To see the other types of publications on this topic, follow the link: Asistência ao paciente - Planejamento.

Journal articles on the topic 'Asistência ao paciente - Planejamento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Asistência ao paciente - Planejamento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Faro, Ana Cristina Mancussi e., and Zilda dos Santos Lima. "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE TETÂNICO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA." Revista da Escola de Enfermagem da USP 23, no. 1 (April 1989): 49–65. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234198902300100049.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Suzuki, Vanessa Ferraz, Elenice Valentim Carmona, and Maria Helena Melo Lima. "Planejamento da alta hospitalar do paciente diabético: construção de uma proposta." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, no. 2 (April 2011): 527–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000200032.

Full text
Abstract:
As complicações agudas e crônicas enfrentadas pelo paciente diabético e sua família após a alta hospitalar podem ser consequência de deficiências no processo educativo ao longo da hospitalização e do preparo formal para alta. O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de planejamento da alta hospitalar do paciente diabético adulto. Foi realizada revisão de literatura sobre alta hospitalar da clientela em questão, selecionando-se artigos publicados de 2004 a fevereiro de 2009. Considerando a literatura, foi desenvolvido um impresso para nortear o planejamento da alta. Este abrange informações a serem colhidas e trabalhadas junto ao cliente, ao longo dos primeiros quatro dias de internação, considerando as necessidades individuais e o Autocontrole ineficaz da saúde. A alta precisa estar inserida no Processo de Enfermagem, uma vez que o enfermeiro tem papel fundamental na identificação das necessidades do paciente e família. O impresso auxilia a identificação das necessidades do cliente e das ações realizadas pela equipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gentil, Rosana Chami. "Aspectos históricos e organizacionais da remoção aeromédica: a dinâmica da assistência de enfermagem." Revista da Escola de Enfermagem da USP 31, no. 3 (December 1997): 452–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341997000300008.

Full text
Abstract:
A dinâmica da assistência de enfermagem na Remoção Aeromédica (RAM), baseia-se no planejamento do Serviço de Remoção Aeromédica (SRA), que abrange a estrutura organizacional do serviço, fluxograma da solicitação da RAM e comunicação, planejamento físico da aeronave e a dinâmica da assistência ao paciente aerorremovido. O estudo apresenta uma retrospectiva histórica da RAM e a sistematização da assistência de enfermagem, utilizando uma proposta de relatório de enfermagem a ser usado durante a remoção do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Débora Cristina Leitão dos, Marcelle Miranda da Silva, Marléa Chagas Moreira, Karen Gisela Moraes Zepeda, and Rafael Barroso Gaspar. "Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica." Acta Paulista de Enfermagem 30, no. 3 (May 2017): 295–300. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700045.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Analisar o entendimento dos profissionais de saúde acerca da assistência ao paciente em cuidados ao fim da vida na unidade de terapia intensiva (UTI) oncológica, e discutir os objetivos que buscam alcançar ao planejar a assistência na perspectiva dos cuidados paliativos. Métodos Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado na UTI adulto de um Hospital do Câncer. Participaram do estudo 25 profissionais: 12 enfermeiros, oito médicos, dois nutricionistas e três fisioterapeutas. Respeitou-se o critério de inclusão: estar atuando no setor por tempo maior ou igual a um ano. Foram excluídos profissionais de férias e de licença médica durante o período de coleta de dados, que transcorreu entre dezembro de 2015 a maio de 2016. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática, seguindo as etapas: pré-análise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados As três categorias abrangem particularidades contextuais pela gravidade dos casos, fases da doença e tratamentos, terminalidade da vida, medicalização e dificuldades gerenciais. Entretanto, evidenciou-se a necessidade de promover conforto, atender a família, e investir na integração dos cuidados paliativos e críticos. Conclusão O planejamento assistencial na perspectiva dos cuidados paliativos no contexto é incipiente; elencam-se desafios para a prática e preocupa-se em humanizar a assistência. Sugere-se o modelo interconsultivo para integração das especialidades, mediante características institucionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Thelma Leite de, Ana Cristina Mancussi e. Faro, and María Teresa Cicero Laganá. "TEMPERATURA CORPORAL: PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA VERIFICAÇÃO DA TEMPERATURA; NO ATENDIMENTO DA FEBRE E DA HIPERTERMIA MALIGNA." Revista da Escola de Enfermagem da USP 26, no. 3 (December 1992): 315–24. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199202600300315.

Full text
Abstract:
O presente estudo aborda o planejamento da assistência de enfermagem na verificação da temperatura, na escolha do instrumento de medida; no atendimento ao paciente com febre e com hipertermia maligna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Macêdo, Térsia Cristina Silva, Camila de Carvalho Almança Lopes, Fabiana Santos Gonçalves, Erick Rene Cerda-Rizo, Brenda Lisseth Pineda Mancia, and Morgana Guilherme de Castro Silverio. "Substituição de sistema de retenção barra-clipe por Equator em overdenture sobre implante." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 19, 2021): e38710111829. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11829.

Full text
Abstract:
A reabilitação oral de um paciente desdentado total requer atenção para sua correta avaliação, criterioso planejamento e realização adequada desse planejamento. O presente trabalho relata caso de substituição de sistema de retenção barra-clipe pelo sistema Equator de uma overdenture inferior. Paciente do sexo feminino, 70 anos de idade, compareceu ao projeto de extensão “Overdenture para desdentados totais na geriatria”, queixando-se de um volume lingual grande da sua prótese inferior, dificultando sua alimentação e fonética e de fraturas sucessivas dessa prótese. O exame clínico intraoral revelou a presença de prótese total superior e overdenture inferior com o sistema de retenção barra-clipe, em que a posição espacial da barra estava inadequada e invadia o espaço da língua. Foi planejado a confecção de novas próteses e a substituição do sistema de retenção barra-clipe por um sistema independente. Ao levar o modelo de gesso inferior no delineador foi possível verificar que havia discrepância da inclinação dos implantes maior que 14º, selecionando-se assim o sistema Equator, o qual permite a captura de implantes com até 30º de discrepância. Este caso evidencia a necessidade de um planejamento reverso para a realização das cirurgias de implantes, de forma que um correto sistema de retenção seja escolhido ainda durante planejamento e a etapa cirúrgica seja executada de maneira a atender esse planejamento. Após a colocação das novas próteses e do novo sistema de retenção a paciente relatou melhora significativa na alimentação e fonética, bem como da estética das próteses, gerando bem estar físico, psíquico e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moraes, Poliana Rodrigues. "Solução estética após falha de planejamento protético – Relato de Caso." Odonto 25, no. 49 (August 16, 2018): 29. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v25n49p17-22.

Full text
Abstract:
A manutenção de uma auto imagem positiva tem relação direta a dentição do indivíduo. A utilização de próteses sejam elas parciais ou totais, tem papel fundamental tanto na saúde oral, quanto na saúde sistêmica do paciente. O restabelecimento da função oclusal, a preservação de estruturas orais remanescentes dependem diretamente de um planejamento protético rigoroso. A satisfação do paciente é fator determinante do sucesso ou insucesso de uma reabilitação protética, bem como o restabelecimento do bem-estar físico, mental e social. Paciente sexo feminino, 32 anos, relata insatisfação estética 120 dias após reabilitação estética com prótese parcial removível. A oroscopia observou-se, inclinação para distal dos elementos 12 e 21 bem como excesso de material restaurador. Observou-se ainda lesão séssil de cor avermelhada em gengiva inserida na região do elemento 11 (ausente), bordas delimitadas, apresentando dor provocada ao toque, sem sangramento e de surgimento a aproximadamente 12 meses, sendo anterior a instalação da PPR. Realizado biópsia excisional, com histopatologia compatível ao granuloma. Tratamento endodôntico do elemento 21. Remoção de carie dos elementos acometidos, inclusive pilar protético. Faceta direta em Resina Fotopolimerizável nos elementos 12 e 21. Recuperação da estética dentaria e saúde dos tecidos de suporte. O objetivo do presente está em destacar aspectos relacionados à falhas de PPR se não corretamente diagnosticadas, avaliadas e prevenidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Faeda, Alessandra, and Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon. "Assistência de enfermagem a um paciente portador de Diabetes Mellitus." Revista Brasileira de Enfermagem 59, no. 6 (December 2006): 818–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672006000600019.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num Centro de Saúde, do Distrito Federal, com o propósito de relatar a Assistência de Enfermagem a um paciente com Diabetes Mellitus. Para desenvolver este estudo foi aplicado o Processo de Enfermagem, nas etapas: Coleta de Dados; Diagnósticos de Enfermagem; Planejamento; Intervenções e Avaliação da Assistência proporcionada. Os Diagnósticos encontrados foram: Controle Ineficaz do Regime Terapêutico; Adaptação prejudicada; Imagem Corporal perturbada e Risco para Integridade da Pele Prejudicada. O Planejamento da Assistência de enfermagem visou principalmente contribuir para a adesão ao tratamento e diminuir riscos potenciais, fazendo uso da educação para saúde. Com a interação e o uso da comunicação terapêutica, observou-se uma pequena mudança nos hábitos de vida do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pulino, Bianca de Fatima Borim, Raphael Capelli Guerra, Gabriel Cunha Collini, Rogério Margonar, Francisco de Assis Mollo Júnior, Luiz Antônio Borelli Barros, and Eduardo Hochuli-Vieira. "Uso do guia multifuncional para ganho de previsibilidade em protocolo de carga imediata inferior sobre implantes." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 4, 2021): e1110817021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17021.

Full text
Abstract:
O tratamento com implantes dentários tem evoluído significativamente desde a década de 70 até os dias atuais, tanto na questão de planejamento quanto na bioengenharia e tratamento da superfície desses implantes, com o objetivo de tornar o tratamento mais eficaz. Atualmente o uso de implantes imediatos tem sido cada vez mais estudado pelos pesquisadores e utilizado para a reabilitação oral dos pacientes. A literatura nos mostra que a inserção imediata de implantes dentários pós-extração é um tipo de tratamento com altas taxas de sucesso, possibilitando ao paciente ser submetido a apenas uma cirurgia, retorno à função mastigatória e estética mais rápidas. Para isso são necessários planejamento correto e seleção adequada do paciente para o sucesso do tratamento, levando em consideração a condição óssea e periodontal. O objetivo deste estudo é discorrer sobre o planejamento da reabilitação oral de uma paciente que foi submetida da extração dentária total dos dentes inferiores, instalação de 4 implantes dentários imediatos e confecção de uma prótese total com carga imediata do tipo protocolo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Apolonio, Fabianni Magalhães, Darius Nakai do Rego Barros, Rodrigo Marochio Pavane, Julia Lima, and Mario Ferreira Filho. "Reabilitação oral com implantes em paciente transplantado imunossuprimido: relato de caso clínico." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 8 (August 3, 2021): e8388. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e8388.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever um caso clínico de reabilitação oral em paciente transplantado imunossuprimido. Detalhamentos de caso: Paciente do gênero masculino, 58 anos de idade, transplantado hepático e hipertenso, buscou tratamento reabilitador com a queixa de insatisfação estética e funcional da maxila e mandíbula. O paciente fazia uso do imunossupressor de manutenção tacrolimus, e possuía baixas taxas de dosagem da medicação e quantidade de leucócitos normal. Após avaliação clínico/radiográfica, foram planejados 6 implantes em maxila, para confecção de prótese protocolo superior e 3 implantes em mandíbula, para reabilitação de espaços edêntulos intercalados. Com o objetivo de reduzir as complicações cirúrgicas, aumentar a previsibilidade do caso e dar maior segurança ao paciente, optou-se pela realização de cirurgia guiada com implante cônico. Considerações finais: É possível considerar através deste trabalho que um planejamento seguro, envolvendo uma boa anamnese, análise de exames laboratoriais, medicação pré-operatória e planejamento cirúrgico-reabilitador adequado são a chave para um tratamento de sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Sousa, Ingrid Aquino Moreira de, Ramisse Moreira de Albuquerque, Ingrid Patrícia de Moraes Lima, Sarah Freitas Araújo, Thais Aquino Moreira de Sousa, and Emerson Filipe de Carvalho Nogueira. "Aspectos peculiares do traumatismo facial no idoso: Relato de caso." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 21, 2021): e27810716385. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16385.

Full text
Abstract:
Este caso clínico relata tratamento cirúrgico em paciente idosa desdentada bimaxilar após trauma em terço inferior de face. A paciente compareceu a emergência do Hospital de Fraturas, Recife – PE com queixa de dor em face após queda da própria altura. Ao exame radiográfico, constatou-se fratura mandibular bilateral. O planejamento do tratamento foi realizado levando em consideração alguns fatores importantes para o sucesso terapêutico, como uso de medicamentos, presença de doenças crônicas e alterações fisiológicas e anatômicas. Após o diagnóstico e correto planejamento, foi realizada a fixação dos cotos ósseos com 2 miniplaca do sistema 2.0. A paciente evoluiu bem, sem queixas, sem parestesia ou paralisia, e a radiografia pós-operatória demonstrou boa redução das fraturas. Dessa forma, conclui-se que o tratamento dos traumas em pacientes idosos pode ser através de métodos conservadores ou de técnicas mais complexas e invasivas, levando-se sempre em consideração o caso particular do paciente, visando suas necessidades e implicações específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Falchetti, Ana Carolina Brunatto, Karine Mattos, Sabrina Da Silva, and Greisse Silveira Maissiat. "The systematization nursing care in practice nurses in mental health: integrative review / A sistematização da assistência de enfermagem na prática do enfermeiro em saúde mental: revisão integrativa." Revista de Enfermagem da UFPI 3, no. 2 (July 18, 2014): 92. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v3i2.1559.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na prática do enfermeiro em saúde mental. Metodologia: O presente estudo caracteriza-se por uma Revisão Integrativa da literatura científica, a coleta dos dados foi nos meses de abril a junho de 2013, aceitaram-se publicações indexadas nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, sendo analisado 6 estudos. Resultados: As principais temáticas abordadas nos estudos analisados foram o processo da SAE no atendimento ao paciente em crise de abstinência alcóolica, no serviço de emergência. A dinâmica de cuidado em um caso isolado de anorexia nervosa. A utilização da SAE para facilitar um processo grupal de terapia em pacientes com ansiedade, promovendo a organização do trabalho. Além disso, outros estudos abordaram em sua temática a SAE, mas não como objeto principal. Conclusão: A enfermagem perpassa por um processo de transformação, desde o início e a construção de suas teorias vem crescendo o interesse dos profissionais da área, pela padronização dos conhecimentos e das ações. Logo, a saúde mental é um campo em que a enfermagem percorre timidamente, entre um espaço e outro que é aberto tenta-se mostrar que o conhecimento deste, pode favorecer e contribuir para o atendimento nas outras áreas.Descritores: asistência de enfermagem; saúde mental; revisão integrativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Rummenigg Augusto Rosendo da, Luis Ferreira de Almeida Neto, Karolina Pires Marcelino, Luana Costa Lopes Cardoso, Euler Maciel Dantas, Gustavo Augusto Seabra Barbosa, Felipe Carvalho de Macêdo, and André Luiz Marinho Falcão Gondim. "Osteotomia segmentar da maxila em área estética para viabilizar reabilitação com implantes dentários: relato de caso." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 30, 2020): e594997525. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7525.

Full text
Abstract:
Atualmente o sucesso das reabilitações com implantes tem despertado nos pacientes o interesse e a esperança de sorrir novamente após terem sido submetidos a exodontias no passado, e pelo fato da não adaptação ao uso de próteses dentárias convencionais por muito tempo. O procedimento de osteotomia segmentar da maxila é uma proposta de tratamento viável para pacientes que apresentam diminuição da dimensão vertical anterior da maxila, devido ao processo reabsortivo crônico na região, possibilitando a reabilitação implantossuportada de forma mais satisfatória. Diante da necessidade de se corrigir as discrepâncias maxilares em um único tempo cirúrgico, alguns aspectos devem ser levados em consideração, como: seleção do paciente, planejamento cirúrgico e protético e a determinação de um tipo de tratamento mais previsível, dentro das perspectivas do paciente. O objetivo desse trabalho é relatar um caso clínico de uma paciente submetida a osteotomia segmentar em bloco da região anterior da maxila, prévia a reabilitação implantossuportada. Paciente do sexo feminino procurou o serviço queixando-se de desconforto por usar prótese dentária há muito tempo. Ao exame clínico e imaginológico inicial foi constatada a necessidade de aumentar a altura óssea da região anterior da maxila. Foi proposto para o caso a realização de uma osteotomia segmentar da região anterior da maxila para ganho de altura óssea na região que permitiu uma reabilitação funcional e estética para a paciente. Com este caso pode-se concluir que o procedimento osteotomia segmentar em bloco da região anterior da maxila para correção estética é eficaz e demanda um planejamento adequado para que se obtenha resultados estéticos satisfatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Guerrero, Giselle Patrícia, Márcia Maria Fontão Zago, Namie Okino Sawada, and Maria Helena Pinto. "Relação entre espiritualidade e câncer: perspectiva do paciente." Revista Brasileira de Enfermagem 64, no. 1 (February 2011): 53–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672011000100008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: compreender a relação entre espiritualidade e o câncer na perspectiva de pacientes oncológicos. MÉTODO: estudo qualitativo com participação de quatorze pacientes com câncer em tratamento quimioterápico e analisado segundo a análise de conteúdo temática indutiva. RESULTADOS: os relatos foram organizados em três categorias: a descoberta do câncer, a fé como enfrentamento ao câncer, a busca pela cura do câncer. Compreendeu-se que o paciente oncológico busca a espiritualidade como forma de enfrentamento da doença, com a finalidade de minimizar o sofrimento ou obter maior esperança de cura com o tratamento. CONSIDERAÇÃO FINAL: o tema central "o câncer amedronta e a espiritualidade renova" demonstra a importância do reconhecimento da espiritualidade como estratégia de enfrentamento no planejamento da assistência ao paciente oncológico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Silva, Wendy Larissa Costa, Maíra Gonçalves De Melo, Neuza Alves Cardoso, Ana Cléo Borges Maia, Antonio Carlos dos Santos Firmiano, Larissa dos Santos Matos, Aline Priscila Rodrigues Mineiro, Kleyton dos Santos Tavares, Safira Rayme Albuquerque Costa, and Alexia Eduarda Pantoja Da Costa. "Assistência de enfermagem prestada ao paciente estomizado no período perioperatório." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 5 (May 30, 2021): e7450. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7450.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar em literaturas científicas as intervenções de enfermagem prestadas ao paciente estomizado no período perioperatório. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando artigos originais e de revisão, em português, publicados entre 2015 a 2020, obtidos através de coletas nas seguintes bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e ACERVO+ no período de janeiro a junho de 2020. Resultados: Observou-se que os pacientes estomizados necessitam de informações a respeito dos cuidados físicos, psicológicos e socias. Sendo assim, o enfermeiro entra como ferramenta essencial no planejamento da assistência desses pacientes, que inclui os cuidados desde o diagnóstico (fase pré-operatória) até a preparação para a alta hospitalar (fase pós-operatória). Considerações finais: Então se faz necessária à elaboração de novas pesquisas que abordem a efetividade desses cuidados prestados ao paciente estomizado, visando o aprimorando do conhecimento que influencia diretamente em uma prática adequada no atendimento pré, trans e pós-operatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Trindade, Bruno Machado, and Tarcisio Passos Ribeiro de Campos. "Sistema computacional para dosimetria de nêutrons e fótons baseado em métodos estocásticos aplicado a radioterapia e radiologia." Radiologia Brasileira 44, no. 2 (April 2011): 109–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842011000200011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este artigo mostra um procedimento de conversão de imagens de tomografia computadorizada ou de ressonância magnética em modelo de voxels tridimensional para fim de dosimetria. Este modelo é uma representação personalizada do paciente que pode ser usado na simulação, via código MCNP (Monte Carlo N-Particle), de transporte de partículas nucleares, reproduzindo o processo estocástico de interação de partículas nucleares com os tecidos humanos. MATERIAIS E MÉTODOS: O sistema computacional desenvolvido, denominado SISCODES, é uma ferramenta para planejamento computacional tridimensional de tratamentos radioterápicos ou procedimentos radiológicos. Partindo de imagens tomográficas do paciente, o plano de tratamento é modelado e simulado. São então mostradas as doses absorvidas, por meio de curvas de isodoses superpostas ao modelo. O SISCODES acopla o modelo tridimensional ao código MCNP5, que simula o protocolo de exposição à radiação ionizante. RESULTADOS: O SISCODES vem sendo utilizado no grupo de pesquisa NRI/CNPq na criação de modelos de voxels antropomórficos e antropométricos que são acoplados ao código MCNP para modelar braquiterapias e teleterapias aplicadas a tumores em pulmões, pelve, coluna, cabeça, pescoço, e outros. Os módulos atualmente desenvolvidos no SISCODES são apresentados junto com casos exemplos de planejamento radioterápico. CONCLUSÃO: O SISCODES provê de maneira rápida a criação de modelos de voxels personalizados de qualquer paciente que podem ser usados em simulações por códigos estocásticos tipo MCNP. A combinação da simulação via MCNP com um modelo personalizado do paciente traz grandes melhorias na dosimetria de tratamentos radioterápicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

De Leon Rodrigues, Ricardo Bidart, Eva Aguiar Almeida Campos Castro Torriani, Giuliano Omizzolo Giacomini, Gustavo Nogara Dotto, and Gabriela Salatino Liedke. "ULTRA Tomografia Computadorizada Multidetectores com ultra baixa dose de radiação e impressão 3D como auxiliares para cirurgia guiada em implantodontia." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 25, no. 2 (June 2, 2021): 241–46. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v25i2.9579.

Full text
Abstract:
Objetivo: relatar um caso clínico de reabilitação com implante dentário imediato realizado utilizando Tomografia Computadorizada Multidetectores (TCMD) com ultra baixa dose de radiação, software de código aberto para manipulação das imagens e impressão 3D de baixo custo do guia cirúrgico. Relato de caso: paciente, sexo masculino, 50 anos de idade, foi avaliado clinicamente relatando dor na região do dente 45, com suspeita de fratura radicular. Como complemento ao exame clínico, o paciente realizou TCMD com ultra baixa dose de radiação para avaliar a condição dentária e do tecido ósseo adjacente. Tendo sido diagnosticada fratura radicular vertical, procedeu-se ao planejamento virtual do implante e à confecção do guia cirúrgico. As imagens em formato DICOM da TCMD foram convertidas para formato STL (Stereolithography) para manipulação e confecção do guia cirúrgico virtual. Esse guia foi impresso em PLA (poliácido láctico) utilizando impressora 3D pelo método FDM (Fusão e Deposição de Material). Após a exodontia atraumática, o guia cirúrgico foi posicionado nos dentes adjacentes e o implante foi inserido. Clinicamente, o paciente encontra-se assintomático, o implante sem sinais clínicos de inflamação e a prótese em função. Uma segunda tomografia do paciente permitiu comparar de forma tridimensional a posição final do implante e o planejamento virtual, que se mostraram equivalentes. Considerações finais: a impressão 3D em PLA mostrou-se uma solução com custo acessível para a produção de guias cirúrgicos, fornecendo previsibilidade e segurança ao implantodontista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rapôso, Gabriela Fontan Britto, Isabelle Costa de Almeida Perciano, Aleska Dias Vanderlei, and Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani. "Reabilitação bucal de sequela de lesão central de células gigantes em paciente pediátrico: relato de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 15 (October 7, 2019): e1270. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1270.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Apresentar o relato de um caso de reabilitação bucal de uma sequela de lesão central de células gigantes em paciente pediátrico, dada a escassez literária sobre o tema e sua importância no planejamento da reabilitação bucal para os profissionais da área da saúde. Detalhamento do caso: Acompanhamento do planejamento e confecção de uma prótese parcial removível provisória. Discussão: Em pacientes pediátricos esperam-se prejuízos estéticos, fonéticos e mastigatórios acentuados do edentulismo; estes podem ser amenizados ou extinguidos com a adesão ao tratamento protético e colaboração do paciente e seu responsável. Considerações finais: Dada a natureza do desenvolvimento infantil, periodicamente deverão ser realizados ajustes ou substituições protéticas de acordo com o crescimento. Tratamentos definitivos como implantes ou próteses definitivas deverão aguardar até a fase adulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Rita de Cássia Velozo da, and Enêde Andrade da Cruz. "Planejamento da assistência de enfermagem ao paciente com câncer: reflexão teórica sobre as dimensões sociais." Escola Anna Nery 15, no. 1 (March 2011): 180–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452011000100025.

Full text
Abstract:
Artigo de reflexão que enfoca as dimensões sociais envolvidas no planejamento da assistência de enfermagem ao paciente com câncer, utilizando como base conceitos da Teoria das Representações Sociais. O câncer traz uma série de implicações que interferem na saúde do indivíduo, gerando repercussões não só orgânicas, mas também afetivas, emocionais e sociais. Nessa perspectiva, as autoras buscam fornecer uma contribuição à categoria, no sentido de subsidiar discussões sobre o tema, visto que, ao planejar a assistência, a enfermeira determina prioridades, define intervenções, para organizar e orientar as ações assistenciais de sua equipe com vistas aos resultados pretendidos. Essa prática, embasada na assistência humanizada e no respeito ao outro, proporciona o fortalecimento do vínculo enfermeira-paciente-família. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação dessas reflexões e para o reconhecimento das condições e processos de trabalho que exprimam e articulam a relação entre a objetividade da prática e a subjetividade dos profissionais envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mendes, Endrew Pina, Luiza Santos Amorim, and Ângela Guimarães Lessa. "Workflow digital na implantodontia, do planejamento cirúrgico à reabilitação protética: Revisão de Literatura / Digital workflow in implantology, from surgical planning to prosthetic rehabilitation: literature review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 47 (October 28, 2019): 1145–60. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2110.

Full text
Abstract:
O Objetivo deste trabalho visa apresentar o fluxo de trabalho digital na implantodontia, desde o planejamento protético, cirúrgico e posterior reabilitação protética. Foram realizada uma busca na base de dados PubMed, Google Acadêmico e Scielo. O scanner intra-oral possibilita um modelo de trabalho rápido e satisfatório nos mínimos detalhes para uma reabilitação protética sobre implante. A importância do planejamento digital cirúrgico é visar previsibilidade do tratamento, evitando intercorrências e possibilitando ao paciente um pós-operatório seguro. O escaneamento virtual é uma alternativa para substituir a moldagem convencional, evitando erros de moldagem. O modelo digitalizado, o operador tem a possibilidade de fazer planejamentos com implantes associando com a tomografia digital (Cone Beam), transferindo as principais informações do paciente para o planejamento. Com a finalidade de qualificar o trabalho do cirurgião-dentista, o scanner intra-oral elimina etapas do sistema convencional e auxiliando na comunicação com o técnico em prótese dentária através do sistema CAD/CAM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Espíndola-Castro, Luís Felipe, Leonardo Santiago Ortigoza, and Gabriela Queiroz de Melo Monteiro. "ESCANEAMENTO DIGITAL E PROTOTIPAGEM 3D PARA CONFECÇÃO DE LAMINADOS CERÂMICOS: RELATO DE CASO CLÍNICO." Revista Ciência Plural 5, no. 1 (June 5, 2019): 113–23. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2019v5n1id17949.

Full text
Abstract:
Lentes de contato dentais podem ser uma excelente opção para correção de cor, forma, tamanho e posicionamento dental. Entretanto é um tratamento que requer várias etapas laboratoriais com riscos de distorções nas etapas de moldagem e vazamento do modelo. Desta forma, desadaptações dos laminados em boca podem ser frequentes. Objetivo: relatar um caso clínico de nove laminados cerâmicos em que foi empregado o escaneamento digital, troquelização virtual e prototipagem do modelo em 3D. Método: paciente do gênero feminino, 59 anos, buscou atendimento odontológico queixando-se de desproporcionalidade dentária ao sorrir. Ao exame clínico foi observada uma inclinação maxilar que causava aquela desarmonia. Foi proposta a confecção de laminados cerâmicos para compensar a discrepância óssea bem como melhorar forma, contorno e cromia dentária. Após planejamento digital, confecção do enceramento diagnóstico, mock up, e aceita do planejamento por parte da paciente, iniciaram-se os preparos dentários. Finalizada esta etapa, os dentes foram escaneados (Trios 3Shape), troquelizados e prototipados em impressora 3D. O modelo foi encaminhado ao laboratório que confeccionou as peças protéticas em dissilicato de lítio de forma injetada e maquiada. Por fim, foram realizadas as provas secas, úmidas, ajustes necessários e cimentação dos laminados com cimento resinoso fotopolimerizável. Conclusão: a tecnologia empregada se mostrou eficiente na resolução do caso, sendo uma técnica rápida, que causou pouco desconforto à paciente e oportunizou uma boa adaptação dos laminados cerâmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Bispo, Luciano Bonatelli, and Caleb David Willy Moreira Shitsuka. "Uso de implantes angulados na reabilitação oral: planejamento reverso." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 29, no. 2 (November 28, 2017): 174. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v29i2.276.

Full text
Abstract:
A revolução proporcionada pela descoberta do fenômeno da osseointegração trouxe alternativas antes inimagináveis na reabilitação oral. O uso de fixações com diferentes diâmetros, comprimentos, superfícies, conexões e angulações torna a prática clínica extremamente resolutível nas diversas condições clínicas rotineiramente enfrentadas. Nesse contexto, a disponibilidade óssea é que guia o tipo de reabilitação a ser indicada. Muitas vezes, enxertos ósseos e mesmo de tecido conjuntivo, são alternativas necessárias e bastante comuns. No entanto, na tentativa de causar menor morbidade ao paciente, diminuir o tempo clínico e mesmo tornar a reabilitação menos onerosa, implantes angulados proporcionam inúmeras vantagens. Desviar de estruturas anatômicas nobres como nervos e forames, buscar osso em maior quantidade e qualidade, bem como diminuir o tamanho do cantiléver distal, são algumas das indicações favoráveis ao emprego das fixações anguladas. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão sobre os aspectos relacionados ao uso de implantes inclinados, suas indicações e contraindicações mais corriqueiras no consultório odontológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Moreira, Rafaela Henriques, Maria Paula Novaes Camargo Manna, Yuri de Lima Medeiros, Luan Viana Faria, Vitória de Assis Manso Neves, Mariany Gonçalves Pucetti, Ana Flávia de Oliveira Assis, Lúcia Andrea Contin Moreira, and Rafael Barroso Pazinatto. "Fluxo digital no planejamento e execução de reabilitações orais estéticas: Uma revisão de literatura." Research, Society and Development 10, no. 6 (June 9, 2021): e54810616165. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16165.

Full text
Abstract:
A odontologia digital permite que tratamentos reabilitadores sejam realizados de forma virtual. O cirurgião-dentista deve escolher a forma de trabalho, ao inserir ou não o fluxo digital na rotina odontológica, buscando o tratamento mais adequado ao seu paciente. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura sobre o fluxo digital no planejamento e execução das reabilitações orais estéticas. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados LILACS, Pubmed, Scopus e Google Scholar, com as palavras-chave “Odontologia digital” “CAD/CAM” e “Estética dentária”. Foram considerados elegíveis estudos em inglês, português ou espanhol, publicados entre 01/2010 a 04/2021. Os avanços no fluxo de trabalho digital possibilitam o tratamento de maneira relativamente rápida e mais conveniente para o cirurgião-dentista, além de oferecerem maior conforto ao paciente. A tecnologia oferece inúmeras possibilidades aos trabalhos protéticos, com propriedades semelhantes ou superiores aos procedimentos convencionais. Embora seja de custo elevado e demande treinamento para utilização do sistema, os equipamentos se tornaram menos custosos e mais versáteis, facilitando o trabalho do profissional. Assim, com todo o processamento em consultório, do escaneamento à fresagem/impressão 3D, tornou-se possível realizar todo o procedimento restaurador em única sessão. Dessa forma, é interessante inserir a odontologia digital ao consultório odontológico, visto que esta fornece resultados superiores à odontologia analógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

De Souza, Patrícia Maria Barreto Bellot, and Gisella de Carvalho Queluci. "The art of caring for patients with heart failure at hospital discharge: considerations for nursing healthcare practice." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 6, no. 1 (January 28, 2014): 153–67. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.153-167.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: discutir sobre cuidados de enfermagem relatados pelos enfermeiros ao paciente com insuficiência cardíaca à alta hospitalar. MÉTODO: estudo descritivo qualitativo, realizado num hospital universitário, tendo como sujeitos enfermeiros assistenciais. Os dados foram obtidos por entrevistas com enfermeiros. Para análise, utilizado método de análise de conteúdo segundo Bardin, sendo delimitada categoria relacionada à arte de cuidar de enfermagem ao paciente hospitalizado com IC na alta hospitalar. Atendendo Resolução 196/96 do CNS, aprovada pelo Comitê de Ética sob parecer 310/ 11. RESULTADOS: na arte de cuidar destacam-se aspectos sobre terapia farmacológica dos pacientes de IC, orientações sobre sintomas de descompensação da doença, estímulo para autonomia e autocuidado. CONCLUSÃO: a educação à saúde contínua permitirá ao enfermeiro fornecer informações relevantes para estes pacientes, contribuindo para aperfeiçoar o planejamento da assistência de enfermagem, visando mudanças no estilo de vida e minimização de reinternações. DESCRITORES: Cuidados de enfermagem, Insuficiência cardíaca, Alta do paciente, Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

De Moraes Melo Neto, Clóvis Lamartine, Rodrigo Lorenzi Poluha, Silvia Sbeghen Sábio, Juliana Leite Squizatto, and Sérgio Sábio. "Planejamento multidisciplinar para reabilitação oral: um relato de caso de protocolo Bränemark." Journal of Health Sciences 18, no. 2 (May 19, 2016): 98. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n2p98-106.

Full text
Abstract:
<p>A reabilitação oral em pacientes edêntulos é um desafio que a odontologia atual vem tentando superar através de implantes osseointregrados. O fator socioeconômico ainda é uma das causas de maior dificuldade para o tratamento em pacientes edêntulos. No presente relato de caso descreveremos a associação entre projeto de extensão e atendimentos multidisciplinares para a reabilitação de um paciente com baixa condição financeira. Este trabalho relata o caso de um paciente de 55 anos que se queixava de sensibilidade em alguns dentes, desconforto com a prótese removível inferior, dificuldades mastigatórias e fonéticas, assim como, estética insatisfatória. Após avaliação de uma equipe multidisciplinar e posterior discussão com o paciente sobre os possíveis planos de tratamento, realizou-se a exodontia dos dentes inferiores e colocação de cinco implantes. Para reabilitação protética realizou-se a confecção do protocolo Bränemark na arcada inferior que possuía pouco rebordo ósseo e de uma nova prótese total superior. Ao final do tratamento foi evidente a melhora estética e funcional obtida com o tratamento, sendo que o paciente recuperou a autoestima e a vontade de cuidar de sua saúde bucal. A partir desse relato de caso pode-se observar que o protoloco Bränemark é uma indicação viável no tratamento de pacientes edêntulos e com pouco rebordo alveolar por conferir estabilidade a prótese.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Paz, Adriana Aoarecida, and Beatriz Regina Lara dos Santos. "Programas de cuidado de enfermagem domiciliar." Revista Brasileira de Enfermagem 56, no. 5 (October 2003): 538–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672003000500014.

Full text
Abstract:
O cuidado domiciliar é umaestratégia assistencial que enfatiza a autonomia do paciente, bem como o autocuidado no espaço domiciliar. A estratégia envolve planejamento, coordenação e atuação de vários serviços. Este estudo é do tipo descritivo, contemplando uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, sendo identificado duas categorias: programas de cuidado domiciliar e a sistematização do cuidado. O cuidado domiciliar reduz o número de complicações clínicas, rehospitalização e custos hospitalares. Ao se delinear um programa de cuidado domiciliar, os objetivos devem ser estabelecidos com a finalidade de concretizar as mudanças desejadas. O profissional de enfermagem ao sistematizar deve estabelecer vínculo e parceria com o paciente e a família.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Ramantier Moreira Dacttes, and Milton D. Almeida Ferreira Neto. "Planejamento Cirúrgico de Terceiros Molares em Relação com o Canal Mandibular: Revisão de Literatura / Surgical Planning of Third Molars in Relation to the Mandibular Canalus: Literature Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 15, no. 56 (July 31, 2021): 202–13. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3139.

Full text
Abstract:
Resumo: O planejamento cirúrgico em Odontologia consiste na realização de um estudo do caso de forma prévia antes da realização do ato, em que é percebido os sinais e sintomas que o paciente apresenta, elaborando o quadro clínico, juntamente com exames de imagem que auxiliem o diagnóstico do quadro patológico. Objetivo: objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o ato cirúrgico em terceiros molares em relação ao canal mandibular. Material e Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada online, utilizando a ferramenta de busca Google Acadêmico e outras bases de dados eletrônicas, considerando estudos publicados dos anos 2014 a 2019. Revisão de literatura: caso exista indicação para a remoção via ato cirúrgico, é feito um planejamento dessa intervenção, através da clínica e dos exames de imagem que visam antecipar possíveis complicações e riscos durante o procedimento cirúrgico. Considerações finais: O domínio das técnicas cirúrgicas, a realização de uma anamnese completa, um planejamento minucioso, os cuidados durante o ato e o acompanhamento do paciente, constituem elementos imprescindíveis para a minimização de riscos e complicações durante a exodontia dos terceiros molares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Flauzino, VIctor Hugo de Paula, Priscila Gramata da Silva Vitorino, Luana de Oliveira Hernandes, Daiana Moreira Gomes, and Jonas Magno dos Santos Cesário. "Os cuidados de enfermagem no posicionamento anestésico-cirúrgico." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 22, 2021): e34410615358. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15358.

Full text
Abstract:
Uma das preocupações da equipe de enfermagem se refere ao posicionamento do paciente durante a cirurgia, pois os agravos ocasionados pelo posicionamento anestésico-cirúrgico inadequado nas instituições de saúde representam um dos maiores comprometimento à saúde do paciente. O objetivo central do estudo foi descrever os principais cuidados de enfermagem durante o posicionamento anestésico-cirúrgico e mais especificamente, descrever os fatores de riscos para lesão no posicionamento anestésico-cirúrgico. Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem descritiva e qualitativa, que utilizou as bases de dados do Google Acadêmico, BVS (biblioteca virtual em saúde) e da SciELO (Scientific Electronic Library Online). A pesquisa resultou em uma amostra final de 65 artigos, que permitiu compreender melhor o posicionamento cirúrgico adequado. Cabe ao enfermeiro todo o planejamento e implementação da assistência, bem como cuidados específicos destinados ao posicionamento anestésico-cirúrgico ideal. Observou-se que as ações do enfermeiro estão diretamente relacionadas ao gerenciamento da equipe, principalmente técnicos e auxiliares que irão manipular o paciente. Ao ser realizado o posicionamento do paciente na mesa cirúrgica, além de garantir a segurança do paciente, a equipe deverá se certificar que a área cirúrgica esteja bem exposta, com o corpo bem alinhado e que a pressão nos pontos de maior tensão possua proteção adequada. Foi possível observar uma escassez de publicações nacionais a respeito do assunto abordado neste estudo. Uma maior compreensão do tema contribui para mitigar os riscos relacionados ao posicionamento anestésico-cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Cristiane Rodrigues da. "História do Prontuário Médico: Evolução do Prontuário Médico Tradicional ao Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 26, 2021): e28510918031. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18031.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é analisar o que se produziu no campo da história do prontuário médico e sua evolução desde o seu surgimento com o prontuário médico tradicional até os dias atuais com o prontuário eletrônico do paciente (PEP) e a sua implantação e utilização, no período de 2010 a 2019, por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva, identificando na literatura sobre a história do prontuário médico e sua evolução. Utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde, base de dados LILACS, e as bibliotecas eletrônicas SciELO. Os descritores utilizados foram “Análise do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)”; “Pacientes” e “Saúde”. Como resultado pode-se observar que a inovação do Prontuário Médico por meio do PEP está intimamente ligada ao envolvimento dos usuários em seu planejamento para o seu sucesso ou fracasso. Conclui-se que este usuário também se preocupa bastante e tem todo o cuidado com o fato de a informática poder ou não eliminar o contato com o paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Oliveira, Adrielly Silva de, Malom Bhenson Tavares Barbosa, Gustavo Antônio da Silva, Júlio César Bernardino da Silva, Hellenara Lais Alves Batista de Oliveira, Diego Augusto Lopes Oliveira, Lidiane Marinho Silva Barbosa, and Cintia De Carvalho Silva. "PRÁTICAS ASSISTENCIAIS PARA SEGURANÇA DO PACIENTE NO TRANSPORTE INTRA-HOSPITALAR." Revista Ciência Plural 5, no. 3 (November 12, 2019): 103–19. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2019v5n3id18252.

Full text
Abstract:
Introdução: O risco ao paciente durante o transporte pode ser minimizado por meio de um planejamento cuidadoso, qualificação do pessoal responsável pelo transporte e seleção de equipamentos adequados. Dessa forma, possíveis ocorrências podem ser facilmente tratadas se houver uma equipe multiprofissional disponível para administrar qualquer complicação possível durante o procedimento. Objetivo: Elucidar o processo de transporte intra-hospitalar e sua relação com a segurança do paciente. Método: Estudo bibliográfico, descritivo, do tipo revisão integrativa no período de 2008 a 2017, nas bases de dados IBECS, LILACS e BDENF. Analisaram-se os estudos a partir da leitura dos títulos, resumos e dos artigos completos que respondessem o objetivo proposto e as sínteses dos resultados dos 4 artigos selecionados apresentaram-se de forma descritivas em figuras. Consideraram-se as categorias temáticas que emergiram da Técnica de Análise de Conteúdo após a análise dos artigos. Resultados: Observou-se nos estudos selecionados que o transporte do paciente envolve riscos fisiológicos e instabilidade hemodinâmica, sendo necessário medidas de segurança do paciente por meio de um planejamento cuidadoso, qualificação do pessoal e seleção de equipamentos adequados. Conclusões: Recomenda-se a padronização das ações dos profissionais envolvidos no transporte e a previsão e provisão dos equipamentos necessários para monitorização clínica do paciente, minimizando os eventos adversos e obtendo-se a excelência do atendimento e segurança do paciente. Destaca-se a necessidade de novos estudos que implementem novos protocolos assistenciais para a segurança do paciente no transporte intra-hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Melo, Marcia Regina Antonietto Costa, Neide Fávero, Maria Auxiliadora Trevizan, and Miyeko Hayashida. "Expectativa do administrador hospitalar frente as funções administrativas realizadas pelo enfermeiro." Revista Latino-Americana de Enfermagem 4, no. 1 (January 1996): 131–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691996000100012.

Full text
Abstract:
Objetivando averiguara expectativa do administrador hospitalar frente a função administrativa inerente ao enfermeiro, este estudo utilizou-se das funções propostas pela Teoria Neoclássica da Administração: planejamento, organização, direção e controle como referencial teórico, Aplicou-se um instrumento fundamentado em TREVIZAN (1989) a 11 administradores hospitalares. 0s resultados mostraram que estes esperam que as quatro funções sejam realizadas pelos enfermeiros, É de fundamental importância a interação entre estes dois profissionais para o aprimoramento da assistência prestada ao paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Torrati, Fernanda Gaspar, Cristiane França Lisboa Gois, and Rosana Aparecida Spadoti Dantas. "Estratégia no cuidado ao paciente cardíaco cirúrgico: avaliação do senso de coerência." Revista da Escola de Enfermagem da USP 44, no. 3 (September 2010): 739–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342010000300027.

Full text
Abstract:
Senso de coerência é o construto proposto por Antonovsky para avaliar a capacidade do indivíduo de lidar com o estresse. O presente estudo objetiva medir o senso de coerência e avaliar sua relação com variáveis sócio-demográficas e o uso de psicofármacos, em uma amostra de 127 indivíduos internados para realização de cirurgias cardíacas. O senso de coerência desses indivíduos obteve um valor médio de 149,6 (D.P.=24,6), variando de 98 a 191 (intervalo possível de 21 a 203), com valores maiores indicando maior senso de coerência. Participantes do sexo masculino, maiores de 60 anos, casados, e que não faziam uso de psicofármacos no pré-operatório de cirurgias cardíacas indicaram maior senso de coerência, apresentando diferenças estatisticamente significativas para as variáveis sexo e uso de psicofármacos. Os resultados sugerem que pacientes do sexo feminino e mais jovens precisam de maior atenção dos profissionais da enfermagem no planejamento do cuidado perioperatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

NUNES, Denyse Lemos de Sousa, Wemerson Dos Santos FONTES, and Maria Alzete de LIMA. "CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE VÍTIMA DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO." Revista Brasileira de Ciências da Saúde 21, no. 1 (November 23, 2016): 87–96. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.24003.

Full text
Abstract:
Objetivo: Objetivou-se investigar as intervenções de enfermagem aos pacientes com acidente vascular encefálico no âmbito hospitalar. Material e Métodos: Trata-se de revisão da literatura sobre cuidado de enfermagem no cenário hospitalar a vítimas de acidente vascular encefálico. Realizado em junho 2014 em três bases de dados eletrônicas, utilizando os descritores: acidente vascular encefálico, assistência e enfermagem. Foram selecionados oito artigos, publicados entre 2008 e 2013, cujas informações extraídas foram registradas em formulário. Resultados: Os resultados mostram que vários fatores interferem no cuidado de enfermagem a pacientes com acidente vascular encefálico, sendo que a redução da permanência hospitalar do paciente, acompanhada pelo aumento do número de internações de pacientes com a doença e pela redução do quadro de pessoal foram as que obtiveram maior relevância. As principais intervenções de enfermagem foram à reabilitação motora e funcional, administração de medicamentos, monitoramento das funções fisiológicas, planejamento para alta do paciente, cuidado emocional, cuidados para a prevenção de complicações e traumas, triagem na emergência, cuidados com a pele, avaliação de elementos clínicos e neurológicos, cuidados relacionados às atividades de autocuidado, cateterismo urinário, administração de oxigênio nasal, cuidado oral, posicionamento correto do paciente no leito e orientações familiares. Conclusão: apesar da multiplicidade de intervenções postuladas existem pontos de convergência que reiteram importância do cuidado continuado, fortalecimento da autonomia dos sujeitos e busca por referenciais teóricos metodológicos que guiem a assistência. DESCRITORES Acidente Vascular Encefálico. Assistência ao Paciente. Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Faber, Jorge. "Benefício Antecipado: uma nova abordagem para o tratamento com cirurgia ortognática que elimina o preparo ortodôntico convencional." Dental Press Journal of Orthodontics 15, no. 1 (February 2010): 144–57. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512010000100016.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: o tratamento ortodôntico-cirúrgico convencional para correção de deformidades dentofaciais apresenta um elevado tempo de preparo ortodôntico do paciente, que, por vezes, ocasiona uma piora temporária em sua aparência. Isso fundamentou o desenvolvimento de uma nova técnica de tratamento que se destina a solucionar essas dificuldades. OBJETIVOS: apresentar esse novo protocolo, denominado Benefício Antecipado, e ilustrá-lo com um caso clínico. MÉTODOS: as etapas do planejamento são apresentadas e, posteriormente, ilustradas com o tratamento de um paciente portador de uma deformidade de Classe III. Nesse método, após um criterioso planejamento, o aparelho ortodôntico é montado e a cirurgia ortognática é realizada em seguida. CONCLUSÃO: apesar de ambas as técnicas - a tradicional e a de Benefício Antecipado - propiciarem excelentes resultados tanto funcionais quanto estéticos, o novo protocolo permite alcançar melhoras significativas logo ao início do tratamento. Isso é vantajoso, em especial, para os pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Arcuri, Edna Apparecida Moura. "REFLEXÕES SOBRE A RESPONSABILIDADE DO ENFERMEIRO NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS." Revista da Escola de Enfermagem da USP 25, no. 2 (August 1991): 229–37. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199102500200229.

Full text
Abstract:
A autora aborda a responsabilidade do enfermeiro na administração de medicamentos, enfocando a importância do seu conhecimento no assunto e da aplicação sistematizada dos princípios fármaco-dinâmicos, com base no uso de metodologia cientifica definida. .Descreve as fases do <<Processo de Enfermagem» relativas ao levantamento de dados relacionados às drogas e ao cliente/paciente, oferece alguns exemplos de diagnóstico de enfermagem, aborda suscintamente o planejamento e a avaliação de enfermagem e finaliza destacando alguns itens que merecem reflexão e pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lara-Mendes, Sônia T. de O., Camila de Freitas M. Barbosa, Vinícius C. Machado, and Caroline C. Santa-Rosa. "Endodontia Guiada como alternativa para o tratamento de canais severamente calcificados." Dental Press Endodontics 9, no. 1 (March 22, 2019): 15–20. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2545.9.1.015-020.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: a calcificação pulpar é um dos fatores que tornam o tratamento endodôntico desafiador e capaz de comprometer o acesso dos instrumentos e soluções irrigadoras por toda extensão do canal radicular, impossibilitando sua adequada desinfecção. A Endodontia Guiada traz mais previsibilidade e segurança ao tratamento endodôntico nessa situação complexa. Métodos: uma vez constatada calcificação severa com necessidade de intervenção endodôntica, o paciente é encaminhado ao centro radiológico para o planejamento da Endodontia Guiada. Um modelo 3D da arcada a ser tratada é obtido por meio de um scanner de bancada e, posteriormente, transferido para um software de planejamento virtual de implante. A TCFC é adicionada a esse software e ambas são sobrepostas, com base em estruturas visíveis radiograficamente. O software Simplant é programado para projetar uma broca física, utilizada para o acesso endodôntico guiado, sobreposta virtualmente à calcificação do canal radicular. De posse da guia impressa, essa é posicionada na arcada do paciente e o procedimento clínico, executado. Conclusão: a técnica de Endodontia Guiada é rápida, previsível e clinicamente viável. Além disso, pode ser executada por profissionais menos experientes, não necessitando da utilização de microscópio operatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Castro, João Henrique Dayrell, and Marcelo Henrique Stoppa. "PROTOTIPAGEM 3D APLICADA A CIRURGIAS DE IMPLANTES DENTÁRIOS." HOLOS 8 (December 31, 2018): 49–58. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2018.7039.

Full text
Abstract:
A perda dental é um dos grandes problemas da Odontologia. Com os avanços tecnológicos, o implante dentário veio para realizar reposições de dentes extraídos. O uso de impressões 3D trouxe a possibilidade da reprodução das arcadas dentárias de forma fidedigna, graças ao programa InVesalius que processa imagens tomográficas transformando-as em um arquivo capaz de reproduzir por meio de impressão um protótipo dimensionalmente fiel. Com relação ao Odontólogo, a prototipagem ofereceu grandes benefícios, tais como, clareza no planejamento cirúrgico e segurança na execução dos procedimentos, além de permitir ao paciente elucidação prévia do processo, diminuindo inúmeras insatisfações e dúvidas quanto ao tratamento proposto. Aliados às vantagens oferecidas ao dentista e ao paciente, pelo protótipo 3D, o fator custo é de suma importância devido à sua irrelevância quanto ao valor total de um implante dentário frente aos benefícios oferecidos decorrentes do uso da prototipagem 3D. Este trabalho apresenta o processo de geração de um modelo tridimensional por meio do software Invesalius e a impressão deste, com posterior teste de implante dentário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Veríssimo, Aretha Heitor, Juliana Augusta Nascimento de Souza, Taynnah Alves de Oliveira, Alana Ghiotto Gonçalves, Felipe Alexander Caldas Afonso, and Francisco Assis de Souza Júnior. "Reabilitação oral com implante e carga imediata unitária por cirurgia guiada: relato de caso." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 2, 2021): e4810110854. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.10854.

Full text
Abstract:
O edentulismo é um desafio extremamente frequente no dia-a-dia do cirurgião dentista. A busca de soluções funcionais e estéticas para estes casos têm proporcionado diversas inovações no mercado de materiais odontológicos como, por exemplo, os implantes dentais osseointegráveis, próteses, coroas e guias cirúrgicas. O aprimoramento de materiais e métodos em Implantodontia trouxeram possibilidades de intervenção, que por meio do planejamento digital e confecção de guias cirúrgicas 3D, concedem menor tempo de trabalho para assim, ofertar ao paciente maior conforto através de técnicas menos invasivas e cruentas, com a finalidade de reestabelecer a função, estética e condição biopsicossocial do paciente. Este caso clínico visa descrever o planejamento e instalação de implante dentário cone morse imediato (Drive, Neodent®, Curitiba, Brasil) utilizando a técnica com guia cirúrgica 3D (3D Studio – Planejamento Virtual da Face®, Natal- RN, Brasil), planejada através de tomografia computadorizada cone beam analisada através do software Blue Sky Bio LLC (Libertyville, Illinois), além da realização de enxertia com estrutura óssea mineral bovina (Lumina-Bone Fino, Criteria®, SP- São Paulo, Brasil) seguido da confecção de coroa unitária e instalação de carga imediata em área estética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nogueira, Jorge Sá Elias, Ana Cecília Sobrinho Lima, Rebeca Feliciano Silva Rodrigues, Pedro Aleixo Nogueira, Ricardo Roberto de Souza Fonseca, Ana Carolina Carneiro Cardoso, Isabela Braga Valente, Silvio Augusto Fernandes De Menezes, Suelly Maria Mendes Ribeiro, and Doris Kós Bulamarqui De Miranda. "Tratamento cirúrgico de dentes supranumerários na região anterior da maxila em paciente pediátrico: estudo de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 8 (July 9, 2020): e3494. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3494.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar um caso clínico raro de tratamento cirúrgico de três dentes supranumerários na região anterior da maxila em paciente pediátrico. Detalhamento de Caso: Paciente do sexo masculino, 8 anos de idade, compareceu à urgência do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) queixando-se de anormalidade na dentição. Ao exame clínico constatou-se a irrupção dos elementos 11 e 12, um mesiodens na linha média da maxila e a ausência dos elementos 21 e 22. O exame radiográfico evidenciou três elementos supranumerários inclusos, dentre os quais, dois localizavam-se no rebordo alveolar anterior, impedindo a irrupção dos incisivos central e lateral esquerdos. O paciente foi submetido à exames sistêmicos prévios e posteriormente ao tratamento cirúrgico de exodontia dos elementos supranumerários, seguiu sob acompanhamento durante 1 ano apresentando re-erupção dos elementos 21 e 22 e subsequente encaminhamento para a Ortodontia. Considerações finais: Os exames clínicos e radiográficos periódicos são fundamentais para a obtenção do diagnóstico precoce de anomalias dentárias e correto direcionamento no planejamento cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oliveira, Gabriela Santos, Kennia Rodrigues Tassara, Lívia Vieira Simões Ansaloni, Pedro Henrique Ataides De Moraes, Ricardo Ansaloni De Oliveira, and Paulienne Ramos da Silva Matias. "Assistência de enfermagem no trauma raquimedular: uma revisão integrativa da literatura." Revista Eletrônica Acervo Enfermagem 10 (April 13, 2021): e6672. http://dx.doi.org/10.25248/reaenf.e6672.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Compreender e retratar a assistência de enfermagem prestada a pacientes vítimas de trauma raquimedular. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, por meio da análise de pesquisas que abordavam acerca da temática proposta no período de publicações entre 2009 a 2019. Resultados: A revisão demostrou que o enfermeiro se torna protagonista no cuidado ao paciente, atuando frente as necessidades e no planejamento de cuidados específicos e individualizados ao paciente vítima de Trauma Raquimedular (TRM) e a sua família, o que exige do profissional a contínua busca de conhecimento acerca dos três momentos que o paciente enfrenta: o pós-trauma imediato, a hospitalização e a reabilitação. Considerações finais: Torna-se fundamental, portanto, que o profissional de enfermagem busque se atualizar permanentemente, a fim de garantir um melhor plano de cuidados, sendo integralizado e individualizado de acordo com as necessidades do mesmo, lhe assegurando uma melhor adaptação as limitações impostas e a sua reinserção na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pereira, Lara Goulart, Anna Tércia de Azevedo Almeida, Fernanda de Paula Vitor, Gabriela Silva Rangel, Lavínia Ribeiro Tavares, and Ana Cristina Lopes Albricker. "Atresia tricúspide: um relato de caso sobre o desafio do diagnóstico intrauterino." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 7 (July 12, 2021): e7757. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7757.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar um caso sobre atresia tricúspide (AT), cardiopatia congênita cianogênica rara com elevada mortalidade, evidenciando a importância do diagnóstico intrauterino no planejamento de medidas profiláticas e terapêuticas que permitam o aumento da sobrevida dos pacientes. Detalhamento do caso: Trata-se de paciente portador de AT, atualmente com três anos de idade. Cardiopatia foi suspeitada no período intrauterino por ultrassonografia morfológica e ecocardiografia fetal bidimensional com Doppler em cores e confirmada em ecocardiografia pós-natal. Os neonatos com essa cardiopatia apresentam manifestações clínicas precoces e necessitam de intervenção imediata ao nascimento. O manejo inclui parto cesáreo programado, intervenção precoce com prostaglandina E1 e programação de cirurgias paliativas e corretivas. Atualmente, o paciente encontra-se estável e em boa evolução clínica. Considerações finais: O diagnóstico da AT durante o período fetal possibilita redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos portadores devido à intervenção precoce através do parto programado, manejo terapêutico imediatamente após o nascimento e planejamento de correção cirúrgica escalonada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bittencourt, Raqueli Altamiranda, Marysabel Pinto Telis Silveira, Marília Cruz Guttier, Fernanda Fernandes Miranda, and Andréa Dâmaso Bertoldi. "Avaliação da Assistência Farmacêutica em um município no Sul do Brasil." Revista Brasileira de Epidemiologia 20, no. 2 (June 2017): 310–23. http://dx.doi.org/10.1590/1980-5497201700020011.

Full text
Abstract:
RESUMO: Introdução: A Assistência Farmacêutica (AF) bem planejada e conduzida é importante para o adequado atendimento às necessidades de saúde da população, facilitando o acesso aos medicamentos essenciais e promovendo seu uso racional. Objetivo: Avaliar a situação da AF no município de Uruguaiana (RS). Métodos: Estudo transversal, com realização de 650 entrevistas, entre junho e setembro de 2013, em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Farmácia Central. Os indicadores de prescrição, de assistência ao paciente e de serviço foram avaliados de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para avaliar a capacidade gerencial e de planejamento da AF, foi utilizado o Instrumento de Autoavaliação para o Planejamento da Assistência Farmacêutica (IAPAF) do Ministério da Saúde, o qual foi aplicado na Farmácia Central e no almoxarifado de medicamentos. Resultados: O número de medicamentos por prescrição variou de 1 a 10 (média = 1,7). Os percentuais de medicamentos prescritos pelo nome genérico e que constam na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) foram de 75,5 e 67,7%, respectivamente; em 9,7% das consultas médicas foram prescritos antibióticos. O tempo médio de consulta médica foi de 6 minutos; 51,4% dos usuários tiveram sua prescrição atendida; apenas 18,9% dos pacientes compreenderam totalmente a prescrição. Dos 24 itens analisados no IAPAF, 12 encontravam-se no estágio 1 (pior avaliação), 12 no estágio 2 e nenhum no estágio 3 (situação considerada ideal). Conclusão: Os resultados encontrados parecem demonstrar a deficiência da AF em Uruguaiana quanto ao planejamento, à gerência e à assistência ao paciente. A ausência de gestão efetiva pode resultar em desperdícios e no uso incorreto de medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Dos Anjos, Flayane Nuberly Farias Gomes, Maria Carolina Gaia De Melo, Ingrid Ferreira Leite, Diana Pimentel De Melo, Luciano de Almeida Lucas, Lucas Fortes Cavalcanti De Macedo, and Tayguara Cerqueira Cavalcanti. "Abordagem cirúrgica de fechamento de fístula buco-sinusal pela técnica do retalho vestibular: relato de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 29 (October 23, 2019): e1557. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1557.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Elucidar acerca da abordagem cirúrgica do fechamento de fístula buco-sinusal pela técnica de retalho vestibular, bem como, esclarecer ao Cirurgião-dentista os principais fatores relacionados ao surgimento desta complicação. Estudo de Caso: Relata-se o caso de um paciente, gênero feminino, 40 anos, que procurou atendimento afirmando “quando estou comendo, a comida sai pelo meu nariz”. Durante a anamnese a paciente informou que há 3 anos foi submetida a exodontia do elemento 26 e que desde então percebeu a passagem de líquidos e alimentos da cavidade oral para a cavidade nasal. Ao exame clínico foi observado um defeito do rebordo alveolar como possível tentativa de reparo fisiológico. Levantou-se a hipótese diagnóstica de fístula buco-sinusal após exodontia do elemento 26, foi solicitado uma radiografia panorâmica que evidenciou uma descontinuidade da radiopacidade do assoalho do seio maxilar. A resolutividade do caso se deu a partir da prescrição de profilaxia antibiótica e tratamento cirúrgico para fechamento da fístula buco-sinusal pela técnica de retalho vestibular. Paciente encontra-se em acompanhamento odontológico há 3 meses e até o presente momento não apresentou recidivas. Considerações finais: As fístulas buco-sinusais são complicações que podem e devem ser evitadas pelo Cirurgião-dentista através de um planejamento e avaliação detalhada do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Modonesi, Lucas Berlatto. "Cirurgia Ortognática: Assimetria Facial e a Limitação do Planejamento Manual- Correção com Planejamento Virtual (3D)- Relato de caso." Revista da Faculdade de Odontologia de Lins 27, no. 2 (December 19, 2017): 63. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1236/fol.v27n2p63-73.

Full text
Abstract:
Introdução: Os casos de assimetria facial são considerados de maior complexidade dentro do âmbito da cirurgia Buco-Maxilo-Facial, devido a alteração esquelético-morfológica nos três planos do espaço (Pitch, Yaw e Roll). Estas palavras foram trazidas do campo da aviação para o da cirurgia, mais especificamente ao planejamento virtual, para romper as limitações do planejamento manual com a plataforma de Erickson, usados durante décadas para correção não só de casos simples envolvendo movimentos puros dos ossos, como também assimetrias. Objetivo: Este artigo visa relatar um caso de cirurgia ortognática onde foi necessária uma re-operação, como também demonstrar a qualidade do planejamento virtual para a correção de assimetrias. Relato de caso: paciente portadora de assimetria facial, planejada de forma manual (tradicional) e os erros encontrados após 04 anos, levando a uma re-operação baseada em planejamento virtual. Conclusão: Apesar de o planejamento manual ainda ser usado, o mesmo vem caindo em desuso devido as suas limitações, com isso a cirurgia virtual vem ganhando espaço e se superando a cada dia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Menezes Neto, Alexandre Maranhão, Eduardo Costa Studart Soares, Francisco Samuel Rodrigues Carvalho, Mariana Gomes Coutinho, and Fábio Wildson Costa Gurgel. "Fratura mandibular após exodontia de terceiro molar impactado." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 5, no. 2 (July 8, 2019): 64–69. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.5.2.064-069.oar.

Full text
Abstract:
As fraturas mandibulares decorrentes de exodontias de terceiros molares inclusos são incomuns e causam significativa morbidade pós-operatória ao paciente. O objetivo do presente trabalho é apresentar um caso clínico de uma fratura mandibular que ocorreu após a exodontia do dente #38 impactado, em paciente do sexo feminino, 19 anos de idade, que procurou atendimento com histórico de dor durante a mastigação. Após anamnese e exame clínico, percebeu-se a presença de fratura na região do ângulo mandibular esquerdo. A paciente foi submetida a redução cruenta e osteossíntese da fratura com placas de fixação, através de acesso intrabucal. Após acompanhamento de dois 2 anos, a paciente encontrava-se sem queixas álgicas e com resultados estético- funcionais satisfatórios. Nesse contexto, o presente caso reforça a importância do planejamento cirúrgico e acompanhamento em longo prazo em casos de fraturas pós-exodontia de terceiros molares inferiores, mesmo tratando-se de complicações relativamente incomuns.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Brunner Borchartt, Dara, Kelly Cristina Meller Sangoi, Rosane Teresinha Fontana, Jane Conceição Perin Lucca, and Márcia Betana Cargnin. "Avaliação das dimensões da dor no paciente oncológico." Nursing (São Paulo) 23, no. 266 (August 6, 2020): 4308–17. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4308-4317.

Full text
Abstract:
Objetivo: mensurar a experiência dolorosa em pacientes oncológicos. Método: pesquisa transversal, descritiva de abordagem quantitativa, com 50 pacientes que realizam tratamento oncológico em um serviço privado localizado na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob protocolo CAAE nº 14025119.0.0000.5354. O instrumento escolhido foi o Questionário da Dor McGill. Os dados foram armazenados no Microsoft Office Excel e analisados através da estatística descritiva. Resultados: Prevalência do sexo feminino (54%) e câncer de Cólon (20%). Os descritores mais usados foram: Fisgada (54%), Cansativa (52%), Chata (38%) e Aperta (26%) e 80% dos pacientes relataram ausência de dor no momento da entrevista. Conclusão: O Questionário da Dor McGill permite conhecer os aspectos qualitativos da dor, além de dar suporte à enfermagem no planejamento da assistência ao paciente, oferecendo melhora na qualidade da sistematização da assistência de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Geórgia Kerley da, Márcia Cristina Zago Novaretti, and Marcelo Caldeira Pedroso. "Percepção dos Gestores quanto à Aderência de um Hospital Público ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)." Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 8, no. 1 (April 17, 2019): 80–95. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13680.

Full text
Abstract:
Falhas na segurança do paciente são uma prioridade em saúde global, pois estão associadas à morbidade, mortalidade e aumento dos custos hospitalares. Este trabalho avaliou a percepção de gestores quanto à aderência de um hospital público ao PNSP, fornecendo dados que poderão ser utilizados para reduzir falhas na assistência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas com 43 gestores do hospital utilizando a plataforma Survey Monkey®. As entrevistas demonstraram que a cultura de segurança do paciente não estava disseminada na Instituição. O incidente de segurança com dano é reconhecido por 71,2% dos gestores, comprometendo a identificação, notificação, investigação de falhas de segurança, bem como o planejamento e desenvolvimento de ações para sua correção e prevenção. Quando uma falha é identificada, em 21% dos casos não é notificada, e investigação e a divulgação de ações corretivas não são feitas em todos os casos. Concluiu-se que a aderência do hospital ao PNSP é incipiente. A existência de um núcleo de segurança do paciente no hospital não garante a notificação de todos os casos de falhas na segurança do paciente. Estratégias devem ser elaboradas para incrementar a cultura de segurança em hospitais, aumentar a notificação de eventos adversos e, com isso, aprimorar a assistência à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Tanaka, Luiza Hiromi, Kazumi Horigoshi Iwakura, Lindalva Kozikoviski, and Maria Fumiko Ueti. "Dinamização da assistência através do diagnóstico de enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 44, no. 4 (December 1991): 11–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671991000300003.

Full text
Abstract:
As autoras propõem uma metodologia com a utilização de um instrumento, que sistematiza o diagnóstico e a assistência de enfermagem ao cliente/paciente da área hospitalar. O instrumento consta de doze indicadores cujo resultado favorece a assistência, individualizada, contínua e permite uma avaliação crítica do atendimento prestado. Essa metodologia facilita o planejamento da assistência de enfermagem interferindo na qualificação da mesma e fornece subsídios para cálculo de redimensionamento do pessoal de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Moreira, Emmanuel Junio Rodrigues, José Antônio Ferreira Neto, and Gersinei Carlos De Freitas. "HARMONIZAÇÃO ESTÉTICA DO SORRISO COM FACETAS DIRETAS EM RESINA COMPOSTA." Scientific Investigation in Dentistry 23, no. 1 (December 28, 2018): 22–27. http://dx.doi.org/10.29232/2317-2835.2018v23i1.p22-27.

Full text
Abstract:
As resinas compostas são materiais altamente versáteis que possibilitam diversas aplicações no campo da odontologia adesiva estética. Dentre suas indicações clínicas a confecção de facetas diretas nos dentes anterossuperiores vem se destacando, visto que corrige de forma eficaz assimetrias e colorações. Trata-se, portanto, de um procedimento de menor custo ao paciente em comparação às facetas indiretas, bem como alta performance estética, previsibilidade e longevidade de sucesso clínico. Este trabalho objetivou relatar o caso clínico de uma paciente com alteração estética nos dentes anterossuperiores: severa pigmentação dos incisivos centrais e giroversão dos laterais, além de desproporcionalidade dentária. Utilizou-se a técnica de enceramento diagnóstico com mock up para compor o planejamento de facetas diretas nos respectivos dentes anterossuperiores citados em resina composta. O emprego das facetas diretas em resina composta demonstrou a qualidade que este material possui e a sua alta versatilidade, o que permite ao cirurgião-dentista utilizá-lo em diversos procedimentos. Foi possível a adequada correção de cor, forma, alinhamento e função dos dentes restaurados, resultando em uma melhora da autoestima e qualidade de vida da paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rocha, Aurélio de Oliveira, Lucas Menezes Dos Anjos, Maria de Nazaré Oliveira Rocha, Thaine Oliveira Lima, Priscilla Castro Moura Rodrigues, Lucas Ferreira de Sá Santos, Rafaela de Menezes dos Anjos Santos, Ingrid de Melo Silva, Denílson Oliveira Correia Da Silva, and William José e. Silva Filho. "Intervenção estética anterior por meio de facetas diretas em resina composta: relato de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 3 (March 13, 2021): e6439. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6439.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever um caso clínico de intervenção restauradora nas unidades dentais anteriores superiores com facetas em resina composta e discutir a cerca desse tratamento. Detalhamento do caso: Paciente procurou atendimento no consultório odontológico queixando-se da harmonia do seu sorriso, onde o mesmo não gostava dos dentes amarelados, pequenos, separados e levemente desalinhados. Ao exame clínico verificou-se a presença de diastemas interdentais, unidades 12 e 22 com anatomia conóide e unidades 13 e 23 levemente girovertidos para distal. Tendo em vista as limitações do paciente e análise clínica, foi proposto reabilitação estética e funcional das unidades por meio de clareamento dental imediato em consultório, seguido de facetas em resina composta das unidades relatadas. Previamente ao tratamento restaurador foi confeccionado enceramento diagnóstico para evidenciar um possível resultado, planejar com segurança e confeccionar a guia palatina. Considerações finais: Para realização de múltiplas restaurações estéticas é de suma importância conhecimento teórico e prático por parte do cirurgião-dentista, planejamento minucioso do caso por meio do enceramento diagnóstico e cuidados pós-operatórios por parte do paciente, garantido assim o sucesso desse tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography