To see the other types of publications on this topic, follow the link: Arquitetura moderna (projeto e construção).

Journal articles on the topic 'Arquitetura moderna (projeto e construção)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Arquitetura moderna (projeto e construção).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Chaves, Celma, Bernadeth Beltrão, and Rebeca Dias. "Historiografia digital da Arquitetura Moderna em Belém [PA]." Labor e Engenho 15 (December 28, 2021): e021022. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v15i00.8665945.

Full text
Abstract:
O “Morar Moderno” é um projeto desenvolvido por meio da Lei Federal nº 14.017/20, do Edital Patrimônio Cultural Material – Lei Aldir Blanc Pará 2020, e desenvolvido pelo Coletivo Cultura Arquitetônica, Amazônia e Modernidade (CAAM). Neste artigo, será explorada uma estratégia de educação patrimonial que vise a divulgação e reconhecimento da arquitetura moderna residencial produzida em Belém e a criação de um website como resposta a essa necessidade, evidenciando suas etapas de desenvolvimento. Busca-se também examinar a trajetória tomada pela documentação e historiografia da arquitetura quando o debate orbita a construção e divulgação de acervos digitais, já que o “Morar Moderno” trata justamente de compilar, em uma página da web, os dados levantados pelo Laboratório de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (Lahca/UFPA) acerca da arquitetura residencial moderna produzida entre 1940 e 1980. O artigo atesta que a formalização de um projeto nesta temática visa criar condições para que a população conheça e reconheça o Patrimônio Moderno edificado em Belém e possa contribuir com práticas para preservá-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sgarbossa, Gabriela Kratsch. "arquitetura do Colégio Sant’Ana." arq.urb, no. 39 (December 17, 2024): 690. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi39.690.

Full text
Abstract:
A expressão da arquitetura neocolonial é desenvolvida no Brasil durante as primeiras décadas do século XX, como resposta à modernização da sociedade e valorização de uma identidade nacional. A linguagem foi adotada pela sociedade, assumindo importância na elaboração de projetos de arquitetura escolar, que reforçavam o ideal de desenvolvimento, mas de maneira conservadora. Desta maneira, o objetivo deste artigo é analisar o projeto do Colégio Sant’Ana, localizado em Ponta Grossa, que atende aos princípios da arquitetura neocolonial. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Georg Przyrembel, reconhecido por ser um dos dois arquitetos que expôs na Semana de Arte Moderna de 1922. O arquiteto elaborou muitos projetos para ordens religiosas, um deles o colégio citado. Assim, os métodos utilizados para esse trabalho se basearam no levantamento bibliográfico para construção de um referencial teórico e na análise de documentos, para identificação da arquitetura proposta por Przyrembel. Apesar de identificado como arquitetura neocolonial, o projeto possui elementos diluídos, próprios para uma arquitetura elaborada já no final da expressão e para uma cidade de pequeno porte no interior do estado. A linguagem adotada também se associa ao ideal cristão da congregação que contratou o projeto, demonstrando os ideais de ordem e disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castro gonsales, Celia helena, and Laura Baltar. "MUTAÇÕES NA VARANDA DA CASA BRASILEIRA – EXPLORAÇÕES TIPOLÓGICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 1, no. 3 (2017): 104–13. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2016v1n3id16611.

Full text
Abstract:
A varanda é um elemento tradicional na arquitetura brasileira e se configura como antessala de acesso, lugar aprazível de estar ou território de reunião. A varanda, como tantas “estruturas arquitetônicas elementares” semelhantes - stoas, pórticos, loggias -, interage com outras conformando diferentes “estruturas formais”. Este trabalho vai tratar especificamente de uma variação da varanda – que chamaremos “varanda conectora” - que aparecerá, a partir de um processo de mutações, tanto na casa moderna como na casa contemporânea brasileira e cuja raiz tipológica pode ser encontrada na casa tradicional. A partir da apreciação da varanda na casa tradicional e na arquitetura moderna, o estudo se desenvolve a partir de quatro exemplos: duas casas do período moderno e duas casas do período contemporâneo que deixam evidente o marco de modernidade de um espaço que se expande em direção à paisagem. Os procedimentos tipológicos de análise e projeto em arquitetura nos auxiliam nesta investigação mostrando-nos a possibilidade de reunião de projetos ou obras de arquitetura com uma estrutura formal ou forma-base em comum. A eficácia desse procedimento fica evidente na indicação que traz consigo de construção de “séries tipológicas”: conjunto de projetos que partem de uma mesma forma-base ou de uma mesma “estrutura arquitetônica elementar” que combinadas com outras estruturas sofrem processos de transformação conformando novas estruturas formais. Esse procedimento assume que o projeto sempre é concebido com base em um conhecimento arquitetônico construído a partir de uma série de obras precedentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Castor, Ricardo Silveira, Matheus Cruz, Thaiz Pessoa, and Gabriel Santos. "CUYABA GOLDEN HOTEL: Um projeto inacabado de modernidade." Revista Amazônia Moderna 2, no. 1 (2018): 62–83. http://dx.doi.org/10.20873/am2018_3b.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é reconhecer e analisar as qualidades históricas e arquitetônicas de um dos marcos da arquitetura moderna mato-grossense, o Cuyaba Golden Hotel, projetado em meados dos anos 1980 pelo escritório paulistano Botti Rubin, confrontando as prescrições do projeto original com seu conturbado e até hoje inacabado processo de execução. Busca-se esclarecer o potencial simbólico do prédio enquanto marco urbanístico da paisagem mais verticalizada, moderna e pujante da cidade de Cuiabá, definida pela avenida Historiador Rubens de Mendonça. Trata-se de um edifício de quinze andares estruturado em concreto armado cuja arquitetura assinala uma fase de transição da cultura arquitetônica mato-grossense e brasileira. O projeto original mescla preceitos do chamado brutalismo paulista a uma série de inovações plásticas e construtivas que marcaram os anos 1980 como um período de experimentações em torno das correntes hegemônicas da arquitetura moderna brasileira. O trabalho baseia-se em fontes primárias como as pranchas dos projetos originais e das reformas sofridas pelo mesmo durante a execução das obras. Recorreu-se ainda a entrevistas com os autores do projeto e outros profissionais envolvidos em sua construção. Espera-se, dessa forma, preencher uma lacuna na história da arquitetura moderna de Mato Grosso, ao favorecer o reconhecimento do caráter desbravador, tanto do projeto do hotel, quanto das frentes de colonização que indiretamente lhe deram origem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Carvalho, Igor Villares, and Nicole Ferrer. "Ensino de Diagramas para Projeto: Relato do ensino do método diagramático em projetos de arquitetura e design de interiores." Revista Geometria Gráfica 2, no. 1 (2018): 25. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2018.238465.

Full text
Abstract:
O aprendizado de projeto de arquitetura é um processo contínuo durante a formação do estudante. A utilização de meios de expressão gráfica, aliados ao estudo da plástica, são ferramentas que o professor tem para transmitir os métodos e conhecimentos necessários para a construção das habilidades projetuais do estudante. O uso de diagramas na arquitetura moderna e contemporânea apresenta-se como importante instrumento projetual, utilizado com bastante relevância desde os trabalhos da Bauhaus, nos anos 20, e ganhando considerável relevância nos anos 80 e 90 como definidores das ações de projeto. Neste contexto, o presente artigo apresenta a experiência, métodos de ensino e resultados obtidos pelos alunos do curso de extensão intitulado “Diagramas para projeto arquitetônico”, ministrado no Centro Universitário Brasileiro, em RecifePE. O artigo também discute as questões mais conflituosas no ensino de diagramas e seu papel como apoio ao ensino de projeto de arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Joana Mello de Carvalho e. "Um acervo, uma coleção e três problemas: a Coleção Jacques Pilon da Biblioteca da FAUUSP." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 24, no. 3 (2016): 45–70. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0302.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo examina a constituição do Acervo de Projetos de arquitetura da Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), o tratamento da Coleção Jacques Pilon e os rendimentos do projeto de arquitetura como fonte documental a partir de três questões interligadas: a constituição do campo arquitetônico no Brasil; a história de São Paulo e sua arquitetura; e a contribuição dos arquitetos estrangeiros para a construção da cidade entre 1930 e 1960. A partir da abordagem de novas e velhas fontes de pesquisa, procura-se articular a história da arquitetura com outros campos do conhecimento nem sempre a ela relacionados, mas que juntos podem contribuir para uma leitura mais complexa da produção arquitetônica e para os esforços de revisão da historiografia da arquitetura moderna no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pinto, Pedro Luz. "Álvaro Siza e a construção de uma Escola de Tendência." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 28, no. 52 (2021): e169804. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.psrevprogramapsgradarquiturbanfauusp.2021.169804.

Full text
Abstract:
O arquiteto português Álvaro Siza (1933) formou-se na “escola do Porto” entre 1949-1965. Em 1966, inicia carreira de docente na escola. Desempenharia um papel fundamental na reputação da escola e testemunhou, como aluno e como educador, mudanças cruciais no ensino da arquitetura. Formou-se na transição do sistema “beaux-arts” para a forma “moderna” de ensino da arquitetura e, mais tarde, como docente, participou da passagem de escola a faculdade. Como professor e como projetista, foi um exemplo. Envolveu-se ativamente na luta e no debate pela autonomia curricular, pedagógica e disciplinar, da “escola” e da arquitetura. Em momentos-chave, deixou testemunho de posições desassombradas. Com a passagem de escola para faculdade desenharia, já em um período de grande reconhecimento internacional, as novas instalações, da agora Faculdade de Arquitetura, coroando um período de intenso envolvimento com a “escola”. Este artigo refaz o período de maior envolvimento de Siza na “escola do Porto”, entre 1966 e 1990, permitindo entender a sua participação na construção do projeto pedagógico da escola, assim como a sua posição e sua prática perante o ensino da arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cavalcante de Andrade, Julia. "Produção de uma capital moderna." Paranoá 17 (March 21, 2024): e45587. http://dx.doi.org/10.18830/1679-09442024v17e45587.

Full text
Abstract:
Partindo de um olhar sobre Brasília, uma capital brasileira que se apresenta moderna desde sua concepção, este artigo visa à compreensão de uma cidade cujo urbanismo, arquitetura e arte resultam de uma série de ideias, valores, discursos e vontades determinadas por grupos dominantes. Tendo como base Mario Pedrosa e Ferreira Gullar como figuras centrais para a construção de uma historiografia crítica de Brasilia, busca-se rediscutir o processo de concepção e representação da capital no período de sua construção e inauguração no campo da arquitetura e das artes plásticas. Assim observamos o quanto e em que aspectos a concepção da capital foi manuseada à vista de se atender ao “gosto do freguês”. Neste caso, considerada as proporções, ao gosto de numerosos e variados fregueses, como as pretensões do júri da comissão julgadora, as predisposições de JK, e principalmente, o gosto do olhar internacional. Uma revisita deste percurso leva à identificação de ambiguidades, lacunas e razões de concessões e demandas atendidas; apresentando como em meio à qualidade estética e conceitual da cidade havia também um terreno fértil em contradições decorrentes dos agenciamentos que a envolveram, em parte não condizentes ao próprio projeto de modernidade almejada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Banate, Samir Set El, and Manoel Lemes Da Silva Neto. "Entre intenções de projeto e conjuntura da cidade em cinco edifícios: MESP-RJ, MAM-RJ, FAU-USP, MUBE e MAM-SP." Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online) 15, no. 1 (2017): 125–36. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v15i1p125-136.

Full text
Abstract:
O artigo é uma reflexão sobre algumas obras da arquitetura brasileira e arelação desses edifícios com a cidade. O trabalho enfoca a metodologia deprojeto em que o edifício possui valor intrínseco e de interdependência com acidade, abordando a orientação crítico-teórica do período pela historiografia daarquitetura moderna brasileira. As análises dos projetos refletem a preocupaçãoda arquitetura enquanto metodologia para debater a cidade e as possibilidadesna construção dos espaços. As formas encontradas, alinhadas no debate,elucidam os desafios enfrentados e a investigação disciplinar para encontrarnovos caminhos valendo-se do entendimento histórico da arquitetura comoum processo cultural
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro, Paulo. "Entre a tradição e a modernidade." Revista de Morfologia Urbana 2, no. 2 (2017): 85–93. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v2i2.21.

Full text
Abstract:
Há em Lisboa poucos quarteirões com o seu interior aberto à cidade. Os existentes surgiram em torno de 1940, ano da Exposição do Mundo Português, o certame de afirmação do regime de ditadura e a marca, no tempo, da inflexão na política de modernidade da nação. É um ano importante para a arquitetura portuguesa porque significa o início de um novo ciclo após uma década de abertura do regime à construção de obras claramente referenciadas à arquitetura moderna que se fazia na Europa. Precisamente nesse ano, 1940, o arquiteto Maurício Trindade Chagas elabora o projeto para um quarteirão de habitação com esta particularidade moderna: o seu interior é acessível à utilização pública, é possível atravessá-lo através de um eixo longitudinal com vocação pedonal. Este quarteirão ergue-se em frente à Casa da Moeda, um edifício moderno, então recente, e de clara influência da arquitetura holandesa. Este artigo caracteriza a ambivalência conceptual do projeto: a linguagem do Estado Novo e a modernidade do tipo de quarteirão adotado. Para tal enquadram-se os acontecimentos no tempo e identificam-se os modelos de influência na concepção deste quarteirão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Leão, Leandro. "Um diplomata-curador para um palácio-museu." Revista ARA 6, no. 6 (2019): 195–228. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v6i6p195-228.

Full text
Abstract:
A relação entre a arte e arquitetura, a chamada síntese das artes, será uma das características da arquitetura moderna brasileira como elemento de projeto – materializado em painéis, murais esculturas e jardins – tanto no interior de edifícios quanto em suas fachadas e em espaços públicos. A cidade de Brasília tem na relação das obras de arte integradas uma tônica fundamental para a constituição da imagem da cidade. Ao se analisar a atuação dos artistas na construção da cidade de Brasília, a partir dos anos 1950, predomina a presença de obras a partir de um circuito de profissionais envolvidos bastante limitado, em relação direta ao meio de arquitetura moderna carioca, principalmente o de Oscar Niemeyer.
 É em contraposição a essa pretendida síntese das artes ancorada em um único grupo que surge o Palácio Itamaraty. A partir deste objeto peculiar, esta pesquisa irá debater a ação do diplomata Wladimir Murtinho e a escolha das obras de arte integradas no Palácio em Brasília, desafiando a visão dominante de um único movimento de arte e arquitetura representativos do moderno nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Nascimento, Flávia Brito do. "A restauração do Conjunto Residencial do Pedregulho: trajetória da arquitetura moderna e o desafio contemporâneo." Revista CPC, no. 22 (April 20, 2017): 138. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i22p138-175.

Full text
Abstract:
O Conjunto Residencial do Pedregulho, construído na década de 1940 pelo Departamento de Habitação Popular do Rio de Janeiro, é uma das obras mais emblemáticas da arquitetura moderna brasileira. De autoria de Affonso Eduardo Reidy, representa como o desafio de oferecer habitação social foi enfrentado no país. Constituído como unidade de vizinhança, foi projetado para ter todos os serviços adjacentes à moradia em um único quarteirão: edifícios residenciais, escola, ginásio, piscina, posto de saúde, lavanderia e mercado. Divulgado nas principais revistas internacionais de arquitetura e reconhecido como ícone desde sua construção até sua restauração nos anos 2000, teve uma trajetória conturbada. Sofrendo com a falta de verbas para a construção, levou muitos anos para ser concluído, e, mesmo assim, em caráter parcial. A ausência de manutenção levou ao rápido estado de degradação física de muitas das edificações que o compõe. Embora tombado nos níveis municipal e estadual, o processo e o projeto para sua restauração levou alguns anos para se concluir e impôs muitos desafios. Em 2000 começaram as tentativas de restauração deste bem cultural, que levou uma década para ser concluída. Em 2015 a restauração do “Bloco A” foi finalizada, uma inédita realização neste campo para a habitação popular. Dentre os inúmeros conjuntos residenciais construídos no Brasil e na América Latina, a restauração do Pedregulho tem caráter pioneiro. O presente trabalho pretende discutir a restauração do Conjunto Residencial Pedregulho à luz de sua história, de seu projeto e de seus moradores, buscando apresentar as opções adotadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Regina da Silva Carolino, Elis, Isabel Sobral de Abreu e Lima, Mirela Davi de Melo, Marjorie Maria Abreu Gomes de Farias, Emanoella Bella Sarmento Salgueiro Eliziário Matias, and Pollyanna Priscila de Souza Lima. "ARQUITETURA MODERNA DE CAJAZEIRAS: A OBRA DA ARQUITETA JOSETE CLAUDINO." Revista interdisciplinar em saúde 6, no. 3 (2019): 170–90. http://dx.doi.org/10.35621/23587490.v6.n3.p170-190.

Full text
Abstract:
RESUMO: O presente trabalho traça um perfil a ser utilizado como repertório para buscar a aproximação entre as obras da arquiteta Josete Claudino e as tendências modernistas divulgadas pelos principais arquitetos deste movimento. Sem intenção de desprezar a história da arquitetura moderna, mas atenta ao ponto principal desta pesquisa que são as características do movimento modernista no Brasil, com enfoque para a região nordeste, foi construída uma estrutura que parte dos pontos criados por Le Corbusier para a arquitetura moderna ideal. Seguindo uma conexão lógica entre o modernismo internacional até chegar a Cajazeiras, que é o local onde se localiza o objeto de estudo que foi utilizado para análise, percebeu-se, então, a necessidade de uma narrativa que contextualizou desde a chegada dessa escola arquitetônica ao país, com Gregory Warchavchik, passando pelas escolas paulistas e cariocas, adentrando na construção de Brasília apenas para manter a ordem cronológica. O fato que realmente esteve presente no fechamento desta sequência foi a vinda do arquiteto Acácio Gil Borsoi para Recife, e, em seguida, para Paraíba. Pela proximidade temporal e espacial, Gil Borsoi foi determinado como referência para as associações de suas obras, com as analisadas por esta pesquisa. Como resultado, os parâmetros foram elencados e separados por categorias, demonstrando, assim, através de redesenho e fotografias, a presença de características modernas nos projetos elaborados pela arquiteta Josete Claudino, na Cidade de Cajazeiras, Paraíba. Palavras chave: Arquitetura moderna. Modernismo. Cajazeiras. Josete Claudino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rego, Renato Leão, and Bruno Castilho Frazatto. "Variáveis projetuais e o fazer arquitetônico: dois projetos feitos e refeitos por Ícaro de Castro Mello | Design variables and the architectural task: two designs made and remade by Ícaro de Castro Mello." Oculum Ensaios 17 (September 28, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4555.

Full text
Abstract:
Como arquitetos estabelecem sua estratégia proje­tual? Em que medida fatores externos pesam nas decisões relacionadas ao fazer arquitetônico? Para responder a essas questões, este artigo recorre a um múltiplo estudo de caso e aproxima dois projetos arquitetônicos elaborados pelo mesmo arquiteto, Ícaro de Castro Mello, que acabaram substituídos por versões diferentes também concebidas por ele. Com foco no método projetual, são apresentadas as duas propostas para o Country Club de Maringá (1958 e 1962) e para o Umuarama Country Club (1963 e 1969) e são investigados os motivos pelos quais as propostas iniciais foram refeitas, formal­mente simplificadas e numericamente reduzidas, valendo-se de técnicas construtivas, formas e mate­riais distintos. Enquanto a primeira versão era uma expressão da arquitetura filiada à plástica purista, a segunda refletiu a inflexão que se notou na arquitetura pós-Brasília, pautada pelas concepções estruturais e pela industrialização da construção. Ao considerar as variáveis envolvidas no projeto arquitetônico (entorno físico, acomodação funcio­nal, contexto social e simbolização cultural), este artigo expõe como elas foram articuladas no pro­cesso de projeto e influenciaram o resultado final, para além das afinidades estilísticas. Recorrendo a documentos originais e inéditos, ao redesenho dos projetos e à análise formal, este trabalho contribui para a história da arquitetura moderna no Brasil e incrementa o debate sobre metodologia de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Dudeque, Marco Cezar, and Silvana Weihermann. "Repertórios modernos." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 1, no. 3 (2017): 39–46. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2016v1n3id16610.

Full text
Abstract:
Elaborado para a disciplina de Estudos da forma, presente no 1º ano do curso de Arquitetura, este trabalho buscou colaborar com a construção de um repertório arquitetônico que servisse de base para a futura experimentação em projeto, a partir dos anos seguintes do curso. Foram elencados três arquitetos da primeira geração da arquitetura moderna, na seguinte ordem: Mies van der Rohe, Le Corbusier e Alvar Aalto. Tal sequência se justificou baseada no grau evolutivo de complexidade de linguagem de cada arquiteto. O trabalho se desenvolveu inicialmente com o estudo e a discussão sobre as obras de excelência de cada arquiteto em seminário. Posteriormente se deu a construção de maquetes de papelão que deveriam representar espaços de contemplação e passagem, sem uso específico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Catafesta, Manuela. "A modernidade da fábrica da Ford no Brasil." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 28, no. 53 (2021): e167644. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2021.167644.

Full text
Abstract:
Inúmeras foram as trocas entre o Brasil e os Estados Unidos na modernidade brasileira no século XX, muitas vezes desmerecidas em detrimento daquelas ocorridas com o continente europeu, e que neste artigo procuraremos dar espaço e buscar seu entendimento. Ao demonstrar que outras frentes de diálogo se consolidaram, os Estados Unidos tiveram um papel essencial justamente quando a arquitetura moderna brasileira se iniciava, a partir da década de 1920. A primeira fábrica da Ford no Brasil, projeto do arquiteto americano Albert Kahn na cidade de São Paulo, em 1921, é um desses edifícios precursores construído com uma linguagem plástica moderna e utilizando concreto armado e grandes planos de vidro. Contudo, apesar da sua relevância, trata-se de um tema pouco abordado pela historiografia. A coleta, análise e divulgação desse material inédito, composto por desenhos arquitetônicos do projeto, disponíveis no acervo do escritório Albert Kahn Associates, configura uma contribuição para a história da arquitetura brasileira, algo que poderá determinar a mudança de paradigmas a respeito da arquitetura industrial e sua importância como parte indissociável do movimento moderno, dando à fábrica a devida importância na qualidade de objeto tanto técnico quanto formalmente inovador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Marques, Sérgio Moacir. "Ambiente, paisagem, urbanismo e arquitetura modernos em obra pioneira da Arquitetura Moderna Brasileira no sul: Refap/Petrobras - 1962/1968." Ambiente Construído 18, no. 1 (2018): 539–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000100237.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo aborda obra basilar da arquitetura moderna brasileira no sul, na qual além de sistemas construtivos pioneiros na construção de obras brasileiras manifestam-se relações entre estratégia urbana e meio ambiente, pavilhões modernos e paisagem, até então raros no campo das instalações industriais em âmbito internacional. Os projetos da Equipe de Arquitetos formada por Carlos Maximiliano Fayet, Cláudio L. G. Araújo, Moacyr Moojen Marques e Miguel Alves Pereira, para a Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas, RS, e Terminal Almirante Soares Dutra da Petrobras, em Osório, RS, relacionam igualmente sistemas espaciais do Movimento Moderno, cuja apropriação regional revela particularidades em relação ao centro do país, até então pouco valorizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Tagliari, Ana, and Eunice Helena Sguizzardi Abascal. "WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 3, no. 2 (2018): 23–34. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2018v3n2id16551.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma experiência didática, envolvendo Teoria e Projeto com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura. Esta atividade está relacionada à pesquisa que se debruçou sobre a tradução comentada e crítica, à luz do contexto histórico e cultural em que foi produzido, do livro The Natural House (1954), de Frank Lloyd Wright. O objetivo da atividade de projeto foi relacionar Teoria, ou seja, os escritos do arquiteto e seus ensinamentos, com Projeto de Arquitetura, onde a partir destes ensinamentos e princípios contido no livro, os estudantes desenvolveram um projeto e teve seu processo documentado. Acreditamos que o livro se apresenta como um Tratado Moderno de Arquitetura Orgânica de Wright. Se considerarmos que os Tratados Clássicos tinham como objetivo especialmente organizar, sistematizar e documentar um conhecimento a partir de uma prática de projeto e construção, este livro de Wright corresponde a este desígnio em seu contexto do século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Paulo Cereto, Marcos. "SEVERIANO PORTO: LIÇÕES PARA AS CIDADES AMAZÔNICAS." PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP 9, no. 1 (2016): 193. http://dx.doi.org/10.18468/pracs.2016v9n1.p193-208.

Full text
Abstract:
Este ensaio é um recorte da pesquisa “Severiano Porto e a Arquitetura Moderna na Amazônia” e algumas reflexões sobre a conferência ministrada no I Congresso de Arquitetura e Urbanismo no Meio do Mundo, realizado em setembro de 2015 em Macapá. Destaca os precedentes modernos na construção do pensamento do arquiteto Severiano Porto. Em 36 anos de atividades na Amazônia, Severiano Porto realizou mais de 300 projetos e foi premiado diversas vezes pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, nas décadas de 70 e 80. A visão particular da sua obra com o diálogo desejado entre a universalidade e a cultura local representou um caminho possível para as cidades amazônicas. Permite refletir o papel do arquiteto na Modernidade Amazônica e a sua contribuição para a qualificação da arquitetura produzida na atualidade. Navegando pela a permanência e o transitório, entre o universal e o regional, Severiano Porto é atemporal e merece a reverência como um importante arquiteto moderno na história da arquitetura brasileira
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sanglard, Gisele, and Renato da Gama-Rosa Costa. "Direções e traçados da assistência hospitalar no Rio de Janeiro (1923-31)." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 11, no. 1 (2004): 107–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702004000100007.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutimos as transformações pelas quais a saúde pública passa na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1920, com a construção de três hospitais: o Gaffrée e Guinle, o do Câncer e o das Clínicas. Reforma sanitária e novos conceitos bacteriológicos misturam-se no projeto arquitetônico destes três hospitais, todos a cargo do engenheiro-arquiteto A. Porto d'Ave (1890-1952). Neste processo, destacam-se: a relação dos avanços da bacteriologia vis-à-vis com o desenvolvimento arquitetônico; o jogo de conceitos e concepções de bacteriologia; e os novos paradigmas da construção hospitalar. Estas discussões ocorrem em um momento crítico, em que a falta de leitos hospitalares na cidade é reconhecida, ao mesmo tempo que a adoção da tradicional estrutura pavilhonar estava em cheque frente os avanços introduzidos pela moderna arquitetura em monobloco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Gondim, Cristina, and Sergio Moacir Marques. "Mat-building e a Memphis S.A. Industrial." Labor e Engenho 16 (September 14, 2022): e022008. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v16i00.8669331.

Full text
Abstract:
O projeto de arquitetura para a Memphis S.A. industrial (1976) é uma obra exemplar do patrimônio industrial e da Arquitetura Moderna Brasileira no Sul que, por diferentes aspectos, merece renovada atenção e valorização. A empresa segue em atividade há 45 anos nas instalações projetadas pelos arquitetos Cláudio Luiz Araújo e Cláudia Obino Corrêa com a participação dos engenheiros uruguaios Eladio Dieste e Eugenio Montañez, cujas inovações tecnológicas à época podem ser verificadas tanto do ponto de vista do desempenho ambiental e flexibilidade espacial, como do efeito plástico da solução de cobertura. Não apenas um olhar fundamentado sobre a sua construção, a partir de material inédito, pode contribuir para reafirmar a relevância da obra, mas uma compreensão abrangente de sua inserção histórica lança luz a este projeto ainda pouco divulgado. Neste sentido, a contextualização do mesmo tanto em relação a conexões locais com a Região do Prata e a técnica da cerâmica armada, como com noções teóricas e projetuais emergentes no contexto europeu, sintetizadas na expressão mat-building na década de 1970, fornecem novos elementos para a análise de seus sistemas formal, espacial e construtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva da Rocha, Rayele Silva da Rocha, Claudia Helena Campos Nascimento, and Neiliany Beatriz Neubert de Melo. "Arquitetura Moderna em Roraima: Obras de Severiano Mário Porto." Revista Amazônia Moderna 2, no. 2 (2019): 78–101. http://dx.doi.org/10.20873/am2019_4.

Full text
Abstract:
A atualização de informações é uma prática necessária ao processo de produção científica e a busca de dados sobre a arquitetura moderna na Amazônia é um universo que ainda está em consolidação. Desta maneira, tem sido promovida a análise de acervos fotográficos e documentais, pesquisas de campo e material bibliográfico disponível, buscando a construção de uma base referencial de informações sobre os registros arquitetônicos do arquiteto Severiano Mário Porto no Estado de Roraima, em especial na sua capital, Boa Vista. A relevância do tema se faz por apresentar a contribuição desse que é denominado o “Arquiteto da Floresta,” e sua inserção no cenário roraimense através de edifícios institucionais, conjuntos habitacionais e um reservatório d’água, cuja implantação estratégica consolida a estrutura governamental no antigo Território. O presente trabalho visa não apenas atualizar dados, mas apresentar grupamentos de projetos, a partir de suas características, materiais e tipologias, identificando a assinatura e o traço da produção de seu escritório, cujas características se inserem na concepção daquela que foi denominada arquitetura bioclimática, na qual a identificação aporta importante elemento documental para a história e geopolítica administrativa no contexto do desenvolvimento da Amazônia e ocupação das fronteiras brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Helena da. "O Porto e a construção da cidade moderna: o caso do Hospital Geral de Santo António, nos séculos XVIII e XIX." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 21, no. 2 (2014): 709–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702014000200013.

Full text
Abstract:
Num período de crescimento demográfico e urbano da cidade do Porto, surgiu a necessidade de construir um novo hospital. A Santa Casa da Misericórdia do Porto, encarregue de erigir o novo estabelecimento de saúde, escolheu o arquiteto britânico John Carr para desenhar o projeto. Por meio da análise de um conjunto de fontes arquivísticas e de bibliografia diversa sobre o tema, examinamos os critérios escolhidos para a conceção e construção do Hospital Geral de Santo António e se este correspondeu às expetativas, tornando-se um espaço particular na cidade do Porto. Este artigo abre assim uma nova perspetiva sobre o estudo do desenvolvimento da cidade e da criação desse estabelecimento de saúde, contribuindo para a historicidade da arquitetura hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Castor, Ricardo Silveira, Ana Frigeri, and Maria Bárbara Guimarães. "Patrimônio arquitetônico da Universidade Federal de Mato Grosso: obras inaugurais." Revista Amazônia Moderna 1, no. 1 (2017): 84–105. http://dx.doi.org/10.20873/am2017_4.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo analisar as obras arquitetônicas que marcaram a criação do primeiro campus universitário da cidade de Cuiabá, hoje pertencente à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A pesquisa consiste em descrever e caracterizar os projetos iniciais – Bloco Didático, Restaurante Universitário e Parque Aquático - e o plano diretor original da então Cidade Universitária de Cuiabá, criada pelo governo Pedro Pedrossian (1966-1970) e federalizada em 1970. Ao resgatar a história de construção do campus, espera-se demonstrar a relevância da sua arquitetura originária no processo de desenvolvimento urbano da capital mato-grossense e de modernização das práticas construtivas regionais, visto que a sua construção representou um marco na expansão urbana de Cuiabá, tanto no processo de renovação quanto na produção arquitetônica do Estado. A problemática do trabalho deriva do desconhecimento e consequente desvalorização do legado da arquitetura moderna em Mato Grosso, agravados pela necessidade de preservação do seu acervo, haja vista a recorrente descaracterização dos edifícios do período. O resgate da história de construção do campus busca o reconhecimento e a preservação do patrimônio moderno mato-grossense, expondo seu contexto de origem, suas influências e repercussões em nível regional e nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Farias, Agnaldo. "Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo." ARS (São Paulo) 15, no. 29 (2017): 44. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.131497.

Full text
Abstract:
“Série - Casa de Vidro” é um ensaio fotográfico realizado pelo artista Mauro Restiffe na Glass House, residência que o arquiteto norte-americano Philip Johnson (1906/2005) projetou para ele mesmo em 1949, em New Canaã, Connecticut, e onde viveu até o fim de sua vida. Além dessa residência demonstrar o profundo respeito de Johnson pela arquitetura do mestre moderno alemão Mies Van der Rohe, sua ampla divulgação contribuiu decisivamente para o êxito da arquitetura moderna nos Estados Unidos da América. Ao fotografála em uma única visita, Mauro Restiffe, articulou em 8 fotos e 9 imagens, a arquitetura da casa, o jardim que a circunda e a tela de Nicolas Poussin, desvendando, sem se dar conta, o jogo proposto pelo arquiteto entre a tela do artista francês e o jardim plantado no mesmo período de construção da casa. A análise dessa obra Restiffe tem como objetivos secundários a apresentação o jogo engendrado por Johnson e o processo de trabalho do artista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Tavares de Lima, Mayara Christy, Samuel Carvalho De Benedicto, Sérgio Ricardo Siani, and Josias Jacintho Bittencourt. "Sustainable Development and Architectural Innovation: Lessons from the Cajueiro Seco Housing Project in Recife." Journal of Lifestyle and SDGs Review 2 (December 26, 2022): e01474. http://dx.doi.org/10.37497/2965-730x.sdgsreview.v2.n00sdg.pe01474.

Full text
Abstract:
O projeto e a construção do conjunto habitacional do Cajueiro Seco, realizado em Recife, durante dos anos de 1963 e 1964, alcançou grande repercussão devido a sua proposta inovadora que incluía reforma urbana, práticas participativas, progresso tecnológico e valorização das características regionais. Apesar de interrompido pelo golpe militar em 1964, ainda é visto como uma experiência incomparável do ponto de vista arquitetônico, em especial da arquitetura moderna brasileira. Embora este projeto tenha ocorrido em um período no qual ainda não se utilizava o termo desenvolvimento sustentável, se analisados seus aspectos sob a ótica da sustentabilidade, várias interfaces podem ser encontradas. O estudo tem como objetivo compreender acerca dessas relações, a partir da teoria das dimensões da sustentabilidade desenvolvida pelo economista polonês Ignacy Sachs. De abordagem qualitativa, e de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva, o presente artigo tem como propósito final apontar as contribuições desta experiência para a sustentabilidade. Os resultados apontam que diversos aspectos do projeto, se analisados sob a ótica da sustentabilidade, podem trazer grandes contribuições para o conceito de Desenvolvimento Sustentável, e servir de referência para projetos urbanísticos e arquitetônicos mais sustentáveis. O estudo finaliza com a percepção de que um projeto dessa natureza poderá gerar há muitos ganhos: a população envolvida nas moradias, a comunidade no entorno do projeto, a economia local, o meio ambiente no entorno, a cultura local e a política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Gonsales, Célia Castro, and Giulianna Bertinetti. "O projeto de habitação e de cidade de Candilis, Josic e Woods para a América do Sul: Proyecto Experimental de Vivienda-Previ, Peru | The housing and city project of Candilis, Josic and Woods for South America: Proyecto Experimental de Vivienda-Previ, Peru." Oculum Ensaios 16, no. 3 (2019): 481. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v16n3a4279.

Full text
Abstract:
Em 1966 começa no Peru o Proyecto Experimental de Vivienda que, considerado como representativo da problemática de habitação dos países em vias de desenvolvimento, recebeu apoio econômico da Organização das Nações Unidas. A partir de então, é realizado um concurso envolvendo equipes internacionais e peruanas para o projeto de urbanização de 1.500 unidades que deveria contemplar investigações de tipologias habitacionais flexíveis e com possibilidades de crescimento. Este artigo analisa o projeto da “equipe francesa” formada pelos arquitetos Georges Candilis, Alex Josic e Shadrach Woods, considerando-o como uma oportunidade de síntese de uma experiência projetual e teórica de mais de 10 anos. A análise é realizada tendo como pano de fundo tanto o contexto de crítica à cidade funcionalista e à Carta de Atenas proposta nos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna, como o questionamento do conceito desenvolvimentista envolvendo a construção de grandes conjuntos habitacionais desde os anos cinquenta na Europa e América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pflueger, Grete Soares. "Arquitetura do poder no Maranhão: O Prédio do 24º Batalhão de caçadores, ícone do Art déco na Era Vargas no Maranhão." Antíteses 13, no. 26 (2020): 331. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n26p331.

Full text
Abstract:
Poder e arquitetura sempre estiveram conectados. As construções do século XX expressam os ideários vigentes. Foucault em seus estudos sobre projetos de hospitais, presídios e instituições militares demonstrou as intrínsecas relações entre os dois campos disciplinares. No Maranhão, a Era Vargas, representou um período autoritário de renovações urbanas para capital, mesmo com a economia do Estado decadente. Em 1936, o urbanista Jose Octacílio de Saboia Ribeiro foi Prefeito de São Luís, capital do Estado, atendendo ao convite do interventor Paulo Ramos e sua gestão tinha por objetivo promover a renovação do Maranhão transformando a velha capital maranhense de perfil colonial em uma cidade moderna. O plano urbano causou muitas polêmicas e resistências, e as ideias de renovação só foram executadas pelo sucessor do prefeito, Pedro Neiva de Santana, que promoveu a demolição do casario colonial para abertura de novas avenidas e construção de novos prédios institucionais. Essas obras, marcos do modernismo na capital, culminaram com a abertura da avenida Getúlio Vargas e a construção do prédio do 24º batalhão caçadores, obras representativas da arquitetura do poder do Maranhão, este artigo busca refletir sobre a arquitetura do poder no Maranhão tomando como referência o prédio do 24 BC
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pecori, Evandro Aparecido, Guilherme Henrique Silverio, Larissa Jaqueline de Gáspari, and Patrícia Oréfice de Carvalho. "A interface do Governo de JK com a administração de empresas e sua influência na arquitetura moderna." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, no. 7 (2024): e5942. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n7-233.

Full text
Abstract:
Este artigo compara a modernização e o desenvolvimento avançado por Juscelino Kubitschek (JK) durante seu governo com o panorama atual do Brasil, enfatizando dois setores fundamentais: a administração e a arquitetura. JK promoveu a modernização da economia brasileira incentivando a entrada de capitais estrangeiros e o desenvolvimento de setores-chave como energia, indústria, educação, transporte e alimentos. Além disso, JK promoveu a construção de Brasília e a arquitetura moderna brasileira, que teve impacto significativo em arquitetos e urbanistas em todo o mundo. A cidade de Brasília, projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, é um ícone da nova arquitetura brasileira e continua a desafiar os arquitetos e inspirar o desenvolvimento do país. Embora o governo de JK tenha sido amplamente elogiado, também foi criticado pelos altos custos e pelo deslocamento de comunidades. O uso da ferramenta de gestão 5W2H também foi destacado como um dos métodos eficientes utilizados por JK para desenvolver seu governo, embora ele tenha deixado o país com uma inflação muito alta. Em resumo, o governo de JK teve um impacto significativo no desenvolvimento do Brasil, com a modernização e a inovação sendo promovidas em diversas áreas, incluindo a arquitetura, mas com fortes críticas pelos custos e impacto social de alguns projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Brites, Joana. "Colonialismo, modernismo e agência: burocracia e obras públicas no colonialismo tardio português." Ler História 85 (2024): 1–24. http://dx.doi.org/10.4000/12c7k.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o lastro histórico da burocracia respeitante à construção de obras públicas nas antigas colónias africanas sob domínio português. Concentrando-se em particular no colonialismo tardio do país, visa problematizar a leitura que justifica a excecionalidade da arquitetura construída nestes territórios, sem paralelo na metrópole, com a putativa menor agência do poder central na sua concretização. Para o efeito, examina-se a legislação sobre: a) a orgânica dos serviços de obras públicas coloniais e a sua aplicação a uma colónia em particular (Moçambique); b) a evolução do setor de obras públicas coloniais na administração central; e c) a adjudicação, avaliação e fiscalização de obras públicas. Cruzando-a com documentação de arquivo, comprova-se a ampla interferência do Ministério das Colónias/do Ultramar na supervisão de projetos de arquitetura pública, contribui-se para a reinterpretação da coexistência entre colonialismo e arquitetura moderna e propõem-se pistas para investigações futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Girotto da Silva, Janaína. "Villa-Lobos e o Conjunto Moderno da Pampulha: a prática modernista na música e na arquitetura." Revista Brasileira de Música 32, no. 2 (2020): 333–52. http://dx.doi.org/10.47146/rbm.v32i2.36079.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda as confluências e divergências do entendimento teórico e prático do movimento denominado modernismo, na concepção do Conjunto Moderno da Pampulha por todos os artistas envolvidos no projeto, e na obra de Heitor Villa-Lobos. O arquiteto Oscar Niemeyer e o compositor Villa-Lobos são os maiores expoentes nacionais e internacionais de suas áreas no que tange à ideia de modernismo brasileiro. Há uma diferença temporal na execução de suas criações, dado que na arquitetura o amadurecimento viria mais tarde, com a construção das primeiras obras de Niemeyer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

SILVA, Joana Mello de Carvalho e. "A construção do nacional: Ricardo Severo e a Campanha de Arte Tradicional no Brasil (1910-1930)." Varia Historia 35, no. 68 (2019): 597–629. http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752019000200009.

Full text
Abstract:
Resumo A Campanha de Arte Tradicional no Brasil, promovida por Ricardo Severo da Fonseca e Costa (1869-1940) entre as décadas de 1910 e 1930, foi composta por projetos de arquitetura; artigos e entrevistas publicadas em periódicos como O Estado de S. Paulo, a Revista do Brasil e A Cigarra, além de conferências proferidas em instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a Sociedade de Cultura Artística e o Grêmio Politécnico de São Paulo. Por meio dela, o engenheiro português construiu uma narrativa da história da arquitetura brasileira que foi pautada por e fomentou representações recorrentes da nação, reverberando nos escritos e nas políticas de preservação de intelectuais comprometidos com a criação de uma arte moderna genuína, entre eles José Marianno Filho, Mário de Andrade, Paulo Santos, Lucio Costa e Rodrigo Melo Franco de Andrade. Atento às especificidades do discurso de Severo, este artigo busca recuperar as motivações políticas e disciplinares de sua campanha; os nexos com sua experiência pregressa em Portugal, especialmente no campo da arqueologia; suas matrizes teóricas; suas fontes de pesquisa e seus veículos de divulgação, construindo pontes de diálogo entre o engenheiro português e seus contemporâneos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Bonates, Mariana Fialho. "Modified Modern nos trópicos." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 26, no. 49 (2019): e155670. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2019.155670.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda os projetos das casas militares brasileiras, interpretados à luz do conceito de modified modern, utilizado nos Estados Unidos durante o segundo pós-guerra para designar uma prática da estandardização com variação na construção de residências para a classe média nos subúrbios. Esse período também foi marcado pelo estreitamento das relações internacionais e cooperações militares entre o Brasil e Estados Unidos, assim como pelo incentivo para a construção de vilas militares em ambos os países. Como essas casas foram projetadas e em que medida a cultura arquitetônica do modified modern foi incorporada na fronteira brasileira? A partir dessas questões, desenvolve-se uma trama narrativa que busca debater uma prática ainda pouco discutida no Brasil, a fim de ampliar o discurso revisionista das manifestações da arquitetura moderna e, especificamente, das suas variadas formas de apropriação. Trata-se, ainda, de uma tentativa de avançar na lacuna historiográfica de uma produção governamental pouco conhecida e destinada a um seleto grupo, mas que se mostrou dotada de especificidades dignas de nota.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Giane Maria de Souza, Dinorah Luisa de Melo Rocha Brüske, and Luiza Morgana Klueger Souza. "Arquivo Histórico de Joinville – O processo de patrimonialização da arquitetura moderna e institucional como monumento e documento." Revista Confluências Culturais 9, no. 1 (2021): 68–80. http://dx.doi.org/10.21726/rcc.v9i1.113.

Full text
Abstract:
O Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) é uma unidade vinculada à Gerência de Patrimônio e Museus, da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Prefeitura de Joinville. Foi instituído pela Lei Municipal n.º 1.182 de 20 de março de 1972 e funcionou nas dependências da Biblioteca Municipal Prefeito Rolf Colin até 1986, quando sua sede foi inaugurada. O prédio foi construído com recursos oriundos de um convênio com a República Federal da Alemanha e foi tombado como patrimônio cultural, conforme Lei n.º 1773/1980, sendo inscrito no Livro Tombo sob o registro de n.º 113 desde 2015. Metodologicamente, serão analisados os documentos referentes ao convênio com o governo alemão, o projeto arquitetônico da edificação e o processo de inventário e tombamento enquanto bem cultural. Esta pesquisa documental objetiva analisar os aspectos da arquitetura modernista e o seu processo de patrimonialização, tendo em vista que a arquitetura institucional pode ser compreendida como um documento/monumento, sob a perspectiva de Le Goff (1997) e com base no conceito de lugar de memória empreendido por Pierre Nora (1993). Este artigo pretende, enfim, discorrer sobre os fragmentos recolhidos no presente para a reinvenção e preservação do passado como um processo antagônico de seleção e recriação de memórias e patrimônios, por meio de problematizações acerca da composição do acervo da instituição considerando sua história institucional e arquitetônica. A arquitetura modernista e suas projeções sociais na cidade, sobretudo por meio de seus usos, funções, intenções e percepções patrimonializados na instituição em sua materialidade construtiva, simbolicamente se tornam elementoschave para a constituição sobre o lugar de memória e a história material da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Canuto, Cristiane Lopes, and Mônica Santos Salgado. "Modelo BIM do Palácio Gustavo Capanema 1937-1945." Gestão & Tecnologia de Projetos 15, no. 1 (2020): 101–16. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v15i1.152823.

Full text
Abstract:
As tecnologias digitais estão cada vez mais integradas aos projetos arquitetônicos permitindo a criação de modelos geométricos mais fidedignos, ampliando as possibilidades de atuação profissional na área patrimonial e facilitando o acesso aos bens culturais. Nesse contexto, tornam-se um importante instrumento no estudo da preservação do patrimônio cultural arquitetônico, à medida que permitem diferentes abordagens como na aquisição de dados, com levantamentos digitais, e também na integração desses dados, no qual destaca-se a plataforma BIM (Building Information Modelling). Assim, o modelo BIM do patrimônio cultural edificado ou HBIM (Historic ou Heritage BIM) é uma forma de preservação da memória da edificação, podendo servir como base para projetos de restauração, intervenção e manutenção. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades oferecidas pelas ferramentas digitais na preservação do patrimônio cultural arquitetônico, com ênfase para o patrimônio moderno. Visando esse legado, realizou-se a modelagem BIM de um exemplar da arquitetura moderna carioca: o Palácio Gustavo Capanema, apresentando a reconstrução digital da edificação em sua fase de construção 1937-1945. O modelo é acessado publicamente por meio de um aplicativo, reunindo aspectos históricos, construtivos e cronológicos em um único modelo parametrizado. Os resultados demonstram as possibilidades oferecidas pela plataforma BIM não apenas para novas construções, mas principalmente para edifícios históricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pacheco, Mónica. "HABITAÇÃO EM MASSA PARA A CLASSE MÉDIA ENTRE A CIDADE E O SUBÚRBIO: O CASO DA QUINTA DAS LAVADEIRAS." Proyecto, Progreso, Arquitectura, no. 27 (2022): 114–29. http://dx.doi.org/10.12795/ppa.2022.i27.07.

Full text
Abstract:
Em meados da década de 1950, milhares de pessoas abandonavam as zonas rurais do interior português rumo à capital em busca de melhores condições de vida. O crescimento populacional nos seus territórios periféricos aumentava assim exponencialmente, em particular no limite norte, com um enorme impacto nos fluxos de tráfego pendular e na especulação imobiliária, afetando uma classe média emergente, ignorada pelo Estado, explorada e orientada para a economia de mercado. Á margem das narrativas da alta cultura, estes lugares encarnaram a imagem dos maiores males da ortodoxia do urbanismo moderno: o carácter anónimo da vida (sub)urbana, da habitação em massa e da autoestrada. O seu estudo tem sido ignorado e, consequentemente, uma parte importante do tecido da cidade. Recorrendo a material de arquivo não publicado, filmes e notícias de época, este artigo reconstrói a história do conjunto urbano da Quinta das Lavadeiras na Calçada de Carriche, a porta norte de Lisboa, desenvolvido durante os anos 1960 por promotores privados. O cruzamento da informação relativa ao projeto, sua construção e respetivo impacto na paisagem, na sua condição intermédia, entre o rural e a fé no progresso urbano, entre centro e subúrbio, entre classes sociais, permite uma reflexão crítica sobre o divórcio entre o debate teórico e a construção de uma contra-arquitetura promovida por empresas de construção que atuaram nestes territórios expectantes, definindo-os.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Da Silva Pinheiro, André Luís, Antônio José Dias da Silva, Geraldo Motta Azevedo Júnior, and Tiago Coelho Premerl Leite. "Automação Residencial de Baixo Custo com Controle por Rádio Frequência." Projectus 5, no. 1 (2021): 54–74. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2020v5n1p54.

Full text
Abstract:
Sistemas de automação residencial que se utilizam de tecnologias modernas, normalmente possuem um valor de mercado elevado. Tais sistemas, agregam também uma alta complexidade de implementação, sem levar em conta que muitas das vezes, necessita de alguma arquitetura previamente existente (por exemplo uma rede Wi-Fi). Sendo assim, praticamente tais sistemas ficam restritos ao público consumidor de maior poder aquisitivo. O principal objetivo deste projeto, consiste em reduzir os encargos de produção e como consequência o custo dos sistemas de automação residencial, para que pessoas de baixa renda, possam usufruir de tal tecnologia. A utilização de transmissores e receptores de rádio frequência para o acionamento de comandos ao invés de tecnologias modernas de transmissão, como redes Wi-Fi, traz a redução dos encargos de produção e maior facilidade de implantação pois, não existe a necessidade de associar sistemas de tecnologia mais complexas ao sistema de automação. Para realizar a comunicação entre os dispositivos a serem automatizados serão utilizados componentes como o HT12E e HT12D (Encoder e Decoder para RF) juntamente com as chaves de acionamento e luzes sinalizadoras no controle remoto para execução de comandos em qualquer lugar da casa. Os resultados obtidos atenderam a proposta do projeto. O custo final ficou em R$ 102,10. Neste valor, está incluso a construção do controle e do atuador, o que possibilitou maior acessibilidade ao sistema pelas classes menos favorecidas. Sendo assim, pode-se dizer que o objetivo do projeto foi alcançado validando o trabalho realizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mendonça, Lisandra Franco de. "A antiga Piscina do Duce no antigo Edifício das Termas (atual Edifício CONI) no Foro Itálico, em Roma:." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 25, no. 47 (2018): 92–111. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v25i47p92-111.

Full text
Abstract:
O antigo Palazzo delle Terme é composto por duas alas distintas unidas por um volume suspenso onde se encontra uma piscina coberta, a chamada Piscina Pensile. A piscina está sujeita a condições ambientais artificiais extremas: os valores da humidade relativa no compartimento estão diretamente relacionados com a temperatura da água, o aquecimento do ar e a falta de mecanismos apropriados de ventilação. Essas características dão origem a fenómenos de condensação nas superfícies expostas e à formação de bolor. A condensação contém vestígios de cloro e por isso é particularmente corrosiva e capaz de minar a resistência da estrutura, bem como as instalações técnicas necessárias ao tratamento do ar e da água. Esta pesquisa desenrolou-se em diversos arquivos em Roma, onde foi possível consultar o projeto de arquitetura, descrições técnicas da obra e levantamentos fotográficos. Simultaneamente foi feito o levantamento arquitetônico e, sucessivamente, de patologias na construção. A pesquisa permitiu a discussão de temas pertinentes ao restauro de um edifício moderno classificado em funcionamento e com uma grande carga de instalações técnicas e gastos energéticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

De Avelar, Ana Paula Borghi, Michel Pereira Toussaint, and João Pedro Gaspar Alves Da Cunha. "A CAPELA DA PAMPULHA E A IGREJA DE ÁGUAS, UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE IRMANDADE." Revista Contemporânea 2, no. 4 (2022): 122–46. http://dx.doi.org/10.56083/rcv2n4-008.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar dois templos católicos do século XX, um brasileiro e um português. São estes a Capela da Pampulha, a primeira igreja moderna brasileira e a Igreja de Águas, a primeira igreja a ser considerada moderna em Portugal. O projeto da Capela da Pampulha é do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e foi inaugurada em 1943. Já o projeto da Igreja de Águas, é do arquiteto português Nuno Teotónio Pereira e foi inaugurada em 1957. Para além da grande distância da data de inauguração da igreja brasileira para a igreja portuguesa, podemos perceber pontos em comuns entre elas. Como a defesa da arquitetura religiosa moderna em seus países e uma possível inspiração por parte do arquiteto português em relação a arquitetura moderna brasileira. Relações estas que iremos tratar a seguir. Este artigo faz parte de uma investigação maior, de doutoramento, onde o foco principal está na comprovação de uma relação entre a arquitetura religiosa moderna brasileira e a arquitetura moderna religiosa portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

De Avelar, Ana Paula Borghi, Michel Alves Pereira Toussaint, and João Pedro Gaspar Alves Da Cunha. "A capela da pampulha e a igreja de águas, uma possível relação de irmandade." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, no. 6 (2023): 4996–5014. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.6-119.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar dois templos católicos do século XX, um brasileiro e um português. São estes a Capela da Pampulha, a primeira igreja moderna brasileira e a Igreja de Águas, a primeira igreja a ser considerada moderna em Portugal. O projeto da Capela da Pampulha é do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e foi inaugurada em 1943. Já o projeto da Igreja de Águas, é do arquiteto português Nuno Teotónio Pereira e foi inaugurada em 1957. Para além da grande distância da data de inauguração da igreja brasileira para a igreja portuguesa, podemos perceber pontos em comuns entre elas. Como a defesa da arquitetura religiosa moderna em seus países e uma possível inspiração por parte do arquiteto português em relação a arquitetura moderna brasileira. Relações estas que iremos tratar a seguir. Este artigo faz parte de uma investigação maior, de doutoramento, onde o foco principal está na comprovação de uma relação entre a arquitetura religiosa moderna brasileira e a arquitetura moderna religiosa portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Moreira, Fernando Diniz, and Larissa Morgana Leão Silva de Souza. "ARQUITETURA MODERNA E EDUCAÇÃO." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 7, no. 1 (2022): 08–23. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2022v7n1id25466.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca analisar a atual sede do Instituto de Educação de Pernambuco, complexo educacional moderno localizado em Recife-PE (Brasil), e as transformações pelas quais passou desde sua inauguração. O complexo é um exemplar notório da arquitetura moderna pernambucana por combinar diversos artifícios para a adaptação de princípios universais da arquitetura moderna à realidade bioclimática regional, e promover de forma bastante completa a integração de arquitetura, urbanismo e paisagismo, dada sua relação com o contexto urbano. Projetado pelos arquitetos Marcos Domingues e Carlos Corrêa Lima em 1956, ele se enquadra no contexto do período nacional-desenvolvimentista, refletindo a visão de atribuir à arquitetura moderna o papel de ferramenta para a transformação social, em consonância com a pedagogia emergente no período e os esforços no sentido da oferta de uma educação pública de qualidade. A análise parte de uma breve contextualização do histórico da instituição, passando pela escolha do terreno da nova sede, o concurso de arquitetura e sua construção, que destaca a relação do conjunto com o Parque Treze de Maio, um dos principais espaços livres públicos da cidade. Também é disposta a análise projetual do objeto, concentrada nas escolas Sizenando Silveira, Sylvio Rabello, Cônego Rochael de Medeiros e o Jardim Ana Rosa Falcão de Carvalho, edificações que compunham originalmente o conjunto e que apresentam qualidades arquitetônicas significativas. Por fim, é exposto um panorama geral das transformações ocorridas no conjunto da época de sua construção aos dias atuais, alertando para a necessidade da preservação patrimonial
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Rosí Brodbeck, Magda, Fabio Bortoli, and Marlon Uliana Calza. "O RESTAURO DO MODERNO: APLICABILIDADE DA TEORIA DE CESARE BRANDI NA RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DO SÉCULO XX." Projectare: Revista de Arquitetura e Urbanismo 1, no. 13 (2023): 180–200. http://dx.doi.org/10.15210/projectare.v1i13.5427.

Full text
Abstract:
O presente artigo é resultado da dissertação de Mestrado que aborda a Teoria da Restauração de Cesare Brandi (1963) e sua aplicação no restauro de obras da Arquitetura Moderna. O objetivo é apresentar o conteúdo da pesquisa referente à comparação do padrão teórico de Brandi com um objeto de estudo de caso, através da formulação de um instrumento de análise de intervenções de restauro. Além disso, a pesquisa aventa identificar possíveis dificuldades que a Arquitetura Moderna apresentaria à aplicação da teoria brandiana no restauro destas edificações. A aplicabilidade dos princípios é testada através da análise do estudo de caso, o Palácio da Justiça de Porto Alegre, projeto de Luis Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet, de 1952. A edificação foi construída entre 1953 e 1968 e é considerada uma das mais importantes obras da Arquitetura Moderna Brasileira realizadas no estado, com forte influência da escola moderna carioca. A restauração do edifício aconteceu cinquenta anos após a concepção do projeto e contou com a participação do coautor remanescente, Carlos Maximiliano Fayet que, além de recuperar o prédio, o completou de acordo com projeto original. A pesquisa reafirma a validade da teoria de Cesare Brandi no campo do patrimônio e contribui para o debate sobre a restauração da Arquitetura Moderna, através da reflexão sobre a adequação dos princípios teóricos de restauro na tarefa de intervir neste patrimônio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rosí Brodbeck, Magda, and Fabio Bortoli. "O RESTAURO DO MODERNO." Projectare: Revista de Arquitetura e Urbanismo 1, no. 13 (2024): 180–200. http://dx.doi.org/10.15210/pjr-rau.v1i13.27502.

Full text
Abstract:
O presente artigo é resultado da dissertação de Mestrado que aborda a Teoria da Restauração de Cesare Brandi (1963) e sua aplicação no restauro de obras da Arquitetura Moderna. O objetivo é apresentar o conteúdo da pesquisa referente à comparação do padrão teórico de Brandi com um objeto de estudo de caso, através da formulação de um instrumento de análise de intervenções de restauro. Além disso, a pesquisa aventa identificar possíveis dificuldades que a Arquitetura Moderna apresentaria à aplicação da teoria brandiana no restauro destas edificações. A aplicabilidade dos princípios é testada através da análise do estudo de caso, o Palácio da Justiça de Porto Alegre, projeto de Luis Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet, de 1952. A edificação foi construída entre 1953 e 1968 e é considerada uma das mais importantes obras da Arquitetura Moderna Brasileira realizadas no estado, com forte influência da escola moderna carioca. A restauração do edifício aconteceu cinquenta anos após a concepção do projeto e contou com a participação do coautor remanescente, Carlos Maximiliano Fayet que, além de recuperar o prédio, o completou de acordo com projeto original. A pesquisa reafirma a validade da teoria de Cesare Brandi no campo do patrimônio e contribui para o debate sobre a restauração da Arquitetura Moderna, através da reflexão sobre a adequação dos princípios teóricos de restauro na tarefa de intervir neste patrimônio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Rossi, Michele Marta, Letícia de Oliveira Neves, Arthur Santos Silva, et al. "Editorial." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 14 (December 29, 2023): e023032. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v14i00.8675402.

Full text
Abstract:
O Volume 14 do periódico PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção apresenta resultados de pesquisas nas seções de Artigos e Artigos de Revisão, abrangendo as temáticas de adequação ambiental, projeto de arquitetura e urbanismo, tecnologia de arquitetura e urbanismo, construção civil e história da arquitetura e urbanismo. Neste volume difundimos a ciência em Arquitetura e Construção resultado de estudos de todo território nacional. Neste rico universo representativo da ciência brasileira desejamos a todos uma excelente leitura e reflexões frutíferas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Imbronito, Maria Isabel, and Eneida de Almeida. "Mock-up de habitação: relação entre concepção, desenvolvimento e execução no ensino de projeto." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 6, no. 4 (2015): 291. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v6i4.8641675.

Full text
Abstract:
O presente artigo constitui o relato de uma experiência didática exercitada no presente momento, que permite estabelecer uma reflexão sobre o ensino de projeto e os fundamentos teóricos próprios do campo disciplinar da arquitetura. Trata-se de um exercício proposto na disciplina Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo, aplicado a alunos do primeiro ano de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. O exercício é composto por diferentes etapas, que são descritas e têm os objetivos apresentados no decorrer do artigo. A última etapa, correspondente à construção dos mock-ups em escala 1:1, possibilita a execução de um elemento complexo e a experiência de ocupar e perceber o espaço construído. Ao visar uma construção real, tanto do ponto de vista da organização do espaço como do domínio técnico-construtivo, o exercício de projeto de arquitetura dá ênfase às implicações, para a aprendizagem do aluno, do enfrentamento de aspectos construtivos em sincronia com a própria concepção do espaço. O interesse é assinalar que a atividade de construção do mock-up oferece ao processo de projeto elementos materiais concretos para a manipulação simultânea de múltiplas prerrogativas do projeto, propiciando a experimentação e verificação in loco da complexidade do sistema estrutural em suas propriedades físicas, especialmente nas relações entre o dimensionamento (e modulação) das peças, a estabilidade do conjunto e a própria forma. As considerações feitas procuram estabelecer parâmetros para o desenvolvimento futuro de uma pesquisa no ensino de Projeto de Arquitetura no que tange à relação entre a matéria e o espaço, bem como o aperfeiçoamento constante do sistema construtivo utilizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Pereira, Maria Luiza, and Kelly Cristina Magalhães. "O projeto de mulheres arquitetas na Revista Projeto nos anos 1980." MovimentAção 7, no. 13 (2020): 91–109. http://dx.doi.org/10.30612/mvt.v7i13.10593.

Full text
Abstract:
As relações de gênero não se configuram como categoria reconhecida e dotada de credibilidade na análise de projeto de arquitetura em âmbito nacional na pesquisa acadêmica. Por essa razão, parte da problemática, à qual este projeto se dedica, refere-se ao papel da prática literária e projetual e seus instrumentos na construção do conhecimento acadêmico. Nos dedicamos a sistematizar e analisar projetos publicados na década de 1980, identificando sua história a partir da perspectiva de gênero e procurando entender quais as suas conexões com a escassez de referências femininas dentro do meio acadêmico. A pesquisa em questão se vale da revisão bibliográfica em clássicos da história do projeto e investigação histórica em fontes primárias de relação da arquitetura com o público. Esta, por sua vez, revela temáticas postas à margem pela sociedade, como por exemplo, a igualdade de gênero relacionada diretamente ao ensino logo, ao projeto. Assim, o propósito é evidenciar a necessidade do estudo de gênero no ensino de arquitetura e, consequentemente, formular diretrizes que gerem debate, ações e articulações dentro da universidade sobre a validade do projeto arquitetônico feito por mulheres na construção do conhecimento acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Paiva, Ricardo Alexandre. "Moderno digital: (re)construção da arquitetura moderna em Fortaleza." Gestão & Tecnologia de Projetos 17, no. 1 (2021): 239–53. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v17i1.183563.

Full text
Abstract:
O tema “Moderno Digital” é uma metáfora para expressar a importância da valorização da arquitetura moderna no atual estágio do capitalismo e no contexto da Indústria 4.0, marcada também pela inclusão do virtual / digital no campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo. Articulando passado, presente e futuro, este artigo tem como objetivo discutir a importância do redesenho e da documentação das obras modernas mais emblemáticas de Fortaleza, capital do Ceará (Brasil), utilizando tecnologias digitais, como a plataforma HBIM e a impressão 3D, com o intuito de contribuir para a valorização da memória e conservação deste importante patrimônio arquitetônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Masseran, Paulo Roberto. "Casas de tijolos, terra brasileira. Tradição popular na arquitetura de Luís Saia." Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), no. 18-19 (December 30, 2014): 20. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i18-19p20-40.

Full text
Abstract:
O trabalho aborda a produção arquitetural do arquiteto Luís Saia (1911-1975) e a relaciona com o espectro mais amplo de suas atividades nos campos da historiografia da arquitetura brasileira, da preservação e do restauro do patrimônio nacional, como busca obstinada de parâmetros conceituais para fundamentar o projeto de uma arquitetura moderna e brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Moniz, Gonçalo Canto, Andrea Canziani, and Carolina Quiroga. "Aprender a Reutilizar a Modernidade." Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online) 17, no. 3 (2019): 62–83. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83.

Full text
Abstract:
Três décadas após a fundação da DOCOMOMO[1], a educação continua a ser uma questão essencial quando se pensa sobre o futuro da herança moderna, mas hoje exige-se uma reflexão crítica sobre as mudanças conceituais e metodológicas que precisamos para enfrentar no atual contexto de complexidade.
 Arquitetura moderna está agora a atravessar um momento paradigmático, não só por causa de sua degradação inevitável, mas por causa do impacto dos novos cenários que nos obrigam a repensar a sua conservação e reutilização considerando tanto sua condição construtiva especial como a sua funcionalidade específica, assim como o seu papel na memória coletiva, como recente herança. O ensino do projeto de arquitetura deve resolver estas questões críticas como um objetivo estratégico que antecipa uma prática profissional mais adequada.
 A conservação e a reutilização de edifícios modernos ainda estão fora da maioria das escolas de arquitetura. Assim, este texto apresenta três experiências didáticas diversas e complementares desenvolvidas na Europa e na América do Sul: Projeto Consciente para atualizar bairros habitacionais coletivos (Politecnico di Milano, Itália), re-design experimental para integrar casas individuais modernas na vida contemporânea (Universidade de Belgrano, Argentina) e projeto participativo para abrir à comunidade uma escola moderna (Universidade de Coimbra, Portugal). Estes casos de estudo destacam a importância de confrontar os alunos com a história e a memória, e sua importância para a reutilização de edifícios aparentemente comuns e não só para os monumentos emblemáticos modernos.
 [1] O DOCOMOMO, Documentação e Conservação do Movimento Moderno, é uma associação sem fins lucrativos criada em 1988 na Holanda com o objetivo de criar um espaço de troca de ideias sobre a conservação, a história e a educação da Arquitetura Moderna. Atualmente está sediada em Lisboa, sob a presidência da Professora Ana Tostões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Andreata Galimbertti, Ugo, and André Augusto de Almeida Alves. "Pedro Paulo de Melo Saraiva: arquitetura moderna e edifício público em Brasília, 1960-2010." Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online) 20 (September 20, 2022): 1–20. http://dx.doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2022.194341.

Full text
Abstract:
Recorrentemente abordada pelo seu pragmatismo e pela filiação de suas estruturas à Escola Paulista Brutalista, a arquitetura de Pedro Paulo de Melo Saraiva (1933-2016) constitui contribuição ampla, original e significativa à arquitetura moderna brasileira. Situando-a no entrecruzamento entre arquitetura moderna, Estado, Brasília e projeto, o artigo analisa três prédios projetados pelo arquiteto em três momentos da vida brasileira e brasiliense: o edifício-sede da CNI (1962), a Escola de Administração Fazendária (1973) e o edifício-sede do Confea (1999). Assim considerados enquanto signos da sociedade brasileira e de seu processo de modernização no segundo pós-guerra, tais projetos revelam atributos de que Brasília e a metrópole contemporânea mais necessitam: representar aquilo que é público e democrático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!