To see the other types of publications on this topic, follow the link: Aprendizagem emergente no trabalho.

Journal articles on the topic 'Aprendizagem emergente no trabalho'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Aprendizagem emergente no trabalho.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Edméa, Felipe Silva Ponte, and Tatiana Stofella Sodré Rossini. "AUTORIA EM REDE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMERGENTE." Revista Diálogo Educacional 15, no. 45 (July 13, 2015): 515. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.ds07.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca investigar aspectos referentes a autoria na produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) por alunos da disciplina online Informática na Educação, do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), nos polos Belford Roxo e Magé. A metodologia adotada foi a pesquisa-formação multirreferencial. As atividades que estimulam a enunciação, juntamente com uma visão crítica dos processos de ensino e aprendizagem, serviram como dispositivos para o diálogo entre os participantes, ampliando os espaços e tempos a partir dos usos de múltiplas redes de aprendizagem que fazem parte dos cotidianos. Assim, o processo formativo acontece pelas experiências trocadas com o outro e com o mundo. Portanto, com atividades que promovam a pesquisa, a produção e o compartilhamento de REA, dentro e fora dos espaços institucionais. Tais atividades podem contribuir para a formação de sujeitos-autores capazes de construir seus próprios dispositivos pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vales, Edilany Mendonça. "A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESPECIFICIDADE VISUAL." Complexitas – Revista de Filosofia Temática 4, no. 2 (January 25, 2020): 27. http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v4i2.8052.

Full text
Abstract:
A modernidade tecnológica avançou chegando à educação, inclusive possibilitando ao ensino novas opções de recursos de acessibilidade para o atendimento aos alunos com especificidades visuais. O presente trabalho trata da necessidade emergente da inclusão social desses alunos, através de ferramentas tecnológicas e de ações que atenda suas necessidades no âmbito educacional, partindo de um novo pensar acerca do desenvolvimento e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Daner Silva, Maria Do Carmo Galiazzi, and Cleiva Aguiar de Lima. "O ensino de matemática para cegos no município do Rio Grande." Revista Pesquisa Qualitativa 8, no. 19 (December 22, 2020): 889–918. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2020.v.8.n.19.355.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma análise acerca da experiência escolar de cegos da cidade do Rio Grande que alcançaram o nível universitário em relação à aprendizagem de Matemática, com o objetivo de compreender como ocorreu o ensino de Matemática, a fim de orientar os processos de formação de professores e, com isto, contribuir para o ensino de Matemática para pessoas cegas. Foram realizadas entrevistas narrativas com estes alunos, no intuito de escutar suas histórias sobre os processos de ensino e aprendizagem de Matemática. A fim de analisar os elementos emergentes destas falas, utilizei a Análise Textual Discursiva. O reconhecimento do outro, a perspectiva dos cegos sobre o sistema educacional e as dificuldades enfrentadas neste percurso escolar foram destados nas falas dos entrevistados. O diálogo surge como categoria emergente das entrevistas, enquanto a experiência estética é apontada como potencial para a abertura à alteridade, em um viés ético da filosofia da educação. Palavras-chave: Ensino de Matemática para Cegos; Formação de Professores de Matemática; Educação Matemática Inclusiva; Materiais Didáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira de Jesuz, Danilo Augusto, and Ana Lúcia Pereira. "Cálculo de áreas de quadriláteros irregulares: análise das contribuições de uma sequência didática." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 5, no. 2 (September 18, 2020): 244–65. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13035.

Full text
Abstract:
A necessidade emergente de ações pedagógicas que transcendam ao modelo tradicional, de teor exclusivamente expositivo é algo amplamente debatido na comunidade acadêmica na contemporaneidade. O objetivo desse artigo foi investigar as contribuições, aos processos de ensino e de aprendizagem, emergentes da aplicação de uma sequência didática sobre o estudo de quadriláteros irregulares. Partimos de uma proposta embasada metodologicamente na articulação entre a História da Matemática e as Tecnologias Digitais. Para análise qualitativa dos dados utilizamos as anotações, tarefas, produções no GeoGebra e relatório avaliativo dos estudantes, além do diário de bordo do professor-pesquisador. Como resultados destacamos o desenvolvimento de reflexões críticas e autonomia; a aproximação dos estudantes com a Matemática, ao percebê-la como processo constitutivo da humanidade; o caráter teórico-prático da proposta possibilitou aos estudantes estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano. Concluímos que são necessários o esforço e a criatividade docente para desenvolver situações de aprendizagens, de modo a contribuir o processo educacional, que aporte uma redefinição dos trabalhos docente e discente, trabalho este, que supera o paradigma educacional tradicional do “professor ensina e aluno aprende” para uma concepção em que docente e discentes constroem, em processo humano, coletivo e colaborativo, o que aprendem. Palavras-chave: Ensino de Geometria. História da Matemática. Tecnologias Digitais. Sequência Didática. GeoGebra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rebelato Mozzato, Anelise, and Claudia Cristina Bitencourt. "Aprendizagem Interorganizacional em Arranjo Produtivo Local: proposição de esquema conceitual analítico." Desenvolvimento em Questão 16, no. 45 (October 10, 2018): 26–43. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.26-43.

Full text
Abstract:
As relações interorganizacionais ganham espaço na economia mundial, dentre as quais se destacam os arranjos produtivos locais (APLs). Em tais configurações, as relações estabelecidas entre os diferentes agentes tendem resultar em interação e aprendizagem, exigindo melhor compreensão do processo da aprendizagem interorganizacional (AIO), que se torna tema relevante de investigação, sobretudo, por se tratar de um fenômeno complexo, emergente e ainda em formação, principalmente, em APLs. Portanto, este trabalho de pesquisa de natureza argumentativa tem como objetivo buscar melhor compreensão do processo da AIO em contexto de APL, a partir da proposição de um esquema conceitual analítico. A proposição poderá ser útil para diversas configurações que mantêm relações interorganizacionais horizontais, sobretudo APLs, em razão do direcionamento para tal. Acredita-se estar colaborando para com a melhor compreensão e o desenvolvimento da AIO nos mais diferentes APLs existentes, trazendo vantagens principalmente para as micro e pequenas empresas, possibilitando também a intensificação do desenvolvimento socioterritorial, e não apenas com o olhar econômico. Assim, entende-se que as contribuições aqui apresentadas podem permitir avanços, estabelecer novas fronteiras e abrir novas linhas de pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nörnberg, Nara Eunice, and Mari Margarete dos Santos Forster. "Ensino superior." Revista Docência do Ensino Superior 6, no. 1 (May 23, 2016): 187–210. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2095.

Full text
Abstract:
O presente trabalho traz reflexões teóricas acerca de competências necessárias para o ensino e a aprendizagem no mundo contemporâneo, em âmbito universitário. A relação entre ensino e aprendizagem está implicada na ruptura com o paradigma dominante e a ascensão do paradigma emergente. A metodologia utilizada para construção deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam algumas necessidades, dentre elas: de perceber a docência e a investigação como atividades complementares que se beneficiam mutuamente; de adotar a postura epistemológica da incerteza como princípio educativo da e para a pesquisa; e de construir a aula junto aos educandos. O desafio, portanto, é gestar possibilidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam a essas necessidades, na constituição de uma visão relacional, com maior flexibilidade e maior mobilidade, inclusive no que tange à aproximação entre universidade e escola, pois ambas têm muito a aprender, compartilhando saberes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alda, Lucía Silveira. "A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 7, no. 1 (July 22, 2014): 98–106. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.98-106.

Full text
Abstract:
As tecnologias digitais estão tornando-se cada vez mais presentes nos ambientes sociais, modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. À medida que o ser humano evolui, criam-se novos hábitos e, com estes, necessitamos enfrentar novos desafios. A integração das novas tecnologias ao nosso cotidiano e o acesso facilitado à informação provocam mudanças tecnológicas que influenciam novos paradigmas educacionais emergentes, como a aprendizagem móvel. Dessa forma, este trabalho objetiva esclarecer o que é e como funciona esse modelo de aprendizagem. Para isso, fez-se uma revisão da literatura da área, revisitando diversos conceitos e verificando a sua evolução, a fim de refletir sobre possíveis caminhos, destacando as principais potencialidades ao se trabalhar com a aprendizagem móvel. São ainda apontadas sugestões de aplicação da aprendizagem móvel utilizando um dos principais dispositivos tecnológicos atuais, o telefone celular, como ferramenta de aprendizagem de línguas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lourenço, Daniela Silva de, and Sandra Maria Wirzbicki. "INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL." Revista Inter Ação 46, no. 1 (April 17, 2021): 357–73. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46i1.65062.

Full text
Abstract:
O trabalho proposto objetiva apresentar como a produção científica na área de ensino de Ciências e Biologia vem compreendendo a formação conceitual dos alunos e quais interações caracterizam esse processo de aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter descritivo e bibliográfica. Para a análise dos dados foram usados procedimentos de Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise foi possível identificar as categorias emergentes Interações no Ensino e aprendizagem de conceitos e O papel da mediação no ensino e aprendizagem de conceitos. Os trabalhos consultados trazem o uso da palavra como principal signo mediador da aprendizagem. As interações mais recorrentes apontadas são as entre professor e aluno, aluno e professor e entre pares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araujo, Luana Ribeiro Pinto, and Katia Regina Benati. "Limites e possibilidades do uso das TIC como ferramenta para a educação ambiental." Revista Monografias Ambientais 17 (May 28, 2019): 7. http://dx.doi.org/10.5902/2236130834847.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta resultados de uma revisão sistematizada no que diz respeito à Educação Ambiental e Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. O estudo refere-se a uma pesquisa documental exploratória objetivando relacionar, analisar e comparar as experiências encontradas dentro deste campo de atuação. Observa-se que a Educação Ambiental é um campo abrangente de pesquisa e vem sendo vista como um instrumento para formação de cidadãos voltados para a conservação do meio ambiente. Enquanto que a temática TIC é um campo emergente, que cresce a cada dia, como um possível recurso pedagógico nas instituições de ensino superior, visando a revitalização do processo educacional e abrindo novas possibilidades de educação ambiental com base na aprendizagem autônoma. Conclui-se então que a vinculação estre os referidos núcleos: Educação Ambiental e TIC torna-se promissora ao associarmos processos educativos formais às ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado o que contribui para o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. As limitações encontradas destacam-se quanto à aceitação e acreditação nas novas metodologias de ensino, por parte dos sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem tornando desafiador para a Educação Ambiental realizar um trabalho inovador na transformação de hábitos e na geração de comportamentos pró-ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Mateus Casanova dos, Maria Cecília Lorea Leite, and Rita Maria Heck. "A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem." Revista Gaúcha de Enfermagem 32, no. 1 (March 2011): 185–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472011000100024.

Full text
Abstract:
O presente estudo situa a discussão sobre a possibilidade emergente da inserção dos conhecimentos oriundos da acupuntura como contribuição para as práticas pedagógicas do ensino clínico simulado da graduação em enfermagem. O trabalho reflexivo emergiu como um recorte do projeto de dissertação "Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem simulação - Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas". A relação integral entre o homem e a natureza desenvolvida na acupuntura emerge neste estudo como discussões e como uma sugestão potencial enquanto ferramenta pedagógica para a simulação clínica da enfermagem. Nesta reflexão, certifica-se que há a necessidade de desenvolver este recurso pedagógico com vistas a ampliar o ensino da simulação clínica em enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cruz, Frederico Alan de Oliveira, Ana Carla Ziner Nogueira, and Sergio Manuel Serra da Cruz. "CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA: MULTIPLICIDADE DE SINAIS EM LIBRAS E POSSÍVEIS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM." e-Mosaicos 9, no. 22 (October 28, 2020): 30–45. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43578.

Full text
Abstract:
A busca por uma educação de qualidade e inclusiva é pauta emergente nas discussões sobre a necessidade de criar uma sociedade mais justa e igualitária, assim as escolas devem ser um ambiente que possa contribuir na formação de alunos com e sem necessidades educacionais especiais (NEE). A questão é que o atualmente os modelos de ensino não são capazes de atender a heterogeneidade da sala de aula, como no caso dos estudantes surdos que tem seu desenvolvimento afetado pela falta de padronização de termos ou conceitos científicos apresentados ao longo das aulas. Isso ocorre pela falta do uso de elementos visuais ou mesmo da existência de sinais adequados as grandezas e termos científicos das diversas disciplinas e que produz impacto direto aprendizagem do que está sendo estudado. Neste trabalho apresentamos uma discussão de como este cenário pode intensificar a exclusão desses alunos e quais os possíveis caminhos são necessários para melhorar a formação de indivíduos nessa condição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Bomfim, Roberta Conceição, and Elisa Prestes Massena. "Automedicação como tema de situação de estudo." Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias 14, no. 2 (July 31, 2019): 360–75. http://dx.doi.org/10.14483/23464712.13519.

Full text
Abstract:
A interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos são sugeridas pela Situação de Estudo que busca a reconfiguração curricular. Este trabalho propõe uma Situação de Estudo cujo tema foi automedicação para ensinar centralmente conteúdos de Química, fruto de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar os processos de ensino e aprendizagem possibilitados por meio desta estratégia. O trabalho foi constituído por atividades que foram divididas em quatro momentos e desenvolvidas em oito aulas em uma escola pública, localizada no interior da Bahia, Brasil. As produções dos estudantes foram analisadas pela Análise Textual Discursiva com a utilização de três categorias, sendo uma emergente e duas a priori. Neste trabalho, abordamos duas delas “Compreensões sobre solubilidade” e “Considerações sobre a Situação de Estudo”. Com os resultados, foi possível perceber que os estudantes demonstraram uma evolução conceitual, pois, no início das atividades, muitos traziam uma compreensão do senso comum acerca das questões que envolviam os medicamentos e, no decorrer das atividades desenvolvidas, foi possível observar que os estudantes construíram um novo sistema de conceitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva de Lourenço, Daniela, and Sandra Maria Wirzbicki. "Contribuição da teoria histórico-cultural: um olhar para as interações em sala de aula a partir dos anais do ENEBIO." Revista Insignare Scientia - RIS 4, no. 3 (March 3, 2021): 110–28. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12123.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva investigar a utilização do referencial teórico Histórico-Cultural a partir das interações em sala de aula, em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nas seguintes edições: V ENEBIO (2014), VI ENEBIO (2016) e VII ENEBIO (2018), apontando a sua contribuição no ensino e aprendizagem, bem como as concepções dos autores sobre essa perspectiva teórica em pesquisas voltadas para o ensino de Ciências e Biologia. Em relação à metodologia, a pesquisa é qualitativa com caráter descritivo e documental. Para a análise dos dados, fez-se a opção pelos procedimentos de Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos trabalhos nos permitiu identificar duas categorias finais emergentes: Possibilidades de interação e mediação do outro através da linguagem e Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos como processo Histórico-Cultural. A partir da construção e discussões das categorias, podemos aferir que, a aprendizagem tem relação com a constituição do sujeito, com o seu contexto, e que as interações entre pares de modo colaborativo, acompanhados de uma perspectiva metodológica problematizadora, são importantes indícios apontados pelos autores dos trabalhos que constituíram o corpus da análise no desencadeamento de interações no ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Felicetti, Vera Lucia, Dânia Barro, Silvio Denicol Júnior, and Jonathan Mello de Melo. "UM NOVO EMERGENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA." Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 2, no. 2 (March 6, 2018): 83. http://dx.doi.org/10.29280/rappge.v2i2.4103.

Full text
Abstract:
Políticas afirmativas veem promovendo a democratização da Educação Superior brasileira. Este artigo objetiva identificar contextos emergentes que envolvem o campo da Educação Superior. Utilizou-se para, pesquisa bibliográfica por meio dos descritores Estudante da Educação Superior, Estudante na Educação Superior, Estudante e a Educação Superior, Aluno da Educação Superior, e Discente da Educação Superior, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. São apontados, nos trabalhos encontrados, o acesso e permanência de um novo perfil estudantil no campus nas últimas décadas. A importância do acesso à Educação Superior é destacada nas teses e dissertações, porém são elencados fatores que dificultam e, por vezes, inviabilizam a permanência do aluno na graduação. Problemas financeiros, adaptação ao contexto universitário, pouco apoio familiar e dificuldades na aprendizagem são apontados. As conclusões dos trabalhos analisados sinalizam a necessidade da implementação de estratégias de permanência, tendo o acompanhamento ao aluno como cerne no contínuo do curso. Para graduar-se não basta apenas o acesso, mas principalmente, a permanência até a integralização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Paprotzki Veloso, José Rodrigo, and Marta M. Assumpção Rodrigues. "Sistemas internacionais de aprendizagem profissional: uma análise comparativa em alguns países desenvolvidos e emergentes." Boletim Técnico do Senac 42, no. 1 (April 30, 2016): 6–29. http://dx.doi.org/10.26849/bts.v42i1.18.

Full text
Abstract:
Este trabalho examina as políticas públicas que articulam educa- ção e trabalho para a juventude, de uma perspectiva comparada, contrapondo as trajetórias de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Mais especificamente, focaliza a política de formação de aprendizes (Aprendizagem) nos casos de Alemanha, Inglaterra, França, Estados Unidos, Brasil, África do Sul e Índia. O objetivo é revelar que há algo que antecede os formatos atuais que, ao formar imagens políticas específicas, ilumina os cenários dos sistemas de Aprendizagem dos países analisados. Lança mão do enfoque da trajetória histórica (path dependence) para analisar as particularidades de cada caso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo, José Ricardo Costa Mendonça, and Cristiana Fernandes De Muylder. "Avanços e Democratização das Tecnologias Digitais e Perfil de Competências do Professor do Ensino Superior: uma Discussão Teórica." Revista EDaPECI 17, no. 1 (May 12, 2017): 205–17. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.14897.205-217.

Full text
Abstract:
Um novo panorama educacional caracterizado por emergente paradigma de utilização de tecnologias digitais provoca transformações nos costumes da sociedade, reestruturando aspectos metodológicos relativos ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, o uso dessas tecnologias viabiliza inúmeras novas atividades na educação, e verifica-se, impacto não somente nas instituições de ensino superior, como também no trabalho do professor. A passagem de um modelo educacional que não contemplava a integração tecnológica para o atual, envolve aspectos que vão além de mudanças organizacionais, culturais, institucionais, de modelos de gestão, de infraestrutura e de processos de educação. O novo cenário de ensino-aprendizagem envolve, sobretudo, mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmica sólido, experiência profissional e competência pedagógica. Este ensaio discute possíveis relações entre avanços e democratização das tecnologias (nos últimos 20 anos) e alteração do perfil de competências dos professores de ensino superior no Brasil. A partir desta discussão foi possível compreender que os professores devem ser capazes de reconhecer as limitações e o potencial das tecnologias com fins pedagógicos, bem como as melhores técnicas de mediação do conhecimento, reformulando práticas pedagógicas de modo a possibilitar a criação de novas experiências didáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bezerra, Maria Do Socorro Silva, and Zulma Elizabete De Freitas Madruga. "Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 2 (August 25, 2020): 349–67. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11065.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar como as pesquisas acadêmicas desenvolvem a contextualização do conteúdo de Matrizes na aprendizagem do estudante no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um mapeamento com as palavras-chaves “Matrizes” e “Ensino de Matrizes” nas seguintes bases de dados: portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD). Na análise dos dados, esses trabalhos foram considerados a partir de quatro critérios selecionados na análise a priori e dois na categoria emergente. Os resultados obtidos mostraram que ao utilizar a contextualização do Ensino de Matrizes nas aulas de Matemática, em seus diferentes entendimentos, seja de forma explícita ou implícita, apresenta resultados favoráveis ao ensino e aprendizagem da disciplina, além de instigar o processo criativo e investigativo nos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Costa, Alan Ricardo, and Vanessa Ribas Fialho. "Ontem, hoje e amanhã: sobre a web e as ferramentas colaborativas emergentes para o professor de língua estrangeira." Domínios de Lingu@gem 11, no. 1 (December 27, 2016): 147. http://dx.doi.org/10.14393/dl28-v11n1a2017-8.

Full text
Abstract:
Considerando que “[...] só é possível prever o futuro quando se olha para o passado” (LEFFA, 2012, p.404), se faz necessário investigar o passado e o presente da web, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das tecnologias educacionais para o ensino e a aprendizagem de Línguas Estrangeira (LE), para especular sobre o futuro, por mais incerto que este seja. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as mudanças nas TIC e ferramentas educacionais, do passado para o presente, para apontar perspectivas emergentes ao alcance do professor de LE. Os resultados - que partem de observações sobre alguns recursos e ferramentas digitais disponíveis no Repositório Acción E/LE (Espanhol como Língua Estrangeira) - indicam que: (1) recursos online e TIC em geral não tendem a negar o antigo, mas sim incorporá-lo ao novo, fazendo com que tais recursos estejam em contínua evolução; (2) esta evolução, consequentemente, acontece de forma gradual e complexa: nem todas as TIC e tecnologias educacionais mudam ao mesmo tempo ou na mesma medida; (3) a tendência mais visível e emergente é, possivelmente, a colaboração em massa subjacente às ferramentas e seus usos, o que explica o surgimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA), por exemplo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Carvalho Pereira, Vinicius, and Cristiano Maciel. "Twitteratura: aproximando letramento literário e letramento digital." FronteiraZ : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, no. 18 (July 6, 2017): 60. http://dx.doi.org/10.23925/1983-4373.2017i18p60-77.

Full text
Abstract:
As práticas de letramento literário da escola brasileira voltam-se majoritariamente para textos em suporte impresso, embora parte significativa da produção literária contemporânea em língua portuguesa venha sendo feita em suporte eletrônico ou digital. Tal disjunção se deve, entre outros fatores, à predominância de obras canônicas no currículo escolar, à natureza impressa do livro didático e a um entendimento restrito do que seja o texto literário. Por outro lado, assistimos ao uso crescente de aparelhos celulares e smartphones em sala de aula, raramente articulado ao processo de ensino-aprendizagem, ainda que esses dispositivos possam integrar práticas de letramento literário na esfera digital. No presente artigo, discutem-se questões teórico-metodológicas acerca do uso, em sala de aula, de celulares e smartphones para o trabalho com um gênero literário emergente: a Twitteratura. Da página à tela, do ponto ao pixel, novos entendimentos do literário podem ser introduzidos no currículo escolar, propiciando uma compreensão mais ampla sobre as relações sobredeterminantes entre linguagem, sociedade e tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Gomes, Ana Julia Pereira Santinho, Luis do Nascimento Ortega, and Décio Gomes de Oliveira. "Dificuldades da avaliação em um curso de farmácia." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 15, no. 3 (2010): 203–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772010000300011.

Full text
Abstract:
A avaliação da aprendizagem tem sido considerada uma das atividades mais complexas e polêmicas entre as atribuídas ao professor, principalmente quando se refere ao ambiente universitário dos cursos da área da saúde onde se observa que grande parte do corpo docente não possui formação pedagógica. O objetivo deste trabalho foi compreender as dificuldades da avaliação no processo de ensino-aprendizagem em um Curso de Farmácia. Para tanto, foram aplicados 2 questionários abertos abordando 61,3% dos docentes e 56,6% dos discentes, onde se pode observar que 85% dos professores e alunos entrevistados atribuem o significado da avaliação escolar à medida do conhecimento do aluno, indicando a forte influencia tecnicista. Entretanto, há uma tendência do corpo docente em usar diversos instrumentos para diagnosticar o aprendizado dos alunos, anunciando uma importante mudança em direção a um paradigma emergente que reclama relações mais humanizadas. Por outro lado, nota-se que os alunos apontam os instrumentos denominados como "prova" com freqüência superior se comparados aos professores. Soma-se a isto, outra dificuldade apontada pelos professores relacionada com a incompreensão de textos, além de pouca motivação para capacitação pedagógica. Sugere-se a inclusão de mais um instrumento para diagnóstico dos progressos do aluno: o Portfólio. Em conclusão, recomenda-se fortemente a profissionalização dos professores a fim de desenvolverem as habilidades e as competências pertinentes ao curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Prestes, Rosangela Ferreira, and Carmen Teresa Kaiber. "O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO PROCESSO FORMATIVO DO ACADÊMICO E BOLSISTA DO PIBID." Revista ENCITEC 9, no. 3 (December 16, 2019): 61. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.2421.

Full text
Abstract:
<p class="ResumoRevista"><strong>Resumo: </strong>Este artigo tem como objetivo identificar conhecimentos relativos à aprendizagem sobre a docência emergentes de um processo de elaboração e (re)elaboração de um planejamento de ações didáticas, vivenciado por uma acadêmica integrante do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI, campus de Santo Ângelo/RS. Os dados aqui apresentados referem-se a um recorte do processo formativo que é parte integrante de uma investigação, em nível de doutorado, realizada em uma perspectiva qualitativa. O trabalho realizado ocorreu de forma individualizada com a acadêmica e, de forma colaborativa, com o grupo de bolsista na Universidade. Resultados apontam que a experiência vivenciada pela acadêmica, de elaboração e (re)elaboração de um planejamento para o ensino da Matemática, mostram que o espaço e as ações desenvolvidas no âmbito do PIBID proporcionam ao futuro professor um tipo de aprendizagem que permite ao mesmo ser um gerador de conhecimentos que, embora advindos de situações particulares, podem ser generalizados. O processo propiciou, também, o desenvolvimento de aprendizagens compartilhadas e o desenvolvimento da postura reflexiva, advindas das interlocuções do trabalho coletivo realizado com o grupo, frente ao planejamento realizado.</p><p class="ResumoRevista"> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, Braulio Nogueira de, José Geraldo Soares Damico, and Alex Branco Fraga. "Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física: ensinando sobre o Sistema Único de Saúde." Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 23 (November 8, 2018): 1–5. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.23e0031.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi descrever uma experiência curricular fundamentada no referencial da espiral construtivista em uma disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Em quatro encontros, cada um com quatro horas-aula, em duas turmas, práticas corporais e atividades físicas (PCAFs) em interface com o SUS foram tematizadas através da elaboração e do atendimento de casos-problemas. Inspirados em situações do cotidiano de trabalho, equipes formadas pelos estudantes delimitaram e estudaram objetivos de aprendizagem a partir de necessidades emergentes. Procedimentos como a organização em rede, as tecnologias de apoio matricial, projeto terapêutico singular, uso de prontuário, genograma, ecomapa, entre outros, delimitaram o foco do trabalho de contextualização do uso das PCAF nos casos-problemas. Considerando a avaliação realizada, conclui-se que a proposta potencializou a aprendizagem dos estudantes a respeito dos saberes e práticas relativos ao SUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Simão, Andréia Aparecida, and Luiza Helena Dalpiaz. "Sujeito aprendente e transformações do mundo do trabalho." Revista de Educação PUC-Campinas 22, no. 3 (October 20, 2017): 515. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3935.

Full text
Abstract:
No presente texto, o objetivo é apresentar os elementos com que esboçamos a noção de sujeito aprendente, articulando duas perspectivas complementares. Do ponto de vista conceitual, caracterizamos essa noção articulando aspectos teóricos de diferentes autores de referência. Do ponto de vista empírico, abordamos a empresa como lócus de aprendizagem, em que o sujeito aprendente aprende na e com a organização, considerando o contexto das transformações do mundo do trabalho para além dos dois modelos clássicos de gestão da produção e do trabalho: taylorismo/fordismo e toyotismo. No plano metodológico, associamos de forma exploratória e qualitativa pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo efetuado em uma empresa de grande porte, do ramo alimentício, da região do meio-oeste de Santa Catarina. Os resultados mostram que o sujeito aprendente corresponde a uma posição material e subjetiva que opera o trabalho vivo, o qual se constitui em uma prática educativa. O trabalho vivo refere-se à ação do sujeito que, ao transformar o mundo, transforma a si mesmo em uma perspectiva da educação ao longo da vida. Ele contém um campo paradoxal de possibilidades, seja como alienação e adoecimento, seja como autorrealização e emancipação. O trabalho de campo evidenciou três questões emergentes sobre a constituição do sujeito aprendente no contexto organizacional: exigências produzidas pelas novas tecnologias, formação profissional e avaliação do trabalhador no processo de trabalho.Palavras-chave: Análise qualitativa. Educação e trabalho. Formação profissional. Organização do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Vidotti de Rezende, Mariana. "Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 7, no. 1 (July 14, 2014): 68–82. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.68-82.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, demandas contemporâneas no campo da linguagem, capitaneadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) têm tensionado discussões tanto no ensino de Língua Portuguesa na educação básica quanto na formação de professores em Letras. Neste contexto, torna-se inevitável rediscutir concepções de aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma série de modificações constatadas nas práticas sociais de linguagem e nas instâncias formativas emergentes. O presente trabalho busca investigar, sob a ótica das teorias de aprendizagem colaborativa e dos papéis sociais do professor de língua portuguesa, a minha prática docente em curso de extensão universitária ofertado em 2013 aos alunos dos últimos anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina. Essa investigação foi proposta tendo em vista que as práticas docentes, tanto no ensino universitário quanto no básico, nem sempre acompanham as concepções de aprendizagem que as subjazem. Este estudo tem como principais referências teóricas estudos de Moran (2013), Behrens (2013), Pereira (2000) e Tardif (2002), sobre ensino e aprendizagem e discussões de Kleiman (2006), Santos (2006) e Silva (2004), a respeito dos papéis sociais assumidos e/ou almejados pelo professor em sua prática de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gonzalez-Pienda, Júlio A., José Carlos Núñez, Paula Solano, Elza Helena da Silva, Pedro Rosário, Rosa Mourão, and António Valle. "Olhares de género face à matemática: uma investigação no ensino obrigatório espanhol." Estudos de Psicologia (Natal) 11, no. 2 (August 2006): 135–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2006000200002.

Full text
Abstract:
O interesse pelo estudo das atitudes e o seu papel determinante na aprendizagem da matemática tem sido objecto de investigação há mais de 50 anos. Não obstante, actualmente, a investigação ainda se centra sobre as diferenças das atitudes das mulheres e dos homens, bem como sobre as causas de tais diferenças. No geral, os estudos realizados concluíram que, face à aprendizagem da matemática, as mulheres se percepcionam como menos competentes que os homens, embora estes estudos não sejam conclusivos. Outro dos dados emergentes sugere que, à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória, a atitude face à matemática vai sendo mais negativa. O presente trabalho aporta mais alguns dados sobre as diferenças nas atitudes face à matemática em função do género e do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lisboa, Emanoel Jackson, Miguel Melo Ifadireó, José Antônio De Albuquerque Filho, and Maria do Socorro Cordeiro de Sousa. "Educação Intercultural e Integração Social: Uma Proposta Pedagógica para a Docência no Sistema de Ensino da Cidade de Parnamirim/PE." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 42 (November 11, 2018): 759–76. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1530.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa aprofundar as hodiernas discussões no ensino em torno dos currículos e práticas pedagógicas interculturais como mecanismo de inclusão de parcelas significativas de sujeitos em processos de ensino/ aprendizagem. Assim, observa-se que é demasiadamente importante debater a perspectiva de uma educação que vislumbre o Outro como ponto de partida, de encontro e de solidificação de suas habilidades e competências. O estudo teve como objetivo central analisar as posturas e os entendimentos dos professores que são parte do Sistema de Ensino Público da cidade de Parnamirim/PE. O referencial teórico, parte dos trabalhos oriundos de Luíza Alonso (2002), Ricardo Vieira (1996) e Tereza Sales (1994), respectivamente. A metodologia utilizada na pesquisa apresenta o caráter qualitativo de cunho bibliográfico, com observação participante e entrevistas estruturadas que foram aplicadas na Escola Municipal Centro Educacional Parnamirim Centenário, que atende crianças no ciclo de alfabetização, entre 6 e 8 anos de idade. O método de procedimento e coleta de dados se deu por meio de reuniões presenciais e aplicação de questionário no mês de setembro de 2018. Os achados nos permitiram perceber que a educação intercultural é muito mais do que um simples conceito; ela é um instrumento complementar e funcional para o sistema educacional, uma vez que permite ao educador encontrar e promover as habilidades e competências de seu corpo discente. Finalmente, conclui-se que é emergente a necessidade de adaptação curricular para o atendimento a Lei 11.645/2008, a qual apresenta-se como um possível mecanismo de combate ao preconceito e à discriminação de caráter étnico e racial a partir da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Engstrom, Elyne Montenegro, José Inácio Motta, and Sandra Aparecida Venâncio. "A formação de profissionais na pós-graduação em saúde pública e atenção primária à saúde no município do Rio de Janeiro, Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 21, no. 5 (May 2016): 1461–70. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015215.00632016.

Full text
Abstract:
Resumo Visando discutir a formação profissional na pós-graduação para o sistema público de saúde que integre os campos da saúde pública e da atenção primária à saúde (APS), este artigo tem por objetivo refletir sobre a construção e proposta metodológica de dois cursos desenvolvidos pela ENSP/Fiocruz em parceria com o Município/RJ, entre 2010-2014: Mestrado Profissional/APS (MPAPS) e Especialização em Saúde Pública. Metodologia: sistematização de documentos acadêmicos dos cursos, com elaboração de categorias analíticas emergentes (histórico gerencial-interface teórica, campo pedagógico). Resultados/Discussão: Duas turmas de MPAPS (n = 24 alunos/turma) e cinco de Especialização (média de 30/turma) foram desenvolvidas no período, com aprovação em torno de 90-80%, com estrutura curricular ajustada à realidade local. Destacam-se como desafios implementados: 1) no plano epistemológico: desenvolvimento de competências para formação profissional que produzissem sentidos coerentes à saúde, como produção social/cultural; 2) na perspectiva da aprendizagem: elaboração de dinâmicas que valorizassem os sujeitos da aprendizagem, seus contextos socioculturais e experiências; 3) ambientes e relações do trabalho, comproblematização das mesmas, trazendo-as para o ambiente de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

FÂNZERES, Luís, Anabela CRUZ-SANTOS, and Sofia SANTOS. "Questionário de Transição para a Vida Adulta dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Percursos de Formação no Sistema Educativo Português: Construção e Validação." Revista Brasileira de Educação Especial 26, no. 3 (July 2020): 481–94. http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0158.

Full text
Abstract:
RESUMO A transição para a vida adulta (TVA) é um tema emergente na investigação e prática educativa, com poucas respostas aos desafios societais decorrentes da relação entre currículo académico e mercado laboral. A avaliação da sua qualidade carece de instrumentos. Assim sendo, o objetivo deste artigo foi descrever a construção do questionário TVA - percursos de formação construído para o efeito e analisar as suas propriedades psicométricas. O questionário foi aplicado, no âmbito nacional, a 616 profissionais em cinco dimensões: TVA; Adequações no Processo de Aprendizagem; Percursos de formação - Cursos de Educação e Formação (CEF); Percursos de formação - Plano Individual de Transição (PIT); e TVA em relação ao Mercado de Trabalho. A fiabilidade pela consistência interna apresenta um alpha de Cronbach total de .94. A análise fatorial exploratória demonstrou a adequabilidade do modelo, explicando 44,02% da variância total. O questionário parece ser um instrumento válido para recolher informação sobre a TVA e das possibilidades dos alunos para uma carreira profissional. A Escola parece não possuir as condições ideais, sendo essencial uma maior articulação com as empresas. A necessidade de mais formação dos recursos especializados exigiu a construção de um modelo organizativo, suportado na articulação e na complementaridade no processo, no papel e nas responsabilidades dos intervenientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Junior, Austrogildo Hardmam, Cleonice Terezinha Fernandes, Fabrício Bruno Cardoso, Héliton Jânio Gomes Rosa, and Cilene Maria Lima Antunes Maciel. "A influência entre os domínios cognitivo e motor em estudantes de 07 a 09 anos." Research, Society and Development 9, no. 4 (March 20, 2020): e177942424. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2424.

Full text
Abstract:
Atualmente há um crescente aumento evidenciado pelos órgãos avaliadores acerca do desempenho escolar insatisfatório, ou baixa proficiência escolar. O desenvolvimento dos aspectos da memória, da aprendizagem e da indissociável relação corpo-mente para a aprendizagem do sujeito, traz à luz o conceito da cognição incorporada, ou da mente corporalizada – embodied cognition, para os quais o sistema motor influencia a cognição, ou desenvolvimento cognitivo, composto basicamente pelas funções executivas - conjunto de habilidades cognitivas necessárias para aprender coisas novas, raciocinar ou concentrar-se diante de um ambiente distrator - flexibilidade cognitiva, controle inibitório, memória de trabalho, resolução de problemas, raciocínio e planejamento. O objetivo do presente estudo é comparar o desenvolvimento motor e o funcionamento executivo em estudantes de 07 a 09 anos, com desempenho escolar insatisfatório (I) e satisfatório (S). Foi utilizada como metodologia quantitativa um estudo comparativo transversal com os seguintes instrumentos: i) TGMD2 (teste motor); ii) Teste de Trilhas (funções executivas); iii) IMC (relação peso\altura); iv) questionário sociodemográfico; v) avaliação do desempenho escolar dos estudantes (segundo critério da escola para conceitos de proficiência geral não construída - I e em construção - S). Os resultados apontam que não houve significância na comparação entre desempenho motor nos grupos de desempenho escolar I e S para esta amostra; porém, encontrou-se significância entre Funções Executivas (Teste de Trilhas) e Desempenho Escolar I e S. Conclui-se que tanto o desenvolvimento motor quanto o funcionamento executivo, podem influenciar no desempenho escolar, quando estes não forem devidamente desenvolvidos e se encontrando a baixo das recomendações da literatura, como evidenciado. Estudos desta natureza ainda são em pequeno número, sobretudo os estudos empíricos no contexto do cotidiano escolar dos estudantes; também se considera a relevância do trabalho mediante pesquisas similares internacionais e nacionais que demonstram a preocupação com o ainda presente dualismo corpo-mente na escola. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a emergente interface entre as áreas pedagógicas e da saúde, colaborando para que os profissionais do ensino discutam com maior propriedade os conceitos de sistemas bioecológicos, seus affordances, e àqueles afetos ao novo paradigma do embodied cognition, ou seja, da mente corporalizada, e desenvolvam oportunidades e estimulações de qualidade para o corpo/movimento das crianças na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pinheiro (UNEB), Dndº Marcus Túlio De Freitas, and Dndª Kathia Marise Borges Sales (UNEB). "A autonomia tecnológica nos processos de formação: oferta curricular semi-presencial em cursos presenciais de graduação." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 5, no. 9 (June 30, 2012): 34. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e9201234-50.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta e analisa a experiência da Universidade do Estado da Bahia - UNEB com a implantação de componentes curriculares na modalidade a distancia em seus cursos presenciais, associando essa experiência à possibilidade de criação e manutenção de objetos de aprendizagem emergentes da condição formativa de superação do contexto utilitário para o contexto de composições digitais baseadas na autonomia tecnológica. Desenvolve reflexões sobre os processos formativos desenvolvidos no ensino superior, relacionando as demandas contemporâneas de formação, o uso das TIC e o desenvolvimento da autonomia tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cesario, Raquel Rangel, Manuel Cesario, and Cibele Gomes dos Santos. "Alvorecer do Paradigma Sistêmico na Educação Médica." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 suppl 1 (2019): 305–13. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190116.

Full text
Abstract:
RESUMO A formação de médicos no Brasil seguia os moldes do projeto flexneriano até que o emergente Sistema Único de Saúde, com o diagnóstico da situação do setor saúde e a implantação de políticas de reorientação do modelo assistencial para um voltado à Atenção Básica, mostrou a necessidade de realinhar a formação médica às suas necessidades. As novas escolas médicas têm que iniciar com um modelo pedagógico que se utilize de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e as antigas escolas têm que se adaptar ao modelo proposto. Este momento de transição vem gerando conflitos, dificuldades, angústias, currículo oculto e incompreensões. Tal situação é decorrente da exigência de ultrapassagem de paradigmas para atuar no novo modelo pedagógico, sem, contudo, que as pessoas envolvidas tenham consciência disso. Vemos e interpretamos o mundo por meio dos nossos paradigmas, que agem como lentes que filtram o que enxergamos, estabelecem limites do que acreditamos, e influenciam nossas percepções e ações. Assim, o objetivo deste artigo é propor um olhar sobre conceitos e práticas neste momento de transição paradigmática, visando colaborar com a discussão e, principalmente, compreensão das incoerências, dificuldades e insucessos na implantação de projetos contemporâneos na área da saúde. O estudo das partes simples não é suficiente para entender o todo complexo, que deve ser estudado e compreendido em sua inteireza, a partir, inclusive, da sua relação com o outro. A instabilidade e a complexidade do mundo colocam em evidência a importância dos processos, do contexto de cada situação e das conexões sistêmicas entre todos os fenômenos. No emergente Pensamento Complexo, não cabem mais as contribuições isoladas de cada disciplina, mas exige-se o olhar e posicionamento interdisciplinar para buscar verdades construídas em conjunto, estabelecidas no contexto e na relação com o outro. Não se fala mais em saúde ou em doença, mas sim no processo saúde-doença; da mesma forma, o ensino e o aprendizado dão lugar ao processo de ensino-aprendizagem. Como característico em uma situação de transição paradigmática, há conflitos e diferenças de compreensão do mundo, que geram situações identificadas como crises. Vivemos sob a égide de dois paradigmas diferentes e simultâneos, que partilham conhecimentos e práticas: o Paradigma Newton-Cartesiano e o Paradigma Sistêmico. A partir da reflexão gerada por este artigo, espera-se que o leitor identifique o paradigma dominante em sua vida e seu posicionamento no contexto da transição paradigmática, compreenda os conflitos que enfrenta no seu trabalho e na sua vida, e se permita uma reorientação de rota, com vistas a viver melhor e atuar de forma mais coerente e saudável no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oliveira, Daiane Quadros de, and Roberta Schnorr Buehring. "LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO." Olhar de Professor 21, no. 2 (August 12, 2019): 227–40. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.21.14186.

Full text
Abstract:
No artigo se apresenta uma breve discussão sobre o uso do termo letramento na ciência e na estatística.Advoga-se que os processos de aprendizagem da leitura, de maneira crítica, não se restringem a componentecurricular de Língua Portuguesa e devem ocorrer na escola de forma contextualizada. Realiza-se a análise deum texto de divulgação científica da revista online Ciência Hoje das Crianças (CHC), a fim de identificar a suapotencialidade no que tange ao letramento científico e estatístico no ensino de ciências e da matemática. O texto foianalisado por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir deuma categoria a priori e uma emergente: linguagem matemática e estatística e relação entre ciência e tecnologia.Dentre os resultados podemos destacar que o texto permite trabalhar com conceitos importantes à linguagemestatística como média e intervalo; e permite problematizar compreensões sobre a atividade científico-tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Araújo, Maristela Midlej Silva de. "O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line." Revista Brasileira de Educação 12, no. 36 (December 2007): 515–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782007000300010.

Full text
Abstract:
No Brasil e no mundo os investimentos em educação on-line crescem cada dia mais. Nesse sentido, justifica a necessidade de investigações que sinalizem caminhos para práticas pedagógicas coerentes com as necessidades atuais de formação e com os princípios que articulam a relação entre o uso da tecnologia, as concepções de conhecimento e de educação implicadas nesse processo. Procurando refletir sobre essa articulação, este trabalho traz discussões acerca do pensamento complexo, dos pressupostos epistemológicos presentes nas teorias quânticas e biológicas, as quais apontam para a transformação do modelo instrucionista de aprendizagem, ao mesmo tempo em que propõem elementos para repensar a educação vigente ainda fundamentada nos princípios da ciência clássica, tão fortemente criticada pelas diversas correntes pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Bruna Antoniassi, Cássia Regina Fernandes Biffe Peres, Danielle Abdel Massih Pio, Maria José Sanches Marin, and Márcia Aparecida Padovan Otani. "Estudantes de enfermagem e medicina inseridos na prática profissional: percepção de equipes." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 8, no. 3 (August 16, 2019): 298. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i3.2395.

Full text
Abstract:
A Estratégia Saúde da Família constitui-se como uma reorganização do modelo de atenção em saúde e as mudanças na formação profissional são essenciais para a transformação da prática. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção de profissionais de saúde de equipes de Estratégia Saúde da Família sobre as atividades e a inserção dos estudantes de 1° e 2° anos dos cursos de Enfermagem e Medicina de uma faculdade pública. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e analisados com base na análise de conteúdo, modalidade temática. Os temas emergentes foram: O processo de inserção dos estudantes na equipe da ESF; O vínculo entre estudantes, famílias e equipe da ESF favorecendo a aprendizagem significativa e Desafios inerentes à formação profissional por métodos ativos de ensino-aprendizagem. Os profissionais acolhem as necessidades de aprendizagem dos estudantes e reconhecem que há troca de saberes. A inserção ocorre por meio da comunicação efetiva com a equipe. A presença do estudante na ESF é considerada como fator importante na construção do vínculo e facilitação do acesso ao serviço de saúde, entendidas como ferramentas prioritárias para o bom desenvolvimento do modelo de vigilância em saúde. As dificuldades de inserção no cenário foram atribuídas ao desenvolvimento inerente à aprendizagem ativa. Inserir, portanto, o estudante na ESF fortalece o que é preconizado para a formação atual das profissões da saúde, oportunizando a valorização da qualidade da assistência, a relevância do trabalho e, principalmente, o cuidado em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Dos Santos, Francisco Kennedy Silva, and Jacques Therrien. "EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E RACIONALIDADE PEDAGÓGICA: O ENSINO PELA PESQUISA EM SITUAÇÃO SITUDA." Revista Ensino de Geografia (Recife) 1, no. 1 (January 23, 2018): 112. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240417.

Full text
Abstract:
A reflexão que vamos desenvolver neste breve ensaio será um olhar sobre nós mesmos, professores em formação contínua, tendo a escola como lugar de pesquisa e que prefiro interpretar a escola como lugar de aprendizagem do professor. Esse texto pretende situar o paradigma da formação pela pesquisa no ensino superior e na educação básica, trazendo de forma particular os desafios e possibilidades para a o ensino de Geografia em seus diversos contextos face à fragmentação da relação ensino e pesquisa e seu rebatimento na docência. Tais reflexões centradas nas categorias de racionalidade pedagógica, aprendizagem e prática docente, compõem reflexões situadas que procuram compreender os processos de aprendizagem para a docência universitária e na educação básica (estreitando o velho hiato – Ensino Superior x Ensino Básico), viabilizados pelo trabalho docente inserido em contextos de pesquisa e sua contribuição para a compreensão das possíveis racionalidades emergentes a partir da relação ensino e pesquisa. Os processos e as dinâmicas de formação dos professores de geografia, no tocante ao ensino e a pesquisa, têm sido marcados por um vazio metodológico que tem levado à ações improvisadas e superficiais, propiciando que as atividades pedagógicas se guiem por aspectos técnicos e instrumentais dos conteúdos, limitando a pesquisa como princípio formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Kobayashi, Rika M., Marcos Antonio da E. Frias, and Maria Madalena Januário Leite. "Caracterização das publicações sobre a educação profissional de enfermagem no Brasil." Revista da Escola de Enfermagem da USP 35, no. 1 (March 2001): 72–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342001000100012.

Full text
Abstract:
Buscando publicações sobre educação profissional em enfermagem constatou-se que pouco se escreve a respeito. Considerando que a força de trabalho na enfermagem é constituída por profissionais de nível médio e a competência de sua formação é do enfermeiro, optou-se por levantar e caracterizar as publicações relacionadas ao ensino médio de enfermagem no Brasil. Os resultados mostraram a concentração das publicações na região sudeste, sendo os autores, enfermeiros atuantes em instituição de ensino. Os conteúdos abordaram temas emergentes do período relacionadas à qualificação pessoal, suas implicações educacionais, legais e políticas e sobre o processo ensino aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Martins, Daner Silva, Maria do Carmo Galiazzi, and Cleiva Aguiar de Lima. "As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)." Revista Exitus 10 (January 1, 2020): e020005. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1155.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma análise acerca das experiências escolares dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A presente investigação visa compreender os processos relativos ao ensino e à aprendizagem da disciplina durante a trajetória escolar destes estudantes, a fim de contribuir com outros alunos cegos e com a formação de professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com os medalhistas, no intuito de escutar suas histórias acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciados durante a Educação Básica. Para analisar os elementos emergentes das referidas falas, foi adotada a Análise Textual Discursiva. As barreiras impostas pela sociedade, o reconhecimento do outro e as especificidades da cegueira a partir do (re)conhecimento de si emergiram como elementos que compõem as categorias implicadas nestas experiências. A abordagem destes temas tem o potencial de contribuir com docentes em formação para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática para Cegos. Formação de Professores de Matemática. Educação Matemática Inclusiva. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Lemos, Silvana Donadio. "PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais." Revista Observatório 2, no. 4 (October 30, 2016): 394. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial2p394.

Full text
Abstract:
O presente artigo é o recorte do Relatório Técnico das Oficinas Teórico-Práticas do Curso de Formação Prouca-Tocantins, desenvolvidas com profissionais das escolas municipais, no período de agosto de 2013 a dezembro de 2014. Pretende-se relatar a proposta pedagógica de formação de professores e gestores das escolas municipais, para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a partir da utilização do laptop. Na sequência, apresentar a concepção de três oficinas e a sua recriação em três escolas municipais, dentre as 15 oficinas ofertadas no curso de formação. A metodologia baseou-se na análise do Relatório Técnico Teórico-Práticas do Curso de Formação do Prouca-Tocantins. Há evidências de que a inserção das TDIC e do laptop a partir de Projetos Temáticos impulsionou uma nova relação entre professores e estudantes, protagonistas e parceiros em equipes de trabalho. Há indícios de que a inserção das TDIC e do laptop nas práticas pedagógicas motivou os estudantes a pesquisar, ler, selecionar, organizar e compartilhar informações; dialogar; escrever em coautoria; e expressar os novos saberes em diferentes linguagens midiáticas, para sua publicação. Há evidências de que a formação contribuiu para minimizar a insegurança dos professores em integrar as TDIC e o laptop às práticas pedagógicas. Dentre os desafios, destacam-se os diferentes níveis de apropriação tecnológica e pedagógica dos profissionais das escolas. Apresenta-se, como indicador emergente, a continuidade dos estudos de formação dentro do contexto escolar, com um conjunto diferenciado de oficinas. PALAVRAS-CHAVE: Profissionalização docente. Tecnologias digitais. Inovação educativa. ABSTRACT This article is the cut of the Technical Report of the Workshop Theoretical and Practices Training Course of PROUCA-Tocantins , developed with professionals in the municipal schools from August 2013 to December 2014. The aim is to relate the pedagogical proposal of training teachers and managers of municipal schools for the pedagogical use of Information and Communication Digital Technologies (TDIC), from the use of the laptop. Further, the present design of two workshops and their recreation in three municipal schools, among the fifteen workshops offered in the training course. The methodology was based on the analysis of the Technical Report Theoretical-Practical Training Course of PROUCA-Tocantins. There is evidence that the inclusion of TDIC and laptop from Thematic Projects boosted a new relationship between teachers and students, actors and partners in work teams. There are indications that the inclusion of TDIC and laptop to pedagogical practices, motivated students to search, read, select, organize and share information, dialogue, co-authored write and express new knowledge in different media languages for publication. There is evidence that the training helped minimize the insecurity of teachers to integrate TDIC and the laptop to pedagogical practices. Among the challenges present, there are different levels of technological and pedagogical appropriation of school workers. It presents, as emerging indicator, the continuity of the studies of training within the school context, with a differentiated set of workshops. KEYWORDS: Teacher professionalization. Digital technologies. Educational innovation. RESUMENEste artículo es el corte del Informe Técnico del Taller de prácticas teóricas Prouca-Tocantins curso de formación, desarrollado con profesionales en las escuelas municipales a partir de agosto de 2013 hasta diciembre de 2014. El objetivo es relacionar la propuesta pedagógica de la formación maestros y directores de escuelas municipales para el uso educativo de las Tecnologías de la Información y Comunicación Digital (TDIC), a partir de la utilización de la computadora portátil. Además, el presente diseño de tres talleres y su reconstrucción en tres escuelas municipales, entre los 15 talleres que se ofrecen en el curso de formación. La metodología se basa en el análisis del informe técnico de repaso de Prouca-Tocantins curso de formación. Hay evidencia de que la inclusión de TDIC y un ordenador portátil de proyectos temáticos impulsó una nueva relación entre profesores y estudiantes, actores y socios en equipos de trabajo. Hay indicios de que la inclusión de TDIC y un ordenador portátil en las prácticas pedagógicas motivados a los estudiantes a buscar, leer, seleccionar, organizar y compartir información; el diálogo; escribir en coautoría; y expresar nuevos conocimientos en diferentes lenguajes de la comunicación para su publicación. Hay evidencia de que la formación ayudó a minimizar la inseguridad de los maestros para integrar TDIC y el ordenador portátil para prácticas pedagógicas. Entre los desafíos, se destacan los diferentes niveles de apropiación tecnológica y pedagógica de los trabajadores de la escuela. , Se presenta como ventana emergente, la continuidad de los estudios de formación dentro del contexto escolar, con un conjunto diferente de los talleres PALABRAS-CLAVE: La profesionalización docente; tecnologías digitales; innovación educativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Érica Natasha Duarte, Ednaldo Francisco Santos Oliveira Junior, and Maria da Glória Duarte Ferro. "Formação e prática didático-pedagógicas de professores dos cursos de Tecnologia em Radiologia." Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) 7 (March 29, 2021): e137021. http://dx.doi.org/10.31417/educitec.v7.1370.

Full text
Abstract:
O corpo docente dos cursos de Tecnologia em Radiologia é formado majoritariamente por Bacharéis e Tecnólogos, estes professores não têm em sua graduação, disciplinas voltadas à docência, portanto não são, profissionalmente, preparados para atuarem como professor na sua formação inicial. Dessa forma, é comum que dificuldades surjam no processo ensino-aprendizagem, especialmente no início da atividade docente. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as necessidades formativas para desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas de professores dos cursos de Tecnologia em Radiologia, analisando e refletindo sobre o perfil destes docentes relacionando ao processo ensino-aprendizagem emergentes das suas práticas em sala de aula. Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde procurou-se entender o perfil dos docentes dos cursos de Tecnologia em Radiologia e associar às suas práticas docentes e necessidades formativas. Foi realizado um estudo a partir de artigos publicados nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed no período 1998 a 2020 no idioma português, a partir da combinação dos descritores: Docente, Formação Inicial, Formação Pedagógica, Práticas Didático-pedagógicas, Processo Ensino-aprendizagem. Observou-se que o conhecimento pedagógico isoladamente não consegue tornar o processo ensino-aprendizado eficaz, uma vez que o domínio técnico e científico colabora ativamente com a construção das bases tecnológicas repassadas aos discentes. O professor do curso de Tecnologia em Radiologia precisará contemplar conhecimento científico, técnico, prático e pedagógico para aprimorar o desempenho em seu trabalho docente. É importante que o professor prossiga na formação continuada e faça um aprofundamento teórico-metodológico dos conhecimentos em sua formação profissional além da aquisição de conhecimentos pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Schäffer, Solange Regina, Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho, and Júlio Francisco Blumetti Facó. "FORMAÇÃO DE JOVENS APRENDIZES-TRABALHADORES: trabalho, acidentes e identidades profissionais." Revista Labor 2, no. 18 (August 28, 2018): 120. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v2i18.33511.

Full text
Abstract:
O Programa Jovem Aprendiz oportuniza a formação de jovens em determinada profissão, expandindo seus conhecimentos, por mais limitada que seja a formação profissional. A pesquisa qualitativa descritiva em andamento discute as coerções estruturais emergentes das práticas pedagógicas e dos discursos empregados por instituições formadoras dos aprendizes-trabalhadores, Camp e CIEE, parceiras de uma indústria automotiva de São Bernardo do Campo na preparação destes jovens para e no trabalho. Objetivando saber se a formação profissional no trabalho auxiliou um grupo de aprendizes, próximos a concluírem a aprendizagem, a se identificarem com as profissões escolhidas e se o tema acidente do trabalho foi suficientemente abordado, utilizou-se as técnicas de observação direta e dinâmica de grupo guiada por Roteiro de Entrevista. A interlocução sobre as falas dos aprendizes-trabalhadores quanto às suas identificações entre a teoria abordada pelas instituições formadoras e a práxis desenvolvida na indústria automotiva, e o sentido do tema Acidente do Trabalho, é mediada pela sociologia reflexiva de Anthony Giddens (2002). Os resultados apontam que para boa parte dos aprendizes não há correlação entre a parte teórica e a práxis laboral, sentem-se à parte da cultura organizacional da fábrica, reclamam que a disciplina da segurança do trabalho não considera os fatores psicossociais, e preferem ter um emprego ao acertar na escolha da profissão. AbstractThe Young Apprentice Program allows the training of young people in a given profession, expanding their knowledge, however limited vocational formation. The descriptive qualitative research underway discusses the emerging structural constraints of pedagogical practices and discourses employed by apprentices-workers training institutions, Camp and CIEE, partners of an automotive industry in São Bernardo do Campo in the preparation of these young for and at work. In order to know if the vocational training in the work helped a group of apprentices, to conclude the learning, to identify themselves with the professions chosen and if the subject of work accident was sufficiently approached, the techniques of direct observation and group dynamics were used guided by Interview Script. The interlocution of the learner-worker speeches as to their identifications between the theory approached by the training institutions and the praxis developed in the automotive industry, and the meaning of the Work Accident theme, is mediated by the reflective sociology of Anthony Giddens (2002). The results show that for most of the apprentices there is no correlation between the theoretical part and the labor praxis, they feel apart from the organizational culture of the factory, they complain that the discipline of work safety does not consider psychosocial factors, and prefer to have to employment in choosing the profession.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Miranda, Claudia, and Fanny Milena Quiñones Riasco. "Pedagogias decoloniais e interculturalidade: desafios para uma agenda educacional antirracista." Educação em Foco 21, no. 3 (April 12, 2017): 545. http://dx.doi.org/10.22195/2447-5246v21n320163186.

Full text
Abstract:
Esse trabalho se baseia em um constructo no qual a “decolonialidade” é a chave para a consolidação de outras visões sobre nossa autoformação e aprendizagens possíveis a partir das proposições que saem das configurações de resistência antirracista. Ganha centralidade as pedagogias decoloniais por fazerem parte de uma visão educacional emergente e que será mais bem compreendida quando alinhada aos estudos desenvolvidos no diálogo com os movimentos sociais na região conhecida como América latina. O intuito é discutirmos sobre as aprendizagens possíveis a partir do que nos é próprio. Apoiamo-nos em um amplo espectro de aportes que favoreceram o desentranhamento de um conjunto de saberes legitimados socialmente e que têm sustentado a crítica decolonial para propor outros modos de pertencimento. Sugerimos o enfrentamento de problemas relacionados com as diversas operações que facilitaram a configuração de um novo universo de relações intersubjetivas de dominação entre Europa e as demais regiões do mundo. Entendemos, com Catherine Walsh e Aníbal Quijano, que o pensamento decolonial assume o desafio de construir atalhos que inspiram a rebeldia e a desobediência por sugerir opções fronteiriças quando se trata de garantir a pluralidade, bem como outros lugares de conversa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Santos, Fabiene De Oliveira. "Letramento crítico no ensino de língua inglesa: uma ferramenta de poder emancipatória." Revista do Sell 8, no. 2 (December 18, 2019): 404. http://dx.doi.org/10.18554/rs.v8i2.4014.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca refletir sobre as contribuições que a relação entre o letramento crítico e o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, apoiada no diálogo com os estudos culturais sob a ótica do pensamento decolonial, podem possibilitar em prol de uma emancipação e de relações de poder e interculturais mais horizontais. Defende o letramento crítico no ensino de língua inglesa pautado nos estudos emergentes decoloniais, a fim de desenvolver no aluno a criticidade e favorecer a formação na língua inglesa como língua estrangeira na esteira da ideologia pela e para a ética, a justiça e o respeito. Inicialmente, apresenta considerações a respeito de letramento, destacando o letramento crítico na vertente do letramento ideológico. Em seguida, tece uma discussão sobre contribuições do letramento crítico no ensino de língua inglesa, à luz de estudos acerca da decolonialidade, realizados por pesquisadores do campo. Concluindo, a articulação proposta pode possibilitar um processo educacional que privilegie a consciência crítica e a reflexividade. O estudo sugere que o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, mediante o letramento crítico, através de uma prática de ensino com o dissenso e do desenvolvimento de uma tradução híbrida-relacional-empática, comunga com uma formação para a língua ética, democrática, emancipatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Casasanta Garcia, Ana Luiza, Karine Raquiel Halmenschlager, and Elizandro Maurício Brick. "DESINTERESSE ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O TEMA A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES." Revista Contexto & Educação 36, no. 114 (July 6, 2021): 280–300. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.280-300.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica a respeito da temática “desinteresse escolar” a partir do mapeamento de teses e dissertações que abordam o assunto. Metodologicamente, realizou-se uma revisão de literatura sistemática no banco de teses e dissertações da Capes, com a qual foram localizados 46 estudos. A análise foi realizada por meio da leitura do título e do resumo dos trabalhos, com base nas seguintes categorias emergentes: (1) desinteresse pela educação escolar; (2) implicações do desinteresse do aluno na atividade docente; (3) desinteresse como uma construção sócio-histórica; ligado a aspectos sociais e (4) desinteresse associado à indisciplina, abandono, evasão e desempenho escolar. Dentre os resultados, destaca-se que apesar da escola ser entendida como um espaço significativo para adquirir conhecimentos e ser uma “promessa para um futuro melhor”, a falta de interesse dos estudantes é um fenômeno presente e que marca tanto a trajetória escolar destes, quanto afeta a saúde mental do corpo docente. Foi possível inferir, ainda, que o desinteresse envolve diferentes dimensões, podendo estar relacionado tanto a disciplinas específicas quanto ao processo de aprendizagem escolar de modo geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima, and Brenna Souza da Silva. "A Química no Cotidiano: uma Sequência Didática como Ferramenta para a Aprendizagem de Conceitos Químicos Envolvidos nos Primeiros Socorros." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 21, no. 3 (December 17, 2020): 357–64. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p357-364.

Full text
Abstract:
Resumo A Química é uma ciência que envolve uma série de situações do cotidiano, como os mecanismos envolvidos nas ações de Primeiros Socorros. O presente estudo teve como objetivo relacionar as ações de primeiros socorros ao ensino de química. Este trabalho foi desenvolvido em uma Escola Estadual no município de Coari-Amazonas/Brasil. Foram utilizadas ferramentas qualitativas e quantitativas, sendo essas divididas em aplicação do questionário inicial, aula expositiva, apresentação de trabalhos, jogos didáticos, aula prática e questionário final. Pôde-se verificar a importância de metodologias que estimulem os alunos, tornando os conteúdos simples e didáticos, sendo aplicados a exemplos rotineiros. Concluiu-se que o ensino de química aliado à realidade dos estudantes, por meio da temática primeiros socorros, proporcionou uma aprendizagem mais eficiente e uma maior compreensão da aplicação das reações químicas nas atividades do cotidiano. Palavras chaves: Amazonas. Ensino de Química. Contextualização. AbstractChemistry is a science that involves a series of everyday situations, as mechanisms in First Aid actions. This research aimed to relate the emergency first aid in Chemistry teaching. This work was developed in a state school in Coari city, Amazonas, Brazil. Qualitative and quantitative methods were used, being divided in application of the initial questionnaire, lecture class, presentation of assignments, ludic activity, practical class and final questionnaire. It was possible to verify the importance of methodologies that stimulate the students to make the contents simple and didactic, being applied to routine examples. It was concluded that the chemistry teaching combined with the students’ reality through the thematic first aid provided an efficient learning and a greater understanding on the application of chemical reactions in daily activities. Keywords: Amazonas. Chemistry Learning. Contextualization. PLB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Arruda, Alberto Santos. "O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 6, no. 16 (April 30, 2019): 6–16. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v6i16.909.

Full text
Abstract:
As dificuldades dos estudantes que apresentam problemas referentes à matemática podem representar um desafio sujeito à investigação tanto da psicologia quanto da educação. O ensino formal de matemática em sala de aula é um processo que leva o estudante a evidenciar as regras e peculiaridades do próprio conhecimento matemático, construído em aulas notadamente orientadas pela concepção acadêmica de matemática. Por outro lado, o uso de matemática como uma ferramenta cultural pode ser observado em várias situações cotidianas que incluem as habilidades de contar, quantificar e fazer estimativas, denominadas de “sentido de número”. Enfocando o papel da escola na constituição de sujeitos capazes de construir significados complexos, este trabalho objetivou analisar a relação entre sentido de número e educação matemática em sala de aula a partir da perspectiva teórica de Vigotski, segundo a qual a aprendizagem da matemática é analisada em termos de como os signos matemáticos são postos em uso por professores e alunos em circunstâncias práticas. A sociogênese vigotskiana é bastante enfatizada em estudos sobre o desenvolvimento de operações cognitivas ou sobre os cenários da educação circunscritos à aprendizagem escolar e torna-se especialmente oportuna diante das dimensões culturais e educativas dos contextos de emergência da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP. Este ensaio teórico, apoiado em descrições e explanações sensíveis a aspectos fenomenológicos, como história e subjetividade, configurou-se como uma pesquisa qualitativa bibliográfica: qualitativa porque se debruçou sobre tema complexo, que ultrapassa as relações funcionais entre causa e efeito mensuradas matematicamente e ressalta a natureza simbólica da realidade (SEVERINO, 2007); e bibliográfica porque essencialmente corresponde a um levantamento de informações e contribuições já existentes, disponibilizadas por diversos autores em variadas publicações (GIL, 2009).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Medeiros, José Gonçalves, Analu Regis Fernandes, Raquel Pimentel, and Ana Carolina Seara Simone. "A função da nomeação oral sobre comportamentos emergentes de leitura e escrita ensinados por computador." Estudos de Psicologia (Natal) 9, no. 2 (August 2004): 249–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2004000200006.

Full text
Abstract:
Os métodos de alfabetização utilizados em sala de aula não têm diminuído os índices de repetência nas séries iniciais. Por essa razão, o presente trabalho enfocou o comportamento de leitura e escrita como objeto de estudo. Para isso, utilizou-se o programa Mestre@ (Goyos & Almeida, 1994). Os objetivos foram o ensino de um repertório de leitura e escrita, composto de palavras regularmente utilizadas nas séries iniciais, e o desenvolvimento e sistematização de um procedimento de ensino, via software. O procedimento utilizado foi o de exclusão. Foi solicitada a um grupo de alunos, a nomeação oral do estímulo modelo antes de escolher e/ou montar as palavras que estavam sendo ensinadas. Os resultados indicam uma alta probabilidade da aprendizagem sem erro das relações ensinadas bem como leitura das palavras de generalização, além de mostrar efeitos diferenciais entre os grupos, isto é, facilitação para o grupo sem o procedimento de nomeação oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

De Aragão, Rosália Maria Ribeiro, and Sheila Costa Vilhena Pinheiro. "Temas capitais da educação à distância: Nós e Entrenós que tecem a Rede da Formação de Professores." Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 6 (June 30, 2010): 144. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v6i0.1709.

Full text
Abstract:
Neste trabalho comunicamos um estudo decorrente de uma investigação qualitativa na modalidade narrativa que se funda em experiências formativas vividas durante interações em aulas de uma disciplina de fundamentos da educação a distância, integrante de um curso piloto de especialização para a formação de professores-tutores de ciências e matemáticas. Essa disciplina foi desenvolvida por três formadoras, dentre as quais a pesquisadora se inclui, em quatro turmas de alunos-professores de ciências e matemáticas no ensino fundamental, na educação infantil e nas séries iniciais. Dentre esses alunos-professores apenas 05 (cinco) de cada uma das quatro turmas, figuram como sujeitos desta pesquisa, selecionados a partir do maior nível e freqüência de reflexividade dos seus relatos autobiográficos. Nesta investigação objetivamos explicitar os saberes produzidos no processo de formação tutorial-docente passíveis de dar referência à construção de práticas diferentes e diferenciadas de formação docente a distância. A mobilização desses saberes foi acompanhada por meio de diários-de-bordo e de memoriais elaborados pelos alunos-professores, bem como de anotações pessoais de campo registradas in procesu durante dois ciclos de cinco dias, nos turnos da manhã e tarde. Os dados obtidos foram tratados em função de temáticas emergentes, expressas neste estudo em termos que incidem sobre ?paradigma‘, ?mudança‘, ?avaliação‘ e ?afetividade‘, pela consideração de importância que os sujeitos atribuíram a diferentes questões no âmbito da Educação a Distância, considerando a sua relevância no contexto educacional do tempo presente. A análise desses dados revela que, na ausência de situações reais, a reflexão sobre práticas simuladas que ensejam problemas autênticos da aprendizagem e da formação a distância pode mobilizar a produção de saberes vinculada à proposição de práticas formativas atualizadas e inovadoras no âmbito da Educação a Distância. Tais saberes são atinentes à compreensão dessa modalidade educativa com base em um paradigma emergente. Nesse sentido, o preconceito em relação a EAD torna-se passível de ser superado em função da garantia do desenvolvimento de outras/novas possibilidades formativas, através dessa modalidade, que impliquem concepções teórico-metodológicas e epistemológicas diferenciadas em termos de perspectiva paradigmática, formação, avaliaçãoTemas capitais da educação à distância: Nós e Entrenós que tecem a Rede da Formação de Professores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Durand, Ângela Malvina, and Isabel Krey Garcia. "PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: AS REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO DE ACORDO COM OS MODELOS MENTAIS." Investigações em Ensino de Ciências 25, no. 3 (December 26, 2020): 108. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p108.

Full text
Abstract:
A aprendizagem é um processo gradual e pessoal, que modifica o comportamento dos indivíduos. No âmbito educacional, a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird fornece um referencial que permite entender como o estudante pode refletir, raciocinar, utilizar estratégias de resolução de problemas. Também permite compreender o processo que favorece a construção de suas próprias representações mentais sobre os modelos conceituais trabalhados em aula, como por exemplo, das reações químicas de oxirredução, um conteúdo considerado abstrato e de difícil compreensão, tanto no ensino médio quanto superior. Deste modo, a presente pesquisa visa investigar como os principais periódicos de Ensino de Química e de Ciências vêm relacionando os modelos mentais e conceituais das reações químicas de oxirredução. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em vinte e um periódicos Qualis A1 e A2 de ambas as áreas, produzidos no período de 2008 e 2018. Após leitura exploratória do material, encontraram-se cinquenta e seis objetos de estudo, os quais foram separados em categorias definidas a priori e emergentes. No decorrer deste processo, os artigos foram então classificados em quatro níveis – Nível 1, Nível 2, Nível 3 e Nível 4 – conforme abordam as relações entre os modelos conceituais e mentais das reações de oxirredução. Do total de trabalhos analisados, em três é possível observar o quão distantes estão os modelos mentais dos estudantes dos modelos conceituais de oxirredução, além de averiguar quais suas principais dificuldades, equívocos e concepções ingênuas/alternativas sobre este conteúdo. Acredita-se que este trabalho possa contribuir na melhoria da compreensão do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos envolvidos nas reações químicas de oxirredução, servindo como subsídio para que a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird seja cada vez mais utilizada no Ensino de Química, além de dar suporte teórico às futuras pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rosa, Thaylles Leal da, Mayara Costa da Silva, and Rodrigo Sychocki da Silva. "Projeto PIBID e Atendimento Educacional Especializado: uma experiência com o uso de jogos e materiais concretos na construção de conceitos de Matemática pelos estudantes." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 6, no. 2 (July 28, 2020): e2001. http://dx.doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3965.

Full text
Abstract:
O presente texto emerge como um produto reflexivo a partir de um conjunto de experiências vivenciadas no âmbito do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID), ocorrido no espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A partir de demandas emergentes das aulas regulares de Matemática, considerou-se a possibilidade de elaborar materiais/aulas que fossem subsidiados no uso de jogos e materiais concretos. Para tal intento foram consultadas na literatura ideias que pudessem fundamentar a construção e uso dos materiais descritos no presente artigo. A fundamentação teórica utilizada perpassa por elementos característicos na legislação nacional, que envolve a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e, também, no uso de jogos e materiais concretos para a promoção de uma aprendizagem matemática reflexiva. A partir de uma metodologia de trabalho fundamentada em ações no AEE, observações sobre os participantes e anotações no diário de campo, foi possível refletir, sob uma perspectiva qualitativa, sobre o itinerário percorrido pelos estudantes participantes, relacionando-o com sua contemplação diante dos objetivos antecipadamente elaborados. A realização das ações do projeto também oportunizou realizar reflexões sobre a formação inicial do professor de Matemática, no que tange a sua apropriação das ideias e formas de trabalho pertinentes ao AEE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Segatto, Rodrigo, and Adriano Canabarro Teixeira. "UTILIZAÇÃO DO ROBÔ CUBETTO EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ÁREA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL." Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC 11, no. 1 (June 1, 2021): 219–36. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v11i1.390.

Full text
Abstract:
Cada vez mais, o avanço tecnológico do mundo moderno vem estreitando as relações entre a educação e as novas tecnologias, inserindo-as em sala de aula, seja com o professor ou com o aluno, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento. Neste cenário, a robótica é uma das tecnologias emergentes, composta por uma versatilidade capaz de proporcionar a interdisciplinaridade e tornar os estudantes agentes ativos em seu aprendizado. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi apresentar o processo de elaboração de um produto educacional (sequência didática), desenvolvido a partir de uma formação docente para professores da educação básica na área de robótica educacional, a qual utilizou o Robô Cubetto e seus blocos de código programáveis em um processo de formação continuada de professores através da realização de oficinas de capacitação. Assim, na perspectiva desse trabalho, entendeu-se que a formação docente realizada permitiu aos professores a apropriação da tecnologia robótica apresentada, de maneira estes perceberam uma ferramenta multidisciplinar, capaz de atrair a atenção dos alunos nas idades iniciais e motivá-los a resolver problemas complexos, possibilitando um fazer educacional diferenciado através de uma prática pedagógica incentivadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography