To see the other types of publications on this topic, follow the link: Atividades de Extensão.

Journal articles on the topic 'Atividades de Extensão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Atividades de Extensão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de. "Universidade hoje - Ensino, pesquisa, extensão." Educação & Sociedade 19, no. 63 (August 1998): 19–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73301998000200003.

Full text
Abstract:
A primeira parte da exposição trata de questões atinentes ao ensino de graduação, examinando criticamente argumentos usualmente esgrimidos para justificar reformas que aproximem a escola das mutações econômicas e profissionais em curso. Aponta-se ainda para os vínculos decisivos entre o ensino de graduação e as demais dimensões da universidade - pesquisa, pós-graduação, extensão. Esta última, até pela importância que tem adquirido nas últimas décadas, recebe tratamento próprio na segunda parte do artigo, discutindo o lugar dessa atividade no conjunto das atividades acadêmicas, seus riscos e suas potencialidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Rosa, Wellington Luiz de Oliveira, Adriana Fernandes Da Silva, Felipe Immich, Tiago Schlindvein De Araujo, Lisia Lorea Valente, and Francine Cardoso Madruga. "EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO EM PROJETO DE EXTENSÃO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA EM TEMPOS DE PANDEMIA." Expressa Extensão 26, no. 1 (December 29, 2020): 215–26. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v26i1.19677.

Full text
Abstract:
O Projeto de Extensão “Anatomia Funcional e Estética para Restaurações Diretas” (AFERD) conta com participação dos professores do núcleo de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e está em atividade desde 2018. A fim de manter os alunos engajados em atividades acadêmicas durante o período de pandemia de coronavírus 2 (SARS-CoV-2) em 2020, deu-se continuidade ao projeto de modo remoto. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi descrever as atividades síncronas e assíncronas desenvolvidas na área de odontologia restauradora em um projeto de extensão durante a pandemia do SARS-CoV-2. O projeto teve duzentos e dez inscritos para a modalidade remota, com uma presença média de cento e vinte três alunos nas atividades síncronas. Foram realizadas dez atividades semanais síncronas com uma hora de duração, juntamente com atividades assíncronas não obrigatórias no Moodle. Para as atividades assíncronas, um total de cento e dezesseis se inscreveram no Moodle, com média de sessenta e três atividades entregues. O projeto conseguiu implementar com sucesso uma estratégia de ensino remoto de odontologia restauradora com um alto número de inscritos e participação ativa de grande parte dos alunos nas atividades assíncronas não obrigatórias. Além disso, foi bem avaliado pelos seus participantes com a maioria pretendendo continuar nele pelo próximo semestre. Dessa forma, o ensino remoto permitiu a continuidade das atividades de dentística para acadêmicos e profissionais da área dentro de um Projeto de Extensão no período de pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

França, Franciele Coutinho, Leide da Conceição Sanches, Thiago Rocha da Cunha, and Maria Ceciia Da Lozzo Garbelini. "Percepção dos acadêmicos de saúde sobre atividades de extensão." Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná 22 (September 24, 2021): 1–12. http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e773.

Full text
Abstract:
Extension activities allow learners to consolidate learning and encourage the construction of critical citizens capable of facing and solving individual and social issues. The objective was to apprehend the perception by extension students of educational actions in the health area. This is an exploratory descriptive study with a qualitative approach. Fifteen extension students of a higher education institution located in Curitiba-PR participated in the study. To support the research, preparatory activities on healthy eating were developed in August and September, 2018, and, in the following month, the educational action was presented by the students to a partner community. The collection of information was accomplished through individual, audiorecorded interviews. The coverage of the extension course shall be considered in several areas, with conciliation of theory and practice, allowing views about different worlds to be rethought and valued.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Gilbert Azevedo, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, Herly Marley Santos Ferreira, and Victor Hugo Araújo Silva. "SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO." HOLOS 5 (December 23, 2011): 142. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.722.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta um sistema de informações gerenciais desenvolvido para a Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo do sistema, denominado de Sistema de Gestão de Ações da Pró-reitoria de Extensão, é registrar as atividades de extensão realizadas nos diversos campi do instituto, como programas, projetos, cursos de extensão, eventos e prestação de serviços. No nível gerencial, o sistema pretende auxiliar a obtenção de indicadores de desempenho utilizados pela Pró-reitoria de Extensão nas tomadas de decisão, como quantidade de docentes, técnicos e discentes envolvidos em atividades de extensão, número de ações realizadas por campus, total de cursos ofertados, eventos promovidos, dentre outros. No nível operacional, o sistema, além de facilitar o registro das atividades realizadas pela extensão institucional, deve permitir a emissão dos certificados de participação para os envolvidos nas atividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coutinho, Franciane Silva, Brasilina Elisete Reis de Oliveira, Flaviane Silva Coutinho, and Luan Moreira Campos. "Atividades do docente a partir da análise de Planos Individuais de Trabalho." Revista Sítio Novo 4, no. 1 (January 6, 2020): 62. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.62-76p.

Full text
Abstract:
<p>O Plano Individual Docente passa a ser um instrumento de auxílio obrigatório na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no controle do desempenho das atividades relativas ao ensino, à pesquisa aplicada, à extensão e à gestão e representação institucional. Dada a limitação da carga horária semanal, o trabalho objetiva identificar a distribuição das atividades dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Em relação ao método, a pesquisa é quanti-qualitativa, descritiva e utilizou-se de estudo de caso e análise documental. Identificou-se como resultado que as atividades de ensino tiveram grande representatividade no trabalho, seguida da gestão e representação institucional; posteriormente, pesquisa e inovação, e extensão. A qualificação e/ou capacitação foram pouco referenciadas. Dos 120 Planos analisados, 78,33% apresentaram carga horária compatível com o regime de trabalho. A carga horária foi inferior em 7,50% dos planos e superior em 14,17%. O estudo comprovou a indissociabilidade das atividades; no entanto, a análise da distribuição da carga horária entre os docentes torna-se de fundamental importância para se ter planos individuais com atividades mais uniformes dentro dos departamentos.</p><strong>Palavras-chave:</strong> Atividade de ensino. Educação profissional e tecnológica. Extensão. Gestão e representação institucional. Pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreira, José Luiz, and Victor Meyer Jr. "Extensão universitária: uma análise da experiência do Curso de Medicina Veterinária da PUCPR." Revista Acadêmica: Ciência Animal 2, no. 4 (October 15, 2004): 55. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v2i4.15129.

Full text
Abstract:
A extensão constitui-se em importante função da universidade ao estabelecer canais de interação com a comunidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância da contribuição das atividades de extensão desenvolvidas, pelo curso de Medicina Veterinária, no núcleo do Programa de Ação Comunitária e Ambiental – ProAção da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no município de Tijucas do Sul. O método de investigação que caracterizou esta pesquisa foi o estudo de caso, tendo como unidade de análise as atividades de extensão desenvolvidas pelos alunos do Curso de Medicina Veterinária em Tijucas do Sul. A população pesquisada foi constituída por alunos e ex-alunos que participaram das atividades de extensão, na forma de ação comunitária. Os dados foram coletados por meio de questionário semi-estruturado enviado via correio eletrônico, a grupo de 51 alunos e 9 ex-alunos. O estudo demonstrou que, na percepção dos respondentes, as atividades de extensão, na forma de ação comunitária, apresentam uma significativa contribuição para a formação acadêmica dos alunos. Foi observado também o impacto positivo da experiência das atividades de extensão na prática profissional como apontam os ex-alunos que dela participaram. Os resultados obtidos indicam como principais contribuições das atividades de extensão a aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula formal, a interdisciplinaridade e o contato com a realidade do meio rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nehring, Cátia Maria, Isabel Koltermann Battisti, and Marta Cristina Cezar Pozzobon. "Entendimento de professores universitários sobre o seu fazer: ensino como atividade preponderante e extensão como atividade ainda periférica." Revista Espaço Pedagógico 25, no. 3 (August 30, 2018): 647–64. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v25i3.8569.

Full text
Abstract:
As dimensões ensino, pesquisa e extensão são tratadas de diferentes formas a partir da natureza e da organização acadêmica das instituições de educação superior. A indissociabilidade entre elas possibilita o estabelecimento e o desenvolvimento do espírito científico universal. Esta escrita baseia-se em uma investigação que objetiva discutir a constituição do professor da educação superior e levanta as seguintes questões: qual relação os professores que atuam em universidades estabelecem entre suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão? Eles compreendem a indissociabilidade entre as três atividades como política de suas instituições? Qual é o papel atribuído à extensão a partir da perspectiva de que esta dimensão é um elemento de diálogo e aprendizagem entre universidade e sociedade? Os dados empíricos consideraram um questionário respondido por professores que atuam em universidades com jornada de trabalho de tempo integral. As análises organizaram-se a partir de duas unidades e consideram proposições apresentadas, especialmente, por Mazzilli (2011), Síveres (2011, 2013) e Dias e Ketzer (2007) e identificadas no documento “Plano nacional de graduação: um projeto em construção” (FORGRAD, 2004). De acordo com o levantamento, o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não está estabelecido, essa relação precisa ser construída como uma política institucional, e a atividade de extensão ainda é percebida como atividade periférica no fazer do professor universitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernando José GARBUIO, Katia Linhaus de OLIVEIRA, Éliton PIRES, and Andreia ROLAK. "Extensão Tecnológica." Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, no. 12 (January 31, 2020): 6. http://dx.doi.org/10.21166/rext.v0i12.1084.

Full text
Abstract:
O Instituto Federal Catarinense lança mais um número da Revista Extensão Tecnológica, disponibilizando à nossa comunidade. Assim reafirmamos o compromisso da divulgação de ações extensionistas, sejam elas realizadas no âmbito do IFC quanto em outras instituições. Este número tem um simbolismo especial pelo fato de coincidir com o final da Gestão 2016-2019. Gestão a qual teve como premissa o apoio e incentivo às ações de extensão em nossa instituição. Ações que estavam ligadas aos arranjos produtivos, culturais, e sociais locais, contemplando inúmeras áreas do saber e da extensão, traduzindo nossa capilaridade em Santa Catarina e diversidade de motivos e razões para se “fazer extensão”. Falando em “fazer extensão”, isso é algo que está no dia a dia do IFC. A final, tudo aquilo que aprendemos, criamos, produzimos, desenvolvemos, inovamos, etc, deve atender ou resolver um problema na comunidade onde estamos inseridos. Neste número resumimos um pouco do que as atividades de extensão são capazes de transformar na vida das pessoas. Quando falamos em transformar vidas, devemos sempre observar a participação dos estudantes nos projetos e/ou ações extensionistas. Seja este estudante bolsista ou voluntário, podemos perceber o impacto que o desenvolvimento destas atividades faz em seu processo educativo. Tenho certeza, que ao realizar as ações, todos saem um pouco mais cidadãos. Enfim, esta é uma função do “fazer extensão”, tocar a vida de quem faz e de quem recebe. Assim, esta Revista traz um pouco destes momentos que agora queremos compartilhar com vocês. Os Editores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Avancini, Atílio. "Ensino de fotojornalismo e atividades culturais." Rumores 8, no. 16 (December 22, 2014): 166. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2014.89644.

Full text
Abstract:
O ensino de fotojornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) é ferramenta pedagógica que contribui de forma efetiva para o fomento e a promoção do acesso à cultura como ação extensionista. A disciplina Elementos de fotojornalismo, parte do curso de bacharelado em Jornalismo, organiza-se a partir de um método teórico-prático, aliado a duas atividades de cultura e extensão: o Espaço D’Ávila e a Semana de fotojornalismo. Estas frentes pedagógicas interagem entre si e têm o potencial de estimular a cidadania. Tendo a cultura como referência, o ensino de fotojornalismo promove diálogo interdisciplinar pela valorização de reportagens, pautas criativas e estímulo reflexivo. A difusão da cultura amplia o conhecimento e desenvolve qualificação profissional. Além de revelar o que a universidade pública produz, ela valoriza a produção imagética do estudante e também aperfeiçoa a construção da normatização da extensão universitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tavares, Ari de Pinho, Roberto Assis Ferreira, Elisabeth Barboza França, Carlos Alfredo Fonseca Junior, Gustavo Coelho Lopes, Nayanne Gama Teixeira Dantas, and Séphora Augusta Vieira Cardoso. "O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais." Revista Brasileira de Educação Médica 31, no. 3 (December 2007): 254–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022007000300008.

Full text
Abstract:
As atividades em busca de complementação da formação e aumento da experiência clínica dos alunos de Medicina - eqüidistantes e livres de controles acadêmicos - configuram o chamado "currículo paralelo". O objetivo deste trabalho foi estudar o "currículo paralelo" dos alunos do ciclo profissional do curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, relativo ao primeiro semestre de 2004. Foram entrevistados 232 alunos, por meio de questionário estruturado, com dez seções, que avaliaram as atividades extracurriculares de plantões, enfermarias, ambulatórios, projetos, grupos de estudo, grupos de raciocínio clínico, extensão e publicações. Cada estudante respondeu sobre o período em curso (primeiro semestre de 2004) e sobre o período anterior. Os resultados mostraram que o "currículo paralelo" estava presente para a grande maioria dos alunos, com 82,5% deles com atividades e uma média de 3,4 por aluno e ocupando, em média, 8,2 horas semanais. A atividade mais presente foi a de extensão, seguida pelas de projetos e plantões. As principais motivações para as atividades foram a aquisição de maior experiência clínica e um melhor currículo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Lima, Wellington Soares de, and Lourdes Aparecida Della Justina. "A temática sexualidade em atividades extensionistas: um estudo em uma universidade brasileira." Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática 3, no. 3 (December 28, 2019): 757. http://dx.doi.org/10.33238/rebecem.2019.v.3.n.3.23845.

Full text
Abstract:
Resumo: No meio acadêmico, além de se estudar sexualidade, deve-se encontrar meios de divulgação e de democratização de saberes relacionados. Esses saberes podem ser propagados mediante o desenvolvimento de atividades de extensão universitária. Nessa perspectiva, o objetivo do estudo em questão foi investigar como a sexualidade é trabalhada em uma universidade brasileira, de forma extensionista. O estudo foi realizado por meio de análises das informações em sistemas informatizados de atividades de extensão da universidade investigada. No levantamento foram selecionadas 54 atividades no período de 2003 a 2018. Iniciamos observando a amplitude das atividades quanto às suas tipologias e às variações de propostas ao longo dos anos. Posteriormente, foram identificadas suas áreas de conhecimento, seus respectivos públicos-alvo e objetivos. A avaliação é que as atividades se destacam dentro do viés social, e se preocupam, em especial, com a formação continuada docente, a qual pode formar multiplicadores de saberes.Palavras-chave: Educação sexual; Gênero; Extensão. The sexuality theme in extension activities: a study in a brazilian universityAbstract: Sexuality is a present theme in people routine in different spheres and institutions. According to it, in the academic environment, besides studying the theme it is needed to find ways to spread the knowledge which can be propagated through the extension activities. Following this perspective, the present paper intends to investigate how the sexuality is approached in a Brazilian university, regarding the extensionist sphere. The study was made using system computerized data about the investigated university extension activities. By the end of the survey, 54 activities were analyzed from 2003 to 2018. We started observing the activities amplitude regarding their typologies and proposals variations all over the years. After this, we identified the knowledge areas and also their respective audience and goals. The evaluation is that the activities are highlighted within the social scope and aim, specially, the teachers continuous education that can enable these ones to be knowledge multipliers.Keywords: Sexual Education; Genre; Extension.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Costa, Aryana Lima. "A extensão na formação de profissionais de história." Revista Brasileira de História 30, no. 60 (2010): 35–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882010000200003.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a formação de profissionais de história e o papel que cabe (ou caberia) aos cursos de história na contemporaneidade mediante as atividades concebidas para extrapolar os muros das universidades - ou seja, a extensão. Realiza-se um estudo de caso sobre as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais exigidas nas Licenciaturas pela Resolução CNE/CP nº 01/2002, tomando como exemplo o caso específico do curso de história do campus de Natal da UFRN. Para subsidiar essa reflexão, aborda-se a elaboração de currículos e a determinação de atividades pela perspectiva das teorias curriculares. A seguir, reflete-se sobre como nossas visões são transpostas para a maneira como concebemos atividades de extensão nas graduações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Coutinho França, Franciele, Leide Da Conceição Sanches, and Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini. "Ações de extensão universitária: educação nutricional para idosas." Interagir: pensando a extensão, no. 28 (August 5, 2020): 58–79. http://dx.doi.org/10.12957/interag.2019.53545.

Full text
Abstract:
A alimentação incorpora aspectos da vida humana, quais sejam emocionais, culturais e sociais, associados a momentos de prazer. O presente estudo se insere no âmbito da extensão universitária visando à educação nutricional para idosas. O objetivo do estudo foi promover atividade sobre educação nutricional para idosas em comunidade rural, por meio de troca de receitas trazidas pelas mesmas, para maior sensibilização e troca de experiências. Trata-se de uma pesquisa ação desenvolvida com um grupo de 130 idosas que se reúnem semanalmente no salão paroquial de uma cidade localizada na região metropolitana de Curitiba - PR. Para subsidiar as atividades educacionais, os extensionistas reuniram-se nos meses de agosto e setembro de 2018 para a elaboração de quatro atividades: pirâmide alimentar, orientação sobre o consumo de açúcar, gordura e sal encontrado em alimentos industrializados; modelo do prato saudável e paródia sobre alimentação saudável. O encontro com a comunidade ocorreu em outubro de 2018, por meio de uma prática reflexiva, com a de troca de saberes entre os acadêmicos extensionistas e as idosas. A atividade nutricional despertou vários questionamentos, não somente sobre a alimentação, mas também sobre patologias inerentes à idade tais como hipertensão e diabetes, bem como a rotina das participantes. A extensão possibilita a percepção da realidade e, por meio dela, a construção de novos e diferentes saberes a partir da fusão do conhecimento popular com o científico, além de favorecer a promoção da saúde a partir de um prisma holístico, com melhora na qualidade de vida, onde as diversas visões de mundo são respeitadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Mendonça, Ygor de Siqueira Mendes, Thalyta Brandão de Campos, and Estela da Conceição Gonçalves da Silva. "Extensão e educação socioambiental." Revista Em Extensão 19, no. 2 (December 30, 2020): 101–11. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v19n22020-57204.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca relatar as experiências do projeto de extensão em educação socioambiental, realizado pelo Grupo de Pesquisa “Convenção 169 e o Direito à Consulta Prévia, Livre e Informada” da Liga Acadêmica Verde Cabanagem em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Pará. As atividades do grupo foram realizadas entre os anos de 2018 e 2020 e estiveram concentradas na promoção de debates, rodas de conversa e fóruns acadêmicos relacionados ao direito à consulta. A justificativa do projeto esteve relacionada com a necessidade de se promover conhecimento sobre o tema, especialmente em decorrência das recorrentes violações de direitos humanos e fundamentais de povos e comunidades tradicionais no Estado do Pará. Os encontros e os eventos realizados contribuíram significativamente para a construção de narrativas e bases teóricas de todos/as os/as participantes, encerrando suas atividades com o painel sobre direitos de povos e comunidades tradicionais no 41o Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Matsuda, Patricia Mari, and Maria Laura Ferranty MacLennan. "Popular Cooperatives Incubators and the University Extension: The Case Incoop-UFSCar." Revista Ibero-Americana de Estratégia 18, no. 4 (October 1, 2019): 630–50. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v18i4.16270.

Full text
Abstract:
Objetivo do estudo: Esta pesquisa analisa o vínculo existente entre Incubadoras de cooperativas populares e a Universidade por meio da atividade de extensão. Metodologia/abordagem: A metodologia aplicada foi o estudo de caso na INCOOP-UFSCar de modo a avaliar como a Incubadora de Cooperativa popular contribui para o desenvolvimento dos atores na Universidade. Originalidade/Relevância: As atividades com os futuros cooperados geram benefícios socioeconômicos conjuntos para os cooperados e acadêmicos, contudo os benefícios para a Universidade possuem avaliações mais escassas. Principais resultados: A Incubadora, como um projeto de extensão, pode ser considerada um meio de operacionalizar o papel da Universidade frente a comunidade na qual ela está inserida, atendendo a demandas locais e também servindo de locus no desenvolvimento da academia. Contribuições teóricas/metodológicas: Observa-se nesse estudo que a Incubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP) impacta positivamente não somente os cooperados como também contribui no desenvolvimento das atividades de extensão pelos alunos e técnicos administrativos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cervato-Mancuso, Ana Maria, Nadine Marques Nunes, and Elisabete Agrela de Andrade. "Cenário de Práticas para a Formação Universitária: O Olhar dos Estudantes." Revista de Cultura e Extensão USP 14 (November 30, 2015): 59. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v14i0p59-70.

Full text
Abstract:
<p>A Educação Universitária tem como desafio atual o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. O objetivo do presente trabalho foi conhecer os valores e significados atribuídos, por estudantes do curso de Nutrição da USP, às suas experiências de extensão universitária. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando-se o grupo focal como técnica de coleta de dados. Foram realizados cinco grupos, divididos entre as principais atividades realizadas: Empresa Júnior, Iniciação Científica, Associação Atlética, Clínica de Nutrição e Jornada Universitária. Verifica-se que os estudantes consideraram que cada atividade colabora com o desenvolvimento de competência ou habilidade profissional específica. Dentre elas, destacam-se: autonomia, autoconfiança, comunicação interpessoal, comunicação social, trabalho em equipe, visão ampliada dos problemas e das necessidades sociais, conhecimento técnico e teórico específico, atenção integral, contato com a realidade profissional, entre outras. Conclui-se que as atividades de extensão universitária contribuem tanto para que, especificamente na área da saúde, os projetos pedagógicos sejam flexíveis para a incorporação dessas atividades.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Venturi, Luis Antonio Bittar. "Solidary University: Brazil sees inside." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), no. 12 (December 6, 2002): 191. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2002.123779.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o resumo de um extenso relatório de trabalho de campo voluntário desenvolvido por uma equipe composta por dez alunos de diferentes unidades da USP, sob minha coordenação. O trabalho foi realizado entre os dias 09 e 31 de julho de 2002 no município de Traipu (AL) e esteve vinculado ao Programa Universidade Solidária, à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura e a CECAE-USP (Coordenadoria de Extensão comunitária e Atividades Especiais). As etapas preparatórias do trabalho estão brevemente descritas, desde o processo de seleção e capacitação dos alunos, a concepção e elaboração das atividades desenvolvidas a partir de um diagnóstico feito por ocasião de uma viagem precursora ao Município, além da leitura dos relatórios das equipes que haviam ali atuado anteriormente. Este resumo apresenta, ainda de forma esquemática, todas as atividades desenvolvidas pela equipe junto à comunidade e algumas considerações finais a respeito do Programa Unisol
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Machado, Adriana Marcondes, and Laura Albuquerque Azevedo. "A atividade de extensão universitária, o Jardim São Remo e uma instituição educacional: desafios na criação de um campo comum de trabalho." Revista de Cultura e Extensão USP 13 (May 26, 2015): 85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v13i0p85-95.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a função da extensão na universidade pública, por meio das atividades do Grupo de Articulação de Trabalhos de Extensão do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de um grupo aberto, composto por alunos, professores e funcionários do Instituto preocupados em defender a função pública da universidade (em especial, a da USP) na sociedade brasileira. Duas alunas e uma professora participantes do Grupo de Articulação desenvolveram uma atividade no Espaço Girassol, instituição de atividade complementar à escola, localizada no Jardim São Remo, próximo ao campus USP da capital. Utilizando os registros das reuniões do Grupo de Articulação e os relatórios de estágio, apresentaremos o funcionamento desse grupo e focaremos a construção de um trabalho de estágio no Espaço Girassol. Nossa discussão afirma a relação entre o trabalho pontual de extensão universitária e a defesa do caráter público da extensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Correia, Anna Elizabeth Galvão Coutinho, Lídia Alvarenga, and Joana Coeli Ribeiro Garcia. "Atividades administrativas e produção científica dos docentes: reflexos em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Física." Perspectivas em Ciência da Informação 19, no. 3 (September 2014): 98–117. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1824.

Full text
Abstract:
Objetiva diagnosticar fatores intervenientes na produção científica, decorrentes da execução sistemática de atividades acadêmicas e administrativas, por parte dos docentes dos programas de pós-graduação na área da Física das Universidades Federais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2009. Utiliza a triangulação metodológica por contemplar a flexibilização dos métodos de natureza quantitativa (bibliometria e cientometria), qualitativa (análise de conteúdo). Constata necessidade de se incluir e pontuar, na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atividades administrativas e de extensão. Os resultados da pesquisa foram agrupados por docentes que exerceram atividades administrativas no Grupo 5 e os que não exerceram, verificando como se comportam em relação aos demais grupos. Assim, observa-se que no geral as atividades administrativas não influenciam as atividades acadêmicas para os Grupos 1 (atividades acadêmicas) e 2 (produção científica). No Grupo 3 (extensão) em que os docentes, em sua maioria exercem atividades administrativas de forma moderada, evidencia-se aumento da produção científica. Da comparação nesse extrato e período, conclui-se, de modo geral, que o fato dos docentes exercerem atividades administrativas não influencia a diminuição quantitativa das atividades acadêmicas, extensão e da produção científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Maldonado Lima, Raysa, Marina Segala, and Claudia Morais Trevisan. "Promoção do desenvolvimento infantil na escola através de atividades motoras recreativas." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 13, no. 24 (December 23, 2016): 105. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p105.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p105A ação de extensão teve como objetivos: investigar o perfil do desenvolvimento motor, propor atividades recreativas que estimulassem a aquisição e aperfeiçoamento das habilidades motoras fundamentais e analisar o impacto da mudança no plano curricular pedagógico da escola. As atividades foram realizadas uma vez por semana no período de 2010 a 2013 na Escola Municipal de Educação Infantil Ady Schneider Beck, Santa Maria, RS. Participaram da ação crianças de 03 a 06 anos, matriculadas regularmente na escola e com TCLE assinado pelo responsável. Após a proposta de estimulação, houve um ganho em 74% de aperfeiçoamento nas atividades motoras quando comparadas à avaliação inicial. A ação de extensão auxiliou no desenvolvimento neuromotor de crianças com atrasos, refletindo na implementação das atividades do projeto no currículo pedagógica da escola, elucidando a importância da extensão universitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Mori, Rafael Cava. "Communicating Knowledge to (Re)Produce It: The Motto of University Extension." Revista de Cultura e Extensão USP 17 (May 22, 2017): 83. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p83-95.

Full text
Abstract:
Este artigo procura delimitar as especificidades das atividades universitárias de ensino, pesquisa e extensão, fundamentando-se no pensamento do educador brasileiro Dermeval Saviani, e em escritos associados a sua pedagogia histórico-crítica. São relacionados a tais atividades os lemas “reproduzir o conhecimento para preservar a cultura” (ensino), “produzir o conhecimento para ampliar a cultura” (pesquisa) e “comunicar o conhecimento para (re)produzi-lo” (extensão). Com base nesses lemas, são exploradas as inter-relações entre as três atividades, destacando-se o papel bidirecional da extensão enquanto relação que busca fortalecer tanto a universidade quanto a comunidade em que está inserida, por meio da dialética entre cultura erudita e cultura popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Fernandes, Daiane de Souza, Julielen Larissa Alexandrino Moraes, Gabriel de Luca Sousa Bandeira, Wanderson Santiago de Azevedo Júnior, Thamyres Batista Procópio, Elizabeth França de Freitas, and Lucia Hisako Takase Gonçalves. "A extensão universitária e sua relação com a qualidade de vida de idosos vulneráveis amazônidas." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 10, 2021): e14810313240. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13240.

Full text
Abstract:
Objetivo: relatar a experiência de atividades desenvolvidas em um projeto de extensão universitário com idosos, onde foram empregadas metodologias participativas com valorização de questões sociais e culturais dos envolvidos. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva, do tipo relato de experiência. Este relato de experiência foi elaborado a partir das vivências do projeto de extensão universitária “Idoso Saudável”, vinculado a atividade curricular Atenção Integral a Saúde do Adulto e Idoso do terceiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) Resultado: O desenvolvimento de atividades com idosos é primordial para o estimular o envelhecimento ativo e com qualidade de vida, tal que se incrementa o processo de formação profissional em gerontogeriatria, uma vez que participam do projeto, os estudantes de Enfermagem. Considerações finais: Atividades extensionistas são um importante elo entre a universidade e comunidades. Observou-se o impacto na qualidade de vida dos idosos participantes, bem como na visão mais ampliada e especializada do processo de envelhecimento, além da importancia de fortalecimento de estudos na área para efetivar o protagonismo e impacto na população idosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Furtado, Gil Dutra, Aleudson Dos Santos Silva, and José Andreey Almeida Teles. "ESTUDO DO COMPORTAMENTO E A MEDICINA VETERINÁRIA DA CONSERVAÇÃO." ENVIRONMENTAL SMOKE 1, no. 2 (December 31, 2018): 176–82. http://dx.doi.org/10.32435/envsmoke.201812175-182.

Full text
Abstract:
A extensão universitária tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentando projetos e programas que devem incluir os saberes e fazeres populares e garantir o respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social. O estudo do ambiente marinho é considerado como algo em expansão e ainda com grandes promessas de evolução em termos científicos. Este projeto de extensão visa estabelecer uma comunicação das atividades marinhas desenvolvidas no Aquário Paraíba, sob a supervisão de seus profissionais, e os estudantes do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU, no que tange à observação comportamental dos exemplares marinhos do referido aquário, tendo como ponto central a extensão universitária, onde, por meio de ações de pesquisa em materiais de cunho científicos e documentações apropriadas, observações comportamentais, as quais contribuirão para ampliar a compreensão da atuação dos veterinários nestes mixos de atividade. Ao término, direcionou-se artigos científicos que refletem o aprendizado obtido durante esta atividade de extensão praticada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Cavalcante, Elton Emanuel Brito. "As Atividades de extensão acadêmica conforme o ordenamento jurídico vigente: um estudo de caso sobre a Universidade Federal de Rondônia." Revista Fronteiras Interdisciplinares do Direito 1, no. 1 (May 9, 2019): 62–107. http://dx.doi.org/10.23925/2596-3333.2019v1i1a4.

Full text
Abstract:
A universidade pública contemporânea não pode ser entendida sem a interação do tripé ensino-pesquisa-extensão. Esta tríplice função surgiu com as agitações sociais oriundas das revoluções industriais e do advento do socialismo como movimento reivindicador de uma sociedade mais equânime. No entanto, em muitos centros de ensino superior brasileiros, o referido tripé, embora preconizado constitucionalmente, não é obedecido. A extensão, principalmente, fica para segundo plano, pois não há investimentos estatais e nem interesse por parte dos pesquisadores em realizá-las de acordo com as exigências da lei. Assim, as atividades de extensão nem sempre correspondem ao objetivo idealizado pelo legislador, tornando-se atividades inócuas ou desprovidas de uma utilidade real para a comunidade que circunda a universidade. O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar como as atividades de extensão estão sendo efetivadas nos cursos de graduação da UNIR em Porto Velho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tschoke, Aline, Evelyn Raquel Carvalho, Jucelia Cristiane Gonçalves Ferrarini, Mariana Corrêa de Azevedo, Mariana Cordeiro Clarinda, Maria Sara de Lima Dias, Paula Corrêa de Azevedo, and Perola Machado de Souza. "Relatos de Extensão: um projeto online com práticas do yoga." Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense 8, no. 15 (June 30, 2021): 231–46. http://dx.doi.org/10.21166/rext.v8i15.1744.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência sintetiza as atividades desenvolvidas em um projeto de Extensão, realizado em seis encontros on-line organizados por servidoras de uma instituição tecnológica de ensino, discentes e pessoas da comunidade externa. A proposta foi demanda de estudantes que participaram da modalidade presencial do referido projeto. Objetivamos a divulgação do Yoga enquanto exercício saudável durante a pandemia de COVID-19, em 2020, através de práticas semanais cujos temas foram apontados pelo grupo ao longo dos encontros: o que é o Yoga; concentração; aprendizagem; positividade; Yoga laboral; a importância da respiração. As inscrições e aulas foram realizadas em plataformas virtuais abertas para a comunidade. O formulário de cadastro permitiu delinear os hábitos de saúde e as percepções dos/as participantes quanto ao momento pandêmico e as suas expectativas em relação ao Yoga. Apresentamos o processo de desenvolvimento, os registros de cada encontro e as reflexões sobre essa atividade de Extensão. Os resultados indicaram que o Yoga é um elemento importante para atividades extensionistas, na medida em que promoveu uma ação saudável, aproximando servidores/as, estudantes e comunidade externa num contexto ímpar de adoecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Albuquerque, Carolina de, Juliana de Oliveira Vicentini, and Maria Angélica Penatti Pipitone. "O júri simulado como prática para a educação ambiental crítica." Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 96, no. 242 (April 2015): 199–215. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/324212620.

Full text
Abstract:
A complexidade da questão ambiental e a dificuldade de tratar deste tema interdisciplinar são problemas que precisam ser encarados no dia a dia dos professores em todos os níveis educacionais. Com a intenção de efetuar uma tentativa de Educação Ambiental Crítica, foi realizada uma atividade de extensão intitulada "O rio e a escola", envolvendo discentes de pós-graduação e do ensino médio de uma escola pública. O objetivo da extensão, por meio de intervenções teóricas e práticas, foi fazer com que os estudantes de ensino médio percebessem a complexidade e a importância da questão ambiental e a relacionassem com o seu cotidiano. Analisaremos aqui a prática de júri simulado como recurso pedagógico para a proposta de Educação Ambiental Crítica, aliada à atividade teórica sobre questões legislativas e ambientais. Concluímos pela necessidade de aliar atividades educativas práticas às atividades teóricas no tratamento de questões ambientais complexas, focando-as em problemas reais, para que os discentes possam emancipar-se e desenvolver a competência para a análise crítica e tomada de decisões em torno da questão ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, João Marcus Neres da, and Adevailton Bernardo dos Santos. "Exposição itinerante de Física." Revista Em Extensão 20, no. 1 (June 30, 2021): 162–78. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v20n12021-58127.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta o desenvolvimento, a aplicação e os resultados de uma atividade de extensão a partir de uma Exposição Itinerante de Física. O objetivo é discutir como uma exposição de experimentos relacionados à disciplina de Física contribui para a motivação dos estudantes de Ensino Médio. O desenvolvimento desse trabalho está associado a um projeto de extensão que visa contribuir com o ensino básico de Física por meio da criação de um espaço lúdico e interativo que pudesse ser levado a diversos ambientes, além de uma pesquisa sobre possíveis impactos gerados pela atividade com experimentos. Preliminarmente, a Exposição Itinerante de Física foi levada a duas escolas da cidade de Janaúba, Minas Gerais, onde as atividades experimentais foram realizadas e os alunos foram convidados a responder questionários de opinião antes e após as intervenções. As análises dos resultados indicam que atividades desse tipo podem interferir positivamente sobre o desenvolvimento da autonomia, a sensação de competência e o estabelecimento de vínculos nos estudantes, que são fatores relacionados à motivação intrínseca, revelando que a proposta pode ter efeitos relevantes sobre os estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Melo, Angelina Moreira, and Daniel Calbino Pinheiro. "Uma discussão da eficiência na literatura da extensão rural: limites e proposições conceituais." Extensão Rural 24, no. 3 (November 4, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.5902/2318179625035.

Full text
Abstract:
O artigo de natureza teórico-empírico discute o conceito de eficiência nas atividades de extensão rural, com o intuito de compreender inicialmente como o tema tem sido tratado na literatura. Os procedimentos metodológicos adotados foram uma revisão bibliográfica em periódicos, dissertações e teses que discutiam a temática entre os anos de 1987 a 2015. Os resultados encontrados em 19 trabalhos apontam para uma discussão que perpassa majoritariamente por dimensões técnicas, associando a atividade extensionista na difusão de tecnologias e no aumento da produtividade. Neste ínterim, propõe-se apresentar nas considerações finais uma proposta de um construto teórico, que visa ampliar o conceito de eficiência, abordando a dimensão econômica como uma pequena parte no processo de formação metodológica da assistência, na qual outras dimensões também são fundamentais para o fortalecimento e desenvolvimento das atividades extensionistas, relativizando assim, seu suposto caráter neutro e a-histórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Conceição, Eliane da Assunção, Luanda Souza Alves, Mayume Alves Santos, Brandel José Pacheco Lopes Filho, and Bruno de Freitas Camilo. "Oficina de ginástica da Universidade Aberta à Terceira Idade: Relatos e vivências." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 21, 2021): e28010615879. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15879.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência oriunda do projeto de extensão “Oficina de Ginástica da Universidade Aberta à Terceira Idade”, conduzido por discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, Campus X. Trata-se de estudo descritivo qualitativo, realizado por meio da análise de conteúdo. A presente investigação foi realizada entre março e dezembro de 2018. As aulas do projeto foram subdivididas em três momentos, incluindo atividade inicial, atividade principal e “volta à calma”. Trinta idosas participaram das atividades da oficina de ginástica, as quais relataram que sua participação no projeto de extensão contribuiu para a melhora na qualidade de vida em aspectos relacionados à saúde física, mental, social e afetiva. Foi possível constatar o contentamento das idosas ao redescobrir o prazer ao realizar tarefas que envolviam danças, brincadeiras, diálogos e reflexões. Observou-se, ainda, que é necessário sensibilizar os homens idosos acerca da importância da prática de atividade física para a melhoria da saúde. A experiência obtida pelas monitoras possibilitou maior proximidade entre docente e discentes, fortalecendo os laços existentes, culminando na construção da presente pesquisa. A produção do conhecimento em questão reforça o papel da Universidade Pública de propiciar aos seus educandos atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma articulada, a fim de contribuir para a formação de profissionais autônomos e capazes de intervir positivamente na sociedade à qual estão inseridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Stangherlin, Camila Silveira, and Fabiana Marion Spengler. "PROJETOS DE EXTENSÃO NO ENSINO JURÍDICO." Revista Espaço do Currículo 14, no. 2 (August 8, 2021): 1–12. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.56328.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo principal analisar as contribuições das práticas de extensão no âmbito do ensino jurídico para a efetivação do direito fundamental de acesso à justiça de forma humanizada. Assim, o problema de pesquisa visa responder ao seguinte questionamento: é possível valer-se das atividades extensionista desenvolvidas no curso de Direito para a estruturação de um acesso à justiça mais humanizante para a sociedade? A hipótese principal responde de modo positivo ao problema. A metodologia empregada contou com o método de abordagem hipotético-dedutivo, sendo o levantamento de dados realizado através de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental. A conclusão aponta para a possibilidade de aperfeiçoamento da prática profissional jurídica por intermédio de atividades de extensão universitária que impulsionem a articulação de saberes, e, que aproximem o estudante da realidade social que o cerca, efetuando, assim, uma justiça mais humanizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani, Maria Helena Pessini de Oliveira, and Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi. "As perspectivas da cultura e extensão nas Escolas de Enfermagem no Brasil." Revista Latino-Americana de Enfermagem 1, spe (1993): 103–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691993000300011.

Full text
Abstract:
Enfocou-se o desenvolvimento das atividades ou propostas de cultura e extensão universitária em 14 Escolas de Enfermagem do Brasil, utilizando-se um instrumento com seis questões abertas, as quais foram analisadas de forma descritiva. Os dados mostraram que as Escolas de Enfermagem desenvolvem diversas atividades de cultura e extensão universitária, entretanto não são consideradas prioritárias em relação ao ensino e a pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Azevedo, Ana Paula Zaikievicz, Ana Karina Modolo, and Lilliam May Grespan Estodutto da Silva. "Extensão universitária." Revista Em Extensão 20, no. 1 (June 30, 2021): 85–98. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v20n12021-55506.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva compartilhar as experiências desenvolvidas em um projeto de extensão interdisciplinar, o qual envolve docentes e acadêmicos dos cursos de graduação em Farmácia, Nutrição, Ciências Biológicas e Pedagogia, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande-MS. Denominado “Estratégias para Educação e Saúde da Criança”, o projeto tem como principal objetivo desenvolver, por meio de ações lúdicas e formativas, a promoção da saúde e bem-estar de crianças de até 12 anos de idade. O projeto foi criado em 2004 e durante o ano de 2019 atendeu quatro instituições, sendo uma escola de educação infantil da rede pública, duas escolas da rede privada e um projeto social, no qual são atendidas crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade. O desenvolvimento do projeto tem possibilitado ampliar a formação acadêmica e pessoal dos acadêmicos e docentes envolvidos nas ações, além de contribuir com as instituições atendidas, possibilitando às crianças, professores, pais e familiares das crianças que frequentam as quatro instituições atendidas, acesso a informações, desenvolvimento de ações e atividades que possibilitam melhores condições de vida e bem-estar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Paiva, Miriam Santos, and Valda Lucia Rocha de Novaes. "As perspectivas da cultura e extensão no curso de enfermagem da Universidade Federal da Bahia." Revista Latino-Americana de Enfermagem 1, spe (1993): 111–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691993000300012.

Full text
Abstract:
Este trabalho destaca a importância da Universidade manter a indissociabilidade entre suas atividades fins pois, até o momento o que se observa é que esta indissociabilidade se apresenta de forma descompensada. Faz uma breve análise retrospectiva das atividades extensionistas, relata os projetos atuais e a perspectiva da extensão na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, chama atenção para o fato de que a extensão deve desenvolver-se através de um processo de articulação com o ensino e a pesquisa, entendendo que estas atividades são complementares e diferenciadas, porém nunca desiguais hierarquicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Possamai, Vanessa Dias, Priscilla Cardoso Da Silva, Amanda Suely Rodriguez de Vargas, Natanielle Silva Dutra, and Andréa Kruger Gonçalves. "Sintomatologia depressiva em idosos e a influência da atividade física em um programa de extensão." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 14, no. 27 (December 20, 2017): 93–100. http://dx.doi.org/10.5007/807-0221.2017v14n27p93.

Full text
Abstract:
O objetivo o estudo foi analisar o efeito de um programa de extensão universitária na sintomatologia depressiva de idosos. Foi um estudo descritivo de intervenção. A amostra foi composta por 71 idosos de ambos os sexos participantes de um programa de extensão com ênfase em atividade física. Os indivíduos foram divididos em grupos de acordo com a faixa etária: G1 -60 a 69 anos (n=27), G2 - 70 a 79 anos (n=34), G3 - 80 anos ou mais (n=10). Utilizou-se o instrumento Geriatric Depression Scale - GDS-15. Os dados foram coletados em dois momentos, no início das atividades (avaliação 1) e após nove meses de intervenção (avaliação 2). Os três grupos reduziram a pontuação do GDS após a intervenção, indicando melhora na sintomatologia depressiva. Os resultados obtidos demonstram o benefício da realização de atividades físicas, especialmente quando realizadas em grupos, sendo um fator positivo na prevenção da depressão em idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Jacob, Alexandre. "IMPLANTAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE DIREITO EM ATENDIMENTO À RESOLUÇÃO CNE/CES Nº. 7/2018." Revista Extensão & Cidadania 9, no. 15 (June 24, 2021): 131–43. http://dx.doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8710.

Full text
Abstract:
Trata-se de relato de experiência da implantação de atividades de extensão universitária em um curso de Direito de uma faculdade no leste mineiro com o objetivo de tornar fática a Resolução CNE/CES nº. 7/2018 que prevê a obrigatoriedade para a extensão universitária em todos os cursos de graduação em 2021. Com fundamento na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Projeto Pedagógico do Curso, as atividades de extensão visam integrar a Universidade à Comunidade. Durante a implantação no ano de 2020 fomos surpreendidos com a quarentena em razão da pandemia por Covid-19, o que poderia impactar negativamente nos objetivos, contudo, com a adoção de metodologias participativas foi possível obter resultados acima do esperado, com a adesão de quase todos os alunos do curso de Direito e uma pluralidade de atividades de extensão universitária desenvolvidas em meio a uma crise sanitária e econômica, o que leva à conclusão que a implantação da extensão universitária atende às determinações legais e aos seus objetivos de forma positiva e que as dificuldades impostas pela quarentena não foram suficientes para desanimar os alunos das ações relacionadas aos Direitos Humanos, essenciais, especialmente nesses períodos de crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Moreira, Maria Isabel Gondim Borges, and Sandra de Azevedo Pinheiro. "Promoção à Saúde de Adolescentes: um Programa de Extensão em Medicina Social." Revista Brasileira de Educação Médica 26, no. 2 (May 2002): 81–87. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v26.2-002.

Full text
Abstract:
Resumo: Apresentam-se as atividades realizadas em um programa de promoção a saúde junto ao Projeto dos Meninos, que atende 40 adolescentes em situação de risco psicossocial, ligado a um centro comunitário em Uberaba (MG). As atividades são desenvolvidas por docentes do Departamento de Medicina Social e acadêmicos do primeiro ano de medicina durante um semestre letivo, buscando não somente contribuir para compreensão da realidade circundante, estudando-a em diálogo com outros setores, mas também para incorporação de valores transcendentes, como direitos humanos, solidariedade, e ética e responsabilidade social. Foram realizadas visitas domiciliares e discussão de temas de saúde através de equipe constituída de acadêmicos de medicina, adolescentes e educadores do Projeto, entre outros. Os resultados das discussões são compartilhados com a equipe do Programa de Saúde da família que atua na microárea, servindo de subsidio para que desenvolvam também ações junto àquela população. O processo evidenciou entre os acadêmicos resistência inicial a conhecera realidade social dos meninos, a assumir compromisso com aspectos de saúde-doença daquela comunidade e a desenvolver atividades conjuntas. Durante o processo, ocorreu mudança para comportamento mais afetuoso de ambos os grupos (meninos e estudantes) troca de informações e experiências, bem como elaboração conjunta de eventos educativos. Esta atividade fez com que, de um lado, os alunos pudessem estar atuando na promoção à saúde física e mental dos meninos e, de outro, pudessem estar refletindo sobre seu compromisso social e a importância do trabalho em equipe, habilidades que deverão ser exercidas pelo futuro médico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Da Rocha, Isabela Garcia, Flávia Ferrari Dos Santos, Carla De Oliveira Barden, and Gabriela Carvalho Collazzo. "Minimização da disparidade de gênero na área de Ciências Exatas, Engenharias e Computação: o impacto da extensão universitária no cotidiano de alunas de escolas públicas na cidade de Santa Maria, Brasil." +E: Revista de Extensión Universitaria, no. 13.Jul-Dic (September 5, 2020): e0007. http://dx.doi.org/10.14409/extension.2020.13.jul-dic.e0007.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste trabalho foi divulgar as atividades de um projeto de extensão, chamado UniEscola, desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, e escolas da periferia da cidade de Santa Maria localizada no Rio Grande do Sul. O projeto traz como meta principal despertar o interesse das meninas, estudantes de escolas públicas pelas áreas de ciências exatas, engenharia e computação potencializando suas vocações científicas, oferecendo-lhes aprendizagens relacionadas à sua vida diária e capacitando-as para o mundo do trabalho e protagonismo social. Diversas atividades foram realizadas durante este período, como por exemplo, cursos, oficinas, palestras, atividades de iniciação científica, visitas. Como principais resultados podem-se se destacar a vivência das participantes no meio acadêmico, desmistificação destas áreas e incentivo a extensão universitária. E por fim o principal resultado foi a busca e aplicação de conhecimentos tanto por parte das alunas das escolas quanto pelas participantes da universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Brusamarello, Tatiana, Fernanda Carolina Capistrano, Mariluci Alves Maftum, Maria de Fátima Mantovani, Nen Nalú Alves das Mercês, and Luciana Puchalski Kalinke. " Promovendo o empoderamento através de ações de enfermagem na extensão universitária/ Promoting empowerment through nursing actions in university extension." Ciência, Cuidado e Saúde 15, no. 2 (October 10, 2016): 297. http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v15i2.23640.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é descrever as ações de enfermagem promotoras de empoderamento aos participantes da extensão universitária. Trata-se de estudo quantitativo retrospectivo, desenvolvido a partir da técnica de pesquisa documental de dados que emergiram do Projeto de Extensão “O cuidado à saúde de pessoas com sofrimento mental e familiares”. Os dados referem-se ao período de junho de 2005 a dezembro de 2011, coletados em registros de 480 atas das reuniões semanais do Projeto de Extensão, no período de janeiro a março de 2012. Assim, foram identificados os participantes do projeto, as modalidades das reuniões realizadas, bem como as atividades desenvolvidas pelos estudantes. É possível concluir, então, que as atividades desenvolvidas neste Projeto de Extensão contribuíram na formação de profissionais capacitados para o cuidado em saúde mental, fortaleceram a rede social de apoio às pessoas com transtornos mentais e promoveram o desenvolvimento do empoderamento de todos os participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nachtigall, Gilson Ribeiro, Ricardo De Araujo, Allan Charlles Mendes De Sousa, Alan Schreiner Padilha, Nicole Trevisani, Milena Fátima Rigo, Taynara Ribeiro De Mello, Eduarda Pereira Santos, Luana Henrique Lamas, and Adriana Aparecida Felicetti. "Atividades virtuais do projeto de extensão horta terapêutica/ Virtual activities of Therapeutic Garden extension project." Brazilian Journal of Development 7, no. 6 (June 18, 2021): 60052–60. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n6-406.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Arantes, Shirley de Lima Ferreira, and Ana Luiza Dias Faria. "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: CONSTRUINDO MODELOS DIDÁTICOS TÁTEIS." CATAVENTOS - Revista de Extensão da Universidade de Cruz Alta 13, no. 1 (July 30, 2021): 20–30. http://dx.doi.org/10.33053/cataventos.v13i1.401.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta projeto de extensão que visou desenvolver habilidades e competências dos estudantes de licenciatura para a realização de atividades práticas no ensino das ciências naturais, em uma perspectiva inclusiva de educação. Foram realizadas três oficinas, com 25 estudantes de licenciatura e 25 estudantes da educação básica, que articularam momentos reflexivos, formativos e atividades práticas. Os registros da bolsista em diário de campo evidenciam que houve engajamento dos participantes na tarefa grupal, a construção de modelos didáticos táteis para o ensino de histologia, e a ampliação dos conhecimentos específicos dos participantes sobre o conteúdo em tela. Além disso, a dinâmica colaborativa da atividade favoreceu a construção de significados compartilhados sobre a dimensão inclusiva da educação, em relação à docência e a vida social. Conclui-se que a perspectiva inclusiva no ensino de ciências contribui para o desenvolvimento integral do educando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Breternitz, Daiana. "DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA." Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura 5, no. 1 (July 1, 2021): 167–70. http://dx.doi.org/10.5965/2594641205012021167.

Full text
Abstract:
O presente relato de experiência objetiva relatar como ocorreu a inserção de temas como diversidade e inclusão, em atividades multidisciplinares durante a Operação Alto Vale, realizada em março de 2016 no município de Rio do Sul - SC, bem como os impactos positivos gerados para os extensionistas, alunos e professores da rede pública de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Gonzalez Ribeiro, Nathália Cristina, and Débora De Mello Gonçales Sant'Ana. "Extensão Universitária e Formação para Professores: Biomas Brasileiros no Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM." Arquivos do Mudi 24, no. 2 (September 1, 2020): 111–19. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v24i2.53499.

Full text
Abstract:
Os museus de ciências desempenham, atualmente no Brasil, importante papel nas relações com os espaços de educação formal, em especial, as escolas. No que diz respeito ao relacionamento com os professores, há a oferta de cursos, dentre outros projetos, que auxiliam no aprimoramento da prática pedagógica. O presente trabalho, que envolveu a realização de um curso de formação continuada para professores em um museu de ciências, visou apresentar uma exposição com o tema “Biomas Brasileiros”, e fornecer elementos para uma prévia preparação de docentes que planejam levar seus alunos para uma visita ao espaço. De maneira geral, o curso, em momentos teóricos e práticos, buscou fornecer aos professores de ciências, biologia e geografia diferentes formas e atividades para trabalharem o tema “biomas brasileiros” com seus alunos, incluindo a visita ao museu como uma possibilidade de atividade fora do ambiente escolar. Dentre as atividades desenvolvidas, os participantes escreveram planos de atividades para serem desenvolvidos com seus alunos, envolvendo a visita ao museu como uma das ferramentas de ensino, e aplicaram questionários sobre assuntos trabalhados no curso. Tendo em vista a estreita relação museu x escola, é importante que, de acordo com cada realidade, as instituições museológicas atuem na formação continuada de professores, visando a divulgação científica e um melhor aproveitamento de suas exposições pelo público escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Oliveira Freitas, Ana Cláudia, and Iolândia Da Silva Santos Araújo. "PROJETO DE EXTENSÃO PIRILAMPOS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM FANTOCHES." Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura 2, no. 2 (December 19, 2018): 152–63. http://dx.doi.org/10.5965/2594641222152.

Full text
Abstract:
Trata-se de um relato de experiência acerca das vivências e atividades desenvolvidas pela equipe do Projeto de extensão do Teatro de Fantoches Pirilampos ligado à Biblioteca e ao CEPAC (Centro de extensão e pesquisa artístico cultural) do Departamento de Educação Campus XII/ UNEB ao longo de seus 05 anos de existência. O projeto surge por acreditar que através da contação de histórias com utilização de fantoches, além de proporcionar momentos movidos à fantasia, imaginação e arte, poderá despertar nas crianças o interesse pela leitura a partir de histórias diversas. Tem como público alvo alunos da rede municipal de ensino e privada da cidade de Guanambi-BA. Para execução do Projeto, foram selecionados graduandos do Curso de Pedagogia para atuarem como monitores, ressalvando que a seleção é aberta para discentes de todos os cursos. Os discentes foram, posteriormente, capacitados para manipular os bonecos bem como conduzir o show à frente do teatro, sendo importantes para futura atuação enquanto profissionais da educação. As atividades foram desenvolvidas tanto no espaço da Universidade quanto em escolas municipais, concentrando a maior parte no Campus XII, com vistas a oportunizar as crianças conhecerem o ambiente acadêmico. Em atendimento a 18 escolas, foram realizados 20 shows, contando com um público de 2.654 crianças. Acredita-se que esta atividade extensionista vem atingindo seu objetivo, pois além de resgatar a arte de contar histórias de forma contextualizada e lúdica, a Universidade cumpre parte de seu papel social com a comunidade. Palavras-chave: Contação de histórias; Criança; Extensão; Escola
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Veiga, Mariana Souza, Barbara Azevedo, Isadora Belli, and Fernanda Sousa. "Extensão Universitária e Formação de Professores: um intercâmbio enriquecedor de conhecimento entre escola e universidade." Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios 7, no. 1 (October 5, 2019): 51–60. http://dx.doi.org/10.34019/2318-3446.2019.v7.23292.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância das atividades de extensão universitária e sua contribuição para a formação docente. Buscamos demonstrar como ela promove possibilidades para a imersão de professores em formação em ambiente escolar, ao promover a aproximação entre a comunidade eacademia e proporcionar experiências transformadoras para todos os envolvidos. Paraisso, apresentaremos algumas atividades realizadas pelo projeto de extensão “Contos de Mitologia”, da área de Estudos Clássicos da FALE/UFJF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Costa, Luiza Mylena. "As potencialidades formativas e formadoras para o jornalismo científico em agências universitárias." Journal of Science Communication América Latina 01, no. 01 (November 21, 2018): A05. http://dx.doi.org/10.22323/3.01010205.

Full text
Abstract:
As primeiras práticas de aperfeiçoamento profissional para o jornalismo científico começaram como cursos especialização para os profissionais já atuantes na área [Melo, 1985] e só a partir da criação dos laboratórios nas universidades é que os temas científicos passaram a fazer parte da formação no ensino superior no Brasil. O objetivo do artigo é refletir como o jornalismo científico encontrou nas agências universitárias a possibilidade de articular ensino e extensão revelando, por um lado, o potencial da práxis do espaço formativo para os estudantes e, por outro, uma atividade privilegiada, formadora, na democratização do conhecimento produzido na e pela Universidade. A pesquisa exploratória parte de uma revisão bibliográfica na qual se remonta a história do ensino de jornalismo científico brasileiro e apresenta dois casos de atividades de extensão, cada um a sua maneira, que colaboraram com a disseminação de conhecimento e informação sobre suas instituições: a Agência Universitária de Notícias, da USP, e o Universidade Aberta, da UFSC. Pode-se concluir que as atividades extensionistas apresentam potencial formativo aos estudantes, que aprendem especialidades jornalísticas sem a necessidade de uma disciplina específica sobre o tema, e potencial formador de uma cultura de divulgação científica, desde que a extensão seja integrada ao planejamento das instituições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Franco, Elaine Cristina Dias, Franciely Cristina Silva Bahia, Edilene Aparecida Araújo da Silveira, and Gabriela Duarte Carvalho. "Repercussões do programa de extensão ACOLHER na formação de estudantes extensionistas." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 30, 2020): e3749108676. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8676.

Full text
Abstract:
Introdução: A formação do Enfermeiro na atualidade coloca em pauta a necessidade de novos percursos formativos, nos quais a integração ensino-extensão mostra-se como uma estratégia favorável a formação profissional. Objetivo: Compreender de que forma a integração ensino e extensão tem repercutido na formação de estudantes extensionistas do Programa ACOLHER. Método: Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. O cenário foi o Programa de Extensão ACOLHER, tendo como participantes do estudo nove discentes, sendo dois bolsistas e sete voluntários, membros do programa, com a coleta de dados através de um grupo focal. Resultados: Para os/as extensionistas a integração ensino-extensão é favorável ao aprimoramento dos saberes apreendidos na Universidade e permite o exercício da autonomia, da responsabilidade e da relação interpessoal. Consideram a consulta de Enfermagem favorável à prática do processo de enfermagem e quanto às atividades lúdicas permitem o aprimoramento das concepções pedagógicas e processos grupais que envolvem a educação em saúde. Considerações finais: As atividades extramuros, a exemplo dos projetos de extensão, configuram-se como espaços favoráveis à formação acadêmica ao considerar a autonomia, a iniciativa, a ação crítica-reflexiva e a superação do ensino fragmentado como balizas para a atuação do discente nas atividades propostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Kátia Curado, and Andréa Kochhann. "Tessituras entre concepções, curricularização e avaliação da extensão universitária na formação do estudante." Revista Espaço Pedagógico 25, no. 3 (August 30, 2018): 703–25. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v25i3.8572.

Full text
Abstract:
Este artigo trata das concepções de extensão universitária na formação do estudante, da curricularização dessas atividades no processo formativo e da avaliação das ações extensionistas. Defende-se que as ações extensionistas influenciam na formação do estudante. Dessarte, é importante compreender qual concepção as atividades carregam e como ocorre seu movimento de avaliação, visto que estão em processo de validação curricular. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, embasada no Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2001a, 2014), no Plano Nacional de Extensão Universitária (BRASIL, 2001b, 2011), no Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX, 2001, 2012), no Ofício Circular MEC/Sesu n. 263 (BRASIL, 1994 apud REIS, 1996), em Reis (1993, 1995, 1996), entre outros. A tessitura entre a extensão e o processo formativo passa pela compreensão de que as atividades não podem ser de prestação de serviços e assistencialismo, mas acadêmicas, visando à transformação do real. A participação em projetos e programas de extensão deve compor, no mínimo, 10% dos créditos totais do currículo do estudante, como processo indissociável da pesquisa e do ensino. O acompanhamento e a avaliação das ações extensionistas devem ocorrer seguindo os critérios de indissociabilidade, interdisciplinaridade, interprofissionalidade, produção acadêmica, dialogicidade, transformação social e impacto na formação do estudante, estabelecidos pelo Forproex.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Venturini, Patricia Cristina. "Desenvolvimento do pensamento computacional por meio da Ciência da Computação Desplugada e do Scratch." Revista Em Extensão 18, no. 2 (January 22, 2020): 200–208. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v18n22019-50497.

Full text
Abstract:
Este trabalho relata uma atividade de extensão, desenvolvida pela Universidade Federal de Uberlândia em uma escola pública da cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, no âmbito do projeto “Pensamento Computacional na Escola”, tendo como intuito estimular e desenvolver o pensamento computacional de crianças do sexto ano do ensino fundamental. Abordagem de Ciência de Computação Desplugada e ferramenta de programação Scratch foram utilizadas para este fim. Ficou evidenciado que atividades desplugadas servem de apoio e agente facilitador para compreensão e criação de programas computacionais. A falta de maturidade da maior parte das crianças nessa faixa etária exige que, inicialmente, as atividades de programação aconteçam de forma guiada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Beltrame de Moura, Aline, Gustavo Becker Monteiro, Hamilton Antonio Zardo Neto, Juliana Blanco de Oliveira, Kristyan Quadros, and Vitória Linhares Malucelli. "Os moot courts enquanto extensão universitária: o grupo de estudos em arbitragem internacional da UFSC." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 15, no. 29 (August 24, 2018): 47–58. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n29p47.

Full text
Abstract:
Considerando a importância da extensão universitária como parte indissociável da formação universitária, este estudo objetiva investigar como se caracterizam os projetos de extensão universitária realizados no âmbito da graduação em Direito da UFSC, com foco na atuação do Grupo de Estudos em Arbitragem Internacional da UFSC (GEArb UFSC) e sua participação em atividades de moot courts. Por meio do método dedutivo, foi realizado um estudo documental e descritivo. Verificou-se, uma grande variação de temas abordados pelos grupos de extensão atuantes no curso de graduação em direito da UFSC e, dentre esses temas, a atuação dos estudantes em atividades de moot couts. Além disso, constatou-se que os Moot Courts, ocorridos tanto em âmbito nacional como internacional, assumiram um papel relevante na de educação dos participantes cumprindo o papel de extensão da prática jurídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Abel, Luciano Douglas dos Santos, and María Soledad López. "Using the Inquiry Cycle in a Science Club to integrate public school and university in the north coast of São Paulo state." Revista de Cultura e Extensão USP 18 (November 27, 2017): 69. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p69-80.

Full text
Abstract:
O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP promove algumas ações de extensão universitária, com destaque para um projeto em parceria com uma escola pública, denominado Clube de Ciências, que trabalha o processo de construção do conhecimento científico com alunos do ensino fundamental. As atividades são pautadas pelo Ensino de Ecologia no Pátio da Escola (EEPE), uma proposta didático-pedagógica que utiliza a curiosidade como base para o questionamento e investigação do ambiente. A ferramenta metodológica do EEPE é o Ciclo de Indagação, uma abordagem alternativa ao método científico convencional que presume responder uma pergunta originada da observação do ambiente por meio de uma ação que resulta numa coleta de dados, os quais levam a uma discussão e à proposição de uma nova pergunta. As atividades contaram com participação relevante dos estudantes, docentes e discentes de ambas as instituições. A forma de trabalho vem sendo avaliada e modificada desde o início do Clube, a fim de tornar a atividade cada vez mais atrativa e lúdica para os participantes. Apesar das dificuldades em manter o número de estudantes até o fim das atividades, o Clube de Ciências demonstrou ser um poderoso agente para o envolvimento da comunidade acadêmica em projetos de extensão universitária e no engajamento de alunos do ensino público com temas socioambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography