To see the other types of publications on this topic, follow the link: Aprendizagem por descoberta.

Journal articles on the topic 'Aprendizagem por descoberta'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Aprendizagem por descoberta.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Monteiro, Fábio Ferreira, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva Filho, and Wendell da Silva Cruzeiro. "Modelo 5E e aprendizagem por descoberta." Plurais Revista Multidisciplinar 6, no. 2 (July 14, 2021): 138–59. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212.

Full text
Abstract:
A abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bernardini, Silvia, and Leonardo Pereira Nunes. "APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA ESTUDANTES DE TRADUÇÃO:." Belas Infiéis 6, no. 1 (June 30, 2017): 145–62. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v6.n1.2017.11423.

Full text
Abstract:
Este trabalho tece uma revisão acerca da noção de aprendizagem por descoberta através do uso de corpora, inicialmente proposta nos anos 1990, e avalia seu potencial e suas implicações para a formação de tradutores na atualidade. Discute-se o arcabouço que subjaz essa abordagem no que concerne o aprendizado movido por dados, e promove-se uma articulação entre a instrução baseada em projetos e a instrução focada na forma, ambas em ambientes inspirados no socioconstrutivismo. São fornecidos exemplos de experiências autênticas de aprendizagem aberta, em que estudantes de tradução incumbem-se da compilação e consulta a corpora, o que, consequentemente, leva o professor a abandonar o tradicional e questionável posto de provedor onisciente de conhecimento para assumir um (mais condizente) papel de “especialista em aprendizagem”. Extrapolando o já corrente emprego de corpora em cursos cujo objetivo é fomentar competências temáticas, tecnológicas e de mineração de dados (via treinamento com a utilização corpora como instrumentos profissionais), o presente estudo lança luz sobre o seu uso enquanto ferramenta de aprendizagem aliada ao ensino de língua estrangeira para tradutores, e enfatiza seus potenciais de desenvolvimento das outras três competências do Mestrado Europeu em Tradução (EMT): linguística, intercultural e de prestação de serviços de tradução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Foltran, Maria José, Andrea Kn¶pfle, and Marcos Carreira. "A Gramática como Descoberta." Revista Diadorim 19, no. 2 (December 29, 2017): 27–47. http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a10669.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é rever a discussão sobre ensino de gramática, feita nos últimos anos no Brasil, argumentando que esse ensino pode contribuir sobremaneira para maior compreensão da língua materna e de línguas estrangeiras, desde que embasado em conhecimento científico. Nosso encaminhamento é que o ensino de gramática precisa trabalhar com duas acepções: a) a gramática possibilita entender por que uma expressão linguística significa o que ela significa; b) aprender gramática é aprender a explicitar regras que sabemos, mas que não são conscientes e, ao mesmo tempo, aprender a refletir sobre elas. Com a primeira acepção, argumentaremos contra a ideia de que a gramática não ajuda em nada na produção e compreensão de textos, tese amplamente defendida por alguns profissionais que defendem a aprendizagem da língua por meio de textos, apenas. Embora concordemos que o objetivo central do ensino de língua seja formar o cidadão, tendo por meta a leitura e compreensão de gêneros textuais, defendemos que a gramática tem um papel importante na aquisição desse conhecimento. Com a segunda acepção, demonstramos que o ensino de gramática é uma ferramenta única para explicitar um conhecimento interiorizado, permitindo um domínio maior em duas direções: a) desenvolver uma reflexão científica sobre um fato natural, a linguagem, por meio de uma metodologia que pode ser generalizada para qualquer outro campo científico; b) perceber o funcionamento das línguas naturais. Nessas bases, o ensino de gramática não pode mais ser entendido como ensino da modalidade culta, embora ninguém negue que possibilitar o domínio da vertente culta da linguagem seja atribuição da escola. Concluímos o trabalho mostrando a necessidade de separar ensino de gramática e ensino de língua culta. Somente assim o ensino de ambas pode fazer sentido e produzir resultados positivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues Alves dos Santos, Fabio, Melissa De Lima Macedo, and Ruth Maria Mariani Braz. "Acessibilidade nos Museus." Museologia & Interdisciplinaridade 9, no. 18 (November 21, 2020): 471–79. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9i18.30412.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo divulgar uma experiência exitosa de uma visita guiada ao Museu da Casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói). Este espaço de aprendizagem não formal por meio de visitações guiadas e abertas ao público, cumpre com um papel social, educativo e de disseminação cultural na vida das crianças e jovens que por lá passa. Quanto ao procedimento, trata-se de uma pesquisa de campo, como também uma pesquisa bibliográfica. Nos resultados apresentamos as URLs dos vídeos aulas produzidas, a partir desta visita, postados no Youtube, possibilitam a todos o acesso e equidade na aprendizagem dos conceitos de Física. Com isso uma visita guiada à Casa da Descoberta pode trazer frutos na vida de muitos, sendo uma prática exitosa; melhorando assim a qualidade de vida de todos e com todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Aline dos Santos Moreira de, Liliane Musumeci Ferreira, Marta Martins de Oliveira, and Pedro Carlos Pereira. "Plasticidade Neural, um caminho para a aprendizagem: breve análise." Research, Society and Development 10, no. 16 (December 18, 2021): e553101624103. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24103.

Full text
Abstract:
A educação relaciona-se com outras áreas de saber, assim como com a neurociência. Por intermédio da descoberta dessa e da plasticidade cerebral ou neural, pode-se revelar a complexidade da aprendizagem a nível biológico, assim como auxiliar o desenvolvimento de novas metodologias e formas de aprendizagem. Nesse contexto, o estudo visou analisar as relações entre plasticidade cerebral e aprendizagem, tendo a neurociência como ponto de partida. Para tal, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, feita em meio virtual e material, na qual foram pontuados os resultados e tecidos os diálogos entre as fontes, sendo esses expressos em dois tópicos em resultados e discussão. As conclusões e impressões da autora estão nas considerações finais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Jennyfer Alves, and Adjane Da Costa Tourinho e. Silva. "COMPREENSÕES DE ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO SOBRE DESCOBERTA: DISCUSSÕES EM TORNO DO EPISÓDIO DA DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM." Investigações em Ensino de Ciências 24, no. 2 (August 28, 2019): 56. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p56.

Full text
Abstract:
Na perspectiva da alfabetização científica, possibilitar a compreensão da Natureza da Ciência (NdC) tem sido um propósito assumido na comunidade de pesquisa, mobilizando uma discussão recorrente sobre currículos eficientes no sentido de proporcionar aos alunos a percepção de relevantes aspectos do processo de construção e legitimação das concepções científicas. Nesse sentido, a Abordagem Contextual é percebida como uma proposta promissora. Seguindo essa tendência, este artigo apresenta uma análise das discussões realizadas por alunos do Nível Médio da Educação Básica, junto à professora, sobre a descoberta da radioatividade, durante a aplicação de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) estruturada de acordo com a Abordagem Contextual. A análise busca evidenciar as distintas concepções dos alunos acerca da descoberta na ciência, que emergem ao longo das interações. A SEA compôs-se de nove aulas, que foram trabalhadas durante seis encontros. A discussão retratada no artigo acontece na aula 05, desenvolvida no terceiro encontro da SEA. Os dados registrados em vídeo foram mapeados dando origem a episódios, os quais foram definidos e transcritos, de acordo com a metodologia apresentada por Mortimer, Massicame, Tiberghien e Buty. A observação dos episódios possibilitou selecionar aqueles mais representativos da evolução das ideias dos alunos e submetê-los à Análise Textual Discursiva (ATD). A análise revela três principais categorias relacionadas ao conceito de descoberta: visualização do fenômeno, elaboração conceitual e construção coletiva. Verifica-se o compromisso dos alunos com uma concepção linear e empirista de ciência. Todavia, é possível perceber, ao longo da aula, a evolução da concepção de descoberta, aliada ao distanciamento de estereótipos a respeito da Natureza da Ciência. A discussão acerca das concepções dos alunos foi desenvolvida com referência em Kuhn, Alfonso-Goldfarb, Mathews, Cobern, Loving e Niaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Borges, Patricia Bisso Paz, Mara Elisângela Jappe Goi, and Jaqueline Pinto Vargas. "Isomeria: Uma descoberta de Jacob Berzelius sob o olhar de Larry Laudan." Research, Society and Development 10, no. 13 (October 20, 2021): e518101321535. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21535.

Full text
Abstract:
Neste trabalho buscou-se aproximar a epistemologia de Larry Laudan, que traz como pressuposto que o progresso científico está baseado na Resolução de Problemas, ao assunto de Isomeria, trabalho de pesquisa realizado por Jacob Berzelius. Este tema tem relevância no estudo da Química Orgânica, pois a isomeria é um fenômeno comum e retrata a diversidade de moléculas orgânicas que apresentam a mesma fórmula molecular, mas com propriedades e características estruturais diferentes. No entanto, seu ensino em sala de aula vem ocorrendo de forma fragmentada devido à dificuldade encontrada por professores e alunos em desenvolver a abstração necessária para compreender as suas mais diversas representações. Objetiva-se, a partir da compreensão da importância e da efetividade da descoberta realizada por Berzelius, relacionada à epistemologia de Larry Laudan, proporcionar que o assunto Isomeria possa ser abordado em sala de aula de forma mais compreensível, procurando, desta forma, minimizar as dificuldades entre o ensino e a aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Feitosa, Francenilde da Silva, Neidiara da Silva Feitosa, and Francisco Rubens Feitosa Júnior. "A aprendizagem na educação infantil através do lúdico." Educationis 9, no. 1 (February 1, 2021): 39–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3047.2021.001.0005.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisar a importância do lúdico na educação infantil e sua importância no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa retrata o lúdico e a caracterização do docente, por meio da perspectiva educacional, trazendo conceitos sobre seu papel sob a visão de diferentes autores. Para isso utilizou-se a abordagem qualitativa descritiva, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Concluir-se que é preciso que o docente permita que através de jogos e brincadeira as crianças demonstre suas necessidades e habilidades, e aprendam os mais diversos aspectos do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginaria, enfatizando que jogos e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento da criança. Neste contexto ressalta-se que o ensino é construído pela criança e o docente que cria situações que gera confiança para que a criança construa seu próprio conhecimento. Assim, a criança aprende enquanto brinca e ocorre à descoberta de si mesmo e do outro, além de desenvolver e construir sua realidade, tanto pessoal quanto social, por meio das brincadeiras, registrando sua capacidade social com o auxílio principalmente do docente. Portanto, é preciso que na brincadeira as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre os mais diversos aspectos do conhecimento, porque o brincar é importante e influência o seu desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Borba, Fabiane Inês Menezes de Oliveira, and Mara Elisângela Jappe Goi. "Jerome Bruner nos processos de aprender e ensinar Ciências." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 7, 2021): e1521019508. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.9508.

Full text
Abstract:
Neste trabalho enfatiza-se a teoria de Jerome Bruner por ele entender que a Resolução de Problemas é o ponto central para a construção do conhecimento humano. Este autor traz orientações sobre o desenvolvimento da criança, pautada na participação ativa do estudante para o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem. Assim, propõe-se a apresentar e discutir aspectos da teoria de ensino fundamentados nas orientações do autor que aprofunda a participação ativa da criança no desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, na aprendizagem através da descoberta, na exploração de novas alternativas de ensino e no currículo em espiral, levando em conta as fases do desenvolvimento da criança. Nesta concepção, os pressupostos teóricos do autor podem permitir uma formação de professores que valorize o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Borba, Fabiane Inês Menezes de Oliveira, and Mara Elisângela Jappe Goi. "Jerome Bruner nos processos de aprender e ensinar Ciências." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 7, 2021): e1521019508. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.9508.

Full text
Abstract:
Neste trabalho enfatiza-se a teoria de Jerome Bruner por ele entender que a Resolução de Problemas é o ponto central para a construção do conhecimento humano. Este autor traz orientações sobre o desenvolvimento da criança, pautada na participação ativa do estudante para o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem. Assim, propõe-se a apresentar e discutir aspectos da teoria de ensino fundamentados nas orientações do autor que aprofunda a participação ativa da criança no desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, na aprendizagem através da descoberta, na exploração de novas alternativas de ensino e no currículo em espiral, levando em conta as fases do desenvolvimento da criança. Nesta concepção, os pressupostos teóricos do autor podem permitir uma formação de professores que valorize o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Poliana Pereira da, and Carlos Alberto de Vasconcelos. "Smartphone e instagram: aliados do ensino da tabela periódica." REVISTA INTERSABERES 16, no. 37 (April 28, 2021): 6–26. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v16i37.1825.

Full text
Abstract:
Resumo O presente texto traz um recorte de uma dissertação que teve como objetivo geral compreender como a Cultura da Convergência (JENKINS, 2009), por meio de uma sequência didática (SD), pode contribuir para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da tabela periódica. Com o auxílio do smartphone e das redes sociais, a pesquisa — com abordagem qualitativa e descritiva (MINAYO, 2001; PRODANOV & FREITAS, 2013) e do tipo investigação sobre a prática (PONTE, 2002) — foi desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública de ensino, ao longo de sete encontros. Neste recorte, apresentamos as atividades desenvolvidas no 4º e 5º encontro com os alunos: o Concurso de Imagens, via Instagram, para confecção de uma tabela periódica gigante. A partir dos registros escritos pelos estudantes, das observações feitas pela professora/investigadora e dos materiais coletados através das redes sociais, no intuito de verificarmos as contribuições da SD, dois aspectos foram analisados : o papel assumido pela professora/investigadora e como a aprendizagem significativa se processou — por meio da recepção e/ou da descoberta (AUSUBEL, 1963, 2003). Diante dos resultados obtidos, verificamos que a Cultura da Convergência — em especial, a cultura participativa — aplicada ao ensino da tabela periódica contribui para que o professor assuma o papel de facilitador, supervisor e mediador no processo de ensino-aprendizagem; ademais, espera-se que o educador promova situações onde a aprendizagem significativa aconteça por meio da descoberta, ao procurar apoio em subsunçores solidificados nas estruturas cognitivas dos alunos. Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Cultura da convergência. Smartphone. Redes sociais. Ensino da tabela periódica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pereira, Ana Lucia, Arielin Dobzinski, Elen da Rosa Silva, Elisangela dos Santos Meza, Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Laila Andrade Stürmer, Lourdes Aparecida da Luz, and Taine Raisa Schneider. "Pensando sobre Matemática." Revista Thema 17, no. 3 (September 30, 2020): 791–811. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v17.2020.791-811.1712.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções sobre o significado da matemática para estudantes que participam de alguns programas de incentivo à aprendizagem da matemática, como: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP); Olimpíada Pontagrossense de Matemática (OPMat); Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI); e PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior). A pesquisa é de natureza qualitativa e os sujeitos são 260 estudantes que participam desses programas. Os dados foram coletados por meio de questionários, organizados e analisados por meio da análise de conteúdo, de onde foi possível identificarmos sete categorias: Matemática como algo desafiador, como uma conquista; Matemática relacionada a cálculos/raciocínio; Matemática com algo essencial; Matemática como algo prazeroso/agradável; Matemática como oportunidades; Matemática como descoberta; e, Matemática como sinônimo de inteligência. Nossos resultados apontam que o significado da matemática para esses estudantes que participam desses programas de incentivo à aprendizagem matemática, está atrelado a aspectos positivos do processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como àquilo que ela pode lhes proporcionar. Palavras-chave: Matemática; olimpíadas de Matemática; concepções de aprendizagem; sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cyrino, Eliana Goldfarb, and Maria Lúcia Toralles-Pereira. "Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas." Cadernos de Saúde Pública 20, no. 3 (June 2004): 780–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2004000300015.

Full text
Abstract:
Considerando os processos de mudança no ensino em saúde e a demanda por novas formas de trabalhar com o conhecimento no ensino superior, discutem-se dois caminhos metodológicos inovadores no ensino na área da saúde: a aprendizagem baseada em problemas (ABP) e a problematização. Descrevendo suas raízes teóricas, procura-se identificar os seus princípios orientadores. Enquanto propostas distintas, ambas contribuem para rever o processo de ensino-aprendizagem: a problematização, voltando-se para a construção do conhecimento no contexto de uma formação crítica; a ABP, voltando-se para os aspectos cognitivos do processo de construção de conceitos e apropriação dos mecanismos básicos da ciência. Tanto a problematização como a ABP levam a rupturas com a forma tradicional de ensinar e aprender, estimulando gestão participativa dos protagonistas da experiência e reorganização da relação teoria/prática. A crítica às possibilidades e limites de cada proposta, valendo-se da análise de seus fundamentos teórico-metodológicos, leva-nos a concluir que experiências pedagógicas apoiadas na ABP e/ou na problematização, podem representar um movimento inovador no contexto da educação na área da saúde favorecendo rupturas e processos mais amplos de mudança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pantoja Corrêa, João Nazareno, and Ducival Carvalho Pereira. "Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades." REMATEC 15, no. 15 (December 5, 2020): 228–44. http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2020.n15.p228-244.id295.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública federal no município de Tucuruí no Estado do Pará no Brasil, que objetivou analisar a validade de conclusões elaboradas por estudantes sobre aspectos de Poliedros a partir da realização de atividades experimentais sem que o professor tivesse apresentado o assunto anteriormente. O experimento obedeceu aos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados obtidos apontou que o ensino por atividade juntamente com uso de materiais manipuláveis possibilitou que os discentes enunciassem conclusões válidas sobre propriedades dos Poliedros. Além disso, foi observado que no experimento em questão, ocorreu uma maior compreensão na aprendizagem dos discentes durante a descoberta de relações/propriedade na exploração do objeto matemático estudado e as conclusões produzidas pelos participantes foram comparadas com resultados encontrados em livros didáticos do ensino médio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gonzatti dos Santos, Alana Driziê, and Maria do Socorro Oliveira. "“NOVA(S) DESCOBERTA(S) DO NOSSO BAIRRO”." PERcursos Linguísticos 10, no. 25 (October 31, 2020): 422–34. http://dx.doi.org/10.47456/pl.v10i25.30349.

Full text
Abstract:
Considerando a relevância da articulação entre as esferas escolar, familiar e comunitária, esta comunicação tem como objetivo discutir impactos de um projeto de letramento comunitário (PLC) no redimensionamento de práticas de fala, leitura e escrita no espaço escolar, a partir de enunciados produzidos por colaboradores no âmbito do projeto em análise. O aporte teórico desta investigação parte dos Estudos de Letramento, em especial a práticas de letramento e PLC, do Círculo de Bakhtin e da Nova Retórica, no que tange a considerações sobre os gêneros discursivos. A partir do paradigma qualitativo e da abordagem etnográfico-crítica, a geração de dados ocorreu em uma escola pública da capital potiguar, na promoção de ação de extensão, materializada como um PLC, intitulada “Nova(s) Descoberta(s) do nosso bairro: escola, família e comunidade”, tendo como colaboradores discentes de uma turma de primeiro ano de ensino fundamental, membros da equipe escolar, familiares de alunos e agentes comunitários do bairro de Nova Descoberta, onde a escola é situada, e de seu entorno. A ação teve como produto um e-book, em que os saberes locais dos colaboradores estão apresentados a partir de suas produções, orais, escritas e multissemióticas, em gêneros discursivos como relatos, entrevistas, apresentação, histórias, comentários e outros. A análise desses enunciados demonstra, entre diferentes aspectos, as questões sociais próprias do bairro, os interesses e as motivações dos sujeitos da pesquisa, as implicações do PLC na aprendizagem, a distribuição de tarefas em trabalhos colaborativos, o papel da escrita de promover acesso a novos mundos e as experiências culturais construídas a partir dos discursos dos colaboradores, mobilizados como ferramentas de atuação na vida social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lima, Louise, and Ariana Cosme. "Ensinar, aprender e avaliar como processos integrados na produção de saberes numa aula orientada pela Metodologia de Resolução de Problemas." Educação, Ciência e Cultura 23, no. 2 (October 2, 2018): 123. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i2.4478.

Full text
Abstract:
Assumimos que ensinar, aprender e avaliar são três processos integrados que devem ocorrer simultaneamente durante a produção de saberes numa aula orientada pela Metodologia de EnsinoAprendizagemAvaliação através da Resolução de Problemas (Metodologia). Nesta orientação pedagógica, o problema é o ponto inicial para se ensinar e um veículo para a aprendizagem e, por isso, há o reconhecimento e a valorização pelo processo de aprendizagem dos alunos e não somente pelos produtos obtidos, estimulando o seu envolvimento e participação ativa neste percurso. A aprendizagem ocorre por descoberta, por meio da interação entre pares e é fomentada pelo trabalho nas comunidades de aprendizagem. A avaliação possui caráter formativo, (re)orientando práticas docentes e discentes. Neste estudo, partilhamos um recorte das reflexões realizadas no desenvolvimento de uma tese de doutoramento. A revisão bibliográfica teve em conta a vasta literatura relativa às teorias da aprendizagem e avaliação, já que o objetivo deste artigo é situar os pressupostos teóricos desta Metodologia, com sua devida articulação e estabelecer a relação entre a intervenção educativa dos professores e o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, pretendemos: a)Justificar a necessidade de uma metodologia alternativa, baseado na premência de uma mudança de paradigma educacional; b) Argumentar sobre a necessidade da integração “Ensino-Aprendizagem-Avaliação”; c) Discutir os significados que o termo “Resolução de Problemas” pode assumir; d) Contribuir para um aprofundamento teórico a partir da articulação das teorias de aprendizagem e da avaliação com o trabalho desenvolvido por meio desta proposta metodológica; e) Apresentar um roteiro de orientação para o trabalho pedagógico em uma aula assente na Metodologia. Esperamos que, por meio da apresentação aqui realizada, os que se interessem pelo tema possuam maior esclarecimento, de maneira que sua prática beneficie os reais sujeitos de toda a ação educativa: os alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Barbosa, Marily Oliveira, Arlete Rodrigues dos Santos, and Luís Paulo Leopoldo Mercado. "Webgincana como estratégia de ensino aprendizagem no ensino superior." Revista EDaPECI 14, no. 2 (August 30, 2014): 339–52. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.22188.339-352.

Full text
Abstract:
A webgincana consiste numa atividade de pesquisa realizada mediante recursos e informações encontradas na internet, pelos alunos, em fontes previamente selecionadas pelo professor. Segundo Barato (2012) a webgincana se assemelha a caça ao tesouro, mas, diferencia-se desta ao oferecer além das questões, missões e desafios que orientam os alunos na construção de conhecimentos, não sendo apenas descoberta das informações na internet. A webgincana quando bem planejada, pode tornar-se uma atividade enriquecedora, pois além de capacitar os alunos a fazer leituras rápidas, mas criteriosas, de textos e imagens da internet, fomenta o interesse tanto do assunto que começa a ser abordado no programa de estudo, como também em atividades de consolidação e avaliação da aprendizagem, além de propiciar, dada a sua interatividade, o uso cooperativo da informação, problematização, e aplicação crítica dos elementos do currículo abordados na sala de aula. Esta estratégia ao propor questões curiosas, surpreendentes, instigantes e lúdicas, além de proporcionar prazer do jogo, gera conversas atraentes sobre o assunto, imaginação, gosto pela pesquisa e interesse por parte dos alunos. Palavras-chave: Webgincana. Ensino superior. Estratégias de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Goulart Castro, Sandro Benício, São João Pirabas, and Ana Kelly Martins Silva. "Critérios de divisibilidade à luz do ensino por atividades." REMATEC 15, no. 15 (December 5, 2020): 209–27. http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2020.n15.p209-227.id294.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de um estudo baseado no ensino de matemática por atividades desenvolvido com estudantes do 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública do município de São João de Pirabas, cidade localizada no nordeste paraense, que objetivou analisar a validade de conclusões produzidas por estudantes sobre critérios de divisibilidade a partir de atividades de redescoberta. O experimento obedeceu às seguintes etapas: diagnóstico, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados se deu através da comparação dos registros das observações e conclusões feitas pelos discentes ao final de cada atividade com o enunciado de alguns livros didáticos sobre tais critérios de divisibilidade. Entre os principais resultados obtidos podemos destacar o bom desempenho dos estudantes no que diz respeito às observações e conclusões que foram apresentadas no final de cada atividade, além de mostrarem-se capazes de resolver questões relativas ao assunto, que lhes foram propostas ao término da experiência. Por isso pudemos concluir que as atividades causaram impactos positivos na aprendizagem dos estudantes, ajudando-os na descoberta de regras referentes às divisibilidades por dois, dez, cinco, quatro e oito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Brito, Dayane Wellén Silva, Alexandra Nascimento de Andrade, and Huanderson Barroso Lobo. "A CRIANÇA E A TECNOLOGIA DIGITAL: BRINCANDO E APRENDENDO CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 9, no. 2 (August 22, 2021): e21049. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v9i2.11116.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possíveis articulações das tecnologias digitais na educação, destacando, nesta pesquisa, as mesas educacionais chamadas Mundo das Descobertas ao desenvolvimento das ciências com/por e para as crianças, pois elas são sujeitas de direitos, dotadas de inteligência, emoções e sentimentos; capazes de observar, registrar informações, argumentar, debater, fazer escolhas e expressar-se em diferentes linguagens. A escolha das mesas educacionais Mundo da Descoberta se deu por fazer parte de um projeto da Secretaria Municipal de Educação (SEMED /Manaus) aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O destaque aos conhecimentos das ciências foi uma decisão, mediante a uma votação das crianças pelo jogo “No tempo dos dinossauros”. A investigação realizada perpassou por uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de uma intervenção pedagógica organizada mediante a uma sequência didática. O presente estudo abordou temáticas sobre as tecnologias digitais na educação e práticas pedagógicas envolvendo vivências/experiências e brincadeiras sobre curiosidades científicas de Paleontologia na Educação Infantil (EI), oportunizando as crianças explorarem algumas curiosidades sobre os Dinossauros. A pesquisa foi realizada em um CMEI, localizado na zona leste de Manaus, com crianças do 1º período. As atividades realizadas nas Mesas Educacionais possibilitaram às crianças a aproximação das tecnologias digitais e uma aprendizagem mais satisfatória, acompanhada de um processo de práticas pedagógicas que buscou envolver a linguagem científica e tecnológica digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Quintino de Oliveira Junior, Rogerio Luiz. "O método de Cavalieri e a área sob a ciclóide: apontamentos." Cadernos do IME - Série Matemática, no. 16 (July 15, 2021): 94–103. http://dx.doi.org/10.12957/cadmat.2021.58170.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivos principais apresentar um breve relato histórico de um resultado muito usado em geometria: o Princípio de Cavalieri, além de uma das mais belas demonstrações já feitas, à época de sua descoberta: o valor da área sob a ciclóide, por Roberval. É notório como este princípio é mostrado aos alunos sem nenhuma argumentação plausível, na maioria das vezes. Isto ocorre muito por falta de preparo do próprio professor de Matemática. Desta forma, este trabalho pretende também relembrar a definição da ciclóide e despertar o interesse do professor-leitor neste tão importante método da Matemática para que ele se sinta capaz de promover uma aprendizagem significativa em seus alunos e despertar seu próprio interesse em produzir aulas com conteúdos que fujam do ensino tradicional já tão defasado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Camargo das Neves, Andressa Soares de, José Manoel Amadio Guerreiro, and Gisele Regina de Azevedo. "Avaliando o portfólio do estudante: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 21, no. 1 (March 2016): 199–220. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772016000100010.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste estudo é analisar e adaptar um Questionário de Avaliação de Portfólio do Estudante na Área de Atenção Primária à Saúde, para uso de estudantes e professores de uma instituição de ensino superior (IES) e detectar a percepção do estudante de graduação sobre a definição de portfólio, suas vantagens e desvantagens para ser usado no ensino superior. O Questionário de Avaliação de Portfólio do Estudante na Área de Atenção Básica à Saúde, foi submetido à avaliação de juízes do programa do Instituto FAIMER-Brasil e professores de uma IES por meio da aplicação de um instrumento que continha na Escala de Likert de 4 e 6 pontos e seu conteúdo foi revisado e adaptado para a realidade da IES estudada. Na descoberta da percepção dos estudantes do 2º ano dos Cursos de Medicina e de Enfermagem sobre o tema portfólio utilizou-se a técnica de entrevista grupal estruturada, gravada por áudio. O escore da Escala de Likert abrangeu um conceito “BOM” e “MUITO BOM” com um nível de confiabilidade de 0,8 a 0,9 (Alpha de Cronbach) entre os juízes e professores. Entre os principais achados nos relatos apresentados por estudantes e professores destacou-se a necessidade da realização de capacitação teórica sobre o tema “portfólio” e a possibilidade de padronização de um Questionário de Avaliação de Portfólio do Estudante na Área de Atenção Primária à Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lucena Ferreira, Líbna Naftali. "IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical." Revista Práxis: saberes da extensão 5, no. 10 (September 26, 2017): 50. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p50-57.

Full text
Abstract:
<p>O presente texto trata de um relato de experiência de ensino, aprendizagem, vivência e experimentos com a linguagem musical por meio do desenvolvimento do projeto intitulado IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical. O projeto teve como propósito levar a música para o contexto escolar de instituições de ensino públicas da região do Brejo Paraibano situadas em áreas de risco social, por meio de apresentações do grupo musical do IFPB Campus Guarabira, IFMusic. Além de oferecer <em>workshops</em> de teclado, violão e canto para os alunos das escolas, ministrados pelos componentes da banda. Compreendendo que a música é uma linguagem artística muito presente no cotidiano, sendo um importante meio de comunicação e expressão existente em nossas vidas, há a necessidade de fazer parte do currículo e do contexto escolar. Trabalhar música no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens e permitir a descoberta de novos caminhos de aprendizagem, é antes de tudo, trabalhar com a sensibilidade humana, de uma forma prazerosa e saudável para as crianças, adolescentes e jovens. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rocha, Diego Pires, Kleiton Giliarde Almeida da Silva, Iracema Hermes Pires de Mélo Montenegro, and Paulo Adriano Schwingel. "Métodos alternativos para o ensino da anatomia humana: revisão sistematizada." Research, Society and Development 10, no. 16 (December 14, 2021): e370101623641. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23641.

Full text
Abstract:
As metodologias alternativas para o ensino-aprendizagem têm se destacado no ensino da anatomia, pois, permite ao aluno um papel ativo no processo de aprendizagem o que é a procura do ensino por descoberta, buscando assim superar as limitações do ensino. Visando revisar sistematicamente na literatura os métodos didáticos mais utilizados na anatomia, foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed. Foram incluídos artigos originais que trabalharam a anatomia humana no ensino superior presencial, desde que tratassem o processo ensino-aprendizagem utilizando modelos educacionais alternativos. Foram encontrados 180 artigos no cruzamento dos seguintes descritores: “human anatomy”, “higher education”, “teaching” e “educational models”; dos quais 26 deles foram selecionados. Os estudos analisados demostraram a falta de continuidade nas pesquisas sobre a utilização de métodos alternativos no ensino de anatomia, e que a maioria desses trabalhos publicados são de instituições internacionais. Dos métodos de ensino citados nos estudos, foram variados envolvendo em sua maioria, as metodologias ativas. Os métodos de ensino de dissecação cadavérica e impressões 3D se destacaram quando comparadas com outras alternativas de ensino. Diante disso, os estudos identificados sobre metodologias alternativas para o ensino da anatomia humana indicam a eficiência desses métodos por estimularem a satisfação do discente pela disciplina e pelo aprendizado significativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza, Simone de, and Valdeni Soliani Franco. "Geometria na educação infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano." Ciência & Educação (Bauru) 18, no. 4 (2012): 951–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132012000400013.

Full text
Abstract:
Refletir sobre os conhecimentos de geometria do professor de educação infantil e as concepções epistemológicas que fundamentam suas condutas pedagógicas foi o objetivo de nossa pesquisa. A análise dos discursos indicou boa vontade das professoras para o trabalho geométrico, entretanto o desconhecimento da geometria enquanto teoria e a enraizada concepção epistemológica empirista, reportaram à ideia de que este conhecimento está nos objetos, bastando sua manipulação para que haja aprendizagem. Assim, caberia às crianças, por meio de estímulos e da organização dos materiais manipuláveis pelos docentes, a descoberta das formas geométricas presentes no mundo que as rodeia. Buscamos, na epistemologia genética de Jean Piaget, as bases sólidas para contribuições à reflexão e atuação de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Lima, Francisco Renato. "Dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica na pré-escola." Journal of Social Sciences, Humanities and Research in Education 1, no. 1 (June 30, 2018): 9–17. http://dx.doi.org/10.46866/josshe.2018.v1.n1.33.

Full text
Abstract:
As reflexões apresentadas neste texto buscam situar o leitor acerca da construção do fenômeno da aprendizagem, processo de natureza biológica, social e cognitiva, o qual, visto sob o ângulo formal e sistêmico da escola regular, está imbricado de uma interconexão entre as práticas, os mecanismos e as estratégias de ensino e as efetivas condições do aprender, ou seja, a situação real do sujeito aprendente. Com base nisso, este estudo tem o objetivo de analisar o processo educativo na pré-escola, avaliando a prática docente de intervenção pedagógica nas dificuldades de aprendizagem da criança da pré-escola, nos aspectos cognitivo, afetivo, social e físico. Essa discussão parte de uma revisão bibliográfica de literatura, de abordagem qualitativa, na leitura de documentos legais do Ministério da Educação (MEC) e autores como Correia (2004/2006), Fonseca (1995), Smith; Strick (2001), entre outros, os quais, postos em diálogos, fazem funcionar, na teoria, aspectos que espelham as vivências de ensino, nas práticas escolares. Tais considerações consideram a necessidade de assumir posturas pedagógicas que estabelecem, de forma criativa e estimuladora, as oportunidades de construção de uma educação democrática e transformadora da realidade. E, portanto, diante desse processo, que envolve a aprendizagem ou (não) aprendizagem, o fazer docente deve considerar as particularidades e as razões que podem está causando algum déficit na aprendizagem da criança na pré-escola, fase tão importante e determinante na vida estudantil, buscando desenvolver estratégias que deem sentido a aprendizagem, conduzindo o aprendiz pelo caminho da descoberta de novos rumos do saber e potencialidades, até então não exploradas. (Imagem de Aamir Mohd Khan por Pixabay)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Thales Fabricio da Costa e., and Kevin Ferreira Corcino. "“TDAH depois de grande?” Implicações da descoberta tardia do TDAH em uma estudante universitária." Revista Brasileira de Educação e Saúde 10, no. 4 (November 14, 2020): 69–77. http://dx.doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8281.

Full text
Abstract:
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que impacta a vida de crianças, adolescentes e adultos. Na ausência de uma conduta adequada por parte de familiares e agentes escolares que lidam com crianças com TDAH, muitas destas terminam enfrentando desafios ao longo da vida, ultrapassando as tradicionais dificuldades identificadas na infância. Neste sentido, esta produção tem o objetivo de apresentar as implicações da descoberta tardia do diagnóstico de TDAH em um adulto, a partir do estudo de caso de uma universitária. As discussões partem do relato de experiência de um psicólogo que acompanhou a estudante em uma universidade pública federal. A análise deste caso revela os desafios educacionais enfrentados pela jovem desde os primeiros anos de escolarização até a formação universitária, bem como as fragilidades do processo de medicalização que atravessa a sua experiência de vida. O trabalho convida professores, familiares, psicólogos e outros agentes educacionais a pensarem o adequado manejo de casos de indivíduos que apresentem dificuldades de aprendizagem - sejam elas decorrentes de transtornos psicológicos e/ou outras problemáticas inerentes ao processo de escolarização - a partir de mecanismos de incentivo às potencialidades do sujeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dias, Cristiane de Fátima Budek, Caroline Subirá Pereira, Juliane Budek Dias, Guataçara dos Santos Junior, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, and Awdry Feisser Miquelin. "É Possível Ensinar Estocástica para Crianças da Educação Infantil? Uma Análise à Luz da Teoria de Bruner." Bolema: Boletim de Educação Matemática 34, no. 66 (April 2020): 157–77. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a08.

Full text
Abstract:
Resumo Conceitos estocásticos são considerados complexos para serem ensinados para crianças, porém são importantes para a atuação cotidiana e demandam tempo para o desenvolvimento. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de uma prítica pedagógica, desenvolvida para ensinar Estocística, a crianças da Educação Infantil, à luz da teoria de ensino de Bruner. A prítica foi aplicada em duas turmas de Educação Infantil, compreendendo a faixa etária de 3 a 5 anos. Os dados foram coletados por meio de gravações de vídeo, registros fotogríficos e de narrativa da professora das turmas. Para a anílise, optou-se pela metodologia da Anílise Textual Discursiva. Os resultados sugerem que a prítica contribuiu para o avanço no desenvolvimento intelectual das crianças, possibilitou a aprendizagem por descoberta, atendeu a todas as crianças e auxiliou na formação de conceitos estocásticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rodrigues, Jéssica, Daniel Clark Orey, and Milton Rosa. "Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula." TANGRAM - Revista de Educação Matemática 4, no. 1 (March 29, 2021): 24–45. http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12813.

Full text
Abstract:
A proposição do projeto das Trilhas de Matemática pode ser considerada como uma proposta pedagógica em que os professores utilizam práticas extraescolares para que os alunos possam perceber o conhecimento matemático aplicado em tarefas realizadas fora das salas de aula, em pontos específicos nas ruas de sua cidade. Assim, existe a necessidade do desenvolvimento de módulos de atividades matemáticas extracurriculares, que têm como objetivo tornar os alunos, ativos e críticos nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática por meio de uma análise crítica e reflexiva dos próprios ambientes sociocultural e natural. Esse artigo examina as possíveis relações de uma proposta metodológica focalizada na Etnomodelagem por meio do Programa Etnomatemática e nos pressupostos da Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural, que buscam auxiliar os alunos na leitura de sua realidade para direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Assunção, Carlos, and Carla Araújo. "Linguística de corpus: teoria, perspetivas metodológicas e ensino das línguas." Filologia e Linguística Portuguesa 21, no. 2 (December 31, 2019): 271–88. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v21i2p271-288.

Full text
Abstract:
A palavra ‛corpus’ reveste-se de ambiguidade, uma vez que diz respeito, por um lado, a um conjunto de dados e, por outro, a um conjunto de métodos. Em relação ao sentido de conjunto de dados, verifica-se que todos os linguistas são potenciais utilizadores de corpora, já que a Linguística é uma disciplina empírica. Os métodos sobre corpora, construídos a partir de simples concordâncias, são especialmente estatísticos e/ou probabilísticos. O contexto contemporâneo de ensino-aprendizagem das línguas impõe o desenvolvimento e a disponibilização de recursos didáticos, como as bases de dados que sirvam de suporte às exigentes e rigorosas práticas pedagógicas da conjuntura educativa do século XXI. Simultaneamente, este recurso permite ainda ao professor obter as competências necessárias para fomentar junto dos alunos uma atitude crítica e reflexiva sobre a língua, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de observação e análise da língua num processo de descoberta do seu sistema de funcionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Vidal, Francisco Aureliano, and Kíssia Carvalho. "ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 5, no. 14 (August 25, 2018): 181–90. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.229.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma pesquisa, ainda em andamento, que consiste em fazer um estudo da obra Arithmetica Infinitorum de John Wallis (1616-1703), publicada em 1655, na qual analisamos a aplicação da abordagem utilizada pelo autor na perspectiva de fazer uma conexão com o ensino nos dias de hoje, além de investigar sua efetividade em sala de aula para a aprendizagem de conceitos relacionados ao Cálculo Diferencial e Integral, procurando em sua metodologia elementos que possam contribuir para uma forma de ensino do Cálculo baseado mais na descoberta do que no rigor característico dessa disciplina. Desta forma procuramos compreender a forma inovadora de Wallis tratar algumas questões relacionadas ao Cálculo Diferencial e Integral, investigar como é realizada a abordagem de alguns de seus conceitos e relacioná-los com o ensino atual. Esse trabalho se fundamenta essencialmente nos estudos realizados nos últimos anos por pesquisadores interessados na área da História da Matemática que defendem o uso da História da Matemática como recurso a ser incorporado na sala de aula além de levar em consideração o que sugerem alguns documentos oficiais brasileiros em relação ao ensino da Matemática (PCN, DCN, OCM, etc.). Os resultados apurados apontam que esta obra foi de grande influência nas descobertas posteriores sobre os principais conceitos do Cálculo Diferencial e Integral. No nosso caso específico, até então, verificamos apenas a presença de comentários a respeito da obra Arithmetica Infinitorum e de seu autor em dois livros clássicos de História da Matemática e também em um artigo específico sobre este tema. Ao analisar estas obras, percebemos certas características específicas deste autor que podem ser de grande utilidade ao estudar questões relativas ao ensino nos dias atuais. Espera-se que esta pesquisa possa facilitar a compreensão dos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral e assim contribuir para o seu ensino e, consequentemente para a sua aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Dos Anjos Pereira, Tatiane Marina, and Maria Terezinha Bellanda Galuch. "O garoto selvagem: a importância das relações sociais e da educação no processo de desenvolvimento humano." Perspectiva 30, no. 2 (November 30, 2012): 553–71. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2012v30n2p553.

Full text
Abstract:
Partindo do pressuposto de que o processo de hominização ocorre na medida emque o indivíduo, vivendo em comunidade, se organiza sob as bases do trabalho,submetendo-se às leis sociais e históricas, o presente estudo analisa o filme francêsO garoto selvagem (L’enfant sauvage), de 1969, cuja narrativa pauta-se na históriaverídica da descoberta, em 1797, de um garoto com idade entre 11 e 12 anos, que nãodemonstrava resquícios do contato com a sociedade humana. Considerando a relaçãoque se estabelece entre os processos de desenvolvimento e aprendizagem, configuradosnuma situação incomum de total isolamento social, refletiu-se sobre as dificuldades eos avanços relatados pelo médico Jean Marc Itard, em relação à reeducação do “garotoselvagem”. Nesse sentido, a perspectiva histórico-cultural subsidiou a análise sobre opapel desempenhado pela educação nos processos de hominização e desenvolvimentocognitivo do garoto, ponderando as mudanças experimentadas por Victor, em meioàs sucessivas tentativas de socialização impetradas por seu tutor. Anseia-se, assim,contribuir com as discussões fomentadas por autores como Banks-Leite e Galvão(2000a; 2000b); Gonçalves e Peixoto (2001); Dias (2007); Feijó (2007), entre outros.Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Cultura. Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Andrade, Alexandra Nascimento de, and Augusto Fachín Terán. "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NO LAGO DO SACADO, IPIXUNA, AM." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 8, no. 3 (December 10, 2020): 752–65. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10316.

Full text
Abstract:
O uso de espaços externos à sala de aula é cada vez mais frequente como ferramenta de apoio para a aprendizagem de conteúdos científicos que envolvem o campo das Ciências Naturais. Nosso objetivo foi demonstrar a importância de trabalhar com o ensino de Ciências em espaços não-formais, durante o período de formação de professores, por meio do uso de práticas pedagógicas, relacionadas ao seu cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada durante atividades práticas vivenciadas no Lago do Sacado, na cidade de Ipixuna - AM. O trabalho foi desenvolvido com 42 alunos, do 6º período de Pedagogia, na disciplina “Metodologia do Ensino / Aprendizagem de Ciências na Educação Infantil e nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental”, do Programa de Formação de Professores da Educação Básica, da Universidade Estadual do Amazonas – Parfor/UEA. Os resultados desta experiência pedagógica apresentam o Lago do Sacado como meio/ferramenta para o estudo de diversos temas, relacionados ao cotidiano da comunidade, trazendo momentos de reflexão, curiosidade e descoberta, tornando o aprendizado significativo e demonstram a importância de práticas que utilizam espaços não-formais na formação de professores, proporcionando momentos formativos que poderão ser aplicados, no futuro, em suas aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Celso Bilynkievycz dos, Luiz Alberto Pilatti, Bruno Pedroso, Deborah Ribeiro Carvalho, and Alaine Margarete Guimarães. "Previsão do Índice de Desenvolvimento Humano e da expectativa de vida nos países da América Latina por meio de técnicas de mineração de dados." Ciência & Saúde Coletiva 23, no. 11 (November 2018): 3745–56. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.26142016.

Full text
Abstract:
Resumo A previsibilidade de indicadores epidemiológicos pode contribuir na projeção de variáveis dependentes, auxiliar em tomadas de decisões para sustentar ou não políticas públicas e justificar o cenário vivido pelos países e o mundo. O artigo tem por objetivo predizer o Índice de Desenvolvimento Humano e a expectativa de vida nos países latino-americanos no período de 2015 a 2020, utilizando técnicas de mineração de dados. Foram percorridas as etapas do processo Descoberta de Conhecimento em Base Dados. Adotaram-se para previsões modelos desenvolvidos com séries multivariadas através do algoritmo de mineração de dados SMOReg, que apresentaram melhor desempenho em testes desenvolvidos durante o experimento. As médias do Índice de Desenvolvimento Humano e da expectativa de vida nos países latino-americanos tendem a aumentar no período analisado, respectivamente, 4,99 ± 3,90 % e 2,65 ± 0,06 anos. Experiências multivariadas possibilitam maior aprendizagem dos algoritmos, aumentando sua precisão. As técnicas de mineração de dados apresentaram melhor qualidade nas previsões em relação à técnica mais popular, ARIMA. As previsões sugerem média de crescimento do IDH e EV dos países latino-americanos maiores que a mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

González, Alberto Durán, and Marcio José de Almeida. "Movimentos de mudança na formação em saúde: da medicina comunitária às diretrizes curriculares." Physis: Revista de Saúde Coletiva 20, no. 2 (2010): 551–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312010000200012.

Full text
Abstract:
Este ensaio busca refletir as diversas iniciativas pró-mudança na formação superior em saúde implantadas no Brasil. Esta análise histórica faz-se necessária tendo em vista a importância da sistematização e difusão das experiências anteriores para o auxilio na construção das novas propostas pró-mudança. Estamos hoje refletindo sobre processos ativos de ensino-aprendizagem por termos vivenciado propostas como a da Medicina Comunitária, o Projeto de Integração Docente Assistencial, o Programa UNI, o movimento da Rede UNIDA, a Lei de Diretrizes Curriculares, Educação Permanente em Saúde e o Curso de Ativadores. Avançamos a partir da construção da tentativa anterior. Não é necessária a descoberta da roda a todo momento. Ela pode ser adaptada e voltar a girar. O olhar para as experiências do passado e para as necessidades do presente ajuda na construção do futuro almejado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Oliveira, Pamella Letícia Silva de, Rodrigo Lins Rodrigues, Jorge Luis Cavalcanti Ramos, and João Carlos Sedraz Silva. "Identificação de Pesquisas e Análise de Algoritmos de Clusterização para a Descoberta de Perfis de Engajamento." Revista Brasileira de Informática na Educação 30 (February 13, 2022): 01–19. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2022.2508.

Full text
Abstract:
A adoção da Educação a Distância (EAD) é uma tendência que vem ganhando espaço no campo educacional. O número de pessoas que optam por esta modalidade de ensino vem crescendo. Vantagens como flexibilização do horário, diversidade de acesso geográfico e uso de tecnologias como meio de acesso proporcionam um aumento de adesão. Apesar destes benefícios que são oferecidos por meio da modalidade E-learning (Ensino Eletrônico) e das ferramentas de estudo, como LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem), as instituições ainda enfrentam altos índices de evasão e baixo número de concluintes. Pesquisas mostram uma forte ligação entre o engajamento dos alunos e o desempenho acadêmico, o que requer dos gestores e pesquisadores em educação mais atenção nos fatores que influenciam os níveis de engajamento dos alunos ao longo do curso, em vez de apenas considerar a taxa de conclusão. Neste sentido, este trabalho teve o objetivo de entender a relação entre os níveis de engajamento com o desempenho acadêmico. A pesquisa foi dividida em duas fases: na primeira buscou-se apresentar uma revisão sistemática para encontrar estudos que abordem o fenômeno do engajamento e seus desdobramentos; na segunda fase aplicou-se técnicas de mineração de dados educacionais (EDM) para extrair e analisar dados comportamentais de seis mil e quinhentos e vinte e sete estudantes ao longo de um curso de graduação. Como resultado da revisão sistemática foi possível obter as respostas das cinco questões de pesquisas nos vinte e seis artigos retornados nos repositórios de busca IEEExplore, Science Direct e Springer. Além disso, os resultados da aplicação da técnica de EDM possibilitaram identificar três perfis diferentes de engajamento, que podem contribuir para a tomada de decisão pedagógica, bem como o desenvolvimento de desenhos metodológicos que diminuam os níveis de evasão em um curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ventling, F. Derek. "Heurística." DAT Journal 3, no. 2 (November 16, 2018): 122–56. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v3i2.88.

Full text
Abstract:
Este artigo procura definir uma estrutura heurística dentro da pesquisa conduzida pela prática artística, determinando seus principais aspectos. Ele apresenta a tese de doutorado do autor como um exemplo prático de como tal estrutura é útil para ajudar a esclarecer questionamentos onde artefatos e espaços artísticos formam a essência do experimento iterativo e da reflexão. Adaptada de sua disciplina original de psicologia em vários outros campos acadêmicos, a pesquisa heurística agora apresenta uma infinidade de interpretações específicas, mas incongruentes. Portanto, sugere que seja oportuno definir heurísticas especificamente para a investigação artística experiencial. Tal estrutura pode apoiar um pesquisador por meio de vários aspectos existenciais: desenvolve a autoconsciência do praticante e uma sensibilidade para conectar a percepção e a compreensão tácita. Facilita a descoberta de novos significados a partir de e através de experiências artísticas, permitindo que uma questão exploratória evolua. Finalmente, promove o intercâmbio, construindo uma aprendizagem interpessoal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Iszlaji, Cynthia, Angela Cerqueira, Camila Karolina de Freitas, Marília Marcondes, Rafaela Molina de Angelo, and Glaucia Colli Inglez. "A criança pequena e a relação com o mundo microbiano." Cadernos de História da Ciência 10, no. 2 (December 31, 2014): 174–94. http://dx.doi.org/10.47692/cadhistcienc.2014.v10.33922.

Full text
Abstract:
Os museus de ciências vêm estruturando suas ações educativas para os diferentes públicos, garantindo a acessibilidade a todo e qualquer cidadão. O Museu de Microbiologia, pensando no público infantil, elaborou a atividade “A descoberta de Sofia ao mundo invisível dos micróbios”, para crianças de até 6 anos, oferecida na programação de férias do Instituto Butantan em julho/2015. O objetivo da proposta foi investigar, ao longo da atividade, a compreensão das crianças sobre os microrganismos e sua relação com seu cotidiano, por meio de diferentes estratégias como contação de história, roda de conversa e desenho. A observação durante toda a atividade, a interação durante a contação e a análise das falas e dos desenhos, com as devidas explicações pelos pequenos, evidenciaram que as crianças conseguiram relacionar o conteúdo abordado com suas vivências, transpondo seus conhecimentos prévios e suas interpretações, sugerindo que houve um processo de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Carneiro, Alan Dionizio, Solange Fátima Geraldo da Costa, and Marconi José Pimentel Pequeno. "Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico." Texto & Contexto - Enfermagem 18, no. 4 (December 2009): 722–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072009000400014.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo investigar como professores de Enfermagem disseminam valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem a partir do referencial axiológico de Max Scheler. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica realizada com a participação de 12 professores de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio da técnica de entrevista no período de agosto a setembro de 2008. A análise do material empírico efetivou-se mediante uma abordagem qualitativa, à luz da fenomenologia Scheleriana. Deste modo, foi possível compreender que os educadores fazem uso de uma comunicação diretiva, usando mandados pedagógicos (conselhos, recomendações, deliberações morais, entre outros) para disseminar valores éticos direcionados a prática do cuidar. Logo, os valores éticos não podem ser ensinados apenas teoricamente, precisam estar respaldados em uma experiência real ou imaginária e ser uma descoberta do mundo do cuidar para ter sua eficácia no processo ensino- aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Machado, Laeda Bezerra, and Viviane Cordeiro Gomes. "FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES." Roteiro 40, no. 1 (June 1, 2015): 51. http://dx.doi.org/10.18593/r.v40i1.6493.

Full text
Abstract:
<p>As representações sociais de formação na licenciatura construídas por estudantes de uma instituição pública federal são o objeto de discussão deste artigo, resulta de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. Realizamos dois grupos focais, dos quais participaram estudantes das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Saúde. Os resultados apontaram representações sociais centradas em alguns pontos, a saber: descoberta do aluno como sujeito de saber e lugar da aprendizagem técnica ou transposição do conteúdo específico, instrumentalização do docente. Admitimos que as representações sociais evidenciadas neste artigo possam contribuir para se (re)pensar o processo formativo dos futuros professores da educação básica.</p><p><strong>Palavras-chave</strong>: Representações sociais. Estudantes. Licenciaturas.<strong></strong></p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Da Rocha, Helena Do Socorro Campos, Andreza Jackson De Vasconcelos, and Rosa Maria Siqueira de Carvalho Rodrigues. "Um diário de bordo como história em quadrinhos digital: a HQD OuSADAs e a sua contribuição inovadora para o ensino e aprendizagem da ABPj." Revista Thema 16, no. 2 (July 26, 2019): 346. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v16.2019.346-360.1094.

Full text
Abstract:
As “OuSADAs - uma experiência com a ABPj” é um Diário de Bordo que utiliza o Gênero Textual História em Quadrinhos Digital (HQD), para veicular de maneira criativa os principais acontecimentos no decorrer do desenvolvimento do Subprojeto “OuSADAs em: a busca por inovação no Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA” que foi desenvolvido por quatro discentes do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) como culminância da disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem. Ao total foram criadas três edições, cada uma contempla uma etapa do subprojeto: a primeira intitulada “A descoberta” narra o início dessa aventura e os primeiros passos com a ABPj; a segunda intitulada “A reviravolta” tem como principal temática os desafios que a metodologia apresentou ao longo do percurso; e a terceira e última edição intitulada “O encontro com a inovação?” traz os achados da investigação. O objetivo geral do trabalho foi analisar o potencial da HQD enquanto Diário de Bordo no registro de um Projeto e, de forma específica: descrever os elementos da HQD OuSADAs; Contextualizar a criação da HQD; Identificar componentes necessários à utilização da HQD no processo de aprendizagem. A HQD OuSADAs, enquanto Diário de Bordo, foi avaliada e analisada com base nas seguintes categorias: a) Apropriação Conceitual; b) Adequação/Associação dos Quadrinhos com a Mensagem; c) Construção na perspectiva dialógica; d) Conexões com o cotidiano (contextualização); e) Conexões com outras áreas do conhecimento (Interdisciplinaridade); f) Contribuições para a formação da Cidadania (Transversalidade). Os resultados mostram que a ideia de usar um Diário de Bordo para descrição de atividades não é algo novo, a inovação encontra-se na utilização da linguagem dos quadrinhos como suporte ao processo investigativo de uma metodologia ativa no ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Nunes, Ariane Fernanda, and João Carlos Pereira de Moraes. "A RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO CONTEXTO EDUCATIVO NA VISÃO DOCENTE." Pensar Acadêmico 16, no. 2 (January 28, 2019): 298–309. http://dx.doi.org/10.21576/rpa.2018v16i2.521.

Full text
Abstract:
A afetividade está presente desde as primeiras manifestações da existência humana. Desde o nascimento, a criança engendra-se numa busca constante de interação e adaptação ao mundo em que vive e para isso utiliza de mecanismos primeiramente físicos, corporais, para mais tarde desenvolver outros, essencialmente psíquicos. Os aspectos afetivos positivos que permeiam as relações sociais estabelecidas entre a criança e o adulto determinam a construção de identidade e o valor que a criança dá a si mesmo. As experiências vivenciadas com alto nível de consciência, motivadas pelo prazer da descoberta e permeadas pela afetividade garantem uma riqueza de significados por toda a vida. No contexto escolar, tais relações ampliam-se num nível dinâmico e diversificado, exigindo que a criança esteja num constante processo de readaptação e assimilação sobre o sentido e a forma como acontecem as coisas em sua volta. A construção da linguagem oral permite à criança expressar suas ideias e sentimentos em relação ao mundo e às pessoas com quem convive. Neste trabalho, o papel do educador é apresentado como um facilitador da compreensão do mundo, possibilitando à criança dar significado às suas próprias descobertas. A Afetividade vivenciada em relações sociais positivas, valida as experiências humanas em busca do conhecimento. Os objetivos da pesquisa centraram-se em identificar a relação da afetividade com o sucesso de uma aprendizagem. Por meio de questionários procurou-se conhecer as concepções dos educadores sobre a importância da afetividade na aprendizagem escolar e identificar características afetivas nas suas práticas docentes. Os resultados demonstraram que os professores têm consciência da importância da afetividade nas relações estabelecidas num processo educativo e que uma das formas mais gerais de demonstrá-la é por meio do respeito, diálogo e interação com a criança-aluno. Diante dos resultados do trabalho, busca-se uma conscientização e discernimento de que a afetividade pode e deve ser manifestada num ambiente escolar a fim de que se torne o elemento intermediador entre a criança e o adulto que a acompanha em seu desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dyniewicz, Ana Maria, and Maria Gaby Rivero de Gutiérrez. "Metodologia da pesquisa para enfermeiras de um hospital universitário." Revista Latino-Americana de Enfermagem 13, no. 3 (June 2005): 354–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692005000300010.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de pesquisa descritivo-analítica sobre práticas educativas em metodologia de pesquisa dirigidas a enfermeiras assistenciais de um hospital universitário, visando a aquisição de competências em investigação científica, tendo como base a aprendizagem por descoberta, tutoramento e estratégias do ensino humanista. Participaram do programa 86 enfermeiras, das quais 70 concluíram seus projetos. Desses, 28 resultaram em trabalhos científicos, em sua maioria relatos de experiência, pesquisas descritivas e exploratórias. Segundo as enfermeiras, o programa proporcionou-lhes a aquisição e aplicação de conhecimentos em pesquisa. Apontaram, como principais dificuldades, a falta de domínio da metodologia científica e as limitações nas condições administrativas e de trabalho na instituição. Entre os aspectos facilitadores destacaram a importância da pesquisa para modificação da prática, a divulgação dos resultados e a colaboração para manutenção de um centro de pesquisas. O estudo revelou a necessidade de flexibilização do planejamento das atividades educativas, orientação contínua e respeito às particularidades de cada enfermeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Malverdes, Clara Zandomenico, and Maria Alayde Alcântara Salim. "A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas." Revista História Hoje 9, no. 17 (November 16, 2020): 187–208. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v9i17.550.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma reflexão a respeito de questões sobre a construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho abordamos o ensino de História nesta etapa da aprendizagem considerando sua relevância para a formação de uma consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social. Para tanto analisamos a aplicabilidade, em uma escola da rede pública de ensino do município da Serra-ES, de uma metodologia de ensino chamada “Imaginando” que consiste na utilização de imagens produzidas por alunos para representar conceitos trabalhados em sala de aula, com intuito de produzir um conhecimento individual e compreensão do conteúdo proposto. Tendo como metodologia do trabalho a pesquisa participante, abordamos o conceito de tempo, reconhecido como objeto de estudo da história e de importância fundamental na construção do conhecimento histórico. No contexto investigado constata-se a possibilidade do uso da imagem fotográfica como fonte histórica para o trabalho pedagógica, focalizando suas possibilidades para a organização dos conceitos e a compreensão dos conteúdos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cherem, Lúcia Peixoto. "Alice no País da LIBRAS: uma experiência/reflexão pedagógica de letramento para educandos surdos." Leitura: Teoria & Prática 36, no. 74 (May 15, 2019): 91–108. http://dx.doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n74p91-108.

Full text
Abstract:
Ler e escrever pode ser fascinante quando a aprendizagem é ambientada por temáticas que despertam o interesse e estimulam o imaginário infantil. E para os alunos surdos, que aprendem a ler pela via lexical, a prática de letramento precisa ser instigante, conduzindo e desafiando o educando ao uso funcional da leitura e da escrita e à descoberta de um mundo de conhecimentos, tal como a menina Alice, de Alice no País das Maravilhas, da obra de Lewis Carroll. Ou seja: o processo de letramento precisa ser significativo, com temas que despertem o interesse das crianças para uma efetiva construção de sua aprendizagem. Assim, este projeto de letramento pela via direta - realizado entre agosto e setembro 2016 com uma turma do 3° ano do ensino fundamental de uma escola de educação bilíngue para surdos - foi contextualizado na obra Alice no País das Maravilhas, tendo por objetivo estimular a leitura e desenvolver a escrita. Tal projeto mostrou-se efetivo, oportunizando aos alunos surdos a construção e assimilação de significados para palavras, frases e textos lidos, e desenvolvendo o uso funcional da leitura e da escrita em português brasileiro - na perspectiva de uma segunda língua, já que a língua natural dos educandos surdos é a LIBRAS. Então, utilizando a LIBRAS como ferramenta de mediação e pautando-se na interdisciplinaridade, este projeto de letramento foi estruturado em etapas de leitura, interpretação, produção e narrativa, promovendo atividades de análise linguística, leitura ideovisual de variados gêneros textuais e produção escrita de textos coletivos e individuais - contextualizadas no enredo da obra de Lewis Carroll.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Camargo, Diva Cardoso de. "Uso do conjunto léxico no corpus de traduções Discovering the World e An Aprenticeship or the Book of Delights." Tradterm 14 (April 18, 2008): 103. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2008.46388.

Full text
Abstract:
A razão forma/item padronizada permite observar evidências do estilo dos tradutores literários em termos de variação vocabular (Baker, 2000). Com o objetivo de observar o uso de padrões estilísticos próprios de Pontiero e próprios da equipe de Mazzara &amp; Parris, foi construído um corpus paralelo, com os respectivos pares de obras claricianas, compiladas na íntegra: <em>Discovering the World←A Descoberta do Mundo, e An Apprenticeship or The Book of Delights←Uma Aprendizagem</em> ou <em>O Livro dos Prazeres. </em>Dada a quantidade acentuada de fragmentos semelhantes (re)aproveitados pela autora presentes nas duas obras originais, também foi compilado um corpus paralelo de comparação, constituído apenas de fragmentos semelhantes. Apesar da influência de possíveis variáveis, se considerarmos a forma padronizada como uma indicação do emprego que os tradutores fazem da linguagem, podem-se destacar as diferenças apresentadas por Pontiero (2,22) e por Mazzara &amp; Parris (4,06) em relação aos respectivos originais de Clarice como algumas das marcas distintivas da utilização de padrões estilísticos desses tradutores, as quais revelam o impacto da extensão dessas diferenças nos dois pares de obras analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Gama Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa, Jonas Cordona Venturini, Bruno Weiblen, and Rodrigo De Barros Severo. "O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA PARA A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR: O CASO DA OMEP/SM." Revista Eletrônica de Contabilidade (Descontinuada) 1, no. 1 (September 19, 2012): 265. http://dx.doi.org/10.5902/198109465896.

Full text
Abstract:
A vidas das organizações tem se modificado nos últimos anos. Até mesmo asorganizações orientadas por valores, como é o caso das ONGs, estão buscandorespostas mais adequadas para os novos e crescentes desafios que precisamadministrar. As ferramentas da administração, onde se destaca o PlanejamentoEstratégico (PE), estão cada vez a serviço de todos os tipos de organização. Buscara melhor forma de adaptá-las aos diferentes contextos tem sido uma grande tarefadaqueles que estudam e praticam a administração. Assim, este estudo pretende dara sua contribuição para a descoberta de mais e melhores alternativas de aplicaçãodos conhecimentos e teorias administrativas. Para tal, buscou a aplicação daferramenta de PE em uma ONG da área educacional, com a finalidade de buscar asua consciência estratégica e a conseqüente mudança em seu pensamentoestratégico. Com o desenvolvimento do estudo foi possível evidenciar, através deum processo de pesquisa-ação, os traços culturais da organização e a contribuiçãodo planejamento tanto para a sua aprendizagem administrativa quanto para oreposicionamento de suas estratégias, colocando-a em um patamar gerencial maisadequado às exigências contextuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Tibério, Juliana. "O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS." Alamedas 8, no. 2 (January 19, 2021): 69–84. http://dx.doi.org/10.48075/ra.v8i2.25586.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como tema elucidar a importância do programa de filosofia nos anos iniciais para a formação da criança. A investigação deste tema é conduzida a partir do seguinte problema: por que é necessário o ensino de filosofia nas séries iniciais? O programa de filosofia para crianças é um método elaborado pelo filósofo americano Matthew Lipman, no final da década de 60. O objetivo geral desta pesquisa é mostrar como Lipman transformou a sala de aula tradicional em uma comunidade de investigação através do ensino de filosofia. Em seguida, apresentar sua chegada ao Brasil. A partir disso, buscou-se validar a hipótese de que o ensino de filosofia para crianças substitui o “aprender a filosofia” para o “aprender a filosofar”, apostando no desenvolvimento da autonomia do sujeito. Desse modo, o processo de aprendizagem é uma descoberta coletiva através de discussões de conceitos e debates substituindo a memorização de conteúdo do ensino tradicional. A metodologia utilizada para produção desse estudo foi à pesquisa bibliográfica. O artigo se justifica, prioritariamente, pela ausência do ensino de filosofia nos anos iniciais, principalmente, nas escolas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Reis, Nadson Santana, Pedro Fernando Avalone de Athayde, and Fernando Mascarenhas. "Os programas de esporte educacional nos governos Lula e Dilma." Conexões 19 (November 19, 2021): e021044. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v19i00.8666320.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente estudo buscou analisar o modelo técnico-operacional dos programas de esporte educacional implementados pelos Governos Lula e Dilma entre os anos de 2003 e 2016. Método: Para tanto, analisou-se as orientações técnico-operacionais do Programa Segundo Tempo, da Ação Descoberta do Talento Esportivo e do Projeto Esporte Brasil, bem como do Programa Esporte da Escola. A pesquisa, de natureza documental, avaliou materiais com orientações pedagógicas, manuais, cartilhas educativas, instrumentos de avaliação e de organização didática das ações em análise. Resultados: Os resultados indicam avanços, como a defesa da democratização do esporte e de seu trato didático-pedagógico pautado na inclusão e ludicidade; limites, cuja maior expressão é a ênfase no paradigma esportivo e da aptidão física/aprendizagem motora; e anacronismos, que implicam o reclame da Educação Física e da escola na seleção, identificação, orientação e formação de novos talentos. Considerações finais: As considerações, nessa direção, apontam para a ausência de alinhamento e definição quanto à linha de ação governamental que, não obstante, acaba por oscilar entre proposições divergentes, contraditórias e antagônicas, inclusive dentro de um mesmo programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Marinho, Lucas Linhares, and Minos Martins Adão Neto. "Uma abordagem do sistema caótico por meio de circuitos elétricos no Ensino Médio usando simulação computacional." Revista do Professor de Física 3, Especial (July 6, 2019): 87–88. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v3iespecial.25895.

Full text
Abstract:
O presente trabalho destaca o estudo sobre a abordagem do sistema caótico em circuitos elétricos em atividades didáticas no ensino de Física, no Ensino Médio, através de simulações computacionais. O objetivo desta pesquisa é aplicar um sistema não linear aos circuitos e suas equações relacionadas para então analisar e verificar o comportamento dos mesmos, assunto o qual faz parte da Eletrodinâmica e que são estudados no 3º ano do ensino médio, de forma mais dinâmica, contextualizada e com auxílio de um software gratuito e de fácil acesso. Vale destacar que um detalhe importante neste trabalho, foi inserir o conteúdo de sistema caótico, assunto que nem na Graduação se vê. Esse é o diferencial do trabalho, incorporar um conteúdo que não está inserido na matriz curricular do Ensino Médio, mas a intenção aqui é apenas contextualizá-lo dentro dos circuitos elétricos e mostrar a importância do mesmo usando simulações para melhor compreendê-los, sempre usando a interdisciplinaridade e contextualizando. Todavia, destacamos que no desenvolvimento de nossas atividades a participação dos alunos deve ser intensa, de modo a tornar o aprendizado potencializado. A simulação computacional será abordada por um software chamado Modellus que será um recurso a ser usado como estratégia para intermediar o ensino de circuitos elétricos envolvendo sistema caótico e tornar a aprendizagem mais significativa através de gráficos e modelagens matemáticas provenientes do software. As atividades propostas nessa pesquisa serão baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral, na qual o conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o aprendizado do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Scorsolini-Comin, Fabio. "A infância clandestina em Clarice Lispector." Revista do Sell 8, no. 2 (December 18, 2019): 185. http://dx.doi.org/10.18554/rs.v8i2.3936.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir os sentidos sobre a infância nos contos Felicidade clandestina e Cem anos de perdão, de Clarice Lispector. Nessas obras, por meio de duas protagonistas meninas, Clarice retoma a sua infância no Recife-PE. Ao seguir em seu processo de socialização e de constante aprendizagem, depara-se com as sanções sociais que lhe trazem as noções de certo-errado e de comportamento considerado adequado a uma criança. A partir desses contos, destaca-se a emergência de uma infância povoada por interditos que podem ser contornados pela ligação com a literatura, de modo que a fruição estética apresenta-se como fator protetivo diante de vivências que despertam a angústia, como a descoberta da perversidade da amiga, ou do prazer associado à transgressão marcada pelo roubo de rosas e pitangas. A infância clandestina em Clarice pode ser apreendida em enredos que envolvem o roubo e o erotismo vivenciados às escondidas, denunciando esta etapa como uma experiência que nem sempre pode ser revelada. A redenção das protagonistas, em ambos os contos, revela uma infância não apenas permeada pela fantasia, em que tudo é possível, mas também uma infância concreta e com reverberações no desenvolvimento da Clarice-menina e, posteriormente, da Clarice-mãe e da Clarice-escritora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography