Academic literature on the topic 'Asistência ao paciente - Planejamento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Asistência ao paciente - Planejamento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Asistência ao paciente - Planejamento"

1

Faro, Ana Cristina Mancussi e., and Zilda dos Santos Lima. "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE TETÂNICO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA." Revista da Escola de Enfermagem da USP 23, no. 1 (April 1989): 49–65. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234198902300100049.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Suzuki, Vanessa Ferraz, Elenice Valentim Carmona, and Maria Helena Melo Lima. "Planejamento da alta hospitalar do paciente diabético: construção de uma proposta." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, no. 2 (April 2011): 527–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000200032.

Full text
Abstract:
As complicações agudas e crônicas enfrentadas pelo paciente diabético e sua família após a alta hospitalar podem ser consequência de deficiências no processo educativo ao longo da hospitalização e do preparo formal para alta. O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de planejamento da alta hospitalar do paciente diabético adulto. Foi realizada revisão de literatura sobre alta hospitalar da clientela em questão, selecionando-se artigos publicados de 2004 a fevereiro de 2009. Considerando a literatura, foi desenvolvido um impresso para nortear o planejamento da alta. Este abrange informações a serem colhidas e trabalhadas junto ao cliente, ao longo dos primeiros quatro dias de internação, considerando as necessidades individuais e o Autocontrole ineficaz da saúde. A alta precisa estar inserida no Processo de Enfermagem, uma vez que o enfermeiro tem papel fundamental na identificação das necessidades do paciente e família. O impresso auxilia a identificação das necessidades do cliente e das ações realizadas pela equipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gentil, Rosana Chami. "Aspectos históricos e organizacionais da remoção aeromédica: a dinâmica da assistência de enfermagem." Revista da Escola de Enfermagem da USP 31, no. 3 (December 1997): 452–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341997000300008.

Full text
Abstract:
A dinâmica da assistência de enfermagem na Remoção Aeromédica (RAM), baseia-se no planejamento do Serviço de Remoção Aeromédica (SRA), que abrange a estrutura organizacional do serviço, fluxograma da solicitação da RAM e comunicação, planejamento físico da aeronave e a dinâmica da assistência ao paciente aerorremovido. O estudo apresenta uma retrospectiva histórica da RAM e a sistematização da assistência de enfermagem, utilizando uma proposta de relatório de enfermagem a ser usado durante a remoção do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Débora Cristina Leitão dos, Marcelle Miranda da Silva, Marléa Chagas Moreira, Karen Gisela Moraes Zepeda, and Rafael Barroso Gaspar. "Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica." Acta Paulista de Enfermagem 30, no. 3 (May 2017): 295–300. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700045.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Analisar o entendimento dos profissionais de saúde acerca da assistência ao paciente em cuidados ao fim da vida na unidade de terapia intensiva (UTI) oncológica, e discutir os objetivos que buscam alcançar ao planejar a assistência na perspectiva dos cuidados paliativos. Métodos Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado na UTI adulto de um Hospital do Câncer. Participaram do estudo 25 profissionais: 12 enfermeiros, oito médicos, dois nutricionistas e três fisioterapeutas. Respeitou-se o critério de inclusão: estar atuando no setor por tempo maior ou igual a um ano. Foram excluídos profissionais de férias e de licença médica durante o período de coleta de dados, que transcorreu entre dezembro de 2015 a maio de 2016. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática, seguindo as etapas: pré-análise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados As três categorias abrangem particularidades contextuais pela gravidade dos casos, fases da doença e tratamentos, terminalidade da vida, medicalização e dificuldades gerenciais. Entretanto, evidenciou-se a necessidade de promover conforto, atender a família, e investir na integração dos cuidados paliativos e críticos. Conclusão O planejamento assistencial na perspectiva dos cuidados paliativos no contexto é incipiente; elencam-se desafios para a prática e preocupa-se em humanizar a assistência. Sugere-se o modelo interconsultivo para integração das especialidades, mediante características institucionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Thelma Leite de, Ana Cristina Mancussi e. Faro, and María Teresa Cicero Laganá. "TEMPERATURA CORPORAL: PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA VERIFICAÇÃO DA TEMPERATURA; NO ATENDIMENTO DA FEBRE E DA HIPERTERMIA MALIGNA." Revista da Escola de Enfermagem da USP 26, no. 3 (December 1992): 315–24. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199202600300315.

Full text
Abstract:
O presente estudo aborda o planejamento da assistência de enfermagem na verificação da temperatura, na escolha do instrumento de medida; no atendimento ao paciente com febre e com hipertermia maligna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Macêdo, Térsia Cristina Silva, Camila de Carvalho Almança Lopes, Fabiana Santos Gonçalves, Erick Rene Cerda-Rizo, Brenda Lisseth Pineda Mancia, and Morgana Guilherme de Castro Silverio. "Substituição de sistema de retenção barra-clipe por Equator em overdenture sobre implante." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 19, 2021): e38710111829. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11829.

Full text
Abstract:
A reabilitação oral de um paciente desdentado total requer atenção para sua correta avaliação, criterioso planejamento e realização adequada desse planejamento. O presente trabalho relata caso de substituição de sistema de retenção barra-clipe pelo sistema Equator de uma overdenture inferior. Paciente do sexo feminino, 70 anos de idade, compareceu ao projeto de extensão “Overdenture para desdentados totais na geriatria”, queixando-se de um volume lingual grande da sua prótese inferior, dificultando sua alimentação e fonética e de fraturas sucessivas dessa prótese. O exame clínico intraoral revelou a presença de prótese total superior e overdenture inferior com o sistema de retenção barra-clipe, em que a posição espacial da barra estava inadequada e invadia o espaço da língua. Foi planejado a confecção de novas próteses e a substituição do sistema de retenção barra-clipe por um sistema independente. Ao levar o modelo de gesso inferior no delineador foi possível verificar que havia discrepância da inclinação dos implantes maior que 14º, selecionando-se assim o sistema Equator, o qual permite a captura de implantes com até 30º de discrepância. Este caso evidencia a necessidade de um planejamento reverso para a realização das cirurgias de implantes, de forma que um correto sistema de retenção seja escolhido ainda durante planejamento e a etapa cirúrgica seja executada de maneira a atender esse planejamento. Após a colocação das novas próteses e do novo sistema de retenção a paciente relatou melhora significativa na alimentação e fonética, bem como da estética das próteses, gerando bem estar físico, psíquico e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moraes, Poliana Rodrigues. "Solução estética após falha de planejamento protético – Relato de Caso." Odonto 25, no. 49 (August 16, 2018): 29. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v25n49p17-22.

Full text
Abstract:
A manutenção de uma auto imagem positiva tem relação direta a dentição do indivíduo. A utilização de próteses sejam elas parciais ou totais, tem papel fundamental tanto na saúde oral, quanto na saúde sistêmica do paciente. O restabelecimento da função oclusal, a preservação de estruturas orais remanescentes dependem diretamente de um planejamento protético rigoroso. A satisfação do paciente é fator determinante do sucesso ou insucesso de uma reabilitação protética, bem como o restabelecimento do bem-estar físico, mental e social. Paciente sexo feminino, 32 anos, relata insatisfação estética 120 dias após reabilitação estética com prótese parcial removível. A oroscopia observou-se, inclinação para distal dos elementos 12 e 21 bem como excesso de material restaurador. Observou-se ainda lesão séssil de cor avermelhada em gengiva inserida na região do elemento 11 (ausente), bordas delimitadas, apresentando dor provocada ao toque, sem sangramento e de surgimento a aproximadamente 12 meses, sendo anterior a instalação da PPR. Realizado biópsia excisional, com histopatologia compatível ao granuloma. Tratamento endodôntico do elemento 21. Remoção de carie dos elementos acometidos, inclusive pilar protético. Faceta direta em Resina Fotopolimerizável nos elementos 12 e 21. Recuperação da estética dentaria e saúde dos tecidos de suporte. O objetivo do presente está em destacar aspectos relacionados à falhas de PPR se não corretamente diagnosticadas, avaliadas e prevenidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Faeda, Alessandra, and Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon. "Assistência de enfermagem a um paciente portador de Diabetes Mellitus." Revista Brasileira de Enfermagem 59, no. 6 (December 2006): 818–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672006000600019.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num Centro de Saúde, do Distrito Federal, com o propósito de relatar a Assistência de Enfermagem a um paciente com Diabetes Mellitus. Para desenvolver este estudo foi aplicado o Processo de Enfermagem, nas etapas: Coleta de Dados; Diagnósticos de Enfermagem; Planejamento; Intervenções e Avaliação da Assistência proporcionada. Os Diagnósticos encontrados foram: Controle Ineficaz do Regime Terapêutico; Adaptação prejudicada; Imagem Corporal perturbada e Risco para Integridade da Pele Prejudicada. O Planejamento da Assistência de enfermagem visou principalmente contribuir para a adesão ao tratamento e diminuir riscos potenciais, fazendo uso da educação para saúde. Com a interação e o uso da comunicação terapêutica, observou-se uma pequena mudança nos hábitos de vida do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pulino, Bianca de Fatima Borim, Raphael Capelli Guerra, Gabriel Cunha Collini, Rogério Margonar, Francisco de Assis Mollo Júnior, Luiz Antônio Borelli Barros, and Eduardo Hochuli-Vieira. "Uso do guia multifuncional para ganho de previsibilidade em protocolo de carga imediata inferior sobre implantes." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 4, 2021): e1110817021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17021.

Full text
Abstract:
O tratamento com implantes dentários tem evoluído significativamente desde a década de 70 até os dias atuais, tanto na questão de planejamento quanto na bioengenharia e tratamento da superfície desses implantes, com o objetivo de tornar o tratamento mais eficaz. Atualmente o uso de implantes imediatos tem sido cada vez mais estudado pelos pesquisadores e utilizado para a reabilitação oral dos pacientes. A literatura nos mostra que a inserção imediata de implantes dentários pós-extração é um tipo de tratamento com altas taxas de sucesso, possibilitando ao paciente ser submetido a apenas uma cirurgia, retorno à função mastigatória e estética mais rápidas. Para isso são necessários planejamento correto e seleção adequada do paciente para o sucesso do tratamento, levando em consideração a condição óssea e periodontal. O objetivo deste estudo é discorrer sobre o planejamento da reabilitação oral de uma paciente que foi submetida da extração dentária total dos dentes inferiores, instalação de 4 implantes dentários imediatos e confecção de uma prótese total com carga imediata do tipo protocolo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Apolonio, Fabianni Magalhães, Darius Nakai do Rego Barros, Rodrigo Marochio Pavane, Julia Lima, and Mario Ferreira Filho. "Reabilitação oral com implantes em paciente transplantado imunossuprimido: relato de caso clínico." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 8 (August 3, 2021): e8388. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e8388.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever um caso clínico de reabilitação oral em paciente transplantado imunossuprimido. Detalhamentos de caso: Paciente do gênero masculino, 58 anos de idade, transplantado hepático e hipertenso, buscou tratamento reabilitador com a queixa de insatisfação estética e funcional da maxila e mandíbula. O paciente fazia uso do imunossupressor de manutenção tacrolimus, e possuía baixas taxas de dosagem da medicação e quantidade de leucócitos normal. Após avaliação clínico/radiográfica, foram planejados 6 implantes em maxila, para confecção de prótese protocolo superior e 3 implantes em mandíbula, para reabilitação de espaços edêntulos intercalados. Com o objetivo de reduzir as complicações cirúrgicas, aumentar a previsibilidade do caso e dar maior segurança ao paciente, optou-se pela realização de cirurgia guiada com implante cônico. Considerações finais: É possível considerar através deste trabalho que um planejamento seguro, envolvendo uma boa anamnese, análise de exames laboratoriais, medicação pré-operatória e planejamento cirúrgico-reabilitador adequado são a chave para um tratamento de sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Asistência ao paciente - Planejamento"

1

Castro, José Carlos Monteiro de [UNESP]. "Avaliação dos planos de tratamento propostos e os tratamentos efetivamente realizados nas fraturas coronárias e corono-radiculares nos casos de traumatismo dentário." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/101205.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-12-17Bitstream added on 2014-06-13T21:02:20Z : No. of bitstreams: 1 castro_jcm_dr_araca.pdf: 584190 bytes, checksum: b0fea4555faf0543036a733b187b934c (MD5)
A elaboração de um plano de tratamento pode constituir uma tarefa difícil, especialmente nas fraturas coronárias e corono-radiculares. É necessário um conhecimento sedimentado, permanentemente atualizado que, aliado a vivência clínica, pode resultar em planos adequados que possibilitem um melhor prognóstico. A proposta deste trabalho é avaliar os planos de tratamento propostos e os tratamentos efetivamente realizados, nos casos de fraturas coronárias e corono-radiculares, no período de 1992 a 2006. Segundo a classificação de Andreasen, os dados foram obtidos a partir de fichas clínicas da Disciplina de Clínica Integrada e registrados em fichas elaboradas para o estudo. Dos 1552 prontuários registrados no Serviço de Triagem da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP, 549 estão relacionados com algum tipo de fratura coronária e corono-radicular e 1014 dentes foram envolvidos. Os achados foram divididos entre o plano proposto e os procedimentos efetivamente realizados. Nas fraturas envolvendo esmalte, dentina e polpa foram propostos 127 tratamentos endodônticos, enquanto que 54 foram efetivamente realizados. Quanto ao envolvimento das fraturas de esmalte, dentina, cemento e polpa, as alterações estão relacionadas aos 68 procedimentos protéticos propostos x 25 efetivamente realizados, 39 exodontias x 60 realizados, 145 tratamentos de canal x 110 realizados. Houve mudanças entre os planos propostos e o tratamento realizado, sendo que as fraturas corono-radiculares, com ou sem exposição pulpar, mostraram maiores variações, talvez pela complexidade do seu diagnóstico que, em muitas vezes, só é definido após a remoção do fragmento fraturado.
Elaborating a treatment plan could be a difficult task, especially if dealing with crown or crown-root fractures. It is necessary a consistent knowledge, permanently updated, that, connected to the clinic experience, could result in adequate plans that make a better prognostics. The purpose of this project is to evaluate the plans of a proposed treatment and the treatment actually performed in the cases of crown and crown-root fractures during the period between 1992 to 2006. The fractures were divided according to the type of dental traumatism (Andreasen, 1974). Data was obtained based on the clinic files of the Integrated Clinic Discipline. Out of 1552 files registered at the Triage Department from Dentistry School in Araçatuba-SP State – UNESP, 549 were related to some type of crown and crown-root fractures and 1014 teeth were involved. The findings were divided between the proposed plan and the procedures actually performed. For the fractures involving enamel, dentin and pulp 127 endodontics treatments were proposed, while 54 were actually performed. As for the involvement of enamel, dentin, cement and pulp fractures, alterations are related to the 68 prothetic procedures proposed x 25 actually performed, 39 procedures of exodontics x 60 performed, 145 canal treatments procedures x 110 performed. There was a change between the proposed plans and the performed treatment. The fractures involving cement with or without pulp exposure, showed more variations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Rita de Cássia Velozo da. "Planejamento da assistência de Enfermagem ao paciente com Câncer: representações sociais de enfermeiras." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2013. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10213.

Full text
Abstract:
Submitted by Hiolanda Rêgo (hiolandar@gmail.com) on 2013-04-30T19:57:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Enf_Rita de Cássia Silva.pdf: 1234334 bytes, checksum: 7579151d603204d16e3d6bcf42a7cfca (MD5)
Approved for entry into archive by Flávia Ferreira(flaviaccf@yahoo.com.br) on 2013-04-30T22:59:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Enf_Rita de Cássia Silva.pdf: 1234334 bytes, checksum: 7579151d603204d16e3d6bcf42a7cfca (MD5)
Made available in DSpace on 2013-04-30T22:59:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Enf_Rita de Cássia Silva.pdf: 1234334 bytes, checksum: 7579151d603204d16e3d6bcf42a7cfca (MD5)
Pesquisa exploratória descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, com o objetivo de apreender e analisar as representações sociais elaboradas por enfermeiras sobre o planejamento da assistência de enfermagem ao paciente com câncer, através da determinação do núcleo central e periférico. Foram coletadas as evocações livres de 41 enfermeiras de uma organização hospitalar especializada em cancerologia, estimuladas pela expressão “planejamento da assistência de enfermagem ao paciente com câncer”, analisadas pelo software EVOC, além de entrevistas com 16 profissionais, cujo conteúdo foi submetido à análise temática de conteúdo. Os resultados apontam que a estrutura das representações sociais das enfermeiras acerca do planejamento da assistência ao paciente com câncer tem como elemento central o cuidado humanizado que requer uma organização dessa assistência para atender as necessidades peculiares desses pacientes. O planejamento da assistência é entendido no senso comum desses sujeitos como sendo a própria sistematização da assistência, embora compreendam que, diante da complexidade envolvida na atenção ao paciente com câncer, essa atividade ultrapassa a esfera do técnico e transcende para um planejamento mais abrangente e que contemple a subjetividade e a unicidade do indivíduo ao qual o cuidado se destina. As informantes levantaram, ainda, diversos fatores limitantes para que o planejamento da assistência de enfermagem aconteça e contemple as necessidades dos pacientes. Dentre esses fatores se destaca o sofrimento vivido pelas profissionais no cuidado com o paciente com câncer e sua família, o que requer uma estrutura de atenção voltada para elas e sua equipe. Concluo que os resultados desse estudo assinalaram indicadores importantes para a avaliação do planejamento da assistência, na forma como essa atividade se desenvolve, nos instrumentos disponíveis para sua efetivação, na própria estrutura organizacional, e na maneira como os profissionais são envolvidos no processo, desde sua elaboração até a sua execução.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Antunes, Camila Rosalia. "Processo de enfermagem informatizado ao paciente politraumatizado de terapia intensiva via Web." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88469.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Made available in DSpace on 2012-10-22T09:24:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 237357.pdf: 2226782 bytes, checksum: ed055241e4fdc4e158cc4e0e59441fc6 (MD5)
Pesquisa metodológica e produção tecnológica de natureza quantitativa que objetivou desenvolver o Processo de Enfermagem Informatizado ao Paciente Politraumatizado de Terapia Intensiva via Web. O estudo foi conduzido no período de novembro a dezembro de 2006, com uma amostra de 10 avaliadores constituída de professores, enfermeiros e informatas para avaliação do sistema, além de avaliações contínuas de toda a produção tecnológica desenvolvida. Foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da UFSC mediante protocolo nº 234/06. A metodologia contemplou os passos de desenvolvimento de sistemas de informação abrangendo: o levantamento de requisitos, a análise da tecnologia informatizada, a estrutura e modelagem dos dados e implementação que foi desenvolvido em PHP, utilizando o servidor Apache e banco de dados MySQL numa estrutura clássica Entidade-Relacionamento modelada no DbDesigner. A avaliação do processo de enfermagem informatizado foi desenvolvida em dois momentos: do seu processo de construção e dos critérios de ergonomia, usabilidade e conteúdo. O sistema foi desenvolvido em 4 módulos e está fundamentado no referencial da CIPE 1.0 e nos diversos autores de referência consultados. Os resultados evidenciaram que o sistema possui critérios de ergonomia e conteúdo com destaque para a interface do sistema, conteúdo e segurança dos dados, sendo avaliado como Muito Bom. Pelo fato de o sistema estar em processo de desenvolvimento o critério de usabilidade foi o que recebeu a menor média, especialmente porque alguns itens ainda não foram aplicados no sistema. Os resultados também demonstram a construção de 975 diagnósticos, dos quais 314 foram validados, bem como de 825 intervenções construídas, 464 foram validadas. Ainda, o sistema serve de apoio à decisão clínica ao enfermeiro por incluir em sua estrutura Web além dos dados das avaliações, diagnósticos e intervenções inter-relacionados, sistemas de alerta, guidelines para consulta, banco de dados de referência e mecanismo de busca, em tempo real. Conclui-se que o sistema informatizado desenvolvido associado com a CIPE 1.0 mostrou ser uma estrutura que promove a organização, o controle e a visualização lógica do raciocínio clínico no processo de assistir o paciente em terapia intensiva com recursos informatizados. Portanto, o Processo de Enfermagem informatizado enquanto um sistema de informação desafia o enfermeiro ao aprofundamento da avaliação clínica e do cuidado ao paciente objetivando garantir uma assistência segura, livre de risco e competente de acordo com as suas necessidades. Methodological research and technological production of quantitative nature whose objective was the development of a Computadorized Nursing Process through the Web for the politraumatized Patients in Intensive Care. The study was conducted in the period of November and December, 2006 with a sample of 10 evaluators constituted by teachers, nurses and computer programmers to evaluate the system, apart from continuing evaluations performed of the whole technological production that was developed. The research was approved by the Research Ethics Board of the Federal University of Santa Catarina, Brazil (UFSC) under the protocol N 234/06. The methodology was in accordance with the norms from Systems of Technology and encompassed: the collection of specifications, the analysis of computadorized technology, the structuring, modeling and implementation of data that were developed in PHP using an Apache server and the MySQL data base with a classical structure Entity - Relational system , modeled in the DbDesigner. The evaluation of the computadorized nursing process was developed through two moments: its process of design, and the ergonomics, usefulness and content criteria. The system was developed into 4 modules and was based on the norms of the International Classification Nursing of Practice (ICNP) 1.0 and on different authors that served as reference. The results showed that the system complies with ergonomics and content criteria, drawing attention for the system interface, content and security of data, and was scored Very Good. As the process is still being developed the criteria of usefulness was the one that was granted the lowest score, mostly because some items have not yet been applied into the system. The results also showed that from the 975 diagnosis elaborated, 314 were validated, and from the 825 interventions included, 464 were also validated. Thus, the system can be used as a means of support and clinical decision by nurses as it includes in its Web structure data of evaluations, diagnosis and interventions that are interconnected, systems of alert, guidelines for checking, data base for reference and a search tool in real time. It was concluded that the computadorized system developed in connection with INCC (CIPE) proved to be a structure that promotes the organization, the control and logical visualization of clinical reasoning throughout the process of giving assistance to the patient in intensive therapy with computadorized resources. Therefore the process of Computadorized Nursing as a system of information challenges the nurses and leads them to deepen the clinical evaluation and care given with the aim of providing a secure and capable assistance, free of risk according to the patients'needs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lourenzo, Vera Marília Di. "Proposta de protocolo de cuidados de enfermagem ao paciente onco-hematológico em tratamento antineoplásico." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122746.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2014-08-06T17:19:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 325415.pdf: 1420391 bytes, checksum: 11890ccc994671fdf87f8bc23dc1bff5 (MD5) Previous issue date: 2013
Trata-se de um estudo que utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa de investigação, do tipo prospectivo e transversal. Tem como objetivo construir uma proposta de protocolo de cuidados ao paciente onco-hematológico internado e submetido a tratamento quimioterápico. A pesquisa foi realizada em uma Unidade de Clínica Médica de um hospital do Sul do país. A coleta de dados ocorreu de outubro de 2011 a outubro de 2012. Utilizou-se como estratégia a técnica de Triangulação de Dados, provenientes de três fontes: grupos de discussão com enfermeiras; análise documental (prontuário do paciente); revisão integrativa de evidências científicas acerca dos cuidados ao paciente submetido à quimioterapia. Realizou-se a abordagem qualitativa por meio de amostra intencional não probabilística; os dados foram coletados em três oficinas com as seis enfermeiras da Unidade de Clínica Médica, cujas falas foram gravadas e, posteriormente, transcritas a fim de se levantar os cuidados necessários ao paciente submetido à quimioterapia. Com os dados obtidos, fez-se um checklist com os itens necessários à elaboração do Protocolo. A abordagem quantitativa ocorreu de duas formas distintas: análise dos prontuários dos pacientes onco-hematológicos em uso de quimioterapia; Revisão Integrativa da literatura. Com base em um instrumento de coleta de dados, fez-se a análise documental dos prontuários, dos quais se extraíram as variáveis: idade, sexo, diagnóstico, via de acesso utilizada para a administração da quimioterapia, tipo de quimioterapia administrada, número de ciclos quimioterápicos realizados, reações adversas ocorridas, infecções no acesso profundo e a razão da saída hospitalar.Para se obter uma amostra representativa, realizou-se primeiramente um levantamento do número de pacientes onco-hematológicos, internados na Unidade de Clínica Médica, de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, os quais foram identificados pelos números de registros da internação no Livro de Registros de Admissão Hospitalar da Unidade, totalizando 84 internações. Incluiu-se na pesquisa, a amostra representativa de 49 pacientes onco-hematológicos submetidos a tratamento com drogas antineoplásicas, conforme cálculo amostral realizado pelo programa computacional SEstatNET. Para se conhecer as evidências científicas do protocolo de cuidados, realizou-se a Revisão Integrativa dos artigos, selecionados dentre as principais literaturas nacionais e internacionais referentes ao cuidado de pacientes submetidos às drogas antineoplásicas. Os resultados do presente estudo são apresentados em dois manuscritos. O primeiro aborda a prevalência das reações adversas às drogas antineoplásicas, trazendo como resultado que todas elas apresentam reações adversas, com predominância para a citarabina e a vincristina, e dentre as principais destaca-se: leucopenia, náuseas e neutropenia. O segundo manuscrito aborda um recorte do Protocolo de Cuidados, com ênfase no manuseio do cateter venoso totalmente implantável de longa permanência, ressaltando-se os principais cuidados deste procedimento: a punção do cateter é uma atividade pertinente ao enfermeiro; a assepsia é essencial na condução de todo o procedimento de manuseio; deve-se orientar o paciente a ser um cuidador de seu dispositivo de acesso. A elaboração da proposta de Protocolo baseou-se tanto nos dados levantados com as enfermeiras, quanto com os obtidos nos prontuários dos pacientes, além de se levar em conta a evidência científica encontrada. A operacionalização deste Protocolo é necessidade urgente no cuidado de enfermagem, para o qual se recomendam divulgação e capacitações da equipe de enfermagem, inserindo-o no serviço da Unidade de Clínica Médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zuckermann, Joice. "Avaliação da implantação do "protocolo assistencial de manejo da neutropenia febril" no HCPA." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/8473.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moura, Escolastica Rejane Ferreira. "Assistencia ao planejamento familiar na perspectiva de usuarias e enfermeiros do programa saude da familia." Ceara : [s.n.], 2003. http://bvssp.cict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=219.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Elaine Garcia de. "Cuidado integral à saúde da criança e sua família tecnologia de apoio ao planejamento da alta hospitalar /." Botucatu, 2019. http://hdl.handle.net/11449/183574.

Full text
Abstract:
Orientador: Vera Lucia Pamplona Tonete
Resumo: Introdução: esta pesquisa volta-se à temática da sistematização da assistência de enfermagem, destacando como objeto de estudo,estratégias facilitadoras do planejamento da alta hospitalar pediátrica para a promoção do cuidado integral em saúde. Objetivo: elaborar tecnologia informatizada de apoio ao planejamento de alta pelo enfermeiro visando promover o cuidado integral em saúde. Método: esta pesquisa foi realizada em uma unidade de internação pediátrica hospitalar e foram desenvolvidos três estudos: revisão integrativa da literatura cientifica sobre estratégias voltadas ao planejamento da alta hospitalar pediátrica pelo enfermeiro para promover o cuidado integral em saúde da criança e sua família; estudo de abordagem qualitativa sobre a perspectiva de enfermeiros atuantes em unidade de internação pediátrica, através de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo técnicas de Análise de Conteúdo Temática; e estudo transversal dos registros da sistematização da assistência de enfermagem e do processo de enfermagem contidos em prontuários eletrônicos de amostra probabilística de crianças menores de dois anos internadas de janeiro a dezembro de 2017, utilizando questionário estruturado e empregando-se estatística descritiva na sua análise. Resultados: foram identificados dez artigos que preencheram os critérios de inclusão na revisão de literatura, cuja análise integrada revelou que para se realizar o planejamento da alta hospitalar com vistas a... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Introduction: the theme of this research is the systematization of nursing assistance, which highlights the enabling strategies of pediatric hospital discharge and also the promotion of integral health care. Objective: elaborate computerized technology which offers support for the hospital discharge, when made by the nursing team, aiming to promote integral health care. Methodology: this research was carried out in an admission’s pediatric hospital unit and three studies were conducted: Integrative scientific literature review of strategies surrounding pediatric hospital discharge by the nursing team to promote integral care for children and their families; Qualitative approach about the perspectives of working nurses of the pediatric admissions unit through data collection in semi structured interviews and its analysis in accordance with the content analysis technique; and cross sectional observational study of the nursing team's systematization records and the nursing process which were in the electronic patient's record with probability samples from children under the age of two who were admitted from January to December of 2017, using structured questionnaire and applying descriptive statistics in its analysis.Results: ten articles that fit the criteria were identified for the literature review and in which the integrated analysis revealed that, in order to make the hospital discharge planning, keeping children’s integral care in mind, it is important to introduce educati... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Galia, Carlos Roberto. "Avaliação preliminar de um protocolo assistencial de artroplastia total do quadril." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1999. http://hdl.handle.net/10183/3652.

Full text
Abstract:
A artrose do quadril é uma doença articular degenerativa que atinge principalmente idosos, faixa etária que vem gradativamente aumentando nos últimos tempos. Assim, medidas de racionalização do uso de leitos e recursos hospitalares são necessárias para melhor viabilizar os procedimentos cirúrgicos e reduzir gastos para o sistema de saúde, uma vez que quase dois terços destes gastos decorrem do período de internação. Com esse objetivo, foi desenvolvido um protocolo assistencial de artroplastia total de quadril (PAATQ), multidisciplinar, com consultas ambulatoriais e visitas domiciliares programadas para pacientes a serem submetidos à artroplastia total de quadril (ATQ), visando uma melhor abordagem por parte da equipe médica e de enfermagem e uma melhor orientação dos pacientes e familiares quanto ao procedimento cirúrgico. Este estudo transversal (piloto), com controle histórico aninhado a um ensaio clínico randomizado, tem por objetivo avaliar a factibilidade de implantação e a adesão, por parte das equipes médica e de enfermagem, à utilização deste protocolo. Secundariamente, visa determinar o impacto desta rotina no tempo de internação, na independência funcional do paciente e nos eventos clínicos da fase hospitalar, bem como avaliar a factibilidade das visitas domiciliares de enfermagem. Um total de 22 pacientes (9 homens e 13 mulheres) submetidos à ATQ no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Brasil), com média (dp) de idade de 58,86 (16,87), variando de 21 a 86 anos, foram incluídos no estudo. Os pacientes foram divididos em dois grupos  grupo 1 (n=12) e grupo 2 (n=10)  de acordo com aplicação ou não do PAATQ. No grupo 1, as principais comorbidades foram a hipertensão arterial sistêmica (HAS) (dois casos), o diabete mellitus (um caso); e o alcoolismo (um caso).No grupo 2, houve um caso de HAS. O tempo de permanência médio (dp) pós-operatório (DPO) foi de 5,2 e 7,5 dias para os grupos 1 e 2, respectivamente (p=0.0055). A adesão ao protocolo foi de 90% e 100% por parte das equipes médica e de enfermagem, respectivamente. Sete pacientes do grupo 1 conseguiram sentar fora do leito no 2o dia pós-operatório (PO), dois sentaram no 3o e nenhum foi incapaz de sair do leito. Todos deambularam com muletas um dia após sentarem. No grupo 2, todos os pacientes saíram do leito no 4o DPO. Em conclusão, o presente protocolo mostrou-se factível, tendo obtido ótima adesão por parte da equipe e propiciado redução do tempo de internação. O seguimento do programa determinará mais detalhadamente a sua eficácia e a factibilidade das visitas domiciliares.
The hip arthrosis is a degenerative joint disease occurring mainly in the elderly patients, a recently growing population. Rational measures are needed to better carry out the surgical procedures and to reduce cost for the health system, since almost two thirds of the costs are due to the admission period. Therefore, a global, multidisciplinary assistance program for total hip arthroplasty (THAAP), including ambulatory appointments and programmed home care by a nursing team, was established to guide patients and their relatives for the procedure. This is a pilot study for a randomized prospective clinical trial to assess the feasibility of the THAAP and to determine the protocol adherence by the medical and nurse team. Secondarily, it attempts to determine the impact of the program on admission period, patient functional autonomy and postoperative events, as well as to assess the feasibility of the programmed nursing home-care. A total of 22 patients (9 males, 13 females) with mean (SD) age of 58.86 (16.87) ranging from 21 to 86 years were included in the study. They were divided into two groups according whether they were (group 1, n=12) or were not (group 2, n=10) included in the THAAP. The main comorbidity for both groups were SAH (2 vs. 1), diabetes (1 vs. 0) and alcohol consumption (1 vs. 0), respectively. Mean (SD) postoperative (PO) period was significantly reduced (p=0.0055) in group 1; 5.2 (0.4) as compared to group 2; 7.5 (2.3). Adherence to the THAAP was 90% and 100% for doctors and nurses, respectively. Seven out of nine patients in group 1 were bed-seated on the second POD, two were seated on the third POD and none were bed-ridden. All of them were able to walk with crutches a day later. All patients in group 2 left bed on the fourth POD. In conclusion, the present protocol demonstrated to be feasible, team adherence was adequate and resulted in a reduced admission period. The progress of the program shall determine its efficacy and the feasibility of programmed nursing home care.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Fernanda Santos Rodrigues. "O planejamento da alta hospitalar pelo enfermeiro aos clientes das unidades clínicas e cirúrgicas: perspectiva da complexidade em saúde numa atitude transdisciplinar." Universidade Federal Fluminense, 2012. https://app.uff.br/riuff/handle/1/1042.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabiana Gonçalves Pinto (benf@ndc.uff.br) on 2015-12-03T18:48:31Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Santos Rodrigues Araujo.pdf: 858539 bytes, checksum: a7475ea46b230c93e6a9543c2ca32daf (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-03T18:48:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Santos Rodrigues Araujo.pdf: 858539 bytes, checksum: a7475ea46b230c93e6a9543c2ca32daf (MD5) Previous issue date: 2012
Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde
Muitos clientes são hospitalizados nas unidades clínicas e cirúrgicas, sendo setores que demandam dos profissionais de saúde ações diversificadas e complementares, tendo como meta atender a uma assistência integral. Daí surgiu a necessidade em entender sobre o planejamento da alta hospitalar, não como um processo técnico, mas como continuidade e integralidade da assistência além das fronteiras do hospital, mas sim no contexto do SUS e da complexidade. Os objetivos desta pesquisa foram: identificar no planejamento da alta hospitalar realizado pelo enfermeiro, as interações realizadas com os clientes, com a equipe multiprofissional e com os familiares; descrever este planejamento realizado nas unidades clínicas e cirúrgicas pelo enfermeiro, durante as práticas de cuidado para saúde dos clientes; e analisar, segundo o referencial da complexidade, os conteúdos emergidos sobre o planejamento da alta hospitalar, considerando o contexto do SUS numa perspectiva inter e transdisciplinar do cuidado em saúde. O método delineado foi a abordagem qualitativa do tipo descritivo e exploratório, com triangulação entre técnicas de coleta de dados; no referencial teórico-filosófico da Complexidade. Quatro categorias emergiram deste estudo: o planejamento da alta hospitalar feito pelo enfermeiro; interações realizadas durante o planejamento da alta hospitalar; o cuidado para a saúde dos clientes a partir do planejamento da alta hospitalar e; a complexidade no planejamento da alta hospitalar. Os resultados mostraram – dentre outros achados - dificuldades no planejamento da alta hospitalar, como a predominância de uma visão fragmentada dos profissionais. Foram observadas orientações feitas pelas enfermeiras aos clientes próximos da alta hospitalar e, nos prontuários as escritas sobre alta hospitalar quase não apareceram. A visão multidisciplinar se contrastou com a não atualização pelas enfermeiras acerca do planejamento da alta hospitalar. Conclui-se que a perspectiva transdisciplinar é necessária no ambiente e entre os profissionais do HUAP, principalmente, quando se trata do planejamento da alta hospitalar. A perspectiva da transdisciplinaridade permanece neste estudo, uma vez que, o planejamento de alta hospitalar eficaz parte de atitudes dos enfermeiros, como elos das correntes de diálogo e interações entre os profissionais, familiares e, principalmente dos clientes hospitalizados.
Many clients are hospitalized medical and surgical units, and industries that require health professionals diverse and complementary actions, aiming to meet the comprehensive health care. Hence arose the need to understand about the discharge planning, not as a technical process, but as continuity and comprehensive care beyond the boundaries of the hospital, but in the context of the SUS and complexity. The objectives of this research were to identify the discharge planning done by the nurse, interactions conducted with clients, with a multidisciplinary team and family members; describe this planning done in clinics and surgical units by nurses during care practices to clients' health and to analyze, according the complexity, the contents emerged about discharge planning, considering the context of SUS inter and transdisciplinary perspective of health care. The method outlined was the qualitative descriptive and exploratory, and triangulation of data collection techniques, the theoretical and philosophical complexity. Four categories emerged from this study: the discharge planning done by the nurse; interactions carried out during the discharge planning, care for the health of clients from the hospital and discharge planning; complexity in discharge planning. The results showed - among other findings - difficulties in discharge planning, as the dominance of a fragmented view of the professionals. Suggestions were observed by nurses to customers near the hospital and in the written records of discharged hardly appeared. A multidisciplinary approach is contrasted with not update nurses about discharge planning. It is concluded that the transdisciplinary perspective is needed in the environment and among professionals at HUAP, especially when it comes to discharge planning. The perspective of transdisciplinarity remains in this study, since the planning of hospital discharge effective the acctions of nurses, as links in the current dialog and interactions between professionals, family and especially of hospitalized patients.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Godinho, Natalia Cristina. "Hipodermóclise conhecimento dos enfermeiros em hospital universitário /." Botucatu, 2016. http://hdl.handle.net/11449/147125.

Full text
Abstract:
Orientador: Liciana Vaz de Arruda Silveira
Banca: Silvana Andrea Molina Lima
Banca: Alaor Aparecido Almeida
Resumo: A administração de fluidos pela via subcutânea é cada vez mais uma alternativa reconhecida para pacientes que possuem condições que impossibilitem a administração de medicamentos por via oral e endovenosa. Além de ser uma técnica simples e de fácil manuseio, possui inúmeras vantagens; entre elas podemos citar a diminuição do ônus institucional, aumento do conforto, diminuição de traumas e infecções. O enfermeiro possui papel importante em todas as vertentes do cuidar, portanto, devem adquirir conhecimento técnico-científico e prático, utilizando como ferramenta a hipodermóclise, com a finalidade de minimizar o sofrimento e aumentar a qualidade de vida dos pacientes em cuidados paliativos. Objetivo:Verificar o conhecimento dos enfermeiros de unidades de internação e ambulatório de terapia antálgica sobre a hipodermóclise, e elaborar um Procedimento Operacional padrão(POP) e um e-book contendo a técnica correta de punção e as medicações administráveis pela via subcutânea. Material e métodos: Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizada uma pesquisa exploratório - descritiva, de abordagem quantitativa, com 37 enfermeiros pertencentes ao Núcleo Clínico Cirúrgico e Ambulatório de Terapia Antálgica de um Hospital Público Universitário. Foi aplicado questionário abordando conteúdo relacionado ao conhecimento dos enfermeiros sobre hipodermóclise. Os dados foram tabulados e foi realizada a análise descritiva, a partir de tabelas de distrib... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The administration of fluids subcutaneously is increasingly recognized an alternative for patients who have conditions that preclude the administration of drugs orally and intravenously. Besides being a simple technique and easy to use, it has many advantages; among them we can mention the decrease in institutional burden, increased comfort, reduced trauma and infections. The nurse plays an important role in all aspects of care, therefore, should acquire technical and scientific knowledge and practical, using as hypodermoclysis tool, in order to minimize suffering and enhance the quality of life of patients in palliative care. Objective:Check the knowledge of nurses in inpatient units and analgesic therapy clinic on hypodermoclysis, and develop a standard operating procedure (SOP) and an e-book containing the correct technical punch and manageable medications subcutaneously. Methods: - descriptive quantitative approach, with 37 nurses belonging to the Core Clinical Surgical and analgesic therapy outpatient clinic of a Public University Hospital After signing the consent form Clarified an exploratory survey was conducted. It was applied questionnaire addressing content related to nurses' knowledge of hypodermoclysis. Data were tabulated and the descriptive analysis was performed from distribution tables of absolute and relative frequencies with statistical support.Results / Discussion: There was que70.27% of the study population reported having used hypodermoclysis, but 86.49% of nurses had no training to perform the técnica.51.35% had less time institution or equal to 5 years. Only 2 respondents had expertise in oncology, but all find it important to receive training on the subject. With the implementation of the products in the study institution, there must be change of routine medication administration by hypodermoclysis thus increasing the quality of care and patient... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Asistência ao paciente - Planejamento"

1

Lopes, Thais Cristine, Juliana do Nascimento Sousa, Maria Clara Santos Fonseca, Anna Carolinny Ivo Ferreira, Renata Celestino Nunes, Iara Lima de Andrade Ferreira, Ana Beatriz Norberto Nunes Bezerra, et al. "MANEJO AO PACIENTE COM AMPUTAÇÕES MULTIPLAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Política, Planejamento e Gestão em Saúde 9, 164–70. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.97520250825.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Mariana Pereira Barbosa, Gabriel Renan Soares Rodrigues, Maria Joselha Miranda de Carvalho, Victoria lorrane de Oliveira e. Sousa, Ana Carine de Oliveira Barbosa, Iago Oliveira Dantas, Adriana Borges Ferreira da Silva, et al. "CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM SÍNDROME DE FOURNIER: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In Política, Planejamento e Gestão em Saúde 6, 10–15. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2622027084.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Mariana Pereira Barbosa, Gabriel Renan Soares Rodrigues, Janiele Soares de Oliveira, Andreza Beatriz de Sousa, Eduarda Rodrigues Lima, Everton Carvalho Costa, Neylany Raquel Ferreira da Silva, et al. "CUIDADOS PALIATIVOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ONCOLÓGICO EM ESTÁGIO TERMINAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In Política, Planejamento e Gestão em Saúde 6, 16–21. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2622027085.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Rosana Moreira da, Camila Cristina Girard Santos, Luana da Silva Freitas, Isis Ataide da Silva, Daniela Feitosa Duarte, Clarissa Porfírio Mendes, Alzinei Simor, and Christielaine Venzel Zaninotto. "ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS NO ATENDIMENTO AO PACIENTE COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NA URGÊNCIA DE UM HOSPITAL CARDIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Política, Planejamento e Gestão em Saúde 8, 93–97. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.93720250815.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mata, Tamara Nicoletti da, and Lizandra Alvares Félix Barros. "DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E INTERVENÇÕES PREVALENTES NO CUIDADO AO PACIENTE INTERNADO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA CARDIOLÓGICA." In Dinamismo e Clareza no Planejamento em Ciências da Saúde 4, 66–75. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3562130038.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ramalho, Maurícia Macedo, Thais Thimoteo Santos, Antonio Carlos de Sousa Gomes Junior, and Rafael Oliveira Chaves. "ESTUDO POR AMOSTRAGEM: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO PACIENTE VIVENDO COM HIV/AIDS NO MUNICÍPIO DE MARABÁ." In Política, Planejamento e Gestão em Saúde 3, 144–56. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.24820280815.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Torres, Rafaella França, Silvana Carloto Andres, Liane Bahú Machado, Andressa Leão, Melissa Medeiros Braz, and Fábio Piazer Franco. "PLANEJAMENTO DA ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE PARA ATENDIMENTO AO PACIENTES COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19." In Atenção Primária à Saúde no Brasil: desafios e possibilidades no cenário contemporâneo, 61–67. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aps276.1121-5.

Full text
Abstract:
A pandemia de COVID-19 é um desafio sem antecedentes para a ciência e para a sociedade, cobrando respostas rápidas e diversas dos sistemas públicos de saúde que precisam ser reorganizados, em todos os seus componentes, para o seu enfrentamento. Desse modo, a atenção primária a saúde é considerada um importante setor frente a situações emergenciais. A atenção primária a saúde, obtém o conhecimento do território, o vínculo entre o paciente e a equipe de saúde, e o acompanhamento e atendimento precoce dos casos suspeitos e leve, testagem de pacientes sintomáticos, contribui como estratégia fundamental tanto para a contenção da pandemia, quanto para o não agravamento das pessoas com a Covid-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Asistência ao paciente - Planejamento"

1

Nunes, Tainá Soares, Marli Teresinha Cassamassimo Duarte, and Aurea Welter. "ASPECTOS INERENTES ÀS DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE." In Anais do II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1980.

Full text
Abstract:
Introdução: A segurança do paciente pode ser definida como a ausência ou redução do risco de sofrer danos desnecessários no decorrer da prática assistencial dos cuidados de saúde. Os eventos adversos relacionados à assistência são importantes causas de morbimortalidade no mundo e possuem impacto considerável na área da saúde, gerando prejuízos não somente para o paciente, como também para os profissionais, que sofrem danos éticos e morais, além de prejuízos na interação profissional-paciente. Nesta pespectiva o Brasil, por meio do Ministério da Saúde no ano de 2013, criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), com o intuito de promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente.Objetivo: Evidenciar as dificuldades apontadas na literatura para adesão aos protocolos de segurança do paciente. Almeja-se que os resultados deste estudo sejam capazes de subsidiar gestores e trabalhadores no planejamento e implantação de estratégias de segurança do paciente, e, consequentemente na prevenção de danos e agravos, oriundos do cuidado à saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica, em que se utilizou os descritores em ciências da saúde: Adesão; Segurança do paciente; Protocolo; Enfermagem e Dificuldade, por meio do dos cruzamentos (Adesão AND “Segurança do paciente” AND Protocolo) e também (“Segurança do paciente” AND Enfermagem AND Dificuldade) nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE, em que houve ao final a seleção de 27 artigos que responderam ao objetivo deste estudo. Resultados: O estudo evidenciou com maior frequência que dentre as dificuldades para desenvolvimento prático dos protocolos de segurança do paciente, incluem-se a sobrecarga de trabalho, dimensionamento inadequado dos profissionais de enfermagem, falta de materiais e a falta de comunicação, tornando evidente o déficit de promoção de treinamento para os profissionais que rotineiramente tem o potencial de aplicação dos protocolos. Conclusão: Salienta-se a necessidade de fortalecer a educação permanente e continuada, com foco em capacitar as equipes de saúde no desenvolvimento das ações propostas nos protocolos de segurança do paciente, bem como aprimorar o engajamento da gestão com o apoio na implementação dos protocolos nos diversos ambientes de cuidados à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

RODRIGUES DE SOUSA, ADRIANO, INGRID MAGATTI PIVA, SANDRA DOS SANTOS OLIVEIRA, and ERIKA BRASIL CAMILLO. "Planejar e preparar o quanto antes é preciso: desenvolvimento de uma ferramenta de triagem para eleger o paciente ao planejamento intensivo de alta." In Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2017-69565.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Faleiros, Lais Pimenta, Greifus Greigor Benites, Denise Cristina Moz Vaz Oliane, Gabriel Rodrigues Anacleto, Iranildo Gonçalves Nobre, and Fausto da Silva Gonçalves. "Cistoadenoma mucinoso de ovário em gestante: relato de um caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130247.

Full text
Abstract:
Introdução: O cistoadenoma mucinoso de ovário é um tumor benigno secretor de mucina que surge a partir do epitélio da superfície ovariana. A presença de um tumor no ovário durante a gravidez é uma complicação rara. Sua incidência é de 1/8 mil gestações. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo descrever um caso clínico de uma gestação associada a cistoadenoma mucinoso de ovário, que evoluiu até o termo. Material e Métodos: Paciente de 20 anos, secundigesta, foi encaminhada ao pré-natal de alto risco com 16 semanas de gestação em razão da imagem sugestiva de cisto ovariano à direita com volume de 2.749 cm³. Ultrassonografia obstétrica com 29 semanas identificou imagem cística, unilocular, anecoica, de paredes lisas e regulares, sem fluxo ao estudo Doppler, com volume de 2.406,8 cm³. Em complementação ao exame, foi realizada ressonância magnética de abdome superior e pelve, que evidenciou imagem cística, de paredes finas e regulares, com volume de 2.859,9 cm³, de provável origem ovariana direita. Paciente manteve acompanhamento no pré-natal regularmente sem intercorrências. Foi submetida à laparotomia exploradora com parto cesáreo com 37 semanas e 4 dias em razão de sofrimento fetal agudo e exérese de massa anexial em ovário direito, procedimento sem intercorrências. Em anatomopatológico, confirmado cistoadenoma mucinoso de ovário. Resultado e Conclusões: A presença de tumores ovarianos são um achado incomum em gestações. Na maior parte dos casos, esses tumores são assintomáticos, sendo diagnosticados por meio de exames de imagem. A presença de tumores gigantes de ovário torna a gestação de alto risco em razão da maior incidência de complicações, como torção ou ruptura do cisto, abortos espontâneos, distocias e trabalho de parto prematuro. O diagnóstico precoce permite melhor seguimento clínico e planejamento cirúrgico, levando em conta a sintomatologia, as características da massa ovariana e a idade gestacional, visando ao melhor prognóstico do binômio materno-fetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Motosugue, Andressa, Isabella Ribeiro Santoro, Mariana Lopes Di Berardini, and Michelle Oliveira Kage. "BLOQUEIO INTERCOSTAL EM CADELA SUBMETIDA À CIRURGIA DE CORREÇÃO DE PERSISTÊNCIA DO DUCTO ARTERIOSO – RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1925.

Full text
Abstract:
Introdução: O ducto arterioso é um vaso comunicante entre a pequena e grande circulação na fase fetal, quando os pulmões ainda não têm funcionalidade. Ao nascimento, o ducto é induzido ao fechamento e se transforma em um ligamento. A persistência do ducto arterioso (PDA) é uma anormalidade congênita em consequência da falha no fechamento do ducto após o nascimento. O tratamento indicado para forma clássica normalmente é a correção cirúrgica ou fechamento do ducto por meio de cateterismo e o anestesista deve ter acesso a todos os exames realizados, bem como ao histórico do animal, para que o planejamento anestésico seja compatível com a necessidade, considerando todos os riscos. O bloqueio regional é realizado para garantir analgesia trans e pós operatória, uma vez que a toracotomia é um dos procedimentos cirúrgicos que possui maior potencial álgico. Para realização do bloqueio anestésico dos nervos intercostais, é necessário introduzir a agulha no espaço intercostal no sentido dorso-ventral até que encoste na borda caudal da costela, e então o anestésico local deve ser injetado, tal procedimento deve ser realizado de dois a três espaços intercostais craniais e caudais da região de incisão. Objetivos: Tem-se como objetivo orientar estudantes e profissionais da área quanto aos benefícios da anestesia locorregional e relatar o caso de uma cadela, castrada, raça yorkshire, 2 anos, comportamento dócil, a qual apresentou episódios de cianose, dispnéia, tosse e hipertermia, principalmente em momentos de excitabilidade, com suspeita de persistência de ducto arterioso (PDA). Material e Métodos: O material foi desenvolvido a partir de revisões bibliográficas e descrição de caso clínico, baseando-se no estudo do tipo observacional descritivo. Resultados: Paciente encaminhada ao cardiologista, solicitado ecodopplercardiograma e instituído um tratamento farmacológico temporário. Em laudo ecocardiográfico constou aumento de ventrículo esquerdo, escape de valva mitral sem repercussão hemodinâmica, e outros aspectos compatíveis com canal arterial do tipo small size. Indicada cirurgia para correção do PDA, adotando-se a técnica de anestesia parcial intravenosa associada ao bloqueio intercostal. Conclusão: A abordagem anestésica no caso relatado garantiu controle analgésico transoperatório e conforto no pós operatório para paciente em questão, portanto, conclui-se que foi adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leitão, Juliana Rodrigues, Larissa Gomes Silva, Bruno Watanabe Minto, and Paola Castro Moraes. "REINTERVENÇÃO CIRÚRGICA DE HÉRNIA PERINEAL COM ENCARCERAMENTO DA VESÍCULA URINÁRIA EM CADELA: RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1853.

Full text
Abstract:
Introdução: O emprego da cistopexia no tratamento de hérnia perineal têm sido sugerido com intuito de diminuir a pressão sobre o diafragma pélvico, e consequentemente, prevenir o risco de recidiva. Objetivos: Objetivou-se relatar um caso de recidiva de hérnia perineal unilateral com encarceramento de vesícula urinária e descrever a técnica cirúrgica utilizada. Materiais e métodos: Uma cadela, sem raça definida, com doze anos de idade, 4,4 kg, foi atendida no Hospital Veterinário com histórico de trauma automobilístico há cinco anos, e consequente paraplegia devido à fratura em coluna toracolombar. Há um mês havia passado por herniorrafia em colega, com recidiva da herniação. Retenção urinária e cistite recorrente eram os sinais clínicos. Ao exame físico, a paciente apresentava um aumento de volume em região perineal esquerda de consistência macia, e durante a palpação, havia eliminação de urina. O diagnóstico clínico de hérnia perineal com encarceramento da vesícula urinária foi confirmado por meio de ultrassonografia, onde foi possível observar parte da vesícula urinária no aumento de volume perineal. O planejamento cirúrgico envolveu a exploração intra-abdominal para redução do conteúdo herniário e cistopexia à parede abdominal esquerda. A abordagem perineal à hérnia, por meio de incisão cutânea curva, estendeu-se da base da cauda em direção ao tubérculo isquiático. Devido a significativa atrofia muscular e fibrose da intervenção passada, foi difícil identificar as estruturas que compõem o diafragma pélvico, porém, as suturas de reforço foram realizadas em padrão "bolsa de fumo", utilizando fio nylon n°0. Resultados: No pós-operatório imediato, já urinava normalmente. Após dez dias a paciente veio a óbito por complicações sistêmicas decorrentes de hepatopatia. Conclusão: Conclui-se que a cistopexia concomitante à herniorrafia são possíveis alternativas para um resultado pós-cirúrgico satisfatório de hérnias perineais com encarceramento de vesícula urinária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Beralto, André Luiz Clemente, Helder Konrad de Melo, Caroline Mahlmann, Lara de Siqueira Rodrigues, and Isabella Soares da Costa dos Santos. "Miocardiopatia grave e interrupção gestacional: um relato de abortamento previsto em lei em razão de risco à vida materna." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130270.

Full text
Abstract:
Introdução: Os mecanismos fisiopatológicos da miocardiopatia periparto ainda não são totalmente definidos, apesar de já haver forte associação com pré-eclâmpsia e com os produtos de degradação da prolactina, que induzem o quadro. O aborto, salvo situações como o risco de vida materna, é proibido no país, sendo tratado como grave problema de saúde pública e social. Objetivos: Relatar experiência de abortamento terapêutico em multípara com disfunção biventricular importante em razão de miocardiopatia periparto em gestação prévia. Materiais e Métodos: Relato de caso baseado em coleta de dados de prontuário de paciente acompanhada em maternidade da baixada fluminense, na Unidade de Terapia Intensiva materna. Resultados: G.E.N.S., 23 anos, multípara (G4PC3), 16 semanas de gestação, acometida por miocardiopatia periparto em gestação prévia, com grave disfunção biventricular residual e trombo ventricular em uso de terapia anticoagulante. Possuía classe funcional II de base pela New York Heart Association (NYHA II), aguardando transplante cardíaco. Chegou no serviço de emergência com piora de classe funcional de três dias de evolução e sintomas em repouso (NYHA IV). Ecocardiograma realizado na internação confirmou os achados dos exames prévios. Ao ecocardiograma, revelou-se disfunção contrátil importante de ventrículo direito (VD), imagem de trombo em região apical de VD e disfunção grave em ventrículo esquerdo por hipocinesia difusa. Em terapia plena para insuficiência cardíaca, equilibrada do ponto de visto hídrico e hemodinâmica. Foi realizada discussão multidisciplinar do caso. Por possuir cardiopatia com risco IV, pela Organização Mundial de Saúde, e risco extremamente alto de mortalidade e morbidade maternas, foi contraindicada a continuidade da gestação. Foi proposto a paciente e familiares a interrupção da gestação, seguida de implementação de método contraceptivo definitivo. Foi encaminhada ao serviço de pré-parto, iniciada indução com misoprostol 400 microgramas/dia, e na segunda dose terapêutica (16 de março), foi expelido feto morto com 116 g, com placenta fragmentada em seguida. Em 17 de março, ultrassonografia transvaginal revelou endométrio de 24 mm. A winter curetagem foi indicada no mesmo dia. A laqueadura tubária vídeo-laparoscópica foi realizada em 19 de março, com o período pós-operatório sem intercorrências. Recebeu alta, sendo encaminhada para acompanhamento cardiológico especializado. Conclusão: Relatamos um caso de aborto terapêutico por risco de vida materno, que é previsto em lei no Brasil, seguido de laqueadura tubária. Ressaltamos a importância do diagnóstico preciso da cardiopatia, da necessidade de investimento em planejamento familiar no sistema público de saúde, do aconselhamento a paciente cardiopata e seus familiares, do manejo adequado de intercorrências e da necessidade de prosseguir com as medidas necessárias à preservação da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Nicoly Ferreira, Adriano Antônio Dos Anjos Lima Filha, Ana Carolina Medeiros Andrade, Júlia Diniz De Souza, and Maria Do Socorro Viana Silva De Sá. "ASPECTOS IMUNOLÓGICOS DA ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA MEDIADA POR IGE." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/983.

Full text
Abstract:
Introdução: A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma hipersensibilidade alimentar documentada, majoritariamente, como tipo I (IgE mediada) pela classificação de Gell e Coombs que aborda reações mediadas pelo sistema imune inato e pelo adaptativo. No Brasil, estudos demonstram que crianças com sintomas gastroenterológicos e suspeita de APLV têm prevalência de 5,4% e incidência de 2,2%, sendo essa a alergia alimentar mais comum abaixo de quatro anos de idade. Objetivo: Analisar publicações que abordam os aspectos imunológicos da hipersensibilidade ao leite de vaca mediada por IgE. Material e metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada em março de 2021. Para a obtenção dos artigos científicos foi feito um cruzamento de informações advindas das bases de dados Pubmed, Uptodate, LILACS e MEDLINE. Adotou-se os seguintes critérios inclusivos: artigos de revisão sistemática e que foram publicados nos últimos 5 anos (2016-2021). Resultados: As reações alérgicas agudas comumente são respostas imunológicas IgE mediadas - relacionadas a um ou mais alérgenos presentes na composição proteica do leite bovino - sendo mais toleradas a partir dos três anos de idade. Entre os alérgenos, têm-se subtipos da caseína (alfa, beta e kappa), que compõe cerca de 80% do material proteico, e do soro do leite destacando os subtipos BLG (beta-lactoglobulina) e ALA (alfa-lactalbumina). Essas reações variam de sintomas leves a anafilaxia e acontecem até duas horas após exposição ao alérgeno a partir do lançamento de mediadores inflamatórios nos tecidos celulares - sendo a pele o local mais comumente acometido, além de recorrentes manifestações gastrointestinais. Conclusão: Uma vez que não há um único teste ou uma exata combinação de exames capazes de diagnosticar o quadro de APLV, apesar do destaque atribuído ao Teste de Provocação Oral (TPO), é necessária uma avaliação individualizada do paciente com sintomas para essa condição clínica. Deve-se realizar um planejamento nutricional que substitua os lacticínios e apenas reinseri-los na dieta em um momento oportuno, levando em consideração que essa condição tende a ser mais tolerada na idade escolar. Além disso, é essencial a orientação para o uso de epinefrina auto injetável, de modo a evitar reações anafiláticas graves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography