Academic literature on the topic 'Áudio dinâmico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Áudio dinâmico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Áudio dinâmico"

1

Carvalho, Luiz Roberto, and Alice Theresinha Cybis Pereira. "ÁUDIO DINÂMICO: O DESIGN DE SOM NOS AMBIENTES INTERATIVOS." Ergodesign & HCI 5, Especial (September 30, 2017): 180. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v5iespecial.358.

Full text
Abstract:
Nos ambientes interativos, o uso do som não tem avançado como tecnologia na mesma proporção de desenvolvimento dos elementos gráficos, e a predominância do estímulo visual tem feito com que usuários – e desenvolvedores – tomem a ausência do estímulo sonoro como um padrão. Como resultado, tem-se experimentado um universo de interfaces não-sonoras ou poluídas acusticamente. No entanto, nos últimos 20 anos, uma série de esforços tem sido conduzidos por diversos pesquisadores para que o som adquira significado e relevância na área de IHC. O presente estudo objetiva sumarizar tais esforços, bem como expor os conceitos pertinentes do áudio dinâmico, e contextualizar sua aplicação. Ao levantar tais questões, busca-se contribuir para que as discussões acerca do design de som e do design de interface adquiram relevância, e a temática de estudo venha a se desenvolver de modo consistente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Luiz Roberto, and Alice Cybis Pereira. "DESIGN DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E DESIGN DE SOM." Ergodesign & HCI 3, no. 2 (December 31, 2015): 53. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v3i2.17.

Full text
Abstract:
Objetivando expor diretrizes e procedimentos que visem uma eficiente aplicação dos elementos sonoros nas interfaces, o presente estudo apresenta o Guia de Aplicação do Áudio Dinâmico (GAAD). A partir da metodologia proposta por Jesse James Garret (2011), elaborou-se o GAAD, que pretende sistematizar e simplificar o processo de criação, produção e implementação de sons em sistemas interativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Joice Caroline Sander Pierobon, Karina Alessandra Pessoa da Silva, and Jader Otavio Dalto. "Professoras dos anos iniciais em uma experiência com Modelagem Matemática." Zetetike 27 (January 12, 2020): e019029. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v27i0.8651829.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresentamos a analisamos o relato de uma primeira experiência de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental com Modelagem Matemática. A experiência com a situação-problema “suco de laranja” ocorreu em um dos encontros de um grupo colaborativo formado por professoras atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, alunos de graduação em licenciatura em química, em licenciatura em matemática e professoras formadoras. Foram analisadas as produções escritas das professoras, bem como as transcrições das gravações de áudio e vídeo do encontro, a partir das fases de desenvolvimento de uma atividade de modelagem. A análise revelou, entre outras coisas, que os problemas elaborados por um grupo de professoras, bem como as resoluções aproximam-se muito dos problemas de rotina da sala de aula. Entretanto, os problemas elaborados pelas professoras de outros dois grupos aproximam-se mais de problemas esperados na perspectiva da modelagem matemática. De todo modo, o que podemos conjecturar é que a atividade de modelagem matemática apresentou um caráter dinâmico, bem como possibilitou uma ressignificação da fase matematização que se apresentou de maneira transversal em todo o encaminhamento realizado pelas professoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Amaral, Edenia Maria Ribeiro do, and Ana Lúcia Gomes Cavalcanti Neto. "Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström." ACTIO: Docência em Ciências 1, no. 1 (October 11, 2016): 26. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v1n1.4739.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da prática docente por um professor, considerando atividades e ações por ele descritas ao falar sobre formação e experiência profissional. Para isso, buscamos avaliar como a prática docente tem sido abordada na literatura (CAVALCANTI NETO; AMARAL, 2013), e fazer uma discussão sobre concepções de prática docente propostas na literatura (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; TARDIF, 2002), para situar uma visão de prática docente como atividade humana, numa perspectiva histórico cultural (LEONTIEV, 1978, ENGESTRÖM, 1997, 2001). Para estruturação e análise de atividades descritas pelo professor, tomamos por base a proposta de sistema de atividades feita por Engeström (1997, 2001), considerando aspectos de produção, troca, distribuição e consumação, nas relações estabelecidas entre sujeito, objeto, mediadores, regras, comunidade e divisão de trabalho. A pesquisa foi realizada a partir de entrevista com um professor de Ciências e Tecnologia, de Montreal, Canadá. A entrevista semiestruturada foi gravada em áudio, transcrita para análise e teve como orientação os seguintes aspectos: escolha profissional, experiências anteriores, formação inicial, engajamento na atividade de ensino e o desenvolvimento da carreira. Os resultados apontam para a construção da prática docente a partir de elementos da subjetividade do professor articulada aos contextos nos quais ele vivenciou sua formação, e tem atuação e desenvolvimento profissional. Foi evidenciado um processo dinâmico de construção da prática docente, considerando relações que constantemente são estabelecidas entre sujeito, objeto e os contextos constituídos ao longo de sua trajetória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomes, Bruna Cristina Carvalho, and Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. "A educação através da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para os anos iniciais do ensino fundamental: a terra e o universo em foco." ACTIO: Docência em Ciências 4, no. 3 (December 31, 2019): 146. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10424.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo analisar as implicações do planejamento e da execução de uma proposta de ensino sobre a Terra e o Universo, na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir das reflexões promovidas por uma professora. Justifica-se este foco de pesquisa, pois a literatura tem apontado uma escassez de abordagens deste tema nas escolas e devido as lacunas formativas de professores para ensinar ciências. O ambiente empregado como fonte de dados foi uma escola municipal do interior do estado de São Paulo, junto a uma professora e a sua turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, composta por vinte e nove crianças. Os instrumentos de obtenção dos dados foram: diários reflexivos; gravações (áudio e vídeo); questionários e portfólios das crianças. Para examinar os dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) que nos permitiu identificar categorias. Constatamos que, durante as atividades, as crianças manifestaram-se motivadas e curiosas para apreender o mundo; incentivadas para escrever palavras e números e predispostas para a pesquisa, com autonomia, sobre a temática. Tais evidências demonstraram que o ensino na perspectiva CTS contribuiu para a alfabetização científica bem como da língua materna. Dentre as implicações deste trabalho, destacamos a importância da atuação do professor dos anos iniciais que, ao ser criativo, dinâmico, motivado, com metas e objetivos bem definidos, visa superar o atual ensino de Ciências para migrar a um modelo investigativo e atraente para as crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Viviane Abreu de, Tania Cremonini de Araújo-Jorge, and Robson Coutinho Silva. "CONCEPÇÕES DISCENTES SOBRE IMUNOLOGIA E SISTEMA IMUNE HUMANO." Investigações em Ensino de Ciências 21, no. 3 (October 13, 2016): 01. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p1.

Full text
Abstract:
As concepções dos educandos acerca de um tema, sob a perspectiva cognitivista de aprendizagem, exercem influência sobre os processos de construção do conhecimento realizados pelo aprendiz. Assim, o conhecimento e a reflexão sobre as concepções discentes são pontos importantes para a condução dos processos de ensino e de aprendizagem. Portanto, com base nesses pressupostos, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise das concepções dos alunos acerca do tema Imunologia e do tópico sistema imune humano (SIH) e suas relações com o ensino e a aprendizagem do tema no contexto de um curso técnico de nível médio de Enfermagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de atividades diagnósticas, entrevistas, observações e gravações de áudio. As análises dos dados foram realizadas com base no método interpretativo hermenêutico, em consonância com a abordagem qualitativa. Mediante as análises foi verificada a atribuição majoritária de ações bélicas ao SIH, como ataque e defesa destinados à proteção do organismo contra a invasão de patógenos e/ou corpos estranhos. Foi identificada a crença de que os microrganismos são inimigos e precisam ser vencidos por linfócitos, anticorpos e fagócitos. A presença da metáfora bélica nas respostas e nas falas dos alunos foi relacionada à compreensão dos fenômenos imunológicos ligados exclusivamente à manutenção da saúde como condição de isenção de corpos estranhos no organismo humano. Foi verificado um limitado conhecimento da fisiologia do sistema imunológico na dinâmica de interações do organismo consigo mesmo e com componentes do ambiente em que este se encontra inserido. Apenas um dos 71 alunos participantes da pesquisa mencionou, indiretamente, a relação do SIH com o conceito homeostase, ou seja, como um sistema que atua na manutenção da estrutura (conservação da organização) do organismo por meio do equilíbrio metabólico dinâmico. Com base nos resultados da investigação, sugerimos a necessidade da valorização do ensino de Imunologia com abordagem biológica, sistêmica, homeostática e não metafórica. Justificamos esta indicação em razão da relevância desse conhecimento para compreensão da saúde e das relações estabelecidas entre o organismo e o ambiente, além da compreensão global do organismo e do conjunto de interações internas e externas que atuam na manutenção da vida. Ademais, ressaltamos a sua importância para a tomada de decisão adequada à manutenção da saúde e do bem-estar físico, social e mental. Por fim, preconizamos a necessidade de realização de um ensino que considere as concepções dos educandos e a influência dessas no processo de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bohn, Vanessa Cristiane Rodrigues. "Seja Audacity na criação de Podcasts: a união do software livre e da Web 2.0 no ensino de língua estrangeira." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 2, no. 1 (June 22, 2009): 26–33. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.2.1.26-33.

Full text
Abstract:
Web 2.0 e software livre são termos ainda novos para os professores de língua estrangeira. Com essa nova fase na rede mundial de computadores, a participação dos internautas tornou-se mais interativa e dinâmica. Partindo da idéia colaborativa, o presente artigo tem por finalidade apresentar a ferramenta Podcasting e o Software de edição de áudio Audacity na criação de material didático no ensino de língua estrangeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Aracelly Matos, and Kenia Kodel Cox. "Desenvolvimento e avaliação do serious game anjos azuis voltado para a educação patrimonial." Tecnologias, Sociedade e Conhecimento 7, no. 1 (August 4, 2020): 97–117. http://dx.doi.org/10.20396/tsc.v7i1.14697.

Full text
Abstract:
A Educação Patrimonial conscientiza cidadãos da importância da preservação do patrimônio, estimulando seus sensos de pertencimento e responsabilidade. Este volta-se para o serious game "Anjos Azuis", que explora a ludicidade, imersão, dinâmica, familiaridade com jogos e outras vantagens de games para o ensino. Foi desenvolvido usando o framework DPE (Design, Play, Experience); e validado pelas metodologias LORI (Learning Objects Review Instrument) e EgameFlow, envolvendo 46 crianças e 3 pedagogas. Em etapa pós-avaliação, foi implementada uma versão mobile, com exploração de áudio para os textos de composição do “Anjos Azuis”, comandos orientados a touch screen e plays automáticos, a fim de melhorar a acessibilidade para alunos não alfabetizados. Hoje o “Anjos Azuis” instrumentaliza iniciativa governamental municipal de educação para segurança pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mesquita NETO, José Rodrigues de, and Clerton Luiz Felix BARBOZA. "O EFEITO DA PALAVRA NA CONSTRUÇÃO DA INTERFONOLOGIA RÓTICA PB-ELE." Trama 15, no. 34 (February 27, 2019): 52–67. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v15i34.20476.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo geral analisar o efeito da palavra na construção da interfonologia rótica envolvendo o PB e o ELE de professores de espanhol no Brasil. Temos como pergunta-problema: como a palavra influencia na construção da interfonologia rótica entre o português e o espanhol? Nossa hipótese básica afirma que a interfonologia será construída de modo diferente segundo as palavras, os sujeitos e os experimentos. Para a realização da pesquisa temos como base teórica a língua como SAC (BECKNER et al., 2009) e os modelos fonológicos multirepresentacionais: FU (BYBBE, 2001) e ME (PIERREHUMBERT, 2001). A metodologia é de cunho quali-quantitativo e corte transversal, traz como corpus o áudio de 770 tokens em que os róticos aparecem em diferentes contextos fonotáticos e em dois experimentos. Desse modo, verificamos que uma palavra com alto Índice de Realização Não-Padrão no experimento 1, pode aparecer com um baixo Índice no experimento 2. Assim, comprovando o comportamento dinâmico da língua. REFERÊNCIASALVARENGA, E. Metodología de la investigación cuantitativa y cualitativa. 5 ed. Asunción: Diseños. 2014. BAICCHI, A. Construction learning as a complex adaptive system: psycholinguistic evidence from L2 learners of English.BARBOZA, C. L.. Efeitos da palatalização das oclusivas alveolares do português brasileiro no percurso de construção da fonologia do inglês língua estrangeira. 2013. 165f. Tese (Doutorado em Linguística) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. BECKNER, et al. Language is a complex adaptive system: position paper. Language Learning, Michigan, v. 51, n. 1, p.1-26, Dec. 2009. BOERSMA, P., WEENIK, D. Praat: doing phonetics by computer. Version 5.1.43. Disponível em: http://www.praat.org. 2012.BRISOLARA, L.; SEMINO, M. ¿Cómo pronunciar el español? La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: Ejercicios prácticos. Campinas: Pontes Editores. 2014.BYBEE, J. Phonology and language use. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.______. Usage-based grammar and second language acquisition. In: ROBINSON, Peter; ELLIS, Nick C. Handbook of cognitive linguistics and second language acquisition. New York: Routledge, 2008. p. 216-236.______, Joan. Language, usage and cognition. Nova York: Cambridge. 2010.CARVALHO, K. C. Descrição fonético-acústica das vibrantes no português e no espanhol. 2004. 213f. Tese (Doutorado em Letras) – Curso de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2004.CRISTÓFARO-SILVA, T. Descartando fonemas: a representação mental na fonologia de uso. In: HORA, D. da; COLLISCHON, G. Teoria linguística: fonologia e outros temas. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003. p. 200-231.______. Fonologia probabilística: estudos de caso do português brasileiro. Lingua(gem), Macapá, v. 2, n. 2, p.223-248, 2005.______. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto. 2013.FERNÁNDEZ, J. Fonética para profesores de español: de la teoría a la práctica. Madrid: Arco/libros. 2007.GOMES, A. S.. A vibrante múltipla espanhola em aprendentes de Espanhol como língua estrangeira na Bahia e em São Paulo: uma abordagem sociolinguística. 2013. 125f. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) – Curso de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford Universuty Press, 2008.LEFFA, V. J. ReVEL na Escola: Ensinando a língua como um sistema adaptativo complexo. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016 [www.revel.inf.br].NAVARRO, T. Manual de pronunciación española. Madrid: CSIC, 1991.PIERREHUMBERT, J. B. Exemplar dynamics: word frequency, lenition and contrast. In: BYBEE, Joan; HOPPER, P. (Comp.). Frequency and the emergence of linguistic structure. Amsterdam: John Benjamins, 2001. p. 137-158.SILVA, K. C. Ensino-Aprendizagem do espanhol: O uso interlinguístico das vibrantes. 2007. 161f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. Recebido em 06-09-2018.Aceito em 22-02-2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dos Santos, Júlio César, and Aline Souza Da Conceição. "Reverberações das cartas de alforria nas discriminações étnicas." Odeere (UESB), no. 4 (December 31, 2017): 124. http://dx.doi.org/10.22481/odeere.v0i4.2371.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é entender as narrativas nas cartas de alforria, como dinâmicas de produção de sentidos intergeracionais de pessoas em situações de discriminações étnicas. Questionamos os temas nas cartas de alforria que marcam narrativas de discriminação étnica nas ações e atividades atuais. O método de pesquisa foi uma busca documental nos cartórios da cidade por cartas de alforria e inventários de família com declarações de posse de uma pessoa sobre a outra, de 1872 a 1888. Um outro método se constitui na escolha de 3 homens da mesma família no corte do corpus de narrativas de doze homens, de três gerações, da cidade de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Foram realizadas quarenta e oito horas de gravações de áudio e vídeo em entrevistas de história de vida e episódica. Na análise de conteúdo temática da narrativa das cartas de alforria foram encontradas reverberações dos mesmos temas de discriminação, racismo e preconceito étnico nas narrativas dos participantes. Foi escolhida a narrativa de P32 por apresentar vários significados que discriminam as populações negras no interior da comunidade do Quilombo Alto do Morro, como o “trabalho doméstico”; “a minha cor assim”. O foco da narrativa enfatiza o impacto da educação, como prática cultural em detrimento aos processos discriminatórios aos “de minha cor assim”. Conclui-se que a quantidade de leis contra o racismo sinaliza questões intergeracionais importantes, em como a reverberações dos significados, a dinâmica de produção de sentidos intergeracional de negros alforriados paralisa algumas pessoas, seus ancestrais e descendentes. Ao mesmo tempo constituíram-se significados de negações, de esquecimentos dos episódios de pessoas de uma mesma família do tratamento como inferior, com todos os processos cognitivos possíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Áudio dinâmico"

1

Moraes, Tharcísio Vaz. "COMPOSIÇÃO MUSICAL NO AUDIO GAME BREU: OS DESAFIOS E PROCESSOS DE UM JOGO INCLUSIVO." UFBA, Escola de Música, 2017. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25277.

Full text
Abstract:
Submitted by Tharcísio Vaz (tharcisiovaz@gmail.com) on 2018-01-02T12:08:34Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Composição Audio Game Breu 21-11-17 - Versão Final (1).pdf: 12738625 bytes, checksum: 9a79ca623774a2eb068573bc596df8bb (MD5)
Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-02-01T14:23:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Composição Audio Game Breu 21-11-17 - Versão Final (1).pdf: 12738625 bytes, checksum: 9a79ca623774a2eb068573bc596df8bb (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-01T14:23:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Composição Audio Game Breu 21-11-17 - Versão Final (1).pdf: 12738625 bytes, checksum: 9a79ca623774a2eb068573bc596df8bb (MD5)
Cnpq
A presente dissertação busca discutir e exemplificar os processos composicionais aplicados no Audio Game Breu, jogo eletrônico do gênero suspense/terror, constituído exclusivamente de recursos sonoros. Dentre dezenas de jogos eletrônicos do formato Audio Game analisados, foi constatado que a maioria não utiliza o recurso narrativo e da composição musical, além de utilizarem somente locuções interfaciais e efeitos sonoros como forma de fornecer feedbacks ao jogador, impactando negativamente em sua experiência imersiva. No caso do Audio Game Breu, que possui uma narrativa densa e permite uma maior liberdade de exploração ao jogador em relação aos jogos do formato audio game pesquisados, foi necessária a criação e implementação de uma composição musical que fosse capaz de não apenas dialogar com a narrativa do jogo, mas também auxiliar na navegação e cumprimento de objetivos do jogador potencializando a imersão do mesmo durante a interação. Para isso, experimentei diferentes técnicas composicionais aqui relatadas e relacionadas a reflexões sobre conceitos de linearidade e não linearidade em música extraídos do livro Time ofmusic de Jonathan Kramer (1988), aleatorização em música, assim como as definições de jogo, jogo eletrônico, áudio dinâmico, inclusão e imersão, dentre outras. Por fim, demonstro os diferentes processos composicionais aplicados no FMOD Studio, middleware que permite a criação de adaptatividade do áudio de acordo com a definição de parâmetros de jogo. A pesquisa surgiu a partir da motivação de se produzir um audio game que não fosse voltado exclusivamente para o público deficiente visual, onde houvesse uma maior exploração da narrativa e dos recursos sonoros, em especial da composição musical, no intuito de oferecer uma experiência interativa semelhante e sobretudo mais imersiva para jogadores videntes ou portadores de deficiência visual, promovendo assim uma maior inclusão. Concluo a partir da observação de interações e relatos orais de jogadores de perfis diversos do Audio Game Breu, que a aplicação dos conceitos aqui apresentados na composição musical do jogo contribuíram de forma significativa na experiência imersiva do jogador, de modo que a música cumpriu funções diversas como inserir dinâmica e tensão na narrativa do jogo, além de trazer informações e feedbacks auditivos essenciais ao bom desempenho do jogador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marques, Ana Paula da Silva [UNESP]. "Generalização cartográfica para um Sistema de Navegação e Guia de Rota em Automóvel áudio-dinâmico com múltiplas escalas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/86769.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:22:25Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-04-29Bitstream added on 2014-06-13T18:08:12Z : No. of bitstreams: 1 marques_aps_me_prud.pdf: 1844754 bytes, checksum: 98269ab519565c997b4f261950db8198 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O objetivo desta pesquisa consiste na elaboração de mapas áudio-dinâmicos em múltiplas escalas automáticas, para um Sistema de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA). O projeto das representações cartográficas foi dividido em duas fases: projeto de composição geral e projeto áudio-gráfico. Os mapas visuais dinâmicos foram elaborados com base nos princípios da comunicação cartográfica e da percepção visual, com ênfase nas operações de generalização. A área de estudo apresenta uma malha urbana com diferentes tipos de vias, cruzamentos e limites de velocidade. Os mapas foram projetados para serem exibidos em um monitor de pequeno formato (sete polegadas), com alta resolução, e um total de quatro escalas de representação foi determinado: 1/10.000, 1/5.000, 1/2.500 e 1/1.000. Tais escalas foram definidas em função do tamanho da mídia de apresentação e do tipo de tarefa tática. Os mapas generalizados foram obtidos pela aplicação das operações de simplificação, exagero e deslocamento, sobre uma base cartográfica na escala 1/1.000. As representações áudio-dinâmicas foram produzidas a partir de variáveis áudio-dinâmicas. As mensagens de voz foram pré-gravadas na voz feminina, executadas em sincronia com as informações visuais. O projeto foi implementado em um SINGRA disponível na FCT-UNESP, a partir do compilador Visual Basic e da biblioteca MapObjects. Ao comparar o sistema de múltiplas escalas com o de escala única, observa-se que os novos mapas adaptados ao contexto de direção do motorista, podem permitir que o usuário receba a informação de acordo com a tarefa de navegação desenvolvida ao longo da rota...
The aim of this research is to design and implement an automatics multi-scale and audio-dynamic map for an In-Car Route Guidance and Navigation System (RGNS). The design was organized in two stages: general composition and auditory-graphic design. The visual-dynamic maps were designed based on cartographic communication principles and visual perception, especially on the generalization operators. The area of study presents an urban network with different types of roads, nodes, and speed limits. The maps were designed for a small-screen display, and a total of four different scales were employed: 1:10.000, 1:5.000, 1:2.500 and 1:1.000. These scales were chosen according to the media size and type of tactical task. The maps were derived from an accurate cartographic database at scale of 1:1000, by applying generalization techniques, such as simplification, displacement, and enhancement. The audio-dynamic representations were produced by taking account a set of audio-dynamic variables. The voice messages were recorded in a female voice, and they were presented with visual information, simultaneously. The design was implemented in a navigation system, which is available in the Faculty of Sciences and Technology, by using Visual Basic compiler and MapObjects library. The results of comparison between the automatic multiple-scale and single scale system show that the new system, enhanced driver's context, can allow the user receiving information according to the tasks performed along of the route. From the employment of generalization technique it was possible to present in a properly way the amount of information in the display, in which it can contribute for reducing navigational errors and visual demand, when compared with single-scale map ... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marques, Ana Paula da Silva. "Generalização cartográfica para um Sistema de Navegação e Guia de Rota em Automóvel áudio-dinâmico com múltiplas escalas /." Presidente Prudente : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/86769.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste na elaboração de mapas áudio-dinâmicos em múltiplas escalas automáticas, para um Sistema de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA). O projeto das representações cartográficas foi dividido em duas fases: projeto de composição geral e projeto áudio-gráfico. Os mapas visuais dinâmicos foram elaborados com base nos princípios da comunicação cartográfica e da percepção visual, com ênfase nas operações de generalização. A área de estudo apresenta uma malha urbana com diferentes tipos de vias, cruzamentos e limites de velocidade. Os mapas foram projetados para serem exibidos em um monitor de pequeno formato (sete polegadas), com alta resolução, e um total de quatro escalas de representação foi determinado: 1/10.000, 1/5.000, 1/2.500 e 1/1.000. Tais escalas foram definidas em função do tamanho da mídia de apresentação e do tipo de tarefa tática. Os mapas generalizados foram obtidos pela aplicação das operações de simplificação, exagero e deslocamento, sobre uma base cartográfica na escala 1/1.000. As representações áudio-dinâmicas foram produzidas a partir de variáveis áudio-dinâmicas. As mensagens de voz foram pré-gravadas na voz feminina, executadas em sincronia com as informações visuais. O projeto foi implementado em um SINGRA disponível na FCT-UNESP, a partir do compilador Visual Basic e da biblioteca MapObjects. Ao comparar o sistema de múltiplas escalas com o de escala única, observa-se que os novos mapas adaptados ao contexto de direção do motorista, podem permitir que o usuário receba a informação de acordo com a tarefa de navegação desenvolvida ao longo da rota ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The aim of this research is to design and implement an automatics multi-scale and audio-dynamic map for an In-Car Route Guidance and Navigation System (RGNS). The design was organized in two stages: general composition and auditory-graphic design. The visual-dynamic maps were designed based on cartographic communication principles and visual perception, especially on the generalization operators. The area of study presents an urban network with different types of roads, nodes, and speed limits. The maps were designed for a small-screen display, and a total of four different scales were employed: 1:10.000, 1:5.000, 1:2.500 and 1:1.000. These scales were chosen according to the media size and type of tactical task. The maps were derived from an accurate cartographic database at scale of 1:1000, by applying generalization techniques, such as simplification, displacement, and enhancement. The audio-dynamic representations were produced by taking account a set of audio-dynamic variables. The voice messages were recorded in a female voice, and they were presented with visual information, simultaneously. The design was implemented in a navigation system, which is available in the Faculty of Sciences and Technology, by using Visual Basic compiler and MapObjects library. The results of comparison between the automatic multiple-scale and single scale system show that the new system, enhanced driver's context, can allow the user receiving information according to the tasks performed along of the route. From the employment of generalization technique it was possible to present in a properly way the amount of information in the display, in which it can contribute for reducing navigational errors and visual demand, when compared with single-scale map ... (Complete abstract click electronic access below)
Orientador: Mônica Modesta Santos Decanini
Coorientador: Edmur Azevedo Pugliesi
Banca: Claudia Robbi Sluter
Banca: Milton Hirokazu Shimabukuro
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mizutani, Wilson Kazuo. "VORPAL: a middleware for real-time soundtracks in digital games." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-18052017-112539/.

Full text
Abstract:
Although soundtracks play an essential role in the experience delivered by digital games, there are a number of design restrictions it suffers from due to technology limitations. This is specially true for real-time effects, a natural demand in the interactive media of games. Developers may either implement their own solutions each time, rely on proprietary software, or neglect the soundtrack altogether. Besides, even the best commercial tools support only sample-based audio, which is one of the main causes for the aforementioned design restrictions. Thus, this thesis proposes VORPAL, a free software game audio middleware implementation that focuses on procedural audio instead while maintaining the possibility of sample-based audio as a more accessible and adequate tool for composing real-time soundtracks for digital games. The middleware, inspired by its commercial predecessors, is divided in two main pieces of software: an audio engine and a soundtrack creation kit. The audio engine comprises a native C++ programming library, which games and game engines can be linked to to play and control in real-time soundtrack pieces created using the soundtrack creation kit, which consists of building blocks provided as Pure Data abstractions. We have interviewed and partnered with professional sound designers to validate our technology, and came to develop a proof of concept game called Sound Wanderer, which showcases the possibilities and limitations of the VORPAL middleware.
Muito embora trilhas sonoras desempenhem um papel essencial na experiência criada por jogos digitais, elas sofrem de diversas restrições de projeto causadas por limitações tecnológicas. Isso afeta principalmente efeitos em tempo real, que são uma demanda natural na mídia interativa dos jogos. Desenvolvedores precisam optar entre implementar uma solução própria caso a caso, investir em software proprietário, ou simplesmente negligenciar a trilha sonora por falta de opção melhor. Além disso, mesmo as melhores ferramentas comerciais trabalham apenas com áudio baseado em amostras, o que é uma das principais causas das ditas restrições de projeto. Portanto, esta dissertação propõe VORPAL, um middleware livre para áudio em jogos que foca em áudio procedural mas mantém compatibilidade com áudio baseado em amostras como uma ferramenta mais acessível e adequada para a composição de trilhas sonoras em tempo real para jogos digitais. O middleware, inspirado em seus antecessores comerciais, é dividido em duas principais componentes de software: um motor de áudio e um kit de criação de trilhas sonoras. O primeiro é constituído por uma biblioteca de programação nativa em C++, com a qual jogos e motores de jogos podem se ligar para reproduzir e controlar, em tempo real, peças da trilha sonora criadas usando a outro componente, que é um kit de blocos de construção providos como abstrações de Pure Data. Projetistas de som profissionais foram entrevistados e depois trabalharam em parceria com os autores para validar a tecnologia proposta, o que levou ao desenvolvimento de um jogo de prova conceitual chamado Sound Wanderer, que demonstra as possibilidades e limitações do middleware VORPAL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Marcio José da. "Modelagem de um sistema para auralização musical utilizando Wave Field Synthesis." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18052015-163521/.

Full text
Abstract:
Buscando-se a aplicação prática da teoria de Wave Field Synthesis (WFS) na música, foi feita uma pesquisa visando à modelagem de um sistema de sonorização capaz de criar imagens sonoras espaciais com a utilização desta técnica. Diferentemente da maioria das outras técnicas de sonorização, que trabalham com uma região de escuta pequena e localizada, WFS permite projetar os sons de cada fonte sonora - como instrumentos musicais e vozes - em diferentes pontos do espaço de audição, em uma região de escuta que pode abranger quase toda a área compreendida por este espaço, dependendo da quantidade de alto-falantes instalados. O desenvolvimento de um código de estrutura modular para WFS foi baseado na plataforma orientada a patches Pure Data (Pd), e no sistema de auralização AUDIENCE, desenvolvido na USP, sendo integrável como ferramenta para espacialização sonora interativa. A solução emprega patches dinâmicos e uma arquitetura modular, permitindo flexibilidade e manutenabilidade do código, com vantagens frente a outros software existentes, particularmente na instalação, operação e para lidar com um número elevado de fontes sonoras e alto-falantes. Para este sistema também foram desenvolvidos alto-falantes especiais com características que facilitam seu uso em aplicações musicais.
Seeking the practical application of the theory of Wave Field Synthesis (WFS) in music, a research aimed at modeling a sound system capable of creating spatial sound images with the use of this technique was made. Unlike most other techniques for sound projection that work with a small, localized listening area, WFS allows projecting the sounds of each sound source - such as musical instruments and voices - at different points within the hearing space, in a region that can cover almost the entire area comprised by this space, depending on the amount of installed speakers. The development of a modular structured code for WFS was based on the patch-oriented platform Pure Data (Pd), and on the AUDIENCE auralization system developed at USP, and it is integrable as a tool for interactive sound spatialization. The solution employs dynamic patches and a modular architecture, allowing code flexibility and maintainability, with advantages compared to other existing software, particularly in the installation, operation and to handle a large number of sound sources and speakers. For this system special speakers with features that facilitate its use in musical applications were also developed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Áudio dinâmico"

1

Roveran, Luiz Fernando Valente. "INTERATIVIDADE E MÚSICA NO VIDEOGAME: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO PARA ÁUDIO DINÂMICO EMPREGADAS NA TRILHA MUSICAL DE JOURNEY (2012)." In Música, Filosofia e Educação 2, 85–94. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0531905028.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Áudio dinâmico"

1

Carvalho, Luiz Roberto, and Alice Theresinha Cybis Pereira. "DESIGN DE SOM EM AMBIENTES INTERATIVOS: O ÁUDIO DINÂMICO." In 16° Ergodesign – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/16ergodesign-0222.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melo, Dirceu De Freitas Piedade. "Análise de flutuações de variância em sinais de áudio agrupados por gênero musical." In DINCON 2013 – Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações. SBMAC, 2013. http://dx.doi.org/10.5540/03.2013.001.01.0119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Curico, Maico Apaguenho. "DINÂMICA TERRITORIAL GEOGRÁFICA DO TRECHO DA RODOVIA FEDERAL 230 TRANSAMAZÔNICA NA CIDADE DE BENJAMIN CONSTANT-AM." In I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1309.

Full text
Abstract:
Introdução: As rodovias na Amazônia planejadas pelo Governo Federal resultaram em novo processo territorial de ocupação em toda a Amazônia. Dentro da perspectiva desenvolvimentista nos anos 1970 aos anos de 1980, temos a construção da grande prótese territorial denominada Transamazônica, sua execução não foi concretizada completamente, entretanto, os trechos efetivados causaram novo processo de ocupação geográfico. Objetivos: Este trabalho apresenta como objetivos, identificar os atores territoriais em seu processo de formação e suas dinâmicas espaciais, compreender a dinâmica geográfica e territorialidades dos atores no trecho da Rodovia Federal 230 Transamazônica na Cidade de Benjamin Constant, no sudoeste amazonense, destacando no trecho o processo de ocupação atual, formação e dinâmicas territoriais existentes na região. Material e Métodos: O trabalho tem como procedimentos metodológicos os métodos: qualitativo, comparativo e quantitativo pelos quais possibilitaram caracterizar e compreender a rodovia atualmente como os atores territoriais, processo de ocupação atual do espaço geográfico. A coleta de dados foi feita por meio de trabalho de campo, entrevistas, questionários de natureza individual e coletiva, também foram utilizados outros artifícios digitais como o Google Earth, câmera fotográficas, gravador de áudio, mapas e entre outros. As pesquisas bibliográficas tendo como: artigos, livros e revistas tiveram suas importâncias na pesquisa, nas quais foram encontradas informações prévias para o enriquecimento do trabalho. Resultado: Portanto os resultados deram-se através de trabalhos de campo e leituras bibliográficas, que possibilitaram na compreensão da dinâmica territorial geográfica dos atores como protagonistas e a forma de vidas dos mesmos na atual mudança territorial. Com isso, destacou-se a origem ocupacional dos atores que vivem nessa região, por meio de relatos dos moradores locais que hoje fazem parte dessa dinâmica no trecho da Rodovia Federal 230 Transamazônica na cidade de Benjamin Constant. Conclusão: Conclui-se que a Transamazônica ou rodovia Federal BR-230, foi construída no decorrer do governo de Médici entre os anos de 1970 e 1974, com finalidade de estabelecer comunicação entre as cidades, considerada uma rodovia transversal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography