To see the other types of publications on this topic, follow the link: Aprendizagem de forma espiral.

Journal articles on the topic 'Aprendizagem de forma espiral'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Aprendizagem de forma espiral.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Gouveia, Relicler Pardim. "Uma experiência com professores de matemática utilizando o software XLOGO." Revista Sítio Novo 4, no. 2 (April 1, 2020): 19. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.19-29p.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo tem por objetivo analisar a construção do conceito de paralelogramo e triângulo isósceles através de uma prática com o uso do<em> software</em> Xlogo. A dinâmica de trabalho consistiu na concepção/elaboração/análise/reflexão de tarefas que foram desenvolvidas com professores de matemática. Para tanto, assumiu-se como teoria os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem proposta por José Armando Valente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram registros escritos produzidos pelos professores participantes e o diário de campo do professor formador. A análise permitiu constatar que os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem podem possibilitar a análise da aprendizagem compartilhada no que diz respeito à troca de saberes entre o professor formador e os participantes dessa ação.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Ciclo de ações. Espiral de aprendizagem. Xlogo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Miranda, Claudia Steffany da Silva, Suely Scherer, Adamo Duarte De Oliveira, and Antônio Sales. "Jogos Virtuais em Aulas de Matemática: Ações de um Aluno em um Jogo Virtual Envolvendo o Conceito de Ângulo." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 16, no. 6 (January 15, 2016): 395. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n6p395-404.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar de que forma o conhecimento sobre ângulo pode ser (re)construído por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental ao tomarem decisões em um jogo virtual. Neste trabalho analisamos o processo de um dos alunos participantes da pesquisa. A ação da pesquisa foi estruturada em encontros presencias com o jogo virtual DD Tank, que tem como um dos objetivos vencer batalhas com tiros disparados por um avatar. O referencial teórico da pesquisa foi a Teoria das Situações Didáticas e os estudos sobre o ciclo de ações e a espiral da aprendizagem. Com base na análise dos dados foi possível concluir que o jogo foi<br />um contexto desafiador para a aprendizagem sobre conhecimentos relacionados a ângulo, e do uso dele surgiu a necessidade de compreender<br />o conceito de ângulo, que foi (re)construído de acordo com diferentes atividades.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves, Adair Vieira, and Elvira Lopes Nascimento. "Avaliação formativa: autorregulação e controle da textualização." Trabalhos em Linguística Aplicada 49, no. 1 (June 2010): 241–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-18132010000100016.

Full text
Abstract:
A revisão crítica dos procedimentos de avaliação deve constituir uma instância destinada a melhorar a qualidade das aprendizagens que ocorrem na interação de um professor com seus alunos, centrando-se fundamentalmente em suas capacidades, competências, interesses e aptidões, o que faz dessa avaliação uma parte integral e natural da aprendizagem. A avaliação como um processo integrado à aprendizagem alia-se às perspectivas da pesquisa-ação, o que implica entender o ensino como um processo contínuo, em espiral, de ação-observação-reflexão-nova ação, perspectiva que considera a interação humana e a intervenção social presente em todos os processos formativos como processos de busca permanente e de construção coletiva. Considerando que, em relação à linguagem, aprender a ler e a produzir textos demanda aprendizagem de operações linguageiras necessárias para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (DOLZ & BRONCKART, 2002), o presente artigo procura contribuir para mudar a atual cultura avaliativa mediante uma proposta de avaliação formativa (PERRENOUD,1999), na qual o processo de mediação e de formação propicie a mobilização de capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004) dos aprendizes e, dessa forma, possa ser apreendido pelo professor e reconhecido pelo aluno. Assim, toma-se o conceito de capacidade para diagnosticar e monitorar as dificuldades e obstáculos à aprendizagem. A partir daí, o olhar investigativo, a prática reflexiva e os registros do professor guiam o processo de evolução do aluno e a constituição de objetivos de ensino para propiciar aprendizagem da leitura, compreensão, interpretação, produção e transposição para outras situações de comunicação que vão além daquelas enfocadas na sala de aula. Aponta-se a utilização da ficha de avaliação (DOLZ, GAGNON, TOULOU, 2008) como instrumento de mediação entre o processo de avaliação formativa e os processos de reflexão e refacção individual, entre os pares e coletiva da produção escrita, a partir dos objetos apontados sobre um gênero textual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MARQUEZAN, FERNANDA FIGUEIRA, and Marília Costa Morosini. "Espiral da Aprendizagem Docente: compreensão de egressos acerca de tornar-se professor (Teacher Learning Spiral: the comprehension of graduates about the process of becoming a teacher)." Crítica Educativa 3, no. 2 (September 13, 2017): 676. http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v3i2.142.

Full text
Abstract:
Apresenta-se a Espiral da Aprendizagem Docente, constituída a partir da compreensão de egressas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sobre o seu processo de formação no curso de Pedagogia de uma IES comunitária e filantrópica do sul do país. A metodologia, de abordagem qualitativa, e a análise dos dados ancoram-se na Análise Textual Discursiva sobre entrevistas e documentos oficiais nacionais e institucionais. Foram identificadas as categorias de Prática Reflexiva como Elemento Estruturante da Aprendizagem Docente, Multiplicidade de Saberes Necessários à Docência, Interlocução Teoria-Prática e Ser Professora: Desenvolvimento Profissional Docente. Chegou-se ao entendimento de que, na medida em que as experiências vivenciadas pelas egressas nas práticas de iniciação à docência foram sendo [re]elaboradas e [res]significadas, por meio de ações concretas de situações de aprendizagem na realidade escolar, as licenciandas [re]construíram o processo de tornar-se professor. Assim, entende-se que o PIBID contribui com a aprendizagem docente, constitui-se em um programa para formação inicial de professores, proporcionando aos estudantes diferentes interpretações sobre o que significa ser professor. Palavras-chave: Educação superior. Aprendizagem docente. PIBID. Formação de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Braulio Nogueira de, José Geraldo Soares Damico, and Alex Branco Fraga. "Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física: ensinando sobre o Sistema Único de Saúde." Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 23 (November 8, 2018): 1–5. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.23e0031.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi descrever uma experiência curricular fundamentada no referencial da espiral construtivista em uma disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Em quatro encontros, cada um com quatro horas-aula, em duas turmas, práticas corporais e atividades físicas (PCAFs) em interface com o SUS foram tematizadas através da elaboração e do atendimento de casos-problemas. Inspirados em situações do cotidiano de trabalho, equipes formadas pelos estudantes delimitaram e estudaram objetivos de aprendizagem a partir de necessidades emergentes. Procedimentos como a organização em rede, as tecnologias de apoio matricial, projeto terapêutico singular, uso de prontuário, genograma, ecomapa, entre outros, delimitaram o foco do trabalho de contextualização do uso das PCAF nos casos-problemas. Considerando a avaliação realizada, conclui-se que a proposta potencializou a aprendizagem dos estudantes a respeito dos saberes e práticas relativos ao SUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Daura, Florencia Teresita. "Aprendizaje autorregulado e intervenciones docentes en la universidad." Revista Educación 41, no. 2 (June 25, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.15517/revedu.v41i2.21396.

Full text
Abstract:
Se presentan los resultados de una investigación en la que se plantearon dos objetivos: identificar las estrategias didácticas personalizadas que el profesorado utiliza en el aula y que favorecen el desarrollo de la autorregulación en sus estudiantes y elaborar un marco interpretativo que permita comprender cómo se desenvuelve la interacción académica entre el personal docente universitario y estudiantes a fin de corroborar si se manifiestan o no las estrategias mencionadas. Se instrumentó un diseño mixto, cuali-cuantitativo en el que se efectuaron observaciones no participativas de espacios de aula a cargo de 75 docentes del Ciclo Clínico de la carrera de Medicina de una universidad privada. La información tratada de forma cualitativa se analizó con la metodología propuesta por la teoría fundamentada (Strauss y Corbin, 1998) con la cual emergieron cuatro categorías de análisis, dos vinculadas con el aprendizaje autorregulado y otras dos con las estrategias mencionadas, cuya integración permitió establecer una categoría nuclear que se denominó espiral personalizante correguladora del aprendizaje. Finalmente, las subcategorías encontradas fueron cuantificadas a fin de triangular la información obtenida por el análisis cualitativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miguel, Edson Arpini, Letícia Cabrini Girotto, Adriana Lenita Meyer Albiero, Irinéia Baretta, and Paulo Roberto Donadio. "De que adianta aprender se não for para aplicar ou transmitir?" JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no. 3 (September 19, 2018): 3–4. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.589.

Full text
Abstract:
Introdução: A participação de grupos dentro da área da saúde, que tenham origem em cursos de graduação distintos, na prática docente, entende-se que o trabalho conjunto de pessoas de formações diferentes quando realizado com planejamento, objetivos definidos, orientado por competências, torna-se uma importante alternativa para o aprendizado e para a melhor atenção à saúde. Esta atividade de Práticas colaborativas é um o processo pelo qual pessoas em diversos níveis de conhecimento trabalham juntas, em pequenos grupos, com vistas a um objetivo comum. No Curso de Processos Educacionais na Saúde (PES) um espaço de aprendizagem colaborativa com interdependência positiva, responsabilização individual e habilidades interpessoais. Perrenoud utiliza o termo “trabalhar em equipe” quando fala das 10 Novas Competências para Ensinar (2000). Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Prática Colaborativa na atenção à saúde ocorre quando profissionais de saúde de diferentes áreas prestam serviços com base na integralidade da saúde, envolvendo os pacientes e suas famílias, cuidadores e comunidades para atenção à saúde da mais alta qualidade em todos os níveis da rede de serviços, a partir dos três grandes objetivos definidos pelo PES: (1) a formação de facilitadores, (2) utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem, (3) visando a melhoria da qualidade e segurança de atenção em saúde; Objetivo: descrever as atividades e reflexões produzidas no Curso de Processos Educacionais. Métodos: As reflexões descritas fazem parte da compilação de ações e atividades do referido curso em diálogo com vários autores, monitoradas por portfólio reflexivo, avaliação por pares e auto avaliação, além de avaliação formativa por parte da gestora de aprendizagem do grupo. Resultados/discussão: Basicamente, o trabalho consistiu em três cenários de ensino, em que as atividades sofreram influência direta do PES, aprimorando conhecimentos e ampliando a visão da metodologia até então utilizada. Os cenários foram: 1. Ambulatorial a. Pequenos grupos b. Reconhecendo as fronteiras ou limites de conhecimento e propondo estratégias de ensino como facilitador. c. Apresentando novas formas de avaliação d. Exercitando o feedback 2. Disciplina interprofissional a. Problematização utilizando o Arco de Maguerez b. Portfólio: como avaliação contínua de disciplina. c. Avaliação: sócio afetiva, psicomotora, pares e autoavaliação. 3. Hospitalar a. Revisão de prontuários: como e o que pesquisar, definindo prioridades. b. Comunicação com equipe e familiares c. Briefing e debriefing: com feedback apreciativo aos residentes. O PES proporcionou a possibilidade de discutir com profissionais de outras áreas aimportância de estratégias inovadoras que possam desenvolverprogramas para motivar a força de trabalho de forma ampla com o olhar para o serviço de saúde, conforme suas áreas de atuação. O referencial teórico mais importante quanto à estas práticas é O Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa(OMS 2010) que enfatiza a situação atual da colaboração interprofissional no mundo, identifica os mecanismos que resultam no trabalho em equipe colaborativo bem-sucedido e delineia uma série de itens para a ação que os formuladores de políticas podem aplicar em seu sistema de saúde local. Este trabalho procurou enfatizar que o termo Educação interprofissional pode ser utilizado quando duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para a efetiva colaboração e melhora dos resultados na saúde. Porém, tanto a atuação no PES, quanto a atuação diária nas instituições, necessita de referenciais teóricos, muitas vezes relegados a um segundo plano, quando da execução de projetos deste vulto. Na atividade escolar existem três elementos centrais, para que o desenvolvimento ocorra com sucesso: o estudante, o professor e a situação de aprendizagem. A busca por conhecimento sobre teorias de aprendizagem tentando aprimorar a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento, se mostrou uma das lacunas de conhecimento tanto do grupo PES, quanto nas atividades docentes. Mitre S M (2008) questiona: “Mas por que tem se tornado imperioso rediscutir os processos de ensino-aprendizagem necessários à formação para o trabalho em saúde?“ Entre as respostas da autora, seleciona-se uma mais apropriada, embora complementar com as demais: “a configuração de uma nova modalidade de organização do espaço-tempo social, as sociedades de controle, o que torna imperiosa a adoção de uma postura crítica sobre a inscrição do sujeito no mundo — aqui incluído o trabalho — caracterizando um verdadeiro ato de resistência”. Conhecer, mesmo que em linhas gerais as divisões das Teorias de aprendizagem do Behaviorismo, das chamadas Teorias de Transição classificadas como o inicio do cognitivo moderno até as Teorias Cognitivas, auxiliam a fundamentação que sustentam estas reflexões. Mereceu especial atenção, influenciando diretamente a prática, o tempo e a profundidade reservados à analise da Espiral Construtivista, metodologia problematizadora, em currículos que utilizavam metodologias ativas de ensino aprendizagem. Segundo Lima (2017), a experiência com a Espiral, revelou que, a partir do processamento de problemas, as questões de aprendizagem, elaboradas pelos estudantes, apresentavam maior articulação disciplinar do que o guia do tutor produzido pelos professores. Será possível utilizar esta metodologia em todos os momentos e com diferente número de pessoas? A utilização de grupos de até 10 pessoas permite que conheçamos de forma individual cada um dos participantes com oportunidade de oferecer feedback apropriado e em tempo adequado. O Pequeno Grupo se constitui quando existem pessoas que compartilham o mesmo ambiente, com objetivos em comum e que trabalham coletivamente para alcançá-los, estabelecendo metas e estratégias, e centrando-se na realização de tarefa. Nesse contexto os participantes assumem e adjudicam papéis, permitindo a visão diversificada e o desempenho crítico diante das situações reais, bem como a construção coletiva de atitude (des)alienantes. A prática no PES foi de extraordinária riqueza quando exercitada a facilitação, nas várias formas e momentos, mas principalmente, quando nos deparou-se com situações de embate teórico ou de relatos de experiência, e porque não, nos momentos de avaliação. A descrição destes “papéis” desenvolvidos por cada um está bem documentada em Pichon-Riviere (1998), em especial quando “denuncia os conteúdos latentes da grupalidade” embora tenham sido, inicialmente, os estudos Bion (2010) que trouxeram a tona a noção de cultura de grupo, considerando os conflitos existentes entre a mentalidade de grupo e os desejos individuais , afirmando que pode haver uma “mudança catastrófica”, quando ideias novas promovem uma ruptura na mentalidade do grupo prevalente, para constituir uma nova. Finalmente, aquele autor, afirma que é na confluência das experiências individuais e coletivas que nasce o conteúdo que será manifestado pelo porta-voz do grupo. Diria-se: “Mas para pensar e fazer assim, tem que sair da caixinha.” Quando nos reportamos a estes referenciais e de que forma exercitamos no PES, obrigatoriamente, nos vimos colocados de forma antagônica aos princípios de explicação do Paradigma Clássico (redução, separação e simplificação), pois ele unifica o que é múltiplo, quantifica o que é qualificável, simplifica o que é complexo. Outra visão, tende a ser ampliada na perspectiva do Paradigma da Complexidade, quando questiona/perturba o paradigma “clássico”, trazendo a ideia de Morin (2002), sobre a complexidade das relações: antireducionista aberta e dialética para que possa ser dialógica. Trazendo a relação de convívio e inseparabilidade dos antagônicos, dos concorrentes, dos contrários. Conclusão: Participar do PES, trouxe a possibilidade de construir solidas relações em função do trabalho individual e coletivo, mostrando a relevância da comunicação entre componentes, observando diferentes níveis de compreensão, com o desenvolvimento da escuta. Não faltaram embates e demonstrações claras de diferenças de pontos de vista e conceitos, porém, ideias defendidas e respeitadas, de forma a não prejudicar os relacionamentos futuros, mas numa perspectiva dialógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marinho, Lucas Linhares, and Minos Martins Adão Neto. "Uma abordagem do sistema caótico por meio de circuitos elétricos no Ensino Médio usando simulação computacional." Revista do Professor de Física 3, Especial (July 6, 2019): 87–88. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v3iespecial.25895.

Full text
Abstract:
O presente trabalho destaca o estudo sobre a abordagem do sistema caótico em circuitos elétricos em atividades didáticas no ensino de Física, no Ensino Médio, através de simulações computacionais. O objetivo desta pesquisa é aplicar um sistema não linear aos circuitos e suas equações relacionadas para então analisar e verificar o comportamento dos mesmos, assunto o qual faz parte da Eletrodinâmica e que são estudados no 3º ano do ensino médio, de forma mais dinâmica, contextualizada e com auxílio de um software gratuito e de fácil acesso. Vale destacar que um detalhe importante neste trabalho, foi inserir o conteúdo de sistema caótico, assunto que nem na Graduação se vê. Esse é o diferencial do trabalho, incorporar um conteúdo que não está inserido na matriz curricular do Ensino Médio, mas a intenção aqui é apenas contextualizá-lo dentro dos circuitos elétricos e mostrar a importância do mesmo usando simulações para melhor compreendê-los, sempre usando a interdisciplinaridade e contextualizando. Todavia, destacamos que no desenvolvimento de nossas atividades a participação dos alunos deve ser intensa, de modo a tornar o aprendizado potencializado. A simulação computacional será abordada por um software chamado Modellus que será um recurso a ser usado como estratégia para intermediar o ensino de circuitos elétricos envolvendo sistema caótico e tornar a aprendizagem mais significativa através de gráficos e modelagens matemáticas provenientes do software. As atividades propostas nessa pesquisa serão baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral, na qual o conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o aprendizado do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Iha, Tayná, Heitor De Andrade Rodrigues, Cindy Yissel Correa Tibocha, Denise Teresinha Almeida Marcon, and Michel Milistetd. "A trajetória de vida do treinador de canoagem havaiana: desafios inerentes ao estabelecimento e desenvolvimento do campo de atuação profissional." Educación Física y Ciencia 22, no. 2 (June 1, 2020): e124. http://dx.doi.org/10.24215/23142561e124.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi descrever as situações episódicas da trajetória de vida de um treinador de canoagem havaiana no seu desenvolvimento e no estabelecimento do seu campo de atuação. Foi realizada uma entrevista semiestruturada baseada em incidentes críticos. A análise dos dados se deu pela espiral de Creswell e os resultados foram apresentados em vinhetas do tipo retrato. Identificou-se sete contextos com os episódios marcantes da sua trajetória, divididos nas vinhetas: infância, inserção na canoagem havaiana, trilhando por um novo caminho, a estruturação do clube, consequências do crescimento: positivas e negativas, busca constante por conhecimento e dias atuais. O desenvolvimento do treinador pareceu se dar pelas experiências ao longo da vida, iniciando por aquelas vivenciadas na infância. O curso de Educação Física, por sua vez, contribuiu para aprendizagem de conhecimentos interpessoais, necessários ao desenvolvimento da relação treinador-atleta. Já o estabelecimento do campo de atuação se deu por iniciativa própria, uma vez que a canoagem havaiana era emergente no Brasil e ainda não possuía um campo estabelecido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moreira, Adelson F., José Geraldo Pedrosa, and Ivan Pontelo. "O CONCEITO DE ATIVIDADE E SUAS POSSIBILIDADES NA INTERPRETAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 13, no. 3 (December 2011): 13–29. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172011130302.

Full text
Abstract:
A aula, seus artefatos, seus sujeitos e as relações que se estabelecem em seu acontecimento são discutidos à luz da teoria da atividade, tendo como questão norteadora a identificação dos seus conceitos nucleares e de suas possibilidades de estimular práticas educativas. A abordagem é realizada a partir de autores que têm diferenças entre si, mas que possuem uma relação com a dialética marxiana: Vygotsky, Adorno, Leontiev e Engeström. O ensaio é elaborado como uma espiral em quatro giros. O primeiro giro parte das noções de ambiente de aprendizagem e de prática educativa. A meta é definir a sala de aula como um complexo interativo. Aqui são discutidas a cognição e seu caráter distribuído e a inteligência como uma realização e, não, como posse. O segundo giro é sobre a noção de atividade e a meta é relacioná-la com a práxis, que se efetiva quando uma atividade objetal possibilita a formação da consciência. Essas elaborações foram feitas mediante interlocuções com ideias de Vygotsky e de Leontiev. Em seguida aparecem o sujeito e sua aprendizagem. O pano de fundo é a relação entre sujeito e objeto. O que é afirmado é que o sentido que o indivíduo atribui às ações está relacionado ao motivo que o leva a participar de uma atividade. O último giro é sobre a atividade como um complexo de relações sociais. O principal convidado é Engeström. A meta é relacionar as noções de atividade e de experiência para evidenciar o sentido dialético de ambas. Busca-se elaborar um referencial que possibilite refletir sobre como se articulam os fatores materiais e os agentes humanos na promoção de oportunidades de aprendizagem; um referencial capaz tanto de possibilitar interlocuções teóricas, quanto de fomentar empirias. Esse propósito constituiu-se a partir de uma convergência de perspectivas sobre a cognição, a aula e a escola, que resultou na conceituação de prática educativa e de ambiente de aprendizagem escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

De Souza Santos, Jaqueline Santana. "Formação de professores com dimensões colaborativas: as estruturas multiplicativas em foco." Com a Palavra, o Professor 2, no. 3 (October 2, 2017): 173. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v2i3.226.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem por objetivo identificar as possíveis contribuições para a prática docente que uma formação continuada, com dimensões colaborativas, pode proporcionar aos professores dos anos iniciais no que concerne ao Campo Conceitual Multiplicativo no âmbito da relação ternária. Para tanto, o referencial teórico teve como base a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, atrelado às ideias do profissional reflexivo descrito por Schön. A abordagem metodológica foi qualitativa, realizada em uma escola da rede pública do sul da Bahia dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com um grupo constituído de 14 professores e 3 professores formadores. Dentre esse grupo de professores, foram escolhidos os três sujeitos de pesquisa: Ana, Cida e João. Os critérios dessa escolha foram: participação efetiva em todo processo dialético da estratégia formativa proposta; elaboração e aplicação das situações elaboradas; ser bolsista do projeto PEM. A estratégia formativa utilizada foi a espiral de fluxo RePARe: Reflexão-planejamento-ação-reflexão de Magina, atrelada à formação com dimensões colaborativas. A pesquisa se desenvolveu em três etapas: diagnóstica, formativa e avaliação do processo formativo. A primeira etapa buscou identificar quais as concepções dos professores participantes acerca do CCM. A segunda, por meio de uma observação participante durante 11 encontros, procurou identificar as contribuições de um processo formativo, com dimensões colaborativas, para a prática docente desse professor. Por fim, avaliar o processo formativo na voz dos sujeitos da pesquisa, bem como fazer uma análise comparativa, identificando as possíveis contribuições da formação. Os instrumentos de coleta de dados foram: áudio gravação, diário de bordo, entrevista semiestruturada e registros escritos. Ao analisar os dados foi possível identificar as seguintes contribuições, em relação às dimensões colaborativas: a presença da colaboração, o trabalho em conjunto com seus pares compartilhando suas práticas; a afetividade; o companheirismo. Quanto a espiral RePARe: uma reflexão crítica sobre a própria prática docente; indicativos de mudança da prática pedagógica; maior interesse e percepção na estratégia dos alunos; reflexões individuais e em grupo, com o intuito de intervir na prática docente. No que concerne a teoria: expansão do CCM; utilização desse campo conceitual na prática docente; compreensão de que é preciso apresentar uma diversidade de situações. Dessa maneira, foi possível perceber que: os professores ressignificaram a sua prática docente; a formação contribuiu para uma mudança da perspectiva dos professores com relação à Matemática; ampliaram o conhecimento dos conceitos básicos da estrutura multiplicativa para utilizar na prática; passaram a compreender o erro como uma oportunidade de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Lima, Valéria Vernaschi. "Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 21, no. 61 (October 27, 2016): 421–34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0316.

Full text
Abstract:
A partir da teoria sociointeracionista da educação e da trajetória das práticas pedagógicas nas sociedades ocidentais, o artigo apresenta a espiral construtivista como uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Discute as origens e a utilização de metodologias ativas no ensino superior, focalizando: a aprendizagem baseada em problemas, a metodologia da problematização, o método científico e o uso de narrativas, simulações ou atuações em cenários reais de prática. A exploração da espiral construtivista, de acordo com os movimentos: “identificando problemas”; “formulando explicações”; “elaborando questões”; “construindo novos significados”; “avaliando processo e produtos”, destaca semelhanças e diferenças em relação às metodologias ativas focalizadas. Para além dos aspectos metodológicos envolvidos, a intencionalidade educacional na utilização da espiral construtivista é explicitada pela natureza dos disparadores de aprendizagem utilizados e pelo sentido transformador da realidade derivado da postura crítica e reflexiva na interação do “sujeito” e “objeto”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Amaral, Adaíse Passos Souza, Rita Narriman Silva de Oliveira Boery, Alba Benemérita Alves Vilela, and Edite Lago Silva Sena. "Metodologias ativas." Revista Docência do Ensino Superior 11 (February 4, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24129.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva relatar a participação como discente em curso de especialização na área da Saúde ministrado por meio de metodologias ativas. Trata-se de relato de experiência da participação no curso de Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente. A trajetória dos processos de aprendizagem significativa é descrita, permitindo entender o caminho percorrido para a formação crítico-reflexiva do discente ao utilizar a combinação de diferentes ações educacionais propostas como metodologias ativas: Espiral de Situação-problema, Espiral de Narrativa da Prática, Aprendizagem Baseada em Equipe, Plenária, Oficina de Trabalho, Viagem, Portfólio, Aprendizagem Autodirigida, Trabalho de Conclusão de Curso e Projeto Aplicativo. A aplicação de metodologias ativas permitiu refletir sobre diferentes maneiras de aprender, ampliar capacidades e qualificar a produção de intervenções na realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

TEODOSIO, ELAINE De Sousa. "A ESPIRAL DE TESLA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 7, no. 20 (July 12, 2020): 233–40. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2930.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de natureza bibliográfica que estuda a Espiral de Tesla ou Mapa da Multiplicação como recurso metodológico no desenvolvimento da prática pedagógica no Ensino Médio, principalmente para os alunos que têm dificuldade com a multiplicação. No texto apresentamos como obtemos os múltiplos. O texto apresenta ainda ideias importantes que justificam a importância da História da Matemática no processo educativo. Além disso, a Espiral de Tesla na formação de professores, como uma estratégia metodológica, pode contribuir efetivamente na re(siginificação) da multiplicação promovendo impactos no processo de ensino e aprendizagem. A História da Matemática motiva e estimula a participação dos alunos no processo educativo, enriquece o desenvolvimento das aulas, esclarece dúvidas e questionamentos, pois apresenta a Matemática como uma criação humana, os discentes percebem que a mesma passou por diversas transformações ao longo do processo histórico, compostas de erros e acertos e, assim é possível desconstruir, em alguns professores e alunos, a visão de que a Matemática é um saber estático, hermético, composto de conhecimentos inquestionáveis e imutáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Freitas, Denizard Batista de, Flávio Kieckow, and Adriani Reichel Zilli. "MÉTODO DA ESPIRAL DE ENSINO (MEE) – UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ENGENHARIA." Revista ENCITEC 9, no. 3 (December 16, 2019): 123. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3345.

Full text
Abstract:
<strong>: </strong>A atuação profissional do engenheiro depende muito das disciplinas profissionalizantes do curso. As deficiências de aprendizagem nessas disciplinas afetam o seu desempenho profissional. Um dos principais problemas no processo da sua formação universitária é a aprendizagem mecânica. Os métodos de ensino abordados nesse trabalho buscam a aprendizagem significativa, valorizando o processo de ensinagem em disciplinas profissionalizantes da Engenharia Civil. O MEE contempla a distribuição do conteúdo, a avaliação, a busca das causas e os planos para melhorias em dois ou três ciclos durante o semestre regular. São previstas avaliações do conhecimento por meio de mapas conceituais para identificar as lacunas de aprendizagem. Equipes Aleatórias e Desafios em Sala de Aula são metodologias utilizadas para estimular trabalhos compartilhados e o partilhamento do conhecimento entre os alunos. A aplicação destas metodologias de ensino nos últimos quatro anos tem melhorado a aprendizagem dos alunos manifestada no seu desempenho acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rocha, Marcelo Augusto, and Rosana Figueiredo Salvi. "Princípios da aprendizagem significativa crítica na formação continuada de professores." Geosaberes 9, no. 17 (December 28, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.627.

Full text
Abstract:
O artigo procura refletir a respeito dos resultados de uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada para a formação continuada de professores de Geografia em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto dos princípios da Aprendizagem Significativa Crítica proposta por Moreira (2005). O curso foi estruturado visando promover o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) como resultado da visão integrada de conhecimentos articulada por Mishra & Koehler (2006). Alicerçado num contexto pedagógico que procurou combinar o uso de tecnologias digitais com a Espiral de Aprendizagem de Valente (2005), com os aportes da Didática das Ciências de Zabala (1998) e com a Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2005).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lopes da Silva, Moises. "APRENDIZAGEM E DOUTRINAÇÃO." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 7 (August 15, 2021): e27562. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i7.562.

Full text
Abstract:
Todo o ser que aprende escolhe seu estilo de aprendizagem a partir de duas fontes, a que flui do inato/indivíduo ou a que vem do empírico/meio. O aprimoramento dos estilos de aprendizagem crescerá no espiral ascendente da movimentação de recursos cognitivos (Piaget, 1977) que, por sua vez, dependerá da significação dos resultados desse processamento que de um lado se converterá nos assunçores de Ausubel (1978) por adquirirem uma moral e/ou juízo de valor verdadeiro à equilibração das tríades: psicomotora (cognição/ motricidade/ afetividade) (Silva, 2020); psicanalítica (id/ ego/ superego) (Freud, 2010) e morfológica (Lobos do Telencéfalo/ Sistema Límbico/ Sistema Nervoso Central) (Wecker, 2001) que se equiparam a equilibração-pós-perturbação (Piaget, 1977) e, portanto, verdadeiro ao inato ou não na falta dessa equilibração; do outro lado se tornarão em simples placas informativas indicando uma possibilidade de significado na melhor das hipóteses ou psicóticos na pior delas. Segundo Wallon a dimensão afetiva da tríade psicomotora é que principia a equilibração ou desequilibração do ser cognoscente. “A sensibilidade tem um nível afetivo e outro cognitivo, assim como a motricidade e a linguagem. A revolução orgânica provocada pela emoção se apresenta nas sensações: viscerais, metabólicas, respiratórias, diminuição da acuidade da percepção do exterior [...]” (Wallon 1879-1962 como citado em Dantas, 1992, p. 93). O problema do artigo é: Wallon estaria certo? O que justifica a pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rojas-Jaimes, Jesús Eduardo, José Alberto Diaz-Tello, and Meredith Kerrigan. "Crecimiento in vitro y morfología inusual de Campylobacter aislada de un paciente con bacteriemia." Ces Medicina 33, no. 2 (May 21, 2019): 144–50. http://dx.doi.org/10.21615/cesmedicina.33.2.8.

Full text
Abstract:
Campylobacter sp. es una bacteria que se adapta a diferentes condiciones y permite un cambio en su forma y requerimientos metabólicos, dificultando su diagnóstico microbiológico. Presentamos el caso de un paciente oncológico de 65 años con bacteriemia por Campylobacter sp. Se desarrolló el cultivo de microbiología clásico en microaerofilia a 42 oC, cultivo aeróbico en agar sangre a 37 oCy hemocultivo aeróbico a 37 oC. Además, se realizó la reacción en cadena de la polimerasa para identificar el agente. La bacteria creció en todos los medios mostrando su termotolerancia y tolerancia a diferentes concentraciones de oxígeno, además de presentar una forma en espiral en el hemocultivo aeróbico. Finalmente, enfatizamos la flexibilidad fisiológica de la bacteria para adaptarse a diferentes condiciones y la importancia de la prueba molecular para identificar al agente, en especial en el crecimiento aeróbico en forma de espiral que pudiera confundirse con otras espiroquetas que causan episodios febriles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Bonilla Vergara, Ángela María, Andrea Carolina Triana Guerra, and Alexandra María Silva Monsalve. "Club Virtual: estrategia de enseñanza y aprendizaje para el fortalecimiento de la lectura crítica." Revista Iberoamericana de Educación 85, no. 1 (January 21, 2021): 117–33. http://dx.doi.org/10.35362/rie8514016.

Full text
Abstract:
La implementación de un club virtual de lectura como estrategia de enseñanza y aprendizaje surge con el propósito de fortalecer la lectura crítica. En este sentido, se fundamentó el marco teórico y conceptual para sustentar epistemológicamente la propuesta. Metodológicamente se plantea la investigación bajo el método cualitativo con diseño investigación-acción, en este sentido se diseña una propuesta de cambio para la comunidad educativa. La población estuvo conformada por cuarenta (40) estudiantes de básica primaria de la Institución Educativa Nuestra Señora de Fátima del Municipio de Espinal Tolima en Colombia. Los resultados de la investigación fueron positivos, observándose una mejoría en el desempeño de la lectura crítica. De igual forma, se evidenció como la mediación tecnológica en el proceso de enseñanza y aprendizaje contribuyó a la motivación de los estudiantes y al fortalecimiento del proceso de enseñanza y aprendizaje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Borba, Fabiane Inês Menezes de Oliveira, and Mara Elisângela Jappe Goi. "Jerome Bruner nos processos de aprender e ensinar Ciências." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 7, 2021): e1521019508. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.9508.

Full text
Abstract:
Neste trabalho enfatiza-se a teoria de Jerome Bruner por ele entender que a Resolução de Problemas é o ponto central para a construção do conhecimento humano. Este autor traz orientações sobre o desenvolvimento da criança, pautada na participação ativa do estudante para o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem. Assim, propõe-se a apresentar e discutir aspectos da teoria de ensino fundamentados nas orientações do autor que aprofunda a participação ativa da criança no desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, na aprendizagem através da descoberta, na exploração de novas alternativas de ensino e no currículo em espiral, levando em conta as fases do desenvolvimento da criança. Nesta concepção, os pressupostos teóricos do autor podem permitir uma formação de professores que valorize o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Borba, Fabiane Inês Menezes de Oliveira, and Mara Elisângela Jappe Goi. "Jerome Bruner nos processos de aprender e ensinar Ciências." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 7, 2021): e1521019508. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.9508.

Full text
Abstract:
Neste trabalho enfatiza-se a teoria de Jerome Bruner por ele entender que a Resolução de Problemas é o ponto central para a construção do conhecimento humano. Este autor traz orientações sobre o desenvolvimento da criança, pautada na participação ativa do estudante para o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem. Assim, propõe-se a apresentar e discutir aspectos da teoria de ensino fundamentados nas orientações do autor que aprofunda a participação ativa da criança no desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, na aprendizagem através da descoberta, na exploração de novas alternativas de ensino e no currículo em espiral, levando em conta as fases do desenvolvimento da criança. Nesta concepção, os pressupostos teóricos do autor podem permitir uma formação de professores que valorize o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Hamel de Rodríguez (UPEL-IPB), Yolinel, and Isabel Pérez de Maldonado (UPEL-IPB). "4. Las gemas de la organización innovadora: cómo manejar el conocimiento y el aprendizaje." Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0 18, no. 1 (January 9, 2015): 78–101. http://dx.doi.org/10.46498/reduipb.v18i1.142.

Full text
Abstract:
El presente artículo se inscribe en la modalidad documental y tiene como objetivo de reconocer las potencialidades de la Teoría General del Conocimiento y la Teoría de la Acción para potenciar las organizaciones innovadoras, cuyas particularidades las obligan a ser vanguardistas en el uso de tecnologías y a reconocer que el capital humano le aporta valor agregado cuando se le permite participar del entretejido organizacional. A partir de la revisión teórica referencial, se plantea la necesidad de generar una espiral del conocimiento, involucrando: al conocimiento tácito, que nace de lo aprendido en la cotidianidad y de las corazonadas; al conocimiento explícito, que se expresa a través del lenguaje formal en normas de procedimientos, manuales y reglamentos; a la teoría explícita, que se predica y a la teoría-en-uso, que se practica. Se concluye que las organizaciones deben habilitar espacios armónicos que faciliten la exteriorización tanto de las capacidades, habilidades y destrezas individuales como de los supuestos, las inquietudes, las incertidumbres y hasta los descontentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Magalhães, Luísa. "Representamen, objecto e interpretante." Comunicação e Sociedade 1 (January 29, 1999): 61–73. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.1(1999).1438.

Full text
Abstract:
Este texto debruça-se sobre a obra de C. S. Peirce, filósofo americano que marcou de forma indelével o pensamento científico do séc. xx. Na ínfima parcela do seu trabalho que seleccionei para apresentar nestes «Cadernos» está presente o raciocínio lógico-semiótico que situa o signo triádico numa espiral vertiginosa por onde o sentido flui ininterruptamente, sem que alguém jamais se possa outorgar sequer a esperança de lhe encontrar o princípio - ou o fim. Nesta mesma espiral nos encontramos - cada um de nós um Signo, vindo de outro e dele seguindo ... nos meandros da «semiose ilimitada» que nos faz crescer, comunicando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Magina, Sandra Maria Pinto, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Aparecido dos Santos, and Vera Lúcia Merlini. "ESPIRAL RePARe: UM MODELO METODOLÓGICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR CENTRADO NA SALA DE AULA." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 6, no. 2 (July 20, 2018): 238–58. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2018.v6.n2.p238-258.i6812.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva apresentar um modelo metodológico de estratégia formativa, construído a partir de várias experiências com formação de professores entre os anos de 2001 e de 2007. O modelo, chamado espiral RePARe (Reflexão, planejamento, ação, Reflexão), toma por base as ideias teóricas de Schön (1983, 2000). O modelo foi validado em quatro projetos de pesquisa, que foram realizados em tempos (2008 a 2010 e 2013 a 2017) e espaços distintos (São Paulo, Bahia, Pernambuco e Ceará). Esses projetos focaram as estruturas aditivas ou multiplicativas e tiveram como público alvo o professor que atuava no Ensino Fundamental. Os bons resultados nos incentivaram a apresentar tal modelo para a comunidade científica. Ele segue um formato de espiral, que começa por uma ação diagnóstica, perpassando pela reflexão, depois o planejamento e, por fim, retoma-se a ação, perfazendo uma volta completa. A cada volta, o conhecimento é tratado de forma mais ampla e profunda. O número de voltas que da espiral, ao longo da formação, dependerá do acerto entre formador e formandos. O artigo conclui que a espiral RePARe como modelo metodológico eficiente de estratégia formativa, tendo em vista especificamente a formação em serviço de professor, seja ele especialista ou polivalente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Alves, Adriano Rodrigues. "O vislumbrar da espiral mimética no seriado Breaking Bad." Temática 17, no. 8 (August 21, 2021): 105–18. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n8.60432.

Full text
Abstract:
A intenção deste estudo é a de assimilar o contexto da narrativa do seriado Breaking Bad, mais especificamente o das interações entre os personagens Skyler White, Theodore (Ted) Beneke e Walter White, com a Teoria Mimética elaborada pelo teórico francês René Girard que, basicamente, seria o caráter mimético do desejo intersubjetivo e interdividual do sujeito em relação ao Outro que pode ocasionar situações de conflitos. Dessa forma, propõe-se analisar, sob a ótica da teoria referida, alguns aspectos das interações narrativas em que os personagens almejam alcançar certo desejo e que isso consequentemente leva a uma rivalidade mimética que gera conflitos violentos. Caso essa violência não seja extirpada em forma de “bode expiatório”, ocorre uma escalada de violência como em uma espiral mimética crescente. Portanto, resta saber se na narrativa do seriado Breaking Bad surge essa espiral mimética crescente de violência em decorrência da busca dos desejos, de desejos miméticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Vives Chillida, Julio Andrés. "Forma en movimiento: mecedoras valencianas de madera curvada." Res Mobilis 10, no. 13-1 (April 15, 2021): 259–76. http://dx.doi.org/10.17811/rm.10.13-1.2021.259-276.

Full text
Abstract:
El objetivo del artículo es presentar visualmente un conjunto representativo de mecedoras de madera curvada fabricadas en Valencia entre 1900 y 1936. Tras la referencia a su origen en la empresa de Hermanos Thonet y su fabricación en Austria-Hungría, se examina la recepción de las mecedoras en Valencia y los diversos tipos y estilos de las piezas que se producían: con espiral, con aros, con lateral continuo, modernas, abarrocadas e infantiles. En algunos casos algunas mecedoras pueden calificarse como modernistas por sus formas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Beltrán, Saavedra, and Cynthia Waszak. "Estudio comparativo de dos dispositivos intrauterinos, la espiral delta y la espiral de Lippes D colocados a pacientes postparto." Revista Colombiana de Obstetricia y Ginecología 36, no. 1 (February 28, 1985): 43–47. http://dx.doi.org/10.18597/rcog.1707.

Full text
Abstract:
Los dispositivos intrauterinos (DIU), como método anticonceptivo de las mujeres que han tenido alumbramientos recientes, se han utilizado en forma limitada debido a las altas tasas de expulsión relacionadas con su colocación en el período de postparto. En un esfuerzo por corregir dicho problema, el Programa Internacional de Investigaciones en Fertilidad (IFRP) ha introducido modificaciones en dos tipos de DIU, a saber, la espiral de Lippes D y el dispositivo T de cobre 220C. La modificación consiste en el agregado de tres suturas de catgut No. 2 que se desechan biológicamente al completarse el proceso de involución. El estudio se diseñó con el objeto de poner a prueba la espiral de Lippes D modificada (espiral Delta) y compararla con el Lippes Loop D estándar. La espiral Delta se insertó en 136 mujeres del Hospital de Juan Noé en Arica, Chile.En cada uno de los casos, la inserción ocurrió dentro de los 10 minutos después de la expulsión de la placenta. El estudio confirmó la expectativa de que la tasa de expulsión de las espirales Delta sería significativamente más baja que la de las espirales sin modificar, pues las tasas fueron de 15,8 en el caso de las usuarias de espirales Delta y 28.3 para las usuarias de espiral de Lippes D (p < 0,05). A los tres meses, las tasas de continuación de uso de los dos grupos fueron de 81,6 y de 68,1, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Vieira, Carla de Cássia Nardelli, Carolina Klein Padilha, Denise Del Prá Netto Machado, and Luciano De Castro Carvalho. "Processos de gestão do conhecimento no ensino superior: estudo em uma universidade de Santa Catarina." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 11, no. 4 (September 30, 2017): 104. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i4.823.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou analisar a percepção dos colaboradores de uma instituição de ensino superior quanto à eficácia dos processos de gestão do conhecimento em níveis individual, do grupo e organizacional. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados utilizou-se questionário fechado, elaborado e validado conforme estudo de Sabherwal e Becerra-Fernandez (2003). Para a análise dos dados empregou-se estatística e modelagem de equações estruturais. Percebeu-se que na dimensão ontológica a percepção de aprendizagem é originada em nível individual, transferida para o grupo e para a organização. Na dimensão epistemológica a espiral do conhecimento é iniciada com a conversão de conhecimento tácito pela socialização e externalização. Concluiu-se que o conhecimento é gerado e socializado nos níveis de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ortiz, Junia. "Opinião e cenários comunicativos: influência de fatores contextuais nos processos sociopsicológicos da espiral do silêncio." Opinião Pública 25, no. 2 (August 2019): 258–86. http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912019252258.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo investigar como fatores contextuais podem afetar os processos sociopsicológicos especificados pela teoria da espiral do silêncio, como o medo de isolamento e a congruência de opinião. Os contextos para este artigo foram divididos em ambientes on-line – sites de redes sociais, salas de bate-papo e fóruns de discussão on-line – e comunicação face a face. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários on-line sobre a opinião a respeito da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Com um total de 226 formulários preenchidos, os dados coletados receberam tratamento estatístico para a realização do teste das hipóteses. A análise dos dados demonstrou que a expressão da opinião está ligada a fatores que se relacionam com as características específicas de cada meio/ambiente em que a opinião é expressa, em conjunto com os fatores sociopsicológicos que operam na espiral do silêncio. Ou seja, a configuração da comunicação afeta o desejo dos indivíduos em expressar seus pontos de vista, fazendo com que a espiral do silêncio aconteça de forma diferente em cada contexto específico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Da Silva, Silvio Ribeiro, Alyne Barbosa Lima, and Mayara Macedo Assis. "A ABORDAGEM DOS GÊNEROS DO DISCURSO NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS." Itinerarius Reflectionis 14, no. 1 (March 10, 2018): 01. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v14i1.49616.

Full text
Abstract:
Neste artigo, objetivamos mostrar os resultados de um estudo que teve como alvos: (a) analisar se as propostas de produção de textos escritos apresentadas pela coleção de livro didático de Português (LDP) ‘Português Linguagens’, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, 6o a 9o ano, trabalha as condições de produção do texto (locutor, interlocutor, gênero, suporte, contexto de circulação); (b) averiguar a (in)existência da abordagem em espiral no tratamento dado aos gêneros do discurso propostos para produção; e (c) verificar a (in)existência de variedade de gêneros do discurso propostos para produção de textos escritos. Para isso, buscamos apoio nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada (LA), cuja preocupação central está nos problemas decorrentes do uso da linguagem em um determinado contexto. Os dados nos mostram que existe uma boa abordagem das condições de produção, bem como variedade de gêneros propostos, representando pontos positivos da coleção. Porém, ocorre pouca incidência da abordagem em espiral, o que pode trazer menos impacto positivo para a aprendizagem do aluno e para a prática de produção de textos mais significativos, interferindo negativamente nos seus letramentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sánchez, Silverio. "Formas de luz (El sentido de la melancolía), de Marco Tulio Aguilera Garramuño." La Palabra y el Hombre, revista de la Universidad Veracruzana, no. 47 (August 23, 2019): 74–75. http://dx.doi.org/10.25009/lpyh.v0i47.2814.

Full text
Abstract:
"(...) Formas de luz -relato de largo aliento- constituye un análisis de primera mano, una mirada desde adentro del monstruo de la depresión mayor, construido con un ritmo martilleante y tozudo, seco, con una trama en forma de espiral ascendente, que vuelve una y otra vez a los puntos nodales del relato en busca de respuestas y, sobre todo, en busca de salidas" (74).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Caldas, Mariana, and Ana Luisa Rolim. "Geometria espiral aplicada no espaço: o caso do Museu Nacional de Arte Ocidental (1959)." Revista Geometria Gráfica 3, no. 1 (June 3, 2019): 102. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2019.241308.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir as peculiaridades da geometria da espiral, particularmente suas implicações quando aplicadaao desenhodo espaço. Utiliza-se como casoo Museu Nacional de Arte Ocidental, projetode Le Corbusier, inaugurado em 1959, que representa a materializaçãodas ideias do arquiteto referentes àconfiguração espacial em forma de espiral para espaços voltados à exposição de obras de arte. A base teórica empregada éa sintaxe espacial (HILLIER; HANSON, 2003; HILLIER, 1986)e sua instrumentalização por meio de análises de linhas axiais e espaços convexos,visando aferirem que medida a configuração do espaço pode influenciar na experiência do usuário do ponto de vista de seu movimento e visibilidade no espaço. Como contribuição, espera-se ampliar, de um modo geral, o entendimentode soluções utilizadas na arquitetura moderna e, especificamente, das propriedades que o percurso espiralar atribuiu ao espaço do museu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Novais, Denisson Almeida, and Flaviana Silva. "O estudo dos conceitos de área de quadriláteros na visão da modelagem matemática com o software Autocad." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 5, no. 1 (April 22, 2020): 268–89. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12242.

Full text
Abstract:
O presente artigo, que é um recorte da dissertação de mestrado em Educação Matemática, tem como objetivo apresentar as contribuições que a Modelagem Matemática pode oferecer em relação à aprendizagem do conceito de área de quadriláteros tendo como suporte tecnológico o software AutoCad de 10 sujeitos que estudava no curso de Edificações e Informática em uma Instituição Federal do Sul da Bahia. A Metodologia dessa pesquisa perpassou por uma intervenção de ensino, composta por 11 encontros de 90 minutos cada, utilizando como referência as três fases da Modelagem Matemática proposta por Biembengut, definidas como: percepção e apreensão, compreensão e explicitação, significação e expressão. Para embasar o estudo, aborda-se as concepções de: Modelagem Matemática, proposta por Biembengut e Espiral de Aprendizagem, proposta por Valente. A fim de atingir o objetivo da pesquisa, adotou-se como instrumentos de coletas de dados: os trabalhos realizados pelos alunos, desenhos papel/lápis e no software AutoCad; diário de campo e audiogravações. Os resultados evidenciaram que além da importância de buscar novos métodos para se atingir êxito no processo de ensino e aprendizagem, permitiu aos alunos explorarem os conceitos de Áreas de Quadriláteros, de maneira dinâmica, significativa e como autores atuantes no processo de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rolim, Anderson Teixeira, and Bruno Cézar Scaramuzza. "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 10 (November 24, 2016): 182. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e02016182-195.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva elencar perspectivas de diversos estudos referentes à Educação a Distância e seus Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em face de uma Aprendizagem Significativa. Neste sentido, este pretende listar aspectos importantes desta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, busca discutir como estes ciberespaços devem ser preparados para produzirem um aprendizado significativo. De forma breve, trata também da lógica do mercado que impulsionou esta modalidade de Ensino. Para tanto, recorre ao levantamento de dados bibliográficos acerca do assunto, a fim de apresentar perspectiva ampla sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Alves, Lindomberto Ferreira. "A espiral poética e o tempo da criação em Rubiane Maia: notas em processo." Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, no. 42 (December 23, 2020): 67–88. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i42p67-88.

Full text
Abstract:
O artigo aborda o tempo da criação no âmbito dos processos criativos da artista multimídia Rubiane Maia. Parte-se da hipótese de que embora os deslocamentos e os desdobramentos atrelados à construção poética desta artista possam ser examinados segundo uma estrutura cronológica e linear, enquanto forma essa organização no espaço e no tempo não dá conta de expressar a complexidade e os dinamismos que agenciam o seu tempo da criação, confinando seus processos criativos a um tempo linear, distanciado e apartado do tempo à luz da multiplicidade. Assim, tendo como aporte teórico as noções de tempo como multiplicidade pura, de Michel Serres (1982), e de espiral do tempo, de Bruno Latour (1994) – bem como as considerações da própria artista sobre o tempo da criação que percorre seus processos artísticos entre os anos de 2006 e 2016 – situamos aqui, em perspectiva, a noção de espiral poética. Figura conceitual que, segundo nossas análises ao redor dos fluxos temporais dos primeiros dez anos de carreira de Rubiane, aproximaria-nos da temporalidade subjacente aos seus processos criativos, uma temporalidade em espiral – leitura que não só aguça nossa percepção à amplitude e à densidade das tramas poéticas que tecem o tempo da criação desta artista, como, também, insinua a singularidade dos modos com os quais ela agencia a tríade arte-vida-obra no turbilhão do fluxo temporal que agencia seus processos de criação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Voelzke, Marcos Rincon, and Josuê Antunes de Macêdo. "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE ASTRONOMIA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 11, no. 5 (August 8, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2726.

Full text
Abstract:
Esse artigo aborda o uso dos objetos de aprendizagem no ensino de Astronomia, em busca de promover uma aprendizagem significativa, dado que na maioria das vezes seu ensino ocorre de forma estanque e sem conexão com a realidade. O objetivo é apresentar e discutir uma atividade potencialmente significativa para o ensino de Astronomia. Inicialmente faz-se uma discussão sobre aprendizagem significativa, posteriormente aborda-se o uso de objetos de aprendizagem e simulações no ensino de Astronomia. A partir disso, propõe-se uma atividade usando o software Stellarium, utilizando-se a metodologia baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Essa atividade aborda a variação do dia claro e da noite nas diferentes estações. Espera-se com isso contribuir com o ensino de Astronomia utilizando-se as tecnologias digitais como forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Falcón Meraz, José Manuel. "El zigurat y la espiral. Caminos cruzados en la configuración del Museo Moderno." EGA Revista de expresión gráfica arquitectónica 22, no. 31 (November 21, 2017): 44. http://dx.doi.org/10.4995/ega.2017.8863.

Full text
Abstract:
<p class="Default"><span>El inicio de las Vanguardias marcó un periodo de crisis para el museo y su arquitectura. A pesar de ello, existirían propuestas visionarias realizadas por grandes figuras del Movimiento Moderno, como Le Corbusier y Wright. A través de su legado gráfico, se observará la coincidencia de sus soluciones basadas en las formas ancestrales del zigurat y la espiral, utilizadas como una innovación tipológica, aunque desde posturas proyectuales particulares. Si Le Corbusier ensayó la plástica del espacio expositivo en las áreas sociales de sus casas y continuó dibujando y variando su arquetipo de museo como un zigurat de planta cuadrada, hasta compactarse en la espiral de crecimiento ilimitado; Wright, por su parte, comenzó ideando uno de planta circular, cuya geometría nació en las rampas del planetario Gordon Strong, para después invertirlo y crear un recorrido helicoidal descendente único, donde forma y función son uno mismo.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Benevides, Victória, and Raimundo Nonato Lima Filho. "APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO CONTÁBIL." Revista de Contabilidade da UFBA 14, no. 1 (May 1, 2020): 57. http://dx.doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35609.

Full text
Abstract:
As atividades praticadas pelos estudantes no ensino tradicional usualmente não permitem vivenciar experiências de trabalho de cooperação, de partilha de responsabilidades e não possibilita também a construção de relações positivas entre os integrantes dos grupos, enquanto que a aprendizagem cooperativa tem sido descrita pela literatura especializada como uma forma eficaz de praticar de modo concreto a diferenciação em sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo verificar as contribuições advindas de um método ativo de ensino. Neste estudo, foi realizado um experimento, adotando a Taxonomia de Bloom, no qual o grupo que obteve o ensino de forma ativa teve um desempenho superior ao grupo cujo ensino foi de forma tradicional. Além disso, também foram verificadas relações com a nota, com a idade, sexo e tipo de escola estudada durante o ensino médio, para assim identificar a influência desses fatores na nota final. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que esse estudo contribuiu de forma positiva para o ensino/aprendizado, pois com ela há um estímulo cognitivo desencadeando a percepção do aluno sobre o conteúdo ministrado, e assim tornando o aprendizado mais estimulante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

De Cássia Lima da Silva Duarte, Karolina, and Alcieros Martins da Paz. "Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva." Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 5, no. 2 (July 20, 2020): 27–37. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re3.

Full text
Abstract:
Introdução: O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Recife (SESAU-Recife) surge a partir do advento do Pró-Residência do Ministério da Saúde, prevendo o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Metodologias Ativas. Objetivo: Relatar a experiência interdisciplinar oriunda da reestruturação do módulo de Políticas Públicas de Saúde utilizando o ensino híbrido. Método: O estudo se desenvolve em formato de relato de experiência sobre o trabalho interdisciplinar realizado entre a Coordenação do Módulo de Políticas Públicas de Saúde (PPS), reestruturado a partir do ano de 2018 e facilitadores educacionais, com base na espiral construtivista e ensino híbrido, incluindo o uso da Plataforma de Tele-educação INDU. Resultados: Um total de 65 residentes passaram por essa estratégia educacional, sendo estes dispostos na divisão de duas turmas. A carga horária total foi de 48 horas, utilizando a sala de aula invertida (flipped classroom) e outras metodologias ativas. Conclusão: A adoção do AVA e do ensino híbrido permitiram adotar metodologias ativas a partir da tecnologia, otimizando a aprendizagem dos residentes e operacionalização do redesenho curricular. Foi permitido o registro formativo e avaliativo, desenvolvimento da autonomia dos residentes, incorporação da aprendizagem significativa, interação, colaboração e inovação educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Bittencourt, Roberto Almeida, Bianca Leite Santana, and Luis Gustavo Jesus Araujo. "Computação Fundamental: Currículo e Livros Didáticos de Computação para o Ensino Fundamental II." Revista Brasileira de Informática na Educação 29 (June 28, 2021): 662–91. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.662.

Full text
Abstract:
Dada a relevância da computação na sociedade contemporânea, seja por sua pervasividade e impacto, seja pelo seu potencial em facilitar a expressão flexível, a comunicação, o desenvolvimento do pensamento computacional e as habilidades do Século XXI, seja pelas oportunidades de carreira oferecidas nesta área, é cada vez mais comum a adoção da computação nos currículos da educação básica. Este artigo descreve o currículo denominado Computação Fundamental, uma implementação de currículo e livros-texto para a segunda etapa do Ensino Fundamental brasileiro. O currículo fundamenta-se em currículos em espiral, na aprendizagem significativa, em projetos construcionistas e na contextualização da aprendizagem de computação. Os livros didáticos associados oferecem um guia para professores e atividades para estudantes que permitem conhecer elementos básicos da computação e realizar práticas de computação e reflexões a partir da prática. As primeiras experiências com o currículo apontam desafios de implementação em termos de infraestrutura, capacitação docente e integração com os currículos escolares existentes, mas também descortinam potenciais efeitos positivos em sua adoção em termos de expressão criativa, formação interdisciplinar, motivação e engajamento estudantil e melhor retenção do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Cecagno, Diana, Deisi Cardoso Soares, Heidi Crecencia Heckler de Siqueira, and Suzana Cecagno. "Incubadora de aprendizagem: uma nova forma de ensino na Enfermagem/Saúde." Revista Brasileira de Enfermagem 59, no. 6 (December 2006): 808–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672006000600017.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar, uma idéia inovadora de aprendizagem na enfermagem: incubadora de aprendizagem, uma nova maneira de ensinar e aprender. Esta estratégia avançada de aprendizagem procura integrar a educação à inovação tecnológica. Ela pode ser o ponto de partida para uma nova maneira de "aprender a aprender" na enfermagem. Essa modalidade, utilizada em outras áreas do conhecimento, permite: compreender a realidade no qual o profissional está inserido, desenvolver competências, habilidades, adquirir novos conhecimentos, ampliar a criatividade e conseqüentemente aguçar o espírito empreendedor, incentivando a criação de oportunidades profissionais. A incubadora de aprendizagem capacita multiplicadores de idéias e atividades/serviços, alia aprendizagem às tecnologias capazes de fazer a diferença na trajetória profissional, enquanto exercita o empreendedorismo da enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Franco, Karine Serpa, Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira, Lucianne Fragel Madeira, Suzete Araujo Oliveira Gomes, and Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto. "Ensino e aprendizagem impulsionados pelo pensamento computacional." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 14, 2021): e402101019099. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19099.

Full text
Abstract:
Pensamento Computacional (PC) é uma estratégia utilizada no processo ensino/aprendizagem, envolvendo resolução de problemas, de forma a desenvolver o pensamento crítico e criativo, de forma autônoma, interdisciplinarmente. O presente artigo apresenta uma análise reflexiva sobre o tema, fundamentando-se em literaturas que abordam o PC e seus desdobramentos. Tem como objetivo discutir os benefícios decorrentes do desenvolvimento do PC na educação básica, bem como descrever brevemente algumas estratégias já em uso para que o PC possa ser ensinado, beneficiando, assim, alunos, professores e a sociedade. Concluímos que ao desenvolver o PC o aluno passa a ser sujeito construtor de conhecimento, de forma crítica, criativa, polivalente, flexível e inovadora, e que isso pode se dar através de estratégias diversas, seja pelo ensino da robótica, programação em blocos, narrativas digitais, games, com atividades sem o uso de tecnologias, ou de forma transversal dentro das disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian, Taís Quevedo Marcolino, and Maria Fernanda Barboza Cid. "Construindo-se terapeuta ocupacional no grupo de reflexão da prática: um espaço para ação-reflexão-ação." Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo 28, no. 2 (October 25, 2017): 254. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p254-260.

Full text
Abstract:
A formação em Terapia Ocupacional demanda diversificação de cenários e estratégias de ensino-aprendizagem. No terceiro ciclo da unidade de prática na UFSCar os estudantes subdividem-se em grupos de reflexão da prática, em processo de metodologia ativa, ancorada na espiral construtivista. O presente trabalho relata tal experiência por meio da análise temática dos registros docentes. Os temas abarcam (a) reflexões iniciais: acolhimento e questões institucionais; (b) compreensão das pessoas sob cuidado em terapia ocupacional; (c) lugar do campo/serviço/instituição; (d) singularidades dos sujeitos; (e) reflexões sobre ser terapeuta ocupacional; (f) responsabilidades, conceitos e instrumento de trabalho. Tal espaço para reflexão distancia-se das demandas urgentes da prática, gerando satisfação entre os estudantes, que percebem seus sentimentos, conceitos e valores que devem ser revisitados e, algumas vezes, transformados para o exercício da prática profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Moreira Kenski, Vani. "APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA." Revista Diálogo Educacional 4, no. 10 (July 17, 2003): 47. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v4i10.6419.

Full text
Abstract:
O texto analisa a relação entre tecnologia e aprendizagem. Inicia pela compreensão de que o uso das tecnologias disponíveis, em cada época da história da humanidade, transforma radicalmente a forma de organização social, comunicação, cultura e a aprendizagem. No atual estágio da civilização, as tecnologias digitais de comunicação e informação possibilitam novas formas de acesso à informação, novas possibilidades de interação e de comunicação e formas diferenciadas de se alcançar a aprendizagem. Essas tecnologias, no entanto, requerem um amplo conhecimento de suas especificidades para que possam ser utilizadas adequadamente em projetos sistemáticos de educação. Exigem também metodologias de ensino diferenciadas, uma nova pedagogia e a utilização ampla das capacidades humanas (muito além da cognição) em processos diferenciados de aprendizagem. Além disso, essas novas tecnologias possibilitam que a aprendizagem possa acontecer de forma coletiva, integrada, articulando informações e pessoas que estão em locais diferentes e que são de idade, sexo, condições físicas, áreas e níveis diferenciados de formação. O texto conclui que as atuais tecnologias digitais de comunicação e informação possibilitam o alcance de novas aprendizagens, que encaminham as pessoas para novos avanços, socialmente válidos, no atual estágio de desenvolvimento da humanidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Terto Neto, Ulisses. "DO DOMÍNIO AUTORITÁRIO MILITAR PARA A DEMOCRACIA CONSTITUCIONAL: UMA VISÃO GERAL DAS POLÍTICAS DE DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DA REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA." Revista Direitos Fundamentais & Democracia 22, no. 3 (December 8, 2017): 215. http://dx.doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v22i3832.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo, resultado de investigações e discussões teóricas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Direito e no Centro para Cidadania, Sociedade Civil e Estado Democrático de Direito (CISRUL) da Universidade de Aberdeen no Reino Unido, tem como escopo principal analisar o processo histórico e sócio-político brasileiro de transformações de direitos humanos durante a saída do país do domínio autoritário militar e sua chegada à democracia constitucional, sob a perspectiva da teoria do modelo espiral de mudança de direitos humanos (spiral model) desenvolvida por Risse, Ropp and Sikkink (2013; 1999). Além disso, com base no conceito de autoritarismo social desenvolvido por Dagnino (2014; 2000; 1998; 1993), o artigo explica porque apesar de o Brasil ter se transformado em uma democracia constitucional, há ainda um cenário generalizado de violações de direitos humanos no país. Por fim, o artigo argui pela necessidade de se mudar as bases materiais da sociedade brasileira, de forma a possibilitar a construção de um novo projeto de sociedade, mais igualitária e na qual haja a efetivação dos direitos humanos. Palavras-chave: Direitos Humanos; Democracia; Teoria de Mudança de Direitos Humanos em Espiral (Spiral Model); Autoritarismo Social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Bemfica, Juliana do Couto, and Mônica Erichsen Nassif Borges. "Aprendizagem organizacional e informação." Ciência da Informação 28, no. 3 (December 1999): 233–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651999000300001.

Full text
Abstract:
O artigo discute a noção de aprendizagem organizacional tendo a informação como pano de fundo. Descreve abordagens vigentes e sua fragilidade como modelos baseados no paradigma reducionista. Apresenta alternativas que consideram a complexidade das organizações contemporâneas e que podem contribuir para o aprofundamento do conhecimento acerca do operar da informação no processo cognitivo, bem como para abordar, de forma mais fundamentada e menos pragmática, a questão da informação como recurso gerencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Westphal, Denise, and Edson Roberto Oaigen. "Trilhas temáticas na construção da aprendizagem." Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 2 (June 30, 2006): 43. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v2i0.1675.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma síntese do trabalho realizado há alguns anos pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências, no intuito de proporcionar a aprendizagem significativa através do desenvolvimento de Trilhas Temáticas. Acredita-se se que a utilização destas tem grande eficácia na construção do conhecimento, oportunizando a vivência dos alunos com o conteúdo de forma mais concreta e investigativa e promovendo a relação da teoria com prática, a partir do confronto com o material obtido na pesquisa. As Trilhas garantem, dessa forma, um conhecimento fidedigno de estudo, pois estabelecem níveis de estudo e de aprofundamento, conforme o nível do aluno e do planejamento do professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Aviz, Lara Cristina Silva de, Ana Karolina Nunes da Silva, Lourival Dias Campos, Ivan Carlos Fernandes Martins, and Luciane Cristina Paschoal Martins. "PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA." Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa 2, no. 2 (January 26, 2021): 74–92. http://dx.doi.org/10.36732/riep.v2i2.54.

Full text
Abstract:
O estudo aqui apresentado objetivou avaliar o processo de ensino-aprendizagem de Zoologia de Invertebrados no curso de Biologia, tendo como foco as interações, ludicidade e inteligências múltiplas. A pesquisa possui caráter qualitativo e os dados foram coletados utilizando as técnicas de observação sistemática e questionário misto. Constatou-se que quando há utilização de alguma atividade lúdica, as interações dentro da sala de aula aumentam. Ademais, percebeu-se que, quando se utiliza o lúdico no Ensino Superior, há interesse dos alunos por constituir uma forma diferente e divertida de aprender. Além disso, quando os alunos aprendem de forma significativa, as inteligências múltiplas podem ser exploradas e trabalhadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Sánchez Kornfeld, Alejandra. "Realidad y ficción en un mundo desacralizado. Estudio de La vida breve de J.C. Onetti desde una perspectiva hermenéutica." Literatura y Lingüística, no. 29 (September 26, 2014): 167. http://dx.doi.org/10.29344/0717621x.29.87.

Full text
Abstract:
A partir del estudio hermenéutico de la novela La vida breve (1950) de J.C. Onetti, se desprende cómo un individuo sensible a los cambios sociales, intenta desesperadamente adaptarse a una sociedad progresista y mecanizada, donde se ha perdido la noción de trascendencia y pertenencia social. De esta forma, el narrador de esta novela intenta sustentarse ontológicamente a partir del relato de su inconsciente, lo cual sumerge al lector en diferentes mundos creados unos sobre otros que lo alejan cada vez más de la realidad, ahora arrebatada por un espiral cuya fuerza centrípeta aleja el lenguaje de su referente inmediato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Martínez, Vilma. "NACIMIENTOS." Nodos y Nudos 4, no. 35 (July 1, 2013): 113. http://dx.doi.org/10.17227/01224328.2270.

Full text
Abstract:
Es la obra que recorre estas páginas y forma parte de un proceso que en tiempo y espacio se ha ido moviendo. La escultura, la acción y la instalación, se han tejido en el propósito de nacer como la espiral y de recorrernos desde el presente, con las memorias que somos y cargamos. En el pretexto del tejido como la acción, se crearon mochilas como espirales, como úteros y matrices que nos contienen. Al tejer mochila se teje pensamiento, así como al escribir se materializa en los íconos de las palabras, las esencias que nos guardan y nos tejen con los otros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography