Academic literature on the topic 'Araçuaí - MG'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Araçuaí - MG.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Araçuaí - MG"

1

Gonçalves, Ígor Prates, and Rany Cristina Alves Vieira. "Compreender os Fatores que Influenciam a Rotatividade de Profissionais do Varejo em Araçuaí/MG." Revista de Ciências Gerenciais 22, no. 36 (December 30, 2018): 115. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2018v22n36p115-119.

Full text
Abstract:
A rotatividade de capital humano no setor varejista é uma das preocupações para as organizações, uma vez que o processo de uma nova contratação pode ser mais caro do que investir em um funcionário atual. Com isso, surgiu a necessidade de compreender os fatores que influenciam na rotatividade de profissionais do varejo em Araçuaí, MG. Além de identificar os principais aspectos motivadores da rotatividade, no setor varejista da cidade, na percepção dos empresários e dos funcionários, também se buscou identificar se as organizações do setor varejista de Araçuaí/MG possuem um plano de carreira e, por fim, propor sugestões estratégicas no campo da Gestão de Pessoas, a partir da literatura disponível e dos dados de pesquisa coletados. A verificação dos resultados da pesquisa ocorreu por meio de levantamento bibliográfico, seguido de entrevistas feitas com gestores e colaboradores das organizações do setor varejista em Araçuaí/MG. Nos resultados encontrados se notou que o principal fator de motivação para se desligar da organização, segundo os colaboradores, são os fatores psicológico-emocionais, seguido da condição financeira e melhor oportunidade no mercado, sendo que este último era tido como um fator principal na visão dos empresários. Por fim, este estudo se torna relevante, pois contribui para que os gestores das organizações desenvolverem estratégias para uma possível erradicação da rotatividade no varejo. Palavras-chave: Rotatividade. Gestão de Pessoas. Gestão Estratégica. Abstract Human capital turnover in the retail sector is one of the concerns for organizations, since the process of re-hiring may be more expensive than investing in a current employee. This led to the need to understand the factors that influence the turnover of retail professionals in Araçuaí, MG. In addition, identify the main motivating aspects of the turnover in the retail sector of the city, in the entrepreneurs’ and employees’ perception, identify if within the organizations of the retail sector of Araçuaí, MG there is a career plan and, finally, propose strategic suggestions in the People Management field, based on available literature and collected research data. The verification of the research results was done through a bibliographic survey, followed by interviews with managers and employees of the retail sector organizations in Araçuaí / MG. In the results found, it was observed that the main motivation factor for detaching from the organization according to the employees is the psychological-emotional factors, followed by financial and better opportunities in the market, the latter being considered as a main factor in the Businessmen. Finally, this study becomes relevant, because it contributes to the organizations’ managers to develop strategies for a possible eradication of the turnover in the retail. Keywords: Turn over. People Management. Strategic Management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gonçalves, Leonardo E. da Silva, Fernando Flecha de Alkmim, and Antônio Carlos Pedrosa-Soares. "Características geoquímicas da Suíte G1, arco magmático do Orógeno Araçuaí, entre Governador Valadares e Ipanema, MG." Rem: Revista Escola de Minas 63, no. 3 (September 2010): 457–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000300006.

Full text
Abstract:
Apresenta-se, nesse trabalho, o resultado de uma investigação petrológico-geoquímica realizada em granitóides da Suíte G1 do Orógeno Araçuaí, localizados entre as cidades de Governador Valadares e Ipanema (MG). Nessa região, a Suíte G1 é constituída pelas litofácies enderbito-tonalítica, granodiorítica-tonalítica e granítica, as quais possuem características químicas semelhantes às de uma série cálcio-alcalina expandida, metaluminosa a levemente peraluminosa do tipo I. Os dados obtidos revelaram, também, que as litofácies individualizadas correspondem a distintos estágios evolutivos do magmatismo granítico, com as fácies enderbitotonalítica e granítica, representando os extremos menos e mais diferenciados, respectivamente. Em conjunto com as rochas vulcânicas do Grupo Rio Doce, os componentes da Suíte G1 estudados materializam o edifício plutônico-vulcânico do arco magmático do Orógeno Araçuaí, formado em uma margem continental entre 630 e 585 Ma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos Neto, José Ramalho dos, and Cristiano Christofaro. "EROSIVIDADE DA CHUVA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAÇUAÍ-MG." Boletim de Geografia 37, no. 3 (July 10, 2020): 40–50. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v37i3.37522.

Full text
Abstract:
A erosão do solo é um dos maiores problemas ambientais da atualidade. Todos os anos milhões de toneladas de terra arável são perdidos por esse processo, contribuindo para a perda de fertilidade do solo e para a diminuição da produtividade das culturas. A erosividade da chuva é descrita como uma interação entre a energia cinética das gotas de chuva e a superfície do solo, representando o potencial da chuva e enxurrada na produção da erosão do solo, exercendo assim grande influência nos processos erosivos, principalmente em ambientes tropicais. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo determinar a variação espaço-temporal da erosividade das chuvas na bacia do rio Araçuaí - MG. Dados de precipitação de 14 estações pluviométricas distribuídas no território bacia, contendo séries históricas ininterruptas de 1996 a 2015, foram selecionados. A partir das séries históricas, foram efetuados os cálculos do Índice de Fournier Modificado (MFI), da erosividade mensal média EI30m) e da Erosividade Média Anual (Fator R) para cada estação pluviométrica. Os dados foram interpolados para toda a bacia pelo método inverso da Distância (IDW). Os resultados apontam uma erosividade média anual na bacia de 9125 MJ mm ha-1 h-1 Ano-1. A análise espacial indicou a existência de um gradiente decrescente de erosividade no sentido Sul-Norte, com os maiores valores nos trechos mais altos da bacia. A análise temporal demonstrou que os maiores valores de erosividade ocorreram no período de outubro a março, e os menores valores de abril a setembro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Shirlene Aparecida da. "A pouca visibilidade da mulher na toponímia de Araçuaí-MG." Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 20, no. 35 (May 13, 2021): 217–39. http://dx.doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57187.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi analisar os logradouros da cidade (ruas, praças e avenidas) de Araçuaí-MG que recebem nomes de pessoas, a fim de verificar a (in)visibilidade de nomes femininos na escolha dos topônimos, tendo em vista a importância da mulher para a formação do município. Como embasamento teórico, foram consultados trabalhos dos autores Vasconcelos (1928), Jonasson (1994), Dick(1990,1992, 1996), Faria (2017). Para a coleta de dados, foram consultados mapas e relatórios oficiais do município, que forneceram o total de 174 logradouros com nomes de pessoas, acompanhados ou não de títulos. Como resultado, observou-se que, dos 174 logradouros da cidade com nomes de pessoas, são 38 femininos e 136 masculinos. Dessa maneira, comprova-se que, também na escolha de topônimos, a desigualdade de gênero se faz presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Equipe Pastoral dos Migrantes. "Pastoral Migratória." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 1 (August 23, 1988): 36–39. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i1.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Reginato Fernandes dos, Fernando Flecha Alkmim, and Antônio Carlos Pedrosa-Soares. "A Formação Salinas, Orógeno Araçuaí (MG): história deformacional e significado tectônico." Revista Brasileira de Geociências 39, no. 1 (March 1, 2009): 81–100. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.200939181100.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lopes, Manamares De Souza Coutinho, Carlos Augusto Pereira da Silva, Eliane Macedo Sobrinho Santos, and Valdevino José dos Santos Júnior. "Percepção de comerciantes sobre o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em Araçuaí/MG." Natural Resources 9, no. 3 (December 20, 2019): 10–17. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2237-9290.2019.003.0002.

Full text
Abstract:
Questões ambientais, como o gerenciamento de resíduos sólidos, estão cada vez mais presentes no cotidiano da população e no ambiente comercial. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo conhecer a percepção dos comerciantes sobre o gerenciamento de sólidos urbanos no município de Araçuaí, Nordeste de Minas Gerais. Para isto, foi aplicado um questionário com dez questões a 62 indivíduos atuantes no comércio. Os resultados demonstraram que a maioria dos entrevistados são compostos por funcionários (81,94%), seguidos de gerentes (12,50%) e proprietários (5,56%). Segundo a maioria dos comerciantes, a responsabilidade dos resíduos é do município, que é realizado meio do serviço limpeza pública e acredita que o aterro sanitário é melhor destino dos resíduos gerados nos estabelecimentos comerciais. Os comerciantes têm ciência dos termos: coleta seletiva e produtos recicláveis e conferiram-nos muita importância. No entanto, não os aplicam e não têm conhecimento sobre os materiais destinados à logística reversa. Desta forma, conclui-se que a percepção dos comerciantes de Araçuaí/MG sobre o gerenciamento de resíduos sólidos é restrita, sendo refletida nos cuidados deles quanto aos resíduos sólidos produzidos em seus estabelecimentos comerciais. Com isto, propõe-se a adoção de instrumentos previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, tais como: programas de educação ambiental voltada à temática, promoção da coleta seletiva, bem como envio de resíduos a associação de catadores local e o estímulo à logística reversa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Drago, Niuxa Dias. "João das Neves - cenógrafo e artífice." Pitágoras 500 9, no. 2 (June 5, 2019): 98–115. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v9i2.8654559.

Full text
Abstract:
Este artigo relata o processo de concepção do cenário do espetáculo Maria Lira, da Cia Ícaros do Vale (Araçuaí/MG), escrito e dirigido por João das Neves. João também concebeu o cenário, que se inspira na série “bichos do sertão”, da artesã Maria Lira Marques, personagem título do espetáculo dedicado à cultura popular do Vale do Jequitinhonha. O cenário é analisado à luz das reflexões de Richard Sennet em O Artífice (2009).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira da Silva, Carlos Augusto, Valdevino José Dos Santos Júnior, Manamares De Souza Coutinho Lopes, Eliane Macedo Sobrinho Santos, and Bruna De Souza Otoni. "COMERCIANTES E A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÃO, VISIBILIDADE, RELEVÂNCIA E INCLUSÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM ARAÇUAÍ, MG." Nucleus 17, no. 2 (October 30, 2020): 123–43. http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.3794.

Full text
Abstract:
Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, emergiu a gestão de resíduos sólidos (GRS), tornando mais visível a presença dos catadores de materiais recicláveis na sociedade. Neste contexto, objetivou-se avaliar, no contexto da GRS, a percepção de comerciantes sobre os catadores de materiais recicláveis em Araçuaí, MG, bem como levantar aspectos sobre a visibilidade, relevância do trabalho e inclusão dos catadores na GRS do município. Para isto, aplicou-se um questionário com sete questões a 62 comerciantes de nove segmentos. Os resultados demonstraram que a maioria dos comerciantes são compostos por funcionários (82%), seguidos de gerentes (13%) e proprietários (5%), os quais, em sua maioria, demonstraram ter algum conhecimento acerca da GRS como coleta seletiva e materiais recicláveis, mas apresentaram baixa adesão à separação de resíduos, uma premissa da coleta seletiva. Quanto à visibilidade, ao trabalho e à inclusão dos catadores na coleta de materiais recicláveis, verificou-se que os comerciantes dão importância ao trabalho, além de afirmar que destinariam os resíduos à uma associação de catadores municipal. Com relação aos catadores, o presente estudo levantou algumas questões socioeconômicas, mas estas devem ser aprofundadas para assim tornar ainda mais visível a relevância do trabalho dos catadores enquanto agentes ambientais. Conclui-se que é importante o município de Araçuaí implementar um plano de GRS conforme a PNRS, devendo adotar a responsabilidade compartilhada, incentivar os comerciantes a separar materiais recicláveis com vistas à coleta seletiva e destiná-los à associação de catadores, propiciando trabalho formal, renda e benefícios ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Cláudio Maurício Teixeira da, Fernando Flecha Alkmim, and Antônio Carlos Pedrosa-Soares. "Geometria e evolução do feixe de zonas de cisalhamento Manhuaçu - Santa Margarida, Orógeno Araçuaí, MG." Rem: Revista Escola de Minas 62, no. 1 (March 2009): 23–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672009000100005.

Full text
Abstract:
Feixe de Zonas de Cisalhamento Manhuaçu-Santa Margarida de orientação geral NS estende-se por, aproximadamente, 300 km na região leste de Minas Gerais. Como uma das principais estruturas do núcleo cristalino do Orógeno Araçuaí, é constituído por um conjunto de zonas de cisalhamento dúcteis, que, em mapa, mostram traços sigmoidais. O seu segmento norte é composto por zonas de cisalhamento reversas que promovem o transporte de material em direção a oeste e, subordinadamente, por zonas transcorrentes dextrais. Os segmentos central e sul são dominados por zonas transcorrentes dextrais. O desenvolvimento do feixe deu-se em quatro fases deformacionais neoproterozóicas. A primeira fase promoveu a nucleação do conjunto de zonas reversas, que ficaram parcialmente preservadas no segmento norte do feixe. Durante a segunda fase, as zonas preexistentes experimentaram, de norte para sul, uma rotação progressiva para a vertical e para a direção NE-SW, além de intensa reativação transcorrente dextral. A terceira fase gerou zonas de cisalhamento normais de ocorrência restrita ao segmento norte. Na quarta fase, formaram-se falhas transversais e juntas. Em sua terminação sul, o feixe, dominado por zonas transcorrentes dextrais, rotaciona-se até confundir-se com as estruturas da porção NW da Faixa Ribeira. Tal fato implica que as estruturas dessa porção do feixe são de mesma idade, ou algo mais velhas que as transcorrências dextrais, que marcam o quadro tectônico do segmento NW da Faixa Ribeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Araçuaí - MG"

1

Carneiro, Ana Maria. "Aprendizado da sobrevivência: trabalhadores rurais de Araçuaí (MG)." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1986. http://hdl.handle.net/10438/9610.

Full text
Abstract:
Submitted by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2012-04-12T11:58:35Z No. of bitstreams: 1 000048341.pdf: 10953682 bytes, checksum: 3ba01cbc32b5c32d3dd95288e5232a34 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-04-12T11:59:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000048341.pdf: 10953682 bytes, checksum: 3ba01cbc32b5c32d3dd95288e5232a34 (MD5) Previous issue date: 1986
O objetivo deste estudo é a análise da educação dos trabalhadores rurais de Araçuaí a partir de suas condições de trabalho e vida, bem como de suas representa- - çoes. A educação é enfocada como uma pritica social - açao humana, social e historlcamente determinada. Para tan to, analisa-se o meio em que estes trabalhadores rurais vivem, as suas condições econõmicas e políticas, as rel.ações sociais que estabelecem entre si e com as demais clas ses e as suas organizações. A inclusão de todos estes aspectos tem por trás uma postura teórica, uma forma de perceber a realidade so' cial. Trata-se de analisar o conjunto de práticas e re - presentações dos trabalhadores rurais de Araçuaí como ex pressao de sua inserção ~uma totalidade concreta. A educação existe dentro de todas estas relações. ~ determinada, em última anál ise, pelos interesses e pelas relações de força entre os diferentes agentes sociais nela envolvidos. Enfim, a educação dos trabalhado- 'res rurais está ligada as suas lutas como uma classe face ã outras classes da socieqade. ~ portanto, expressão do que eles são e de como lutam para defender seus interes - ses. O estudo está dividido em duas partes, cada uma com três capítulos. Na primeira parte e analisado o contexto econõmico e pol ítico, bem como a formação histórica de Araçuaí e do Vale do Jequitinhonha. Na segunda parte, a preocupação central são os trabalhadores rurais, condições de trabalho, organização e educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Servilha, Mateus de Moraes. "As relações de trocas materiais e simbólicas no Mercado Municipal de Araçuaí MG." Universidade Federal de Viçosa, 2008. http://locus.ufv.br/handle/123456789/4086.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:33:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 2667962 bytes, checksum: d4d2c7760c1cf9d97680011815a3408e (MD5) Previous issue date: 2008-03-14
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This work consists in the study of the social relations of material and symbolic exchanges in the Municipal Market of Araçuaí MG. The aim of this work is to comprehend the exchange relations, material and non-material, established in the market as a component of the cultural dynamics of the region and of the common identity construction, and the different representations built relating to the Municipal Market by its clients as well. From a theoretical analysis based on interpretative anthropology theories, economic anthropology and human geography, interpretations on the social relations of material and symbolic exchange in the Municipal Market of Araçuaí showed the importance of them in the construction of solidarity, mutual assistance, reciprocity and union and confidence feelings among the Municipal Market s clients. Different identities as the regional, professional, domestic, communitarian, urban and rural correlate themselves in the market where, from their differences and otherness feelings in relation to the social-economic relations existent in other commercial establishments, clients feel themselves as part of the same social group, creating as common identity, what let us to classify the market as a place of exchanges and a common identity place . The municipal Market and the socio-cultural dynamics analyzed in this work can be incorporated in researches, extension projects and public potentialities in this construction of common sense and confidence feelings and mutual social recognition, dynamics built along decades, considered by merchants and clients as one of the most important and the most positive characteristics of social life of the people that frequent the Municipal market of Araçuaí.
Este trabalho consiste no estudo das relações sociais de trocas materiais e simbólicas presentes no mercado municipal de Araçuaí MG. O objetivo deste trabalho é compreender as relações de troca, materiais e não-materiais, estabelecidas no mercado como elemento da dinâmica cultural regional e de construção de identidade coletiva, assim como as diferentes representações construídas acerca do mercado municipal por seus frequentadores. A partir de uma análise teórica embasada nas teorias da antropologia interpretativa, da antropologia econômica e da geografia humana, interpretações acerca das relações sociais de trocas materiais e simbólicas presentes no mercado municipal de Araçuaí apresentaram a importância das mesmas para a construção de solidariedades, de ajudas mútuas, de reciprocidades e de sentimentos de união, confiança e pertencimento comuns entre os frequentadores. Diferentes identidades, como a regional, as profissionais, as familiares, as comunitárias, a urbana e a rural, se correlacionam no mercado onde, a partir de suas diferenças e de sentimento de alteridade em relação a relações socioeconômicas presentes em outros estabelecimentos comerciais, frequentadores se sentem parte de um mesmo grupo social, produzindo assim uma identidade coletiva, o que nos permitiu a classificação do mercado como um lugar de trocas e um lugar de identidade coletiva . O mercado municipal e as dinâmicas socioculturais analisadas nesse trabalho podem ser incorporados por pesquisas científicas, projetos de extensão e políticas públicas na busca pela valorização de suas potencialidades culturais de construção de sensos comunitários e de sentimentos de confiança e reconhecimento social mútuo, racionalidades e práticas construídas ao longo de décadas, consideradas por mercadores, feirantes e fregueses como uma das características mais importantes e positivas da vida social dos frequentadores do mercado municipal de Araçuaí.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tedeschi, Mahyra Ferreira. "Caracterização do Arco Magmático do Orógeno Araçuaí entre Frei Inocêncio e Itambacuri, MG." Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9BHEVG.

Full text
Abstract:
A região entre as cidades de Frei Inocêncio e Itambacuri (NE de Minas Gerais) abriga os plútons neoproterozóicos de localização mais ocidental no contexto do Arco Magmático Rio Doce. A caracterização destas rochas foi feita com mapeamento faciológico, estudos petrográficos, litoquímicos, geocronológicos (U-Pb SHRIMP e LA-MC-ICP-MS em zircão) e isotópicos (Nd e Sr). O complexo gnáissico que compõe o embasamento na região exibe idade U-Pb de cristalização magmática em 2110 ± 12 Ma. O metamorfismo destas rochas é de idade brasiliana, tendo sido datado em 580 ± 19 Ma. Sua assinatura isotópica de Nd (Nd(2100 Ma) = +2,19 e +4,43) sugere origem juvenil e indica correlação com o arco magmático Juiz de Fora-Pocrane (e não com o Complexo Mantiqueira, como foi originalmente mapeado). Afloram na área as seguintes unidades do Arco Rio Doce: 1) Enderbito Chaves, subdividido nas fácies gabronorito, enderbito e biotita monzogranito, além de uma zona híbrida, onde são encontradas rochas das três fácies. Em todo o plúton são encontradas feições de mistura de magmas (mingling e mixing). Essas rochas são subalcalinas de alto potássio, cálcio-alcalinas a álcali-cálcicas, predominantemente metaluminosas, de ambiente pré-colisional, cristalizadas em 599 ± 15 Ma. As assinaturas litoquímicas e isotópicas (Nd = -4,87 e 87Sr/86Sr = 0,70620) caracterizam a fácies gabronorito como as rochas mais primitivas do arco. 2) Tonalito Brasilândia, o qual aflora no extremo oeste da área, constitui um corpo com forma de camada limitado por zonas de cisalhamento. Este foi divido em fácies de granulações grossa e fina. São essencialmente tonalitos e granodioritos foliados, ricos em enclaves máficos a intermediários amplamente distribuídos por todo corpo. As rochas são subalcalinas de médio a alto potássio, cálcicas a cálcio-alcalinas, metaluminosas a fracamente peraluminosas, pré-colisionais, com idade de cristalização de 581 ± 11 Ma. Sua assinatura isotópica de Nd híbrida indica a participação de material juvenil e crustal na geração destas rochas. 3) O Granodiorito Guarataia, tem formato aproximadamente arredondado e não exibe a foliação dúctil regional. Foi dividido em fácies de granulação fina e porfirítica. Em ambas são encontradas rochas granodioríticas a graníticas com foliação de fluxo ígneo marcada nas bordas do corpo. Constitui o plúton mais novo na área, com 576 ± 9 Ma. Suas rochas são subalcalinas de alto potássio, cálcio-alcalinas a álcali-cálcicas, fracamente peraluminosas, do tipo I, e mostram assinatura sincolisional. Suas assinaturas litoquímica e isotópica (Nd = -12,52 e 87Sr/86Sr = 0,71045) apontam para uma origem com pouca ou nenhuma contribuição juvenil. Seu comportamento geoquímico, muito parecido com o do embasamento local, sugere que o Granodiorito Guarataia tenha sido gerado predominantemente a partir da fusão deste complexo gnáissico do tipo I, com contribuição de fonte mantélica, uma situação adequada à geração de rochas peraluminosas do tipo I. A geração de rochas primitivas como as do Enderbito Chaves, exclusivamente em ca. 600 Ma, implica em uma variação no processo de subducção em meio ao estágio de formação do Arco Rio Doce (ca. 630-585 Ma). Processos capazes de explicar esta variação são o aumento do ângulo de subducção e/ou slab break-off. A atuação deste último explica ainda a ausência de zonamento químico e geocronológico dentro do arco e a geração do volume abundante de rochas na transição dos estágios pré- a sincolisionais, quando teriam sido gerados o Tonalito Brasilândia e o Granodiorito Guarataia, com maior e menor contribuição mantélica, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Borges, Ana Cristina Valente. "Coordenação interinstitucional para o desenvolvimento local: um estudo em Araçuaí, Minas Gerais." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2008. http://hdl.handle.net/10438/3459.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2009-11-18T18:56:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 anaborges.pdf: 2688976 bytes, checksum: 4c7909dd44650100da1c88d0864225ab (MD5) Previous issue date: 2008
This essay aims to discuss local development under the prospect of coordinated intervention of multiple organizations, considering different thematic areas of action, different economic sectors and regions of origin; structured in different methodologies and owners of different social technologies field of expertises. Search to identify determinants, facilitators, and restrictive factors of cross sectorial and cross organizational coordination processes for a common purpose. The field research was conducted at a region of State of Minas Gerais, Brazil, where a group of 13 organizations that fit the profile described above, joined up to work jointly, facilitating the environment for local development. The region is between those with the lowest incomes in Brazil. The objective of this study was to verifry what extent the practices implemented by the organizations context (the municipality in question has population of less than 40.000 inhabitants), are contributing to the formation and / or strengthening of a local scene of more opportunities that compete for the quality of life of the population. To meet this goal were interviewd 52 citizens between representatives of organizations, the government, civil society and citizens directly benefit from the Sustainable Araçuaí iniciative, using the semi-structured interview. The result has been the relationship between partnerships determining factors, facilitators and restrictive labour, structured on a conceptual map, and the perception of the impact that these actions have caused coordinates the council from the perspective of the interviewees.
Esta dissertação tem como objetivo discutir o desenvolvimento local sob a perspectiva de intervenção coordenada de várias organizações, considerando serem estas oriundas de diferentes áreas temáticas de ação, diferentes setores econômicos e regiões de origem; estruturadas em diferentes metodologias de trabalho e, ainda, detentoras de expertise em diferentes tecnologias sociais. Busca identificar fatores determinantes, facilitadores e restritivos em processos de coordenação intersetorial e interorganizacional em prol de um objetivo comum. A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, região do Estado de Minas Gerais, Brasil, onde um grupo de treze organizações que se encaixam no perfil acima descrito uniu-se para trabalhar em conjunto, promovendo iniciativas para o desenvolvimento local. A região está entre aquelas de mais baixa renda no Brasil. O estudo procurou verificar em que medida as práticas aplicadas pelas organizações nesse contexto (o município em questão tem população de menos de 40.000 habitantes) contribuem para a formação e/ou fortalecimento de um cenário local com mais oportunidades que concorram à qualidade de vida da população. Para atingir esse objetivo, foram entrevistados 52 cidadãos, dentre eles, representantes das organizações que integram a iniciativa, do poder público local, e cidadãos beneficiados diretamente pelo Programa Araçuaí Sustentável, utilizando a entrevista semi-estruturada. O resultado desse trabalho foi a estruturação de um mapa conceitual que indica a relação entre os fatores que determinam, facilitam e restringem o trabalho entre as organizações e a análise da percepção do impacto que essas ações coordenadas têm causado no município a partir da perspectiva dos entrevistados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernandes, Marcus Manoel. "Viabilidade agronômica do uso do rejeito de garimpos no Distrito Pegmatítico de Araçuaí, MG." Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7HVGWX.

Full text
Abstract:
Esta tese aborda parte do Distrito Pegmatítico de Araçuaí, Médio Jequitinhonha, tendo como foco o Campo Pegamatítico de Coronel Murta onde a exploração de pegmatitos tem objetivado, há muitas décadas, a extração de gemas e feldspato industrial. A maioria das gemas tem elevado valor no mercado, mas em termos de quantidade, elas representam somente uma proporção muito pequena dos depósitos pegmatíticos. O maior volume do material pegmatítico, rico em minerais industriais, é desperdiçado. Grandes quantidades do rejeito de pegmatitos criam degradação ambiental, especialmente nas drenagens. A principal questão que alicerça o objetivo dessa tese é a viabilidade da utilização dos rejeitos pegmatíticos como fonte de fertilizantes para as plantas, tendo em vista contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pequenos agricultores da região do Médio Jequitinhonha. Por outro lado, o uso do rejeito também diminuiria o impacto ambiental. As amostras foram coletadas em três diferentes garimpos (Água Santa, Morro Redondo e Pau Alto I), localizados no município de Coronel Murta. Os estudos dos rejeitos envolveram análises físicas, químicas e mineralógicas. Para validação agronômica do uso dos rejeitos realizaram-se experimentos de campo (Araçuaí) e em casa de vegetação (Belo Horizonte). Análises de difração de Raios-X mostram que feldspato potássico, caulinita, quartzo e albita são predominantes e estão presentes em quase todas as amostras; ilita, goethita, hematita, esmectita e muscovita ocorrem em menores proporções; clorita e ilmenita aparecem somente como vestígios. Quanto aos experimentos de campo e em casa de vegetação, os resultados das várias análises realizadas não mostraram diferenças significativas para os rejeitos testados. Embora a avaliação visual das plantas em casa de vegetação sugerisse perspectiva positiva, os resultados quantitativos indicam que os rejeitos testados, nas condições dos experimentos, são irrelevantes como fertilizantes de plantas. Contudo, sugere-se a continuidade de pesquisas desta natureza, tanto com o rejeito de pegmatito como de outras rochas (e.g., ardósia, pedra-sabão).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Richter, Fabiana. "Sedimentation, metamorphism and granite generation in a Back-Arc Region : the crustal processes recorded in the Ediacaran Nova Venécia Complex (Araçuaí Orogen, Southeast Brazil)." reponame:Repositório Institucional da UFOP, 2015. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5427.

Full text
Abstract:
Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais. Departamento de Geologia. Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Submitted by Oliveira Flávia (flavia@sisbin.ufop.br) on 2015-05-20T20:28:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) DISSERTAÇÃO_SedimentationMetamorphismGranite.pdf: 9752902 bytes, checksum: 32699b6a964a18271b67154b8ab6c9f7 (MD5)
Approved for entry into archive by Gracilene Carvalho (gracilene@sisbin.ufop.br) on 2015-05-22T14:39:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) DISSERTAÇÃO_SedimentationMetamorphismGranite.pdf: 9752902 bytes, checksum: 32699b6a964a18271b67154b8ab6c9f7 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-22T14:39:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) DISSERTAÇÃO_SedimentationMetamorphismGranite.pdf: 9752902 bytes, checksum: 32699b6a964a18271b67154b8ab6c9f7 (MD5) Previous issue date: 2015
O Complexo migmatítico-graniulítico-granítico Nova Venécia (CNV), localizado no núcleo do Orógeno Araçuaí (OA, 630-480 Ma), sudeste do Brasil, registra processos crustais anatéticos ocorridos no norte da Província Mantiqueira durante a amalgamação Brasiliana-Pan Africana de Gondwana Ocidental. O núcleo do OA compreende abundantes e volumosos granitoides tipo-S e –I (Supersuítes G1 a G5), que são espacialmente e temporalmente associados a eventos metamórficos de alto grau no NVC. Este estudo integra observações de campo, análises de química mineral, petrografia, geocronologia U-Pb LAICP- MS de zircões e monazitas e modelagem termodinâmica, a fim de definir a evolução dos migmatitos-granulitos do CNV, desde sua deposição até o metamorfismo de alto grau, e correlacionar a história metamórfica com os vários episódios de magmatismo granítico (G1-G5). Sete populações compõe a base de dados de zircões detríticos. A gama mais significativa de zircões detríticos concordantes zircão são representados pelas duas populações mais jovens, variando 650-610 Ma. Isso indica que a principal fonte do CNV é provavelmente o Arco Rio Doce, com contribuições menores de fontes contemporâneas ao Arco Rio Negro. Populações mais velhas sugerem proveniência dos primeiros registros do arco Rio Negro e de segmentos do OA relacionados a riftes de idades Criogeniana e Toniana. O período de sedimentação do CNV é limitado entre a idade máxima de sedimentação em ca. 606 Ma e a intrusão dos primeiros granitóides sin-colisionais (ca. 593 Ma), ou seja, durante ca. 13 Ma. Compilação dos dados disponíveis de U-Pb em zircão mostra que a maior parte dos granitoides G1 e G2 se cristalizaram contemporaneamente ao longo de um período de 15 Ma (595-570 Ma, com um pico a 575 Ma), interpretado como o período sin-colisional no OA. O período de pico metamórfico regional no OA é limitado em 575-560 Ma, o que pode ser uma consequência de magma underplating G1 + G2. Petrografia detalhada e análises de química mineral mostram diferentes assembléias de pico metamórfico (regional) que contêm quantidades variáveis de granada, ortopiroxênio e cordierita peritéticos e cordierite retrógrada. Sugerimos que essas diferenças são principalmente devidas a parâmetros de composição dos protólitos, e não devidas a diferentes evoluções de P-T entre as amostras. A química de rocha total neste estudo sugere que os protólitos do CNV eram grauvacas peraluminosas contendo diferentes quantidades de componentes de matriz (isto é, porções pelíticas) e que as rochas de alto-grau do CNV devem ter perdido melt para terem se tornado caracteristicamente restíticas. Isto é corroborado pelo nosso conjunto de dados de zircões detríticos, que mostram diferentes contribuições percentuais entre as 7 populações que compõem as amostras. Além disso, a modelagem termodinâmica indica que todas as amostras modeladas registram um caminho P-T semelhante, desde condições PT de metamorfismo regional de pico a 750-850 ° C e 5300-7500 bares (granulito, profundidades de ~ 25 km) a condições de estabilidade das assembléias preservadas a 640- 800 ° C e 4500-6000 bares (transição entre amfibolito superior a granulito, profundidades de ~ 18 km). Infere-se que o metamorfismo regional de alto grau (575-560 Ma) deve ter afetado ambos os metassedimentos e granitos pré-existentes, corroborado pelo fato de que ambos mostram feições anatéticas datadas em ca. 571 Ma. Os produtos da fusão parcial em todo o OA poderia ser, pelo menos, parte dos granitóides contemporâneos àqueles formados durante os períodos G2 (570-540 Ma) e G3 + G4 (540-525 Ma). O evento térmico póscolisional G5 (520-480 Ma), relacionado ao colapso tectônico do OA, é registrado em metagrauvacas (monazita U-Pb) e em granitos (monazita e zircão U-Pb) entre 507 e 495 Ma. Sugerimos que, a essa altura, as metagrauvacas já haviam sido submetidas a alguma descompressão e arrefecimento, com base em modelagem metamórfica, observações de campo e datação de um dique tardio não deformado que intrude rochas do CNV (518 Ma). Infere-se que o evento termal pós-colisional G5, registrado por abundantes intrusões de granitoides tipo-I em todo o OA, causou um segundo período de metamorfismo de alto-grau a ca. 500 Ma. A principal característica deste evento em rochas metassedimentares é, além das idades U-Pb em monazitas, um overprint parcial de Baixa Pressão-Alta Temperatura em assembléias regionais de pico, gerando cordierita texturalmente tardia e espinélio hercinítico. Em nossas amostras, este registro metamórfico limita-se a auréolas de contato. _____________________________________________________________________________________________________________
ABSTRACT: The Nova Venécia migmatite-granulite-granite Complex (NVC) in the core of the Araçuaí Orogen (AO, 630-480 Ma), southeast Brazil, records anatectic crustal processes occurring in the northern Mantiqueira Province during the Brasiliano-Pan African amalgamation of West Gondwana. The AO core comprises abundant S- and I-type granitoids (G1 to G5 Supersuites) that are spatially and temporally associated with high-grade metamorphic events in the NVC. This study integrates field-based observations, textural and mineral chemistry analyses, zircon and monazite U-Pb LA-ICP-MS geochronology and thermodynamic modeling in order to constrain the evolution of the NVC migmatites-granulites from deposition to high-grade metamorphism, and to correlate the metamorphic history with the several episodes of granite magmatism (G1-G5). Seven populations compose the NVC zircon detrital dataset. The most significant range of concordant detrital zircon ages are obtained from the two youngest populations, ranging from 650 to 610 Ma. This indicates the main NVC source is probably the Rio Doce Arc, with minor contributions from sources contemporaneous to the Rio Negro Arc. Older populations suggest provenance from the early Rio Negro arc and from Cryogenian and Tonian rift-related segments of the AO. The period of NVC protolith sedimentation is bracketed between its maximum sedimentation age at ca. 606 Ma and the intrusion of early syn-collisional granitoids (ca. 593 Ma), i.e. ca. 13 My. Compilation of the available U-Pb data shows that the bulk of the G1 and G2 rocks crystalized contemporaneously over a period of 15 Ma (595-570 Ma, with a peak at 575 Ma), interpreted to represent the AO syn-collisional period. The period of peak regional metamorphism in the AO is constrained at 575-560 Ma, which may be a consequence of G1 + G2 magma underplating. Detailed petrography and extensive mineral chemistry analyses show different (regional) peak metamorphic assemblages containing variable amounts of peritectic garnet, orthopyroxene and cordierite, and retrograde cordierite. We suggest these differences are mainly due to protoliths compositional parameters, and not due to different P-T evolution among samples. Our whole-chemistry suggests that NVC protoliths were peraluminous greywackes probably containing different amounts of matrix components (i.e. pelitic portions) and that NVC high-grade metagreywackes must have lost melt to become restitic in character. This is corroborated by our detrital zircon dataset showing different percentage contributions from 7 populations among samples. Moreover, thermodynamic modeling indicates that all modeled samples record a similar P-T path, recording P-T conditions of peak regional metamorphism of 750-850 °C and 5300-7500 bars (granulite, depths of ~25 km) and stability of preserved assemblages of 640-800 °C and 4500-6000 bars (transition between upper amphibolite to granulite, depths of ~18 km). The high-grade regional metamorphism (575-560 Ma) is inferred to have affected both metasediments and pre-existing granites, as suggested by partial melting in both of sampled rock-types at ca. 571 Ma. The products of partial melting throughtout the AO could be at least part of the granitoids contemporaneous to G2 (570- 540 Ma) and G3 + G4 (540-525 Ma) periods. The post-collisional G5 thermal event (520-480 Ma), related to tectonic collapse of OA, is recorded in metagraywackes (monazite U-Pb) and granites (monazite and zircon U-Pb) between 523 and 495 Ma. We infer that, by this time, the metagreywackes had already undergone some decompression and cooling, based on metamorphic modeling, field observations and dating an undeformed late dyke (518 Ma). The post-collisional G5 thermal event, recorded by abundant granitic intrusions of I-type granitoids throughout the AO, is inferred to have caused a second high-grade metamorphic event at ca. 500 Ma. In addition to monazite U-Pb ages, the main record of this event in metasedimentary rocks is a partial LP-HT overprinting in regional peak assemblages, with generation of texturally late cordierite and hercynitic spinel. In our samples, this metamorphic record is limited to contact aureoles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueiredo, Celia Martins de Souza. "O Arco Magmático Brasiliano na conexão dos Orógenos Araçuaí e Ribeira, região de Muriaé-MG." Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7ULNPK.

Full text
Abstract:
O Batólito de Muriaé foi inicialmente correlacionado ao Complexo Quirino, o qual representa o embasamento de idade pa!eopraterozóica da Klippe Parafba do Sul, alojado no Terreno Ocidental do Orógeno Ribeira. Entretanto, análises geocronológicas de idade brasiliana conjuntamente com dados petrográficos e de campo sugerem que o batólito está relacionado a edificação de um arco magmático brasiliano. Portanto, o objetivo deste estudo é a caracterização geocronológica e geoquímica dos diferentes litotipos que compõem o batólito com a finalidade de propor um contexto tectônico favorável para a região. O Batólito de Muriaé consiste de ortognaisses de composição gabróica a granítica, submetidos à intensa deformação. Devido a grande variabilidade composicional, textural e deformacional, o batólito pode ser subdividido em três unidades litológicas distintas: gnaisse migmatítico, gnaisse porfirítico e gnaisse leucocrático. Os dados de campo e petrográficos revelam que o gnaisse porfirítico e o gnaisse leucocrático não foram afetados pela intensa anatexia que ocorre no gnaisse migmatítico. As análises geocronológicas realizadas no gnaisse migmatítico apontam para idades de cristalização magmática em torno de 620 e 592 Ma, sendo esta idade mais nova relacionada ao evento de anatexia. A idade obtida para o gnisse porfirítico, em 593±4 Ma, sugere que esta mtrusao deu-se tardiamente ou imediatamente após o evento de anatexia. As análises geoquímicas indicm a presença de pelo menos duas suítes magmáticas distintas no gnaisse migmatítico, precursor do batólito. Ambas são derivadas de magmatismo cálcio-alcalino de arco em margem continental, mas possuem características diferentes: Uma suíte de alto-K a shoshonítica, fortemente metaluminosa e, outra suíte de médio a alto-K, pobremente metaluminosa. Os gnaisses porfirítico e leucocrático são caracterizados por suítes de alto-K a shoshonítica de caráter fracamente metaluminoso a peraluminoso, relacionados a arco magmático maduro. As informações obtidas nesta dissertação são pertinentes para confirmar a hipótese de que o Batólito de Muriaé represente a continuação meridional do Arco Magmático do Orógeno Araçuaí. Desta maneira, a região aqui abordada não pode ser correlacionada a compartimentação tectônica proposta para o Orógeno Ribeira em sua porção setentrional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo, Eliabe Rodrigues. "O processo de incorporação das tecnologias em sala de aula em uma escola de Araçuaí/MG." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6748.

Full text
Abstract:
Submitted by Geandra Rodrigues (geandrar@gmail.com) on 2018-05-02T14:14:10Z No. of bitstreams: 1 eliaberodriguesaraujo.pdf: 1339284 bytes, checksum: 08a14eb7a1e8cbb760ade8f284726b9d (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2018-05-09T11:52:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 eliaberodriguesaraujo.pdf: 1339284 bytes, checksum: 08a14eb7a1e8cbb760ade8f284726b9d (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-09T11:52:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 eliaberodriguesaraujo.pdf: 1339284 bytes, checksum: 08a14eb7a1e8cbb760ade8f284726b9d (MD5) Previous issue date: 2017-10-24
O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, busca compreender como a equipe gestora de uma escola pública situada no município de Araçuaí pode contribuir para a inclusão digital docente e para o uso efetivo do Laboratório de Informática diante da escassa utilização dos recursos tecnológicos pelos professores em sala de aula. A escola escolhida como campo de pesquisa atende a uma clientela matriculada no Ensino Fundamental II, ou seja, do 6º ao 9º ano, pertencente à Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí/Minas Gerais. Embora o estabelecimento de ensino possua equipamentos tecnológicos, estes são pouco utilizados pelos docentes no desenvolvimento do seu trabalho pedagógico, assim como o Laboratório de Informática. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: quais ações podem ser desenvolvidas pela gestão da escola para o processo de incorporação das tecnologias nas práticas docentes em sala de aula? A partir desta questão, este trabalho buscou alcançar os seguintes objetivos: (a) descrever o contexto da escola envolvida na pesquisa e a sua infraestrutura tecnológica no que tange ao número de equipamentos tecnológicos existentes e investigar se este dado está relacionado ao pouco uso pelos docentes; (b) analisar os entraves apontados pelos participantes da pesquisa que podem prejudicar a utilização das Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC no cotidiano escolar; (c) propor ações que possam efetivar a inclusão digital pelo corpo docente em sua rotina escolar. Nessa perspectiva, a pesquisa procurou problematizar questões como a importância da tecnologia na educação, a existência ou não de práticas pedagógicas aliadas à TIC e o papel do gestor na promoção da formação continuada dos servidores que atuam nesta escola. Para atingir esse propósito, optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para produção de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com o Vice-diretor e a Supervisora Pedagógica. Além disso, recorremos ao grupo focal realizado com professores de diversas áreas do conhecimento com o propósito de investigar os obstáculos apontados pelos docentes que prejudicam o uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula. Com base nos dados produzidos por intermédio da pesquisa de campo, foi proposto um Plano de Ação Educacional – PAE, por meio de ações as quais foram estabelecidas para a efetivação do uso das TIC nesta escola, como a formação docente, o uso pedagógico do Laboratório de Informática e da Sala de Vídeo, o fortalecimento da Inclusão Digital no Regimento Escolar e no Projeto Político Pedagógico e a melhoria da estrutura física dos espaços de aprendizagens.
This study, developed in the Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education of the Federal University of Juiz de Fora, seeks to understand how the management team of a public school located in the municipality of Araçuaí can contribute to the digital inclusion of teachers and to the effective use of the Computer Laboratory in the face of the scarce use of technological resources by teachers in the classroom. The school chosen as a research field targets students in Elementary Education II, that is, from the 6th to the 9th school years, belonging to the Regional Superintendence of Education of Araçuaí / Minas Gerais. Though this educational institution does have technological equipment, these are little used by teachers in the development of their pedagogical work, as well as the Computer Laboratory. In this scenario the following question has arisen: what actions can be developed by the school management for the process of incorporating technologies in the teaching practices in the classroom? Based on this, this work sought to achieve the following objectives: (a) describing the context of the school involved in the research and its technological infrastructure regarding the number of existing technological equipment and investigate whether this data is related to the lack of use by the teachers; (b) analyzing the obstacles pointed out by the research participants that may impair the use of Information and Communication Technology (ICT) in school daily life; (c) proposing actions that may effect the digital inclusion by the faculty in their school routine. From this perspective, the research aimed to problematize issues such as the importance of technology in education, the existence or absence of pedagogical practices allied to ICT and the role of the manager in the promotion of the continuous training of the servers that work in this school. In order to achieve this purpose, qualitative research was chosen, and the instruments used for data production were semi-structured interviews with the Deputy director and the Pedagogical Supervisor. In addition to it, we used the focus group with teachers from different areas of knowledge in order to investigate the obstacles pointed out by them that hinder the use of technological tools in the classroom. Based on the data produced through the field research, an Educational Action Plan (EAP) was proposed through actions that were established for the effective use of ICT in this school, such as teacher training, the pedagogical use of the Computer Laboratory and the Video Room, the strengthening of Digital Inclusion in the School Regiment and in the Political Pedagogical Project, and the improvement of the physical structure of the learning spaces.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Novo, Tiago Amancio. "Significado geotectônico das rochas charnockíticas da região de Carangola-MG: implicações para a conexão Araçuaí-Ribeira." Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7TRH6V.

Full text
Abstract:
Os Orógenos Araçuaí e Ribeira constituem um cinturão orogênico Neoproterozóico-Cambriano que se estende das bordas oriental e setentrional do cráton São Francisco até o Oceano Atlântico, a sul do paralelo 15°. A conexão entre esses orógenos situa-se em torno do paralelo 21°S, mas ainda não está caracterizada em detalhe. A identificação da continuidade dos arcos magmáticos destes orógenos é de grande valia para o modelamento paleoambiental e geotectônico. Este trabalho apresenta resultados decorrentes do mapeamento, em escala 1 :100.000, da porção leste da folha Carangola (SF-23-X-B-VI), situada entre os paralelos 20º30'-21°S e meridianos 42°-42°15'. A característica fundamental da região é a abundância de rochas metamórficas de alto grau, ortoderivadas e paraderivadas, das fácies anfiboiito e granulito, refletindo o profundo nível crustal ali exposto. O embasamento paleoproterozóico é constituído por ortognaisses granulíticos do Complexo Juiz de Fora. A cobertura neoproterozóica está representada por paragnaisses migmatíticos do Grupo Andrelândia. Ocorrem tambémgranitóides tipo S, pouco deformados, e os granitóides charnockíticos (Suíte Divino) aqui focalizados. Rochas charnockíticas sensu lato possuem cor verde em decorrência da atuação de fluidos com alta pressão de C02 em relação à pressão de H20 durante sua gênese, fator relativamente comum em níveis crustais profundos. Desta forma, granitóides cálcio-alcalinos representantes de arco magmático podem ser representados por rochas charnockíticas, desde que cristalizadas na crosta profunda, sob as condições acima referidas. A Suíte Divino tem as características de uma suíte cálcio-alcalina expandida, metaluminosa a ligeiramente peraluminosa (ACNK entre 0,7 e 1,1) com padrão de elementos traços que caracteriza uma associação derivada de magmatismo relacionado à subducção de litosfera oceânica. As datações U-Pb de amostras da Suíte Divino indicam se tratar de uma unidade tardi-neoproterozóica (idades 592 ± 7 Ma e 595 ± 3 Ma). A norte, na região de Galiléia, tonalitos foliados do arco magmático do Orógeno Araçuaí têm idade em ca. 594 Ma (i.e., pertencem à Suíte G1). A sul, na região de Cantagalo, tonalitos dóarcomagmático Rio Negro (Orógeno Ribeira) possuem idade de ca. 620 Ma. Desta forma, tendo em mente a posição geográfica atual do arco magmático pré-conslonal do Orógeno Araçuaí, considera-se que a Suíte Divino representa a exposição da raiz granulítica deste arco (com significativo envolvimento de fusões derivadas da crosta profunda de idade paleoproterozóica, representada pelo Complexo Juiz de Fora), cuja eventual continuidade para sul pode ser um elo de ligação entre os orógenos Araçuaí e Ribeira
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Lussandra Martins da [UNESP]. "Atlas ambiental como subsídio aos estudos de sustentabilidade - a bacia do Araçuaí no Vale do Jequitinhonha - MG." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2002. http://hdl.handle.net/11449/86526.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:22:19Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2002-09-03Bitstream added on 2014-06-13T18:48:52Z : No. of bitstreams: 1 silva_lm_me_rcla.pdf: 18254627 bytes, checksum: 3c707428ae1b1303a6fa91fade8c3520 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Neste trabalho, elaboraram-se mapas temáticos, enfocando os espaços físico-ambiental e sócio-econômico do Vale do Jequitinhonha, Estado de Minas Gerais, e mapas físicos da bacia do Araçuaí, tributário do rio Jequitinhonha. A escolha dessa bacia deveu-se a seu papel de fundamental importância dentro do Vale do Jequitinhonha e por ser uma bacia que engloba 20.5% da área do Vale. É de grande importante para a manutenção do abastecimento hídrico e para a prática da agricultura. Justifica-se, portanto, a orientação do estudo de caso para ela, já que os problemas encontrados nessa bacia podem ocorrer em outras bacias menores. Desse modo, a compilação da cartografia básica sobre o Vale e, em especial a da Bacia do rio Araçuaí, que tem como objetivo essencial fornecer as bases para o conhecimento da capacidade do meio ambiente físico e de alguns processos a ele inerentes, intenta fornecer aos planejadores e gestores a ferramenta básica para um consistente programa de desenvolvimento sustentável, condizente com os propósitos referenciados anteriormente. Para tanto, o conhecimento do potencial dos recursos naturais regionais torna-se imprescindível para que se planeje uma utilização racional que contribua para a sustentabilidade regional. Foram utilizadas técnicas cartográficas e o geoprocessamento para obter o Potencial Natural de erosão da bacia do Araçuaí através da USLE (Universal Soil Loss Equation). Objetiva-se, com os mapas temáticos produzidos, dar subsídio aos estudos de sustentabilidade na área. O material elaborado poderá servir, também, como base cartográfica para que pesquisadores e estudantes possam obter dados georreferenciados sobre a bacia, através da Internet. Como produto complementar da dissertação, foi elaborado um atlas do Vale do Jequitinhonha, apresentado tanto na forma convencional (papel), como na forma digital, (Compact Disc-CD)...
In this work, thematic maps were elaborated focusing on the physical and environmental spaces and social-economical aspects of the Vale do Jequitinhonha in the State of Minas Gerais; and physical maps of the Basin of the Araçuaí, tributary of the Jequitinhonha River. This Basin was chosen because it encloses 20.5% of the Vale's area. It is of great importance for the maintenance of the water supply and for the agriculture. Therefore, it is justified to study it, as a case study, because the problems found there can happen in other smaller basins. The objective of the basic cartographic compilation of the Vale and specially of the Rio Araçuaí basin is to supply the planners and administrators the fundamental system of knowledge of the capacity of the physical environment and some of its related processes, giving them, therefore, basic tools for a consistent sustainable development which will fulfil the aforementioned objectives. In order to plan a rational and practical use of this potential, which will provide for the regional support, it is of the utmost importance to know it well. To obtain the Natural Potential of erosion of the Araçuaí Basin were used cartographic techniques and geoprocessing through the Universal Soil Loss Equation - USLE. The objective of the maps made is to give support to the sustainabilily studies of the area. The compiled material could also be used as cartographic basis, so that researchers and students could obtain geo-referred data through the Internet. As an additional, to supplement the dissertation, it was produced, both in paper and in digital (compact disc-CD), an atlas of the Vale do Jequitinhonha. Each map has a description of the used methodology and an analysis' summary of the presented work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Araçuaí - MG"

1

Uchôas, E. G., R. A. Collares, J. M. Gomes, O. G. M. Guera, and E. D. Lopes. "Avaliação inicial de um sistema silvipastoril de Khaya ivorensis A. Chev. com pastagem, na região semiárida do médio Vale do Jequitinhonha, Araçuaí (MG)." In VIII Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Ciências Florestais. Recife, Pernambuco, Brasil: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014. http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.174-601-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography