To see the other types of publications on this topic, follow the link: Assexuada.

Journal articles on the topic 'Assexuada'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Assexuada.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Kratz, Dagma, Ivar Wendling, Gilvano Ebling Brondani, and Leonardo Ferreira Dutra. "Propagação assexuada de Cupressus lusitanica." Pesquisa Florestal Brasileira 30, no. 62 (October 28, 2010): 161–64. http://dx.doi.org/10.4336/2010.pfb.30.62.161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Juliana Ferreira de, João Gomes de Oliveira Neto, Shirley Santos Monteiro, Alexandre Eduardo de Araújo, and Dualyson Da Silva Santos. "Propagação assexuada com nó viabiliza a produção de mudas de pimenta-do-reino (Piper nigrum L.) no Sítio Matinha, Serraria-Paraíba." Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 9, no. 7 (January 8, 2020): p6912. http://dx.doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6912.

Full text
Abstract:
A pimenta-do-reino foi bastante cultivada no município de Serraria-PB, porém com o passar do tempo foi substituída pelas culturas de subsistência. Todavia, encontram-se alguns exemplares da cultura em poucas propriedades, precisando de atividades de multiplicação e divulgação, a fim de garantir a sustentabilidade do cultivo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a produção de mudas assexuada de pimenta-do-reino com e sem o nó na estaca, para posterior plantio da piperácea em uma área de mata nativa. O trabalho foi desenvolvido no Sítio Matinha, zona rural do município de Serraria-PB, de maio a agosto de 2017, em uma área em transição agroecológica. Para produção das mudas de pimenta-do-reino foi utilizado o método de reprodução assexuada, com a técnica de estaquia, onde foram feitas 200 estacas de 30 cm a partir das ramas. As estacas da piperácea com o nó foram as que melhor se desenvolveram dentro das condições trabalhadas, validando assim a experiência dos agricultores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

da Silva Novelli, Dheimy, Sebastião Elviro Araújo Neto, Luiz Gustavo de Souza e Souza, Nilcileia Mendes da Silva, and Regina Lucia Félix Ferreira. "ENRAIZAMENTO E ENXERTIA PARA PROPAGAÇÃO ASSEXUADA DE ENVIRA-CAJU (Onychopetalum periquino)." REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA 8, no. 1 (2019): 1–6. http://dx.doi.org/10.47209/2317-5729.v.8.n.1.p.1-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

FERREIRA, Sidney Alberto do N., and Daniel Felipe de O. GENTIL. "PROPAGAÇÃO ASSEXUADA DO CAMU-CAMU (Myrciaria dúbia) ATRAVÉS DE ENXERTIAS DO TIPO GARFAGEM." Acta Amazonica 27, no. 3 (September 1997): 163–67. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921997273168.

Full text
Abstract:
O camu-camu (Myrciaria dubia (H.B.K.) McVaugh), espécie nativa da Amazônia, cujos frutos apresentam elevado teor de vitamina C, normalmente é propagado através da semente o que não garante a reprodução de bons caracteres. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a multiplicação do camu-camu por meio de diferentes métodos de enxertias do tipo garfagem, visando a produção de material selecionado na região de Manaus, AM. As enxertias foram realizadas quando as mudas alcançaram um ano de idade com, em média, diâmetro do colo de 6 mm e altura de 80 cm, em viveiro coberto com tela de sombrite de 50 % de luminosidade. A enxertia do tipo garfagem com fenda lateral (65 %), seguida da garfagem lateral simples (52 %), foi o método que apresentou o melhor resultado na propagação assexuada do camu-camu. As garfagens de topo com fenda cheia (34 %) e fenda a cavalo (9 %) foram os métodos que registraram os mais baixos índices de pegamentos, embora a primeira não tenha diferido significativamente dos métodos que apresentaram os melhores resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vendruscolo, Eduardo Pradi, Luiz Fernandes Cardoso Campos, and Alexsander Seleguini. "SOLUÇÕES DE NIACINA E ESTACAS COM DIFERENTES NÚMEROS DE GEMAS PARA PROPAGAÇÃO DE AMORA-PRETA." Nativa 6, no. 2 (March 26, 2018): 134. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v6i2.5054.

Full text
Abstract:
A propagação da amora-preta é comumente realizada de forma assexuada por estacas, assim a geração de informações para aprimoramento desta técnica é fundamental. O objetivo do trabalho foi avaliar a viabilidade da utilização de estacas lenhosas, com três ou quatro gemas axilares e tratamento com soluções de niacina para a reprodução vegetativa de amoreira-preta. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições, perfazendo um fatorial 2 x 5, correspondente ao número de gemas axilares (três e quatro gemas) e a cinco concentrações de niacina (0, 100, 200, 300 e 400 mg L-1). Decorridos 100 dias, foi avaliada a taxa de sobrevivência, a porcentagem de estacas enraizadas, o número de brotações por estacas vivas, o número de folhas por brotação, o número de raízes por estaca viva e o comprimento da maior raiz. Estacas com quatro gemas axilares elevaram significativamente as taxas de sobrevivência e enraizamento, enquanto que estacas com três gemas favoreceram o alongamento das raízes. A utilização de soluções de niacina elevou o número de brotações em estacas com três gemas em 63% e o número de folhas por brotação, o número de raízes e o comprimento radicular em 79,1%, 156,8% e 46,9, respectivamente.Palavra-chave: Rubus fruticosus L., vitamina B6, reprodução assexuada, reservas nutricionais, fitormônios. NIACIN SOLUTIONS AND CUTTINGS WITH DIFFERENT NUMBERS OF BUDS FOR PROPAGATION OF BLACKBERRY ABSTRACT:The propagation of this species is usually carried out in an asexual manner by cuttings, so the generation of information to improve this technique is fundamental. The objective of the present study was to evaluate the feasibility of the use of woody cuts, with three or four axillary buds and treatment with niacin solutions for the vegetative reproduction of blackberry. The experimental design was completely randomized, with four replicates, with a factorial of 2 x 5, corresponding to the number of axillary buds (three and four buds) and five concentrations of niacin (0, 100, 200, 300 and 400 mg L-1). After 100 days, the survival rate, the percentage of rooted cuttings, the number of shoots per live cuttings, the number of leaves per shoot, the number of roots per live cutting and the length of the largest root were evaluated. Cuttings with four buds significantly increased survival and rooting rates, while cuttings with three buds favored root elongation. The use of solutions of niacin increased the number of shoots in cuttings with three axillary buds in 63% and the number of leaves per shoot, root number and root length in 79.1%, 156.8% and 46.9%, respectively.Keywords: Rubus fruticosus L., vitamin B6, assexual reproduction, nutricional reserves, plant hormone. DOI:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ornelas França, Dalva Nazaré. "A sociedade e a sexualidade da pessoa cega: preconceito, curiosidade, indiferença ou falta de conhecimento?" Revista Latinoamericana de Bioética 13, no. 24-1 (February 3, 2013): 88. http://dx.doi.org/10.18359/rlbi.573.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo analisar como as pessoas cegas definem a percepção dos não cegos em relação a sua sexualidade. Participaram 11 (onze) pessoas com cegueira congênita de ambos os gêneros, com idades entre 22 e 54 anos e nível educacional do fundamental ao superior incompleto. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas e sessões de grupo focal, com uso de gravador. As entrevistas e as sessões de grupo focal foram transcritas na integra e analisadas qualitativamente, à luz da hermenêutica dialética, buscando uma articulação entre os dados empíricos e os referenciais teóricos. Emergiram duas categorias: 1) A pessoa cega vista como assexuada; 2) Falta de conhecimento como gerador de curiosidade e indiferença. Os depoimentos e as sessões grupais evidenciaram: que as pessoas cegas percebem que a sociedade as considera como assexuadas destituídas de desejos sexuais e incapazes de gerir a própria vida; que a falta de conhecimento sobre a cegueira leva a sociedade a ver a sexualidade dos cegos como curiosidade, indiscrição, desconfiança ou simplesmente invisibilidade. As pessoas cegas reconhecem já ter ocorrido mudanças na sociedade no sentido da inclusão sob vários aspectos, mas avaliam que o preconceito em relação à sexualidade ainda é grande. Concluímos que as atitudes de discriminação e preconceito da sociedade, em relação à sexualidade das pessoas cegas, é resultado de uma construção histórica social de segregação das pessoas com deficiência. Apontamos para necessidade de construir novos paradigmas, para que possa proporcionar a essas pessoas, o respeito às diferenças, a autonomia, a dignidade e a seus direitos fundamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Basseto, Marco Antonio, Samara Nunes Campos Vicentini, Luadir Gasparotto, and Paulo Cezar Ceresini. "Mancha areolada de Thanatephorus da seringueira na Amazônia: identificação filogenética e variação genética em populações do patógeno." Summa Phytopathologica 45, no. 3 (September 2019): 285–94. http://dx.doi.org/10.1590/0100-5405/185131.

Full text
Abstract:
RESUMO A mancha areolada de Thanatephorus é uma das doenças mais importantes da seringueira (Hevea brasiliensis) na Amazônia. Apesar disso, questão importante sobre o real posicionamento filogenético deste patógeno ainda não foi respondida. Neste estudo, nós analisamos os padrões de variação genética em seqüências da região ITS-5.8S do rDNA de uma população de T. cucumeris (fase assexuada = Rhizoctonia solani AG 2-2) associado à mancha areolada da seringueira amostrada em Belém (Pará), Manaus (Amazonas) e Xapuri/Rio Branco (Acre) na Amazônia, e comparando-a filogeneticamente com membros do complexo AG 2 descritos mundialmente. Este estudo representa um passo importante para revelar a etiologia da fase assexuada de T. cucumeris da seringueira. Filogeneticamente, por análise Bayesiana, encontramos suporte para nomear um novo grupo de anastomose de R. solani associado à mancha areolada da seringueira: o AG 2-2 Hb. Este grupo constitui-se numa unidade evolutiva independente em relação aos subgrupos mundiais do AG 2-2 analisados. Na genealogia gênica construída por análise coalescente, observou-se que a população de R. solani AG 2-2 Hb de Belém é relativamente mais velha que as demais populações analisadas. O ancestral comum de todas as três populações analisadas está associado com a mancha foliar do maracujazeiro (Passiflora edulis), em Belém e tem cerca de 0,8 unidades evolutivas coalescentes de idade. Nenhum haplótipo da região ITS-5.8S do AG 2-2 Hb de Belém foi observado em outras regiões. Entretanto, a população de Manaus compartilhou dois, de seus quatro haplótipos, com aqueles observados em Xapuri / Rio Branco, no Acre, indicando fluxo gênico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Marcio Dos, Paulo Henrique Cerruti, Cezário Ferreira Dos Santos Júnior, and Luan Tiago dos Santos Carbonari. "POTENCIAL DE PRODUÇÂO DE MUDAS DE ARATICUM VERDE POR SEMENTES E ESTAQUIA." Revista Científica Rural 23, no. 1 (May 27, 2021): 142–55. http://dx.doi.org/10.30945/rcr-v23i1.2760.

Full text
Abstract:
O Araticum verde (Annona rugulosa) é uma espécie frutífera nativa do Brasil que apresenta frutos de notável sabor e aroma. Porém, esta espécie possui dificuldades para a produção de mudas. Por isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de obtenção de mudas de araticum por sementes e estaquia. Sementes extraídas de frutos maduros foram desinfestadas com NaOCl (2 %) por 15 min. Para a reprodução sexuada das espécies foi avaliada a combinação entre a escarificação mecânica (com e sem), e a imersão em diferentes concentrações de Ácido Giberélico (0; 500; 1000 e 1500 mg. L-1), semeadas em ambiente de BOD e em Casa de vegetação. Para a reprodução assexuada foram testadas estacas caulinares com o uso de AIB (0; 500; 1.000; 1.500 e 2.000 mg. L-1), e para as estacas radiculares do araticum verde, AIB (0; 500;1.000; 1.500 e 2.000 mg. L-1). Avaliou-se para reprodução sexuada a porcentagem de germinação das sementes e para a reprodução assexual: a porcentagem de enraizamento, indução de calo, brotamento das espécies e a sobrevivência. As maiores porcentagem de germinação (6%) foram observadas sem a escarificação das sementes e o uso de GA3 (500 mg.L-1 em ambiente B.O.D). Estacas do ápice caulinar apresentaram baixa capacidade de produção de raízes. Contudo, o uso de estacas radiculares de A. rugulosa apresentou-se ser o método mais promissor, resultando em média 10% de enraizamento por tratamento. Desta forma, sugerem-se novos estudos com estacas radiculares utilizandos sistema de irrigação por nebulização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Salomão, Antonieta Nassif, and Angela Maria Conte Leite. "Comportamento de regenerantes de Astronium urundeuva (Fr. All.) Engler em área sob ação antrópica." Acta Botanica Brasilica 6, no. 2 (December 1992): 85–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061992000200005.

Full text
Abstract:
O comportamento de regenerantes de aroeira (Astronium urundeuva) foi observado em área de pastagem. Verificaram-se proporções de 1,7 e 2 cepas para cada plântula. A distribuição desses indivíduos tendeu mais à agregação do que ao acaso. Constatou-se que na área em estudo, a regeneração assexuada; é mais importante para a manutenção da espécie do que a sexuada; provavelmente por haver concorrência entre a pastagem e as plântulas em estágio inicial de estabelecimento. Porém, após seu estabelecimento, as plântulas desenvolvem-se normalmente. Deve-se levar em consideração, tanto as plântulas quanto as cepas ao se definir metodologias de conservação in situ da espécie, visto ser praticamente impossível, hoje em dia, conservá-la isenta da ação antrópica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Paula Regina Costa, Nádia Geisa Silveira de Souza, and Diogo Onofre Souza. "Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental." Revista Estudos Feministas 12, no. 1 (April 2004): 109–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2004000100006.

Full text
Abstract:
Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos - da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção - quanto de interdições as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Santos, F. M., J. E. B. P. Pinto, A. A. Alvarenga, J. A. Oliveira, A. A. Oliveira, and L. P. Oliveira. "Produção de mudas de Aloysia gratissima (Gillies & Hook.) Tronc. por meio da propagação sexuada e assexuada." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 11, no. 2 (2009): 130–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722009000200003.

Full text
Abstract:
A alfazema-do-Brasil é planta de importância medicinal, como produtora de terpenos. A principal descrição etnofarmaco-botânica aponta como sendo eficaz para infecções brônquicas, pulmonares e da bexiga. O objetivo do trabalho foi estudar a propagação de A. gratissima visando a obtenção de mudas. Na propagação sexuada estudou-se a influência da temperatura na presença e ausência de luz e três épocas de coleta das sementes (março, junho e setembro). Na propagação via semente foram testados três diferentes substratos (areia, palha de arroz carbonizada, Plantmax®). Na propagação vegetativa foram testados dois tipos de estacas (herbáceas e semi-lenhosas) e de dois substratos (areia e Plantmax®). Os resultados indicaram que na propagação sexuada, a germinação das sementes foi maior nas temperaturas constantes de 20 e 25°C, e a melhor época de coleta de sementes foi em março. O substrato comercial mostrou-se superior para o crescimento das plântulas, atingindo 93,25% de emergência das sementes e 100% de sobrevivência. Para a propagação assexuada, as estacas herbáceas em substrato comercial e areia apresentaram 96 e 95% de enraizamento, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Luz, Petterson Baptista da, Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, and Paulo Roberto Corrêa Landgraf. "Influência de diferentes tipos de estacas e substratos na propagação assexuada de hortênsia [Hydrangea macrophylla (Thunb.) Ser.]." Ciência e Agrotecnologia 31, no. 3 (June 2007): 699–703. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000300015.

Full text
Abstract:
A hortênsia (Hydrangea macrophylla) é um arbusto semilenhoso de 1,0 a 2,5 m de altura, de folhagem e florescimento decorativos, muito utilizados como flor de vaso e planta para paisagismo. Conduziu-se este trabalho com o objetivo de estudar o enraizamento de estacas de três partes da planta: apical, mediana e basal; em três tipos de substratos: terra, areia e vermiculita, para a formação de mudas. As estacas foram retiradas das plantas matrizes e divididas em segmentos apical, mediano e basal, os quais foram colocados para enraizar em bandejas de isopor, nos substratos areia, terra e vermiculita, em estufa com nebulização. As estacas que apresentaram melhor qualidade de raízes foram as originadas da parte basal do ramo, sendo que o melhor enraizamento foi observado nas estacas colocadas em areia. As estacas obtidas de diferentes partes da planta não se diferenciaram quanto à porcentagem de enraizamento e quanto ao número de brotos formados. Já os substratos que proporcionaram o maior número de brotações foram a areia e a terra. Algumas estacas apresentaram formação de flores, ocorrendo com maior freqüência nas estacas apicais, sem efeito dos substratos. A areia foi o substrato que proporcionou os melhores resultados quanto à qualidade das raízes e porcentagem de enraizamento. O substrato terra foi superior apenas para o número de brotos por estaca, porém não diferenciou estatisticamente da areia. Mudas formadas de estaca da parte basal da planta se mostraram com qualidade superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gütschow-Bento, Lúcia Helena, Tânia Tarabini Castellani, Benedito Cortês Lopes, and Péricles da Silva Godinho. "Estratégia de crescimento clonal e fenologia de Syngonanthus chrysanthus Ruhland (Eriocaulaceae) nas baixadas entre dunas da Praia da Joaquina, Florianópolis, SC, Brasil." Acta Botanica Brasilica 24, no. 1 (March 2010): 205–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062010000100020.

Full text
Abstract:
Syngonanthus chrysanthus é uma planta que ocorre nos campos da restinga litorânea no sul e sudeste do Brasil. As baixadas entre dunas, heterogêneas no tempo e no espaço, variam quanto à disponibilidade hídrica, ora submetidas a alagamentos, ora a restrições hídricas, o que limita o recrutamento das espécies. Este trabalho avaliou aspectos fenológicos, ciclo de vida, potencial de reprodução sexuada e assexuada de S. chrysanthus como parte das estratégias de história de vida da espécie. Syngonanthus chrysanthus mostrou ser uma planta perene, potencialmente policárpica, com alta capacidade de reprodução vegetativa do tipo falangeal, o que permite seu estabelecimento em microambientes já colonizados. Syngonanthus chrysanthus também evidenciou recrutamento por plântulas e uma elevada produção de sementes que, dispersas ao longo de quase todo o ano, poderiam aumentar as chances de ocupar locais favoráveis ao seu estabelecimento, variáveis espacial e temporalmente nas baixadas entre dunas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Danner, Moeses Andrigo, Idemir Citadin, Alcenir de Amorim Fernandes Junior, André Paulo Assmann, Sérgio Miguel Mazaro, Joel Donazzolo, and Simone Aparecida Zolet Sasso. "Enraizamento de jabuticabeira (Plinia trunciflora) por mergulhia aérea." Revista Brasileira de Fruticultura 28, no. 3 (December 2006): 530–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452006000300043.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo testar a técnica de mergulhia aérea (alporquia) na produção de mudas de jabuticabeira utilizando diferentes concentrações de ácido indolbutírico - AIB (0; 4.000 e 6.000 mg.L-1), em quatro épocas e dois locais: agosto, outubro, dezembro e maio de 2004-2005, em Vitorino-PR (Sítio 1); e agosto, setembro, outubro e novembro de 2004, em Chopinzinho - PR (Sítio 2). Foi avaliado o percentual de enraizamento, através da observação de raízes visíveis externamente ao substrato, aos 180 dias após a realização da alporquia. Com base nestes resultados, é possível afirmar que: a alporquia é um método eficiente para a propagação assexuada da jabuticabeira; a concentração de 4.000 mg.L-1 de AIB foi eficiente na indução de enraizamento em todas as épocas estudadas, exceto quando se realiza a alporquia no mês de dezembro, que dispensa o uso de AIB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Silva, Amanda Tallita, Ana Luiza Barros Parreira, Carolina de Araújo Machado, Daniel Cavalcante Fonseca, Jéssica Silva do Carmo, Mariana de Lima Barbosa, and Heloísa Silva Guerra. "Prevalência da AIDS em idosos no centro-oeste brasileiro." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 23 (May 18, 2019): e434. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e434.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a prevalência de AIDS na população idosa do Centro-Oeste, no período entre janeiro de 2008 e dezembro de 2017, além de fornecer dados e informações que possibilitem a elaboração de medidas de promoção da saúde que sejam efetivas para a prevenção dessa moléstia na população estudada. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, por meio da análise dos casos de AIDS registrados no Centro-Oeste brasileiro entre janeiro de 2008 e dezembro de 2017, considerando-se as variáveis: faixa etária, sexo e categoria de exposição. Os dados foram coletados na base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Resultados: Os casos de AIDS em idosos representaram 4,59% do total na região e período analisados. O maior número de casos deu-se por relação heterossexual em homens. Conclusão: Há um número considerável de idosos sexualmente ativos, mostrando que o estigma de população assexuada precisa ser desconsiderado, e é necessário criar ações em saúde direcionadas a essa faixa etária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pineli, Luciana Leite, Alexandre Caetano de Almeida Schoepfer, Daniella Veiga Jardim, Edvaldo Romeiro dos Santos, and Joaquim Caetano de Almeida Netto. "Malária por Plasmodium falciparum. Análise quadrienal, durante 12 anos, da eficácia do tratamento com quinino." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 32, no. 3 (June 1999): 241–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821999000300004.

Full text
Abstract:
A eficácia do quinino no tratamento da malária por P. falciparum foi estudada mediante análise quadrienal de 454 prontuários de pacientes internados no HDT-GO. de 1983 a 1994, tratados somente com quinino na mesma dosagem, durante 7 dias. No quadriênio de 1983 a 1986, 98.4% dos pacientes tratados não apresentavam parasitemia assexuada já no 5o dia de tratamento e o índice de recrudescência tardia (R1) foi 8%; de 1987 a 1990, apenas 72,9% estavam sem parasitemia no 5o dia, 1,4% continuavam com parasitemia no 7o dia (R2) e o índice de recrudescência (R1) foi 17%; de 1991 a 1994, 70,3% estavam sem parasitemia no 5o dia, 3,5% continuavam com parasitemia no 7o dia (R2) e o índice de recrudescência (R1) foi 20%. O aumento gradual na persistência da parasitemia, inclusive até o 7o dia de tratamento (R2) e da recrudescência tardia (R1), indicam estar o P. falciparum desenvolvendo, na área do estudo, resistência ao quinino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Alecrim, Maria das Graças Costa, Luis Magalhães Carvalho, Marcus Cardoso Fernandes, Solange Dourado de Andrade, Adalgisa Cardoso Loureiro, Ana Ruth Lima Arcanjo, and Wilson Duarte Alecrim. "Tratamento da malária com artesunate (retocaps®) em crianças da Amazônia brasileira." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 33, no. 2 (April 2000): 163–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822000000200001.

Full text
Abstract:
Avaliamos a resposta clínica e parasitológica à terapêutica com o artesunate retocaps®, em 32 crianças internadas na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, que apresentavam malária com quadro clínico moderado e grave. Destas, 29 tinham a doença por P. falciparum e três, P. vivax. A melhora clínica foi observada após 24 horas do início da terapêutica, com 33,3% de pacientes afebris e, 48 horas após o tratamento, 77,2% das crianças não apresentavam febre. O acompanhamento da parasitemia assexuada, mostrou que no D2 58,6% das crianças com malária falciparum estavam negativas; em D4 todas haviam negativado, tanto na malária pelo P. falciparum como pelo P. vivax. No seguimento prolongado, na malária P. falciparum, encontramos 66,6% de recrudescências. Os resultados nos permitem concluir pela eficácia e praticidade no uso do artesunate retocaps® com rápida redução da parasitemia e melhora clínica. Entretanto, na malária P. falciparum a taxa de recrudescência foi elevada. Não foi observado para-efeito que possa ser imputado ao uso da droga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Schmildt, Omar, Edilson Romais Schmildt, Rodrigo Sobreira Alexandre, Marcio José Vieira de Oliveira, Geraldo Antônio Ferreguetti, Adriel Lima Nascimento, and Karina Tiemi Hassuda dos Santos. "Miniestaquia de mamoeiro hermafrodita ‘Golden’ com indutor auxínico, em sistema semi-hidropônico." Revista de Ciências Agroveterinárias 18, no. 4 (December 12, 2019): 499–506. http://dx.doi.org/10.5965/223811711832019499.

Full text
Abstract:
O mamoeiro tradicionalmente é propagado por sementes. A propagação assexuada é uma alternativa para a produção de plantas hermafroditas com o padrão de frutos exigidos pelo mercado consumidor. Sendo assim, objetivou-se estudar a propagação vegetativa em mamoeiro hermafrodita ‘Golden’, testando o ácido indol-3-butírico (AIB) no enraizamento de miniestacas, em sistema semi-hidropônico. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado. Os tratamentos consistiram de cinco concentrações de AIB (0, 3, 6, 9 e 12 mg L-1), com quatro repetições de seis miniestacas retiradas de plantas hermafroditas em cada parcela. Após 60 dias do cultivo, as miniestacas foram analisadas quanto à porcentagem de enraizamento, porcentagem de sobrevivência, comprimento da maior raiz, e número de folhas. A concentração em torno de 9 mg L-1 de AIB propiciou uma melhor indução ao enraizamento das miniestacas, bem como maior sobrevivência das mudas, formação de folhas e qualidade de suas raízes. Recomenda-se o uso de 9 mg L-1 de AIB no sistema semi-hidropônico de produção de mudas usando miniestacas de mamoeiro ‘Golden’ hermafrodita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rago, Margareth. "Feminizar é preciso, ou Por uma cultura filógina." La Manzana de la Discordia 2, no. 1 (March 10, 2016): 7. http://dx.doi.org/10.25100/lamanzanadeladiscordia.v2i1.1411.

Full text
Abstract:
Resumo: Este texto traz algumas reflexões sobre olugar do feminino em nossa cultura, tomando como pontode partida a recorrente estigmatização da feminista comofrustrada, assexuada e mal-amada. Pergunta pelasreações misóginas que a luta pela emancipação dasmulheres tem provocado ao longo de sua história esugere alternativamente a possibilidade da construçãode uma cultura filógina.Palavras-chaves: feminismo, poder, discursomédico, sexualidade, filogenia.Resumen: Este texto trae algunas reflexiones sobreel lugar de lo femenino en nuestra cultura, tomandocomo punto de partida la recurrente estigmatización dela feminista como frustrada, asexuada y mal amada.Cuestiona las reacciones misóginas que la lucha por laemancipación de las mujeres ha provocado al largo desu historia y sugiere alternativamente la posibilidad dela construcción de una cultura filógina.Palabras Clave: feminismo, poder, discurso médico,sexualidad, filogenia.Abstract: This paper brings some reflections about theplace of the femenine in our culture, starting out from therecurrent stigmatization of the feminist as frustrated,asexual, and unloved. It questions misogynist reactionsencountered by the struggle for the emancipation of womenthroughout history, and suggests as an alternative thepossibility of constructing a philogynist culture.Key Words: feminism, power, medical discourse,sexuality, philogyny.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Azzini, Anísio, and Antonio Luiz de Barros Salgado. "Enraizamento de propágulos de bambu em diferentes substratos." Bragantia 52, no. 2 (1993): 113–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051993000200003.

Full text
Abstract:
No presente trabalho, determinou-se a porcentagem de enraizamento de três tipos de material meristemático de bambu (placas de colmos, gemas primárias brotadas e gemas secundárias) em diversos substratos contendo misturas de composto orgânico, cinzas e areia. Esse material foi obtido em colmos de Bambusa vulgaris Schrad com aproximadamente dois anos de idade, provenientes de plantações localizadas no Centro Experimental de Campinas (IAC). O experimento foi realizado sob telado de sombrite, durante 110 dias, estando os substratos acondicionados em caixas plásticas com as seguintes dimensões: 50 x 30 x 10 cm, respectivamente, para comprimento, largura e altura. A maior porcentagem de enraizamento foi obtida com as placas de colmo (59,7%), seguidas pelas gemas primárias brotadas (41,0%) e gemas secundárias (3,5%). As placas de colmo podem ser obtidas em grande quantidade durante a colheita normal dos colmos e, em função de suas dimensões e forma, são facilmente armazenadas e transportadas. Sua utilização representa um novo método de propagação assexuada do Bambusa vulgaris, com amplas vantagens em comparação com os métodos convencionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Costa, Reginaldo Brito da, Marcos Deon Vilela de Resende, Raul Alffonso Rodrigues Roa, Davi José Bungenstab, Wagner José Martins, and Antonia Railda Roel. "Melhoramento genético de erva-mate nativa do Estado de Mato Grosso do Sul." Bragantia 68, no. 3 (September 2009): 611–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052009000300007.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou avaliar geneticamente as melhores progênies de erva-mate, quanto aos caracteres de crescimento, provenientes de plantas nativas da área indígena de Caarapó, Mato Grosso do Sul. O teste de progênie foi instalado sob delineamento de blocos ao acaso com 30 tratamentos, 5 repetições e 10 plantas por parcela em linhas simples, no espaçamento 3 x 2 m. Aos 14 meses de idade, as progênies foram avaliadas quanto aos caracteres altura total das mudas e diâmetro do coleto. A herdabilidade individual no sentido restrito para os caracteres estudados pode ser considerada de média a alta magnitude (0,15 e 0,28), respectivamente, para altura e diâmetro. Os ganhos genéticos estimados com a seleção individual variaram para altura de 5,23 a 8,51 cm e para diâmetro de 2,08 a 3,15 mm. Os valores genéticos preditos com propagação sexuada e assexuada indicam maiores possibilidades de ganhos com a implantação de plantios clonais. Na avaliação da sobreposição de geração, pelos resultados verifica-se que, em geral, os indivíduos da geração atual tendem a ser melhores do que aqueles provenientes da geração anterior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Soares, Fernanda Pereira, Renato Paiva, Amauri Alves de Alvarenga, Fernanda Carlota Nery, Daiane Peixoto Vargas, and Douglas Ramos Guelfi Silva. "Taxa de multiplicação e efeito residual de diferentes fontes de citocinina no cultivo in vitro de Hancornia speciosa Gomes." Ciência e Agrotecnologia 35, no. 1 (February 2011): 152–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542011000100019.

Full text
Abstract:
A mangabeira destaca-se por possuir um grande potencial como planta frutífera. Suas sementes apresentam recalcitrância, dificultando sua propagação, o que torna evidente a necessidade da obtenção de mudas por via assexuada. Neste contexto, a cultura de tecidos apresenta-se como uma alternativa a ser utilizada. Entre os fatores que afetam a morfogênese in vitro, as citocininas merecem destaque, pois influenciam na diferenciação de gemas e no crescimento das brotações. Assim sendo, avaliou-se, neste trabalho, a influência de três diferentes fontes de citocinina (6-benzilaminopurina BAP, cinetina CIN e thidiazuron TDZ) na indução de brotações in vitro de mangabeira, bem como o efeito residual dessa classe de reguladores no enraizamento e na multiplicação em subcultivos sucessivos. Os resultados mostraram que, entre as citocininas testadas, a 6-benzilaminopurina foi a que induziu maior número de brotações (1,98), gemas (19,22) e folhas (18,86) por explante, tendo promovido a formação de brotos de maior comprimento (4,55 cm). As brotações oriundas de meio WPM basal apresentaram maior facilidade de enraizamento. A 6-benzilaminopurina foi responsável pela maior taxa de multiplicação (9,61) de brotações de mangabeira. Os subcultivos sucessivos diminuíram a capacidade de multiplicação de explantes caulinares da espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Souza, Eliziete Pereira de, Rejane Maria Nunes Mendonça, Silvanda de Melo Silva, Maria Alexandra Estrela, Adailson Pereira de Souza, and Gerciane Cabral da Silva. "Enxertia da cajazeira." Revista Brasileira de Fruticultura 32, no. 1 (January 29, 2010): 316–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010005000002.

Full text
Abstract:
A necessidade de técnicas de propagação assexuada recomendadas para a produção comercial de mudas limita a expansão comercial da cajazeira. Portanto, foi instalado um experimento na Empresa de Pesquisa Agropecuária da Paraíba - EMEPA, com o objetivo de avaliar o melhor método de enxertia para a cajazeira. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas no tempo, estando nas parcelas os métodos de enxertia (garfagem em fenda cheia, inglês simples e fenda lateral) e nas subparcelas os períodos de avaliação (8 períodos). Cada unidade experimental foi constituída por 12 plantas. As avaliações de crescimento, comprimento da brotação dos enxertos (cm), diâmetro da brotação do enxerto (mm) e número de brotações por enxerto foram realizadas quinzenalmente, a partir da instalação do ensaio. O percentual de pegamento dos enxertos foi determinado aos 120 dias após a realização da enxertia. Os dados foram submetidos e interpretados através de análise de variância. Os maiores percentuais de pegamento de enxertia na cajazeira foram verificados nos métodos de garfagem a inglês simples e fenda lateral. O crescimento dos enxertos foi mais vigoroso na garfagem inglês simples.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lima, Sostenes Cezar de, Priscilla Melo Ribeiro de Lima, and Maria Luiza Monteiro Sales Coroa. "Identidade de velhos: modos de identificação e discursos de resistência na velhice." Domínios de Lingu@gem 10, no. 3 (August 26, 2016): 903. http://dx.doi.org/10.14393/dl23-v10n3a2016-8.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar os modos de resistência identitária presentes em discursos autobiográficos de sujeitos velhos. Concebemos as práticas de resistência identitária como formas de ação social através das quais padrões identitários hegemônicos são contestados em favor da promoção e valorização de novas formas de identificação. Os discursos de resistência identitária associados à velhice constituem um conjunto de atos discursivos por meio dos quais se contesta o modo como o velho é identificado, tendo a juventude como base identitária. Na esteira da resistência, são construídas para o velho novas formas de identificação e novas formas de estar-no-mundo próprias da velhice. A partir de um embasamento teórico assentado na Análise Crítica do Discurso (ADC) e na Psicanálise, buscamos mostrar nas crônicas autobiográficas de Rachel de Queiroz e Rubem Alves os discursos que constroem uma identificação dissidente para a velhice. Foram selecionadas seis crônicas, nas quais encontramos um discurso de resistência à identificação social da velhice como dócil, assexuada e decrépita. Além do aspecto crítico, os escritores se engajam num discurso que visa à transformação dos modos de identificação do velho, especialmente a identificação que reduz o velho a um indivíduo à espera da morte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Machado, Luana de Lima, Maria Lucrécia Gerosa Ramos, Linda Styer Caldas, and Lúcio José Vivaldi. "Seleção de matrizes e clones de mangabeira para o cultivo in vitro." Pesquisa Agropecuária Brasileira 39, no. 5 (May 2004): 431–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2004000500004.

Full text
Abstract:
Altas taxas de mortalidade em viveiro de mudas de mangabeira (Hancornia speciosa) impedem seu uso na reversão do processo de degradação das terras e na manutenção da produtividade e integridade ambiental do Cerrado. O objetivo deste trabalho foi selecionar matrizes e clones, provenientes de propagação sexuada e assexuada, com potencial de propagação in vitro, para produção de mudas de mangabeira. Foram coletados frutos de 11 matrizes e de cada matriz selecionaram-se 24 sementes em bom estado fitossanitário. Após a desinfecção, as sementes foram inoculadas em meio MS, sem reguladores de crescimento, obtendo-se uma média de germinação de 92,4%, e as matrizes não apresentaram diferença significativa entre si. Na fase de multiplicação, em meio MS, com os reguladores de crescimento BAP (6-benzilaminopurina) e AIB (ácido indol-3-butírico), ambos na concentração de 1,28 mg L-1, a melhor matriz foi a C1 e o melhor clone foi o C1 15. Em todas as fases foi observada alta variabilidade, em menor porcentagem na matriz e maior porcentagem no clone dentro da matriz. A seleção deve ser realizada principalmente nos clones dentro da matriz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Nadai, Fábio Barufaldi, João Batista de Campos Menezes, Hugo Cesar Rodrigues Moreira Catão, Thaís Advíncula, and Cândido Alves Costa. "Produção de mudas de tomateiro em função de diferentes formas de propagação e substratos." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 9, no. 3 (October 7, 2015): 261. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v9i3.2348.

Full text
Abstract:
Uma alternativa para diminuir o custo de produção do tomateiro é o uso de propagação assexuada para a obtenção de mudas, além disso, a utilização de um substrato adequado pode promover um melhor enraizamento e desenvolvimento das estacas. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de diferentes formas de propagação e substratos na produção de mudas de tomateiro. Realizou-se o experimento em casa de vegetação com estacas coletadas a partir de brotos laterais de plantas matrizes sadias, padronizadas em dois tamanhos e sementes híbridas de tomateiro. As estacas e sementes foram cultivadas em dois substratos comerciais, em delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x2 (propagação x substratos), quatro repetições, totalizando 24 parcelas. Houve interação entre as formas de propagação e os tipos de substratos para as seguintes características: massa fresca das raízes, massa fresca da parte aérea, comprimento da raiz principal, comprimento final da parte aérea, massa seca da raiz, massa seca da parte aérea, massa fresca total e massa seca total. O enraizamento foi afetado pelo substrato, enquanto o comprimento da raiz principal pelas formas de propagação. As estacas de 11 cm de comprimento se destacaram, tornando a propagação vegetativa do tomateiro viável. A utilização do substrato de fibra de coco promoveu melhor desenvolvimento radicular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Abdon, Nagib Ponteira, Ana Yecê das Neves Pinto, Rita do Socorro Uchôa das Silva, and José Maria de Souza. "Avaliação da resposta aos esquemas de tratamento reduzidos para malária vivax." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 34, no. 4 (August 1, 2001): 343–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822001000400006.

Full text
Abstract:
Recaídas que podem ocorrer com o tratamento convencional de longa duração para malária por P. vivax, são em parte devido a parcial adesão do paciente ao tratamento. A utilização de esquemas terapêuticos de curta duração pode proporcionar melhor adesão ao tratamento, mantendo a eficácia e tolerância e minimizando efeitos adversos. Com o objetivo de testar 2 esquemas terapêuticos com doses reduzidas de cloroquina para malária por P.vivax , comparando-o ao esquema clássico, os autores estudaram 120 pacientes, diagnosticados pela gota espessa, com idade superior a 12 anos, submetidos a três esquemas de tratamento: esquema I: fosfato de cloroquina (150mg), 25mg/kg (dose total), durante três dias (10mg/kg de peso no primeiro dia; 7,5mg/kg no segundo e terceiro dias), associada a primaquina (15mg), 0,25mg/kg/dia, por quatorze dias; esquema II: cloroquina, 10mg/kg, em dose única, associada a primaquina, 0,5mg/kg/dia, por sete dias; esquema III: cloroquina, 10mg/kg em dose única, associada a primaquina, 0,5mg/kg/dia, por cinco dias. A resposta de cura clínica aos três esquemas foi satisfatória. O desaparecimento da tríade sintomática ocorreu no máximo em até 96 horas, e a negativação da parasitemia assexuada ocorreu em até 72 horas, para os três esquemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Vignolo, Gerson Kleinick, Luciano Picolotto, Michel Aldrighi Gonçalves, Ivan Dos Santos Pereira, and Luis Eduardo Corrêa Antunes. "Presença de folhas no enraizamento de estacas de amoreira-preta." Ciência Rural 44, no. 3 (March 2014): 467–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782014000300013.

Full text
Abstract:
A propagação da amoreira-preta pode ser feita de forma sexuada ou assexuada, sendo esta última empregada na produção comercial. A utilização de estacas da parte aérea tem como vantagem o aproveitamento de materiais retirados da planta no momento da poda, porém apresenta variabilidade no enraizamento e na brotação. O trabalho teve como objetivo avaliar a influência da presença de folhas no enraizamento de três cultivares de amoreira-preta. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial 3x2, sendo o fator cultivar representado por três níveis ('Guarani', 'Tupy' e 'Xavante') e o fator presença de folha, por dois níveis (estaca com e sem folha). As avaliações, realizadas 115 dias após a instalação do experimento, foram: porcentagem de estacas sobreviventes, enraizadas e com calo; comprimento da maior raiz e número de raízes por estaca; comprimento das brotações e número de brotações por estaca; massa seca das brotações e das raízes. As cultivares 'Tupy' e 'Xavante' apresentam maior porcentagem de enraizamento do que 'Guarani', além de sistema radicular de melhor qualidade. A presença de folhas proporciona maior porcentagem de enraizamento de estacas lenhosas de amoreira-preta, sendo indispensáveis para a propagação das cultivares 'Guarani', 'Tupy' e 'Xavante' através desse método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos, Breno Régis, Renato Paiva, Raírys Cravo Nogueira, Lenaldo Muniz de Oliveira, Diogo Pedrosa Corrêa da Silva, Cristiano Martinotto, Fernanda Pereira Soares, and Patrícia Duarte de Oliveira Paiva. "Micropropagação de pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb.)." Revista Brasileira de Fruticultura 28, no. 2 (August 2006): 293–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452006000200031.

Full text
Abstract:
Por apresentar dormência em suas sementes, a propagação do pequizeiro necessita de estudos para a obtenção de mudas por via assexuada. Este trabalho teve como objetivo contribuir para o estabelecimento de um protocolo de micropropagação de pequizeiro. Para indução de brotações, os explantes foram inoculados em meio WPM com diferentes concentrações de BAP e ANA. Para a indução de raízes, brotações obtidas in vitro foram transferidas para meio WPM suplementado com diferentes concentrações de AIB e na presença ou ausência de carvão ativado. As plantas obtidas foram transferidas para sacos de polietileno contendo o substrato, cobertas com uma garrafa tipo pet para auxiliar no processo de aclimatização. O melhor tratamento para a indução de brotações foi aquele que utilizou 0,05mg L-1 de ANA combinado com 0,75mg L-1 de BAP, obtendo-se uma média de 6 brotações por explante, induzindo maior número de gemas por explante (17,4), o que proporcionou a maior taxa de multiplicação (8,7). A utilização de 3mg L-1 de AIB proporcionou a indução de raízes em 100% dos explantes, gerando um número médio de 12,87 raízes por brotação. As raízes desenvolvidas no meio de cultivo contendo carvão ativado foram maiores (33,16 mm), com maior número de raízes secundárias (19,53) e com maior taxa de sobrevivência na fase de aclimatização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Soares, Konrad Gutterres, and Stela Nazareth Meneghel. "O silêncio da sexualidade em idosos dependentes." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 1 (January 2021): 129–36. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020261.30772020.

Full text
Abstract:
Resumo A sexualidade é um tema silenciado em relação à população idosa que é socialmente percebida como assexuada. Este artigo de abordagem qualitativa faz parte de uma pesquisa sobre idosos dependentes cujo objetivo foi analisar suas vivências em relação à sexualidade. O tema foi obtido a partir de entrevistas com 26 deles, que falaram sobre o sexo em suas vidas. A análise de conteúdo temática identificou duas categorias principais nas falas: diferenças de gênero no trato da sexualidade e dificuldade de falar sobre sexo. Observaram-se diferenças na percepção e valorização da sexualidade, segundo gênero. Homens idosos conferem importância para a potência sexual, e mulheres idosas consideram natural a cessação da vida sexual na velhice. Os idosos do sexo masculino enunciam um conceito de sexualidade pautado na satisfação biológica e no ato sexual, enquanto as mulheres valorizam mais a parceria, o afeto e o carinho. Constatou-se silêncio dos pesquisadores quanto ao tema, embora ele tenha sido colocado no manual de pesquisa para orientar a entrevista com a pessoa idosa. No entanto, embora apenas 26 tenham mencionado o assunto, foi possível constatar que a sexualidade do idoso é modulada pela percepção de gênero e é um tema pouco estudado e de difícil abordagem em cenários de pesquisa e de atenção à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Scalon, Silvana de Paula Quintão, Rosilda Mara Mussury, Geovana Thereza Silva da Rosa, Kácila Caetano Moraes, and Homero Scalon Filho. "Enraizamento e germinação na propagação de Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen (ginseng-brasileiro)." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 5 (October 2009): 1249–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000500007.

Full text
Abstract:
Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de avaliar a propagação sexuada e assexuada de Pfaffia glomerata (ginseng brasileiro). As sementes foram pré-embebidas por 24 horas em KNO3 1%; ácido giberélico 50, 100 e 200 mg L-1 ; emágua e as sementes que não receberam tratamento serviram como testemunha. A semeadura foi em placas de petri sobre duas folhas de papel de filtro e a incubação a 25ºC, sob iluminação constante e na ausência de luz. As estacas com º15 cm foram imersas durante 6 horas em IAA 250 e IBA 500 mg L-1, ácido bórico 1% e em água e plantadas em embalagem plástica, contendo terra+areia (1:1). O primeiro experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 (níveis de luz) x 6 (tratamento de pré-embebição) em 4 repetições de 20 sementes. O segundo em DIC com 5 tratamentos, 4 repetições de 15 estacas por repetição. As sementes de ginseng brasileiro necessitam de tratamento de pré-embebição para acelerar a germinação, sendo a imersão em KNO3 o método mais eficiente, proporcionando 63% de germinação. Apresentam fotoblastismo neutro, com germinação média de 45%. As estacas de ginseng brasileiro imersas apenas em água apresentaram 100% de enraizamento, maior número de brotos (2,5) e maior comprimento de raiz (8,6 cm). A espécie apresenta potencial para ambos os métodos de propagação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Gallo, Cibele Merched. "THE EFFECTS OF THE CULTURE MEDIA BY IN VITRO MULTIPLICATION OF 'Mr. S 25 ' ROOTSTOCK." Revista Ciência Agrícola 15, no. 1 (September 14, 2017): 9. http://dx.doi.org/10.28998/rca.v15i1.2607.

Full text
Abstract:
O portaenxerto para Prunus Mr. S. 2/5 não produz sementes, portanto a sua multiplicação só é possível por via assexuada. Para esse tipo de material vegetal, a propagação in vitro pode ser uma estratégia viável para obter alta taxa de multiplicação em curto espaço de tempo. Sendo assim, o presente trabalho buscou identificar a melhor composição salina do meio, pH, fonte de carboidrato e concentração de AIB no meio de cultura, que proporcionam as melhores taxas de multiplicação in vitro do portaenxerto ‘Mr. S. 2/5’. Este estudo foi dividido em três experimentos, sendo todos conduzidos a partir de explantes com 1 cm, contendo 20 explantes por tratamento, cultivados em sala de crescimento a 25±2<sup>o</sup>C, fotoperíodo de 16 horas e densidade de fluxo luminoso de 48 μmol m-2s-1. As avaliações foram realizadas sempre aos 30 dias após a instalação de cada experimento. Em meio MS com pH 5,2 obteve-se o maior número de brotações por explante. Entretanto, a fonte e a concentração de carboidrato não exerceram influência sobre o número e o comprimento das brotações formadas. Quando o meio foi suplementado com 0,06 mg L<sup>-1</sup> de AIB se registrou a formação do maior número de brotações, porém sem influência significativa no comprimento das mesmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Moreira, Erica Rodrigues, Aparecida Conceição Boliani, Maximiliano Kawahata Pagliarini, Danilo Marcelo Aires dos Santos, Flávia Aparecida de Carvalho Mariano Nasser, and Enes Furlani Junior. "ÉPOCAS, TIPOS DE ESTACA E SUBSTRATOS NA PROPAGAÇÃO DO PINHÃO MANSO." Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas 26, no. 3 (July 1, 2017): 347–61. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2017v26n3p347-361.

Full text
Abstract:
O pinhão manso (Jatropha curcas L.) é uma planta que tem sementes com alto teor de óleo e se destaca na produção de biodiesel. Como ainda está em processo de melhoramento, uma solução para o problema da desuniformidade genética é a reprodução assexuada. Esse método facilita o trabalho do melhorista, pois, uma vez identificada uma planta considerada superior, ela pode ser propagada, mantendo a sua característica genética. Desta forma, objetivou-se com este trabalho verificar a época de coleta, tipos de estaca e substratos, na propagação do pinhão manso. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 3 (substrato x estaca) totalizando 9 tratamentos com 3 repetições, sendo que cada unidade experimental foi composta por 10 estacas. Para efeito de comparação das épocas foi realizada análise conjunta. Foram utilizadas como estacas: ponteiro, parte mediana e basal, com aproximadamente 20 cm de comprimento. O estaqueamento foi feito em jardineiras plásticas pretas, contendo como substratos: composto orgânico comercial (Bioplant®), vermiculita média expandida e areia grossa lavada. As características avaliadas foram: porcentagem de estacas vivas e enraizadas, número de brotos e número de folhas por estaca, massa fresa e massa seca da parte aérea e das raízes. Os resultados permitiram concluir que a melhor época para a propagação do pinhão manso é agosto; e o uso de estacas da parte basal e dos substratos: vermiculita e composto orgânico comercial (Bioplant®) foram eficientes para produção de mudas de pinhão manso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Yamamoto, Lilian Yukari, Rogério de Sá Borges, Mauren Sorace, Breno Francovig Rachid, João Miguel Francisco Ruas, Osvaldo Sato, Adriane Marinho de Assis, and Sérgio Ruffo Roberto. "Enraizamento de estacas de Psidium guajava L. 'Século XXI' tratadas com ácido indolbutírico veiculado em talco e álcool." Ciência Rural 40, no. 5 (May 2010): 1037–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010000500006.

Full text
Abstract:
Na produção comercial de Psidium guajava L. (goiabeira), a qualidade das mudas é de fundamental importância, a fim de garantir a homogeneidade, a rápida formação, a alta produtividade e o início precoce da produção, tornando-se imprescindível a utilização da propagação assexuada. O objetivo deste trabalho foi avaliar o enraizamento de estacas de Psidium guajava L. 'Século XXI' tratadas com diferentes concentrações de ácido indolbutírico (AIB) veiculados em talco e álcool. Foram utilizadas estacas herbáceas de 10 - 12cm, submetidas a duas formas de aplicação (solução hidroalcóolica e talco) e três concentrações (0; 1000 e 2000mg L-1) de AIB. As estacas foram enraizadas em caixas plásticas contendo casca de arroz carbonizada. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com cinco repetições, em um fatorial 2x3, sendo cinco repetições de 10 estacas. Após 95 dias, foram avaliadas as variáveis: sobrevivência das estacas (%); retenção foliar (%); estacas enraizadas (%); número de raízes por estaca; comprimento de raízes por estaca (cm) e massa seca das raízes por estaca (g). Os melhores resultados para a porcentagem de estacas enraizadas (28,5%); número de raízes por estaca (12,10) e comprimento da raiz (6,79cm) foram obtidos com a maior concentração de AIB. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a aplicação de 2000mg L-1 de AIB proporcionou as melhores características de enraizamento em estacas herbáceas da goiabeira 'Século XXI' e a sua veiculação em talco se mostrou mais eficiente que em álcool.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Farias, Ana Rosa de Oliveira, Cibele Merched Gallo, José Dailson Silva de Oliveira, Hilda Rafaella da Silva Santos, Leila de Paula Rezende, and Eurico Eduardo Pinto de Lemos. "Nitrato de prata e tiossulfato de prata como inibidores da ação do etileno em cultivo in vitro de Annona glabra L." Diversitas Journal 5, no. 4 (October 27, 2020): 2768–78. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1268.

Full text
Abstract:
RESUMO: A Annona glabra L., espécie frutífera tropical pertencente à família Annonaceae, tem despertado o interesse por partes de pesquisadores devido a sua capacidade adaptativa a ambientes extremos, possuindo grande potencial como porta-enxerto para espécies do mesmo gênero. Uma das dificuldades relatadas na literatura na propagação sexuada dessa espécie, é a lentidão no processo germinativo, com acentuada desuniformidade. Métodos de propagação assexuada, como o cultivo in vitro, apresentam algumas limitações, dentre elas, o acúmulo de etileno no microambiente formado no interior do frasco, provocando abscisão foliar precoce nos explantes. Esse trabalho objetivou estudar dois inibidores da ação do etileno, nitrato de prata e tiossulfato de prata no cultivo in vitro de Annona glabra L. Os explantes foram obtidos de ramos vegetativos jovens de plantas matrizes com 3 anos de idade, cultivadas no viveiro do Laboratório de Biotecnologia Vegetal do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas. Os experimentos foram realizados em delineamento inteiramente casualizado, constituído de 4 tratamentos e 20 repetições. O meio de cultura utilizado nos dois experimentos foi o MS, suplementado com 30g L-1 de sacarose e 7g L-1 de ágar. As concentrações testadas foram: 0; 0,2; 2,0 e 20,0 μmol L -1 de nitrato de prata e tiossulfato prata respectivamente, adicionadas ao meio MS. O inibidor da ação do etileno, tiossulfato de prata, foi mais eficiente para reduzir a abscisão foliar precoce no estabelecimento in vitro da espécie em estudo. PALAVRAS-CHAVE: Araticum-do-brejo, micropropagação, abscisão foliar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

CASSOL, DARCIELI APARECIDA, AMÉRICO WAGNER JÚNIOR, KELLI PIROLA, MARCELO DOTTO, and IDEMIR CITADIN. "EMBALAGEM, ÉPOCA E ÁCIDO INDOLBUTÍRICO NA PROPAGAÇÃO DE JABUTICABEIRA POR ALPORQUIA." Revista Brasileira de Fruticultura 37, no. 1 (March 2015): 267–72. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-011/14.

Full text
Abstract:
A alporquia tem-se mostrado o método mais promissor para a propagação assexuada da jabuticabeira. Porém, alguns detalhes da técnica devem ser aprimorados paraaumentar os resultados positivos. O trabalho teve como objetivo avaliar a melhor época, concentração de ácido indolbutírico (AIB) e tipo de embalagem para a propagação da jabuticabeira-Açu [Plinia cauliflora(DC.)KAUSEL] por alporquia. O trabalho foi realizado na UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos. Os experimentos foraminstalados em dezembro de 2011 e em abril, junho e setembro de 2012. Foi aplicado na região cambialAIB, nas concentrações de 0; 2.000 e 4.000 mg L-1. Após a aplicação do AIB, a área exposta foi envolvidacom substrato Plantmax® revestido com embalagem plástica transparente, embalagem plástica transparenterevestida por papel-alumínio ou embalagem plástica preta. O delineamento experimental adotado foi em blocosao acaso, em esquema fatorial 4 x 3 x 3 (época x concentração de AIB x tipo de embalagem), com 4repetições, considerando-se o uso de 5 alporques por parcela. Aos 180 dias após a implantação do experimento, em cada época de sua realização, foram avaliados a percentagem de calos nos ramos alporcados, onúmero e o comprimento médio das 3 maiores raízes (cm) e a percentagem de enraizamento. O enraizamento dejabuticabeiras utilizando a alporquia foi de 20,04% para a época de abril. A embalagem plásticatransparente revestida com papel-alumínio para a cobertura do substrato foi superior às demais, atingindo 8,69% deenraizamento. As concentrações de AIB testadas não influenciaram na rizogênese adventícia dos ramos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bitencourt, J., K. C. Zuffellato-Ribas, I. Wendling, and H. S. Koehler. "Enraizamento de estacas de erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hill.) provenientes de brotações rejuvenescidas." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 11, no. 3 (2009): 277–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722009000300008.

Full text
Abstract:
A erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hill.) é espécie nativa da América do Sul, de grande importância econômica devido a seu consumo na forma de chás e também vem sendo amplamente estudada nas áreas de farmacologia e biotecnologia. No entanto, tem baixo capacidade de propagação, seja ela sexuada ou assexuada. Um dos principais efeitos da maturação é a perda da capacidade de enraizamento, desta forma, o presente trabalho teve como objetivos observar a influência do rejuvenescimento e aplicação de ácido indol butírico (IBA) no enraizamento de estacas caulinares de erva-mate. Foram confeccionadas estacas a partir de brotações do ano de árvores de 13 anos, assim como de brotos rejuvenescidos, obtidos da decepa de árvores com 17 anos. As estacas foram tratadas com IBA em solução nas seguintes concentrações: 0, 1500, 3000, 4500 e 6000 mg L-1, resultando em 5 tratamentos para cada tipo de estaca. O plantio foi realizado em caixas plásticas preenchidas com vermiculita e casca-de-arroz carbonizada na proporção de 1:1 e após 90 dias em casa-de-vegetação, foram avaliadas as seguintes variáveis: porcentagem de estacas enraizadas, número de raízes/estaca, comprimento das 3 maiores raízes/estaca, porcentagem de estacas vivas, com calos e mortas. A análise estatística mostrou que o material rejuvenescido apresentou os melhores resultados quanto à porcentagem de estacas enraizadas, assim como de número e comprimento de raízes. Já a aplicação da auxina sintética não influenciou no enraizamento das estacas de nenhum dos dois tipos, de modo que os tratamentos com IBA não diferiram entre si estatisticamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Soares, Fernanda Pereira, Renato Paiva, Amauri Alves de Alvarenga, Raírys Cravo Nogueira, Eduardo Bucsan Emrich, and Cristiano Martinotto. "Organogênese direta em explantes caulinares de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes)." Ciência e Agrotecnologia 31, no. 4 (August 2007): 1048–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000400016.

Full text
Abstract:
A mangabeira, espécie nativa do Cerrado, destaca-se por possuir um grande potencial como planta frutífera e produtora de borracha. No entanto, suas sementes apresentam recalcitrância, dificultando sua propagação, o que torna evidente a necessidade da obtenção de mudas por via assexuada. Neste contexto, o cultivo in vitro apresenta-se como uma alternativa a ser utilizada. Com o presente trabalho, visou-se estabelecer uma metodologia de micropropagação da mangabeira via organogênese direta. Para a obtenção de brotações, segmentos caulinares com até duas gemas laterais foram inoculados em meio de cultura WPM, suplementado com diferentes concentrações de BAP (0,0; 1,0; 2,0; 3,0; 4,0 e 5,0 mg L-1). Para o enraizamento, brotações foram inoculadas em meio WPM, suplementado com 0,1% de carvão ativado e diferentes concentrações de ANA (0,0; 1,0; 2,0 e 3,0 mg L-1) ou AIB (0,0; 1,0; 2,0; 3,0 e 4,0 mg L-1). As brotações inoculadas permaneceram em sala de crescimento por 15 dias, quando foram transferidas para meio WPM sem reguladores de crescimento. As concentrações de 5,0 mg L-1 e 3,0 mg L-1 de BAP foram as mais eficientes na indução, respectivamente, de brotações e gemas. O maior comprimento das brotações foi verificado em meio suplementado com 1,0 mg L-1 ou 2,0 mg L-1 de BAP. A maior formação de calos ocorreu em meio suplementado com 4,0 mg L-1 dessa citocinina. A auxina ANA não se mostrou eficiente, nas concentrações testadas, no enraizamento in vitro de brotações de mangabeira. Na presença de 3,0 mg L-1 de AIB, 20% das brotações enraizaram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Mantovani, André, and Ricardo Rios Iglesias. "QUANDO APARECE A PRIMEIRA ESCAMA? ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O SURGIMENTO DE ESCAMAS DE ABSORÇÃO EM TRÊS ESPÉCIES DE BROMÉLIAS TERRESTRES DE RESTINGA." Rodriguésia 56, no. 87 (May 2005): 73–84. http://dx.doi.org/10.1590/2175-78602005568705.

Full text
Abstract:
RESUMO O aparecimento de tricomas foliares de absorção (escamas) é analisado em propágulos oriundos de reprodução sexuada (sementes) e assexuada (rametes) de três espécies de bromélias terrestres ocorrentes na restinga aberta de Barra de Maricá, Rio de Janeiro(22º58´S-42º53´W): Aechmea nudicaulis (L.) Griseb.; Neoregelia cruenta (Graham) L. B. Sm. e Vriesea neoglutinosa Mez. Nas três espécies, a germinação (emissão da radícula) ocorreu após três dias de tratamento. Os eventos “emissão da plúmula” e “completa expansão da plúmula com emissão da segunda folha” ocorreram respectivamente até 11 e 15 dias após a emissão da radícula em A. nudicaulis e N.cruenta. A análise morfológica em microscopia ótica e eletrônica não detectou escamas até 17 dias após a emissão da radícula. Entretanto pêlos radiculares ocorreram logo nos três primeiros dias de germinação em A. nudicaulis e N. cruenta. Para V. neoglutinosa, a análise morfológica detectou escamas na plúmula ainda em expansão, porém as escamas estavam em fase inicial de formação. Não foram detectados pêlos radiculares em plântulas de V. neoglutinosa durante o experimento. Escamas com desenvolvimento estrutural completo foram observadas nos primórdios foliares junto ao meristema apical do caule dos rametes das três espécies analisadas. Propõe-se aqui que o aparecimento de escamas nas primeiras folhas dos rametes confere alta capacidade de estabelecimento por via vegetativa para as bromélias estudadas na restinga de Barra de Maricá. Tal fato auxiliaria as espécies estudadas a superar a fase de estabelecimento de plântulas, intensamente limitada pelas condições abióticas vigentes nas restingas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Andrade, Renata Aparecida de, and Antonio Baldo Geraldo Martins. "Propagação vegetativa de porta-enxertos para citros." Revista Brasileira de Fruticultura 25, no. 1 (April 2003): 134–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452003000100038.

Full text
Abstract:
O enraizamento de estacas é um método de propagação assexuada que mantém as características da planta-mãe e incrementa o número de plantas rapidamente, o que é de grande interesse para a citricultura, além de permitir a propagação de materiais na fase juvenil. A obtenção de porta-enxertos por estaquia é uma prática que pode possibilitar, além da redução do prazo na formação da muda, produção de plantas de menor porte e garantir a uniformidade do pomar. O objetivo do presente trabalho consistiu na observação e comparação da propagação vegetativa, por enraizamento de estacas, de quatro porta-enxertos utilizados na produção de mudas cítricas (Poncirus trifoliata, Citrus volkameriana, Citrumelo Swingle e Citrus limonia), sob a influência de diferentes doses de IBA (ácido indolbutírico). O experimento foi conduzido em câmara de nebulização intermitente, e as estacas foram imersas em soluções com 0; 100; 200 e 400 mg.L-1 de IBA, por um período de 14 horas. Avaliaram-se: porcentagem de sobrevivência; porcentagem de enraizamento; comprimento, e número médios de raízes. Analisando os resultados, conclui-se que: o Citrus volkameriana e o Citrus limonia mostraram resultados superiores aos obtidos para as demais espécies estudadas; a porcentagem de sobrevivência é influenciada pela dose de IBA, pelo porta-enxerto e pela época de coleta das estacas; a porcentagem de enraizamento é influenciada pelas características genéticas do porta-enxerto e época de coleta; o comprimento médio das raízes é influenciado pelo porta-enxerto e época de coleta das estacas; o número médio de raízes é influenciado pela dose de IBA e pelo porta-enxerto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Santos, Maria Isabel Gomes dos, João Pedro Ferreira Barbosa, Willian Cleisson Lopes de Souza, Jaqueline dos Santos Ferro, and Rubens Pessoa de Barros. "A Reprodução vegetal." REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL 4, no. 2 (December 26, 2019): 29–41. http://dx.doi.org/10.48179/revext.v4i2.165.

Full text
Abstract:
O ensino da Biologia Vegetal é caracterizado ainda hoje como muito teórico. Como acontece com o ensino de grande parte dos conteúdos de biologia estudados nos diversos níveis, o ensino de botânica é marcado por diversos problemas, a exemplo da falta de interesse dos discentes por este tipo de conteúdo. Diante da falta de interesse dos alunos na área da Ciências (Biologia Vegetal), no ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental 31 de Março, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, objetivou-se motivar os discentes em Botânica por meio de atividade prática sobre reprodução vegetal e solução EM para o cultivo de plantas. Para participar da atividade foram selecionados 20 alunos do ensino fundamental II da referida escola, sendo estes alunos do 8° e 9º ano. A atividade consistiu em uma série de 3 aulas teóricas (aula I – Reprodução das Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas; Aula II – Reprodução assexuada de plantas frutíferas e ornamentais; Aula III – Produção e use dos micro-organismos eficientes no cultivo de plantas) seguidas de uma aula prática ao final, no horário vespertino, totalizando uma carga horária de 4 horas. Com o iniciar da atividade, logo foi possível observar um certo grau de desinteresse por parte dos alunos em relação aos conteúdos, porém aos poucos eles foram sendo atraídos pelas observações ao microscópio do material vegetal e a aula prática atuou como uma fixadora de conteúdo. As aulas práticas são modeladoras do ensino de biologia ou ciências, despertando o interesse dos alunos e melhorando a aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Moura, Elias Ariel de, Pollyana Cardoso Chagas, Marcela Liege da Silva Moura, Olisson Mesquita Souza, and Edvan Alves Chagas. "Emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de cupuaçu cultivadas sob diferentes substratos e condições de sombreamento." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 9, no. 4 (February 5, 2016): 405. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v9i4.2597.

Full text
Abstract:
O cupuaçu pode ser propagado por via sexuada ou assexuada, sendo a via seminífera o processo mais utilizado. Dessa forma, ambientes apropriados para a produção de mudas propiciam melhores condições para o crescimento inicial em campo, colaborando para o aumento da homogeneidade, sanidade e redução da mortalidade de plantas no momento do plantio. Assim, fatores como luz e tipo de substrato são importantes para a germinação de sementes e emergência inicial de plantas. Nesse contexto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o efeito de diferentes substratos, bem como a influência do sombreamento na emergência e no crescimento inicial de plântulas de cupuaçu. O experimento foi conduzido na Embrapa Roraima, utilizando-se delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 7, constituídos de diferentes ambientes (canteiro sem cobertura, canteiro com cobertura tipo sombrite de 50% de luminosidade e canteiro com cobertura plástica transparente de 100 micras), combinados com diferentes substratos (areia, solo, vivatto®, serragem, areia+solo, areia+solo+vivatto® e areia+solo+serragem). Após a semeadura, avaliou-se a porcentagem de emergência e o índice de velocidade de emergência no intervalo de cinco dias, quando, ao final dos 50 dias, avaliou-se o comprimento da parte aérea, o número de folhas, a área foliar, o comprimento do sistema radicular, o diâmetro do caule, a massa seca da parte aérea e do sistema radicular. Observou-se que maior porcentagem de emergência, IVE e desenvolvimento inicial de plântulas de cupuaçuzeiro são obtidos ao se utilizar substrato constituído por areia+solo+serragem. O ambiente com sombreamento de 50% de luminosidade proporciona maior porcentagem de emergência, IVE, diâmetro do colo e massa seca do sistema radicular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Verdin Filho, Abraão Carlos, Edinei José Armani Borghi, Gabriel Fornaciari, Tafarel Victor Colodetti, Wagner Nunes Rodrigues, Marcone Comerio, and Sheila Cristina Prucoli Posse. "LIMITAÇÕES CAUSADAS PELAS DIMENSÕES DE TUBETES SOBRE O CRESCIMENTO E QUALIDADE DE MUDAS CLONAIS DE CAFEEIRO CONILON." Pensar Acadêmico 19, no. 2 (April 12, 2021): 281. http://dx.doi.org/10.21576/pa.2021v19i2.2440.

Full text
Abstract:
O plantio de mudas com alto padrão de qualidade é um dos pontos chaves para o sucesso da cafeicultura. O objetivo deste trabalho foi quantificar as limitações causadas pelas dimensões dos tubetes plásticos, em altura e diâmetro, sobre o crescimento e a qualidade de mudas clonais de cafeeiro Conilon. O experimento foi conduzido em viveiro de produção de mudas na Fazenda Experimental de Marilândia (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper). O experimento seguiu um esquema fatorial 2×4, combinando duas alturas (18 e 22 cm) e quatro diâmetros (25, 32, 50 e 75 mm) de tubetes plásticos, totalizando 8 tratamentos que foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Para a multiplicação assexuada, foi utilizada a técnica de estaquia, coletando-se secções medianas de ramos ortotrópicos de brotações de plantas matrizes. Após o preparo das estacas, as mesmas foram plantadas nos tubetes de diferentes dimensões. Características de crescimento, produção de biomassa, fotossíntese e qualidade das mudas foram avaliadas aos 165 dias após a estaquia. Observou-se que as limitações das dimensões dos tubetes, em altura e em diâmetro, causaram perdas no crescimento, na produção de biomassa e na qualidade das mudas de cafeeiro Conilon, chegando a causar perdas de até 82,3% na área foliar total, 74,2% na matéria seca total e 28,6% no índice de qualidade. Pode-se concluir que as dimensões dos tubetes podem influenciar o desenvolvimento das mudas, tanto a altura quanto o diâmetro dos tubetes apresentam efeitos significativos. Parece haver um efeito mais limitador causado pela diminuição do diâmetro do tubete do que pela diminuição da sua altura, considerando o intervalo amostrado para ambos os fatores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Leite, Germano Leão Demolin, Ronnie Von dos Santos Veloso, Ana Carolina Ribeiro de Castro, Paulo Sérgio Nascimento Lopes, and Geraldo Wilson Fernandes. "Efeito do AIB sobre a qualidade e fitossanidade dos alporques de influência da Caryocar brasiliense Camb (caryocaraceae)." Revista Árvore 31, no. 2 (April 2007): 315–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622007000200014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi testar a influência de quatro concentrações do hormônio vegetal ácido indolbutírico (AIB) (0, 500, 1.000 e 2.000 ppm) na obtenção de alporques de Caryocar brasiliense Camb (Caryocaraceae) fitossanitariamente adequados. Avaliou-se o efeito direto desse hormônio na indução de galha por Eurytoma sp. (Hymenoptera: Eurytomidae) nas folhas dos alporques, bem como o seu efeito indireto sobre os parasitóides de Eurytoma sp. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com três repetições, cada parcela experimental com dois alporques, e cinco tratamentos: 1) sem anelamento; 2) anelado + 0 ppm de AIB; 3) anelado + 500 ppm de AIB; 4) anelado + 1.000 ppm de AIB; e 5) anelado + 2.000 ppm de AIB. Não houve diferença significativa (p>0,05) nas taxas de enraizamento dos alporques, de raízes/alporque, de comprimento da maior raiz/alporque, de taxas de calejamento e de sobrevivência dos ramos anelados. Também, não se verificou diferença estatística entre os tratamentos quanto ao número do parasitóide Quadrastichus sp. (Hymenoptera: Eulophidae) e das características morfológicas externas das galhas induzidas por Eurytoma sp. Entretanto, observaram-se efeito positivo entre as concentrações de AIB e o número de galhas e maior número de adultos de Eurytoma sp. e de seu principal parasitóide Sycophila sp. (Hymenoptera: Eurytomidae) na concentração de 2.000 ppm de AIB. Esses dados indicam que esse galhador pode selecionar partes da planta ou plantas com maior concentração de hormônio. Devido à baixa efetividade desse hormônio na produção de estacas para a propagação assexuada de C. brasiliense, mais estudos são necessários devido ao fato de esta ser uma das mais importantes espécies no bioma Cerrado. Estudos futuros também são necessários para elucidar o envolvimento do AIB na formação de galhas e o seu impacto indireto na comunidade de parasitóides associados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Luz, José Magno Q., André F. Carvalho, and Michele C. de Oliveira. "Estaquia de rizomas do carapiá, planta medicinal em extinção." Horticultura Brasileira 29, no. 2 (June 2011): 258–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362011000200023.

Full text
Abstract:
Dorstenia cayapia Vellozo, Moraceae (carapiá) é uma erva medicinal e nativa do Brasil. Pertence à categoria "vulnerável", devido à drástica redução dos seus habitats e ao declínio populacional. Esta pesquisa foi realizada em casa de vegetação pertencente ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia. Teve como objetivo obter informações agronômicas que permitam cultivar e explorar racionalmente o carapiá, visando a obtenção de material cultivado para produtos fitoterápicos e indústria química. O material vegetal foi coletado em Raul Soares-MG, em um resquício de Floresta da Encosta Atlântica. Nesse experimento de estaquia de rizomas avaliaram-se três substratos: Substrato comercial, S1 (40% terra + 40% esterco bovino + 20% húmus) e S2 (20% terra + 20% esterco bovino + 40% húmus + 20% vermiculita); três partes de rizoma: apical, basal e mediano e dois tipos de bandeja de poliestireno expandido com 128 e 200 células. Adotaram-se estacas com o tamanho médio de 2 cm, que foram plantadas de acordo com o geotropismo positivo. Conduziu-se o experimento de abril a junho de 2007. O delineamento foi inteiramente casualisado em esquema fatorial (3x3x2). Determinou-se a brotação (%) aos 30 e 68 dias após o plantio (DAP) e as massas fresca e seca da parte aérea (folhas e inflorescências) e da parte subterrânea (rizomas e raiz) aos 68 DAP. Os substratos não tiveram efeito na brotação dos rizomas em bandejas aos 30 DAP. A brotação da parte apical do rizoma foi superior às brotações das posições basal e mediana do rizoma aos 68 DAP. Comparando o uso das bandejas de 128 e de 200 células, a brotação dos rizomas foi superior com o uso da bandeja de 128 células. Pode-se recomendar, para o plantio de Dorstenia cayapia, o corte da parte apical do rizoma, evitando-se assim, o arranquio da planta inteira, auxiliando na preservação dos indivíduos em seu ambiente natural e possibilitando sua propagação assexuada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Razeira, Tatiane Rocha, and Angelita Alice Jaeger. "SEXUALIDADES (DES)COBERTAS." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no. 2 (November 20, 2019): 62. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i2.10269.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Dentre as mudanças que ocorrem no processo de envelhecimento, incluem-se as referentes às sexualidades, possíveis em todas as idades e expressas de forma singular e diversa. A gerontologia e outras áreas do conhecimento corroboram que esse decréscimo é substituído por uma intensidade ampliada do prazer sexual¹. A sexualidade na velhice possui uma conduta sexual bastante intrincada, abrange aspectos físicos e emocionais. Assim como outros órgãos do sistema, na velhice, os órgãos sexuais sofrem mudanças, o que não extingue sua função. Envelhecer não é sinônimo de adoecer². OBJETIVO: identificar a percepção de pessoas idosas institucionalizadas sobre sexualidade. MÉTODO: pesquisa etnográfica, realizada em uma instituição privada de Santa Maria - RS. RESULTADOS: participaram da pesquisa 15 pessoas idosas de ambos os sexos, com média de idade de 71 anos. As respostas mostraram concepções diferentes, mas que se originam e convergem, da/na mesma direção. As quais são frutos de uma educação conservadora e dentro da normalidade heterossexual e conjugal. A sexualidade mostra-se como um aspecto de foro íntimo e privado, ela se faz presente, mas encoberta, e esse disfarce é atravessado por conceitos preestabelecidos e pela ideia persistente de velhice assexuada. Essas alusões advêm tanto da parte da pessoa idosa como dos profissionais que trabalham na instituição e familiares. Esses aspectos demonstram a necessidade de discutir a temática da sexualidade na velhice com a equipe de profissionais e com as próprias pessoas idosas. CONCLUSÃO: Faz-se necessário compreender a sexualidade na velhice como algo natural. As pessoas idosas conseguem se adaptar e conviver com as transformações físicas e podem manter uma vida sexual prazerosa, permitindo-se novas vivências amorosas, nas quais valorizam mais o companheirismo, o afeto e o cuidado do que a relação sexual propriamente dita. O conhecimento sobre os diferentes aspectos da sexualidade que constituem o sujeito idoso proporcionará qualidade no atendimento e proposições que objetivam o bem-estar integral da pessoa idosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Dobner Júnior, Mário, Thais Cristina Vagaes, and Antonio Rioyei Higa. "APROVEITAMENTO DO GERMOPLASMA DE Cryptomeria japonica DA ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE RIO NEGRO, PR, VISANDO A PRODUÇÃO DE SEMENTES." FLORESTA 43, no. 3 (September 13, 2013): 363. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v43i3.25050.

Full text
Abstract:
Cryptomeria japonica é originária da região temperada do Japão, onde é amplamente plantada em função da alta durabilidade e trabalhabilidade da madeira. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho de procedências japonesas de C. japonica, implantadas em 1980 na Estação Experimental da Universidade Federal do Paraná, município de Rio Negro, Paraná. Realizou-se levantamento dendrométrico em setembro de 2011, o qual serviu de base para as análises estatísticas e genéticas. A produtividade observada aos 31 anos variou de 9,3 m³.ha-1.ano-1 na testemunha (Camanducaia), até 22,2 m³.ha-1.ano-1 na procedência Miyagi. A partir dos resultados, foram propostas estratégias de melhoramento genético para a criação de uma Área de Produção de Sementes (APS) e um Pomar Clonal de Sementes (PCS), bem como a seleção de indivíduos superiores para reprodução assexuada. Para tal, considerou-se uma intensidade de seleção que mantivesse ao máximo a variabilidade genética entre procedências, mas explorasse a variação dentro de cada procedência. As sementes produzidas terão um ganho no crescimento diamétrico estimado em 9,2% para a APS (curto prazo) e de 14% para o PCS (médio prazo). AbstractA proposal for the existing germplasm of Cryptomeria japonica (L.F.) Don. at the Experimental Station of Rio Negro, PR, aiming at the production of genetic improved seeds. Cryptomeria japonica is indigenous to the temperate region of Japan where it is widely planted, due to its wood quality, high durability and workability. The aim of this study was to evaluate the performance of Japanese provenances of C. japonica, established in 1980 at Experimental Station of Parana Federal University, municipality of Rio Negro, Parana State. Dendrometric measurements were carried out in September 2011, which was the basis for statistical and genetic analysis. The productivity at age 31 years ranged from 9.3 m³.ha-1.year-1 (control), up to 22.2 m³.ha-1.year-1 (Miyagi). A breeding strategy was proposed based on a seed production area (SPA) and on a clonal seed orchard (CSO). Moreover superior individuals for vegetative reproduction were also selected. The selection intensity was suggested considering the maintenance of expressive genetic variability among provenances, but exploring the variation within each provenance. The estimated genetic gain for diameter growth was 9.2% for the SPA (short term) and 14% for the CSO (medium term).Keywords: Forest breeding; seed production area; clonal seed orchard.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pereira, Lucas Gonçalves, and Célia Bassuma Fernandes. "A assexualidade no discurso jornalístico: uma análise discursiva." Entrepalavras 9, no. 3 (December 2, 2019): 193. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31538.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo analisar como o discurso jornalístico significou a assexualidade, bem como os efeitos de sentido que nele irromperam a partir da reportagem “Assexuais: a quarta orientação sexual?”, que circula na página eletrônica do jornal espanhol El País. Buscamos ainda verificar se o discurso jornalístico colaborou para sedimentar sentidos sobre a assexualidade ou rompeu com padrões já estabelecidos na nossa formação social. A pesquisa foi desenvolvida pelo viés da Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, na década de 1960, na França, e desenvolvida por Eni Orlandi (1996, 2003), no Brasil, e demais pesquisadores que com ela (com)partilham do mesmo escopo teórico. Após as análises, verificamos que, na reportagem, a assexualidade é significada como uma orientação sexual cujos indivíduos buscam reconhecimento. Verificamos também que houve a quebra de padrões estabelecidos em nossa sociedade, não só em relação a sentidos acerca dos assexuais como acerca do sexo em si. Desse modo, asseveramos que o objeto simbólico recortado para análise rompe com pré-construídos acerca da assexualidade, pois coloca em xeque padrões e valores já impostos sobre o sexo em nossa formação social, permitindo ao sujeito aceitá-los, questioná-los ou negá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Cruz, Renata Pereira da, Luiz Carlos Federizzi, and Sandra Cristina Kothe Milach. "A apomixia no melhoramento de plantas." Ciência Rural 28, no. 1 (March 1998): 155–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781998000100028.

Full text
Abstract:
A apomixia, sinônimo de formação assexual da semente, é apresentada como uma valiosa ferramenta no melhoramento de plantas. Os tipos de apomixia existentes, as vantagens e desvantagens de sua utilização no melhoramento e sua base genética são relatados. Finalmente, sua manipulação no melhoramento de espécies apomíticas é discutida, assim como sua introdução no melhoramento de espécies não-apomíticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Figueiredo, Maria do Livramento Fortes, and Maria Antonieta Rubio Tyrrell. "O gênero (in)visível da terceira idade no saber da enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 57, no. 6 (December 2004): 679–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672004000600009.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo bibliográfico, no qual realizou-se um levantamento da produção científica de enfermagem referente à Mulher na Terceira Idade no Catálogo de Dissertações e Teses do CD-room do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem(CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn no período de 1979 a 1999. Objetivou conhecer os afastamentos e/ou aproximações no saber de enfermagem com o objeto de estudo da tese de doutorado: os saberes e práticas de saúde das mulheres idosas, na perspectiva de gênero. Concluiu-se que a mulher na terceira idade foi investigada em poucos estudos, além do mais, os objetos destas investigações se afastaram fortemente das questões de gênero, demonstrando-se o aspecto assexuado da velhice, e negação dos papéis sociais da mulher.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography