Academic literature on the topic 'Aprendizagem cooperativa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Aprendizagem cooperativa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Aprendizagem cooperativa"

1

Machado, Roselha Silva, Leonardo Baltazar Cantanhede, and Severina Coelho da Silva Cantanhede. "APRENDIZAGEM COOPERATIVA TUTORIA ENTRE IGUAIS: estabelecendo competências e conceitos no Ensino de Matemática Básica." Ensino da Matemática em Debate 7, no. 2 (August 31, 2020): 89–107. http://dx.doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p89-107.

Full text
Abstract:
O ensino de Matemática possui na atualidade, o desafio de buscar diversificar as metodologias de ensino, podendo assim, contribuir com a diversidade de necessidades educativas apresentadas pelos alunos. Nesse contexto, é importante a utilização de estratégias pedagógicas de ensino que possibilitem aos estudantes uma maior participação no processo de ensino-aprendizagem, organizando o conhecimento em conjunto com o professor. Os métodos cooperativos de aprendizagem, por exemplo, representam uma metodologia construtivista que pode auxiliar no ensino de conteúdos matemáticos, tornando-o mais dinâmico e auxiliando o aluno a desenvolver habilidades interpessoais que o ajudarão a viver melhor em sociedade. Neste trabalho, foi utilizado o método de aprendizagem cooperativa: Tutoria entre iguais, para verificar as possíveis contribuições da Aprendizagem Cooperativa na melhoria do processo de alfabetização Matemática de estudantes com dificuldades em Matemática básica, em uma turma do 4º ano do ensino fundamental, partindo do pressuposto de que atividades cooperativas podem favorecer uma relação positiva entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, como também na aquisição, por parte dos alunos, de habilidades sociais e conhecimentos relacionados aos conteúdos abordados. Uma atividade diagnóstica e outra avaliativa sobre os conteúdos matemáticos trabalhados, foram utilizadas como parâmetro avaliativo do método cooperativo utilizado. Os resultados apontam que, após a utilização do método de aprendizagem cooperativa: Tutoria entre Iguais, o percentual de aproveitamento e entendimento dos conteúdos matemáticos abordados, passou de cerca de 32%, antes da aplicação do método, para 85%. A aplicação do método contribuiu ainda para as relações interpessoais dos alunos, com a aquisição de competências sociais como o desenvolvimento social, afetivo, motivacional, cognitivo e as relações cooperativas. Portanto, esses resultados apontam, que método cooperativo Tutoria entre Iguais trouxe benefícios no processo de ensino e aprendizagem, tanto dos conteúdos matemáticos abordados, quanto na obtenção de habilidades sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbosa, Rejane Martins Novais, and Zélia Maria Soares Jófili. "Aprendizagem cooperativa e ensino de química: parceria que dá certo." Ciência & Educação (Bauru) 10, no. 1 (2004): 55–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132004000100004.

Full text
Abstract:
Os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Este estudo propõe-se a investigar a influência dos métodos cooperativos no desenvolvimento de atitudes cooperativas entre estudantes do ensino fundamental e superior, com vistas tanto a aprendizagens significativas de química quanto ao desenvolvimento de atitudes éticas relacionadas a essa ciência. Após analisar duas perspectivas teóricas que subsidiam os métodos cooperativos - desenvolvimentista e motivacional -, reforçamos a importância da existência dessa diversidade de perspectivas para permitir um amplo leque de alternativas aos professores. Recomendamos também a utilização combinada de métodos, de forma a contemplar tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a formação ética do cidadão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Benevides, Victória, and Raimundo Nonato Lima Filho. "APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO CONTÁBIL." Revista de Contabilidade da UFBA 14, no. 1 (May 1, 2020): 57. http://dx.doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35609.

Full text
Abstract:
As atividades praticadas pelos estudantes no ensino tradicional usualmente não permitem vivenciar experiências de trabalho de cooperação, de partilha de responsabilidades e não possibilita também a construção de relações positivas entre os integrantes dos grupos, enquanto que a aprendizagem cooperativa tem sido descrita pela literatura especializada como uma forma eficaz de praticar de modo concreto a diferenciação em sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo verificar as contribuições advindas de um método ativo de ensino. Neste estudo, foi realizado um experimento, adotando a Taxonomia de Bloom, no qual o grupo que obteve o ensino de forma ativa teve um desempenho superior ao grupo cujo ensino foi de forma tradicional. Além disso, também foram verificadas relações com a nota, com a idade, sexo e tipo de escola estudada durante o ensino médio, para assim identificar a influência desses fatores na nota final. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que esse estudo contribuiu de forma positiva para o ensino/aprendizado, pois com ela há um estímulo cognitivo desencadeando a percepção do aluno sobre o conteúdo ministrado, e assim tornando o aprendizado mais estimulante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rose, Tânia Maria Santana de, Mariana Luciano Afonso, Ricardo Martinelli Bondioli, Endy-Ara Gouvea Gonçalves, and Bruno Cortegoso Prezenszky. "Práticas Educativas Inovadoras na Formação do Psicólogo Escolar: uma Experiência com Aprendizagem Cooperativa." Psicologia: Ciência e Profissão 36, no. 2 (June 2016): 304–16. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000212014.

Full text
Abstract:
Resumo Na área da Psicologia Escolar, a relevância da identificação de novas práticas profissionais decorre da adoção de uma perspectiva preventiva e comprometida com a melhoria da qualidade da escola. Pressupõe-se que, durante o período de formação, criar oportunidades para experiências com práticas inovadoras possa constituir-se em uma estratégia favorecedora de uma atuação futura junto a professores dirigida para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e do enriquecimento da formação dos alunos de escolas públicas. O método de ensino-aprendizagem denominado aprendizagem cooperativa possibilita aprendizagens acadêmicas por meio da cooperação entre membros de grupos heterogêneos de alunos. Destaca-se como uma prática educativa eficiente e favorecedora de aproveitamento acadêmico, da socialização, da cooperação e das competências sociais dos alunos. O presente estudo consiste no relato de uma experiência de estágio em Psicologia Escolar focalizada na implementação de uma abordagem de aprendizagem cooperativa junto a estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Apresentam-se os fundamentos teóricos da aprendizagem cooperativa; descrevem-se a dinâmica do estágio, as percepções dos estagiários relativas aos desafios enfrentados na experiência de estimular a cooperação e discute-se que a aprendizagem cooperativa requer a adoção de um papel com ênfase na mediação e observação do funcionamento do grupo de alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Scherer, Suely, and Glaucia da Silva Brito. "Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem." Educar em Revista, spe4 (2014): 53–77. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38644.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de um estudo que teve por objetivo analisar possibilidades de aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem de disciplinas e cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). O estudo foi realizado a partir da análise de registros em fóruns virtuais de disciplinas e cursos, apresentados em uma tese de doutorado e duas dissertações de mestrado. A análise dos dados foi orientada pelas pesquisas sobre aprendizagem cooperativa de Jean Piaget. O que se concluiu é que a vivência da aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais depende de alguns fatores, dentre eles, a atitude de habitante do professor e do aluno. O habitante é aquele que aprende ao propor, questionar, se responsabilizando pelo ambiente, por sua aprendizagem e pela do grupo, ao realizar coordenações mentais externas e internas para a apreensão do objeto em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castro, S. A. "Interação na Diversidade: Relato de Aprendizagem Cooperativa." Formação@Docente 8, no. 1 (June 30, 2016): 71–81. http://dx.doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v8n1p71-81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Battestin, Cláudia, Leonel Piovezana, Jesse Budin, and Greicy Gadler Lang. "APRENDIZAGEM COOPERATIVA: PRÁTICA PEDAGÓGICA AVALIATIVA, SOCIALIZADORA E DIFERENCIADA." e-Mosaicos 10, no. 23 (June 7, 2021): 322–34. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.49855.

Full text
Abstract:
O presente artigo resulta de uma investigação de cunho teórico - bibliográfico seguido de observações e entrevistas realizadas em visitações na Escola Básica Municipal Clara Urmann Rosa do município de Chapecó. O principal objetivo foi de identificar e analisar como se caracterizam as práticas de avaliação formativa nesta escola, e como estas contribuem para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes. O texto dialoga com os professores e se constrói com o relato de experiências interativa da Rede Municipal envolvida no projeto de forma cooperativada: Professores, estudantes, escola e comunidade. Constatamos que a metodologia da Aprendizagem Cooperativa é uma prática inovadora e com resultados positivos nos processos ensino aprendizagem e que o diferencial das práticas da escola está na cooperação, alteridade e promoção de humanidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Guilherme Balestiero da, Daniel Lino Teodoro, and Salete Linhares Queiroz. "APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA." Investigações em Ensino de Ciências 24, no. 3 (December 30, 2019): 01. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p01.

Full text
Abstract:
A aprendizagem cooperativa é uma metodologia de ensino baseada na formação de pequenos grupos de alunos reunidos com o intuito de realizar uma tarefa com objetivos bem definidos. Ela apresenta diversas formas de aplicação e tem potencial para alcançar algumas das necessidades atuais do ensino, com destaque para a formação de cidadãos em uma sociedade da informação. Considerando, portanto, as possibilidades que a aprendizagem cooperativa apresenta, torna-se imperativo entender como ela vem sendo tratada no campo das pesquisas em Ensino de Ciências. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo identificar as tendências da abordagem dessa metodologia em produções acadêmicas em âmbito nacional e internacional. Para tanto, este estudo consistiu em uma revisão da literatura, na qual buscou-se em revistas QUALIS A1, A2, B1 e B2 e nos anais das edições realizadas até 2015 do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) trabalhos sobre a temática. A análise dos trabalhos permitiu observar os seguintes focos temáticos mais frequentes: aprendizagem cooperativa e suas possibilidades; aprendizagem cooperativa e suas estratégias específicas; aprendizagem cooperativa em parceria com outras estratégias; e aprendizagem cooperativa apresentada em perspectiva teórica. Da análise dos resultados obtidos a partir da leitura dos trabalhos foi possível concluir que apesar do crescente interesse de investigadores sobre a temática, suas possibilidades educacionais não foram significativamente exploradas, principalmente no contexto nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rosse, Cássio Gomes, and Leandra Marques Chaves Melim. "Fundamentos da aprendizagem cooperativa, estratégias didáticas e o ensino de Ciências Naturais." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 1, 2020): e157973611. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3611.

Full text
Abstract:
A aprendizagem cooperativa é uma prática instrucional na qual os estudantes realizam atividades em pequenos grupos, compartilham recursos e ideias em condições de interdependência positiva. Trata-se de uma prática estudada e avaliada em muitos países, nos mais diversos contextos educacionais: desde a idade pré-escolar até a pós-graduação, podendo ser aplicada nas mais diversas disciplinas e currículos escolares. Contraditoriamente, a aprendizagem cooperativa ainda é uma prática incipiente no Brasil. Neste trabalho, de caráter estritamente teórico, foi realizada uma caracterização dos fundamentos da aprendizagem cooperativa, suas condições para implementação e as estratégias de ensino que se fundamentam nessa prática. Foram feitos levantamentos a respeito da eficácia dessa prática em relação a outras já tradicionalmente estabelecidas, como a competição e o individualismo. No artigo, destacam-se considerações a respeito do papel docente enquanto orientador dessa prática. Ao final, buscou-se associar aspectos da aprendizagem cooperativa em prol de uma área específica: o ensino de Ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins de Pinho, Eduardo, Carlos Alberto Ferreira, and José Pinto Lopes. "As opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativa." Revista Diálogo Educacional 13, no. 40 (July 12, 2013): 913. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.ds05.

Full text
Abstract:
A aprendizagem cooperativa é um método em que os alunos trabalham em pequenos grupos heterogêneos, com papéis previamente definidos, trocando informações e partilhando materiais, estando cada aluno consciente de que só terá sucesso se todos os elementos do grupo também tiverem. Esse método, apesar de ainda ser pouco utilizado em Portugal, aos poucos vem ganhando força. Nesse sentido, realizou-se uma investigação para compreender as opiniões sobre a aprendizagem cooperativa de professores que a utilizavam no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a sete professoras do ensino básico e secundário português. Por meio dela, verificou-se que, para as professoras entrevistadas, a aprendizagem cooperativa é um método que tem como principais vantagens o aumento do rendimento acadêmico e da autoestima dos alunos e a melhoria das suas competências sociais. Por outro lado, identificaram-se algumas dificuldades na sua implementação em sala de aula, nomeadamente no nível dos alunos, do tempo disponível, dos recursos e da extensão dos programas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Aprendizagem cooperativa"

1

Martins, Ronei Ximenes. "Aprendizagem cooperativa via internet." Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78732.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-17T18:27:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2013-07-16T17:58:42Z : No. of bitstreams: 1 175235.pdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Esta pesquisa realiza um estudo de caso da aplicação de tecnologias desenvolvidas para a Internet em atividades educacionais a distância. A vertente pedagógica de tais atividades oportuniza a abordagem sócio-cultural da produção do conhecimento e a aplicação se dá através da implantação de um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa - na forma de um sistema computacional. Na atualidade, vários sistemas computacionais se propõem a dar suporte ao processo educativo utilizando a Internet como mídia de interação entre professores e alunos. Esses ambientes virtuais proporcionam interação, mas, por si só, não garantem interatividade entre os atores do processo educativo. Propostas como a de criação de "comunidades virtuais de aprendizagem", onde grupos de pessoas possam cooperar para gerar conhecimento apontam para a necessidade de readequação, ou mesmo criação de novos modelos, que privilegiem a comunicação e processos como a co-autoria e a produção de material didático de forma compartilhada, on-line ou não, entre outros. Na dissertação, são consolidados os fundamentos teóricos relativos aos ambientes de aprendizagem cooperativa em rede, é analisado o ferramental informático existente para suportar ambientes educacionais na Internet, visando caracterizá-los segundo as formas de acesso e de uso. Com base na fundamentação teórica e na análise das ferramentas existentes, é identificado o grupo de recursos e tecnologias que, implementadas em conjunto, constituam um ambiente capaz de suportar atividades educacionais baseadas na cooperação. Como validação, implanta-se um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa que contempla o conjunto de recursos e tecnologias identificado e realiza-se um curso de extensão a distância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Campos, Gilberto Alexandre de. "Aprendizagem em organização cooperativa." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81731.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
Made available in DSpace on 2012-10-19T07:17:17Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2013-07-16T18:39:10Z : No. of bitstreams: 1 178621.pdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
ste trabalho tem como objetivo mostrar como o corpo gerencial de uma cooperativa percebe a aprendizagem organizacional, tomada enquanto estoque de conhecimento disponível e utilizado praticamente na resolução dos problemas e consecução dos objetivos e metas organizacionais. Utilizou-se o método de estudo de caso, com perspectiva diacrônica e nível de análise organizacional. Os procedimentos metodológicos foram exclusivamente qualitativos, visando-se obter o máximo do poder explicativo da teoria das organizações em dar conta da realidade cooperativa. A unidade de análise foi composta pelo corpo diretor com funções técnicas e gerenciais (as chefias superiores). Devido ao número reduzido da população, não foi utilizada nenhuma sistemática de amostragem. Através da técnica de entrevista, os dados foram coletados individualmente, gravados e depois transcritos ipsis literis. Para a análise e interpretação foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que a) há uma relação direta entre o tamanho das organizações cooperativas e o número de seus associados, b) a organização sempre teve uma preocupação latente em se antecipar aos seus problemas, c) a cooperativa tem pautado seu posicionamento competitivo no mercado em torno da credibilidade e da qualidade de seus produtos e d) a organização tem uma significativa propensão em tratar os problemas como se fossem rotineiros. A conclusão geral é que o corpo gerencial da cooperativa percebe a aprendizagem da organização de forma diferenciada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Griebler, Vilson Renato. "Aprendizagem cooperativa via internet." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82773.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2012-10-19T18:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 192827.pdf: 1717414 bytes, checksum: 18ccede951b74b3bdf8bc966305886fe (MD5)
Este estudo apresenta uma analise sobre a Aprendizagem Cooperativa via Internet, na prática, utilizando o e-mail como ferramenta favorecedora das interelações e da construção do conhecimento dos alunos. Verifica-se o potencial da aprendizagem cooperativa via Internet no qual constata-se que a aprendizagem parte das inter-relações sociais nas quais o sujeito se envolveu e se envolve e o processo de Aprendizagem Cooperativa faz o curso das relações interpessoais para o plano individual. Propôs-se um ambiente para Aprendizagem Cooperativa, de acesso simplificado para professores e alunos, com temas da área da Matemática, considerando-se a Internet como ferramenta impar de apoio a Aprendizagem Cooperativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pasquini, Andrea de Moura Menezes. "Aprendizagem cooperativa mediada por computador." Universidade de São Paulo, 2002. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-28032017-155830/.

Full text
Abstract:
Aprendizagem cooperativa através de comunicação mediada por computador está se tornando acessível a um grande número de pessoas e, como parte integral do ambiente do aluno interligado a grupos, é uma área de importância para pesquisa e prática em educação. A pesquisa reportada neste estudo explora e descreve os efeitos da comunicação mediada por computador, evidenciando atividades cognitivas e cooperativas. A interação não presencial foi investigada com o suporte ferramenta computacional e Groups, tendo como domínio de aplicação as disciplinas SEP 5744 - Sistemas de Apoio à Decisão e SEM 210 - Análise de Sistemas II, do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos - USP. O estudo foi dirigido para métodos de pesquisas em análise qualitativa de conteúdo de comunicação, pois em aprendizagem cooperativa, interação verbal entre pares é o agente fundamental através do qual ocorre atividade cognitiva. A facilitação cognitiva interpessoal pode crescer como um elo essencial entre comportamento verbal em discussões de pares e a construção social do conhecimento.
Cooperative learning through computer mediated communication is becoming accessible to greater number of people and, as a integral part of linked student\'s environment, is an emergent area of importance for researching and practice in education. The research reported in this study explores and describes the effects of Computer Mediated Communication evidencing cognitive and cooperative activities. The not presencial interaction was investigated with the support of eGroups computational tool, having as dominity of application the SEP 5744 -Decision Support Systems and SEM 210 - Systems Analysis II courses, of Production Mechanics Engineering Program. The study was directed to research methods involving the content\'s qualitative analysis of communication, since in cooperative learning, verbal interaction among peers is the fundamental agent through which cognitive activity occurs. Interpersonal cognitive facilitation may arise as an essential link between verbal behavior in peer\'s discussions and the social construction of knowledge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Ana Sofia Ribeiro. "Aprendizagem cooperativa no 1º CEB." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2018. http://hdl.handle.net/10773/22947.

Full text
Abstract:
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
A escola tem o dever de garantir a aprendizagem de conteúdos científicos, mas também a missão de formar os alunos, através do desenvolvimento de atitudes e valores que permitam gerar cidadãos interventivos, capazes de participar de forma plena numa sociedade humana caraterizada por diversidade, liberdade, justiça e equidade, em que o potencial de cada indivíduo é otimizado. Este relatório apresenta o trabalho realizado no contexto da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional.Foi desenvolvido com um grupo de crianças do 3º ano de escolaridade, e teve como objetivos centrais, compreender e promover processos de aprendizagem colaborativa entre as crianças, com base na relação de colaboração entre os adultos intervenientes, e entre as próprias crianças. Ao longo de todo o trabalho, o bem-estar emocional e a implicação, variáveis processuais desenvolvidas no contexto da Abordagem Experiencial em Educação, permitiram obter contínuo feedback sobre a contingência da intervenção face às necessidades, interesses e motivações que as crianças evidenciavam.
The school has the obligation to ensure learning of scientific syllabus, but also the mission of educating students through the development of attitudes and values that allow the formation of interventional citizens, capable of fully participating in a human society characterized by diversity, freedom, justice and equity, where each individual's potential is optimized. This report presents the work done in the context of the Supervised Teaching Practice component of the Master on Early Childhood and Primary Education, at the University of Aveiro, consisting of the Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar courses. It was developed with a group of children at third. grade, aiming to understand and promote collaborative learning processes among children, based on the collaborative relationship between the intervening adults, and between the children themselves. Throughout the project, emotional well-being and involvement, process variables developed in the context of the Experiential Approach in Education, allowed to obtain continuous feedback on the contingency of intervention to the needs, interests and motivations that children evidenced
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fukuda, Tereza Tioko Saito. "WebQuest : uma proposta de aprendizagem cooperativa." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252814.

Full text
Abstract:
Orientador: Hans Liesenberg
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-04T12:56:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fukuda_TerezaTiokoSaito_M.pdf: 9183004 bytes, checksum: 6249858e551df3fc560c0b511af9286b (MD5) Previous issue date: 2004
Resumo: Este trabalho parte da constatação da assimetria existente entre o ensino praticado pela maioria das escolas e o mundo em que seus alunos vivem, quanto às tecnologias e linguagens utilizadas, quanto ao modelo de comunicação e quanto à significância de seus conteúdos. A pedagogia ainda predominante nas escolas também está desatualizada com relação ao que hoje sabemos sobre o modo como o ser humano adquire informações e constrói novos conhecimentos. Ele busca aprofundar o conhecimento da WebQuest, uma técnica ligada ao uso da Internet na educação, refletindo sobre suas possíveis contribuições para a transformação de que a escola necessita. Para este fim são examinadas: a história da introdução das novas tecnologias nas escolas e as carências destas últimas, relacionando-as a falhas na formação dos professores e apontando alguns requisitos necessários à mesma para que os professores possam assumir os novos papéis que deles se requerem. É apresentada, a seguir, a WebQuest, conforme postula seu criador, com suas características e princípios mais significativos: transformação das informações e possibilidade de uma aprendizagem cooperativa para mostrar o seu potencial em apoiar o professor para o uso pleno das potencialidades da Internet, dentro de um novo panorama educacional. São analisadas algumas propostas de WebQuests para ilustrar, dentre as inúmeras disponíveis, o seu funcionamento, incluindo o relato de uma experiência de aplicação desta técnica. Finalmente, conclui-se que uma autêntica WebQuest, ao provocar de fato a transformação das informações e ao multiplicar estas transformações por meio da aprendizagem cooperativa, é propícia à condução da construção de novos conhecimentos pelos alunos, de acordo com as teorias da aprendizagem mais atualizadas, conforme se pode avaliar pela leitura de trabalhos realizados por aluno a quem a técnica foi aplicada
Abstract: The starting point of this study is perceived asymmetry in the teaching skills employed in most schools vis-a-vie the world in which the students live, and how these skills relate to the technologies and media used, the communication model and the importance of its content. The pedagogy currently prevailing in schools is also outdated when compared to our contemporary knowledge of how individuals acquire information and construct new knowledge. This study aims to develop insights into WebQuest, a technique related to the use of the Internet in education, expounding on its potential contributions to the improvements and updates that schools require. To this end, the following are examined: the history of the introduction of new technologies in schools as well as the lack of the same, the study the correlates these new technologies to shortcomings and gaps in the educator¿s backgrounds and identifies some of the latest skills required for the role of the modern educator. The study then proceeds to look into WebQuest and its most important principles: the transformation of information and the possibility of cooperative learning thus demonstrating WebQuest¿s potential to aid the educator in thoroughly using the Internet to its fullest potential, all within the contex of a new educational viewpoint. From the many available, some WebQuest activities are analyzed to reveal the way they work, and an illustration of a real world application of this technique is presented. In closing, a valid WebQuest, when actually inducing the transformation of information and multiplying these transformations through cooperative learning, is conducive to the construction of new knowledge by students according to the most contemporary learning theories and it is evident by reviewing the work of students with whom the technique was utilized.
Mestrado
Ensino, Avaliação e Formação de Professores
Mestre em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Silene Jucelino de. "Aprendizagem cooperativa: um experimento no ensino de contabilidade." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-14022013-131422/.

Full text
Abstract:
Devido à grande discrepância entre os métodos de ensino atuais e a forma como ocorre a atuação profissional do contador, destaca-se a necessidade de estudar métodos que estimulem a interação social e facilitem a cooperação entre os estudantes. Neste cenário, a presente pesquisa dedica-se ao estudo da aprendizagem cooperativa, tema já consolidado no ensino de inúmeras disciplinas de nível secundário, porém recente no ensino superior de contabilidade e com resultados ainda controversos. O objetivo principal é avaliar se a utilização da aprendizagem cooperativa proporciona melhoria na aprendizagem dos alunos de Ciências Contábeis. Para isso, foram escolhidos dois níveis das habilidades intelectuais mais elevadas da taxonomia de Bloom: aplicação e análise. O referencial teórico se baseia na literatura sobre aprendizagem cooperativa, taxonomia de Bloom, estilos de aprendizagem e o problema de gerenciamento de conflitos em grupos conhecido como \"Paradoxo de Abilene\". O experimento foi realizado em uma turma do 1º semestre do curso noturno de Ciências Contábeis da FEA-USP. A amostra inicial era composta por 43 alunos e a final por 36. Os alunos foram divididos em dois grupos: experimental (aprendizagem cooperativa) e controle (aprendizagem individual), utilizando amostragem aleatória estratificada. Os critérios de estratificação foram: 1º) nota parcial em Contabilidade Introdutória; 2º) gênero; 3º) estilo de aprendizagem e; 4º) faixa etária e experiência. Os dois grupos responderam às mesmas questões, porém a turma de controle respondeu individualmente e a turma experimental, em grupos heterogêneos de quatro a cinco indivíduos. Os dados coletados foram analisados utilizando a análise de covariância (ANCOVA) para a categoria aplicação e análise de variância (ANOVA) para a categoria análise. Contrariando as expectativas, os resultados não apuraram diferenças significativas no desempenho dos alunos nas duas categorias. Ao final do estudo, são discutidas as percepções dos alunos sobre a experiência, limitações e sugestões para pesquisas futuras sobre o tema.
Due to the large discrepancy between the current learning methods and how is the performance of the professional accountant, stands out the need to study methods that encourage social interaction and facilitate cooperation among students. In this scenario, the present research is devoted to the study of cooperative learning, a topic already consolidated in teaching numerous courses at the secondary level. However, this is recent in higher education accounting and the results are still controversial. The main objective is to evaluate whether the use of cooperative learning provides improvement in student learning in accounting science. For this, we chose two levels of higher intellectual skills of Bloom\'s taxonomy: application and analysis. The theoretical framework is based on the literature on cooperative learning, Bloom\'s taxonomy, learning styles and the problem of conflict management in groups known as \"Abilene Paradox\". The experiment was conducted in a 1st semester of the night course of accounting from FEA-USP. The initial sample was composed of 43 students and end by 36. Students were divided into two groups: experimental (cooperative learning) and control (individual learning), using stratified random sampling. The stratification criteria were: 1) partial score in Introductory Accounting, 2) gender, 3) learning style and, 4) age and experience. Both groups answered the same questions, but the control group answered individually and the experimental group in heterogeneous groups of four to five individuals. The collected data were analyzed using analysis of covariance (ANCOVA) for category application and analysis of variance (ANOVA) for category analysis. Contrary to expectations, no significant differences were cleared in the student performance of cooperative learning in relation to individual learning in both categories. At the end of the study, it was discussed the perceptions of students about the experience, limitations are and suggestions for the future research on the topic.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Feitosa, Maria Cristina Rodrigues. "Aprendizagem cooperativa e colaborativa da língua estrangeira : uso das estratégias de aprendizagem." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas, 2016. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207380.

Full text
Abstract:
A língua possui uma função imprescindível na educação, por viabilizar a comunicação e a interação entre as pessoas, mas principalmente por ser um instrumento para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. Deste modo, se faz necessário utilizar uma prática de ensino da Língua Estrangeira que valorize a participação consciente e ativa de todos os envolvidos no processo. Este estudo tem por objetivo explicitar a importância da aprendizagem cooperativa e colaborativa para instaurar contextos mais profícuos e criativos no uso das Estratégias de Aprendizagem. A Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa proporciona uma educação contextualizada, significativa e transformadora, na qual professores e aprendizes trabalham em equipe para alcançar seus objetivos. Nesse sentido, o aluno desenvolve sua proficiência na Língua Estrangeira por meio de processos cooperativos, em que prevalece o uso consciente das Estratégias de Aprendizagem, as ações conjuntas, os esforços colaborativos e a busca constante do próprio aprendizado e dos demais companheiros de estudo. O construto teórico que norteia a pesquisa tem como base a concepção de língua como ação social de Bakhtin (1986) e a Teoria Sociocultural de Vygotsky (2007), para analisar a relevância da interação social durante o processo de ensino e aprendizagem de um novo idioma. A seguir, serão abordadas as principais contribuições de Johnson, Johnson e Holubec (1999) e Figueiredo (2006) para compreender como acontece a Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa, e a Classificação das Estratégias de Aprendizagem fundamentada nos estudos de O?Malley e Chamot (1990 apud CYR, 1998). O problema de pesquisa desse estudo foi assim delineado: De que maneira a Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa de uma Língua Estrangeira contribui para o desenvolvimento das Estratégias de Aprendizagem? A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, bem como a apresentação de uma proposta didática e, a partir dos estudos realizados, foi possível compreender que é essencial preparar os alunos para viver em sociedade, além de proporcionar o atendimento às diferentes necessidades de aprendizagem dos educandos. Dentro dessa perspectiva, a partir das considerações apresentadas nesta pesquisa espera-se favorecer a inserção dessas práticas pedagógicas, a fim de beneficiar a aprendizagem de uma Língua Estrangeira.
The language has an essential role in education, by facilitating communication and interaction between people, but mainly because it is an instrument for learning and cognitive development. Thus, it is necessary to use a Foreign language teaching practice that enhances the conscious and active participation of all those involved in the process. This study aims to clarify the importance of cooperative and collaborative learning to establish more (profitable) and creative contexts in the use of learning strategies. Cooperative and collaborative learning provides a contextualized education, meaningful and transformative, in which teachers and learners working in teams to reach their goals. In this sense, the student develops (his) Foreign language proficiency through cooperative processes, in which prevails the conscious use of the learning strategies, the joint actions, the collaborative efforts and the constant search of the own learning and other companions of study. The theoretical construct that guides the research is based on the design of language as social action of Bakhtin (1986) and Sociocultural theory of Vygotsky (2007), to analyze the relevance of social interaction during the process of teaching and learning a new language. Afterwards, it will be approached the main contributions of Johnson and Holubec (1999) and Forbes (2006) to understand as the collaborative learning and cooperative, and the classification of the learning strategies based on studies of O'Malley and Chamot (1990 apud CYR, 1998). The problem of this research study was thus outlined: how cooperative and Collaborative Learning of a foreign language contributes to the development of learning strategies? The methodology adopted was to literature review, as well as the presentation of a didactic proposal and from the studies conducted, it was possible to understand that it is essential to prepare students to live in society, in addition to providing the service to the various learning needs of students. Within this perspective, from the considerations presented in this research it is expected to support the insertion of these pedagogical practices, in order to benefit the learning of a foreign language.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freitas, Júlio César Matias de. "Trabalhando poliedros através de aprendizagem cooperativa utilizando softwares." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14545.

Full text
Abstract:
FREITAS, Júlio César Matias de. Trabalhando poliedros através de aprendizagem cooperativa utilizando softwares. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2015.
Submitted by Erivan Almeida (eneiro@bol.com.br) on 2015-12-16T14:43:50Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_jcmfreitas.pdf: 6768313 bytes, checksum: 574d4c59d3c05239c1c81f5405380080 (MD5)
Approved for entry into archive by Rocilda Sales(rocilda@ufc.br) on 2015-12-16T16:08:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_jcmfreitas.pdf: 6768313 bytes, checksum: 574d4c59d3c05239c1c81f5405380080 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-16T16:08:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_jcmfreitas.pdf: 6768313 bytes, checksum: 574d4c59d3c05239c1c81f5405380080 (MD5) Previous issue date: 2015
This work is focused on the application os spatial geometry teaching techniques especially the teaching of polyhedrons, being detached the Euler's theorem and regular polyhedrons (Plato's polyhedrons).Initially we analyzed the definitions and theorems and their respective demonstrations, including some history of the fantastic mathematical Leonhardo Euler, and his curiosities about his theorem for polyhedrons. We also discussed the educational difficulties of mathematics teaching and the elements that can be linked to these difficulties as well as alternatives that may be applied to teachers' teaching practice in this area. With so many difficulties, we proposed a teaching methodology based on a combination of two techniques: use of software and cooperative learning, for both methods have been much discussed as a viable alternative to education. We also detached the main thought strands of the use of software as a teaching tool or teaching machine, as well as we analyzed the cooperative teaching characteristics, showing the difficulties encountered when we tried to implement this teaching method, in addition, we also put in relief the advantages achieved after overcoming the initial obstacles. It was also analyzed the softwares Poly and Educandus that have been used in the different educational project, where we detached their potential beyond their limitations, suggesting alternatives for due complementation of the teacher who accompanied the students involved in the study. We also suggested, activities directed for the use of Poly in order to lead the participant to explore the software's potential to its maximum in order to minimize the visualization difficulties and representation of polyhedrons. Finally, we applied qualitative and quantitative assessments where we verified the potential of the used methodology compared to formal education, and we did an analysis of the most common mistakes
Este trabalho tem como tema central a aplicação de técnicas de ensino de geometria espacial em especial o ensino de poliedros, destacando-se o Teorema de Euler e os poliedros regulares (poliedros de Platão). Analisamos as definições, teoremas e suas demonstrações, destacando-se um pouco da história do matemático Leonhardo Euler, e as curiosidades acerca do seu teorema para poliedros. Discutimos ainda as dificuldades educacionais do ensino de matemática e os elementos que podem estar ligados a essa dificuldade como também alternativas que podem ser aplicadas na prática de ensino de professores dessa área. Diante das dificuldades propomos uma metodologia de ensino baseada na combinação de duas técnicas: uso de softwares e aprendizagem cooperativa, pois, ambas vem sendo muito discutidas como alternativa viável de ensino. Destacamos inclusive quais as principais vertentes do pensamento do uso de software como ferramenta de ensino ou máquina de ensinar, assim como, analisarmos as características de ensino cooperativo, apresentando as dificuldades encontradas na tentativa de implantação desse método de ensino, além, de ressaltarmos também as vantagens alcançadas após a superação dos obstáculos iniciais. Analisou-se também os softwares Poly e Educandus que foram utilizados no projeto de ensino diferenciado, onde destacamos as potencialidades, além das limitações que estes apresentavam, sugerindo alternativas para a devida complementação do professor que acompanhe os alunos envolvidos no estudo. Sugerimos também, atividade direcionada para uso do Poly, no intuito de levar o participante a explorar todos os recursos do software ao máximo assim para minimizarmos as dificuldades de visualização e representação dos poliedros. Por último aplicamos avaliações qualitativas e quantitativas onde verificamos as potencialidades da metodologia utilizada em comparação com o ensino convencional, além de fazermos uma análise dos erros mais comuns cometidos pelos alunos do ensino convencional e os alunos do ensino experimental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Arede, Daniela Alexandra de Barros. "aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/21841.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Música
Esta investigação pretende demonstrar que a Música de Câmara pode ser uma disciplina complementar ao estudo do instrumento através do desenvolvimento de uma experiência prática recorrendo à utilização da Aprendizagem Cooperativa. A sua aplicação em sala de aula, privilegia a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, bem como, das competências sociais dos alunos por meio da interacção com outros, visando a promoção de uma participação mais activa e uma aprendizagem mais significativa. Os objectivos deste trabalho prendem-se com a diversificação de estratégias de ensino para a Música de Câmara, assim como, a compreensão da metodologia cooperativa, essencialmente no que concerne à sua implementação, tendo em conta a sua importância educacional. E deste modo, aprender a utilizar esta metodologia desenvolvendo uma experiência prática com dois grupos de música de câmara. Os resultados obtidos através da implementação de actividades cooperativas nas aulas de música de câmara sugerem que para além das competências técnicas e musicais adquiridas e desenvolvidas ao longo do período de implementação, também ocorreu o desenvolvimento de competências sociais nos alunos envolvidos na investigação.
This research aims to demonstrate that Chamber Music can be a complementary discipline to the practice of a musical instrument through the development of a practical experience using the Cooperative Learning. Its application in the classroom privileges the acquisition and development of musical knowledge as well as the social skills of students through interaction with others, aiming to promote a more active participation and more meaningful learning. The final goals of this work are related to the diversification of the many teaching strategies that can be applied to Chamber Music, as well as the understanding of the cooperative methodology, in what concerns its implementation, taking into account its educational importance. And so, learn to use this methodology by developing a hands-on experience with two chamber music groups. The obtained results through the implementation of cooperative activities in chamber music classes suggest that in addition to the technical and musical skills acquired and developed during this period, the students involved in this research showed development regarding their social skills as well
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Aprendizagem cooperativa"

1

Juan de Dios Arias Silva. Aprendizaje cooperativo. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

La integración lingüística del alumnado inmigrante: Propuestas para el aprendizaje cooperativo. Madrid: Catarata, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

W, Johnson David. Los nuevos círculos de aprendizaje: Cooperación en el salón de clases y en la escuela. Alexandria, Va: Association for Supervision and Curriculum Development, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Prudencio, Mochi Alemán, and Girardo Silvana, eds. Acciones y función de las organizaciones de la sociedad civil en los centros comunitarios de aprendizaje (CCA): Sus aportes para la concertación de actores y la construcción de alianzas. Zinacantepec: El Colegio Mexiquense, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tramas: Procedimentos para a Aprendizagem Cooperativa. Artmed, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Morais, Alessandra de, Laís Marques Barbosa, Patrícia Unger Raphael Bataglia, and Mariana Lopes de Morais. Aprendizagem Cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileiras. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-86546-92-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

VIEIRA, Josélia Ramalho. EFEITOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE PIANO EM GRUPO PARA LICENCIANDOS EM MÚSICA: uma pesquisa experimental. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652511724.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aprendizaje cooperativo. Bogotá, Colombia: Universidad Pedagógica Nacional, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Diaz-Aguado, Maria J. Educacion Intercultural y Aprendizaje Cooperativo/ Intercultural Education and Cooperative Learning. Piramide Ediciones Sa, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Slavin, Robert E. Aprendizaje Cooperativo: Teoria, Investigacion y Practica / Cooperative Learning (Carrera Docente). Aique, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Aprendizagem cooperativa"

1

Seixas, Teresa Monteiro, and Manuel António Salgueiro da Silva. "APRENDIZAGEM COOPERATIVA BASEADA EM QUADROS BRANCOS." In Educação: Teorias, Métodos e Perspectivas Vol II, 1–10. Editora Artemis, 2021. http://dx.doi.org/10.37572/edart_1804213161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maria de Campos Vivaldi, Flávia, and Flávia Camargo Busatte. "Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte - ECAH: vivências de cooperação na aprendizagem e na "ensinagem"." In Aprendizagem Cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileiras, 349–66. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-86546-92-7.p349-366.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cargnin-Stieler, Marinez, and Marcus Vinícius Araújo Damasceno. "Aprendizagem cooperativa no ensino superior: uma discussão pertinente." In Reflexões e práticas na formação de educadores, 47–52. EDUERJ, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114759.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lopes de Morais, Mariana, and Patrícia Unger Raphael Bataglia. "Erigindo a Aprendizagem Cooperativa subsidiada pela Psicologia Genética." In Aprendizagem Cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileiras, 57–78. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-86546-92-7.p57-78.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barreto Silva, Camila, Rita Vieira de Figueiredo, and Jean Robert Poulin. "Aprendizagem Cooperativa e a emergência de comportamentos pró-ativos de alunos com deficiência intelectual em contexto de produção escrita." In Aprendizagem Cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileiras, 281–318. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-86546-92-7.p281-318.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira Bellarmino de Deus, Adreiton, Maria da Rosa Capri, and Antonio Sérgio Cobianchi. "A Aprendizagem Cooperativa como metodologia para o desenvolvimento de competências socioemocionais nas aulas de matemática do Ensino Fundamental." In Aprendizagem Cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileiras, 163–90. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-86546-92-7.p163-190.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de Morais, Alessandra, and Laís Marques Barbosa. "Aprendizagem Cooperativa: conceitos básicos, fundamentação, elementos essenciais, técnicas e métodos." In Aprendizagem Cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileiras, 25–56. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-86546-92-7.p25-56.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernanda Gasparoto Fusco, Janaina. "Aprendizagem Cooperativa na transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: uma perspectiva inclusiva." In Aprendizagem Cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileiras, 217–46. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-86546-92-7.p217-246.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Miranda Silveira Bello, Márcia, and Vera Lucia Messias Fialho Capellini. "Aprendizagem Cooperativa como uma proposta didático- metodológica inclusiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental." In Aprendizagem Cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileiras, 247–80. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-86546-92-7.p247-280.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Falcón, Laia, and María José Díaz-Aguado. "El aprendizaje cooperativo como herramienta para la educación en valores y la alfabetización audiovisual." In Aprendizagem Cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileiras, 79–96. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-86546-92-7.p79-96.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Aprendizagem cooperativa"

1

Esperidião, André Luiz B., Weber Martins, and Lauro E. G. Nalini. "Sistemas Tutores Inteligentes Híbridos com Aprendizagem Cooperativa." In 7. Congresso Brasileiro de Redes Neurais. SBRN, 2016. http://dx.doi.org/10.21528/cbrn2005-181.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rollemberg, Graziella, and Mário André de Freitas Farias. "Tecnologias sociais, formação docente e comunidades de aprendizagem: um desafio contemporâneo." In VII Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/desafie.2018.3100.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda o desafio de superar do tecnocentrismo por meio da produção cooperativa de inovações sociais com apoio de recursos computacionais colaborativos. O trabalho procura mostrar como a construção participativa, integrando diversos agentes, de uma metodologia sistemática de produção de Tecnologias Sociais e sua aplicação à formação docente por meio de produtos de tecnologia educacional que promovam a formação de comunidades de aprendizagem, podem constituir-se em um novo modelo de geração de soluções sustentáveis em busca da inclusão social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MARIOTI, BRUNO RAFAEL, PAULA ANDREIA FERNANDES, SILVIO CÉSAR DE CASTRO, VICTOR VINICIUS BIAZON, and WILIAN D’AGOSTINI AYRES. "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.56874.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO DEMONSTRA UM RELATO DE PRÁTICA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA DE UM CURSO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES), LOCALIZADA NO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ, E CONTRIBUI COM A EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO MODALIDADE RELEVANTE PARA A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS E PRÁTICAS SATISFATÓRIAS PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E ATIVA DOS ALUNOS. A PARTIR DO QUE SUSTENTA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, NO QUAL OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS E ARMAZENADOS NA MEMÓRIA DOS DISCENTES PODEM SER UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS MENTAIS COMO FORMA DE DESCOBRIR E APRENDER NOVOS CONCEITOS, A PRÁTICA “JORNAL DE VENDAS” PODE SER ANALISADA SOB ESSA ABORDAGEM, SENDO CONSIDERADA SOB AS DIMENSÕES QUE JONASSEN (2007) APRESENTA: ATIVA, CONSTRUTIVISTA, COOPERATIVA, INTENCIONAL E AUTÊNTICA, E QUE POSSIBILITAM RELATAR A PRÁTICA SOB O VIÉS SIGNIFICATIVO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

TARADENKO, PATRICIA, and Alex Antonio Ferraresi. "A INFLUÊNCIA DAS DIMENSÕES CULTURA, LIDERANÇA E APRENDIZAGEM NA INOVATIVIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA." In 5º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Brasília, Distrito Federal: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/ebpc.170212.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Michels, Ana Beatriz, Ricardo Daniell Prestes Jacaúna, and Crediné Silva de Menezes. "Uso da arquitetura pedagógica Projeto de Aprendizagem como suporte à prática docente em aulas síncronas." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2021.218239.

Full text
Abstract:
O uso de metodologias ativas, quando planejadas segundo os preceitos de uma arquitetura pedagógica, oportuniza a construção cooperativa de conhecimento pelos alunos. O presente artigo apresenta uma experiência de uso da arquitetura pedagógica Projeto de Aprendizagem enquanto proposta de aprendizagem por investigação. A partir de uma pesquisa explicativa, de natureza qualitativa, a arquitetura pedagógica é apresentada enquanto potencial qualificação da prática docente, sendo exemplificada através de uma questão de investigação que buscou responder como favorecer atividades colaborativas em aulas síncronas online. A experiência possibilitou o exercício de tomada de consciência sobre o tema trabalhado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Albuquerque de Sousa, RICARDO, CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR, CAMILY VASCONCELOS BARBOSA, and JOAO Hudson Oliveira Nunes. "APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DA MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO DO ISOLAMENTO SOCIAL." In Brasilian Congress of Engineering Education. Associação Brasileira de Educação em Engenharia, 2020. http://dx.doi.org/10.37702/cobenge.2020.2979.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SOUZA DE CARVALHO, CICEFRAN. "DE QUE FORMA A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA PODERÁ CONTRIBUIR PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE." In XXV EBRAPEM. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/xxvebrapem.424156.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rougerie, Corinne. "Acolhimento em centro sócio cultural: história de uma pesquisa-intervenção que se tornou cooperativa." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1403.

Full text
Abstract:
A partir de uma perspectiva institucionalista, mais particularmente no campo sócio clínico institucional (MONCEAU, 2012a), proponho contribuir com o questionamento proposto, ilustrando-o através de uma pesquisa qualificada como pesquisa ação formação por seus co-realizadores. Há cerca de dez anos venho impulsionando e apoiando este tipo de abordagem no setor de ação social e médico-social. A construção de um processo como este requer uma atenção especial desde o início da relação de trabalho e ao longo do seu desenvolvimento. De que maneira os atores apreendem com este tipo de pesquisa? O que eles produzem juntos? O que torna cooperativa a pesquisa realizada? Em outras palavras, o que está em jogo é a capacidade de cada um de querer, ou mesmo de ser capaz, de trabalhar em conjunto de acordo com as situações profissionais e/ou pessoais em que estão envolvidos. Este é o caminho que proponho seguir, mostrando como o campo da pesquisa, no caso em um Centro Sociocultural de uma área urbana, torna-se por si só e gradualmente o que chamarei de "território de aprendizagem" (POPA, MORSEL, BAKOUCHE, 2018). Este trabalho foi objeto de uma publicação em francês para a revista Education Permanente, sob direção de Jean-Yves Robin, Ségolène Le Mouillour e Nathanaël Wallenhorst, intitulada “Croisement des savoirs et recherches coopératives” (Cruzamento de saberes e pesquisas cooperativas).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

GARCIA DE ALMEIDA, FERNANDA, FABIELE CRISTIANE DIAS BROIETTI, Natany Dayani de Souza Assai, and Viviane Arrigo. "O método Jigsaw de aprendizagem cooperativa e a experimentação investigativa: uma proposta para o estudo de Cinética Química." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.245193.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Manoel, Felipe Muniz, and Ruann Farrapo. "Células de Estudo de Programação nos Cursos de Engenharia da Universidade Federal do Ceará no Campus Sobral com Aplicação de Metodologia de Ensino Cooperativo." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11496.

Full text
Abstract:
A programação é de difícil entendimento para os seus novos praticantes, mas por outro lado, é de suma importância para uma melhor capacitação lógica e de resolução de problemas, de forma rápida e eficiente, sendo indispensáveis para estudantes de engenharia em trabalhos com cálculos e gráficos. Em consideração as adversidades enfrentadas, o presente artigo visa as possíveis aplicações e formas de ensino, tendo em foco a metodologia moderna chamada de aprendizagem cooperativa, que visa o compartilhamento de conhecimento entre os participantes, com o intuito da disseminação do conhecimento de três linguagens de programação em células de estudos distintas, sendo Java em desenvolvimento Android, Python em Machine Learning com Scikit-learn e C em aplicações para microcontroladores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Aprendizagem cooperativa"

1

Muñoz Restrepo, Alba Luz, Anabela Villa Saavedra, and Nora Elena Gil Ramírez. Centro de Monitoreo del Aprendizaje a lo Largo de la Vida para Todos. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, November 2021. http://dx.doi.org/10.16925/wpgp.05.

Full text
Abstract:
En el marco del Proyecto Educativo Institucional de la Universidad Cooperativa de Colombia y, específicamente, desde su Modelo Educativo Crítico con Enfoque de Competencias, surge la necesidad de monitorear el “Aprendizaje a lo largo de toda la Vida”. De esta manera, el centro de monitoreo se entiende como el proceso sistemático de recolectar, analizar y utilizar información para hacer seguimiento y medición permanente a las variables e indicadores que intervienen en el desarrollo del modelo educativo y el aprendizaje del estudiante. Esto va a permitir evidenciar la calidad del Proyecto Educativo Institucional, puesto que facilita estimar la variación en el desarrollo de las competencias de los estudiantes, desde el momento de ingreso a la universidad y hasta que se integran a la vida laboral como profesionales. En la parte inicial, se presentan experiencias que otras instituciones han tenido alrededor del seguimiento al rendimiento académico del estudiante, así como experiencias que muestran cómo la Universidad Cooperativa de Colombia desarrolla su propia estrategia de monitoreo al estudiante. Esta primera parte finaliza con la revisión conceptual acerca del aprendizaje a lo largo de la vida y la importancia de la evaluación. En seguida, se explica cómo se gestiona el Centro de Monitoreo del Aprendizaje a lo largo de la Vida para Todos en cada una de sus fases (antes, durante y después), mediante algunos indicadores que evidencian los resultados alcanzados entre 2015 y 2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

García Jerez, Pedro Aníbal, Ocarina Masid Blanco, and María Eugenia Santana Rollán. El aprendizaje cooperativo en la enseñanza explícita del léxico en ELE: un estudio cuasi-experimental con hablantes de alemán. Edicions i Publicacions de la Universitat de Lleida, 2020. http://dx.doi.org/10.21001/sintagma.2020.32.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chávez-Ibargüen, Pedro Zancíbar, and Luz Stella Forero Fajardo. ¿Cómo preparar una clase en inglés con propósitos específicos en la Universidad Cooperativa de Colombia? Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, September 2021. http://dx.doi.org/10.16925/gcgp.31.

Full text
Abstract:
Esta guía es una ruta para el docente dentro de la Universidad Cooperativa de Colombia. Plantea el proceso de enseñanza-aprendizaje del inglés con propósitos específicos, de una forma sencilla y no convencional, y tiene en cuenta tres elementos fundamentales en el ámbito de la educación superior en el momento histórico actual. Estos elementos son: el inglés con fines específicos, la didáctica y las TIC. Cualquiera que sea el grado de preparación del profesor en su área de conocimiento, está en la capacidad de impartir las clases en inglés siempre y cuando demuestre un manejo pertinente del idioma, así como saber emplear con cierta destreza los numerosos recursos tecnológicos que existen; además, ellos deben estar debidamente acompañados de una buena didáctica y pedagogía, de modo que se puedan dictar unas clases altamente decorosas. Esta guía da unos pasos sencillos al alcance del profesor que esté dispuesto a impartir sus clases en esta lengua extranjera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography