Academic literature on the topic 'Aprendizagem emergente no trabalho'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Aprendizagem emergente no trabalho.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Aprendizagem emergente no trabalho"

1

Santos, Edméa, Felipe Silva Ponte, and Tatiana Stofella Sodré Rossini. "AUTORIA EM REDE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMERGENTE." Revista Diálogo Educacional 15, no. 45 (July 13, 2015): 515. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.ds07.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca investigar aspectos referentes a autoria na produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) por alunos da disciplina online Informática na Educação, do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), nos polos Belford Roxo e Magé. A metodologia adotada foi a pesquisa-formação multirreferencial. As atividades que estimulam a enunciação, juntamente com uma visão crítica dos processos de ensino e aprendizagem, serviram como dispositivos para o diálogo entre os participantes, ampliando os espaços e tempos a partir dos usos de múltiplas redes de aprendizagem que fazem parte dos cotidianos. Assim, o processo formativo acontece pelas experiências trocadas com o outro e com o mundo. Portanto, com atividades que promovam a pesquisa, a produção e o compartilhamento de REA, dentro e fora dos espaços institucionais. Tais atividades podem contribuir para a formação de sujeitos-autores capazes de construir seus próprios dispositivos pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vales, Edilany Mendonça. "A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESPECIFICIDADE VISUAL." Complexitas – Revista de Filosofia Temática 4, no. 2 (January 25, 2020): 27. http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v4i2.8052.

Full text
Abstract:
A modernidade tecnológica avançou chegando à educação, inclusive possibilitando ao ensino novas opções de recursos de acessibilidade para o atendimento aos alunos com especificidades visuais. O presente trabalho trata da necessidade emergente da inclusão social desses alunos, através de ferramentas tecnológicas e de ações que atenda suas necessidades no âmbito educacional, partindo de um novo pensar acerca do desenvolvimento e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Daner Silva, Maria Do Carmo Galiazzi, and Cleiva Aguiar de Lima. "O ensino de matemática para cegos no município do Rio Grande." Revista Pesquisa Qualitativa 8, no. 19 (December 22, 2020): 889–918. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2020.v.8.n.19.355.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma análise acerca da experiência escolar de cegos da cidade do Rio Grande que alcançaram o nível universitário em relação à aprendizagem de Matemática, com o objetivo de compreender como ocorreu o ensino de Matemática, a fim de orientar os processos de formação de professores e, com isto, contribuir para o ensino de Matemática para pessoas cegas. Foram realizadas entrevistas narrativas com estes alunos, no intuito de escutar suas histórias sobre os processos de ensino e aprendizagem de Matemática. A fim de analisar os elementos emergentes destas falas, utilizei a Análise Textual Discursiva. O reconhecimento do outro, a perspectiva dos cegos sobre o sistema educacional e as dificuldades enfrentadas neste percurso escolar foram destados nas falas dos entrevistados. O diálogo surge como categoria emergente das entrevistas, enquanto a experiência estética é apontada como potencial para a abertura à alteridade, em um viés ético da filosofia da educação. Palavras-chave: Ensino de Matemática para Cegos; Formação de Professores de Matemática; Educação Matemática Inclusiva; Materiais Didáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira de Jesuz, Danilo Augusto, and Ana Lúcia Pereira. "Cálculo de áreas de quadriláteros irregulares: análise das contribuições de uma sequência didática." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 5, no. 2 (September 18, 2020): 244–65. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13035.

Full text
Abstract:
A necessidade emergente de ações pedagógicas que transcendam ao modelo tradicional, de teor exclusivamente expositivo é algo amplamente debatido na comunidade acadêmica na contemporaneidade. O objetivo desse artigo foi investigar as contribuições, aos processos de ensino e de aprendizagem, emergentes da aplicação de uma sequência didática sobre o estudo de quadriláteros irregulares. Partimos de uma proposta embasada metodologicamente na articulação entre a História da Matemática e as Tecnologias Digitais. Para análise qualitativa dos dados utilizamos as anotações, tarefas, produções no GeoGebra e relatório avaliativo dos estudantes, além do diário de bordo do professor-pesquisador. Como resultados destacamos o desenvolvimento de reflexões críticas e autonomia; a aproximação dos estudantes com a Matemática, ao percebê-la como processo constitutivo da humanidade; o caráter teórico-prático da proposta possibilitou aos estudantes estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano. Concluímos que são necessários o esforço e a criatividade docente para desenvolver situações de aprendizagens, de modo a contribuir o processo educacional, que aporte uma redefinição dos trabalhos docente e discente, trabalho este, que supera o paradigma educacional tradicional do “professor ensina e aluno aprende” para uma concepção em que docente e discentes constroem, em processo humano, coletivo e colaborativo, o que aprendem. Palavras-chave: Ensino de Geometria. História da Matemática. Tecnologias Digitais. Sequência Didática. GeoGebra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rebelato Mozzato, Anelise, and Claudia Cristina Bitencourt. "Aprendizagem Interorganizacional em Arranjo Produtivo Local: proposição de esquema conceitual analítico." Desenvolvimento em Questão 16, no. 45 (October 10, 2018): 26–43. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.26-43.

Full text
Abstract:
As relações interorganizacionais ganham espaço na economia mundial, dentre as quais se destacam os arranjos produtivos locais (APLs). Em tais configurações, as relações estabelecidas entre os diferentes agentes tendem resultar em interação e aprendizagem, exigindo melhor compreensão do processo da aprendizagem interorganizacional (AIO), que se torna tema relevante de investigação, sobretudo, por se tratar de um fenômeno complexo, emergente e ainda em formação, principalmente, em APLs. Portanto, este trabalho de pesquisa de natureza argumentativa tem como objetivo buscar melhor compreensão do processo da AIO em contexto de APL, a partir da proposição de um esquema conceitual analítico. A proposição poderá ser útil para diversas configurações que mantêm relações interorganizacionais horizontais, sobretudo APLs, em razão do direcionamento para tal. Acredita-se estar colaborando para com a melhor compreensão e o desenvolvimento da AIO nos mais diferentes APLs existentes, trazendo vantagens principalmente para as micro e pequenas empresas, possibilitando também a intensificação do desenvolvimento socioterritorial, e não apenas com o olhar econômico. Assim, entende-se que as contribuições aqui apresentadas podem permitir avanços, estabelecer novas fronteiras e abrir novas linhas de pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nörnberg, Nara Eunice, and Mari Margarete dos Santos Forster. "Ensino superior." Revista Docência do Ensino Superior 6, no. 1 (May 23, 2016): 187–210. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2095.

Full text
Abstract:
O presente trabalho traz reflexões teóricas acerca de competências necessárias para o ensino e a aprendizagem no mundo contemporâneo, em âmbito universitário. A relação entre ensino e aprendizagem está implicada na ruptura com o paradigma dominante e a ascensão do paradigma emergente. A metodologia utilizada para construção deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam algumas necessidades, dentre elas: de perceber a docência e a investigação como atividades complementares que se beneficiam mutuamente; de adotar a postura epistemológica da incerteza como princípio educativo da e para a pesquisa; e de construir a aula junto aos educandos. O desafio, portanto, é gestar possibilidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam a essas necessidades, na constituição de uma visão relacional, com maior flexibilidade e maior mobilidade, inclusive no que tange à aproximação entre universidade e escola, pois ambas têm muito a aprender, compartilhando saberes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alda, Lucía Silveira. "A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 7, no. 1 (July 22, 2014): 98–106. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.98-106.

Full text
Abstract:
As tecnologias digitais estão tornando-se cada vez mais presentes nos ambientes sociais, modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. À medida que o ser humano evolui, criam-se novos hábitos e, com estes, necessitamos enfrentar novos desafios. A integração das novas tecnologias ao nosso cotidiano e o acesso facilitado à informação provocam mudanças tecnológicas que influenciam novos paradigmas educacionais emergentes, como a aprendizagem móvel. Dessa forma, este trabalho objetiva esclarecer o que é e como funciona esse modelo de aprendizagem. Para isso, fez-se uma revisão da literatura da área, revisitando diversos conceitos e verificando a sua evolução, a fim de refletir sobre possíveis caminhos, destacando as principais potencialidades ao se trabalhar com a aprendizagem móvel. São ainda apontadas sugestões de aplicação da aprendizagem móvel utilizando um dos principais dispositivos tecnológicos atuais, o telefone celular, como ferramenta de aprendizagem de línguas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lourenço, Daniela Silva de, and Sandra Maria Wirzbicki. "INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL." Revista Inter Ação 46, no. 1 (April 17, 2021): 357–73. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46i1.65062.

Full text
Abstract:
O trabalho proposto objetiva apresentar como a produção científica na área de ensino de Ciências e Biologia vem compreendendo a formação conceitual dos alunos e quais interações caracterizam esse processo de aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter descritivo e bibliográfica. Para a análise dos dados foram usados procedimentos de Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise foi possível identificar as categorias emergentes Interações no Ensino e aprendizagem de conceitos e O papel da mediação no ensino e aprendizagem de conceitos. Os trabalhos consultados trazem o uso da palavra como principal signo mediador da aprendizagem. As interações mais recorrentes apontadas são as entre professor e aluno, aluno e professor e entre pares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araujo, Luana Ribeiro Pinto, and Katia Regina Benati. "Limites e possibilidades do uso das TIC como ferramenta para a educação ambiental." Revista Monografias Ambientais 17 (May 28, 2019): 7. http://dx.doi.org/10.5902/2236130834847.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta resultados de uma revisão sistematizada no que diz respeito à Educação Ambiental e Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. O estudo refere-se a uma pesquisa documental exploratória objetivando relacionar, analisar e comparar as experiências encontradas dentro deste campo de atuação. Observa-se que a Educação Ambiental é um campo abrangente de pesquisa e vem sendo vista como um instrumento para formação de cidadãos voltados para a conservação do meio ambiente. Enquanto que a temática TIC é um campo emergente, que cresce a cada dia, como um possível recurso pedagógico nas instituições de ensino superior, visando a revitalização do processo educacional e abrindo novas possibilidades de educação ambiental com base na aprendizagem autônoma. Conclui-se então que a vinculação estre os referidos núcleos: Educação Ambiental e TIC torna-se promissora ao associarmos processos educativos formais às ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado o que contribui para o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. As limitações encontradas destacam-se quanto à aceitação e acreditação nas novas metodologias de ensino, por parte dos sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem tornando desafiador para a Educação Ambiental realizar um trabalho inovador na transformação de hábitos e na geração de comportamentos pró-ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Mateus Casanova dos, Maria Cecília Lorea Leite, and Rita Maria Heck. "A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem." Revista Gaúcha de Enfermagem 32, no. 1 (March 2011): 185–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472011000100024.

Full text
Abstract:
O presente estudo situa a discussão sobre a possibilidade emergente da inserção dos conhecimentos oriundos da acupuntura como contribuição para as práticas pedagógicas do ensino clínico simulado da graduação em enfermagem. O trabalho reflexivo emergiu como um recorte do projeto de dissertação "Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem simulação - Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas". A relação integral entre o homem e a natureza desenvolvida na acupuntura emerge neste estudo como discussões e como uma sugestão potencial enquanto ferramenta pedagógica para a simulação clínica da enfermagem. Nesta reflexão, certifica-se que há a necessidade de desenvolver este recurso pedagógico com vistas a ampliar o ensino da simulação clínica em enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Aprendizagem emergente no trabalho"

1

Pereira, Marco Antonio Alves. "Técnicas emergentes de aprendizagem cooperativa com ênfase no trabalho em equipe." Universidade de São Paulo, 2001. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-12042017-162008/.

Full text
Abstract:
Frente a um mundo globalizado e em profundas transformações, as organizações estão se adaptando a novas situações que exigem velocidade e agilidade, sendo que o trabalho em equipe é uma das principais configurações funcionais que permitem tal adaptação. Diante deste contexto, a educação deve preparar-se para atender tal exigência, privilegiando o trabalho em equipe. Assim, este trabalho propõe a utilização de técnicas de aprendizagem cooperativa em sala de aula como ferramentas educacionais que atendem tais exigências.
Facing up to globalization and a deeply changing world, the organizations have to quickly adapt to new situations in which speed and agility are absolutely necessary, and teamwork is one of the structural configurations that permits this. Due to these changes, the educational field must prepare itself for this new scenario and has to emphasize teamwork in the classroom. This study proposes the Cooperative Learning techniques as important educational tools to be used to prepare the student to his future professional life.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SALLES, Michelle de Andrade Souza Diniz. "Capacita??o gerencial para a UFRRJ: uma proposta baseada na aprendizagem dos gestores no escopo de uma gest?o de pessoas por compet?ncias." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2013. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2509.

Full text
Abstract:
Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-11-01T17:34:17Z No. of bitstreams: 1 2013 - Michelle de Andrade Souza Diniz Salles.pdf: 1724285 bytes, checksum: 0c2d93b35fcc3a346de378608aaccdd5 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-11-01T17:34:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Michelle de Andrade Souza Diniz Salles.pdf: 1724285 bytes, checksum: 0c2d93b35fcc3a346de378608aaccdd5 (MD5) Previous issue date: 2013-07-01
This is an exploratory qualitative research accomplished at a Higher Education Federal Institution (HEFI), situated in Rio de Janeiro State. It aimed at developing a proposal for public managers? capacity building departing from their managerial learning capacity in order to develop their managerial competency to support a Professional Competencies Management System. Therefore, this research answered: How to develop managerial capacity dedicated to the HEFI real context considering managers emergent learning process at work? Five intermediate goals were also attained: (a) Characterizing the management learning activity in public service; (b) Elucidating the managers? perception about the required competencies for practicing their managerial role; (c) Identifying managerial competencies developed by managers in the exercise of managerial activity; (d) Identifying individual and collective learning processes embedded in managers work, (e) Setting up the managerial development activities. Empirical data collected among 19 managers of the HEFI, through semi-structured individual interviews, were qualitatively analyzed by means of hermeneutic interpretive inductive approach. Empirical results indicates that the managers learning process and managerial competency development occurred through: (a) Self-learning, (b) vicarious learning, c) self-experience, and by solving problems in a trial and error mode (d) Social and collective interactions (e) Formal education (f) Working practice deconstruction; g) Managers? life activities off work. To trigger the development of managerial competencies including the emerging managers learning processes at this HEFI, an institutionalized managerial development project is needed grounded in andragogy pedagogy, this is, specific for adult learning process based on public managers awareness enhancement about the importance of the various ways of learning in the working practice. For instance, encouraging vicarious learning through the presentation of other institutions cases and the collective identification of the required managerial competencies. The managerial development project structure should take into account the need to meet individual managers? development requirement as well as the constraints imposed by the collective election process for being a public manager at this HEFI. Developing managerial competencies should have as structure: a) Evaluation b) learning c) Analysis d) Practice e) Application. Managerial competencies development should follow a continuous learning at work approach, taking into account profile differences concerning the academic and technical managerial positions.
Trata-se de uma pesquisa explorat?ria de natureza qualitativa realizada em uma institui??o federal de ensino superior (IFES), situada no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi subsidiar uma capacita??o de gestores p?blicos com vistas a desenvolver compet?ncias gerenciais no escopo da Gest?o de Pessoas por Compet?ncias. Para tanto partiu-se da quest?o como capacitar gestores da UFRRJ nas compet?ncias gerenciais tendo como base a aprendizagem dos gestores no escopo de uma Gest?o de Pessoas por Compet?ncias? e cinco objetivos intermedi?rios foram alcan?ados: (a) Caracterizar a aprendizagem gerencial no servi?o p?blico; (b) Levantar as compet?ncias requeridas dos gestores segundo a percep??o dos mesmos para o exerc?cio da fun??o gerencial; (c) Identificar as compet?ncias gerenciais desenvolvidas pelos gestores no exerc?cio da atividade gerencial; (d) Identificar processos de aprendizagem individual e coletiva presentes no trabalho dos gestores; (e) Propor atividades de capacita??o gerencial para desenvolvimento de compet?ncias gerenciais pertinentes aos gestores da IFES examinada. A coleta de dados emp?ricos foi feita junto a 19 gestores, por meio de entrevistas semiestruturadas conduzidas pessoalmente com cada entrevistado. A an?lise qualitativa dos dados se realizou por meio de abordagem indutiva com interpreta??o hermen?utica. Os resultados emp?ricos indicam que o processo de aprendizagem gerencial ocorre por meio de: a) Auto-aprendizagem; b) Aprendizagem vic?ria; c) Experi?ncia pr?pria, resolvendo problemas e por tentativa e erro; d) Intera??es sociais e coletivas; e) Educa??o formal; f) Desconstru??o de pr?ticas de trabalho; g) Atividades na vida dos gestores fora do trabalho. As compet?ncias foram desenvolvidas por meio destes processos de aprendizagem. Para ativar o desenvolvimento de compet?ncias gerenciais por meio de aprendizagem na IFES recomenda-se a institucionaliza??o de um Programa de capacita??o gerencial, com base na andragogia, ou seja especifica para aprendizagem de adultos, pautada em um processo de sensibiliza??o dos quadros gestores, a ser feita propiciando uma aprendizagem vic?ria por meio da apresenta??o de exemplos de outras institui??es e pela identifica??o coletiva das necessidades dos pr?prios gestores da IFES. A estrutura da capacita??o dever? levar em considera??o a necessidade de atender as demandas de desenvolvimento gerencial assim como as restri??es impostas pelo processo de elei??o colegiada de gestores vigente. Recomenda-se uma capacita??o assim estruturada: a) Avalia??o; b) Aprendizagem; c) An?lise; d) Pr?tica; e) Aplica??o. S?o sugeridas capacita??es gerenciais seguindo a abordagem da capacita??o continuada por n?veis, considerando as diferen?as dos respectivos perfis dos cargos t?cnicos e docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lentz, Rosemery Andrade. "Aprendizagem no trabalho." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80122.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-18T10:42:26Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T20:53:29Z : No. of bitstreams: 1 181352.pdf: 5021349 bytes, checksum: cccc31db6cd976459006c321858be817 (MD5)
Este estudo é fruto das inquietações e questionamentos advindos do distanciamento existente entre o Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) e a comunidade hospitalar e do desejo nascido da necessidade de repensar o processo de trabalho em saúde. Baseia-se nos fundamentos epistemológicos do construtivismo, que reconhece que o conhecimento se desenvolve por meio de um processo de desconstrução, construção e reconstrução da teoria e prática. Ao reconhecermos as características das várias regiões do Estado de Santa Catarina, e na tentativa de descentralização desta pesquisa, optamos por identificar representantes de cada uma das oito macro-regiões para participarem do Grupo Criativo. A dinâmica do Grupo Criativo constituiu-se em um processo construtivo e constituitivo, no qual os conhecimentos e experiências tácitas socializadas e internalizadas tornaram-se explícitos, foram organizados em um trabalho de síntese, buscando ir ao alcance do objetivo geral desta tese qual seja: propor uma nova base filosófica e conceptual de aprendizado no trabalho, para a geração contínua de conhecimentos e práticas de controle de infecções hospitalares, centrado no construtivismo. Os pressupostos emergidos abrangem quatro aspectos fundamentais - a constituição do ser humano aprendente, a valorização das comunidades práticas e do processo de trabalho em saúde e a compreensão da instituição hospitalar como um sistema vivo. O reconhecimento do ser humano como ser-aprendente, ser-sujeito, ser-criativo, participante/integrante de um processo de elaboração e socialização do saber fundado na unidade entre trabalho-educação-criatividade, torna peculiar a base filosófica e conceptual construída e constituída pelo Grupo Criativo. Os conceitos chaves que emergiram foram os de: Ser Humano, Ética, Criatividade, Instituição Hospitalar, Processo de Trabalho em Saúde e Vida Cotidiana, constituindo uma referência político-epistemológica para a perspectiva construtivista e constituitiva para um modo de fazer o processo de controle das infecções hospitalares. Esta perspectiva parece poder contribuir para elevar o nível de desempenho da eficácia das ações de controle e prevenção das infecções hospitalares, já que o processo educativo que o permeia procura promover o pensamento crítico, a troca de idéias e a construção de conhecimento sobre o controle das infecções hospitalares. Em virtude do alto valor do ser humano neste processo, uma estrutura flexível e evolutiva é desejável, pois o compartilhamento e uso do conhecimento como fatores de motivação da criação é fundamental. Essa experiência traduziu-se em um processo de aprendizagem contínuo, que se concretizou quando o Grupo Criativo aprendeu a perceber e/ou reinterpretar as experiências presentes e passadas do processo de trabalho do PCIH, chegando a novas conclusões, assimilando, reorganizando conhecimentos socializados, até chegar ao estabelecimento de novas conexões que nos levaram a reconsiderar a cultura, a política, estrutura, premissas e valores do PCIH. Essa mudança diz respeito à nossa percepção da natureza, do ser humano, do processo de trabalho em saúde e, portanto também, à nossa percepção da instituição hospitalar. O mais importante é que a maioria de nós esteja e continue empenhada em criar, continuamente, a verdade, por meio do construir/desconstruir/reconstruir e constituir conhecimentos e práticas que promovam a melhoria do processo de prevenção e controle das infecções hospitalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Ociana Donato da. "Assédio moral nas relações de trabalho do/a assistente social: uma questão emergente." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17693.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T14:16:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ociana Donato da Silva.pdf: 1274567 bytes, checksum: 42e0aaaac161248df51caada07abf7e6 (MD5) Previous issue date: 2014-09-26
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This dissertation aimed to analyze the practice of bullying as a new strategy for managing relations professional working in the current context of the restructuring process, with a focus on the workers social. To elucidate this object qualitative research from the questionnaires to participants related to social workers and social work events with students of Post-Graduate Studies Program in Social Work from the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo was used. The survey results indicated that constraints and disrespect to the professional and his work are frequent and therefore understood by respondents as bullying. However, in order to elucidate which means bullying sought to make a distinction between such events and practices of harassment. It is concluded that bullying is a historical context of profound changes in the world of work that uses the managerialist ideology to manage human resources in work organizations. Bullying is consolidated to subject workers or even discard them when not in line with the management policy. To do, they are subjected to the vexatious and humiliating situations that repeat and extend during the workday, causing moral damages and suffering and emotional and physical that put them in the face of an administrative proceeding, the transfer of the workplace and dismissal. Fighting this practice is a form of resistance to the intensification of oppression and suffering experienced by social workers in contemporary work
Esta dissertação teve como objetivo analisar a prática do assédio moral como uma nova estratégia de gestão das relações de trabalho profissional, no atual contexto da reestruturação produtiva, com enfoque nos/as trabalhadores/as assistentes sociais. Para elucidar este objeto, foi utilizada a pesquisa qualitativa, a partir da aplicação de questionários a assistentes sociais participantes de eventos afins ao Serviço Social e também a estudantes do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os resultados da pesquisa indicaram que constrangimentos e desrespeito ao profissional e ao seu trabalho são frequentes e, portanto, entendidos pelos/as pesquisados/as como assédio moral. No entanto, a fim de elucidar o que significa assédio moral, procurou-se estabelecer uma distinção entre tais ocorrências e as práticas de assédio. Conclui-se que o assédio moral está inserido num contexto histórico de profundas alterações no mundo do trabalho, mundo esse que utiliza a ideologia gerencialista para administrar os recursos humanos nas organizações de trabalho. O assédio moral se consolida para submeter trabalhadores/as, ou mesmo para descartá-los/as, quando não coadunam com a política de gestão. Para tanto, eles/as são submetidos a situações vexatórias e humilhantes que se repetem e se prolongam durante a jornada de trabalho, provocando danos morais e doenças físicas e emocionais que os colocarão diante da instauração de processo administrativo, da transferência de local de trabalho e da demissão. Lutar contra essa prática é uma forma de resistência ao acirramento da opressão e do sofrimento experimentado pelos/as assistentes sociais no trabalho contemporâneo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Hervecia Fernanda Fidelis de. "Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7334.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
Submitted by Shayane Marques Zica (marquacizh@uol.com.br) on 2011-03-31T14:14:23Z No. of bitstreams: 1 2010_HerveciaFernandaFidelisdeOliveira.pdf: 3320365 bytes, checksum: 41ce4723a8228450c4f00e4fc0209796 (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-04-07T13:33:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_HerveciaFernandaFidelisdeOliveira.pdf: 3320365 bytes, checksum: 41ce4723a8228450c4f00e4fc0209796 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-04-07T13:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_HerveciaFernandaFidelisdeOliveira.pdf: 3320365 bytes, checksum: 41ce4723a8228450c4f00e4fc0209796 (MD5)
O advento das tecnologias e as correntes mudanças no mundo do trabalho têm levado os trabalhadores a uma contínua busca pelo desenvolvimento profissional. Os modelos econômicos estão mais voltados à incorporação do conhecimento, que se configura como essencial ao processo de produção e geração de riqueza. A aquisição desse conhecimento e as estratégias de aprendizagem no trabalho tornam-se de suma importância para que as organizações se mantenham competitivas e os trabalhadores garantam sua empregabilidade. Com o foco em manterem-se competitivas, as organizações buscam meios de apoiar a aprendizagem de seus empregados, supondo que isto melhorará o seu desempenho. Entre o apoio e o desempenho há processos psicossociais que precisam ser investigados e que são objeto desta pesquisa. Este estudo teve como objetivo principal testar empiricamente a existência de relações entre as variáveis aprendizagem, competência e desempenho. O desempenho no trabalho de 225 empregados de uma empresa pública brasileira de pesquisa agropecuária foi a variável critério. Foram testadas as evidências empíricas de três escalas: suporte à aprendizagem ao trabalho, estratégias de aprendizagem e competências no trabalho e testadas as relações entre as variáveis do estudo, usando os escores de desempenho individual providos pela empresa estudada, os dados provenientes da aplicação das escalas, além de dados demográficos e profissionais dos participantes. Os resultados revelaram haver relações preditivas entre variáveis individuais e profissionais e a percepção de suporte, o uso de estratégias, a expressão de competências e o desempenho individual. Além disso, foram encontradas relações preditivas das variáveis suporte à aprendizagem e estratégias de aprendizagem sobre o desempenho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The emerging technology and the current changes in the workplace have leaded workers to continuously seek professional development. The economic models are connected to the embodiment of knowledge, which is essential to the production process and to wealthiness generation. Knowledge embodiment and learning strategies in workplace are vital to maintain the organizations competitive and to maintain workers on job market. In order to keep competitiveness, organizations seek means to support their employees, presuming that it will enhance their performance. Between support and performance there are psychosocial processes that need to be investigated, processes that are the aim of this research. This research aimed to empirically test the existence of relationship between variables such as organizational learning, competence and performance. Performance was the standard variable in the work of 225 employees from a Brazilian agricultural public organization. Empirical evidences were tested in three scales: support to learning in the workplace, learning strategies and job competence, and the relationship between the research variables using individual performance scores provided by the organization studied, the data from the application of the scales, and demographic and professional data of the participants. The results indicate that there is relationship between individual and professional variables and the perception about support, the use of strategies, competence expression, and individual performance. Moreover, there is also relationship between learning support and learning strategies on performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Matos, Elizete Lúcia Moreira. "Comunidade virtual de aprendizagem e trabalho." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83065.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T20:41:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Com a necessidade de se realizar projetos junto a uma realidade empresarial, utilizou-se a metodologia de aprendizagem colaborativa em ambiente virtual. O estudo utilizou a criação de salas (comunidades) virtuais de aprendizagem e de trabalho, denominadas CVA e CVT com o objetivo de oferecer melhoria contínua a um grupo de profissionais gerentes e diretores no trabalho de confecção de projetos estratégicos para dar suporte aos seus processos de gestão. Para ancorar a criação das CVA e CVT foi utilizada a ferramenta Eureka, um ambiente de aprendizagem colaborativa via internet. A mediação para o desenvolvimento do trabalho foi realizada à distância via internet e presencialmente. O trabalho focalizou a mediação no desenvolvimento de projetos buscando uma metodologia que possibilitasse uma aprendizagem colaborativa. Assim, promoveu interatividade da equipe e contribuiu de forma significativa para a gestão do conhecimento. Apontou ainda o desafio para a área tecnológica da informação e da comunicação em identificar, desenvolver e implementar sistemas capazes de apoiarem a comunicação empresarial, onde se passou do suporte de processos para o suporte de competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Claudemir dos Santos. "Estratégias de aprendizagem e competências no trabalho." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5314.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.
Submitted by Allan Wanick Motta (allan_wanick@hotmail.com) on 2010-07-20T18:28:27Z No. of bitstreams: 1 2009_ClaudemirdosSantosSouza.pdf: 2368419 bytes, checksum: 2563d7ac9044001dc633dff9d78fe866 (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-07-23T04:53:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_ClaudemirdosSantosSouza.pdf: 2368419 bytes, checksum: 2563d7ac9044001dc633dff9d78fe866 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-07-23T04:53:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_ClaudemirdosSantosSouza.pdf: 2368419 bytes, checksum: 2563d7ac9044001dc633dff9d78fe866 (MD5) Previous issue date: 2009
Esta pesquisa objetivou identificar relações entre estratégias de aprendizagem e competências, em contexto de trabalho. Elas foram medidas por um questionário respondido por 789 trabalhadores de organização pública federal, que gera conhecimentos científicos e tecnologias para o agronegócio brasileiro. Foram empregadas análises estatísticas para validação fatorial, verificação de diferenças significativas entre grupos, cálculo de correlações bivariadas e análise de regressão múltipla stepwise para testar relações de predição. Na análise fatorial, foram revelados quatro fatores de estratégias de aprendizagem (Reflexão extrínseca e intrínseca, Busca de ajuda interpessoal, Busca de ajuda em material escrito e Reprodução) e duas dimensões competências (Trabalho em equipe e Trabalho estratégico). Nas demais análises, foram identificadas relações entre sexo, carreira e escolaridade requerida, com o uso de estratégias de aprendizagem no trabalho. Estas emergiram como fortes preditoras da expressão de competências no trabalho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study had the main purpose of identifying relationships between workplace learning strategies and competencies. They were measured through a questionnaire responded by 789 employees of a federal public organization which generates scientific knowledge and technologies for the Brazilian agricultural business. Statistical analyses where used in order to extract and validate factors, verify significant differences between groups, correlate variables and predict relationships by means of stepwise multiple regression. Four learning strategies (Extrinsic and intrinsic reflection, Interpersonal help seeking, Written material help seeking, Reproduction) and two competencies (Teamwork and Strategic work) emerged from the factor analyses. Relationships were identified between gender, career and required education degree with the use of workplace learning strategies. These strategies came up as strong predictors of the expression of competencies at work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Macêdo, Teresinha Elisete Coiahy Rocha de. "Estudos sobre a mulher emergente da nova classe média brasileira: gênero, família, escolarização, trabalho e profissão." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15350.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:38:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Teresinha Elisete Coiahy Rocha de Macedo.pdf: 1279022 bytes, checksum: 8ec8456fd6de87a8f9a8e2524129cc7d (MD5) Previous issue date: 2014-05-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
As we conduct the research on the Brazilian emerging woman on the new middle class, we have verified that no matter her identity being set through the imitation of role models from the class which she was ascended to, this imitation is made on her own way. As she carried the values of her former status to this new class, it allowed her to have experienced the idea of self-achievement, strengthening her identity. Even between younger women/mothers, they reported that they feel responsible for most household chores and their kids. Despite the visible achievements, in some aspects, these women still couldn t deconstruct the old sexiest speech image. Searching for autonomy, the emerging woman takes on new behaviors, having both traditional and modern values cohabiting, and attributes related to the necessary flexibility are joined in her new behavior, demanded by who needs to conciliate several spheres of the daily life and handle antagonistic views about her behavior. Considering that these women capture the influences of the environment and whether or not they integrate these influences to their own subjectivities, and the Social Constructionism, according to it, the construction the person does of the world is based on other social constructions that are added from what is exchanged among them, it is understood that there will not be a setback in the process of empowerment of the emerging woman, because structural changes, systemically, of second order, have occurred in herself as well as in the environment, which resulted in profound changes. The issue of women's empowerment, more specifically the woman of the emerging Brazilian new middle class, occurs independently of economic, ecosystem and contextual factors
Ao procedermos aos estudos sobre a mulher emergente da nova classe média brasileira, constatamos que, independe de sua identidade fazer-se a partir da imitação dos modelos da classe para qual ascendeu, esta cópia se faz a seu jeito. O fato de ter carregado para esta classe os valores de seu antigo status social, permitiu-lhe conferir às suas experiências o sentido de realização pessoal, fortalecendo sua identidade. Mesmo entre as mulheres/mães mais jovens, as mesmas relatam que se responsabilizam pela maior parte das tarefas domésticas e dos filhos. Apesar de evidentes conquistas, em alguns aspectos, esta mulher ainda não conseguiu desconstruir a antiga imagem dos discursos machistas. Em busca por autonomia, a mulher emergente assume novos comportamentos, contudo convivendo com valores tradicionais e modernos, sendo que a seu novo comportamento agregam-se atributos relacionados à necessária flexibilidade, exigida para quem precisa conciliar várias esferas do cotidiano e lidar com visões antagônicas quanto a seu comportamento. Considerando-se como estas mulheres captam as influências do meio e as integram ou não às suas próprias subjetividades, e o Construcionismo Social, segundo o qual a construção que a pessoa faz do mundo deriva de outras construções sociais que se somam a partir do que é trocado entre elas, entende-se que não haverá um retrocesso no processo de empoderamento da mulher emergente, porque mudanças estruturais, de segunda ordem, ocorreram tanto nela quanto no ambiente, as quais implicaram em profundas modificações. A questão do empoderamento feminino, mais especificamente da mulher emergente da nova classe média brasileira, ocorre independente de fatores econômicos, ecossistêmicos e contextuais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho-Silva, Ana Rachel. "Clima social da organização, motivação e aprendizagem no trabalho." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/2431.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2008.
Submitted by Raquel Viana (tempestade_b@hotmail.com) on 2009-11-30T19:22:38Z No. of bitstreams: 1 2008_AnaRachelCarvalhoSilva.pdf: 2184437 bytes, checksum: 164469eef88dc5d17c1701342f4a88a3 (MD5)
Approved for entry into archive by Carolina Campos(carolinacamposmaia@gmail.com) on 2009-12-02T18:29:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_AnaRachelCarvalhoSilva.pdf: 2184437 bytes, checksum: 164469eef88dc5d17c1701342f4a88a3 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-12-02T18:29:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_AnaRachelCarvalhoSilva.pdf: 2184437 bytes, checksum: 164469eef88dc5d17c1701342f4a88a3 (MD5) Previous issue date: 2008-11
Mudanças nos formatos das organizações, nos modelos gerenciais e nos postos de trabalho têm produzido novas exigências ocupacionais. O profissional necessita cada vez mais adquirir capacidades que possibilitem melhorar seu desempenho e desenvolver sua carreira. A participação e sucesso em atividades de aprendizagem supostamente dependem do contexto de trabalho, da motivação dos trabalhadores para aprenderem e das estratégias que eles usam. Estratégias de aprendizagem podem ser usadas para enfrentar desafios profissionais, elas são atividades de processamento de informações, usadas pelos aprendizes com a finalidade de facilitar a aquisição, codificação, armazenagem e subseqüente recuperação da informação. O uso dessas estratégias (busca de ajuda interpessoal e em material escrito, reprodução e reflexões intrínseca e extrínseca, por exemplo) pode otimizar o processo de aprendizagem, sua transferência para o trabalho e, conseqüentemente, o desempenho. Essa dissertação teve como objetivo estudar a relação entre o clima social da organização, a motivação dos indivíduos para aprender e o uso de estratégias para aprender informalmente no trabalho. Os dados para esta pesquisa foram coletados em duas organizações públicas federais totalizando 443 casos. Foram realizadas análises estatísticas dos eixos principais (PAF) e de regressão múltipla. Os resultados evidenciaram a existência de correlações entre a medida motivacional, as dimensões do clima social da organização e as estratégias de aprendizagem no trabalho. A variável motivacional é uma importante preditora do uso de estratégias de aprendizagem informal no trabalho e as dimensões de autonomia, inovação e gestão das relações interpessoais do clima social apareceram como preditoras de algumas das estratégias de aprendizagem, confirmando o papel do contexto e dos fatores individuais nos processos de aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Changes in organizations format, managerial models and jobs format have produced new occupational requirements. The worker increasingly needs to acquire capabilities that allow improvement in performance and careers development. The participation and success in learning activities supposedly depend on work's context, worker's motivation to learn and used learning strategies. Learning strategies can be used to address professionals challenges. They are information-processing activities used by apprentices with the aim of facilitating the acquisition, coding, storage and subsequent retrieval of information. The use of these strategies (search for interpersonal help and in written material, reproduction and intrinsic and extrinsic reflections, for example) can optimize the learning process, its transfer to work and, consequently, performance. This thesis aimed to study the relationship between social climate of the organization, motivation of individuals to learn and use of informal learning strategies at work. The data were collected in two public federal organizations totaling 443 cases. Main axes statistical analyses (PAF) and multiple regression analysis were done and showed the existence of correlations between the motivational measure, the dimensions of social climate of the organization and learning strategies at work. The motivational variable is an important predictor of use of informal learning strategies at work and the social climate dimensions of autonomy, innovation and interpersonal relations management emerged as predictors of some of the learning strategies, confirming the role of context and individual factors in learning processes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares, Fernanda. "Aprendizagem do trabalho de ensinar pelo professor iniciante." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-11082016-153017/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação tem como objetivo geral compreender o trabalho do professor iniciante de FLE no contexto dos cursos Extracurriculares de francês da FFLCH- USP. Esse estudo é realizado por meio de análises de textos presentes na situação de trabalho e produzidos por esse professor antes e depois de suas aulas. Nosso interesse é estudar o papel das prescrições/orientações no trabalho desse professor, procurando entender como elas afetam seu trabalho. Pretendemos, também, investigar a atividade do professor a partir do que ele diz sobre seu próprio trabalho e sobre si mesmo enquanto professor nesse contexto. Consideramos, ao lado de Clot (1999) que, para entender o trabalho do professor, deve-se levar em conta o que é pedido para esse trabalhador realizar, o que ele de fato realizou e também o que queria ter realizado, mas que por algum motivo não realizou. Para atingir nossos objetivos, investigamos três textos: i) o documento que orienta o trabalho do professor do contexto estudado; ii) diários de aulas escritos, por esse professor, após suas aulas e iii) textos de entrevistas de instrução ao sósia com o professor sobre seu trabalho. O quadro teórico maior que sustenta esta pesquisa é o do interacionismo social, desenvolvido por Vygotski (1927-2009) e duas de suas vertentes: o interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2009, 2006, 2008), utilizado como embasamento teórico para a compreensão do trabalho do professor como uma forma de agir e para a análise de todos os textos, fornecendo um modelo de análise textual. Paralelamente aos pressupostos teóricos do ISD, apoiamo-nos também em alguns conceitos das vertentes das ciências do trabalho, mais precisamente, a ergonomia da atividade (AMIGUES, 2002; 2004; 2013; SAUJAT, 2004) e a clínica da atividade (CLOT, 1999, 2001; FAÏTA, 2002, 2004), linhas teóricas que propõem alguns procedimentos que possibilitam a criação de diálogos sobre a atividade de trabalho, como o método de intervenção de instrução ao sósia, utilizado neste estudo. Os resultados de nossas análises revelam alguns recursos intermediários elaborados pelo professor iniciante para superar os obstáculos, em seu contexto de trabalho, no processo de transição entre a vida de aluno e a vida de professor. Dentre as contribuições, propomos uma reflexão sobre o papel dos diários de aulas e do método de intervenção instrução ao sósia na formação inicial de professores.
This dissertation has as its broad objective to understand the work of the beginner teacher of FFL in the context of extracurricular courses of French at FFLCH-USP. This study is carried out through the analysis of the texts which are present in the situation of work and those produced by the teacher before and after his classes. Our main interest is to study the role of the prescriptions/orientations in the work of this teacher, trying to understand how they affect his work. We also aim to investigate the activity of the teacher according to what he says about his own work and about himself as a teacher in this context. We have also considered, according to Clot (1999) that, in order to understand the work of a teacher, it must also be taken into consideration what this worker is asked to carry out, what he actually did and also what he could have done, but for some reason could not do it. In order to achieve our goals, we have investigated three texts: i) the document which orients the work of the teacher in the context studied; ii) teaching diaries written by this teacher after his classes and iii) texts of interviews of instruction to the double with the teacher after his work. The theoretical background that gives basis to this research is the social interactionism developed by Vygotski (1927-2009) and two of its features: the socio-discursive interactionism (SDI) (BRONCKART, 1999/2009,2006,2008), used as theoretical basis for the comprehension of the work of the teacher as a way of acting and for the analysis of all the texts, giving a model of textual analysis. In parallel to the theoretical assumptions of the SDI, we have also used as basis some of the concepts of the branches of the sciences of work, more precisely, the ergonomics of the activity (AMIGUES, 2002; 2004; 2013; SAUJAT, 2004) and the activity-clinic (CLOT, 1999, 2001; FAÏTA, 2002, 2004), theoretical trends which propose some procedures that allow the creation of dialogues about the activity of work, as a method of intervention of instruction to the double, used in this study. The results of this analysis reveal some intermediate resources elaborated by the beginner teacher in order to overcome obstacles, in his context of work, in the process of the transition between the life as a student and the life as a teacher. Among these contributions, we proposed some thought about the role of the teaching diaries and the methods of intervention instruction to the double in the professional qualification of teachers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Aprendizagem emergente no trabalho"

1

Seminário da Região Sul "Proteção Integral para Crianças e Adolescentes: Fiscalização do Trabalho, Saúde e Aprendizagem" (2000 Florianópolis, Santa Catarina, Brazil). Proteção integral para crianças e adolescentes: Fiscalização do trabalho, saúde e aprendizagem. Florianópolis, SC: Delegacia Regional do Trabalho em SC, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zingg, Rosa Lúcia. O SENAI e o mercado de trabalho industrial paulista: Alguns dados indicativos. [São Paulo]: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional de São Paulo, Divisão de Pesquisas, Estudos e Avaliação, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e concepções de ensino. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dec139.1120-0.

Full text
Abstract:
Pensar a Educação no século XXI é um desafio intrigante. Já se fala em Educação 4.0, nomenclatura proveniente do desenvolvimento rápido e contínuo das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da internet que tem, cada vez mais, invadido o cotidiano das escolas e das salas de aula. Enquanto se teoriza uma Educação que, supostamente, é 4.0 e tem acompanhado as tendências digitais, ousamos problematizar que os problemas e desafios que envolvem os espaços educativos ainda são da geração 1.0. O termo Educação 1.0, do final do século XVIII, conceitua um enfoque tradicional de educação, o professor é o protagonista e o processo de ensino e aprendizagem individualizado, reservado as elites. A educação 2.0 surgiu com o intuito de preparar o homem para trabalhar nas fábricas durante o século XIX, os processos eram pautados na repetição e memorização. Em meados do século XX, a partir da 3° Revolução Industrial, surgiu a educação 3.0 que, de maneira inovadora, incorporou as novas tecnologias aos processos de ensino e aprendizagem, tratando os alunos como protagonistas da sua aprendizagem, democratização do saber. Já a educação 4.0 aparece como consequência da quarta revolução industrial, buscando atender as supostas emergências e necessidades do século, informações mais acessíveis, digitalização dos processos e diversas possibilidades de inovação1 . A obra "Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e concepções de ensino" contém artigos que levam a pensar nesses desafios, compreendendo que eles envolvem as tecnologias digitais, mas vão bem além delas. Há desafios emergentes nos processos de ensino e aprendizagem que por ora são silenciados em detrimento de outros. Esta obra é uma das aberturas das cortinas das escolas e salas de aula visando trazer à tona temáticas que, na maioria das vezes, ainda são invisibilizadas. Tais temáticas, abordadas ao longo dos capítulos, enfocam desafios das mais diversas ordens, tais como: Formação de professores, prática docente, educação e diretos humanos, projeto político pedagógico, educação e tecnologias, educação na 1 LENGEL, J. G. A evolução da educação: 1-2-3. In: Carvalho, M. T. (Org.). Educação 3.0: novas perspectivas para o ensino. Unisinos. São Leopoldo, RS: 2017. pandemia, ensino remoto, educação a distância, educação e cultura, relações étnicoraciais, educação inclusiva, estágio docente, dentre outras. A partir das temáticas abordadas pelos autores e pelas autoras, percebemos que ao falar dos desafios da educação na contemporaneidade e ao analisar esses desafios visando desnudar o chão dos espaços educativos, as discussões têm como objetivo central o encontro de possíveis caminhos que colaborem e motivem não apenas os profissionais da educação, mas também seus alunos e alunas. Enquanto os desafios se desenham como vielas aparentemente sem saída, caminhos bifurcados ou como o tão conhecido fundo do poço, o debate sobre eles aqui proposto tendem por ressignificálos à medida que transformam os desafios em molas propulsoras de esperança e de novas possibilidades. Problematizar e refletir sobre a educação contemporânea e seus desafios é uma forma de ser sensível ao que vivem os profissionais da educação espalhados por esse país em seu trabalho cotidiano com os alunos e as alunas. Essa sensibilidade é ainda mais urgente quando, além dos já conhecidos inúmeros desafios que assolam a educação brasileira, passamos a viver, de repente, um contexto de pandemia, a saber, a pandemia do novo coronavírus (COVID 19). Nesse contexto, as questões discutidas pelos autores, de maneira envolvente e interdisciplinar a partir de abordagens teórico-metodológicas, funcionam ainda como materiais de apoio, de colaboração e de esperança para os profissionais da educação. Falar sobre os desafios não significa esbarrar neles e estagnar. É preciso fazer, sem romantizar, o que os profissionais da educação desse país sabem fazer de melhor: Ousar, criar, redesenhar, esperançar, amar... Mesmo diante do caos. Que os desafios aqui discutidos sejam possibilidades de pensar além.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brazil. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Departamento Regional de São Paulo., ed. O giz & a graxa: Meio século de educação para o trabalho. São Paulo: SENAI, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferla, Alcindo Antônio, Odete Messa Torres, Gabriel Calazans Baptista, and Júlio Cesar Schweickardt. Ensino cooperativo e aprendizagem baseada no trabalho: das intenções à ação em equipes de saúde. Rede UNIDA, 2020. http://dx.doi.org/10.18310/9788554329280.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Salete Bomm Lazzarin, Márcia. Processos do ensino e da aprendizagem no quarto ano do ensino fundamental: : desafios e caminhos para o trabalho interdisciplinar. EDITORA CRV, 2017. http://dx.doi.org/10.24824/978854441677.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Paz, Cláudia Terra do Nascimento. Meu aluno está com dificuldade de aprendizagem: e agora? Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.mad665.1121-0.

Full text
Abstract:
Este livro coloca no centro das atenções o “aluno com dificuldades de aprendizagem”, traz para realidade brasileira e internacional esclarecimentos que nos colocam a fazer a interlocução com o lugar do aluno e nosso lugar enquanto aluno. Estamos vendo falar de aluno, de aprendiz, estamos vendo a autora nos questionar sobre as questões dos transtornos de aprendizagem que são seguramente muito mais prevalentes e rotineiras e que impactam a vida de centenas de milhares de famílias brasileiras. São transtornos que atrapalham a vida de crianças e adolescentes e trazem inquietações, angústias e até adoecimento físico e mental para todo o núcleo familiar e para professores que se vem despreparados para lidar com alunos com essas histórias. A autora em sua sensibilidade nos invoca a descobrirmos nosso estilo de aprendizagem e percebermos também que estilo de aprendizagem nosso aluno possui. Da mesma forma nos questiona sobre nossas escolhas metodológicas, bem como nos convida a analisarmos e compreendermos nossas escolhas para avaliação da aprendizagem, bem como a forma como escolhemos e analisamos a aprendizagem de nossos alunos. O livro certamente terá público diverso, nos traz uma aproximação inicial , de conceitualizar nossa prática de construir ideias e representações que abrem espaço para um fazer , uma práxis no campo psicopedagógico e da sala de aula pois faz uma marca da nossa trajetória pessoal de referência à nossa escuta em relação a nossa forma de aprender para então ressignificar a aprendizagem do aluno; um bom começo para quem se habilita a ser educador de todos!... Conhecer o aluno, sua história, seus estilos de aprender, nossas formas de ensinar, nossas formas de avaliar. As professoras e mães de nossas crianças e adolescentes desfrutarão desta obra estudando, pesquisando, se “escutando” eis a diferença, são profissionais que farão a diferença em sua práxis a partir deste convite da Claudinha Paz. Aos poucos com o caminhar , começamos a descobrir novas paisagens , desvelando potencialidades , revelando competências , aprendendo a estabelecer parcerias , a enfrentar desafios eis que surge a minha querida ex aluna , o orgulho, J J J J de ver-me superada pela aluna de olhinhos azuis estrelados sedenta por aprendizagem para que ao longo dos anos pudesses nos entregar esse belíssimo presente. Receba meus aplausos, com toda a minha reverência pelo trabalho impecavelmente realizado, é a prática do exercício da perseverança através da crença em um ideal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Catapan, Dariane Cristina, ed. Conceitos aplicados nas ciências da saúde. Latin American Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lap2020.ed.0000084.

Full text
Abstract:
O livro “Conceitos aplicados nas ciências da saúde vol. 1”, editado e publicado pela Latin American Publicações Ltda., reúne oito capítulos que tratam sobre temas de relevância no contexto das ciências da saúde. Assim, os trabalhos deste livro abordam escuta psicológica e psicanalítica no contexto hospitalar frente à angústia da equipe de saúde. O próximo trabalho analisa por meio da Logoterapia as relações de influência entre o sentido atribuído à vida, o suporte social e o bem estar, bem como verificar a influência da idade sobre essas fatores. O próximo trabalho apresenta os elementos teóricos que sustentam a aprendizagem experiencial e sua utilização no desenvolvimento de competências genéricas com alunos de graduação de uma Universidade, com base nos quatro elementos básicos da aprendizagem: pensar, observar, fazer e sentir; formação de sensibilização e avaliação por competências. Apoia-se no papel do professorpsicólogo na sua função de facilitador do processo formativo. Em seguida, o próximo trabalho tem como objetivo descrever a produção de macro modelos de baixo custo que facilitassema aprendizagem quanto à anatomia do pulmão e anatomopatologia da COVID-19. Depois, o próximo trabalho trata de como está sendo o cuidado coletivo, dos trabalhadores de saúde que estão prestando à assistência direta e indireta a população. Assim este trabalho tem o objetivo verificar as repercussões da pandemia da COVID-19 na saúde mental, do trabalho e na física,dos profissionais de saúde. O próximo trabalho apresenta alguns gráficos estatísticos, como histogramas, gráficos de barras e boxplots, da amostra total e suas respectivas subamostras quando divididos por óbitos e casos recuperados de COVID-19 em pacientes indígenas no Estado do Acre. O penúltimo capítulo aborda as estratégias de cuidado em saúde realizadas pelas equipes de consultório de um centro social em parceria com a secretaria municipal de saúde durante a pandemia junto à população em situação de rua no Município de São Paulo na perspectiva da prevenção bem como do acompanhamento da saúde das pessoas em situação de rua com suspeita e confirmação de COVID-19. E, por fim, o último trabalho teve como objetivo verificar por meio de uma revisão bibliográfica de que forma a obesidade pode ser um fator de risco para um mau prognóstico diante de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Desta forma agradecemos todos os autores e autoras pelo esforço colocados em seus trabalhos e esperamos contribuir com a comunidade científica, no avanço do conhecimento científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Maria Adélia da. Ensino remoto intencional: Reinventando saberes e práticas na Educação Profissional e Tecnológica. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-247-6.

Full text
Abstract:
Esta publicação é resultado de meus estudos sobre o Ensino Remoto Intencional (ERI) e de minhas experiências com a formação contínua de docentes. Faço a opção de utilizar o ERI, em substituição ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), por entender que, embora essa modalidade tenha sido emergencial, há uma intenção de aprendizagem que precisa ser mais relevante que a ideia de “emergencial”. Apresenta-se um panorama da Educação Profissional e Tecnológica, destacando a relevância das Ciências da Educação para todos os profissionais que se aventuram nessa profissão que tem o conhecimento como base estruturante. Além disso, proporciona-se o conhecimento de algumas possibilidades de se desenvolver o Trabalho Remoto Intencional por meio das tecnologias digitais, adaptando-as para uma aprendizagem ativa. Reflete-se também sobre os desafios para a materialização da prática docente no ERI, destacando o espaço físico da sala de aula; a formação docente e o (des)conhecimento das Ciências da Educação; as teorias pedagógicas tradicionais, nas quais as práticas educativas estão centradas no professor; a tomada de consciência para entender e aceitar que é preciso transmutar, reinventar, reconstruir as práticas de ensino, visando a aprendizagem dos estudantes; e compreender as concepções da avaliação da aprendizagem e investir em novos modos de se avaliar no ERI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lemos Silveira, Paula. O ensino em contexto pandêmico. Vecher, 2021. http://dx.doi.org/10.47585/9786599324239.

Full text
Abstract:
Composta por seis capítulos, a obra traz a perspectiva de diferentes autores, oriundos de diversas instituições, e que pensam transversalmente o tema. Tal complexidade temática delineia-se em narrativas objetivas construídas pelos autores, que propiciam ao leitor momentos de reflexão e ressignificação das múltiplas potencialidades do trabalho voltado para o repensar dos fazeres docentes e de todo o processo de ensino-aprendizagem. Das metodologias, às tecnologias que estão, hoje, envolvidas no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Aprendizagem emergente no trabalho"

1

Shah, Jaymini Pravinchandra, and Vinícius Luge Oliveira. "CONCEITOS EMERGENTES PARA A ARTE/EDUCAÇÃO: PÔR TELEOLÓGICO/TRABALHO." In O Ensino Aprendizagem face às Alternativas Epistemológicas 3, 119–25. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.63320010713.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SILVA DE LOURENÇO, DANIELA, and SANDRA WIRZBICKI. "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM OLHAR NOS ANAIS DO ENEBIO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.523.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA INVESTIGAR A PRESENÇA DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL EM TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, EM SUAS ÚLTIMAS TRÊS EDIÇÕES: V ENEBIO (2014), VI ENEBIO (2016) E VII ENEBIO (2018), APONTANDO A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM, BEM COMO AS CONCEPÇÕES DOS PESQUISADORES SOBRE ESSA PERSPECTIVA TEÓRICA EM PESQUISAS VOLTADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O PERCURSO METODOLÓGICO ADOTADO É DE NATUREZA QUALITATIVA, COM CARÁTER DESCRITIVO E DOCUMENTAL. PARA A ANÁLISE DOS DADOS FEZ-SE A OPÇÃO PELOS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD). A PARTIR DA ANÁLISE, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR DUAS CATEGORIAS FINAIS EMERGENTES: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS COMO PROCESSO HISTÓRICO-CULTURAL E INTERAÇÃO SOCIAL E MEDIAÇÃO DO OUTRO ATRAVÉS DA LINGUAGEM. A MAIORIA DOS TRABALHOS SELECIONADOS SE APROPRIAM DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL PARA FUNDAMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"Educação e trabalho:." In Mίdias sociais no Brasil emergente, 191–222. UCL Press, 2018. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv550d07.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

GONDIM D OLIVEIRA, ROSANGELA, and ELINEÍ ARAÚJO DE ALMEIDA. "APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL NA GRADUAÇÃO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.098.

Full text
Abstract:
O CICLO DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL PERPASSA POR FASES, ENVOLVENDO, O CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO E PERMITE TRAZER PARA A REALIDADE DO ENSINO UM ELEMENTO DE SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO DE MODO MAIS EFICAZ. A PROPOSTA DESTE TRABALHO, FOI CONTEXTUALIZAR A TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL, NO PERCURSO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO EM COMPONENTE CURRICULAR DIRECIONADO PARA ESTUDANTES EM NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR. O TRABALHO CONSTITUI UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIUNDO DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA APLICADA NO PERCURSO DO ENSINO, DO TEMA ARTHROPODA INSERIDO EM COMPONENTE CURRICULAR DE ZOOLOGIA, OBRIGATÓRIO PARA CURSO DE GRADUAÇÃO COM ENFOQUE NA ÁREA AMBIENTAL. SEGUIU COMO TRAJETÓRIA DIDÁTICA, QUATRO MOMENTOS, INCLUINDO: AULA DIALÓGICA, VISITA A CAMPO, ELABORAÇÃO DO ATLAS E APLICAÇÃO DE OFICINA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE. APÓS AVALIAÇÃO DO PROCESSO DESCREVE-SE A AÇÃO PEDAGÓGICA COMO EFICAZ E MOTIVADORA PARA APRENDIZAGEM ATIVA DOS CONTEÚDOS DE ENSINO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rebelo, Teresa, and Duarte Gomes. "Aprendizagem organizacional e organizações aprendentes." In Psicologia das organizações, do trabalho e dos recursos humanos, 93–131. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0238-7_2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fávaro, Amanda Maria, and Thaís de Sá Gomes Novaes. "MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM O MATERIAL TORRE ROSA." In Ensino-Aprendizagem e Metodologias, 206–22. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.27619250621.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Luiza Valeska de Mesquita, Francisca Bertilia Chaves Costa, July Grassiely de Oliveira Branco, Patrícia Passos Sampaio, Lana Paula Crivelaro Monteiro de Almeida, and Ana Maria Fontenelle Catrib. "PROCESSO DE TRABALHO NO ENSINO A DISTÂNCIA: AVANÇOS E DESAFIOS." In Redes de Aprendizagem na EaD, 169–78. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.46719050714.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Rodrigo Leite da, Fabiana Meireles de Oliveira, and João Paulo Buranelli Mantoan. "EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO COM TEXTOS OPINATIVOS." In Ensino e Aprendizagem como Unidade Dialética, 171–79. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.81819150716.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Davi dos Santos, and Maria de Jesus Campos de Souza Belém. "AS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM." In A Educação em suas Dimensões Pedagógica, Política, Social e Cultural, 292–305. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.27620130225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Corujo Vélez, Mª del Carmen, and Montserrat Vargas Vergara. "Aprendizaje ubicuo como metodología emergente en la formación de docentes." In Innovación e investigación sobre el aprendizaje ubicuo y móvil en la Educación Superior. Octaedro, 2019. http://dx.doi.org/10.36006/16145-04.

Full text
Abstract:
Desde la experiencia docente se ha apreciado que las competencias de los estudiantes universitarios en el uso de dispositivos móviles, puede que sean óptimas para una actividad lúdica, pero dista mucho de ser la esperada con fines formativos, de desarrollo y como recurso didáctico. El capítulo parte de esta preocupación ya que su desarrollo profesional se va a producir en una Escuela 2.0, y por ello se han desarrollado diferentes procedimientos para integrar el aprendizaje móvil en las aulas universitarias. Los objetivos son conocer las tecnologías que utilizan los estudiantes habitualmente, identificar el tiempo de conexión a la red, y su disponibilidad; descubrir si se producen cambios en su modo de utilizar las tecnologías como recurso educativo, tras su formación y recoger sus percepciones como futuros profesores sobre el uso del móvil. Se trata de una investigación mixta, con un diseño exploratorio y no experimental (Ex Post-Facto), que, mediante el uso de dos instrumentos, cuantitativo (cuestionario) y cualitativo (foro), en el que han participado 194 estudiantes del Máster Universitario en Profesorado en Enseñanza Secundaria Obligatoria y Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanzas de Idiomas (MAES) en la Universidad de Cádiz, se analizan los resultados utilizando SPSS y análisis documental. Los resultados muestran un alto uso de dispositivos electrónicos (ordenador portátil, teléfono inteligente, reproductor de música y memorias USB por encima del 75%, mientras que las tablest o los E-books, tienen un uso menor al 30%), sólo el 8,7% no suele conectarse a la red diariamente. Respecto a la valoración de las actividades formativas mediante el uso de tecnologías, el 82,4% creen que han facilitado su trabajo porque dominaban las herramientas, pero casi un 15% lo considera complicado o una inversión de tiempo añadida. Por último, destacar que el uso del foro no fue la esperada, ya algunos estudiantes no lo saben utilizar adecuadamente, a pesar de haber recibido instrucciones sobre su uso. Es necesario seguir trabajando para transformar a nuestros estudiantes en “residentes digitales” e incorporar el aprendizaje ubicuo en un modelo de aprendizaje profundo y no superficial, que es el que utilizan generalmente con el móvil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Aprendizagem emergente no trabalho"

1

FalvoJr, Venilton, Catherine Martins Falvo, Lilian Passos Scatalon, and Ellen Francine Barbosa. "Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem de LIBRAS: Um Mapeamento Sistemático." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.812.

Full text
Abstract:
No Brasil, existem 9,7 milhões de deficientes auditivos (cerca de 5,1% da população). Essas pessoas são usuárias em potencial da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mas apenas uma parcela delas terá acesso à alfabetização, tendo em vista as dificuldades socioeconômicas nacionais. Por outro lado, o advento da tecnologia vem impactando positivamente nas dinâmicas de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo obter uma visão geral das soluções tecnológicas que vêm sendo utilizadas no ensino de línguas de sinais, com ênfase na LIBRAS. Para isso, um Mapeamento Sistemático (MS) foi conduzido, cuja etapa de busca manual identificou 46 estudos primários em conferências, periódicos e revistas brasileiras. De modo geral, observou-se que as tecnologias já vêm contribuindo consistentemente para o ensino da LIBRAS. A grande maioria dos estudos foram publicados nos últimos 10 anos, o que sugere uma linha de pesquisa emergente. Nesse sentido, foram identificadas diferentes tipos de abordagens, desde a análise e projeto até a construção e validação de soluções tecnológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castro, Ronney Moreira de, Sean Wolfgand Matsui Siqueira, and Sandrelena Da Silva Monteiro. "Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa." In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.31.

Full text
Abstract:
Há uma demanda por mudanças na Educação, que implicam em repensar e inovar as práticas docentes. Esse trabalho apresenta a fundamentação para uma Didática da Computação, destacando a perspectiva da Aprendizagem Ativa (AA). Para o embasamento de Ensino de Computação e conteúdos e disciplinas correspondentes, realizei uma análise dos documentos da legislação e referenciais de formação de Cursos da Área da Computação no Brasil. Considerando as categorias emergentes das relações entre os elementos do triângulo didático, concebi o Hexágono da Didática. Esta representação possibilita um olhar integrado dos vértices e diagonais, bem como planejar o espaço-tempo de interconexão entre o saber-fazer docente. O Mapeamento Sistemático apoiou o entendimento e a construção de um artefato para disseminação de técnicas e tecnologias relacionadas a AA no ensino de Computação no Brasil. Entrevistas com docentes foram realizadas e analisadas com base no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS) para promover uma reflexão sobre a prática docente com base no Hexágono proposto. Deste modo, a tese aqui resumida contribui para apoiar a estruturação desta área no Brasil, bem como promover uma reflexão das práticas atuais e propiciar a disseminação de técnicas e tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Mariana, Sabrina Rosa, and Maria do Rocio Teixeira. "O bibliotecário como educador ambiental apoiado pela aprendizagem significativa." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1912.

Full text
Abstract:
As bibliotecas, espaços de preservação do patrimônio e indissociáveis da educação, são vitais para desenvolvimento social e da preservação ambiental das sociedades onde estão implantadas. Sendo espaço não formal de aprendizagem, elas destacam-se, pois é por meio da mediação junto aos usuários na busca pela informação que a aprendizagem significativa ocorre. Nessa linha, propõe-se uma reflexão sobre as bibliotecas enquanto espaços de aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica e discute a contribuição do bibliotecário para a Educação Ambiental como educador. Logo, o bibliotecário deve colaborar para que a informação ambiental consciente seja assimilada pelos usuários para cientificar suas condutas mais ecológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fonseca, Renata, Márcia Grossi, and Fábio Vital. "A construção da autonomia no processo de aprendizagem em educação a distância." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.3007.

Full text
Abstract:
O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica, por meio de artigos que estão relacionados à Educação à Distância (EaD), uma modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). É uma modalidade que prevê a construção da autonomia do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo objetiva verificar em que medida os alunos envolvidos na modalidade educacional apresentam habilidades que os identificam autônomos em seu processo de aprendizagem. Por meio da investigação foi possível observar que a construção da autonomia requer um engajamento do aluno no processo, levando em consideração a capacidade de decidir pelo seu aprendizado, sendo responsável pelo planejamento e disciplina nos processos, organizando seu tempo e dedicação aos estudos. Consequentemente uma boa interação com os recursos e atores envolvidos nas rotinas virtuais de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Achilles Alves de, and Yara Fonseca de Oliveira Silva. "Aprendizagem invertida na educação física: possibilidades para a formação de professores e mediações pedagógicas." In III Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2020.14693.

Full text
Abstract:
A Aprendizagem Invertida é uma proposta emergente e apresenta novos caminhos para o processo de ensino de aprendizagem ativa e significativa. Seria a aprendizagem invertida uma possibilidade a ser contemplada na formação de professores e essa contribuiria com a prática e a mediação pedagógica no ambiente escolar? A partir da pesquisa bibliográfica os estudos trazem desafios e possibilidades para uma nova proposta pedagógica sendo possível inferir que a aprendizagem mais dinâmica e interativa, por meio de diferentes estratégias, pode trazer uma nova vivência para o futuro professor de educação física. A partir dos resultados parciais é possível afirmar que a aprendizagem invertida poderá auxiliar, se contemplada dentro do campo da formação de professores, a área da educação física escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Esther, and Juliana Branco. "Jogos digitais em sala de aula: ferramentas colaborativas nos processos de ensino e aprendizagem." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.3003.

Full text
Abstract:
Atualmente as novas tecnologias anunciam a incessante expansão da cultura digital. Diante disso, o presente texto pretende contribuir para estudos relativos ao uso de jogos digitais no âmbito da educação. Nesse sentido a pesquisa tem como questão norteadora apontar como os jogos digitais podem ser incorporados nos processos educativos, apresentando alguns trabalhos realizados na área, no intuito de identificar alternativas para incorporar os jogos digitais no campo da educação. Partindo dessa análise torna-se possível observar os jogos digitais como uma ferramenta promissora e dotada de potencial pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Batista, Tamires, Juliana Rodrigues, and Ivo Ramos. "A infografia no contexto de ensino e de aprendizagem mapeamento dos trabalhos de 2015-2019." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.3009.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos estudos atuais que versam sobre a infografia no ensino por meio da análise de artigos publicados no período de 2015 a 2019 sobre o tema. Esta revisão contém uma pesquisa em bases de periódicos por artigos de diversas áreas do conhecimento e apresenta de forma geral os mais atuais estudos realizados, os termos chaves utilizados foram Infografia ou Infográfico combinado com um dos elementos: ensino, escola, aprendizagem, educacional, sala de aula ou educação. A busca retornou um total de dezessete artigos em língua portuguesa de diferentes localidades do Brasil e Portugal. O levantamento propiciou uma perspectiva das diferentes formas de abordagem e olhares do uso da infografia no ensino e aponta para seu uso como promissor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aguiar, Aline, Vivian Aguiar, and Renata Diniz. "Pedagogias contemporâneas: é possível implementar práticas similares à escola da ponte em pequenos projetos em sala de aula?" In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.3001.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo mostrar em que medida novas possibilidades de ampliação e aprimoramento dos processos pedagógicos no ensino e aprendizagem da matemática são meios de se atingir melhores níveis de aprendizagem do aluno. A pesquisa foi feita em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da região metropolitana de Belo Horizonte, a partir da experiência obtida pela Escola da Ponte e o Projeto Âncora. A demanda do estudo se deu pelo interesse dos professores de matemática em implementar novas práticas pedagógicas que favorecessem uma melhor aprendizagem dos conteúdos da disciplina, rompendo com modelos tradicionais de ensino e estimulando a autonomia do aluno no momento de aprender. Para tanto, utilizou-se o referencial teórico e metodológico da Escola da Ponte e do Modelo Âncora. Este relato de experiência conclui que é possível implementar novas práticas pedagógicas em pequenos projetos em sala de aula pela introdução de situações-problemas relacionadas com questões cotidianas, gerando uma ótima oportunidade para iniciar e desenvolver os conteúdos escolares da matemática e colocar o aluno como responsável pela construção do seu próprio conhecimento, com autonomia e liberdade para fazer, errar e desenvolver as atividades propostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rosa, Rafael, and Márcia Grossi. "Revisão das pesquisas nacionais sobre a relação entre as tecnologias digitais, a neurociência e os transtornos de aprendizagem." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.3006.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo identificar e quantificar o que se tem produzido nacionalmente em termos de conhecimento científico relacionado ao tema que envolve a relação entre as Tecnologias digitais, a neurociência e as dificuldades de aprendizagem, a partir de pesquisas de dissertações de mestrado e teses de doutorado publicadas nos últimos cinco anos. Para tal, foi utilizado como metodologia o estado da arte. Identificou-se 21 publicações, sendo 18 dissertações de mestrado e três teses de doutorado. Os resultados revelaram que as pesquisas foram desenvolvidas em cinco áreas de conhecimento, sendo sua maior parte da área das Ciências Humanas, seguida pelas ciências da Saúde e Exatas e da Terra. A pesquisa também revelou que a relação entre as Tecnologias digitais, a neurociência e as dificuldades de aprendizagem é uma temática relativamente pouco estudada, sendo que a maioria das pesquisas foi desenvolvida em instituições federais (61,9%) e em universidades da região sudeste (71,5%). Quanto ao financiamento, 57% não obtiveram apoio de agências de fomento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Assis, Elenclis, Gemirson Reis, and Carlos Pereira. "A importância do ensino lúdico para jovens e criança que frequentam o Centro Cultural do Bairro Piedade." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2502.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda a relevância do ensino lúdico como forma de ensino-aprendizagem, tendo como base o ensino não-formal, essas formas de aprendizagem viabilizam novos métodos de ensinamento, que contribui diretamente para construção de uma educação mais qualificada e emancipatória, colaborando com o ensino formal. Durante o ano de 2019 mais de 100 alunos circularam pelo centro cultural do bairro Piedade com o intuito em desenvolver alguma atividade, sendo 40 destes com aquisição para o reforço escolar, 26 participaram das oficinas promovida pelo Festival de Inverno. Com isso, ressaltamos a importância do brincar, como forma de ensino para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural, pois, por meio de oficinas e jogos é possível que o aluno desenvolva habilidades como concentração, motivação, coordenação motoras, além de facilitar o entendimento do conteúdo das disciplinas formais. Através do lúdico o aluno expande sua imaginação, aumenta sua criatividade e seu interesse em participar das atividades escolares, contribuindo de forma gradativa para sua autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography