To see the other types of publications on this topic, follow the link: Aprendizagem em Ensino Clínico.

Journal articles on the topic 'Aprendizagem em Ensino Clínico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Aprendizagem em Ensino Clínico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Sobral, Dejano Tavares. "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: EFEITOS NO APRENDIZADO." Revista Brasileira de Educação Médica 18, no. 2 (August 1994): 61–64. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v18.2-003.

Full text
Abstract:
Resumo Como motivar o aluno de Medicina e proporcionar um aprendizado significativo e produtivo no ensino pré-clínico? A estratégia de aprendizagem baseada em problemas pode ser uma das respostas para tal questão. Na Universidade de Brasília desenvolveu-se uma experiência com essa estratégia em programa de integração interdisciplinar, que passou a incorporar apresentação seriada de casos clínicos, uso de módulos de orientação para aprendizagem auto-dirigida e discussão em grupo pequeno, da base de informação e do raciocínio envolvidos na resolução de problemas. Efetuou-se uma análise de processos e produtos nessa experiência, incluindo exame de resolução de problemas e questionários de avaliação que envolveram 421 participantes. Os resultados indicam a utilidade da estratégia inovadora em função, principalmente, do desenvolvimento da capacidade de aplicação de informação e das habilidades de processo pelos alunos. A avaliação de programa sugere aumento da qualidade da experiência educativa, após incorporação da estratégia, em termos de medidas do valor e significado da vivência, da adaptação pessoal do aprendiz, e da percepção de maior eficácia da aprendizagem, na comparação com programas congêneres do ensino pré-clínico na Universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Botti, Sérgio Henrique de Oliveira, and Sergio Rego. "Processo ensino-aprendizagem na residência médica." Revista Brasileira de Educação Médica 34, no. 1 (March 2010): 132–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000100016.

Full text
Abstract:
A comunidade científica nacional e internacional discute muito sobre o ensino médico e o equilíbrio entre conhecimento científico, raciocínio clínico, desenvolvimento de habilidades práticas, formação do caráter e profissionalismo. Entretanto, em nosso meio, o processo ensino-aprendizagem é pouco estudado durante a residência médica. Pretendemos descrever as relações da ciência da aprendizagem com o ensino durante a residência médica. Analisamos essa interface em publicações nacionais e internacionais da área da educação em geral, da educação mé dica e da residência no período compreendido entre 1997 e 2007, mostrando os pressupostos da aprendizagem importantes no desenvolvimento do raciocínio clínico, no ensino de habilidades e na aquisição de competências indispensáveis à formação do residente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nunes, Sandra Odebrecht Vargas, Evelin Massae Ogatta Muraguchi, Olavo Franco Ferreira Filho, Rose Meire Albuquerque Pontes, Lucienne Tibery Queiroz Cardoso, Cíntia Magalhães Carvalho Grion, Renata Maciulis Dip, and Luiz Carlos Lúcio Carvalho. "O ensino de habilidades e atitudes: um relato de experiências." Revista Brasileira de Educação Médica 37, no. 1 (March 2013): 126–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022013000100018.

Full text
Abstract:
Este artigo relata a experiência do ensino de Habilidades e Atitudes, na graduação em Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com a metodologia de ensino da Aprendizagem Baseada em Problemas, ancorada no modelo biopsicossocial. O ensino de Habilidades e Atitudes implica a formulação diagnóstica mutiaxial, descrição contextual e padronizada da condição clínica. Utiliza como instrumento a avaliação sistemática de eixos e domínios altamente informativos e relevantes para o tratamento. Eixo I: transtornos clínicos (mentais e condições médicas gerais); Eixo II: incapacidades nos cuidados pessoais, funcionamento ocupacional e com a família, e funcionamento social mais amplo; Eixo III: fatores contextuais (problemas interpessoais e outros psicossociais e ambientais); Eixo IV: qualidade de vida (refletindo primariamente as percepções do próprio paciente). A competência clínica foi avaliada por meio da discussão de casos clínicos, portfólios reflexivos e pelo Exame Clínico Estruturado por Objetivo (Osce), método que avalia as habilidades clínicas, as habilidades de atitudes e a comunicação dos estudantes de Medicina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maigret, Simone Buchignani, Michelle Cristine Oliveira Minharro, and Rúbia Aguiar Alencar. "Estratégias de ensino da simulação do Suporte Básico de Vida em Enfermagem: Uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 31, 2021): e47310918325. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18325.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a contribuição do uso da simulação clínica como estratégia para o ensino e aprendizagem do Suporte Básico de Vida na Graduação em Enfermagem. Método: revisão integrativa de 16 artigos na íntegra, disponíveis nas bases de dados LILACS, PubMed Central, SCOPUS, CINAHL, Web of Science, Embase, Cochrane e Scielo. Resultados: dos artigos avaliados, a maioria oriunda de pesquisas quase experimental (43,75%), foram desenvolvidos no Brasil (43,75%), com estratégias de ensino aprendizagem envolvendo simulações com robóticas (com simuladores de alta e média fidelidade), Role Play, palestras, jogo online, curso online, Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), simulações cênicas (com pacientes padronizados), Aprendizagem baseada em Problema (PBL) e o Modelo de Aprendizagem Ativa para o Pensamento Crítico (ALMCT). O emprego destas estratégias mostra melhor aprendizagem, desenvolvimento das habilidades psicomotoras, autoconfiança, segurança e trabalho em equipe nos estudantes. Conclusão: a simulação clínica em Suporte Básico de Vida apresenta melhor reconhecimento da parada cardiorrespiratória, compressões torácicas efetivas, desfibrilação precoce, desenvolvimento de competências de manejo clínico avançado, incluindo habilidades de trabalho em equipe e tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aguirre, Ana Maria de Barros, Eliana Herzberg, Elizabeth Batista Pinto, Elisabeth Becker, Helena Moreira e. Silva Carmo, and Mary Dolores Ewerton Santiago. "A formação da atitude clínica no estagiário de psicologia." Psicologia USP 11, no. 1 (2000): 49–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642000000100004.

Full text
Abstract:
Neste artigo visamos destacar aspectos que consideramos fundamentais para o processo de ensino / aprendizagem em Psicologia Clínica, baseados na nossa experiência como supervisores da disciplina de psicodiagnóstico para estagiários da graduação em Psicologia. Delineamos nossa sistemática de trabalho na disciplina, que segue um referencial psicanalítico e enfocamos particularmente a questão da formação da atitude clínica do estagiário em relação ao cliente. Procuramos mostrar as inter-relações da mesma com o enquadramento de trabalho e com o processo de formação da identidade profissional do psicólogo, enfatizando o papel da supervisão. Apontamos a necessidade de novos estudos e pesquisas, bem como de discussões entre supervisores, psicólogos e estudantes, sobre assuntos tais como o processo de ensino/aprendizagem clínicos e a habilitação de psicólogos para o exercício clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Munhoz, Graziella Simeão, and Andréa Cintra Lopes. "Uso de Ferramenta como Instrumento no Processo de Ensino-Aprendizagem." Revista de Graduação USP 3, no. 1 (June 15, 2018): 113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v3i1p113-117.

Full text
Abstract:
Relatamos neste artigo o uso e a aplicação de uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de acompanhar a aprendizagem, a evolução e a complexidade dos casos atendidos pelos alunos do terceiro ano de graduação do curso de Fonoaudiologia no Estágio Clínico da Disciplina de Diagnóstico Audiológico, oferecida pelo Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo, campus Bauru. A proposta do uso da avaliação somativa por meio da ferramenta formulário Controle dos Atendimentos: Clínica de Diagnóstico Audiológico no estágio clínico no terceiro ano busca auxiliar o professor na atribuição de notas, fornecer feedback ao estudante, comparar os resultados obtidos com diferentes graduandos e verificar a condução dos atendimentos, além de permitir ao docente acesso aos exames e às condutas audiológicas tomadas em cada caso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Skare, Thelma Larocca. "Diagnóstico Clinico: Dificuldades no Ensino-Aprendizagem." Revista Brasileira de Educação Médica 21, no. 2-3 (December 1997): 17–21. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v21.2-3-004.

Full text
Abstract:
Resumo: Abordam-se alguns dos obstáculos encontrados pelo professor ao introduzir o aluno no aprendizado do diagnóstico clínico. São discutidas as dificuldades de retenção de conhecimentos do ciclo básico, de transferência do conhecimento adquirido nas diferentes áreas de estudo e da construção do raciocínio. São oferecidos, também, alguns pontos para reflexão sobre a maneira pela qual professor e aluno podem melhorar os resultados obtido5 ao vivenciar esta experiência em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Arreguy-Sena, Cristina, Herica Silva Dutra, Laércio Deleon de Melo, Paulo Ferreira Pinto, Luciene Carnevale de Souza, and Thelma Spindola. "Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 10, no. 30 (June 30, 2020): 12–23. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2020.10.30.12-23.

Full text
Abstract:
Analisar a influência de diferentes músicas sobre o processo ensino-aprendizagem das compressões torácicas para discentes de enfermagem. Ensaio clínico duplo cego realizado durante aulas práticas de compressões torácicas durante simulação em laboratório. Participaram 43 discentes de graduação matriculados na disciplina de Saúde do Adulto com idade ≥18 anos. Foram coletados caracterização e registro das frequências de compressões/min nas três fases para os quatro grupos. Adotou-se p-valor ≤0,05. Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias de compressões dos grupos - etapas pré-teste (p=0,111) e pós-teste (p=0,213) segundo o teste Kruskal Wallis. Os resultados comparados dessas etapas demonstraram diferença estatisticamente significante pelos testes Qui-quadrado (p=0,018) e t pareado (p=0,015) entre aqueles que realizaram (100-120comp./min.). Os diferentes conteúdos musicais propostos podem ser viabilizados como estratégia de apoio acessível ao docente no processo de ensino-aprendizagem da técnica de compressões torácicas nas manobras de ressuscitação para discentes em enfermagem.Descritores: Enfermagem, Educação, Massagem Cardíaca. Double-blind clinical trial in the teaching-learning process of toracic compressionsAbstract: To analyze the influence of different songs on the teaching-learning process of chest compressions for nursing students. Double blind clinical trial conducted during practical classes of chest compressions during laboratory simulation. Forty-three undergraduate students enrolled in the Adult Health discipline aged ≥18 years participated. The characterization and recording of compression frequencies/min in the three phases for the four groups were collected. The p-value ≤0.05 was adopted. There was no statistically significant difference between the mean compressions of the groups - pre-test (p=0.111) and post-test (p=0.213) stages, according to the Kruskal Wallis test. The comparative results of these steps showed a statistically significant difference by Chi-square (p=0.018) and t-paired (p=0.015) tests among those who performed (100-120comp/min). The different musical contents proposed can be made possible as an accessible support strategy to the teacher in the teaching-learning process of the technique of chest compressions along with resuscitation maneuvers for nursing students.Descriptors: Nursing, Education, Heart Massage. Pruebas de doble ciego en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las compresiones toracicasResumen: Analizar la influencia de diferentes canciones en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las compresiones torácicas para estudiantes de enfermería. Ensayo clínico doble ciego realizado durante clases prácticas de compresiones torácicas durante la simulación de laboratorio. Participaron 43 estudiantes universitarios matriculados en la disciplina de Salud de Adultos con edades ≥18 años. Caracterización recopilada y grabación de frecuencias de compresión/min en las tres fases para los cuatro grupos. Se adoptó el valor p≤0.05. No hubo diferencias estadísticamente significativas entre las compresiones medias de los grupos: etapas pre-prueba (p=0.111) y post-prueba (p=0.213), según la prueba de Kruskal Wallis. Los resultados comparativos de estos pasos mostraron una diferencia estadísticamente significativa por las pruebas de Chi-cuadrado (p=0.018) y por pares t (p=0.015) entre los que realizaron (100-120comp/min). Los diferentes contenidos musicales propuestos pueden ser posibles como una estrategia de apoyo accesible para el maestro en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la técnica de compresiones torácicas junto con maniobras de reanimación para estudiantes de enfermería.Descriptores: Enfermeria, Educación, Masaje Cardíaco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lopes Oliveira, Diego Augusto, and Júlio César Bernardino da Silva. "Exame clínico objetivamente estruturado no ensino de suporte básico de vida." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 4 (April 4, 2018): 1185. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a234580p1185-1190-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: descrever o método do Exame clínico objetivamente estruturado no ensino de Suporte básico de vida na graduação de enfermagem. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência em um Centro Universitário. Resultados: a utilização deste método de ensino se concretiza com o empoderamento dos estudantes acerca do suporte básico de vida; seguida do planejamento da avaliação pelos docentes e a organização das atividades em salas e laboratórios postas às simulações emergenciais fictícias. Conclusão: esse método avaliativo é efetivo por ser uma ferramenta facilitadora de ensino, de uma dinâmica inovadora que diferencia no modelo de ensino-aprendizagem e corrobora para a formação de um enfermeiro crítico e reflexivo. Descritores: Enfermagem em Emergência; Ensino; Conhecimento; Metodologia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Simulação de Paciente.ABSTRACTObjective: to describe the objective structured clinical examination method in the basic life support teaching in the nursing graduation. Method: descriptive study, experience-report type at a University Center. Results: the use of this teaching method occurs with the empowerment of students about basic life support; followed by the assessment planning by professors and the organization of activities in classrooms and laboratories with emergency fictitious simulations. Conclusion: this evaluative method is effective for facilitating the learning, with a dynamic innovation that differentiates the teaching and learning model, and corroborating the formation of critical and reflective nurses. Descriptors: Emergency Nursing; Teaching; Knowledge; Methodology; Problem-Based Learning; Patient Simulation.RESUMENObjetivo: describir el método de examen clínico objetivamente estructurado en la enseñanza de soporte vital básico en la graduación en enfermería. Método: estudio descriptivo, de tipo relato de experiencia en un Centro Universitario. Resultados: el uso de este método de enseñanza se realiza con la potenciación de los estudiantes acerca de soporte vital básico; seguido por la planificación de la evaluación por parte de los profesores y la organización de actividades en aulas y laboratorios, con simulaciones de emergencia ficticias. Conclusión: este método de evaluación es efectivo por ser un facilitador del aprendizaje, con una dinámica de innovación que se diferencia del modelo de enseñanza y aprendizaje, y corrobora la formación de enfermeros críticos y reflexivos. Descriptores: Enfermería en Emergencia; Enseñanza; Conocimiento; Metodología; Aprendizaje Basado em Problemas; Simulación de Paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Mateus Casanova dos, and Maria Cecília Lorea Leite. "A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em Enfermagem como feedback de ensino." Revista Gaúcha de Enfermagem 31, no. 3 (September 2010): 552–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472010000300020.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é um estudo teórico e reflexivo que emergiu como um recorte de um estudo de caso com caráter qualitativo, descritivo e participante, referente ao projeto de pesquisa intitulado "Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação" do Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O objetivo é demonstrar a importância da avaliação das aprendizagens da prática da Simulação como retroalimentação (feedback) ao processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino. A simulação é uma tentativa de reproduzir os aspectos essenciais de um cenário clínico real. Identifica-se a avaliação da aprendizagem como um espaço curricular potencial para a reavaliação do processo ensino-aprendizagem e do planejamento do ensino. A interdisciplinaridade das questões de saúde precisam ser reportadas para o pensar, o sentir e o fazer pedagógico da formação em Enfermagem com a finalidade de direcioná-lo à integralidade, à universalidade em saúde e à formação crítica, reflexiva e autodirigida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Florêncio, Rudison Da Silva, Mirelle Baptista Jordaim, Débora De Souza Pozzatto, Amanda Maria Miranda Rodrigues Dos Santos, Rosilene Do Carmo Mendes, Thaís Portes Deorce Pimenta, Gabriela Fiuza Corato, Caio Vaz Baqui Lima, Mariana Corrêa Santos, and Lenir Cardso Porfírio. "EXPERIENCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FARMACOLOGIA EM MEDICINA VETERINÁRIA, EM ALEGRE- ES." Revista Univap 22, no. 40 (November 1, 2016): 78. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.506.

Full text
Abstract:
Em medicina veterinária a farmacologia é uma das disciplinas que une o ciclo básico com o ciclo profissionalizante, sendo constantemente utilizada na clínica médica e suas disciplinas relacionadas, além de possuir importante papel em áreas não relacionadas com clínica, cirurgia e áreas relacionadas. O estudo de farmacologia auxilia na formação de profissionais médicos veterinários, habilitando-os a utilizar os diferentes medicamentos e o conhecimento sobre eles para diagnosticar, tratar e prevenir doenças dos animais, e assim, reduzir seu sofrimento. Este trabalho mostra resultados de um modo de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia básica do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, ES. Foram utilizados recursos de monitoria, estudos de casos clínicos, aliados a seminários e resolução de estudos dirigidos, durante o período de março a julho de 2016. Conclui-se que é possível melhorar assimilação de conteúdo por meio da combinação de estratégias de ensino e aprendizagem, com apresentação de casos clínicos e monitorias com grupos pequenos de estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Mateus Casanova dos, Maria Cecília Lorea Leite, and Rita Maria Heck. "A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem." Revista Gaúcha de Enfermagem 32, no. 1 (March 2011): 185–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472011000100024.

Full text
Abstract:
O presente estudo situa a discussão sobre a possibilidade emergente da inserção dos conhecimentos oriundos da acupuntura como contribuição para as práticas pedagógicas do ensino clínico simulado da graduação em enfermagem. O trabalho reflexivo emergiu como um recorte do projeto de dissertação "Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem simulação - Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas". A relação integral entre o homem e a natureza desenvolvida na acupuntura emerge neste estudo como discussões e como uma sugestão potencial enquanto ferramenta pedagógica para a simulação clínica da enfermagem. Nesta reflexão, certifica-se que há a necessidade de desenvolver este recurso pedagógico com vistas a ampliar o ensino da simulação clínica em enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz, Ana Maria Kazue Miyadahira, and Cilene Aparecida Costardi Ide. "Planejamento de ensino em enfermagem: intenções educativas e as competências clínicas." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, no. 2 (June 2009): 264–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000200002.

Full text
Abstract:
Pensar a formação de enfermeiros pressupõe articular essa questão às expressões de referenciais teóricos, na perspectiva de uma vertente pedagógica que passe pelo construtivismo e por competências. O objetivo foi caracterizar, numa visão longitudinal, a constituição das competências assistenciais nos cursos de graduação em Enfermagem contidas nos Planos de Ensino. O estudo teve um caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Foi realizada uma análise documental dos 9 planos de ensino das disciplinas assistenciais da graduação. Os aspectos ético-legais foram garantidos, sendo os dados coletados após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados evidenciaram uma organização curricular centrada em disciplinas, mantendo lógicas internas aparentemente refratárias às organizações somativas. Daí emergem sinalizações de uma aprendizagem com vínculos pouco substantivos entre os conhecimentos prévios e a potencialização do julgamento crítico e do raciocínio clínico. Como proposta, o estudo trouxe reconsiderações para o processo de ensino-aprendizagem e a influência da concepção construtivista na proposição das competências clínicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Kimura, Miako, and Maria Sumie Koizumi. "ENSINO E APRENDIZAGEM DO EXAME FÍSICO: ANÁLISE DO PROCESSO PELO EXAME DAS PUPILAS." Revista da Escola de Enfermagem da USP 27, no. 1 (April 1993): 117–32. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199302700100117.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve com objetivo analisar a aprendizagem do exame das pupilas quanto ao seu diâmetro (DP), obtido por mensuração, e ao reflexo fotomotor (RFM), avaliado mediante julgamento subjetivo. A população foi constituida por 46 alunos do 4o semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da USP. Os dados foram coletados em dois momentos: no laboratório de enfermagem e no campo clínico. Os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos alcançaram altos níveis de concordância nas observações feitas, além de terem adquirido uma habilidade e um conhecimento específicos. Apresentaram, porém, uma variada gama de dificuldades, sobretudo na prática em campo clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Domingues, Isabella, Eleine Martins, Caroline Lourenço de Almeida, and Daniel Augusto da Silva. "Contribuições da simulação realística no ensino-aprendizagem da enfermagem: revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 28, 2021): e55710212841. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12841.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição da simulação realística do ensino de graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, com abordagem qualitativa, com dados coletados por meio da busca de artigos anexados nas bases de dados referentes à Biblioteca Virtual em Saúde e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. A combinação dos descritores na pesquisa foi de simulação ou treinamento por simulação e enfermagem, e período de busca foi realizado de janeiro a março de 2020. O total de material bibliográfico dessa revisão foi de 34 artigos. A maioria dos artigos são de natureza metodológica, e método de pesquisa com instrumento avaliativo de pré e pós teste com prática. As principais vantagens citadas pelos periódicos em relação à utilização da simulação realística foram: facilitar o conhecimento; autoconfiança e precisão; aproximação da realidade e raciocínio clínico. Esse estudo demonstrou que a simulação realística em enfermagem, vem se tornando um instrumento-chave e inovador de aprendizado. É uma ferramenta capaz de favorecer a retenção do conhecimento com o desenvolvimento de raciocínio clínico, segurança e precisão nas habilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Senger, Maria Helena, and Maria Celeste Gonçalves Campos. "Matrizes para a Aquisição de Competências no Ensino de Urgências Clínicas / Ensino de Urgências Orientado por Competências." Revista Brasileira de Educação Médica 40, no. 2 (June 2016): 172–82. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02212014.

Full text
Abstract:
RESUMO A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, campus Sorocaba, inseriu o aluno do internato em uma Unidade de Pronto Atendimento no estágio de urgências clínicas com os objetivos de melhorar o processo de ensino-aprendizagem em urgências durante a graduação e preparar o graduando para atuar em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa experiência levou à análise das competências a serem adquiridas para o atendimento ao paciente clínico nos serviços de urgência, considerando as especificidades desse tema. Para a aquisição de tais competências, foram construídas matrizes de conhecimentos, habilidades e atitudes, baseadas nas demandas por atendimento e nas oportunidades de aprendizagem, enfatizando que os conteúdos e as práticas devem ser oferecidos desde os anos iniciais da graduação. O modelo curricular da FCMS, desenvolvido por meio de módulos, mostrou ser propício a esta construção. Esse arcabouço pode ser estendido a escolas que usam outras estratégias pedagógicas e pode ser desenvolvido por várias disciplinas, conferindo ao ensino de urgências um caráter longitudinal e interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

André, Tatiane Geralda, and Rogério Dias Renovato. "CASO CLÍNICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FARMACOLOGIA: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 11, no. 3 (December 14, 2020): 38. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1296.

Full text
Abstract:
O processo de ensino/aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem, nas últimas décadas do século XX, tem-se evidenciado uma prática pedagógica tradicional e conservadora baseada no modelo biomédico. Esta prática acabou por impregnar na sociedade e em todos os níveis de escolaridade, uma visão de modo fragmentado do conhecimento, instigando aluno e professor a agir numa perspectiva metodológica de ensino fundamentada na dicotomia teoria e prática. Com o objetivo de ajudar na formação de enfermeiros no que diz respeito ao ensino do raciocínio diagnóstico, o estudo de caso, enquanto método de ensino, pode ser considerado um recurso favorável para gerar a atenção devida para sua utilização na prática clínica. Nesse sentido o objetivo dessa pesquisa foi compreender a percepção dos graduandos de enfermagem sobre a estratégia doestudo de caso no ensino de farmacologia. Foi utilizado o estudo de caso multidisciplinar, que é uma prática do currículo integrado do curso de Enfermagem da UEMS criada com o projeto pedagógico de 2004, e que mesmo após duas mudanças de projeto (2012 e 2015) ele ainda permanece. Esse estudo de caso é desenvolvido no cenário das aulas práticas da 3ª série e envolve as disciplinas de Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso I. Dentro dos resultados foi encontrados duas categorias de análises: Estudo de caso como possibilidade de interdisciplinaridade; Estudo de caso como estratégia de ensino: aproximando teoria e prática. Considerações finais: Os alunos do curso de enfermagem da UEMS, participantes desse estudo, consideram que a estratégia do estudo de caso possibilita a interdisciplinaridade, ou seja, a integração das disciplinas, onde é possível relacionar e utilizar o conhecimento entre todas as disciplinas do curso de graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Martins, Isabela Mascaro, Paulo Zárate Pereira, and Alessandro Diogo De-Carli. "Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem." Revista Brasileira de Educação Médica 39, no. 1 (March 2015): 50–59. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e02252013.

Full text
Abstract:
Considerando o conceito de Odontologia Baseada em Evidências, discute-se o embasamento de acadêmicos e profissionais neste paradigma, como alicerce de sua prática clínica, e alguns pontos críticos do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Objetivos Verificar a opinião de acadêmicos e profissionais acerca de tópicos relevantes inerentes à cariologia e ao ensino-aprendizagem. Métodos Aplicou-se questionário elaborado em Escala Likert aos acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Faodo-UFMS) e especialistas em Dentística e Odontopediatria de Campo Grande (MS) com até 15 anos de formados.Os dados obtidos foram tabulados e submetidos a análise estatística analítica. Resultados A maior porcentagem dos estudantes expressou opinião condizente com as atuais evidências em cariologia, e os profissionais mostraram conhecimento em todas. A maioria concordou em que o método de avaliação desestimula os acadêmicos a realizar procedimentos preventivos e que nem sempre o processo ensino-aprendizagem considerou a tomada de decisão clínica alicerçada em evidências científicas. Conclusão A prática clínica dos respondentes, de modo geral, condiz com as atuais evidências, contemplando o paradigma da mínima intervenção, mas o processo ensino-aprendizagem na Faodo-UFMS poderia ser discutido e reavaliado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

RABASSI, Liliam Keidinez Bachete da Conceição, and Geiva Carolina CALSA. "BRINCADEIRAS CANTADAS E CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA RÍTMICA BINÁRIA POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PIAGETIANA." Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 9, no. 1 (September 5, 2017): 29–55. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9n1.03.p29.

Full text
Abstract:
A formação conceitual, técnica e pedagógica dos professores para ensinar música é uma preocupação do contexto educativo atual. Abordamos uma metodologia de trabalho pedagógico com adaptação do método clínico piagetiano. As brincadeiras cantadas são atividades que envolvem o movimento corporal e o ritmo, conteúdos relacionados à música. Investigamos como uma intervenção pedagógica construtivista com uso de brincadeiras cantadas influencia a aprendizagem da estrutura rítmica binária de alunos de 6ª série / 7º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada no período de aula regular dos alunos, por meio de filmagens e anotações de campo. Cada aula foi denominada de sessão de intervenção pedagógica. Adaptando a postura do investigador do método clínico piagetiano para a docência o professor se coloca em contínua elaboração de hipóteses e de tomadas de decisão sobre sua atuação em relação a aprendizagem dos alunos. Os dados revelaram um movimento progressivo dos alunos em direção à construção da estrutura rítmica binária, que foram divididas em três etapas de análise: Etapa I - Percepção do Tempo Forte (TF) e do tempo fraco (tf); Etapa II – Conservação do padrão métrico binário TF e tf independente da variação da expressão musical e Etapa III – Compreensão do prolongar e subdividir do tempo métrico. A identificação e compreensão do tempo forte/tempo fraco por parte dos alunos foi considerada fundamental para acompanhar o movimento do grupo em direção ao conhecimento da estrutura rítmica binária. Concluímos que as brincadeiras cantadas apoiadas em uma metodologia construtivista são ferramentas de ensino adequadas para a aprendizagem do ritmo binário, demonstrando a fecundidade do método clínico para a organização de metodologias para o ensino da música.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Feijó, Lorena Pinho, Saadallah Azor Fakhouri Filho, Maria do Patrocínio Tenório Nunes, and Kristopherson Lustosa Augusto. "Residente como Professor: uma Iniciação à Docência." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 2 (June 2019): 225–30. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2rb20180053.

Full text
Abstract:
RESUMO A residência médica, instituída legalmente no Brasil em 1977 pelo Decreto nº 80.281, é considerada a melhor estratégia de ensino em cenário de prática, sendo o padrão ouro da especialização médica. A característica mais marcante da residência é o treinamento em serviço, que articula ensino no cenário de prática, além de construir um perfil profissional. Os residentes desenvolvem também a função docente. Pesquisas americanas estimam que exerçam tal função em boa parte de suas atividades, chegando a um quarto do período total de tempo de seus programas de residência. Esse processo de ensino-aprendizagem durante a residência ainda é pouco estudado, principalmente no Brasil. O objetivo deste estudo foi realizar uma ampla revisão narrativa sobre RaT (Resident as Teacher), tema pouco explorado na literatura brasileira, avaliando historicamente o processo de ensino-aprendizagem dos programas de residência médica. Foi realizada uma revisão na literatura acerca do processo de ensino-aprendizagem da residência médica no Brasil e no mundo. Diversos países estão implementando treinamentos formais de ensino denominados programas de Resident as Teacher (RaT). Somente nos EUA, mais de 50% dos programas de residência têm alguma forma de treinamento RaT. Vários programas foram desenvolvidos e se diferenciam no conteúdo, na duração e no formato, porém são baseados em atributos de ensino considerados essenciais ao ensino. No que diz respeito ao conteúdo, os programas RaT enfatizam predominantemente o modelo preceptor minuto (One Minute Preceptor – OMP), a estrutura de ensino clínico do Programa de Desenvolvimento da Faculdade de Stanford ou os domínios mostrados por Irby como essenciais à excelência em ensino clínico. Em conclusão, sugere-se que os programas brasileiros de residência médica invistam em estudos e, consequentemente, em estratégias efetivas para aprimorar as técnicas de ensino para médicos residentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Da Silva, Ionara, Joyce Carolynne Silva, Karen Rayara Bezerra Lima, Daniele Vieira Dantas, Rodrigo Assis Neves Dantas, and Maria do Carmo De Oliveira Ribeiro. "Contribuições da monitoria acadêmica em urgência, emergência e terapia intensiva para enfermagem." Enfermagem Brasil 18, no. 2 (May 22, 2019): 314. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v18i2.1318.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a vivência durante a monitoria da disciplina de alta complexidade da graduação em Enfermagem, no cuidado ao paciente crítico atendido em emergência e terapia intensiva. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no primeiro semestre de 2017 pelas monitoras do projeto de ensino intitulado “Inovando o processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem na urgência e emergência e terapia intensiva”, tendo como público-alvo discentes do sexto período do curso de graduação em Enfermagem. Resultados: O papel das monitoras foi, através da divisão da turma em trios, simular o Objective Structured Clinical Examination (OSCE) utilizando um caso clínico de Parada Cardiorrespiratória (PCR), e assim estimular os estudantes a praticar de forma realística as manobras de reanimação cardiopulmonar, além de utilizar o raciocínio clínico e julgamento crítico para definir a possível causa da parada, bem como os cuidados pós-reanimação. Conclusão: A experiência da monitoria é de suma importância na formação acadêmica, pois, ao passo em que utiliza metodologias ativas com a finalidade de garantir melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o monitor também obtém extensa carga de conhecimentos na área e torna-se sujeito ativo no processo de iniciação à docência.Palavras-chave: ensino, estudantes de enfermagem, reanimação cardiopulmonar, cuidados críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lacerda, Lusineide Carmo Andrade, Roxana Braga de Andrade Teles, and Cristhiane Maria Bazílio de Omena. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERCEPÇÃO DO PRECEPTOR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM HOSPITAL DE ENSINO." Revista e-Curriculum 17, no. 2 (June 28, 2019): 574–91. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p574-591.

Full text
Abstract:
O Sistema de Saúde, no Brasil, passa por transformações nos âmbitos estruturais e políticos e a formação dos profissionais de saúde torna-se primordial para a implementação da reestruturação do modelo de atenção contra-hegemônico ao modelo clínico com novas formas de gerir e cuidar em saúde, com uma aproximação efetiva à população e ressignificará a formação de recursos humanos na saúde. O objetivo do estudo foi compreender a percepção dos preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem e as práticas interdisciplinares no ambiente hospitalar. Estudo descritivo e quali-quantitativo. Utilizou-se a entrevista semiestruturada com 24 preceptores de um Hospital Universitário no interior do Estado de Pernambuco-PE, dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, no período de fevereiro a outubro de 2017. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática, sendo extraídas cinco categorias que foram interpretadas à luz da literatura, a saber: Atuação do preceptor em saúde no processo de preceptoria hospitalar; Percepção do preceptor sobre práticas interdisciplinares e multidisciplinares no processo de ensino-aprendizagem; Ações desenvolvidas pelo preceptor de ensino na perspectiva interdisciplinar; Dificuldades e oportunidades da preceptoria hospitalar na visão do preceptor de ensino em saúde e Sugestões de melhorias apontadas pelo preceptor de ensino em saúde para o processo de ensino-aprendizagem, as quais mostraram que a maioria dos preceptores atuam empiricamente sem uma formação específica para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a compreensão desses saberes é imprescindível à construção de ações que respondam às necessidades pedagógicas desses preceptores no processo de formação de novos profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Almeida, Rui, Carlos Silva, Bianca Vicente, António Abrantes, and Dulce Miranda. "Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa." ROENTGEN-Revista Científica das Técnicas Radiológicas 2, no. 2 (July 19, 2021): 59–68. http://dx.doi.org/10.46885/roentgen.v2i2.56.

Full text
Abstract:
O objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva pós-pandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores. A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Barbosa, Fernanda Doretto, Miguel Antônio de Mello Silva, and Maria Aparecida Laurenti. "Complementação do Ensino de Psicologia Clínica por meio de Ensino a Distância." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 17, no. 1 (January 15, 2016): 42. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p42-52.

Full text
Abstract:
<p>Educação a distância - EAD é uma forma de ensino-aprendizagem, mediada por tecnologias digitais, complementar ao ensino presencial. É decisiva a seleção do conteúdo da matriz curricular e análise das expectativas quanto à aprendizagem. O objetivo geral foi identificar conteúdos relativos à psicologia clínica atualmente ofertados no modelo presencial e investigar a receptividade dos alunos em estudá-los, complementarmente, via EAD: 1) identificando, na matriz curricular do curso de Psicologia, conteúdos relacionados às disciplinas específicas de psicologia clínica e 2) investigando o grau de receptividade dos alunos da nona e décima séries em reforçar a aprendizagem desses conteúdos<br />mediante instrumentos complementares desenvolvidos na modalidade de ensino a distância. O método foi quanti-qualitativo, com análise documental e questionário. Foram identificados 45 conteúdos da matriz curricular relacionados às disciplinas de psicologia clínica, que os sujeitos organizaram por graus de interesse em obter reforço indicando os motivos e a forma de estudá-los na EAD.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Merighi, Miriam Aparecida Barbosa, Maria Cristina Pinto de Jesus, Selisvane Ribeiro da Fonseca Domingos, Deíse Moura de Oliveira, and Thaís Norika Ito. "Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 67, no. 4 (August 2014): 505–11. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670402.

Full text
Abstract:
Estudo qualitativo, com abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz, que teve como objetivo conhecer e discutir as expectativas dos docentes, enfermeiras e estudantes com relação ao ensino em campo clínico. Participaram do estudo nove docentes, 11 enfermeiras e 11 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada em 2012 e os resultados mostraram que os sujeitos esperam que o ensino clínico subsidie a articulação entre a teoria e a prática profissional; e almejam que tal ensino possibilite o desenvolvimento de uma postura próativa e participativa dos envolvidos na aprendizagem. A reciprocidade de perspectivas foi evidenciada, devendo ser considerada na elaboração de projetos pedagógicos voltados para a formação do enfermeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lopez, Emiliano, Agustín Dal Verme, Guadalupe Lopez, and Luis Carniglia. "Proposta inovadora em educação: telessaúde, raciocínio clínico e construção coletiva do conhecimento." Latin American Journal of Telehealth 6, no. 1 (May 23, 2019): 059–72. http://dx.doi.org/10.32443/2175-2990(2019)272.

Full text
Abstract:
Introdução: Como resultado das novas tecnologias aplicadas ao campo da saúde, surge uma disciplina que nos convida a redesenhar a assistência, o ensino e a pesquisa: telessaúde. Na educação, a telessaúde oferece a possibilidade de reduzir as lacunas entre a prática profissional e a educação continuada. Objetivo: Compartilhar uma experiência em educação para a formação de residentes através de processos de ensino inovadores impulsionados por novas tecnologias na Argentina. Método: Nós desenvolvemos um trabalho entre residências médicas em todo o país através do uso de videoconferência, com o objetivo de promover o raciocínio clínico como um método de análise de casos e promover a construção coletiva do conhecimento. Resultados: No total, nove reuniões foram realizadas por videoconferência. Participaram 44 residências e 200 residentes. 33% concordaram que "compartilhar e conhecer formas de trabalhar com outros residentes" foi o que mais os convocou. Em primeiro lugar, optaram por "continuar com o raciocínio clínico e apresentar os casos como o eixo central das discussões". Eles associaram a experiência a "um espaço de discussão e reflexão e a possibilidade de criar redes de trabalho", sobre outras formas tradicionais de aprendizagem. Discussão: A educação médica pode ser enriquecida pela incorporação de novas tecnologias. Podemos nos engajar em um aprendizado transformacional, definido por um afastamento da memorização, e a introdução do raciocínio clínico como um método epistemológico; substituir a prática isolada, por um trabalho em equipe e interligado. Finalmente, alcançar a aprendizagem através do conhecimento cooperativo e colaborativo através de videoconferência. Conclusão: Explorar o potencial que a telessaúde oferece ao ensino de pós-graduação permitirá a criação de novas propostas inovadoras de formação para profissionais de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Ferreira, Érica de Matos Reis, Fabiane Ribeiro Ferreira, Paula Maria Machado Arantes de Castro, and Daniela Virgínia Vaz. "exame clínico objetivo estruturado no curso de Fisioterapia." Revista Docência do Ensino Superior 10 (April 17, 2020): 1–8. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15084.

Full text
Abstract:
As professoras adjuntas Fabiane Ribeiro Ferreira, Daniela Virgínia Vaz e Paula Maria Machado Arantes de Castro atuam no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e participam do projeto de ensino Avaliação de Competências Clínicas de Estudantes do Curso de Fisioterapia. Elas introduziram o Exame Clínico Objetivo Estruturado que é um instrumento de avaliação para medir habilidades e competências clínicas em acadêmicos de saúde, no Curso de Fisioterapia. Amplamente utilizado em cursos como medicina e enfermagem, há dois anos vem sendo aplicado no curso de Fisioterapia da UFMG por meio da iniciativa das professoras. Elas acreditam que esta ferramenta é um diferencial no processo de ensino e aprendizagem do estudante e um método de avaliação desafiador para o professor de fisioterapia. Nesta entrevista, Fabiane Ribeiro Ferreira, Daniela Virgínia Vaz e Paula Maria Machado Arantes de Castro falaram da inclusão deste exame no curso e seu significado para o professor e para o aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Laleska Carvalho, Karine Oliveira Conceição, Matheus Santos Melo, Maria do Socorro Claudino Barreiro, Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas, and Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues. "Características e repercussões da simulação como estratégia para o ensino-aprendizagem em enfermagem: revisão integrativa." Arquivos de Ciências da Saúde 27, no. 1 (December 21, 2020): 70. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.27.1.2020.1911.

Full text
Abstract:
Introdução: O ensino da ciência da enfermagem passa por um momento de transmutação para empreender componentes curriculares que superem o conceito médio de qualidade. Sendo assim, a simulação clínica adquire importância crescente, pois se utiliza de tecnologias para reproduzir cenários que simulam a prática, em ambiente controlado e realista, permitindo o alinhamento da prática à teoria, a atualização das técnicas do cuidado, reflexão sobre o saber fazer e como está fazendo, ganho de confiança, desenvolvimento da agilidade, além de enriquecer a vivência clínica a partir da experimentação de situações diversas. Objetivo: Identificar as características e repercussões do uso da simulação como estratégia para o ensino-aprendizagem em enfermagem. Métodos: Revisão integrativa da literatura realizada no período de novembro a dezembro de 2019, nas bases de dados BDENF, LILACS e PUBMED, por meio dos descritores enfermagem, simulação, ensino, aprendizagem e educação. Foram encontradas 362 publicações, das quais 14 fizeram parte da amostra final. Para análise dos estudos foi construído um quadro contendo asprincipais características dos trabalhos. Resultados: Identificaram-se estudos que abordaram os modelos de simuladores, as temáticas de aplicação dos cenários e as consequências de sua aplicação. Foi unânime a identificação dos benefícios nas habilidades cognitivas e não cognitivas gerados pela implementação da estratégia de ensino simulado. Verificou-se que a maior parte dos estudos realizou a simulação de alta fidelidade (42,9%), seguida pela de baixa fidelidade (35,7%) e o paciente simulado (7,1%). Constatou-se que os estudos abordaram as seguintes temáticas: dor, imunização e atendimento ao hipertenso, ressuscitação cardiopulmonar, problemas respiratórios, diabetes, avaliação cardiotorácica, feridas, e saúde mental. Quanto às repercussões, pode-se destacar estímulo ao estímulo ao pensamento crítico-reflexivo, crescimento pessoal e profissional, melhoria da destreza na realização de procedimentos, favorece ensino clínico de maneira humana e holística, favorece relação interpessoal e a comunicação. Conclusão: O estudo possibilitou identificar as características e repercussões do uso da simulação como estratégia de ensinoaprendizagemem enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Lau, Fernanda Amaral, Vanessa Fraga Mendes, Adriana Aveiro Ventura, Valdes Roberto Bollela, and Luciana de Almeida Silva Teixeira. "Implantação de Estratégias de Ensino à Distância durante o Internato: Desafios e Perspectivas." Revista Brasileira de Educação Médica 41, no. 2 (June 2017): 269–77. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2rb20160069.

Full text
Abstract:
RESUMO O componente teórico-prático do internato do curso de Medicina pode ser abordado por meio de estratégias de ensino em ambiente virtual. Neste aspecto, a flexibilidade de tempo e espaço para o estabelecimento do processo de ensino-aprendizagem apresenta-se vantajosa no período em que há predomínio absoluto de atividades práticas. O ambiente virtual pode-se firmar como espaço para convergência de experiências e discussões com estudantes em diferentes cenários de prática. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de aprendizagem de internos sobre duas atividades em ambiente Moodle. A primeira intervenção consistiu em discussão de casos clínicos de pacientes com doenças infecciosas e parasitárias provenientes de atenção primária e secundária, previamente atendidos por outros colegas do internato. A segunda intervenção referia-se ao preenchimento do portfólio reflexivo, com devolutiva docente, das atividades realizadas pelos internos durante o estágio de Saúde Coletiva. Para ambas as intervenções, foram avaliadas sistematicamente a expectativa prévia, a satisfação posterior e a autopercepção de ganho de conhecimento/habilidades atribuída às atividades. Como resultado, foram avaliadas respostas de 36 estudantes na primeira intervenção e de 30 estudantes na segunda, o que representou mais de 97% dos estudantes convidados. A maioria considerou o ambiente Moodle adequado e referiu ganho de conhecimento/habilidades em ambas as intervenções. Os principais ganhos apontados foram melhoria nas competências para elaboração do raciocínio clínico e para a reflexão sobre a prática clínica na atenção primária. Ao longo das discussões de casos clínicos, houve aumento significativo do envolvimento dos estudantes depois que foi atribuída nota à participação qualificada destes. No caso do portfólio reflexivo, o feedback docente foi considerado um fator motivador importante para os estudantes. No entanto, nesta atividade, 51% das postagens não receberam devolutiva do docente responsável. Conclui-se que o ambiente Moodle é uma ferramenta útil para o aprendizado dos estudantes durante o internato, faltando ainda cuidar do desenvolvimento docente dos tutores que conduzirão este processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pereira, Mara Dantas, Míria Dantas Pereira, and Andrea Karla Ferreira Nunes. "Estágio curricular supervisionado em Psicologia Clínica à luz das DCNs." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 12, 2020): e440985900. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5900.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo realizar discussão sobre o processo de implementação do estágio curricular supervisionado em Psicologia clínica, desde o período da regulamentação da profissão, até a formalização das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, baseando-se na literatura científica. O estímulo para confecção deste estudo parte-se do reconhecimento da relevância do aperfeiçoamento de estudantes estagiários para a formação profissional do psicólogo brasileiro. Utilizou-se como metodologia uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da busca por publicações científicas indexadas nas bases de dados: SciELO, PePSIC e ERIC. Os seguintes descritores foram utilizados: psicologia clínica, educação, estágio clínico, estudante e universidades. Ao final das buscas, foram selecionados 25 estudos que abrangeram a realidade brasileira, entre os anos de 1989 a 2020, que atenderam aos critérios de elegibilidade para compor o artigo. Busca-se compreender, ao longo do artigo, as necessidades, os métodos de ensino e de aprendizagem durante o estágio supervisionado, que devem estar alinhados a teoria aprendida no decorrer do curso com as ações práticas do fazer do Psicólogo, de modo que possibilite um raciocínio clínico e uma postura ética. Conclui-se que o estudo propõe ainda que é fundamental que as instituições de ensino superior avaliem e renovem a Clínica-escola, de modo que os estudantes sejam capacitados e comprometidos em oferecer suporte à sociedade, visto que estas instituições são incumbidas em proporcionar a formação de Psicólogos de elevada qualificação e, nessa concepção, deve-se formar cidadãos aptos de atuar diante das demandas típicas do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Suanno, Marilza Vanessa Rosa, Flavio Marques Lopes, Getúlio Antero de Deus Júnior, Nathalie de Lourdes Souza Dewulf, and Valdes Bollela. "METODOLOGIAS ATIVAS, TRANSDISCIPLINARIDADE E APRENDIZAGENS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 5, no. 2 (June 30, 2018): 66–86. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n2p66.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo apresentar três projetos de ensino desenvolvidos em cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás – UFG, sendo eles: 1º) na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) o Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior tem trabalhado com Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Aprendizagem Baseada por Meio de Projetos (PLE); 2º) na Faculdade de Farmácia (FF) o Prof. Dr. Flavio Marques Lopes e a Profa. Dra. Nathalie de Lourdes Souza Dewulf optaram por trabalhar com Aprendizagem Baseada em Equipe (TBL) e a partir dessa perspectiva desenvolveram a proposta de Aprendizagem Baseado em Casos Clínicos e Trabalho em Equipe (ABCTE) e 3º) na Faculdade de Educação (FE) a Profa. Dra. Marilza Suanno tem desenvolvido Projetos de Trabalho Transdisciplinares no intuito de pensar complexo e produzir aprendizagens multidimensionais. Tais projetos estão pautados em concepções e metodologias distintas, mas têm em comum o foco no/na: a) aprendizagem; b) ressignificação e inovação dos processos de ensino e dos ambientes de aprendizagem; c) relação entre teoria e prática; d) ensino com pesquisa; e) protagonismo e autonomia discente; f) trabalho coletivo, cooperativo, corresponsável e dialógico. Nesse artigo, se apresenta algumas discussões e resultados em torno das experiências relatadas. Palavras-chave: Projetos de Ensino. Metodologias ativas. Transdisciplinaridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Martins, Roselisa Crespi. "Avaliação crítica de uma experiência de ensino-aprendizagem." Estudos de Psicologia (Campinas) 16, no. 2 (August 1999): 54–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x1999000200006.

Full text
Abstract:
O presente trabalho, desenvolvido como atividade prática durante a disciplina Ensino da Psicologia Clínica, do curso de Mestrado em Psicologia Clínica da PUC-Campinas, teve por objetivo realizar a análise crítica de uma prática de ensino à escolha do aluno. Tomando- se a atividade de ensino dentro de uma concepção mais ampla, que envolve a reciprocidade entre as pessoas envolvidas no processo, escolheu- se a relação terapêutica como a experiência de ensino-aprendizagem a ser analisada. Utilizou- se a Versão de Sentido (vs) como forma de registro de 9 sessões de um caso, atendido em psicoterapia breve de orientação psicodinâmica. Os relatos (vs) são pensados em termos de sua articulação com as tendências pedagógicas, seguindo- se a análise crítica dessa experiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Martins, Roselisa Crespi. "Avaliação crítica de uma experiência de ensino-aprendizagem." Estudos de Psicologia (Campinas) 16, no. 2 (August 1999): 54–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x1999000200007.

Full text
Abstract:
O presente trabalho, desenvolvido como atividade prática durante a disciplina Ensino da Psicologia Clínica, do curso de Mestrado em Psicologia Clínica da PUC-Campinas, teve por objetivo realizar a análise crítica de uma prática de ensino à escolha do aluno. Tomando-se a atividade de ensino dentro de uma concepção mais ampla, que envolve a reciprocidade entre as pessoas envolvidas no processo, escolheu-se a relação terapêutica como a experiência de ensino-aprendizagem a ser analisada. Utilizou-se a Versão de Sentido (vs) como forma de registro de 9 sessões de um caso, atendido em psicoterapia breve de orientação psicodinâmica. Os relatos (vs) são pensados em termos de sua articulação com as tendências pedagógicas, seguindo-se a análise crítica dessa experiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rodrigues, Iellen Dantas Campos Verdes, Lucas Batista Ferreira, Donátila Cristina Lima Lopes, Harlon França de Menezes, Cintia Capistrano Teixeira Rocha, and Richardson Augusto Rosendo da Silva. "Simulação realística: aproveitamento e benefícios para o ensino - aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 30, 2020): e553974338. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4338.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar o aproveitamento da aprendizagem de alunos sobre o raciocínio diagnóstico de enfermagem, pro meio da simulação realística. Metodologia: estudo transversal, com abordagem quantitativa, desenvolvido em uma universidade pública do Nordeste do Brasil com estudantes do último ano do Curso de Graduação em Enfermagem. Para a avaliação, os discentes responderam a um instrumento de avaliação sobre simulação realística com 11 questões, por meio de uma escala tipo Likert de 5 pontos. Foram respeitados os princípios éticos de pesquisa com seres humanos. Resultados: a avaliação do aproveitamento da aprendizagem de alunos apresentou maiores médias (5) para os seguintes itens: simulação como estratégia ensino-aprendizagem, possibilitou desenvolver o raciocínio diagnostico, possibilitou desenvolver o julgamento clínico, recomendaria a simulação realística para ensino dos de na graduação e menor média (3,87) para o item tempo adequado. Conclusão: O estudo identificou que os discentes avaliaram de forma proveitosa o aprendizado sobre o raciocínio diagnóstico de enfermagem, por meio da simulação realística. A simulação realística apresenta-se com uma estratégia de ensino para o desenvolvimento do raciocínio diagnóstico de enfermagem e julgamento clínico por aproximar a teoria da prática, colaborando para a formação de profissionais críticos e reflexivos mais preparados para atuarem nos problemas atuais do cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Falcão, Ivyna Maria Cardins, Winnie Vieira Soares, Maria Imaculada De Queiroz Rodrigues, Luciana Maria Arcanjo Frota, Janaína Rocha de Sousa Almeida, Cinthia Nara Gadelha Teixeira, Renata Mota Rodrigues Bitu Sousa, and Myrna Maria Arcanjo Frota. "Portfólio na graduação em Odontologia: da clínica à saúde coletiva." Revista Brasileira de Odontologia 75 (October 30, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v75.2018.e1144.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o portfólio como instrumento do processo de ensino-aprendizagem, sob a percepção de estudantes da graduação em odontologia em disciplinas clínicas e teóricas. Materiais e métodos: O estudo foi do tipo transversal, com abordagem quantitativa, através do emprego de questionário estruturado. A coleta de dados foi desenvolvida em 2015 e 2016 e ocorreu nas dependências de um curso de graduação em odontologia, com amostra final de 169 participantes (96% da população). Resultados: Foi possível perceber que 71,4% dos alunos não tiveram dificuldades para confeccionar o portfólio, 78% afirmam que o seu uso melhorou sua aprendizagem, 66,1% dos alunos usariam se fossem professores e 84,4% relatam que o emprego do portfólio é excelente, ótimo ou bom como método de ensino-aprendizagem. Conclusão: Pode-se concluir que o portfólio é um método eficaz de ensino aprendizagem e possui boa aceitação dos alunos, podendo ser usado em disciplinas teóricas e prática do curso de odontologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Leite, Caroline do Nascimento, Daniela Vogel de Souza, Gláucia dos Santos Pereira, Lorena Lourenço Massarra De Lima, Samantha Carvalho Dos Mons, and Vanessa Alves Bezerra Figueiredo. "Visita técnica em unidade de terapia intensiva como método de ensino-aprendizagem na graduação." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 31 (October 7, 2019): e1340. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1340.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem durante as visitas técnicas realizadas em uma unidade de terapia intensiva de um hospital público. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência das visitas técnicas supervisionadas realizadas através da disciplina de ensino clínico prático em alta complexidade ministrada no 8º período do curso de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino superior, localizada no estado do Rio de Janeiro. Considerações finais: As visitas técnicas podem ser compreendidas como uma ferramenta essencial ao processo de ensino-aprendizagem na graduação. A utilização desse recurso metodológico deve ser estimulada logo após o início do curso uma vez que contribui de forma significativa na formação acadêmica do discente. A oportunidade de realizar as visitas desperta no discente a possibilidade de alinhar conhecimentos teóricos e práticos, colaborando, assim, no processo de construção de um profissional crítico-reflexivo, capaz de propor mudanças e desfechos para os problemas vivenciados bem como melhorias na qualidade da assistência prestada ao cliente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Friedlander, Maria Romana. "VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM." Revista da Escola de Enfermagem da USP 28, no. 2 (August 1994): 227–33. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199402800200227.

Full text
Abstract:
Revendo a literatura, a autora descreve algumas vantagens do ensino das habilidades perceptivo-motoras (ou psicomotoras) no laboratório de enfermagem como treinamento anterior ao estágio em campo clínico. Os argumentos utilizados são de ordem ética (levantando a questão do erro cometido pelo aluno no cliente), de natureza psicológica, apontando os conflitos do aluno, do cliente e do professor, aspectos relacionados ao custo-benefício desse treinamento preliminar e de ordem pedagógica. Estes últimos aspectos apoiam-se nas teorias da aprendizagem perceptivo-motora que confirmam a importância do ensino no laboratório de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Figueiroa, Amanda, Gisélia Alves Pontes, and Rosalie Barreto Belian. "Simulação clínica e ensino médico." Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 5, no. 1 (April 17, 2020): 99–111. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.re9.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever a experiência da construção de um cenário para simulação clínica de emergências pediátricas no ensino médico. Método: relato de experiência de docentes de uma instituição pública de ensino superior sobre o delineamento e a construção de um cenário de simulação clínica para o ensino de emergências pediátricas. Elaborou-se template para simulação em emergências pediátricas. Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na taxonomia de Bloom. Utilizou-se uma abordagem dialógica para o debriefing baseada no Gibbs. Resultados: propôs-se uma sequência de passos para a construção de um cenário de simulação, uma vez que se percebeu a relevância do delineamento rigoroso do mesmo para a execução, realismo e reprodutibilidade, considerando itens de identificação, objetivos de aprendizagem, pré briefing e briefing, recursos necessários, ações esperadas e reações do simulador, debriefing e materiais de apoio como check list de desempenho e roteiro de debriefing. Conclusão: a simulação possibilita o desenvolvimento de competências por estudantes de graduação através de treinamentos em espaços seguros e protegidos, porém a elaboração do cenário ainda se constitui em um desafio docente. Palavras-Chave: Educação médica, Simulação de paciente, Medicina de emergência
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Sonia Regina Jurado, Vitória Giulia Alves Vidal, André Valério da Silva, Adailson da Silva Moreira, Thais Carolina Bassler, and Andrea Sanchez. "Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática." Nursing (São Paulo) 22, no. 259 (December 1, 2019): 3457–64. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3457-3464.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o uso das metodologias ativas de aprendizagem na formação de Enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas fontes de busca LILACS, SciELO, PubMed, BDENF e CINAHL, no período de 2007 a 2018. A questão norteadora desta revisão sistemática foi: Quais são os impactos da utilização das metodologias ativas na formação dos profissionais de enfermagem? Resultados: Foram identificados 548 artigos, mas, selecionados 62 artigos que se adequaram à temática estudada. As metodologias ativas abordadas nos trabalhos foram: problematização, aprendizagem baseada em equipe, software ou programa computacional, caso clínico, diário de bordo, portfólio reflexivo e simulação. Conclusões: A maioria dos trabalhos estudados identificou as tentativas da enfermagem para adotar concepções pedagógicas inovadoras em suas práticas de ensino e assistência. As metodologias ativas utilizados na formação da Enfermagem tornaram os profissionais mais independentes, preparados para trabalhar em equipe e envolvidos com a realidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de, and Maria Lucia Tiellet Nunes. "Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?" Psico-USF 13, no. 2 (December 2008): 287–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712008000200015.

Full text
Abstract:
A supervisão de estágios em Psicologia Clínica, fundamental para a formação do aluno de Psicologia, carece de mecanismos de avaliação sistemática, relativa ao supervisor. Este artigo apresenta um estudo que explorou percepções de estagiários de Psicologia Clínica acerca de seus supervisores e da supervisão. O levantamento utilizou uma escala de tipo Likert de cinco pontos e 27 itens. Foram pesquisados 56 alunos de 9º semestre de curso de graduação em Psicologia, que faziam estágios sob supervisão semanal, há um semestre. Sob a ótica dos supervisionandos, as avaliações foram quase que exclusivamente positivas, a despeito da abordagem teórico-técnica do supervisor. Essa positividade foi discutida em relação a: características do processo ensino-aprendizagem clínico, em especial quanto a formas de avaliação utilizadas; possíveis idealizações; e momento de transição aluno-profissional em que o supervisionando se encontra. É apontada a necessidade de discussões sobre avaliação de professores-supervisores em Psicologia-Clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Reis, Fabiana Vieira Duarte de Souza, Antônio Henrique Rodrigues dos Passos, and Elza de Fátima Ribeiro Higa. "Aprendizagem Baseada em Problemas: Contribuição para Médicos Pediatras." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 suppl 1 (2019): 322–29. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180191.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem se destacado na educação médica por ser uma proposta fundamentada no construtivismo, com a finalidade de desenvolver a autonomia e o raciocínio crítico do estudante para tomada de decisões. Objetivo Por conta das dificuldades encontradas pelos graduandos e das escassas informações relativas à contribuição da ABP para a prática clínica de médicos pediatras, objetivou-se avaliar a contribuição da ABP para a formação dos médicos pediatras. Metodologia Trata-se de uma série de casos de abordagem descritiva, desenvolvida com médicos pediatras egressos de duas instituições públicas de ensino. A definição da amostra ocorreu de forma intencional, amostragem não probabilística, em que os atributos dos participantes são definidos conforme o objeto de estudo, a fim de selecionar quais os indivíduos são mais adequados para serem incluídos na amostra, a qual é composta por dez médicos pediatras, sendo cinco egressos de cada instituição. Para responderem ao questionário, selecionaram-se médicos especialistas em pediatria. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora principal, por meio de três questões semiestruturadas respondidas via e-mail. As respostas dos entrevistados às questões abertas foram analisadas pelo método de análise reflexão-síntese, que pressupõe a análise e síntese de conteúdo mediadas pela sensibilidade e pela razão. Resultados Os resultados obtidos entre 2003 e 2012 indicaram que 28% dos médicos pediatras apresentavam título de especialista e 72% não o tinham esse título. Os discursos apresentados pelos participantes permitiram identificar que a ABP contribuiu para a formação e atuação dos médicos pediatras em diferentes aspectos, proporcionando a busca de conhecimento, a habilidade para trabalhar em equipe e a facilidade para realizar o manejo clínico de forma interdisciplinar e holística. Porém, os discursos também demonstraram que esse método pode não favorecer o aprofundamento das matérias básicas. Conclusão A ABP contribuiu para a formação e atuação do médico pediatra, porém pode não ter favorecido o aprofundamento das matérias básicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Aquino, Fabíola de Sousa Braz, Raphaela Priscilla Santos Lins, Lorena de Almeida Cavalcante, and Aline Rodrigues Gomes. "Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas." Psicologia Escolar e Educacional 19, no. 1 (April 2015): 71–78. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191799.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou identificar as ações dos psicólogos escolares junto a professores de escolas públicas de João Pessoa (PB). Considerou-se que o trabalho do psicólogo com docentes favorece o processo de ensino-aprendizagem e contribui na mediação das relações interpessoais no interior da escola. Para tanto, foram entrevistados doze psicólogos de escolas públicas da primeira fase do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que os psicólogos entrevistados atuam orientados por um embasamento teórico marcadamente clínico, embora também tenham sido identificados relatos de ações em torno de projetos e oficinas, trabalhos com a equipe pedagógica e intervenções em sala de aula. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de uma atuação contextualizada por parte dos psicólogos escolares e a necessidade de uma formação continuada do professor na perspectiva do desenvolvimento de competências que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Cataldo Neto, Alfredo, José Cássio do Nascimento Pitta, Marco Antônio Brasil, Miguel Abib Adad, Rogério Wolf de Aguiar, Camila Ruschel Selbach, Carolina Belotto, Cláudia Viña Coral, Fernanda Lia de Paula Ramos, and Patrícia Magali Simonaggio. "Panorama nacional do ensino da psiquiatria nas escolas médicas brasileiras." Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul 33, no. 1 (April 15, 2011): 8–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082011005000006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar o perfil de ensino da psiquiatria nos cursos médicos brasileiros, verificando o número de professores envolvidos e suas titulações, o número de disciplinas e o enfoque predominante, material didático e local de ensino/aprendizagem. MÉTODO: O estudo foi baseado no levantamento de dados obtidos pela aplicação de questionários nas escolas médicas brasileiras que constam no site da Associação Brasileira de Educação Médica. RESULTADOS: Das 119 escolas médicas brasileiras, 85 (71%) responderam à pesquisa. O número de professores psiquiatras envolvidos no ensino variou de 1 a 5 (75,3%); desses, 1 a 2 (43,4%) eram doutores/livres-docentes, 1 a 2 (45,8%) eram mestres, e 1 a 2 (57,3%) eram especialistas. Observou-se que 41,2% das escolas oferecem duas disciplinas de psiquiatria, com enfoque predominantemente psicodinâmico e clínico (61,2%). Em 52,9% dos casos, o conteúdo programático não é desenvolvido apenas em cadeiras específicas de psiquiatria. As disciplinas oferecem, em 64,7% dos casos, aulas práticas em contextos clínicos gerais. A carga horária durante o curso é de 61-90 horas-aula (26,2%), e 88,9% têm livros-textos básicos. Em 83,3% das escolas médicas, essas disciplinas são avaliadas pelos alunos ao final das mesmas. CONCLUSÃO: Foi observada uma grande heterogeneidade nas regiões avaliadas, em pelo menos 71% das escolas. Novos estudos devem aprofundar este primeiro levantamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Botti, Sérgio Henrique de Oliveira, and Sérgio Tavares de Almeida Rego. "Docente-clínico: o complexo papel do preceptor na residência médica." Physis: Revista de Saúde Coletiva 21, no. 1 (2011): 65–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312011000100005.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa o papel do preceptor na residência médica, partindo das percepções dos preceptores dos programas de residência em especialidades clínicas de um hospital de ensino. Através de uma pesquisa descritiva, utiliza-se a técnica de entrevista não-diretiva, com o intuito de estudar o fenômeno a partir da fala de 16 desses preceptores. Utiliza-se a análise de conteúdo, tecendo uma relação com as referências da literatura. Percebe-se que o preceptor assume vários papéis. Encontram-se referências a orientador, tutor, supervisor e mentor. Ele planeja, controla, guia; estimula o raciocínio e a postura ativa; analisa o desempenho; aconselha e cuida do crescimento profissional e pessoal; observa e avalia o residente executando suas atividades; atua na formação moral. É grande a importância do preceptor como educador, oferecendo, ao aprendiz, ambientes que lhe permitam construir e reconstruir conhecimentos. O preceptor ensina realizando procedimentos técnicos e moderando a discussão de casos. Assume papel do docente-clínico, um profissional que domina a prática clínica e os aspectos educacionais relacionados a ela, transformando-a em ambiente e momento educacionais propícios. Identificando as oportunidades de aprendizagem e os cenários de exposição, o preceptor da residência médica funciona como uma vitrine de atributos técnicos e relacionais, proporcionando verdadeiras condições de desenvolvimento técnico e ético nos cenários reais de prática profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Tonhom, Sílvia Franco da Rocha, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Osni Lázaro Pinheiro, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Haydée Maria Moreira, Elane de Fátima Taipeiro, and Ana Paula Ceolotto Guimarães do Amaral. "Indicadores de avaliação do cuidado individual: subsídios para a formação médica orientada por competência." Revista Brasileira de Educação Médica 38, no. 3 (September 2014): 331–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022014000300007.

Full text
Abstract:
No processo de formação dos profissionais da área da saúde, as DCN orientam a organização de um modelo curricular pautado no desenvolvimento de competência profissional. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de conferência de consenso, com o objetivo de elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem na área de cuidado individual. Uma matriz foi organizada com base nos desempenhos contidos nos manuais de cada série e formatos de avaliação. Em seguida, os avaliadores analisaram esta matriz e a discutiram na conferência de consenso, para a consolidação dos indicadores. A análise dos resultados permitiu olhar para as ações desenvolvidas no curso a partir da compreensão de que, durante essas atividades, os estudantes têm a oportunidade de realizar o cuidado na perspectiva da integralidade, como preconizado no Sistema Único de Saúde e nas DCN. Dessa maneira, foram construídos indicadores relacionados a história clínica, exame físico e raciocínio clínico para o monitoramento do processo de ensino-aprendizagem. No contexto do currículo orientado por competência, esses indicadores podem nortear o processo de planejamento educacional, bem como permitir a participação ativa e a corresponsabilidade dos envolvidos para o alcance de uma aprendizagem significativa, que permita ao futuro profissional a realização de um cuidado qualificado em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Presado, Maria Helena Carvalho Valente, Sónia Colaço, Helga Rafael, Cristina Lavareda Baixinho, Isabel Félix, Cristina Saraiva, and Isilda Rebelo. "Aprender com a Simulação de Alta Fidelidade." Ciência & Saúde Coletiva 23, no. 1 (January 2018): 51–59. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018231.23072017.

Full text
Abstract:
Resumo A Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Luce, Catherine. "The teacher at the end of elementary school towards students with learning difficulties: psychic questions and defense mechanisms." Estilos da Clinica 21, no. 3 (December 17, 2016): 671. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p671-690.

Full text
Abstract:
Este artigo visa apresentar tensões e questões psíquicas ligadas à confrontação do professor do fim do Ensino Fundamental I com alunos com dificuldade de aprendizagem e com “necessidades educativas especiais”, de acordo com as normas institucionais. Esse profissional realiza seu trabalho no colégio em um entre-deux. Foi escolhido um método de pesquisa clínico de orientação psicanalítica. Ele permite apreender os movimentos psíquicos conscientes e inconscientes mobilizados na “personalidade profissional” e a relação específica estabelecida entre o professor de 5º ano e tais alunos ditos com necessidades especiais. A análise de entrevistas clínicas de pesquisa conduzidas com professores na França e em países francófonos valoriza modos de defesa específicos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Santos, Lydia de Brito, Ana Carla Ferreira Carneiro Rios, Hianka Renata, Karina Maia Cunha, and Priscila Alves Torreão. "Portfólio como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação: percepção de discentes e docentes de Odontologia." Revista da ABENO 21, no. 1 (March 23, 2021): 1035. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1035.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de estudantes e professores de odontologia, a respeito do processo de construção e apresentação do portfólio reflexivo enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação, na disciplina Clínica Integrada do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).Trata-se de um estudo transversal de natureza qualitativa descritiva, cuja coleta de dados se deu durante o período letivo do semestre 2014/1. A população do estudo foram os professores da referida disciplina, bem como os estudantes matriculados no semestre em que a pesquisa foi desenvolvida. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, contendo nove questões para estudantes e sete para professores. Os dados foram avaliados a partir do método de Análise de Conteúdo. Para apresentação dos resultados foram elaboradas três hipóteses: 1. O uso do portfólio constitui uma estratégia que favorece maior compreensão por estudantes e professores a respeito do que foi ensinado e, consequentemente, índices mais elevados de aprendizagem significativa; 2. O portfólio se constitui um instrumento facilitador no processo de reelaboração do conhecimento por estudantes e professores, oferecendo oportunidade de reflexão sobre o progresso dos estudantes, além de contribuir para a autoavaliação tanto do corpo docente quanto discente; 3. A aplicação do portfólio favorece uma gestão participativa na estratégia de avaliação formativa, em que o docente, enquanto sujeito facilitador do processo de construção do conhecimento reflexivo, possibilita ao estudante desenvolver as competências de autonomia, independência, criatividade e autocrítica. Dessa forma a construção do portfólio por estagiários em Clínica Integrada Odontológica se constitui um potente indutor e potencializador do trabalho em equipe, se estabelecendo como estratégia educacional que permite (re)significar e aprofundar o conhecimento, ao tempo que propicia a consolidação do aprendizado. A construção do portfólio clínico exige do estudante um nível de reflexão crítica que favorece o crescimento do estudante, enquanto cidadão e futuro profissional; estimulando a participação ativa nos acontecimentos do mundo real, principalmente aqueles ligados à saúde. O portfólio acadêmico pode ser admitido como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação formativa, crítica, reflexiva, criativa e dialética, que estimula e valoriza a participação do aluno. Ademais, a utilização do portfólio no estágio em Odontologia é uma maneira de ampliar, (re)pensar e inovar o ensino de graduação na perspectiva de um instrumento/estratégia de estimulação do pensamento acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Caldas, Cezar Augusto Muniz, Otávio Augusto Gomes da Paz, José Nazareno Cunha Negrão, and Milena Coelho Fernandes Caldato. "A reumatologia em um curso de medicina com aprendizagem baseada em problemas." Revista Brasileira de Educação Médica 37, no. 4 (December 2013): 584–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022013000400015.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Apresentar a experiência de uma instituição brasileira no ensino da Reumatologia na graduação médica, cujo projeto pedagógico é estruturado em metodologias ativas de aprendizado. MÉTODOS: Realizou-se um estudo descritivo, com abordagem qualitativa dos conteúdos referentes à Reumatologia no curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). RESULTADOS: O sistema musculoesquelético é abordado no segundo e sétimo semestres, nos módulos referentes ao sistema locomotor e Clínica Médica II, respectivamente, sendo que cada etapa e cada atividade apresentam objetivos específicos mínimos. Além do conteúdo teórico, no sétimo semestre, os alunos realizam atendimentos no ambulatório de Reumatologia, quando existe maior ênfase na elaboração correta de anamnese e exame físico. No internato, os alunos retornam ao ambulatório de Reumatologia e, neste momento, as habilidades de diagnóstico, de investigação e de terapêutica são as mais exigidas. CONCLUSÃO: Ainda há muito para evoluir em busca de um modelo ideal para o ensino da Reumatologia, porém, cumprindo as principais recomendações disponíveis para a boa prática do ensino na graduação, podemos proporcionar ao futuro médico conhecimento, habilidade e experiências capazes de ajudá-lo na condução desses pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rosa, Márcia Reis Rocha, Maria Conceição Oliveira Costa, Andreia De Alencar Costa Rocha, and Adenilda Lima Lopes Martins. "O ENSINO DA PEDIATRIA E DA GINECOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." Revista de Saúde Coletiva da UEFS 7, no. 2 (October 5, 2017): 51. http://dx.doi.org/10.13102/rscdauefs.v7i2.1617.

Full text
Abstract:
Na formação do profissional médico, o processo de ensino/aprendizagem da Pediatria/Hebiatria e Ginecologia/Obstetrícia, enquanto especialidades básicas, constitui requisito fundamental para a atuação necessária e eficiente em Atenção Primária à Saúde. Portanto, além de um requisito primordial, a capacitação nessas especialidades se apresenta como um desafio para as Instituições de Ensino Superior/IES, independente do nível de desenvolvimento social e do país onde essas práticas possam ser planejadas e desenvolvidas. O presente artigo tem como objetivo descrever a experiência desenvolvida pelos docentes e alunos do curso de medicina da UEFS, no cumprimento das atividades teórico-práticas dessas especialidades integrantes dos componentes curriculares das Práticas Integradas Ensino Serviço e Comunidade III e IV (PIESC III e IV), no período entre 2013 a 2016. São relatados procedimentos teórico-práticos, anamnese, exame físico, raciocínio diagnóstico, que permeiam o atendimento clínico. O processo de ensino/aprendizagem é analisado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, com identificação de facilidades e dificuldades enfrentadas pelas equipes. Considera-se que as atividades das PIESC III e IV vêm cumprindo seus objetivos no que concerne ao processo de ensino/aprendizagem da Clinica Ampliada em Pediatria e Ginecologia, para atuação profissional, no nível da Atenção Primária à Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography