Academic literature on the topic 'Atividades de Extensão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Atividades de Extensão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Atividades de Extensão"

1

Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de. "Universidade hoje - Ensino, pesquisa, extensão." Educação & Sociedade 19, no. 63 (August 1998): 19–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73301998000200003.

Full text
Abstract:
A primeira parte da exposição trata de questões atinentes ao ensino de graduação, examinando criticamente argumentos usualmente esgrimidos para justificar reformas que aproximem a escola das mutações econômicas e profissionais em curso. Aponta-se ainda para os vínculos decisivos entre o ensino de graduação e as demais dimensões da universidade - pesquisa, pós-graduação, extensão. Esta última, até pela importância que tem adquirido nas últimas décadas, recebe tratamento próprio na segunda parte do artigo, discutindo o lugar dessa atividade no conjunto das atividades acadêmicas, seus riscos e suas potencialidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Rosa, Wellington Luiz de Oliveira, Adriana Fernandes Da Silva, Felipe Immich, Tiago Schlindvein De Araujo, Lisia Lorea Valente, and Francine Cardoso Madruga. "EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO EM PROJETO DE EXTENSÃO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA EM TEMPOS DE PANDEMIA." Expressa Extensão 26, no. 1 (December 29, 2020): 215–26. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v26i1.19677.

Full text
Abstract:
O Projeto de Extensão “Anatomia Funcional e Estética para Restaurações Diretas” (AFERD) conta com participação dos professores do núcleo de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e está em atividade desde 2018. A fim de manter os alunos engajados em atividades acadêmicas durante o período de pandemia de coronavírus 2 (SARS-CoV-2) em 2020, deu-se continuidade ao projeto de modo remoto. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi descrever as atividades síncronas e assíncronas desenvolvidas na área de odontologia restauradora em um projeto de extensão durante a pandemia do SARS-CoV-2. O projeto teve duzentos e dez inscritos para a modalidade remota, com uma presença média de cento e vinte três alunos nas atividades síncronas. Foram realizadas dez atividades semanais síncronas com uma hora de duração, juntamente com atividades assíncronas não obrigatórias no Moodle. Para as atividades assíncronas, um total de cento e dezesseis se inscreveram no Moodle, com média de sessenta e três atividades entregues. O projeto conseguiu implementar com sucesso uma estratégia de ensino remoto de odontologia restauradora com um alto número de inscritos e participação ativa de grande parte dos alunos nas atividades assíncronas não obrigatórias. Além disso, foi bem avaliado pelos seus participantes com a maioria pretendendo continuar nele pelo próximo semestre. Dessa forma, o ensino remoto permitiu a continuidade das atividades de dentística para acadêmicos e profissionais da área dentro de um Projeto de Extensão no período de pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

França, Franciele Coutinho, Leide da Conceição Sanches, Thiago Rocha da Cunha, and Maria Ceciia Da Lozzo Garbelini. "Percepção dos acadêmicos de saúde sobre atividades de extensão." Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná 22 (September 24, 2021): 1–12. http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e773.

Full text
Abstract:
Extension activities allow learners to consolidate learning and encourage the construction of critical citizens capable of facing and solving individual and social issues. The objective was to apprehend the perception by extension students of educational actions in the health area. This is an exploratory descriptive study with a qualitative approach. Fifteen extension students of a higher education institution located in Curitiba-PR participated in the study. To support the research, preparatory activities on healthy eating were developed in August and September, 2018, and, in the following month, the educational action was presented by the students to a partner community. The collection of information was accomplished through individual, audiorecorded interviews. The coverage of the extension course shall be considered in several areas, with conciliation of theory and practice, allowing views about different worlds to be rethought and valued.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Gilbert Azevedo, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, Herly Marley Santos Ferreira, and Victor Hugo Araújo Silva. "SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO." HOLOS 5 (December 23, 2011): 142. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.722.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta um sistema de informações gerenciais desenvolvido para a Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo do sistema, denominado de Sistema de Gestão de Ações da Pró-reitoria de Extensão, é registrar as atividades de extensão realizadas nos diversos campi do instituto, como programas, projetos, cursos de extensão, eventos e prestação de serviços. No nível gerencial, o sistema pretende auxiliar a obtenção de indicadores de desempenho utilizados pela Pró-reitoria de Extensão nas tomadas de decisão, como quantidade de docentes, técnicos e discentes envolvidos em atividades de extensão, número de ações realizadas por campus, total de cursos ofertados, eventos promovidos, dentre outros. No nível operacional, o sistema, além de facilitar o registro das atividades realizadas pela extensão institucional, deve permitir a emissão dos certificados de participação para os envolvidos nas atividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coutinho, Franciane Silva, Brasilina Elisete Reis de Oliveira, Flaviane Silva Coutinho, and Luan Moreira Campos. "Atividades do docente a partir da análise de Planos Individuais de Trabalho." Revista Sítio Novo 4, no. 1 (January 6, 2020): 62. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.62-76p.

Full text
Abstract:
<p>O Plano Individual Docente passa a ser um instrumento de auxílio obrigatório na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no controle do desempenho das atividades relativas ao ensino, à pesquisa aplicada, à extensão e à gestão e representação institucional. Dada a limitação da carga horária semanal, o trabalho objetiva identificar a distribuição das atividades dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Em relação ao método, a pesquisa é quanti-qualitativa, descritiva e utilizou-se de estudo de caso e análise documental. Identificou-se como resultado que as atividades de ensino tiveram grande representatividade no trabalho, seguida da gestão e representação institucional; posteriormente, pesquisa e inovação, e extensão. A qualificação e/ou capacitação foram pouco referenciadas. Dos 120 Planos analisados, 78,33% apresentaram carga horária compatível com o regime de trabalho. A carga horária foi inferior em 7,50% dos planos e superior em 14,17%. O estudo comprovou a indissociabilidade das atividades; no entanto, a análise da distribuição da carga horária entre os docentes torna-se de fundamental importância para se ter planos individuais com atividades mais uniformes dentro dos departamentos.</p><strong>Palavras-chave:</strong> Atividade de ensino. Educação profissional e tecnológica. Extensão. Gestão e representação institucional. Pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreira, José Luiz, and Victor Meyer Jr. "Extensão universitária: uma análise da experiência do Curso de Medicina Veterinária da PUCPR." Revista Acadêmica: Ciência Animal 2, no. 4 (October 15, 2004): 55. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v2i4.15129.

Full text
Abstract:
A extensão constitui-se em importante função da universidade ao estabelecer canais de interação com a comunidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância da contribuição das atividades de extensão desenvolvidas, pelo curso de Medicina Veterinária, no núcleo do Programa de Ação Comunitária e Ambiental – ProAção da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no município de Tijucas do Sul. O método de investigação que caracterizou esta pesquisa foi o estudo de caso, tendo como unidade de análise as atividades de extensão desenvolvidas pelos alunos do Curso de Medicina Veterinária em Tijucas do Sul. A população pesquisada foi constituída por alunos e ex-alunos que participaram das atividades de extensão, na forma de ação comunitária. Os dados foram coletados por meio de questionário semi-estruturado enviado via correio eletrônico, a grupo de 51 alunos e 9 ex-alunos. O estudo demonstrou que, na percepção dos respondentes, as atividades de extensão, na forma de ação comunitária, apresentam uma significativa contribuição para a formação acadêmica dos alunos. Foi observado também o impacto positivo da experiência das atividades de extensão na prática profissional como apontam os ex-alunos que dela participaram. Os resultados obtidos indicam como principais contribuições das atividades de extensão a aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula formal, a interdisciplinaridade e o contato com a realidade do meio rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nehring, Cátia Maria, Isabel Koltermann Battisti, and Marta Cristina Cezar Pozzobon. "Entendimento de professores universitários sobre o seu fazer: ensino como atividade preponderante e extensão como atividade ainda periférica." Revista Espaço Pedagógico 25, no. 3 (August 30, 2018): 647–64. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v25i3.8569.

Full text
Abstract:
As dimensões ensino, pesquisa e extensão são tratadas de diferentes formas a partir da natureza e da organização acadêmica das instituições de educação superior. A indissociabilidade entre elas possibilita o estabelecimento e o desenvolvimento do espírito científico universal. Esta escrita baseia-se em uma investigação que objetiva discutir a constituição do professor da educação superior e levanta as seguintes questões: qual relação os professores que atuam em universidades estabelecem entre suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão? Eles compreendem a indissociabilidade entre as três atividades como política de suas instituições? Qual é o papel atribuído à extensão a partir da perspectiva de que esta dimensão é um elemento de diálogo e aprendizagem entre universidade e sociedade? Os dados empíricos consideraram um questionário respondido por professores que atuam em universidades com jornada de trabalho de tempo integral. As análises organizaram-se a partir de duas unidades e consideram proposições apresentadas, especialmente, por Mazzilli (2011), Síveres (2011, 2013) e Dias e Ketzer (2007) e identificadas no documento “Plano nacional de graduação: um projeto em construção” (FORGRAD, 2004). De acordo com o levantamento, o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não está estabelecido, essa relação precisa ser construída como uma política institucional, e a atividade de extensão ainda é percebida como atividade periférica no fazer do professor universitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernando José GARBUIO, Katia Linhaus de OLIVEIRA, Éliton PIRES, and Andreia ROLAK. "Extensão Tecnológica." Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, no. 12 (January 31, 2020): 6. http://dx.doi.org/10.21166/rext.v0i12.1084.

Full text
Abstract:
O Instituto Federal Catarinense lança mais um número da Revista Extensão Tecnológica, disponibilizando à nossa comunidade. Assim reafirmamos o compromisso da divulgação de ações extensionistas, sejam elas realizadas no âmbito do IFC quanto em outras instituições. Este número tem um simbolismo especial pelo fato de coincidir com o final da Gestão 2016-2019. Gestão a qual teve como premissa o apoio e incentivo às ações de extensão em nossa instituição. Ações que estavam ligadas aos arranjos produtivos, culturais, e sociais locais, contemplando inúmeras áreas do saber e da extensão, traduzindo nossa capilaridade em Santa Catarina e diversidade de motivos e razões para se “fazer extensão”. Falando em “fazer extensão”, isso é algo que está no dia a dia do IFC. A final, tudo aquilo que aprendemos, criamos, produzimos, desenvolvemos, inovamos, etc, deve atender ou resolver um problema na comunidade onde estamos inseridos. Neste número resumimos um pouco do que as atividades de extensão são capazes de transformar na vida das pessoas. Quando falamos em transformar vidas, devemos sempre observar a participação dos estudantes nos projetos e/ou ações extensionistas. Seja este estudante bolsista ou voluntário, podemos perceber o impacto que o desenvolvimento destas atividades faz em seu processo educativo. Tenho certeza, que ao realizar as ações, todos saem um pouco mais cidadãos. Enfim, esta é uma função do “fazer extensão”, tocar a vida de quem faz e de quem recebe. Assim, esta Revista traz um pouco destes momentos que agora queremos compartilhar com vocês. Os Editores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Avancini, Atílio. "Ensino de fotojornalismo e atividades culturais." Rumores 8, no. 16 (December 22, 2014): 166. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2014.89644.

Full text
Abstract:
O ensino de fotojornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) é ferramenta pedagógica que contribui de forma efetiva para o fomento e a promoção do acesso à cultura como ação extensionista. A disciplina Elementos de fotojornalismo, parte do curso de bacharelado em Jornalismo, organiza-se a partir de um método teórico-prático, aliado a duas atividades de cultura e extensão: o Espaço D’Ávila e a Semana de fotojornalismo. Estas frentes pedagógicas interagem entre si e têm o potencial de estimular a cidadania. Tendo a cultura como referência, o ensino de fotojornalismo promove diálogo interdisciplinar pela valorização de reportagens, pautas criativas e estímulo reflexivo. A difusão da cultura amplia o conhecimento e desenvolve qualificação profissional. Além de revelar o que a universidade pública produz, ela valoriza a produção imagética do estudante e também aperfeiçoa a construção da normatização da extensão universitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tavares, Ari de Pinho, Roberto Assis Ferreira, Elisabeth Barboza França, Carlos Alfredo Fonseca Junior, Gustavo Coelho Lopes, Nayanne Gama Teixeira Dantas, and Séphora Augusta Vieira Cardoso. "O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais." Revista Brasileira de Educação Médica 31, no. 3 (December 2007): 254–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022007000300008.

Full text
Abstract:
As atividades em busca de complementação da formação e aumento da experiência clínica dos alunos de Medicina - eqüidistantes e livres de controles acadêmicos - configuram o chamado "currículo paralelo". O objetivo deste trabalho foi estudar o "currículo paralelo" dos alunos do ciclo profissional do curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, relativo ao primeiro semestre de 2004. Foram entrevistados 232 alunos, por meio de questionário estruturado, com dez seções, que avaliaram as atividades extracurriculares de plantões, enfermarias, ambulatórios, projetos, grupos de estudo, grupos de raciocínio clínico, extensão e publicações. Cada estudante respondeu sobre o período em curso (primeiro semestre de 2004) e sobre o período anterior. Os resultados mostraram que o "currículo paralelo" estava presente para a grande maioria dos alunos, com 82,5% deles com atividades e uma média de 3,4 por aluno e ocupando, em média, 8,2 horas semanais. A atividade mais presente foi a de extensão, seguida pelas de projetos e plantões. As principais motivações para as atividades foram a aquisição de maior experiência clínica e um melhor currículo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Atividades de Extensão"

1

Santos, Glauber de Almeida Freitas. "AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE GUARUJÁ (SP) E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO." Universidade Metodista de São Paulo, 2014. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/72.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-02T21:42:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GlauberSantos.pdf: 1453267 bytes, checksum: 59d96c344bdb075a9fd1720450959a22 (MD5) Previous issue date: 2014-07-25
This work aims to analyze the overall institutionalization of university extension, with a focus on private higher education institutions in the city of Guarujá (SP). The research is justified by the importance that the extension made in the context of education in Brazil, considering that the tripod of teaching consists of Research, Education and Extension. The guiding question is: How does the institutionalization of university extension projects has been given in the IES Guarujá SP. Specific objectives were defined: a) Identify political ideas as well as the practical extension declared by IES b) Analyse the vision of the manager in the administration of extension with respect to its institutionalization. The methodological approach to be developed will be the qualitative research, exploratory, using the methodology of multiple case studies. The documentary research and semi-structured interviews are part of the data collection that will subsidize the final analysis. Assumptions as field research that will have a cross-analysis of data: 1) The implementation of extension projects is carried out only for bureaucratic and political comply with legal requirements and 2) the institutionalization of extension projects is done only with slow lawful purposes and / or politicians to meet a portion of the population in the vicinity of the institution, but without legitimate social purposes regarding the essence of the values of university extension. The results of the field research, the assumptions have been confirmed in the IES study as well as the absence of the inseparability.
O presente trabalho possui como objetivo geral a análise da institucionalização da extensão universitária, tendo como foco as instituições de ensino superior (IES) particulares do município de Guarujá (SP). A pesquisa se justifica pela importância que a extensão tomou no contexto da educação no Brasil, tendo em vista a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. A pergunta norteadora é: De que forma a institucionalização dos projetos de extensão universitária vem sendo administrada nas IES do município de Guarujá (SP)? Como objetivos específicos foram delimitados: a) Identificar as concepções políticas, assim como as práticas extensionistas declaradas pelas IES e b) Analisar a visão do gestor na administração da extensão no que tange a sua institucionalização. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, exploratório, por meio de estudos de casos múltiplos. Os instrumentos de coleta de dados foram documentos e entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados encontrados foram: 1) A execução dos projetos de extensão é realizada de forma burocrática somente para cumprir requisitos legais e políticos; e 2) A institucionalização dos projetos de extensão é feita de forma lenta somente com objetivos legais e/ou políticos para atender uma parcela da população no entorno da instituição, porém sem fins sociais legítimos no que tange à essência dos valores de extensão universitária. Constatou-se, portanto, a ausência da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Júnior, Laercio Augusto Baldochi. "Suporte ao armazenamento, recuperação, apresentação e extensão de informação proveniente de atividades de captura." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-21082015-103953/.

Full text
Abstract:
A computação ubíqua tem se estabelecido como um novo paradigma de interação usuário-computador; sua essência está em auxiliar atividades humanas de modo minimamente intrusivo, permitindo a integração transparente de tecnologia no cotidiano dos indivíduos (Weiser 1991). Um tema frequentemente explorado dentro da computação ubíqua é a construção de aplicações de captura acesso (Abowd and Mynatt 2000; Abowd et al. 2002). Gerenciando um conjunto de dispositivos ubíquos que inclui lousas eletrônicas, câmeras de vídeo e microfones, essas aplicações realizam a captura das mais diferentes experiências humanas, desde reuniões de trabalho até atividades educacionais em sala de aula, com o objetivo de permitir o posterior acesso ao conteúdo capturado. O trabalho desenvolvido nesta tese tem como objetivo geral prover facilidades infra-estruturais e de serviços de modo a facilitar o desenvolvimento dessas aplicações. Trabalhos anteriores identificaram a necessidade de oferecer suporte de comunicação e funcionalidades às aplicações de captura e acesso. Esta tese tem como objetivos específicos tratar problemas associados à representação e ao gerenciamento da informação produzida pelas aplicações. Para tanto, foram definidas abstrações de alto nível capazes de facilitar o intercâmbio da informação capturada, seu armazenamento e sua apresentação na Web. O efetivo suporte à estruturação e ao gerenciamento dos dados manipulados pelas aplicações de captura e acesso demanda uma modelagem consistente das informações de contexto específicas de cada aplicação. No sentido de apoiar essa modelagem, desenvolveu-se o Coritextractor, metodologia que permite associar informações presentes no modelo conceituai das aplicações às dimensões de contexto comumente utilizadas por aplicações de captura e acesso. Entre seus resultados, o Contextractor produz esquemas XML usados como blocos arquiteturais na definição de uma infra-estrutura de software que oferece abstrações de alto nível para o desenvolvimento de aplicações de captura e acesso. Tais abstrações incluem: um modelo de desenvolvimento de aplicações baseado em componentes de software; um serviço capaz de oferecer facilidades de armazenamento e apresentação de conteúdo capturado de maneira transparente; e uma linguagem para consulta de conteúdo capturado baseada nas informações de contexto da aplicação. A metodologia de modelagem, o modelo de desenvolvimento e os serviços de gerenciamento de conteúdo, resultados desta tese, são suportados por um conjunto de softwares capazes de apoiar o desenvolvimento de aplicações voltadas a diferentes domínios de captura e acesso. As abstrações desenvolvidas possibilitaram a construção de diversas aplicações, algumas das quais vêm sendo utilizadas de maneira contínua há mais de três anos. A transformação de protótipos em aplicações robustas consiste em uma importante forma de validação do trabalho desenvolvido.
Ubiquitous computing has been establishing itself as a new human-computer interaction paradigm; its essence is in supporting human experiences in an non-intrusive way, allowlng the transparent integration of technology in the everyday life (Weiser 1991). A frequently exploited theme in ubiquitous computing is the construction of capture and access applications (Abowd and Mynatt 2000; Abowd et al. 2002). Managing a set of ubiquitous devices that includes electronic whiteboards, video cameras and microphones, those applications are able to record a varying of human experiences, including domains such as meetings and classes, aiming at providing later access to the captured content. The work reported in this thesis has the general goal of providing service and infrastructural facilities in order to support the development of those applications. Previous work identifled the need to provide communication and functionality abstractions to aid the development of capture and access applications. This thesis aims at addressing speciíic problems associated to the representation and management of content generated during live capture sessions. To achieve this goal, high levei abstractions were defined to facilitate the interchange, storage and presentation of captured information. The effective support for the structuring and management of captured data requires a consistent approach for modeling the application\'s contextual information. Towards supporting this modeling, this thesis proposes the Contextractor, a methodology that allows the association between entities of the application\'s conceptual model and the context dimensions commonly used by capture and access applications. Amongst its results, the Contextractor generates XML schemas that are used as architectural building blocks of a software infrastructure that provides high levei abstractions for the development of applications. These abstractions include: an application development model based on software components; a storage and presentation service that allows the visualization of captured content on the Web; and a language for querying captured content based on the application\'s contextual information. The modeling methodology, the application development model and the data management services, results of this thesis, are supported by a set of softwares that allows the development of applications targeted to a wide variety of application domains. The provided abstractions have been used in the construction of several applications, some of which are being continuously used for more than three years. The transformation of prototypes in robust applications consists in an important validation of the proposed solutions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FEITOSA, Antonio Indalécio. "Identificação de indicadores e definição de Ambiente estratégico para avaliação de desempenho da extensão universitária." http://www.teses.ufc.br, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2659.

Full text
Abstract:
FEITOSA, Antonio Indalécio. Identificação de indicadores e definição de ambiente estratégico para avaliação de desempenho da extensão universitária. 2009.129f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2009.
Submitted by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br) on 2012-05-23T14:01:50Z No. of bitstreams: 1 2009_dis_aifeitosa.pdf: 1002950 bytes, checksum: 66408c7d08f83665b1f5adea51baa383 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-05-23T14:04:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_dis_aifeitosa.pdf: 1002950 bytes, checksum: 66408c7d08f83665b1f5adea51baa383 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-05-23T14:04:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_dis_aifeitosa.pdf: 1002950 bytes, checksum: 66408c7d08f83665b1f5adea51baa383 (MD5) Previous issue date: 2009
This dissertation presents two distinct parts regarding scientific research. At the beginning performance indicators are identified and strategic environment is set up, using the Balanced Scorecard (BSC) as a methodological tool, with a theoretical foundation in Kaplan and Norton (1997) and, in particular, Figueiredo (2002). Among the new adaptations it is highlighted the implementation of new perspectives: Organizational – strategic politics and management; Pedagogical – teaching, research and extension linking; Social Responsibility – university and society relationship and Scientific Production – scientific and technological publication and the definition of the strategic planning environment in the context of institutional self-assessment within the teaching, research and extension interface, through documental and camping research. In the second part, the university extension activities are assessed as an aim of third degree education, expressing your academic, political and social importance. The research was applied by sampling; teachers and students of third degree education from several professional areas, when the first institutional assessment happened in the school year of 2006, based on the guidelines of SINAES – Third Degree Education Assessment National System at Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. The application of questionnaires to teachers and students (trainees, college program workers, volunteers), semi-structured interviews, research to the database on the extension actions between September of 2008 and February of 2009, among others, were the instruments used for this work, and mainly as a base, the analysis of strategic planning for the extension established in the institutional development plan for the period 2005/2009. Considered the four perspectives defined in the process of identification of strategically pointers, as objective generality of this work, the resulted ones evidence that the teaching and learning classroom clearly has unfamiliarity of the politician-pedagogical planning for the interface education, research and extension, although the efforts of the high administration of the searched institution; not obstante, the positive impact in the translation of the pupil and the effective is distinguished contribution for the social inclusion of the taken care of clientele, by means of the activities of extension; also, perceives the great teaching development in scientific publication and technological, whereas, the learning group little has participation in activities of scientific initiation. In the general context, one concludes that, these social actors - professors and students, have insignificant participation in the elaboration of politics and the strategically planning for the university extension, although, adequately affirmed in the plan of institutional development, as demonstrated in the results of the applied research.
A presente dissertação compreende dois estágios distintos, no que diz respeito à investigação científica. A princípio, identificam-se indicadores de desempenho e define-se ambiente estratégico, tendo como instrumento metodológico o balanced scorecard – BSC, com embasamento teórico em Kaplan e Norton (1997) e, em particular, no criador do método adaptado, Figueiredo (2002). No tocante às adaptações destacam-se a implementação de novas perspectivas: Organizacional – política e gestão estratégica; Pedagógica – articulação ensino, pesquisa e extensão; de Responsabilidade Social – relação universidade e sociedade e de Produção Científica – publicação científica e tecnológica e a definição do ambiente estratégico de planejamento no contexto da autoavaliação institucional da interface ensino, pesquisa e extensão, por meio de pesquisa de campo e documental. No segundo estágio, avalia-se as atividades de extensão universitária enquanto finalidade da educação superior, destacando-se sua relevância acadêmica, política e social. A pesquisa foi aplicada por amostragem, docentes e alunos da educação superior das diversas áreas de formação profisional, por ocasião da primeira avaliação institucional no ano letivo de 2006, com base nas diretrizes do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. A aplicação de questionários a professores e a estudantes (estagiários, bolsistas, voluntários), entrevistas semiestruturadas, consulta a banco de dados sobre as ações extensionistas no período de setembro de 2008 a fevereiro de 2009, entre outros, foram os instrumentos utilizados para a realização deste trabalho, tendo como base, principalmente, o planejamento estratégico para a extensão definido no plano de desenvolvimento institucional para o período 2005/2009. Considrando-se as quatro perspectivas definidas no processo de identificação de indicadores estratégicos, como objetivo geral deste trabalho, os rsultados evidenciam que a classe docente e discente tem claro desconhecimento do planejamento político-pedagógico para a interface ensino, pesquuisa e extensão, apesar dos esforços da alta administração da instituição pesquisada; não obstante, destaca-se o impacto positivo na formaão do aluno e a efetiva contribuição para a inclusão social da clientela atendida, por meio das atividades de extensão; outrossim, percebe-se o grande envolvimento docente em publicação científica e tecnológica, enquanto que, o grupo discente pouco tem participação em atividades de inciação científica. No contexto geral, conclui-se que, estes atores sociais - professores e estudantes, tem participação insignificante na elaboração de políticas e no planejamento estratégico para a extensão universitária, apesar de, adequadamente afirmados no plano de desenvolvimento institucional, conforme demonstrado nos resultados da pesquisa aplicada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tauchen, Gionara. "O princípio da indissociabilidade universitária: um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009. http://hdl.handle.net/10923/2854.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:50:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000418585-Texto+Completo-0.pdf: 1177442 bytes, checksum: f3b95cfdeb87a9d7780f67af950e5403 (MD5) Previous issue date: 2009
This study aimed at understanding the social foundations of scientific research and the role of universities as a Field for its completion; the emergence of higher education and universities in Brazil, analyzing the principle of inseparability among teaching, research and extension in the organization of this university system; the underlying epistemological and paradigmatic implications to its assistance in conducting university activities examining the contributions of the complexity and transdisciplinarity grounds. The research guided by hermeneutic philosophy, corroborated the principle of inseparability thesis, in which, carrying out university activities, teaching, research and extension involves epistemological and paradigmatic changes in the contemporary condition of the university since it requires the acquisition and the production of contextualized, complex and trasdisciplinary knowledge, gradually surpassing the modernity paradigm principles which underlay the organization and the development of these activities. It is suggersted, therefore, a transdisciplinary approach based on the pillars of Complexity, Logic of the Included Third and Levels of Reality, providing benchemarks in order to consider inseparability as an epistemological principle consistent with the plurality and universality of knowledge that must go beyond university activities.
O presente trabalho busca compreender os fundamentos sociais da pesquisa científica e o papel das universidades como campo para sua realização; o surgimento do ensino superior e das universidades brasileiras, analisa o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização deste sistema universitário; as implicações epistemológicas e paradigmáticas subjacentes ao seu atendimento na realização das atividadesmeio da universidade e as contribuições dos fundamentos da complexidade e da transdisciplinaridade. A investigação, orientada pela filosofia hermenêutica, sustenta a tese de que o princípio da indissociabilidade, na realização das atividades-meio da universidade, ensino, pesquisa e extensão, implica mudanças epistemológicas e paradigmáticas nas condições contemporâneas da universidade, pois demanda a apropriação e produção de conhecimentos contextualizados, complexos e transdisciplinares, superando, progressivamente, os princípios do paradigma da modernidade subjacentes à organização e ao desenvolvimento dessas atividades. Sugere-se, para tanto, a atitude transdisciplinar, viabilizada pelos pilares da Complexidade, Lógica do Terceito Incluído e Níveis de Realidade, proporcionando referenciais para pensar a indissociabilidade como um princípio epistemológico coerente com a pluralidade e universalidade do conhecimento que deve perpassar as atividades da universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Luís Fernando Gomes. "Desafios e impactos da extensão no âmbito da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1732.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-07-05T11:09:09Z No. of bitstreams: 1 luisfernandogomesnascimento.pdf: 4876469 bytes, checksum: 6cfb71970642a158b04e1406aba708d7 (MD5)
Approved for entry into archive by Diamantino Mayra (mayra.diamantino@ufjf.edu.br) on 2016-07-05T15:54:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 luisfernandogomesnascimento.pdf: 4876469 bytes, checksum: 6cfb71970642a158b04e1406aba708d7 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-05T15:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 luisfernandogomesnascimento.pdf: 4876469 bytes, checksum: 6cfb71970642a158b04e1406aba708d7 (MD5) Previous issue date: 2012-07-18
Este trabalho teve como objetivo avaliar os impactos da expansão da infraestrutura da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora nas atividades de extensão oferecidas à comunidade, bem como a presença da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão em suas atividades acadêmicas. Após a inauguração de seu novo complexo esportivo, em 24 de junho de 2010, as atividades extensionistas experimentaram aumento em aspectos qualitativos e quantitativos. Os aspectos qualitativos dizem respeito ao desenvolvimento das atividades de extensão em dependências novas ou reestruturadas, enquanto os aspectos quantitativos se referem ao expressivo aumento do número de projetos de extensão oferecidos, o que contribuiu para o atendimento de um público mais significativo. Após pouco mais de um ano de intensas atividades extensionistas, este trabalho se propôs a identificar pontos positivos que têm contribuído para o seu sucesso, bem como pontos negativos que têm prejudicado sua qualidade. A primeira parte do trabalho traz abordagem histórica sobre diversos assuntos, dentre os quais, a instituição tardia da universidade no Brasil, a história da extensão nas universidades brasileiras e a história da UFJF. A segunda parte trouxe à luz importante discussão sobre a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, a sua presença nas universidades brasileiras e, em especial, nas atividades extensionistas da FAEFID. Após a realização de entrevistas e aplicação de questionários, a terceira parte do trabalho analisa os dados levantados e apresenta sugestões sobre o que pode ser feito para melhorar a qualidade das atividades extensionistas desta Faculdade. Em suas considerações finais, o trabalho apresenta duas expectativas: a primeira, em relação à proposta de realização de uma pesquisa com intuito de descobrir as razões de desistência de um público denominado flutuante, e a segunda, a possibilidade de ser fonte de consulta que contribua para a melhoria das atividades de extensão que estão sendo desenvolvidas nas instituições de ensino superior brasileiras.
This dissertation aimed to assess the impact of the infrastructural expansion of the Physical Education and Sports College (FAEFID, in Portuguese) of the Federal University of Juiz de Fora in regards to the extension activities offered to the community, as well as the presence of the indissociability among teaching, research and extension in its academic activities. After the inauguration of its new sports complex, on June 24, 2010, the extension activities experimented increases both qualitative and quantitative aspects. The quantitative aspects refer to the development of extension activities in new or restructured facilities, while the quantitative aspects reflect the expressive increase in the number of extension projects offered, which contributed to a more significant public. After about one year of intense extension activities, this work proposed to identify positive points which have contributes to its success, as well as negative points that have hindered their quality. The first part of the dissertation brings a historical approach about several themes, among which the late institution of the university in Brazil, the history of extension in Brazilian universities and the history of UFJF. The second part brought light to the important discussion about the indissociability between teaching, research and extension, its presence in Brazilian universities and, especially, in the extension activities of FAEFID. After conducting interviews and applying questionnaires, the third part of the dissertation analyses the data gathered and presents suggestion about what can be done to improve the quality of the extension activities of such College. In the final considerations, the dissertation presents two expectations: the first, regarding the proposal of realizing a survey aiming at discovering the reasons for the cancellation of the so-called fluctuating public, and the second, the possibility of being a source of research that could contribute to the improvement of the extension activities which are being developed in the higher education institutions in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Grave, Magali Teresinha Quevedo. "Alterações motoras, extensão da lesão e gravidade da epilepsia no espectro ulegiria/cistos porencefálicos." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012. http://hdl.handle.net/10923/4375.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:04:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000444379-Texto+Completo-0.pdf: 796253 bytes, checksum: 4373f9d99666d84dec56318b0fe505a4 (MD5) Previous issue date: 2012
Introduction: Lesions hypoxic-ischemic pathologies can cause a higher or lesser degree, depending on when they occur. In postnatal insults, is the common occurrence of scarring, characterizing ulegyria and/or cysts porencephalic (U/PC).Objectives: To associate the location, extent and severity of brain injury in the spectrum U/PC, with characteristics of epilepsy, motor abnormalities and their impact on activities of daily living (ADLs).Methods: We evaluated 21 patients (15 men and 6 women, aged between 15 and 39 years, mean 25. 66 SD 7. 12) with epilepsy and brain injury by U/PC attending the epilepsy clinic of the Neurology Service São Lucas Hospital of the Catholic University of RS. All patients underwent MRI, EEG, motor and functional assessment. Results: Fifteen patients (71%) presented U, 2 (9. 8%) PC and 4 (19. 2%) U + PC. All EEGs were abnormal, with a predominance of slowing multilobar (66. 6%) and multilobar discharges (71%). The vast number of patients (47. 6%) had a combination of simple partial seizures (SPS), complex (CPS), evolving to secondarily generalized (GTS). Decreased balance and difficulty in performing activities of daily living were common to 21 patients. Conclusion: motor abnormalities resulting from brain damage, coupled with the occurrence of seizures impact the functional capacity of patients with U/PC.
Introdução: Lesões hipóxico-isquêmicos (HI) podem causar patologias em maior ou menor grau, dependendo do momento em que estes ocorrem. Em insultos pós-natais, é comum a ocorrência de lesões cicatriciais, caracterizando ulegiria e/ou cistos porencefálicos (U/CP).Objetivos: associar a localização, extensão e gravidade da lesão cerebral no espectro U/CP, com características da epilepsia, das alterações motoras e do impacto destas em atividades de vida diária (AVD).Métodos: Foram avaliados 21 pacientes (15 homens e 6 mulheres, com idades entre 15 e 39 anos, média de 25,66; DP = 7,12) com epilepsia e lesão cerebral por U/CP que frequentavam o ambulatório de epilepsia do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Todos realizaram RNM, EEG, avaliação motora e funcional. Resultados: Quinze pacientes (71%) apresentaram U, dois (9,8%) CP e quatro (19,2%) U + CP. Todos os EEGs estavam alterados, com predomínio de lentificação multilobar (66,6%) e descargas multilobares (71%). A maioria dos pacientes (47,6%) apresentou combinação de crise parcial simples (CPS) e complexa (CPC), evoluindo para secundariamente generalizada (CSG). Equilíbrio diminuído e dificuldades na realização de atividades de vida diária foram comuns aos 21 pacientes. Conclusão: alterações motoras, advindas de lesões cerebrais, somadas a ocorrência de crises epilépticas impactam na capacidade funcional de pacientes com U/CP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Laluce, Cícero Rogério Henrique [UNESP]. "Caracterização das atividades produtivas realizadas pelos agricultores familiares do assentamento Alecrim, em Selvíria-MS." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/111089.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-02T11:16:54Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-11-12Bitstream added on 2014-12-02T11:20:56Z : No. of bitstreams: 1 000799261.pdf: 4064284 bytes, checksum: 31e497e0aaccef5d550d2e073e9bd842 (MD5)
A política de reforma agrária nacional apesar dos muitos percalços do processo é uma realidade no Brasil, em algumas regiões tem-se tornado o mais importante instrumento de ocupação de áreas, levando milhares de famílias para o campo, como no Pontal do Paranapanema no Estado de São Paulo e na Região de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul. Apesar da baixa produção na maioria dos lotes, outros aspectos do dia a dia das famílias têm demostrado que a reprodução da vida nestes territórios não está na dependência direta somente da eficiência dos sistemas produtivos. A nosso ver, discutir a vida no campo, sob a ótica da agricultura familiar sem colocar o aspecto da produção no centro da análise não é possível, pois esta forma de agricultura foi à base de sustentação para o processo de desenvolvimento e soberania alimentar de vários países hoje considerados desenvolvidos e no Brasil ainda hoje é responsável por grande parte dos alimentos levados à mesa da população. Neste trabalho analisamos, no caso específico do Assentamento Alecrim no município de Selvíria (MS), as motivações que levaram as famílias a ir para o Assentamento, a escolha das atividades produtivas, como ocorreu a evolução dessas atividades ao longo do tempo, quais os fatores que têm influenciado seu desenvolvimento e a importância da produção e outros fatores no processo de consolidação do referido Assentamento. A pesquisa foi realizada, em 2013, com 40% das famílias assentadas, utilizando-se um questionário, contendo 48 perguntas, para a coleta dos dados. A investigação contou ainda com a pesquisa bibliográfica a partir de livros e artigos científicos e pesquisa documental. A análise dos resultados foi realizada com base na tabulação dos dados dos questionários da pesquisa e sua comparação com dados do ISEV/INCRA, realizado em 2008, e com resultados do questionário socioeconômico, ...
The rural settlement policy despite the many mishaps of the process is a reality in Brazil, in some regions it has become the most important instrument of occupation of areas, taking thousands of families to the field, as in Pontal do Paranapanema in the State of São Paulo and the region of Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. Despite the low production in most plots, other aspects of the day to day life of families have shown that the reproduction of life in these areas is not only the direct dependence of production systems. In our view, t's not possible to discuss life in the field, from the perspective of family farming, without putting the aspect of production at the center of analysis, because this form of agriculture was the base of support for the process of development and food sovereignty of various countries now considered developed and in Brazil, up to this day ,is responsible for a big part of the food brought to the table of the population. In this work we analyze the specific case of the Assentamento Alecrim (Rosemary Settlement) in Selvíria (MS), the reasons that led families to go to the Settlement, the choice of productive activities, how the evolution of such activities occured over time, which factors that have influenced its development and importance of production and other factors in the process of consolidation of that Settlement. The survey was conducted in 2013, with 40% of the settled families, using a questionnaire containing 48 questions for data collection. The investigation also included the literature from books and scientific articles, and documentary research. The analysis was based on data tabulation of research questionnaires and their comparison with data from ISEV / INCRA, conducted in 2008, and the results of the socioeconomic questionnaire, applied to the elaboration of the P.D.A. in 2009. It was observed that the main motivation that led families to the ...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Laluce, Cícero Rogério Henrique. "Caracterização das atividades produtivas realizadas pelos agricultores familiares do assentamento Alecrim, em Selvíria-MS /." Ilha Solteira, 2013. http://hdl.handle.net/11449/111089.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Lazaro Sant'Ana
Banca: Maria Aparecida Anselmo Tarsitano
Banca: Antonio Nivaldo Hespanhol
Resumo: A política de reforma agrária nacional apesar dos muitos percalços do processo é uma realidade no Brasil, em algumas regiões tem-se tornado o mais importante instrumento de ocupação de áreas, levando milhares de famílias para o campo, como no Pontal do Paranapanema no Estado de São Paulo e na Região de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul. Apesar da baixa produção na maioria dos lotes, outros aspectos do dia a dia das famílias têm demostrado que a reprodução da vida nestes territórios não está na dependência direta somente da eficiência dos sistemas produtivos. A nosso ver, discutir a vida no campo, sob a ótica da agricultura familiar sem colocar o aspecto da produção no centro da análise não é possível, pois esta forma de agricultura foi à base de sustentação para o processo de desenvolvimento e soberania alimentar de vários países hoje considerados desenvolvidos e no Brasil ainda hoje é responsável por grande parte dos alimentos levados à mesa da população. Neste trabalho analisamos, no caso específico do Assentamento Alecrim no município de Selvíria (MS), as motivações que levaram as famílias a ir para o Assentamento, a escolha das atividades produtivas, como ocorreu a evolução dessas atividades ao longo do tempo, quais os fatores que têm influenciado seu desenvolvimento e a importância da produção e outros fatores no processo de consolidação do referido Assentamento. A pesquisa foi realizada, em 2013, com 40% das famílias assentadas, utilizando-se um questionário, contendo 48 perguntas, para a coleta dos dados. A investigação contou ainda com a pesquisa bibliográfica a partir de livros e artigos científicos e pesquisa documental. A análise dos resultados foi realizada com base na tabulação dos dados dos questionários da pesquisa e sua comparação com dados do ISEV/INCRA, realizado em 2008, e com resultados do questionário socioeconômico, ...
Abstract: The rural settlement policy despite the many mishaps of the process is a reality in Brazil, in some regions it has become the most important instrument of occupation of areas, taking thousands of families to the field, as in Pontal do Paranapanema in the State of São Paulo and the region of Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. Despite the low production in most plots, other aspects of the day to day life of families have shown that the reproduction of life in these areas is not only the direct dependence of production systems. In our view, t's not possible to discuss life in the field, from the perspective of family farming, without putting the aspect of production at the center of analysis, because this form of agriculture was the base of support for the process of development and food sovereignty of various countries now considered developed and in Brazil, up to this day ,is responsible for a big part of the food brought to the table of the population. In this work we analyze the specific case of the Assentamento Alecrim (Rosemary Settlement) in Selvíria (MS), the reasons that led families to go to the Settlement, the choice of productive activities, how the evolution of such activities occured over time, which factors that have influenced its development and importance of production and other factors in the process of consolidation of that Settlement. The survey was conducted in 2013, with 40% of the settled families, using a questionnaire containing 48 questions for data collection. The investigation also included the literature from books and scientific articles, and documentary research. The analysis was based on data tabulation of research questionnaires and their comparison with data from ISEV / INCRA, conducted in 2008, and the results of the socioeconomic questionnaire, applied to the elaboration of the P.D.A. in 2009. It was observed that the main motivation that led families to the ...
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barboza, Ricardo Augusto Bonotto [UNESP]. "Transferência de tecnologia e atividades de extensão universitária: análise do projeto de capacitação de pequenos produtores de cachaça do estado de São Paulo." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/100962.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:05Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-04-26Bitstream added on 2014-06-13T19:20:02Z : No. of bitstreams: 1 barboza_rab_dr_arafcf.pdf: 558002 bytes, checksum: d89393980253f7f3a9b6bda60f221b8f (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
The objective of this research was to show that the transfer of technology, when conducted by a university extension activity, presents effective results. To that end, we evaluated the economic gains made by producers of rum that had adopted the technique of aging, a technique that has been studied by the Department of Foods and Nutrition, Faculty of Pharmaceutical Sciences, UNESP / Araraquara and disseminated to producers of rum from the project Training of Small Cachaça of São Paulo. To conduct research, and a literature review traced a history of the project and finally made a field survey with cachaça producers participating in the project. The study proved the end of its economic gains with the aging of the product by smallholders proving, in this case, the efficiency of the process of technology transfer conducted by an extension project
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Márcia Danielly Cavalcanti. "Impasses conceituais envolvendo a categoria pluriatividade: as relações das atividades não-agrícolas com a agricultura." Universidade Federal de Viçosa, 2017. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/19515.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2018-05-11T18:53:29Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1589065 bytes, checksum: 8c9cd1ce7cb31f92ed59ffe7b630a051 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-11T18:53:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1589065 bytes, checksum: 8c9cd1ce7cb31f92ed59ffe7b630a051 (MD5) Previous issue date: 2017-07-04
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A falta de convergência interpretativa em torno de uma categoria analítica ou conceito gera um campo de disputa acerca do seu poder explicativo. Este é o caso da categoria “pluriatividade”, sobre a qual ainda pairam divergências interpretativas derivadas da sua concepção, mesmo após quase três décadas de sua utilização. A literatura existente sobre a categoria pluriatividade no Brasil, se divide em termos de interpretação: uma corrente a percebe como sinônimo de agricultura de tempo parcial, compreendendo-a como um fenômeno de existência em tempos pregressos, se referindo, basicamente, à combinação de atividades agrícolas, para-agrícolas e/ou não-agrícolas. Outra corrente interpretativa concebe a categoria “pluriatividade” como um fenômeno novo, advindo de características contemporâneas, que não existiam em tempos pretéritos. Nesta corrente a categoria “pluriatividade” caracterizaria um fenômeno típico de regiões marcadas pela maior intersetorialidade da economia. Assim, o presente estudo buscou analisar a força explicativa de ambas as correntes teóricas, primeiramente, na literatura acadêmica, e de forma complementar em contextos empíricos. Aplicou-se, na pesquisa, setenta e um questionários em duas regiões com dinâmicas econômicas diferenciadas, a fim de analisar se a combinação de atividades agrícolas com não agrícolas apresentavam características diferenciadas nas mesmas. As conclusões da pesquisa apontaram para a concepção da pluriatividade como fenômeno associado ao combate da pobreza rural, mas, também, como um fenômeno associado à diversificação do mercado de trabalho para os moradores do meio rural. Em relação as regiões pesquisadas foram encontradas diferenças em relação a aplicabilidade da categoria pluriatividade, apontando que o agroturismo e turismo rural mostraram-se diferentes nas regiões pesquisadas, visto que um evidenciou um ciclo de retroalimentação das atividades não agrícolas na agricultura, enquanto na outra região a agricultura existiu de forma residual com o predomínio do turismo. E por fim, nos casos estudados faz sentido a tese de que a pluriatividade descreve um fenômeno distinto daquele referente a simples combinação de atividades agrícolas com não agrícolas.
The lack of interpretive convergence around an analytical category or concept generates a field of dispute about its explanatory power. This is the case of the "pluriactivity" category, which still has interpretive divergences derived from its conception, even after almost three decades of its use. The literature on the category of pluriactivity in Brazil is divided in terms of interpretation: a current perceives it as a synonym of part-time agriculture, understanding it as a phenomenon of existence in previous times, basically referring to the combination of activities agricultural, para-agricultural and / or non- agricultural. Another interpretive current conceives of the category "pluriativity" as a new phenomenon, coming from contemporary characteristics that did not exist in the past. In this chain the category "pluriactivity" would characterize a typical phenomenon of regions marked by the greater intersectoriality of the economy. Thus, the present study sought to analyze the explanatory power of both theoretical currents, first, in the academic literature, and in a complementary way in empirical contexts. In the survey, seventy-one questionnaires were applied in two regions with different economic dynamics, in order to analyze whether the combination of agricultural and non- agricultural activities had different characteristics in them. The conclusions of the research pointed to the conception of pluriactivity as a phenomenon associated with the fight against rural poverty, but also as a phenomenon associated with the diversification of the labor market for rural dwellers. In relation to the regions surveyed, there were differences in relation to the applicability of the pluriactivity category, pointing out that agrotourism and rural tourism were different in the regions surveyed, since one showed a feedback loop of non-agricultural activities in agriculture, whereas in the other region agriculture existed in a residual form with the predominance of tourism. Finally, in the cases studied, the thesis that pluriactivity describes a phenomenon different from that referring to a simple combination of agricultural and non-agricultural activities makes sense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Atividades de Extensão"

1

Extensão, Universidade de Brasília Decanato de. Extensão--a universidade construindo saber e cidadania: Relatório de atividades, 1987-1988. Brasília, DF: Editora UnB, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fina, Bruna Gardenal, and Camila Aoki. Extensão universitária: um caminho de integração e aprendizagem. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.euc573.1121-021-0.

Full text
Abstract:
As atividades de Extensão pressupõem a troca de saberes e um maior entrosamento entre seus pares. Estimula a ação conjunta e ao mesmo tempo o protagonismo de seus participantes. O Projeto “Aquidauana: um rio de saberes desaguando no Pantanal” oportunizou aos alunos e professores da Educação Básica e também aos acadêmicos de graduação, diversas ações que vieram a contribuir com seu aperfeiçoamento estudantil/profissional. Aos alunos da Educação básica foi proporcionado intenso contato com o método científico, desmistificando o pedestal em que os cientistas são imaginados e permitindo que os mesmos realizassem diversos experimentos, estimulando o método pesquisa-ação, tanto em atividades externas (ambientes alternativos) como em laboratórios. Houve contato frequente dos alunos com os acadêmicos, pós-graduandos, professores e pesquisadores da UFMS/CPAQ, estabelecendo sempre o diálogo e sanando as dúvidas/curiosidades dos mesmos. As atividades externas estimularam a integração entre os participantes, proporcionoulhes maior autonomia, o desenvolvimento de atividades coletivas e a reflexão sobre a responsabilidade de cada um com sua própria aprendizagem. Os temas abordados ganharam significância para os alunos e houve muitos relatos de melhoria do comportamento nas escolas, refletindo também em suas avaliações/notas e para além, em suas posturas de vida, tornandose pessoas mais críticas, tanto em relação ao seu processo educacional como também como cidadãos. Para os professores da Educação básica o Projeto representou uma oportunidade de repensar as metodologias de ensino adotadas e as novas abordagens possíveis e exequíveis, além de proporcionar intensa troca de informações e novas aprendizagens. Proporcionou atualização de conteúdos e foi enfatizada a importância das ações cotidianas como forma de integração e estímulo à uma aprendizagem significativa e prazerosa, além da necessidade contínua de capacitação aos profissionais da Educação Básica. Alunos e professores da Educação Básica participaram de inúmeras atividades de divulgação dos conteúdos desenvolvidos no Projeto e puderam sentir a responsabilidade e a sensação prazerosa do dever cumprido. Para os acadêmicos da graduação o Projeto de Extensão proporcionou o contato cotidiano com a escola, permitindo um observar e fazer diferenciado, além da compreensão da dimensão pedagógica e suas abordagens. Muitos hoje são professores e atuam na Educação Básica, aplicando um pouco do que puderam vivenciar durante o Projeto em seu dia-a-dia. O contato com os pós-graduandos serviu de estímulo para a busca contínua da aprendizagem, e muitos desses acadêmicos, hoje já são Especialistas, Mestres e/ou doutorandos em diferentes áreas de atuação. Enquanto vinculados ao Projeto também lhes foi proporcionado a participação em diferentes Eventos Científicos para divulgação dos resultados alcançados em suas atividades como monitores, o que certamente contribuiu para o compartilhamento de ideias e ampliação de seus conhecimentos. Algumas das atividades desenvolvidas estão descritas nos capítulos e esperamos que sirvam de estímulo para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, podendo ser replicadas ou até mesmo subsidiar novos Projetos de Extensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonoaudiologia no primeiro ciclo de vida. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460121.

Full text
Abstract:
Este livro surgiu da necessidade em formar alunos, direcionando a atuação fonoaudiológica de forma generalista junto ao primeiro ciclo de vida do indivíduo. Levou-se em consideração também a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, definindo a relação professor-estudante pela compreensão das atividades de pesquisa e extensão como elemento que estrutura o processo ensino-aprendizagem, possibilitando um perfil de estudante mais ativo, reflexivo, questionador e construtor de seu próprio conhecimento. A proposta deste livro foi a de envolver colaboradores em diferentes níveis de formação - alunos e professores dos curso de Graduação em Fonoaudiologia e de pós-graduação em Ciências da Reabilitação - para a elaboração e estruturação de conteúdos que forneçam elementos básicos e complementares para o conhecimentos e formação do Fonoaudiólogo que atua junto à primeira infância do indivíduo, buscando uma visão mais generalista do indivíduo e que também englobe os diferentes níveis de atenção à saúde. O livro foi escrito para proporcionar ao leitor o panorama geral a respeito do desenvolvimento infantil referente à primeira infância, assim como a descrição da atuação fonoaudiológica direcionada a esta faixa etária. Durante sua elaboração buscou-se agregar conhecimentos sólidos e atuais sobre o desenvolvimento infantil e da atuação fonoaudiológica aplicada aos indivíduos, não se distanciando do rigor metodológico e da prática baseada em evidências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brasilia, Universidade de. Extensao--a universidade construindo saber e cidadania: Relatorio de atividades, 1987-1988 (Serie UnB). Editora UnB, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guerra, Fernando, António Duarte Mata, Alexandra Vinagre, Ana Luísa Costa, Andreia Luís Vieira, Carlos Falcão, Catarina Chaves, et al. COVID-19. Clinical Guidelines Dentistry | Orthodontics Extension. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2108-1.

Full text
Abstract:
Em Dezembro de 2019, o mundo assistiu à emergência de uma zoonose provocada por um novo tipo de Corona vírus o SARS CoV 2. Esta infeção rapidamente evoluiu para uma disseminação pandémica com consequências pesadas em todos os planos civilizacionais. O SARS CoV 2 e a Covid 19 persistem presentemente sem previsões para a sua eliminação, com grande incerteza sobre a sua evolução e extensão quer das consequências sanitárias quer do impacto económico. Desta forma importa desenvolver estratégias que possibilitem o funcionamento das estruturas produtivas, combatendo o congelamento económico e social enquanto consequências absolutamente nefastas no contexto pandémico. A Medicina Dentária, pela sua natureza, nomeadamente a produção de aerossóis, foi classificada como sendo uma atividade no topo do risco de aquisição/disseminação da doença por parte dos profissionais que a exercem. Muitos países suspenderam o exercício de Medicina Dentária como medida preventiva. Importa, pois, agora e na perspetiva de regresso criar mecanismos que permitam o exercício profissional em segurança. No entanto existe uma lacuna extensa sobre a própria definição de segurança no exercício profissional em Medicina Dentária no contexto SARS CoV 2 /Covid 19. O objetivo destas Normas de Orientação Clínica (NOC) foi compilar de forma sistematizada a evidência existente sobre esta temática e conferir a maior robustez possível à decisão clínica no pré per e pós consulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guerra, Fernando, António Duarte Mata, Alexandra Vinagre, Ana Luísa Costa, Andreia Luís Vieira, Carlos Falcão, Catarina Chaves, et al. COVID-19. Clinical GuidanceDentistry | Pediatric Dentistry Extension. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2110-4.

Full text
Abstract:
Em Dezembro de 2019, o mundo assistiu à emergência de uma zoonose provocada por um novo tipo de Corona vírus o SARS CoV 2. Esta infeção rapidamente evoluiu para uma disseminação pandémica com consequências pesadas em todos os planos civilizacionais. O SARS CoV 2 e a Covid 19 persistem presentemente sem previsões para a sua eliminação, com grande incerteza sobre a sua evolução e extensão quer das consequências sanitárias quer do impacto económico. Desta forma importa desenvolver estratégias que possibilitem o funcionamento das estruturas produtivas, combatendo o congelamento económico e social enquanto consequências absolutamente nefastas no contexto pandémico. A Medicina Dentária, pela sua natureza, nomeadamente a produção de aerossóis, foi classificada como sendo uma atividade no topo do risco de aquisição/disseminação da doença por parte dos profissionais que a exercem. Muitos países suspenderam o exercício de Medicina Dentária como medida preventiva. Importa, pois, agora e na perspetiva de regresso criar mecanismos que permitam o exercício profissional em segurança. No entanto existe uma lacuna extensa sobre a própria definição de segurança no exercício profissional em Medicina Dentária no contexto SARS CoV 2 /Covid 19. O objetivo destas Normas de Orientação Clínica (NOC) foi compilar de forma sistematizada a evidência existente sobre esta temática e conferir a maior robustez possível à decisão clínica no pré per e pós consulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guerra, Fernando, António Duarte Mata, Alexandra Vinagre, Ana Luísa Costa, Andreia Luís Vieira, Carlos Falcão, Catarina Chaves, et al. COVID-19. Clinical Guidelines Dentistry. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2072-5.

Full text
Abstract:
Em Dezembro de 2019, o mundo assistiu à emergência de uma zoonose provocada por um novo tipo de Corona vírus o SARS CoV 2. Esta infeção rapidamente evoluiu para uma disseminação pandémica com consequências pesadas em todos os planos civilizacionais. O SARS CoV 2 e a Covid 19 persistem presentemente sem previsões para a sua eliminação, com grande incerteza sobre a sua evolução e extensão quer das consequências sanitárias quer do impacto económico. Desta forma importa desenvolver estratégias que possibilitem o funcionamento das estruturas produtivas, combatendo o congelamento económico e social enquanto consequências absolutamente nefastas no contexto pandémico. A Medicina Dentária, pela sua natureza, nomeadamente a produção de aerossóis, foi classificada como sendo uma atividade no topo do risco de aquisição/disseminação da doença por parte dos profissionais que a exercem. Muitos países suspenderam o exercício de Medicina Dentária como medida preventiva. Importa, pois, agora e na perspetiva de regresso criar mecanismos que permitam o exercício profissional em segurança. No entanto existe uma lacuna extensa sobre a própria definição de segurança no exercício profissional em Medicina Dentária no contexto SARS CoV 2 /Covid 19. O objetivo destas Normas de Orientação Clínica (NOC) foi compilar de forma sistematizada a evidência existente sobre esta temática e conferir a maior robustez possível à decisão clínica no pré per e pós consulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB. Editora Universidade de Brasília, 2020. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460220.

Full text
Abstract:
Este livro visa contribuir para uma práxis de alfabetização de jovens e adultos desde uma perspectiva histórico-cultural marxista, adotada pelo Grupo de ensino, pesquisa e extensão em educação popular e estudos filosóficos histórico culturais (Genpex), desde seu projeto original em fins da década de 1980, no Paranoá e Itapoã. Seu foco é sobre a formação, que se prefere nomear constituição, de alfabetizadoras/es e formadoras/es de alfabetizadoras/es, na atividade pedagógica de elaboração de texto coletivo em sala de aula, como parte de um processo alfabetizador mais amplo, que se dá nas etapas de planejamento coletivo, execução do planejamento e avaliação do trabalho executado. O objetivo deste trabalho é iluminar o processo de elaboração de texto coletivo com base nas significações que alfabetizandas, alfabetizadoras, estudantes e professoras/es universitários/as constroem sobre a atividade ao nela se engajar durante um determinado tempo. Para isso, foram realizadas entrevistas com essas/es atoras/es e procedidas análises coletivas em várias rodadas de leitura e interlocução sobre os textos transcritos. Como principais achados tem-se que o texto coletivo se constitui nas relações sociais de contradição (avanços e recuos, acordos e desacordos) nos vários ambientes educativos numa perspectiva dialógica-dialética-transformadora. Sua elaboração é, ao mesmo tempo, produto e procedimento metodológico. Possibilita o dessilenciamento das alfabetizandas, alfabetizadoras, dirigentes do movimento popular, professoras, estudantes e demais atoras/es. Assim, a ampliação da compreensão sobre o texto coletivo revela as várias fases do seu movimento de constituição e de seus desdobramentos no processo alfabetizador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Perspectivas e contribuições da enfermagem para promover a saúde universal. Organización Panamericana de la Salud, 2020. http://dx.doi.org/10.37774/9789275722183.

Full text
Abstract:
Perspectivas e contribuções da enfermagem para promover a saúde universal apresenta projetos, atividades, histórias e casos recebidos de países da Região das Américas, que ilustram a função dos profissionais de enfermagem no avanço para alcançar o acesso e a cobertura universal de saúde, além da sua extensa contribuição aos sistemas de saúde, as universidades, os centros penitenciários e as escolas de todos os países da Região, com vistas a impulsionar a atenção primaria à saúde e a saúde universal. O epílogo inclui uma comovedora história de dois enfermeiros dos Estados Unidos da América, que, com seu trabalho de enfrentamento da pandemia de COVID-19, põe em destaque o papel vital que estes trabalhadores de saúde desempenham no avanço de saúde para todos. O presente documento foi dividido em seis partes que destacam as contribuições da enfermagem nas seguintes áreas: 1. Fortalecer a administração e a gestão em saúde. 2. Eliminar as barreiras de acesso à saúde universal. 3. Capacitar novos quadros de profissionais de enfermagem. 4. Promover a utilização e inovação de recursos tecnológicos. 5.Desenvolver programas considerando a diversidade humana, interculturalidade e a etnicidade. 6. Gerar mecanismos de participação social. Estas áreas apresentam e resumem os projetos, atividades, histórias e casos recebidos dos países da Região que ilustram o papel enfermeiros e obstetrizes no avanço rumo ao acesso e cobertura universal de saúde, além de sua rica contribuição para os sistemas de saúde, das universidades, das prisões, a nível comunitário e governamental, e nas escolas dos países da Região. O objetivo do presente material é divulgar boas práticas no campo da inovação, da liderança, da pesquisa, das políticas e da educação em enfermagem, assim como compreender como os profissionais de enfermagem favorecem ao avanço dos sistemas e serviços de saúde para alcançar o acesso universal à saúde, a cobertura universal de saúde e os ODS, em colaboração com outros profissionais da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cavalli, Adriana Schuler, Glauce Suely Jácome da Silva, Manoel Freire de Oliveira Neto, Nayana Pinheiro Tavares, Rodrigo Caetano Arantes, Sheila Marta Carregosa Rocha, Verbena Santos Araujo, Vitória Regina Quirino de Araújo, and Anna Quialheiro Abreu da Silva. Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.000.

Full text
Abstract:
O envelhecimento da população está acelerando rapidamente em todo mundo, necessitando de avanços técnicos e científicos baseado em evidências, enfocando diferentes áreas do conhecimento, principalmente no campo da saúde, e mudanças culturais e melhorias de condições de vida das pessoas idosas. Com perspectivas de uma vida mais longa, onde diferentes processos deverão ser incorporados ao um estilo de vida mais saudável, como: alimentação balanceada, prática de atividade física, uso racional de medicamentos, participação em trabalhos de ações sociais etc. Políticas públicas eficientes, devem favorecer um modelo de atenção à saúde do idoso, aplicados a todos os níveis da prevenção e promoção, desenhado de ações de educação à saúde, prevenção de doenças evitáveis, de postergação de moléstia e de reabilitação de agravos. Para todo esse processo, o CIEH tem como proposta discutir, vivenciar e debater por meio de estudos e pesquisas científicas uma grande quantidade de questões sobre o envelhecimento. Sendo considerado um dos maiores congresso na área de envelhecimento no Brasil, o CIEH se reinventou, mudou, transformou e trouxe uma nova roupagem para o evento. Em um ano em que fomos surpreendidos por restrições de interação presencial, abraçamos a oportunidade de nos reinventarmos. Sendo assim, o CIEH 2020 se transformou, ampliando a sua capacidade de público e extensão territorial, a partir da ancoragem de nossa programação científica em uma plataforma de eventos totalmente online. Norteados pela temática da “Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações”, com excelentes publicações em diferentes áreas do conhecimento. Convidamos todos vocês para apreciar todos os trabalhos aqui exposto neste ebook.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Atividades de Extensão"

1

ROCHA SALOMÃO, SIMONE, TATIANE NASCIMENTO PONCE MAIA, and DANDARA PIRES VALLE. "APRENDENDO CIÊNCIAS COM O GRILO FALANTE: UMA AVENTURA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.094.

Full text
Abstract:
ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA VISA APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE INSETOS, ARTICULANDO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS, DESENVOLVIDA COM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES SURGIU PARA ATENDER O INTERESSE DE CRIANÇAS SOBRE GRILOS, A PARTIR DO PERSONAGEM GRILO FALANTE DA HISTÓRIA DO PINÓQUIO, QUE ESTAVA LHES SENDO CONTADA NA CRECHE. FORAM UTILIZADOS RECURSOS COMO TEATRO DE FANTOCHE, CAIXA ENTOMOLÓGICA, MODELOS, ESQUEMA ANATÔMICO, ENTRE OUTROS, QUE PERMITIRAM DISCUTIR ASPECTOS DA BIOLOGIA DOS INSETOS, BUSCANDO DESTACAR SUA DIVERSIDADE E IMPORTÂNCIA. PODE-SE OBSERVAR O GRANDE INTERESSE DAS CRIANÇAS PELAS ATIVIDADES, INDICANDO O FUNCIONAMENTO EFICAZ DOS RECURSOS UTILIZADOS E DAS DINÂMICAS EMPREGADAS PELOS MONITORES DO PROJETO, APONTANDO CAMINHOS PARA O TRABALHO COM CIÊNCIAS JUNTO ÀS CRIANÇAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MARTINS BRANDÃO, CAROLINE, MARIA JACQUELINE GIRÃO SOARES DE LIMA, and NAYARA ESMAILE MENDES NEVES. "ALIMENTAÇÃO COMO EIXO PARA A UNIDADE SISTEMA DIGESTÓRIO: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.072.

Full text
Abstract:
APRESENTAMOS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DA UNIDADE "SISTEMA DIGESTÓRIO E DIGESTÃO", REALIZADAS COM UMA TURMA DE 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. A DINÂMICA PROPOSTA OBJETIVOU: 1) INSTIGAR A PARTICIPAÇÃO DA TURMA NAS AULAS DE CIÊNCIAS; 2) PERMITIR AOS EDUCANDOS IDENTIFICAR OS MACRONUTRIENTES NECESSÁRIOS AO ORGANISMO HUMANO, COMPREENDER AS DIFERENTES FUNÇÕES DE CADA GRUPO DE NUTRIENTES E ANALISAR CRITICAMENTE AS TABELAS NUTRICIONAIS, ALIADO AO ENTENDIMENTO E EFEITO DO GRAU DE PROCESSAMENTO DOS ALIMENTOS. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA DINÂMICA COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS, COM AUXÍLIO DE MATERIAIS PRODUZIDOS E DISPONIBILIZADOS POR UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRJ. A ATIVIDADE REALIZADA INSTIGOU CURIOSIDADES E QUESTIONAMENTOS, ALÉM DE PROPORCIONAR A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE FORMA DIALÓGICA E CRÍTICA. DESTACAMOS, AINDA, A RELEVÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORXS DE BIOLOGIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BEATRIZ ANDRADE SILVEIRA, JÚLIA, and MARCELO BORGES ROCHA. "A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU NACIONAL: O PROSSEGUIMENTO DE ATIVIDADES APÓS O INCÊNDIO DE 2018." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.023.

Full text
Abstract:
COM O PASSAR DOS ANOS, O CRESCIMENTO DOS CENTROS DE CIÊNCIAS E MUSEUS TEM SIDO CORRELACIONADO AO AVANÇO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (DC). UM MUSEU PRECISA ESTRUTURAR SUAS ATIVIDADES DE FORMA QUE O PÚBLICO SE INTERESSE PELOS ASSUNTOS, CRIANDO ASSIM, AÇÕES, EVENTOS E PROJETOS DINÂMICOS. O MUSEU NACIONAL (MN), DESDE 1818, É UMA DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES NÃO FORMAIS QUE CONTA COM UM DOS MAIORES ACERVOS HISTÓRICOS E BIOLÓGICOS DO MUNDO. EM 2018, UM INCÊNDIO DEVASTOU O PALÁCIO E GRANDE PARTE DAS SUAS COLEÇÕES FOI PERDIDA. O PRESENTE ESTUDO ANALISOU ATRAVÉS DE PESQUISA DOCUMENTAL, COMO AS ATIVIDADES DE DC REALIZADAS PELA SEÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO E A COORDENADORIA DE EXTENSÃO, SETORES RESPONSÁVEIS POR GRANDE PARTE DAS ATIVIDADES DO MN, PROSSEGUIRAM APÓS A TRAGÉDIA. FORAM EXAMINADAS 41 ATIVIDADES DOCUMENTADAS POR ESTES SETORES. COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE QUE MUITAS ATIVIDADES PERMANECERAM, NOVAS SURGIRAM E ALGUMAS SE EXPANDIRAM. ENTRETANTO, A PERDA DO PALÁCIO OCASIONOU ALGUMAS ALTERAÇÕES NA ESTRUTURAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E EXCLUSÃO DE PRÁTICAS FUNDAMENTAIS PARA A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Maria Aldecy Rodrigues de, and Jussara Oliveira de Souza. "(R)EXISTÊNCIA EDUCACIONAL: O TRABALHO DOCENTE FRENTE AS ATIVIDADES LÚDICAS E A RELAÇÃO DIALÓGICA EM SALA DE AULA." In Atualidades em Extensão Universitária: Interdisciplinaridade, 253–63. Stricto Sensu Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283273.21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Cacilda de Jesus, Rosângela Nunes Almeida de Castro, Ademyr Gonçalves de Oliveira, Arthur Moisés da Costa Borges, Átila Gracco Silva, Felipe Resende de Carvalho Sousa, Lourenço Matias, and Yi Lun Lu. "ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO:A EXPERIÊNCIA DA UFG." In Engenharia: a máquina que constrói o futuro. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210504123.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Leila Celin, Elizabeth Premoli Azevedo, Carla Therezinha Dalvi Borjaille Alledi, Flavia Regina Bianchi Martinelli, and Gercyr Baptista. "A Formação Humana e Cidadã em Atividades de Extensão para Cursos Técnicos." In Ensino, pesquisa e Extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200500954.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Soares da Silva, Kaline, Elielma Josefa de Moura, Erick Viana da Silva, Maria José Cavalcante Silva, and Edísio Raimundo Silva. "ATIVIDADES DE EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NO CURSO DE AGRONOMIA NO IFPE." In ECONOMIA CRIATIVA, EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS INTERFACES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/978-85-85074-04-3.8-16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Quadros, Ana Luiza de, Naira Helena Simões do Carmo, and Mariana Luiza de Freitas. "A formação docente em Química analisada a partir de atividades desenvolvidas em estágio." In Ensino, pesquisa e Extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200601254.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fábio de Lima Ferreira, Papais, and Vocht Marnix Carlos de. "PERSPECTIVA DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL POR ESTUDANTES DO CURSO DE SANEAMENTO DO IFPE – CAMPUS RECIFE." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 120–39. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.120-139.

Full text
Abstract:
Os Projetos Pedagógicos dos cursos de Saneamento do IFPE – campus Recife destacam entre seus objetivos específicos a formação de profissionais não apenas com conhecimentos técnicos e teóricos, mas com competências comportamentais, interpessoais e éticas. O protagonismo estudantil vem como alternativa aos modelos tradicionais de educação e desenvolvimento, quebrando as barreiras comuns entre os estudantes e os adultos, tornando-os agentes de seu próprio aprendizado. As atividades extracurriculares tendem a incentivar maior participação e engajamento discente, essenciais para a promoção do protagonismo estudantil; dessa forma, as principais atividades extracurriculares do campus foram mapeadas e utilizadas para o desenvolvimento de uma pesquisa aplicada, com abordagem quali-quantitativa, a partir da aplicação de um questionário enviado pela internet. Foram obtidas 37 respostas de estudantes de Saneamento e, a fim de auxílio e comparação, 439 respostas de discentes de todos cursos técnicos e superiores do campus. O questionário se concentrou em três principais aspectos relativos as atividades extracurriculares mapeadas: participação, acreditação (ou interesse) e estímulo. Com relação à participação, observou-se grande incongruência entre a maioria dos estudantes apresentarem alta aptidão a desenvolver novos projetos e os baixos índices de participação nas atividades extracurriculares, principalmente as atividades de pesquisa e extensão, que, junto com o ensino, constituem um dos principais eixos pedagógicos do IFPE. Quanto à acreditação ou interesse, em contraste com as atividades extracurriculares, a maioria dos estudantes consideraram os modelos tradicionais de ensino como os mais impactantes para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. As respostas dos estudantes sobre o estímulo recebido para a participação nestas atividades extracurriculares mostraram que eles consideram o IFPE como Instituição estimuladora do protagonismo estudantil; mesmo assim, puderam indicar que carecem de maior incentivo dos professores ou até mesmo de baixa iniciativa pessoal entre os estudantes de Saneamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fábio de Lima Ferreira, Papais, and Vocht Marnix Carlos de. "PERSPECTIVA DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL POR ESTUDANTES DO CURSO DE SANEAMENTO DO IFPE – CAMPUS RECIFE." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 120–39. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.120-139.

Full text
Abstract:
Os Projetos Pedagógicos dos cursos de Saneamento do IFPE – campus Recife destacam entre seus objetivos específicos a formação de profissionais não apenas com conhecimentos técnicos e teóricos, mas com competências comportamentais, interpessoais e éticas. O protagonismo estudantil vem como alternativa aos modelos tradicionais de educação e desenvolvimento, quebrando as barreiras comuns entre os estudantes e os adultos, tornando-os agentes de seu próprio aprendizado. As atividades extracurriculares tendem a incentivar maior participação e engajamento discente, essenciais para a promoção do protagonismo estudantil; dessa forma, as principais atividades extracurriculares do campus foram mapeadas e utilizadas para o desenvolvimento de uma pesquisa aplicada, com abordagem quali-quantitativa, a partir da aplicação de um questionário enviado pela internet. Foram obtidas 37 respostas de estudantes de Saneamento e, a fim de auxílio e comparação, 439 respostas de discentes de todos cursos técnicos e superiores do campus. O questionário se concentrou em três principais aspectos relativos as atividades extracurriculares mapeadas: participação, acreditação (ou interesse) e estímulo. Com relação à participação, observou-se grande incongruência entre a maioria dos estudantes apresentarem alta aptidão a desenvolver novos projetos e os baixos índices de participação nas atividades extracurriculares, principalmente as atividades de pesquisa e extensão, que, junto com o ensino, constituem um dos principais eixos pedagógicos do IFPE. Quanto à acreditação ou interesse, em contraste com as atividades extracurriculares, a maioria dos estudantes consideraram os modelos tradicionais de ensino como os mais impactantes para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. As respostas dos estudantes sobre o estímulo recebido para a participação nestas atividades extracurriculares mostraram que eles consideram o IFPE como Instituição estimuladora do protagonismo estudantil; mesmo assim, puderam indicar que carecem de maior incentivo dos professores ou até mesmo de baixa iniciativa pessoal entre os estudantes de Saneamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Atividades de Extensão"

1

Lira Madureira, Lizandra, Larissa Amanda Pereira da Silv, Marcos Victor Teófilo da Silva Santos, and Erick Viana da Silva. "ATIVIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO RELATIVAS À EXTENSÃO." In II Congresso Internacional de Gestão e Tecnologias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2596-0857.icointerpdvgt.2018.00031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ASCARI, Camila, Kachirí Vitória Noara FARIAS, and Silvana Dalmutt KRUGER. "ANÁLISE DOS RESULTADOS DE ATIVIDADES RURAIS: COMPARATIVO ENTRE A ATIVIDADE LEITEIRA E O CULTIVO DO MILHO." In Anais do 9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15332.1-16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PELEGRINI, VERôNICA ROSO DE, GIOVANNA SANGALETI DA SILVA, and ALINE KRüGER BATISTA. "ATIVIDADES DE BEM-ESTAR E HUMANIZAÇÃO PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM COMUNIDADE TERAPEUTICA." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SILVA, FRANCIELE GUIMARãES DA, and PATRíCIA PASQUALI DOTTO. "MONITOR KIDS COVID-19: PLATAFORMA PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ESCOLARES NA PANDEMIA DA COVID-19." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-292.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lopes, Ronaldo André, Guilherme Henrique Gomes Da Silva, and Rejane Siqueira Julio. "Uma Experiência com Pessoas Idosas por Meio dos Poliminós e de Tecnologias Digitais." In Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2020.11433.

Full text
Abstract:
Apresentamos nesse texto o desenvolvimento de atividades pedagógicas com público idoso envolvendo poliminós. Elas foram realizadas em dois encontros com idosos participantes do projeto de extensão Conversas Matemáticas, pertencente ao Programa Universidade Aberta a Terceira Idade. A primeira atividade abordou os poliminós, de modo geral, e a segunda os tetraminós, por meio do jogo digital Tetris. A metodologia envolvida foi a manipulação de poliminós e o uso de tecnologias digitais. Como resultados destaca-se a participação ativa dos idosos na manipulação dos poliminós e a abertura a atividades envolvendo tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rosa, Alexandre, Camilla Nakoneczny, Claisa Lubke, Gabriel Igarashi, Romualdo Filho, Vinicius Pereira, Andreia Jesus, and Alexander Robert Kutzke. "Extensão Universitária: uma experiência com ensino de programação para crianças." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1199.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um projeto de extensão universitária denominado 'Construindo Saberes através do Computador e Internet 1ª. edição'. O objetivo é destacar as atividades realizadas pelo grupo de trabalho 'Raciocinando com o Computador'. Este grupo propõe ensinar programação de computadores para crianças, a fim de aprimorar o raciocínio lógico delas e, com isso, auxiliar na prática de resolução de problemas e motivá-las para as atividades escolares que exigem esse tipo de habilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Soares da Silva, Kaline, Maria José Cavalcante, Elielma Josefa de Moura, and Erick Viana da Silva. "REDES DE COOPERAÇÃO E ATIVIDADES DE EXTENSÃO: ESTUDO EM UM CURSO DE LICENCIATURA." In III CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO E TECNOLOGIAS. Instituto internacional Despertando Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.vicointerpdvg.2019.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cunha, Mônica Ximenes Carneiro, and Marcílio Ferreira Souza-Júnior. "Concepção da Curricularização da Extensão no Bacharelado em Sistemas de Informação: Relato de Experiência do IFAL Campus Maceió." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2021.15377.

Full text
Abstract:
O Plano Nacional de Educação 2014-2024 estabeleceu a adequação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação para inserção de atividades de extensão nos seus currículos, assegurando no mínimo 10% do total de créditos, o que foi denominado de curricularização da extensão. Este artigo tem como objetivo apresentar um relato sobre a concepção da primeira proposta de curricularização da extensão em um curso do IFAL, contemplada no Bacharelado em Sistemas de Informação desde o semestre 2018-1. A proposta consistiu na oferta de três disciplinas obrigatórias (duas de projetos integradores e uma de tecnologias sociais e assistivas) e participações em outras atividades extensionistas institucionais (programas, projetos, cursos, serviços de extensão tecnológica e voluntariado).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues da Silva, Ádria, David José Oliveira Tozetto, Maria Alice Alves Fernandes de Souza, Andressa Costa de Sousa, Claudia Dizioli Franco Bueno, and Rafael Paes Lobato. "MONITORIA EM LABORATÓRIO DE HABILIDADES CLÍNICAS: ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES." In IV Congresso de Educação e Saúde do Sudeste do Pará. Marabá, Pará: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/conesp.219595.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Emily, Antônio Pinto, José Ribamar Durand Rodrigues Junior, Alana Araújo, Ednara Pereira, Geraldo Braz Junior, Rodrigo Santos, and Luis Rivero. "Identificando as Atividades dos Grupos do Programa de Educação Tutorial na Área de Computação no Apoio à Inclusão e Alfabetização Digital." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.934.

Full text
Abstract:
O Programa de Educação Tutorial (PET) tem o objetivo de incentivar grupos de alunos de graduação a desenvolver atividades relacionadas com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Existem 37 grupos PET listados no site da SBC que realizam atividades voltadas para a comunidade (público externo à universidade, idosos, crianças, entre outros). Este artigo apresenta uma análise de quais das atividades divulgadas por estes grupos são voltadas para o apoio à inclusão e alfabetização digital. As informações sobre casos de sucesso destas atividades podem servir como base para outros grupos e incentivar parcerias para realizar atividades afins.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography