Academic literature on the topic 'Arte contemporânea - Musealização'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Arte contemporânea - Musealização.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Arte contemporânea - Musealização"

1

Sant'Anna, Sabrina Parracho. "Musealização, crítica de arte e o exercício experimental da liberdade em Mario Pedrosa." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 24, no. 48 (December 2011): 385–404. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21862011000200008.

Full text
Abstract:
Pelo menos desde as duas últimas décadas do século XX, muito tem se falado sobre a acumulação e o colecionamento de cultura material nas sociedades contemporâneas. A partir de levantamento e análise da obra de Mario Pedrosa da década de 1950 e de levantamento da produção contemporânea na crítica de arte, tenho procurado comparar o modo como a profissão é exercida no momento de sua institucionalização no Brasil e hoje, quando, na narrativa institucional, começaria a perder sua força. Neste sentido, tenho procurado entender como a crítica vem sofrendo modificações e, assim, ordenando a recepção da obra de Pedrosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva Xavier, Janaina. "A documentação na musealização de performances, foto e vídeo performances e reperformances." Museologia & Interdisciplinaridade 9, no. 18 (November 21, 2020): 449–70. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9i18.30920.

Full text
Abstract:
As performances são uma linguagem artística plural peculiar da arte contemporânea, que nas últimas décadas tem gradativamente encontrado espaço nos acervos dos museus especialmente por meio da documentação. Esse artigo tem por objetivo analisar a aquisição de performances, das fotos e vídeo performances por meio da documentação, da documentação histórica de performances, da rememoração e reapresentação de performances pela documentação histórica e da reperformance pela documentação histórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Silva, Anna Paula, and Fernanda Werneck Côrtes. "Alteração, atualização e versão." Museologia & Interdisciplinaridade 9, no. 18 (November 22, 2020): 265–80. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34967.

Full text
Abstract:
O presente artigo proporciona uma reflexão sobre a trajetória de uma obra de arte desde sua criação e incorporação a uma coleção, abordando suas subsequentes exibições, até a atualidade. Para tanto, analisa o processo de assimilação de Paulista/97 (1997), de Cildo Meireles, pelo acervo do Instituto Itaú Cultural, a partir da performatividade da obra ao longo dos anos. O objetivo é discutir o processo de musealização da arte contemporânea, dando destaque ao papel desempenhado pelas estratégias de aquisição na forma como a obra será salvaguardada e exposta. Desse modo, a análise está atrelada mais à transformação da obra do que à sua exibição em 1997.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BRULON, Bruno. "Re-interpretando os objetos de museu: da classificação ao devir." Transinformação 28, no. 1 (April 2016): 107–14. http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016002800009.

Full text
Abstract:
Resumo O presente texto tem o objetivo de introduzir uma reflexão sobre os enquadramentos tradicionalmente impostos aos objetos de museu questionando a sua sustentação empírica na Contemporaneidade. A vida museal do objeto, que acontece dentro ou fora das instituições formais, é produtora de diferentes enquadramentos classificatórios e informacionais. Estes, por vezes, os estigmatizam ligando-os às categorias criadas socialmente e que são cada vez mais percebidas como suplantáveis pelas Ciências Contemporâneas. Por meio de uma revisão bibliográfica detalhada, o artigo chama a atenção para uma mudança de percepção sobre os musealia em função, principalmente, de dois fenômenos distintos, quais sejam: (1) o novo sentido conferido ao objeto artístico pela Arte Contemporânea, atuando na reordenação dos enunciados sobre os objetos e os valores neles investidos; e (2) o advento dos ecomuseus, que relegam ao segundo plano do discurso museal os objetos materiais voltando-se para a musealização das relações do humano com o seu meio. Em ambos os casos, as categorias classificatórias que comportam os objetos nos mu-seus tradicionais são perturbadas levando à concepção de uma nova categoria de pensamento que propomos chamar de objeto-devir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreno, Patricia Ferreira. "Imagens em movimento, temporalidades e o efeito cinema nos museus de arte." Museologia & Interdisciplinaridade 5, no. 10 (December 23, 2016): 43–51. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17724.

Full text
Abstract:
Os artistas modernos e contemporâneos que lançaram mão da imagem em movimento como suporte inseriram de forma diferenciada as discussões sobre as questões temporais no fazer artístico. A partir de então, novas formas expositivas vêm sendo buscadas pelos museus e galerias que se propõem a abrigar obras relacionadas aos suportes da imagem em movimento. Dessa forma, pretendemos discutir como a produção artística e o espaço expositivo realizam o processo de musealização de temporalidades e constroem o que chamamos aqui de um cinema – museu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Elisa Noronha. "A musealização da arte contemporânea como um processo discursivo e r." Midas, no. 3 (May 8, 2014). http://dx.doi.org/10.4000/midas.563.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Xavier, Janaina Silva. "Faxinal das Artes: a constituição de um acervo museológico a partir de uma residência artística." MODOS 4, no. 1 (January 13, 2020). http://dx.doi.org/10.24978/mod.v4i1.4381.

Full text
Abstract:
Este artigo trata sobre as residências artísticas no Brasil e, mais especificamente, a residência de Faxinal das Artes, que ocorreu em 2002, no município de Pinhão, no interior do Paraná, por iniciativa do governo do estado. O programa, que durou catorze dias, contou com a participação de 98 artistas de 16 estados brasileiros e teve a curadoria de Agnaldo Farias e Fernando Bini. Uma das intenções dos organizadores era a constituição de um acervo de arte contemporânea para o estado. Após um período de indefinição, as 104 obras entregues pelos artistas foram finalmente incorporadas ao acervo do Museu de Arte Contemporânea (MACPR), onde permanecem desde então. O objetivo desse texto é o de buscar compreender as motivações, as escolhas e os resultados desse programa, considerado pelos seus organizadores como a primeira grande residência do país. Foram realizadas entrevistas, levantamentos bibliográficos e documentais, visitas técnicas ao MAC e análise do referencial teórico sobre o assunto durante minha pesquisa de doutorado. Como conclusões observou-se que a residência atingiu os objetivos propostos por seus organizadores; contudo, os poucos desdobramentos posteriores com o acervo e de pesquisas do próprio museu sobre o evento minimizaram o potencial de seus resultados e gerou dificuldades na musealização das obras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brulon, Bruno. "Re-interpretando os objetos de museu: da classificação ao devir." Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 12, no. 1 (May 29, 2017). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34295.

Full text
Abstract:
O presente texto tem o objetivo de introduzir uma reflexão sobre os enquadramentos tradicionalmente impostos aos objetos de museu questionando a sua sustentação empírica na Contemporaneidade. A vida museal do objeto, que acontece dentro ou fora das instituições formais, é produtora de diferentes enquadramentos classificatórios e informacionais. Estes, por vezes, os estigmatizam ligando-os às categorias criadas socialmente e que são cada vez mais percebidas como suplantáveis pelas Ciências Contemporâneas. Por meio de uma revisão bibliográfica detalhada, o artigo chama a atenção para uma mudança de percepção sobre os musealia em função, principalmente, de dois fenômenos distintos, quais sejam: (1) o novo sentido conferido ao objeto artístico pela Arte Contemporânea, atuando na reordenação dos enunciados sobre os objetos e os valores neles investidos; e (2) o advento dos ecomuseus, que relegam ao segundo plano do discurso museal os objetos materiais voltando-se para a musealização das relações do humano com o seu meio. Em ambos os casos, as categorias classificatórias que comportam os objetos nos museus tradicionais são perturbadas levando à concepção de uma nova categoria de pensamento que propomos chamar de objeto-devir.Palavras-chave: Classificação. Informação. Museologia. Objeto-devir. Objetos de museu (musealia).Link: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2643/2232
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brulon, Bruno, and Emerson Dionisio Gomes de Oliveira. "Apresentação." MODOS 3, no. 3 (September 29, 2019). http://dx.doi.org/10.24978/mod.v3i3.4301.

Full text
Abstract:
Na esteira do livro “Canibalismes disciplinaires" de Thierry Dufrêne e Anne-Christine Taylor e inspirados pelo “Simpósio História da Arte e Antropologia”, organizado pelo Museu do Quai Branly (Paris), em 2006, além dos trinta anos da discutida exposição “Magiciens de la Terre”, de 1989,em suas repercussões para os museus e exposições de arte na França bem como em países não europeus, o presente dossiê acolheu investigações de pesquisadores da história da arte, das ciências sociais e da museologia preocupados com as relações, as conexões, os conflitos e as contradições operadas pelas narrativas e representações contemporâneas produzidas na intercessão entre a antropologia e a arte; privilegiando objetos, processos, eventos e instituições que navegam entre as duas áreas, num processo de canibalismos mútuos entre essas duas práticas disciplinares. Nestas intersecções, a museologia é a terceira chave deste relacionamento pois opera com as transformações dos objetos, investindo-os em processos singulares e próprios do campo, abarcados pela noção de musealização, um ato simbólico e criativo que produz sentidos e cria valores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Arte contemporânea - Musealização"

1

Nascimento, Elisa de Noronha. "Discursos e reflexividade : um estudo sobre a musealização da arte contemporânea." Doctoral thesis, Porto : [Edição do Autor], 2013. http://hdl.handle.net/10216/70335.

Full text
Abstract:
Esta dissertação desenvolve urn estudo sabre o museu de arte contemporânea, mais especificamente sabre a musealização da arte contemporânea, abordando a musealização como urn processo discursivo e reflexivo de (auto)afirmação e reinvenção do museu; processo este construído em diálogo entre o museu e o seu proprio objeto, i.e., a arte contemporânea que, seja pelas características de seus materiais e processos, seja pela sua pluralidade de momentos e práticas, tensiona e problematiza funções e conceitos sistemáticamente estabelecidos ao longo da história desta instituição, desafiando o museu de arte contemporânea a desenvolver novas formas de expôr, de colecionar, de conservar, a criar novas conceitos e categorias, a estabelecer outros tipos de mediações, de contato com o seu público, enfim, a confrontar-se com a sua própria genealogia, com seus próprios limites e suas representações. Assente na metodologia dos Estudos de Caso, esta dissertação analisa três museus situados em Portugal e no Brasil: o Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, na cidade do Porto, e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo. Atenta as particularidades de cada caso, esta análise centra-se nos modos como estes museus se organizam e se identificam enquanto museus de arte contemporânea através da contextualização dos paradigmas, das determinações, das funções que os justificam e fundamentam, e dos processos desenvolvidos para a musealização da arte contemporânea: quais são seus modelos paradigmáticos? Qual o período abrangido pelas suas coleções? Como suas coleções sao expostas? Como definem a arte contemporânea? Como os artistas sao envolvidos e participam nos processos museológicos? [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Elisa de Noronha. "Discursos e reflexividade: um estudo sobre a musealização da arte contemporânea." Doctoral thesis, Porto : [Edição do Autor], 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/74018.

Full text
Abstract:
Esta dissertação desenvolve urn estudo sabre o museu de arte contemporânea, mais especificamente sabre a musealização da arte contemporânea, abordando a musealização como urn processo discursivo e reflexivo de (auto)afirmação e reinvenção do museu; processo este construído em diálogo entre o museu e o seu proprio objeto, i.e., a arte contemporânea que, seja pelas características de seus materiais e processos, seja pela sua pluralidade de momentos e práticas, tensiona e problematiza funções e conceitos sistemáticamente estabelecidos ao longo da história desta instituição, desafiando o museu de arte contemporânea a desenvolver novas formas de expôr, de colecionar, de conservar, a criar novas conceitos e categorias, a estabelecer outros tipos de mediações, de contato com o seu público, enfim, a confrontar-se com a sua própria genealogia, com seus próprios limites e suas representações. Assente na metodologia dos Estudos de Caso, esta dissertação analisa três museus situados em Portugal e no Brasil: o Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, na cidade do Porto, e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo. Atenta as particularidades de cada caso, esta análise centra-se nos modos como estes museus se organizam e se identificam enquanto museus de arte contemporânea através da contextualização dos paradigmas, das determinações, das funções que os justificam e fundamentam, e dos processos desenvolvidos para a musealização da arte contemporânea: quais são seus modelos paradigmáticos? Qual o período abrangido pelas suas coleções? Como suas coleções sao expostas? Como definem a arte contemporânea? Como os artistas sao envolvidos e participam nos processos museológicos? [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Elisa de Noronha. "Discursos e reflexividade : um estudo sobre a musealização da arte contemporânea." Tese, Porto : [Edição do Autor], 2013. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000225520.

Full text
Abstract:
Esta dissertação desenvolve urn estudo sabre o museu de arte contemporânea, mais especificamente sabre a musealização da arte contemporânea, abordando a musealização como urn processo discursivo e reflexivo de (auto)afirmação e reinvenção do museu; processo este construído em diálogo entre o museu e o seu proprio objeto, i.e., a arte contemporânea que, seja pelas características de seus materiais e processos, seja pela sua pluralidade de momentos e práticas, tensiona e problematiza funções e conceitos sistemáticamente estabelecidos ao longo da história desta instituição, desafiando o museu de arte contemporânea a desenvolver novas formas de expôr, de colecionar, de conservar, a criar novas conceitos e categorias, a estabelecer outros tipos de mediações, de contato com o seu público, enfim, a confrontar-se com a sua própria genealogia, com seus próprios limites e suas representações. Assente na metodologia dos Estudos de Caso, esta dissertação analisa três museus situados em Portugal e no Brasil: o Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, na cidade do Porto, e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo. Atenta as particularidades de cada caso, esta análise centra-se nos modos como estes museus se organizam e se identificam enquanto museus de arte contemporânea através da contextualização dos paradigmas, das determinações, das funções que os justificam e fundamentam, e dos processos desenvolvidos para a musealização da arte contemporânea: quais são seus modelos paradigmáticos? Qual o período abrangido pelas suas coleções? Como suas coleções sao expostas? Como definem a arte contemporânea? Como os artistas sao envolvidos e participam nos processos museológicos? [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ponte, Ana Sofia Lopes da. "Transformar Arte Funcional em Objeto Museal. Alguns Desafios à Musealização de Arte Contemporânea." Tese, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/89399.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ponte, Ana Sofia Lopes da. "Transformar Arte Funcional em Objeto Museal. Alguns Desafios à Musealização de Arte Contemporânea." Doctoral thesis, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/89399.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mortari, Camila 1990. "Caracterização material dos suportes e adesivos de painéis de azulejo do Museu Nacional do Azulejo para a sua intervenção de conservação e restauro." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10451/27963.

Full text
Abstract:
This internship project’s main theme is centered around contemporary Portuguese Glazed Tilework and the different approaches to the handling and display of its panels when relocated from their point of origin to a museological setting. It describes the process of restauration of three glazed tile panels one authored by João Segurado, another by Almada Negreiros and a small panel comprised of ceramic tiles from the early 16th century. This study focused itself toward the understanding of problems related to the materials or support structures and how they interact with the tiles, more specifically regarding deterioration. Through this investigation it became clear that a further study of these support structures’ materials was needed, so as to not compromise the integrity of the tiles. This was achieved through a combination of both the use of scientific analysis and historic heritage research. As a result, at the end of this internship, it was possible to grasp the complexity of the work the professionals go through at the laboratory of restauration and conservation of art at MNAz. Furthermore it allowed for a better understanding of the finer details of displaying works of art to the public, while both maintaining its educational facet and promoting its aesthetic experience. The knowledge acquired in this period made this internship a unique learning opportunity that provided invaluable professional growth
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography