Academic literature on the topic 'Ato de ler'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ato de ler.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ato de ler"

1

Moura, Edite Marques de. "Reflexões sobre o ato de ler ou arqueologia do ato de ler em Paulo Freire." Práxis Educacional 17, no. 47 (August 31, 2021): 1–12. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9427.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como ponto de partida a mais conhecida afirmação de Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.” Nessa frase, o que Freire faz, como ele próprio afirma, é tentar explicar a “arqueologia do ato de ler”. Seguindo essa trilha desenhada com mais especificidade no livro “A importância do ato de ler”, buscamos compreender os fundamentos teóricos subjacentes a essa assertiva e o que acontece quando essa relação entre leitura e realidade não é considerada na prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sousa, Manoela Bernardo de. "A importância do ato de ler." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 3, no. 9 (January 18, 2009): 23. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v3i9.104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Railson Gomes. "O crime de não saber ler." ouvirOUver 16, no. 1 (July 24, 2020): 248–60. http://dx.doi.org/10.14393/ouv-v16n1a2020-48263.

Full text
Abstract:
O estudo se propõe a vislumbrar o espetáculo Ledores do Breu da Cia do Tijolo – SP, procurando observar as interfaces entre esse teatro e alguns conceitos do educador Paulo Freire. Primeiro daremos enfoque a peça que teve sua estreia no ano de 2015; depois, selecionaremos alguns entendimentos do pensamento de Paulo Freire sobre educação: seu conceito de dialogicidade, considerando o diálogo horizontal como abordagem educativa; a ideia de provocar o pensamento crítico no aluno, entendendo que educar também é um ato político; a prática da educação como ato de liberdade que rebate com o pensamento de uma educação bancária; e o ideal de alfabetização, considerando que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Por fim, observamos os conceitos freireanos em sua relação com a encenação, na qual é nítida a assimilação dessas ideias no corpo espetacular. Concluímos assim que a Cia do Tijolo se vale do pensamento freireano, objetivando uma melhor aproximação com os espectadores procurando causar neles a reflexão por meio desse manifesto teatralizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa-Moura, Fernanda. "Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis." Fractal : Revista de Psicologia 22, no. 2 (August 2010): 269–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922010000800004.

Full text
Abstract:
Partindo da distinção entre ler, escrever e perder como formas de conhecimento (mathesis), proposta por Lacan no seminário O ato psicanalítico, o trabalho discerne a constituição do real e do sujeito em cada uma destas vias de apreensão douta relacionando a primeira à reminiscência, a segunda à ciência e situando a terceira como o próprio da psicanálise. Enfatizando o reviramento efetuado sobre a noção de saber em sua articulação e aproveitamento no campo psicanalítico, conclui-se que a práxis psicanalítica implica necessariamente uma perda que incidirá para o sujeito no nível de suas relações com o saber e com o ato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Abreu, Márcia Martins de Oliveira, and Adriana Pastorello Buim Arena. "Atos de Leitura na Alfabetização." Revista Educação e Políticas em Debate 10, no. 2 (July 21, 2021): 784–800. http://dx.doi.org/10.14393/repod-v10n2a2021-62478.

Full text
Abstract:
Esta publicação deriva da tese de doutorado . O artigo analisa o ato da leitura na alfabetização e apresenta especificamente uma das estratégias desenvolvidas, intitulada Ler para encontrar. O processo de pesquisa de intervenção foi desenvolvido com uma turma de crianças de seis anos de idade, em um colégio de aplicação de uma Universidade Federal no decorrer do ano letivo de 2016. A pesquisa se propôs a investigar como o envolvimento das crianças com a leitura acontece quando o ato de ler é parte de uma atividade essencial para a criança como é o brincar. Os resultados confirmaram a hipótese de que a aprendizagem da leitura acontece satisfatoriamente quando o professor consegue criar na criança a necessidade de ler os textos propostos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Campos, Maria Helena Rabelo. "Para ler as letras." Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura 4, no. 8 (December 31, 2016): 15. http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.4.8.15-23.

Full text
Abstract:
Resumo: Apresenta, com base na análise de textos de diferentes sistemas semióticos, uma reflexão crítica sobre o ato de ler e sua contribuição para a conceituação de literatura, bem como sobre o papel das Faculdades de Letras na sociedade brasileira.Abstract: This paper presents, on basis of the analysis of texts belonging to various semiotic systems, a critical view of the act of reading and its contribution to the conceptuallzation of Literatura, as well as of the role of the Schools of Letters in Brazilian society.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Greice Ferreira da. "OS ATOS DE LER E DE ESCREVER." Revista Brasileira de Alfabetização, no. 14 (July 4, 2021): 77–88. http://dx.doi.org/10.47249/rba2021529.

Full text
Abstract:
Este estudo, de caráter bibliográfico, pretende discutir os atos de ler e de escrever como atos culturais, históricos e sociais vinculados às esferas da vida. Nesse ínterim, descarta-se o ensino do ato de ler e de escrever centralizado apenas na decodificação e codificação de sinais gráficos, no ato motor e na pronunciação, apartados da atribuição de sentido e da compreensão. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, na perspectiva enunciativa de Volochínov e Bakhtin e em pesquisadores e estudiosos sobre a leitura e a escrita. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para promover reflexões acerca do ensino dos atos de ler e de escrever – entendendo-os como atos humanos culturalmente, socialmente e historicamente elaborados – e das práticas de leitura e de escrita com as crianças, nas escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fujita, Elza Tie, and Sandra Aparecida Pires Franco. "O ato de ler na educação básica e a formação de alunos leitores." Perspectiva 36, no. 2 (July 30, 2018): 724–40. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p724.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as concepções e práticas de leitura dos alunos do 9º ano, tendo em vista refletir a realidade e as possibilidades para a melhoria do ato de ler no contexto escolar. A efetivação do estudo em questão foi realizada no segundo semestre de 2015, no qual foi utilizado um questionário com questões abertas, contemplando duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do período matutino de uma escola localizada na periferia do município de Londrina-PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética, cuja análise e reflexões foram pautadas em autores que se apoiaram na perspectiva histórico-crítica, ou seja, Vygotsky (2008), Luria (1978), Leontiev (2004), Arena (2010), entre outros. No aspecto geral, foi possível constatar que os sujeitos participantes consideram a leitura fundamental para o processo de formação humana e profissional. Entretanto, torna-se necessário oferecer espaços de leitura e metodologias apropriadas para que os alunos possam desenvolver o ato de ler de forma crítica e humanizadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano, and Thiago Augusto Nogueira de Queiroz. "OS ESPAÇOS DE LEITURA DAS CRIANÇAS E A LEITURA DOS ESPAÇOS PELAS CRIANÇAS: O CASO DE UM CMEI EM NATAL-RN." Revista Geotemas 9, no. 1 (April 30, 2019): 144–60. http://dx.doi.org/10.33237/geotemas.v9i1.3456.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar os espaços de leitura e a leitura dos espaços das crianças, a partir de uma perspectiva crítica. Para tal fim, foram realizados como procedimentos metodológicos: entrevistas, observações sistemáticas e registros fotográficos. Esses instrumentos de pesquisas foram utilizados com crianças do Nível IV da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado no bairro de Capim Macio, Zona Sul da cidade de Natal, RN. Os resultados mostram que as crianças geralmente reduzem o ato de ler à leitura da palavra. Poucas conseguem perceber o ato de ler como leitura do mundo. A maioria delas restringem seus espaços de leitura à escola e à residência. Para outras crianças, a leitura atravessa espaços: na cama de casa, embaixo da árvore, na mesa da sala da escola. A leitura do mundo das crianças mostra que a maior parte delas não tem o apoio dos familiares em casa para o ato de ler a palavra. Tal fato, aumenta a importância dos educadores infantis em trabalhar o ato de ler a palavra e o mundo. Quanto maior o hábito de ler a palavra, quanto maior for a diversidade de espaços de leitura das crianças, maior será quantitativamente e qualitativamente a leitura que elas terão do mundo, a leitura do espaço. Porém, o texto e o contexto das crianças pesquisadas, que é a situação socioeconômica da maioria das crianças brasileiras, o ato de ler a palavra e os espaços de leitura são restritos. Palavras-chave: Espaços de leitura. Leitura dos espaços. Crianças. CMEI. Natal-RN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mariuzzo, Patrícia. "Nova tecnologia expande os sentidos para o ato de ler." Ciência e Cultura 64, no. 3 (2012): 61–62. http://dx.doi.org/10.21800/s0009-67252012000300021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ato de ler"

1

Barboza, Jaqueline de Quadros. "O ato de ler como prática social." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89390.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura
Made available in DSpace on 2012-10-22T20:18:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 233940.pdf: 1274441 bytes, checksum: aaddc0d070ffc961e70dad5870798479 (MD5)
Uma grande parcela de brasileiros não possuem familiaridade com os livros, contudo concordam com a importância do ato de ler em suas vidas. Na escola uma das funções do ensino de literatura está no reconhecimento da importância da leitura. O aluno que tiver contato com livros em seu dia-a-dia escolar formará uma "consciência receptora" que poderá ser um referencial em sua vida. No mundo globalizado o progresso das tecnologias oferece novos campos para o desenvolvimento de competências fundamentais aos alunos. Para o professor o significativo é perceber a importância de não se curvar às lógicas dos ambientes e das linguagens de programação e sim utilizá-las e ultrapassá-las para que o valor primordial esteja no objetivo da aula e não na apropriação tecnológica. Com esses propósitos no Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística, NUPILL, da Universidade Federal de Santa Catarina, idealizou-se um cederrom literário que oferecesse uma série de informações correlacionadas com a vida e obra do escritor Machado de Assis. O objetivo do projeto é despertar, desenvolver e ampliar o potencial da leitura pelo aluno em um ambiente não-linear e multifacetado. A great parcel of Brazilians is not familiarized with books, however they agree with the importance of the act to read in their lives. In the school one of the functions of the literature teaching it is in the recognition of the importance of the reading, the student that has contact with books in day-by-day will form a #receiving conscience# that will make the referencial in their life. In a globalization world the progress of the technologies offers new fields for the development of fundamental competences to the pupils. For the Teacher, the significant is to perceive the importance of not bending to the logics of the atmospher and the programming languages and yes to use them and to exceed them so that the primordial value is in the objective of the class and not in the technological appropriation. With those purpose in the Nucleus of Research in Computer science, Literature and Linguistics, NUPILL, of the Federal University of Santa Catarina, idealized a Literary CD ROOM that offered a series of information correlated with the life and workmanship of the writer Machado de Assis. The objective of the project is to wake up, to develop and to extend (can be enlarge) the potential of the reading for the pupil in a no - linear and multifaceted environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Daga, Aline Cassol. "O (ex)orbitar do ato de ler." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168175.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:59:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341963.pdf: 5695945 bytes, checksum: 35ff2f62b294d6f5004594644176af69 (MD5) Previous issue date: 2016
O objeto de estudo desta tese são vivências com o ato de ler de estudantes em finalização de Ensino Fundamental e de Ensino Médio e de graduandos do Ensino Superior com inserção familiar e escolaridade básica em ambientação rural, estudadas sob a dimensão da historicidade dos sujeitos e das implicações de tais vivências consolidadas em espaços institucionalizados de educação no que respeita à ampliação das práticas de letramento desses estudantes. Partindo desse objeto, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Em se tratando de alunos em finalização de Ensino Fundamental e de Ensino Médio e de graduandos do Ensino Superior participantes desta pesquisa, com inserção familiar e escolaridade básica em ambientação rural no município de Realeza ? PR, como se caracterizam suas vivências com o ato de ler, considerando a natureza situada das relações que instituem nas esferas familiar e escolar/acadêmica? Os objetivos de pesquisa correspondem ao delineamento da caracterização que constitui o eixo da questão de pesquisa. Com ancoragem teórica de base histórico-cultural, a tese articula estudos do letramento, ideário bakhtiniano e ideário vigotskiano, considerando concepções de sujeito e de língua/linguagem postas em diálogo nessas três vertentes teóricas. Sob essas bases, concebe-se leitura como o ato de ler textos nos diferentes gêneros do discurso (BAKHTIN, 2010 [1920-24]; 2011 [1952-53]). Nesse sentido, ler implica ?dar um passo? (PONZIO, 2010a), assumir-se, posicionar-se, abrir-se para o encontro da outra palavra e da palavra outra (PONZIO, 2010b). Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo processo de geração de dados envolveu nove participantes de pesquisa ? três do 9º ano do Ensino Fundamental, três do 3º ano do Ensino Médio e três do Ensino Superior ? implicações longitudinais ?, e contemplou entrevistas, observações com notas em diário de campo, rodas de conversa, interação sobre artefatos constitutivos dos eventos de letramento e pesquisa documental. Nos resultados, infere-se que a historicidade familiar dos participantes de pesquisa caracteriza-se por imersão pontual na cultura escrita, suscitando dois movimentos principais: rarefação de eventos de letramento no ambiente domiciliar; e pontualidade ? como tomadas episódicas ? nos usos da escrita via dispositivos eletrônicos. Em se tratando das vivências com o ato de ler textos em gêneros do discursonas esferas escolar e acadêmica, há convergência na forma como essas vivências se configuram, contribuindo para a manutenção do que se nomeia órbita do idêntico (PONZIO, 2013). Dessa forma, a ecologia dos usos da leitura na família e na escola/universidade permanece circunscrita a movimentos que giram em torno do pequeno tempo, dissociados de um efetivo tensionamento com/integração ao grande tempo. Essa órbita do idêntico tende a manter o encapsulamento dos sujeitos em um tempo e espaço específicos, com práticas de uso da escrita também específicas, cuja exorbitação demanda ampliação de repertório cultural, em favor do que a leitura, quando ato, coloca-se como especialmente importante.

Abstract : The objects of study in this thesis are the experiences with the act of reading in students that are about to graduate from Elementary Education, High School, as well as college undergraduates (Ensino Fundamental, Médio e Superior), whose family and basic schooling were set in a rural environment. These experiences are studied under the historicity of the subjects and of the implications from such experiences when consolidated in institutionalized spaces for education as it relates to the enlargement in the literacy practices of these students. From those objects we try to answer the following research question: In the case of the students in this research who are about to graduate from Elementary School, High School or are college undergraduates, whose family and basic schooling were set in a rural environment in Realeza county PR, how are their experiences characterized in the act of reading, considering the instantiated nature of the relationships that take place in the family and school/academic spheres? The goals of the research correspond to the outlining of the characterization which constitutes the axis of the research question. Based on a historicalcultural theoretical approach, the thesis reflects on literacy studies, bakhtinian ideation and vigotskian ideation, considering the concepts of subject and language discussed by three theoretical currents. From these, we understand reading as the act of reading texts in different discorse genres (BAKHTIN, 2010 [192024]; 2011 [1952-53]). In this sense, reading implies ?taking a step? (PONZIO, 2010a), taking a stance, positioning oneself and opening up to the encounter with the other word and the word of the other (PONZIO, 2010b). It is a qualitative research that involved nine research participants in the data gathering process three in the 9th grade of Elementary School, three in the last year of High School, and three who were in college longitudinal implications , and contemplated interviews, observations with notes from a field journal, roundtables, interactions about artefacts that constitute literacy events and document research. From the results, we infer that the historicity of the family of the research participants is characterized by a punctual immersion in the culture of writing, evoking two main movements: literacy events rarefaction in the home enviroment; and punctuality such as episodic staces in the usage of writting with electronic devices. As it relates to the experiences with theact of reading texts in discourse genres in the school and academic spheres, there is a convergence in the way in which those experiences are set, contributing to the maintenance of what is called the orbit of the identical (PONZIO, 2013). In this way, the ecology of the uses of reading in the family and in the school/college remains limited to movements that gravitate around the short time, disassociated from an effective tensioning or integration with the larger time. This orbit of the identical tends to maintain the encapsulation of the subjects in a specific time and space, with usage practices of writting that are also specific, exorbitation from which demands the enlargement of the cultural repertoire, considering that reading, as an act, is especially important.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dias, Sabatha Catoia. "O Ato de ler e a sala de aula." Florianópolis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100794.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística
Made available in DSpace on 2013-06-25T22:43:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 309926.pdf: 2351797 bytes, checksum: 1c5e146c182e9eb99af436ed1f8946fa (MD5)
Este estudo tem como tema leitura/práticas de leitura, entendida/s como coconstrução de sentidos em inter-relações humanas, as quais são instituídas por gêneros discursivos, processo que implica decodificação gráfica para compreensão textual, no encontro entre autor e leitor. O objetivo da pesquisa é descrever analiticamente concepções docentes sobre as práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa em turmas finais do Ensino Fundamental, em escolas situadas no município de Florianópolis, pertencentes à rede estadual de ensino de Santa Catarina, fazendo-o com foco em quatro domínios distintos: domínio ontológico, domínio axiológico, domínio teórico-epistemológico e domínio metodológico. Assim, o estudo pretende responder à seguinte questão de pesquisa: Em se tratando de como professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, situadas no município de Florianópolis/SC, informam trabalhar com a/as leitura/práticas de leitura em sala de aula, é possível depreender fundamentos do ideário histórico-cultural, nos contornos com que esse ideário tem se estabelecido nas discussões teóricas e nos documentos oficiais no Brasil? Para responder a tal questão, analisam-se respostas obtidas por meio de entrevistas realizadas com 47 professores (do total de 52), as quais versam sobre os quatro domínios mencionados. O aporte teórico delineado para tratamento do tema constitui-se de teorizações de Vigotski (2007 [1978]), que focalizam a relação entre intrassubjetividade e intersubjetividade; de estudos que concebem a leitura como um processo cultural, tomada na dimensão intersubjetiva, tais como Gee (2004) e, por implicação, Lahire (2008 [1995]); da teoria de gêneros discursivos de Bakhtin (2010 [1952/53]) e de teorias de letramento, com base sobremodo no pensamento de Street (1984, 1988, 2003), Hamilton, Barton e Ivanic (2000) e outros. Contempla, ainda, em se tratando da dimensão intrassubjetiva da leitura, um cuidadoso recurso a teorias de base distinta do ideário histórico-cultural, a exemplo de estudos cognitivistas, como Dehaene (2012), Rumelhart (1981), Leffa (1996) e estudos da Linguística Textual, como Koch (2003; 2005), na busca de refletir sobre o processamento da leitura. A análise dos dados depreende concepções docentes substancialmente atreladas a vertentes funcionalistas-estruturalistas da década de 1970 e/ou a vertentes cognitivistas da década de 1980, desvelando a prevalência absoluta de ações pedagógicas desencadeadas com base nos livros didáticos, havendo pouca ausculta às práticas de letramento dos alunos. Por outro lado, da análise dos dados emergem ecos do ideário histórico-cultural, sugerindo um movimento em favor de representações de outra ordem. Tal movimento, entretanto, é incipiente, o que tende a gerar representações conceituais ainda enviesadas. Assim, a contribuição deste estudo reside no desvelamento da necessidade de ressignificações acadêmicas na formação inicial e continuada, considerando o compromisso da universidade com a excelência da ação pedagógica na escola pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Silvana Paulina de. "Estratégias de leitura e o ensino do ato de ler /." Marília, 2014. http://hdl.handle.net/11449/110463.

Full text
Abstract:
Orientador: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
Banca: Renata Junqueira de Souza
Banca: Stela Miller
Banca: Lilian Lopes Martin da Silva
Banca: Elieuza Aparecida de Lima
Resumo: Este trabalho sobre o ato de ler teve sua gênese durante a pesquisa de mestrado, cujo foco foi a organização do contexto pedagógico para a apropriação da escrita. Devido às minhas inquietações acerca do processo de apropriação da leitura pela criança do Ensino Fundamental - Ciclo I, surgiu a necessidade de pensar os instrumentos e os meios que compõem a organização das atividades pedagógicas para a apropriação da linguagem escrita: especificamente as relacionadas à leitura. Assim, a pesquisa teve como objetivos criar contextos e modos motivadores para o ensino das estratégias de compreensão leitora e, assim, contribuir para a formação da criança leitora. A tese defendida é a que a abordagem das estratégias de leitura organizada intencionalmente cria o contexto necessário para o ensino do ato de ler. As ações metacognitivas sobre o ato de ler levam o aluno a pensar sobre o que lê, como e para quê lê, promovendo a compreensão do texto lido, assim como a apropriação de seu conteúdo. Com base metodológica no experimento formativo, os dados foram gerados na implementação das estratégias de compreensão leitora durante o desenvolvimento de Projetos de leitura e produzidos por meio de gravações, diário de bordo, semanário, anotações dos alunos e fotografias. Os sujeitos e o campo de pesquisa pertenceram a uma escola da rede municipal de ensino fundamental de um município do interior paulista, onde a pesquisadora teve a função de professora. Participaram do processo investigativo uma turma de terceiro ano, em 2012 e uma turma de quarto ano em 2013, sendo os mesmos alunos em três semestres de trabalho. Considerando a Atividade da criança e sua capacidade de aprendizado e desenvolvimento; a escola como espaço de ensino formal, de vivências e de escolhas; pedagógicas; e o professor como criador de mediações no processo de apropriação do conhecimento, a Teoria Histórico-Cultural norteou o trabalho...
Abstract: This work on the act of reading had its genesis during the master's research, which focused on the organization of the pedagogical context for the appropriation of writing. Because of my concerns about the process of appropriation of reading for children of elementary school - Cycle I , the need for tools and resources that make up the organization of educational activities for appropriation of written language is thinking, specifically related to reading . Thus, the research aimed to create contexts and motivators for teaching reading comprehension strategies modes and thus contribute to the formation of the child reader . The thesis is that the approach of reading strategies intentionally organized creates the need for teaching the act of reading context. Metacognitive actions on the act of reading causes the student to think about what he reads, how and for what reads and promotes understanding of the text read and the appropriation of their contents. With methodological basis in the formative experiment, the data were generated in the implementation of strategies for reading comprehension while developing projects produced through reading and recordings, logbook, weekly, notes and photographs of students. The subjects and the research field belonged to a school of the municipal elementary schools of a city in the countryside, where the researcher had the role of a teacher. Two groups participated in the research process a group of third grade, in 2012, and a group of fourth grade in 2013, with the same students in three semesters of work . Considering the activity of the children and their ability to learn and develop; the school as a formal education, experiences and pedagogical choices, and the teacher as creator of mediation in the settlement process the knowledge, the Cultural-Historical Theory guided the work and enabled forming links with other proposals that address the reading and learning of the act of reading with strategies...
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alcântara, Cristiano Rogério. "Redes de leitura: uma abordagem sociocultural do ato de ler." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-26102010-164704/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação trata da criação e do desenvolvimento de uma rede de leitura, com crianças da quarta série, de uma escola estadual, na cidade de São Paulo. O autor do trabalho, professor da turma em questão, desenvolveu sua proposta durante um ano letivo e reflete sobre os resultados obtidos. Descreve as etapas percorridas, bem como as situações envolvendo atos de leitura e a relação das crianças com diferentes tipos de textos e produtos culturais. Ao longo da dissertação são discutidas concepções de leitura, além de conceitos chaves do trabalho, como protagonismo cultural e apropriação cultural. A utilização de metodologia colaborativa permitiu a coleta de dados qualitativos relevantes, expostos sob forma narrativa. Diálogos são reconstituídos, assim como descritas minuciosamente diferentes situações cotidianas vividas por professor e alunos nos quadros da rede de leitura. Os resultados indicam a importância de se conceber o ato de ler como atividade sociocultural, inscrita em tramas complexas que envolvem diálogos diversos: entre as crianças, destas com os textos e os contextos familiares, o meio circundante, as instituições culturais, como bibliotecas, livrarias, centros culturais, museus, dentre outras. Como conclusão, também, aponta-se para a importância fundamental do diálogo como método e atitude da construção colaborativa, objetivado na rede de leitura. Aponta, ainda, o papel positivo desta como instância de superação do isolamento cultural a que estão expostas muitas crianças. A rede de leitura tal como desenvolvida e exposta neste trabalho, afigura-se, assim, como dispositivo educativo e cultural com forte capacidade de atuação positiva na formação de leitores, tomados como protagonistas culturais dos processos de apropriação que se acham investidos.
This dissertation discusses the creation and development of a reading network, with class 4 children of a state school in the city of São Paulo. The author of this work, also a teacher of this class, developed his proposal during a school year and reflects on the results obtained. He describes the steps followed as well as situations involving reading and the relationship of the children with different types of texts and cultural products. Throughout the dissertation, reading conceptions and the main concepts of this work, such as cultural protagonism and cultural appropriation are discussed. The employment of a collaborative methodology permitted the collection of relevant qualitative information, displayed in a narrative form. Dialogs are reconstructed and daily situations encountered by the teacher and students are meticulously described on the reading network notice boards. The results indicate the importance of recognizing reading as a sociocultural activity, inscribed into complex actions that involve a diversity of dialogs: between the children, with the texts and family contexts, the surrounding environment, the cultural institutions like libraries, book stores, cultural centers, museums, among others. In conclusion, the fundamental importance of dialog as a method and attitude towards constructive collaboration, an objective of the reading network, is discussed. Its positive role as a resort to the cultural isolation to which many children are exposed is also pointed out. The reading network, as developed and disclosed in this work, appears as an educative and cultural device with a strong capacity for a positive performance in the formation of readers, considered to be cultural protagonists of the appropriation processes that are invested.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Silvana Paulina de [UNESP]. "Estratégias de leitura e o ensino do ato de ler." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/110463.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-11-10T11:09:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-03-07Bitstream added on 2014-11-10T11:58:25Z : No. of bitstreams: 1 000794606.pdf: 3506085 bytes, checksum: de43758fbaddb60161e9ad6cd54a29c9 (MD5)
Este trabalho sobre o ato de ler teve sua gênese durante a pesquisa de mestrado, cujo foco foi a organização do contexto pedagógico para a apropriação da escrita. Devido às minhas inquietações acerca do processo de apropriação da leitura pela criança do Ensino Fundamental – Ciclo I, surgiu a necessidade de pensar os instrumentos e os meios que compõem a organização das atividades pedagógicas para a apropriação da linguagem escrita: especificamente as relacionadas à leitura. Assim, a pesquisa teve como objetivos criar contextos e modos motivadores para o ensino das estratégias de compreensão leitora e, assim, contribuir para a formação da criança leitora. A tese defendida é a que a abordagem das estratégias de leitura organizada intencionalmente cria o contexto necessário para o ensino do ato de ler. As ações metacognitivas sobre o ato de ler levam o aluno a pensar sobre o que lê, como e para quê lê, promovendo a compreensão do texto lido, assim como a apropriação de seu conteúdo. Com base metodológica no experimento formativo, os dados foram gerados na implementação das estratégias de compreensão leitora durante o desenvolvimento de Projetos de leitura e produzidos por meio de gravações, diário de bordo, semanário, anotações dos alunos e fotografias. Os sujeitos e o campo de pesquisa pertenceram a uma escola da rede municipal de ensino fundamental de um município do interior paulista, onde a pesquisadora teve a função de professora. Participaram do processo investigativo uma turma de terceiro ano, em 2012 e uma turma de quarto ano em 2013, sendo os mesmos alunos em três semestres de trabalho. Considerando a Atividade da criança e sua capacidade de aprendizado e desenvolvimento; a escola como espaço de ensino formal, de vivências e de escolhas; pedagógicas; e o professor como criador de mediações no processo de apropriação do conhecimento, a Teoria Histórico-Cultural norteou o trabalho...
This work on the act of reading had its genesis during the master's research, which focused on the organization of the pedagogical context for the appropriation of writing. Because of my concerns about the process of appropriation of reading for children of elementary school - Cycle I , the need for tools and resources that make up the organization of educational activities for appropriation of written language is thinking, specifically related to reading . Thus, the research aimed to create contexts and motivators for teaching reading comprehension strategies modes and thus contribute to the formation of the child reader . The thesis is that the approach of reading strategies intentionally organized creates the need for teaching the act of reading context. Metacognitive actions on the act of reading causes the student to think about what he reads, how and for what reads and promotes understanding of the text read and the appropriation of their contents. With methodological basis in the formative experiment, the data were generated in the implementation of strategies for reading comprehension while developing projects produced through reading and recordings, logbook, weekly, notes and photographs of students. The subjects and the research field belonged to a school of the municipal elementary schools of a city in the countryside, where the researcher had the role of a teacher. Two groups participated in the research process a group of third grade, in 2012, and a group of fourth grade in 2013, with the same students in three semesters of work . Considering the activity of the children and their ability to learn and develop; the school as a formal education, experiences and pedagogical choices, and the teacher as creator of mediation in the settlement process the knowledge, the Cultural-Historical Theory guided the work and enabled forming links with other proposals that address the reading and learning of the act of reading with strategies...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Reis, Tatiana Maria dos. "Dos hábitos de leitura ao prazer de ler. Perspetivas e propostas para o 3º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/12235.

Full text
Abstract:
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Português e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
No desenvolvimento do presente relatório de estágio pretendo centrar-me nos ideais de cada aluno e nos motivos que os leva a ler um livro ou a ignorá-lo. Em qualquer sala de aula a leitura é trabalhada todos os dias, não pretendo contar o número de vezes em que esse ato ocorre, pretendo antes observar esta prática, adquirindo conhecimentos para compreender qual a maneira mais vantajosa de incitar a leitura sem que o aluno sinta como sendo uma obrigação. O meu objetivo passa também por utilizar várias técnicas de motivação após entender as verdadeiras dificuldades de cada aluno, elevando os seus padrões de leitura, utilizando o máximo de textos/livros na sala de aula, tentando sempre ir ao encontro do gosto próprio de cada aluno ou de um grupo de alunos porque a motivação passa também pela atualização de material e a criatividade individual e/ou coletiva. Indo mais além da motivação, pretendo entender o que leva os adolescentes, hoje em dia, a criar uma relação de inimizade pela leitura e o motivo pelo qual o mesmo livro tem efeitos adversos nos jovens das várias faixas etárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernandes, Geuciane Felipe Guerim. "A ação docente : possibilidades do ato de ler na educação básica." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000213025.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar se a ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica, é fundamental para o desenvolvimento do ato de ler na Educação Básica. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa − Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente. O trabalho foi desenvolvido em uma Instituição Pública de Ensino da região norte do Paraná, junto a dois professores de Língua Portuguesa e suas respectivas turmas de 1º ano do Ensino Médio. Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: A ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para o ato de ler na Educação Básica? Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao ato de ler. Assim, trata-se de uma pesquisa epistemológica de abordagem crítico-dialética, com estratégia de pesquisa-ação. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários iniciais e finais junto aos professores participantes, um Grupo de Estudos e, posteriormente, intervenções em sala de aula, observadas pela pesquisadora. Os objetivos específicos buscaram investigar as possíveis concepções e práticas de leitura presentes na ação docente de professores de Língua Portuguesa e analisar as possíveis mudanças obtidas após a realização de um Grupo de Estudos com os respectivos professores e suas intervenções em sala de aula. As análises foram contextualizadas a partir de um prévio referencial teórico, fundamentado nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica, que ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler. Os resultados apontaram que o desenvolvimento do ato de ler pressupõe apropriação, compreensão e produção de sentidos pelo leitor, só assim torna-se uma atividade consciente para uma nova percepção do conteúdo e de suas dimensões frente à prática social. Conclui-se desta forma que o processo metodológico realizado junto aos professores, constitui-se um referencial pertinente para o desenvolvimento do ato de ler em sala de aula e suas possibilidades podem ser observadas no decorrer do trabalho pedagógico, no desenvolvimento dos alunos, na superação do conhecimento sincrético e no novo posicionamento frente ao ato de ler.
This research has as main objective to analyze if teaching action, based on Historical-Dialectical Materialism and a Historical-Critical Pedagogy, is fundamental for the development of a Basic Education. The research is linked to the Postgraduate Program in Education of the Universidade Estadual de Londrina, in a research Line - Teaching: Knowledge and Practices, of the Nucleus of Teaching Action. The study was developed in a Public Education Institution in Northern Paraná, along with two teachers of Portuguese and their respective groups of 1st year of high school. As a research problem, we find the following question: Can the teacher action, non-materialism History-Dialectical Materialism and Historical-Critical Pedagogy contribute to the teaching of Basic Education? It is defended that the practice-theory-practice dialectic movement can enable new perceptions of the Act of Reading. Thus, it is an epistemological research of a criticaldialectic approach, with a research-action strategy. For data collection, initial and final questionnaires were developed along with participating teachers, a group of studies and, later, classroom interventions, observed by the researcher. The specific objectives sought to investigate the possible conceptions and reading practices present in the teaching activity of Portuguese Language teachers and to analyze the possible changes obtained after a Study Group was held with the respective teachers and their interventions in the classroom.The analyseswere contextualized from a previous theoretical reference, based on the assumptions of Historical-Dialectical Materialism and Historical-Critical Pedagogy, which, when complemented, enable literary reading as a social practice that enables the act of reading. The results pointed out that the development of reading presupposes the reader's appropriation, understanding, and production of meanings, only in this way it becomes a conscious activity for a new perception of content and its dimensions about social practice. It is concluded that the methodological process carried out with the teachers constitutes a relevant reference for the development of reading in the classroom and its possibilities can be observed in the course of the pedagogical work in the development of the students, in the overcoming of the syncretic knowledge and the new positioning before the act of reading.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Liliane Vanilde de. "Vivências com o ato de ler na/para além da esfera escolar." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182809.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
Made available in DSpace on 2018-01-23T03:18:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 349639.pdf: 5313660 bytes, checksum: 0afb1d150ab3db798f87bc1958532808 (MD5) Previous issue date: 2017
Esta dissertação tematiza o ato de ler na interação das esferas acadêmica, escolar e familiar, focalizando questões que envolvem vivências de leitura na escola e propósitos de ampliação dessas vivências no que diz respeito à ?educação para leitura? nessas mesmas esferas assim como para além delas. Em convergência com esse objeto, organiza-se para responder à seguinte questão geral de pesquisa: A partir da compreensão conceitual acerca de implicações da esfera familiar na constituição do repertório cultural dos estudantes, é possível à educação em linguagem, no que se refere à leitura, no propósito de ampliar esse repertório, transcender a esfera escolar estendendo-se à esfera familiar? Que desafios, contingências, constrições, avanços e implicações afins afiguram-se em uma a iniciativa que se proponha a fazê-lo? O objetivo geral constitui contraparte da questão de pesquisa, com foco em problematizar o eixo que a constitui. O estudo retoma ? agora com implicações de pesquisa de intervenção ? objeto e campo de pesquisa de cunho etnográfico realizada por Euzébio (2011), no âmbito do mesmo Grupo de Pesquisa ?Cultura Escrita e Escolarização? ao qual se filia a presente dissertação, em atenção a compromisso ético e político desse Grupo com a qualificação da educação em linguagem nos entornos de fragilidade econômica. A abordagem teórica congrega aporte de base histórico-cultural, no ressignificado simpósio conceitual (CERUTTI-RIZZATTI, IRIGOITE, MOSSMANN, 2013; 2016; TOMAZONI, 2016) que vincula os ideários bakhtiniano e vigotskiano, compreendendo leitura como o ato de ler textos nos distintos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2010 [1920-24]; 2011 [1952-53]) e o encontro (PONZIO, 2010b) como implicado nesse ato. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo qualitativo cujo processo de geração de dados incluiu vivências de leitura com estudantes do Anos Finais do Ensino Fundamental de escola pública de rede municipal e seus familiares por meio de eventos com a escrita, na biblioteca escolar, valendo-se de notas de vivência em campo, rodas de conversa, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados apontam para a instituição de movimentos incipientes de atenção voluntária para as vivências de leitura, na transcendência dos desafios e implicações afins que se delinearam no percurso da pesquisa de intervenção. Nesse contexto, o ?abrir-se? para as famílias se configura como um vir a ser ainda em projeção, ao passo que a valoração da escola para as vivências de leituras efetivadas por meio desta pesquisa coloca-se como muito promissora. Em se tratando dos estudantes, institui-se o que nomeamos ?movimentos embrionários de convergência? para as vivências de leitura experienciadas por eles na pesquisa de intervenção, estando implicado nesses movimentos possível distanciamento entre suas zonas de desenvolvimento e/ou a prevalência de ?constituintes exógenos? para os quais a atenção deles tende a se endereçar, a diferença indiferente, dificultando a ampliação de repertório cultural. Para que seja possível tal ampliação, é preciso que a atenção se coloque como voluntária, o que implica recorrência cronotópica com vivências dessa ordem. Compreende-se que, em que pesem os desafios para ampliação de repertório cultural nesse campo, e em outros congêneres, é papel da educação insistir nesse propósito.
Abstract : This dissertation reflects about the act of reading in the interaction of the academic, school and family spheres, focusing on questions that involve experiences in reading in schools and proposals to widen the scope of these experiences as they relate to education for reading in these same spheres, as well as beyond them. Converging with that aim, we try to answer the following general research question: According to the conceptual understanding of the implications of the family sphere in the constitution of the cultural repertoire of the students, is it possible for language education, as it relates to reading, with the goal of widening this repertoire, to transcend the school sphere and extend itself into the family sphere? What challenges, contingencies, constrictions, advances and other implications present themselves in an initiative that aims at realizing such a task? The general objective provides the backbone of the research question, focusing on problematizing the axis that constitutes it. The study returns, now as an action-research, to the ethnographic object and field of research done by Euzébio (2011), in the scope of the same Research Group ?Writing Culture and Schooling? to which the present dissertation adheres by paying attention to the ethical and political commitment of that Group with the qualification of language education in economic fragile areas. The theoretical approach gathers support from a historical-cultural basis, in the resignified conceptual symposium (CERUTTI-RIZZATTI, IRIGOITE, MOSSMANN, 2013; 2016; TOMAZONI, 2016) that makes use of Bakhtinian and Vygotskian concepts, understanding reading as the act of reading texts in different discourse genres (BAKHTIN, 2010 [1920-24]; 2011 [1952-53]) and the encounter (PONZIO, 2010b) as implicated in that act. From a methodological point of view, it is a qualitative study that includes in its data generation experiences in reading with students in the Last Years of Primary Education (Ensino Fundamental) in public schools in the city system and their family members through events with writing, in the school library, using notes from the experiences in the field, conversation circles, semi-structured interviews and document analysis. The results point to the introduction of incipient movements in the direction of voluntary attention for the experiences in reading, in the transcendence of challenges and implications that have been delineated in the course of the action-research. In this context, the ?opening up? to the families is set as a coming-into-being still in projection, while the assessment by the school of the experiences in reading instantiated by this research seems very promising. As for the students, so called ?embrionary movements of convergence? are instituted for the experiences in reading in which they take part in the action-research, indicating in these movements a possible widening of the gap between its development zones and/or the prevalence of ?exogenous constituents? towards which their attention tends to turn, the indifferent difference, making it difficult to expand the cultural repertoire. For such a widening to be possible, attention needs to be voluntary, which implies chronotopic recurrences with these kinds of experiences. We understand that, as it relates to the challenges to widen the cultural repertoire in this field, and in similar ones, it is the role of education to insist on this proposal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, Katiuscia da Cunha. "A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-05112010-111740/.

Full text
Abstract:
Esta tese realiza uma anatomia investigativa teórica e laboratorial para problematizar o atual conceito predominante de leitura que está sedimentado em antigos paradigmas fragilizados por demandas sociais contemporâneas, principalmente os de Educação, Comunicação e de Cultura. A pesquisa elenca e convida para a reflexão sobre os elementos associativos à leitura que compõem o imaginário coletivo e que se sobressai nos estudos relacionados à leitura e à literatura. No bojo destas questões contemporâneas está uma inquietude levantada nessa tese a respeito dos paradigmas com que pensamos o processo, habitual ou esporádico, de ler; sobre o que realmente entendemos ser a leitura, quais conceitos, noções e imaginários que envolvem a questão, como estamos lidando com a problemática considerando contexto e demanda atual da sociedade. Sabemos que o ato de ler se transforma historicamente, e que, hoje, entre outros fatores, pelos avanços tecnológicos e opções e alternativas de suportes-canais, essas mudanças ocorrem no cotidiano, porém estas parecem não estar sendo muito bem acompanhadas e compreendidas; o que se lançou a fazer esta pesquisa, por reflexão teórica e experimentos de saraus. Com isso, a proposta é dar uma contribuição para expandir a noção de leitura (com maior plasticidade e mobilidade do que os conceitos dogmáticos), combinada à noção de Comunicação Social sob o paradigma do Signo da Relação, condizente com as demandas e os anseios contemporâneos, onde a Leitura, mais do que um encontro forçado ou forjado entre leitor-texto-livro-autor (sujeito-objeto), é o fenômeno o lugar e o momento - de comunhão, de comunicação, de troca dinâmica e sinérgica sempre entre leitores (sujeito-sujeito), ou seja, entre leituras, harmônicas ou não, mas sempre transformadoras.
This thesis doc makes a theoretical and investigative anatomy laboratory to discuss the current prevailing concept of reading that is sedimented in old paradigms weakened by contemporary social demands, especially the Education, Communication and Culture. The survey lists and calls for reflection on the elements associated with reading that make up the collective imagination and excels in studies related to reading and literature. In the context of these contemporary issues are a concern raised in this thesis on the paradigms of our thinking process, regular or sporadic reading, about what we really mean by reading, what concepts, ideas and imagery surrounding the issue, as we dealing with the problem context and considering the current demand of society. We know that the act of reading becomes historically and today, among other factors, by technological advances and options and alternative-media channels, these changes occur in everyday life, but these seem not being well monitored and understood, the who fell doing this research, by theory and experiments soirees. Thus, the proposal is to contribute to expand the notion of reading (with greater plasticity and mobility than the dogmatic concepts) combined the concept of Media under the paradigm of the Sign of Appeal, in keeping with the demands and wishes contemporary , where the reading rather than a forced or forged encounter between reader-text-book-author (subject-object), is the phenomenon - the place and time - of communion, communication, and dynamic exchange between readers always synergistic (subject-subject), or between reads, harmonic or not, but always transforming.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ato de ler"

1

Humberto, Ribeiro Júnior, and Rangel Patricia Calmon, eds. O adolescente, a lei e o ato infracional. Vitória: EDUFES, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Srivastava, Shambhu Prasad. Aao chug len moti. Allahabad: Ashu, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini. Ato de improbidade administrativa: 15 anos da Lei 8,429/1992. São Paulo, SP, Brasil: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Que traigan al chucho: Teatro chico en un acto para representar y leer. Guatemala: Editorial Cultura, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lavi, Monica, and ʻEran Liṭṿin. Ata: Sipur ʻal mifʻal, ofnah ṿe-ḥalom. Tel Aviv: Muzeʼon Erets-Yiśraʼel, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mendes, Gilmar Ferreira. Controle abstrato de constitucionalidade: ADI, ADC e ADO : comentários à Lei n. 9,868/99. São Paulo, SP: Editora Saraiva, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Arnold, Margaret Jean Allen. Kirby-O'Donnell genealogy: The descendants of James Kirby and Mary O'Donnell of Alto Township, Lee County, Illinois. Madison, Wis: [M.J.A. Arnold], 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carreter, Fernando La zaro. La fuga del mundo como exilio interior: (Fray Luis de Leo n y el ano nimo del Lazarillo). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dionne, Pierre. La communication interpersonnelle et organisationnelle: L'effet Palo Alto. Boucherville, Québec: G. Morin, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rosa, Raffaele De. Quod Alamanni dicunt: Lo studio dei termini antico alto tedeschi della Lex Alamannorum (VIII secolo). Padova, Italy: Unipress, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ato de ler"

1

Uno, Roberta, Kristen Adele Calhoun, Daniela Alvarez, and Kassandra L. Khalil. "He Lei no K¯ak¯a‘¯ako: Woven Memories." In Contemporary Plays by Women of Color, 150–61. Second edition. | Milton Park, Abingdon, Oxon: New York: Routledge, 2017.: Routledge, 2017. http://dx.doi.org/10.4324/9781315641584-18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Shah, Tarang, and Sheetal Shah. "Roger Lee." In Venture Capitalists at Work, 259–74. Berkeley, CA: Apress, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4302-3838-6_19.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Shah, Tarang, and Sheetal Shah. "David Lee." In Venture Capitalists at Work, 327–35. Berkeley, CA: Apress, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4302-3838-6_24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teague, Fran, and Kristin Kundert. "“In Practice Let Us Put It Presently”: Learning with Much Ado." In How and Why We Teach Shakespeare, 105–15. New York, NY : Routledge, 2019.: Routledge, 2019. http://dx.doi.org/10.4324/9780429283192-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bergmann, Klaas. "STIRAP: A Historical Perspective and Some News." In Molecular Beams in Physics and Chemistry, 445–62. Cham: Springer International Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-63963-1_19.

Full text
Abstract:
AbstractA very brief outline of what STIRAP is and does is followed by the presentation of the sequence of experiments, which started some 50 years ago, the visions developed and experimental efforts undertaken, that finally led to the development of STIRAP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Müller, Maurice E., Serge Nazarian, and Peter Koch. "Généralités sur les os Longs." In Classification AO des fractures, 8–51. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1987. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-06263-0_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kauffman, Deborah. "Chanter les louanges de Dieu." In Music at the Maison royale de Saint-Louis at Saint-Cyr, 223–73. Abingdon, Oxon; New York, NY: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315596747-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zerwas, Peter. "W & Z physics at LEP." In Prestigious Discoveries at CERN, 73–88. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-12779-7_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bethke, Siegfried. "QCD Results from Opal at LEP." In QCD at 200 TeV, 195–216. Boston, MA: Springer US, 1992. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4615-3440-2_13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lecomte, Pierre. "Results from the L3 Experiment at LEP." In QCD at 200 TeV, 75–88. Boston, MA: Springer US, 1992. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4615-3440-2_6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ato de ler"

1

SILVA, WELLINGTON PEREIRA, VINICIUS SAMUEL PEREIRA SILVA, and VERA LUCIA NOGUEIRA. "OS PRIMÓRDIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA CAPITANIA DE MINAS GERAIS NO PERÍODO DE 1772 A 1835Ó." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2020-00042.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objeto analisar os primordios da formacao docente no Termo de Mariana no periodo de 1772 a 1835, periodo este que compreendeu a criacao das Aulas Regias e as mudancas das politicas educacionais que ocorreram com a instituicao do Imperio Brasileiro, encerrando - se com a promulgacao da Lei Mineira n. o 13, de 28 de marco de 1835, em resposta ao Ato Adicional de 1834, que delegou as provincias a responsabilidade de organizar a Instrucao Escolar. A partir de entao, o Estado assumiu o ensino na Capitania de Minas com o discurso de civilizar a populacao, devido a ocupacao do territorio ter acontecido de forma descontrolada, do encontro de varios povos e culturas diferentes, formando uma populacao indistinta, constituida em sua maioria por escravos e pessoas desprovidas de instrucao. Neste contexto, as aulas regias foram criadas na America portuguesa a partir da Carta de Lei de 6 de novembro de 1772 e, desde entao, emerge a figura do mestre regio, cuja atribuicao era ensinar aos suditos os principios morais, as regras de civilidade e de boa conduta, como tambem a ler, escrever e contar. No periodo de 1772 a 1835, o Brasil passou pelo sistema colonial ate a vinda da familia real em 1822, demarcando a partir desse momento o sistema imperial. Na fase colonial, as Aulas Regias nao abrangiam toda a Capitania de Minas, mas a partir de 1822, com a formacao do Imperio, iniciou-se o projeto nacional de institucionalizacao e organizacao da profissao docente, que substituiu as Aulas Regias por um projeto de Instrucao Elementar. Com a promulgacao da Lei Mineira n. o 13 de 1835, a provincia de Minas Gerais promoveu mudancas na Educacao, pois regulou o ensino primario, o provimento e o ordenado dos professores. Assim, abordamos o discurso civilizador na Minas colonial pela Coroa portuguesa, as politicas iluministas, a atuacao dos mestres no ensino e a institucionalizacao da profissao docente, estabelecendo um paralelo com as deficiencias da formacao docente nos primordios com a formacao na contemporaneidade e os sentidos da formacao humana. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliografica centrada nas tematicas das reformas pombalinas, o discurso civilizador nas Minas setecentistas, a organizacao do ensino regio, a atuacao dos mestres, as politicas e o processo de institucionalizacao da profissao docente em Minas Gerais com a mudanca do regime colonial para o imperial. ,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fernandes Khayat, Gabriel. "A preservação do ato cooperativo de entrega ou recebimento na Lei 13.288/2016." In 5º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Brasília, Distrito Federal: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/ebpc.169740.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ørstavik, K. H., L. Kornstad, and H. M. Reisner. "LEWIS BLOOD TYPE HAS AN EFFECT ON THE PLASMA CONCENTRATION OF FACTOR VIII." In XIth International Congress on Thrombosis and Haemostasis. Schattauer GmbH, 1987. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1644062.

Full text
Abstract:
The plasma concentration of factor VIII is influenced by the ABO blood group. Individuals with blood group 0 have a lower concentration of both factor VIII coagulant activity, factor VIII coagulant antigen (VIIICAg) and factor VIII related antigen (VIHRAg) than individuals with group A, B and AB. Thirty percent of the genetic variance of VIIIRAg concentration is due to the ABO blood group. The Lewis substances Lea and Leb are closely related to the A, B and H substances. We therefore examined the effect of the presence of these antigens on the plasma concentration of VIIICAg and VIIIRAg. The material was 74 monozygotic and 84 dizygotic twin pairs and 58 blood donors with ABO blood group 0. VIIICAg was determined by a radioimmunoassay and VIIIRAg was determined by an electroimmunoassay. A higher mean concentration °f VIIICAg (147%) and VIIIRAg (81%) was found in individuals with the Le antigen on their red cell surface compared to the mean concentration of VIIICAg (101%) and VIIIRAg (66%) in individuals who lacked this antigen. The difference was found in individuals with ABO blood group 0 only. Individuals with red cell Lea antigen are non-secretors and individuals who lack this antigen but have the Leb antigen are secretors of the A, B and H substances. The lowest factor VIII concentration was found in group 0 secretors. The effect of the Lewis phenotype on factor VIII concentration is therefore most probably due to an effect of the secretor locus. This finding may have practical implications for the diagnosis of carriers of hemophilia A. it has been shown that information on the ABO blood group improves the discrimination between carriers and normals. We found that the effect of ABO blood group on the total variance of VIIIRAg was higher in secretors (21%) than in non-secretors (8%). Since the frequency of secretors varies widely, it is possible that the importance of the ABO locus in carrier detection is different in different populations. Lewis blood typing in materials of carriers and normals are necessary to determine the effect of the Lewis phenotype in carrier detection.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Yuan, Heng, Se-Hyuk Yeom, Woo-Youp Choi, Jung-Hee Lee, Seong-Ho Kong, Jun-Woo Lim, and Shin-Won Kang. "Odor sensor for VOCs detection based on Au deposited nano-porous AAO chip." In LEOS 2009 -22nd Annuall Meeting of the IEEE Lasers and Electro-Optics Society (LEO). IEEE, 2009. http://dx.doi.org/10.1109/leos.2009.5343344.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hung, Tran Huy, Huynh Nguyen Bao Phuong, Nguyen Khac Kiem, Pham Nguyen Thanh Loan, and Dao Ngoc Chien. "Design of integrated LEO/GPS antenna." In 2013 International Conference on Advanced Technologies for Communications (ATC 2013). IEEE, 2013. http://dx.doi.org/10.1109/atc.2013.6698204.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Valerio, Linda, Jesse Batko, and Beth Klein. "Laser Transport Vacuum Simulations and LED Atom Tracker." In Laser Transport Vacuum Simulations and LED Atom Tracker. US DOE, 2020. http://dx.doi.org/10.2172/1648545.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Stefan, Irina, Hany Elgala, and Harald Haas. "Study of dimming and LED nonlinearity for ACO-OFDM based VLC systems." In 2012 IEEE Wireless Communications and Networking Conference (WCNC). IEEE, 2012. http://dx.doi.org/10.1109/wcnc.2012.6214520.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Quenneville, Cheryl E., and Cynthia E. Dunning. "Evaluation of the Biofidelity of the HIII and MIL-Lx Lower Leg Surrogates Under Axial Impact Loading." In ASME 2011 Summer Bioengineering Conference. American Society of Mechanical Engineers, 2011. http://dx.doi.org/10.1115/sbc2011-53489.

Full text
Abstract:
Impact loading of the lower legs can occur during a range of events such as car crashes, parachute landings, or anti-vehicular (AV) landmine blasts. This rapid, high-force loading can lead to debilitating injuries and long-term impairment. For military applications, the current lower leg injury standard is a maximum axial force of 5.4 kN, measured using a standard 50th percentile male Anthropomorphic Test Device (ATD) [1,2]. For an ATD leg to be an appropriate tool for assessing injury risk, it must have an impact response similar to that of the natural human leg.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Swierski, Ethan, Molly Burke, Maria Arenas, Jessica Bernat, James Manzer, and Davide Piovesan. "Stiffness Analysis of a Simplified Ankle-Foot Orthosis." In ASME 2020 International Mechanical Engineering Congress and Exposition. American Society of Mechanical Engineers, 2020. http://dx.doi.org/10.1115/imece2020-23823.

Full text
Abstract:
Abstract Due to the impact gait impairments have on afflicted individuals’ lives, there are many efforts to find effective remedies. One example is drop foot, a condition in which the dorsiflexion in the leg falters, and the forefront of the foot drags during walking. One of these is the use of an Ankle Foot Orthosis (AFO), a device worn on the lower extremity of the leg to improve walking ability. Although these orthoses have been improved over time to address a user’s physical needs, material and financial restrictions are still an obstacle. To find the lowest cost AFO design of high performance, a study was conducted to investigate the applications of a simplified design process for an AFO. The design process is a fast, low cost, easy technique of laser cutting thermoplastic resin and bending a drawing into a 3-dimensional AFO. Finding the best AFO possible using this design process was easy, involving making a 2-dimensional CAD model for laser cutting, performing Finite Element Analysis (FEA) simulations and comparing a variety of designs, materials, and configurations for their ability to improve a user’s gait kinematics while also meeting optimal cost and comfort needs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Aasman, Jordan, Linda Valerio, Jesse Batko, and Beth Klein. "MAGIS-100 Laser Transport Vacuum Simulations and LED Atom Tracker." In MAGIS-100 Laser Transport Vacuum Simulations and LED Atom Tracker. US DOE, 2020. http://dx.doi.org/10.2172/1778681.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Ato de ler"

1

Palmer, Joe, and Thomas L. Maddock. Completion of the ATR LEU Conversion Conceptual Design. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), March 2018. http://dx.doi.org/10.2172/1547029.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Snead, Mary A., Lance Snead, Kurt A. Terrani, Kevin G. Field, Andrew Worrall, Kevin R. Robb, Yukinori Yamamoto, et al. Technology Implimentation Plan - ATF FeCrAl Cladding for LWR Application. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), June 2015. http://dx.doi.org/10.2172/1185638.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aasman, Jordan. Laser Transport System Vacuum Simulations and LED Atom Tracker. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), August 2020. http://dx.doi.org/10.2172/1661680.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gamble, Kyle, Giovanni Pastore, and Michael Cooper. BISON Development and Validation for Priority LWR-ATF concepts. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), September 2020. http://dx.doi.org/10.2172/1717844.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

B., Locatelli. Les synergies entre adaptation et atténuation en quelques mots. Center for International Forestry Research (CIFOR), 2011. http://dx.doi.org/10.17528/cifor/003620.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CIFOR. Les synergies entre l’atténuation et l’adaptation. Center for International Forestry Research (CIFOR), 2014. http://dx.doi.org/10.17528/cifor/004729.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barner, J. O. Characterization of LWR spent fuel MCC-approved testing material - ATM-101. Revision 1. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), June 1985. http://dx.doi.org/10.2172/5586952.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CIFOR. Forêts et atténuation du changement climatique: ce que les décideurs doivent savoir. Center for International Forestry Research (CIFOR), 2013. http://dx.doi.org/10.17528/cifor/004171.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Audet, Denis. Ajustement structurel dans les industries du textile et du vêtement dans l'environnement commercial de l'après - ATV. Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD), September 2004. http://dx.doi.org/10.1787/708446186472.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Myer, Michael, Bruce R. Kinzey, and Christine Tam. Demonstration Assessment of Light-Emitting Diode (LED) Roadway Lighting on Residential and Commercial Streets in Palo Alto, CA. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), June 2010. http://dx.doi.org/10.2172/1012526.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography