Academic literature on the topic 'Aprendizagem em Ensino Clínico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Aprendizagem em Ensino Clínico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Aprendizagem em Ensino Clínico"

1

Sobral, Dejano Tavares. "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: EFEITOS NO APRENDIZADO." Revista Brasileira de Educação Médica 18, no. 2 (August 1994): 61–64. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v18.2-003.

Full text
Abstract:
Resumo Como motivar o aluno de Medicina e proporcionar um aprendizado significativo e produtivo no ensino pré-clínico? A estratégia de aprendizagem baseada em problemas pode ser uma das respostas para tal questão. Na Universidade de Brasília desenvolveu-se uma experiência com essa estratégia em programa de integração interdisciplinar, que passou a incorporar apresentação seriada de casos clínicos, uso de módulos de orientação para aprendizagem auto-dirigida e discussão em grupo pequeno, da base de informação e do raciocínio envolvidos na resolução de problemas. Efetuou-se uma análise de processos e produtos nessa experiência, incluindo exame de resolução de problemas e questionários de avaliação que envolveram 421 participantes. Os resultados indicam a utilidade da estratégia inovadora em função, principalmente, do desenvolvimento da capacidade de aplicação de informação e das habilidades de processo pelos alunos. A avaliação de programa sugere aumento da qualidade da experiência educativa, após incorporação da estratégia, em termos de medidas do valor e significado da vivência, da adaptação pessoal do aprendiz, e da percepção de maior eficácia da aprendizagem, na comparação com programas congêneres do ensino pré-clínico na Universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Botti, Sérgio Henrique de Oliveira, and Sergio Rego. "Processo ensino-aprendizagem na residência médica." Revista Brasileira de Educação Médica 34, no. 1 (March 2010): 132–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000100016.

Full text
Abstract:
A comunidade científica nacional e internacional discute muito sobre o ensino médico e o equilíbrio entre conhecimento científico, raciocínio clínico, desenvolvimento de habilidades práticas, formação do caráter e profissionalismo. Entretanto, em nosso meio, o processo ensino-aprendizagem é pouco estudado durante a residência médica. Pretendemos descrever as relações da ciência da aprendizagem com o ensino durante a residência médica. Analisamos essa interface em publicações nacionais e internacionais da área da educação em geral, da educação mé dica e da residência no período compreendido entre 1997 e 2007, mostrando os pressupostos da aprendizagem importantes no desenvolvimento do raciocínio clínico, no ensino de habilidades e na aquisição de competências indispensáveis à formação do residente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nunes, Sandra Odebrecht Vargas, Evelin Massae Ogatta Muraguchi, Olavo Franco Ferreira Filho, Rose Meire Albuquerque Pontes, Lucienne Tibery Queiroz Cardoso, Cíntia Magalhães Carvalho Grion, Renata Maciulis Dip, and Luiz Carlos Lúcio Carvalho. "O ensino de habilidades e atitudes: um relato de experiências." Revista Brasileira de Educação Médica 37, no. 1 (March 2013): 126–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022013000100018.

Full text
Abstract:
Este artigo relata a experiência do ensino de Habilidades e Atitudes, na graduação em Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com a metodologia de ensino da Aprendizagem Baseada em Problemas, ancorada no modelo biopsicossocial. O ensino de Habilidades e Atitudes implica a formulação diagnóstica mutiaxial, descrição contextual e padronizada da condição clínica. Utiliza como instrumento a avaliação sistemática de eixos e domínios altamente informativos e relevantes para o tratamento. Eixo I: transtornos clínicos (mentais e condições médicas gerais); Eixo II: incapacidades nos cuidados pessoais, funcionamento ocupacional e com a família, e funcionamento social mais amplo; Eixo III: fatores contextuais (problemas interpessoais e outros psicossociais e ambientais); Eixo IV: qualidade de vida (refletindo primariamente as percepções do próprio paciente). A competência clínica foi avaliada por meio da discussão de casos clínicos, portfólios reflexivos e pelo Exame Clínico Estruturado por Objetivo (Osce), método que avalia as habilidades clínicas, as habilidades de atitudes e a comunicação dos estudantes de Medicina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maigret, Simone Buchignani, Michelle Cristine Oliveira Minharro, and Rúbia Aguiar Alencar. "Estratégias de ensino da simulação do Suporte Básico de Vida em Enfermagem: Uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 31, 2021): e47310918325. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18325.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a contribuição do uso da simulação clínica como estratégia para o ensino e aprendizagem do Suporte Básico de Vida na Graduação em Enfermagem. Método: revisão integrativa de 16 artigos na íntegra, disponíveis nas bases de dados LILACS, PubMed Central, SCOPUS, CINAHL, Web of Science, Embase, Cochrane e Scielo. Resultados: dos artigos avaliados, a maioria oriunda de pesquisas quase experimental (43,75%), foram desenvolvidos no Brasil (43,75%), com estratégias de ensino aprendizagem envolvendo simulações com robóticas (com simuladores de alta e média fidelidade), Role Play, palestras, jogo online, curso online, Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), simulações cênicas (com pacientes padronizados), Aprendizagem baseada em Problema (PBL) e o Modelo de Aprendizagem Ativa para o Pensamento Crítico (ALMCT). O emprego destas estratégias mostra melhor aprendizagem, desenvolvimento das habilidades psicomotoras, autoconfiança, segurança e trabalho em equipe nos estudantes. Conclusão: a simulação clínica em Suporte Básico de Vida apresenta melhor reconhecimento da parada cardiorrespiratória, compressões torácicas efetivas, desfibrilação precoce, desenvolvimento de competências de manejo clínico avançado, incluindo habilidades de trabalho em equipe e tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aguirre, Ana Maria de Barros, Eliana Herzberg, Elizabeth Batista Pinto, Elisabeth Becker, Helena Moreira e. Silva Carmo, and Mary Dolores Ewerton Santiago. "A formação da atitude clínica no estagiário de psicologia." Psicologia USP 11, no. 1 (2000): 49–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642000000100004.

Full text
Abstract:
Neste artigo visamos destacar aspectos que consideramos fundamentais para o processo de ensino / aprendizagem em Psicologia Clínica, baseados na nossa experiência como supervisores da disciplina de psicodiagnóstico para estagiários da graduação em Psicologia. Delineamos nossa sistemática de trabalho na disciplina, que segue um referencial psicanalítico e enfocamos particularmente a questão da formação da atitude clínica do estagiário em relação ao cliente. Procuramos mostrar as inter-relações da mesma com o enquadramento de trabalho e com o processo de formação da identidade profissional do psicólogo, enfatizando o papel da supervisão. Apontamos a necessidade de novos estudos e pesquisas, bem como de discussões entre supervisores, psicólogos e estudantes, sobre assuntos tais como o processo de ensino/aprendizagem clínicos e a habilitação de psicólogos para o exercício clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Munhoz, Graziella Simeão, and Andréa Cintra Lopes. "Uso de Ferramenta como Instrumento no Processo de Ensino-Aprendizagem." Revista de Graduação USP 3, no. 1 (June 15, 2018): 113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v3i1p113-117.

Full text
Abstract:
Relatamos neste artigo o uso e a aplicação de uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de acompanhar a aprendizagem, a evolução e a complexidade dos casos atendidos pelos alunos do terceiro ano de graduação do curso de Fonoaudiologia no Estágio Clínico da Disciplina de Diagnóstico Audiológico, oferecida pelo Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo, campus Bauru. A proposta do uso da avaliação somativa por meio da ferramenta formulário Controle dos Atendimentos: Clínica de Diagnóstico Audiológico no estágio clínico no terceiro ano busca auxiliar o professor na atribuição de notas, fornecer feedback ao estudante, comparar os resultados obtidos com diferentes graduandos e verificar a condução dos atendimentos, além de permitir ao docente acesso aos exames e às condutas audiológicas tomadas em cada caso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Skare, Thelma Larocca. "Diagnóstico Clinico: Dificuldades no Ensino-Aprendizagem." Revista Brasileira de Educação Médica 21, no. 2-3 (December 1997): 17–21. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v21.2-3-004.

Full text
Abstract:
Resumo: Abordam-se alguns dos obstáculos encontrados pelo professor ao introduzir o aluno no aprendizado do diagnóstico clínico. São discutidas as dificuldades de retenção de conhecimentos do ciclo básico, de transferência do conhecimento adquirido nas diferentes áreas de estudo e da construção do raciocínio. São oferecidos, também, alguns pontos para reflexão sobre a maneira pela qual professor e aluno podem melhorar os resultados obtido5 ao vivenciar esta experiência em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Arreguy-Sena, Cristina, Herica Silva Dutra, Laércio Deleon de Melo, Paulo Ferreira Pinto, Luciene Carnevale de Souza, and Thelma Spindola. "Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 10, no. 30 (June 30, 2020): 12–23. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2020.10.30.12-23.

Full text
Abstract:
Analisar a influência de diferentes músicas sobre o processo ensino-aprendizagem das compressões torácicas para discentes de enfermagem. Ensaio clínico duplo cego realizado durante aulas práticas de compressões torácicas durante simulação em laboratório. Participaram 43 discentes de graduação matriculados na disciplina de Saúde do Adulto com idade ≥18 anos. Foram coletados caracterização e registro das frequências de compressões/min nas três fases para os quatro grupos. Adotou-se p-valor ≤0,05. Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias de compressões dos grupos - etapas pré-teste (p=0,111) e pós-teste (p=0,213) segundo o teste Kruskal Wallis. Os resultados comparados dessas etapas demonstraram diferença estatisticamente significante pelos testes Qui-quadrado (p=0,018) e t pareado (p=0,015) entre aqueles que realizaram (100-120comp./min.). Os diferentes conteúdos musicais propostos podem ser viabilizados como estratégia de apoio acessível ao docente no processo de ensino-aprendizagem da técnica de compressões torácicas nas manobras de ressuscitação para discentes em enfermagem.Descritores: Enfermagem, Educação, Massagem Cardíaca. Double-blind clinical trial in the teaching-learning process of toracic compressionsAbstract: To analyze the influence of different songs on the teaching-learning process of chest compressions for nursing students. Double blind clinical trial conducted during practical classes of chest compressions during laboratory simulation. Forty-three undergraduate students enrolled in the Adult Health discipline aged ≥18 years participated. The characterization and recording of compression frequencies/min in the three phases for the four groups were collected. The p-value ≤0.05 was adopted. There was no statistically significant difference between the mean compressions of the groups - pre-test (p=0.111) and post-test (p=0.213) stages, according to the Kruskal Wallis test. The comparative results of these steps showed a statistically significant difference by Chi-square (p=0.018) and t-paired (p=0.015) tests among those who performed (100-120comp/min). The different musical contents proposed can be made possible as an accessible support strategy to the teacher in the teaching-learning process of the technique of chest compressions along with resuscitation maneuvers for nursing students.Descriptors: Nursing, Education, Heart Massage. Pruebas de doble ciego en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las compresiones toracicasResumen: Analizar la influencia de diferentes canciones en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las compresiones torácicas para estudiantes de enfermería. Ensayo clínico doble ciego realizado durante clases prácticas de compresiones torácicas durante la simulación de laboratorio. Participaron 43 estudiantes universitarios matriculados en la disciplina de Salud de Adultos con edades ≥18 años. Caracterización recopilada y grabación de frecuencias de compresión/min en las tres fases para los cuatro grupos. Se adoptó el valor p≤0.05. No hubo diferencias estadísticamente significativas entre las compresiones medias de los grupos: etapas pre-prueba (p=0.111) y post-prueba (p=0.213), según la prueba de Kruskal Wallis. Los resultados comparativos de estos pasos mostraron una diferencia estadísticamente significativa por las pruebas de Chi-cuadrado (p=0.018) y por pares t (p=0.015) entre los que realizaron (100-120comp/min). Los diferentes contenidos musicales propuestos pueden ser posibles como una estrategia de apoyo accesible para el maestro en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la técnica de compresiones torácicas junto con maniobras de reanimación para estudiantes de enfermería.Descriptores: Enfermeria, Educación, Masaje Cardíaco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lopes Oliveira, Diego Augusto, and Júlio César Bernardino da Silva. "Exame clínico objetivamente estruturado no ensino de suporte básico de vida." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 4 (April 4, 2018): 1185. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a234580p1185-1190-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: descrever o método do Exame clínico objetivamente estruturado no ensino de Suporte básico de vida na graduação de enfermagem. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência em um Centro Universitário. Resultados: a utilização deste método de ensino se concretiza com o empoderamento dos estudantes acerca do suporte básico de vida; seguida do planejamento da avaliação pelos docentes e a organização das atividades em salas e laboratórios postas às simulações emergenciais fictícias. Conclusão: esse método avaliativo é efetivo por ser uma ferramenta facilitadora de ensino, de uma dinâmica inovadora que diferencia no modelo de ensino-aprendizagem e corrobora para a formação de um enfermeiro crítico e reflexivo. Descritores: Enfermagem em Emergência; Ensino; Conhecimento; Metodologia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Simulação de Paciente.ABSTRACTObjective: to describe the objective structured clinical examination method in the basic life support teaching in the nursing graduation. Method: descriptive study, experience-report type at a University Center. Results: the use of this teaching method occurs with the empowerment of students about basic life support; followed by the assessment planning by professors and the organization of activities in classrooms and laboratories with emergency fictitious simulations. Conclusion: this evaluative method is effective for facilitating the learning, with a dynamic innovation that differentiates the teaching and learning model, and corroborating the formation of critical and reflective nurses. Descriptors: Emergency Nursing; Teaching; Knowledge; Methodology; Problem-Based Learning; Patient Simulation.RESUMENObjetivo: describir el método de examen clínico objetivamente estructurado en la enseñanza de soporte vital básico en la graduación en enfermería. Método: estudio descriptivo, de tipo relato de experiencia en un Centro Universitario. Resultados: el uso de este método de enseñanza se realiza con la potenciación de los estudiantes acerca de soporte vital básico; seguido por la planificación de la evaluación por parte de los profesores y la organización de actividades en aulas y laboratorios, con simulaciones de emergencia ficticias. Conclusión: este método de evaluación es efectivo por ser un facilitador del aprendizaje, con una dinámica de innovación que se diferencia del modelo de enseñanza y aprendizaje, y corrobora la formación de enfermeros críticos y reflexivos. Descriptores: Enfermería en Emergencia; Enseñanza; Conocimiento; Metodología; Aprendizaje Basado em Problemas; Simulación de Paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Mateus Casanova dos, and Maria Cecília Lorea Leite. "A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em Enfermagem como feedback de ensino." Revista Gaúcha de Enfermagem 31, no. 3 (September 2010): 552–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472010000300020.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é um estudo teórico e reflexivo que emergiu como um recorte de um estudo de caso com caráter qualitativo, descritivo e participante, referente ao projeto de pesquisa intitulado "Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação" do Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O objetivo é demonstrar a importância da avaliação das aprendizagens da prática da Simulação como retroalimentação (feedback) ao processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino. A simulação é uma tentativa de reproduzir os aspectos essenciais de um cenário clínico real. Identifica-se a avaliação da aprendizagem como um espaço curricular potencial para a reavaliação do processo ensino-aprendizagem e do planejamento do ensino. A interdisciplinaridade das questões de saúde precisam ser reportadas para o pensar, o sentir e o fazer pedagógico da formação em Enfermagem com a finalidade de direcioná-lo à integralidade, à universalidade em saúde e à formação crítica, reflexiva e autodirigida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Aprendizagem em Ensino Clínico"

1

Talaia, Aliona Doncilov. "A aprendizagem em contexto clínico : um estudo ecológico e comparativo." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4782.

Full text
Abstract:
Mestrado em Supervisão
O presente estudo enquadra-se na área da supervisão da prática clínica, incidindo na representação dos alunos sobre a supervisão e acompanhamento durante o estágio. O quadro conceptual engloba uma revisão da literatura sobre a formação inicial em Enfermagem em Portugal e na Moldávia, perspectivas ecológicas e socioculturais do desenvolvimento humano, supervisão e acompanhamento das práticas clínicas. A supervisão é entendida como um processo mediador na aprendizagem e no desenvolvimento do formando (e do supervisor) podendo, de acordo com a natureza da relação criada, ser facilitador ou inibidor. O acompanhamento, como uma fase do processo supervisivo, é um momento crucial na prática clínica, pois prepara os alunos de uma forma eficaz para o desempenho do papel de Enfermeiro, facilitando o processo de integração no contexto de trabalho. Desenvolveu-se um estudo descritivo de natureza quantitativa. A colheita de dados foi efectuada através de inquérito por questionário, posteriormente tratados estatisticamente. A interpretação dos resultados foi feita em volta dos seguintes conteúdos: representações dos alunos sobre o acompanhamento das práticas clínicas; relação em contexto de supervisão em ensino clínico; e estratégias de supervisão utilizadas em ensino clínico de Enfermagem. Os resultados evidenciaram os seguintes aspectos relativamente o contexto português: referencia à supervisão como um momento privilegiado de relação de igualdade, confiança, interacção e respeito mútuo; valorização de supervisão individualizada com feedback constante. Relativamente ao contexto moldavo, os resultados não possuem informação suficiente para podermos tirar conclusões, pelo que apresentamos alguns aspectos que justificam este facto.
The present study is focused on mentorship in nursing, carried on the clinical wards. The major aim of the study was to analyse the opinion that students have about their learning experiences at the clinical field. The conceptual framework includes a revision of literature about nursing and nursing education in Portugal and Moldova, ecological and cultural perspectives of human development and supervision of the clinical learning experiences. Supervision is understood as a specific learning developmental and supportive method of reflection and counselling, enabling students to acquire new professional and personal competences through their own experiences in the clinical context. The supervisory relationship can be facilitative or inhibit specific behaviours; it can promote the integration of practical experiences with theoretical knowledge and to reach their own way to develop nursing care. The participants of this descriptive study were nurse students from two different schools (located in Portugal and Moldova). Data was collected by a questionnaire (CLES) and its analysis was structured fundamentally around the following dimensions: students' representations about the supervision of their learning experiences, supervisory relationship in the clinical field and supervision strategies developed on the wards. The results show the following aspects relatively the Portuguese context: idea of supervision as a privileged moment of reciprocity relationship, trust, interaction and mutual respect; valorisation of the individualized supervision with constant feedback. Relatively to the Moldavian context, supervision was seen as an important process but the results didn’t allow extracting more consistent conclusions about mentorship.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Elvira Maria Martins dos. "A aprendizagem pela reflexão em ensino clínico : estudo qualitativo na formação inicial em enfermagem." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1487.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Didáctica
ENQUADRAMENTO: A prestação de cuidados de saúde coloca osenfermeiros face a situações complexas, exigindo a mobilização de umconjunto de saberes própriosque lhes permita responder de modo criativo e adequado à diversidade e singularidade dos problemas com que se deparam.Com o ensino clínico pretende-se assegurar a aquisição/construção de conhecimentos, aptidões e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem. Para isso o valor da reflexão na e sobre a acçãocomo elemento facilitador da aprendizagem do estudante em contextos clínicos tem sido demonstrado sabendo-se quequando a reflexão é intencionalmente realizada conduz à construção do saber e sendo teórica e metodologicamente enquadrada permite a emancipaçãoprofissional, o aprender a aprender e a consciência da tomada de decisão. Desconhecem-se, contudo, as potencialidades da reflexão sistemática e continuada em ensino clínico na aprendizagem e desenvolvimento dosestudantes de enfermagem OBJECTIVO: Analisar criticamente as potencialidades da construção denarrativas reflexivas e metareflexões no processo de aprendizagem edesenvolvimento do estudante de enfermagem, em contexto de ensino clínicode enfermagem, potencialidades encaradas enquanto força catalisadora epromotora de construção de saberes experienciais e de aquisição edesenvolvimento de competências pessoais e profissionais por partedos estudantes de enfermagem em ensino clínico METODO: Realizámos um estudo de caso com abordagem qualitativa com recurso à investigação narrativa e fenomenográfica. Ao longo de um anolectivo foi implementado um programa educacional em ensino clínico promotor de processos reflexivos. 189 Estudantes realizaram narrativas reflexivas sobreas suas práticas de cuidados de modo sistemático e continuado, dos quaisrecolhemos 50 narrativas reflexivas e 10 metareflexões de dez estudantesseleccionados aleatoriamente. Aquela informação foi submetida a análisequalitativa, com critérios dehermenêutica interpretativa, com recurso ao programa NUD*IST QSR N6. Os resultadosdas narrativas foram submetidos a matrizes de intersecção no sentido de identificar elementos devariabilidade entre estudantes, contexto e continuidade na construção narrativa. RESULTADOSe DISCUSSÃO: Seis temas emergiram da análise dasnarrativas: i) Situações significativas de cuidados; ii) Modos de Interacçãoafectiva, cognitiva e comportamental com as situações significativas; iii) Modos de resposta activados; iv) Aquisição e construção de conhecimento; v)Aquisição e desenvolvimento de competências; e vi) Concepções acerca doprocesso reflexivo. Nas metareflexões foram identificadas as percepções dos estudantes sobre os processos reflexivos realizados que convergem com osresultados emergentes da análise das narrativas. O cruzamento dos resultadoscom referenciais teóricos permite afirmar que a aprendizagem edesenvolvimento dos estudantes se expressana confluência da aprendizagem significativa, potenciada por factores de mediação e construída na transição ecológica pela reflexividade. RELEVÂNCIA PARA A DIDÁCTICA DA ENFERMAGEM: A utilização deenquadramentos para a reflexão usados de modo sistemático e continuado nos ensinos clínicos acompanhados de metareflexões finais têm expressãopositiva no processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal eprofissional do estudante de enfermagem, pelo que se recomenda a suaimplementação no processo na aprendizagem clínica dos estudantes.
BACKGROUND: The health care placesthe nurses face to complex situations demanding the mobilization of a set of own knowledge that allows them to answer in an adequate and creative way to the diversity and singularity of the problems which they come across. With the clinical teaching we want to assure the acquisition/construction of the knowledge, skills and attitudes requiredto autonomous and inter-dependent interventions from nursing professionalexercise. To accomplish this, the value of reflection in and on action as a helping element of student’s learning in clinical contextshas been demonstrated. We know that when the reflection is intentionally madeit leads to the construction of knowledge and being theoretically and methodicallysupported it allows the professional emancipation, learning to learnand the conscience of decision making. However, it is still unknown the potentialsbehind the systematic and continuous reflection in the learning anddevelopment of the nursing students in clinical teaching. OBJECTIVE: To critically analyze the potentials behind the construction of reflexive narratives and meta-reflections in the process of learning and development of nursing students in the context of clinical teaching. These potentials are faced as a catalytic force and promoter of the construction of experiential knowledge and of acquisition and development of personal and professional competencies by the nursing students in clinical teaching. METHOD: We have conducted a qualitative study case associated to the narrative inquiry and fenomenographia. Through a whole school yearit was implemented un educational programme in clinical teaching that promoted reflexive processes. 189 students conducted reflexive narratives abouttheir own care practices in a systematic and continuous way. We gathered50 reflexives narratives and 10 meta-reflections from ten students that were randomly selected. The information was submitted to qualitative analysis, withhermeneutical interpretative criteria, with resource to NUD*IST QSR N6software program. The results from these narratives were submitted to intersection matrices in order to identify elements of variability among students, context and narrative continuity in the narratives construction. RESULTSand DISCUSSION: Six themes had emerged from de narrativesanalysis: i) Significant heath-care situations; ii) Affective, cognitive and behavioural ways of interactions with the significant health-care situations; iii) Activated ways of reply; iv) Knowledge acquisition and development; v) Competencies acquisition and development and vi) Conceptions about thereflective process. In meta-reflections ithad been identified the student’s meaningsabout the reflexives process they carried through that converge withthe emergent’s results in the narratives. The results crossing with theoretician’sreferences it allows to affirm that student’s learning and development are express in the confluence of significant experiential learning, harnessed bymediation factors and constructed in ecological transition by reflexivity. NURSING DIDACTIC RELEVANCE: Framings to reflection used in asystematic and continued way in the clinical teaching followed by final meta-reflections have positive expression in nursing’s students learning process and personal and professional development and for that we recommend itsimplementation in the student’s clinical learning process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonseca, Maria José Lopes. "Avaliação de aprendizagem em ensino clínico de enfermagem: contributos para a praxis." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17230.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pimentel, Emanuelle Cavalcante. "Ensino e aprendizagem em estágio supervisionado : estágio integrado em saúde." Universidade Federal de Alagoas, 2013. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1302.

Full text
Abstract:
The health professional training focused on social needs has been configured in profound changes in higher education. Since 2009, the University Center Cesmac - Maceió, AL - Brazil, instituted Stage Integrated in Health, pursuant to the Unified Health System (SUS) and the National Curriculum Guidelines (DCN) for health courses. Accordingly, we evaluate the teaching-learning in supervised training when performed integrating students from different courses in health (Physiotherapy, Nutrition, Nursing, Pharmacy, Dentistry and Biomedicine). The methodological approach was ethnographic case study through participant observation, coupled with semi-structured questionnaire and focus group.Through data triangulation we could notice the importance of interdisciplinary, team work, contribution to vocational training and the role of the Teachers as facilitator in the process of teaching and learning by stimulating critical thinking and decision making. Stage Integrated can be understood as a pedagogical strategy an attempt to overcome the fragmentation of knowledge. Additionally it can serve as a benchmark to the other educational institutions that intend to form health professionals with humanistic profile, capable of acting on integrality of health care and interdisciplinary team. This research produced a booklet: "What you need to know to do" with the step by step to create the stage integrated into health. Finally, it was submitted to the group of teachers involved in the internship and the academic community during Scientific Congress.
A formação profissional de saúde voltada para as necessidades sociais vem se configurando em profundas mudanças na educação superior. Nesse sentido, desde 2009, o Centro Universitário Cesmac,Maceió, AL, Brasil, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde, instituiu o Estágio Integrado em Saúde, integrando os alunos das Clínicas dos Cursos da área de saúde (Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Biomedicina). Com o objetivo de avaliar o processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado, quando realizado integrando estudantes de diversos cursos na área da saúde, esta pesquisa teve como abordagem o estudo de caso tipo etnográfico, por meio de observação participante, questionário semi-estruturado e grupo focal. Através da triangulação dos dados, pôde-se perceber a importância da interdisciplinaridade, do trabalho em equipe, contribuição para a formação profissional e o papel do docente como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, estimulando o senso crítico e a tomada de decisão. O Estágio Integrado pode ser entendido como uma estratégia pedagógica para tentar superar a fragmentação do conhecimento, podendo ser utilizado como um referencial a outras Instituições de Ensino na saúde, que buscam formar profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da atenção à saúde e em equipe interdisciplinar. A pesquisa permitiu a elaboração de uma cartilha com um passo a passo para a criação do estágio integrado em saúde coletiva: “o quê você precisa saber para fazer”. Esta foi apresentada ao grupo de docentes envolvidos no estágio e a comunidade acadêmica durante Congresso Científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Neide Andreia Crispim. "Contratos de aprendizagem em enfermagem: uma mais-valia para os estudantes." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8342.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
O presente estudo incide na área da formação inicial em Enfermagem e o seu objectivo de investigação consiste em compreender se a aprendizagem prepara melhor os estudantes para a sua profissão com a utilização de metodologias reflexivas de ensino-aprendizagem, mais concretamente, com recurso à elaboração de contratos de aprendizagem. O quadro conceptual engloba uma revisão da literatura sobre conceitos como aprendizagem em ensino clínico em Enfermagem, prática reflexiva e contratos de aprendizagem. Desenvolvemos um estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, tendo-se entrevistado um professor (informante-chave) e cinco ex-estudantes, segundo a metodologia de focus-group, de uma instituição de ensino do concelho de Lisboa. Para a recolha de dados recorremos à entrevista semi-directiva. O Trabalho que apresentamos encontra-se organizado em três partes distintas, mas interligadas. Na primeira parte desenvolve-se o enquadramento teórico de acordo com a problemática em estudo; a segunda parte reporta-se ao estudo empírico; a terceira parte engloba as conclusões gerais, onde se incluem algumas recomendações/sugestões para trabalhos futuros. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que, tanto para o informante-chave como para os ex-estudantes é inequívoca a importância do Contrato de Aprendizagem, sendo tido como um instrumento de ensino-aprendizagem centrado no estudante e consideram que a riqueza deste instrumento consiste na sua formatividade. O informante-chave refere vantagens a três níveis: para o docente, para o estudante e para o contexto. Os ex-estudantes referem-se a vantagens na ordem da planificação, da clarificação, da auto-integração e responsabilização pelo seu processo de aprendizagem. Reconhecem ainda a importância/contributos do Contrato de Aprendizagem para a sua vida profissional. Como dificuldades os ex-estudantes referiram não se sentir devidamente esclarecidos e orientados, considerando que os orientadores estão mal preparados relativamente ao instrumento e ainda a ausência de articulação entre o coordenador do ensino clínico com os orientadores, dos orientadores entre si e dos próprios ensinos clínicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos. "Simulação clínica: validação de instrumentos de ensino - aprendizagem para a língua portuguesa." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-25012017-165059/.

Full text
Abstract:
A simulação clínica tem sido uma estratégia de ensino bastante eficaz na área da saúde, porém ainda são escassos, na língua portuguesa, instrumentos que auxiliam a mensurar os aspectos dessa didática, a estruturação e percepção dos aprendizes. Assim, esta proposta de investigação teve como objetivo validar para língua portuguesa quatro escalas americanas: 1) Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning, 2) Debriefing Experience Scale, 3) Simulation Design Scale e 4) Educational Practices Questionaire. Após autorização dos autores originais e aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto /USP (294.206/2013), a primeira fase desse estudo se constituiu no processo de tradução e retro-tradução dos instrumentos, durante a qual o critério proposto por Ferrer e colaboradores foi seguido. As escalas passaram a ser denominadas na língua portuguesa como: 1) Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem, 2) Escala de Experiência com o Debriefing, 3) Escala de Design da Simulação e 4) Questionário de Práticas Educativas. Para a segunda fase, validação dos instrumentos, foi criado o evento: \"III Workshop Brasil - Portugal: o atendimento ao paciente crítico\", promovido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal. O evento contou com 103 participantes, com duração de três dias consecutivos, com igual programa entre as 08h30min e as 18h. Os participantes desse evento foram convidados a participar da pesquisa e manifestaram a sua aceitação por meio da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Para a caracterização do sujeito foi desenvolvido um instrumento com as variáveis: idade, sexo, ano de conclusão da graduação, anos de atuação, formação, vínculo empregatício e experiência com o ensino simulado. Foi utilizada como metodologia de ensino-aprendizagem, em todo o workshop, a simulação de baixa, média, alta fidelidade e paciente simulado. Cumpridas todas as fases do evento, os participantes responderam aos quatro instrumentos. Os testes psicométricos apontaram uma alta correlação entre as variáveis e uma boa adequação amostral para todos os instrumentos. A variância total explicada foi divergente dos estudos originais para os quatro instrumentos, sugerindo que as escalas poderiam ser dividas em outros fatores, assim como a análise fatorial. Por não haver nexo entre os agrupamentos matemáticos, optou-se em manter a divisão original dos fatores de cada artigo, assim como a distribuição dos itens. Os demais testes revelam que as escalas possuem um bom potencial de uso. São limitações desse estudo o tamanho amostral e a sua especificidade, porém futuras investigações contribuirão para consolidar a validade dos instrumentos e reforçar o seu potencial de utilização
Clinical simulation has been a very effective teaching strategy in the Health Field. However, the Portuguese language lacks instruments that could help measure the aspects of this teaching strategy, as well as the structure and perception of learners. So this paper aims to validate four American scales to Portuguese : 1) Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning, 2) Debriefing Experience Scale, 3) Simulation Design and Scale 4) Educational Practices Questionnaire. After the consent of the original authors and approval of the Research Ethics Committee of Nursing School of Ribeirão Preto / USP (294,206 / 2013), the first stage of this study consisted mainly of translation and back-translation of the instruments, during which the criteria proposed by Ferrer et al were followed. The scales were called - 1) Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem, 2) Escala de Experiência com o Debriefing, 3) Escala de Design da Simulação and 4) Questionário de Práticas Educativas- in Portuguese. For the second stage, validation of instruments, the Nursing school of Ribeirão Preto and the Nursing School of Coimbra, Portugal held the \"III Workshop Brazil - Portugal: care to critical patients, \"The three-day-long event was attended by 103 participants, and covered the same programme between 08:30 a.m. and 6 p.m. The participants of this workshop were invited to take part in the research and expressed their acceptance by signing the Informed Consent Form. An instrument with the following variables: age, sex, year of completion of graduation, years of experience, training, employment and experience with simulated teaching was developed in order to characterise the subject. As a teaching and learning methodology we chose to use the low, medium and high fidelity simulation, and simulated patient throughout the workshop. After completing all the stages of the event, the participants were asked to respond to these four instruments. Psychometric testing showed a high correlation between the variables and a good sample adequacy for all instruments. The total explained variance was divergent from the original studies for the four instruments, suggesting that the scales as well as factor analysis could be divided into other factors. It has been decided, due to the absence of nexus between the mathematical groups, to keep the original division of the factors of each article, as well as the distribution of the items. Other tests show that the scales have good potential for use. The sample size and its specificity are some recognized limitations of this study, but future research will help to consolidate the validity of the instruments and strengthen its potential use
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barroso, Isabel Maria Antunes Rodrigues da Costa. ""O Ensino Clínico no Curso de Licenciatura em Enfermagem-Estudo sobre Experiências de Aprendizagem, Situações e Factores Geradores de Stresse dos Estudantes"." Dissertação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2008. http://hdl.handle.net/10216/20159.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barroso, Isabel Maria Antunes Rodrigues da Costa. ""O Ensino Clínico no Curso de Licenciatura em Enfermagem-Estudo sobre Experiências de Aprendizagem, Situações e Factores Geradores de Stresse dos Estudantes"." Master's thesis, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2008. http://hdl.handle.net/10216/20159.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brito, Mariana Pires. "Educação-especial entre o clínico e o escolar : em busca da terceira margem." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/131051.

Full text
Abstract:
Diante do enigma representado pelos alunos incluídos, sobretudo, aqueles com graves problemas psíquicos, ou com transtornos globais do desenvolvimento, o conhecimento do professor parece ser insuficiente. Na falta de beira do pedagógico, o discurso clínico é chamado a margear os processos de ensino e aprendizagem, sendo recorrente a desligitimação da escola como espaço potente e a indicação de práticas reeducativas. Que razões levam a escola a não reconhecer seu papel constitutivo? A educação, ao se ocupar dos que estão fora do ideal de normalidade, perdeu a referência de sujeito como uma trama enigmática? Trata-se de um estudo teórico, no qual essas questões são problematizadas a partir da experiência profissional da pesquisadora, das fontes primárias da educação especial (Relatórios de Jean Itard – 1901 – e Tratado médico filosófico sobre alienação mental ou mania – 1800 – de Phillip Pinel), do campo da psicopatologia médico-biológica e fundamental e do conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa. Defendemos a partida de Itard como gesto capaz de partir áreas e instaurar um novo espaço-tempo, uma terceira margem, no que antes era dual. Educação – especial. O traço que une e separa, surge da aposta, do diagnóstico como margem, de Itard na transformação de Victor pela educação. Traço instaurador de uma área e de um sujeito, não guarda um sentido a priori. A fim de sublinhar a função constitutiva da escola e do professor, o traçado precisa deslizar do ideal de normalidade à pergunta pelas condições de possibilidade de uma educação, duvidando, suspendendo, verdades cristalizadas e empobrecedoras do humano.
Given the enigma represented by the students included, especially those with severe psychological problems, or with Global Development Disorders, the knowledge of the teachers seems to be insufficient. In the absence of pedagogical border, clinical discourse is called to do margin in the processes of teaching and learning, often not legitimating the school as potent and powerful space, and indication of re-educational practices. What reasons lead school not to recognize his role constitutive? The education, dealing with the "out of the ideal of normality", lost the individual as an enigmatic plot? It is a theoretical study, in which these issues are raised from the professional experience of the researcher, the primary sources of special education (Reports of Jean Itard- 1901- and A treatise on insanity and others disorders affecting the mind -1800- Philippe Pinel), the field of biological medical and fundamental psychopathology and from the tale called “A terceira margem do rio” (The third margin of the river) written by Guimarães Rosa. We advocate the departure of Itard as capable of break off areas and establish a new space-time, a third margin, in what used to be dual. Special – education. The lineament that unites and separates, arises from the investment, the diagnosis as margin, from Itard believing in Victor transformation through education. Lineament originator of an area and an individual, don't keep a sense a priori. In order to emphasis the constitutive function of the school and the teacher, the stroke need to slide off the ideal of normalcy to question the conditions of possibility of an education, doubting, suspending, petrified and depleting the human truths.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Volpato, Marcia Paschoalina. "Ensino clínico sob o paradígma da prática embasada em evidências: integração da teoria e prática para a prevenção da úlcera por pressão." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-09022015-201722/.

Full text
Abstract:
A úlcera por pressão, considerada um evento adverso, compromete a segurança do paciente sob os cuidados dos profissionais de saúde. Uma das formas de proporcionar segurança é por meio da prática baseada em evidência que pode ser implementada com estudantes pelo uso de metodologias ativas de ensino- aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi propor uma metodologia de ensino para estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, pela avaliação do risco de desenvolvimento da úlcera por pressão em pacientes internados em uma unidade médico-cirúrgica e pela identificação das prescrições de enfermagem para a prevenção nos registros em prontuários. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa institucional e realizou-se utilizando métodos quantitativos e qualitativos, com delineamento descritivo, ocorrendo em três fases. A primeira foi um workshop sobre prática baseada em evidência. A segunda foi desenvolvida pelos estudantes e pesquisadora e a coleta de dados foi realizada com 21 pacientes hospitalizados em unidade médico-cirúrgica durante 15 dias sequenciais, em que avaliou-se o risco para úlcera por pressão por meio da Escala de Braden e os registros das prescrições de enfermagem relacionados ao uso das evidências para prevenção de úlcera por pressão. A terceira foi desenvolvida com os estudantes para investigar o significado da experiência com a metodologia de ensino. Os 21 pacientes avaliados tinham a média de idade de 44,76 anos e diagnósticos médicos mais frequentes de doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (42,86%). No primeiro dia de avaliação, considerando a escore total da Escala de Braden, 17 pacientes (80,95%) tinham risco entre moderado e muito alto. Na inspeção da pele foram identificadas 25 úlceras por pressão, sendo a localização mais frequente na região sacral (44%) e as classificações predominantes foram no estágio I e II. Na análise dos prontuários, não foram identificadas anotações dos enfermeiros referentes à avaliação do risco e nem ao uso da Escala de Braden. As prescrições de enfermagem mais frequentes para a prevenção da úlcera foram mudança de decúbito, uso de coxins, proteção contra a umidade e uso de cremes hidratantes, e a menos frequente foi a manutenção da cabeceira até 30 graus. Não foi encontrada associação entre as medidas de prevenção prescritas e os subescores da escala de Braden. O significado das experiências de oito estudantes que participaram da pesquisa foi investigado pela análise de conteúdo das falas obtidas nas discussões em grupo e identificaram-se duas categorias: aprendendo sobre o tema úlcera por pressão e conhecendo a realidade da instituição e da enfermagem sobre a úlcera por pressão. Concluiu-se que os estudantes relacionaram a teoria à prática, identificaram as competências do enfermeiro na avaliação do paciente com risco para úlcera por pressão, aprimoraram o conhecimento nos estágios da úlcera por pressão e identificaram a Escala de Braden como suporte para avaliação de risco para a úlcera por pressão. Os estudantes, ainda, identificaram a falta de cuidados pela equipe de enfermagem e a importância da presença da família e perceberam a necessidade da prática segura em relação à úlcera por pressão
Pressure ulcers, considered an adverse event, compromise the safety of patients under the care of health professionals. One way to provide safety is through evidence-based practice, which can be implemented with students through the use of active teaching-learning methods. The general study objective was to propose a teaching method for students from the Nursing program at the Universidade Estadual de Londrina, to assess the risk of pressure ulcer development in patients hospitalized at a medical-surgical unit and to identify the nursing prescriptions for this prevention in the records in patient files. Approval for the research was obtained from the institutional Research Ethics Committee and quantitative and qualitative methods were applied, with a descriptive design, involving three phases. The first was a workshop on evidence-based practice. The second was developed by the students and researcher and the data were collected with 21 patients, hospitalized at the medical-surgical unit for 15 continuous days, in which the risk of pressure ulcer was assessed through the Braden Scale and the records of the nursing prescriptions related to the use of evidences to prevent pressure ulcers. The third was developed with the students to investigate the meaning of the experience with the teaching method. The 21 patients assessed had a mean age of 44.76 years and the most frequent medical diagnoses were diseases of the musculoskeletal system and connective tissue (42.86%). On the first assessment day, considering the total score on the Braden Scale, 17 patients (80.95%) had a moderate to very high risk. In the skin inspection, 25 pressure ulcers were identified, with the sacral region as the most frequent location (44%) and stages I and II as the predominant classifications. In the analysis of the files, no nursing notes were identified with regard to the risk assessment, nor related to the use of the Braden Scale. The most frequent nursing prescriptions to prevent ulcers were decubitus change, use of cushions, protection against humidity and use of hydrating creams, and the least frequent was the maintenance of the headrest at 30 degrees. No association was found between the prescribed prevention measures and the subscores of the Braden scale. The meaning of the experience of the eight students who participated in the research was investigated by means of the content analysis of the statements obtained in the group discussions and two categories were identified: learning about the theme pressure ulcer and getting to know the reality of the institution and nursing with regard to pressure ulcer. In conclusion, the students related the theory with the practice, identified the nurses\' competences in the assessment of patients with risk of pressure ulcers, improved the knowledge on the pressure ulcer stages and identified the Braden Scale to support the risk assessment for pressure ulcer. The students also identified the lack of care by the nursing team and the importance of the family\'s presence and perceived the need for safe practice with regard to pressure ulcers
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Aprendizagem em Ensino Clínico"

1

Nunes, Terezinha, and Neiva Ignês Grando. Pesquisa em educação matemática: Contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Passo Fundo, RS, Brasil: Universidade de Passo Fundo, UPF Editora, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Encontro sobre Educação em Ciências (1st 1987 Braga, Portugal). Actas do I Encontro sobre Educação em Ciências: Aspectos actuais do ensino-aprendizagem das ciências. Braga: Área de Metodolgias de Ensino, Universidade do Minho, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ensino/aprendizagem da línqua Inglesa em Cabo Verde: Um contributo para história da educação no Arquipélago. Praia, Cape Verde: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tecnologias Educacionais: Ensino e Aprendizagem em Diferentes Contextos. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/978-65-87196-24-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pesquisas em Lingüística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Língua... UNESP, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lemos Silveira, Paula. O ensino em contexto pandêmico. Vecher, 2021. http://dx.doi.org/10.47585/9786599324239.

Full text
Abstract:
Composta por seis capítulos, a obra traz a perspectiva de diferentes autores, oriundos de diversas instituições, e que pensam transversalmente o tema. Tal complexidade temática delineia-se em narrativas objetivas construídas pelos autores, que propiciam ao leitor momentos de reflexão e ressignificação das múltiplas potencialidades do trabalho voltado para o repensar dos fazeres docentes e de todo o processo de ensino-aprendizagem. Das metodologias, às tecnologias que estão, hoje, envolvidas no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Magno e Silva, Walkyria, and Elaine Ferreira do Vale Borges. COMPLEXIDADE EM AMBIENTES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS. EDITORA CRV, 2016. http://dx.doi.org/10.24824/978854441014.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Papim, Angelo Antonio Puzipe, and Alessandra Ferreira Di Roma, eds. Educação em tempos de pandemia: novas fronteiras do ensino e da aprendizagem. Editora Fi, 2021. http://dx.doi.org/10.22350/9786559170418.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leão, Eliane, and Valéria Lazaro de Carvalho. Pesquisa em música II: o ensino, a vivência e a aprendizagem musical. EDITORA CRV, 2017. http://dx.doi.org/10.24824/978854441669.3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ciências em Ação: perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de ciências. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/978-65-89826-09-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Aprendizagem em Ensino Clínico"

1

Martins, Keila Maria Carvalho, Hermínia Maria Sousa da Ponte, and Perpétua Alexsandra Araújo. "APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: IMPLICAÇÕES NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM EM CLÍNICA I POR MEIO DO ENSINO REMOTO SÍNCRONO." In Educação e interdisciplinaridade: Teoria e prática, 143–52. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.80821080912.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sousa, Nayara Gonçalves de, Carlos Eduardo Castro Ribeiro, Neylla Roberta Santos da Costa, Andressa de Oliveira da Costa, and Marlúcia da Silva Bezerra Lacerda. "ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM TERESINA, PIAUÍ." In Ensino-Aprendizagem e Metodologias, 165–72. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.27619250616.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Marcela Maria Andrade Teixeira da, Edelweis José Tavares Barbosa, Maria Lucivânia Souza dos Santos, and Jéssika Moraes da Silva. "ESTADO DA ARTE SOBRE TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO/UFPE-CAA." In Ensino Aprendizagem de Matemática, 171–80. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.45719200816.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teixeira, Ricardo Luiz Perez, Max Leandro de Araújo Brito, Priscilla Chantal Duarte Silva, and Cynthia Helena Soares Bouças Teixeira. "Aprendizagem baseada em problemas em cursos de graduação em Engenharia." In Série Educar - Volume 33 Ensino Superior. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-23-2.cap.06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Alessandra Lisboa da, Elaine Sampaio de Barros, and Igor Magri de Queiroz. "A SOLIDARIEDADE COLABORATIVA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO." In Ensino-Aprendizagem e Metodologias, 79–86. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2761925067.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paulo, Andréa Barbosa Delfini, Fernanda Rodrigues Pucci, and Mara Rúbia Muniz Monteiro. "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: DESIGN THINKING – APLICAÇÃO NO CURSO TECNÓLOGO DE GESTÃO COMERCIAL." In Ensino-Aprendizagem e Metodologias, 113–21. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.27619250610.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Magalhães, Ana Lúcia, and Benedita Hirene de França Heringer. "APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ÉTICA EM UMA FACULDADE DE TECNOLOGIA." In Ensino-Aprendizagem e Metodologias, 103–12. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2761925069.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribeiro, Felipe José Oliveira, Ítalo Augusto Magalhães de Ávila, Hélio Ribeiro Neto, and Aristeu da Silveira Neto. "ANÁLISE NUMÉRICA DA EQUAÇÃO DA DIFUSÃO UNIDIMENSIONAL EM REGIME TRANSIENTE PELO MÉTODO EXPLÍCITO." In Ensino Aprendizagem de Matemática, 225–35. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.45719200821.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Gabriel Machado dos, Ítalo Augusto Magalhães de Ávila, Hélio Ribeiro Neto, and Aristeu da Silveira Neto. "ANÁLISE NUMÉRICA DA EQUAÇÃO DA ONDA UNIDIMENSIONAL EM REGIME TRANSIENTE PELO MÉTODO EXPLÍCITO." In Ensino Aprendizagem de Matemática, 254–64. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.45719200824.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ávila, Ítalo Augusto Magalhães de, Felipe José Oliveira Ribeiro, Hélio Ribeiro Neto, and Aristeu da Silveira Neto. "ANÁLISE NUMÉRICA DA EQUAÇÃO DA DIFUSÃO BIDIMENSIONAL EM REGIME TRANSIENTE PELO MÉTODO EXPLÍCITO." In Ensino Aprendizagem de Matemática, 271–79. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.45719200826.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Aprendizagem em Ensino Clínico"

1

Maria de Sá Basilio Lins, Silvia, Joyce Martins Arimatea Branco Tavares, Frances Valéria Costa e Silva, Tatiane da Silva Campos, Viviane Kipper de Lima, Ronilson Gonçalves Rocha, Priscilla Broca, and Eric Rosa Pereira. "INSERÇÃO DOCENTE NO CAMPO PRÁTICO DA RESIDÊNCIA EM NEFROLOGIA: O PROCESSO DE ENFERMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM." In I Encontro Internacional do Processo de Enfermagem: raciocínio clínico e a era digital. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/enipe-2017-57684.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ESQUISATTO, MARCELO AUGUSTO MARRETTO, and OLAVO RAYMUNDO JUNIOR. "DESENVOLVIMENTO DE VÍDEOS DIDÁTICOS PARA O TREINAMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS DESTINADAS AOS ESTUDANTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTÉTICA." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.52906.

Full text
Abstract:
NESTE PROJETO É APRESENTADA A PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE VÍDEOS DIDÁTICOS ORIENTADOS PARA O TREINAMENTO DE PROTOCOLOS TERAPÊUTICOS LIGADOS ÀS DISCIPLINAS DE ESTÉTICA FACIAL, CORPORAL, CAPILAR E ELETROTERAPIA DESTINADOS AOS BACHARELANDOS DO CURSO DE ESTÉTICA. OS VÍDEOS SERÃO EMPREGADOS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM COMPLEMENTARES AOS ALUNOS. OS VÍDEOS SERÃO ORGANIZADOS POR TEMA E ESTARÃO DISPONÍVEIS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA CONSULTA PERMANENTE PELOS ESTUDANTES. OS MATERIAIS EMPREGADOS E OS PROTOCOLOS DE TERAPIA REGISTRADOS PELOS VÍDEOS SEGUIRÃO A PROGRAMAÇÃO DAS DISCIPLINAS E REFORÇARÃO O APRENDIZADO DAS TÉCNICAS DEMONSTRADAS EM AULAS PRÁTICAS. OS CONTEÚDOS EM VÍDEO SERÃO ACOMPANHADOS POR ROTEIRO DE PROCEDIMENTOS, PREPARADOS PELOS DOCENTES RESPONSÁVEIS, E ORGANIZADOS A PARTIR DO PLANO DE ENSINO DAS DISCIPLINAS. OS MATERIAIS DIDÁTICOS, EQUIPAMENTOS E OS AMBIENTES A SEREM DOCUMENTADOS PELO VÍDEO COMPÕEM O ACERVO DA CLÍNICA DE ESTÉTICA DA INSTITUIÇÃO. SERÁ APRESENTADA AINDA, A METODOLOGIA EMPREGADA PARA ORGANIZAR E DISPONIBILIZAR OS CONTEÚDOS AOS ALUNOS
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Patrício, José Victor, Dafny Haidos Borges da Rocha, Leonardo Maquiné Hermont, Thaís Inês Uchôa Marques, and Vitória de Souza Ximenes. "EDUCAÇÃO MÉDICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: NOVAS PERSPECTIVAS DE SAÚDE DIGITAL." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/883.

Full text
Abstract:
Introdução: Com a pandemia do Novo Coronavírus, medidas restritivas foram implementadas na educação médica. O ensino a distância como medida de adequação trouxe à tona uma intempérie quanto a aplicação e uso de novas tecnologias na grade curricular médica. Objetivo: Identificar e analisar a produção científica relacionada à implementação de recursos digitais de saúde na educação médica. Material e métodos: O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática com artigos em inglês, francês e português indexados nas bases de dados MedLine, SciELO e LILACS nos últimos cinco anos. Esses foram orientados pela pergunta: “Quais inovações na saúde são pertinentes de implementação na educação médica frente ao isolamento social e avanços tecnológicos?” Resultados: A busca resultou na identificação de 96 artigos. Após a aplicação de critérios inclusivos e leitura dos resumos, 16 artigos foram incluídos e revisados. Averiguou-se a implementação exponencial de plataformas digitais e novas tecnologias, mudança executada antes da pandemia em detrimento da era digital em países, como Alemanha, França e Estados Unidos, analisados na revisão. O curso de Medicina se mobilizou à transformação com aulas em plataformas de vídeo, realização de webinars e palestras em plataformas de streaming, além de novos meios de ensino-aprendizagem (podcasts, gamificação e simulações clínicas virtuais). Uma reformulação da prática médica é apontada, onde a telemedicina destaca-se como essencial para adentrar no currículo acadêmico. Aponta-se, também, dificuldades ao incluir essa nova perspectiva, permeado pela ausência de conhecimento prévio dos docentes e más condições de acesso às tecnologias. Conclusão: No cenário pandêmico e com a implementação digital, estabeleceu-se uma nova iniciativa de estudo e execução médica pautada no digital, refletindo em atualizações do currículo acadêmico. Assim, a transformação da saúde no meio educacional e no exercício da profissão é valorizada, mas, precisa ser acompanhada pelo melhor acesso ao digital nos países menos desenvolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santoro, Isabella Ribeiro, and Renata Avancini Fernandes. "PREPARO E CONSERVAÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS ANIMAIS UTILIZANDO A TÉCNICA DE TEREBENTINA EM ESTÔMAGO E INTESTINO DE CÃES." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1936.

Full text
Abstract:
Introdução: O processo de conservação de cadáveres existe desde o antigo Egito, e desde então as técnicas para realização deste recurso estão em ampla busca por aperfeiçoamento, já que com a conservação de peças é possível o estudo anatômico dos elementos que constituem os corpos. A anatomia animal, apesar de constituir uma disciplina do ciclo básico de formação do Médico Veterinário, constitui uma importante ferramenta na elaboração do diagnóstico e no sucesso da escolha da conduta clínica e cirúrgica. No seu conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Objetivo: O objetivo do projeto foi reproduzir a técnica de terebentina para analisar a viabilidade da substituição do formaldeído em peças anatômicas animais. Material e métodos: Para a conservação dessas peças, o método mais usual é constituído pela utilização de formol, sendo esta uma substância altamente tóxica, seja por inalação, ingestão ou contato com a pele. Seu uso foi intenso pelo baixo custo, fácil penetração nas peças e ação rápida como fixadora. Entretanto, tem cheiro irritante, lesa mucosas e pele, além disso, tem potencial cancerígeno e teratogênico. Em estudo utilizando o método de conservação com terebentina, peças anatômicas foram submetidas ao congelamento e descongelamento que, após o último descongelamento, foi passada uma camada de terebentina deixando secar a sombra, apresentando resultados de peças desidratadas e com aspecto íntegro, sem alterações na sua constituição original, portanto, adequadas para a demanda de ensino-aprendizagem. Resultados: As peças anatômicas apresentaram-se enrijecidas, leves e secas, através da terebintina, apresentando-se como uma técnica ambientalmente favorável, pois reduz a necessidade de aquisição e descarte do formaldeído, além de baixo custo. Conclusão: Diversas técnicas de conservação anatômica, além da formolização, apresentam inúmeras vantagens e desvantagens, mas diante dos resultados obtidos com a técnica de terebentina, o estudo anatômico do sistema digestório tornou-se mais agradável em seu desenvolvimento como peça anatômica e posterior meio de estudo, além do baixo custo para sua elaboração. Assim, conclui-se que a técnica de terebentina para fins de estudo anatômico, apresenta-se significativamente vantajosa em relação a técnica baseada no formaldeído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mendes, Maria Angélica, Amanda Ribeiro de Souza, Geovana Mesquita Silva, Raul de Paiva Santos, Aline Fernandes Lima, and Guilherme Raydan de Melo. "ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO CLÍNICO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM." In I Encontro Internacional do Processo de Enfermagem: raciocínio clínico e a era digital. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/enipe-2017-60290.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Perez, Iana Uliana. "Projetos de aprendizagem no ensino de design." In Seminários sobre Ensino em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sed2016-006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

CALATRONE PAIVA, Rodrigo. "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS." In VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-061.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SOUZA, ANDREZA COSSETTIN DE, and CLáUDIA ZAMBERLAN. "PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DA TOXOPLASMOSE EM GESTANTES/ PROBIC FAPERGS." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-399.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

LOMBARDI, EVANDRO, MARCIO FRAIBERG MACHADO, EVELYN DAMASCENO SILVA DE FREITAS, and REGINEA DE SOUZA MACHADO. "CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO HÍBRIDO PARA MELHORIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM EAD." In 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2019. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxvciaed.2019.34244.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bueno, Juliana, and Stephania Padovani. "Representações Gráficas de Síntese (RGSs): o desenho colaborativo para uma aprendizagem significativa." In Seminários sobre Ensino em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sed2016-007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Aprendizagem em Ensino Clínico"

1

Chaleta, Elisa, Luísa Grácio, Adelinda Candeias, Bravo Nico, Luís Sebastião, and Ana Veiga SIMÃO. Abordagens à Aprendizagem em Estudantes do Ensino Superior. Educação – Temas e Problemas, 2011. http://dx.doi.org/10.5935/ref.20160090.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chaleta, Elisa, Luísa Grácio, Adelinda Candeias, Bravo Nico, Luís Sebastião, and Graça Santos. Abordagens à Aprendizagem em Estudantes do Ensino Superior. Educação. Temas e Problemas, 2011. http://dx.doi.org/10.5935/ref.20160157.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Arias Ortiz, Elena, Ana Dutra, Ximena Dueñas, Gregory Elacqua, Diana Hincapie, and Sammara Soares. Vamos falar de política educacional na América Latina e no Caribe #7: Os avanços da educação no Brasil estão em risco?: Desafios e recomendações para reduzir o impacto da pandemia. Inter-American Development Bank, April 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003197.

Full text
Abstract:
Apesar de ainda enfrentar grandes desafios, a educação pública no Brasil vinha apresentando uma trajetória favorável na última década: entre 2007 e 2018, a lacuna socioeconômica da taxa de abandono no ensino médio sofreu uma redução de 62%. No entanto, com a pandemia da COVID-19, escolas fecharam e a economia desandou. O Brasil está entre os países com o período mais longo de escolas fechadas e é o sistema educacional com o maior número de estudantes impactados pela ausencia das aulas presenciais. A transição para o ensino remoto obrigou governos locais e famílias a se adaptarem ao novo contexto, mas até maio de 2020, 40% dos municípios ainda no possuíam sequer um plano de ensino remoto. Além disso, dados de conectividade da Anatel mostram que o número de conexões móveis per capita é significativamente menor em municípios com IDH mais baixo. O presente relatório discute os resultados de pesquisas levantadas no Brasil ao longo de 2020 e evidencias empíricas na literatura nacional e internacional sobre os possíveis efeito da pandemia na educação do país. As evidências sugerem que tanto a ausencia de aulas presenciais como a redução na renda das famílias causaram danos sem precedentes nos indicadores de aprendizagem e nas taxas de abandono e amplifiquem as desigualdades socioeconômicas educacionais no país. Diante disso, discute-se algumas recomendações de políticas que podem ajudar a mitigar o impacto da pandemia nos resultados educacionais no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography