prestige seeking and the individualism that influence both the symbolic competitions and the witchcraft works that link these agents to the broader catimbozeiro universe of this region. Finally, the moral practices which make part of the juremeiro left-right dualism are investigated based on the understanding that the referred native pantheonic-ritual dichotomy does not necessarily express two moralities substantially adversed in terms of benefits or harms, but a series of moral actions subject to the specular logic of the tit-for tat. Thus, this research seeks to prove that this moral structure of symbolic reciprocity, as well as the witchcraft centrality in the catimbozeiro world, finds a certain causal link in a world view which guiding principle is the ontological evil of the catholic cosmology
Mediante pesquisa participante interessada na pr?xis social, busca-se compreender os princ?pios morais que regem os atos m?gicos e o ambiente de culto de tr?s n?cleos juremeiros do munic?pio potiguar de Canguaretama. Dentre outros aspectos internos e particulares a cada n?cleo de catimb?-jurema enfocado, discute-se os padr?es coletivos envolvidos nos valores de confian?a e cumplicidade pressupostos nas associa??es m?gicas privadas das l?deres juremeiras com seus pares, em contraposi??o ? busca por prest?gio e ao individualismo que permeiam as competi??es simb?licas e os ataques feiticeiros a enla?ar estas agentes com o universo catimbozeiro mais amplo do munic?pio. Ao final, investiga-se as pr?ticas morais contempladas no dualismo esquerda-direita juremeiro, para, a partir da compreens?o de que a referida dicotomia pante?nica-ritual nativa n?o manifesta duas moralidades substancialmente adversas e contrastivas em benevol?ncias e malef?cios (mas um conjunto de a??es morais sujeitas ? l?gica especular do olho por olho, dente por dente ), buscar comprovar que tal estrutura moral de reciprocidade simb?lica, assim como a centralidade da feiti?aria no mundo catimbozeiro, encontra alguma raz?o causal numa vis?o de mundo cujo princ?pio norteador ? o mal ontol?gico da cosmologia cat?lica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wright, Robin Michel 1950. "Aos que vão nascer : uma etnografia religiosa dos indios baniwa." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281351.

Full text
Abstract:
Tese (livre-docencia) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-23T04:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wright_RobinMichel_LD.pdf: 8235080 bytes, checksum: 7ad6ed0a8da583447919a4fff751d010 (MD5) Previous issue date: 1996
Tese (livre-docencia) - Univer
Livre-Docente em Antropologia Social
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Ronaldo Miguel da. "Corporeidade e condição do humano no pós-humano: uma abordagem a partir da cristologia." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010. http://hdl.handle.net/10923/5294.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:11:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000426569-Texto+Completo-0.pdf: 1130723 bytes, checksum: 829656ae0928f7863aef4a755f43adc2 (MD5) Previous issue date: 2010
This work aims at understanding human corporeity and condition in the post-human age through Christology. The human condition is about to be redesigned having in view a possible new antropomorphy in which the distinction between natural life and artificial life no longer serves as a landmark. In such a context, the post-human age works as a space where functional, multiple and technological identities are built, identities that apparently have no soul or even an authentic sense of humanity. It is a new concept of Human Being that represents neither Nietzsche‟s Overman, who had promised to be the carrier of a transmutation of all values, nor Marx and Feuerbach‟s Total Man, who has been promoted to the category of idol. As grasping this reality is quite a challenging task, this work brings together philosophical anthropology, the contemporary socio-cultural context and faith, and based on all of these dimensions it takes a careful look such a complex phenomena. The figure of Jesus Christ is the hermeneutical key to understand and rescue the whole meaning of the condition of the Contemporary Human Being. Ethics and charity as principles are proposals that encourage a humanitarian speech that consolidates and restores men and women who are more human and supportive. It was possible to conclude that the revelation and presentiality of the human may be found through corporeity. Preserving corporeity means preserving human condition, which is at stake having in view the stormy context it is part of. That is why it is imperative to protect the unity and continuation of the human condition, which is the ground of a dignity that cannot be lost, alienated or destroyed a dignity that is a source of values and a way to human rights.
Compreender a corporeidade e condição do humano no pós-humano pelo viés da cristologia é a proposta desta dissertação de mestrado. A condição humana está em vias de ser redesenhada em vista de uma possível nova antropomorfia em que a distinção entre vida natural e artificial não terá mais onde se balizar. O pós-humano desponta nesse contexto como o espaço ensurdecedor de construção de identidades funcionais, múltiplas e tecnológicas, aparentemente sem alma e sem autêntica humanidade. Eis um novo conceito de ser humano que não é nem o além-do-homem nietzschiano, que prometera a seu tempo ser portador de uma transmutação de todos os valores, nem o homem total marxista e feuerbachiano, promovendo-o à categoria de ídolo. Desafiado a compreender essa realidade, busca-se reaproximar as dimensões da antropologia filosófica, do contexto sociocultural contemporâneo e da fé, para a partir disso lançar um olhar profundo sobre os fenômenos dessa complexidade. A pessoa de Jesus Cristo é a chave hermenêutica para entender e resgatar o sentido integral da condição do ser humano contemporâneo. E os princípios da ética e da caridade são propostas para motivar um discurso humanitário consolidificador e restaurador em vista de homens e mulheres mais humanos e solidários. Ao final do estudo constatou-se que a corporeidade é um meio de revelação e presencialidade do humano. Preservá-la é, ao mesmo tempo, preservar a condição humana, a qual está em sério risco de auto-liquidez, devido ao contexto de profundas crises no qual está inserida. Por isso, urge salvaguardar a unidade e a continuidade da condição humana sobre a qual se fundamenta uma dignidade imperdível, inalienável e indestrutível, fonte de valores e via dos direitos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pontes, Filho Antônio Pimentel. "Para que em tudo Deus seja glorificado." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83951.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2002
Made available in DSpace on 2012-10-20T04:55:21Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T02:22:53Z : No. of bitstreams: 1 276674.pdf: 91603446 bytes, checksum: 408e0c79704deebf7308d29fea0c56ae (MD5)
Beneditinos, cistercienses, trapistas e cartuxos, são monges da Igreja Católica Apostólica Romana. Preservam no presente, o ideal monástico cristão surgido no século III, da "procura de Deus", i. é, procurarem e serem procurados por Deus. Para tanto, hoje como ontem, os monges renunciaram ao modo de vida do "mundo", entrando para um mosteiro. Isto fazem por meio da profissão pública dos votos monásticos: oboedientiae, conversatione morum, e stabilitate locus. Tais votos implicam na constituição de um tipo de grupo específico, com uma identidade social particular. Porque os votos/renúncias são para eles a expressão dos valores e idéias sob os quais vivem, e o ponto de vista de onde olham o mundo à sua volta. O presente estudo de caso pretende mostrar que por intermédio da compreensão dos diferentes aspectos implicados nos votos/renúncia monásticos, entende-se como cada um dos mosteiros constitui-se e diferencia-se de todos os demais, bem como o conjunto de todos eles dos demais religiosos católicos. As principais noções utilizadas para o estudo, tanto nativas como antropológicas, foram as de sagrado, profano e renúncia..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Braga, Luiz Guilherme Mattos. "De outra perspectiva : o Caminho das Missões." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/81404.

Full text
Abstract:
Esta tese de doutorado é um estudo de uma peregrinação brasileira chamada Caminho das Missões. O tema principal do trabalho é a relação que existe entre as atividades de peregrinação e turismo, que estão presentes de maneira peculiar no Caminho das Missões, pois sua administração é feita por uma agência de turismo que o apresenta como um projeto de turismo, mobilizando os discursos e as práticas de peregrinação e turismo ao mesmo tempo. Esta dupla mobilização de discursos e práticas de ambas atividades por uma única instituição é incomum e permitiu questionar a dicotomia peregrinação - turismo como conceito teórico e analítico. Além disso, argumenta-se também que é necessário uma reavaliação e ampliação do conceito de peregrinação, que deve ser construído não apenas pela visão do peregrinos, mas também por outras perspectivas de participantes de uma peregrinação. A tese dialoga com teóricos que estudam temas de teoria antropológica, antropologia da religião e antropologia do turismo. Discute-se modernidade, pós-modernidade, secularização, secularismo, espiritualização, peregrinação religiosa e turismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lourenço, Marília Sene de. "A presença dos antigos em tempos de conversão: etnografia dos Kaingang do oeste paulista." Universidade Federal de São Carlos, 2011. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/205.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:00:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4009.pdf: 2718144 bytes, checksum: 769104a7db063446bfdce90edba07fc3 (MD5) Previous issue date: 2011-06-29
Universidade Federal de Minas Gerais
This thesis deals with many kinds of relations between the São Paulo Kaingang and the others: their neighbours Krenak and Terena, non Indians finally, with Otherness in its Christian shape. For they‟ve chosen to articulate within their sociability another language through which persons and collectives are differencitated Catholicism and the Revivalist Churches Assembleia de Deus and Congregação Cristã no Brasil. It seems that they differenciate themselves through an oppositional process. Religious groups, political factions and extended families‟ daily oppositions, as observed through fieldwork, are brought to this text. The Jê bibliography also helps to give a sociality background to the empiric data. Hence the concepts stability and change , used as tools for the understanding of Kaingang transformations. To become a relative or an ex-relative, catholic or revivalist, an allied or an enemy these are possibilities of social action formulated by a thought that seems to be surprised by the numerous ambiguities of its own oppositional procedure. Mainly, by the ambiguity of life and death: connected to their dead relatives (the ancients), but also running away from them, the Kaingang try to solve this dilemma by all means especially in their daily life, where part of this tentative resides in conversion to Christianity.
Esta dissertação discute as várias modalidades de relação que os índios Kaingang de Vanuíre (Tupã SP) nutrem com a alteridade. São diversos Outros, na forma de vizinhos Krenak e Terena, dos não-índios... E finalmente, na forma do Cristianismo. Pois eles optaram por integrar à sua sociabilidade mais um idioma de diferenciação de pessoas e coletivos as religiosidades expressas pelo catolicismo e pelas igrejas pentecostais Assembleia de Deus e Congregação Cristã no Brasil. A diferenciação ocorre, ao que parece, por um processo de oposição. Opõem-se grupos religiosos, facções políticas e famílias extensas de modo que o texto menciona várias antíteses constituídas no cotidiano de Vanuíre. As oposições investigadas em campo junto com a leitura da bibliografia Jê (tronco linguístico ao qual se filiam os Kaingang) encaminham a discussão para o patamar da socialidade, onde os princípios antitéticos estabilidade e mudança são utilizados na tentativa de compreender as transformações pelas quais passam os Kaingang. Tornar-se parente ou nãoparente, evangélico ou católico, aliado ou inimigo, revelam-se possibilidades de ação social formuladas por um pensamento que parece lidar com o surgimento constante de ambiguidades no interior das oposições que cria (motivo pelo qual se criam outras sucessivamente). A maior delas, a ambiguidade entre o estado da vida e da morte: ligados aos seus parentes mortos (os antigos), mas dele fugitivos, os Kaingang têm de se haver com este dilema em todas as esferas de sua vida especialmente no cotidiano, onde parte da busca por uma solução passa pela conversão religiosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Gabriella Silva de. "Ao som do Ijexá: afirmação política e expressão religiosa nos afoxés de Olinda e Recife - PE." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132435.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2015-04-29T21:04:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 332930.pdf: 2219475 bytes, checksum: d40a489edc94bba56f1e082af37ec39c (MD5) Previous issue date: 2014
Como uma expressão da cultura negra em Pernambuco, o Afoxé se constituiu como uma manifestação cultural onde se intercruzam os campos artístico, político e religioso. Fundamenta-se nas religiões de matriz africana de culto aos Orixás, e utiliza seus elementos artísticos, tais como a música, a dança e a estética para produzir desdobramentos políticos e sociais. Em Pernambuco, essa manifestação cultural surge como uma aliada política dos militantes negros locais. Portanto, tendo como foco as práticas do Afoxé em Recife e Olinda, nesta pesquisa pretende-se refletir - nas dinâmicas atuais - os processos de construções e expressões identitárias e os sentidos atribuídos à cultura negra em Pernambuco. As reflexões acerca das noções de cultura negra ou práticas culturais negras na diáspora são abordagens que norteiam o presente trabalho, uma vez que evidenciam os processos de ressignificações desenvolvidos pelos praticantes do Afoxé, as suas organizações e mobilizações em meio às práticas religiosas.

Abstract : As an expression of black culture in Pernambuco, Afoxé was constituted as a cultural manifestation where artistic, political and religious fields intersect. It is grounded on the African-based religions who worship the Orishas, and use their artistic elements such as music, dance and aesthetics to produce political and social outspread. In Pernambuco this cultural manifestation appears as a political ally of local black activists. Therefore, focusing on the Afoxé practices in Recife and Olinda - and their current dynamics -, this research intends to reflect on the processes of identity construction and expression and the meanings attributed to black culture in Pernambuco. The reflections on the notions of black culture or black cultural practices in the diaspora are approaches that guide this present work, as they accentuate the processes of reinterpretation developed by Afoxé practitioners, their organizations, and mobilizations amidst religious practices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Perrazzelli, Elisabetta <1970&gt. "Visibile e Invisibile di un’esperienza religiosa all’ombra degli Alborz: la ‘dolorosa festa’ di ‘Āshūrā e il culto di guarigione di Bivarzin." Master's Degree Thesis, Università Ca' Foscari Venezia, 2013. http://hdl.handle.net/10579/2794.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Somma, Juan Agustin Scuro. "No Uruguai também há Santo Daime : etnografia de um processo de transnacionalização religiosa." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/54086.

Full text
Abstract:
Este trabalho versa sobre a transnacionalização da religião Santo Daime para o Uruguai a partir da década de 1990. O trabalho mostra como se produziu esta transnacionalização e quais os mecanismos que essa nova alteridade gera num novo contexto nacional. Traça certos aspectos que singularizam o campo religioso uruguaio para compreender o contexto no qual o Santo Daime se insere. Propõe-se identificar traços de uma subjetividade daimista que se transnacionaliza. O conjunto da dissertação evidencia como a modernidade brasileira é produtora de religião. A etnografia começou de forma multissituada, realizada em três igrejas daimistas localizadas em três cidades diferentes: Porto Alegre (Brasil), Santana do Livramento-Rivera (fronteira Uruguai- Brasil) e Montevidéu (Uruguai); porém, a ênfase recaiu na comunidade daimista uruguaia. Finalmente propõe, tensionando o próprio método multissituado, uma articulação dos diferentes contextos em questão.
This dissertation deals with the transnationalization of the Santo Daime religion to Uruguay from the 1990s. The work shows how this process occurred and which are the mechanisms that this new alterity mobilize in a new national context. Traces some aspects that singularize the Uruguayan religious field to understand the context in which the Santo Daime is integrated. Aims to identify traces of a daimista subjectivity that is transnationalized. The whole dissertation shows how brazilian modernity is religious producer. The ethnography begins multi-sited, in three daimista churches, located in three different cities: Porto Alegre (Brazil), Rivera-Santana do Livramento (Uruguay- Brazil border) and Montevideo (Uruguay). However, the emphasis was on uruguayan daimista community. Finally propose, stressing the multi-sited method an articulation of the different contexts in question.
Este trabajo trata sobre la transnacionalización de la religión Santo Daime al Uruguay a partir de la década de 1990. El trabajo muestra cómo se produjo este proceso y cuáles son los mecanismos que esta nueva alteridad articula en un nuevo contexto nacional. Traza ciertos aspectos que singularizan al campo religioso uruguayo para comprender el contexto en el que el Santo Daime se integra. Propone identificar trazos de una subjetividad daimista que se transnacionaliza. El conjunto de la disertación muestra cómo la modernidad brasilera es productora de religión. La etnografía comenzó de forma multisituada, en tres iglesias daimistas localizadas en tres ciudades diferentes: Porto Alegre (Brasil), Rivera-Santana do Livramento (frontera Uruguay-Brasil) y Montevideo (Uruguay); sin embargo, el énfasis estuvo en la comunidad daimista uruguaya. Finalmente propone, tensionando el propio método multisituado, una articulación de los diferentes contextos en cuestión.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Maria Iris Abreu. "ExperiÃncia Religiosa e Teologia da Prosperidade entre FiÃis da Igreja Universal." Universidade Federal do CearÃ, 2015. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15350.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
Esta dissertaÃÃo tem por objetivo abordar a experiÃncia religiosa dos fiÃis da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) inseridos no contexto da Teologia da Prosperidade. A pesquisa propÃe compreender de que forma categorias centrais que estruturam a mensagem religiosa da igreja em torno da promessa de uma vida abundante, tais como fà racional, fidelidade e sacrifÃcio, sÃo apropriadas pelos fiÃis em termos de conduta religiosa. O caminho aberto para a formulaÃÃo desse problema de pesquisa deu-se, sobretudo, em funÃÃo da (re) descoberta da dÃdiva (MAUSS, 2003) como uma chave de leitura para a relaÃÃo estabelecida entre fiel/igreja/Deus. A Ãnfase na noÃÃo de experiÃncia e a anÃlise sobre a Teologia da Prosperidade na IURD a partir da perspectiva dos fiÃis suscitou uma revisÃo crÃtica do estado da arte e a, consequente, relativizaÃÃo das bases que atribuem à igreja um lugar de destaque no quadro mais geral de âmercantilizaÃÃo da fÃâ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Antropologia religiosa"

1

Gwembe, E. A arte negro-africana: Uma antropologia religiosa. Maputo: E.P. Africa, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Miąso, Janusz. Antropologia, wychowanie, miłosć: Zarys antropologii wychowania Jana Pawła II. Rzeszów: Wydawn. Uniwersytetu Rzeszowskiego, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Agraz, Miguelángel Lovera. Medicina mágico-religiosa: Antropología teórica. Caracas: [s.n.], 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Patron, Giancarlo Taverna. Antropologia e religione in Rosmini. Stresa: Libraria editoriale Sodalitas, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Antropologia e religioni: Sistemi e strategie. Brescia: Morcelliana, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Giampiero, Bof, ed. Antropologia culturale e antropologia teologia. Trento: Istituto trentino di cultura, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gellner, Ernest. Postmodernism, reason and religion. London: Routledge, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lucas, Juan Sahagún. La vida sacerdotal y religiosa: Antropología y existencia. Madrid: Sociedad de Educación Atenas, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Angela, Ales Bello. Sul femminile: Scritti di antropologia e religione. Troina (Enna): Città aperta, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hadikusuma, Hilman. Antropologi agama. Bandung: Citra Aditya Bakti, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Antropologia religiosa"

1

Cristina Galdino de farias, Izabel, and Niedja Lins de Lima Silva Barbosa. "A imunidade de tributos as religiões é a ampla garantia da liberdade religiosa ou a violação ao princípio da igualdade." In Ciência Brasileira: Múltiplos olhares - Direito, Sociologia, Política, Antropologia e Serviço Social. Brasil: Even3 Publicações, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/cb-direito-sociologia-politica-antropologia-servico-social-1.599060.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

van Wyk, Ignatius W. C. "Antropologie." In HTS Religion & Society Series, 45–69. AOSIS, 2022. http://dx.doi.org/10.4102/aosis.2022.bk327.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Edimilson. "“A semente plantada brotou, somos todos Irmã Dorothy”. Migrações, conflitos de terra e mobilizações por direitos coletivos em Anapu (PA)." In Antropologia das mobilidades, 349–78. Associação Brasileira de Antropologia - ABA, 2021. http://dx.doi.org/10.48006/978-65-87289-16-8-12.

Full text
Abstract:
Neste capítulo problematizo a transformação ritual da missionária norte-americana Dorothy Stang em mártir da floresta, ocorrido após seu assassinato em fevereiro de 2005, numa área rural de Anapu, oeste do Pará, Amazônia Brasileira. Meu objetivo é demonstrar como a celebração do martírio desta liderança através da realização da Romaria da Floresta é motivo para reunir ativistas políticos e membros de movimentos sociais em torno de temas como luta pela terra e direito aos usos sustentáveis de recursos socionaturais. Esta gramática atualiza formas de resistência e enfrentamento entre camponeses-posseiros, agroextrativistas e religiosos contra madeireiros, latifundiários e agentes do Estado, ao transformar mártires da terra e da floresta em modelo de ação para novos enfrentamentos, seja com o Estado ou grandes empreendimentos hidroelétricos e agropecuários. Um líder são muitos, uma vez que se replica em escala nos incontáveis caminhantes, que evocam sua presença durante a caminhada, e se reintegra em outros elementos vivos que compõem o cosmos, como pedras, plantas, água, terra e animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Indellicato, Michele. "La forza universalistica dei diritti e il primato della dignità della persona." In HUMAN RIGHTS Evolution in the digital era, 11–18. Wydawnictwo Wyższej Szkoły Gospodarki Euroregionalnej im. Alcide De Gasperi w Józefowie, 2021. http://dx.doi.org/10.13166/wsge/hr-pl/chyk8647.

Full text
Abstract:
A serious ethical-anthropological reflection on the universalistic force of human rights must start from the question about man (“who is man why you care?”) opening towards a perspective in which the different cultural and religious traditions, today more than ever, they must meet in order to reduce the distance that separates them and to achieve the recognition of the primacy of the dignity of the person. Una seria riflessione etico-antropologica sulla forza universalistica dei diritti umani deve partire dalla domanda sull’uomo (“chi è l’uomo perché te ne curi?”) aprendo verso una prospettiva in cui le diverse tradizioni culturali e religiose, oggi più che mai, devono incontrarsi per ridurre la distanza che le separa e pervenire al riconoscimento del primato della dignità della persona.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Favaro, Jean Filipe, and Hieda Maria Pagliosa Corona. "O FLUXO DA CURA NA COSMOPOLÍTICA AFRO-RELIGIOSA." In Antropología: Visión crítica de la realidad sociocultural, 7–17. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3322210012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

do Espírito Santo, Wecisley Ribeiro. "Notas etnográficas sobre experiências religiosas entre trabalhadores por conta própria no Brasil." In Tratado latinoamericano de Antropología del Trabajo, 1845–72. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. CLACSO, 2020. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1gm012v.52.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kazakov, Nikolai Aleksandrovich, and Dmitrii Anatolevich Ialtaev. "Etnogeografiia s osnovami religiovedeniia i fizicheskoi antropologii." In Ethnogeography with the basics of religious studies and physical anthropology. Publishing house Sreda, 2019. http://dx.doi.org/10.31483/r-33139.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Adelcio Machado dos. "A RELEVÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO NO ÂMBITO EDUCACIONAL BRASILEIRO." In Antropologia: Visão crítica da realidade sociocultural 2, 22–33. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3072214123.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Navalón, Rosa Mª Ramírez. "EL DERECHO DE LIBERTAD RELIGIOSA." In Antropología cristiana y derechos fundamentales.Algunos desafíos del siglo XXI al Derecho Canónico y Eclesiástico del Estado, 295–322. Dykinson, 2018. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv9zcjc0.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Adryane Alves da Silva, Gényffe, and Tamyres Paulino da silva. "MULHER E RELIGIÃO: OS DESAFIOS DAS MULHERES EM GRUPOS RELIGIOSOS NA DISCUSSÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO." In Ciência Brasileira: Múltiplos olhares - Direito, Sociologia, Política, Antropologia e Serviço Social. Brasil: Even3 Publicações, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/cb-direito-sociologia-politica-antropologia-servico-social-1.599044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Antropologia religiosa"

1

Santos, Lidia Ribeiro Bradymir dos. "GT 6 - Racismo religioso em Salvador/BA: uma análise da produção teórica das ciências sociais." In VII REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA - REA, MIGRAÇÕES, DESLOCAMENTOS E DIÁSPORAS: VIOLAÇÕES DE DIREITOS. Recife, Brasil: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/163863.1-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography