Academic literature on the topic 'Artes marciais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Artes marciais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Artes marciais"

1

Santos, Gilbert De Oliveira. "Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG." Horizontes - Revista de Educação 7, no. 14 (December 19, 2019): 229–45. http://dx.doi.org/10.30612/hre.v7i14.9313.

Full text
Abstract:
A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as artes marciais, cuja especificidade encontra-se na simulação de um combate. Trata-se de uma prática da cultura corporal que exige um estudo aprofundado nas técnicas e nos princípios que balizam o seu ensino, por isso, é comum que muitos docentes de educação física encontrem dificuldades em ensinar artes marciais, excetuando-se na maioria, aqueles que possuem experiência com alguma arte marcial adquirida extracurricularmente ao seu curso de formação. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos anos ensinando artes marciais para estudantes de educação física, compartilhando e sistematizando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Jonathan Rocha, Pauline Peixoto Iglesias Vargas, André Mendes Capraro, and Gustavo Elias Zaniol. "Narrativas de Torcedores Organizados Praticantes de Artes Marciais acerca da Violência no Futebol Paranaense." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 23, no. 2 (July 1, 2020): 393–425. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24054.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou investigar possíveis relações entre a prática de Artes Marciais e a violência nas Torcidas Organizadas no futebol paranaense. Utilizaram-se entrevistas de História Oral pautadas na prática de Artes Marciais por torcedores organizados, com vivências no contexto da violência no futebol curitibano. As narrativas foram realizadas com um integrante torcidas organizadas: Os Fanáticos, Império Alviverde e Fúria Independente. Evitando generalizações, sugere-se que as narrativas apontam que uma parcela (minoritária) dos torcedores organizados procura se desenvolver nas Artes Marciais para utilizar suas técnicas nos confrontos entre torcidas. Os discursos também alertam para a importância dos mestres/instrutores de Artes Marciais na orientação e na conduta de seus alunos. Portanto, identificaram-se algumas aproximações entre violência, Torcida Organizada e Artes Marciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Samara Celestino dos, Renato Breno Xavier de Oliveira, Matheus Moreira Luna, Cícero Tavares Cavalcanti, Raphael Henrique Falcão de Melo, and Gertrudes Nunes de Melo. "Artes Marciais no IFPB." Revista Práxis: saberes da extensão 6, no. 12 (July 17, 2018): 22. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p22-30.

Full text
Abstract:
O presente relato apresenta-se como resultado do Projeto de Extensão intitulado por “Tatame Legal: Educando através das artes marciais”, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras. Têm-se como objetivo principal, apresentar os resultados obtidos durante o projeto, o qual visava a inclusão à prática esportiva através das artes marciais, judô e karatê, oportunizando o aprendizado dos valores, conceitos filosóficos, história das artes marciais e suas técnicas. As aulas aconteciam quatro vezes por semana, com duração de 2 horas cada aula, sendo, as de Karatê nas segundas e quartas, e as de Judô nas terças e quintas. Já as demais atividades como gincanas, palestras informativas e exames de faixa aconteciam de acordo com cronograma, em momentos específicos. Dos 97 participantes, todos adquiriram conhecimento das artes marciais (Judô e Karatê), desde a filosofia até a troca de faixa, e também as diversas técnicas específicas de amortecimento de quedas, ataque, defesa e luta propriamente dita. Pode-se concluir que o projeto colaborou consideravelmente para a descoberta e inserção nas artes marciais no IFPB-Campus Cajazeiras, assim como, para toda comunidade circunvizinha. Além de proporcionar adesão e aderência favorecer a interação entre, esporte, educação e qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

CORREIA, Walter Roberto. "Educação Física Escolar e Artes Marciais: entre o combate e o debate." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 29, no. 2 (June 2015): 337–44. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092015000200337.

Full text
Abstract:
No Brasil, artes marciais e esportes de combate são considerados conteúdos dos programas de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio. Entre outras atividades e tópicos de aprendizagem relevantes, tais como esporte, ginástica, dança, jogos e questões da saúde, as artes marciais e os esportes de combate também foram incluídos no currículo das escolas públicas brasileiras. O objetivo deste estudo é analisar as concepções da Educação Física sobre as artes marciais como conteúdo da educação escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dos Santos, Samara Celestino, Gertrudes Nunes De Melo, and Matheus Moreira Luna. "Judô e karatê no Instituto Federal da Paraíba (IFPB)." Revista Práxis: saberes da extensão 7, no. 15 (July 29, 2019): 31. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p31-37.

Full text
Abstract:
O presente relato de experiência é oriundo do segundo ano consecutivo de realização do Projeto de extensão “Tatame Legal: Educando através das artes marciais” desenvolvido no campus Cajazeiras. O objetivo principal deste relato é apresentar os resultados obtidos durante o segundo ano de execução do projeto, que dentre as metas pré-estabelecidas, tinha a da inclusão à prática esportiva através das artes marciais (no caso dos alunos que iniciaram no ano de 2018) e o seu treinamento sistematizado (no caso dos alunos que ingressaram no ano de 2017), especificamente do judô e do karatê. As aulas aconteciam quatro vezes por semana, com duração de 2 horas cada aula, sendo, as de Karatê nas segundas e quartas, e as de Judô nas terças e quintas. Dos 100 participantes, todos alcançaram conhecimento das artes marciais (Judô e Karatê), desde a filosofia até a troca de faixa, bem como, conseguiram também resultados expressivos em competições de nível local a nacional. Assim, pode-se concluir que o projeto Tatame Legal, colaborou consideravelmente para a inserção e permanência de crianças e jovens nas artes marciais no IFPB-Campus Cajazeiras, além de proporcionar oportunidades de troca de conhecimentos e cultura através dos eventos esportivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cazetto, Fabiano Filier, and Pablo Christiano Lollo. "Publicações sobre lutas e artes marciais em congressos de iniciação científica." Conexões 8, no. 2 (July 23, 2010): 187–99. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v8i2.8637750.

Full text
Abstract:
A Educação Física no Brasil passou por momentos históricos de restrição ou predominância em uma ou poucas manifestações da cultura. A partir de 80 isso começou a ser questionado e atualmente existe um início de diversificação de conteúdos que coloca as lutas e as artes marciais inseridas no contexto da área. O Objetivo desse artigo é demonstrar como a produção científica na Educação Física vem evoluindo nos últimos 12 anos, especialmente no que se refere a trabalhos sobre lutas e artes marciais. Para isso foram analisados os anais dos congressos de iniciação científica desse período. Foi possível detectar um aumento nas publicações da área como um todo e nos trabalhos específicos nas áreas de humanas e biológicas, os trabalhos de lutas e artes marciais também vem crescendo em ambas as áreas apesar de haver uma expressiva predominância nos trabalhos de biológicas. Assim como o discurso teórico a legislação e as publicações vêm caminhando no sentido da diversidade, neste caso particular incluindo as lutas e as artes marciais. Tal movimento dá subsidio ao trabalho com esses fenômenos dentro e fora da escola, o que é benéfico tanto para a área como um todo quanto para as manifestações específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marta, Felipe Eduardo Ferreira. "Artes marciais e ditadura brasileira: as histórias se cruzam? Incursões pelas páginas de O Judoka." Dialogia 7, no. 1 (February 12, 2009): 53–62. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.951.

Full text
Abstract:
O Judoka foi uma revista em quadrinhos mensal publicada a partir de abril de 1969, pela Editora Brasil-América Ltda. (EBAL). Em seu sétimo número, passa a ser escrito e desenhado no Brasil. Nesse momento, há uma mudança no argumento das histórias, a roupa do herói passa a conter as cores e a forma da bandeira nacional, e o herói deixa de ser representado por um soldado para se tornar um jovem estudante. Mas qual o sentido de se desenhar um herói com as cores da bandeira do Brasil e, ao mesmo tempo, exaltar a prática das artes marciais nesse período? Um possível caminho para responder a essa questão surge da suspeita de que a EBAL era muito próxima ao governo militar. Nesse sentido, questiona-se: seria o binômio regime militar/arte marcial oriental uma possível explicação para o desenvolvimento das artes marciais no Brasil?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Luiz Arthur Nunes da, and Terezinha Petrucia Da Nóbrega. "DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS." Dialektiké 1, no. 1 (June 26, 2015): 88. http://dx.doi.org/10.15628/dialektike.2015.2938.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma reflexão sobre a educação, o corpo e a filosofia das Artes Marciais no processo de formação do Ser em sua profunda expressão. Ressaltamos as contribuições filosóficas e o engajamento do corpo nessa ação, os princípios filosóficos e a aprendizagem para a vida. O caminho metodológico concerne à fenomenologia, pois trata do espaço vivido que possibilitou reflexão e a possível articulação entre as categorias dessa pesquisa. A interpretação aqui enfocada privilegiou uma reflexão embasada na tradição das Artes Marciais, principalmente no que concerne ao modo como essa transição de experiência se dá por meio da aprendizagem da cultura. Dessa forma, as noções aqui elaboradas permitem refletir sobre a educação e o corpo, e sua capacidade de aprendizagem e de formação por meio das Artes Marciais, vislumbrando a criação de um espaço expressivo no qual se instala o papel desse corpo, da cultura, do legado cultural e dos princípios filosóficos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Machado, Thaynara, Luvanor Santana, Lúcia Inês Guedes Oliveira, and Saulo Melo Oliveira. "Efeitos da prática de artes marciais na aptidão física e características comportamentais de pessoas com deficiência intelectual: uma revisão sistemática." Revista Andaluza de Medicina del Deporte 14, no. 3 (June 29, 2020): 192–201. http://dx.doi.org/10.33155/j.ramd.2020.05.005.

Full text
Abstract:
Introdução: Pessoas com deficiência intelectual (DI) normalmente apresentam limitações no campo da interação social, e também podem ser acometidos por doenças crônicas. A atividade física e o esporte exercem importantes reduções nos riscos de desenvolver doenças, contudo, algumas modalidades ainda carecem de informação sobre sua efetividade, tais quais as artes marciais. Objetivo: Apresentar os efeitos relacionados a prática de artes marciais para pessoas com deficiência intelectual. Método: Uma busca sistemática em seis bases de dados foi realizada por dois avaliadores independentes. Os estudos deveriam trazer informações claras sobre o público com deficiência intelectual estudado além das características que compunham as intervenções selecionadas. A qualidade dos estudos foi avaliada pela escala PEDro. Resultados: Após administração dos critérios de inclusão/exclusão 16 estudos foram selecionados (karatê: seis; judô: cinco; taekwondo: dois; taichi: dois e artes marciais mistas: um), totalizando 310 pessoas com deficiência intelectual avaliadas. Os tipos de deficiência intelectual investigados foram Síndrome de Down (n=21), deficiência intelectual grave e moderada (n=45), transtorno do espectro autista (n=135), deficiência intelectual não especificada com Coeficiente intelectual <70 (n=66), deficiência intelectual “educável” (n=32) e epilepsia (n=11). Os principais resultados apontam para melhoria em aspectos da aptidão física e também do desempenho motor. Aspectos de socialização e do comportamento apresentam resultados conflitantes. Conclusão: Existem efeitos positivos oriundos da prática de artes marciais, contudo variáveis comportamentais ainda carecem de evidência em pessoas com deficiência intelectual. A baixa qualidade metodológica dos estudos releva a necessidade de mais pesquisas de qualidade, randomizadas e controladas, e incluindo outras artes marciais acessíveis ao público com deficiência intelectual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Gilbert De Oliveira. "ARTE MARCIAL, CINEMA E MORALIDADE: IMPULSOS DO CORPO E O CULTIVO DE SI." Movimento (Porto Alegre) 27 (September 18, 2021): e27051. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.107568.

Full text
Abstract:
Este ensaio filosófico visa apresentar uma perspectiva crítica da associação entre artes marciais, cinema e moralidade. Para isso, primeiramente será realizada uma interpretação do filme Cinzas do Passado, de Wong Kar Wai, buscando problematizar algumas relações a respeito do cinema e das artes marciais, sobretudo na dimensão moral menos heroica que este filme apresenta. Posteriormente, será feita uma discussão da moral e suas relações com os impulsos do corpo, buscando expor a importância do esclarecimento na estabilização dos instintos que caracterizam a condição mais arcaica do ser humano e que pode gerar ações moralmente inaceitáveis. Por fim, serão explicitados alguns elementos que podem contribuir para a formação de uma moral corajosa através do cultivo de si e da autocriação, direcionando e canalizando os impulsos agressivos e de autodefesa no contexto criativo de estudo e prática das artes marciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Artes marciais"

1

Carneiro, Junior Sérgio [UNESP]. "O corpo chinês e as artes marciais: da ascese marcial, ao Wushu moderno." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/99077.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-04-30Bitstream added on 2014-06-13T19:39:17Z : No. of bitstreams: 1 carneirojunior_s_me_rcla.pdf: 4712170 bytes, checksum: d2cac528032ca6f9ae1d98f80d940bd3 (MD5)
Este estudo tem por objetivo, analisar a prática do Wushu, ocidentalmente conhecido por Kung-Fu, situando-o como arte marcial componente da cultura chinesa imperial tardia e moderna. Pré e pós a emergência do Comunismo em 1949; circunscrevendo o surgimento do “Wushu moderno” e suas implicações. Atentando para as transformações na civilização chinesa pós-revolução Maoísta, as rupturas entre tradicional e moderno, contexto no qual a prática do Wushu foi reconfigurado na condição de esporte, não mais restrito aos templos ou ao exército, mas estendido às escolas chinesas em um formato laico e pedagógico. Fato que associou outros sentidos à palavra “arte”, dentro da expressão “arte marcial” e à prática, antes próxima da ascese (do termo Grego: “askésis”, que quer dizer “exercício”) corporal e espiritual. Relação que não se consuma na sociedade contemporânea, uma vez que as técnicas corporais, em tempos modernos e no contexto das artes marciais, distanciaram-se das “artes” e se aproximaram do ambiente esportivo; do esporte, propriamente dito
This study aims to analyze the practice of Wushu, western known as Kung-Fu, making them the martial art component of late imperial Chinese culture and modern. Before and after the emergence of Communism in 1949, circumscribing the emergence of modern Wushu and its implications. Paying attention to the changes in Chinese civilization post-Maoist revolution, the breaks between traditional and modern, the context in which the practice of Wushu was reconfigured on condition of sport, no longer restricted to the temples or the imperial army, but extended to Chinese schools in a format of secular teaching. Fact that other meanings associated with the word art within the term martial art and practice before the next to asceticism (from the Greek word: Askesis, which means exercise) of body and spirit. Relationship wich is not consummated in contemporary society, since the body techniques in modern times and in the context of martial arts, distanced themselves from the arts and approached the sporting environment, of sport, itself
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carneiro, Junior Sérgio. "O corpo chinês e as artes marciais : da ascese marcial, ao Wushu moderno /." Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/99077.

Full text
Abstract:
Orientador: Carlos José Martins
Banca: Leila Marrach Basto de Albuquerque
Banca: Raquel Valente de Gouvêa
Resumo: Este estudo tem por objetivo, analisar a prática do Wushu, ocidentalmente conhecido por Kung-Fu, situando-o como arte marcial componente da cultura chinesa imperial tardia e moderna. Pré e pós a emergência do Comunismo em 1949; circunscrevendo o surgimento do "Wushu moderno" e suas implicações. Atentando para as transformações na civilização chinesa pós-revolução Maoísta, as rupturas entre tradicional e moderno, contexto no qual a prática do Wushu foi reconfigurado na condição de esporte, não mais restrito aos templos ou ao exército, mas estendido às escolas chinesas em um formato laico e pedagógico. Fato que associou outros sentidos à palavra "arte", dentro da expressão "arte marcial" e à prática, antes próxima da ascese (do termo Grego: "askésis", que quer dizer "exercício") corporal e espiritual. Relação que não se consuma na sociedade contemporânea, uma vez que as técnicas corporais, em tempos modernos e no contexto das artes marciais, distanciaram-se das "artes" e se aproximaram do ambiente esportivo; do esporte, propriamente dito
Abstract: This study aims to analyze the practice of Wushu, western known as Kung-Fu, making them the martial art component of late imperial Chinese culture and modern. Before and after the emergence of Communism in 1949, circumscribing the emergence of "modern Wushu" and its implications. Paying attention to the changes in Chinese civilization post-Maoist revolution, the breaks between traditional and modern, the context in which the practice of Wushu was reconfigured on condition of sport, no longer restricted to the temples or the imperial army, but extended to Chinese schools in a format of secular teaching. Fact that other meanings associated with the word "art" within the term "martial art" and practice before the next to asceticism (from the Greek word: "Askesis", which means "exercise") of body and spirit. Relationship wich is not consummated in contemporary society, since the body techniques in modern times and in the context of martial arts, distanced themselves from the "arts" and approached the sporting environment, of sport, itself
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zamarioli, Débora. "Uma atriz em cultivo pelas artes marciais." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182575.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Curso de Pós-Graduação em Teatro, Florianópolis, 2017.
Made available in DSpace on 2018-01-09T03:17:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 352206.pdf: 11692312 bytes, checksum: 53540fb66d3dece356fbcd7daeae03dc (MD5) Previous issue date: 2017
A tese problematiza os mais frequentes modos de aproximação e de utilização das artes marciais asiáticas em treinamento de atores e atrizes de teatro no ocidente. O argumento é de que as artes marciais são frequentemente deslocadas de seus contextos de origem como treinamentos psicofísicos para atores e atrizes ocidentais, dando-se pouca atenção às cosmologias, às filosofias, às concepções corporais e aos preceitos éticos intrínsecos a essas práticas. Por meio do aporte teórico-prático da filosofia sobre o cultivo de Yuasa Yasuo (1993) e das articulações sociológicas da pesquisa em artes cênicas de Ben Spatz (2015), a pesquisa analisa os processos de transformação do espírito e da personalidade envolvidos na jornada da atriz e autora da tese em treinamento pelo método de cultivo da arte marcial chinesa Kung Fu estilo Choy Lay Fut. A pesquisa se utiliza dos referenciais históricos de Meir Shahar (2011) sobre a origem e desenvolvimento das artes marciais chinesas no Mosteiro Shaolin, e da análise sobre o desenvolvimento do Kung Fu no Brasil dos historiadores Rodrigo Apolloni (2004) e Marcio Tralci (2014). Metodologicamente, a tese articula a abordagem somática do método Body Mind Centering para visualizar microscopicamente as células que compõem o Choy Lay Fut, oferecendo uma alternativa de pesquisa em artes cênicas nas camadas de transformação das células do corpo-mente da atriz em cultivo.

Abstract : The present thesis problematizes the most frequent approaches of using Asian Martial Arts in physical actor/actress training in the West. The argument is that martial arts are oftenly displaced from their original contexts to provide psychophysical training to western actor and actresses. And also argues that little attention is paid to the cosmologies, the philosophies, to the bodily conceptions and the ethical principles that are intrinsic to such practices. The research analyses the process of transformation of the spirit and the personality involved in the journey of the actress and author of the present thesis training by the method of self-cultivation, the Chinese Martial Art of Kung Fu, Choy Lay Fut style. It does that, drawing from the theoretical and practical contribution of the philosophy about the self-cultivation by Yuasa Yasuo (1993), as well as the sociological articulations of the research on performance arts and embodied technique by Ben Spatz (2015). This research uses the historical references of Meir Shahar (2011) about the development of the Chinese Martial Arts in the Shaolin Monastery, and the analysis of the development of Kung Fu, in Brazil, of the historians Rodrigo Apolloni (2004) e Marcio Tralci (2014). Regarding methodology, this thesis uses the somatic approach of the Body Mind Centering to microscopically visualize the cells that make the Choy Lay Fut. The result is an alternative proposal for the research in performance arts in the transformation layers of the mind-body of the actress in self-cultivation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Júnior Orlando Marreiro de. "Estratégias de enfrentamento utilizadas por praticantes de Artes Marciais." Universidade Metodista de São Paulo, 2007. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1400.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-03T16:34:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ORLANDO MARREIRO DE SOUZA JUNIOR.pdf: 469087 bytes, checksum: acc82f9b46fa6f2170380cae29d7d0a3 (MD5) Previous issue date: 2007-09-27
This study objectives to describe the strategies of coping used by practitioners of martial arts; to relate the strategies of coping used by beginning practitioners in martial arts with those used by practitioners with experience; and to relate the strategies of coping to the time of practises of the martial arts. Mens between 15 and 56 years old, most of them were single mens, students till high school, thus distributed: 94 practitioners of Kung Fu Chinese, Kung Fu Vietnamese (Qwan Ki Do), Taekwondo and Karatê similar martial arts of contact technical. They had been distributed in two groups: Group 1 - 67 practitioners with time of practise up to 12 months but they don´t have "black belt" necessary. In this group, there are just teachers and just practitioners and Group 2 - 27 practitioners called beginning, till 12 months of experience. It was used Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas: EMEP and a Questionary. The data had been submitted to the Statistical Package will be the Social Science (SPSS), version 15.0 for Windows for descriptive statistical analysis and r-Person. The results had indicated the strategies of coping used by these beginning practitioners or those have black belt. Analyzes showed differences not so important between two groups. In an in agreement understanding the average point of the scale, could be observed that the strategies of coping with "care on problem" and "searching for social support", present a good average of use (steady). It means they use them inside of a standard adjusted in both the groups. It is interesting also to observe about "strategies on the emotion", these are between the observed average minors. The practitioners use these strategies but just a little, denoting more than emotional control in relation to the other strategies. Other important information is that with more time dedicated to Martial Arts teaching, more strategies of social support they develop. Of a logical point of view, this relationship with pupils during teaching helps to better contact social.(AU)
O presente estudo teve por objetivos, descrever as estratégias de enfrentamento utilizadas por praticantes de artes marciais; relacionar as estratégias de enfrentamento utilizadas por praticantes iniciantes em artes marciais com aquelas utilizadas por praticantes formados; e relacionar as estratégias de enfrentamento ao tempo de pratica das artes marciais. Participaram 94 sujeitos do sexo masculino, numa faixa etária de 15 até 56 anos, com nível de instrução médio, praticantes de: Kung Fu Chinês, Kung Fu Vietnamita (Qwan Ki Do), Taekwondo e Karatê, artes marciais de contato semelhantes tecnicamente. Foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 67 praticantes com tempo de pratica superior a 12 meses podendo ser ou não formados faixa-preta, ou seja, aqueles que tiveram experiência, treino e estudo necessários exigidos dentro de sua modalidade marcial e entre esses estão incluídos também os que se formaram e lecionam e o Grupo 2 - 27 praticantes chamados iniciantes, com tempo de prática compreendido até 12 meses. Utilizou-se a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas: EMEP e um Questionário. Os dados foram submetidos ao Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 15.0 para Windows, para analise estatística descritiva e r-Person. Os resultados indicaram que quanto ao uso de estratégias de enfrentamento utilizadas por estes praticantes de artes marciais não foram encontradas diferenças significativas entre os dois diferentes grupos. Numa compreensão conforme o ponto médio da escala pôde-se observar que as estratégias de enfrentamento focado no problema e busca de suporte social, apresentaram uma média de utilização (estável); isso significa que os sujeitos utilizam-nas dentro de um padrão adequado em ambos os grupos. É interessante também observar que com relação à estratégias focadas na emoção, estas estão entre as menores médias observadas. Isto significa que os sujeitos praticantes de artes marciais utilizam menos estas estratégias, denotando pouco mais de controle emocional em relação às outras estratégias. Outros aspectos interessantes, dizem respeito a um índice significativo, ou uma relação entre os anos de ensino e busca de suporte social entre os sujeitos do Grupo 1 (formados que lecionam). Pode-se entender que quanto mais tempo essas pessoas se dedicam ao ensino, mais estratégias de suporte social eles desenvolvem. De um ponto de vista lógico, pode-se dizer que essa convivência com alunos durante os anos que o sujeito leciona, também favorece um melhor contato social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins, Alexandre Miguel Correia. "Plano de marketing para o Clube de Artes Marciais - Karatespace." Master's thesis, Universidade de Évora, 2017. http://hdl.handle.net/10174/21957.

Full text
Abstract:
O maior desafio dos clubes de Artes Marciais é tornar o dojo num espaço que, mediante um processo de gestão desportiva eficaz, reúna condições para manter e atrair praticantes. O presente trabalho consiste da elaboração de um plano de Marketing para o clube de Artes Marciais Karatespace, inaugurado no início de 2015 no Alto Alentejo, mais concretamente, na cidade de Évora. Partindo do conhecimento das características inerentes ao próprio clube e do meio envolvente, respeitando a especificidade de ambos, concebeu-se um plano de Marketing que permite a implementação da estratégia para o biénio 2017-2018. Assim, este projeto resulta não só do interesse pessoal do autor em apoiar o desenvolvimento de um pequeno clube, mas também da tomada de consciência da quase total inexistência de um planeamento de marketing desportivo aplicado às Artes Marciais, que possibilite o crescimento de pequenos dojos no mercado atual e a sua sustentabilidade num período económico frágil e instável; MARKETING PLAN FOR A MARTIAL ARTS CLUB – THE KARATESPACE Abstract: The main challenge of Martial Arts Clubs is to make the dojo a place that, through an efficient sports management, provides conditions to keep and attract athletes. This is the goal of Karatespace. The present study aims to draw up a Marketing Plan for a Martial Arts club, called Karatespace, opened at the beginning of 2015 in the Alto Alentejo region, namely Évora. Using the knowledge of the inherent characteristics of the club and of the immediate environment, as a starting point, while respecting the specificity of both, the intention is to develop a Marketing plan model that may enable the implementation of strategies in the sports year that begins in 2017. Thus, this project arises not only from the author’s personal interest in supporting this small club, but also from the awareness of the almost total lack of a sports marketing plan applied to Martial Arts that may enable the growth of small dojos in the current market and their sustainability in a fragile and unstable economic period.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nunes, Claudio Ricardo Freitas. "Corpos na arena: um olhar sobre prática das artes marciais combinadas." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/7823.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa de cunho etnográfico, realizada em três academias de lutas, localizadas na cidade de Porto Alegre-RS, no período de dezembro/02 a julho/04, registrou o envolvimento de sujeitos na prática de uma luta, em que são combinados diversos golpes de distintas artes marciais com técnicas de boxe, denominada de Mixed Martial Arts. A partir do referencial teórico que compreende o corpo como uma construção histórica e cultural e do trabalho empírico, foram percebidos e descritos os diversos investimentos realizados nos corpos dos lutadores, nesses ambientes peculiares. Através da observação participante e da elaboração de diários de campo, que relatam minha incursão nas rotinas de treinos e competições, foi possível verificar que os locais onde ocorrem a preparação corporal e as disputas entre esses atletas configuram ambientes culturais, em que o corpo lutador ocupa um lugar de destaque. Este trabalho dedica-se também a descrever os processos pelos quais os sujeitos praticantes habilitam-se corporalmente ao longo de suas trajetórias esportivas, nas preparações para competições. Além da socialização dessas práticas, percebi o caráter performático do uso do corpo nas competições de M.M.A., aproximando a luta de um acontecimento espetacular, em que é possível identificar uma linguagem de cena, com elementos como texto, sonoplastia e iluminação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Farias, André Alves. "A influência do Zen budismo nas artes marciais japonesas no Brasil." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2118.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-25T19:21:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre Alves Farias.pdf: 992276 bytes, checksum: e50bfe07bfb2b2e03c8836d559c33fec (MD5) Previous issue date: 2009-10-14
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
This research aimed to contextualize the transformations observed through specific eras of the Japanese history about religious and martial contents of the Japanese martial in Brazil. Japanese martial arts is called Budo (The way of War) and the specific one chosen for this research is called Kendo (the way of Sword). The main difference regarding this kind of martial arts compared to others existing in Brazil is the coexistence of historical, ethnic and religious contents that, apparently, are bringing to the Brazilian culture ethical and moral assumptions from Buda s teachings. Through interviews we focused on the investigation about nonphysical manifestation which exists in Kendo. There were two groups, organized according to their official scale. The information led us to conclude that the philosophical, ethical and religious understanding about Kendo is gaining more and more local characteristics
Nessa dissertação procurou-se contextualizar as transformações ocorridas, ao longo de períodos específicos da história japonesa, dos conteúdos de natureza religiosos e marciais, pertencentes ao universo da arte marcial japonesa praticada no Brasil. O conjunto das artes marciais japonesa é denominado BUDO (Caminho das Artes da Guerra) e a arte marcial específica pesquisada, foi o Kendo (Caminho da Espada). A significativa importância de termos escolhido esta modalidade em relação às demais artes marciais orientais presentes no Brasil se refere à coexistência de aspectos históricos, étnicos e religiosos, que aparentemente, introduzem na cultura brasileira, pressupostos éticos, morais da religião ensinada por Buda Gautama. Por meio da pesquisa empírica ocupamo-nos de investigar algumas das manifestações do universo não-corporal do Kendo a partir de entrevistas com praticantes da modalidade divididos em dois grupos, de acordo com a graduação oficial, regulamentada internacionalmente. As informações obtidas permitiram concluir que, o entendimento filosófico, ético e religioso do Kendo vem adquirindo características cada vez mais locais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Lázaro Rocha. "Artes marciais e educação física escolar: por articulações concretas possíveis no ensino." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-25082016-090537/.

Full text
Abstract:
O trabalho com a temática das Artes Marciais na Educação Física Escolar consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Currículo do Estado de São Paulo. Através da Análise do discurso de professores de Educação Física que lecionam exclusivamente para o Ensino Médio verificou-se que há um desalinhamento entre o conhecimento que os professores levam para a escola e o que deles se espera. No discurso dos professores as Artes Marciais aparecem no limite da impossibilidade de serem trabalhadas na Educação Física Escolar como o conhecimento que nenhum professor de Educação Física detém. O modo profissional de proceder em Educação Física que os professores reconhecem como exitoso apresenta ensinar como ensinar a fazer. Este modo de proceder destaca no discurso as potências do professor, confere ao aluno um papel coadjuvante na cena de ensino e instaura uma relação de contrariedade entre as Artes Marciais e a Educação Física Escolar, reservando para as Artes Marciais um lugar privilegiado no circuito da teoria em Educação Física. Esse lugar nas Artes Marciais no discurso dos professores atribui responsabilidade aos cursos de formação inicial, todavia, a análise mostrou que não há desalinhamento entre a maneira que os professores são preparados em sua formação para trabalhar com a temática das Artes Marciais e a forma como desenvolvem na escola outras atividades do currículo. As possibilidades de articulações concretas apontadas no discurso apoiam-se, invariavelmente, no rompimento com a pressuposta potência do modo profissional de proceder e na consideração de que na cena de ensino em Educação Física Escolar o aluno deve possuir um lugar de enunciação
The work with the central theme of Martial Arts in Physical Education in school is in conformity with the National Curricular Parameters and included in the Curriculum of São Paulo State. Through the discourse analysis of Physical Education teachers who specifically teach high school students, a misalignment was observed between the knowledge teachers bring to schools and what is expected of them. According to teacher discourse, teaching Martial Arts appears unviable in Physical Education during high school, being that no teacher has the proper knowledge to teach such theme. The professional way to proceed in Physical Education, which teachers recognize as successful, presents teaching as teaching how to do something. This mode highlights the potency of the teacher in the discourse, attributes a secondary role to students, and instills contrariness in the relationship between Martial Arts and Physical Education in school. In the discourse of teachers, this contrariness concedes a privileged place for Martial Arts in theoretical Physical Education. Such a place holds graduate courses responsible for this difficulty, nevertheless, the analysis showed that there is no misalignment between the preparation of teachers during formative years to work with the theme of Martial Arts, and the way they develop other curricular activities. The possibilities of concrete articulations between Martial Arts and Physical Education showed in the discourse are invariably supported by the breakage of the presumed potency of the professional way to proceed. In addition, there is a consideration that in the teaching of Physical Education, students should have an enunciatory voice
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cabral, Sidney Roberto. "Carreira empreendedora na economia criativa: os honoráveis mestres de artes marciais orientais." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22859.

Full text
Abstract:
CABRAL, Sidney Roberto. Carreira empreendedora na economia criativa: os honoráveis mestres de artes marciais orientais. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2015.
Submitted by Dioneide Barros (dioneidebarros@gmail.com) on 2017-05-22T14:34:34Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_srcabral.pdf: 1474305 bytes, checksum: f9b23eee0cc18c7bdc694ddd1b799bf1 (MD5)
Approved for entry into archive by Dioneide Barros (dioneidebarros@gmail.com) on 2017-05-25T13:16:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_srcabral.pdf: 1474305 bytes, checksum: f9b23eee0cc18c7bdc694ddd1b799bf1 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-25T13:16:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_srcabral.pdf: 1474305 bytes, checksum: f9b23eee0cc18c7bdc694ddd1b799bf1 (MD5) Previous issue date: 2015
This study aims to analyze the career development of honorable oriental martial arts masters of the state of Ceará in the entrepreneurial meaning. This analysis justifies itself, since it seeks do reveal how happened the entrepreneurial journeys of the renowned martial artists, having diagnostic aspect and can elucidate how was the career of individuals that are reference in his service area chain. This phenomenon demonstrates relevance while having itself aspects of an artistic career, creative, cultural symbolic, in coexistence with administrative and processual characteristics necessary to the enterprise. The research has the qualitative and analytical nature concerning the objectives. About the means, it is a field research associated to multiple cases studies. The subjects were chosen by the cross-references techniques and are six honorable masters from the seven oriental martial arts most practiced in Ceará, title suggested to the artists consecration among practitioners, among the other honorable masters and in the midst of Ceará society. Data were collected using the semi-structured interview technique, on-site, and was analyzed using content analysis. As the result there was found the coexistence in the subject aspects related to the entrepreneurial career and in the aspects related to the martial arts masters mutual benefits, boosting the individual and the enterprise. This duality reflects in a career model that, while martial master, keeps growing, without stagnation, decline or exit, and while entrepreneur begin new virtuous cycles in new ventures. It was still noticed that basilar entrepreneurship elements, as innovation and risk acceptance, do so in the martial arts as to probe and to overcome adversities.
O presente estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento da carreira dos honoráveis mestres das artes marciais orientais do Estado do Ceará na concepção empreendedora. Esta análise se justifica, pois visa revelar como ocorreram as jornadas empreendedoras de renomados artistas marciais, tem aspecto diagnóstico e pode elucidar como se deu a carreira de indivíduos que são referência na cadeia dessa área de serviços. Esse fenômeno demonstra relevância à medida que compreende em si aspectos de uma carreira artística, criativa, simbólica cultural, em coexistência com características administrativas e processuais necessárias ao empreendimento. A pesquisa é de natureza qualitativa e analítica quanto aos objetivos. Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa de campo associada ao estudo de múltiplos casos. Os sujeitos foram escolhidos através do cruzamento de diversas fontes e são seis honoráveis mestres das sete artes marciais orientais mais praticadas no Ceará, título sugerido aos artistas por consagração entre os praticantes, entre os demais honoráveis mestres e em meio à sociedade cearense. Os dados foram coletados utilizando-se da técnica de entrevistas semiestruturadas, in loco, e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. O resultado foi a coexistência nos sujeitos dos aspectos relativos à carreira empreendedora e dos aspectos relativos aos mestres das artes marciais em mútuo benefício, impulsionando o indivíduo e o empreendimento. Essa dualidade se reflete em um modelo de carreiras simultâneas, multicíclicas e multicanais, que permanecem em crescimento, sem estagnação, declínio ou saída. Constatou-se que elementos basilares do empreendedorismo, como a inovação e a aceitação do risco, também o são para as artes marciais, como o desbravo e a superação das adversidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pucineli, Fabio Augusto. "Modernização do karatê : Gichin Funakoshi e as tecnologias políticas do corpo /." Rio Claro, 2017. http://hdl.handle.net/11449/150951.

Full text
Abstract:
Título original: Gichin Funakoshi e as tecnologias políticas do corpo envolvidas na modernização do karatê
Orientador: Carlos José Martins
Banca: Sara Quenzer Matthiesen
Banca: Karla Adriana Martins Bessa
Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre as contingências que nortearam a emergência do Karatê moderno. Para tanto, objetiva-se investigar as práticas discursivas e não discursivas que o constituíram. Questiona-se como uma prática autóctone de uma região específica do Japão pré moderno vai se constituir, reinventando-se a partir dos novos modelos sociais e políticos, para atender exigências que o processo de transição coloca. A pesquisa visa investigar a modernização do Karatê, discutindo especialmente a reconfiguração dessa prática como arte marcial e também como esporte e interrogar as influências e importância de Gichin Funakoshi no conjunto desse processo, bem como as tecnologias políticas do corpo envolvidas. Para tal, são utilizados como principais referenciais metodológicos a Sociologia configuracional de Norbert Elias e a abordagem genealógica de Michel Foucault. A pesquisa é constituída por estudos bibliográficos e documentais sobre o assunto, bem como relatos de inspiração etnográfica. A sistemática da pesquisa mostrou Gichin Funakoshi estabeleceu emblemáticas e decisivas mudanças na prática que aprendera em Okinawa. Alterações essas que iam ao encontro das condições pelas quais o Japão passava: a modernização da sociedade e a formação de um Estado-nação japonês. A legitimação do Karatê acontece, então, pela racionalização de suas práticas discursivas e não discursivas e também pela sua configuração esportivizada
Abstract: This research intent to reflect about the contingencies that guided the modern Karate's emergency.Therefore, the objective is to investigate the discursive and non-discursive practices which constituted it. This research asks how an autochthonous practice coming from a specific region of pre-modern Japan, reinventing itself from the new social and political models, in order to overcome the demands that the transition process imposes. The research aims to investigate the modernization of Karate, discussing especially the reconfiguration of this practice as a martial art and also as a sport and interrogate the influences and importance of Gichin Funakoshi in the whole of this process, as well as the political technologies of the body involved. For this, Norbert Elias's configurational sociology and Michel Foucault's genealogical approach are used as the main methodological references. The research is constituted by bibliographical and documentary studies on the subject, as well as reports of ethnographic inspiration. The systematics of the research showed that Gichin Funakoshi established emblematic and decisive changes in the practice that he had learned at Okinawa. These changes were in line with the conditions under which Japan passed: the modernization of society and the formation of a Japanese nation-state. The legitimacy of Karate happens, then, by the rationalization of its discursive and non-discursive practices and also by its sportivized configuration
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Artes marciais"

1

DePasquale, Michael. Artes marciales. Barcelona: Martínez Roca, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Artes marciales. New York: AV2 de Weigl, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lloyd, Bryant. Las artes marciales--técnicas. Vero Beach, Fla: Rourke Pub., 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Manual de las artes marciales. Madrid: LIBSA, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Las artes marciales--desarrollo personal. Vero Beach, Fla: Rourke Pub., 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marino, Stephano Di. Lecciones de kárate. Barcelona: De Vecchi, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ceresa, Fabio. Lecciones de aikido. Barcelona: De Vecchi, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lecciones de judo. Barcelona: De Vecchi, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jiu-Jitsu. Barcelona: Editors, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lorini, Walther. Lecciones de tai-chi. Barcelona: De Vecchi, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Artes marciais"

1

Barbosa, Anne Karynne da Silva, Karina Martins Cardoso, Milena de Maria Silva Costa, Leila Alves de Oliveira, Rayssa Sousa da Silva, Yuri Armin Crispim de Moares, Jalila Andréa Sampaio Bittencourt, and Júlio César da Costa Machado. "ESTADO NUTRICIONAL EM CANDIDATOS AOS PROJETOS DE ARTES MARCIAIS." In Problemas e oportunidades da saúde brasileira 2, 74–85. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6962026109.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silvares, Almir Menezes. "Meditação nas lutas: meditação, introspecção e a prática sustentável de artes marciais." In Artes marciais, esportes de combate e lutas: conhecimento aplicado, 366–400. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.601.366-400.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ruffoni, Ricardo. "Perspectivas educacionais das lutas." In Artes marciais, esportes de combate e lutas: conhecimento aplicado, 225–52. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.601.225-252.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vasconcellos, Marcelo Barros de. "Prevenção e emergência no treinamento de lutas." In Artes marciais, esportes de combate e lutas: conhecimento aplicado, 401–40. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.601.401-440.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gama, Dirceu Ribeiro Nogueira da. "Aspectos psicológicos do ensino-aprendizado de lutas: perspectivas e orientações." In Artes marciais, esportes de combate e lutas: conhecimento aplicado, 21–52. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.601.21-52.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Carlos Alberto de Azevedo, and Rodolfo Alkmim Moreira Nunes. "Avaliação em lutas." In Artes marciais, esportes de combate e lutas: conhecimento aplicado, 124–58. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.601.124-158.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Carlos Alberto de Azevedo, Juliana Brandão Pinto de Castro, and Rodrigo Gomes de Souza Vale. "Organização e periodização do treinamento aplicado às lutas." In Artes marciais, esportes de combate e lutas: conhecimento aplicado, 159–88. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.601.159-188.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fonseca Junior, Sidnei Jorge. "Treinamento e aperfeiçoamento das capacidades físicas e motoras aplicadas." In Artes marciais, esportes de combate e lutas: conhecimento aplicado, 89–123. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.601.89-123.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Praxedes, Jomilto. "Aprendizagem e desenvolvimento motor no ensino de lutas." In Artes marciais, esportes de combate e lutas: conhecimento aplicado, 53–88. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.601.53-88.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Alex Oliveira da, Barbara Pumar de Souza, Carlos Alberto Soares Santiago, Eric Rosario Pereira, Gabriel Gomes da Rocha, Guilherme Latini Alonso, Lorenna da Silva Cardoso, et al. "Planos de ensino para lutas." In Artes marciais, esportes de combate e lutas: conhecimento aplicado, 285–330. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.601.285-330.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Artes marciais"

1

Siqueira, Thomaz Décio Abdalla, Nelzo Ronaldo De Paula Cabral Marques Junior, and Jociani Andrade Reuse. "AÇÕES INCLUSIVAS DE MULHERES ATRAVÉS DAS ARTES MARCIAIS: UM OLHAR DIFERENCIADO DE TENTATIVAS DE CORRIGIR A RESTRIÇÃO SOCIAL." In I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/3015.

Full text
Abstract:
Introdução: A relação de gênero é evidenciada nas lutas. As mulheres que praticam artes marciais são geralmente reconhecidas como masculinizadas, fora do padrão de corpo ideal feminino ou até homossexuais, por praticar um “esporte de homem”. Esse estereotipo não é exclusivo dos homens, muitas mulheres são preconceituosas em relação as escolhas esportistas, com o pensamento que existem esportes que masculinizam as mulheres. Apesar das dificuldades encontradas, as mulheres estão conquistando espaço e continuam lutando pela sua participação em qualquer esporte. O estudo visou contribuir para a compreensão das lutas e artes marciais femininas, especialmente o boxe, judô e Mixed Martial Arts (MMA), na perspectiva histórico-social das relações de gênero, através da pesquisa realizada com a literatura a respeito direcionada ao estudo. Objetivo Geral: Compreender o processo de exclusão das mulheres nas lutas das artes marciais. Objetivo Específico: Descrever o contexto histórico-social das relações de gênero que implicavam na prática de lutadoras brasileiras das modalidades Boxe, Judô e Mixed Martial Arts (MMA). Material e métodos: Realizou-se busca nos bancos de dados Lilacs/SciELO, Scholar Google e Periódicos CAPES por artigos nacionais. A seleção inicial foi feita com base em seus títulos e resumos. Os artigos são sobre participação de mulheres nas artes marciais, tendo como critério de exclusão trabalhos que não tratavam das modalidades femininas de Boxe, Judô e Mixed Martial Arts (MMA). Foram selecionados 14 artigos para compor o presente estudo. Resultados: Historicamente a mulher é vista como “sexo frágil”, esse estereótipo foi construído social e culturalmente. O esporte seria visto como uma prática social sexuada, e a sociedade assume o papel de definir se tal modalidade pode ser praticada por homem ou mulher, de acordo com as características que ela impõe sobre masculinidade e feminilidade. Conclusão: A mulher, que já foi percebida e reconhecida como “sexo frágil”, busca na atualidade assumir uma posição de destaque nos esportes que ainda possuem dominação masculina. A ação nomeamos de empoderamento da mulher atleta, porém, ainda algumas sofrendo discriminações nas competições. A evolução das conquistas nas lutas femininas foram reforçadas nas olimpíadas de 2020, onde tiveram participação expressiva nas competições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teixeira Fernandes, Paula, and Sarah Teixeira Gomes. "Aspectos psicológicos em mulheres praticantes e não praticantes de artes marciais." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37821.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Póvoa, Thaís Caroline, Ligia Helena de Almeida, Paulo Gircys, Elaine Oliveira, Rodrigo Oliveira, and Michelle dos Santos Lomba. "COLETIVO MABELÊ: DO ABC PAULISTA PARA ANGOLA - PRÁTICAS DE TO NA DESCOLONIZAÇÃO DE SABERES." In Anais das VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento! Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/130832.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography