Academic literature on the topic 'Arqueologia marítima'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Arqueologia marítima.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Arqueologia marítima"

1

Duran, Leandro Domingues, and Gilson Rambelli. "ÁGUA DE MENINOS: INSIGHTS DE UMA ARQUEOLOGIA SUBAQUÁTICA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA." Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia 17, no. 1 (August 27, 2019): 221. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v17i1.7071.

Full text
Abstract:
Baseado na proposta de uma arqueologia do lixo marítimo a partir da perspectiva da paisagem submarina, como proposto por Mirja Arnshav, este artigo explora um conjunto particular de artefatos identificados em contextos submersos associados ao Porto Organizado da cidade de Salvador, na região historicamente conhecida como Água de Meninos. Explorando o ineditismo da discussão de uma arqueologia marítima de contextos contemporâneos ou do passado recente no âmbito da arqueologia brasileira, estabelece-se um diálogo com a rara produção nacional sobre a matéria, apresentando uma interpretação dos diferentes processos culturais operados nesse espaço marítimo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castro, Filipe, and Pierre Drap. "A Arqueologia Marítima e o futuro." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 11, no. 1 (June 30, 2017): 40–55. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v11i1.10550.

Full text
Abstract:
O século XXI promete ser muito mais volátil e criativo que todos os séculos precedentes. Em 2017, quase metade dos habitantes do planeta terão acesso à Internet e a esmagadora maioria dos adolescentes do mundo saberá ler e escrever. Embora sem se terem transformado muito na última década, os computadoresestão a criar oportunidades para reflexão coletiva de uma forma inimaginável há apenas trinta anos. Como todas as ciências, a Arqueologia é beneficiária desta revolução social. Neste artigo discutimos algumas ideias, conceitos e aplicações com vistas a fomentar a reflexão sobre o uso dos computadores na cultura acadêmica arqueológica, tomando como exemplo o panorama atual e projeções futuras na Arqueologia Marítima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Duran, Leandro D., Paulo F. Bava De Camargo, Flávio Rizzi Calippo, and Gilson Rambelli. "Educando Embaixo D'Água: O Ensino de Arqueologia Subaquática no Brasil (1992-2014)." Habitus 12, no. 2 (June 26, 2015): 257. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v12.2.2014.257-270.

Full text
Abstract:
Resumo: até o início da década de 2000, o único caminho possível para formação em Arqueologia Subaquática era através da pós-graduação. Mas, com a expansão do ensino público federal, a Arqueologia Subaquática ampliou seu raio de ação ao ser inserida na grade de algumas graduações em Arqueologia. Nesse sentido, o artigo propõe apresentar nossa visão sobre o histórico recente desse processo. Palavras-chave: Arqueologia subaquática. Arqueologia marítima. Ensino superior. Graduação em Arqueologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Amarante, Cristiane Eugenia. "Acervos de Arqueologia em Museus Marítimos:." Museologia & Interdisciplinaridade 7, no. 14 (October 29, 2018): 70–87. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v7i14.18387.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma discussão sobre acervos de arqueologia em museus marítimos no Brasil a partir de pesquisa no portal virtual do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e em sítios virtuais em que visitantes fazem comentários sobre locais visitados. As análises desses canais de comunicação mostrarão a forma como as instituições apresentam seus acervos e como o público observa essas exposições. O artigo discute também a ligação dessas instituições com as pesquisas voltadas para arqueologia de ambientes aquáticos desenvolvidas no Brasil. Além dos museus brasileiros, haverá uma explanação sobre como pesquisa arqueológica e exposição dialogam em museus estrangeiros, a partir de alguns casos específicos. Ao comparar realidades diferentes, temos um panorama mais completo sobre essas questões, o que permite a construção de novos olhares sobre os acervos e a compreensão dos desafios e potencialidades da musealização da arqueologia marítima em nosso país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Duran, Leandro Domingues. "Arqueologia Subaquática ou Arqueologia Marítima?: definindo conceitos, contextualizando práticas e assumindo posições." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 6, no. 2 (December 31, 2012): 10–34. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v6i2.10628.

Full text
Abstract:
Este artigo explora as diferenças existentes entre os conceitos de "Arqueologia Subaquática" e "Arqueologia Marítima", entendendo-se enquanto fruto de propostas interconectadas, porém distintas. Partindo de uma análise histórica sobre o desenvolvimento da relação entre a prática do mergulho e a fundação de uma "arqueologia dos ambientas aquáticos", tomamos como base as proposições inicialmente desenvolvidas pelo arqueólogo Keith Muckelroy no final dos anos de 1970 e discutimos posicionamento mais recentes formulados por autores como David Gibbins, Sean McGrail e Jonathan Adams, para desenvolvermos nossa própria idéia de uma "arqueologia do mar".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Camargo, Paulo Fernando Bava de. "Ports of Ribeira Valley, São Paulo: an archaeological approach." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. Suplemento, supl.8 (September 10, 2009): 155. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2009.113518.

Full text
Abstract:
apesar do transporte marítimo de cargas e passageiros ter se extinguido no Vale do Ribeira paulista há vários anos e de a região hoje ser considerada economicamente decadente, os portos da região continuam bastante ativos em razão da pesca comercial e do turismo náutico. Como a arqueologia marítima pode ajudar na resolução desse aparente paradoxo? Observando as estruturas portuárias atuais e analisando criteriosamente aquelas que aparentemente apresentam maior antiguidade, levando à compreensão da transformação dos modos de produção ocorrida entre o século XIX e o XX
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Amarante, Cristiane Eugênia. "A participação em museus." Museologia & Interdisciplinaridade 4, no. 7 (October 30, 2015): 245–56. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16782.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objeto um estudo cultural de recepção realizado com crianças, em Santos (SP/Brasil), para a musealização da arqueologia marítima nesta cidade. A pesquisa foi realizada com estudantes de 9 anos de uma escola pública do município e teve pressupostos teóricos da comunicação em museus e a arqueologia pública. Durante seis meses aplicou-se um multimétodo de intervenções que teve os temas museu, porto, arqueologia e arqueologia subaquática como norteadores da coleta de informações. A investigação dialoga com as propostas de musealização contemporâneas que valorizam a participação do público no processo de preservação do patrimônio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bastos, Marcio Teixeira. "Arqueologia e ritual: lugares de devoção na Palestina romana." Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, no. 5 (October 12, 2015): 39. http://dx.doi.org/10.17648/rom.v0i5.11207.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o material cerâmico (lucernas) de três contextos arqueológicos definidos: Cesareia Marítima, Apolônia e Cesareia de Filipe face às práticas rituais constatadas nestes sítios durante o período de dominação romana na Palestina. Considera as hegemonias e as mudanças sistêmicas diante das novas significações, ritos e lugares de devoção na Palestina Romana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Amarante, Cristiane Eugênia da Silva. "Public and Maritime Archaeology: towards musealization." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. Suplemento, supl.11 (September 10, 2011): 213. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2011.113560.

Full text
Abstract:
A proposta deste artigo é apresentar uma experiência desenvolvida na cidade de Santos, litoral de São Paulo, Brasil, com crianças de uma escola pública municipal. Vários encontros foram elaborados para a aproximação com os temas Arqueologia, Arqueologia Marítima, Museu e Porto. Em uma cidade em que o mar está tão presente, há uma cultura inerente de maritimidade, de aproximação com o mar que é natural. Sendo assim, uma arqueologia em Santos que despreze esse aspecto não pode estar com pleta. A intenção é pensar na musealização de materiais provenientes de várias escavações ocorridas na cidade ao longo dos anos. A musealização será construída a partir de um debate com o público, para saber com o essas questões são elaboradas e com preendê-las para futuras criações de planos museológicos em consonância com Arqueologia Pública e a Nova Museologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gusmão, Daniel. "Tendências contemporâneas da arqueologia pública x patrimônio cultural subaquático." Revista Arqueologia Pública 9, no. 2 (January 11, 2016): 72. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v9i2.8642869.

Full text
Abstract:
Com um litoral de aproximadamente 8.500 km de extensão, o Brasil apresenta um significativo Patrimônio Cultural Subaquático. Nesta miríade, submersa de conhecimentos arqueológicos, temos o seu potencial formado principalmente por restos de embarcações naufragadas, estruturas portuárias, espaços de religiosidade marítima, sítios santuários e sítios depositários. A partir da perspectiva contextual, este artigo tem como objetivo analisar o quadro teórico da ciência arqueológica, ressaltando as reflexões acerca do estilo público de se fazer Arqueologia numa análise voltada para o ambiente aquático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Arqueologia marítima"

1

Duran, Leandro Domingues. "Arqueologia marítima de um bom abrigo." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-26062008-095339/.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa integra os esforços de um projeto mais amplo que é aquele definido pelo Programa Arqueológico do Baixo Vale do Ribeira, coordenado pela Profª Drª Maria Cristina Mineiro Scatamacchia, e que, de forma sucinta, objetiva a produção de conhecimento arqueológico sobre as diferentes sociedades humanas que ocuparam, desde o período pré-histórico, a planície costeira de Cananéia-Iguape. No nosso caso, especificamente, a proposta foi a de agregar a esse esforço de pesquisa, o espaço insular do Bom Abrigo, propondo interpretações sobre os exemplares de cultura material aí presentes e seu papel no processo de formação e desenvolvimento da sociedade histórica que se estabeleceu no território brasileiro a partir do século XVI, em particular daquelas comunidades da planície costeira de Cananéia-Iguape. O foco de nossa discussão é aquele definido pela "Arqueologia Marítima", que procura analisar os diferentes aspectos do que podemos classificar como uma "cultura marítima" e de sua importância dentro dos processos sociais, políticos e econômicos produzidos pela diferentes sociedades humanas. Essa relação com o ambiente marítimo se reflete, também, na nossa metodologia de pesquisa que tem, como destaque, o emprego de técnicas de arqueologia subaquática. Em linhas gerais, a pesquisa realiza uma macro-análise da Ilha do Bom Abrigo, propondo interpretações sobre três diferentes contextos de interesse arqueológico aí identificados, a saber: a armação baleeira, o complexo faroleiro e a Enseada da Prainha. Em todos eles visamos discutir a importância do papel da cultura marítima dentro do processo de formação e desenvolvimento da sociedade comercial-mercantil capitalista que se instalou na região da planície costeira de Cananéia-Iguape, a partir dos primeiros anos do século XVI, e que serviu de base para a formação da atual sociedade brasileira.
The present research integrates efforts from a wider-ranging project which is defined by the Archeological Program from Baixo Vale do Ribeira coordinated by Professor Maria Cristina Mineiro Scatamacchia. The Archeological Program from Baixo Vale do Ribeira aims, in short, the production of archeological knowledge about different human societies that occupied the coastal plain Cananéia-Iguape since the pre historical period. In this case, specifically, the proposal was to aggregate into the research efforts the Bom Abrigo Island, presenting interpretations on the material culture found there and its role in the formation and development process of the historical society that was established in the Brazilian territory from the XVI century on , in particular of those communities from the coastal plain Cananéia-Iguape. The focus of our discussion is defined by the Maritime Archeology which analyzes the different aspects of what we can classify as a maritime culture and its importance in the social, political and economical processes produced by the different human societies. This relation with the maritime environment is also reflected in our research methodology which applies techniques of underwater archeology. In a broad sense, the research performs a macro analyzes of the Bom Abrigo Island proposing interpretations about three different contexts of archeological interest identified there: the whaling station, the lighthouse complex and the "Prainha" bay. In the three contexts we aimed to discuss the importance of the maritime culture in the formation and development process of the commercial, mercantile, capitalist society which was established in the coastal plain Cananéia-Iguape from the very first years in the XVI century, and which served as a basis for the formation of the current Brazilian society.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Porto, Otávio Arruda. "Arqueologia marítima / subaquática da 2ª Guerra Mundial: sua aplicabilidade no Brasil." Universidade Federal de Sergipe, 2013. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3209.

Full text
Abstract:
The Twentieth Century was the scene of two World Wars and an undeclared Cold War. Through the collisions emerged, a great wealth of archaeological sites with many typologies from different nations have appareled. The World Wars Archaeology, in a historical context, proposes to study the material evidence remaining of warlike periods, emphasizing the social nature that exists behind the material cultures. Through this study, aims to contribute effectively to the Brazilian Archaeology, bringing to the given context some studies related to the World Wars Archaeology theme in foreign countries providing an initial bibliographical framework about these researches in Brazil. The work shows the scope of theme´s applicability by means of case studies: a survey of shipwrecks sites of Sergipe coast and from cultural materials from them that came to earth - beyond the shipwrecks sites formed by the remains of the ship Itapagé on the coast of Alagoas. The research has a proposal to show the importance for the Archaeology in Brazil for further studies in shipwrecks studies formed by leftovers ships made with iron hulls − in view of nautical archaeological studies involving vessels with these characteristics are unpublished in Brazil.
O Século XX foi palco de duas Guerras Mundiais e de uma não declarada Guerra Fria. Por meio dos embates surgiu uma grande diversidade de sítios arqueológicos com diversas tipologias provenientes de diferentes nações. A Arqueologia das Guerras Mundiais, dentro de um contexto histórico, se propõe a estudar os testemunhos materiais remanescentes dos períodos belicosos, dando ênfase ao cunho social que existe por trás da cultura material. Através do presente estudo, pretende-se contribuir efetivamente com a Arqueologia Brasileira, trazendo para o dado contexto alguns dos estudos relacionados à temática da Arqueologia das Guerras Mundiais em países estrangeiros disponibilizando um aporte bibliográfico inicial sobre essas pesquisas no Brasil. O trabalho mostrará as possibilidades da aplicabilidade do tema por meio de estudos de casos: o levantamento dos sítios de naufrágios da costa de Sergipe e das culturas materiais provenientes deles que chegaram a terra além do sítio de naufrágio formado pelos restos do navio Itapagé na costa do estado de Alagoas. A pesquisa tem como proposta mostrar a importância para a Arqueologia no Brasil de se realizarem estudos em sítios arqueológicos de naufrágios formados por restos de navios feitos com cascos de ferro tendo em vista que estudos náuticos arqueológicos envolvendo embarcações com essas características são inéditos no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Amarante, Cristiane Eugenia da Silva. "Refletindo sobre musealização: um encontro entre público e arqueologia marítima em Santos." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-14052014-120829/.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa tem como objeto a musealização da arqueologia marítima na cidade de Santos. Para tanto, recorreu ao estudo de recepção com estudantes de uma escola municipal de Santos visando a coletar dados norteadores de política de comunicação inerente ao processo de musealização. O propósito é trabalhar com a arqueologia pública, utilizando-se de estratégias participativas que aproxime as pessoas da ciência arqueológica considerando o museu e seu público. O estudo apresenta as pesquisas em arqueologia na cidade de Santos. Essas investigações trouxeram outras possibilidades de leituras para a história da cidade oriundas do campo arqueológico. Porém, muitas das coleções geradas por elas estão guardadas em outras cidades. Por esse motivo, é de suma importância que esse material permaneça em Santos, para que a comunidade santista tenha acesso a esses conhecimentos via comunicação museológica e a linguagem expositiva. O museu assume contemporaneamente um importante papel, para instigar seu público a participar da valorização e preservação desse patrimônio. Como patrimônio da união os vestígios arqueológicos marítimos musealizados devem estar a serviço da sociedade e a sociedade a serviço da preservação de forma a construir caminhos e soluções coletivamente.
This research has the objective of musealization of maritime archaeology in the city of Santos. For accomplishing that goal this research used the study of receptivity with students of a city public school to collect guiding data of the communication policy inherent to that process of musealization. The purpose is to work with the public archaeology using participative strategies that gather the people and the archaeological science, taking into consideration the museum and its audience. This study presents archaeological researches in the city of Santos. From those searches new possibilities of revisiting the history of the city arose originated from the archaeological field. However many of those archaeological collections are kept in other cities. For this reason it is of utmost importance that those archaeological findings stay in Santos so that its community has access to such knowledge through museological communication and expositive language. So the museum assumes contemporaneously a most important role by instigating its audience to participate in the valuation and preservation of such asset. As a Brazilian asset those musealized archaeological vestiges should stay to the service of the society and the society should stay to the service of preservation so to collectively build ways and solutions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

LINS, JUNIOR Hamilton Marcelo Morais. "Arqueologia marítima: a evolução da canoa monóxila em Pernambuco, Brasil (Séc. XVI – XX)." UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15320.

Full text
Abstract:
Submitted by Isaac Francisco de Souza Dias (isaac.souzadias@ufpe.br) on 2016-02-23T16:27:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) CanMox-MLins - CD - Copy (2).pdf: 5305815 bytes, checksum: a204cf364986caa083d803e285145511 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-23T16:27:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) CanMox-MLins - CD - Copy (2).pdf: 5305815 bytes, checksum: a204cf364986caa083d803e285145511 (MD5) Previous issue date: 2015-02-27
A canoa monóxila, popularmente conhecida como “canoa de um pau só”, por ser construída em um único tronco, é uma embarcação utilizada pelos indígenas do Brasil desde antes da chegada dos primeiros navegantes portugueses no século XVI. Apesar do crescente desenvolvimento tecnológico ocorrido ao longo dos últimos cinco séculos, em Pernambuco ela foi objeto de modificações adaptativas pontuais. O presente trabalho procura explicar a evolução da tecnologia da canoa monóxila, relacionando as transformações e acréscimos introduzidos sobre o casco monóxilo e as variáveis ambientais, socioeconômicos e históricas dos séculos XVI ao XX, entendida esta evolução como resposta às necessidades pertinente àqueles diversos contextos. Para atingir os objetivos desejados, foram utilizados os métodos e técnicas da Arqueologia Subaquática, com prospecções efetuadas na lagoa de Extremoz, RN, local onde foram encontrados 4 exemplares, cujas datações C-14 vão do século XIII ao XX. Um dos exemplares, a canoa Extremoz 04 (700 ± 30 BP), em conjunto com fontes etno-históricas e iconográficas, serviu como elemento na elaboração do modelo base, utilizado para o entendimento da evolução da canoa monóxila no período pós contato. Procurou-se estabelecer a relação entre os acréscimos tecnológicos introduzidos sobre o casco monóxilo e os novos usos e funções assumidos pela canoa no decorrer dos séculos. A presente dissertação se mostra relevante diante da inexistência de trabalhos de cunho acadêmico que versem sobre a tecnologia das embarcações tradicionais de Pernambuco, bem como por ter obtido a primeira datação de um artefato náutico anterior ao descobrimento do Brasil.
The dugout canoe, popularly known as “canoa de um pau só”, due to it is built on a single trunk, is a boat used by the natives of Brazil since before the arrival of the first Portuguese navigators in the sixteenth century. Despite the growing technological development occurred over the past five centuries, in Pernambuco it was the subject of specific adaptive changes. This paper seeks to explain the evolution of the logboat technology, relating the introduced changes and additions on the single trunk and environmental variables, socioeconomic and historical from the sixteenth to the twentieth, understood this evolution in response to relevant needs those different contexts. To achieve the desired goals, methods and techniques of underwater archeology were used, with surveys carried out in the lagoon of Extremoz, RN, where they were found 4 artifacts, whose C-14 dating will of the thirteenth century to the twentieth. One of the artifacts, the Extremoz 04 canoe (700 ± 30 BP), together with ethnohistorical and iconographic sources, served as an element in the development of the basic model, used for understanding the evolution of dugout canoe post contact period. Sought to establish the relationship between technological additions introduced on the single trunk and new uses and functions assumed by canoe over the centuries. This dissertation shows relevant given the lack of academic nature works that deal with the technology of traditional boats of Pernambuco and to have obtained the first dating from a previous nautical artifact to the discovery of Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freire, Jorge Leonel Vaz. "À Vista da Costa: A Paisagem Cultural Marítima de Cascais." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2012. http://hdl.handle.net/10362/9373.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Arqueologia
O conceito de paisagem Cultural Marítima é, na arqueologia subaquática portuguesa, de discussão muito recente. Com esta dissertação pretendemos analisar o impacto que este tipo de abordagem tem numa costa que é fortemente recortada e num litoral que é morfologicamente complexo, pois têm influência do Oceano Atlântico e do Estuário do Rio Tejo. O litoral de Cascais, localizado junto a Lisboa, é o espaço que pretendemos confrontar com este paradigma epistemológico. Fortes, fortalezas, faróis, portos, fundeadouros e naufrágios fazem parte de um leque que perspectiva uma utilização de longue durée onde as influências mediterrânicas estão presentes, mas com a singularidade de serem compreendidas e aplicadas pelo Homem atlântico. As relações e as redes entre o homem e os vestígios do passado náutico, directos e indirectos, serão observados numa diacronia centrada na época moderna, mas sem esquecer as influências históricas anteriores e os condicionamentos na época posterior. Esta análise, baseada na proposta teórica e metodológica de Chister Westerdahl, Ben Ford e Brad Duncan, faz uso do trabalho desenvolvido no âmbito do ProCasc – Projecto de Carta Arqueológica Subaquática de Cascais, da responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais e do Centro de História de Além-Mar da Faculdade Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Felipe Neves da. "Construção da paisagem aracajuana: modernidade e suas redes marítimas em Sergipe." Pós-Graduação em Arqueologia, 2017. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7469.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This work deals with the emergence of the city of Aracaju as a modern landscape, aiming, at one time, to deal with multitemporal contingencies that enabled this emergency, without losing sight of its spatiality. The objective is to analyse the material characteristics of the Aracaju city landscape. To do so, we start with na archaeological approach of the landscape in relation with subjects such as history, anthropology, geography and architecture. The materiality, as a support of time, and its implantation, as a testimony in space, are the vestiges of the construction of Aracaju that we aim to emphasize. The temporality of capitalism will be contemplated by an archaeological approach, however, without compromising with an archeology of capitalism in order to avoid historical anachronism. Spatiality will be approached trying to balance the advantages and limitations of a systemic approach in consideration of the spatial characteristics of capitalism present in the conformation of the city. Attention will be given to navigation aiming to restore the "aquatic designs" as a condition of an historical transformation to the nineteenth century. Together with the environmental peculiarities and the space built, this activity brought a concrete dimension of the relations continuum that we understand by landscape.
Este trabalho aborda a emergência da cidade de Aracaju, enquanto paisagem moderna, visando, a um só tempo, dar conta das contingências multitemporais que possibilitaram essa emergência, sem perder de vista sua espacialidade. O objetivo é analisar as características materiais da paisagem aracajuana. Para tanto, partiremos de uma abordagem arqueológica da paisagem em diálogo com disciplinas como história, antropologia, geografia e arquitetura. A materialidade, como suporte do tempo, e sua implantação, como testemunho no espaço, são os vestígios da construção da Aracaju que objetivamos evidenciar. A temporalidade do capitalismo será contemplada por uma abordagem arqueológica atenta a seu caráter mundial, porém, sem se comprometer com uma arqueologia do capitalismo visando evitar anacronismo histórico. A espacialidade será abordada tentando equilibrar as vantagens e limitações de uma abordagem sistêmica à consideração das características espaciais do capitalismo presentes na conformação da cidade. O devido relevo será dado à navegação objetivando restituir aos “desígnios aquáticos” a condição de devir histórico imanente a penetração capitalista. Juntamente com as peculiaridades ambientais e o espaço construído tal atividade legou a dimensão concreta do continuum de relações que compreendemos por paisagem.
Laranjeiras, SE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lazzarotti, Marcelo dos Santos. "Arqueologia da margem Porto Alegre:a formação de uma cidade portuária (do século XVIII a meados do século XIX)." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2013. http://hdl.handle.net/10923/3802.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000446631-Texto+Completo-0.pdf: 19420169 bytes, checksum: 5667006db259db79a12ae29fb7f5da40 (MD5) Previous issue date: 2013
Porto Alegre, a city that grew out of a port and developed in close relationship with the browsing activities, had turned its edge over the eighteenth and nineteenth centuries by those activities, which left under layers of landfill, concrete and current city asphalt, material traces that witness the everyday aspects of a port town that no longer exists. This dissertation focuses on the study of the constitution and the transformations undergone by the port area of the city of Porto Alegre eighteenth century to the mid nineteenth century. The study seeks, through the intersection of information obtained in archaeological research and information obtained in documentary written and iconographic sources, reveal the physical changes undergone by the coast of the city and the activities that conditioned these changes.
Porto Alegre, cidade que nasceu a partir de um porto e se desenvolveu em intima relação com as atividades de navegação, teve sua orla transformada ao longo dos séculos XVIII e XIX por essas atividades; as quais deixaram, sob as camadas de aterro, concreto e asfalto da cidade atual, vestígios materiais que testemunham aspectos do cotidiano portuário de uma cidade que não mais existe. A presente dissertação tem como foco de estudo a constituição e as transformações por que passou a área portuária da cidade de Porto Alegre do século XVIII a meados do século XIX. O estudo busca, através do cotejamento das informações obtidas em pesquisas arqueológicas e das informações obtidas em fontes documentais escritas e iconográficas, desvelar as modificações físicas por que passou o litoral da cidade e as atividades que condicionaram essas modificações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Camargo, Paulo Fernando Bava de. "Arqueologia de uma cidade portuária: Cananéia, séculos XIX-XX." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-24072009-145945/.

Full text
Abstract:
Esta tese de doutorado tem como objetivo mapear e cadastrar as estruturas portuárias do vale do Ribeira (SP) especialmente aquelas situadas no município de Cananéia que forneçam informações sobre o período de 1850-1950, época em que teria se estabelecido um modo capitalista de produção na região alicerçado na lavoura comercial do arroz. Essa abordagem se justifica pela necessidade de se avaliar as contradições existentes entre o discurso e a sociedade concreta. Hoje a região é conhecida por suas belezas naturais, patrimônio histórico mas, paradoxalmente, é a mais pobre do estado de São Paulo. No entanto, as estruturas portuárias, desde o século XIX até hoje apresentam grande dinâmica construtiva. Como explicar esse conflito? Observando os contextos através de uma Arqueologia Marítima embasada no materialismo histórico. Esses contextos foram delimitados através do mapeamento, cadastramento e prospecção extensiva de estruturas, bens e locais relativos à evolução de embarcações, dos portos e da dinâmica comercial expressa no ambiente urbano. O resultado desse trabalho foi o entendimento de que duas modificações causaram grandes transformações na dinâmica produtiva de todo o vale do Ribeira. A primeira delas foi a transição da lavoura comercial para pesca e para o turismo. A segunda foi a inversão do sentido do fluxo das mercadorias gerado pela substituição do transporte marítimo, em primeiro lugar, pelo conjunto navegação fluvial/ ferrovia, depois pelo transporte rodoviário. Esse processo colocou os lucros nas mãos de novos agentes econômicos, mas manteve a produção do discurso como primazia dos antigos donos do poder.
The aim of this Ph.D. thesis is to map and register the ports of the Ribeiras valley (SP) especially those situated in Cananéia that provide information about the period 1850-1950, when a capitalist production mode based on the trade of rice was developed in the region. The justification for this kind of approach is the necessity to evaluate the contradictions between the speech and the real society. Nowadays the region is known by its natural resources and historical buildings but at the same time it is the poorest region of São Paulo state. However, since the 19th century until today the ports have had a great structural dynamics. How to explain this conflict? By observing the context through a Maritime Archaeology based on the historical materialism. These contexts have been delimitated with mapping, registering and extensive surveying of the structures, patrimony and places related to evolution of water craft, ports and the commercial dynamics in urban environment. The result of the research was the understanding that two changes have caused huge transformation in the productive dynamics of the entire Ribeiras valley. The first one was the transition from commercial agriculture to commercial fishing and tourism. The second one was the inversion of the direction of the trade caused by the substitution of maritime transportation, first by river transportation/ railroad, secondly by the road transportation. This process put the profits in the hands of new economical agents, but kept the production of the speech with the old power owners.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Calippo, Flávio Rizzi. "Sociedade sambaquieira, comunidades marítimas." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-23062010-160307/.

Full text
Abstract:
Tendo como referencial teórico abordagens focadas na Arqueologia Marítima (MUCKELROY, 1978; ADAMS, 1998, 2002), na Antropologia Marítima (MALINOWSKI, 1986 [1922]; DIEGUES, 1998) e em estudos de Percepção Ambiental (INGOLD, 2000), buscou-se desenvolver e testar a hipótese de que, embora houvesse uma unidade cultural que permitisse o estabelecimento de uma ampla sociedade sambaquieira, os povos dos sambaquis estariam organizados em comunidades costeiras regionais, as quais teriam se desenvolvido e se organizado em diferentes comunidades marítimas, costeiras e fluviais, em conseqüência dos diferentes modos com que eles se relacionariam (dialeticamente) com o ambiente. Para sustentar tal hipótese foi elaborado um modelo de predição de sítios submersos e realizadas análises da composição isotópica do estrôncio (HÖLZL, 1997; PRICE et al., 2000; BENTLEY et al, 2003; HODELL, 2004), do carbono e do oxigênio (KEITH, 1964; COSTA, 2000; MIZUTA, 2007) presentes (em amostras de conchas e ossos humanos) em sambaquis localizados ao longo do médio e baixo Vale do Ribeira, bem como em sítios do litoral central (Baixada Santista e Bertioga) e norte do estado de São Paulo (Ubatuba). Essas evidências foram correlacionadas à abordagem teórica através de uma proposta elaborada a partir do estudo dos processos de formação do registro arqueológico desenvolvidos por Schiffer (1972). Com base nessas análises, além de diferenciar os povos do médio Ribeira dos sambaquieiros do litoral, foi possível, entre outras, propor uma fronteira cultural entre os conjuntos de sítios do litoral sul/centro do estado de São Paulo e os sambaquis do litoral norte de São Paulo/sul do Rio de Janeiro. Especificamente em relação aos sambaquis de Cananéia, a análise isotópica das conchas evidenciou, ainda, que os locais e os propósitos da coleta estariam mais relacionados a aspectos culturais do que à simples exploração dos recursos mais abundantes.
Using as theoretical reference approaches focused on the Maritime Archaeology (MUCKELROY, 1978; ADAMS, 1998, 2002), on the Maritime Anthropology (MALINOWSKI, 1986 [1922]; DIEGUES, 1998) and on studies of Environmental Perception (INGOLD, 2000), we tried to develop and test the hypothesis that, notwithstanding the evidence of a cultural unity that allowed for the establishment of an ample shellmound society, people of the shellmounds were organized in regional coastal communities. These would have developed and organized in different maritime communities, both coastal and fluvial, in consequence of the different ways in which they (dialectically) related with the environment. To support such hypothesis a model was elaborated predicting underwater sites, an analyses was realized of the isotopic composition of strontium (HÖLZL, 1997; PRICE et al., 2000; BENTLEY et al, 2003; HODELL, 2004), of carbon and of oxygen (KEITH, 1964; COSTA, 2000; MIZUTA, 2007) present (in samples of shells and human bones) in shellmounds located along the medium and low Vale do Ribeira, as well as in sites at the central coast (Baixada Santista and Bertioga) and north (Ubatuba) of the state of São Paulo. The evidences were correlated to the theoretical approach through a proposal elaborated from the study of the formation processes of the archaeological record developed by Schiffer (1972). Based on these analyses, beyond differentiating the people from the medium Ribeira from the coastal shellmound people, it became possible, among other things, to propose a cultural borderline between the ensembles of sites of the south/center coast of São Paulo and the shellmounds of northern São Paulo and southern Rio de Janeiro. Specifically with regard to the shellmounds of Cananéia, the isotopic analysis of shells evinced, yet, that the locals and goals of collecting were more related to cultural aspects than to the simple exploration of the more abundant resources.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Celestino, Rios e. Souza Carlos. "Arqueologia subaquática: identificação das causas de naufrágios nos séculos XIX e XX na costa de Pernambuco." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/430.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:02:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo1476_1.pdf: 4263090 bytes, checksum: fca95b350e246352695e054bc2e4455c (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O presente trabalho versa sobre uma nova metodologia para ser aplicada na Arqueologia Subaquática, especificamente em naufrágios, onde em um único mergulho, dependendo das condições ambientais e do suporte técnico, o arqueólogo pode coletar até 37 dados sobre um mesmo naufrágio. A metodologia dinamiza e padroniza o cabedal de informações de um dado sítio arqueológico subaquático, o qual contempla desde o tipo de ambiente do sítio, as características geológicas e hidrometeorológicas, considerando também dados sobre cronologia, porte, estado, material construtivo, particularidades dimensionais, aparelhos e acessórios, tipologia e possíveis fatores causadores do naufrágio de uma determinada embarcação. Essa metodologia foi aplicada em três cascos desconhecidos soçobrados na costa pernambucana, tendo sido possível descobrir o nome da embarcação e o fator causador de um naufrágio, determinar os fatores causadores dos outros dois, bem como confirmar o nome de um e sugerir o nome do outro, mostrando a exequibilidade desse método
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Arqueologia marítima"

1

El naufragio de la HMS Swift, 1770: Arqueología marítima en la Patagonia. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Vázquez Mazzini Editores, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sordo, Vera Moya. Arqueología marítima en México: Estudios interdisciplinarios en torno al patrimonio cultural sumergido. Mexico, D.F: Instituto Nacional de Antropología e Historia, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Os portos na origem dos centros urbanos: Contributo para a arqueologia das cidades marítimas e flúvio-marítimas em Portugal. Lisboa: Ministério de Cultura, Instituto Português de Arqueologia, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Museo Nacional de Arqueología Marítima (Spain). Cátalogo de las ánforas prerromanas. Cartagena [Spain]: Museo Nacional de Arqueología Marítima, Ministerio de Cultura, Dirección General de Bellas Artes y Archivos, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jornadas de Arqueología Subacuática (3rd 1997 Valencia, Spain). III Jornadas de Arqueología Subacuática: Puertos antiguos y comercio marítimo : Facultat de Geografia i Història, Valencia, 13, 14 y 15 de noviembre de 1997. [Valencia]: Conselleria de Cultura, Educació i Ciència, Direcció General de Patrimoni Artístic, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Arqueologia marítima"

1

Bettencourt, José, Adilson Dias, Carlos Lima, Christelle Chouzenoux, Cristovão Fonseca, Dúnia Pereira, Gonçalo Lopes, et al. "Arqueologia marítima em Cabo Verde: enquadramento e primeiros resultados do projecto CONCHA." In Arqueologia em Portugal 2020 - Estado da Questão - Textos, 2071–84. Associação dos Arqueólogos Portugueses e CITCEM, 2020. http://dx.doi.org/10.21747/978-989-8970-25-1/arqa155.

Full text
Abstract:
Among the partners of the UNESCO Chair The Ocean’s Cultural Heritage are CHAM and IPC (Cape Verde) which defined as essential action the underwater archaeological site inventory of that archipelago. This action started in 2018 as part of the European project CONCHA, that aims to address the different ways that port cities developed around the Atlantic during the early modern era. CONCHA’s surveys were conducted on the island of Santiago, in Ribeira Grande anchorage, in São Francisco (17th century) and in Urânia shipwrecks (1809). The project included the underwater survey, a review of the documentation and of the archaeological materials, recovered from the sites, at the Museum of Archaeology in Praia. Dissemination and training activities were also carried out. This paper systematizes the results of these works.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bonavia, Duccio. "¿Bases Marítimas o Desarrollo Agrícola?" In Arqueología y vida: Duccio Bonavia, 119–37. Institut français d’études andines, 2007. http://dx.doi.org/10.4000/books.ifea.5667.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography