To see the other types of publications on this topic, follow the link: Artes marciais.

Journal articles on the topic 'Artes marciais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Artes marciais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Gilbert De Oliveira. "Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG." Horizontes - Revista de Educação 7, no. 14 (December 19, 2019): 229–45. http://dx.doi.org/10.30612/hre.v7i14.9313.

Full text
Abstract:
A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as artes marciais, cuja especificidade encontra-se na simulação de um combate. Trata-se de uma prática da cultura corporal que exige um estudo aprofundado nas técnicas e nos princípios que balizam o seu ensino, por isso, é comum que muitos docentes de educação física encontrem dificuldades em ensinar artes marciais, excetuando-se na maioria, aqueles que possuem experiência com alguma arte marcial adquirida extracurricularmente ao seu curso de formação. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos anos ensinando artes marciais para estudantes de educação física, compartilhando e sistematizando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Jonathan Rocha, Pauline Peixoto Iglesias Vargas, André Mendes Capraro, and Gustavo Elias Zaniol. "Narrativas de Torcedores Organizados Praticantes de Artes Marciais acerca da Violência no Futebol Paranaense." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 23, no. 2 (July 1, 2020): 393–425. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24054.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou investigar possíveis relações entre a prática de Artes Marciais e a violência nas Torcidas Organizadas no futebol paranaense. Utilizaram-se entrevistas de História Oral pautadas na prática de Artes Marciais por torcedores organizados, com vivências no contexto da violência no futebol curitibano. As narrativas foram realizadas com um integrante torcidas organizadas: Os Fanáticos, Império Alviverde e Fúria Independente. Evitando generalizações, sugere-se que as narrativas apontam que uma parcela (minoritária) dos torcedores organizados procura se desenvolver nas Artes Marciais para utilizar suas técnicas nos confrontos entre torcidas. Os discursos também alertam para a importância dos mestres/instrutores de Artes Marciais na orientação e na conduta de seus alunos. Portanto, identificaram-se algumas aproximações entre violência, Torcida Organizada e Artes Marciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Samara Celestino dos, Renato Breno Xavier de Oliveira, Matheus Moreira Luna, Cícero Tavares Cavalcanti, Raphael Henrique Falcão de Melo, and Gertrudes Nunes de Melo. "Artes Marciais no IFPB." Revista Práxis: saberes da extensão 6, no. 12 (July 17, 2018): 22. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p22-30.

Full text
Abstract:
O presente relato apresenta-se como resultado do Projeto de Extensão intitulado por “Tatame Legal: Educando através das artes marciais”, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras. Têm-se como objetivo principal, apresentar os resultados obtidos durante o projeto, o qual visava a inclusão à prática esportiva através das artes marciais, judô e karatê, oportunizando o aprendizado dos valores, conceitos filosóficos, história das artes marciais e suas técnicas. As aulas aconteciam quatro vezes por semana, com duração de 2 horas cada aula, sendo, as de Karatê nas segundas e quartas, e as de Judô nas terças e quintas. Já as demais atividades como gincanas, palestras informativas e exames de faixa aconteciam de acordo com cronograma, em momentos específicos. Dos 97 participantes, todos adquiriram conhecimento das artes marciais (Judô e Karatê), desde a filosofia até a troca de faixa, e também as diversas técnicas específicas de amortecimento de quedas, ataque, defesa e luta propriamente dita. Pode-se concluir que o projeto colaborou consideravelmente para a descoberta e inserção nas artes marciais no IFPB-Campus Cajazeiras, assim como, para toda comunidade circunvizinha. Além de proporcionar adesão e aderência favorecer a interação entre, esporte, educação e qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

CORREIA, Walter Roberto. "Educação Física Escolar e Artes Marciais: entre o combate e o debate." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 29, no. 2 (June 2015): 337–44. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092015000200337.

Full text
Abstract:
No Brasil, artes marciais e esportes de combate são considerados conteúdos dos programas de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio. Entre outras atividades e tópicos de aprendizagem relevantes, tais como esporte, ginástica, dança, jogos e questões da saúde, as artes marciais e os esportes de combate também foram incluídos no currículo das escolas públicas brasileiras. O objetivo deste estudo é analisar as concepções da Educação Física sobre as artes marciais como conteúdo da educação escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dos Santos, Samara Celestino, Gertrudes Nunes De Melo, and Matheus Moreira Luna. "Judô e karatê no Instituto Federal da Paraíba (IFPB)." Revista Práxis: saberes da extensão 7, no. 15 (July 29, 2019): 31. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p31-37.

Full text
Abstract:
O presente relato de experiência é oriundo do segundo ano consecutivo de realização do Projeto de extensão “Tatame Legal: Educando através das artes marciais” desenvolvido no campus Cajazeiras. O objetivo principal deste relato é apresentar os resultados obtidos durante o segundo ano de execução do projeto, que dentre as metas pré-estabelecidas, tinha a da inclusão à prática esportiva através das artes marciais (no caso dos alunos que iniciaram no ano de 2018) e o seu treinamento sistematizado (no caso dos alunos que ingressaram no ano de 2017), especificamente do judô e do karatê. As aulas aconteciam quatro vezes por semana, com duração de 2 horas cada aula, sendo, as de Karatê nas segundas e quartas, e as de Judô nas terças e quintas. Dos 100 participantes, todos alcançaram conhecimento das artes marciais (Judô e Karatê), desde a filosofia até a troca de faixa, bem como, conseguiram também resultados expressivos em competições de nível local a nacional. Assim, pode-se concluir que o projeto Tatame Legal, colaborou consideravelmente para a inserção e permanência de crianças e jovens nas artes marciais no IFPB-Campus Cajazeiras, além de proporcionar oportunidades de troca de conhecimentos e cultura através dos eventos esportivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cazetto, Fabiano Filier, and Pablo Christiano Lollo. "Publicações sobre lutas e artes marciais em congressos de iniciação científica." Conexões 8, no. 2 (July 23, 2010): 187–99. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v8i2.8637750.

Full text
Abstract:
A Educação Física no Brasil passou por momentos históricos de restrição ou predominância em uma ou poucas manifestações da cultura. A partir de 80 isso começou a ser questionado e atualmente existe um início de diversificação de conteúdos que coloca as lutas e as artes marciais inseridas no contexto da área. O Objetivo desse artigo é demonstrar como a produção científica na Educação Física vem evoluindo nos últimos 12 anos, especialmente no que se refere a trabalhos sobre lutas e artes marciais. Para isso foram analisados os anais dos congressos de iniciação científica desse período. Foi possível detectar um aumento nas publicações da área como um todo e nos trabalhos específicos nas áreas de humanas e biológicas, os trabalhos de lutas e artes marciais também vem crescendo em ambas as áreas apesar de haver uma expressiva predominância nos trabalhos de biológicas. Assim como o discurso teórico a legislação e as publicações vêm caminhando no sentido da diversidade, neste caso particular incluindo as lutas e as artes marciais. Tal movimento dá subsidio ao trabalho com esses fenômenos dentro e fora da escola, o que é benéfico tanto para a área como um todo quanto para as manifestações específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marta, Felipe Eduardo Ferreira. "Artes marciais e ditadura brasileira: as histórias se cruzam? Incursões pelas páginas de O Judoka." Dialogia 7, no. 1 (February 12, 2009): 53–62. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.951.

Full text
Abstract:
O Judoka foi uma revista em quadrinhos mensal publicada a partir de abril de 1969, pela Editora Brasil-América Ltda. (EBAL). Em seu sétimo número, passa a ser escrito e desenhado no Brasil. Nesse momento, há uma mudança no argumento das histórias, a roupa do herói passa a conter as cores e a forma da bandeira nacional, e o herói deixa de ser representado por um soldado para se tornar um jovem estudante. Mas qual o sentido de se desenhar um herói com as cores da bandeira do Brasil e, ao mesmo tempo, exaltar a prática das artes marciais nesse período? Um possível caminho para responder a essa questão surge da suspeita de que a EBAL era muito próxima ao governo militar. Nesse sentido, questiona-se: seria o binômio regime militar/arte marcial oriental uma possível explicação para o desenvolvimento das artes marciais no Brasil?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Luiz Arthur Nunes da, and Terezinha Petrucia Da Nóbrega. "DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS." Dialektiké 1, no. 1 (June 26, 2015): 88. http://dx.doi.org/10.15628/dialektike.2015.2938.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma reflexão sobre a educação, o corpo e a filosofia das Artes Marciais no processo de formação do Ser em sua profunda expressão. Ressaltamos as contribuições filosóficas e o engajamento do corpo nessa ação, os princípios filosóficos e a aprendizagem para a vida. O caminho metodológico concerne à fenomenologia, pois trata do espaço vivido que possibilitou reflexão e a possível articulação entre as categorias dessa pesquisa. A interpretação aqui enfocada privilegiou uma reflexão embasada na tradição das Artes Marciais, principalmente no que concerne ao modo como essa transição de experiência se dá por meio da aprendizagem da cultura. Dessa forma, as noções aqui elaboradas permitem refletir sobre a educação e o corpo, e sua capacidade de aprendizagem e de formação por meio das Artes Marciais, vislumbrando a criação de um espaço expressivo no qual se instala o papel desse corpo, da cultura, do legado cultural e dos princípios filosóficos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Machado, Thaynara, Luvanor Santana, Lúcia Inês Guedes Oliveira, and Saulo Melo Oliveira. "Efeitos da prática de artes marciais na aptidão física e características comportamentais de pessoas com deficiência intelectual: uma revisão sistemática." Revista Andaluza de Medicina del Deporte 14, no. 3 (June 29, 2020): 192–201. http://dx.doi.org/10.33155/j.ramd.2020.05.005.

Full text
Abstract:
Introdução: Pessoas com deficiência intelectual (DI) normalmente apresentam limitações no campo da interação social, e também podem ser acometidos por doenças crônicas. A atividade física e o esporte exercem importantes reduções nos riscos de desenvolver doenças, contudo, algumas modalidades ainda carecem de informação sobre sua efetividade, tais quais as artes marciais. Objetivo: Apresentar os efeitos relacionados a prática de artes marciais para pessoas com deficiência intelectual. Método: Uma busca sistemática em seis bases de dados foi realizada por dois avaliadores independentes. Os estudos deveriam trazer informações claras sobre o público com deficiência intelectual estudado além das características que compunham as intervenções selecionadas. A qualidade dos estudos foi avaliada pela escala PEDro. Resultados: Após administração dos critérios de inclusão/exclusão 16 estudos foram selecionados (karatê: seis; judô: cinco; taekwondo: dois; taichi: dois e artes marciais mistas: um), totalizando 310 pessoas com deficiência intelectual avaliadas. Os tipos de deficiência intelectual investigados foram Síndrome de Down (n=21), deficiência intelectual grave e moderada (n=45), transtorno do espectro autista (n=135), deficiência intelectual não especificada com Coeficiente intelectual <70 (n=66), deficiência intelectual “educável” (n=32) e epilepsia (n=11). Os principais resultados apontam para melhoria em aspectos da aptidão física e também do desempenho motor. Aspectos de socialização e do comportamento apresentam resultados conflitantes. Conclusão: Existem efeitos positivos oriundos da prática de artes marciais, contudo variáveis comportamentais ainda carecem de evidência em pessoas com deficiência intelectual. A baixa qualidade metodológica dos estudos releva a necessidade de mais pesquisas de qualidade, randomizadas e controladas, e incluindo outras artes marciais acessíveis ao público com deficiência intelectual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Gilbert De Oliveira. "ARTE MARCIAL, CINEMA E MORALIDADE: IMPULSOS DO CORPO E O CULTIVO DE SI." Movimento (Porto Alegre) 27 (September 18, 2021): e27051. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.107568.

Full text
Abstract:
Este ensaio filosófico visa apresentar uma perspectiva crítica da associação entre artes marciais, cinema e moralidade. Para isso, primeiramente será realizada uma interpretação do filme Cinzas do Passado, de Wong Kar Wai, buscando problematizar algumas relações a respeito do cinema e das artes marciais, sobretudo na dimensão moral menos heroica que este filme apresenta. Posteriormente, será feita uma discussão da moral e suas relações com os impulsos do corpo, buscando expor a importância do esclarecimento na estabilização dos instintos que caracterizam a condição mais arcaica do ser humano e que pode gerar ações moralmente inaceitáveis. Por fim, serão explicitados alguns elementos que podem contribuir para a formação de uma moral corajosa através do cultivo de si e da autocriação, direcionando e canalizando os impulsos agressivos e de autodefesa no contexto criativo de estudo e prática das artes marciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Leite, Camila Aquino, Amanda Rocha Santos, Ana Karolina Silva Santos, Victor Hugo Alexandre Nascimento, Washington Nascimento Silva, and Adenilson Targino Araújo Júnior. "A prática da arte marcial com crianças: um relato de experiência com ensino de jiu-jitsu no Campus Campina Grande." Revista Práxis: saberes da extensão 6, no. 12 (July 17, 2018): 78. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p78-85.

Full text
Abstract:
<p>O jiu-jitsu é uma arte marcial oriental que tem suas raízes ligadas aos preceitos religiosos essenciais para a formação de um cidadão de bem. Tais características contribuíram para a idealização de um projeto que apresentasse e ensinasse o Jiu-Jitsu às crianças da comunidade do bairro do Dinamérica e filhos dos funcionários do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande. Assim, o objetivo deste artigo é relatar as experiências dos discentes envolvidos neste projeto de extensão para prática da arte marcial com crianças. As aulas de Jiu-Jitsu ministradas às crianças foram realizadas na sala de artes marciais do campus. Contou com a participação de seis discentes do ensino médio, um de curso superior e o professor de educação física. Antes do início das aulas foram realizadas reuniões que tiveram como pauta o método lúdico de ensino às crianças, os conteúdos a serem abordados, assim como o planejamento das aulas. As experiências adquiridas na produção e realização do projeto foram de suma importância, pois proporcionaram aos discentes o contato com a dinâmica presente em aulas de artes marciais, e não como expectadores, mas como participantes ativos de todo o processo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Baptista, Rafael Reimann. "Correlação entre o acúmulo de lactato e a flexibilidade medida pelo teste de sentar e alcançar em lutadores de Wushu." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 4, no. 1 (January 5, 2009): 27. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v4i1.3582.

Full text
Abstract:
Poucas evidências estão disponíveis na literatura sobre os aspectos biomecânicos e fisiológicos das artes marciais, em especial o Wushu, a arte marcial chinesa. A fl exibilidade é um dos componentes da aptidão física mais proeminentes em artes marciais como o Wushu. Existem controvérsias nos estudos acerca das relações entre a flexibilidade e a demanda metabólica em atletas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a flexibilidade e o acúmulo de lactato após uma competição de Wushu. Oito atletas do sexo masculino com idade média de 26,05 ± 5,32 anos e tempo médio de treinamento em artes marciais de 8 ± 4 anos forneceram consentimento por escrito para participar deste estudo. A amostra foi composta por dois grupos de atletas, um grupo participante da modalidade de Boxe Chinês (n = 5) e outro participante da modalidade de Taolu (n = 3). Os atletas realizaram uma avaliação da flexibilidade de tronco e membros inferiores através do teste de sentar e alcançar, bem como uma medição do lactato sanguíneo antes e depois de uma competição para avaliação do seu acúmulo. O coeficiente de correlação produto momento de Pearson revelou uma correlação significativa (r = -0,92; p = 0,02) entre a fl exibilidade e o acúmulo de lactato sanguíneo em lutadores de Boxe Chinês. Não foi encontrada uma correlação significativa entre estas variáveis nos atletas que realizaram o Taolu. Os resultados sugerem que o acúmulo de lactato sanguíneo após uma luta de Boxe Chinês é inversamenteproporcional ao nível de flexibilidade medido pelo teste de sentar e alcançar. Estudos com maiores tamanhos amostrais e abordagens biomecânicas mais elegantes poderão trazer um melhor entendimento sobre este fenômeno.Palavras-chave: Wushu, flexibilidade, sentar e alcançar, lactato, demanda metabólica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pires, Daniel Alvarez, Polyana Almeida Lima, and Eduardo Macedo Penna. "Resiliência em atletas de Artes Marciais Mistas." Cuadernos de Psicología del Deporte 19, no. 2 (May 1, 2019): 243–55. http://dx.doi.org/10.6018/cpd.340681.

Full text
Abstract:
Lidar com situações impostas em treinamentos e competições e saber administrá-las emocionalmente é essencial para que atletas apresentem um desempenho elevado. Estudos apontam que atletas resilientes apresentam a capacidade de enfrentar e interpretar positivamente situações adversas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a dinâmica do processo de resiliência em atletas profissionais de MMA. A amostra desse estudo foi constituída por 10 atletas brasileiros. O instrumento utilizadLuchar con situaciones impuestas en competiciones y entrenamientos y saber administrarlas emocionalmente es esencial para que los atletas presenten un buen resultado en competiciones. Los estudios apuntan a la resiliencia como un fenómeno que ejerce capacidad de enfrentar e interpretar positivamente situaciones adversas. Esta investigación tiene como objetivo general investigar la dinámica del proceso de resiliencia en atletas profesionales de MMA y como objetivos específicos analizar las fuentes de estrés y los aspectos psicológicos de protección al atleta. La muestra de este estudio fue constituida por 10 atletas brasileños. El instrumento utilizado fue un guión de entrevista semiestructurada, teniendo como base la teoría fundamentada de la resiliencia psicológica y óptimo desempeño deportivo. Los resultados de este estudio constataron que la dinámica del proceso de resiliencia puede ocurrir cuando los factores internos propios del individuo y también factores externos como el ambiente y las relaciones sociales, vivenciados por los atletas se interactúan, produciendo respuestas favorables incluso en las situaciones proveedoras de estrés de la modalidad.o foi um roteiro de entrevista semiestruturada, tendo como base a teoria fundamentada da resiliência psicológica e ótimo desempenho esportivo. Os resultados constataram que o processo de resiliência pode ocorrer quando os fatores internos (próprios do indivíduo) e fatores externos (como o ambiente e as relações sociais) se interagem, produzindo respostas favoráveis mesmo em situações provedoras de estresse da modalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pereira Araújo, Leandro, Larissa Cerignoni Benites, Elisângela Venâncio Ananias, and Viviane Preichardt Duek. "Artes marciais na Educação Infantil: desafios e possibilidades." Retratos da Escola 13, no. 26 (November 14, 2019): 555. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i26.909.

Full text
Abstract:
O relato descreve uma experiência de ensino com um grupo de crianças de cinco e seis anos, apontando desafios e possibilidades da inserção de Artes Marciais nas aulas de educação física infantil. As intervenções indicaram que a aprendizagem desse conteúdo foi motivante, contribuindo para desmistificar ideias relacionadas à violência e gênero. Concluímos que o ensino das lutas é possível, mediante adequações do espaço e materiais, de modo a respeitar as características da instituição e do público, especialmente as crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Tralci Filho, Marcio Antonio. "TRADIÇÃO NO KUNG FU: MESTRES BRASILEIROS ENTRE PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES." Movimento (ESEFID/UFRGS) 22, no. 1 (December 11, 2015): 115. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.54701.

Full text
Abstract:
Esse artigo se propõe a investigar e analisar a concepção de mestres brasileiros sobre a tradição nas artes marciais chinesas. Para tanto, foram entrevistados cinco mestres brasileiros, discípulos de chineses, dos quais foram registradas, por meio de história oral temática, suas visões acerca do objeto em questão. Ocotejamento dessas narrativas com o referencial teórico adotado possibilitou analisar que as concepções dos mestres sobre a tradição gravitam em torno da manutenção do passado e das perspectivas de mudança da arte marcial ao longo do tempo, trazendo à tona uma sofisticada articulação entre estrutura e transformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pinto, Luiz Felipe Machado, and Marcelo Moreira Antunes. "O espetáculo das artes marciais. O que estamos comprando?" Lecturas: Educación Física y Deportes 26, no. 283 (December 2, 2021): 18–30. http://dx.doi.org/10.46642/efd.v26i283.2933.

Full text
Abstract:
O Canal Combate apresentando-se como o maior veiculador de conteúdo voltado às artes marciais no Brasil, se consolida como o grande representante midiático do público interessado pela temática. Assim, os conceitos gerados e a visão proferida sobre as artes marciais, influencia diretamente a visão de seus espectadores e consumidores. O objetivo do presente estudo é analisar a grade de programação semanal do Canal Combate e traçar inferências em relação ao real escopo do mesmo. O estudo analisou sua grade de programação compreendida entre o dia 20/07/2020 e 26/07/2020. Os resultados demonstraram que 34% do conteúdo veiculado pelo canal destina-se a lutas do Ultimate Fighting Championship (UFC), seguido de 19% de anúncios publicitários. O canal combate caracterizou-se como um promotor de lutas de Mixed Martial Arts (MMA), em grande parte relacionadas à empresa UFC, que possui em seu cerne o espetáculo para fins de consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cabral, Sidney Roberto, Serafim Firmo de Souza Ferraz, and Luis Eduardo Brandão Paiva. "OS HONORÁVEIS MESTRES DE ARTES MARCIAIS ORIENTAIS: CARREIRA EMPREENDEDORA." Revista Gestão Organizacional 15, no. 1 (February 1, 2022): 226–42. http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6124.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar o desenvolvimento da carreira dos honoráveis mestres das artes marciais orientais. Método / abordagem: O estudo é qualitativo, considerando os estágios e ciclos da carreira empreendedora. Teve como universo 6 honoráveis mestres de artes marciais orientais. Utilizou-se as entrevistas semiestruturadas, realizadas entre novembro de 2014 e setembro de 2015, com um conjunto de técnicas inerentes à análise de conteúdo, seguindo as etapas: (i) pré-análise, (ii) exploração do material e (iii) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Principais resultados: A carreira dos sujeitos resultou em uma forma singular, multicanal e multicíclica, em modelo de coexistência da carreira de mestre e da carreira empreendedora. Na maestria, o indivíduo permanece em crescimento durante toda a vida, sem saída ou aposentadoria da organização. No viés empreendedor, os empreendimentos se somam com o intuito de agregar valor e patrimônio. Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: O estudo contribui para o campo do conhecimento da carreira empreendedora dos honoráveis mestres de artes marciais. Espera-se que esse passo se some ao bojo das pesquisas e desperte a oportunidade em um novo filão por parte de instituições, pesquisadores e entes públicos, para as possibilidades que esse ramo cultural pode oferecer, tanto nos aspectos filosóficos como nos aspectos econômicos. Originalidade / relevância: Os honoráveis mestres, enquanto empreendedores, tendem a conduzir carreiras e vidas em consonância com empreendimentos e mestria, e isto é essencial para ampliar compreensões nesse campo do conhecimento científico, tornando-se relevante para o campo do conhecimento do desenvolvimento de carreiras e do empreendedorismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Di Leone, Camilla Cristina Lira, Igor Raphael Carvalho Nunes Barros, Alessandro Guimarães Salles, Lívia Azeredo Alves Antunes, and Leonardo dos Santos Antunes. "O uso do protetor bucal nas artes marciais: consciência e atitude." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 20, no. 6 (December 2014): 451–55. http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922014200602096.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso de protetores bucais durante a prática de esportes de contato é de fundamental importância como medida preventiva dos traumatismos orofaciais.Objetivo: Realizar um levantamento quanto a utilização do protetor bucal entre praticantes de artes marciais, assim como verificar qual é a percepção que tais esportistas têm sobre sua importância e função.Métodos: Realizou-se uma pesquisa descritiva e transversal, de caráter investigativo, composta por 231 praticantes de três diferentes modalidades de artes marciais: Jiu-jítsu, Tae kwon do e Muay Thai, nas cidades de Nova Friburgo-RJ e Macaé-RJ, Brasil, por meio de um questionário estruturado. Os dados foram tabulados no programa estatístico SPSS 16.0. Foi realizada a frequência, sendo aplicado, ainda, o teste qui-quadrado (p<0,05), para estabelecer relação entre variáveis de interesse.Resultados: Os dados indicaram que 60,6% dos entrevistados nunca receberam informações sobre o traumatismo orofacial durante a prática esportiva e que 46,3% dos esportistas já sofreram algum tipo de traumatismo orofacial. A maioria dos atletas (93,9%) considera importante o uso do protetor bucal, porém este dado é desproporcional ao percentual de usuários do dispositivo: 78,7% noMuay Thai, 60,9% no Jiu-jítsu e 47,5% no Tae kwon do (p< 0,01). Dos protetores bucais existentes no mercado, o mais utilizado é o termoplástico ou tipo II (52,5%) em todas as modalidades de lutas avaliadas. O protetor bucal personalizado causou menor percentual de interferência no rendimento durante a prática esportiva quando comparado com os outros tipos de protetores (p<0,07).Conclusão: A maioria dos esportistas reconhece a importância do uso do protetor bucal, apesar de relatar não ter recebido informações sobre traumatismo orofacial durante a prática esportiva; a maioria dos atletas utiliza o protetor bucal termoplástico; há necessidade de se difundir informações sobre as vantagens do uso do protetor bucal personalizado, assim como, estimular o uso por parte de todos os praticantes de artes marciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Millen Neto, Alvaro Rego, Roberto Alves Garcia, and Sebastião Josué Votre. "Artes marciais mistas: luta por afirmação e mercado da luta." Revista Brasileira de Ciências do Esporte 38, no. 4 (October 2016): 407–13. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.10.004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Felipe, Thiago Renee. "Avaliação do conhecimento e consumo de antioxidantes por atletas lutadores de artes marciais." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 13, no. 3 (October 30, 2014): 154. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v13i3.3302.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o nível de conhecimento sobre os antioxidantes por lutadores de artes marciais e a quantidade alimentos antioxidantes consumidos da alimentação. Métodos: A população foi de 60 homens atletas de MMA, faixa etária 20 a 40 anos. Resultados: Referente ao consumo de vitamina C, 25% têm o consumo abaixo do ideal e 75% consomem de forma adequada; em relação à vitamina A, 13% dos atletas consomem abaixo do ideal e 87% estão na zona adequada; vitamina E, os resultados comprovam que 58% consomem abaixo do recomendado e 42% dentro do padrão adequado; com relação ao Betacaroteno, 32% do grupo consomem de forma inadequada, 68% de forma adequada; o Selênio, 78% do grupo consomem de forma inadequada, e 22% de forma adequada; os Flavonoides refletem 22% de consumo inadequado e 78% dentro do consumo adequado; e quanto à Coenzima Q-10, temos 22% dos entrevistados com consumo inadequado, e 78% com consumo adequado.Conclusão: Os atletas não possuem informações suficientes sobre os mecanismos de ação dos antioxidantes na prevenção de doenças crônicas e envelhecimento precoce na prática desportiva.Palavras-chave: antioxidantes, estresse oxidativo, artes marciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Luiz Arthur Nunes da. "CORPO E ARTE MARCIAL NO CINEMA: UMA LEITURA DA RELAÇÃO MESTREDISCÍPULO NO FILME KARATÊ KID." Revista Contrapontos 20, no. 2 (March 7, 2021): 357–71. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p357-371.

Full text
Abstract:
Nesse texto, buscamos acessar o imaginário mítico e poético das Artes Marciais por meio da linguagem cinematográfica, posto que esta relação com a arte traz à tona uma dimensão sensível que pode disparar reflexões acerca da relação mestre e discípulo. Nessa análise estética, partimos da compreensão de corpo apresentado nos estudos fenomenológicos propostos pelo filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, que nos mostra que o corpo não tem outra maneira de ser corpo senão vivenciando as experiências, criando significações na sua relação primordial com o mundo. Da mesma forma, assumimos também a atitude fenomenológica na condição de método, permitindo que as reflexões aqui anunciadas sobre o corpo, o cinema e as Artes Marciais possam vislumbrar o fenômeno educativo que atravessa e é atravessado pela relação mestre e discípulo. Pensamos que o acesso à linguagem expressiva na obra cinematográfica constitui-se como um arquivo memorável e imemorial de acontecimentos que nos transportam para realidades e mundos compartilhados pela presença perceptiva, despertando nossas sensações e acendendo nossa reflexão sobre temas, eventos, emoções, entre outros aspectos que permeiam a vida e a existência humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Herold Junior, Carlos. "RESENHA DO LIVRO O SENTIDO DO KARATE-DO: FACES HISTÓRICAS, PSICOLÓGICAS E FENOMENOLÓGICAS." Movimento (ESEFID/UFRGS) 23, no. 3 (September 30, 2017): 1133. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.59150.

Full text
Abstract:
Avaliam-se as possibilidades e os limites da obra O Sentido do Karate-do, escrita por Cristiano Barreira. Embora alguns questionamentos sejam levantados, sobretudo, concernentes às opções metodológicas do autor, é endossada a relevância do livro para os estudiosos das artes marciais e, igualmente, para os estudiosos do corpo a partir de uma perspectiva filosófica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Mourão, Marco Antônio Nogueira. "ANÁLISE BIOMECÂNICA DO CHUTE FRONTAL DA ARTE MARCIAL CHINESA WING CHUN KUNG FU: UMA REVISÃO." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 7 (August 4, 2021): e27458. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i7.458.

Full text
Abstract:
A biomecânica é a área de estudo que analisa e mensura fatores que compõem a ciência do movimento humano, com conceitos da mecânica. A aplicação desses estudos às artes marciais chinesas é restrita, inclusive às técnicas de Wing Chun Kung Fu. Este trabalho é uma revisão de literatura que investigou e apresentou explanações às variáveis que poderiam esclarecer diferenças exibidas na execução do chute frontal dessa modalidade. Para corroborar com a proposta de estudo foram utilizadas artigos, livros e outras fontes de dados. Os resultados demonstraram produção científica baixa sobre essa arte marcial e, em particular, sobre a técnica de chute frontal - além de indicativos que confirmaram influência relevante destes no desempenho de execução dessa técnica. Palavras-chaves: Ação muscular. Estabilidade articular. Equilíbrio corporal. Wushu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ito, Narumi. "Um breve percurso histórico sobre o Budō: de arte marcial japonesa à prática esportiva mundial." Revista de Estudos Orientais, no. 9 (December 28, 2021): 185–201. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2763-650x.i9p185-201.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar o conceito de Budō (caminho do guerreiro), traçando um percurso histórico desde o que compreendemos como arte marcial tradicional japonesa até a contemporaneidade. O Budō passou por transformações que causaram alterações em seu significado, sendo hoje considerado uma prática esportiva através de artes marciais como o Aikidō, Judō, Iaidō, Karatê, Kendō e Kyudō e outras. Para tanto, foi de suma relevância a reflexão e discussão em torno do equilíbrio entre os aspectos físico e mental como um de seus princípios, além de aprofundarmos sobre o bushidō (código de honra dos bushi). Desse modo, percebemos que este é um assunto que ainda foi pouco explorado em pesquisas brasileiras e que possui amplo potencial para pesquisas posteriores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

FERREIRA, Fernando Dandoro Castilho, Wanderley MARCHI JÚNIOR, and André Mendes CAPRARO. "O "Kung Fu" no Brasil na perspectiva dos mestres pioneiros: problemas e perspectivas no uso da história oral como instrumental de análise." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 28, no. 1 (March 2014): 65–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092014005000003.

Full text
Abstract:
Objetivando analisar a disseminação das artes marciais chinesas no Brasil optamos por entrevistar mestres pioneiros que imigraram da China trazendo na bagagem o "Kung Fu". Ao fazer esta opção em nossa dissertação, tomamos contato com um instrumental que é o uso de entrevistas na perspectiva da História Oral. Remexer a memória, aceitar os silêncios, respeitar o conhecimento construído e desconstruir outros, por si só já se mostram tarefas bastante árduas. Escutar estes mestres nos levou, mesmo que superficialmente, a tentar compreender aspectos da cultura chinesa sob os quais os mestres e o próprio "Kung Fu" se fundamentaram. Entender as lacunas, as dificuldades e as possibilidades do uso da História Oral como ferramenta metodológica é o que neste artigo buscamos, na perspectiva de contribuir com análises semelhantes, seja de outras práticas marciais ou mesmo de outros olhares sobre a cultura chinesa. Assim sendo, objetivamos neste artigo apontar e discutir a metodologia da História Oral e sua pertinência para o estudo das práticas marciais a partir do uso de entrevistas. Podemos, fruto da discussão apresentada, apontar a História Oral como instrumental bastante útil para a discussão das práticas marciais, considerando logicamente, as pertinências e especificidades necessárias para a adequada utilização desta metodologia de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mocarzel, Rafael Carvalho da Silva. "Inclusão de pessoas com deficiência através das lutas e artes marciais." Revista de Artes Marciales Asiáticas 11, no. 2 (December 28, 2016): 70. http://dx.doi.org/10.18002/rama.v11i2.4177.

Full text
Abstract:
<p>This article aimed at investigating how the fights / martial arts were adapted for inclusion of people with disabilities in the social sphere as well as for rehabilitation and sports-competition. The analysis was initially made at the global level and later specific attention was paid to the Brazilian reality, through a narrative review of literature. The following fights / martial arts were considered: fencing, judo, karate, kung fu, boxing, taekwondo and capoeira. It was concluded that the fights / martial arts can contribute to combating social exclusion, contributing to the promotion of health, beauty and leisure and new talents in parasports can be discovered too. Further studies on the subject are needed.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Viana da Costa, Vitor, Francisco Sérgio Lopes Vasconcelos-Filho, Welton Daniel Nogueira Godinho, Livia Silveira Duarte Aquino, Lucas Christyan da Rocha Oliveira, Isabele Dutra de Aguiar, Roberta Cristina da Rocha e Silva, Carlos Alberto da Silva, Paula Matias Soares, and André Accioly Nogueira Machado. "Treinamento pliométrico aplicado a praticantes de artes marciais: uma revisão integrativa." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 12, 2020): e2369119645. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9645.

Full text
Abstract:
No meio esportivo, o fato de um atleta alcançar ou não o sucesso desejado é resultado da interação de diversos fatores, sejam estes fisiológicos, psicossociais ou qualquer outro. O Treinamento Pliométrico (TP) é um método bastante utilizado na preparação para o esporte, pois este é capaz de desenvolver e aprimorar diversas capacidades físicas exigidas pelas mais variadas modalidades esportivas. O objetivo desta pesquisa foi analisar as informações acerca da eficiência do TP sobre as diversas capacidades físicas utilizadas dentro das Artes Marciais (AM). Esta pesquisa caracterizou-se como uma revisão integrativa, que assim se define por ser capaz de reunir e sintetizar o conhecimento já existente sobre determinado assunto para incorporá-lo aos resultados de estudos significativos na prática. O levantamento dos artigos foi realizado nas bases de dados indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sendo selecionados estudos publicados entre os anos de 2007 e 2017. Após o levantamento dos artigos, foi possível encontrar um total de 955 estudos e, após análise dos títulos, 23 estudos foram escolhidos para serem analisados na íntegra. Após esta analise somente seis foram utilizados para a elaboração desta revisão. Foi visto que, através do TP voltado para modalidades de Artes Marciais, os autores encontraram bons resultados para diversas capacidades físicas, dentre estas, estão a Força, Velocidade, Potência, Resistência Anaeróbia, Coordenação e Agilidade, sendo estas fundamentais dentro das modalidades aqui abordadas. Com isso, conclui-se a eficiência do TP para o desenvolvimento e aprimoramento de diversas capacidades físicas exigidas nas AM, porém, percebe-se, também, que outras capacidades físicas, como, por exemplo, a flexibilidade, que não foram citadas nos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Miarka, Bianca, Vanessa Teixeira Muller, Esteban Aedo-Muñoz, Michele Andrade Brito, José Raimundo Fernandes, and Ciro José Brito. "Análise psicofisiológica em simulação de combate competitivo de artes marciais mistas." Brazilian Journal of Health Review 3, no. 1 (2020): 974–90. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n1-077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, João Paulo Silva de, Christiane Garcia Macedo, and Alvaro Rego Millen Neto. "AUTOAPRESENTAÇÃO CORPORAL DE LUTADORAS DE ARTES MARCIAIS MISTAS (MMA) NO INSTAGRAM." Movimento (ESEFID/UFRGS) 27 (April 2, 2021): e27019. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.105338.

Full text
Abstract:
Objetivamos analisar a autoapresentação corporal de lutadoras de MMA no Instagram. Foram analisadas imagens postadas por lutadoras campeãs do Ultimate Fighting Championship (UFC), considerando a representação midiática da imagem da mulher atleta, a objetificação e a hipersexualização de seus corpos. Para tal, utilizamos um esquema de codificação com categorias para análise de imagens baseado nos estudos de Goffman. Evidenciamos que, em geral, as imagens analisadas não apresentam a tendência, persistente na cobertura da mídia esportiva, de sexualização do corpo das mulheres atletas. As imagens que remetem a essa representação foram observadas nos contextos específicos que envolvem a organização UFC – a marca do UFC aparece com frequência nas imagens postadas por todas as lutadoras. Não evidenciamos representação baseada em normas e expectativas convencionais de comportamento de gênero; as imagens analisadas mostram uma feminilidade plural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Edson Fernando. "ZARRILLI COM AÇAÍ: TREINAMENTO PSICOFÍSICO COM ARTES MARCIAIS E MEDITATIVAS ASIATICAS NUM PEDACINHO DO NORTE DO BRASIL." Cena, no. 21 (December 28, 2016): 75. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.67504.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como matriz de investigação o treinamento psicofísico com artes marciais e meditativas, sistematizado por Phillip B. Zarrili. A abordagem proposta se desenvolve por meio de “escrita criativa”, procedimento metodológico apregoado e defendido por Sylvie Fortin, voltado ao desenvolvimento de narrativas que recorrem ao uso imbricado entre teoria e ficção para analisar dados coletados de uma pesquisa. Desse modo, a narrativa contextualiza a trajetória de Zarrili na tradição do treinamento psicofísico para atuantes do ocidente, reconstituindo ficcionalmente o percurso que vai desde os tempos de sua prática esportiva na universidade, sua iniciação ao mundo das artes marciais e meditativas em Kerela, na Índia, até sua adesão ao programa de treinamento psicofísico, desenvolvido por Adolf Clarence Scott, na Universidade de Wisconsin-Madison. Em seguida, a narrativa prossegue apresentando Cesário Augusto Pimentel como o discípulo de Zarrilli que garante a chegada deste legado ao norte do Brasil por meio da fundação do GITA – Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante, ocorrida no ano de 2008, na cidade de Belém do Pará. A abordagem intercultural é assegurada pelo olhar nortista de quem narra os fatos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rossi, Luciana. "O Índice de Adiposidade Central (IAC) é uma alternativa para avaliação de atletas femininas de Karatê de alto rendimento durante a pandemia de COVID-19?" Research, Society and Development 10, no. 10 (August 7, 2021): e147101018475. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18475.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo investigar a aplicabilidade e a acurácia do Índice de Adiposidade Central (IAC), como alternativa para avaliação da composição corporal de atletas do sexo feminino de alto nível competitivo de artes marciais (karatê), mediante o distanciamento imposto na vigência da pandemia da COVID 19 e racionalização na obtenção de medidas antropométricas. Foram avaliadas 15 atletas ranqueadas do Projeto Karatê São Paulo Olímpico (KSPO) da Federação Paulista de Karatê (FPK). Os dados coletados foram: massa corporal, estatura, dobras cutâneas e perímetro do quadril; para obtenção do percentual de gordura (%GC) e cálculo do índice de massa corporal (IMC) e de adiposidade central (IAC). Para análise estatística e obtenção do coeficiente de correlação utilizou-se o programa de R (2020). Constatou-se uma correlação positiva forte (r=093) entre IAC e %GC. Este estudo é o primeiro a encontrar uma alternativa para a avaliação da composição corporal de atletas femininas de artes marciais (karatê), para emprego no acompanhamento da avaliação da composição corporal durante a pandemia pela COVID -19. Ainda como perspectiva, seria importante aplicar este e outro índices em outras modalidades esportivas de combate, tanto em atletas do sexo feminino como masculino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Espartero, Julián, Miguel Villamón, and René González. "ARTES MARCIALES JAPONESAS: PRÁCTICAS CORPORALES REPRESENTATIVAS DE SU IDENTIDAD CULTURAL." Movimento (ESEFID/UFRGS) 17, no. 3 (August 30, 2011): 39–55. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.21569.

Full text
Abstract:
A implantação e difusão das artes marciais japonesas no Ocidente supõem a importação de práticas socioculturais privadas das premissas de seu contexto de origem. Como afrontar estas práticas que são fora de nossa identidade cultural? Uma interpretação estrita exige compreendê-las como práticas corporais com uma idiossincrasia cultural, caracterizadas por incorporar una experiência vivencial em que o corpo ocupa um lugar preeminente. Seu ensino e aprendizagem se estabelecem através de um sistema triangular integrado por uma essência espiritual, uma forma técnica e uma estrutura física (shin-gi-tai), que se insere em um processo singular (shu-ha-ri).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Parizotto, Pedro Gabriel Gil, Allan Fernando Zardo da Silva, Carlos Herold Junior, and Fernando Augusto Starepravo. "O processo de institucionalização e regulamentação de artes marciais orientais no Brasil." Caderno de Educação Física e Esporte 15, no. 1 (June 1, 2017): 53–62. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n1.p53.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo histórico da regulamentação das artes marciais orientais no Brasil e sua relação com a Educação Física. A estruturação no âmbito educativo define o ensino das lutas de forma abrangente buscando uma aproximação do tema com a Educação Física escolar, definindo diversas manifestações com o mesmo conceito. No âmbito legislativo brasileiro a questão não foi regulamentada, apenas alguns parâmetros foram estabelecidos. Concluímos que a institucionalização das artes marciais orientais no Brasil ainda não ocorreu de forma concreta, que a mesma se encontra em processo, e que o anseio por essa institucionalização se dá em busca da legitimação da prática marcial.ABSTRACT. The process of institutionalization and regulation of oriental martial arts in Brazil. The present work aimed to describe the historical process of the regulation of oriental martial arts in Brazil and its relation with Physical Education. The foundation in the educational scope defines the teaching of the combats comprehensively seeking an approximation of the theme with the Physical Education in the scholar environment. The matter has not yet received, in the legislation ambit, a proper regulation, and in terms of regulation, only a few parameters had been draw. We conclude that the institutionalization of oriental martial arts in Brazil has not yet occurred in fact, remanding still, an ongoing process, the desire for this institutionalization occurs in the search for the legitimation of martial practice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gastaldo, Édison Luis, and Adriana Andrade Braga. "Corporeidade, esporte e identidade masculina." Revista Estudos Feministas 19, no. 3 (December 2011): 875–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2011000300012.

Full text
Abstract:
Este artigo busca articular, a partir de uma perspectiva antropológica, a dimensão corporal das práticas esportivas e alguns aspectos de sua generificação. A partir da noção maussiana de "técnica corporal", enfatizamos a dimensão cultural na racionalização, valorização e legitimação de determinadas técnicas corporais aplicadas ao esporte (tomando como exemplo o universo das artes marciais) e de que maneira essas técnicas racionalizam, valorizam e legitimam posições de gênero, no caso, de identidade masculina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Alberto de Oliveira, Marcelo, and Ana Cristina Zimmermann. "Filosofia, fenomenologia e artes marciais: Um estudo de revisão em obras internacionais." Olimpianos - Journal of Olympic Studies 2, no. 2 (2018): 380–99. http://dx.doi.org/10.30937/2526-6314.v2n2.id55.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

PESSOA, MARCELO. "BUNKAI: UMA VIDA NO KARATÊ / FILOSOFIA, CULTURA E ÉTICA DAS ARTES MARCIAIS." Revista AKEDIA - Versões, Negligências e Outros Mundos 6, no. 1 (December 30, 2018): 167–85. http://dx.doi.org/10.33726/akedia2447-7656v6a42018p167-185.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Almeida, Carlos Henrique Dantas Cavalcanti de, Raphael José Perrier-Melo, Marcos André Moura dos Santos, Aline Pamela dos Santos Almeida, and Manoel Da Cunha Costa. "EFEITOS CRÔNICOS DO AIKIDO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL E COMPOSIÇÃO CORPORAL." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 26, no. 1 (June 20, 2018): 32. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v26i1.7168.

Full text
Abstract:
Artes marciais são formas tradicionais de treinamento, que incorporam técnicas de defesa e ataque. Sua prática contínua e sistematizada proporciona benefícios significativos em torno dos componentes de aptidão física e saúde. O objetivo do estudo foi examinar as implicações da exposição ao treinamento de Aikido durante seis semanas nas variáveis hemodinâmicas e de composição corporal em adultos jovens. Trata-se de um estudo descritivo com foco transversal, realizado com seis sujeitos (28,17 anos) que realizaram um programa de treinamento com a arte marcial Aikido, durante seis semanas (três sessões semanais). Verificou-se as variáveis hemodinâmicas (frequência cardíaca e pressão arterial) e de composição corporal (dobras cutâneas e percentual de gordura) pré e pós-intervenção. Foi utilizado o teste t Student para realizar comparações entre os momentos do estudo. De acordo com os resultados verifica-se que o programa de treinamento com a arte marcial Aikido foi eficiente em causar reduções significativas em torno do percentual de gordura (11,17 – 10,27), pressão arterial diastólica (80,00 – 65,00 mmHg) e frequência cardíaca (125,50 – 106,33 bpm) de repouso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mariano, Eder Rodrigo, Deilson Serrão Pereira, Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Sérgio Souza, Jefferson Campos Lopes, Francisco Eduardo Lopes da Silva, and Valber Ribeiro Costa Filho. "Artes marciais e esportes de combate na Educação Física Escolar: Interface Filosófica-Educacional na perspectiva discente." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 11, 2021): e1810715775. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.15775.

Full text
Abstract:
Investigações qualitativas aplicadas às Artes Marciais e Esportes de Combate (AM&EC) estão se propagando no meio acadêmico-científico. Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos estudantes quanto ao seu aprendizado mais relevante sobre Artes Marciais e Esportes de Combate, após serem submetidos a práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física escolar. Participaram 150 alunos no 3ºano do ensino médio, em Pinheiro (MA). Os participantes apresentaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado por um responsável e preencheram o questionário para ingressarem ao estudo. Após coletar os dados da pré e pós-intervenção, adotou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) para análise categorial e, posteriormente, planificação e utilização do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 24.0, IBM, 2016. O Teste Qui-quadrado buscou identificar diferenças significativas dos resultados obtidos e em todas as avaliações. Os resultados revelaram uma queda no percentual de alunos (38%, n=57), que apontavam como principal aprendizado “conhecer golpes” e “saber se defender”. Novas asserções emergiram acusando como aprendizado mais significativo “conhecer novas culturas” (33,4%, n=51), “conhecer novas filosofias” (28%, n=46) e “diferenciar brigas de lutas” (15,3%, n=22). O estudo trouxe respostas positivas sobre a temática AM&EC no âmbito escolar, contudo, há carência de novas pesquisas nesta vertente e em diferentes anos escolares e perspectivas. o resumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Coelho, Milton De Souza, Felipe Da Silva Triani, Jorge Felipe Columá, Leandro Nogueira Salgado Filho, Yara Cerqueira Montenegro Osorio, and Nilda Teves Ferreira. "O mito samurai no imaginário do Japão: homens e deuses na trama dos sentidos." Motrivivência 30, no. 56 (November 29, 2018): 246–60. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p246.

Full text
Abstract:
O estudo indica que os japoneses ressignificaram a imagem do samurai na era Meiji. Esse artifício mostrou-se eficiente para unificar a nova identidade japonesa dentro e fora do Japão com foco no Yamato Damashi, cuja força, mesmo fora do Japão, manteve o sentimento de pertença. O estudo indica que esse sentimento renova-se com a prática de artes marciais como o karatê que, mesmo esportivizado, mantém vivos os valores, os ritos e os rituais que reforçam a crença subjetiva numa origem comum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

BRONZIM, RODRIGO DA SILVA, GEORGE ERCICO FAQUINI, and ALCEU MARTINS JUNIOR. "INOVAÇÃO EM SERVIÇOS NAS ACADEMIAS DE ARTES MARCIAIS DE FOZ DO IGUAÇU - PR." FIEP Bulletin - online 85, no. I (January 1, 2015): 670–73. http://dx.doi.org/10.16887/85.a1.114.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rosa, Vítor. "Informe sobre el II Congresso Científico de Artes Marciais e Desportos de Combate." Revista de Artes Marciales Asiáticas 4, no. 3 (July 16, 2012): 102. http://dx.doi.org/10.18002/rama.v4i3.181.

Full text
Abstract:
<p>This text resumes the communications and posters presented at the <em>II Scientific Congress of Martial Arts and Combat Sports </em>(CCMACS), held on 16 and 17 May 2009, in the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal). In an environment characterized by a significant international presence and a wide variety of thematics issues presented, a total of 38 communications and 13 posters were exposed, organized in six major areas: 1) Study object, research and systematic of martial arts and combat sports (MA&amp;CS), 2) Physical, technique and tactics dimensions of MA&amp;CS; 3) Pedagogical, psychological and tactics dimensions of MA&amp;CS; 4) Socio-cultural and philosophical dimensions of MA&amp;CS; 5) The martial arts in Portugal; and 6) Posters. The results of the Congress allow us to affirm the growing interest of the MA&amp;CS as a subject of academic study, and to certify the importance of this type of event to the knowledge and build of networks among researchers in the MA&amp;CS.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Monterrosa Quintero, Armando, and Antônio Renato Pereira-Moro. "Estudo da assimetria corporal em praticantes de artes marciais através da baropodometria eletrônica." Revista Andaluza de Medicina del Deporte 13, no. 4 (March 9, 2020): 216–20. http://dx.doi.org/10.33155/j.ramd.2019.10.007.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi analisar e comparar os resultados das assimetrias, entre atletas de Jiu-jitsu e Muay-thai por médio da baropodometria. Método: Participaram deste estudo 15 atletas de Muay-thai, idade 29.4±6.3 anos, experiência no esporte 8.5±4.0 anos, massa corporal 77.8±12.5 Kg, altura 178.2±8.6 cm e percentual de gordura corporal 11.2±4.9 e 16 atletas de Jiu-jitsu, idade 32.2±4.5 anos, experiência no esporte 6.3±3.4 anos, massa corporal 80±9.6 kg, altura 176±5.2 cm e percentual de gordura corporal 10.5±2.1. A presente investigação realizou medidas da pressão dos pés numa plataforma Tekscan® versão 5.1, com os indivíduos na posição ortostática. Foram analisados o percentual de força, pico de força e força de pressão plantar. Para analise estatística foi aplicado o T Students para mostras independentes e para medir o nível de significância foi utilizado o Effect Size. Resultados: Os atletas de ambas modalidades apresentaram valores médios semelhantes na avaliação por baropodometria apresentando diferenças significativas entre lado direito e lado esquerdo, com valores maiores no percentual de força, sendo o maior Effect Size no Muay-thai. Conclusão: A assimetria bilateral ocorreu entre os dois tipos de lutas, entretanto, com mais ênfase no grupo referente ao grupo Muay-thai, devido possivelmente ao uso constante de golpes com os pés tanto com o pé esquerdo, quanto o direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Wolff Apolloni, Rodrigo, and José Otávio Aguiar. "hipótese de leitura da narrativa marcial sobre a “destruição do mosteiro de Shaolin” em 1736." REVER: Revista de Estudos da Religião 21, no. 3 (December 9, 2021): 157–74. http://dx.doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol21i3a10.

Full text
Abstract:
O mosteiro budista de Shaolin, fundado em 495 EC na província de Henan, é famoso como berço do budismo ch’an (zen) em terras sínicas. É célebre, também por seus monges guerreiros e suas relações com as modernas artes marciais – o “kung fu Shaolin”. As histórias reais e as lendas associadas ao poder marcial desses personagens, que povoam o imaginário sínico desde o século XVI, chegaram ao público ocidental há pouco mais de cinquenta anos, quando teve início a “Onda Kung Fu”, movimento midiático que inspirou a prática da arte marcial chinesa em escala global. Neste artigo, examinamos as destruições que o mosteiro de Shaolin sofreu ao longo de mais de mil e quinhentos anos de história, mais exatamente nos períodos de passagem do período Sui-Tang, Yuan-Ming, Ming-Qing e na primeira república chinesa. Nosso foco, porém, reside na historicidade de uma narrativa presente na tradição do kung fu: a da “destruição de 1736” do mosteiro de Shaolin. Ao buscar suas raízes, observamos que elas parecem apontar tanto para um episódio histórico quanto para uma lenda importante no contexto anti-Qing do século XVIII.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

MACIEL GARCIA, TATIANE. "AS LUTAS NA ESCOLA." Revista Territórios 03, no. 01 (January 29, 2021): 64–71. http://dx.doi.org/10.53782/52.

Full text
Abstract:
O presente estudo busca entender as práticas das lutas dentro das escolas nas aulas de educação física escolar, buscando através de referências bibliográficas discussão sobre este tema com visão de vários autores, levantando questões sobre a importância dessas aulas na escola, como diferenciar a briga da luta, os textos selecionados são peças, formações discursivas que constituem e acionam um discurso acerca das Artes Marciais e das Lutas, e sua relação com a Educação Física, passando pela definição da temática e conteúdos históricos, chegando a sua prática metodológica dentro das escolas nas aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rossi, Luciana, and Julio Tirapegui. "Avaliação da dependência à prática de karatê e a sua relação com o tempo de treino." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 21, no. 1 (February 2015): 32–35. http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922015210102060.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: a prática de artes marciais tem se tornado uma atividade em grande ascensão, seja no âmbito recreacional ou competitivo. Embora sejam inegáveis os benefícios da prática regular de exercícios físicos, crescem as evidências do excesso de treino entre atletas e desportistas de diferentes modalidades, chegando mesmo à dependência da prática em situações negativas e patológicas. Este excesso, denominado Dependência da Prática de Exercícios (DPE), pode se apresentar na forma primária ou secundária.OBJETIVO: avaliar a Dependência da Prática de Karatê (DPK) em atletas e desportistas para determinar a prevalência e o grau de dependência e sua associação a comportamentos de risco.MÉTODOS: foram recrutados 46 indivíduos de ambos os sexos, com média de 45,4(10,6) anos, 74,8(10,7) kg, 173,1(7,2) cm, cujo índice de massa corporal de 24,89(2,93) kg/m2 os classificou como eutróficos. Nós consideramos medidas antropométricas, índices de uma escala de dependência adaptada para DPK, e informações sobre a percepção da autoimagem corporal.RESULTADOS: foi constatado um índice significativamente maior de DPK em atletas mais experientes, porém quanto à insatisfação da autoimagem corporal, esta foi significativa apenas no grupo de praticantes menos experientes.CONCLUSÃO: a aplicação da Escala de DPK mostrou-se útil na detecção de dependência em praticantes de karatê em relação ao tempo de treino, embora não se tenha indicação de desdobramentos negativos advindos deste quadro de dependência. Recomenda-se a aplicação desta escala para as diferentes artes marciais, a fim de determinar, nos diferentes estilos, as motivações e possíveis consequências de um engajamento patológico no esporte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Rossi, Luciana, Aline Rocha, and Juliana Thalita Dos Santos Duarte. "Avaliação do estado, conhecimento nutricional e imagem corporal de lutadores de artes marciais mistas." Revista de Artes Marciales Asiáticas 12, no. 2 (November 9, 2017): 59. http://dx.doi.org/10.18002/rama.v12i2.4794.

Full text
Abstract:
With the changes in lifestyle, eating habits and new training methodologies, it becomes important that scientific research fills gaps in anthropometric and nutritional knowledge fields, with the purpose of improving martial arts and combat sports athletes’ physical fitness and performance during competition and training. This study aimed to assess the nutritional status and knowledge in martial arts fighters, and relate it to their perception of body image. We evaluated 37 male fighters, who practiced different forms of martial arts in two academies in west São Paulo. To measure the nutritional status body weight, height and skinfolds were assessed. The perception of body image and nutritional knowledge were also assessed. The sample showed an average of 25 ± 5 years, 84.4 ± 15.78 kg, 1.76 ± 0.07 m and fat percentage of 14.12 ± 5.46. The mean body mass index was 26.95 ± 3.75 kg/m², which means they were overweight. 70.27% of the fighters had moderate nutritional knowledge, 24.32% low knowledge and the remaining 5.41% high knowledge. In relation to the nutritional status, the fighters were mostly overweight and had fat percentage below average, with high body image dissatisfaction and moderate nutritional knowledge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Cerdeira, Denilson De Queiroz. "Artes marciais: a caracterização das lesões em praticantes de Jiu-Jitsu e Muay Thai." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 12, no. 2 (April 10, 2013): 88. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v12i2.3320.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou conhecer as lesões musculoesqueléticas dos praticantes de Jui-Jitsu e Muay-Thai, através da avaliação fisioterapêutica, traçando o perfil sociodemográfico. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, transversal e quantitativa realizada nos meses de agosto a outubro de 2012, na Hot line Top Academia em Quixadá/CE, com amostragem de 34 praticantes, sendo 19 do Jiu-Jitsu e 15 do Muay-Thai. Apresentou como resultados: 55,88% eram praticantes de Jiu-Jitsu e do gênero masculino e 44,11% de Muay-Thai, de ambos os gêneros. Ao exame físico, a inspeção revelou alterações ósseas em 5,88% dos praticantes de Jiu-Jitsu e 2,94% do Muay-Thai, a palpação mostrou que a dor foi o achado mais presente, assim como na mobilização. O local mais acometido por lesões foi o joelho (15,78% no Jiu-Jitsu e 10,52% no Muay-Thai). Pode-se concluir que estas modalidades são possivelmente lesivas e mostraram a necessidade de acompanhamento fisioterapêutico, para que sejam observadas as características peculiares das lesões, propiciando tratamentos e prevenções eficazes, visando diminuir os agravamentos advindos da falta de tratamento e garantir menores tempos de afastamento.Palavras-chave: artes marciais, traumatismos em atletas, Fisioterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ito, Igor Hideki, Alessandra Madia Mantovani, Ricardo Ribeiro Agostinete, Paulo Costa Junior, Edner Fernando Zanuto, Diego Giulliano Destro Christofaro, Luis Pedro Ribeiro, and Rômulo Araújo Fernandes. "Prática de artes marciais e densidade mineral óssea em adolescentes de ambos os sexos." Revista Paulista de Pediatria 34, no. 2 (June 2016): 210–15. http://dx.doi.org/10.1016/j.rpped.2015.09.001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Assunção, Matthias Röhrig. "Ringue ou academia? A emergência dos estilos modernos da capoeira e seu contexto global." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 21, no. 1 (January 1, 2014): 135–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702014005000002.

Full text
Abstract:
A emergência dos estilos modernos de capoeira deve ser considerada no contexto global da modernização de artes marciais em curso na Europa e na Ásia, por um lado, e, por outro, da nova fase da modernidade negra. O confronto, no ringue, da capoeira com o jiu-jítsu e outras lutas levou mestre Bimba a desenvolver sua luta regional baiana. A revitalização da capoeira tradicional como capoeira de Angola, liderada por mestre Pastinha, insere-se no movimento mais amplo de afirmação da cultura afro-baiana em Salvador e da crescente visibilidade do corpo negro no mundo atlântico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Fernandes Soares, João Paulo, Ludmila Mourão, and Vera Lúcia Ferreira Pinto Fernandes. "RESENHA DO LIVRO MULHERES NO OCTÓGONO: PERFORMATIVIDADES DE CORPOS, DE GÊNEROS E DE SEXUALIDADES." Movimento (ESEFID/UFRGS) 23, no. 2 (June 21, 2017): 797. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.62624.

Full text
Abstract:
Esta resenha trata do livro Mulheres no Octógono: performatividades de corpos, de gêneros e de sexualidade, da autora Carla Lisbôa Grespan. Fruto de sua dissertação de mestrado, a obra se situa nos estudos de gênero e sexualidade pós-estruturalistas e queer ligados à Educação Física e às práticas corporais esportivas, e traz relevantes reflexões sobre os modos de interdição discursiva, estigmatização e processos discriminatórios sofridos por mulheres atletas de Artes Marciais Mistas (Mixed Martial Arts - MMA), construídos do ciberespaço. A obra contribui ainda nos processos de visibilização e problematização das experiências dessas atletas no campo esportivo das lutas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography