Academic literature on the topic 'Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)"

1

Haffner, Jacqueline A. H., and Adriano Pires De Almeida. "Revisando a integração latino-americana: da CEPAL a UNASUL." Conjuntura Austral 9, no. 46 (August 17, 2018): 67. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.75235.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar um apanhado geral das tentativas de integração sob a ótica da complementação e do aproveitamento dos recursos energéticos disponíveis na América do Sul a partir das contribuições da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sobre desenvolvimento. Deste modo, esta pesquisa considera que as proposições de aproximação pelo viés energético desenvolvidas, inicialmente, pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) e pela Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Integração (ALADI) como sendo os elementos basilares do processo que levou a constituição do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e que, posteriormente, permitiram o lançamento da iniciativa da Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Neste sentido, este trabalho considera que as assinaturas da Declaração do Iguaçu, em 30 de novembro de 1985, e do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, foram instrumentos de suma importância para embalar o movimento que motivou a formação da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA) e que culminou com a criação da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), pois evidenciou o reconhecimento de que a vertente regional passou a ocupar um espaço de grande relevância na agenda política dos governos do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Almeida, Adriano Pires, and Jacqueline Angélica Hernández Haffner. "As Tentativas de Complementação Energética na América do Sul: da Cepal a Unasul." Baru 3, no. 1 (August 25, 2017): 127. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v3i1.5836.

Full text
Abstract:
o objetivo deste trabalho é apresentar um apanhado geral das tentativas de integração sob a ótica da complementação e do aproveitamento dos recursos energéticos disponíveis na América do Sul a partir das contribuições da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sobre desenvolvimento. Deste modo, esta pesquisa considera que as proposições de aproximação pelo viés energético desenvolvidas, inicialmente, pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) e pela Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Integração (ALADI) como sendo os elementos basilares do processo que levou a constituição do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e que, posteriormente, permitiram o lançamento da iniciativa da Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Neste sentido, este trabalho considera que as assinaturas da Declaração do Iguaçu, em 30 de novembro de 1985, e do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, foram instrumentos de suma importância para embalar o movimento que motivou a formação da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA) e que culminou com a criação da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), pois evidenciou o reconhecimento de que a vertente regional passou a ocupar um espaço de grande relevância na
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Reichel, Heloisa Jochims. "A integração latino-americana no pensamento de Aldo Ferrer." Anos 90 16, no. 29 (September 25, 2009): 183–212. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.7784.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o tema da integração econômica, mais especificamente o da formação de blocos comerciais na América Latina, associado à trajetória de um intelectual (a do argentino Aldo Ferrer) que, tendo iniciado suas atividades de economista e sua produção intelectual nos anos cinquenta, período em que era frequente o engajamento dos intelectuais na política, permanece em atividade até os dias de hoje, quando encontramos o silêncio predominando dentre a categoria. Seu objetivo consiste em acompanhar a atuação do referido intelectual no que diz respeito ao tema indicado desde o surgimento, em 1960, do primeiro bloco econômico regional que integrava países da América Latina – Associação Latino Americana de Livre Comércio (ALALC) - até os dias recentes, em que se destaca a formação do Mercado Comum do Sul - Mercosul. Na análise, busca-se identificar permanências e mudanças que possam ter ocorrido no pensamento e na forma de atuação do intelectual, considerando, também, as diferentes conjunturas e ordens mundiais por ele vivenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araujo, Flavia Loss de. "documento dos Quatro e as origens da Comunidade Andina." Cadernos PROLAM/USP 20, no. 39 (July 1, 2021): 343–90. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.171290.

Full text
Abstract:
O presente trabalho reflete sobre a importância do documento “Proposiciones para la Creación del Mercado Común Latinoamericano” para a Comunidade Andina (CAN). Originalmente, o texto visava reformar a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) e, apesar de não ter alcançado este objetivo, serviu de base para a construção da CAN, primeiro processo de integração sub-regional da América do Sul. Embora imbuído do pensamento integracionista da década de 1960, o documento contém um diagnóstico preciso de problemas que acometem a região até hoje e algumas diretrizes para a atuação da América do Sul no cenário internacional que continuam válidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Suárez Salazar, Luis. "Fidel Castro: algumas de suas contribuições teórico-práticas para as inconclusas lutas pela emancipação de nossa América." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 9, no. 3 (December 16, 2017): 59. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24645.

Full text
Abstract:
Depois de narrar os diversos compromissos que tinha estabelecido com as lutas pela emancipação da América Latina e do Caribe antes 01 de janeiro de 1959, o autor deste artigo se ocupa dos vários momentos que, desde os primeiros dias desse ano, o líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, agora desaparecido fisicamente, convocou à "unidade anti-imperialista" e expressou sua utopia de que todos os estados do continente pudessem se integrar económica e politicamente como uma condição necessária, mas não suficiente para que suas nações e seus povos pudessem transformar em realidade os ideais dos fundadores das lutas pela independência contra o colonialismo ibérico, de igual modo que o chamado que José Martí havia feito até o final do século XIX, para as lutas que havia denominado de "segunda independência" de Nossa América, frente ao então nascente e hoje decadente imperialismo norte-americano. Daí, acrescenta o autor deste artículo, a consistente solidariedade da Revolução Cubana com a luta pela descolonização do Caribe, bem como, com todos os processos revolucionários, reformadores e reformistas ou favoráveis aos interesses populares e nacionais que foram implantados (e estão sendo implantados) no “sul político do continente americano". Também, o apoio dado pelas lideranças políticas do Estado cubano e pelos próprios cubanos aos vários processos de diálogo político, de cooperação económica e de integração na América Latina e no Caribe. Em especial, à Associação de Estados do Caribe (AEC), à agora chamada Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América – Acordo de Comércio entre os Povos (ALBA-TCP) e, mais recentemente, à Comunidade Latino-americana e Caraibenha (CELAC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Assunção, Matheus Carneiro. "PANORAMA INTERNACIONAL DA TRIBUTAÇÃO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO." REVISTA DA AGU 9, no. 25 (September 30, 2010). http://dx.doi.org/10.25109/2525-328x.v.9.n.25.2010.208.

Full text
Abstract:
Partindo de uma sintética exposição sobre o conceito, as características, e as modalidades de comércio eletrônico, o presente estudo buscará abordar diferentes propostas internacionais de tributação de operações comerciais realizadas por meio da Internet, objetivando traçar um panorama geral sobre o tema. Serão abordadas posições firmadas pelos Estados Unidos da América, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pela União Européia, pelo Canadá e pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI). Ao final, pretende-se que as perspectivas levantadas contribuam para uma reflexão crítica acerca do questionamento que vem se mostrando cada vez mais presente com o desenvolvimento do comércio eletrônico no mundo: tributar ou não tributar?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barza (UFPE), Eugênia Cristina Nilsen Ribeiro. "AS ORIGENS DO REGIONALISMO ECONÔMICO: A ALALC, A ALADI E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA." Duc In Altum - Cadernos de Direito 4, no. 6 (September 19, 2016). http://dx.doi.org/10.22293/2179-507x.v4i6.101.

Full text
Abstract:
O processo de integração econômica latino-americano apresenta elementos do regionalismo econômico dos quais a ALALC e a ALADI são indicados como primeiras experiências. Para compreender como estas duas associações contribuíram para a integração é interessante analisar os objetivos do regionalismo e os vínculos com o comunitarismo. O estudo é exploratório, a partir de dados secundários, amparado em revisão de literatura, cujo objetivo é analisar a ALALC, a ALADI e as origens do regionalismo econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dathein, Ricardo. "MERCOSUL: ANTECEDENTES, ORIGEM E DESEMPENHO RECENTE." Revista de Economia 31, no. 1 (June 30, 2005). http://dx.doi.org/10.5380/re.v31i1.5026.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as principais experiências de integração econômica na América Latina, com destaque para os processos que deram origem ao Mercosul. Inicialmente, são discutidos os antecedentes históricos e as propostas da Cepal, e o desenvolvimento e desempenho da Alalc e da Aladi. Sobre o processo de integração bilateral entre Brasil e Argentina, nos anos 1980, destaca-se a realização de acordos intrasetoriais como uma maneira inovadora de integração. O Mercosul é tratado no contexto de sua constituição e primeiros resultados, enquanto um processo político bem sucedido, voltando-se, entretanto, a um padrão mais liberal de integração. Seu desempenho econômico até o presente é analisado a seguir, com destaque para a evolução e as dificuldades macroeconômicas, em suas relações com a integração. Apresentam-se também indicadores, com resultados positivos e negativos, de desempenho do Mercosul. Na conclusão, são discutidas a evolução e as perspectivas da integração econômica latino-americana, em um contexto de globalização e ameaça de marginalização e de baixo desempenho econômico regional, destacando-se a importância da participação empresarial e social na determinação do rumo das novas experiências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)"

1

Pinchemel, Elisa de Sousa Ribeiro. "Instituições e integração regional na América do Sul : uma análise comparativa entre ALADI, MERCOSUL e UNASUL." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/19998.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2016.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2016-04-15T16:20:10Z No. of bitstreams: 1 2016_ElisaSousaRibeiroPinchemel.pdf: 1368610 bytes, checksum: d9ba2b00d3fad1b034823e057b7aafdf (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2016-04-22T19:27:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_ElisaSousaRibeiroPinchemel.pdf: 1368610 bytes, checksum: d9ba2b00d3fad1b034823e057b7aafdf (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-22T19:27:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_ElisaSousaRibeiroPinchemel.pdf: 1368610 bytes, checksum: d9ba2b00d3fad1b034823e057b7aafdf (MD5)
Neste trabalho analisa-se a hipótese de existência de um modelo de integração regional propriamente sul-americano, que não se confunde com outros processos, em especial com o da União Europeia, geralmente utilizado como paradigma para os estudos da área. Por meio de uma análise histórico-institucional, serão examinados a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), com o objetivo de verificar padrões de organização institucional comuns entre eles. No primeiro capítulo, os principais marcos históricos referentes à formação de coalizões regionais na América do Sul serão investigados. A pesquisa tem início no período colonial, passa pelos processos de independência das nações sul-americanas, sua formação territorial e conflitos, chegando até os dias atuais. São estudados os antecedentes basilares que deram início ao processo de integração regional no subcontinente, bem como a sua evolução. No segundo capítulo, são comentadas as teorias das relações internacionais que, ao mesmo tempo, embasam e explicam os processos de integração, por meio da análise do estado anárquico da sociedade internacional e o seu desenvolvimento rumo a um modelo cooperativo. Considera-se a evolução das teorias de formação do Estado para sua transposição às teorias que abordam as comunidades de nações. No terceiro capítulo, descrevem-se as três organizações internacionais mencionadas acima, com o detalhamento de suas estruturas e órgãos. No quarto e último capítulo, é promovida uma comparação dos processos de criação, dos antecedentes políticos-institucionais, das influências de teorias econômicas e de governos, para, finalmente, comparar os processos de tomada de decisão e de solução de controvérsia desses organismos. Como conclusão, verificamos a existência de um padrão institucional adotado pelos três referidos organismos. ______________________________________________________________________________________________ RESUMEN
En esta tesis analizamos la hipótesis de la existencia de un modelo propio de integración regional suramericano, que no se confunde con otros procesos, especialmente lo de la Unión Europea, normalmente utilizado como paradigma para los estudios del campo de relaciones internacionales. Utilizamos un abordaje histórico-institucional para examinar la Asociación Latinoamericana de Integración (ALADI), el Mercado Común del Sur (Mercosur) y la Unión de Naciones Suramericanas (Unasur), con el objetivo de verificar estándares de organización institucional común entre ellos. En el primer capítulo, investigamos los principales marcos históricos de la formación de coaliciones regionales en América del Sur. La investigación tiene su inicio en el período colonial, pasa por los procesos de independencia de las naciones suramericanas, su formación territorial y conflictos, hasta nuestros días. Los antecedentes básicos del inicio del proceso de integración regional en el subcontinente y su evolución también son estudiados. En el segundo capítulo, se comentan las teorías de las relaciones internacionales que, al mismo tiempo, son usadas como base y explican los procesos de integración, utilizando el análisis del estado anárquico de la sociedad internacional y su desarrollo rumbo a un modelo cooperativo. Se considera la evolución de las teorías de formación del Estado para su transposición a las teorías que abordan las comunidades de naciones. En el tercer capítulo, se describen las tres organizaciones internacionales anteriormente mencionadas, con los detalles de sus estructuras y órganos. En el cuarto y último capítulo, hacemos una comparación de los procesos de creación, de los antecedentes políticos-institucionales, de las influencias de las teorías económicas y de gobiernos, para, finalmente, comparar los procesos de toma de decisiones y de solución de controversias de estos organismos. En conclusión, verificamos la existencia de un estándar institucional adoptado por los tres organismos referidos. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation aims at analyzing the hypothesis of the existence of a peculiar model of South American integration, which is unique in regard to others process of integration, specifically the one of the European Union, often used as a paradigm for studies in the realm of international relations. Using an historical-institutional analysis, we will examine the Latin American Integration Association (ALADI), the Southern Common Market (Mercosur) and the Union of South American Nations (Unasur), with the aim of verifying institutional organization patterns shared among them. In the first chapter, we investigate the main historical milestones of the establishment of South American regional coalitions. The research goes back to the colonial period, investigates the processes of independence of the South American nations, their territorial story and conflicts, to our days. We study the cornerstone background that initiate the subcontinent’s regional integration process, as well as its evolution. In chapter two, we discuss international relations theory which, simultaneously, support and explain integration processes, analyzing anarchical state of the international society and its development towards a cooperative model. We study the evolution of state formation theories and their development into theories of communities of nations. In the third chapter, we describe the three aforementioned international organizations, detailing their structures and organs. In the fourth and last chapter, we compare these organizations’ creation processes, political-institutional background, economic and government theories influences, and, finally, decision-making processes and dispute settlement. In conclusion, we ascertain the existence of an institutional pattern adopted by the three organizations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Luara Mayer da. "Desenvolvimento e integração ferroviários no Cone Sul e a atuação da Associação Latino-americana de Ferrovias." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168629.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-27T04:00:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 339595.pdf: 2694616 bytes, checksum: 45d28a83d872669624d15402c1afcb6d (MD5) Previous issue date: 2016
O objetivo deste trabalho é investigar o processo de integração ferroviária no Cone Sul e as ações desenvolvidas pela Associação Latino-americana de Ferrovias (ALAF) no contexto do Novo Regionalismo. A partir da década de 1990, perfilou-se um momento de inflexão para as ferrovias nos países do Cone Sul, bem como para as perspectivas de integração desse modal na região. Há dois fatores principais envolvidos nesse contexto: (i) o processo de reformas dos sistemas ferroviários, com uma maior participação do setor privado por meio de concessões; e (ii) a emergência do Novo Regionalismo, cujo modelo de integração alavanca investimentos para formar um sistema de transportes regional mais competitivo frente aos mercados globais. Nessa conjuntura, recoloca-se em discussão qual é o papel das ferrovias para o processo de integração regional. Não obstante, observa-se que há uma lacuna na literatura no que diz respeito ao papel de atores não estatais internacionais no processo de integração ferroviária regional. Reconhecendo que a participação de organizações não governamentais internacionais configura uma tendência marcante das dinâmicas regionais contemporâneas, este trabalho propõe-se a enriquecer a literatura através de um estudo de caso da ALAF, organização não governamental sui generis na região, que busca integração ferroviária no contexto do Novo Regionalismo. O trabalho demonstra que a efetiva integração das ferrovias nunca foi uma prioridade dos países da região, e tem sido restringida por diversos fatores, entre eles as atuais condições precárias das ferrovias nos países da região, as diferenças de bitola, as morosidades aduaneiras etc. O estudo também revela que, apesar do contexto adverso, a Associação tem procurado contribuir para o desenvolvimento e a integração das ferrovias no Cone Sul mediante Bens Públicos Regionais de transporte finais e intermediários. Contudo, apesar das oportunidades e potenciais da Associação, o alcance de sua atuação é limitado devido a ameaças do contexto da integração regional ferroviária, bem como a fatores internos da própria organização.

Abstract : The objective of this work is to investigate the process of rail integration at the Southern Cone and the actions developed by the Latin-American Rail Association (ALAF) in the context of the New Regionalism. From the 1990?s, the context has been characterized by inflections for the railways at the countries of the Southern Cone, as well as for the perspectives of integration of this transport mode in the region. There are two main factors connected to this conjuncture: (i) a reform process of the rail systems, which is marked by a greater participation of the private sector through concessions; and (ii) the emergence of the New Regionalism, whose integration's model demands more investiments to develop a regional transports system more competitive in face to the global markets. At this conjuncture, it has been questioned which is the role of the railways for the regional integration. Nevertheless, it was observerd that there is a gap in the litterature with regard the role of nonstate actors in the regional integration process. Recognizing that the participation of international non-governamental organizations is a important trend in the contemporary regional dynamics, this work purposes contribute to the litterature through a case study about ALAF, which is an international non governamental organization sui geniris at the region, for the rail integration in the context of New Regionalism. The work demonstrates that the effective rail integration at the region has never been a priority of the region?s countries, and has been indeed restricted by many factors, such as the precarious conditions of the railways, diferencies of gauges, slowness in the custos process etc. The study also reveals that, despite the adverse context, the Association has been contributing to the development and integration of railways at the Southern Cone by fostering the provision of final and intermediate Regional Public Goods of transports. However, despite the opportunities and strenghs of ALAF, the extent of its action is restricted, due to threats of the rail regional integration contexto, as well as to internal factors of the organization itseff.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography