Academic literature on the topic 'Artesanato'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Artesanato.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Artesanato"

1

Silva, André Luiz. "Análise da sustentabilidade social e cultural do artesanato feito com a tecnologia computacional e digital." Design e Tecnologia 11, no. 23 (December 27, 2021): 106–15. http://dx.doi.org/10.23972/det2021iss23pp106-115.

Full text
Abstract:
As práticas artísticas que exploram técnicas artesanais junto às tecnologias computacionais/digitais são comumente exploradas por artistas e cientistas da área da computação. Em caráter de inovação, as metodologias adotadas nessas práticas têm muito o que oferecer ao desenvolvimento de produtos artesanais, principalmente no cenário em que a sociedade tem se tornado cada vez mais digital. Contudo, essas metodologias são facilmente justificáveis no contexto do artista como indivíduo criativo, e quando pensadas no contexto do Artesão Tradicional, dúvidas surgem em relação à sustentabilidade das estratégias empregadas que podem dar autonomia criativa ao computador e/ou utilizá-lo como ferramenta de projeto no processo de desenvolvimento do artefato. Este artigo buscou a análise da autonomia do artesão e da sustentabilidade do artesanato feito com tecnologia computacional. A metodologia deste artigo se trata de revisão de literatura e investigação de exemplos práticos. Para alcançar o objetivo, a introdução das tecnologias digitais e computacionais no sistema de produção artesanal foi justificada através da teoria da complexidade. Os projetos The Transaction Project do estúdio de design Unfold e Delle Caustiche da artista Veronika Irvine foram analisados através da metodologia de análise de sustentabilidade de produtos artesanais, desenvolvida por Mouco (2010), que buscou avaliar a sustentabilidade social e cultural presente em cada iniciativa. Também foi proposto um conceito de Modelo de Artesanato Simbiótico para uma análise comparativa com o Modelo de Artesanato Tradicional. Os resultados demonstraram que o Modelo de Artesanato Simbiótico apresentou um impacto positivo para o desenvolvimento social e cultural das práticas artesanais, possibilitando inovação e meios alternativos para se produzir artesanato em um contexto digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

L. Silva, André. "Análise da sustentabilidade social e cultural do artesanato feito com a tecnologia computacional e digital." Revista Boaciencia. Negocios e Tecnología 2, no. 2 (July 23, 2022): 77–101. http://dx.doi.org/10.37811/tyn.v2i2.81.

Full text
Abstract:
As práticas artísticas que exploram as tecnologias computacionais/digitais são consagradas por artistas e cientistas da área da computação. Em caráter de inovação, as metodologias adotadas nessas práticas têm muito o que oferecer ao desenvolvimento de produtos artesanais. Contudo, essas metodologias são justificáveis no contexto do artista como indivíduo criativo, e quando pensadas no contexto do Artesão Tradicional, dúvidas surgem em relação à sustentabilidade das estratégias que podem dar autonomia criativa ao computador e/ou utilizá-lo como ferramenta de projeto no processo de desenvolvimento do artefato. O objetivo deste artigo é a investigação dos efeitos dessas tecnologias na autonomia do artesão e na sustentabilidade do artesanato. A metodologia deste artigo se trata de revisão de literatura e investigação de exemplos práticos. Para alcançar o objetivo, a introdução das tecnologias digitais e computacionais no sistema de produção artesanal foi justificada através da teoria da complexidade. Os projetos The Transaction Project do estúdio de design Unfold e Delle Caustiche da artista Veronika Irvine foram analisados através da metodologia de análise de sustentabilidade de produtos artesanais, desenvolvida por Mouco (2011), que buscou avaliar a sustentabilidade social e cultural de cada iniciativa. Também foi proposto um conceito de Modelo de Artesanato Simbiótico para uma análise comparativa com o Modelo de Artesanato Tradicional. Os resultados demonstraram que o Modelo de Artesanato Simbiótico apresentou um impacto positivo para o desenvolvimento social e cultural das práticas artesanais, possibilitando inovação e meios alternativos para se produzir artesanato em um contexto digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moraes, Glaucia Maria Da Conceição, and Karoliny Diniz Carvalho. "Artesanato e Turismo de Base Comunitária: interrelações e desafios na comunidade Ilha Grande dos Paulinos (Tutóia, Maranhão)." Caderno Virtual de Turismo 22, no. 2 (September 3, 2022): 17. http://dx.doi.org/10.18472/cvt.22n2.2022.1967.

Full text
Abstract:
O artigo possui como objetivo central analisar as possibilidades para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) na comunidade Ilha Grande dos Paulinos (Tutóia, Maranhão) com foco na sua produção artesanal. Para tanto, delineou-se os seguintes objetivos específicos: a) discutir a relação o TBC como opção para o Bem Viver das comunidades tradicionais; b) caracterizar a comunidade Ilha Grande dos Paulinos; c) verificar o interesse das artesãs em participar do planejamento de ações voltadas para o desenvolvimento turístico do lugar e d) analisar o potencial do TBC como via de fomento ao artesanato neste local e contexto específicos. O embasamento teórico da pesquisa permeou discussões sobre o artesanato como patrimônio cultural e a sua apropriação pelo turismo com vistas a refletir sobre as potencialidades de projetos de TBC como fator de desenvolvimento local. Realizou-se uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com 05 artesãs da comunidade, além do registro fotográfico da produção artesanal. De acordo com os resultados da pesquisa, o artesanato tradicional foi percebido como elemento importante da identidade das artesãs e o turismo como promotor da qualidade de vida. Ressalta-se a necessidade de ampliar as redes de cooperação público e privada a fim de fomentar a cadeia produtiva do artesanato e fortalecer as práticas artesanais por meio da atividade turística, além de incentivar a visitação turística na ilha, alicerçado nos preceitos da socioeconomia solidária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Matos, Janyne Teixeira, Camilly Cristina da Silva Dias, Willianne Freire Souza, and Geicimara Rocha Teixeira. "INFLUÊNCIA DO ARTESANATO NA VIDA DE ARTESÃS DO CAMPO." Cadernos Macambira 8, no. 4 (October 27, 2023): 24–25. http://dx.doi.org/10.59033/cm.v8i4.1069.

Full text
Abstract:
No contexto atual, o artesanato é um elemento inserido na economia criativa, considerada uma alternativa a problemas sociais e econômicos, como: desemprego, exclusão social, degradação urbana e outros, e se configura por meio da produção artística e cultural, com efeitos positivos na economia dos territórios e em comportamentos culturais locais. Desta forma, o objetivo desse trabalho, foi analisar a influência do artesanato na vida de mulheres artesãs em comunidades rurais do município de Urandi-BA. Este estudo foi realizado ao longo do componente curricular de Iniciação Científica, por alunas do 2° Ano do Ensino Médio, e aplicado em comunidades rurais do município de Urandi – BA, localizado no sertão baiano. Apresenta caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários impressos, constituído de quinze questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa, cinco mulheres artesãs residentes nas comunidades denominadas de Corredor e Entupição. Ao serem questionadas sobre as iniciativas de trabalhar com artesanato, as mulheres afirmaram que é uma forma de passar o tempo, relaxar a mente, de empreender e costumes de tradição familiar. Citaram trabalhos artesanais como: crochê, boneca, peso de porta, sandália personalizada e tapetes feitos com pedaços de tecido. Em relação as vendas desses produtos, 80% afirmaram que vende na região de Urandi e 20% em São Paulo. Quanto ao nível de satisfação em trabalhar com artesanato, 60% responderam bom e 40%, ótimo. Além disso, as mulheres citaram os benefícios durante a produção de artesanatos como: “ajuda muito a mente das pessoas deixando com o pensamento ativo”, “distrai e ocupa a mente”, “o artesanato acalma”, “reduz o estresse, e é uma excelente terapia”. Na aplicação da pesquisa, observou-se a valorização da saúde mental e espírito de criatividade no que se refere as produções artesanais. Isso é importante, pois são práticas rurais detentoras de traços culturais que revelam a dinamização das comunidades, bem como o reconhecimento de singularidades históricas, elementos indispensáveis que impulsionam fonte de geração de renda. Conclui-se que o artesanato é uma prática usada como atividade de distração para a mente, mas que contribui na complementação da renda familiar, por ser comercializado os produtos artesanais. Portanto, recomenda-se a realização de mais pesquisas, de forma a valorizar essas práticas singulares e culturais, e oferecer um incentivo financeiro as comunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

GRANGEIRO, REBECA da Rocha, and Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. "O artesanato em Juazeiro do Norte/CE: memória de uma atividade de trabalho." Revista Memória em Rede 11, no. 21 (January 30, 2020): 147–66. http://dx.doi.org/10.15210/rmr.v11i21.12981.

Full text
Abstract:
O movimento recente de valorização do artesanato desperta o interesse de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que buscam contribuir para ampliar a compreensão do fenômeno. Assim, propomos como objetivos deste artigo: i) resgatar aspectos históricos da atividade artesanal em Juazeiro do Norte/CE; ii) analisar as mudanças e transformações vividas pela atividade artesanal. Para atingir tais objetivos, buscou-se dados secundários que mostrassem as características da atividade artesanal em Juazeiro do Norte, de sua origem aos dias atuais. O texto está organizado de forma linear em relação aos períodos históricos retratados, onde na primeira seção encontra-se dados sobre a origem e florecimento do artesanato no município. Em seguida, abordou-se aspectos do trabalho artesanal que fossem indicadores do processo de fragilização e desvalorização do artesanato local. Observa-se que o percurso histórico do artesanato em Juazeiro desemboca em tensões evidenciadas a partir da coexistência de indicadores de fragilidades e florecimento da atividade artesanal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Melo Costa, Weruska, Mariana Cristina Mourão Veiga, Juliana Maria Aderaldo Vidal, and Maria Alice Rocha. "INOVANDO O ARTESANATO COM ESCAMAS DE PEIXES: TINGIMENTO NATURAL E MARCA." Ambiente: Gestão e Desenvolvimento 11, no. 01 (December 7, 2018): 85–102. http://dx.doi.org/10.24979/152.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este trabalho demonstrou como os extratos vegetais atuam na coloração e na fixação da cor em escamas de peixe utilizadas por comunidades de pescadoras na produção de artesanato e adequar práticas em design e marca. O método de investigação adotado foi a pesquisa laboratorial, a partir de diferentes concentrações de chás e de participação da comunidade no desenvolvimento e escolha da marca. As oficinas possibilitaram o uso dos materiais para a produção, das técnicas artesanais e da relação local, evidenciando o potencial para se promover a sustentabilidade ambiental e a geração de renda. Os resultados demonstraram que a intervenção do design na produção artesanal valoriza a riqueza dos resíduos pesqueiros. As flores de escamas tingidas foram aplicadas ao artesanato e inseridas no contexto local. Através da marca, a comunidade poderá adquirir visibilidade e incorporação de uma nova atividade em sua cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Soares Junior, Glauber, and Angelita Alves de Carvalho. "O artesanato doméstico no cotidiano da mulher." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 18, 2021): e45710414277. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14277.

Full text
Abstract:
Este artigo foi produzido com a finalidade, de se compreender, em um contexto histórico e atual, a participação da mulher na manutenção de atividades artesanais têxteis. Para tal, esta pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, pautando-se em dados bibliográficos. O marco teórico da pesquisa é constituído de autores que estabelecem suas discussões ao redor da categoria trabalho e que apresentam a dualidade existente na inserção do contingente feminino nesse campo. Ademais, utiliza-se de autores que analisam a produção artesanal doméstica no cotidiano da mulher em uma perspectiva social e econômica e auxiliam na compreensão do contexto histórico relativo ao trabalho feminino, essencialmente com o artesanato, apontando as possibilidades de potencialização de seus trabalhos por meio da inserção de artesãs em entidades de economia solidária. Em relação aos principais resultados, destaca-se que as mulheres sempre trabalharam e que o artesanato está presente em seu cotidiano por muito tempo, seja por se tratar de uma atribuição que lhe fora designada – através de uma construção social que atribuí à mulher uma função reprodutiva e de manutenção do espaço doméstico – ou por se tratar de uma opção para adquirir renda. O trabalho artesanal realizado por mulheres em seus domicílios faz com que estas enfrentem situações dificultosas através da articulação do trabalho remunerado e da manutenção do espaço doméstico, sendo a inserção de artesãs em entidades de economia solidária, entendida como uma forma que pode auxiliar o trabalho dessas mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

MARQUESAN, FÁBIO FREITAS SCHILLING, and MARINA DANTAS DE FIGUEIREDO. "DE ARTESÃO A EMPREENDEDOR: A RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO ARTESANAL COMO ESTRATÉGIA PARA A REPRODUÇÃO DE RELAÇÕES DESIGUAIS DE PODER." RAM. Revista de Administração Mackenzie 15, no. 6 (December 2014): 76–97. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712014/administracao.v15n6p76-97.

Full text
Abstract:
No despontar do século XXI, uma atividade tão antiga quanto o artesanato tem sido alvo de incentivos econômicos por parte do Estado e de organizações não governamentais (ONGs) que atuam no Brasil. Intervenções realizadas por organizações como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) têm por objetivo transformar a produção artesanal brasileira em uma grande geradora de emprego e renda, atrelada aos circuitos de consumo internacional e/ou à atividade turística. No exame das propostas que fundamentam intervenções desse tipo, é notório o discurso da ressignificação do artesanato e da identidade do artesão por meio do enaltecimento da ação empreendedora e da ênfase sobre a gestão e a necessidade premente de impor ao trabalho artesanal os padrões de competitividade inerentes à economia capitalista. Mas os novos empreendedores-artesãos têm, na ressignificação da sua atividade, a aparência de uma inserção social que não chega a se concretizar. Em virtude dos processos de intervenção que têm ressignificado a produção artesanal brasileira, observa-se certo prejuízo das características materiais e dos traços simbólicos que são peculiares ao artesanato, culminando com a naturalização da ideologia gerencialista como modelo para a reconfiguração do artesanato. Nesse quadro, o que ocorre de fato é a incorporação de cada vez mais pessoas no sistema-mundo que alimenta a matriz de poder capitalista moderno/colonial. E tal processo, que privilegia a empresarização do artesanato, tanto banaliza quanto reproduz a ideia de desenvolvimento como sinônimo de ampliação da capacidade de consumo. A lógica subjacente a essa ideologia está na concepção de que a proclamada liberdade que seria inerente à política neoliberal reside no potencial de consumo individual. A comoditização do artesanato fecha um ciclo que acaba por retirar autonomia do artesão, afasta-o de uma perspectiva emancipatória e reproduz uma situação de dependência em que não há perspectivas de transformação. “Inclusão social”, no caso em apreciação, é um eufemismo para a incorporação de novos consumidores no mercado de massa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendes, Ricardo Rodrigues, Clícia Maria de Jesus Benevides, and Thaís Costa Machado Florence. "Povos originários do extremo sul da Bahia: resistência e desenvolvimento sustentável." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 21, no. 12 (December 22, 2023): 26945–61. http://dx.doi.org/10.55905/oelv21n12-186.

Full text
Abstract:
A utilização do termo “índio” perpetua uma visão do colonizador, cabendo o emprego do termo “povos originários” como forma de respeito as diferentes etnias brasileiras como base da nossa cultura. O processo de resistência desses povos mediante às práticas que degradam e cobiçam suas terras é contínuo e, como um meio de sobrevivência, os mesmos vem se apoiando no turismo sustentável como forma de difusão cultural através de práticas que artesanais que agregam conhecimentos tradicionais, educação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. O objetivo desse artigo é traçar um histórico de resistência e desenvolvimento sustentável através do artesanato, por parte dos povos originários brasileiros, com ênfase na etnia Pataxó residente no extremo sul da Bahia. A pesquisa foi baseada numa revisão bibliográfica através da busca de teses, dissertações e artigos científicos na base de dados SciELO, Pubmed/NCBI e o Google Scholar. Conclui-se que artesanato Pataxó tem promovido desenvolvimento econômico criativo de forma educativa, solidária e sustentável, atuando como proteção cultural através dos conhecimentos tradicionais contidos em seu processo artesanal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moraes, Maria Dione Carvalho de, Ana Beatriz Martins dos Santos Seraine, and Carol Barbosa. "Artesanato e políticas públicas no Brasil:." Conhecer: debate entre o público e o privado 10, no. 25 (August 3, 2020): 159–82. http://dx.doi.org/10.32335/2238-0426.2020.10.25.3499.

Full text
Abstract:
O termo artesanato , cuja raiz etimológica é o vocábulo arte, está envolto em hierarquias socialmente produzidas que atribuem a obras, artistas, artesãos e artesãs, posições diferenciadas, em meio à tensão conceitual entre artesanato e arte a qual se reflete no campo das políticas públicas, onde artesanato é uma atividade tratada ora na perspectiva da gestão pública da economia, ora na perspectiva das políticas de cultura. No Brasil, a abordagem das políticas públicas voltadas ao artesanato, considerando a natureza da atividade artesanal e as ambivalências conceituais a ela relacionadas, aponta alguns momentos paradigmáticos: a) até os anos 1970; b) dos anos 1970 aos 1990; c) dos anos 1990 aos 2000; e d) a partir dos anos 2000. Tendo em vista os limites e as possibilidades de tal periodização, aqui, ela é pensada como ferramenta heurística para refletir sobre o lugar da artesania na agenda pública e no país como um todo, em especial no que tange às relações entre artesanato, cultura e economia, com base tanto nas pesquisas já realizadas pelas autoras quanto naquelas ainda em curso no Estado do Piauí.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Artesanato"

1

Vieira, Geruza Silva de Oliveira. "Artesanato: identidade e trabalho." Universidade Federal de Goiás, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4583.

Full text
Abstract:
Submitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2015-05-25T13:01:40Z No. of bitstreams: 2 Tese - Geruza Silva de Oliveira Vieira - 2014.pdf: 1327921 bytes, checksum: dfe31b1330f3a888f7b9646ace86f646 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2015-05-25T13:03:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Geruza Silva de Oliveira Vieira - 2014.pdf: 1327921 bytes, checksum: dfe31b1330f3a888f7b9646ace86f646 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-25T13:03:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Geruza Silva de Oliveira Vieira - 2014.pdf: 1327921 bytes, checksum: dfe31b1330f3a888f7b9646ace86f646 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2014-08-15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The thesis theme discuss in the process and organization of work in handcraft and the construction of the identity process by the workers. The intention of it is to show its group, four points are essential: there is an identity built from de mixture of elements, as cultural, social and labors between the handcrafters present in many Brazilian regions and in the city of Goiânia. This identity has been concepted, made and developed all over the years. This characteristics and particulates of work process and organization of this handcrafters were still modified some elements have relations to the process and the industrial work and organization, the handcraft is a kind of work which the genders mixture themselves in your labors activities, with some modifications. The main objective is to analyses the labor process and the construction of identity in the work of handcraft in Goiânia and Brazil. The specific objectives are: to built the theorical fundaments about the origin of handcraft as a way of work; to analyses the relation between the labor identity and another identity forms built in the biographical trajectory of a worker in handcraft; to discuss the relation between the worker social identity in handcraft and the cultural identity related to regional and national handcraft; to examine the social division of the work in handcraft into handcraft and the construction of the gender between workers in handcraft in Goiânia and in Brazil. As methodological process, it was used an approach quality and quantity used, at first, the bases of governement which had informations about the work in handcraft activities. The archives were IBGE and PNAD. In the quality step, we made presently reporting with handcrafters by a recorder following a schedule of central questions in the information of the documental research. We applied of the questionaries‟ were made in on line version with help of the applicative of Google Docs, informal dialogues and the utilization of blogs, social networking and base of information related to internet sites.
A temática da tese gira em torno do processo e organização do trabalho em artesanato e a construção dos processos identitários pelos trabalhadores. A intenção é mostrar em seu conjunto, quatro pontos essenciais: existe uma identidade constituída a partir de um apanhado de elementos, sejam culturais, sociais ou laborais entre os artesãos presentes em várias regiões brasileiras e na cidade de Goiânia. Essa identidade vem sendo gerada, formada, desenvolvida ao longo dos tempos. Características e particularidades do processo e organização do trabalho desses artesãos foram modificadas ainda que alguns elementos permaneçam relacionados ao processo e à organização do trabalho industrial. O artesanato é um tipo de trabalho em que, os gêneros se misturam em suas atividades laborais, com algumas ressalvas. O objetivo geral é analisar o processo laboral e a construção da identidade no trabalho em artesanato em Goiânia e no Brasil. Entre os objetivos específicos estão: reconstruir os fundamentos teóricos sobre o surgimento do artesanato como forma de trabalho. Analisar a relação entre a forma identitária laboral e outras formas identitárias construídas na trajetória biográfica do trabalhador em artesanato. Analisar a relação entre identidade social do trabalhador em artesanato e identidade cultural relacionada ao artesanato regional e nacional. Analisar a divisão social do trabalho em artesanato e a construção do gênero entre trabalhadores em artesanato em Goiânia e no Brasil. Como metodologia foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa, utilizando-se primeiramente bases de dados governamentais que continham dados sobre o trabalho em atividades artesanais, como o Censo do IBGE e a PNAD. Na etapa qualitativa empregamos entrevistas presenciais com artesãos e artesãs com o uso de gravador, a partir de um roteiro de entrevista, o qual orientava as questões centrais no processo de coleta de dados, a pesquisa documental, a aplicação de questionários de forma on line empregando o aplicativo Google Docs, diálogos informais e a utilização de blogs, redes sociais e bases de dados relacionados a portais ou sítios da internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Seraine, Ana Beatriz Martins dos Santos. "Ressignificação produtiva do setor artesanal na decada de 1990 : o encontro entre artesanato e empreendedorismo." [s.n.], 2009. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281033.

Full text
Abstract:
Orientador: Valeriano Mendes Ferreira Costa
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-13T23:42:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Seraine_AnaBeatrizMartinsdosSantos_D.pdf: 6208135 bytes, checksum: 6e341e05fbc704d001e8e4da0a734545 (MD5) Previous issue date: 2009
Resumo: Ao considerar a realidade de pauperização, somada ao aumento do desemprego e ao movimento de desassalariamento, impõe-se ao Estado brasileiro o desafio de promover a inclusão social e, conseqüentemente, reduzir a pobreza. Nesta conjuntura, observa-se a tentativa de o governo federal enfrentar tal realidade socioeconômica quando, a partir da década de 1990, adota como estratégia institucional a Ideologia do Empreendedorismo e, na intenção de dinamizar determinados setores produtivos da economia, com o intuito de minimizar a pobreza, passa a incentivar a criação dos micros e pequenos negócios, estimulando o trabalho por conta própria. Exemplifica essa tentativa o propósito de o governo federal transformar o artesão em empreendedor. O presente trabalho de pesquisa situa-se no campo das Políticas Públicas, destacando aquela destinada ao fomento da produção artesanal - Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) - criado em 1991. Face ao exposto, pretende-se analisar o PAB, a partir de sua concepção, institucionalidade e implementação, segundo a contribuição teórica de Bo Rothstein. Toma-se como evidência empírica da execução do PAB, no Piauí, o segmento artesanal ceramista, desenvolvido no Bairro Poty Velho, localizado na zona Norte de Teresina, capital do Estado.
Abstract: Taking into account the reality of impoverishment and social exclusion, together with the increasing of unemployment and with the diminishing of wage earning, it is imposed to the Brazilian State the challenge to promote the social inclusion and, consequently, reduce poverty. It is in this scenario that it is observed the attempt by the Federal Government to face such a socioeconomic reality when, from the Nineties, it adopts the ideology of Enterprising as institutional strategy. Aiming for making certain productive sectors more dynamic, and so minimize poverty, they begin to encourage the opening of micro and small businesses, stimulating autonomous (self governing) work. An example of this attempt is the intention of the Federal Government, in the Nineties, of transforming the artisans into businessmen. The present research work deals with public policies, mainly that one aimed for stimulating craftsmanship production - "Brazilian Craftsmanship Program" (Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) established in 1991. What is made in the present work is the analysis of such program from its conception, institutionality and implementation according to the theoretical contribution of Rothstein. It is taken as empirical evidence the execution of PAB in Piauí, the ceramic craftsmanship activity developed in Poty Velho district in the North Zone of Teresina, the capital of the State.
Doutorado
Ciencias Sociais
Doutor em Ciências Sociais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cavalcante, Vanessa Peixoto. "Artesanato têxtil e design: um estudo sobre alterações na forma do objeto artesanal têxtil brasileiro." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-14042017-184632/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo a análise de alterações na forma de objetos resultantes da produção artesanal têxtil no Brasil, a partir da década de 1970, em correlação a mudanças nos respectivos contextos socioculturais, como as que se referem ao campo do design. Os procedimentos metodológicos foram baseados em abordagem qualitativa com viés histórico, realizada por meio de coleta bibliográfica, iconográfica e de campo. Abordou-se o artesanato têxtil como bem cultural representativo da produção de artefatos na sociedade brasileira. A partir de meados do século XX, contextos socioculturais e objetos resultantes desse ofício passaram por transformações condizentes com os interesses de consumidores de centros urbanos relativos ao artesanato. Nesse cenário, instituições e profissionais apresentaram projetos cujas abordagens transitam entre a manutenção de aspectos que caracterizam a tradição artesanal e a mudança dos objetos artesanais, para maior aceitação mercadológica. Por fim, debateu-se a necessidade de designers que atuam no setor avaliarem esses objetos, não apenas por sua destinação comercial, mas também como manifestação da cultura, do meio e das relações estabelecidas por artesãs e artesãos com seu ofício
The purpose of this study was to analyse the changes in the form of objects resulting from the Brazilian textile production of arts and crafts, since the 1970s, in correlation with the changes in the respective sociocultural environments, such as the ones related to design. The methodological procedures were based on qualitative approach with a history bias, carried on by means of bibliographic, iconographic and field research. Textile handicraft was addressed as cultural property representative of the Brazilian production of arts and crafts. Sociocultural environments and objects resulting from craftsmanship underwent transformations, since the middle of the 20th century, in accordance with the interests of urban consumers of arts and crafts. In this scenario, organizations and professionals presented projects whose approaches move between the maintenance of the characteristic features of craft tradition and the change in handcrafted objects, to make them acceptable by the market. Finally, it was discussed the need of an evaluation of such objects by the designers who work in the sector, not only due to their commercial purpose, but also as an expression of the culture, the environment and the relationships established between the artisans and their craft
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Domingues, Fabiana Florio. "Entre comida, artesanato e… fuleragem? Uma etnografia na feira de artesanato e artes da praça dos namorados." Mestrado em Administração, 2016. http://repositorio.ufes.br/handle/10/6804.

Full text
Abstract:
Submitted by Patricia Barros (patricia.barros@ufes.br) on 2017-06-14T14:44:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Fabiana Florio Domingues_completa.pdf: 1401159 bytes, checksum: 574681450ad51d8136df5de85e2435b3 (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Barros (patricia.barros@ufes.br) on 2017-06-14T14:46:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Fabiana Florio Domingues_completa.pdf: 1401159 bytes, checksum: 574681450ad51d8136df5de85e2435b3 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-14T14:46:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Fabiana Florio Domingues_completa.pdf: 1401159 bytes, checksum: 574681450ad51d8136df5de85e2435b3 (MD5)
Fapes
This study had its goal set on understanding the symbolic aspects related to the craft and art fair space at Praça dos Namorados, through the perspectives of passers-by and exhibitors sharing the site. Therefore, the author develop interpretations about the dynamics of the symbolic aspects through the perspectives apprehended, which made the fair what it is today. In the intent of completing this task, an exploratory investigation was initially developed to support the expanding of the overlook of the chosen locus, enabling the identification of relevant issues to exhibitors and passers-by. In this stage, the change layout of the fair rose as the focus of the study, which has changed the appropriation of the physical space of the fair as well as the notion of symbolic space among people who share that site. In order to continue and complete this qualitative study, the author chose to use the ethnographic method. The apprehension of field data occurred through systematic and participant observation, the usage of field diaries, in-depth interviews with city Hall representatives and semi-structured interviews with passers-by. The period of time spent on field research was comprehended between May and October of 2015, in which the researcher participated in the organizational routine of exhibitors, resulting in 40 field diaries. The collected data were analyzed using content analysis, developed from emic categories, primarily classified into six thematic categories and then linked to the three theoretical categories of space proposed by Lefebvre. The results point towards a fair that is constantly changing, which as a social phenomenon, cannot be understood if isolated from others. It could only make sense when seen as a symbolic space constantly reframing, from everyday life experiences of that people. Thus, it would also make new understandings possible, both in theoretical and conceptual perspectives, for studies that seek the comprehension of social and organizational phenomena existent in all the spaces of the cities.
A presente dissertação tem por objetivo compreender os aspectos simbólicos relacionados ao espaço da feira de artesanato e artes da Praça dos Namorados, nas perspectivas de passantes e expositores que compartilham o local. Por conseguinte, buscou-se então desenvolver interpretações a respeito das dinâmicas dos aspectos simbólicos entre as perspectivas captadas, que transformaram a feira no que ela é hoje. Para tal tarefa, inicialmente foi desenvolvida uma investigação exploratória que desse suporte para expandir o olhar sobre o lócus escolhido, possibilitando a identificação de questões relevantes a expositores e passantes. Foi nessa fase que se levantou como tema a mudança de leiaute da feira, que mudou tanto a apropriação do espaço físico da feira como a noção do espaço simbólico entre as pessoas que compartilham aquele lugar. A fim de prosseguir e completar esta pesquisa qualitativa, utilizou-se o método etnográfico. A apreensão dos dados de campo se deu por meio de observação sistemática e participante, fazendo uso de diários de campo, entrevista em profundidade com representantes da prefeitura e entrevistas semiestruturadas com passantes. A permanência em campo da pesquisadora ocorreu entre maio e outubro de 2015, no qual participou das rotinas organizacionais dos expositores, resultando em 40 diários de campo. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir de categorias êmicas, primeiramente classificadas em seis categorias temáticas e correlacionadas às três categorias teóricas de espaço propostas por Lefebvre. Os resultados obtidos apontam para uma feira em constante mudança, que enquanto fenômeno social, não pode ser compreendida de maneira isolada, apenas fazendo sentido quando vista como um espaço simbólico em constante resignificação, a partir do cotidiano vivo de seus sujeitos. Desta forma, abre-se ainda a possibilidade a novos olhares, tanto em perspectivas teóricas como conceituais, em estudos que busquem a compreensão de fenômenos sociais e organizacionais presentes nos espaços das cidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Serafim, Elisa Feltran. "Design e artesanato: análise de modelos de atuação de design junto a grupos de produção artesanal." reponame:Repositório Institucional da UFPE, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13894.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2015-05-12T15:01:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissert_Elisa_Biblioteca OK.pdf: 6814088 bytes, checksum: 98737630874ad490d3972214a5b35618 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-12T15:01:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissert_Elisa_Biblioteca OK.pdf: 6814088 bytes, checksum: 98737630874ad490d3972214a5b35618 (MD5) Previous issue date: 2015-01-29
A presente dissertação se propõe analisar, seis modelos de atuação de design junto a grupos de produção artesanal. Com o foco nas experiências desenvolvidas em duas regiões brasileiras – Nordeste e Sudeste, estes modelos são identificados a partir de três diferentes perfis: núcleos de extensão, associações e ações individuais. Na busca pela compreensão da relação atual entre o design e o artesanato brasileiro, considera-se artesanato o saber adquirido pela prática do fazer manual resultando na configuração de artefatos que revelam simbolicamente e funcionalmente aspectos culturais e sociais de determinadas comunidades. O universo que envolve os grupos e comunidades de produção artesanal trazem consigo questões que abrangem o meio ambiente, a sociedade e a economia (práticas de produção e comercialização). O design como área do conhecimento apresenta nas ações e projetos junto à comunidades artesanais um olhar especial que busca na valorização da cultura popular as principais referências para o desenvolvimento de novas ideias, de novos produtos e de novas formas de vida e trabalho. A partir dos modelos de atuação observa-se que a aproximação do design junto ao artesanato brasileiro, desde os anos 2000, busca contribuir para uma nova interpretação de ações que alinham realidades e saberes distintos em novas experiências projetuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garcia, Carmem Barrio. "Recreações e artesanato em aulas de matemática." Universidade Federal de São Carlos, 2015. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7164.

Full text
Abstract:
Submitted by Daniele Amaral (daniee_ni@hotmail.com) on 2016-09-13T20:53:09Z No. of bitstreams: 1 DissCBG.pdf: 7218485 bytes, checksum: 2cf426653054d277b62444205d20b8d9 (MD5)
Approved for entry into archive by Marina Freitas (marinapf@ufscar.br) on 2016-09-15T13:35:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissCBG.pdf: 7218485 bytes, checksum: 2cf426653054d277b62444205d20b8d9 (MD5)
Approved for entry into archive by Marina Freitas (marinapf@ufscar.br) on 2016-09-15T13:35:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissCBG.pdf: 7218485 bytes, checksum: 2cf426653054d277b62444205d20b8d9 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-15T13:36:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissCBG.pdf: 7218485 bytes, checksum: 2cf426653054d277b62444205d20b8d9 (MD5) Previous issue date: 2015-08-24
Não recebi financiamento
From the need to increase the concentration and the interest of students playful method of teaching was applied, by making use of a desire of the students to pro-duce elastic bracelets, introducing through this form of craft concepts of the curriculum of mathematics for the seventh year of basic education and some concepts of financial mathematics which served as reminder of the mathematical operations concepts taught previously. The result was an improvement in the levels of learning, concentration and application on carrying out and completion of the tasks proposed.
A partir da necessidade de aumentar a concentração e o interesse dos alunos por aulas de matemática foi aplicado um método lúdico de ensino, utilizando uma vontade presente nos alunos em confeccionar pulseiras de elástico, introduzindo através dessa forma de artesanato conceitos do currículo de matemática para o sétimo ano do ensino fundamental e alguns conceitos de matemática financeira que serviram como re-cordação dos conceitos de operações matemáticas ensinados anteriormente. O resultado obtido foi uma melhora nos níveis de aprendizado, concentração e aplicação na realização e conclusão das tarefas propostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Heidi Cristina Buzato de. "Artesanato de caixeta em São Sebastião - SP." Universidade de São Paulo, 2002. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11142/tde-09052002-111733/.

Full text
Abstract:
O artesanato de caixeta -Tabebuia Cassinoides (LAM.) DC – existente no município de São Sebastião/SP foi criado pelos artesãos locais durante a década de 80 como resultado do turismo instalado na região, do conhecimento das técnicas de entalhe em madeira dos artesãos caiçaras e da disponibilidade do recursos natural existente no município. Com a diminuição das áreas de ocorrência da caixeta, devido à urbanização crescente, à venda da terra pelos artesãos e a legislação restritiva ao corte da caixeta, o artesanato produzido com essa matéria-prima perdeu a base de sua produção e vem desaparecendo no decorrer desses últimos anos. Esse estudo iniciou-se com objetivo de identificar e analisar os fatores de sustentabilidade da produção de artesanato local. Ao longo do processo de levantamento de dados foi observada a existência da produção de artesanato de caixeta em sistema de manufatura no município de Silveiras. Esse sistema foi organizado por produtores locais no fim dos anos 80, em decorrência do artesanato produzido em São Sebastião. A produção foi mecanizada e criaram-se estratégias de comercialização eficientes, distribuindo esse artesanato em todo o país e no exterior. Os produtos se aprimoraram, diversificaram e se transformaram, passando a influenciar os padrões e o próprio sistema de produção do artesanato de São Sebastião. Os dados para essa pesquisa foram obtidos através de fontes secundárias e pesquisa de campo, em que foram realizadas entrevistas abertas, estruturadas e semi-estruturadas, questionários e conversas informais. Os dados dos dois sistemas de produção foram comparados, possibilitando, com isso, uma análise das condições de sustentabilidade da produção em São Sebastião. As conclusões desse estudo apontaram para as condições internas de sustentabilidade da produção em São Sebastião, limitadas, principalmente, pela pequena oferta da caixeta. Por outro lado, o artesanato tradicional se transformará para alcançar o consumidor da sociedade moderna. Enquanto produto de relações sociais, econômicas e culturais específicas, o artesanato sofre, necessariamente, transformações, à medida em que passam a existir relações com o mercado.
The handcraft with "caixeta" - Tabebuia Cassinoides (Lam) DC - that exists in the city of São Sebastião, in São Paulo, Brazil, was created by the local craftsmen during the decade of the eighties as a result from the tourism started in the region, from the knowledge of the wood carving techniques of the "caiçaras" craftsmen and from the availability of the natural resources in the region. As the areas where the "caixeta" grows are diminishing due to the growing urbanization, the selling of land by the craftsmen and the restrictive legislation about the cutting of this wood, the craft produced with the "caixeta" lost the base of its production and has been disappearing in the last years. This study began with the aim of identifying and analyze the factors of sustainability of the production of the local craft. As data was being collected, it was noticed the existence of production of craft with Tabebuia cassinoides in a system of manufacture in the city of Silveiras SP. This system was organized by local producers at the end of the eighties due to handcraft produced in São Sebastião. The production was mechanized and they created efficient commercialization strategies, distributing this craft in the whole country and abroad. The products were improved, diversified and transformed, getting to influence the patterns and even the craft producing system in São Sebastião. Data for this research was obtained through secondary sources and field research, by which open, structured and halfstructured interviews; questionaries and informal talks were
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Francisco Raniere Moreira da. "Configurações interorganizacionais no artesanato: o arranjo interorganizacional da atividade artesanal em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense." Escola de Administração, 2013. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24055.

Full text
Abstract:
Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-08-07T20:44:42Z No. of bitstreams: 1 Francisco Raniere Moreira da Silva.pdf: 2588477 bytes, checksum: ec09e84277abff43c584bdbb67146e5b (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-08-18T20:42:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Francisco Raniere Moreira da Silva.pdf: 2588477 bytes, checksum: ec09e84277abff43c584bdbb67146e5b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-18T20:42:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco Raniere Moreira da Silva.pdf: 2588477 bytes, checksum: ec09e84277abff43c584bdbb67146e5b (MD5)
Esta dissertação analisa a configuração do arranjo interorganizacional do artesanato em Juazeiro do Norte/CE, nas suas dimensões histórica, relacional e estrutural. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, com estratégia metodológica baseada em recursos de historiografia, mais especificamente história organizacional, e análise de redes interorganizacionais. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas em profundidade. Foram entrevistados 09 integrantes de organizações artesanais e 04 representantes de instituições apoiadoras da atividade artesanal no município. O processo analítico interpretativo utilizou métodos de análise de conteúdo e análise de redes interorganizacionais. Os resultados apontam para a existência de um arranjo híbrido, complexo e intercomplementar, historicamente construído e culturalmente enraizado, constituído por conjuntos interorganizacionais de relações entre as organizações artesanais e as diversas instituições de apoio ao artesanato atuantes no município. Verifica-se o potencial do arranjo para a atuação em rede de cooperação. Todavia, evidenciam-se também fragilidades no que diz respeito à alta dependência das instituições de apoio, ao baixo nível de conectividade entre as organi zações artesanais e à falta de legitimidade das estruturas de governança criadas. Esta pesquisa contribui para o campo dos estudos organizacionais, ao defender a pertinência da abordagem interorganizacional para a compreensão de organizações complexas. Ainda, colabora para a valorização do artesanato como tema e agenda de pesquisas em Administração.
This dissertation analyzes the interorganizational configuration of the craft activity in the city of Juazeiro do Norte in Ceará, in its historical, relational and structural dimensions. It is a qualitative research, with an exploratory and descriptive study. It uses a methodological strategy based in historiography resources, specifically organizational history, and analysis of interorganizational networks. Data collection occurred through documentary research, non-participant observation and semistructured in-depth interviews. Respondents were 09 members of craft organizations and 04 representatives of institutions that develop actions of support to the craft activity in the city. The analytical and interpretive process used methods of content analysis and analysis of interorganizational networks. The results indicate the existence of a hybrid, intercomplementar and complex arrangement, historically rooted and culturally constructed, formed by a set of interorganizational relationships between the craft organizations and the various supporting institutions working in the city. It was verified the potential of this arrangement for work in cooperation network. However, there are weaknesses related to the high dependence of supporting institutions, the low connectivity between craft organizations and the lack of legitimacy of governance structures that was created. This research contributes to the field of organizational studies, by supporting the relevance of interorganizational approach to understand complex organizations. Still, contributes to the process of valuation of handicraft as a theme and agenda for research in management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Armendariz, Jorge Eduardo. "Impressão tridimensional e herança artesanal: implementação da manufatura aditiva nas práticas produtivas de acessórios artesanais." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-23012018-082756/.

Full text
Abstract:
O rápido desenvolvimento das tecnologias de impressão tridimensional permite que uma crescente variedade de formas e materiais sejam criados e materializados. Disponibiliza abertamente um método produtivo com a capacidade de desenvolver peças de alta complexidade a um custo mínimo, uma situação sem precedentes na história da humanidade. Paralelamente, o avanço predatório dos bens industrializados dentro do mercado ameaça e potencializa as produções artesanais, as quais enfrentam um constante desafio no relativo à sua supervivência, transmissão e desenvolvimento. O presente teve como objetivo explorar as possibilidades da manufatura aditiva como uma ferramenta para potencializar a qualidade das produções artesanais através da gestão do design, e a construção conjunta da mesma como uma tecnologia social. Trabalhou-se de forma intensiva num entorno de laboratório, visando desenvolver metodologias que contribuíssem às articulações entre o fazer artesanal-digital, a serem implementadas em ações futuras. Desta forma, as tecnologias de impressão 3D serão capazes de gerar não só melhorias morfológicas e estéticas nos acessórios artesanais, mas, principalmente, de estimular as economias regionais, contribuindo para melhorar a situação das comunidades artesanais marginalizadas
The rapid development of 3d printing technologies is allowing an ever increasing universe of shapes and materials to be printed, as well as making complex productive methods more accessible to the vast majority, a situation never seen before in the history of mankind. Parallel to this situation, the predatory advance of industrial made goods in the market has both menaced and given force to artisanal productions. The present research project aims to explore the possibilities of additive manufacturing as a tool to boost artisanal production via design management and the joint construction of 3d printing as a social technology. The project is based on an intensive amount of laboratorial work, with the objective of developing methodologies for artisanal-digital hybridation to be used on future applications. This would render 3d printing technologies the capability of providing greater responses in terms of morphological and aesthetical artisanal accessories, while addressing the most basic human needs and helping to improve the situation of marginal artisan communities
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fialho, Fabiane Maria Escobar. "Design estratégico e artesanato: o caso mão Gaúcha." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5153.

Full text
Abstract:
Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2016-04-01T13:07:01Z No. of bitstreams: 1 Fabiane Escobar Fialho _.pdf: 23906022 bytes, checksum: 6d5ed468b9166299e587e4c14f6c782e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-01T13:07:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiane Escobar Fialho _.pdf: 23906022 bytes, checksum: 6d5ed468b9166299e587e4c14f6c782e (MD5) Previous issue date: 2012-05-30
Nenhuma
A teoria do design contemporâneo, especialmente pautada por questões que buscam definir qualidade de vida, diz que uma alternativa para o modelo de sociedade de consumo atual é aquele que pensa os projetos dentro de um ciclo de vida e que procura tornar possível o desenvolvimento social, ambiental e econômico de forma sustentável. Nesse sentido, pressupomos que se faz necessário no contexto do design, um resgate de atividades que nos tornam mais próximos da matéria e da experiência humana, resgatando no processo os valores dos indivíduos que lhe permitem reconhecer-se como membros integrados dentro de um coletivo. Nessa perspectiva, consideramos que a relação design e artesanato, através do estimulo criativo e da cooperatividade, expressa a possibilidade de experimentação desse lócus. A presente pesquisa explora teoricamente e analisa esse lócus entre design e artesanato, buscando expor suas qualidades e contradições, através do estudo de caso da Mão Gaúcha. Este projeto de artesanato regional foi lançado nacionalmente e considerado exemplo de organização/cooperativa artesanal. No entanto, a marca, que pertence a COOPARIGS, não conseguiu manter-se organizada e produtiva como era pretendido. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Porto Alegre, com artesãos, designers e instituições ligadas à organização visando compreender quais os equívocos cometidos que propiciaram o enfraquecimento e a possível extinção da organização e quais seriam as contribuições do design estratégico para um cenário de consolidação da organização.
The theory of contemporary design, especially guided by questions that seek to define quality of life, says that an alternative model for the current consumer society is one who thinks the projects within a cycle of life and seeks to make possible the social, environmentally and economically sustainable manner. Accordingly, we assume that it is necessary in the context of design, a rescue activities that make us closer to the matter and the human experience, in the process redeeming values that allow individuals to recognize themselves as members integrated within a collective. From this perspective, consider that the relationship design and craft, through the creative stimulation and cooperativity, expressed the possibility of testing this locus. This research explores and analyzes theoretically the locus of design and craft, seeking to expose their qualities and contradictions, through case study Mão Gaucha. This craft project area was launched nationally and is considered an example of organization / cooperative craft. However, the brand, which belongs to COOPARIGS, failed to stay organized and productive as it was intended. This survey was conducted in Porto Alegre, with artisans, designers and institutions connected with the organization in order to understand what the mistakes made that led to the weakening and possible extinction of the organization and what are the contributions of strategic design for a consolidation scenario of the organization.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Artesanato"

1

Souza, Marina de Mello e. and Duailibe Luiz Antônio, eds. Artesanato brasileiro. [Rio de Janeiro]: Funarte, Instituto Nacional do Folclore, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marconi, Marina de Andrade. Artesanato masculino. Franca, SP: Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Eglantine Morais de. Artesanato tradicional português. Lisboa: Secretariado de Lisboa, Capital do Artesanato, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Eglantine Morais de. Artesanato tradicional português. Lisboa: Secretariado de Lisboa, Capital do Artesanato, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Joppert, Leal Joice, Objeto Brasil (Organization), and Expo '98 (1998 : Lisbon, Portugal)., eds. Artesanato design: Processo contínuo. [São Paulo, Brazil]: Objeto Brasil, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro, Berta G. Dicionário do artesanato indígena. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

(Organization), SEBRAE-CE, ed. Artesanato na decoração cearense. [Fortaleza, Brazil]: SEBRAE/CE, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribeiro, Berta G. Dicionário do artesanato indígena. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

T, Gallois Dominique, and Centro de Trabalho Indigenista, eds. Livro do artesanato Waiãpi. São Paulo, SP: Centro de Trabalho Indigenista, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

(Organization), SEBRAE-CE, ed. Artesanato na decoração cearense. [Fortaleza, Brazil]: SEBRAE/CE, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Artesanato"

1

ALVES DA SILVA, MÁRCIA. "AS MULHERES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: PROBLEMATIZANDO O ESPAÇO DOMÉSTICO A PARTIR DE ARTESANATOS EM CROCHÊ." In Gênero, Sexualidade e Educação. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt07.008.

Full text
Abstract:
O artesanato foi e ainda tem sido uma prática realizada majoritariamente por mulheres em muitos lugares, e isso atravessa diversas gerações. Será que foi esse vínculo com o feminino que fragilizou o artesanato frente ao processo de fabricação industrial? Qual a relação desses trabalhos/atividades com os espaços públicos e privados? E, mais ainda, qual a relação dessa discussão com o patriarcado e o processo de submissão das mulheres? Este ensaio - embora esteja longe de responder a todas essas perguntas - se propõe a se aproximar dessa discussão, problematizando a pauta feminista da dicotomia público-privado, a partir do viés do espaço doméstico. Para isso utiliza, como fio condutor, o trabalho artesanal, mais especificamente, o artesanato em crochê. Com esse intuito traz à tona memórias de Maria, que foi costureira e teve sua vida muito envolta pelo crochê. Para a construção do corpus do texto me reporto a arte de confeccionar guardanapos de crochê, enquanto técnica artesanal muito utilizada por diversas gerações de mulheres, em diálogo com o conceito de divisão sexual do trabalho, problematizando o trabalho feminino e o doméstico na sua intersecção com o artesanato. Assim, primeiramente apresento a importância teórico-metodológica do uso da memória no resgate das trajetórias de vida, defendendo seu uso nas pesquisas com mulheres. Na sequência trago um pouco da história do crochê, contextualizando o seu desenvolvimento ao longo do tempo e argumentando a importância dessa estratégia para pensar as trajetórias de vida das mulheres. E, para finalizar, apresento duas artistas contemporâneas, onde uma delas utiliza o artesanato em crochê em suas obras, provocando as mulheres, dessa forma, a se pensar e repensar suas trajetórias no mundo, entre os espaços público e privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Luís, Sandra Cristina Alves, and Luís Mota Figueira. "ARTESANATO E TURISMO: ARTESANATO, VALORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO." In Turismo, Lazer e Negócios 2, 11–13. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2791915042.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Linke, Paula Piva, Silvia Mara Bortoloto Damasceno Barcelos, Anelise Guadagnin Dalberto, Anderson da Silva Theodoro, and Maria Eduarda Chaykowski Schmidt. "Relato de experiência do projeto Artesanato e extensão: Uma ponte entre a academia e a comunidade." In RUMO AO FUTURO DA EDUCAÇÃO: PESQUISAS CIENTÍFICAS PARA A TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-037.

Full text
Abstract:
O projeto desenvolvido pretende colaborar com o artesanato rural paranaense por meio de ações extensionistas que foquem em melhorias, valorização e divulgação de seus produtos, focando a geração de renda com a comercialização destes produtos, por meio de oferta de ações de extensão na área da produção e divulgação de imagens do artesanato rural; na área da identidade e criatividade no artesanato rural e na área da produção de produtos de artesanato rural de casulos de seda de segunda qualidade. O projeto utilizou-se da (RBS) Revisão Bibliográfica Sistemática para a construção do referencial teórico dos assuntos específicos de cada módulo. Em cada etapa do projeto foi utilizado técnicas específicas para cada Oficina de acordo com suas especificidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cavalcanti, Virgínia Pereira. "Relato: Design e Artesanato." In Ecovisões Projetuais: Pesquisas em Design e Sustentabilidade no Brasil – Volume 2, 219–34. Editora Blucher, 2021. http://dx.doi.org/10.5151/9786555500493-16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cavalcanti, Virginia Pereira. "Ecovisões sobre Design e Artesanato." In Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil, 237–42. Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/9788580392661-19.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lira, Andréia Karina de, Arionaldo Gilvanny Paulino Miranda, and José Moisés Nunes da Silva. "ARTESANATO: BASE DA ECONOMIA SOLIDÁRIA." In Educação Profissional e contradições sociais: pontos e contrapontos, 69–76. FAMEN, 2018. http://dx.doi.org/10.36470/famen.2019.lc7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silveira, Cátia, and Rafael Milheira. "O Artesanato e o Patrimônio Cultural: a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em Patrimônio Cultural." In Patrimônio Cultural: simbolismos, intertextualidades e polifonias, 9–22. Editora Vecher, 2021. http://dx.doi.org/10.47585/9786599324215.1.

Full text
Abstract:
Nesse trabalho, apresentamos um estado da arte/do conhecimento, sobre o que vem sendo produzido a respeito da temática Patrimônio Cultural no âmbito acadêmico, no Brasil. Trata-se de um levantamento sobre a produção dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Patrimônio Cultural, a partir dos campos informativos da Plataforma Sucupira, bem como, da produção acadêmica desses, no que se refere ao artesanato na abordagem do patrimônio cultural, no período de 2003 a 2017. Com base nesses dados foi possível medir o baixo impacto da produção dos programas no que se refere ao tema artesanato, o que reflete a forma como esse campo de produção cultural é tratado no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Fabrício Carvalho da, and Ana Eleonora Almeida Paixão. "Indicações geográficas, desenvolvimento local e artesanato." In Indicação geográfica, signos coletivos e desenvolvimento, 10–19. 3rd ed. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.27.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dabul, Lígia. "Artistas plásticos em feira de artesanato." In Arte e vida social. OpenEdition Press, 2016. http://dx.doi.org/10.4000/books.oep.569.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Suzuki, Miwako. "Brasil: A União do Design com o Artesanato." In Design como capital cultural na América Latina, 37–77. Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/9786555060577-02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Artesanato"

1

Moraes, Joseane S. de, Max R. Marinho, Fernando Y. Obana, and Lucas K. Sperotto. "Artesanato com Lixo Eletrônico." In Escola Regional de Informática de Mato Grosso. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/eri-mt.2021.18232.

Full text
Abstract:
O lixo eletrônico faz parte da evolução tecnológica que vivemos e pode trazer grandes problemas para o meio ambiente quando descartado de forma indevida. Este trabalho vem com o objetivo de trazer mais uma estratégia para a reciclagem e reutilização de equipamentos eletroeletrônicos descartados funcionais ou não funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Marcela Fonseca, and Alfredo Jefferson de Oliveira. "ARTESANATO E DESIGN: RELAÇÕES DELICADAS." In 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0442.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Marcela Fonseca. "DESIGN E ARTESANATO: relações de poder." In 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sbds15-1st601b.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Luísa. "DESIGN PARA SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DO ARTESANATO." In Simpósio de Design Sustentável. Departamento de Design da UFPR, 2021. http://dx.doi.org/10.5380/8sds2021.art53.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Taís Conceição dos, and Lyvia Julienne Sousa Rego. "Comportamento da demanda e do preço de venda dos artesanatos comercializados na Comunidade de Jamaraquá, Belterra (PA)." In 7º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. GM Editorial, 2023. http://dx.doi.org/10.61202/2595-9328.7cipcisb0085.

Full text
Abstract:
As famílias residentes na comunidade Jamaraquá, localizada na Floresta Nacional dos Tapajós – PA, exercem como uma das principais atividades econômicas a confecção de artesanatos. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é análisar o comportamento da renda, da demanda e do preço dos artesanatos produzidos na comunidade de Jamaraquá no período de 2016 a 2020. Os principais métodos utilizados foram: a estatística descritiva para caracterização da comercialização, a regressão linear com inclusão de variáveis sazonais dummies para a verificação da sazonalidade, o índice de Gini para determinar a concentração de renda, a Taxa Geométrica de Crescimento, além do teste t student. Utilizou-se o software Eviews e o Excel para processamento dos dados. Não foi observado tendência na renda, no preço e na demanda, mas há sazonalidade na demanda dos artesanatos e variações consideráveis na renda das artesãs. Os meses que apresentaram maior venda dos produtos foram janeiro, março, julho, agosto, outubro, novembro e dezembro. Com esses resultados econômicos do seu empreendimento, as artesãs podem criar estratégias para aumentar a sua rentabilidade, como promover eventos culturais, divulgar seus produtos em plataformas virtuais de compra e venda, e compartilhar com o consumidor a vivencia de confecção dos artesanato para incremento na renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Taís Conceição dos, and Lyvia Julienne Sousa Rego. "Comportamento da demanda e do preço de venda dos artesanatos comercializados na Comunidade de Jamaraquá, Belterra (PA)." In 7º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. GM Editorial, 2023. http://dx.doi.org/10.61202/2595-9328.7cipcisb0085.

Full text
Abstract:
As famílias residentes na comunidade Jamaraquá, localizada na Floresta Nacional dos Tapajós – PA, exercem como uma das principais atividades econômicas a confecção de artesanatos. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é análisar o comportamento da renda, da demanda e do preço dos artesanatos produzidos na comunidade de Jamaraquá no período de 2016 a 2020. Os principais métodos utilizados foram: a estatística descritiva para caracterização da comercialização, a regressão linear com inclusão de variáveis sazonais dummies para a verificação da sazonalidade, o índice de Gini para determinar a concentração de renda, a Taxa Geométrica de Crescimento, além do teste t student. Utilizou-se o software Eviews e o Excel para processamento dos dados. Não foi observado tendência na renda, no preço e na demanda, mas há sazonalidade na demanda dos artesanatos e variações consideráveis na renda das artesãs. Os meses que apresentaram maior venda dos produtos foram janeiro, março, julho, agosto, outubro, novembro e dezembro. Com esses resultados econômicos do seu empreendimento, as artesãs podem criar estratégias para aumentar a sua rentabilidade, como promover eventos culturais, divulgar seus produtos em plataformas virtuais de compra e venda, e compartilhar com o consumidor a vivencia de confecção dos artesanato para incremento na renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

LORENZI, Rita de Cássia Rothbarth, and Elenir Carmen MORGENSTERN. "Design e Artesanato: uma relação social recíproca." In 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-4.2_aco_25.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

DODT, Liana. "Gesto artesanal: a experiência do artesanato em couro a partir do processo criativo do mestre Espedito Seleiro." In 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2022. http://dx.doi.org/10.5151/ped2022-8999694.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

TEIXEIRA, Amanda Zimmermann, Juliana Lourenço COELHO, and Raquel Salgado CARNEIRO. "Design e artesanato: sustentabilidade na sociedade de consumo." In VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/viicincci-21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mesquita, Leonardo de Jesus, and Ivana Márcia Oliveira Maia. "Design e Artesanato: Manufaturando interações e contextos sustentáveis." In III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Editora Blucher, 2022. http://dx.doi.org/10.5151/jopdesign2022-31.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Artesanato"

1

Caporali, Renato. Ações de inovação no projeto PROMOS/SEBRAE. Inter-American Development Bank, July 2006. http://dx.doi.org/10.18235/0007860.

Full text
Abstract:
Criação de centro de serviços para o pólo de confecção e artesanato capacitação para design estratégico, visando estabelecer relação entre artesanato e confecção, a partir de elementos da cultura local
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Valdez Castillo, María del Rocío. Grupo Cocoman Consorcio Artesanal. Inter-American Development Bank, July 2006. http://dx.doi.org/10.18235/0007312.

Full text
Abstract:
Presentación sobre las empresas que forman parte del Grupo Cocoman Consorcio Artesanal, entre las cuales destacan: Talavera Castillo s.a de c.v y COFOCE. Señala las estrategias y alianzas necesarias para el desarrollo competitivo del consorcio, los desafíos y los resultados y objetivos de la asociatividad y competitividad del consorcio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Flores, Diana, Santiago J. Bucaram-Villacís, Emanuel Paredes, and Carlos E. Paredes. ¿Cómo generar más valor en la pesca artesanal?: Desafíos, brecha de valor potencial y recomendaciones de política. Edited by Darrel Perez. Inter-American Development Bank, January 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003001.

Full text
Abstract:
La pesca artesanal en Perú es uno de los sectores estratégicos que permitirían reactivar la economía y mejorar la competitividad del país, así como garantizar la seguridad alimentaria y el desarrollo sostenible de su población. El objetivo general de este estudio es proporcionar información sobre el estado y las tendencias del sector pesquero artesanal peruano, además de examinar los desafíos que enfrenta, a nivel ambiental, socioeconómico, institucional y técnico dicho sector. Asimismo, se analizan las oportunidades que podrían potenciar el desarrollo y la competitividad de este sector, pero de forma sostenible y socialmente responsable. Se espera que toda la información ofrecida en este reporte sirva de recurso técnico para el diseño e implementación de políticas y estrategias de intervención que promuevan el desarrollo sostenible del sector pesquero artesanal peruano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Flores, Diana, Santiago J. Bucaram-Villacís, Emanuel Paredes, and Carlos E. Paredes. ¿Cómo generar más valor en la pesca artesanal?: Desafíos, brecha de valor potencial y recomendaciones de política. Edited by Darrel Perez. Inter-American Development Bank, January 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003001.

Full text
Abstract:
La pesca artesanal en Perú es uno de los sectores estratégicos que permitirían reactivar la economía y mejorar la competitividad del país, así como garantizar la seguridad alimentaria y el desarrollo sostenible de su población. El objetivo general de este estudio es proporcionar información sobre el estado y las tendencias del sector pesquero artesanal peruano, además de examinar los desafíos que enfrenta, a nivel ambiental, socioeconómico, institucional y técnico dicho sector. Asimismo, se analizan las oportunidades que podrían potenciar el desarrollo y la competitividad de este sector, pero de forma sostenible y socialmente responsable. Se espera que toda la información ofrecida en este reporte sirva de recurso técnico para el diseño e implementación de políticas y estrategias de intervención que promuevan el desarrollo sostenible del sector pesquero artesanal peruano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Arias Rodríguez, Martha Yanitza, and Diana Marcela Ibarra Mojica. Saponificación artesanal de aceites de cocina usados, provenientes del municipio de Charalá. Universidad Nacional Abierta y a Distancia, 2018. http://dx.doi.org/10.22490/ecapma.2778.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gómez García, Farín Samir, Angélica Rocío Guzmán Lenis, and Oscar Javier Olarte Blandón. Estabilización de tanques de acuicultura para la producción artesanal y autosostenible de peces ornamentales, en el municipio de Acacías, Meta. Universidad Nacional Abierta y a Distancia, 2017. http://dx.doi.org/10.22490/ecapma.1817.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Implementos para preparar bloques nutricionales de forma artesanal. Corporación colombiana de investigación agropecuaria - AGROSAVIA, 2013. http://dx.doi.org/10.21930/agrosavia.video.2013.98.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography