Academic literature on the topic 'Árabes no Brasil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Árabes no Brasil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Árabes no Brasil"

1

Curi, Guilherme Oliveira. "O conceito da Turãh e a produção intelectual da imigração árabe no Brasil." Revista Territórios e Fronteiras 13, no. 2 (April 1, 2021): 214. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v13i2.1048.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a produção intelectual árabe no Brasil ao longo do século XX e a influência do conceito de turãh na trajetória destes intelectuais. Em um primeiro momento, analisamos as formas pelas quais os primeiros imigrantes árabes transformaram e representaram discursivamente a experiência migratória. Em seguida, abordamos a produção intelectual da segunda geração de imigrantes árabes no Brasil através de seis autores escolhidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Cinara Neumann, and Marco André Cadoná. "IMIGRAÇÃO ÁRABE E COMÉRCIO DE FRONTEIRA: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA CULTURA NAS ATIVIDADES COMERCIAIS DESENVOLVIDAS POR IMIGRANTES E DESCENDENTES DE IMIGRANTES ÁRABES NA FRONTEIRA ENTRE SANTANA DO LIVRAMENTO (BRASIL) E RIVERA (URUGUAI)." Redes 20, no. 3 (November 12, 2015): 63. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v20i3.6719.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a presença da imigração árabe na fronteira entre Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), analisando como a cultura árabe influencia as ações econômicas que os descendentes de imigrantes árabes realizam enquanto comerciantes naquela fronteira. Por meio da identificação de diferentes fluxos da imigração árabe, o estudo mostra que a cultura faz diferença no comportamento econômico dos descendentes de imigrantes árabes, ainda que seja significada e resignificada pelas diferentes gerações que constituem a história da comunidade árabe na fronteira entre Santana do Livramento e Rivera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Caffaro, Paula Da Costa. "Um panorama sobre a Língua Árabe no Brasil e seu percurso até a sala de aula." Iniciação & Formação Docente 7, no. 4 (January 25, 2021): 849. http://dx.doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4944.

Full text
Abstract:
O objetivo central deste estudo é traçar um panorama sobre o status da língua árabe no Brasil na última década (de 2010 a 2020). No entanto, procurou-se retomar a trajetória da língua e cultura árabes em solo nacional como uma das justificativas possíveis para o interesse dos brasileiros em estudar esse idioma. Por isso, foi resgatado o percurso da presença árabe no Brasil em diferentes momentos históricos, desde os tempos do Brasil-Colônia, com a chegada dos africanos muçulmanos – os Malês, até o recente acolhimento de refugiados e imigrantes devido à Guerra Civil Síria em diferentes capitais do país. Foram relembradas também as Insituições Públicas Brasileiras, projetos, escolas, cursos onde é possível aprender a língua, literatura, cultura, história, política, filosofia árabes. Descreveram-se ainda as metodologias de ensino, materiais didáticos empregados nas salas de aula, além de evocarem-se as dificuldades e desafios que um professor brasileiro encontra para ensinar essa língua a alunos brasileiros que, embora possam ser descendentes de árabes, pouco ou nada sabem sobre sua língua de herança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Figueiredo Riediger, Bruna. "A POSIÇÃO BRASILEIRA FRENTE AO CONFLITO NA SÍRIA (2011-2013)." Conjuntura Austral 4, no. 20 (November 1, 2013): 35. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.43390.

Full text
Abstract:
Em janeiro de 2011, quando Dilma Rousseff tomava posse como presidente do Brasil, explodia no Mundo Árabe os protestos das populações, que viriam a ser conhecidos como “Primavera Árabe”. Na Síria, as manifestações inicialmente pacíficas evoluíram para um grave conflito interno, chamando a atenção da comunidade internacional. O Brasil, desde o início, foi a favor das aspirações dos povos árabes e em relação à Síria, forte defensor de uma busca de consenso e de uma solução negociada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chiarelli, Stefania. "Que Brasil existe? Estrangeiros na literatura brasileira." Intelligere 2, no. 2 (October 7, 2016): 40–48. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2016.117632.

Full text
Abstract:
O artigo traça breve panorama de autores que tematizam a imigração na literatura brasileira. Judeus, árabes, japoneses, italianos, alemães e afro-descendentes surgem como vozes dissonantes na teia discursiva da nação. Estabelecendo aproximações e contrastes, o texto busca pensar a relevância do enfoque dessas narrativas, que apresentam ângulo específico sobre a identidade nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Meihy, José Carlos Sebe Bom. "Ser Árabe na Cultura Brasileira: Construção de identidade." Tiraz 5 (December 10, 2008): 8. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5955.tiraz.2008.134268.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa questões ligadas aos processos de “negociação identitária” no Brasil. O caso dos chamados árabes é mostrado pelas letras de músicas que consideram a incorporação étnica de um vasto grupo de emigrantes conhecidos como “turcos”. O afeto e a simpatia são transparecidos de maneira a mostrar a seleção de valores culturais filtrados “do Oriente”. Variações esteriotipadas são assumidas com naturalidade fazendo com que o “clima do deserto”, a “sedução das mulheres” e elementos das Mil e uma noites sejam naturalizados na cultura brasileira. Figuras de radialistas, autores e intérpretes são evocadas como atestado da aceitação dos árabes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Ana. "O processo de paz em New Gaza." Malala 7, no. 10 (September 23, 2019): 81–102. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2019.154340.

Full text
Abstract:
O presente artigo promove uma análise do filme New Gaza (Brasil, 2013), de Rita Martins Tragtenberg, criado a partir de três contos de Jacó Guinsburg, integrantes do livro O que aconteceu, aconteceu (Brasil, 2000). Em New Gaza, Scholem, um judeu ortodoxo, tem a ideia de fabricar bandeiras de Israel e dos Estados Unidos para vender a manifestantes árabes. Mesclando drama, humor e lirismo, o filme aborda o conflito na Faixa de Gaza e retrata a situação dos imigrantes no Brasil. A análise confronta as obras de partida e de chegada, apontando o que foi mantido, alterado e recriado pela cineasta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Jenima De Souza, and Safa A. C. Jubran. "No tempo de migrar." Revista Criação & Crítica, no. 24 (October 13, 2019): 18–34. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i24p18-34.

Full text
Abstract:
Resultante do contato com a alteridade inglesa, o texto de Tayeb Salih, Tempo de migrar para o norte, publicado há mais de meio século, continua a suscitar reflexões de uma questão que causa conflitos no mundo hodierno, a migração dos povos. Retratando de maneira intensa a intrincada relação Colônia versus Metrópole, o autor nos apresenta uma outra versão da história que, por tanto tempo, esteve sob controle do colonizador. Considerada uma das mais importantes obras árabes do século XX, foi traduzida ao português pela primeira vez no ano de 2004, e é o único texto árabe, com exceção de As mil e uma noites, a ser reeditado no Brasil. Dada a importância da novela tanto para o sistema literário árabe como para os estudos pós-coloniais, no presente trabalho propomos uma abordagem do texto que não só o apresente como uma obra que denuncia a exploração colonial inglesa, mas também se posta como um contradiscurso no processo dialógico nas relações Oriente-Ocidente. Por fim, analisaremos alguns excertos do texto que julgamos expressivos e que o distingue como uma obra vanguardista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Osman, S. A. "Mulheres Árabes e a Participação Econômica no Processo Migratório entre Brasil e Líbano." Mandrágora 17, no. 17 (December 31, 2011): 115–33. http://dx.doi.org/10.15603/2176-0985/mandragora.v17n17p115-133.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kaly, Alain Pascal. "A presença-ausência dos árabes e de muçulmanos nos processos de modernização Brasileira: a readequação dos mapas coloniais." Revista Pós Ciências Sociais 13, no. 26 (August 9, 2016): 121. http://dx.doi.org/10.18764/2236-9473.v13n26p121-152.

Full text
Abstract:
A introdução na Europa Ibérica das plantas de cana-de-açúcar e do café e de suas técnicas de plantio e de produção constituíram as bases dos processos coloniais (“descobrimentos”, tráfico e transbordamento de milhões de africanos para a Europa e as Américas) do mundo ocidental a partir do século XV. Concomitantemente, constituíram também os processos da modernização do mundo ocidental. Nossa reflexão visa a destacar o importante papel desempenhado pelos árabes muçulmanos nos processos coloniais das Américas e, em especial, como as técnicas de plantio de cana-de-açúcar e de café, e as transformações das plantas em açúcar e dos grãos do café em café deram início à modernização do Brasil, inaugurando assim as lutas pela possessão de mais terras para atender às exigências da agricultura intensiva inventada pelos árabes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Árabes no Brasil"

1

Hadjab, Patrícia Dario El-moor. "Alimentação, memória e identidades árabes no Brasil." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17546.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2015-01-20T14:25:59Z No. of bitstreams: 1 2014_PatriciaDarioElmoorHadjab.pdf: 5045800 bytes, checksum: 67bc9e408e53920c4ecfccca2b8a6417 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2015-02-04T18:11:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_PatriciaDarioElmoorHadjab.pdf: 5045800 bytes, checksum: 67bc9e408e53920c4ecfccca2b8a6417 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-02-04T18:11:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_PatriciaDarioElmoorHadjab.pdf: 5045800 bytes, checksum: 67bc9e408e53920c4ecfccca2b8a6417 (MD5)
Nos últimos séculos, diversas culturas estrangeiras aportaram no Brasil e deram suas contribuições na construção de uma identidade nacional. Entre elas, é possível mencionar a árabe. No entanto, o uso deste termo permite nos referirmos tanto à entrada daqueles imigrantes que desembarcaram no país a partir da segunda metade do século XIX, quanto a uma cultura que foi trazida por meio de hábitos e costumes de portugueses e espanhóis colonizadores após quase oito séculos de influência islâmica na Península Ibérica. A pesquisa realizada para elaboração desta tese transcorreu pautada na investigação das intersecções entre alimentação e sociabilidade e como elas podem evidenciar diferentes gradações de identidades “árabes” na sociedade e cultura brasileiras. O ponto de partida para o estudo foi a ideia de que as tradições alimentares podem ser tratadas como uma importante unidade de análise para se compreender de que formas o Brasil convive com o que se pode chamar de presenças árabes em nosso cotidiano. A alimentação é um forte registro da cultura de um povo, e por meio dela, os imigrantes são capazes de preservar laços sociais, reforçando costumes e conectando-se com parte importante de sua história. A manutenção de certas tradições alimentares foi uma das estratégias adotadas pela comunidade árabe imigrante e descendente como um meio de preservação da identidade vinculada às suas origens. Complementarmente, é possível verificar na cozinha brasileira contribuições que vão além da chegada de sírios e libaneses ao país. Trata-se de uma influência moura, como Gilberto Freyre e Câmara Cascudo costumavam se referir à herança cultural trazida pelos ibéricos, que somadas a muitas outras, contribuíram no processo de caldeamento das nossas matrizes culturais. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the past centuries, foreign cultures were brought to Brazil and contributed to the construction of a national identity. Among them, it is possible to mention the one of the Arabs. However, the latter refers not only to those immigrants who arrived in the country from the second half of the nineteenth century on, but also to a culture that was embedded in customs and habits of Portuguese and Spanish settlers after eight centuries of Islamic influence in the Iberian Peninsula. The research conducted for the preparation of this thesis was based on investigating the existence of connections between eating habits and sociability and how that could show different levels of "Arabic" identities found in the Brazilian society and culture. The starting point for the study was the idea that food traditions could be dealt with as an important unit of analysis for understanding the ways Brazil coexists with what one might call the Arab presence in the daily life of the people. Foodways are a strong record of the culture of a people, and through them, immigrants are able to maintain social ties, stress the importance of their customs and connect with an important part of their history. The maintenance of certain food traditions was one of the strategies adopted by the community of Arab immigrants and descendants to keep the identity related to their origins. Additionally, it's possible to identify some Brazilian eating habits that were influenced not only by Syrians and Lebanese that came to the country, but also by a Moorish presence, as Gilberto Freyre and Câmara Cascudo would normally refer to the cultural heritage of the Iberians, which, coupled with many others traditions, would contributed to i the melting together of the different cultures that have formed Brazil. ___________________________________________________________________________________ RESUMÉ
Lors des derniers siécles, de différentes cultures étrangères se sont établies au Brésil participant de par leur contribution à la construction d´une identité nationale. Parmi celles-ci, il est possible de distinguer la culture arabe. Cependant, l'utilisation de ce terme peut aussi bien désigner l'entrée de ces immigrés qui ont débarqué dans le pays depuis la seconde moitié du XIX ème siècle, qu´une culture apportée à travers les us et coutumes des colonisateurs portugais et espagnol, après environ huit siècles d'influence islamique dans la péninsule ibérique. L'enquête menée pour l'élaboration de cette thèse s´est fondé sur la recherche des intersections entre alimentation et sociabilité et comment peuvent-elles mettre en évidence les différentes gradations des identités « arabes » dans la société et la culture brésilienne. Le point de départ en vue de mener cette étude s´est basée sur l'idée que les traditions alimentaires peuvent être traitées comme des unités d'analyse pour comprendre de quelle façon est ce que le Brésil coexiste avec ce que l´on pourrait qualifier de présence arabe dans notre vie quotidienne. L´alimentation constitue un repère important de la culture d'un peuple, et c´est à travers elle que les immigrants sont en mesure de préserver les liens sociaux, en renforçant les coutumes tout en se connectant avec une partie importante de leur histoire. Le maintien de certaines traditions alimentaires était l´une des stratégies adoptées par les communautés arabes immigrantes et leurs descendants tel un moyen de préserver l'identité liée à leurs origines. En outre, il est possible de vérifier dans la cuisine brésilienne, les contributions qui vont au-delà de l'arrivée des Syriens et des libanais dans le pays. Il s´agit de l´influence mauresque, à laquelle Gilberto Freyre et Câmara Cascudo avaient pour habitude de référer en évoquant le patrimoine culturel hérité des Ibères, qui ajouté à d'autres, ont contribué au processus de fusion de nos matrices culturelles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moraes, Marina Pequeneza de. "Israel e Palestina sob a perspectiva brasileira: política externa e realinhamentos árabes e judaicos." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18917.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2016-08-23T17:37:30Z No. of bitstreams: 1 Marina Pequeneza de Moraes.pdf: 749060 bytes, checksum: 6a081debd3d6e29a174cdc48de69f16d (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-23T17:37:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marina Pequeneza de Moraes.pdf: 749060 bytes, checksum: 6a081debd3d6e29a174cdc48de69f16d (MD5) Previous issue date: 2016-03-21
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The study aims to contribute to the analysis of Brazilian foreign policy regarding the Israeli-Palestinian issue during the establishment of the Israeli State. In order to take the debate further, the research seeks to understand how the existing Arab and Jewish communities in this country campaigned in favour of their own position within the Brazilian policy on this matter. For us to investigate the essential forces and elements in the formation of Brazilian diplomatic positioning, it is crucial we understand how the Palestine issue was discussed and how it shaped within society, according to the 1947 and 1948 events, which determined the establishment of the Arab and Jewish communities in Brazil. It is therefore necessary to emphasise the meaning of both domestic and international scenarios. The study is based upon the analysis of documents related to the Brazilian diplomatic history, available in the archives of Itamaraty Palace - Ministry of External Relations, as well as the archives of the most relevant national newspapers of that period, “Jornal do Brasil”, “Correio da Manhã”, “Folha de São Paulo” and “Estado de São Paulo”, amongst several other sources. By gathering all information available from all sources it is clear to us that the Brazilian government in his diplomacy had to overcome a series of factors, which were previously based on restrictive and pre-judgemental policies existing during this historical period. As a result, the fact that the two groups in question have unique characteristics and beliefs shows us the direct impact towards their mobilisation and the outcome of it
presente estudo pretende contribuir para a análise da política externa brasileira em relação à questão israelo-palestina durante o período de formação do Estado israelense. De forma a adensar este debate, o trabalho busca compreender como as comunidades árabe e judaica presentes no país recepcionaram e se mobilizaram diante da política brasileira adotada na questão. Foi necessário contextualizar tanto o cenário doméstico quanto o internacional, a fim de verificar quais forças e elementos foram fundamentais para o posicionamento diplomático brasileiro e a configuração que a questão palestiniana adquiriu na sociedade, segundo a hipótese de que os eventos de 1947 e 1948 tiveram um papel formador do arabismo e judaísmo brasileiros. Para isto, o estudo foi permeado pela análise dos documentos históricos da diplomacia brasileira, disponíveis nos Arquivos do Itamaraty, dos impressos nacionais mais relevantes no período: Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Folhas de São Paulo e Estado de São Paulo, assim como de fontes secundárias. A convergência de tais fontes nos possibilitou perceber que, o governo brasileiro em sua formulação diplomática teve de dialogar com fatores diversos permeados por preconceitos e políticas restritivas, inseridas dentro do período histórico analisado, e que as etnias em questão possuíam características singulares e motivações distintas entre si, as quais afetaram diretamente a forma e os resultados de sua mobilização
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PROCÓPIO, Oscar Siqueira. "Aprendendo com o outro: os árabes em Floriano, PI." http://www.teses.ufc.br, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3417.

Full text
Abstract:
PROCÓPIO, Oscar Siqueira. Aprendendo com o outro: os árabes em Floriano, PI. 2007. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
Submitted by Raul Oliveira (raulcmo@hotmail.com) on 2012-07-05T16:38:14Z No. of bitstreams: 1 2006_Dis_OSProcópio.pdf: 12017198 bytes, checksum: ef9bf97703e56ee3a98936aae0efa43f (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-07-20T16:31:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_Dis_OSProcópio.pdf: 12017198 bytes, checksum: ef9bf97703e56ee3a98936aae0efa43f (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-20T16:31:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_Dis_OSProcópio.pdf: 12017198 bytes, checksum: ef9bf97703e56ee3a98936aae0efa43f (MD5) Previous issue date: 2007
The present study deals with the arrival of Arab people at Floriano city in attempt of showing how the process of social and cultural integration of these immigrants in an inner city of Piauí state has happened as well as identifying the main aspects of this influence upon the society through an analysis of the historical, social and economic context. Due to the difficulty of finding registrations about the theme focused – sometimes, due to own lack of these registrations – we have to use as methodological resources some interviews, besides documents, newspapers and pictures that turned out essential elements to a best comprehension of the proposed objective. In this sense, it can be understood that the insertion of the Arabic culture in Floriano city happened in a similar way to that occurred in other Brazilian cities. But, thanks particularly to the presence of the Syrian and Lebanese people in this city, it can be inferred that some aspects of the Arabic influence suffered are different from those occurred in other places, once the immigrants from those countries not only assimilated the regional culture but introduced elements of their own culture, as those relating to food habits and architectural style, only to exemplify. With their natural ability for the commerce they contributed specially to the increase of this activity in Floriano, introducing new commercial practices, including the credit sale modality. Little by little, winning difficulties caused by language and by prejudices, they become respected citizens and assumed public functions, confirming definitely their valuable contribution to the development of Floriano city.
O presente estudo trata da chegada do povo árabe em Floriano, numa tentativa de mostrar como aconteceu o processo de integração sócio-cultural desses imigrantes numa cidade do interior do Piauí, bem como identificar os principais aspectos dessa influência sobre a sociedade, através de uma análise do contexto sócio-histórico-econômico. Devido à dificuldade de encontrar registros sobre o tema enfocado – algumas vezes, devido à própria falta desses registros – tivemos de utilizar como recursos metodológicos algumas entrevistas, além de documentos, jornais e fotografias que se tornaram elementos essenciais para uma melhor compreensão do objetivo proposto. Neste sentido, pode-se entender que a inserção da cultura árabe em Floriano aconteceu de modo semelhante à ocorrida em outras cidades brasileiras. Porém, graças particularmente à presença dos sírios e libaneses, pode-se inferir que nessa cidade alguns aspectos da influência árabe sofrida foram diferentes daqueles ocorridos em outros lugares, uma vez que os imigrantes daqueles países não apenas assimilaram a cultura regional, mas também introduziram elementos de suas próprias culturas, como aqueles relacionados a hábitos alimentares e estilo arquitetônico, apenas para exemplificar. Com sua habilidade natural para o comércio, contribuíram especialmente para o crescimento dessa atividade em Floriano, introduzindo novas práticas comerciais , inclusive a modalidade de venda a prazo. Pouco a pouco, vencendo dificuldades causadas pela língua e pelos preconceitos, tornaram-se cidadãos respeitáveis e assumiram funções públicas importantes, confirmando assim sua valiosa contribuição para o desenvolvimento de Floriano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Taissun, Amin Seba. "Valores humanos básicos e representações sociais perante o direito à liberdade religiosa: uma visão sobre imigrantes árabes no Brasil." Universidade Federal de Pernambuco, 2014. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10858.

Full text
Abstract:
Submitted by Paula Quirino (paula.quirino@ufpe.br) on 2015-03-05T18:16:46Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO AMIN SEBA TAISSUN.pdf: 1113078 bytes, checksum: 92ea41580e29d10724d6d0b6d3037e8c (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-05T18:16:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO AMIN SEBA TAISSUN.pdf: 1113078 bytes, checksum: 92ea41580e29d10724d6d0b6d3037e8c (MD5) Previous issue date: 2014
A presente pesquisa pretendeu uma investigação psicológica acerca do direito de liberdade religiosa entre imigrantes árabes, seus descendentes e entre pessoas sem relação direta com a cultura árabe no Brasil. A pesquisa fundamentou-se em três teorias principais: (a) os valores humanos básicos, de Shalom Schwartz; (b) o desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg, em diálogo com Jean Piaget e Lev Semenovitch Vigotsky; e (c) as representações sociais de Sèrge Moscovici e Willem Doise. O objetivo principal da pesquisa foi medir, exploratoriamente, eventuais variações dos valores humanos, especialmente no que se refere à sua ordem de importância para determinar as atitudes. Num segundo momento, pretendeu-se a observação e a análise das representações sociais que fazem esses imigrantes e pessoas sem origem árabe, relativamente a outras pessoas que professem religiões diversas das suas. Os dados coletados foram analisados estatisticamente conforme a teoria das facetas para, ao final, verificar as hipóteses de variação dos valores em função do tempo de permanência no Brasil e em função da idade de imigração. Utilizando-se de uma metodologia exploratória e confirmatória, e a partir das análises estatísticas, foi possível inferir que os achados sugeriram, em alguns casos, modificações dos valores e, por conseqüência, das atitudes, do comportamento social e das representações perante o direito de liberdade de profissão de credo e culto, tido juridicamente como internacional e universal. Pretendeu-se, ainda, uma vertente qualitativa na pesquisa a partir de entrevistas com líderes religiosos das comunidades árabes no Brasil. Todos os achados, interpretados à luz dos referenciais teóricos, propõem novas pesquisas sobre o tema, com o intuito de melhor harmonizar as relações sociais, especialmente nas searas da própria psicologia, da sociologia, da antropologia, da política e do direito, este com foco nos aspectos de (i)legitimidade das cartas regionais de direitos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hammad, Khawla Ahmed. "The Culture of entrepreneurship: a study of the entrepreneurial motivation and attitudes towards business creation in the UAE in comparison to the US and Brazil." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2015. http://hdl.handle.net/10438/15050.

Full text
Abstract:
Submitted by Daniele Santos (danielesantos.htl@gmail.com) on 2015-12-22T18:25:25Z No. of bitstreams: 1 khawla.pdf: 3932070 bytes, checksum: 1e9e8fdb3f05e9552578ca511c698c1c (MD5)
Approved for entry into archive by Janete de Oliveira Feitosa (janete.feitosa@fgv.br) on 2015-12-28T16:31:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 khawla.pdf: 3932070 bytes, checksum: 1e9e8fdb3f05e9552578ca511c698c1c (MD5)
Approved for entry into archive by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2016-01-06T12:47:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 khawla.pdf: 3932070 bytes, checksum: 1e9e8fdb3f05e9552578ca511c698c1c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-06T12:48:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 khawla.pdf: 3932070 bytes, checksum: 1e9e8fdb3f05e9552578ca511c698c1c (MD5) Previous issue date: 2015-10-28
This study demonstrates the cultural dimension and the surrounding environment of different entrepreneurs selected from three countries, the United States of America, the Federative Republic of Brazil, and the United Arab Emirates. The general objective is to understand the difference in the entrepreneurial motives and spirit towards venture creation from the three different countries. After conducting field research and collecting the required data, a deep analysis was conducted to draw a comparison between the three cultures from an individual’s point of view, to help shape a set of proposed recommendations, which could be used to improve the current culture of entrepreneurship in the UAE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Valeria Zeidan. "Pandeiros: entre a Península Ibérica e o Novo Mundo, a trajetória dos pandeiros ao Brasil." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1922.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:42:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valeria Zeidan Rodrigues.pdf: 9362178 bytes, checksum: f8782de57d4238cc34fc027910e45966 (MD5) Previous issue date: 2014-08-11
This work aims at the historical and cultural survey of tambourines in its path to Brazil in a period from the Middle Age in the Iberian Peninsula to the first two hundred years of the Brazilian colonial period.
Este trabalho faz um levantamento histórico e cultural da trajetória dos pandeiros desde a Idade Média, na Península Ibérica, até os primeiros duzentos anos do período colonial brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leal, Luciano Da Rosa. "Estrutura populacional e diversidade genética da raça árabe no Brasil." Universidade Federal do Pampa, 2015. http://dspace.unipampa.edu.br:8080/xmlui/handle/riu/501.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcos Anselmo (marcos.anselmo@unipampa.edu.br) on 2016-09-09T20:24:23Z No. of bitstreams: 2 LUCIANO DA ROSA LEAL.pdf: 922298 bytes, checksum: bbd8f1ca1fec36d071c2b3776116a39a (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Approved for entry into archive by Marcos Anselmo (marcos.anselmo@unipampa.edu.br) on 2016-09-09T20:24:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUCIANO DA ROSA LEAL.pdf: 922298 bytes, checksum: bbd8f1ca1fec36d071c2b3776116a39a (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-09T20:24:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUCIANO DA ROSA LEAL.pdf: 922298 bytes, checksum: bbd8f1ca1fec36d071c2b3776116a39a (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2015-10-27
Reconhecida como uma das raças equinas mais antigas e influentes, o cavalo Árabe tem sua origem indefinida e supostamente heterogênea, a partir dos resultados de estudos de DNA-mitocondrial, que apontaram importante diversidade genética. Considerando o contexto dos desafios ecológicos a que as espécies são submetidas, tais como competição, predação, patologias e outros, a diversidade genética é fundamental na sua adaptação e evolução. Sua avaliação dentro da população é necessária durante a implementação do programa de seleção para estabelecer uma gestão apropriada do estoque genético, sendo determinada pelo tamanho da população base, mas também pelas estratégias de acasalamento. A análise genética de uma população pode ser levada a termo utilizando-se informação genealógica ou molecular. No caso do presente estudo, seu objetivo foi avaliar a diversidade genética do cavalo Árabe no Brasil, através das informações genealógicas contidas do Stud Book Brasileiro do Cavalo Árabe. Foram utilizados os dados de 54506 animais, cuja consistência de seus pedigrees foi avaliada pelo programa Breed Mate Pedigree Software® e os parâmetros populacionais determinados pela análise com o programa Poprep. A idade média dos machos e fêmeas em reprodução foi, respectivamente, 9,8 e 9,0 anos. A rotatividade de éguas em reprodução pode ser considerada alta (59,02%) e o intervalo médio de gerações ao longo do tempo considerado foi de 9,1 anos. Para a análise da endogamia foram definidas 11 classes com intervalos de 5%, onde 4,32% da população correspondeu a níveis acima dos 10%. A média F de endogamia encontrada para a população foi de 1,98%, considerando-se os dados de ancestrais desde 1808, e 2,90%, considerando-se os dados a partir de 1964, quando da criação do Stud Book Brasileiro do cavalo Árabe. Estes resultados são inferiores a alguns encontrados para populações de cavalos Árabes na Europa, observando-se ampla diversidade genética populacional, podendo estar relacionados ao considerável tamanho da população, ao fluxo gênico de um grande número de importações de animais e à ausência de gargalos genéticos importantes. Todavia, a elevada proporção de animais endogâmicos na população e o aumento das médias de endogamia nas últimas duas décadas, sugerem ajustes de seleção, no sentido de prevenir perdas de diversidade genética no futuro.
Recognized as one of the oldest and most influential horse breeds, the Arabian horse has an undefined and, supposedly heterogeneous origin, from the study results of mitochondrial-DNA, which indicate that significant genetic diversity. Considering the context of the ecological challenges that species are submitted, such as competition, predation, disease and others, genetic diversity is crucial in adaptation and evolution. Evaluation within the population is necessary for the implementation of the screening program to establish a proper management of the genetic stock, being determined by the size of the base population, but also for mating strategies. Genetic analysis of a population may be brought to completion by using family or molecular information. In the present study, its purpose was to evaluate the Arabian horse genetic diversity in Brazil, through the genealogical information in the Stud Book Brazilian Arabian Horse. The data of 54,506 animals were used, whose consistency was assessed by their pedigrees Breed Mate Pedigree Software® program and population parameters determined by analysis with Poprep program. The average age of males and females in reproduction was respectively 9.8 and 9.0 years. The turnover of mares in breeding can be considered high (59.02%) and the average generation interval over time considered was 9.1 years. For the analysis of inbreeding 11 classes were defined with 5% intervals where 4.32% of the population corresponded to levels above 10%. The average F of inbreeding found for the population was 1.98%, considering the data ancestors since 1808, and 2.90%, considering the data from 1964, when the creation of the Brazilian Stud Book of Arabian horse. These results are lower than those found in populations of Arabian horses in Europe, observing large population genetic diversity and may be related to the large size of the population, the gene flow of a large number of animal imports and the absence of important genetic bottlenecks. However, the high proportion of inbred animals in the population and the increase in mean inbreeding in the past two decades, suggest selection of adjustments, in order to prevent loss of genetic diversity in the future.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Traumann, Andrew Patrick [UNESP]. "A diplomacia dos petrodólares: relações do Brasil com o mundo árabe (1973-1985)." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/93425.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-02-23Bitstream added on 2014-06-13T19:48:16Z : No. of bitstreams: 1 traumann_ap_me_assis.pdf: 579521 bytes, checksum: 2282f70cc7a1b74a74ef6e21ae9c408a (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este trabalho trata das relações entre o Brasil e o Mundo Árabe, especialmente depois da primeira crise do petróleo, em 1973. Diante da disparada do preço do petróleo, o Brasil passou a intensificar o seu intercambio diplomático e comercial com os países árabes no intuito de suavizar os efeitos da crise. De forma inédita e adotando uma política externa pragmática baseada no interesse comercial do país, o governo Geisel incrementou as relações do Brasil com o Oriente Médio e norte da África. Nesta busca por novos aliados, destacou-se o Iraque. A amizade Brasil-Iraque começou com a prospecção de petróleo e a descoberta pela Petrobrás do poço iraquiano de Majnoon, um dos maiores do mundo, e também pela construção de estradas e ferrovias.
This work deals with the relations between Brazil and the Arab World, especially after the First Oil Crisis of 1973. To face the fast rise of the oil prices, Brazil started to intensify diplomatic and commercial affairs with the Arab countries in intention to reduce the effects of the crisis. Adopting a new and more pragmatic foreign politics, based in the commercial interest of the country, the Geisel government developed the relations of Brazil with the Middle East and North of Africa. In this search for new allies, Iraq was distinguished. The Brazil-Iraq friendship started with the prospection of oil and the discovery by Petrobras, of the Iraqi well of Majnoon, one of the greatest of the world, and also the building of roads and railroads in that country.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Traumann, Andrew Patrick. "A diplomacia dos petrodólares : relações do Brasil com o mundo árabe (1973-1985) /." Assis : [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/11449/93425.

Full text
Abstract:
Orientador: Clodoaldo Bueno
Banca: Estêvão Chaves de Rezende Martins
Banca: José Luis Bendicho Beired
Resumo: Este trabalho trata das relações entre o Brasil e o Mundo Árabe, especialmente depois da primeira crise do petróleo, em 1973. Diante da disparada do preço do petróleo, o Brasil passou a intensificar o seu intercambio diplomático e comercial com os países árabes no intuito de suavizar os efeitos da crise. De forma inédita e adotando uma política externa pragmática baseada no interesse comercial do país, o governo Geisel incrementou as relações do Brasil com o Oriente Médio e norte da África. Nesta busca por novos aliados, destacou-se o Iraque. A amizade Brasil-Iraque começou com a prospecção de petróleo e a descoberta pela Petrobrás do poço iraquiano de Majnoon, um dos maiores do mundo, e também pela construção de estradas e ferrovias.
Abstract: This work deals with the relations between Brazil and the Arab World, especially after the First Oil Crisis of 1973. To face the fast rise of the oil prices, Brazil started to intensify diplomatic and commercial affairs with the Arab countries in intention to reduce the effects of the crisis. Adopting a new and more pragmatic foreign politics, based in the commercial interest of the country, the Geisel government developed the relations of Brazil with the Middle East and North of Africa. In this search for new allies, Iraq was distinguished. The Brazil-Iraq friendship started with the prospection of oil and the discovery by Petrobras, of the Iraqi well of Majnoon, one of the greatest of the world, and also the building of roads and railroads in that country.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Braga, Joyce Silva. "Identidade, exílio e memória: representações da cultura árabe na ficção brasileira contemporânea." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8558.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Ao trazer registros de como a cultura árabe ou o imigrante árabe foi representado pela literatura brasileira desde os escritos coloniais, pretendemos refletir sobre a ficção brasileira contemporânea, que, diferentemente dos períodos anteriores, lança um olhar profundo sobre a imigração árabe para o Brasil, o que possibilita uma releitura do processo de inserção do imigrante na sociedade brasileira, principalmente para os descendentes de primeira e segunda geração. O corpus escolhido é composto por duas narrativas: o romance Dois irmãos (2000), de Milton Assi Hatoum, escritor manaura, nascido em 1950, filho de imigrantes árabes sírio-libaneses; e a narrativa O enigma de Qaf (2004), de Alberto Mussa, carioca, nascido em 1961, neto de imigrantes árabes. Nossa pesquisa busca demonstrar que as obras ficcionais de escritores descendentes de imigrantes permitem uma reflexão densa sobre os conflitos da condição migrante, porém numa perspectiva diferente da visão estereotipada ou mesmo de uma tematização preconceituosa. Entendemos ser a literatura um espaço privilegiado para trazer à tona outras visões sobre a cultura árabe, deixando de lado, consequentemente, a única história já delineada pelo colonizador europeu, aquela contida nos livros didáticos, divulgada nos grandes meios de comunicação de massa e na história universal, segundo a qual os árabes são terroristas, fundamentalistas, desumanos, opressores da mulher, o turco da prestação, o vendedor ambulante. Trata-se, assim, de adotar um viés pós-colonial, segundo os estudos de Eloína Patri dos Santos (2005), na medida em que, sob tal viés, o colonizado pode relatar a sua experiência, de acordo com a sua própria versão, com a sua voz. A análise é elaborada por meio de três eixos: o ethos identitário, o pathos do exílio e o logos da memória. Com a abordagem desses eixos, buscamos enfatizar a construção, nos dois romances, de um espaço de enriquecimento cultural por meio de personagens despidos de exageros folclóricos, de uma ambientação sem exotismos, da tematização de ritos árabes sem estereótipos, e, principalmente, do maior legado da cultura árabe para a humanidade: a língua árabe. Buscamos, dessa forma, contribuir para uma maior compreensão da ficção brasileira contemporânea, além de colaborar com as pesquisas que tratam das representações e figurações do árabe produzidas no Brasil
Bringing forward how the Arab Culture or the Arab Immigrant was pictured by the Brazilian Literature we wish to reflect about the Brazilian contemporary fiction that, diferently from the previous periods, cast a deeper view on the matter, allowing the reinterpretation of the arab immigrants social insertion in the brazilian culture specialy for descendents of first and second generations. The chosen corpus is assembled from two narratives: the romance Dois irmãos (2000), writen by Milton Assi Hatoum(*1950-), son of Syrian-Lebanese immigrants and born in Manaus, Amazonas; and the narrative O enigma de Qaf (2004), from Alberto Moussa(*1961-), grandson of Arab immigrants. Our research tries to demonstrate that the analisys of fictional pieces of immigrants descendants writers allows a a deep view of the migration condition struggles, but in a different perspective of the stereotyped concept or even a theme intrinsically pervaded with prejudice. We see the Literature as the needed and possible space to bring forth other, new views of the arab culture and, as consequence, set aside the only history already outlined by the european colonists, the history set on school books, spread on the media and in the general history, where the arab is the terrorist fundamentalist, inhuman, woman opressors, the raghead tenant that collects the money harshly, the stingy bagman. We try, therefore, to adopt a post-colonial bias, accordingly with the studies of Eloínia Patri dos Santos (2005), seeking that, under that bias, the colonized can describe his experience following his own view, his own version, his own voice. The analisys is formulate on three axes: the identitys ethos, the exiles pathos and the memorys logos. With this triaxial aproach we intend to lay enphasis the construction, in both romances, of a cultural enrichment space by means of characters without folklore encased exaggerations, in a exoticism free atmosphere, where the thematization of the Arab rites unrestrained by stereotypes, and, mainly, the greatest legacy of the arab culture for the humankind: its language. In this fashion, let us seek to contribute for a bigger understanding of the brazilian contemporary fiction and, beyond, collaborate with the researches on representations and figuration of the arab produced in Brasil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Árabes no Brasil"

1

Maranhão, Ricardo. Árabes no Brasil: História e sabor. São Paulo, SP, Brasil: Editora Gaia, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Imigração árabe no Brasil: Histórias de vida de libaneses muçulmanos e cristãos. São Paulo: Xamã, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

25 de Março: Memória da rua dos árabes : história da rua 25 de Março, São Paulo do fim do século XIX ao início do século XXI. [São Paulo: Rose Koraicho], 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Árabes no Brasil"

1

MISLEH, Soraya. "A luta das mulheres árabes à luz do feminismo anticolonial." In Oriente Médio e Palestina pesquisados a partir do Brasil: reflexões acadêmicas, marginais e críticas., 259–72. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-81417-18-5-0-f.259-272.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

COSTA, Renatho. "O dilema da integração a partir da perspectiva do mercado de trabalho para os árabes-israelenses no estado de Israel." In Oriente Médio e Palestina pesquisados a partir do Brasil: reflexões acadêmicas, marginais e críticas., 151–84. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-81417-18-5-0-f.151-184.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ADI, A. S., and R. M. S. FERNANDES. "O terrorismo e as associações com os contextos islâmicos/árabes: uma análise dos discursos pós 11 de setembro em livro didático de história de uma escola evangélica adventista." In Oriente Médio e Palestina pesquisados a partir do Brasil: reflexões acadêmicas, marginais e críticas., 301–30. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-81417-18-5-0-f.301-330.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SALGADO NETO, Luiz. "Movimento político árabe palestino sob controle britânico: entre a mediação e o confronto (1917-1937)." In Oriente Médio e Palestina pesquisados a partir do Brasil: reflexões acadêmicas, marginais e críticas., 109–50. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-81417-18-5-0-f.109-150.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography