Academic literature on the topic 'Areias de fundição'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Areias de fundição.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Areias de fundição"

1

Ghisleni, Geisiele, and Geannina Terezinha dos Santos Lima. "ESTUDO DA VIABILIDADE DE REUTILIZAÇÃO DA AREIA DE FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO E CONCRETO CONVENCIONAL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 551. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020551-570.

Full text
Abstract:
A utilização de rejeitos da indústria caracteriza-se como fonte tecnológica na construção civil, proporciona redução nos custos de produção, no uso de fontes naturais e tornam-se uma fonte de descarte ambientalmente correta. A areia de fundição apresenta-se com potencial devido suas características de aglomerante. O estudo objetivou analisar a reutilização da areia de fundição como fonte alternativa na produção de concreto e blocos de concreto, caracterizando-os como materiais sustentáveis. Produziu-se misturas com a areia de fundição gerada no processo quebra de canal em substituições de 10%, 20% e 30% à granilha nos blocos de concreto e por areia natural em 10%, 20%, 30% e 50% em concretos convencionais, tanto com areia quebra de canal quanto com areia macharia. As areias de fundições classificaram-se na Classe II, não inertes. Quanto aos materiais, avaliou-se ensaios de resistência à compressão, ensaios de Microscopia Eletrônica De Varredura (MEV) conjuntamente Espectrometria de Energia Dispersiva de Raio-X (EDS) e Lixiviação. Com os resultados verificou-se, as misturas contendo areia de fundição obtiveram resistências à compressão acima do preconizado em norma, e classificaram-se como resíduo Não Inerte- Classe II. Conclui-se, que a areia de fundição é uma alternativa viável no desenvolvimento de materiais tecnológicos e ecologicamente corretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rubio, Juan C. Campos, Túlio Hallak Panzera, and Wagner Alves Nogueira. "Qualidade Superficial de Peças de Alumínio Fundidas em Molde de Areia." Matéria (Rio de Janeiro) 11, no. 2 (2006): 125–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762006000200006.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste basicamente na análise das características físico-químicas de areia-base para fundição e sua influência na qualidade das peças fundidas. Foram coletados cinco diferentes tipos de areia-base, ambas com o mesmo tratamento mineral. A caracterização das areias-base foi realizada através dos seguintes ensaios de laboratório: distribuição granulométrica, argila AFS, umidade, permeabilidade base, expansão ao choque térmico, perda ao fogo, temperatura de sinterização, teor de finos, caracterização visual e análise química. Foram confeccionados dois modelos diferentes. O primeiro com o formato em espiral, com o objetivo de investigar a fluidez do metal em função das características das diferentes areias-base. O segundo, uma placa escalonada, que permite identificar a qualidade do acabamento superficial da peça fundida para diferentes espessuras. O metal utilizado no processo de fundição foi o alumínio. A partir dos resultados encontrados no ensaio tecnológico, observou-se uma correlação com os resultados de laboratório, verificando que uma correta análise das características identificadas no laboratório permite prever o comportamento da areia-base e seu resultado final observado na peça fundida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Panciera, Marina, and Pedro Arns. "Análise das propriedades físico-mecânicas do solo Serra Geral com substituição por rejeito de areia de fundição fenólica (ADF)." Revista Técnico-Científica de Engenharia Civil Unesc - CIVILTEC 6, no. 3 (August 2, 2021): 49. http://dx.doi.org/10.18616/civiltec.v6i3.6240.

Full text
Abstract:
Os pavimentos são construções fundamentais para a urbanização e o desenvolvimento de metrópoles, no qual integrou-se por todo o processo e história da humanidade. O principal objetivo do pavimento, além de proporcionar conforto e segurança, é dar suporte a demanda do tráfego solicitado, atendendo as especificações de projeto. Porém os solos naturais nem sempre atendem as especificações mínimas para as condições solicitadas, devendo ser tratados ou substituídos. Há no mercado vários materiais que podem ser utilizados no melhoramento de solos para uso em camadas de um pavimento. Alguns descartes inadequados de compostos pelo alto grau de agressividade, poderiam ser utilizados para esse fim, viabilizando o uso de um solo que não atende as especificações. Na região de Criciúma pertencente ao estado de Santa Catarina, cerca de 500 toneladas de areia de fundição são descartadas por mês. Devido a esse desperdício, o presente estudo visou avaliar a aplicabilidade da areia de fundição fenólica fina e a recuperada, de modo a conferir e comparar a estabilidade de um solo de Formação Geológica Serra Geral, com o objetivo de melhorar suas características físicas e mecânicas. Para isso foram preparadas quatro amostras de material: uma de solo natural e três percentuais de solo com substituição por areias de fundição fenólicas. Pelos ensaios de caracterização do solo natural, comparado aos das amostras com substituição por areia de fundição fenólica fina, verificou-se que não houve alterações significativas nas caraterísticas, sendo possível sua utilização para uso de subleito ou de material de empréstimo. Já a substituição com areia de fundição fenólica recuperada melhorou as características físicas e mecânicas para as substituições nos percentuais de 40% e 60%. Nestas dosagens as amostras mudaram seu comportamento argiloso para um solo arenosiltoso. Os melhores resultados obtidos, entre todas as amostras ensaiadas, foi a mistura em que houve uma substituição de 60% de solo por areia de fundição recuperada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, W. R. L. da, E. Tochetto, L. R. Prudêncio JR, and A. L. Oliveira. "Influência do emprego de areia de fundição residual nas propriedades no estado fresco e endurecido de misturas cimentícias." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 4, no. 4 (October 2011): 642–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952011000400008.

Full text
Abstract:
A areia de fundição residual (AFR) consiste em um resíduo arenoso proveniente dos moldes utilizados no processo de fundição de metais. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a influência do uso da AFR nas propriedades concreto. Para tanto, utilizou-se cimento CPV-ARI RS, aditivo plastificante, AFR e areias fina, média natural e de britagem. As propriedades no estado fresco foram avaliadas através da determinação da consistência e teor de ar incorporado. No estado endurecido avaliou-se a resistência à compressão axial. Os resultados indicaram que o uso da AFR resulta no aumento do teor de ar incorporado, fissuração por reações expansivas e conseqüente redução de resistência. Visando investigar a origem das tendências observadas, realizou-se um estudo complementar empregando AFR de diferentes composições. Todavia, independente da composição utilizada, os resultados indicaram tendência semelhante à observada anteriormente. Por fim, considerando os materiais empregados nesta pesquisa, conclui-se que a utilização da AFR em concreto é inadequada, pois prejudica não apenas a resistência mecânica, mas também a durabilidade do material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cilla, M. S., and M. R. Morelli. "Efeito da adição de componentes inorgânicos na resistência mecânica de moldes de areia para fundição." Cerâmica 58, no. 345 (March 2012): 71–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000100012.

Full text
Abstract:
O processo de fundição mais rápido, econômico e convencional é o de moldagem em areia a verde, onde o ligante principal é uma argila umedecida (bentonita). Entretanto, devido a exigências tecnológicas, são utilizados também ligantes tóxicos como resinas furânicas, fenólicas ou uretânicas. Novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para a recuperação e inertização das areias, porém as resinas disponíveis atualmente têm como limitação "ecológica" sua origem química. Após sua utilização estes moldes são descartados, e assim, os ligantes tóxicos tornam-se um problema ambiental. Desta maneira, a substituição destes ligantes por compostos orgânicos derivados de fontes renováveis como a resina poliuretana derivada do óleo de mamona minimiza os impactos ambientais, conduzindo o processo de fundição rumo à sustentabilidade, necessária devido ao aumento do rigor da legislação ambiental. Devido ao comportamento térmico do poliuretano vegetal, que se decompõem de maneira mais acentuada quando exposto a altas temperaturas quando comparado aos ligantes orgânicos tradicionais a adição de componentes inorgânicos se faz necessária como promotora da ligação entre os grãos de areia e conseqüente coesão dos moldes durante a etapa de fusão. Neste sentido, o uso de diagramas de fases na previsão do surgimento de fase líquida pela adição de componentes inorgânicos à mistura areia/resina em moldes de areia para fundição e seu efeito na resistência mecânica dos moldes em altas temperaturas, funciona como ferramenta teórica no auxílio à determinação das composições dos moldes de acordo com sua solicitação térmica durante a fusão. Testes iniciais de moldagem e resistência mecânica a temperatura ambiente mostraram que a resina poliuretana derivada da mamona apresenta resultados comparáveis aos das resinas comerciais. Também a adição dos componentes inorgânicos e seu efeito quando submetido a tratamentos térmicos foi comprovada por testes de resistência mecânica a compressão e análise de fotomicrografias das composições estudadas, conforme previsto nos respectivos diagramas de fases.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Rosa Malena Fernandes, Alexandro Fortes Simões da Silva, Rubhia Marianna Maciel de Morais, and José Aurélio Medeiros da Luz. "Caracterização tecnológica de resíduos de pedreiras de quartzito da região de Ouro Preto/MG." Rem: Revista Escola de Minas 60, no. 4 (December 2007): 663–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672007000400012.

Full text
Abstract:
Os quartzitos da serra do Taquaral em Ouro Preto-MG são extraídos para serem usados como placa de pisos e revestimentos. Pelo fato dE a rocha ser bastante intemperizada e, por essa razão, ser friável, são geradas, nas frentes de lavra e no beneficiamento, um grande volume de resíduos de ampla distribuição granulométrica. Por essa razão, esse trabalho teve, por objetivo, caracterizar as areias provenientes das frentes de lavra dessas pedreiras, que são, normalmente, depositadas nas encostas dos morros. Através dos estudos realizados com três amostras, verificou-se a viabilidade técnica de utilização das mesmas na construção civil, na fundição e, após purificação por separação magnética de alta intensidade e flotação dos minerais portadores dos elementos químicos deletérios (F2O3, Al2O3 e TiO2), vislumbra-se a possibilidade do uso dessas areias na indústria de vidro, o que é extremamente importante do ponto de vista social, econômico e ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chegatti, Schirlene, Sebastião Roberto Soares, Mailyn Kafer Gonçalves, Marcelo Buras, and Rodrigo Moraes da Silveira. "AVALIAÇÃO DO TEOR DE BENTONITA EM AREIAS DESCARTADAS DE FUNDIÇÃO EM FUNÇÃO DO COEFICIENTE DE CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA." Tecnologia em Metalurgia Materiais e Mineração 10, no. 2 (2013): 146–52. http://dx.doi.org/10.4322/tmm.2013.020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pablos, Javier Mazariegos, Eduvaldo Paulo Sichieri, and Rafaela Lino Izeli. "Reutilização de resíduo sólido industrial, constituído por areias de fundição, na fabricação de tijolos maciços e peças decorativas." Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), no. 10 (January 1, 2009): 112. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i10p112-125.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Casali, Juliana Machado, Thainá Fortunato Miguel, Caroline Castanhetti Felizardo, Natacha dos Santos Meira, Lucas Dominguini, and Andrea Murillo Betioli. "Caracterização e influência do teor do resíduo de areia de fundição fenólica em argamassas de revestimento." Ambiente Construído 18, no. 1 (March 2018): 261–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000100220.

Full text
Abstract:
Resumo Um dos resíduos gerados pela indústria de fundição que tem potencial de aplicação na construção civil é a areia de fundição. O objetivo deste trabalho foi caracterizar e verificar a influência do teor do resíduo de areia de fundição fenólica em argamassas de revestimentos trabalháveis. Foram confeccionadas argamassas mistas, substituindo a areia natural, em volume, nos teores de 0%, 10%, 30% e 100% pelo resíduo de areia de fundição. Para os resíduos de areia de fundição e das argamassas foram realizados ensaios de corrosividade, reatividade, lixiviação e solubilização. Com os dados obtidos foi possível verificar a influência do resíduo de areia de fundição nas propriedades do estado fresco (principalmente na argamassa com 100% do resíduo de areia de fundição, que demandou uma quantidade de água maior para a mesma consistência) e do endurecido (redução nas resistências, na densidade de massa e no módulo de elasticidade). Notou-se que as argamassas com resíduos de areia de fundição, em comparação com o resíduo de areia de fundição, apresentaram menor concentração de ferro, fluoreto e sódio, e maior de alumínio, cromo total e fenóis totais. Os resíduos estudados foram classificados como não perigosos - Classe II A - não inertes, segundo a NBR 10004 (ABNT, 2004).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Domingues, Luciene, Gisleiva Ferreira, Marta Pires, and Ivonei Teixeira. "Application of soil with waste foundry sand in landfills." Geotecnia 144 (November 2018): 21–33. http://dx.doi.org/10.24849/j.geot.2018.144.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Areias de fundição"

1

Joaquim, Rinaldo Geronimo. "Aglomerantes de base poliuretano para aplicação em areias de fundição." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/85039.

Full text
Abstract:
O presente trabalho investigou o emprego de aglomerante à base de poliuretano comparativamente aos aglomerantes com base em fenol, formol e grande quantidade de compostos aromáticos, convencionalmente empregados em areias para fundição de metais. Foram desenvolvidas quatro formulações de resina designadas de poliol 1, poliol 2, poliol 3 e poliol 4, sendo que o poliol 1 é proveniente de fonte fóssil e os demais provenientes de fonte renovável de base vegetal. Os compostos areia-aglomerantes com esses materiais hidroxilados juntamente com metildifenilisocianato (MDI) foram caracterizados com relação às propriedades mecânicas em processo de cura a frio e caixa-fria. Além disso, foi verificada a influência da umidade na resistência mecânica dos aglomerados. Foram variadas as quantidades de aglomerante e o uso de dois tipos diferentes de solventes. No processo caixa-fria foi estudado o tempo de vida de banca de duas formulações. Foram avaliadas as propriedades térmicas com resistência à compressão sob a alta temperatura, análise termogravimétrica (ATG) e colapsibilidade. Avaliação da emissão de compostos voláteis segundo protocolo de Ohio foi realizada durante o tempo de estocagem de 12 horas. O resíduo foi caracterizado segundo a NBR 10004-NBR 1006 considerando a presença de fenol na areia descartada. As amostras com materiais de base vegetal apresentaram os melhores desempenhos mecânicos nos processos de cura a frio e caixa-fria quando comparados ao poliol de fonte petroquímica, sendo que o poliol 3 apresentou resultados superiores ao padrão FU. De uma forma geral os compostos aglomerados com os materiais hidroxilados nas análises de ATG apresentaram temperaturas de decomposição inicial maiores que o padrão FU. A resistência mecânica sob altas temperaturas apresentou desempenho semelhante ao sistema convencional, mas resultados inferiores na temperatura de 300ºC. O acréscimo das relações NCO:OH incrementaram as propriedades mecânicas em grande parte das formulações. Os resíduos gerados com os compostos aglomerados com a utilização dos polióis 2 e 3 não apresentaram fenol, conferindo baixa periculosidade aos resíduos gerados.
The present study investigated the use of polyurethane-based binder compared with binders based on phenol, formaldehyde and a large amount of aromatic compounds conventionally used in sand casting of metals. Were developed 4 resin formulations designated polyol 1, polyol 2, polyol 3 and polyol 4, and the polyol 1 is the only one that it is derived from fossil source and the others polyols are derived from renewable vegetable-based. The compounds of sand-binder agglomerated with these materials hydroxylated together with MDI were characterized in relation to mechanical properties in both process no-bake and cold-box. Besides, was verified the influence of moisture on the strength of the specimens agglomerated. Were varied amounts of the binder and the use of two different solvents. Also in the cold box process was studied worktime of two formulations. The thermal properties with compressive strength under higher temperature, thermogravimetric analysis (TGA) and collapsibility were evaluated. The evaluation of the emission of volatile compounds according to the OHIO protocol was performed during the storage time of 12 hours. The waste was characterized according to (NBR 10004 NBR-1006) regarding the presence of phenol in the sand discarded. Samples of materials from based vegetable showed the best mechanical performance in both process no-bake and cold box when compared to polyol from to petrochemical source and the polyol 3 showed superior results to standard PU. In general, the compounds agglomerated with hydroxylated materials showed decomposition starting temperature higher than the standard FU in the study of TGA analysis. The mechanical strength under high temperatures showed similar performance to the conventional system, but the results have been lower than the temperature of 300°C. The increased of NCO: OH ratios improved mechanical properties in most formulations. Waste generated with the compounds agglomerated with the use of polyols 2 and 3 didn’t show phenol, presenting waste with lower hazard.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Greice Vanin. "Aplicações potenciais para as areias descartadas de fundição : um estudo exploratório." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/147180.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, areias descartadas de fundição, que representam um dos resíduos industriais de maior volume gerados, foram caracterizadas e testadas como material alternativo para uma série de aplicações, a saber: fotocatálise, polimerização, adsorção e na síntese de zeólitas. Amostras de diferentes areias foram testadas como suportes em fotocatálise para degradação de rodamina B. Para fins comparativos, titânia comercial (P25) foi utilizada. Os catalisadores de titânia suportados sobre as areias apresentaram maior atividade catalítica que a titânia comercial sob luz solar. Os catalisadores metalocênicos suportados in situ apresentaram capacidade catalítica superior à do sistema homogêneo na polimerização de etileno. Areia verde foi testada como material alternativo para a adsorção de corantes (rodamina B e azul de metileno) em solução aquosa cuja capacidade máxima de adsorção para cada corante foi de 28,50 mg.g-1 para o azul de metileno e 32,34 mg.g-1 para a rodamina B. Dos quatro modelos de equilíbrio de adsorção aplicados, o de Langmuir foi o mais adequado para explicar o processo. Areia verde, previamente tratada com solução de NaOH (24 h) permitiu a obtenção de Zeólita A com alta pureza, porém com baixo rendimento. O conjunto de resultados indicou que as areias descartadas de fundição têm potencial de uso para as aplicações propostas.
In this work, discarded foundry sands, which represent an industrial waste generated at a higher volume, were characterized and tested as an alternative material for a number of applications, namely: photocatalysis, polymerization, adsorption and zeolite synthesis. Samples of different sands were tested as supports for degradation photocatalysis for rhodamine B. For comparative purposes, commercial titania (P25) was also evaluated. Titania supported catalyst on the sands had higher catalytic activity than the commercial one under sunlight irradiation. The in situ supported metallocene catalysts have shown catalytic activity higher than the homogeneous one in the polymerization of ethylene. Green sand was tested as an alternative material for the adsorption of dyes (rhodamine B, methylene blue) in aqueous solution. The maximum adsorption capacity for each dye was 28.50 mg g-1 for methylene blue and 32.34 mg g-1 for rhodamine B. Of the four applied adsorption equilibrium models, Langmuir was suitable to describe the process. Green sand after pretreatment with NaOH solution (24 h) allowed to obtain high purity Zeolite A, but with low yield. This set of results indicated that the discarded foundry sands may have potential use for the proposed applications.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Bárbara Samartini Queiroz. "Estudo da viabilidade ambiental da reutilização das areias descartadas de fundição." Florianópolis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100741.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Made available in DSpace on 2013-06-25T22:10:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 308885.pdf: 2283234 bytes, checksum: 35c886d751fd86adb1e10bdc0ecd547e (MD5)
A gestão dos resíduos sólidos industriais se tornou um questão ambiental global. Devido à falta de espaço e as altas taxas cobradas para o aterramento, práticas de reutilização destes resíduos como subprodutos ou matérias primas alternativas se tornam cada vez mais atrativas. A areia descartada de fundição (ADF) é o resíduo excedente do processo de fundição e representa um dos maiores volumes de resíduos sólidos industriais produzidos no mundo. Sua reutilização como substituto parcial das areias virgens contribui para a redução de emissões gasosas, o consumo de material virgem e resulta em ganhos econômicos. Esta dissertação teve o objetivo de analisar a viabilidade técnica e ambiental das possibilidades de reaproveitamento das areias descartadas de fundição existentes. Examinar amostras de ADF com relação a sua segurança ambiental. E comparar os caminhos adotados pelos países mais avançados na reutilização das areias descartadas de fundição com os caminhos tomados no Brasil, para a partir daí, identificar caminhos prioritários para que as pesquisas consigam dar apoio às novas políticas e às já existentes. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória a partir de uma exaustiva revisão bibliográfica dos artigos técnico-científicos desde os anos 80 até o ano de 2012. Para a parte experimental, foram obtidas três amostras de areias verdes. A escolha das amostras se deu por (a) areias verdes serem o tipo de areias utilizadas e mais propícias ao reaproveitamento; (b) utilizam o sistema de machos cold box, o mais frequentemente utilizado. Foram desenvolvidas análises físicas como granulometria, análises químicas dos compostos orgânicos e metais em amostras de areias verdes. Bem como, ensaios de ecotoxicidade com Daphnia magna e Vibrio fischeri. A granulometria das amostras foi bastante semelhante, com a fração de maior volume na faixa de 80 a 500 m. As concentrações de hidrocarbonetos totais, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, compostos fenólicos e elementos traços de maneira geral se encontraram abaixo dos limites máximos permitidos, revelando também um baixo potencial de lixiviação por parte das areias. E apesar de uma das amostras ter apresentado toxicidade para V. fischeri, nenhuma delas apresentou toxicidade para D. magna. Como conclusão, os resultados indicam que as amostras são ambientalmente seguras para serem reutilizadas tanto em aplicações de construção civil como agrícolas. Entretanto, mais estudos precisam ser realizados, como por exemplo, bioensaios de toxicidade crônica. Quanto à pesquisa exploratória, entendeu-se que barreiras como o baixo valor unitário da areia virgem; a falta de acesso às informações por parte da opinião pública; a falta de mercado organizado que conecte as fontes produtoras aos usuários e de políticas públicas eficazes foram diagnosticadas como as principais causas do baixo porcentual de areias reutilizadas e não por questões de viabilidade técnica ou ambiental. Ainda, com relação à legislação brasileira, de maneira geral, entende-se que as agências reguladoras deveriam se focar mais na definição e classificação dos riscos ambientais e para a saúde humana que um resíduo pode oferecer, do que legislar sobre cada possibilidade de aplicação para cada resíduo, pois isto torna o caminho a percorrer para a total reutilização das areias lento e gradual.
The management of industrial solid waste has become a global environmental issue. Due to a lack of land fill space and increasing disposal costs, beneficial use of byproducts or alternative materials is becoming more attractive. Spent foundry sand (SFS) is the excess waste sand from metalcasting processes and represents a major industrial solid waste volume generated in the world. Its beneficial use as a partial substitute for virgin sands reduces greenhouse gas emissions, preserves natural resources by decreasing the demand for virgin materials and results in economic gains. The feasibility of using SFSs in geotechnical and civil engineering applications is imminent, with numerous studies pointing its successful use. This thesis had the objective to analyze the technical and environmental feasibility of the existing beneficial reuse applications to spent foundry sand. Also, examine the environmental security of SFS samples and compare the pathway adopted by the most advanced countries in beneficial reuse of SFS and the options adopted by Brazil, to identifying scientific priorities to make the research useful to support new and existing environmental regulations. Hence, it was developed an exploratory research from an exhaustive biography review of technic-scientific papers since 80th to beginning of 2012. To the experimental part, it was obtained three sample of green sands. The choice of the samples was made because (a) green samples are the type of samples more used and more suitable to the beneficial reuse; (b) use core system cold box, the most frequent system used. Green sand samples were analyzed to determine their particle size and concentration of organic compounds and metals, as well as their ecotoxicity via assays with Daphnia magna and Vibrio fischeri. The particle size of the samples were very similar, with the higher volume fraction ranging from 80 to 500 um. Concentrations of total hydrocarbons, polycyclic aromatic hydrocarbons, phenolic compounds and trace elements were generally found below regulated levels and also revealed a low leaching potential. Although one of the samples was toxic to V. fischeri, none of them were toxic to D. magna. In conclusion, the results indicate the samples are environmental safe to be beneficial reuse in civil construction and agricultural applications. However, more studies need to be made before starting beneficial reuse them, as an example, ecotoxicity chronic assays. Related to the exploratory research, it was understood that barriers such as the low unit value of virgin sands, lack of access to information by the public, and lack of organized markets that connect users to the generators and effective public policies were diagnosed as causes of the low percentage of sands being beneficially used and not by technical feasibility or environmental issues. Thus, regarding the Brazilian legislation, overall, it was understood by this work that the regulatory agencies should focus more on the definition and classification of the human health and environmental risks imposed by wastes, than to legislate every potential waste application, since this makes progress towards the total beneficial use of SFSs slow and gradual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Penkaitis, Gabriela. "Impacto ambiental gerado pela disposição de areias de fundição: estudo de caso." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-29032012-121843/.

Full text
Abstract:
A disposição de areia de fundição em áreas não licenciadas foi uma prática até pouco tempo empregada por muitas empresas do setor. Em função dessa prática estuda-se nessa dissertação um passivo ambiental produzido em uma área no estado de São Paulo, que recebeu resíduos de fundição e pouco se sabe sobre o impacto ao meio ambiente ocasionado pela disposição inadequada desse material. O presente trabalho propõe avaliar potenciais impactos no meio ambiente pela disposição deste resíduo em um aterro não controlado de uma indústria de fundição e promover análise crítica diante das atuais normas e ferramentas de análises de impactos ambientais e classificação de resíduos sólidos, verificando eventuais conflitos entre as atuais ferramentas aplicadas. Para essa avaliação, foram empregadas algumas ferramentas de investigação científica como Microscopia Eletrônica de Varredura compreendendo análise morfológica e química qualitativa do resíduo depositado, análise granulométrica e análise química das águas subterrâneas, a partir de amostragens realizadas em campo e dados fornecidos por empresa de recuperação ambiental que atua na área. Assim foram obtidos dados que permitiram caracterizar a área, monitorar a qualidade das águas subterrâneas dentro e no entorno do aterro e caracterizar o resíduo sólido em questão, onde se analisou as questões ambientais e legais com base nas atuais normas e ferramentas de gestão de áreas contaminadas e resíduos sólidos. Os dados obtidos a partir das análises das amostras de água e resíduo demonstram clara e forte concentração de metais nas águas (ferro, manganês, boro e selênio) e no resíduo (cromo, cobre, cobalto, níquel, zinco, alumínio, ferro, manganês), no caso desse último, dentro dos limites da atual normatização para classificação, identificando-o como resíduo não perigoso. Ainda que esse não seja considerado perigoso, a identificação de elementos nas águas em concentrações acima do permitido compromete a qualidade ambiental do local, colocando em risco a população do entorno, visto que em suas adjacências algumas propriedades realizam cultivo agrícola, além de extrair água do subsolo. Evidenciase, a partir desse cenário, a necessidade de estreitamento técnico entre as atuais normas e ferramentas de análises de impacto ambiental e classificação de resíduos sólidos, permitindo realizar avaliações de passivos gerados pela disposição inadequada de resíduos que levem em consideração suas possíveis interações com o ambiente ao longo de seu tempo de exposição.
The disposal of foundry sand illegal areas was a practice until recently employed by many companies. Because this practice is studied in this dissertation an environmental liability produced in a land in the state of São Paulo that received foundry waste and little is known about the environmental impact caused by inadequate disposal of this material. This issue proposes detected the real effect in the environment by the disposal of this waste in an uncontrolled landfill foundry industry and promote critical analysis before the current standards and tools of environmental impact analyses and classification of solid waste, checking possible conflicts between the current tools applied. For this evaluation, some scientific research tools were employed as Electronic Microscopy of Scan including morphological and chemical waste analyses, particle size analysis and chemical analysis of groundwater samples collected from the field and data provided by an environmental recovery company that operates in the area. Thus data were obtained which allowed to characterize the area, monitor the groundwater quality in and around the landfill and to characterize the solid waste in question, which examined the environmental and legal issues based on current standards and management tools of contaminated lands and solid waste. The data from the analyzes of samples of water and waste show a clear and strong concentration of metals in water (iron, manganese, boron and selenium) and in the waste (chromium, copper, cobalt, nickel, zinc, aluminum, iron, manganese), in the last one according to current regulation for classification, identifying it as not dangerous. Although the waste is not considered dangerous, the identification of elements in water at concentrations above permitted to compromise the quality of the local environment, endangering the surround population, since in its surrounding some properties carry out agricultural, in addition extracting groundwater. It is evident from this scenario, the need for technical narrowing between the current standards and environmental impact analyzes tools and classification of solid waste, permitting carry out evaluations of liabilities generated by inadequate disposal of waste that take into account their possible interactions with the environment over time of exposure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freitas, Helena Robalinho. "Novas formulações de areias de macho para processo Hot Box." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/16971.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
O presente trabalho foi executado no âmbito do estágio curricular realizado na empresa de produção de componentes sanitários Grohe Portugal, sediada na zona industrial de Albergaria-a-Velha. Trata-se de uma indústria de fundição de latão, cujos produtos abrangem sobretudo torneiras e chuveiros. O trabalho teve como principal objetivo criar novas formulações de areias de macho para o processo Hot Box, por forma a melhorar a qualidade dos machos produzidos. Foi iniciada uma análise do sistema utilizado pela Grohe, incluindo o controlo das principais variáveis inerentes ao processo. Verificou-se que as matérias-primas utilizadas (areia, resina, endurecedor e conservante) eram as adequadas e, quantitativamente, o doseamento de cada uma delas era o correto. A distribuição granulométrica da areia utilizada (areia SP 45) cumpria as especificações técnicas dadas pelo fornecedor. Foi feita uma análise à temperatura das caixas de macho, tendo sido constatado que os valores eram os adequados ao processo. Foram realizadas análises térmicas à areia de macho: análise térmica diferencial (ATD) e análise termogravimétrica (ATG). Através da relação entre perdas de massa e reações endo/exotérmicas compreendeu-se melhor o processo químico de polimerização da resina furânica do tipo ureia-formaldeído usada no fabrico dos machos. Foram ainda realizados ensaios mecânicos de flexão e compressão a um conjunto de provetes representativos destes machos. Os provetes foram preparados numa máquina de machos manual e, numa segunda tentativa, utilizando partes de machos da produção. Em ambos os casos, os valores de resistência mecânica medidos após diferentes tempos de repouso após cura, ao longo de 6h, não foram constantes, revelando alguma falta de reprodutibilidade na preparação dos provetes. Numa segunda fase do trabalho, foram definidas diferentes formulações de machos, variando o tipo de areia utilizada e a proporção REC/A (quantidade de resina+endurecedor+conservante/quantidade de areia). Para isso foram utilizadas quatro areias diferentes (SP 45, SP 55, SP 49 e H-S 00108) e comparadas entre si em termos de distribuição granulométrica, tamanho médio de grão, morfologia do grão e área superficial específica. Para as diferentes quantidades de matérias-primas utilizadas, foram usadas as proporções de REC/A (em peso) = 1%, 1,4%, 1,6%, 1,9%, 2,4% e 2,8%. Em seguida, 0h e 24h após a preparação dos provetes, foram executados na empresa Fundipor (fornecedora da Grohe) ensaios de resistência à flexão, de dureza e de permeabilidade às diferentes composições de machos. Este conjunto de ensaios permitiu concluir que o melhor sistema para o processo Hot Box, é a nova formulação com areia SP 55 e proporção REC/A = 1,5%. Uma análise de consumos com esta formulação revelou uma poupança de 23% em resina, 22% em endurecedor e 25% em conservante.
This work was performed under the internship carried out in the sanitary components production company Grohe Portugal, located in the industrial park of Albergaria-a-Velha. Grohe is a brass foundry company, whose products include mainly faucets and showerheads. The work aimed to create new formulations of core sands for Hot Box process, in order to improve their quality and reduce fabrication costs. Firstly, an analysis of the system used by Grohe was carried out, including the control of the key variables inherent to the process. It was concluded that the raw materials used (sand, resin, hardener and additive) and the relative amounts were adequate. The size distribution of the sand used (SP 45) followed the technical specifications provided by the supplier. The temperature of the core boxes was measured and found correct. Thermal analyses were performed on the core sand: differential thermal analysis (DTA) and thermogravimetric analysis (TGA). The relationship between mass loss and endo/exothermic reactions, allowed a better understanding of the chemical polymerization process of the furan resin urea-formaldehyde used in the cores. Bending and compression mechanical tests were also carried out to produce a set of representative samples of Grohe sand cores. Samples were firstly prepared manually in a core machine and, in a second attempt, using parts of production cores. In both cases, mechanical strength values measured at fixed intervals over a period of 6h after curing were not constant, showing that there was no reproducibility regarding the specimen’s preparation. In a second part of the work, different formulations of cores were defined by varying the type of sand used and the ratio REC/A (amount of resin + hardener + additive / amount of sand). For this, four different types of sand were used (SP 45, SP 55, SP 49 and H-S 00108) and compared in terms of particle size distribution, average grain size, grain morphology and specific surface area. For different quantities of raw materials used, the proportions in weight percent were REC/A = 1%, 1,4%, 1,6%, 1,9%, 2,4% and 2,8%. After 0h and 24h of sample preparation, bending tests, hardness tests and permeability tests were performed at Fundipor (a Grohe supplier). It was concluded that the best system for the Hot Box process should be a new formulation with sand SP 55 and a ratio of REC/ A= 1,5%. Moreover, the analysis of consumptions revealed that this formulation allows the following savings at Grohe: 23% of resin, 22% of hardener and 25% of additive.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Toledo, Jessica Marina Signorelli. "Avaliação físico-química da utilização de areias descartadas de fundição na fabricação de pavimento intertravado de concreto." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2017. http://hdl.handle.net/1884/47482.

Full text
Abstract:
Orientador: Prof. Dr. Carlos Itsuo Yamamoto
Coorientadora: Profa. Dra. Mariana d'Orey Galvão Portella Bragança
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - PIPE. Defesa: Curitiba, 07/03/2017
Inclui referências : p. 123-131
Resumo: A areia de fundição é largamente utilizada na obtenção de peças metálicas em todo o mundo. Dependendo da natureza química de seus aglomerantes e das variáveis do processo ao qual é empregada, pode ser regenerada e reutilizada. No entanto, chega-se ao ponto em que esta deve ser descartada ou causará queda da qualidade das peças fundidas finais. Com o intuito de verificar a viabilidade técnica e ambiental de alternativas para a aplicação da Areia Descartada de Fundição (ADF) ao setor construtivo, neste trabalho foram estudados as ADF Silicato, ADF Fenólica e ADF Verde, provenientes de fundidoras da região metropolitana de Curitiba, como substituinte da areia fina (AF) empregada na fabricação de peças de concreto para a pavimentação. As ADFs foram caracterizadas físico-quimicamente pelos ensaios de difração de raios X, fluorescência de raios X, análise granulométrica, absorção de água, massa específica, reatividade álcali-agregado, microscopia eletrônica de varredura com espectroscopia de energia dispersiva (MEV-EDS) e os ensaios ambientais de lixiviação e solubilização conforme normas brasileiras vigentes. Avaliaram-se também nos corpos de prova os requisitos técnicos necessários para a utilização da ADF pelos ensaios de inspeção visual, análise dimensional, absorção de água, resistência à compressão axial e resistência à abrasão. A tendência dos resultados foi verificada por análise de variância. Das três ADFs analisadas, verificou-se que a mais próxima dos resultados da AF é a ADF Verde. Esta apresentou resistência característica à compressão axial, em 28 dias, de 33,3 MPa, muito próxima à requerida por norma, de 35 MPa. Também apresentou bons resultados quanto à reatividade álcali-agregado (RAA), com valores dentro dos limites de 0,19% de variação dimensional aos 30 dias de ensaio acelerado, sendo, portanto, adequada para a aplicação em concreto. No ensaio de lixiviação e solubilização da peça final, a ADF Verde, como agregado, não apresentou contaminação acima da fixada pela norma vigente. Entretanto, as demais ADFs não foram consideradas apropriadas, na proporção de substituição utilizada de 12% na aplicação em pavimentação intertravada, por apresentar reatividade álcali-agregado no caso da ADF Silicato, e concentrações no extrato solubilizado de fenóis totais acima da permitida por norma para a ADF Fenólica. Estas também apresentaram resistência à compressão característica, aos 28 dias de idade, inferior à definida por norma, em 30,4 e 27,1 MPa, respectivamente. A análise morfológica, efetuada por MEV indicou a ocorrência de microfissuração em mapa, em determinadas regiões das amostras de ADF Silicato e ADF Fenólica, caracterizando reação álcaliagregado nessas amostras. Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram a possibilidade da reutilização da ADF Verde como forma de reduzir o volume de descarte a aterros, pois a mesma apresentou propriedades adequadas para a aplicação em pavimentos intertravados de concreto na proporção de substituição estudada. Palavras-chave: Areia de fundição; reaproveitamento; pavimento; classificação de resíduo sólido.
Abstract: Foundry sand is widely used in the casting of metal parts all over the world. Depending on the chemical nature of its binders and the process variables employed, it can be regenerated and reused. However, it comes to the point where it should be discarded or it will result in the loss of quality of the final castings. In order to verify the technical and environmental feasibility of alternatives for Waste Foundry Sand (WFS) application for the construction sector, this work studied Silicate WFS, Phenolic WFS and Green WFS, used at the foundries of the metropolitan region of Curitiba, as substitute for fine aggregate used in the manufacture of concrete parts for paving. The WFSs were physic-chemically characterized by X-ray diffraction, Xray fluorescence, particle size analysis, water absorption, specific gravity, alkaliaggregate reactivity, scanning electron microscopy with energy-dispersive spectroscopy (SEM/EDS), environmental leaching and solubilization tests, according to Brazilian standards. The technical requirements for the use of WFS were also evaluated through visual inspection, dimensional analysis, water absorption, axial compression strength and abrasion resistance tests. The results were verified by analysis of variance. Out of the three WFSs analyzed, this research stated that the results closest to the fine aggregate is the Green WFS, with an axial compression strength at 28 days of 33.3 MPa, roughly the required standard of 35 MPa. It also presented good results regarding the alkali-aggregate reactivity (AAR), with values within the limits of 0.19% of dimensional variation at 30 days of accelerated test, being therefore suitable for concrete casting application. At the leaching and solubilization tests of the final cast part, the green WFS, as an aggregate, did not present contamination above that established by the current norm. However, the remaining WFSs were not considered adequate, in the proportion of substitution of 12% used in interlocked paving application, due to the presence of alkali-aggregate reactivity in the case of Silicate WFS, and solubilized concentrations of total phenols above allowed per standard for the Phenolic WFS. These also presented characteristic compressive strength, at 28 days of age, lower than that defined by standard regulations, of 30.4 and 27.1 MPa, respectively. The morphological analysis, performed though SEM/EDS, indicated an occurrence of map cracking in regions of the samples of Silicate WFS and Phenolic WFS, characterizing AAR in these samples. The results obtained in this study evidenced a possible reuse of the Green WFS as a form of diminishing the volume of disposal to landfills, since it presented suitable properties for an application in concrete pavements in the proportion of substitution studied. Key-words: Foundry sand; reuse; paving; solid waste classification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Adegas, Roseane Gonçalves. "Perfil ambiental dos processos de fundição ferrosa que utilizam areias no estado do Rio Grande do Sul." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/11199.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo traçar um panorama do gerenciamento dos processos das indústrias de fundição ferrosa no estado do Rio Grande do Sul que utilizam areias de fundição, com ênfase nas alternativas buscadas por estas empresas quanto à minimização, recuperação e destinação final dada às areias usadas. Esta avaliação foi feita enfocando desde a recepção das areias virgens, armazenamento, preparação da mistura para fabricação dos moldes e machos, até o descarte nos setores de desmoldagem e retirada dos fundidos, recuperação e reutilização das areias no próprio processo ou descarte, e a procura de possibilidades de reúso em outros processos. No gerenciamento dos processos foram abordadas ainda, questões relativas às emissões geradas durante o manuseio, armazenamento, mistura, operações de moldagem e macharia, bem como no resfriamento e desmoldagem. Procurou-se relacionar o gerenciamento ambiental adequado dos processos acima mencionados ao licenciamento ambiental e à existência de certificação ambiental. O trabalho iniciou com pesquisa no Banco de Dados da FEPAM, sendo verificado o número de fundições no estado, elaborados e enviados questionários para essas empresas, utilizando-se o método survey. Os resultados obtidos possuem uma boa representatividade, considerando resposta de 85% dos mesmos. Através dos resultados verificou-se que, apesar de 81% das empresas descartarem as areias geradas em aterros industriais licenciados pelo FEPAM, somente uma delas está procurando alternativas de reúso das areias geradas. Também verificou-se que não há uma preocupação com a minimização da geração desses resíduos. O licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul é hoje a única ferramenta através da qual é possível exigir das empresas a adequação de suas atividades de forma a não impactar o meio ambiente. Quanto às demais questões ambientais relacionadas aos processos envolvendo areias, a percepção das empresas ainda é bastante incipiente.
This work aimed to present a preliminary evaluation of foundry sand processes management in Rio Grande do Sul state, Brazil, with emphasis in alternatives related to sand reduce, regeneration e final destination. This evaluation was made with focuse since sands reception, their storage and preparation, till the discharge in the shakeout system, regeneration e their reuse. It also aims to relate the proper waste management to environmental license as well to the existence of environmental certification. Attempt was made to verify if the companies, in regard of their costs with new sand and molding sand disposal in specialized landfills, as well as to the requirements of environmental agency, are working in sense of seeking and implant new recycling technologies and reuse of used sands. In adition to that, it was verified if it would exist a relation between environmental license and/or certification with the sand used correct management and proper foundry sand destination. Or still, within the approach of cleaner technologies and best available techniques if the alternatives for recycling sand into their own processes or reuse in other process are being pursuited. Within the sand management, it was still approached questions related to emissions generated during handling, storage, mixing, molding and coremaking, as well as cooling and shaking. This work was developed inicially through research on FEPAM, the environmental state agency, database, where it was verified the number of foundry industries in Rio Grande do Sul state, being elaborated and sent to the companies, questionnaires using the survey method. The gotten results have good representation considering that 85% of the questionnaires had been answered.Through the gotten results it was verified that, although 82% of the companies discharge used sands in licensed landfills, in accord with regulamentation, only one of them is seeking for reuse alternatives out of the process. It also was verified that there isn’t any concernig about reducing the sand generation. The environmental licence here in Rio Grande do Sul is in fact, the only way to make the companies adequate their installations aiming at environmental protection. To the other questions related to the processes using sands, the companies perception are very incipient.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chegatti, Schirlene. "Estudo da influencia da bentonita presente nas areias descartadas de fundição na contaminação do solo e águas subterrâneas." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103392.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Florianópolis, 2012
Made available in DSpace on 2013-07-16T04:27:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 317486.pdf: 8148156 bytes, checksum: 5bf979ac930633336e85c61b0de710f7 (MD5)
As indústrias de fundição consomem grandes quantidades de matériasprimas e geram proporcionalmente grande quantidade de resíduos. Os principais resíduos gerados no processo de produção são areias, pós de exaustão, refratários e escórias. Destes, a Areia Descartada de Fundição (ADF) compreende aproximadamente 85% da geração e são constituídas basicamente de uma mistura contendo areia, argila, carvão e material fino. Historicamente, fundições depositaram os seus resíduos diretamente no solo causando riscos ambientais. No entanto, estudos mostraram que, em comparando os lixiviados obtidos por ADF com lixiviados de solo natural, sem contaminação, resultados semelhantes são observados. Em alguns casos, apenas os parâmetros ferro e manganês presentes em ADF têm taxas mais elevadas. Neste contexto, esta tese tem como objetivo estudar a influência de bentonita (matériaprima presente no resíduo) no risco de impacto ambiental das ADF como agente para a impermeabilização e o encapsulamento, quando estas são dispostas no solo. Este estudo avaliou os riscos de poluição de solo e água subterrânea a partir do ciclo de vida da ADF, a caracterização de propriedades que permitem estabelecer uma relação entre a contenção de contaminantes e a percolação da areia sobre a quantidade de bentonita na mistura de ADF e a permeabilidade do resíduo descartado. Os resultados confirmaram que a presença de bentonita nas ADF reduz a permeabilidade e a formação de percolado durante a sua utilização ou disposição o que auxilia a explicar o baixo risco demonstrado em estudos de caso de monitoramento de águas subterrâneas de áreas de disposição e de análises de ADF para reutilização. Assim, este estudo fornece um indicador para as indústrias de fundição para melhoria da análise e investigação ambiental e para o auxílio na tomada de decisão da melhor alternativa para seu armazenamento e/ou reaproveitamento.

The foundry industries consume large quantities of raw materials and generate proportionately large amount of solid waste. The waste generated from the production process are sands, powders exhaust systems, refractories and slags. Of these, the spent foundry sand (SFS) comprises approximately 85% of generation and are constituted basically of a mixture containing sand, clay, coal and fine material. Historically foundries have deposited their waste directly on the ground with environmental risks. However, studies have shown that in comparing the leachates obtained for SFS with leachates of natural soil, without contamination, similar results are observed. In some cases only for iron and manganese parameters of SFS have higher rates. In this context, this thesis aims to study the influence of bentonite (raw material present in the waste) in the risk of environmental impact of SFS as agent for waterproofing and encapsulation when they are laid in the soil. This study analyzed the risks from the life cycle of SFS, properties characterization that allow establishing a relationship between the containment of contaminants and the percolation of the sand on the amount of bentonite in the mixture of sand casting and discarded permeability residue. The results confirmed that the presence of bentonite in the SFS reduces the permeability and the formation of leachate during its use or disposal which that helps to explain the low risk demonstrated in case studies of groundwater monitoring of disposal areas and SFS analysis for reuse. Thus this study provides an indicator to foundry industries for improving analysis and environmental research and to aid in decision making in the best alternative for storage or reuse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Luis Fernando dos. "Caracterização e reaproveitamento das areias descartadas de fundição (ADF) na produção de blocos de concreto sextavado para pavimento intertravado /." Presidente Prudente, 2019. http://hdl.handle.net/11449/183337.

Full text
Abstract:
Orientador: Silvio Rainho Teixeira
Banca: Jorge Luis Akasaki
Banca: Agda Eunice de Souza Albas
Resumo: O presente trabalho consistiu no reaproveitamento da mistura das areias descartadas de fundição (ADF-M) em substituição total ao agregado miúdo natural na produção de blocos de concreto sextavados para a aplicação em pavimento intertravado. Para tanto, foram realizados ensaios de caracterização química, estrutural, térmica das ADF e ADF-M. A Fluorescência de raios X constatou elevada presença de óxido de silício (SiO2), determinando o elemento predominante nas ADF e ADF-M. Na análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV/EDS) foi identificada a presença de bentonita, pó de carvão e resinas fenólicas em volta dos grãos de óxido de silício (SiO2), interferentes nas propriedades físicas e mecânicas. De acordos com a normas brasileiras NBR 10005 e 10006, a ADF-M foi classificada como resíduo classe II A, resíduo não perigoso e não inerte. Para a análise da influência da ADF-M no concreto, foram moldados corpos de prova e blocos de concreto sextavado com substituição total da areia natural pela ADF-M. O teste de abatimento de tronco cone apresentou consistência fluida após adicionado o aditivo. No que tange as propriedades físicas e mecânicas, tanto os corpos de prova como os blocos de concreto foram observados um aumento na absorção de água e uma diminuição de resistência à compressão em relação ao traço de referência. Os valores obtidos de absorção de Água (≤6%) e resistência à compressão (≥ 35MPa) estão acima dos valores mínimos de acordo com a normas brasileiras para pav... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The present work consisted of the reuse of the spent foundry sand mixture (SFS-M) instead of the natural fine aggregate in the production of hexagonal concrete blocks for an interlocked pavement application. For this, chemical, structural and thermal characterization tests of the SFS and SFS-M were performed. X-ray fluorescence verified the presence of silicon oxide (SiO2), determining the predominant element in SFS and SFS-M. Scanning electron microscopy (SEM / EDS) analysis identified bentonite, coal dust and phenolic resins around the silicon oxide (SiO2) grains, interfering with physical and mechanical properties. Deficiency with NBR 10005 and 10006 standards, an SFS-M was used as class II A waste, non-hazardous and noninert waste. For an analysis of the influence of SFS-M on concrete, specimens and hexagonal concrete blocks were molded with the total replacement of natural sand by SFS-M. The trunk taper test showed fluid consistency after the added or additive. Regarding the physical and mechanical properties, both specimens and concrete blocks were observed in an increase in water absorption and a reduction in pressure resistance in relation to the reference line. Water absorption (≤6%) and compressive strength (≥ 35MPa) levels are above the minimum values according to the Brazilian pavement standard. From an economic and environmental point of view, an SFS-M is viable for civil construction applications.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carlini, Elaine Carina. "Estudo sobre a expansão térmica linear das areias de fundição e a sua influência sobre as propriedades a quente dos machos." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011. http://tede.udesc.br/handle/handle/1794.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-08T17:19:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Resumo.pdf: 35261 bytes, checksum: 5c14dd5939481fe398edfb044903a091 (MD5) Previous issue date: 2011-07-26
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This paper presents a study on the linear thermal expansion of foundry sands used as aggregates in foundry cores with resin phenolic-urethane/Cold Box. The work examines the correlation between thermal expansion of the sand and hot deformation tendency of the core during the casting process. The hot deformation tendency has important technological significance, because it affects the dimensional quality of the casting. It was tested three silica sands, one chromite sand, two types of based aluminum silicates sands and two types of blended minerals. The sands were characterized for particle size distribution, loss on ignition, AFS clay content, density, permeability, pH, acid demand, specific surface area, coefficient of angularity, chemical analysis, XRD, shape and surface of the grains and linear thermal expansion. The dilatometer test was done with loose unbonded sands. The sand was placed into an alumina sample holder and inserted into the dilatometer. The hot deformation tendency of the core was performed with two tests: first, using an experimental iron casting and second a hot distortion laboratory test, in which the test specimen was subjected to heating by a flame. It was verified that the hot deformation tendency is directly correlated to the thermal expansion of the sand. The higher the thermal expansion of the sand used to make cores the more susceptible it is to hot deformation.
O presente trabalho apresenta um estudo sobre a influência da expansão térmica linear das areias de fundição utilizadas para a confecção de machos com resina fenólicauretânica/ Cold Box sobre a tendência à deformação a quente dos machos durante o processo de fundição das peças. A tendência à deformação a quente dos machos tem grande importância tecnológica, porque isto afeta diretamente a qualidade dimensional das peças fundidas. Foram ensaiadas três areias de sílica, uma areia de cromita, duas areias à base de silicato de alumínio, dois compostos de minerais. As areias foram caracterizadas quanto à distribuição granulométrica, perda ao fogo, teor de argila AFS, densidades solta e relativa, permeabilidade, pH, demanda ácida, superfície específica, coeficiente de angularidade, análise química, difratometria de raios-X, formato e superfície dos grãos e expansão térmica linear. O ensaio de dilatometria das areias foi realizado em corpos de provas não ligados com aglomerantes, ou seja, a areia foi acondicionada em um porta-amostra de alumina e este foi inserido no dilatômetro. Foram executados dois ensaios de tendência à deformação a quente dos machos: o ensaio de corpo de prova fundido e o ensaio de distorção a quente em laboratório, onde o corpo de prova (macho) é submetido a um aquecimento por chama. Verificou-se que a tendência à deformação a quente dos machos tem correlação direta com a expansão térmica da areia. Quanto maior a expansão térmica da areia utilizada para a confecção do macho mais suscetível ele estará à deformação a quente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Areias de fundição"

1

Souza, Sueli Tavares de Melo, Natalia Cristina Martini, and Tatiana Vettori Ferreira. "REUTILIZAÇÃO DE AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO ESTRUTURAL." In Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 2, 290–99. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.55019111128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rocha, Luanna Di Mario, Maria Magdalena Ribas Döll, and Lilian Tais de Gouveia. "EFEITO DO PH NA LIXIVIAÇÃO E SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS DA AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO." In Base de Conhecimentos Gerados na Engenharia Ambiental e Sanitária 2, 130–44. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.45121190113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Heidemann, Marcelo, Lucas Coelho dos Santos, Breno Salgado Barra, Daniel Hastenpflug, and Yader Guerrero Pérez. "Estudo da estabilização de um solo expansivo através da incorporação de areia verde de fundição." In Engenharia no Século XXI - Volume 16. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-70-6.cap.08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Montel, Carlos Renato, and Welleson Feitosa Gazel. "ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL DA IMPLANTAÇÃO DE UM REGENERADOR MECÂNICO PARA REUSO DE AREIA DE FUNDIÇÃO EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DE SÃO PAULO." In Os Desafios da Engenharia de Produção frente às Demandas Contemporâneas, 11–21. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1342013012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Areias de fundição"

1

Nascimento, Tulio Sergio, Regis Fabiano do Amaral, Leonardo Pereira, Matheus Roberto Bellé, Vinicius Karlinski de Barcellos, Cleber Rodrigo de Lima Lessa, and Jefferson Haag. "CARACTERIZAÇÃO DE AREIAS DE CONSTRUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO EM FUNDIÇÃO." In 49° Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/1982-9345-31946.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moosher, Leandro, Carlos Alberto Mendes Moraes, and Marlova Piva Kulakowski. "UTILIZAÇÃO DE MISTURA DE AREIAS USADAS FENÓLICA E A VERDE DE FUNDIÇÃO NA FABRICAÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO." In 69° Congresso Anual da ABM - Internacional. São Paulo: Editora Blucher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-24866.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Viviane Sardilli, Bruno Karolski, Denise Crocce Espinosa Romano, and Jorge Alberto Soares Tenório. "ANÁLISE DOS CONTAMINANTES PRESENTES NA AREIA DE FUNDIÇÃO." In 72º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-30115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gabrielly Silva Tomazoni, Elen, Giovanna Rodrigues da Cruz, and Gisleiva Cristina Dos Santos Ferreira. "APLICAÇÃO DE AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO EM MATRIZES CIMENTÍCIAS." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-78292.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

KOSLOWSKI, L. A. D., V. C. COLONETTI, S. LICODIEDOFF, H. G. RIELLA, S. L. BERTOLI, and E. L. SIMIONATTO. "PROCESSO FENTON NO TRATAMENTO E REMEDIAÇÃO DA AREIA DE FUNDIÇÃO." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-1383-19559-143993.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Proszek, Daniel, Carlos Alberto Mendes Moraes, Wagnner dos Passos da Silva, and Jacson de Castro. "OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO DE REGENERAÇÃO MECÂNICA DE AREIA FENÓLICA USADA DE FUNDIÇÃO." In 69° Congresso Anual da ABM - Internacional. São Paulo: Editora Blucher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-24911.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Beltrame, N. A. M., C. Angulski da Luz, A. C. Bergamann, J. F. Biava, and A. P. Santos. "INFLUÊNCIA DO FÍLER DE AREIA DE FUNDIÇÃO NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO AUTOADENSÁVEL." In Caderno especial dos melhores artigos do 62º Congresso Brasileiro do Concreto. IBRACON, 2021. http://dx.doi.org/10.4322/2175-8182.62cbc028.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cindra Fonseca, Maria, Mateus Martins, Ivan da Costa Figueiredo, Victor Espirito Santo, and Cassio Barbosa. "TENSÕES RESIDUAIS GERADAS NA FUNDIÇÃO EM AREIA VERDE DE LIGA DE ALUMÍNIO 6063." In Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. ABCM, 2017. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.cobef2017.cof2017-0791.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, Viviane Sardilli, Bruno Karolski, Denise Crocce Romano Espinosa, and Jorge Alberto Soares Tenório. "DEGRADAÇÃO BACTERIANA DA RESINA FENÓLICA QUE CONSTITUI NA AGLOMERAÇÃO DA AREIA DE FUNDIÇÃO." In 49° Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/1982-9345-31429.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

ALICE QUINALHA, THAIS, Gisleiva Cristina Dos Santos Ferreira, and LUCIENE DOMINGUES. "Permeabilidade de misturas de solo laterítico argiloso com areia descartada de fundição (ADF)." In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-50831.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography