Academic literature on the topic 'Arquitetura moderna (projeto e construção)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Arquitetura moderna (projeto e construção).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Arquitetura moderna (projeto e construção)"

1

Chaves, Celma, Bernadeth Beltrão, and Rebeca Dias. "Historiografia digital da Arquitetura Moderna em Belém [PA]." Labor e Engenho 15 (December 28, 2021): e021022. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v15i00.8665945.

Full text
Abstract:
O “Morar Moderno” é um projeto desenvolvido por meio da Lei Federal nº 14.017/20, do Edital Patrimônio Cultural Material – Lei Aldir Blanc Pará 2020, e desenvolvido pelo Coletivo Cultura Arquitetônica, Amazônia e Modernidade (CAAM). Neste artigo, será explorada uma estratégia de educação patrimonial que vise a divulgação e reconhecimento da arquitetura moderna residencial produzida em Belém e a criação de um website como resposta a essa necessidade, evidenciando suas etapas de desenvolvimento. Busca-se também examinar a trajetória tomada pela documentação e historiografia da arquitetura quando o debate orbita a construção e divulgação de acervos digitais, já que o “Morar Moderno” trata justamente de compilar, em uma página da web, os dados levantados pelo Laboratório de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (Lahca/UFPA) acerca da arquitetura residencial moderna produzida entre 1940 e 1980. O artigo atesta que a formalização de um projeto nesta temática visa criar condições para que a população conheça e reconheça o Patrimônio Moderno edificado em Belém e possa contribuir com práticas para preservá-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sgarbossa, Gabriela Kratsch. "arquitetura do Colégio Sant’Ana." arq.urb, no. 39 (December 17, 2024): 690. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi39.690.

Full text
Abstract:
A expressão da arquitetura neocolonial é desenvolvida no Brasil durante as primeiras décadas do século XX, como resposta à modernização da sociedade e valorização de uma identidade nacional. A linguagem foi adotada pela sociedade, assumindo importância na elaboração de projetos de arquitetura escolar, que reforçavam o ideal de desenvolvimento, mas de maneira conservadora. Desta maneira, o objetivo deste artigo é analisar o projeto do Colégio Sant’Ana, localizado em Ponta Grossa, que atende aos princípios da arquitetura neocolonial. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Georg Przyrembel, reconhecido por ser um dos dois arquitetos que expôs na Semana de Arte Moderna de 1922. O arquiteto elaborou muitos projetos para ordens religiosas, um deles o colégio citado. Assim, os métodos utilizados para esse trabalho se basearam no levantamento bibliográfico para construção de um referencial teórico e na análise de documentos, para identificação da arquitetura proposta por Przyrembel. Apesar de identificado como arquitetura neocolonial, o projeto possui elementos diluídos, próprios para uma arquitetura elaborada já no final da expressão e para uma cidade de pequeno porte no interior do estado. A linguagem adotada também se associa ao ideal cristão da congregação que contratou o projeto, demonstrando os ideais de ordem e disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castro gonsales, Celia helena, and Laura Baltar. "MUTAÇÕES NA VARANDA DA CASA BRASILEIRA – EXPLORAÇÕES TIPOLÓGICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 1, no. 3 (2017): 104–13. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2016v1n3id16611.

Full text
Abstract:
A varanda é um elemento tradicional na arquitetura brasileira e se configura como antessala de acesso, lugar aprazível de estar ou território de reunião. A varanda, como tantas “estruturas arquitetônicas elementares” semelhantes - stoas, pórticos, loggias -, interage com outras conformando diferentes “estruturas formais”. Este trabalho vai tratar especificamente de uma variação da varanda – que chamaremos “varanda conectora” - que aparecerá, a partir de um processo de mutações, tanto na casa moderna como na casa contemporânea brasileira e cuja raiz tipológica pode ser encontrada na casa tradicional. A partir da apreciação da varanda na casa tradicional e na arquitetura moderna, o estudo se desenvolve a partir de quatro exemplos: duas casas do período moderno e duas casas do período contemporâneo que deixam evidente o marco de modernidade de um espaço que se expande em direção à paisagem. Os procedimentos tipológicos de análise e projeto em arquitetura nos auxiliam nesta investigação mostrando-nos a possibilidade de reunião de projetos ou obras de arquitetura com uma estrutura formal ou forma-base em comum. A eficácia desse procedimento fica evidente na indicação que traz consigo de construção de “séries tipológicas”: conjunto de projetos que partem de uma mesma forma-base ou de uma mesma “estrutura arquitetônica elementar” que combinadas com outras estruturas sofrem processos de transformação conformando novas estruturas formais. Esse procedimento assume que o projeto sempre é concebido com base em um conhecimento arquitetônico construído a partir de uma série de obras precedentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Castor, Ricardo Silveira, Matheus Cruz, Thaiz Pessoa, and Gabriel Santos. "CUYABA GOLDEN HOTEL: Um projeto inacabado de modernidade." Revista Amazônia Moderna 2, no. 1 (2018): 62–83. http://dx.doi.org/10.20873/am2018_3b.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é reconhecer e analisar as qualidades históricas e arquitetônicas de um dos marcos da arquitetura moderna mato-grossense, o Cuyaba Golden Hotel, projetado em meados dos anos 1980 pelo escritório paulistano Botti Rubin, confrontando as prescrições do projeto original com seu conturbado e até hoje inacabado processo de execução. Busca-se esclarecer o potencial simbólico do prédio enquanto marco urbanístico da paisagem mais verticalizada, moderna e pujante da cidade de Cuiabá, definida pela avenida Historiador Rubens de Mendonça. Trata-se de um edifício de quinze andares estruturado em concreto armado cuja arquitetura assinala uma fase de transição da cultura arquitetônica mato-grossense e brasileira. O projeto original mescla preceitos do chamado brutalismo paulista a uma série de inovações plásticas e construtivas que marcaram os anos 1980 como um período de experimentações em torno das correntes hegemônicas da arquitetura moderna brasileira. O trabalho baseia-se em fontes primárias como as pranchas dos projetos originais e das reformas sofridas pelo mesmo durante a execução das obras. Recorreu-se ainda a entrevistas com os autores do projeto e outros profissionais envolvidos em sua construção. Espera-se, dessa forma, preencher uma lacuna na história da arquitetura moderna de Mato Grosso, ao favorecer o reconhecimento do caráter desbravador, tanto do projeto do hotel, quanto das frentes de colonização que indiretamente lhe deram origem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Carvalho, Igor Villares, and Nicole Ferrer. "Ensino de Diagramas para Projeto: Relato do ensino do método diagramático em projetos de arquitetura e design de interiores." Revista Geometria Gráfica 2, no. 1 (2018): 25. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2018.238465.

Full text
Abstract:
O aprendizado de projeto de arquitetura é um processo contínuo durante a formação do estudante. A utilização de meios de expressão gráfica, aliados ao estudo da plástica, são ferramentas que o professor tem para transmitir os métodos e conhecimentos necessários para a construção das habilidades projetuais do estudante. O uso de diagramas na arquitetura moderna e contemporânea apresenta-se como importante instrumento projetual, utilizado com bastante relevância desde os trabalhos da Bauhaus, nos anos 20, e ganhando considerável relevância nos anos 80 e 90 como definidores das ações de projeto. Neste contexto, o presente artigo apresenta a experiência, métodos de ensino e resultados obtidos pelos alunos do curso de extensão intitulado “Diagramas para projeto arquitetônico”, ministrado no Centro Universitário Brasileiro, em RecifePE. O artigo também discute as questões mais conflituosas no ensino de diagramas e seu papel como apoio ao ensino de projeto de arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Joana Mello de Carvalho e. "Um acervo, uma coleção e três problemas: a Coleção Jacques Pilon da Biblioteca da FAUUSP." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 24, no. 3 (2016): 45–70. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0302.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo examina a constituição do Acervo de Projetos de arquitetura da Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), o tratamento da Coleção Jacques Pilon e os rendimentos do projeto de arquitetura como fonte documental a partir de três questões interligadas: a constituição do campo arquitetônico no Brasil; a história de São Paulo e sua arquitetura; e a contribuição dos arquitetos estrangeiros para a construção da cidade entre 1930 e 1960. A partir da abordagem de novas e velhas fontes de pesquisa, procura-se articular a história da arquitetura com outros campos do conhecimento nem sempre a ela relacionados, mas que juntos podem contribuir para uma leitura mais complexa da produção arquitetônica e para os esforços de revisão da historiografia da arquitetura moderna no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pinto, Pedro Luz. "Álvaro Siza e a construção de uma Escola de Tendência." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 28, no. 52 (2021): e169804. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.psrevprogramapsgradarquiturbanfauusp.2021.169804.

Full text
Abstract:
O arquiteto português Álvaro Siza (1933) formou-se na “escola do Porto” entre 1949-1965. Em 1966, inicia carreira de docente na escola. Desempenharia um papel fundamental na reputação da escola e testemunhou, como aluno e como educador, mudanças cruciais no ensino da arquitetura. Formou-se na transição do sistema “beaux-arts” para a forma “moderna” de ensino da arquitetura e, mais tarde, como docente, participou da passagem de escola a faculdade. Como professor e como projetista, foi um exemplo. Envolveu-se ativamente na luta e no debate pela autonomia curricular, pedagógica e disciplinar, da “escola” e da arquitetura. Em momentos-chave, deixou testemunho de posições desassombradas. Com a passagem de escola para faculdade desenharia, já em um período de grande reconhecimento internacional, as novas instalações, da agora Faculdade de Arquitetura, coroando um período de intenso envolvimento com a “escola”. Este artigo refaz o período de maior envolvimento de Siza na “escola do Porto”, entre 1966 e 1990, permitindo entender a sua participação na construção do projeto pedagógico da escola, assim como a sua posição e sua prática perante o ensino da arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cavalcante de Andrade, Julia. "Produção de uma capital moderna." Paranoá 17 (March 21, 2024): e45587. http://dx.doi.org/10.18830/1679-09442024v17e45587.

Full text
Abstract:
Partindo de um olhar sobre Brasília, uma capital brasileira que se apresenta moderna desde sua concepção, este artigo visa à compreensão de uma cidade cujo urbanismo, arquitetura e arte resultam de uma série de ideias, valores, discursos e vontades determinadas por grupos dominantes. Tendo como base Mario Pedrosa e Ferreira Gullar como figuras centrais para a construção de uma historiografia crítica de Brasilia, busca-se rediscutir o processo de concepção e representação da capital no período de sua construção e inauguração no campo da arquitetura e das artes plásticas. Assim observamos o quanto e em que aspectos a concepção da capital foi manuseada à vista de se atender ao “gosto do freguês”. Neste caso, considerada as proporções, ao gosto de numerosos e variados fregueses, como as pretensões do júri da comissão julgadora, as predisposições de JK, e principalmente, o gosto do olhar internacional. Uma revisita deste percurso leva à identificação de ambiguidades, lacunas e razões de concessões e demandas atendidas; apresentando como em meio à qualidade estética e conceitual da cidade havia também um terreno fértil em contradições decorrentes dos agenciamentos que a envolveram, em parte não condizentes ao próprio projeto de modernidade almejada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Banate, Samir Set El, and Manoel Lemes Da Silva Neto. "Entre intenções de projeto e conjuntura da cidade em cinco edifícios: MESP-RJ, MAM-RJ, FAU-USP, MUBE e MAM-SP." Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online) 15, no. 1 (2017): 125–36. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v15i1p125-136.

Full text
Abstract:
O artigo é uma reflexão sobre algumas obras da arquitetura brasileira e arelação desses edifícios com a cidade. O trabalho enfoca a metodologia deprojeto em que o edifício possui valor intrínseco e de interdependência com acidade, abordando a orientação crítico-teórica do período pela historiografia daarquitetura moderna brasileira. As análises dos projetos refletem a preocupaçãoda arquitetura enquanto metodologia para debater a cidade e as possibilidadesna construção dos espaços. As formas encontradas, alinhadas no debate,elucidam os desafios enfrentados e a investigação disciplinar para encontrarnovos caminhos valendo-se do entendimento histórico da arquitetura comoum processo cultural
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro, Paulo. "Entre a tradição e a modernidade." Revista de Morfologia Urbana 2, no. 2 (2017): 85–93. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v2i2.21.

Full text
Abstract:
Há em Lisboa poucos quarteirões com o seu interior aberto à cidade. Os existentes surgiram em torno de 1940, ano da Exposição do Mundo Português, o certame de afirmação do regime de ditadura e a marca, no tempo, da inflexão na política de modernidade da nação. É um ano importante para a arquitetura portuguesa porque significa o início de um novo ciclo após uma década de abertura do regime à construção de obras claramente referenciadas à arquitetura moderna que se fazia na Europa. Precisamente nesse ano, 1940, o arquiteto Maurício Trindade Chagas elabora o projeto para um quarteirão de habitação com esta particularidade moderna: o seu interior é acessível à utilização pública, é possível atravessá-lo através de um eixo longitudinal com vocação pedonal. Este quarteirão ergue-se em frente à Casa da Moeda, um edifício moderno, então recente, e de clara influência da arquitetura holandesa. Este artigo caracteriza a ambivalência conceptual do projeto: a linguagem do Estado Novo e a modernidade do tipo de quarteirão adotado. Para tal enquadram-se os acontecimentos no tempo e identificam-se os modelos de influência na concepção deste quarteirão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Arquitetura moderna (projeto e construção)"

1

Júnior, José Luiz Tabith. "A construção do significado em uma trajetória projetual." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-05032010-145203/.

Full text
Abstract:
Este trabalho procura demonstrar que o conhecimento arquitetônico pode se desenvolver através da prática projetual, desde que acompanhando de pesquisa teórica permanente. Através da evolução da obra deste arquiteto se demonstra o desenvolvimento da conceituação dos projetos em quatro etapas principais, em busca de um significado consistente e contemporâneo. Como preparação desta pesquisa o trabalho apresenta reflexões acerca de dois temas contemporâneos, o pluralismo e a imagem na arquitetura . O pensamento critico constante, somado ao conhecimento acerca da obra de arquitetos de outras gerações, são essênciais a este trabalho. Esta evolução se conclui na descrição do método de projeto praticado, resultante de 25 anos de experiência profissional.<br>This work is done to prove that the architectonical knowledge can be developed through the architectural design practice, since it is followed by permanent theoretical research. According to the evolution of this architect production it is possible, searching for a consistent and contemporaneous meaning, to demonstrate that the development of his projects presents four main phases. As a preparation for this research, the work presents considerations about the two contemporaneous themes, the pluralism and the image on architecture. The constant critical thought, added to the knowledge of the work of other generations architects, are essential for this work. The evolution of our idea ends with the description of the method of the project used, which results from a 25 year professional experience.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Contier, Felipe de Araujo. "O edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na cidade universitária: projeto e construção da Escola de Vilanova Artigas." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-23032016-120753/.

Full text
Abstract:
O projeto de João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) para o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, concebido entre 1960 e 1961 e construído na Cidade Universitária entre 1966 e 1969, atravessou um período de ruptura na ordem política do país que marcou sua produção material e sua valoração histórica. Marco inquestionável da arquitetura moderna brasileira e, em particular, da escola de Vilanova Artigas, a explicação histórica dessa obra se mostra indissociável da luta pela reforma do ensino de arquitetura, das políticas para obras públicas do Estado de São Paulo e do debate sobre o subdesenvolvimento no segundo pós-guerra. Esta tese, organizada em quatro capítulos, busca, primeiramente, interpretar a trajetória de seu autor até o momento da inauguração do edifício, argumentando que a pesquisa arquitetônica de Artigas baseada no concreto armado aparente, iniciada em meados da década de 1950, manteve seu vínculo com a nova monumentalidade, porém, deslocando o foco representativo da identidade nacional para a própria construção. Em seguida, este trabalho examina o processo de distinção de Vilanova Artigas no campo institucional da FAU e sua relação com o campo profissional. Para isso, recorre à história da faculdade, criada em 1948, a partir do curso de arquitetura da Escola Politécnica da USP, na qual se observa o crescimento do protagonismo de Vilanova Artigas, consagrado com seu projeto para o novo edifício da escola e sua liderança na reforma do ensino. Seu papel busca ser explicado à luz da atuação de seus pares, professores, arquitetos e engenheiros, bem como dos obstáculos políticos e acadêmicos enfrentados por ele. O encontro das hipóteses arquitetônicas radicais de Artigas com o fecundo território para experimentações da Cidade Universitária de São Paulo é discutido em seguida, tomando como referência a história desse campus e o caráter excepcional das Cidades Universitárias de modo geral. São então destacados o Plano de Ação do Governo do Estado (PAGE, 1959-1963), responsável por uma mudança de paradigmas nas obras públicas do Estado de São Paulo que resultou na promoção da arquitetura moderna feita em escritórios particulares, e o Fundo para Construção da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira (FCCUASO), um órgão público de planejamento e administração direta das obras na Cidade Universitária, criado pelo PAGE, que teve papel relevante na construção do edifício da FAU. O último capítulo deste trabalho analisa aspectos artísticos, técnico-construtivos e políticos da produção do edifício da FAUUSP. A trajetória de Vilanova Artigas, a história da FAU e os planos para a Cidade Universitária são retomados em uma narrativa detalhada que vai dos primeiros croquis do projeto à inauguração do edifício, tragicamente simultânea ao afastamento de Artigas da universidade, em 1969.<br>The architecture project of João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) for the building of the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo, designed between 1960 and 1961 and built between 1966 and 1969, passed through a period of disruption in the political order of the country that interfered on its production and historical meaning. Being an unquestionable landmark of Brazilian modern architecture and, in particular, of the Artigas school, the historical explanation of this work is inseparable from the struggle to reform the architecture education, the policies for public works in the State of São Paulo and from the debate about architecture in the context of the post-war underdeveloped world. This four chapters thesis seeks, first, to interpret the trajectory of Artigas until the inauguration of the building, arguing that his architectural research based on exposed concrete that began in the mid-1950s, maintained its link with the new monumentality, however, shifting the representative focus of national identity for the construction itself. Then, this study examines the distinction process of the architect in the institutional field of FAU and its relationship with the professional field. For this, we refer to the history of FAU, created in 1948 from the architecture course of the Polytechnic School of USP. We seek to explain the role that Vilanova Artigas obtained both with his design for the new building of the school and with his leadership in the educational reform, in the light of the performance of their peers, professors, architects and engineers, as well as the academic and political obstacles faced by the architect. The confluence of Artigas radical architectural hypothesis and the fertile territory for experiments of the campus of São Paulo is discussed in the third chapter, from the perspective of the history of this campus and the exceptional character of the Cidades Universitárias in general. We then highlight the Action Plan of the State Government PAGE (1959-1963), which was responsible for a paradigm shift in public constructions of the State of São Paulo that resulted in the promotion of modern architecture made by private offices. PAGE created the Fund for Construction of the campus (FCCUASO), a public agency of direct administration of constructions that planned and executed the constructions on the campus, playing a decisive role in the construction of the building of FAU. The last chapter of the present thesis analyses some or the artistic, technical-constructive and political aspects of the production of the studied work. The trajectory of Vilanova Artigas, the history of the Faculty of Architecture and Urbanism and the plans for the campus are resumed in a detailed narrative from the early drawings until the opening of the building and the dismissal of the Artigas from the university, in 1969.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cidade, Daniela Mendes. "Os cortes de Gordon Matta-Clark : um ritual de destruição e reconstrução da arquitetura." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/27864.

Full text
Abstract:
Os cortes de Gordon Matta-Clark: um ritual de destruição e reconstrução da arquitetura parte de uma indagação sobre um elemento na confluência com as artes visuais: o corte. O conceito de corte desdobra-se nas várias etapas desse trabalho transformando-se em um conceito operatório, que se reflete nas obras do artista norte-americano Gordon Matta-Clark (1943-1978). Assim se estabelece um diálogo sinestésico entre Arquitetura e Arte no próprio campo da arquitetura. A tese tem por hipótese o corte como princípio revelador da espessura interior para o pensamento da arquitetura e da arte. Os cortes realizados por Matta-Clark se afirmam em diferentes meios: no desenho, no edifício, na fotografia e no trabalho interminável da fotografia. A pesquisa toma sua última manifestação artística denominada Circus-Caribbean Orange (1978) como objeto central para explicar a poética do corte na sua obra – cortes, buracos, escavações. Assim, a sua produção é considerada aqui como um processo que se expande no tempo, permitindo uma abordagem que a encara em permanente estado de questionamento. Do interior dos próprios processos que transparecem nos documentos utilizados e deixados pelo artista se estabelece um modo de leitura e de reflexão que se constitui em um sistema de rede de múltiplas conexões com diferentes áreas do conhecimento.<br>The cuts of Gordon Matta-Clark: a ritual of destruction and rebuild of architecture searches an answer to the investigation about an element on the confluence with the visual arts: the cut. The concept of cut unfolds in the many phases of this work changing into an operatory concept that rebounds in the works of the North- American artist Gordon Matta-Clark (1943-1978). Thereby a synesthetic dialogue is established between Architecture and Art in the very field of architecture. The thesis has as hypothesis the cut that is the revealing principle of the interior thickness for the thinking of architecture and art. The cuts made by Matta-Clark stand on different means: on design, on building, on photography and on the never ending work of photography. The research takes its last artistic manifestation designed Circus-Caribbean Orange (1978 ) as the central purpose to explain the poetics of cut on his work – cuts, holes, excavations. Thus, his production is here considered as a process that is expanded in time, permitting an approach that faces it as a permanent state of questioning. From the interior of the processes that appear in the documents used and left by the artist, a way of reading and reflection is established constituting a net system of multiple connections with different areas of knowledge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fiorini, Juliana. "A casa do arquiteto: residências de arquitetos como paradigmas da arquitetura moderna 1927-1964." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-30072014-164700/.

Full text
Abstract:
A presente dissertação parte do princípio da relevância da produção arquitetônica para uso residencial no contexto das mudanças sociais ocorridas entre as primeiras décadas do século XX e o período do segundo pós-guerra, bem como da observação de que inúmeras obras residenciais paradigmáticas deste período foram projetadas e executadas por arquitetos para uso próprio. Buscou-se, através do recorte do objeto, estudar a arquitetura que resultou de situações que, embora possam ser consideradas excepcionais na atividade produtiva do arquiteto - e talvez até pelo mesmo motivo - puderam propiciar aos autores estudados a oportunidade de elaborar questões pertinentes à disciplina com mais liberdade, do ponto de vista de condicionantes mercadológicas e sócio-culturais vigentes, do que em situações convencionais de produção. Procuramos também, através da comparação entre as residências próprias de arquitetos e o conjunto de sua produção, compreender em que medida as condicionantes do projeto representadas pela figura do cliente podem interferir no resultado final da obra. O objetivo geral do trabalho consiste no levantamento e classificação de obras residenciais de arquitetos (projetadas e construídas para uso próprio) consideradas relevantes na historiografia da arquitetura mundial e brasileira do período estudado, bem como na análise de sua representatividade no conjunto da obra de seus autores, sua relação com as principais correntes arquitetônicas identificadas para a época e suas contribuições ao pensamento e à cultura arquitetônica do período. Apresentamos também a análise aprofundada de alguns casos individuais, com o objetivo de revelar elementos do programa, processo projetual, linguagem, e valores dos arquitetos estudados - além de sua representatividade em relação ao contexto histórico da disciplina.<br>This dissertation begins with the relevance of residential architecture within the context of the social transformations of the first decades of the 20th century and the period following World War II. It is noted that many of the milestone residences of that time were designed and built by architects for their own use. This work aims to study the architecture resulting from arguably exceptional situations of architectural production, which provided its architects with the opportunity to elaborate issues pertinent to the discipline with greater freedom - in terms of the market and socio-cultural conditions in force at the time - than would have been possible if these situations had been conventional. We have also sought to understand the measure to which the design constraints imposed by clients can impact on the final result, by comparing the architects\' own homes to their output as a whole. The main objective of this work is to survey and classify the residential projects designed and built by architects for their own use that are considered important in global and Brazilian architectural history for the period under study, as well as analyze them within the context of all their architectural production, their relationships with the main architectural movements at the time and their contributions to architectural thinking and culture. In depth analyses of certain cases are employed to reveal elements of the brief, design process, language and values of the architects in question, as well as their representativeness in relation to the discipline\'s historical context.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gaspar, Natália Maria. "O debate sobre a industrialização da arquitetura na FAUUSP durante as décadas de 1950 e 1960." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20122016-150512/.

Full text
Abstract:
Com o intuito de estudar a industrialização da arquitetura nas décadas de 1950 e 1960, definimos como objeto de estudo a FAUUSP e o que era debatido por sua comunidade, professores e estudante, sobre o tema durante os anos que vão desde sua fundação em 1948 até 1970. Por meio da Reforma Curricular de 1962, que marcou o amadurecimento da proposta do ensino de arquitetura orientado pelo movimento moderno, e estimulados pelo período desenvolvimentista por que passava o Brasil no final dos anos 1950, a comunidade docente implantou um Sequência de Disciplinas de Desenho Industrial que resultou, ainda que numa proposta legítima, na formação de profissionais da arquitetura com perfil para o trabalho na indústria de bens de consumo. Por comparação, e entendendo que a industrialização da arquitetura é um importante componente da origem da arquitetura moderna, desejamos compreender se o desenho industrial, da mesma maneira, havia penetrado também no ensino de projeto de arquitetura. Portanto, as disciplinas de projeto de arquitetura incorporaram essas ideias depois da reforma, até o final dos anos 1960? Se sim, como o desenho industrial para a produção de componentes e sistemas construtivos de arquitetura era trabalhado em sala? Havia ainda um imaginário sobre a industrialização da arquitetura, latente nas revistas e nas memórias de viagem, incentivado principalmente pelos esforços de reconstrução do pós-guerra. A imagem do grande painel de concreto, içado por grua, representando um canteiro mecanizado e avançado (ou pouco precário) era um paradigma a ser alcançado. Ao mesmo tempo, os mesmos docentes da escola debatiam nas instituições da categoria, como o IAB, nos congressos brasileiros de arquitetos e nas revistas a necessidade de industrializar a arquitetura para a produção de habitação. Parecia que a industrialização da arquitetura, a ser alcançada pela ação político-profissional do arquiteto no desenvolvimento nacional, ainda estava longe de se concretizar.<br>In order to study the industrialization of architecture in the 1950s and 1960s, We defined FAUUSP as the object of study and what was discussed by its community, Teachers and students on the subject during the years since its founding in 1948 through 1970. Through the Curricular Reform of 1962, which marked the maturation of Of the teaching of architecture guided by the modern movement, and stimulated By the developmental period through which Brazil passed in the late 1950s, the The teacher implemented a sequence of Industrial Design Disciplines that resulted, In a legitimate proposal, in the training of Profile for work in the consumer goods industry. By comparison, and understanding That the industrialization of architecture is an important component of the origin of architecture Modern, we want to understand if industrial design, in the same way, Had also penetrated the teaching of architectural design. Therefore, the Architectural design incorporated these ideas after the reform, until the end of the 1960? If yes, how the industrial design for the production of components and systems Constructive architecture was worked in the room? There was still an imaginary about Architecture, latent in journals and travel memories, encouraged Mainly through post-war reconstruction efforts. The image of the great Concrete panel, hoisted by crane, representing a mechanized and advanced (Or rather precarious) was a paradigm to be achieved. At the same time, the same Teachers of the school, such as the IAB, in the congresses Brazilians of architects and in the magazines the need to industrialize architecture for The production of housing. It seemed that the industrialization of architecture, to be achieved By the architect\'s political-professional action in national development, was still Far from materializing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leal, Daniela Viana. "Oscar Niemeyer e o mercado imobiliario de Sâo Paulo na decada de 1950 : o escritorio satelite sob direção do arquivo Carlos Lemos e os edificios encomendados pelo Banco Nacional Imobiliario." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281538.

Full text
Abstract:
Orientador: Marco Antonio Alves do Valle<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas<br>Made available in DSpace on 2018-08-03T15:33:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leal_DanielaViana_M.pdf: 52264022 bytes, checksum: d539c9e8f85203bec28577661d6c01d2 (MD5) Previous issue date: 2003<br>Resumo: Com esse trabalho, pretende-se estudar um tema pouco analisado na carreira de Oscar Niemeyer. Trata-se do período, na década de 1950, em que o arquiteto carioca, realizou obras para o mercado imobiliário, em franca expansão, na cidade de São Paulo. Examina-se o sistema de trabalho à distância praticado no escritório satélite paulistano chefiado pelo arquiteto Carlos Lemos e sua influência sobre a produção das obras. A análise se concentra nos cinco edifícios encomendados pelo Banco Nacional Imobiliário: Califórnia, Montreal, Triângulo, Eiffel e Copan. Busca-se, através dela, compreender a forma como a arquitetura de Niemeyer se adaptou às exigências específicas desse tipo de trabalho e qual a influência desse processo na postura profissional do arquiteto a partir de então<br>Abstract: This study aims at examining one aspect which has not been very well analyzed in the work of Oscar Niemeyer: the period, during the 50's, in which the architect designed buildings focusing on the growing (expanding) real estate market of the city of São Paulo. It explores the long-distance work system of the satellite office from São Paulo, run by the architect Carlos Lemos, and considers the latter' s influence regarding the office' s production. The analysis contemplates the tive buildings assigned to the office by the Banco Nacional Imobiliário (Real Estate National Bank): Califórnia, Montreal, Triângulo, Eiffel and Copan. Through this analysis, the study intends to understand how Niemeyer' s architecture has adapted to the specific demands of this type of work, and also how this process interferes with his professional positioning afterwards<br>Mestrado<br>Mestre em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pimentel, Karina Scussiato. "Controle ambiental e compositivo na arquitetura moderna de Curitiba." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/182656.

Full text
Abstract:
Esta tese aborda a Arquitetura Moderna de Curitiba e investiga a adequação desta ao conforto ambiental particularmente enfocando as tensões entre o desenho dos dispositivos de controle solar a favor da composição formal do edifício e vice versa (e não controle versus composição). O pressuposto é que edifícios pertencentes a determinado recorte temporal não tenham sido “protegidos” e sim tenham sido concebidos conscientemente por meio de decisões técnicas integrativas e relacionadas com o projeto global visando resolver inúmeras variáveis de maneira adequada ao peculiar clima de Curitiba. Ou seja, que houve controle compositivo e controle ambiental aliados, objetivando criar uma interface ideal entre meio externo e interno para abrigar o usuário. A pesquisa selecionou 10 (dez) edifícios ícones da arquitetura moderna de Curitiba, pertinentes ao recorte temporal 1948 – 1978, todos casos singulares e ainda existentes na cidade. O recorte temporal propiciou que o primeiro e último caso fossem dois projetos do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, as residências Bettega e Niclewicz, entre as quais estão mais oito edifícios públicos, significativos e exemplares. O objetivo principal é analisar tais estudos de caso a fim de validar ou não a adequação e eficácia do controle compositivo e controle ambiental decididos pelo arquiteto em relação ao clima local. Como objetivos secundários a pesquisa intenciona documentar e registrar a história de tais ícones, imaginando valorizar o arquiteto e a arquitetura moderna de Curitiba. Além disso, esta pesquisa pretende incentivar a conservação do patrimônio histórico edificado e ser uma fonte de estudo e sugestões para estudantes e arquitetos.<br>This thesis approaches the Modern Architecture of Curitiba and investigates its adequacy to the environmental comfort particularly focusing the tensions between the design of the solar control devices in favor of the formal composition of the building and vice versa (and not the control versus the composition). The assumption is that buildings belonging to a certain temporal cut have not been "protected" but have been consciously conceived through integrative technical decisions that were related to the overall project, aiming to solve several variables in an appropriate way to the peculiar climate of Curitiba. That means, there was compositional and environmental control allied, aiming to create an ideal interface between external and internal environment to shelter the user. The research selected 10 (ten) iconic buildings of the modern architecture of Curitiba, relevant to the temporal cut 1948 - 1978, all of them, unique cases that still exist in the city. The temporal cut fostered that the first and the last cases were projects of the architect João Batista Vilanova Artigas, the Bettega and Niclewicz residences, among them, there are eight other public buildings, significant and exemplary. The main objective is to analyze the case studies in order to validate or not the adequacy and effectiveness of the compositional and environmental control established by the architect in relation to the local climate. As secondary objectives the research intends to document and record the history of those icons, meaning to enhance the architect and the modern architecture of Curitiba. In addition, this research intends to stimulate the conservation of the built heritage and be a source of study and suggestion for students and architects.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Serrador, Marcos Eduardo. "Sustentabilidade em arquitetura: referências para projeto." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-17022009-140800/.

Full text
Abstract:
As questões ligadas à construção sustentável têm se mostrado de grande importância entre as diversas considerações necessárias ao campo da arquitetura atualmente. Do enfrentamento destas questões o próprio processo de projeto pode beneficiar-se, nutrindo-se de novos dados e condicionantes que o enriqueçam e elevem o nível da produção edilícia. No contexto nacional especificamente, onde a urgência de suprimento das necessidades mais básicas, sobretudo na área social, coexiste com o desperdício e a improvisação no setor da construção, estudar como responder a essas questões passa a ser crucial para o bom desenvolvimento do setor da construção civil. Os possíveis benefícios alcançados na área da construção certamente têm um amplo alcance, inclusive social. Partindo da constatação de que o tema da construção sustentável ainda se mostra incipiente na prática construtiva no contexto brasileiro, é proposta neste trabalho a análise da conjuntura do setor da construção civil no Brasil, das ferramentas e instrumentos existentes, voltados direta ou indiretamente à implementação de práticas mais sustentáveis na fase de projeto, considerada neste trabalho como elo fundamental de toda cadeia produtiva de edifícios. Assim, o objetivo deste trabalho é sistematizar as informações levantadas, compondo um estado da arte das questões ligadas à construção sustentável no Brasil, identificando possíveis gargalos durante a concepção do projeto e estabelecer possíveis referências para a implementação do conceito na cultura construtiva. As referências estruturam-se em experiências internacionais, referências normativas ou relativas à certificação, referências sobre a produção dos principais materiais de construção no Brasil e referências de experiências práticas realizadas recentemente no mercado nacional. Através do estudo destas diversas referências levantadas, as diferenças entre a dinâmica da cadeia da construção civil em países onde o tema da sustentabilidade se encontra em pleno desenvolvimento e a realidade brasileira se torna clara. Os resultados revelam um problema conjuntural no contexto brasileiro, marcado principalmente pela ausência dos setores governamentais na composição da cadeia da construção de maneira efetiva, seja na liderança das discussões, através do estabelecimento de planos e metas aos outros agentes, seja na criação de demanda, elevando os padrões de qualidade na produção de edifícios. Esta ausência governamental deixa espaço para respostas a curto prazo à nova demanda propostas pelo próprio mercado da construção, pela iniciativa algumas vezes isolada de profissionais e empresas, sem um planejamento efetivo para o desenvolvimento do setor na direção de uma forma mais sustentável de construir.<br>Questions about sustainable construction have been showing themselves of great importance among the various considerations needed by the architecture field nowadays. From the confrontation of these questions the proper process of project can benefit, nourishing itself of new data and factors that enrich it and raise the level of the building production. In the national context specifically, where the urgency of supplying the most basic necessities, specially in the social area, coexists with wastefulness and improvisation in the construction sector, studying how to answer these questions becomes crucial to the good development of the civil construction sector. The possible benefits reached in the construction area certainly have an ample reach, including the social one. From the evidence that the sustainable construction subject still reveals itself incipient in the brazilian´s constructive practice context, it is proposed in this work the analysis of the civil construction sector´s conjuncture in Brazil, of the tools and existing instruments, directly or indirectly related to the implementation of more sustainable practices in the phase of project, considered in this work as the basic link of the whole productive chain of buildings. Thus, the objective of this work is to systematize the gathered information, composing a state of the art of the questions related to the sustainable construction in Brazil, identifying possible problems during the conception of the project, and to establish possible references to the implementation of the concept in the constructive culture. The references are structured in international experiences, normative or certification related references, references about the production of Brazil´s main construction materials, and references of practical experiences recently made in the national market. Through the study of these various raised references, the differences between the dynamics of the civil construction chain in countries where the subject of sustainabilty finds itself in full development and the Brazilian reality become clear. The results disclose a conjuncture problem in the Brazilian context, mainly marked by the absence of the governmental sectors in the composition of the construction chain in a effective way, either in the leadership of the discussions, by the establishment of plans and goals to the other agents, either in the creation of demand, raising the quality standards in the production of buildings. This governmental absence leaves a space for short-term answers to the new demand proposed by the construction market itself, by the some times isolated initiative of professionals and companies, lacking an effective planning for the sector´s development in the direction of a more sustainable way to construct.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brant, Juliano Nemer Caldeira. "A construção social do campo da arquitetura moderna em Belo Horizonte." Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-979J2P.

Full text
Abstract:
This work approaches the history of the modern architectural field constitution in Belo Horizonte, seeking to evidence that it happened because of an ample social project, with roots even before the construction of the city, in the academic, cultural and social formation of its idealist. For the elaboration of the dissertation, a bibliographic and documental research was carried out, looking for relevant data in order to understand this process. The reflections on the historical data have support on the concepts and theories of the French sociologist Pierre Bourdieu- particularly habitus, field and capital and symbolic power and in the interpretation of those concepts and theories directed to the architectural field by the architect and sociologist Garry Stevens. The approach comprise the period between the beginning of the citys foundation until the creation of the School of Architecture of Minas Gerais, in the decade of 1930 and the consolidation of the modern architecture field in that school. In order to do so, initially the civil construction field was analyzed in the first years of the capital, the ideology a actuation of the modernist intellectuals in Belo Horizonte during this period, as well as their connection with the vanguard of the Paulista (from the state of São Paulo) Modernism. Discussing then the participation of Mineiros (from the State of Minas Gerais) intellectuals in the Ministry of Education and Health lead by Gustavo Capanema in the New State. The dispute over the conception of that institutions building, that came to be the architectural landmark of the Brazilians modernism, is understood as competition for symbolic capital,particularly considering the actions of the French-Swiss architect Le Corbusier in this context and his relationship with modernist Brazilian architects. Finally, the history of the architectural modernism consolidation in Belo Horizonte is approached from the foundation of the School of Architecture, going through the production of this school in the early decades, until the work of architect mineiro (from the State of Minas Gerais) Sylvio de Vasconcellos and his engagement in the modernism legitimization, which can be seen in texts published in the newspaper Estado de Minas and assembled in the book Notions of Architecture, 1962.<br>Este trabalho aborda a história da constituição do campo arquitetônico moderno em Belo Horizonte, procurando evidenciar que ela ocorreu a partir de um processo social amplo, cujas raízes se encontram antes mesmo da construção da cidade, na formação acadêmica, cultura e social de seus idealizadores. Para a elaboração da dissertação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental em busca de dados relevantes à compreensão desse processo. As reflexões acerca dos dados históricos apoiam-se em conceitos e teorias do sociólogo francês Pierre Bourdieu particularmente habitus, campo e capital e poder simbólico e na interpretação desses conceitos e teorias para o campo arquitetônico pelo arquiteto e sociólogo Garry Stevens. A abordagem abrange o período entre o início do processo de fundação da cidade até a criação da Escola de Arquitetura de Minas Gerais, na década de 1930 e a consolidação do campo da arquitetura moderna nessa Escola. Para tanto, analisam-se inicialmente o campo da construção civil nos primeiros anos da capital, o ideário e a atuação dos intelectuais modernistas de Belo Horizonte nesse período, bem como suas conexões com a vanguarda do modernismo paulista. Em seguida, discute-se a participação dos intelectuais mineiros no Ministério da Educação e Saúde liderado por Gustavo Capanema, no Estado Novo. A disputa pela concepção do edifício dessa instituição, que veio a se tornar o marco arquitetônico do modernismo brasileiro, é compreendida como disputa por capital simbólico, considerando-se particularmente a atuação do arquiteto franco-suíço Le Corbusier nesse contexto e sua relação com os arquitetos modernistas brasileiros. Finalmente, a história da consolidação do modernismo arquitetônico em Belo Horizonte é abordada a partir da fundação da Escola de Arquitetura, passando pela produção dessa Escola nas primeiras décadas, até a atuação do arquiteto mineiro Sylvio de Vasconcellos e seu engajamento na legitimação do modernismo em texto publicado no jornal Estado de Minas e reunidos no livro Noções de Arquitetura em 1962.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pérez, Juan Trabucco. "Mario Roberto Álvarez, obra arquitetônica e teoria do projeto." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/13172.

Full text
Abstract:
Na seguinte dissertação é desenvolvida uma aproximação à obra de Mario Roberto Álvarez parcializada em função de suas edificações de densidade em altura em Buenos Aires e limitada a um tipo de explicação projetual baseada na hipótese de que a produção desenvolvida por Álvarez, por sua extensão e transcendência, é capaz de aportar um conhecimento do projeto arquitetônico vital para entender o desenvolvimento da arquitetura moderna, sua relação com a cidade e sua vigência como uma arquitetura importante para o presente. O trabalho dedica as primeiras páginas ao desenvolvimento e exposição de uma metodologia de investigação do projeto e à apresentação do arquiteto em questão e sua obra dentro do contexto histórico e cultural em que se acha inserta. A partir do terceiro capítulo se estabelece uma seleção de suas obras mais significativas para esta aproximação, são analisadas uma por uma e se desenvolve uma reflexão teórica de caráter geral e relacional entre todas elas. Para o desenvolvimento da análise e das reflexões foi utilizado, como ferramenta de conhecimento, o próprio sistema de projeto, buscando estabelecer um conhecimento que surja a partir do diálogo permanente entre projeto e pensamento. Finalmente, o trabalho foi julgado como uma aproximação inicial a um campo de reflexão teórica do projeto, ligado à realidade da arquitetura moderna latinoamericana e, em particular, à experiência desenvolvida na Argentina.<br>In the following dissertation there is a development of an approach to Mario Roberto Álvarez' work partialized in relation to its buildings of density in height in Buenos Aires and delimited to an explanation from the projection point of view. This explanation is based on the hypothesis that the production developed by Álvarez, for its extension and transcendence, is capable of providing knowledge about the architectonic project, vital to understand the development of modern architecture, its relationship with the city and its validity as a major architecture for the present. The work dedicates its first pages to the development and statement of the project research methodology and to the introduction of the architect in question and his work within the historical and cultural context in which it is inserted. From the third chapter on, there is a selection of his most significant works for this approach, they are analyzed one by one and there is a development of a theoretical meditation of a general and a relational character, among all of them. For the analysis and meditation development, the knowledge tool used was the project system itself, looking for the setting up of knowledge arising from the permanent dialogue between project and thoughts. Finally, the work is assessed as an initial approach to a field of theoretical thought of the project connected to the reality of Latin American modern architecture and in particular, the experience developed in Argentina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Arquitetura moderna (projeto e construção)"

1

Camargo, Artigas Rosa, ed. Paulo Mendes da Rocha: Projetos 1957-1999. 3rd ed. Cosac & Naify, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Camargo, Artigas Rosa, ed. Paulo Mendes da Rocha: Projetos, 1999-2006. CosacNaify, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha, Paulo Mendes da, 1928-, ed. Paulo Mendes da Rocha: Enter ideas y dibujos. Ediciones UNL, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Catherine, Otondo, and Gouvêa José Paulo, eds. Paulo Mendes da Rocha. Fundación Arquitectura Contemporánea, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Otondo, Catherine, and Lito Mendes da Rocha. Paulo Mendes da Rocha: Casa Butantã. Ubu, 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, ed. Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro: Arquitetura e construção. Cobogó, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo (6th : 2005 : São Paulo, Brazil), ed. Icaro de Castro Mello: Principais projetos = main projects. J.J. Carol Editora, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

1964-, Nobre Ana Luiza, Milheiro Ana Vaz 1968-, and Wisnik Guilherme, eds. Coletivo: Arquitetura paulista contemporânea. Cosac Naify, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Canizares, Ana G. 150 Best House Ideas. Collins Design, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Urban design: Accessible and sustainable architecture = accesibilidad y sostenibilidad. Instituto Monsa de Ediciones, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Arquitetura moderna (projeto e construção)"

1

Silva, Hilquias de Castro Feitosa da, and Hermes da Fonseca Neto. "ARQUITETURA MODERNA DO SÉCULO XX, EM SÃO LUÍS: IDENTIFICAÇÃO; MAPEAMENTO E ANÁLISE TIPOLÓGICA DOS PROJETOS COMERCIAIS, REALIZADOS PELO ARQUITETO CARLOS ALBERTO BRAGA DINIZ." In Arquitetura e urbanismo: Construção e modelagem do ambiente 2. Atena Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9632322031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Albuquerque, Ciro Férrer Herbster, and Teresa Patrícia Fernandes Ribeiro. "ARQUITETURA, NEUROCIÊNCIA E SAÚDE MENTAL: A INFLUÊNCIA DO DESIGN SALUTOGÊNICO NO AMBIENTE DE TRABALHO EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL." In Acessibilidade e perspectiva de projeto: aspecto da construção urbana. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240616770.

Full text
Abstract:
O Estádio Municipal de Braga, intitulado de Braga Sporting Stadium Club, transcende o seu papel de arena esportiva, compondo um símbolo de paixão, história e comunhão para a comunidade de Braga, Portugal. O presente estudo objetiva explorar a aplicação da neurociência aplicada à arquitetura na influência dos espaços físicos sobre as respostas emocionais e cerebrais dos indivíduos, com foco particular na saúde mental em ambientes de trabalho. Utilizando uma metodologia de revisão bibliográfica interdisciplinar seguida do estudo de caso do Braga Stadium, a pesquisa analisa como os elementos arquitetônicos dos ambientes de trabalho dos estádios de futebol influenciam o bem-estar e a eficiência dos trabalhadores. Evidências científicas revelam que a arquitetura influencia significativamente as emoções dos torcedores, promovendo um senso de pertencimento e envolvimento, enquanto, no contexto laboral, o design salutogênico adequado pode mitigar os índices de estresse crônico e alavancar a satisfação interpessoal dos trabalhadores. A análise qualitativa, que considera aspectos históricos, funcionais, estruturais e fotográficos do Braga Stadium, busca identificar o que torna um ambiente de trabalho saudável em contraste com um prejudicial aos ocupantes. Os resultados mostram que a neurociência aplicada à arquitetura pode melhorar substancialmente a saúde mental dos usuários do estádio, beneficiando funcionários e enriquecendo a experiência geral. A conclusão sugere que, embora o projeto tenha recebido o Prêmio Pritzker em 2011, as necessidades biopsicossociais dos trabalhadores podem não ter sido plenamente contempladas, apontando para a importância de futuras investigações no campo da arquitetura e bem-estar dos trabalhadores em estádios de futebol em prol da saúde dos ocupantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lago, Reygner Renovato do, and Felipe da Cruz Dias. "Construção em contêiner no Projeto Minha Casa Minha Vida." In Arquitetura e Engenharia Civil contemporânea: inovação, tecnologia e sustentabilidade 2. AYA Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.47573/aya.5379.2.61.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tomaz, Bruna de Campos Silva, Carla Gabriela Wünsch, Pâmela Ketleen de Almeida e. Silva, Jéssica Cavalcante da Rocha, and Pâmela Juara Mendes de Oliveira. "EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR." In Enfermagem Moderna: Bases de Rigor Técnico e Científico. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7981905069.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

L GROTTI, GIANE, ADRIANA RAMOS DOS SANTOS, and LETÍCIA MENDONÇA LOPES RIBEIRO. "EDUCAÇÃO E MODERNIDADE: O PROJETO CIVILIZADOR DA ESCOLA MODERNA." In Escola em tempos de conexões - Volume 02. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.02.035.

Full text
Abstract:
O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE MODERNIDADE E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA BRASILEIRA MODERNA. APRESENTA OS VIESES QUE AJUDARAM A CONSTRUIR UMA PROPOSTA DE UMA ESCOLA MODERNA, TRAÇANDO UM PERFIL DE ALUNO PARA OCUPAR ESTE LUGAR. O ESTUDO APOIOU-SE TEORICAMENTE EM AUTORES COMO, FER (1998), LAHUERTA (1997), ARGAN (1992), PARA TRATAR DOS CONCEITOS RELATIVOS A MODERNIDADE, MODERNO, MODERNIZAÇÃO. SOBRE EDUCAÇÃO, O TRABALHO ESTÁ ANCORADO EM AUTORES COMO VIDAL E NUNES (2000), KUHLMANN (2004) DENTRE OUTROS. METODOLOGICAMENTE CARACTERIZA-SE EM UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONFORME DESCREVEM LüDKE E ANDRÉ (1986), CHIZOTTI (2005) E SEVERINO (2016). OS RESULTADOS APONTAM QUE O PROJETO CIVILIZADOR INSTAURADO NOS ANOS DE 1920 A 1940, NO BRASIL, PRESCREVEU UMA SÉRIE DE AÇÕES QUE MOBILIZARAM TODO O FAZER PEDAGÓGICO DISCIPLINADOR, PERMEADO DE MEDIDAS EUGÊNICAS E MÉDICO-HIGIENISTAS, COMO JUSTIFICATIVA PARA SE ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO MODERNA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Magali. "A Associação Rural de Bagé (1939): patrimônio da arquitetura moderna bajeense." In Patrimônio Cultural: simbolismos, intertextualidades e polifonias. Editora Vecher, 2021. http://dx.doi.org/10.47585/9786599324215.4.

Full text
Abstract:
O trabalho refere-se a um estudo analítico dos Pórtico de Acesso, Sede Social e Tribunas da Associação Rural de Bagé-RS, implantados no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães, projeto do engenheiro porto-alegrense Carlos Machado Moreira, com base na dissertação de mestrado da autora “Arquitetura Bajeense - o delinear da modernidade: 1930-1970”. Moreira, desenvolvendo sua obra em uma gama diversa de estéticas, o que era comum à época - década de 1940, projeta os exemplares como manifestações do estilo protomoderno, com elementos do art déco, estratégias compositivas que transferem às mesmas um caráter apropriado. Os prédios, condicionados à preservação plena dos seus elementos construídos - interna e externamente, alinham- se temporalmente às estéticas praticadas no Rio Grande do Sul e estão incluídos no conjunto de exemplares inventariados pelos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico bajeense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Castro, Adriana Petito de A. Silva, and Gustavo Masteguin Carmelossi. "PROPOSTA DE HELIODON ALTERNATIVO PARA GRADUANDOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO – PROJETO E ESTUDO EM MAQUETES." In Qualidade e Sustentabilidade na Construção Civil. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210805851.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Victorio, Evandra Ramos, and Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski. "ANÁLISE GRÁFICA EM ARQUITETURA PARA APOIO AO PROCESSO DE PROJETO NAS QUESTÕES DE CIRCULAÇÃO." In A Construção Civil: em uma perspectivas econômica, ambiental e social. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210303653.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cabral, Ana Rosa Sales. "PDCA NO MUNDO DA EDUCAÇÃO: PDCA E A RELAÇÃO COM O PPP." In Pesquisas Contemporâneas na Educação Moderna - Volume 3. MultiAtual, 2025. https://doi.org/10.29327/5490484.1-7.

Full text
Abstract:
A escola deve estar preparada para apresentar bons resultados educacionais. Considerando esta premissa o contexto deste estudo, perpassa pela utilização do PDCA na gestão escolar como elemento facilitador dos processos educacionais aliado ao PPP- Projeto Político Pedagógico da Escola. Os desafios educacionais são diários e devem considerar um processo contínuo de planejar, executar, revisar e avaliar a prática. É nesta perspectiva que o delinear deste texto se desenvolve, considerando os processos e dimensões da gestão escolar na construção da educação de qualidade. As exigências, na apresentação de resultados satisfatórios dos processos escolares, tornam imprescindível a condução de ações eficazes na instituição escolar. Assim, a escola deve estar em sintonia com o mundo globalizado e acompanhar os avanços científicos tecnológicos, os quais são necessidades emergentes e indispensáveis às atuais e futuras gerações. Assim destacamos que administrar os processos educacionais aliados aos objetivos da instituição requer o desenvolvimento de processos administrativos bem definidos o que nos leva a referenciar o uso do PDCA na educação com o objetivo de auxiliar as instituições escolares na melhoria do desempenho educacional. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Assim consideramos relevante o uso do PDCA na gestão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SOUZA DOS SANTOS, MARIA, SANDRA CANAL, and ANDREIA MENDES DOS SANTOS. "LABINF NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE VIVENCIAR A INFÂNCIA." In "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna.". Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/v.cintedi.2024.04.022.

Full text
Abstract:
O presente estudo descreve a criação do projeto "LabInf na Escola", atuando em diversos ambientes escolares de educação infantil, fortalecendo a experiência na infância e enaltecendo as vivências infantis. Este projeto adota uma abordagem metodológica que integra a contação de histórias e brincadeiras. A contação de histórias é destacada como uma ferramenta fundamental para explorar diferentes papéis e cenários, não apenas incentivando a leitura, mas também estimulando a imaginação das crianças, possibilitando que elas expressem suas ideias livremente e de forma segura. O estudo segue uma abordagem qualitativa e adota a metodologia da pesquisa-ação, destacando a participação ativa tanto das pesquisadoras quanto das crianças envolvidas. O projeto foi implantado em uma escola municipal em Porto Alegre, contemplando turmas da educação infantil. Como resultado, foi observado um entusiasmo por parte das crianças ao participarem das atividades, destacando-se níveis significativos de atenção, curiosidade e envolvimento ativo. Esse engajamento demonstra a eficácia do projeto em estimular o interesse das crianças e promover sua participação ativa nas atividades propostas. Essas descobertas destacam a importância de dar continuidade ao projeto, proporcionando a outras crianças a oportunidade de desenvolver habilidades sociais fundamentais, tais como empatia e cooperação, por meio de experiências enriquecedoras durante a infância. Isso não apenas promoverá o crescimento individual das crianças envolvidas, mas também contribuirá para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e colaborativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Arquitetura moderna (projeto e construção)"

1

Otranto, Rafael Barbosa, Otto Araujo Nielsen, Alexandre Justino Omine Fernandes, Rebeca Viana Alencar Rodrigues Moura, Giuseppe Miceli Junior, and Cicero Roberto Garcez. "Modelo federado BIM: proposta de processo e estudos de caso." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.6037.

Full text
Abstract:
O Setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) é essencial para o desenvolvimento da sociedade moderna, mas tem enfrentado uma queda de produtividade devido a processos fragmentados e produtos cada vez mais complexos. A metodologia BIM (Building Information Modeling) é vista como uma força transformadora capaz de melhorar a eficiência, a produtividade e os prazos na indústria. Este artigo explora os fundamentos da criação de Modelos Federados e propõe um modelo de processo inovador que utiliza diagramas SysML para mapear requisitos e processos. A proposta é validada através de dois estudos de caso envolvendo projetos de construção de diferentes usos. Os resultados mostram que a simplificação do processo de projeto reduz significativamente erros e retrabalhos, economiza tempo e recursos e melhora a qualidade das construções. Conclui-se que o uso de SysML no desenvolvimento de Modelos Federados em BIM aprimora a coordenação multidisciplinar e a eficiência dos projetos no setor AECO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Schüssler, Karina Rossana Menezes, Alexandre Márcio Toledo, and Morgana Maria Pitta Duarte Cavalcante. "Arquitetura na era da digital." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.5898.

Full text
Abstract:
A Arquitetura Digital (AD) provocou uma revolução no processo de projeto arquitetônico, ao possibilitar maior controle do processo e expansão dos limites formais e conceituais das propostas projetuais. E, embora sua prática seja amplamente utilizada no campo da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), sua teoria ainda se encontra em formação, devido, em parte, à evolução constante das tecnologias digitais. Paralelamente, a análise de projeto, que avalia forma, conceito, função, viabilidade, dentre outros atributos das obras arquitetônicas, ainda está se adaptando à realidade digital. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar aspectos da AD e do projeto digital que se adequem à elaboração de um repertório de análise de projeto da arquitetura concebida em meio digital. Para tanto utilizou-se como metodologia uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) de análise de projeto e da arquitetura digital, obtendo-se como resultados um resumo dos processos de criação de formas, a categorização dos modelos digitais de projeto e um modelo de análise para obras da AD, contribuindo para a construção de uma avaliação mais efetiva dos projetos da era digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo, Clara Troia Homem de. "AUTORIA E COLABORAÇÃO: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE MULHERES E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA." In Anais do ArquiMemória 6: Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado. Even3, 2024. https://doi.org/10.29327/1502071.2024-1.

Full text
Abstract:
A ideia de autoria, estruturante no cânone da arquitetura moderna brasileira, e a de colaboração são elementos fundamentais para compreender a profissionalização de arquitetas mulheres em meados do século XX. Com um recorte principalmente da atuação de mulheres e de difusão arquitetônica no sudeste, em meados do século XX, a partir da análise de instituições e meios de difusão arquitetônica verifica-se que a elaboração da historiografia oficial da arquitetura reforça a idealização da autoria única, tendendo à invisibilidade de personagens e agentes da conformação espacial e urbana, entre eles as mulheres. O cruzamento de tais documentos com o levantamento da trajetória profissional de mulheres formadas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo entre 1952 e 1971 - correspondendo à primeira turma discente formada e ao ano de reforma curricular do curso - permite associações entre o modelo de produção da arquitetura moderna, seus instrumentos de construção de memória e a profissionalização de arquitetos e arquitetas. Mobilizar a categoria do gênero, neste contexto, corresponde a questionar os discursos normativos e trazer para a pauta novas categorias de análise e de tipologias documentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Neutzling, Roberto Miller, Arthur Rocha de Carvalho, André Luiz Debiásio, Sérgio Fernando Tavares, and Márcio José Sorgato. "Avaliação de sustentabilidade em projetos de arquitetura." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.6305.

Full text
Abstract:
A crescente demanda por edificações sustentáveis ​​tem redefinido projetos de espaços públicos e privados, especialmente aqueles que se destacam como ícones na paisagem urbana. Este trabalho apresenta uma análise dos centros educacionais Farol do Saber da prefeitura de Curitiba, com o objetivo geral de avaliar suas características construtivas e propor alternativas de uso de materiais e sistemas construtivos mais sustentáveis. A necessidade de minimizar os impactos ambientais gerados pela construção civil evidencia a importância da aplicação da metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Nesse contexto, o Building Information Modeling (BIM) surge como importante ferramenta para a avaliação dos parâmetros de sustentabilidade de um projeto de engenharia. O projeto original dos centros educacionais foi redesenhado, substituindo a estrutura atual em aço e alvenaria por estrutura em madeira engenheirada, paredes wood frame, e uma cobertura de telha cerâmica colonial por telha termoacústica. O processo de reavaliação demonstrou um potencial de redução do potencial de aquecimento global (kg CO2) de 64% realizando o estudo de substituição de materiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Groetelaars, Natalie Johanna, Érica de Sousa Checcucci, Fabiano Mikalauskas de Souza Nogueira, Ana Paula Carvalho Pereira, and Lorena Claudia de Souza Moreira. "Estruturação de disciplinas sobre meios de representação e tecnologias digitais em Arquitetura e Urbanismo." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.5832.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma proposta de estruturação e integração de disciplinas sobre desenho, meios de representação e tecnologias digitais, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Essa proposta, realizada por meio de intervenções do projeto Célula BIM e adotando o método da pesquisa-ação, apresenta conteúdos, ferramentas e metodologias propostas para as disciplinas Expressão Gráfica 1 e 2, Desenho e Meios de Representação em Projeto, e Tecnologias Digitais Aplicadas 1 e 2. O objetivo é promover uma sequência e aprofundamento dos conteúdos relacionados a diferentes formas de concepção e representação do projeto de arquitetura, envolvendo diversas atividades associadas à Modelagem da Informação da Construção (BIM). Entende-se que a proposta apresentada possibilita enriquecer a formação em Arquitetura e Urbanismo, ao proporcionar uma visão abrangente e crítica de diversas ferramentas e métodos de trabalho a serem adotados desde o início curso, com foco no conhecimento crescente das tecnologias digitais, especialmente do BIM, em consonância com o contexto contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tridapalli, Olana, Matheus Frederico Ferreira Henckmaier, and Maria Helena Tomoscko. "Impacto das imagens geradas por IA para o projeto de arquitetura e possíveis métodos construtivos." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.6164.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o potencial da inteligência artificial na criação de imagens para referências de projetos arquitetônicos e possíveis impactos na construção. A metodologia envolveu uma busca de imagens no Instagram usando a hashtag #aiarchitecture. Foram realizadas 8 amostragens, totalizando 100 imagens coletadas e analisadas. A análise identificou padrões estéticos, formais e construtivos. Os resultados mostram uma predominância de formas orgânicas e o uso de materiais convencionais, como concreto e vidro, sugerindo uma preferência por uma estética fluída e natural em contraste com formas retas. Nos métodos construtivos há uma forte inclinação por técnicas contemporâneas, como pré-moldados e concreto armado, valorizados por sua rapidez e eficiência. Além disso, observa-se uma crescente adoção de métodos inovadores, como a impressão 3D, que permite a criação de formas complexas e personalizadas, difíceis de alcançar com técnicas convencionais. Este avanço tecnológico aponta para uma transformação no processo de desenho arquitetônico, onde a geração de imagens a partir de texto pode aumentar significativamente a criatividade e a representação visual dos projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Viana, Paloma da Silva, and Anderson Buss Woelffel. "Desenvolvimento de aplicativo para certificações ambientais na construção civil." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.6116.

Full text
Abstract:
A indústria da construção civil é reconhecida como um dos principais contribuintes para a degradação ambiental. Os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida de uma edificação são significativos, representando um desafio para tornar o setor mais sustentável. O uso de certificações ambientais, como LEED, AQUA e Casa Azul + Caixa, tem sido destacado como uma estratégia eficiente para mitigar os impactos ambientais associados à construção civil. Para tornar essas certificações mais acessíveis e compreensíveis para profissionais de arquitetura e engenharia, bem como para promover a adoção de práticas sustentáveis na indústria, propõe-se o desenvolvimento de um aplicativo para celular. Este aplicativo não apenas fornecerá informações sobre os critérios e requisitos das certificações ambientais, mas também auxiliará na etapa de projeto arquitetônico, visando tornar os projetos mais sustentáveis. Acredita-se que essa iniciativa não apenas contribuirá para a disseminação e ampliação do uso das certificações ambientais na construção civil, mas também poderá trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais significativos para a indústria e a sociedade como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Lorena Claudia de Souza, and Carine de Menezes Rebello. "Explorando BIM e realidade mista: tendências e aplicações na indústria da construção." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.5937.

Full text
Abstract:
A Modelagem da informação da construção (BIM) tem desempenhado um papel transformador na indústria da construção, impulsionando vários aspectos desse campo, especialmente a inovação e a competitividade. A integração da Realidade mista (RM), que combina a Realidade virtual (RV) e a Realidade aumentada (RA), com o BIM, destaca-se como uma abordagem interdisciplinar que melhora a compreensão dos processos de projeto e construção. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica das pesquisas envolvendo BIM e realidade mista (incluindo RA e RV), no contexto da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), proporcionando um direcionamento para o setor. O método empregado foi a bibliometria integrada a uma revisão bibliográfica. As contribuições explanam indicadores sobre a adoção e aplicação de BIM e realidade mista no domínio da AEC. Estes indicadores incluem dados de publicações por ano e por país, periódico mais citado, análises sobre a tecnologia empregada e identificação de tendências de crescimento, bem como das áreas de aplicação alinhadas aos usos do BIM, que se beneficiam da integração de BIM com a RM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Camila Cunha de, and Mônica Santos Salgado. "Ensino de graduação em arquitetura e a participação dos discentes na disseminação do BIM." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.6143.

Full text
Abstract:
A crescente complexidade do setor AECO (arquitetura, engenharia, construção e operação) contribui para a busca pela eficiência no processo de projeto e o BIM (Building Information Modeling) tem papel fundamental ao permitir que, os escritórios de arquitetura trabalhem de forma colaborativa desenvolvendo projetos integrados. Entende-se que é necessária a integração do BIM nos currículos dos cursos de graduação em arquitetura. Nesse sentido, observam-se ações dos docentes no desenvolvimento de pesquisas e experiências didáticas incorporando BIM em suas aulas. Paralelamente, observa-se um movimento espontâneo dos estudantes dos cursos de graduação para integrar a metodologia ao processo de aprendizagem. Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo identificar e avaliar a efetividade de ações promovidas por estudantes de arquitetura e engenharia civil para disseminação do BIM nos cursos de graduação. O método adotado foi a pesquisa exploratória principalmente nos anais dos eventos relacionados ao tema. Considerando as demandas do mercado de arquitetura e as competências que devem ser desenvolvidas para o trabalho em BIM, o escopo das iniciativas indicou que o foco das ações discentes está basicamente no treinamento em software, enquanto habilidades de colaboração, comunicação e coordenação ainda são pouco exploradas, indicando oportunidades de melhoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Lara Monalisa Alves dos, Matheus Gregorio Kaminski, Bruno Moraes Guimarães, and Vanda Alice Garcia Zanoni. "Aspectos da conservação e da manutenção do sistema de cobertura plana do ICC." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.5707.

Full text
Abstract:
A cobertura plana do Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília constitui-se como o elemento integrador da unidade volumétrica do edifício, influência dos grandes planos horizontais na arquitetura moderna. Neste artigo, discute-se o potencial de uso da cobertura para a instalação de novos equipamentos e os possíveis impactos dessas interferências nos elementos da cobertura e suas interfaces, considerando diferentes demandas de manutenção e vida útil. O levantamento documental permitiu acesso aos projetos originais. Além disso, utilizou-se o drone para a inspeção predial e aquisição de imagens. Embora alguns equipamentos sempre estivessem presentes na cobertura do ICC, essas instalações geram fragilidades nas interfaces entre os diferentes elementos construtivos. A pesquisa identificou manifestações patológicas em regiões e pontos críticos que aceleram a degradação do sistema construtivo, além daquelas ações de manutenção incompatíveis com a conservação e durabilidade da cobertura. Busca-se contribuir com reflexões e diretrizes para a renovação e a gestão da manutenção do edifício. A demanda crescente por sistemas de climatização e geração de energia, por exemplo, requerem instalações adequadas, planejadas e projetadas levando-se em consideração as características da edificação, no entanto, sem afetar, principalmente, a cobertura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!