To see the other types of publications on this topic, follow the link: Artes do espetáculo - Europa.

Journal articles on the topic 'Artes do espetáculo - Europa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Artes do espetáculo - Europa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Repertório, Teatro &. Dança Periódico. "GIPE-CIT canta Padilla [Armindo Bião]." REPERTÓRIO, no. 12 (July 20, 2012): 55. http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i12.4346.

Full text
Abstract:
texto teatral, elaborado no curso do semestre letivo 2008.2, da Universidade Federal da Bahia, como parte do programa da disciplina TEA 507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas, Turma 01, <strong>Objetos e corpus de pesquisa em artes do espetáculo/ etnocenologia</strong> e como produto parcial do projeto de pesquisa <strong>Mulheres por um fio: inferno, purgatório e paraíso no Atlântico Negro</strong>, financiado pelo CNPq com bolsa de produtividade em pesquisa para o período de março de 2008 a fevereiro de 2011, para ser lido em público como atividade de extensão correlata, tendo como tema a personagem histórica espanhola Doña María de Padilla, que se transforma em personagem mítica do romanceiro espanhol e dos inquéritos da inquisição ibérica, personagem teatral na Europa e, finalmente,em entidade da um banda brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Bruno, and Luis Miguel Lopes Teixeira. "PROJETOS ARTÍSTICOS NO DOMÍNIO DAS ARTES DE RUA NA EUROPA." Revista Gestão e Desenvolvimento 16, no. 2 (May 28, 2019): 211. http://dx.doi.org/10.25112/rgd.v16i2.1934.

Full text
Abstract:
A compreensão da atual realidade europeia no contexto da criação artística para o espaço público revela uma pertinência acrescida numa altura em que novos domínios da criação artística conquistam espaço na agenda europeia. Com o desenrolar deste estudo, pretendeu-se verificar e contextualizar uma nova realidade europeia no contexto da promoção e difusão de artistas e espetáculos, com impacto, ainda, ao nível da criação. As novas orientações rumo à perspetiva transnacional levam a uma tendência de criação de redes e parcerias, mas qual o papel das redes? Com recurso à compilação bibliográfica, pretendeu-se reunir as condições necessárias para a compressão do estado da arte e da criação artística para o espaço público.Palavras-chave: Artes de Rua. Artes Performativas. Redes Internacionais.ABSTRACTUnderstanding the current European reality in the field of artistic creation for the public space is becoming more pertinent at a time when new areas of artistic creation are gaining space in the European agenda. With the development of this study, it was intended to verify and contextualize a new European reality in the domains of promotion and diffusion of artists and performances, with impact, at the creation level. The new orientations towards the transnational perspective lead to a trend to create networks and partnerships, but what is the role of networks today? By bibliographical compilation, it was intended to gather the necessary information for the understanding of the state of art from artistic creation to public space.Keywords: Outdoor arts. Performing arts. International networks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves, Jean Carlos, and Dick McCaw. "Bakhtin e as artes do espetáculo." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 14, no. 3 (September 2019): 5–14. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457343919.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Soares, Pedro António. "A DIREÇÃO DE CENA, UM CARGO DE SUBTILEZA ARTÍSTICA." Revista Europeia de Estudos Artisticos 2, no. 3 (September 30, 2011): 15–24. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v2i3.36.

Full text
Abstract:
O artigo propõe-se apresentar qual o papel do diretor de cena: um cargo muito discreto nas artes do espetáculo que de certa forma tem vindo a revolucionar de forma subtil o teatro português. Tem como objetivo dar a conhecer uma actividade desconhecida, mesmo para muitos dos que trabalham nas artes do espetáculo, com funções estruturantes para a realização teatral, criando novas metodologias e aproximações criativas ao espetáculo, que se tornou mais complexo e exigente nos últimos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pradier, Jean-Marie. "O Etnocentrismo Nominal e as Artes do Espetáculo Vivo." Revista Brasileira de Estudos da Presença 2, no. 1 (June 2012): 16–41. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266023759.

Full text
Abstract:
RESUMO Este texto apresenta as práticas espetaculares humanas a partir de seu estatuto diverso e diversificado, designadas por uma denominação original que lhe é própria. Discutem-se tais lexemas como valor de patronímico identitário. Discute-se o etnocentrismo nominal como uma tendência difundida em diferentes meios - inclusive acadêmicos - e que consiste em substituir o termo original por uma tradução analógica. Mostra-se como tal operação, exercida pelas línguas dominantes, faz adotar termos como teatro e tragédia como qualificativos para valorizar as práticas consideradas como menores. Criticam-se tais etnocentrismos, apresentando-se argumentos da literatura, da linguística e de outros campos de saber.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Grimaldi Figueredo, Henrique. "Performar o risco." Conceição/Conception 9 (November 20, 2020): e020010. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v9i00.8659720.

Full text
Abstract:
Este artigo discorre sobre a criação híbrida do designer britânico Alexander McQueen a partir de seus aspectos relacionais com as artes do espetáculo e artes performáticas. Partindo dessa noção expandida, discutimos como o imaginário social do risco é apropriado como matéria plástica na criação de alguns de seus desfiles-performances ao longo dos anos 1990 e 2000.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Larissa Hobi. "A audiodescrição e os elementos visuais do espetáculo." Educação e Fronteiras 10, no. 28 (November 22, 2020): 77–89. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13024.

Full text
Abstract:
A audiodescrição (AD) é um recurso que vem paulatinamente sendo estudado, pesquisado e operacionalizado em uma perspectiva da inclusão cultural, proporcionando o acesso e a fruição de pessoas com deficiência a diversos produtos/espaços culturais. Partindo do pressuposto de que o teatro, a dança, as artes visuais, o cinema, o circo, a performance, os programas televisivos, dentre outros bens/produtos culturais são bens aos quais todos devem ter acesso; e das questões: como determinar quais os elementos que devem ser priorizados? O que manter e o que suprimir em detrimento do tempo? Qual a função estética desses elementos audiodescritos e como descrevê-los?; propomos refletir sobre os elementos visuais do espetáculo, suas funções e possibilidades de traduzi-los verbalmente, ampliando dessa forma o entendimento da narrativa por pessoas com deficiência visual. Propomos assim, notas para descrição dos elementos visuais do espetáculo, os tornando verbais, valendo-se de teóricos das artes da cena e levando em consideração os elementos constituintes da cena, sua multiplicidade e complexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Otani, Daves. "Boa companhia e a composição de Primus: “encontros” que geram procedimentos criativos." Pitágoras 500 3, no. 1 (April 29, 2013): 77–87. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v3i1.8634737.

Full text
Abstract:
O artigo fala sobre o acaso como elemento determinante na condução do processo de construção do espetáculo Primus, da Boa Companhia, a atitude criativa do grupo e como sua história proporciona que “encontros casuais” gerem formas de proceder perante o texto literário de Franz Kafka (Comunicado a uma academia), que inspira o espetáculo. Como exemplo, o autor fala como a capoeira foi integrada ao espetáculo em decorrência da história do grupo na Unicamp, da história da capoeira no Departamento de Artes Cênicas, onde se formou o grupo, e da postura da diretora artística e da companhia de repertório, que agregam elementos baseados em “encontros casuais”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Berté, Odailso. "DANZA LA VIDA: NARRATIVAS DE UM PROCESSO CRIATIVO COM IMAGENS DE FRIDA KAHLO." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 2, no. 4 (April 29, 2017): 19. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2017.v2.n4.p19-40.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é realizar um estudo sobre o processo criativo do espetáculo e intervenção de dança FeridaCalo (2016), baseado em imagens da pintora mexicana Frida Kahlo. Os modos de uso de imagens nesse processo criativo possibilitam reflexões sobre o poder performativo das imagens e a possibilidade de refuncionalização das imagens para a construção de conhecimentos no ensino de artes. Narrativas de experiências e análises de imagens são os procedimentos metodológicos que viabilizam esta reflexão. Nesse sentido, apontam-se caminhos para a criação artística e o ensino de artes na contemporaneidade, entrelaçando as artes, experiências, narrativas e imagens de diferentes corpos e contextos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Thainá Maria Silva, and Laura Pronsato. "Interações entre dança e tecnologia: um estudo prático-teórico sobre a dança mediada por dispositivos tecnológicos." Palíndromo 12, no. 26 (January 1, 2020): 110–24. http://dx.doi.org/10.5965/2175234612262020110.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa prático-teórica acerca da dança na cultura digital, propondo a experiência de criação em dança e tecnologia. Com o intuito de compreender as especificidades de criação da área, foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas a partir de Ivani Santana e Isabel Maria de Cavadas Valverde, bem como pesquisa com softwares e aplicativos para smartphones, resultando no espetáculo ‘Trilha’. A partir dos aspectos apontados por tais autoras este estudo faz uma análise sobre a criação do espetáculo e apresenta reflexões acerca das poéticas tecnológicas utilizadas pelo mesmo. Compreende-se que o carácter prático-teórica aliado a produção de um espetáculo auxilia no alargamento das maneiras de recepção de um estudo acadêmico em artes, assim como amplia os lugares de discussão e alcance da temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Villanova, Pamella. "Trechos de Helena Vadia, uma performopalestra." Revista Aspas 8, no. 1 (October 25, 2018): 263–77. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i1p263-277.

Full text
Abstract:
Trechos da dramaturgia de Helena Vadia, híbrido de peça de teatro e palestra – uma “performopalestra” apresentada na defesa do mestrado em Artes da Cena, em 2014, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O espetáculo ultrapassou os limites físicos da universidade e dos edifícios teatrais e já se apresentou em diversos contextos diferentes, levando questionamentos sobre a rigidez de “ser mulher” ou “ser homem” e a violência consequente de tal compreensão assimétrica aparentemente imutável. Palavras-chave: Dramaturgia, Estudos de gênero, Mito, Pesquisa em artes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Penuela Sanches, Pedro Rodrigo. "Algumas de nossas dificuldades: inventário de impasses." Sala Preta 17, no. 1 (July 17, 2017): 309. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p300-323.

Full text
Abstract:
O presente trabalho procura discutir alguns aspectos fundantes da produção, da circulação e do pensamento em artes cênicas que aqui serão considerados como problemáticos, atravessados por contradições e fontes de possíveis impasses e complexidades de difícil enfrentamento, quais sejam: novidade (ou originalidade) como instituição e norma, e certas noções de espetáculo, representação e representatividade, tal como têm aparecido em alguns debates importantes e frequentes neste campo. Para a construção das reflexões, recorre-se a discussões e problematizações oriundas da filosofia e da crítica de arte, a fim de, no horizonte, instabilizar (ainda que de maneira deliberadamente aberta e inconclusiva) alguns aspectos de certo modus operandi nas artes cênicas, bem como nas artes de modo geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Nascimento, Luís Fernandes dos Santos. "Espetáculo desprovido de arte: o tema do luxo em Rousseau." Cadernos de Ética e Filosofia Política 2, no. 31 (December 28, 2017): 6–13. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i31p6-13.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a atitude peculiar que Rousseau assume na célebre "querela do luxo": diante da valorização do gosto refinado nas artes em um século marcado pelo espírito de galanteria e pelo modelo de vida fútil e pomposa da corte, é na condição de escritor que Rousseau, paradoxal e conscientemente, denuncia os efeitos sociais nocivos do luxo sobre os costumes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Dallago, Saulo Germano Sales. "MANIPULAÇÃO E PARTITURA VOCAL: O TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO DO PERSONAGEM “SANCHO PANÇA”." O Teatro Transcende 22, no. 1 (December 14, 2017): 19. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2017v22n1p19-33.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo abordar o processo de composição, tanto do ponto de vista da manipulação quanto da interpretação vocal, do personagem Sancho-Pança, protagonista do espetáculo O Grande Governador da Ilha dos Lagartos, produzido em 2014 pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. A montagem, fruto de parceria entre os cursos de Música, Artes Cênicas e Direção de Arte da EMAC, teve como eixo principal a relação entre música e formas animadas, utilizando-se do trabalho com a manipulação de bonecos de balcão, dentre os quais se enquadra o personagem supramencionado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Araújo, Gessé Almeida. "Para além de 1964." ouvirOUver 15, no. 1 (June 18, 2019): 112–25. http://dx.doi.org/10.14393/ouv24-v15n1a2019-8.

Full text
Abstract:
Trata-se de um panorama histórico-crítico da censura às artes do espetáculo interpretada como prática política institucionalizada pelo Estado brasileiro notadamente durante os anos de ditadura militar (1964 - 1985). O recorte estabelecido elenca os eventos pré e pós-golpe de 64 até a abertura política, a promulgação da Constituição de 1988 com o suposto fim da censura, chegando ao cerceamento a espetáculos e exposições no território nacional pós-2016. A argumentação aventa os possíveis atavismos autoritários do passado e do presente político e social no Brasil, concebendo a censura às artes como sendo uma prática fomentada, entre outros, por setores conservadores da sociedade civil. Por fim, chega-se a uma possível leitura da censura como fenômeno histórico explicitando os elementos autoritários que rondam as artes no Brasil até os dias atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lampert, Jociele. "A imagem da moda muito além da sociedade do espetáculo: cultura visual e a formação docente em Artes Visuais." DAPesquisa 2, no. 4 (November 26, 2019): 187–96. http://dx.doi.org/10.5965/1808312902042007187.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva averiguar alguns embates na formação docente em Artes Visuais partindo das tensões entre a cultura visual, as Artes Visuais e a Educação (enquanto formação docente). Desta forma, ampara-se em uma reflexão teórica da educação para a compreensão crítica da arte e no que confere a contemporaneidade aborda-se Debord (1997). A moda é um ponto articulador na cultura visual e também se constitui como elemento agenciador dos estudos culturais na contemporaneidade. Assim, a abordagem do sistema estético da moda em contra ponto com as Artes Visuais, pode sugerir a construção de uma reflexão crítica sobre a sociedade em que vivemos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Borovik, Samira. "Xamanismo e performance na criação do espetáculo Ka, de Renato Cohen." Conceição/Conception 3, no. 2 (December 1, 2014): 52. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v3i2.8647686.

Full text
Abstract:
Do ponto de vista da atuação, este artigo é sobre a iniciação em performance e xamanismo na criação do espetáculo Ka - Poética Zaum de Velimir Khlébnikov, encenado por Renato Cohen (1956-2003), como conclusão do curso de Artes Cênicas da Unicamp em 1998. Durante o work in progress, o encenador ampliou os recursos de preparação para o ator através do ritual xamânico e das vivências em body art, no contexto da via irracionalista de atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Romano, Olívia Camboim. "O ENSINO DA MAQUIAGEM TEATRAL." O Teatro Transcende 23, no. 1 (November 29, 2018): 21. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p21-31.

Full text
Abstract:
O artigo trata dos cinco principais desafios do ensino da maquiagem teatral e as estratégias encontradas para enfrentá-los, entre os anos de 2007 e 2011, quando assumi o componente curricular Maquiagem e Caracterização na Universidade Regional de Blumenau (Furb), na ocasião, obrigatório na terceira fase do antigo curso Artes – Bacharelado em Teatro – Interpretação. Além disso, expõe os dez elementos básicos da maquiagem e a importância das cores na criação da maquiagem teatral. A experiência evidenciou que o ensino da automaquiagem é fundamental para atores em formação. Considerando que a maquiagem é basilar para o processo de composição da personagem, independente da poética adotada, este elemento precisa ser trabalhado e deve estar em harmonia com os demais aspectos visuais do espetáculo; pois, nesse caso, está a serviço de um espetáculo cênico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Brait, Beth, Maria Helena Cruz Pistori, Bruna Lopes-Dugnani, and Orison Marden Bandeira de Melo Júnior. "As fronteiras se abrem: as artes do espetáculo e o Círculo de Bakhtin." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 14, no. 3 (September 2019): 2–4. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457343918.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Dess, Conrado. "Para se pensar uma representatividade negra : reflexões sobre o corpo (não) negro nas artes cênicas." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no. 39 (December 23, 2020): 1–21. http://dx.doi.org/10.5965/14145731033920200204.

Full text
Abstract:
O autor propõe uma reflexão acerca das transformações sociais que levaram ao surgimento de um movimento que luta por representatividade negra nas artes cênicas nos últimos anos. A partir de uma observação de alguns dos modos como o corpo negro é representado em cena, em particular no espetáculo Entrevista com Stela do Patrocínio, pretende-se realizar uma reflexão sobre as implicâncias políticas e sociais causadas pela presença e pela ausência do corpo negro na cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pinheiro, Cristiano Max Pereira, Eric Charles Henri Dorion, and Mauricio Barth. "Mapeamento dos Cursos de Graduação dos Setores Criativos nas Instituições de Ensino Superior Gaúchas." Desenvolvimento em Questão 15, no. 39 (May 10, 2017): 353. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.353-375.

Full text
Abstract:
<p>O presente trabalho tem como contribuição e objetivo um mapeamento das instituições, cursos, temporalidade, número de estudantes e profissionais, indicadores produtivos e impactos de suas ações sob a ótica da Indústria e da Economia Criativa como um sistema complexo, apresentando o levantamento dos cursos de graduação dos setores criativos ofertados por IES do Rio Grande do Sul. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa demonstra-se de cunho explicativo-descritivo, utilizando-se de uma coleta de dados que reuniu todos os cursos de IES relacionados aos setores criativos com localização no RS. Para a seleção dos cursos, utilizaram-se as categorias estabelecidas pelo Plano da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura: Patrimônio; Expressões Culturais; Artes do Espetáculo; Audiovisual, do Livro, da Leitura e da Literatura; Criações Funcionais. Quanto ao mapeamento da oferta dos cursos, optou-se por dois modelos de divisão geográfica: (a) Mesorregiões e Microrregiões e (b) COREDES. Ao fim deste estudo, constatou-se, entre outros pontos, que existem 73 IES gaúchas com ofertas de cursos de formação em áreas de setores criativos e uma oferta total de 424 cursos. Percebe-se, ainda, que a formação universitária relacionada aos cursos da categoria Patrimônio apresentam uma mesma concentração nas mesorregiões Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste, seguidas da mesorregião Sudeste. Já os cursos relacionados à área de Expressões Culturais não possuem uma representatividade influente no Estado, tendo sua maior oferta na Mesorregião Metropolitana. A mesorregião Sudeste apresenta uma significativa contribuição na oferta de formação em Artes do Espetáculo, mesmo se comparada à oferta da Mesorregião Metropolitana; ainda, a oferta absoluta dos cursos da área é menor apenas que da categoria de Criações Funcionais. A maioria dos cursos dessa categoria são variações e habilitações de Cursos de Letras. E, assim como nas Artes do Espetáculo, as áreas que mais se destacam após a mesorregião Metropolitana são a mesorregião Noroeste e Sudeste. As Criações Funcionais são os cursos com maior oferta absoluta, com grande concentração na Mesorregião Metropolitana. A Mesorregião Nordeste também se destaca na oferta de cursos, devido ao número de indústrias, o polo metal-mecânico e a proximidade com a região Metropolitana.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gatti, Daniela, and Jefferson de Oliveira Souza. "O jogo do texto no processo criativo em dança: ato de leitura e ato de criação em Vícios e Virtude – drama em dança." Conceição/Conception 7, no. 1 (July 18, 2018): 17–33. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v7i1.8648509.

Full text
Abstract:
A finalidade deste artigo é a reflexão sobre a abordagem de textos literários na criação em dança a partir do espetáculo Vícios e Virtudes – drama em dança, apresentado no ano de 2010. A sua intenção se encaminha por uma aproximação entre a teoria literária da Estética da Recepção e o processo criativo na dança. Em síntese, pretende-se construir um diálogo entre o texto literário nos seus efeitos estéticos e a sua recepção nas artes da cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Beaklini, Pedro Paulo Bonetti. "Arte e ciência: análise de conceitos físicos e trabalho colaborativo na obra As Ruas de Bagdá ou Aranha Marrom não usa Roberto Carlos." Revista Aspas 7, no. 2 (May 4, 2018): 152. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p152-168.

Full text
Abstract:
A relação entre arte e ciência e seus respectivos processos criativos despertam interesse tanto em artistas quanto em cientistas. Neste artigo é discutida a relação entre a física e as artes cênicas a partir da minha participação no espetáculo As Ruas de Bagdá ou Aranha Marrom não usa Roberto Carlos. O impacto de conceitos científicos no teatro é discutido primeiramente de forma ampla, para então ser focado nesta obra, ressaltando as vantagens do diálogo entre as áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Figueiredo, Valéria, and Urânia Oliveira. "A Loteria do Diabo: uma Comédia Mágica. O Teatro como Lugar da História e da Memória." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 3, no. 5 (December 29, 2017): 35. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v3i5.5351.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo relata a montagem de uma adaptação da comédia musical portuguesa do Século XIX, a mágica: A Loteria do Diabo, de Joaquim Augusto de Oliveira, montada por professores e alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Suscita reflexões nos campos da dança, do teatro e da música e as relações educacionais na produção artística e acadêmica. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Oficina do Espetáculo III, do Curso de Artes Cênicas, a partir da adaptação literária da obra e a integração do teatro, da dança e da música, considerando-se as especificidades destas linguagens. A encenação incluiu a pesquisa histórica do gênero, considerando suas características peculiares, como a ilusão criada com efeitos especiais e a presença de uma orquestra acompanhando o coro. A montagem indicou a relevância do diálogo entre as linguagens e o quão delicado é o ato de adaptar uma obra para o universo contemporâneo sem descaracterizá-la.AbstractThis article reports on the staging of an adaptation of the Portuguese musical comedy from the XIX century: the magical: The Devil’s Lottery, by Joaquim Augusto de Oliveira, staged by teachers and students from Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) – UFG. It rouses reflections in the field of dance, theatre and music and of the educational relations in the artistic and academic production.The work has been developed in the subject Oficina do Espetáculo III from the course Artes Cênicas. It has been developed from the adaptation of the literary work and the integration of theatre, dance and music taking into consideration the specificities of those languages. The staging included the historical research of the genre, considering its peculiar characteristics such as the illusion created with special effects and the presence of an orchestra accompanying the choir. The staging indicates the relevance of the dialogue between the languages and how delicate is the act of adapting a work to the cotemporary world without mischaracterizing it.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Mariante Neto, Flávio Py, Daniel Giordani Vasques, and Marco Paulo Stigger. "“SE PERDER E DER SHOW, VAI LUTAR DE NOVO!” MMA E O CONCEITO DE ESPORTE." Movimento (ESEFID/UFRGS) 27 (June 9, 2021): e27030. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.108259.

Full text
Abstract:
A caracterização do esporte moderno elenca elementos que o distinguem de outras práticas corporais. As artes marciais mistas (MMA) são frequentemente compreendidas como uma modalidade esportivizada a partir de mudanças que visaram ao regramento e à diminuição da violência. Este estudo objetivou analisar o MMA a partir daquilo que o distingue dos outros esportes com base no conceito de esportivização proposto por Elias e Dunning. A metodologia, etnográfica, utilizou a observação participante em uma academia de MMA e em eventos de luta, da produção de diários de campo e de entrevistas. Três categorias empírico-analíticas foram construídas para análise de elementos do MMA (o “dono do evento”; o espetáculo acima da vitória; e a violência como espetáculo), as quais sugerem debates com as noções de vitória, institucionalização, pertencimento e violência. Indicou-se a importância de um alargamento do conceito de esporte para compreender o MMA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Torres Neto, Walter Lima Lima. "Programas de teatro: objeto e fonte." Sala Preta 17, no. 2 (December 26, 2017): 114. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p114-129.

Full text
Abstract:
Neste artigo, procuro relatar a minha experiência de pesquisa com os programas de espetáculos teatrais. Retomo alguns pontos da investigação sobre os projetos editoriais dos programas de teatros em diferentes centros de documentação. Apesar de rever algumas conclusões parciais já divulgadas em artigos anteriores, acrescento aqui uma reflexão sobre o programa de espetáculo enquanto objeto integrante de coleções “efêmera teatral”, e chamo atenção para a aproximação de nossos acervos de artes cênicas, não só de programas, com as humanidades digitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Repertório, Teatro &. Dança Periódico. "GRAND OUVERTURE Um espetáculo no Ninho [Leonardo Boccia]." REPERTÓRIO, no. 11 (July 20, 2009): 26. http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i11.4322.

Full text
Abstract:
A construção do Estádio Olímpico de Pequim custou ao governo chinês US$ 500 milhões. O Ninho, como também é conhecido por sua estrutura em aço que reproduz as formas de um ninho de pássaro, tem 91 mil lugares e, em 08.08.2008, por ocasião da cerimônia de abertura de jogos olímpicos de Pequim, é transformado em gigantesco teatro de arena. De acordo com recentes pesquisas, a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim, sob a direção do influente cineasta chinês Zhang Yimou, por sua complexidade e criatividade, sensibilizou mais de 3 bilhões de espectadores-ouvintes em todo o mundo. Neste ensaio, apresento seqüências daquela cerimônia de abertura e discuto pontos de intersecção entre cultura, música e artes cênicas que, durante pouco mais de uma hora, cativaram o público no estádio ninho de pássaro e a audiência mundial com o mais ousado espetáculo cultural da atualidade. <br />
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Marquardt, Eduard. "Guy Debord e Ronaldo Brito: o Zeitgeist dos anos 1970." Em Tese 23, no. 3 (August 29, 2018): 264. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.23.3.264-288.

Full text
Abstract:
Aproximação teórica detalhada entre as teses lançadas por Guy Debord em A sociedade do espetáculo e os textos críticos que Ronaldo Brito publicou no jornal carioca Opinião entre os anos de 1972 e 1977. Pesquisa bibliográfica.Entre outros aspectos, discute-se a dicotomia estabelecida por Brito entre o esquema “artes e espetáculos” e o universitário como a “divisão das tarefas espetaculares” ou “crítica espetacular do espetáculo”. Brito chama a atenção para a ideologia da imprensa: postar-se fora do espaço cultural, como se esta neutralidade pretensa estivesse distante de qualquer implementação de valores, argumentação muito semelhante à que Debord levanta em relação aos limites da sociologia, na “não-conferência” “Perspectives for Counscious Alterations in Everyday Life”. Em suma, Brito percebe a inevitabilidade de o jornalismo cultural postar-se fora do processo de mediatização: de um ou de outro modo se está sempre no espaço do mercado, mesmo quando de uma posição underground. Debord, por sua vez, percebe a ideologia como a consciência deformada das realidades, sendo o espetáculo a ideologia por excelência, que estabelece a essência de todo sistema: o empobrecimento, a sujeição e a negação da vida real. Tal como um espectro, portanto, interessa perceber Debord como a sombra não citada, propriamente, na escrita de Ronaldo Brito. Um possível Zeitgeist dos anos 1970.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Phyllipe Gomes Cassemiro de Araújo, Allan. "O CORPO SENSÍVEL, AS AFECÇÕES E AS QUESTÕES DE GÊNERO NO ESPETÁCULO “GOSTO DE FLOR”." Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas 3, no. 1 (July 17, 2020): 191–213. http://dx.doi.org/10.21680/2595-4024.2020v3n1id20424.

Full text
Abstract:
O presente artigo decorre da pesquisa de mestrado intitulada “Entre a dor e o amor: a excitação do corpo sensível, as memórias e os afetos nos processos de criação cênica” realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre o conceito de “corpo sensível” e interrelacionando-o com o conceito de afeto de Espinosa e as questões de gênero que emergiram no processo de criação do espetáculo “Gosto de Flor” do Grupo Arkhétypos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Vieira Fernandes, Fernanda, and Maria Amélia Gimmler Netto. "Ação em combate: Criação colaborativa, participação e transcriação no processo criativo." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no. 39 (December 23, 2020): 1–29. http://dx.doi.org/10.5965/14145731033920200208.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a criação colaborativa do espetáculo Combate: corpos mortos, vivos e por vir. A montagem problematizou o machismo e o racismo, envolveu docentes, licenciandos em teatro e artistas locais de Pelotas, no extremo sul do Brasil. Apresentam-se aqui aspectos da pesquisa em artes cênicas e dos processos práticos de criação da encenação e escrita dramática na contemporaneidade, valendo-se dos referenciais de Béatrice Picon-Vallin e Antônio Araújo sobre criação colaborativa, de Óscar Cornago sobre participação, e de Haroldo de Campos sobre transcriação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Fernanda Mara Ferreira, and Victor Hugo Neves de Oliveira. "AFROCENTRICIDADE NA OBRA TEATRAL “DONA MARIA DO DOCE”: ensino de arte e perspectivas antirracistas." CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais 1, no. 26 (June 12, 2021): 71–89. http://dx.doi.org/10.46906/caos.n26.57855.p71-89.

Full text
Abstract:
Este artigo busca compartilhar o processo de sistematização da obra teatral “Dona Maria do Doce” por meio da perspectiva afrocentrada. O espetáculo consiste em trabalho autoral relevante para minha trajetória estudantil e profissional. Utilizo a pesquisa bibliográfica apoiando-me na epistemologia de intelectuais negras(os). A fim de contribuir para os estudos em artes cênicas, apresento a obra “Dona Maria do Doce” como resultado de um processo criativo emancipatório, transformador em arte e educação, levando em consideração minhas vivências enquanto artista, estudante/educadora e mulher negra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Furtado, Lana Maiara Saraiva. "ENSAIO DE UM-NÓS: notas sobre construções reflexivas através do teatro do oprimido enquanto ferramenta pedagógica." IAÇÁ: Artes da Cena 2, no. 1 (February 10, 2019): 97. http://dx.doi.org/10.18468/iaca.2019v2n1.p97-106.

Full text
Abstract:
Das possibilidades de utilização do teatro enquanto ferramenta de reflexão ou prática pedagógica, através do Teatro do Oprimido desenvolvido por Augusto Boal voltado para a formação de acadêmicos de teatro visando a atentar às situações de opressões no dia-a-dia. Este artigo tem como objetivo discutir essa prática de teatro que torna o espectador parte do espetáculo dando-lhe liberdade e ação. Tendo como referencial teórico: Boal (1991;2009) e Filho e Marques (2012) como base teórica das formulações e estudos sobre o Teatro do oprimido e suas técnicas; Le Breton (2007) sustenta questões do corpo e experiência corporal; Pavis (2008) que aborda a expressão dentro do teatro e das artes e Roubine (1998) nos ampara com questões de encenação enquanto linguagem. Desse processo prático-teórico que resultou em um espetáculo de experimentos, no qual se utilizou algumas de suas modalidades entre elas: o Teatro-Imagem e Teatro-Jornal, mostrando aos futuros professores o quanto o T.O tem enquanto ferramenta de construção do pensamento crítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Castro, Marcelo. "Bioescritas como dispositivo de construção dramatúrgica com adolescentes privados de liberdade." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no. 39 (December 23, 2020): 1–31. http://dx.doi.org/10.5965/14145731033920200120.

Full text
Abstract:
Esta escrita apresenta parte da pesquisa de Mestrado em Ensino de Artes realizada com adolescentes privados de liberdade em cumprimento de medidas socioeducativas na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Benevides (PA). Objetivou-se investigar o processo criativo do espetáculo O voo dos meninos-pássaros, que foi construído a partir das bioescritas dos adolescentes, e com base no Teatro do Oprimido. Essas grafias apresentam potências reflexivas desses jovens, os quais, com suas experiências de vida e visões de mundo singulares, convidam-nos a conhecer a realidade na perspectiva de quem está dentro da história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Branco, António. "A DEMANDA DA INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA: sobre um espetáculo teatral criado em contexto académico." Revista Europeia de Estudos Artisticos 10, no. 1 (May 5, 2019): 1–27. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v10i1.189.

Full text
Abstract:
A institucionalização progressiva das artes nos curricula académicos obriga a pensar as práticas artísticas no contexto da investigação, nomeadamente, do que o artista-investigador terá de acrescentar ao ato de criação para que ele também possa ser considerado ato de investigação. O presente artigo ensaia uma possibilidade de verbalização autorreflexiva relativa a um espetáculo teatral criado em contexto académico, enquanto elemento central de um projeto de mestrado de um estudante que orientei e em que também fui cocriador, na qualidade de encenador e diretor de atores. Nele, reflito sobre questões de investigação artística que estiveram presentes durante o processo de criação, descrevo metodologias adotadas para os resolver e analiso resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gomes Júnior, Guilherme Simões. "Le musée français: guerras napoleônicas, coleções artísticas e o longínquo destino de um livro." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 15, no. 1 (June 2007): 219–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47142007000100006.

Full text
Abstract:
O artigo trata de Le musée français, livro que fez parte da coleção da biblioteca da Academia Imperial das Belas Artes, no RiodeJaneiro. Como catálogo do Museu Napoleão, é testemunho do processo de reordenamento, resultante das guerras napoleônicas, do universo das artes na Europa e do projeto de fazer de Paris a legítima herdeira de Atenas e Roma, como centro de uma nova idéia de república das artes. Processo esse que foi objeto de disputa, em que se destacaram Quatremère de Quincy eJoachim Lebreton, e foi uma das causas do exílio do grupo de artistas que esteve na origem da formação do ambiente acadêmico no Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Reis, Fidelcino Neves. "PROCESSOS FORMATIVOS EM TEATRO MUSICAL NO ENSINO TÉCNICO EM ARTES CÊNICAS: UM GESTO MULTIPERCEPTIVO." Cena, no. 34 (May 31, 2021): 141–51. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.110538.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca investigar algumas estratégias metodológicas elaboradas para atender a formação técnica e também profissional de alunos no gênero Teatro Musical. Nesse sentido, o conceito de gesto multiperceptivo, o qual busca integrar a preparação corporal com o trabalho vocal, foi considerado uma ferramenta importante para o desenvolvimento das metodologias apresentadas ao longo desse texto. O campo da pesquisa nos desafiou a investigar determinadas questões, por exemplo, o desenvolvimento de um trabalho de exploração sensorial, através de uma abordagem somática, que permitisse ao aluno-ator dialogar com as múltiplas artes que compõe o espetáculo teatral, estimulando-o a desempenhar várias funções em um musical. Palavras-chaveMultipercepção. Gesto. Corpo. Voz. Educação Somática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rocha, Joanes Da Silva. "As artes liberais e manuais japonesas do século XVI a partir da obra Nihon Kyôkaishi." Oficina do Historiador 12, no. 1 (October 4, 2019): 31829. http://dx.doi.org/10.15448/21778-3748.2019.1.31829.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a descrição das artes liberais e manuais japonesas a partir da obra Nihon kyôkaishi, escrita pelo jesuíta e intérprete português João Rodrigues Tçuzu entre 1622-1633. Ao término, buscaremos apresentar como esses elementos técnicos e culturais contribuíram para a construção da imagem de uma “nação civilizada e avançada” nos documentos lusitanos enviados para a Europa. Para tal, estudaremos o contexto histórico japonês e as classificações das artes liberais e manuais, com especial enfoque em pintura, escultura, metalurgia, escrita e impressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Da Costa, José. "O teatro de Christiane Jatahy: formação intelectual e pesquisa artística." Sala Preta 15, no. 2 (December 23, 2015): 198. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p198-210.

Full text
Abstract:
<p class="p1">Este artigo aborda, a princípio, alguns aspectos da formação e da trajetória artística da dramaturga e encenadora Christiane Jatahy, a partir dos anos 1990. Mas o objetivo mais específico deste texto é apresentar uma análise e uma reflexão crítica sobre o espetáculo <em>E se elas fossem para Moscou?</em>, que a diretora estreou no Rio de Janeiro em 2014 e já apresentou em diferentes estados e em vários países, principalmente da Europa. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Gonçalves, Jean Carlos, and Reinaldo Kovalski Araújo. "BANHEIRO REQUEER: PROTOCOLO TEATRAL VERBO-VISUAL EM DISCURSO." O Teatro Transcende 20, no. 1 (October 1, 2015): 38. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p38-52.

Full text
Abstract:
O artigo trata de uma experiência de formação vivenciada em um grupo de pesquisa no ano de 2013 na Faculdade de Artes do Paraná. O projeto envolveu dez professoras acadêmicas e egressas do curso de Licenciatura em Teatro, e teve por objetivo a montagem de um espetáculo que abordasse as discussões sobre gênero, corpo e identidades, mediadas pelo teatro educação. As narrativas das professoras participantes desse grupo compõem o corpus de uma pesquisa de mestrado, que teve a análise do discurso (AD) na produção de sentidos sobre corpo e identidades a partir de protocolos teatrais confeccionados pelas participantes do projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Renata de Lima, and Eloisa Marques Rosa. "Performance Negra e a Dramaturgia de Corpo no Batuque." Revista Brasileira de Estudos da Presença 7, no. 2 (August 2017): 249–73. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063510.

Full text
Abstract:
Resumo: Uma importante contribuição da Etnocenologia e dos Estudos da Performance para o campo de estudo das Artes Cênicas é a ampliação do que pode ser considerado como cena, espetáculo ou performance, rompendo fronteiras, calcadas no colonialismo do saber, que separaram radicalmente arte e cultura popular, polarizando criação e tradição. Essa quebra de paradigma abre a possibilidade de pensar as dramaturgias corporais presente nos rituais afro-brasileiros como um constructo da relação corpo e ancestralidade. É nessa perspectiva que o presente artigo apresenta uma discussão sobre a performance negra dos batuques, mais especificamente a Suça, da cidade de Natividade, estado do Tocantins.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gimmler Netto, Maria Amélia. "La Fura Dels Baus em quarentena, quarenta anos de trajetória grupal: 1979-2019." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 37 (April 17, 2020): 463–70. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101372020463.

Full text
Abstract:
La Fura Dels Baus en Quarantena - 40 anys de trajectória grupal: 1979-2019 é um livro que foi lançado em Barcelona, na Espanha, em comemoração aos quarenta anos da companhia teatral catalã. Composta por sete capítulos a publicação dispõe também de conteúdo interativo. O histórico do grupo, seu repertório, processos de criação e de transmissão de conhecimento são abordados por Mercè Saumell que é investigadora e professora do Instituto de teatro de Barcelona. Esta resenha enfoca especificamente os aspectos referentes à remontagem do espetáculo Manes, às metodologias de criação do grupo e às noções de formação e investigação em artes cênicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Batista, Renata Mazzei. "Aikido e capoeira como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator." Revista aSPAs 5, no. 1 (June 29, 2015): 141. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i1p141-151.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende apresentar o <em>aikido </em>e a capoeira, artes marciais japonesa e brasileira respectivamente, como fontes de estímulo para a criação de procedimentos para preparar o ator, estimular sua criação e ampliar seu repertório, visando a concepção de um espetáculo. Como suporte à pesquisa, recorre-se a: Armando Sérgio da Silva e seu conceito de <em>anteparo</em>; Rudolf Laban, especificamente no que diz respeito à qualidade do movimento; e a Martin Buber, filósofo que estudou a relação entre os seres humanos e as coisas que os cercam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gelado-Marcos, Roberto, and Javier Figuero-Espadas. "Europa y el sueño europeo en las artes. Un análisis del impacto del cine europeo dentro de sus propias fronteras." Fotocinema. Revista científica de cine y fotografía, no. 21 (July 24, 2020): 111–43. http://dx.doi.org/10.24310/fotocinema.2020.vi21.10001.

Full text
Abstract:
El presente artículo plantea una investigación sobre el impacto que tienen las producciones cinematográficas europeas dentro de su propio territorio. A tal fin, se ha examinado la representación de la idea de Europa y del sueño europeo en el cine que se consume en Europa; y, de manera complementaria, las representaciones de realidades exclusivamente nacionales dentro de Europa, y a aquellas ajenas al espacio europeo pero también consumidas en el territorio común. El objetivo principal de la investigación persigue saber si las optimistas coordenadas señaladas por Rifkin en 2004 sobre la pujanza del sueño europeo ha tenido, más de una década después, repercusión en el cine que se consume en Europa. La investigación triangula entre el análisis de contenido cuantitativo aplicado a los informes anuales de la Unión Internacional de Cines (UNIC) desde 2015 a 2019; y el análisis narrativo, que busca arrojar luz cualitativa sobre las películas estudiadas, en especial aquellas que abordan realidades nacionales europeas, el concepto de Europa mismo, o el sueño europeo. Los resultados ratifican la hipótesis central, que afirmaba que el sueño europeo o la idea misma de Europa apenas aparecen representados en los relatos cinematográficos más consumidos por los europeos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Perea, Héctor. "Jaime Torres Bodet. Comentarista de las artes de Italia." Literatura Mexicana 27, no. 1 (September 5, 2016): 99. http://dx.doi.org/10.19130/iifl.litmex.27.1.2016.904.

Full text
Abstract:
En este artículo se aborda la crítica artística de Jaime Torres Bodet. Se estudian sobre todo los ensayos y comentarios dedicados al arte italiano y, en particular, a la vida y obra de Leonardo da Vinci y al desenvolvimiento del Renacimiento veneciano. La pasión viajera, que llevó al escritor por Italia y Europa en general, así como el trabajo desarrollado como director general de la UNESCO, influyeron de manera determinante en sus escritos dentro del campo tratado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Etienne, Noémie, Chonja Lee, Maria Cristina Volpi, and Carolina Casarin. "Lustro, laca e Liotard." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 31 (April 15, 2021): 439–55. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i31.1308.

Full text
Abstract:
Com a ajuda de exemplos provenientes dos domínios das artes decorativas e das belas-artes, mostramos que o brilho das superfícies se torna um dos objetivos maiores da economia das chinoiseries. Os artesãos e artistas suíços tinham conhecimento das porcelanas, das lacas e dos tecidos que se difundiram por toda a Europa, e sua circulação estava ligada às ambições diplomáticas e econômicas dos países envolvidos (China, Japão, Sião, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda...). No continente é, portanto, uma questão de dominar essas técnicas para desenvolvê-las e comercializá-las. Além disso, os atores procuram traduzir o brilho e a textura em diferentes meios: os objetos importados da China ou do Japão transformam desse modo o universo sensorial europeu, estimulando a imitação de certas matérias e resultados plásticos, como o brilho e o perolado. Por exemplo, na natureza morta da coleção Getty, o pintor genebrino Jean-Etienne Liotard é diretamente confrontado com as propriedades materiais e formais das lacas asiáticas, introduzindo um novo horizonte visual e tátil na Europa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Cabana Bezpalov, Emiliano. "El paradigma de la investigación en artes ¿debate o realidad?" Index, revista de arte contemporáneo, no. 09 (July 1, 2020): 122–28. http://dx.doi.org/10.26807/cav.v0i09.332.

Full text
Abstract:
En este diálogo con el profesor Dr. Henk Borgdorff, de la Universidad de Leiden (Países Bajos), nos proponemos revisitar el estado actual del debate sobre la investigación en artes ─o basada en la práctica─ en Europa y sus posibles conexiones con América Latina. Si bien es un proceso que sigue emergiendo en los ámbitos académicos y profesionales, proponemos abrir nuevas perspectivas que fomenten la práctica artística como investigación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Do Amarante, Dirce Waltrick. "A paisagem no teatro de Gertrude Stein e seus desdobramentos." Revista da Anpoll 1, no. 43 (February 3, 2017): 127–34. http://dx.doi.org/10.18309/anp.v1i43.1051.

Full text
Abstract:
No final do século XIX, o teatro passou por uma revolução cênica na Europa. No século XX, a escritora e dramaturga norte-americana Gertrude Stein, radicada em Paris, levou adiante essas transformações, propondo "peças-paisagem", as quais mesclam teatro com artes plásticas, impondo uma nova forma de percepção teatral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Echart, Pablo, and Paolo Russo. "El “sueño europeo”: narrativas fílmicas y fotográficas de una crisis." Fotocinema. Revista científica de cine y fotografía, no. 21 (July 22, 2020): 5–16. http://dx.doi.org/10.24310/fotocinema.2020.vi21.9992.

Full text
Abstract:
Este número monográfico de Fotocinema pretende ahondar en cómo las artes y los medios audiovisuales reflejan la idea de Europa como “casa común”, la crisis profunda que hoy atraviesa, y los principales retos y problemas a los que se enfrenta para hacer posible de nuevo su regeneración y supervivencia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Araújo, Gessé Almeida. "POÉTICA(S): A CRIAÇÃO ARTÍSTICA EM FRICÇÃO COM O(S) TEMPOS PRESENTE(S)." Cena, no. 23 (November 23, 2017): 111. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.75024.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo parte do pressuposto de que os tempos históricos condicionam as composições poéticas, mormente as criações artísticas do campo das artes do espetáculo no Ocidente. Para tal empreendimento teórico, os princípios aristotélicos e seus conceitos foram requisitados e postos em diálogo com alguns filósofos da arte no século XX, a exemplo de Luigi Pareyson e Gérard Dessons. Assim, é objetivo deste trabalho arrematar as principais noções que tornam possível a interpretação dos processos criativos como sendo sujeitos às intempéries históricas, políticas e culturais do(s) tempo(s) presente(s). Tal reflexão pretende ser uma contribuição aos campos da teoria literária e da crítica teatral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Fagundes, Tuany. "Do amor entre mulheres ao amor entre bonecas: relato de uma atriz e seus processos criativos." Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2, no. 23 (December 17, 2020): 303–17. http://dx.doi.org/10.5965/2595034702232020303.

Full text
Abstract:
Este artigo relata parte de dois processos artísticos em teatro de animação que a autora desenvolveu durante o curso de Mestrado em Artes Cênicas na UFU (Universidade Federal de Uberlândia). O estopim criativo foi a necessidade da autora em conhecer mais espetáculos em teatro de formas animadas que mostrassem histórias de amor entre mulheres (como lésbicas e bissexuais), uma vez que ela mesma é homossexual. Esta exposição traz reflexões e criações realizadas com teatro de sombras, teatro de objetos e teatro lambe-lambe, além de dialogar com artistas mulheres que foram inspiração e grande influência nas experiências cênicas e espetáculo criado pela respectiva autora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography