Academic literature on the topic 'Arquitetura de Competências'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Arquitetura de Competências.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Arquitetura de Competências"

1

Cardoso Filho, Jair Cunha. "SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM GESTÃO DE COMPETÊNCIAS: PROPOSTA DE UM MODELO DE MAPA DO CONHECIMENTO APLICADO À CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 4, no. 4 (June 22, 2010): 87–113. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v4i4.46.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a proposta de um modelo de mapa do conhecimento, como ferramenta informacional em gestão de competências, aplicado à Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF, para auxiliar no processo de governança legislativa. São abordados e discutidos os conceitos de administração pública gerencial; competência; competência nas organizações e alguns modelos, métodos e técnicas de gestão de competências. Apresenta, ainda, o mapeamento das áreas de competência existentes na CLDF, e a modelagem e classificação das competências por áreas. O modelo proposto envolveu a construção de um modelo de dados; de uma taxonomia institucional; de uma arquitetura da informação, com concepção do padrão institucional de metadados, do repositório da taxonomia e dos metadados; e a definição das unidades organizacionais responsáveis pelo gerenciamento do conteúdo e da operacionalização do sistema, com suas atribuições e responsabilidades. Por fim, recomenda a aplicação do modelo e a ampliação do estudo em instituições públicas e, particularmente, nas instituições do poder legislativo municipal, estadual e federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Batistello, Paula, Katiane Laura Balzan, and Alice Theresinha Cybis Pereira. "BIM no ensino das competências em arquitetura e urbanismo: transformação curricular." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (April 27, 2019): e019019. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653989.

Full text
Abstract:
O sistema de ensino tradicional, apresentado de forma expositiva e com o professor sendo a fonte das informações, vem sendo substituído em muitas instituições de ensino no mundo há algum tempo. Métodos envolventes e a constante formatação de novas salas de aula e intervenções para a aprendizagem buscam a apreensão das habilidades e competências profissionais nos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. O ensino baseado em competências abrange conhecimentos, habilidades e atitudes, ou seja, teoria, saber fazer e a aplicação prática. Este artigo visa evidenciar como a metodologia BIM apoia a integração dos conhecimentos inerentes ao processo projetual, reforçando a aprendizagem baseada em competências, para a formação do futuro profissional. Esta pesquisa foi realizada como um estudo teórico sobre o processo e métodos de projetos, contextualizando autores historicamente e, a partir da síntese deste referencial, foram relacionadas as competências à aplicação do BIM no processo de aprendizagem em um curso de Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam a tecnologia BIM como uma metodologia importante e diferenciada para articular as competências, destacando a interdisciplinaridade nas soluções projetuais. Este trabalho poderá contribuir com a discussão da inserção desta tecnologia em outros cursos de diferentes Instituições de Ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barison, Maria Bernardete, and Eduardo Toledo Santos. "O PAPEL DO ARQUITETO EM EMPREENDIMENTOS DESENVOLVIDOS COM A TECNOLOGIA BIM E AS HABILIDADES QUE DEVEM SER ENSINADAS NA UNIVERSIDADE." Gestão & Tecnologia de Projetos 11, no. 1 (April 4, 2016): 103. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v11i1.102708.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o papel do arquiteto em empreendimentos desenvolvidos com tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM). O objetivo do estudo é identificar as competências ligadas ao BIM requeridas desse profissional e o apontamento de quais devem ser ensinadas na graduação, especialmente no ensino de projeto de arquitetura. Inicialmente, é apresentada a atual situação da implementação de BIM por empresas do setor de Arquitetura, Engenharia Civil, Construção e Facility Management (AEC/FM) no Brasil. Em seguida, é apresentado um modelo teórico para um fluxo de trabalho BIM que pode ser adaptado para ser utilizado no Brasil. Tendo como base esse fluxo, que se divide em oito etapas, o papel do arquiteto é discutido, assim como as novas competências requeridas desse profissional. Adicionalmente, o currículo de arquitetura é discutido para saber em quais disciplinas o BIM pode ser introduzido e quais conteúdos deveriam ser ensinados. O estudo se baseou em revisão da literatura, com a qual foi possível conhecer o que muda no ensino de projeto de arquitetura com o uso de BIM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Oliveira, Thiago Borges. "Ensino da arquitetura funcional da memória, ilusões, mitos e técnicas para um aprendizado efetivo:." Itinerarius Reflectionis 17, no. 2 (March 13, 2021): 01–19. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v17i2.68156.

Full text
Abstract:
Apesar de passar-se grande parte da vida estudando, pouquíssima ou quase nenhuma parte dos anos de estudo é dedicada ao ensino do como estudar de forma eficaz. Espera-­se, por meio do ensino e avaliação dos vários outros conceitos e competências, que a prática constante de estudo, por si própria, seja capaz de habilitar o indivíduo a aprender de forma eficaz. Seria ‘saber aprender’ uma competência inata dos indivíduos? E a prática do estudo um processo capaz de desenvolvê-­la em seu completo potencial? Teriam os ingressantes da graduação maturado esta competência a ponto de não ser necessário avaliar o seu domínio? A avaliação do aprendizado das demais competências – línguas, matemática, ciência e suas tecnologias – seria suficiente para atestar a habilidade de aprender do estudante? Afinal, a graduação e, posteriormente, a pós­graduação, constituirão os anos de estudo mais intensos da vida e quando mais se necessitará de um domínio completo de técnicas eficazes de aprendizagem. Na direção das respostas para estas perguntas, apresenta­se aqui uma pesquisa de finalidade básica, com estudo exploratório, de natureza quasi­qualitativa e delineamento de pesquisa documental, com resultados científicos sobre as peculiaridades do aprendizado e memória humanos. Destaca-­se o quão iludidos estão os estudantes, em geral, em relação a sua habilidade de aprender e à eficácia das técnicas que usam durante o estudo. Esclarecendo alguns mitos e ilusões à luz de resultados científicos e apresentando técnicas mais efetivas – como o conceito de dificuldades desejadas, intercalação, testes distribuídos, aptidão e desenvolvimento da criatividade – tem-­se o objetivo de conscientizar os estudantes dos resultados da ciência a este respeito e fomentar a potencialização do aprendizado de longo prazo. Palavra-chave: Autoaprendizagem. Ilusões e Mitos de Aprendizado. Técnicas de Aprendizado Eficazes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Júnia Marçal. "Remuneração e competências: retórica ou realidade?" Revista de Administração de Empresas 46, spe (December 2006): 23–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902006000500002.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva refletir sobre a articulação entre práticas de remuneração e a noção de competências mediante a análise de um modelo organizacional. A crescente utilização da noção de competências como referência para a gestão de pessoas desperta o interesse na forma como se aplica ao processo de remuneração em face das limitações do sistema tradicional de remuneração num contexto de constantes mudanças. Por meio de pesquisa qualitativo-descritiva, tendo como principal instrumento para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada, verificou-se que a vinculação entre remuneração e competências ocorre por meio processo de avaliação de desempenho, e que se fazem presentes várias contradições entre a concepção do modelo e sua aplicação, instigando uma discussão sobre a retórica e a realidade desse tipo de prática. Além disso, percebe-se a complexidade e a diversidade de variáveis envolvidas na arquitetura de um modelo de remuneração e sua operacionalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Flores, Denise Aurora Neves, and Sergio Lima Saraiva Junior. "ENSINO DO BIM NA ARQUITETURA: UMA DIDÁTICA PELO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS." Brazilian Journal of Development 6, no. 12 (2020): 95885–89. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n12-179.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bispo, Marcos. "relação gramática-texto no ensino de língua portuguesa: da linguística aplicada à didática da língua." Fórum Linguístico 18, no. 2 (September 10, 2021): 6196–213. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79028.

Full text
Abstract:
Este texto teve como objetivo analisar a relação gramática-texto na arquitetura da Língua Portuguesa delineada na BNCC. Para isso, confrontou as propostas da abordagem cientificista da relação entre gramática e texto no ensino de Língua Portuguesa desenvolvidas no âmbito da linguística aplicada com a proposta didática da pedagogia das competências apresentada na BNCC. As análises demonstraram que, nas propostas da linguística aplicada, predomina um olhar fragmentário, em razão do pluralismo teórico desarticulado, enquanto, na BNCC, a relação gramática-texto é compreendida de forma global, num continuum que envolve o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao pleno exercício da cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marón, Manuel Fondevila, and Regina Lúcia Gonçalves Tavares. "DESAFIOS DO FEDERALISMO FISCAL NO BRASIL À LUZ DE UM MODELO DEMOCRÁTICO: COMPARAÇÃO COM O MODELO AMERICANO." Revista Thesis Juris 6, no. 3 (December 13, 2017): 438–65. http://dx.doi.org/10.5585/rtj.v6i3.557.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca examinar os desafios do federalismo fiscal no Brasil sob uma ótica de comparação com a realidade dos Estados Unidos, fazendo-o a partir do delineamento desta arquitetura política em ambos os países, levando-se em conta o formato de distribuição de competências tributárias em cada um, com o propósito de responder se a repartição de recursos no Brasil traduz os anseios democráticos que motivaram e escolha do modelo federativo cooperativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Achcar Colla de Oliveira, Michele Cristina Souza, Ana Flávia de Carvalho, José Roberto Almeida Junqueira, and Patricia Gomes Furlanetto. "ESTRATÉGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E ATITUDINAIS." Revista Ensaios Pioneiros 1, no. 1 (December 19, 2017): 139–52. http://dx.doi.org/10.24933/rep.v1i1.23.

Full text
Abstract:
As estratégias e metodologias ativas de aprendizagem instrução entre pares (Peer Instruction), Sala de aula invertida (Flipped Classroom), Estudo de Caso e Aprendizagem baseada em Projetos (PBL) serão abordadas neste artigo como recursos para a operacionalização do projeto pedagógico institucional do UNIFEOB, que está baseado no desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais. A arquitetura dos cursos de graduação parte da identificação das competências - concebido como um conjunto articulado de conhecimentos, habilidades e atitudes - presentes nas diretrizes curriculares nacionais, nas normativas dos órgãos de classe e nas demandas do mercado de trabalho; alinhando os perfis dos ingressantes e dos egressantes ao desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais. Em cada curso, em termos de sistematização, parte-se para a distribuição das competências técnicas e atitudinais entre os módulos, os quais são calibrados com a articulação dos domínios cognitivos previstos na taxonomia de Bloom e que permitem a construção de objetivos de aprendizagem compatíveis com a proposta pedagógica e o desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais. Nesse sentido, as atividades acadêmicas, nos diversos espaços de aprendizagem, permitem que a teoria e a prática (práxis), sejam aplicadas e vivenciadas pelos docentes e discentes por meio de metodologias e estratégias ativas de aprendizagem que proporcionem a integração dos saberes, a autonomia dos estudantes e o protagonismo dos estudantes, alinhadas às demandas profissionais, pessoais e sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Duarte, André Luiz de Menezes, Reginaldo De Jesus Carvalho Lima, and Emerson Antonio Maccari. "Universidade corporativa e desenvolvimento de competências: estudo em uma rede de concessionárias do setor automotivo." Revista de Administração da UFSM 9, no. 4 (February 3, 2017): 738. http://dx.doi.org/10.5902/1983465924617.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivos caracterizar o Instituto Per Lo Svilupo Organizzativo (ISVOR), importante Universidade Corporativa (UC) do setor automotivo, com base nos fatores críticos considerados por Eboli (2014) e verificar sua atuação no desenvolvimento de competências profissionais. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma rede de concessionárias de uma fábrica de caminhões vinculada a um grupo de forte expressão mundial, com ênfase no desenvolvimento de competências do Master um profissional que é especializado em diagnósticos e desempenha função relevante na assistência técnica de pós-venda. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise de documentos – os dados qualitativos foram tratados por análise de conteúdo, e os dados quantitativos, por estatística descritiva. Foram inqueridos 27 sujeitos de pesquisa, incluindo profissionais do ISVOR e das concessionárias. Verificou-se que a arquitetura adotada pelo ISVOR contempla os fatores críticos apontados por Eboli (2014), havendo, entretanto, espaços para melhoria. Ao estimular o desenvolvimento de competências profissionais do Master, o ISVOR favorece a competitividade das unidades da rede de concessionárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Arquitetura de Competências"

1

Rosado, André de Carvalho Serra. "Experiências profissionais em arquitetura paisagista 2003-2012." Master's thesis, Universidade de Évora, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10799.

Full text
Abstract:
As experiências profissionais no período 2003-2012 correspondem a trabalho no sector privado num pequeno ateliê em Lisboa e no sector público, tanto na área do planeamento em Espanha, como no projeto e manutenção de jardins no Barreiro. A título individual, surgiram colaborações paralelas em projetos, concursos e estudos. Para além de descrever sumariamente o âmbito e problemáticas de alguns trabalhos, mais representativos de cada experiência profissional, procura-se tecer algumas considerações quanto à sua importância no processo de aquisição de conhecimentos e evolução profissional. A acumulação dessas experiências, que mostram o amplo leque de atuação de um profissional de arquitetura paisagista, potencia em grande medida a capacidade de afrontar novos reptos; ### Abstract: The professional experiences of the period between 2003 and 2012 correspond to both work in the private sector, in a small studio in Lisbon, and in the public sector; in planning in Spain, and in the design and maintenance of green areas in Barreiro. At the same time there was also some collaboration in independent projects, competitions and studies. Besides trying to describe briefly the aims and scope of some of the most relevant works of each professional experience, there are considerations on the role they played in the process of acquiring new knowledge and professional skills. The gathering of these experiences, which show the wide range of landscape architecture as a discipline, enhances, to a great extent, the ability to respond adequately to new challenges.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Liz Sandra Souza E. "Arquitetura de competências : experiências narradas por professores de língua espanhola em formação." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16727.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
Submitted by Larissa Stefane Vieira Rodrigues (larissarodrigues@bce.unb.br) on 2014-11-03T18:18:19Z No. of bitstreams: 1 2013_LizSandraSouzaESouza.pdf: 2275977 bytes, checksum: e59c05699cf055430218f206bc2405fa (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2014-11-04T15:04:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_LizSandraSouzaESouza.pdf: 2275977 bytes, checksum: e59c05699cf055430218f206bc2405fa (MD5)
Made available in DSpace on 2014-11-04T15:04:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_LizSandraSouzaESouza.pdf: 2275977 bytes, checksum: e59c05699cf055430218f206bc2405fa (MD5)
As investigações referentes à formação de professores de línguas adquirem uma importância ímpar neste momento em que se discute o papel do ensino de línguas modernas. A partir dessa perspectiva, é imperativo defender o desenvolvimento de competências do professor de LE como base de reflexão nos Cursos de Letras diante da complexidade dos processos formativos de aprendizes e professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE). Dessa forma, diante da observação da dissociação entre conhecimentos teóricos adquiridos na graduação e a prática pedagógica exigida para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira nos diversos de sua aprendizagem e o compromisso em contribuir com a discussão da formação de professores de espanhol, objetiva-se, nesta dissertação, mapear e analisar as competências de professores em formação de um programa de formação de professores de Língua Espanhola tomando como referência este construto teórico (Competências). Para tanto, se considera as discussões referentes à formação de professores (Paraquett (2010; 2008), Vieira-Abrahão (2010; 2005), Sabotá (2011), entre outros) os estudos referentes à Competência do Professor de LE (Almeida Filho (1993; 2013), Alvarenga (1999), Basso (2001; 2008), Ortiz Alvarez (2011; 2014, prelo) e as orientações presentes nos documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases (1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Orientações Curriculares (2006) e CNE/CES nº 492/2001. Esta pesquisa segue os parâmetros da abordagem qualitativa interpretativista (Moita Lopes, 1996);1994) e adota a modalidade de pesquisa, estudo de caso (Creswell, 2010). Os instrumentos de pesquisa utilizados foram o questionário, observação de aula, narrativas, e entrevista semiaberta aplicado aos três professores em formação inicial participantes desta pesquisa. A análise do dados permitiu observar indícios de desenvolvimento de todas as competências apresentadas no modelo explicitado nesta dissertação que envolve a C. Comunicativa, C. Reflexiva, C. Intercultural, C. Político-Formativa; C. Profissional, C.Digital do professor de LE. Todavia, se nota um desenvolvimento ainda tardio de algumas delas como a competência digital e intercultural. Diante disso, compreende-se que o construto teórico Competências é um campo ainda em processo de constituição dentro das linhas de pesquisa da Linguística Aplicada. E ciente disso, a discussão aqui empreendida é mais um passo na “edificação” e consolidação dos estudos sobre competências. ____________________________________________________________________________________ RESUMEN
Las investigaciones en torno a la formación del docente de lengua extranjera adquieren un contorno único en el momento en el que se discute el rol de la enseñanza de lenguas en el mundo. Así, la defensa por la inserción de la discusión del desarrollo de las competencias docentes en los Cursos de Letras son fundamentales cuando se trata de la complejidad de los procesos de formación de aprendices y profesores de español como lengua extranjera (E/LE). Luego, se observa la disparidad entre los conocimientos teóricos y la práctica docente que se exige para enseñanza y aprendizaje de lengua extranjera (LE) y, por eso, se objetiva, en esta disertación, mapear y analizar las competencias de profesores de lengua española de un programa de formación a fin de contribuir para el contexto de la formación de profesores de español. Se considera en la discusión de este trabajo, los estudios que toman como referencia los temas relacionados a la formación de profesores (Paraquett (2010; 2008); Vieira-Abrahão (2010; 2005); Sabotá (2011); entre otros); a la Competencia del Profesor de LE (Almeida Filho (1993, 2013), Alvarenga (1999), Basso (2001, 2008); Ortiz Alvarez (2011, 2014, prelo) y los documentos oficiales (Ley de Diretrices y Bases (LDB) (1996), los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) (1998), Orientaciones Curriculares (2006) y CNE/CES nº 492/2001). Esta investigación sigue los parámetros de la metodología cualitativa interpretivista (Moita Lopes, 1996; 1994) y adopta la modalidad, estudio de casos (Creswell, 2010). Los instrumentos de investigación utilizados fueron el cuestionario, la observación de clases, las narrativas y una entrevista aplicada a cada uno de los profesores en servicio participantes de esta investigación. El análisis de datos permite identificar indicios de desarrollo de todas las competencias discutidas en el modelo orientativo. Sin embargo, se nota un avance tardío de algunas de ellas como la competencia intercultural y digital. Se concluye que el constructo teórico Competencias es un campo en estado de constitución y por eso la discusión de este trabajo colabora para la consolidación de los estudios sobre competencias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schlatter, Gabriel Vianna. "Arquitetura pedagógica para construção de competências de gestão através de simuladores de negócoios :." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/143756.

Full text
Abstract:
O uso de simuladores de negócios em cursos de administração de empresas tem crescido significativamente nos últimos anos. Entretanto, apesar da oferta no mercado de novas simulações, não houve um avanço proporcional no desenvolvimento dos aspectos pedagógicos de uso desse recurso. Os estudos realizados nessa tese têm como objetivo estruturar uma arquitetura pedagógica que utiliza simuladores de negócios para a construção de competências de gestão em cursos de administração. Para isto, investigou-se a prática educativa de professores brasileiros, americanos e europeus quando do uso dessa ferramenta, sistematizando as atividades realizadas a partir dos seus aspectos organizacionais, tecnológicos, metodológicos e de conteúdo. Os aspectos metodológicos da arquitetura, por apresentarem diversas atividades desenvolvidas, foram organizados de acordo com os momentos do processo de aprendizagem, quais sejam as práticas iniciais, as atividades de problematização, de instrumentalização e de síntese. Para definição dos aspectos organizacionais, em particular daqueles relacionados ao propósito da arquitetura, também se fez uma pesquisa procurando identificar quais são as competências de gestão desenvolvidas por simuladores de negócios. Foram entrevistados professores com mais de oito anos de experiência no uso de simuladores de negócios, além de 44 alunos que descreveram suas percepções sobre as atividades pedagógicas preferidas e as competências de gestão desenvolvidas. Este levantamento foi complementado por uma pesquisa documental sobre as sugestões dadas por desenvolvedores de simulações. A partir das contribuições de professores, alunos e desenvolvedores de simulações, foi proposta uma nova arquitetura pedagógica, chamada de AP-CompSim. A fim de avaliar a construção das competências de gestão nessa arquitetura, foi desenvolvido um teste de avaliação de conhecimentos e habilidades, com 24 questões estruturadas para este fim. O teste foi aplicado primeiramente em duas turmas, utilizando a arquitetura pedagógica que vinha sendo adotada regularmente em um curso de administração de empresas. Num segundo momento, o teste foi aplicado em duas turmas que adotaram a AP-CompSim, tendo-se comparando as competências desenvolvidas na arquitetura inicial com as da nova proposta, verificando-se que os perfis de aprendizagem foram modificados. A nova arquitetura resultou em um perfil de alunos com construção de competências em um nível mais elaborado de conhecimentos, quando comparados com os da arquitetura inicial. Além disso, o percentual de alunos que migrou de um perfil de construção conceitual para um mais elaborado subiu de 43% para 60%. Com isso, pôde-se comprovar que a arquitetura pedagógica proposta não apenas gerou construção de competências mais elaboradas, mas também aumentou o número de alunos que puderam construir competências de gestão através do simulador de negócios. Entre as principais contribuições desta tese estão a sistematização das atividades pedagógicas adotadas por professores numa estrutura pedagógica consistente, o desenvolvimento de um teste para avaliação de competências de gestão e a avaliação de competências construídas através de simuladores de negócios.
The use of business simulations in management courses has grown significantly in recent years. However, despite the offer of new simulations, there was not a proportionate advance in developing pedagogical aspects when using this tool. Studies in this thesis aim to structure a pedagogical architecture using business simulations to build management skills in management courses. With this intention, we investigated educational practice of Brazilian, American and European professors when using this tool, systematizing all activities in organizational, technological, methodological and content aspects. Methodological aspects of architecture, due to having various activities developed, were organized according to learning process moments, namely early practices, challenging problems activities, supporting and synthesis activities. It was also conducted a survey to define organizational aspects, particularly those related to the purpose of architecture, seeking to identify what are the management skills developed by business simulations. We interviewed professors with over eight years of experience in using business simulations, and 44 students who described their perceptions on educational activities and developed management skills. This survey was supplemented by a documentary research on suggestions given by simulations developers. Based on professors, students and developers contributions, we proposed a new educational architecture, called AP-CompSim. In order to assess constructed management skills thru this architecture, it was developed assessment tests for knowledge and skills, with 24 structured questions for this purpose. Test was first applied in two groups, using the pedagogical architecture that had been adopted in a regular course of business administration. Secondly, test was applied to two groups that have adopted AP-CompSim, having compared the skills developed in the initial architecture with the new proposal and verifying that learning profiles have been modified. New architecture has resulted in a profile of students with building skills in a more elaborate level of knowledge when compared with the initial architecture. Furthermore, the percentage of students who migrated from a conceptual construction profile for a more elaborate one increased from 43% to 60%. Thus, it was possible to prove that teaching architecture proposed not only generated more elaborate skills construction, but also increased the number of students who were able to build management skills through business simulator. Among main contributions of this thesis are the systematization of educational activities adopted by teachers in a consistent pedagogical structure, development of a test for evaluation of management skills and evaluation of skills built through business simulators.
El uso de simulaciones de negocios en cursos de administración ha crecido significativamente en los últimos años. Sin embargo, a pesar de la oferta en el mercado de nuevas simulaciones, no hube un avance proporcional en el desarrollo de los aspectos pedagógicos de la utilización de esta herramienta. Los estudios realizados en esta tesis tienen como objetivo estructurar una arquitectura pedagógica utilizando simulaciones de negocios para construir competencias de gestión en cursos de administración. Para esto, se investigó la práctica educativa de profesores brasileños, estadounidenses y europeos al usar esta herramienta, con la sistematización de las actividades en aspectos de organización, tecnológicos, metodológicos y de contenido. Los aspectos metodológicos de la arquitectura, porque han desarrollado diversas actividades fueron organizados de acuerdo a los tiempos del proceso de aprendizaje, es decir, las primeras prácticas, las actividades de problematización, instrumentalización y la síntesis. Para definir los aspectos de organización, en particular los relacionados con los fines de la arquitectura, también se llevó a cabo una encuesta tratando de identificar cuáles son las habilidades de gestión desarrolladas por simulaciones de negocios. Se entrevistó a los profesores con más de ocho años de experiencia en el uso de simulaciones de negocios, y 44 estudiantes que han descrito su percepción de las actividades educativas preferidas y de habilidades de gestión desarrolladas. Esta encuesta se complementó con una investigación documental sobre las sugerencias dadas por los desarrolladores de simulaciones. A partir de las contribuciones de los profesores, estudiantes y desarrolladores de simulaciones, se propone una nueva arquitectura educativa, denominada AP-CompSim. Con el fin de evaluar las habilidades de gestión construidas en esta arquitectura se desarrolló una prueba de evaluación de conocimientos y habilidades con 24 preguntas estructuradas para este propósito. La prueba se aplicó por primera vez en dos grupos, utilizando la arquitectura pedagógica que se había adoptado en un curso regular de administración de empresas. En segundo lugar, se aplicó la prueba a dos grupos que han adoptado la AP-CompSim, y, después de haber comparado las habilidades desarrolladas en la arquitectura inicial con la nueva propuesta, se puede verificar que los perfiles de aprendizaje se han modificado. La nueva arquitectura ha dado lugar a un perfil de estudiantes con habilidades de construcción en un nivel más elaborado de conocimientos en comparación con la arquitectura inicial. Por otra parte, el porcentaje de estudiantes que cambió de un perfil de construcción conceptual para una más elaborada aumentó del 43% al 60%. De este modo, fue posible demostrar que la arquitectura presentada no sólo generó construcción de competencias más elaboradas, pero también aumentó el número de estudiantes que eran capaces de construir habilidades de gestión a través del simulador de negocios. Entre las principales aportaciones de esta tesis son la sistematización de las actividades educativas adoptadas por profesores en una estructura pedagógica coherente, el desarrollo de una prueba para la evaluación de las competencias de gestión y la evaluación de competencias construidas a través de simuladores de negocios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

LIMA, Paulo Gesson Mendes. "Competências necessárias para atuação do arquiteto como coordenador do processo de projeto de edificações (Estudo de caso)." Universidade Federal do Pará, 2011. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3547.

Full text
Abstract:
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2013-03-11T19:41:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_CompetenciasNecessariasAtuacao.pdf: 6339595 bytes, checksum: 5fdfd5397f52de8fe916458c28d47c6a (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2013-03-13T15:49:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_CompetenciasNecessariasAtuacao.pdf: 6339595 bytes, checksum: 5fdfd5397f52de8fe916458c28d47c6a (MD5)
Made available in DSpace on 2013-03-13T15:49:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_CompetenciasNecessariasAtuacao.pdf: 6339595 bytes, checksum: 5fdfd5397f52de8fe916458c28d47c6a (MD5) Previous issue date: 2011
O presente trabalho procurou identificar as competências necessárias, no processo de formação profissional do Arquiteto e urbanista, durante a graduação, tendo como foco a sua atuação como coordenador do processo de Projeto de edificações. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa com enfoque exploratório e descritivo, envolvendo coleta de dados através de pesquisa de opinião. Foram analisados dados como: Resoluções do MEC e CONFEA/CREA, grades curriculares das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Região Metropolitana de Belém-PA e a percepção de alunos e arquitetos (docentes e profissionais liberais) através de entrevistas, tendo como principal resultado uma proposta de reformulação curricular na formação do arquiteto e urbanista, através da inclusão de conhecimentos sobre coordenação do processo de projeto de edificações, com o objetivo de atender as necessidades deste profissional no campo de trabalho. O principal resultado obtido, foi uma proposta para o desenvolvimento de competências que procura trabalhar através de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados aos conteúdos, experiências de aprendizagem e formas de avaliação, a melhor forma de contribuir de forma efetiva com a formação do arquiteto e urbanista, com o objetivo possibilitar que este profissional possa atuar como coordenador do processo de projeto de edificações.
The present study sought to identify the skills required in the process of formation of the Architect, during graduation, having focused on his acting as coordinator of the building design process. The survey used a qualitative methodology with exploratory and descriptive approach, involving data collection through survey. Data were analysed as: resolutions of the MEC and CONFEA/CREA, curricular of the faculties of architecture and urbanism of the metropolitan region of Belém-PA and the perception of students and architects (teachers and professionals) through interviews, having as main result a curriculum proposal for recasting in the formation of the architect and urban planner by including expertise on coordination of the building design process order to meet the needs of professional working in the field. The main result was a proposal for the development of skills that tries to work through knowledge, skills and attitudes related to content, learning experiences and forms of assessment, the best way to effectively contribute to the formation of an architect and urban planner in order to enable these professionals can act as coordinator of the process of building design.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Steinmetz, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva. "Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15758.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2014-06-04T11:51:11Z No. of bitstreams: 1 2013_EdeuzanedeFatimaPereiradaSilvaSteinmetz.pdf: 1539219 bytes, checksum: 22d3e8876f9572349888539ea1b02a3e (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2014-06-04T12:34:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_EdeuzanedeFatimaPereiradaSilvaSteinmetz.pdf: 1539219 bytes, checksum: 22d3e8876f9572349888539ea1b02a3e (MD5)
Made available in DSpace on 2014-06-04T12:34:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_EdeuzanedeFatimaPereiradaSilvaSteinmetz.pdf: 1539219 bytes, checksum: 22d3e8876f9572349888539ea1b02a3e (MD5)
Considerando que o processo de organização da informação é importante para que aconteça uma aprendizagem significativa, essa dissertação tem o propósito de investigar como o aluno de graduação registra, comunica, organiza e recupera suas produções científicas durante o período de graduação. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa sob a ótica da Arquitetura da Informação, com discentes, no último ano de gradução, de algumas instituições de ensino superior no Distrito Federal para compreender sobre o comportamento informacional desses alunos e sobre suas práticas investigativas. É uma pesquisa empírica, com abrodagem qualitativa, quantitativa e análise exploratória. Busca-se descobrir o nível de Competência Informacional dos graduandos, baseado no padrão da Association of College and Research Libraries – ACRL (2000), e investiga-se o que eles pensam sobre pesquisa, produção de conhecimento e Iniciação Científica. Portanto, o estudo caracteriza-se pela utilização de abordagem multimétodo que foi feito com alunos cujo perfil é o de ser parte de uma comunidade onde a prática de pesquisa e de Iniciação Científica ainda não está bem consolidada. Considerando que a informação tem o poder de direcionar o estudante e que a Arquitetura da Informação contribui para organizar e recuperar informação, investiga-se como pode ser utilizado tecnologias sociais para a construção de um ambiente de ensino que ofereça ao aluno o que é necessário para que ele crie uma cultura de pesquisa, produção de conhecimento e publicações científicas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Whereas the process of organizing information is important for it to happen meaningful learning, this dissertation aims to investigate how the graduate student records, communicates, organizes and retrieves their scientific productions during graduation. For this, a survey was developed from the perspective of Information Architecture, with students in the final year of graduate courses, some institutions of higher education in the Federal District to understand about the information behavior of these students and on their investigative practices. It is an empirical research with approach qualitative, quantitative and exploratory analysis. Seeks to discover the level of Information Literacy of undergraduates, based on the standard of the Association of College and Research Libraries - ACRL (2000 ), and investigates what they think about research, knowledge production and Scientific Initiation. Therefore, the study is characterized by the use of multi-method approach that was done with students whose profile is to be part of a community where the practice of research and scientific initiation is not yet well established. Whereas information has the power to direct the student and the Information Architecture helps to organize and retrieve information, investigates how social technologies can be used to build a learning environment that offers the student what is needed to it creates a culture of research, knowledge production and scientific publications.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Alexandre. "A Arquitetura de Competências como elemento limitador do erro e potenciador da eficácia dos processos de negócio." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/14374.

Full text
Abstract:
O ambiente que rodeia as organizações de hoje obriga a que estas se encontrem em permanente mudança aos mais variáveis níveis, de modo a que se consigam adaptar aos novos mercados e manter a sua competitividade e eficácia. Uma das mudanças que se têm verificado nas organizações atuais é a introdução do conceito de competência na sua gestão de recursos humanos, uma medida que, quando bem aplicada, permite a escolha dos trabalhadores mais competentes para desempenhar as funções que existem nos processos de negócio da organização. A arquitetura de competências é um instrumento que permite a implementação do conceito de competência numa organização e que define a forma como as mesmas devem ser geridas e como as Posições Organizacionais (PO) devem ser preenchidas tendo em conta as que os indivíduos possuem e as requeridas para a ocupação de um cargo. Atualmente, na Força Aérea (FA), a estrutura existente não permite ainda uma gestão de recursos humanos através das competências, sendo aquela gestão efetuada através do posto, especialidade e qualificações. Neste trabalho, será feito um estudo à introdução das competências na gestão de recursos humanos na FA, através da implementação de uma arquitetura de competências como forma de diminuir a ocorrência de erros e de aumentar a eficácias dos processos de negócio da organização. Assim, é desenvolvido um modelo de uma arquitetura de competências com aplicação na FA, tornando possível a implementação, definição e organização das competências dentro da FA, a gestão das competências do pessoal e ainda do preenchimento das PO com base nas competências que estas requerem e que os indivíduos possuem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miguel, Luís Capela. "Arquitetura de competências organizacionais no alinhamento estratégico de processos." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30602.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
O alinhamento estratégico tem sido, ao longo dos anos, uma das maiores preocupações da gestão organizacional, constituindo-se como um dos maiores desafios nas organizações. Para atingir esse alinhamento é fundamental clarificar e comunicar a estratégia organizacional a todas as partes da organização e garantir que os objetivos individuais sejam definidos no sentido de representarem e contribuírem para os objetivos organizacionais, garantindo assim que todos caminham no mesmo sentido. A clarificação da estratégia organizacional, a definição de uma arquitetura organizacional, a definição das competências organizacionais a definição das responsabilidades individuais, a adoção de uma orientação a processos, e a adequação do suporte à execução e monitorização dos processos, constituem-se com parte de um conjunto de componentes organizacionais que têm um papel fundamental para no alinhamento entre a estratégia e os processos. Na utilização de um referencial que propõe uma abordagem “top down”, sistémica, integrada e orientada a processos, através da conceção e implementação de um modelo de melhoria contínua assente numa arquitetura de competências organizacionais, pode estar uma solução para garantir um alinhamento estratégico de processos e tornar a organização mais ágil e eficaz. Para que se possa aferir da utilidade de um tal referencial, importa dispor de um instrumento que permita aferir o alinhamento estratégico de processos. Da revisão de literatura efetuada, propõe-se um instrumento para aferir esse alinhamento, contemplando um conjunto de variáveis fundamentais para garantir esse alinhamento. O instrumento foi aplicado no contexto da gestão autárquica nacional, permitindo obter um conjunto de orientações inerentes à aferição desse alinhamento no contexto organizacional referido. Através do instrumento desenvolvido pretendemos aferir a utilidade desse mesmo referencial, ao nível do alinhamento estratégico dos processos e da capacidade de evolução e melhoria que poderá conferir nas organizações. Validando o instrumento no contexto da gestão autárquica, permitiu-nos obter um conjunto de resultados e conclusões que refletem as questões do alinhamento estratégico de processos nessas autarquias, e validar efetivamente o instrumento num contexto organizacional real, conferindo-lhe a validade e relevância desejadas e constituir-se como um contributo significativo para as questões do alinhamento e da sua aferição, no presente e numa perspetiva de futuro.
Over the years the strategic alignment has been a major concern of organizational management, establishing itself as one of the greatest challenges in organizations. To achieve this alignment it is essential to clarify and communicate the organizational strategy to all parts of the organization and ensure that individual goals are defined in order to represent and contribute to organizational goals, thus ensuring that all move in the same direction. Organizational components as the clarification of organizational strategy, the definition of an organizational architecture, the definition of organizational skills, the adoption of a process orientation, the definition of individual responsibilities and the adequacy of the support for the execution and the monitorization of the processes, come together as a set of elements that play a fundamental role for achieving alignment between the strategy and the processes. In the use of a framework that proposes a "top down" approach, systemic, integrated and process-oriented, through the design and implementation of a continuous improvement model based on an architecture of organizational competencies, can rely a solution to ensure a strategic alignment of processes and make the organization more agile and effective. In order to be able to assess the usefulness of such a framework is important to have an instrument to assess the strategic alignment of processes. Therefore, a tool to accomplish this measurement is proposed in this work, contemplating a set of key variables to ensure this alignment, resulting from the performed literature review. The instrument was applied in the context of national municipal management, allowing for a set of guidelines related to the measurement of this alignment within the referred organizational context. Through the developed instrument we intend to assess the usefulness of this same framework, to the level of strategic alignment of processes and the ability of evolution and improvement that can be granted in organizations. Validating the instrument in the context of municipal management, allowed us to obtain a set of results and conclusions that reflect the issues of strategic alignment processes in these municipalities, and effectively validate the instrument in a real organizational context, giving it the desired validity and relevance and establish itself as a significant contribution to the issues of the alignment and its measurement, both in the present and in a future perspective.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Luís Manuel Rodrigues. "Arquitetura de Terra: das técnicas construtivas ao desenvolvimento de competências." Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10284/5374.

Full text
Abstract:
A utilização da terra crua na arquitetura vernacular foi uma prática comum na atividade do homem, enquanto explorou os recursos naturais, atendendo às condicionantes regionais físicas e culturais, em harmonia com a natureza. Os sistemas e técnicas construtivas tradicionais, ao contrário do que a dada altura se pensou, revelaram-se mais eficazes e duradouras relativamente às soluções tecnológicas contemporâneas. O seu pragmatismo demonstrou que o homem acumulou o saber empírico herdado de gerações de artesãos, mestres e artífices, que se desvanece com a afirmação do Fordismo. A industrialização, as alterações na organização do trabalho, e a generalização do uso de materiais tecnológicos, levou à especialização, ao trabalho fracionado executado por múltiplos profissionais qualificados para os segmentos das tarefas exigidas, e consequentemente o desaparecimento das gerações de homens que detinham o saber fazer integrado, acumulado e transmitido de geração em geração. O património arquitetónico corrente, com sistemas construtivos tradicionais e vernaculares, tem uma expressão significativa no parque edificado nacional e, apresenta necessidade urgente de manutenção e reabilitação. Cabe ao arquiteto propor soluções alinhadas com a emergente posição face à gestão do património arquitetónico corrente, assim como a resolução dos problemas numa lógica de arquitetura sustentável. Assim estudar as técnicas de construção vernacular, formar técnicos com competências para intervir nestes edifícios e executar os trabalhos prescritos, permite criar mão-de-obra qualificada para atuar a nível local, na manutenção e preservação do património edificado corrente e permite devolver ao uso edifícios sem os desvirtuar. Por outro lado promove a criação de empregos locais, e mantendo as técnicas construtivas permite utilizar materiais locais de baixo custo, com baixa incorporação energética e reduzir a emissão de CO2 no seu processamento. Esta dissertação pretende promover a arquitetura de terra, a partir do aprofundamento do conhecimento sobre esta temática, propondo formação específica para a aquisição de competências orientadas à execução, manutenção e disseminação dos sistemas construtivos vernaculares e consequentemente às técnicas construtivas que utilizam a terra crua como matéria-prima.
The usage of raw earth in traditional architecture was a common practice in human activity while natural resources were explored, in line with the physical and cultural regional limitations and in harmony with nature. Traditional construction techniques and systems are, in spite of long held beliefs, more efficient and long-lasting than the contemporary technological solutions. Their pragmatism has shown that mankind inherited the empirical knowledge of generations of craftsmen, a knowledge which disappears with the arrival of Fordism. Industry development, changes in labour organization and the widespread usage of technological materials have all led to specialization, to the fractioned work executed by several professionals, each qualified to their segment of the needed task, and consequently led to the disappearance of the generations of men who had the know-how of all previous generations. The current architectural landscape, with traditional construction systems, has a significant expression in the nationwide building stock and shows an urgent need for maintenance and rehabilitation work. It is the architect’s job to come up with solutions in line with the emerging position with regard to the management of the current architectural landscape, as well as the resolution of problems with a view to sustainable architecture. Thus, the study of traditional construction techniques and the training of technicians with skills for working in these buildings and perform the needed intervention allows the creation of a qualified workforce at local level, which can operate in maintenance and preservation of the current building stock and in turn rehabilitate buildings back into usage without denaturing them. On the other hand, it allows the creation of jobs at local level, and using the traditional techniques allows the usage of locally sourced, low cost materials with a low energy cost and a low CO2 footprint. The following dissertation is aimed at promoting earth architecture by deepening the knowledge on this topic, proposing specific training focused on acquiring skills for execution, maintenance and spreading of traditional construction systems, and consequently of the construction techniques which use raw earth as a material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Luís Sérgio Gonçalves Santos. "A profissão de arquiteto - competências e aptidões fora da arquitetura." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10071/13316.

Full text
Abstract:
Aos olhos de uma sociedade em constante mutação, a profissão de arquiteto é a chave principal na incessante procura de soluções aos diversos problemas sociais. Define-se, essencialmente, por uma profissão de planeamento capaz de atuar no presente e pensar sobre o futuro, recaindo sobre si a forte responsabilidade de assumir o que a todos nos envolve, hoje e amanhã. Numa fase amplamente crítica das ações diretas de cada arquiteto, o fraco investimento e consequente diminuição de trabalho faz desesperar inúmeros jovens arquitetos a cada novo ano, na expetativa de seguir o sonho para que tanto lutaram. Numa profissão cada vez mais fustigada pela crise económica que se instalou em Portugal em 2008, torna-se essencial repensar a sua estrutura e ligação direta ao mercado de trabalho, procurando mudar o futuro mais próximo. Esta realidade vem colocar à prova as competências de um profissional em arquitetura, abrindo novas opções em diferentes eixos da sociedade. Marcadamente jovem e abrangente no seu leque de ações, o arquiteto tem vindo a procurar alternativas práticas na sua profissão de modo a encontrar a sua estabilidade profissional e financeira. Num longo de trabalho e pesquisa, procura-se definir o que é a profissão de arquiteto atualmente em exercício em Portugal, encontrando caminhos de ação noutras áreas fora da arquitetura. Numa primeira fase, uma breve apresentação da profissão de arquiteto, nomeadamente das suas funções na área profissional e a evolução em Portugal. De salientar a tensão entre vocação e profissão, muito debatida no seio da sociologia das profissões. Numa segunda parte, sublinha-se a diferença entre os cursos de arquitetura do ensino superior em Portugal, destacando os pontos positivos e negativos na formação, comprovados com inquéritos a atuais estudantes e recém-formados em arquitetura, resultando num breve estado da profissão. Por fim, destacam-se as opções fora da arquitetura pelas quais o arquiteto tem optado nos últimos anos, numa coleção de testemunhos reais de recém-diplomados em busca da sua estabilidade noutras áreas. Não é apenas um trabalho de investigação. É uma conclusão de que o panorama arquitetónico português precisa de ser repensado e estruturado. É um alerta para a situação de milhares de jovens arquitetos em busca de um sonho. É a realidade da profissão de arquiteto em Portugal. Mas acima de tudo, a procura de uma solução, e a abertura de novos caminhos nas funções do arquiteto.
In the eyes of a constantly changing society, the architectural profession is the main key in the incessant search for solutions to various social problems. It is defined mainly by a profession of planning capable of acting in the present and thinking about the future, that regards and bears strong responsibility about what surrounds everyone, today and tomorrow. A broadly critical phase of the direct actions of each architect, weak investment and consequent reduction of work is despairing countless young architects every year, with the expectation of following the dream for witch they fought so hard. A profession increasingly buffeted by the economic crisis that has taken place in Portugal in 2008, it is essential to rethink its structure and direct link to the labour market, seeking to change the near future. This reality has been put to the test the skills of a professional in architecture, opening up new options in different axes of society. Markedly young and comprehensive in its range of actions, the architect has been looking for alternative practices in his/her profession in order to meet professional and financial stability. In a long research work, this dissertation seeks to define what is currently the architecture profession in Portugal, finding courses of action in other areas outside of architecture. Initially, a brief presentation of the architectural profession is presented, in particular the functions in the professional field and the evolution in Portugal. The tension between vocation and profession, much debated within the sociology of professions. The second part highlights the difference between academic architecture programs in higher education in Portugal, highlighting the strengths and weaknesses in training, proven by surveys of current students and recent graduates in architecture, resulting in a brief state of the profession. Finally, the professional options outside architecture that have been the option for architects in recent years are highlighted, through a collection of real testimonies of recent graduates in search of stability in other areas. It is not just a research work. It is a conclusion that the actual landscape Portuguese architecture needs to be rethought and restructured. It is an alert to the situation of thousands of young architects in search of a dream. It is the reality of the architectural profession in Portugal. But above all, the search for a solution, and the opening of new paths in the architect functions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Tiago. "A organização online." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/23091.

Full text
Abstract:
Na atualidade, a competitividade entre as organizações forçou as mesmas a fazer melhorias na gestão de recursos, adaptando-se às tecnologias emergentes e preenchendo Posições Organizacionais com os indivíduos mais capazes. Apesar da necessidade de evoluir e superar dificuldades na gestão de recursos, a Força Aérea ainda utiliza um método, centrado na estrutura hierárquica e no progresso na carreira, comprometendo a eficácia e a competitividade para com as outras organizações. Uma questão central é que as competências dentro dos postos de trabalho ainda não estão tipificadas, o que significa que o indivíduo que ocupa uma determinada posição de trabalho pode não ser o mais adequado para essa posição. Para resolver este problema, esta investigação em curso descreve um modelo de Arquitetura Informacional para a Força Aérea, que representa os conceitos de Entidades Organizacionais, Posições Organizacionais, Gestão de Recursos e Gestão de Recursos Humanos através da Gestão de Competências. O modelo descreve cada conceito individualmente e as relações existentes com outros conceitos. Quando implementado, o modelo permitirá uma melhoria na eficácia da gestão de recursos humanos e eficiência na alocação de recursos para Posições Organizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Arquitetura de Competências"

1

Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.856191807.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 2. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.292202904.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 3. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.889202905.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Arquitetura de Competências"

1

PEREIRA JUNIOR, JOCELINO. "ARQUITETURA PEDAGÓGICA DE ESTUDO DE CASO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.101.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVE-SE NO CENÁRIO DE UMA TURMA COM VINTE E TRÊS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM MANAUS- AM. FOI UTILIZADO O PARADIGMA DE ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS DE ESTUDOS DE CASOS PARA EXPLORAR O COMPONENTE ESCOLAR MEIO AMBIENTE (AQUECIMENTO GLOBAL). AS ABORDAGENS DE ENSINO E APRENDIZAGEM BASEADAS EM SITUAÇÕES DE CONTEXTO REAL SÃO PODEROSAS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES RELATIVAS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, À TOMADA DE DECISÃO, À CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO E AO TRABALHO EFETIVO EM EQUIPE. FOI UTILIZADO UM HIPERTEXTO PRODUZIDO POR UM GRUPO DE PROFESSORES DE FORMA COLABORATIVA. O AQUECIMENTO GLOBAL FOI A TEMÁTICA ESCOLHIDA POR SER DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA MATRIZ CURRICULAR E POSSUIR UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR COM VÁRIAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nunes, Denise Vianna, Ivan Silvio de Lima Xavier, Osvaldo Luiz de Carvalho Souza, Roberto Possolo Jermann, and Luiz Felipe Machado Coelho de Souza. "ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO: PRIMEIRAS AÇÕES NO ACERVO BAUMGART." In Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 3, 121–31. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8892029059.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Scherer, Minéia Johann, Amanda Simonetti Pase, Janaína Redin, Luísa Berwanger, and Thales Severo Alves. "O NATURAL E O CONSTRUÍDO :SISTEMAS VEGETADOS INTEGRADOS NA ARQUITETURA." In Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 3, 166–79. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.88920290513.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Farias, Fernanda de Castro, and Nelci Tinem. "ARQUITETURA ASSOCIADA AO “ART DÉCO” NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS." In Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 2, 24–40. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2922029042.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leão, Silvia Lopes Carneiro, and Raquel Rodrigues Lima. "CASA DO CHAME-CHAME: CONEXÕES COM CULTURA LOCAL E ARQUITETURA MODERNA INTERNACIONAL." In Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 2, 1–23. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2922029041.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gondim, Linda Maria de Pontes. "LIÇÕES DA ESCOLA DE SOCIOLOGIA DE CHICAGO PARA A PESQUISA URBANA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL." In Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado, 1–12. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8561918071.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bering, André Luis Rodrigues, Nara Helena Naumann Machado, and Raquel Rodrigues Lima. "BUENOS AIRES E A HABITAÇÃO OBREIRA PERONISTA: BARRIO 17 DE OCTUBRE." In Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado, 113–24. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.85619180710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carlos, Claudio Antonio Santos Lima. "PAISAGEM CULTURAL NO CONTEXTO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO." In Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado, 125–36. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.85619180711.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Adriana Cristina Gonçalves. "A FERROVIA E SEUS CAMINHOS NO DESENVOLVIMENTO URBANO." In Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado, 137–48. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.85619180712.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cachioni, Marcelo. "A PAISAGEM CULTURAL DO ENGENHO CENTRAL DE PIRACICABA NA DINÂMICA FABRIL DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO." In Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado, 149–61. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.85619180713.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Arquitetura de Competências"

1

Brígitte, Giovanna Tomczinski Novellini. "Aprendizagem significativa em BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.632.

Full text
Abstract:
O ensino de BIM deve associar-se à formação das habilidades e competências do egresso. Neste sentido, este artigo defende que os métodos de ensino-aprendizagem podem ser potencializados através de BIM, não apenas no desenvolvimento e avaliação de competências que expressam habilidades e conhecimentos técnicos, mas também, às competências intrapessoais e interpessoais que definem o saber-agir e torna-o capaz de mobilizar um conjunto integrado de recursos em prol da melhor solução mediada por BIM. Metodologicamente fundamenta-se no método exploratório com discussão teórica aliada à prática pedagógica, terminando com uma reflexão sobre o impacto da introdução deste tipo de integração e colaboração na formação em Arquitetura e Urbanismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Piacentini, Rafael, Marcelo Roger Meneghatti, and Roberto Lima Ruas. "COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NOS PROFISSIONAIS DE ARQUITETURA: ANÁLISE DAS HISTÓRIAS DE VIDAS." In ANAIS DO XI EGEPE - ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTãO DE PEQUENAS EMPRESAS. ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2020. http://dx.doi.org/10.14211/xi-egepe-118116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Skubs, Danielle, Caio Muniz Nunes, Giulia Piazza Fernandes, and Regina Coeli Ruschel. "Análise da DCN dos cursos de Arquitetura e Urbanismo sob a ótica das Competências BIM." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.577.

Full text
Abstract:
O trabalho propõe uma análise do atual documento de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e a sua correlação com o ensino de habilidades e competências relacionadas ao Building Information Modeling (BIM). Para isso, foram utilizadas as estruturações propostas por dois autores das competências necessárias ao profissional para o uso do BIM. Verifica-se que a DCN é bastante genérica e não contempla muitas habilidades fundamentais para o trabalho com BIM. Tais competências podem ficar mais claras no documento para integrar melhor o egresso ao uso dessa tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

DEBALD, BLASIUS SILVANO, and RAÍZA BRUSTOLIN DE OLIVEIRA. "INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA DE ARQUITETURA CURRICULAR BASEADA EM PROJETOS E COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.52352.

Full text
Abstract:
O CENTRO UNIVERSITÁRIO AQUI APRESENTADO É UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA, COM MAIS DE 20% DOS ESTUDANTES COM BOLSAS E ORIUNDOS DE QUINZE PAÍSES. LOCALIZADA NUMA CIDADE COM MAIS DE OITENTA ETNIAS REPRESENTADAS, O PROJETO DE EDUCAÇÃO É DESAFIADOR PELA MULTICULTURALIDADE. DESDE 2014 IMPLEMENTA INOVAÇÕES METODOLÓGICAS PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS E AUTÔNOMOS EM SEU PROCESSO EDUCATIVO. A INSTITUIÇÃO FOI APERFEIÇOANDO SUA PRÁTICA INOVADORA E EM 2018 INICIOU UM PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO QUE RESULTOU NA MATRIZ DE PROJETOS E NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS. EM 2019 A NOVA ARQUITETURA CURRICULAR FOI IMPLEMENTADA, TRAZENDO UMA NOVA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO, ROMPENDO COM A FRAGMENTAÇÃO DISCIPLINAR, A SEMESTRALIZAÇÃO E O ENSINO DOS CONTEÚDOS. ASSIM, A MATRIZ POR PROJETOS É COMPOSTA DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E OS PROJETOS QUE SÃO REALIZADOS PELOS ESTUDANTES AO LONGO DO CURSO, TANTO NA MODALIDADE DE INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO QUANTO DE DESAFIOS MENSAIS. NESSA PROPOSTA CURRICULAR, OS ESTUDANTES, SEMESTRALMENTE REALIZAM UM PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO, EM GRUPOS COM QUATRO INTEGRANTES, RESOLVENDO UM PROBLEMA REAL A PARTIR DE DEMANDAS FORNECIDAS POR ORGANIZAÇÕES DE DIFERENTES SETORES DA SOCIEDADE. E A CADA CINCO SEMANAS SÃO DESAFIADOS A RESOLVER UM PROJETO QUE REQUER A SOLUÇÃO MAIS ADEQUADA, CONSIDERANDO A COMPETÊNCIA PROFISSIONAL QUE SE PRETENDE DESENVOLVER. PARA TANTO, OS ESTUDANTES REALIZAM ATIVIDADES DIÁRIAS EM SALA DE AULA COMO FORMA DE ENCONTRAREM A SOLUÇÃO DO PROBLEMA. PARA AVALIAR TAL PERSPECTIVA TAMBÉM INOVAMOS NA FORMA DE ACOMPANHAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, POR MEIO DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA MEDIADORA, VERIFICANDO O PROCESSO A PARTIR DE UMA RUBRICA AVALIATIVA BASEADA EM COMPETÊNCIAS. O FEEDBACK DO DOCENTE É FUNDAMENTAL PARA OS PROGRESSOS E AVANÇOS, BEM COMO INDICANDO O QUE É PRECISO PARA MELHORAR SUA PERFORMANCE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pergher, Renan Dinis, and Maria do Carmo Duarte Freitas. "CDDs e BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.289.

Full text
Abstract:
A disseminação do BIM nas graduações em AEC perpassa uma série de desafios de ordem Estrutural, Tecnológica, Curricular e Acadêmica. Neste ultimo, a posição dos docentes diante da educação digital apresenta uma tensão entre as competências necessárias para a Educação BIM e as práticas e didáticas predominantes nos cursos superiores brasileiros em Arquitetura, Engenharia e Construção. Explora-se aqui o dialogo entre o conceito de Competências Digitais Docentes, sintetizados pelo DIGICOMP da União Europeia, com a inserção de BIM na formação de professores das graduações de Arquitetos e Engenheiros no Brasil. Por fim, fica proposto um plano de formação complementar baseado em MOOCs (cursos abertos massivos online), desenvolvido pelo projeto de pesquisa SOUFPR, para ampiação da discussão e qualificação do professorado Brasileiro quanto as competências necessarias para uma educação BIM. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/QutGNe_6pmQ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bomfim, Carlos Alberto Andrade, and Bruno Leão de Brito. "Pós graduação lato sensu no Brasil: perfis profissionais atuantes em BIM." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.212.

Full text
Abstract:
O setor de arquitetura, engenharia, construção e operação (AECO) no Brasil vem buscando na última década enfrentar desafios para um posicionamento como Indústria. Nesse cenário, o advento da tecnologia Building Information Modeling (BIM) interage com os principais temas do setor: construção integrada, visão do processo de produção, atividades multidisciplinares, inovação tecnológica, gerenciamento e coordenação no processo de design, sustentabilidade e desempenho da construção. O tema amplamente discutido pela comunidade internacional e nacional da AECO foi responsável pela perspectiva efetiva de industrialização do atual processo de construção artesanal. Dentre os desafios culturais da adoção do BIM, a formação profissional é um dos principais pontos e as graduações em engenharia civil e arquitetura no Brasil formam perfis generalistas, passando por diversas áreas do conhecimento, mas não garantem especialidades para atuação profissional no BIM. O movimento dos profissionais para atuar no BIM é urgente, e o mercado exige profissionais com competências gerenciais, funcionais, técnicas, operacionais, de implementação, pesquisa e desenvolvimento focadas no ciclo de vida dos edifícios. Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada em dez diferentes cursos de pós-graduação lato sensu de BIM no Brasil, suas principais características e abordagens temáticas, correlacionando-os com as competências a serem desempenhadas no BIM e nas tecnologias associadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Melo, Reymard Savio Sampaio de, Érica de Sousa Checcucci, and Ana Paula Carvalho Pereira. "Workshop online de prática integrada de projeto BIM – UFBA." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.293.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta e discute a experiência de ensino e aprendizagem vivenciada durante o I Workshop on line de prática integrada de projeto BIM realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) de forma remota durante o Semestre Letivo Suplementar (SLS) que aconteceu em 2020. A atividade foi planejada conjuntamente pelo prof. da Escola Politécnica Sávio Melo, a professora da Faculdade de Arquitetura Érica Checcucci e a professora convidada Ana Paula Carvalho Pereira. O workshop foi desenvolvido como curso de extensão, teve duração de 2 semanas e 30 horas de carga-horária distribuídas em 3 encontros síncronos de 2 horas cada e 24 horas de trabalho autônomo e assíncrono dos participantes. Seus objetivos: explorar as possibilidades de trabalho colaborativo de um projeto BIM enfocando os diferentes papéis de uma equipe multidisciplinar e promover uma experiência introdutória de desenvolvimento do estudo preliminar de uma residência unifamiliar, definindo os projetos arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico de forma remota, e com auxílio de uma Plataforma de Gestão de Projetos BIM (Plannerly). Teve como premissas o trabalho colaborativo, multidisciplinar e à distância com participação ativa dos inscritos. Como pré-requisito, foi solicitado que o participante tivesse competências técnicas BIM individuais em pelo menos uma das disciplinas a serem trabalhadas. O foco do workshop era desenvolver competências funcionais BIM individuais (coordenar projetos, trabalhar em equipe, gerenciar processos, etc.). Se inscreveram para o workshop 128 candidatos, entre arquitetos-urbanistas, engenheiros e estudantes de arquitetura e engenharia. Destes, 28 foram selecionados e distribuídos em 4 times de 7 participantes cada, com diferentes formações, níveis de competência BIM e de diferentes partes do Brasil. Foi sugerido pelos docentes uma distribuição preliminar de papéis nos times, que foi ratificada ou alterada por cada grupo, contendo: 1 BIM manager; 2 projetistas de arquitetura, 2 projetistas de estruturas e 3 projetistas de instalações. Foi criado para o workshop um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na plataforma Moodle composto de edital do workshop, planta baixa de uma residência da qual deveria ser desenvolvido o estudo preliminar, fórum de discussão para cada time, espaço para envio dos entregáveis de processo e de projeto, tutoriais onlines sobre a plataforma de gestão Plannerly e questionário de avaliação do workshop. No primeiro encontro síncrono a atividade foi explicada e os participantes se reuniram para escolher o nome do time (“empresa”) e definir os papéis de cada membro do grupo, além de organizar o trabalho a ser desenvolvido nas 2 semanas seguintes. No segundo e no terceiro encontro cada time apresentou o modelo BIM desenvolvido para os docentes responsáveis pelo workshop e para 3 especialistas convidados, que fizeram críticas e sugestões sobre o trabalho desenvolvido. Além disso, o uso do Plannerly permitiu que cada time elaborasse o Plano de Execução BIM do projeto, definisse uma lista visual de requisitos de escopo necessários para os marcos de entrega do projeto, criasse um cronograma para desenvolvimento do modelo BIM e acompanhasse o progresso das tarefas por marco, equipe ou membro individual do grupo. Além de entregáveis referentes aos projetos, foi solicitado que o time apresentasse reflexões e entregáveis do processo desenvolvido, como dificuldades e vantagens do trabalho colaborativo e remoto. Ainda, cada participante deveria entregar, a partir da segunda semana, um diário individual de atividades desenvolvidas descrevendo o que havia realizado na semana, a carga-horária de trabalho dispendida com as atividades do workshop e suas reflexões sobre o processo vivenciado. Após duas semanas de trabalho, os resultados mostraram ganhos de aprendizagem e desenvolvimento de competências BIM pelos participantes, reforçando a ideia de que ações pontuais e curtas podem ajudar a promover a adoção de BIM no país. Ficou clara a importância de promover oportunidade para trabalhar as competências funcionais que o BIM demanda. Os times conseguiram desenvolver diversos entregáveis e projetos preliminares das disciplinas solicitadas, entregando modelos BIM, pranchas técnicas e vídeo dos projetos desenvolvidos. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/MCnYyGrPlt4
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Reymard Savio Sampaio de, Érica de Sousa Checcucci, and Ana Paula Carvalho Pereira. "II Workshop on line de prática integrada de projeto BIM – UFBA." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.312.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta e discute a experiência de ensino e aprendizagem vivenciada durante o II Workshop on line de prática integrada de projeto BIM realizado na UFBA de forma remota durante o período de 26 de fevereiro a 19 de março de 2021. A atividade foi planejada conjuntamente pelo professor da Escola Politécnica Sávio Melo, a professora da Faculdade de Arquitetura Érica Checcucci e a professora convidada Ana Paula Carvalho Pereira. O workshop foi desenvolvido como curso de extensão, teve duração de 3 semanas e 30 horas de carga-horária distribuídas em 4 encontros síncronos de 2 horas cada e 22 horas de trabalho autônomo dos participantes. Seus objetivos foram os mesmos do primeiro workshop: explorar as possibilidades de trabalho colaborativo de um projeto BIM enfocando os diferentes papéis de uma equipe multidisciplinar e promover uma experiência introdutória de desenvolvimento do estudo preliminar de um pequeno centro comercial, definindo os projetos arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico de forma remota, e com auxílio de uma Plataforma de Gestão de Projetos BIM (Plannerly). Teve como premissas o trabalho colaborativo, multidisciplinar e à distância com participação ativa dos inscritos. Como pré-requisito, foi solicitado que o participante tivesse competências técnicas BIM individuais em pelo menos uma das disciplinas a serem trabalhadas. O foco do workshop era desenvolver competências funcionais BIM individuais (coordenar projetos, trabalhar em equipe, gerenciar processos, etc.). Se inscreveram para o workshop 32 candidatos, entre arquitetos-urbanistas, engenheiros e estudantes de arquitetura e engenharia. Destes, 24 foram selecionados e distribuídos em 3 times de 8 participantes cada, com diferentes formações, níveis de competência BIM e de diferentes partes do Brasil. Foi sugerido pelos docentes uma distribuição preliminar de funções nos times, que foi ratificada ou alterada por cada grupo, contendo: 1 BIM manager; 3 projetistas de arquitetura, 2 projetistas de estruturas e 2 projetistas de instalações. Foi fornecida uma planta baixa de um centro comercial de pequeno porte, a partir da qual deveria ser desenvolvido o estudo preliminar, além de material de apoio sobre a plataforma de gestão Plannerly. No primeiro encontro síncrono a atividade foi explicada e os participantes se reuniram para escolher o nome do time (“empresa”) e definir as funções de cada membro do grupo, além de organizar o trabalho a ser desenvolvido nas 3 semanas seguintes. No segundo encontro os participantes apresentaram seus estudos iniciais e o planejamento para desenvolver o projeto. No terceiro e quarto encontros, o trabalho desenvolvido foi apresentado também para especialistas convidados, que fizeram críticas e sugestões sobre o trabalho desenvolvido. Além de entregáveis referentes aos projetos, foi solicitado que cada time apresentasse reflexões e entregáveis do processo desenvolvido, como dificuldades e vantagens do trabalho colaborativo e remoto. Ainda, cada participante deveria entregar, a partir da segunda semana, um diário individual de atividades desenvolvidas descrevendo o que havia realizado na semana, a carga-horária de trabalho dispendida com as atividades do workshop e suas reflexões sobre o processo vivenciado. Após três semanas de trabalho, os resultados mostraram ganhos de aprendizagem e desenvolvimento de competências BIM pelos participantes, reforçando a ideia que ações pontuais e curtas podem ajudar a promover a adoção de BIM no país. Ficou clara a importância de promover oportunidade para trabalhar as competências funcionais que o BIM demanda. Os times conseguiram desenvolver diversos entregáveis e projetos preliminares das disciplinas solicitadas, produzindo modelos BIM, pranchas técnicas e vídeo dos projetos desenvolvidos. Nesta segunda versão do workshop o público de inscritos foi majoritariamente de graduados, ao contrário do primeiro, que teve mais estudantes. Isto mostra a crescente demanda de atualização e capacitação de profissionais já formados para trabalhar com BIM. Neste II workshop também aumentamos em uma semana o período da atividade para dar mais tempo para o desenvolvimento do trabalho. Percebeu-se ganhos, principalmente nas interações entre os participantes e no uso da plataforma de gestão Plannerly com esta ampliação de prazo do workshop. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/v9NWs22VFzo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Borges, Rodrigo Magalhães Siqueira, Mariana Monteiro Xavier de Lima, and José de Paula Barros Neto. "Ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de O.A BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.296.

Full text
Abstract:
Sabe-se que o Building Information Modeling (BIM) pode oferecer diversos benefícios à aprendizagem quanto a conteúdos de engenharia a discentes. Apesar de tais benefícios, devido à existência de lacunas na literatura quanto à integração do BIM ao ensino, o presente trabalho busca desenvolver uma ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia auxiliada pelo BIM, com o intuito de facilitar o planejamento de docentes quanto à apresentação de conteúdos de engenharia aos alunos, como também para facilitar o aprendizado e desenvolvimento de suas competências e habilidades. Para seu desenvolvimento, trabalhou-se com alunos de graduação em Engenharia Civil, os quais estão cursando ou cursaram a disciplina de Gerenciamento da Construção Civil I da Universidade Federal do Ceará entre os anos de 2016 e 2020. Apesar de ter sido escolhida uma área específica do curso de graduação em Engenharia Civil, espera-se que a ferramenta também possa ser aplicada em outras áreas do curso, não se extinguindo também a possibilidade de ser aplicada em outros cursos de graduação de engenharia ou de arquitetura, se realizadas adaptações necessárias à ferramenta. Como resultado, a ferramenta é capaz de contribuir para o planejamento eficiente de disciplinas de Gerenciamento da Construção Civil, proporcionando aos discentes melhorias na aprendizagem quanto aos conteúdos apresentados, bem como facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades importantes a sua formação. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/gz7ANv5hKiE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Katakura, Paula, Cassia Silveira de Assis, and Cynthia Barbieri Diezel Munhoz. "Implementação de prática colaborativa BIM em disciplina de tecnologia." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.211.

Full text
Abstract:
O BIM - Building Information Modeling, tem crescido em termos de demanda dentro da indústria da construção e provado ser uma tendência e ferramenta útil neste setor. As instituições de ensino superior, que oferecem engenharia civil e educação na área de gestão, buscam incorporar competências e habilidades de BIM em seus programas de graduação. No entanto, apenas algumas universidades já introduziram conteúdos de BIM nos currículos dos alunos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo. Este artigo relata o processo realizado para integrar o BIM, o compartilhamento de informações e o projeto colaborativo no currículo de graduação do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Instituto Mauá de Engenharia. Uma análise crítica deste estudo de caso foi realizada e apresenta lições aprendidas sobre a adoção do BIM. Um mecanismo de “feedback” foi aplicado para verificar as experiências dos alunos em relação a este programa. É importante que o princípio do BIM seja integrado na formação de futuros profissionais da construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography