To see the other types of publications on this topic, follow the link: Áudio dinâmico.

Journal articles on the topic 'Áudio dinâmico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Áudio dinâmico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Carvalho, Luiz Roberto, and Alice Theresinha Cybis Pereira. "ÁUDIO DINÂMICO: O DESIGN DE SOM NOS AMBIENTES INTERATIVOS." Ergodesign & HCI 5, Especial (September 30, 2017): 180. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v5iespecial.358.

Full text
Abstract:
Nos ambientes interativos, o uso do som não tem avançado como tecnologia na mesma proporção de desenvolvimento dos elementos gráficos, e a predominância do estímulo visual tem feito com que usuários – e desenvolvedores – tomem a ausência do estímulo sonoro como um padrão. Como resultado, tem-se experimentado um universo de interfaces não-sonoras ou poluídas acusticamente. No entanto, nos últimos 20 anos, uma série de esforços tem sido conduzidos por diversos pesquisadores para que o som adquira significado e relevância na área de IHC. O presente estudo objetiva sumarizar tais esforços, bem como expor os conceitos pertinentes do áudio dinâmico, e contextualizar sua aplicação. Ao levantar tais questões, busca-se contribuir para que as discussões acerca do design de som e do design de interface adquiram relevância, e a temática de estudo venha a se desenvolver de modo consistente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Luiz Roberto, and Alice Cybis Pereira. "DESIGN DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E DESIGN DE SOM." Ergodesign & HCI 3, no. 2 (December 31, 2015): 53. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v3i2.17.

Full text
Abstract:
Objetivando expor diretrizes e procedimentos que visem uma eficiente aplicação dos elementos sonoros nas interfaces, o presente estudo apresenta o Guia de Aplicação do Áudio Dinâmico (GAAD). A partir da metodologia proposta por Jesse James Garret (2011), elaborou-se o GAAD, que pretende sistematizar e simplificar o processo de criação, produção e implementação de sons em sistemas interativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Joice Caroline Sander Pierobon, Karina Alessandra Pessoa da Silva, and Jader Otavio Dalto. "Professoras dos anos iniciais em uma experiência com Modelagem Matemática." Zetetike 27 (January 12, 2020): e019029. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v27i0.8651829.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresentamos a analisamos o relato de uma primeira experiência de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental com Modelagem Matemática. A experiência com a situação-problema “suco de laranja” ocorreu em um dos encontros de um grupo colaborativo formado por professoras atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, alunos de graduação em licenciatura em química, em licenciatura em matemática e professoras formadoras. Foram analisadas as produções escritas das professoras, bem como as transcrições das gravações de áudio e vídeo do encontro, a partir das fases de desenvolvimento de uma atividade de modelagem. A análise revelou, entre outras coisas, que os problemas elaborados por um grupo de professoras, bem como as resoluções aproximam-se muito dos problemas de rotina da sala de aula. Entretanto, os problemas elaborados pelas professoras de outros dois grupos aproximam-se mais de problemas esperados na perspectiva da modelagem matemática. De todo modo, o que podemos conjecturar é que a atividade de modelagem matemática apresentou um caráter dinâmico, bem como possibilitou uma ressignificação da fase matematização que se apresentou de maneira transversal em todo o encaminhamento realizado pelas professoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Amaral, Edenia Maria Ribeiro do, and Ana Lúcia Gomes Cavalcanti Neto. "Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström." ACTIO: Docência em Ciências 1, no. 1 (October 11, 2016): 26. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v1n1.4739.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da prática docente por um professor, considerando atividades e ações por ele descritas ao falar sobre formação e experiência profissional. Para isso, buscamos avaliar como a prática docente tem sido abordada na literatura (CAVALCANTI NETO; AMARAL, 2013), e fazer uma discussão sobre concepções de prática docente propostas na literatura (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; TARDIF, 2002), para situar uma visão de prática docente como atividade humana, numa perspectiva histórico cultural (LEONTIEV, 1978, ENGESTRÖM, 1997, 2001). Para estruturação e análise de atividades descritas pelo professor, tomamos por base a proposta de sistema de atividades feita por Engeström (1997, 2001), considerando aspectos de produção, troca, distribuição e consumação, nas relações estabelecidas entre sujeito, objeto, mediadores, regras, comunidade e divisão de trabalho. A pesquisa foi realizada a partir de entrevista com um professor de Ciências e Tecnologia, de Montreal, Canadá. A entrevista semiestruturada foi gravada em áudio, transcrita para análise e teve como orientação os seguintes aspectos: escolha profissional, experiências anteriores, formação inicial, engajamento na atividade de ensino e o desenvolvimento da carreira. Os resultados apontam para a construção da prática docente a partir de elementos da subjetividade do professor articulada aos contextos nos quais ele vivenciou sua formação, e tem atuação e desenvolvimento profissional. Foi evidenciado um processo dinâmico de construção da prática docente, considerando relações que constantemente são estabelecidas entre sujeito, objeto e os contextos constituídos ao longo de sua trajetória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomes, Bruna Cristina Carvalho, and Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. "A educação através da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para os anos iniciais do ensino fundamental: a terra e o universo em foco." ACTIO: Docência em Ciências 4, no. 3 (December 31, 2019): 146. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10424.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo analisar as implicações do planejamento e da execução de uma proposta de ensino sobre a Terra e o Universo, na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir das reflexões promovidas por uma professora. Justifica-se este foco de pesquisa, pois a literatura tem apontado uma escassez de abordagens deste tema nas escolas e devido as lacunas formativas de professores para ensinar ciências. O ambiente empregado como fonte de dados foi uma escola municipal do interior do estado de São Paulo, junto a uma professora e a sua turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, composta por vinte e nove crianças. Os instrumentos de obtenção dos dados foram: diários reflexivos; gravações (áudio e vídeo); questionários e portfólios das crianças. Para examinar os dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) que nos permitiu identificar categorias. Constatamos que, durante as atividades, as crianças manifestaram-se motivadas e curiosas para apreender o mundo; incentivadas para escrever palavras e números e predispostas para a pesquisa, com autonomia, sobre a temática. Tais evidências demonstraram que o ensino na perspectiva CTS contribuiu para a alfabetização científica bem como da língua materna. Dentre as implicações deste trabalho, destacamos a importância da atuação do professor dos anos iniciais que, ao ser criativo, dinâmico, motivado, com metas e objetivos bem definidos, visa superar o atual ensino de Ciências para migrar a um modelo investigativo e atraente para as crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Viviane Abreu de, Tania Cremonini de Araújo-Jorge, and Robson Coutinho Silva. "CONCEPÇÕES DISCENTES SOBRE IMUNOLOGIA E SISTEMA IMUNE HUMANO." Investigações em Ensino de Ciências 21, no. 3 (October 13, 2016): 01. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p1.

Full text
Abstract:
As concepções dos educandos acerca de um tema, sob a perspectiva cognitivista de aprendizagem, exercem influência sobre os processos de construção do conhecimento realizados pelo aprendiz. Assim, o conhecimento e a reflexão sobre as concepções discentes são pontos importantes para a condução dos processos de ensino e de aprendizagem. Portanto, com base nesses pressupostos, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise das concepções dos alunos acerca do tema Imunologia e do tópico sistema imune humano (SIH) e suas relações com o ensino e a aprendizagem do tema no contexto de um curso técnico de nível médio de Enfermagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de atividades diagnósticas, entrevistas, observações e gravações de áudio. As análises dos dados foram realizadas com base no método interpretativo hermenêutico, em consonância com a abordagem qualitativa. Mediante as análises foi verificada a atribuição majoritária de ações bélicas ao SIH, como ataque e defesa destinados à proteção do organismo contra a invasão de patógenos e/ou corpos estranhos. Foi identificada a crença de que os microrganismos são inimigos e precisam ser vencidos por linfócitos, anticorpos e fagócitos. A presença da metáfora bélica nas respostas e nas falas dos alunos foi relacionada à compreensão dos fenômenos imunológicos ligados exclusivamente à manutenção da saúde como condição de isenção de corpos estranhos no organismo humano. Foi verificado um limitado conhecimento da fisiologia do sistema imunológico na dinâmica de interações do organismo consigo mesmo e com componentes do ambiente em que este se encontra inserido. Apenas um dos 71 alunos participantes da pesquisa mencionou, indiretamente, a relação do SIH com o conceito homeostase, ou seja, como um sistema que atua na manutenção da estrutura (conservação da organização) do organismo por meio do equilíbrio metabólico dinâmico. Com base nos resultados da investigação, sugerimos a necessidade da valorização do ensino de Imunologia com abordagem biológica, sistêmica, homeostática e não metafórica. Justificamos esta indicação em razão da relevância desse conhecimento para compreensão da saúde e das relações estabelecidas entre o organismo e o ambiente, além da compreensão global do organismo e do conjunto de interações internas e externas que atuam na manutenção da vida. Ademais, ressaltamos a sua importância para a tomada de decisão adequada à manutenção da saúde e do bem-estar físico, social e mental. Por fim, preconizamos a necessidade de realização de um ensino que considere as concepções dos educandos e a influência dessas no processo de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bohn, Vanessa Cristiane Rodrigues. "Seja Audacity na criação de Podcasts: a união do software livre e da Web 2.0 no ensino de língua estrangeira." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 2, no. 1 (June 22, 2009): 26–33. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.2.1.26-33.

Full text
Abstract:
Web 2.0 e software livre são termos ainda novos para os professores de língua estrangeira. Com essa nova fase na rede mundial de computadores, a participação dos internautas tornou-se mais interativa e dinâmica. Partindo da idéia colaborativa, o presente artigo tem por finalidade apresentar a ferramenta Podcasting e o Software de edição de áudio Audacity na criação de material didático no ensino de língua estrangeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Aracelly Matos, and Kenia Kodel Cox. "Desenvolvimento e avaliação do serious game anjos azuis voltado para a educação patrimonial." Tecnologias, Sociedade e Conhecimento 7, no. 1 (August 4, 2020): 97–117. http://dx.doi.org/10.20396/tsc.v7i1.14697.

Full text
Abstract:
A Educação Patrimonial conscientiza cidadãos da importância da preservação do patrimônio, estimulando seus sensos de pertencimento e responsabilidade. Este volta-se para o serious game "Anjos Azuis", que explora a ludicidade, imersão, dinâmica, familiaridade com jogos e outras vantagens de games para o ensino. Foi desenvolvido usando o framework DPE (Design, Play, Experience); e validado pelas metodologias LORI (Learning Objects Review Instrument) e EgameFlow, envolvendo 46 crianças e 3 pedagogas. Em etapa pós-avaliação, foi implementada uma versão mobile, com exploração de áudio para os textos de composição do “Anjos Azuis”, comandos orientados a touch screen e plays automáticos, a fim de melhorar a acessibilidade para alunos não alfabetizados. Hoje o “Anjos Azuis” instrumentaliza iniciativa governamental municipal de educação para segurança pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mesquita NETO, José Rodrigues de, and Clerton Luiz Felix BARBOZA. "O EFEITO DA PALAVRA NA CONSTRUÇÃO DA INTERFONOLOGIA RÓTICA PB-ELE." Trama 15, no. 34 (February 27, 2019): 52–67. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v15i34.20476.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo geral analisar o efeito da palavra na construção da interfonologia rótica envolvendo o PB e o ELE de professores de espanhol no Brasil. Temos como pergunta-problema: como a palavra influencia na construção da interfonologia rótica entre o português e o espanhol? Nossa hipótese básica afirma que a interfonologia será construída de modo diferente segundo as palavras, os sujeitos e os experimentos. Para a realização da pesquisa temos como base teórica a língua como SAC (BECKNER et al., 2009) e os modelos fonológicos multirepresentacionais: FU (BYBBE, 2001) e ME (PIERREHUMBERT, 2001). A metodologia é de cunho quali-quantitativo e corte transversal, traz como corpus o áudio de 770 tokens em que os róticos aparecem em diferentes contextos fonotáticos e em dois experimentos. Desse modo, verificamos que uma palavra com alto Índice de Realização Não-Padrão no experimento 1, pode aparecer com um baixo Índice no experimento 2. Assim, comprovando o comportamento dinâmico da língua. REFERÊNCIASALVARENGA, E. Metodología de la investigación cuantitativa y cualitativa. 5 ed. Asunción: Diseños. 2014. BAICCHI, A. Construction learning as a complex adaptive system: psycholinguistic evidence from L2 learners of English.BARBOZA, C. L.. Efeitos da palatalização das oclusivas alveolares do português brasileiro no percurso de construção da fonologia do inglês língua estrangeira. 2013. 165f. Tese (Doutorado em Linguística) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. BECKNER, et al. Language is a complex adaptive system: position paper. Language Learning, Michigan, v. 51, n. 1, p.1-26, Dec. 2009. BOERSMA, P., WEENIK, D. Praat: doing phonetics by computer. Version 5.1.43. Disponível em: http://www.praat.org. 2012.BRISOLARA, L.; SEMINO, M. ¿Cómo pronunciar el español? La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: Ejercicios prácticos. Campinas: Pontes Editores. 2014.BYBEE, J. Phonology and language use. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.______. Usage-based grammar and second language acquisition. In: ROBINSON, Peter; ELLIS, Nick C. Handbook of cognitive linguistics and second language acquisition. New York: Routledge, 2008. p. 216-236.______, Joan. Language, usage and cognition. Nova York: Cambridge. 2010.CARVALHO, K. C. Descrição fonético-acústica das vibrantes no português e no espanhol. 2004. 213f. Tese (Doutorado em Letras) – Curso de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2004.CRISTÓFARO-SILVA, T. Descartando fonemas: a representação mental na fonologia de uso. In: HORA, D. da; COLLISCHON, G. Teoria linguística: fonologia e outros temas. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003. p. 200-231.______. Fonologia probabilística: estudos de caso do português brasileiro. Lingua(gem), Macapá, v. 2, n. 2, p.223-248, 2005.______. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto. 2013.FERNÁNDEZ, J. Fonética para profesores de español: de la teoría a la práctica. Madrid: Arco/libros. 2007.GOMES, A. S.. A vibrante múltipla espanhola em aprendentes de Espanhol como língua estrangeira na Bahia e em São Paulo: uma abordagem sociolinguística. 2013. 125f. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) – Curso de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford Universuty Press, 2008.LEFFA, V. J. ReVEL na Escola: Ensinando a língua como um sistema adaptativo complexo. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016 [www.revel.inf.br].NAVARRO, T. Manual de pronunciación española. Madrid: CSIC, 1991.PIERREHUMBERT, J. B. Exemplar dynamics: word frequency, lenition and contrast. In: BYBEE, Joan; HOPPER, P. (Comp.). Frequency and the emergence of linguistic structure. Amsterdam: John Benjamins, 2001. p. 137-158.SILVA, K. C. Ensino-Aprendizagem do espanhol: O uso interlinguístico das vibrantes. 2007. 161f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. Recebido em 06-09-2018.Aceito em 22-02-2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dos Santos, Júlio César, and Aline Souza Da Conceição. "Reverberações das cartas de alforria nas discriminações étnicas." Odeere (UESB), no. 4 (December 31, 2017): 124. http://dx.doi.org/10.22481/odeere.v0i4.2371.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é entender as narrativas nas cartas de alforria, como dinâmicas de produção de sentidos intergeracionais de pessoas em situações de discriminações étnicas. Questionamos os temas nas cartas de alforria que marcam narrativas de discriminação étnica nas ações e atividades atuais. O método de pesquisa foi uma busca documental nos cartórios da cidade por cartas de alforria e inventários de família com declarações de posse de uma pessoa sobre a outra, de 1872 a 1888. Um outro método se constitui na escolha de 3 homens da mesma família no corte do corpus de narrativas de doze homens, de três gerações, da cidade de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Foram realizadas quarenta e oito horas de gravações de áudio e vídeo em entrevistas de história de vida e episódica. Na análise de conteúdo temática da narrativa das cartas de alforria foram encontradas reverberações dos mesmos temas de discriminação, racismo e preconceito étnico nas narrativas dos participantes. Foi escolhida a narrativa de P32 por apresentar vários significados que discriminam as populações negras no interior da comunidade do Quilombo Alto do Morro, como o “trabalho doméstico”; “a minha cor assim”. O foco da narrativa enfatiza o impacto da educação, como prática cultural em detrimento aos processos discriminatórios aos “de minha cor assim”. Conclui-se que a quantidade de leis contra o racismo sinaliza questões intergeracionais importantes, em como a reverberações dos significados, a dinâmica de produção de sentidos intergeracional de negros alforriados paralisa algumas pessoas, seus ancestrais e descendentes. Ao mesmo tempo constituíram-se significados de negações, de esquecimentos dos episódios de pessoas de uma mesma família do tratamento como inferior, com todos os processos cognitivos possíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Voltolini, Rinaldo. "A relação professor-aluno não existe: corpo e imagem, presença e distância." ETD - Educação Temática Digital 8 (November 26, 2008): 119. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v8i0.695.

Full text
Abstract:
O recente e crescente uso de recursos áudio-visuais e de informática no ensino recolocou para muitos a questão da necessidade da presença do professor. Longe de ser apenas um recurso que vem prolongar o que já está no universo escolar, sua entrada modifica a dinâmica da relação professor-aluno. As condições que permitiram esta entrada parecem corresponder aquilo que Lacan elucida em sua teoria dos Discursos quando se pergunta: os gadgets vencerão? A mudança das relações entre o sujeito e o objeto, características deste novo discurso contemporâneo, o do Capitalista, no qual o objeto parece predominar sobre o sujeito, podem ser lidas em vários âmbitos. O objetivo deste estudo é analisar as vicissitudes desta mudança no interior das práticas educativas, particularmente em torno do que esta questão sobre a necessidade da presença do professor ilustra sobre ela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Soilo, Andressa Nunes. "Criatividades e instantes: etnografia das práticas de compartilhamento de plataformas de streaming “piratas” no Reddit." Mediações - Revista de Ciências Sociais 24, no. 1 (May 10, 2019): 355. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2019v24n1p355.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas criativas que permeiam o acesso a plataformas de streaming de áudio e vídeo consideradas “piratas” – plataformas que afrontam a lógica da propriedade intelectual – a partir de subreddits (comunidades) da mídia social Reddit. Esta etnografia foi realizada no ciberespaço no primeiro semestre de 2018, juntamente a 158 cibernautas que participam de subreddits dedicados a discussões envolvendo “pirataria” digital, torrents e streaming. Foi possível concluir que, apesar de a tecnologia streaming corresponder a um meio de reprodução que opera através da instantaneidade de transmissões e da supressão de mediadores para o acesso ao conteúdo – o usuário não precisa de outro usuário para acessar o entretenimento que lhe interessa, dinâmica comum às estruturas P2P –, tal meio de reprodutibilidade, através de cibernautas, é reexplorado e rearranjado de modo a se apropriar da prática do compartilhamento comum à “pirataria” do começo dos anos 2000.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silveira, Andressa Da, Bruna Thais Garcez Alves, Mariely Piovesan Elauterio, Flávia Oliveira E Silva, Yasmin Sabrina Costa, and Neila Santini De Souza. "PARTICIPAÇÃO E AUSÊNCIA FAMILIAR: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS." Revista Contexto & Saúde 20, no. 38 (June 30, 2020): 185–90. http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.185-190.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever a participação dos familiares no cuidado clínico e acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com necessidades especiais (CRIANES) de saúde na perspectiva dos profissionais de saúde e educação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Método: estudo de abordagem qualitativa, do tipo participativo, onde a produção de dados ocorreu pelo desenvolvimento da dinâmica de criatividade e sensibilidade linha da vida. Participaram da dinâmica 10 profissionais da saúde e da educação da clínica e da escola, onde a produção ocorreu por meio da metáfora de um varal que representava a linha da vida de cada profissional diante da questão geradora de debate. As produções foram frases e desenhos construídos individualmente e socializados em grupo. As enunciações foram áudio gravadas, transcritas e submetidas à análise de discurso na corrente francesa. Resultados: as produções e os discursos enalteceram a importância da participação das famílias em prol do desenvolvimento das habilidades das crianças e adolescentes e que o impacto é positivo inclusive na adesão ao tratamento e cuidados no âmbito domiciliar. Conclusão: os profissionais da saúde e da educação percebem a importância do trabalho que desenvolvem com as CRIANES. Para eles, o processo de desenvolvimento, da aquisição de habilidades e adesão ao tratamento somente serão satisfatórios com esforços coletivos da família, clínica e escola em prol da saúde e educação das CRIANES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Alexandrina Matos Barreto Motta, Kátya, Denize Bouttelet Munari, and Fernanda Costa Nunes. "Intervenção para desenvolvimento de enfermeiros gerentes em um hospital público na perspectiva da pesquisa ação." Revista Eletrônica de Enfermagem 13, no. 4 (December 31, 2011): 629–38. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v13i4.9149.

Full text
Abstract:
Investigação cujo objetivo foi descrever o processo de desenvolvimento de enfermeiros gerentes para melhor desempenho profissional. Pesquisa ação realizada com 24 enfermeiros em hospital público em Goiânia/GO. Os dados foram coletados no decorrer de uma intervenção norteada pelo ciclo vivencial de aprendizagem e a dinâmica de grupo. Os dados foram registrados em diário de campo, gravações de áudio, analisados descritivamente, considerando o valor do significado expresso nas falas dos participantes e do movimento grupal. A intervenção produziu no grupo reflexões sobre a postura gerencial, a partir de diagnóstico sobre si mesmo, identificação dos pontos fortes daqueles a serem desenvolvidos, além de sinalizar as possíveis mudanças necessárias. A pesquisa ação e o ciclo vivencial de aprendizagem mostrou-se como ferramenta eficiente no processo de qualificação dos enfermeiros, pois possibilitou avançar para além da dimensão cognitiva que envolve o aprendizado gerencial e permitir o alcance dos níveis emocional e atitudinal.Descritores: Administração de Serviços de Saúde; Serviço Hospitalar de Enfermagem; Recursos Humanos de Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Júlio, Josimeire M., and Arnaldo M. Vaz. "Atividades de investigação escolar: análise psicanalítica do engajamento em pequenos grupos." Cadernos de Pesquisa 40, no. 141 (December 2010): 921–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742010000300013.

Full text
Abstract:
Observamos grupos de alunos de ensino médio que foram desafiados a realizar uma atividade de pesquisa em Física. O objetivo era distinguir o engajamento colaborativo de outras formas de participação em grupo. Apresentamos um estudo pormenorizado de aulas que ocorreram no início do ano letivo em turmas do primeiro ano. Recorremos a gravações em áudio e vídeo para categorizar a participação dos alunos durante a atividade. As categorias são inspiradas no referencial psicanalítico de Grupos de Trabalho e Suposições Básicas. Com a ajuda desses conceitos foi possível caracterizar a participação individual no grupo, atentando para os impulsos emocionais que desviaram os indivíduos da tarefa. Baseados nos dados obtidos e em outros trabalhos nos quais analisamos esses grupos isoladamente, concluímos que a participação dos alunos depende de aspectos intrínsecos da dinâmica dos grupos de aprendizagem. A colaboração e objetividade, necessárias para que o grupo funcione bem, dependem de uma interferência externa ao grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Sokem, Jaqueline Aparecida Santos, Fabiana Perez Rodrigues Bergamaschi, and Elaine Aparecida Mye Takamatu Watanabe. "Ensino sobre dermatite associada à incontinência subsidiado pela metodologia da problematização." Revista Enfermagem UERJ 27 (October 21, 2019): e43727. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2019.43727.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar de modo formativo um processo de intervenção educativa sobre dermatite associada à incontinência com profissionais de enfermagem de um hospital público. Método: estudo de intervenção educativa, com abordagem qualitativa, realizado em 2017, com sete profissionais da equipe de enfermagem do setor de clínica médica, de um hospital universitário da Região Centro-Oeste do Brasil. Investigada amostra não probabilística por conveniência. Os encontros foram gravados na sua totalidade em áudio e para tratamento dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Estudo aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: nos depoimentos foram identificadas as seguintes categorias temáticas: curiosidade epistemológica, pesquisa/investigaçao, avaliação e alegria. Conclusão: os participantes relataram ter compreendido o tema, bem como afirmaram que a condução dos encontros oorreu de forma eficiente, alegre e dinâmica. Destaca-se que os profissionais realizaram discussão sobre o problema, mobilizando o grupo para reflexão e mudança das práticas de cuidados em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp, Edicionina Marinho Gomes Oliveira, and Rogério José Schuck. "EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO." Revista Prática Docente 4, no. 1 (July 15, 2019): 42–60. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um estudo de isometrias de rotação. O estudo é parte de um curso de formação continuada decorrente de uma dissertação de Mestrado, apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale Taquari, Univates. O curso envolveu cinco professores de Matemática, do 6º ao 9º ano, de uma escola da Rede Pública de Amarante do Maranhão/MA. Foram abordadas atividades de isometrias de rotação, com possibilidade de exploração com ou sem o uso do software GeoGebra. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as atividades propostas aos professores e respondidas por eles, as gravações de áudios e vídeos, a observação e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontaram que o curso de formação continuada contribuiu para incorporação do software GeoGebra, como recurso tecnológico, na prática dos professores, indicando mudanças futuras, dado o interesse demonstrado nos encontros de formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Castro, Elida Maiara Velozo de, and Michele Regiane Dias Veronez. "Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática." ACTIO: Docência em Ciências 3, no. 3 (November 29, 2018): 471. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v3n3.7782.

Full text
Abstract:
Pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática e também provocado reflexões acerca da utilização da Modelagem para compreender situações do cotidiano ou do interesse dos alunos. No presente estudo temos como objetivo discutir como diferentes atividades de modelagem matemática podem surgir de um mesmo tema de interesse. Assim, apresentamos os encaminhamentos adotados por dois grupos de alunos, do 8o ano do Ensino Fundamental, destacando a dinâmica proporcionada por atividades de modelagem matemática no contexto das aulas de matemática. Este trabalho segue orientações da abordagem qualitativa uma vez que considera observações em sala de aula, transcrições das gravações em áudio, registros escritos e demais produções dos alunos. Os resultados apontam que, em um ambiente de Modelagem Matemática, uma mesma temática, estudada por grupos distintos, embora possa apresentar alguns aspectos tratados de maneira semelhantes, se diferencia em vários outros aspectos, como, por exemplo, os conceitos matemáticos utilizados no desenvolvimento de cada atividade, trazendo à tona diferentes conhecimentos matemáticos e não matemáticos dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Aparecida Teixeira da Silva, Aline, Vinícius Catão, and Aparecida de Fátima Andrade da Silva. "ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE ESTEQUIOMETRIA ABORDANDO A QUÍMICA DOS SABÕES E DETERGENTES." Revista Prática Docente 5, no. 2 (August 31, 2020): 1256–77. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n2.p1256-1277.id736.

Full text
Abstract:
O presente trabalho descreve e analisa uma Sequência Didática Investigativa que abordou a Química dos sabões e detergentes. Ela foi elaborada para ensinar Estequiometria de forma contextualizada aos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio, em uma escola privada na cidade de Viçosa (MG), sendo discutida ao longo de oito aulas de cinquenta minutos. Para analisar os dados, foram feitos Estudos de Casos com a descrição das aulas, tendo como base as transcrições dos áudios, as respostas dos estudantes às atividades, além das notas de campo. Essa análise nos permitiu concluir que o modo como foi abordado o conteúdo de Estequiometria em sala de aula, por meio de atividades experimentais investigativas e com abordagens contextuais, favoreceu debates sobre questões sociocientíficas que permitiram problematizar o conteúdo, proporcionando aos estudantes um processo formativo mais dinâmico e participativo. Isso favoreceu uma melhor compreensão do conteúdo químico, bem como a formação cidadã.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Beraldo, Rossana Mary Fujarra, and Diva Albuquerque Maciel. "Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais." Psicologia Escolar e Educacional 20, no. 2 (August 2016): 209–18. http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150202952.

Full text
Abstract:
Resumo As dinâmicas criadas em torno das tecnologias digitais e da Internet têm impulsionado mudanças na educação e resultado na necessidade de profissionalização de professores para o uso de ambientes virtuais, em uma nova cultura escolar. Com o objetivo de identificar competências pelo uso das TDIC em práticas de ensino, realizamos um estudo com quatro professores do ensino médio de uma escola pública no Distrito Federal, que utilizam a plataforma Moodle desde 2006. Com base na psicologia cultural, reunimos dados a partir de entrevistas gravadas em áudio, análise documental, consulta aos planos de aula e avaliação dos recursos tecnológicos. A análise construtivo-interpretativa dos dados focalizou cinco categorias: Sou autodidata, Sou motivado, Faço a diferença, Construo o novo e Co-construo com o grupo. Os resultados indicaram que a aprendizagem coletiva, o estabelecimento de recursos simbólicos e os aspectos emocionais entre esses professores incidiram positivamente no desenvolvimento de novas competências para lidar com ambiente virtuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Borém, Fausto. "“... Foda!”: a bossa das palavras, música e imagens de Caetano Veloso." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 3, no. 2 (December 18, 2016): 117–59. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v3i2.8816.

Full text
Abstract:
Estudo sobre o trinômio texto-música-imagem no videoclipe A Bossa Nova é foda do compositor, poeta e cantor Caetano Veloso, dirigido por Fernando Young e Tonho Quinta-feira (VELOSO, BANDA CÊ, YOUNG e QUINTA-FEIRA, 2013), a partir de referenciais analíticos multidisciplinares: [1] a interação entre as linguagens verbais, sonoras e imagéticas na compreensão e comunicação de significados (PEIRCE, 2005; SANTAELLA, 2005; PLAZA, 2003); [2] os conceitos de Segmentação, Contorno de Ativação, Cinemática, Dinâmica e Pontos de Sincronização em movimentos de dança (HAGA, 2008, adaptados à análise de vídeos de música por BORÉM, 2014, BORÉM, 2016); [3] o reconhecimento de emoções e sensações na linguagem corporal, especialmente nas expressões faciais (emoções básicas, EKMAN e FRIESEN, 2003). Os resultados mostram que a intrincada codificação na letra da música apresenta grande correspondência com ambos os sons da gravação de áudio e o videoclipe. Mais do que isso, a integração entre estas três instâncias de comunicação – palavras, sons e imagens – forma um complexo e sofisticado mosaico com grande unidade estrutural nos níveis locais, médios e global da obra, permitindo tanto uma leitura e fruição imediatas quanto uma compreensão analítica mais aprofundada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Batista, Gabriele. "Atividades investigativas com o Geogebra: contribuições de uma proposta para o ensino de matemática." Com a Palavra, o Professor 1, no. 1 (December 30, 2016): 109. http://dx.doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-93.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve por objetivo analisar como um grupo de professores planeja e desenvolve práticas investigativas para serem trabalhadas nas aulas de Matemática, utilizando como recurso um software de Geometria Dinâmica. Pretendeu-se, também, investigar o papel das atividades desenvolvidas pelos docentes durante o processo de ensino e aprendizagem. Os sujeitos dessa investigação foram docentes da rede pública de ensino de sete municípios no interior do Estado da Bahia, que participaram de um curso de extensão, cuja proposta era a elaboração de estratégias pedagógicas para o ensino de Matemática. Optou-se, como meta principal, responder a seguinte questão norteadora: “Quais contribuições uma proposta de ensino investigativo, auxiliada pelo ambiente informatizado, pode oferecer para a compreensão dos conteúdos nas aulas de Matemática?” Para alcançar os objetivos do estudo, tomou-se por base os aportes teóricos sobre ensino investigativo. A análise qualitativa foi desenvolvida baseada no recorte do material produzido pelos docentes, sendo que os dados da investigação foram coletados por meio de observação em campo, questionários e gravações de áudio. A avaliação das atividades ajudou-nos a entender como a prática investigativa, associada a uma ferramenta tecnológica, contribui para um aprendizado, proporcionando um ensino com maior interação e exploração dos conteúdos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Hansen, Fábio. "As formações imaginárias e seus efeitos de sentido no ensino e na aprendizagem de criação publicitária." Educação e Pesquisa 39, no. 2 (June 2013): 465–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022013000200012.

Full text
Abstract:
A partir das noções de formações imaginárias e antecipação, este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de criação publicitária na perspectiva teórica da análise de discurso. Examinamos como o mundo profissional insere-se na prática docente e na dinâmica da sala de aula, entrelaçando-se ao discurso pedagógico. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar o modo como a imagem que o professor atribui a si e aos estudantes produz efeitos de sentido nos procedimentos didático-pedagógicos em disciplinas da área de criação publicitária. Para cumprir tal objetivo, recorremos a uma pesquisa de caráter empírico, na qual selecionamos sequências discursivas produzidas em 2011 por meio da gravação em áudio e vídeo de aulas das disciplinas de Criação, Direção de Arte, Redação Publicitária e Criação de Campanha na Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre. Revelamos que o conteúdo programático trabalhado em sala de aula e que emerge durante a preparação do curso é determinado pelas formulações imaginárias do professor, pela antecipação do efeito de sentido e pela homogeneização dos estudantes. A ação educativa é norteada pela antecipação da resistência do sistema de ensino. Por fim, pode-se afirmar que o lugar de professor e de aluno são representações socialmente incorporadas que impactam terminantemente as práticas pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Queiroz, Luis Ricardo Silva, and Raiana Alves Maciel Leal do Carmo. "Políticas culturais e músicas da cultura popular: inter-relações na contemporaneidade." OPUS 24, no. 2 (August 27, 2018): 84. http://dx.doi.org/10.20504/opus2018b2404.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito da cultura popular de Januária, cidade localizada no norte de Minas Gerais, com o objetivo de compreender as inter-relações das práticas musicais dos Ternos de Reis com as políticas culturais vigentes no município no período de 2004 a 2014. O estudo é fundamentado em bases epistemológicas da etnomusicologia e de áreas afins, tendo como suporte metodológico pesquisa documental, estudos bibliográficos e pesquisa etnográfica. Esta última abrangeu observação participante, entrevistas, gravação de áudio, fotografias e filmagens. Os resultados obtidos evidenciam que as políticas culturais em Januária são constituídas a partir de uma relação mútua entre as definições e ações das instituições promotoras e os agentes que compõem os grupos da cultura popular do município. Nesse contexto, as principais inter-relações entre as políticas implementadas e as práticas musicais dos Ternos de Reis se caracterizam na criação e definição de espaços culturais, nas estratégias de produção e circulação das práticas musicais e nas negociações, ressignificações e adaptações das manifestações culturais à dinâmica do mundo atual. Assim, tais inter-relações constituem uma cena cultural complexa, em permanente processo de reconstrução, a partir das bases ideológicas, conceituais e sociais em geral que definem o universo das políticas culturais e as implicações de suas inserções no contexto da cultura popular de Januária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

DE SOUZA, SIRLENE BARBOSA, and ANDRÉA TEREZA BRITO FERREIRA. "PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO SABER-FAZER DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS." Linguagens, Educação e Sociedade 1, no. 37 (September 17, 2018): 90. http://dx.doi.org/10.26694/les.v1i37.7578.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo investigar as práticas de ensino da leitura e da escrita e os usos dos materiais escritos em salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras, no sentido de entender como tais práticas se relacionavam (ou não) com a dinâmica social da escrita, fora da escola (SOARES, 1998). Numa abordagem qualitativa e de cunho etnográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; BOGDAN; BIKLEM, 1982), realizamos observações das práticas de ensino da leitura e da escrita de duas professoras com gravações em áudio, registros em diário de campo e minientrevistas semiestruturadas antes, durante e após as nossas observações. Os resultados apontaram que as professoras, embora conhecessem as teorias e os discursos oficiais mais atuais, recorriam a vários caminhos teórico-metodológicos para dar conta dos seus objetivos ao ensinar a língua materna em suas classes. Verificamos, ainda, que as práticas escolares de ensino embora, ora se afastem mais, ora menos, dos usos da língua em situações do cotidiano, essas fazem com que a língua escrita na escola adquira uma “existência social” (ROCKWELL, 1985).Palavras chave: Ensino da leitura e da escrita.Práticas pedagógicas.Usos da língua escrita. GMT Detectar idiomaAfricânerAlbanêsAlemãoAmáricoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCanarêsCatalãoCazaqueCebuanoChicheuaChinês simpChinês tradChonaCingalêsCoreanoCorsoCrioulo haitianoCroataCurdoDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFilipinoFinlandêsFrancêsFrísioGaélico escocêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGuzerateHauçaHavaianoHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIídicheIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoLuxemburguêsMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarataMongolNepalêsNorueguêsPachtoPersaPolonêsPortuguêsPunjabiQuirguizRomenoRussoSamoanoSérvioSessotoSindiSomaliSuaíleSuecoSundanêsTadjiqueTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaXhosaZulu AfricânerAlbanêsAlemãoAmáricoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCanarêsCatalãoCazaqueCebuanoChicheuaChinês simpChinês tradChonaCingalêsCoreanoCorsoCrioulo haitianoCroataCurdoDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFilipinoFinlandêsFrancêsFrísioGaélico escocêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGuzerateHauçaHavaianoHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIídicheIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoLuxemburguêsMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarataMongolNepalêsNorueguêsPachtoPersaPolonêsPortuguêsPunjabiQuirguizRomenoRussoSamoanoSérvioSessotoSindiSomaliSuaíleSuecoSundanêsTadjiqueTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaXhosaZulu A função de fala é limitada a 200 caracteres Opções : Histórico : Comentários : DonateEncerrar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Monteiro, Sabrina, Luís Felipe Pissaia, and Juliana Thomas. "A realização de Júri Simulado como Estratégia de Ensino para alunos do ensino médio." Research, Society and Development 7, no. 12 (August 23, 2018): e8712490. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v7i12.490.

Full text
Abstract:
Esse relato de experiência tem como objetivo analisar e refletir a aplicação de uma estratégia de ensino, em turmas do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. As diferentes estratégias aplicadas em sala de aula desafiam o aluno à inúmeras ações: a defesa de ideias, o poder de argumentação, o julgamento e a tomada de decisão. Destaca-se que os registros referentes aos resultados foram feitos a partir de observações, anotações e gravações de áudio durante o desenvolvimento das atividades. Diante dessas considerações e observando que os alunos apresentavam dificuldade quanto a argumentação e interpretação de situações, desenvolveu-se a estratégia do Júri Simulado. Segundo o relato dos alunos, foi possível perceber que estão acostumados com atividades rotineiras em sala de aula e destacam que a estratégia foi uma forma rica de troca de diálogos, discussões e debate, apoiadas em uma situação real. Uma vez que, as dinâmicas de grupo são atrativas e envolventes, por seu caráter motivacional e construtivo, podendo ser utilizadas como propostas pedagógicas em qualquer disciplina. Além disso, percebeu-se que elas contribuíram para o desenvolvimento da interpretação e da argumentação dos alunos envolvidos, que passaram a colocar suas ideias com clareza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Melques, Paula Mesquita, Klaus Schlünzen Junior, and Ana Maria Osorio Araya. "O USO DE OBJETOS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO." Revista Eletronica Gestão & Saúde 1, no. 1 (July 17, 2013): 700. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v1i1.14143.

Full text
Abstract:
O presente trabalho corresponde a uma pesquisa de Mestrado que possui como campo de pesquisa uma sala de aula do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada na cidade de Presidente Prudente/São Paulo, Brasil. O objetivo principal é investigar a contribuição do uso de Objetos Educacionais (OE) nas aulas de Física ao processo de inclusão, utilizando como ferramenta o Banco Internacional de Objetos Educacionais. Para isso, busca-se contemplar os seguintes objetivos específicos: analisar como os OE podem ser inseridos nas aulas de Física, tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; analisar se os OE pré-selecionados contemplam a acessibilidade, favorecendo seu uso por alunos com deficiência; analisar se os OE selecionados contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem de Física. Devido a recursos como áudio, imagem, situações dinâmicas e a oportunidades de realizar experiências práticas e trabalhar em grupo, os resultados preliminares indicam que os OE selecionados a partir de critérios de avaliação pré-definidos podem contribuir não só com a inclusão escolar de todos os alunos, mas também com a inclusão social, em especial do aluno com deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silveira, Andressa Da, and Bruna Pillar Benites Nicorena. "MAPA FALANTE DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA VOZ DE MÃES CUIDADORAS." Revista Contexto & Saúde 20, no. 40 (November 4, 2020): 181–88. http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.181-188.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever a rede de apoio institucional acessada por crianças com necessidades especiais de saúde na voz de mães cuidadoras. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com mães cuidadoras de crianças com necessidades especiais de saúde, usuárias de uma Policlínica Infantil localizada na fronteira oeste do Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio da dinâmica de criatividade e sensibilidade Mapa Falante, com a metáfora do desenho para a produção dos dados. A produção dos dados foi realizada no espaço domiciliar, as falas foram áudio gravadas, transcritas e analisadas por meio da análise de discurso pecheutiana. Resultados: na perspectiva das mães cuidadoras as crianças que possuem necessidades especiais de saúde necessitam de uma ampla rede de apoio social, representada pelas redes institucionais e sociais que fazem parte do dia a dia de seus filhos. No discurso dessas mulheres observou-se ainda a dificuldade de inclusão das crianças na sociedade, devido a presença dos tabus sociais da necessidade especial de cuidados a saúde. As mães são cuidadoras principais, exclusivas e os cuidados em alguns momentos é compartilhado com outros membros do núcleo familiar. Conclusões: o cuidado solitário, compartilhado em alguns momentos é evidenciado no discurso das mães cuidadoras. A dificuldade de inserção da criança na escola, a diversidade de serviços de saúde requeridos também aparecem na produção artística e nas enunciações dessas mulheres. O discurso denota a importância dos cuidados de enfermagem, para o preparo da família dessas crianças para a continuidade dos cuidados no espaço domiciliar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pinheiro, Daniel Silva, Karina Moreira Menezes, and Salete de Fátima Noro Cordeiro. "Criar de um jeito hacker: experiências na/com a escola e a universidade." Perspectiva 39, no. 3 (September 21, 2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2021.e72405.

Full text
Abstract:
Este artigo aponta elementos para repensarmos e transformarmos práticas no contexto educativo contemporâneo. Estão em evidência a experimentação de possibilidades outras de vivenciar o cotidiano escolar e a construção de materiais baseados em recursos abertos. Considerando as correntes críticas à educação pública, percebemos a necessidade de agir de maneira propositiva, construindo a mudança a partir de dentro das escolas, escutando, apoiando e fortalecendo seus praticantes. Uma das possibilidades é a presença da universidade realizando pesquisas com as escolas, como aconteceu no projeto Conexão Escola-Mundo, que fomentou o jeito hacker de criar, aqui é descrito e analisado. As ações também contemplaram o desenvolvimento de redes de saberes e significados tecidas por meio de práticas em que os sujeitos se colocavam enquanto autores dos seus percursos de aprender/ensinar. A metodologia foi construída conjuntamente com os praticantes, utilizando-se principalmente da dinâmica de reuniões de trabalho e estudo com professores, além de oficinas e ações que atendessem a temas demandados pela comunidade escolar. Os dispositivos utilizados para construção de dados foram gravações em áudio e/ou vídeo e diários de campo. Também aportamos a discussão deste artigo em uma breve análise sobre como o jeito hacker está presente nas atividades de formação que realizamos com alunos dos cursos de licenciatura. Os resultados gerais apontam para a capacidade de inovação e integração do tripé ensino, pesquisa e extensão, realizado pela universidade pública por meio do estabelecimento de um ecossistema colaborativo com a escola, no qual a troca de saberes transforma-se em construção de conhecimentos para todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Souza, Nilva Cristina de, Christina Vargas Miranda Carvalho, and Luciana Aparecida Siqueira Silva. "INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás." Multi-Science Journal 2, no. 1 (February 24, 2019): 33. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v2i1.876.

Full text
Abstract:
A indisciplina é um problema recorrente no processo educacional e que emerge de uma multiplicidade de causas e fatores que se encontram inseridos dentro e fora do contexto escolar. Objetivou-se neste trabalho identificar e analisar as considerações e percepções de um grupo de gestores e professores do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Goiás, a respeito da indisciplina e como eles lidam com a mesma. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa sendo utilizados questionários, entrevistas e gravação de áudio para coleta de dados. Observou-se que os professores participantes são graduados em cursos voltados à formação docente, porém, a maioria atua fora da sua área de formação e possui sobrecarga de trabalho. As situações e comportamentos declarados pelos professores e gestores como indisciplina são caracterizados como indisciplina instrucional. O diálogo e a tentativa de compreender o contexto vivenciado pelo aluno foram as condutas apresentadas no enfrentamento do problema. Para minimizar a indisciplina, ambos os grupos de participantes revelam a necessidade de colaboração e participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e melhoria nas relações interpessoais da família. Há concordância entre professores e gestores que consideram o desinteresse como o principal gerador da indisciplina. Desse modo, estratégias diversificadas podem estimular a participação do aluno na aula, minimizando o desinteresse e, consequentemente, a indisciplina. São muitos e diferentes os apontamentos e considerações sobre a indisciplina. Por ser uma situação dinâmica, cabe aos envolvidos com o ambiente escolar serem motivadores das mudanças, partindo a iniciativa na prática de cada docente em sala de aula, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade do ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Faria, Alexandre Fagundes, and Arnaldo De Moura Vaz. "EXPERIÊNCIAS DE PENSAMENTO CIENTÍFICO EM AULAS DE FÍSICA." Investigações em Ensino de Ciências 23, no. 1 (April 30, 2018): 266. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p266.

Full text
Abstract:
Governos, entidades e pesquisadores propõem a promoção de experiências escolares que deem aos estudantes oportunidade de mobilizar o pensamento científico, isto é: de usarem conhecimentos de domínio específico e estratégias de domínio geral. Observamos estudantes em situações regulares de sala de aula e tomamos como objeto de investigação suas experiências de pensamento científico. O objetivo da pesquisa foi caracterizar essas experiências de pensamento científico de dois grupos de estudantes que se envolveram na resolução de tarefas sobre dinâmica newtoniana. Participaram 19 voluntários, de 15 a 17 anos, dos cursos técnicos de nível médio em eletrônica e informática de uma escola técnica federal localizada em Belo Horizonte. As atividades propostas aos estudantes são parte regular do curso de Física desde 2010. Não houve intervenção especial para condução da pesquisa. A coleta de dados foi feita durante as aulas com gravações em áudio e vídeo; notas de observação de campo; e fotografias de cadernos dos estudantes e de pôsteres elaborados para apresentação em classe. Selecionamos para análise dois grupos de quatro estudantes, escolhidos com base na sua assiduidade. Transcrevemos episódios em que identificamos experiências de pensamento científico. Essas transcrições, as notas de campo e as fotografias foram trabalhadas no processo de análise dos dados. Para analisar os dados, recorremos à Teoria da Experiência de John Dewey. Nossos resultados indicam que os dois grupos tiveram experiências educativas, mas elas foram qualitativamente distintas. Essa distinção na qualidade das experiências decorre das diferentes maneiras como os estudantes interagiram com as condições dadas para o desenvolvimento das tarefas. Informações adicionais são dadas sobre as circunstâncias escolares em que a pesquisa foi conduzida para melhor avaliação da qualidade dos seus resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Faria, Alexandre Fagundes, and Arnaldo De Moura Vaz. "PENSAMENTO CIENTÍFICO EMPREGADO EM TAREFAS DE FÍSICA BÁSICA." Investigações em Ensino de Ciências 22, no. 1 (April 24, 2017): 162. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p162.

Full text
Abstract:
No Ensino de Ciências, mais especificamente no Ensino de Física, há estratégias instrucionais baseadas em pesquisa que são reconhecidas por seu potencial de promover o desenvolvimento conceitual. É possível que muitas dessas estratégias instrucionais levem a aprendizagens mais elaboradas que promovam, por exemplo, o desenvolvimento do pensamento científico. O pensamento científico pode ser definido como constituído por conhecimentos de domínio específico e por estratégias de domínio geral. Investigamos quais estratégias de domínio geral estudantes empregaram em tarefas de uma atividade didática sobre dinâmica newtoniana inspirada pelos “Tutoriais de Física Introdutória”. Participaram 19 estudantes de 15 a 17 anos dos cursos técnicos de nível médio em eletrônica e informática de uma escola técnica federal brasileira. As atividades didáticas propostas aos estudantes são parte regular do curso de Física há sete anos. Nesse sentido, não se preparou intervenção especial para o desenvolvimento da pesquisa. A coleta de dados envolveu gravações em áudio e vídeo de grupos de estudantes; notas de observação de campo; e fotografias de cadernos dos estudantes e de pôsteres elaborados para apresentação em classe. A análise dos dados baseou-se na categorização das estratégias de raciocínio. Os resultados indicam o uso de quatro estratégias de domínio geral pelos estudantes nas tarefas que lhes foram propostas: raciocínio baseado em evidência, avaliação de linha de raciocínio, raciocínio com definição operacional e raciocínio hipotético-dedutivo. Esses resultados sugerem que atividades inspiradas pelos “Tutoriais de Física Introdutória” favorecem aprendizagens de conceitos científicos e aprendizagens ainda mais elaboradas. Coloca-se como demanda para a área de pesquisa a necessidade de refinamento das estratégias de coleta e de análise de dados como forma de identificar o uso de outras estratégias de domínio geral pelos estudantes em contextos semelhantes, assim como a ampliação da investigação para outros contextos escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Carneiro, Alan Silvio Ribeiro. ""A DIFICULDADE NÃO É FALAR, MAS LER FREUD EM PORTUGUÊS": UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE ESTUDANTES HAITIANOS NO BRASIL." Trabalhos em Linguística Aplicada 58, no. 1 (April 2019): 33–61. http://dx.doi.org/10.1590/010318138654142458911.

Full text
Abstract:
RESUMO Após o terremoto de 2010 que afetou a capital do Haiti, Porto Príncipe, o Brasil começou a receber progressivamente um número significativo de imigrantes do país caribenho. O foco da presente pesquisa é um grupo de estudantes haitianos que chegou ao Brasil, em 2011, por meio de um programa de cooperação que tinha, como um de seus objetivos, permitir àqueles que tiveram sua formação interrompida, em função do terremoto, a conclusão de seus estudos em universidades brasileiras. O autor do presente artigo esteve envolvido no acolhimento inicial desses estudantes em uma dessas instituições ensinando português como língua adicional e, mais tarde, em 2014, o autor propôs um curso específico para esse grupo, partindo do referencial teórico dos letramentos acadêmicos, considerando a proximidade da conclusão da graduação desses estudantes e a necessidade de elaboração de uma monografia final. O objetivo principal do presente artigo é apresentar o desenvolvimento desse curso específico, enfocando a regulação metapragmática dos posicionamentos dos participantes nas suas interações orais e escritas. A pesquisa foi conduzida partindo de um olhar etnográfico reflexivo com o registro das atividades em diário de campo, do registro em áudio das interações em sala de aula e das reuniões individuais e a organização de um arquivo das atividades escritas. A análise dos dados aponta para questões concernentes às relações de poder envolvidas na dinâmica de produção do conhecimento, aos processos de construção de um saber reflexivo sobre as práticas de leitura e escrita na universidade e ao desafio às convenções de escrita acadêmica. Ao final, reflito sobre as especificidades das práticas de letramento acadêmico em uma situação transnacional como a descrita, atentando brevemente para os potenciais impactos dessas práticas para os sujeitos que produzem esses textos e, mais amplamente, para a produção de conhecimento no/do Sul global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Machado, Michelle Menezes, Weline Lopes Macau, Mayara Soares Cunha, Débora de Matos Pereira, Jeremias Guilherme dos Praseres França, and Naiza Maria Castro Nogueira. "Educação Ambiental na escola pública Unidade Integrada Governador Matos Carvalho, São Luis (MA): um estudo de caso." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 8, no. 2 (February 10, 2014): 20–30. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1745.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa enfoca um estudo de caso participante realizado em uma escola da rede pública em São Luís (MA). Recursos metodológicos: questionários, palestras, dinâmicas, recursos áudio-visuais, oficinas e ação social. Resultados dos questionários: para 88,68% (pré-teste) e 96,23% (pós-teste) dos alunos, o lixo prejudica o meio ambiente; para 81,13% (pré-teste) e 90,57% (pós-teste), aterro sanitário é destino corretos para o lixo; para 77,36% (pré-teste) e 88,68% (pós-teste), faz-se dobradura para reutilizar papel; 13,21% (pré-teste) e 54,72% (pós-teste) dos alunos sabem quais materiais são separados na coleta seletiva; 81,13% (pré-teste) e 96,23% (pós-teste) consideram a Educação Ambiental importante. Observou-se que os alunos apresentaram melhora no rendimento da avaliação final em relação a avaliação inicial. Palavras-chave: Educação Ambiental; escola; lixo. ABSTRACT: This research focuses a participant study of case realized in a public school in São Luís (MA). Methodological resources: questionnaires, lectures, use of animations and music, workshops and social action. Results of questionnaires to 88.68% (pre-test) and 96.23% (post-test) of the students, the garbage harms the environment, to 81.13% (pre-test) and 90.57% (post-test), landfill is a correct destination for the garbage; to 77.36% (pre-test) and 88.68% (post-test), we can reuse a scratched paper doing folding; 13.21% (pre-test) and 54.72% (posttest) of the students know what kind of materials are separated in the selective collection, 81.13% (pre-test) and 96.23% (post-test) considered important Environmental Education. It was noted that students showed improvement in the yield of the final assessment for initial evaluation. Keywords: Environmental Education; school; garbage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Yamaguchi, Hudinilson Kendy de Lima, and Walcicley Moura Barreto. "O uso do Software Audacity como Mediação Pedagógica no Ensino de História para Educação de Jovens e Adultos." Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) 7 (February 22, 2021): e123621. http://dx.doi.org/10.31417/educitec.v7.1236.

Full text
Abstract:
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descrever a utilização do software Audacity como ferramenta pedagógica de aprendizagem no ensino de História, a partir da produção de arquivos digitais no contexto da Educação de Jovens e Adultos – EJA (N=26). O Estudo de Caso foi realizado com alunos de uma escola municipal da rede pública de ensino da cidade de Coari-AM, com a justificativa de incentivar os educandos dessa modalidade de ensino a desenvolverem materiais didáticos em forma de arquivos digitais de áudios através do software, aperfeiçoando assim sua escrita e oralidade. A metodologia é de natureza básica, com caráter descritivo, temporalidade transversal, como instrumento de pesquisa a partir da observação e aplicação de questionário aos alunos com abordagem metodológica de mista. O percurso metodológico iniciou com a criação de roteiros com tema da disciplina de História, seguido pela gravação dos roteiros simulando programas de rádios, finalizando com a apresentação. Os resultados mostraram que o processo de imersão desta ferramenta tecnológica como práticas pedagógicas do ensino estimulou a criatividade e a integração entre os educandos, contribuindo de forma positiva para a aprendizagem e o aperfeiçoamento do processo de ensino dos conceitos de História, de forma dinâmica e prazerosa para os alunos. Assim concluímos que a utilização de ferramentas tecnológicas, como o software Audacity, dinamizam as práticas pedagógicas e apresentam-se como alternativas viáveis para o processo de ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Thiago Nogueira, Claudia Mara de Melo Tavares, Marilei de Melo Tavares, Sérgio Donha Yarid, Victória Ribeiro Teles, and Rozemere Cardoso de Souza. "Subjetividades do trabalho de enfermeiros no processo de doação de órgãos: sociopoética como método." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 16, 2021): e163101219850. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.19850.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi desvelar as subjetividades do trabalho de enfermeiros no processo de doação de órgãos com a utilização da sociopoética como método. Pesquisa qualitativa, desenvolvida com 8 enfermeiros, atuantes em município do extremo sul do estado da Bahia, Brasil. A produção de dados considerou o grupo-pesquisador como dispositivo e o estímulo dos sentidos, para expressão das subjetividades. As atividades desenvolvidas na dinâmica do grupo-pesquisador foram gravadas e os áudios transcritos, textualizados e categorizados, segundo análise de conteúdo de Bardin. O estudo cumpriu as exigências éticas da pesquisa com seres humanos. Os resultados estão apresentados em quadro, a partir dos seguintes temas transversais das subjetividades expressas pelo estímulo do sentido: imprevisibilidade do cotidiano, importância do trabalho em equipe, humanização e acolhimento e esperança como elemento motivador para o trabalho. A discussão expressou que o uso da sociopoética como método possibilitou desvelar a dimensão imaginativa dos profissionais de enfermagem sobre suas atividades, analisando diversos aspectos, como o desvelar das subjetividades do trabalho de enfermeiros no processo de doação de órgãos, nos depoimentos de enfermeiros e das dimensões presentes no processo de trabalho de doação de órgão e tecidos no âmbito hospitalar, dentre outros aspectos dos conteúdos emergentes do Grupo Pesquisador. Assim, percebeu-se a imprevisibilidade do cotidiano, a importância do trabalho em equipe, a humanização e acolhimento e a esperança, como elementos motivadores para o trabalho e fatores que influenciam na doação e no transplante de órgãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Alves, Angelica Benício, Sandro Cesar Silveira Jucá, Maria Valdenia da Silva, and Solonildo Almeida da Silva. "A aplicabilidade de hipercontos nas aulas de Língua Portuguesa." Research, Society and Development 8, no. 6 (March 23, 2019): e1186963. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i6.963.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva refletir sobre a aplicabilidade de hipercontos nas aulas de Língua Portuguesa, pois compreende que esse gênero textual contribui de forma significativa para a formação de leitores proficientes, além de aproximar os alunos do universo da leitura. Isso se justifica pelo fato de que o público-alvo das escolas atuais é composto em sua maioria por leitores “imersivos” (Santaella, 2004), ou seja, os alunos são internautas que navegam frequentemente nas redes do ciberespaço, composto por links, imagens, vídeos, áudios, entre outras linguagens. Esse perfil de leitor encontra nos hipercontos a interação que está habituado, pois esses hipertextos lançam mão das potencialidades do ambiente virtual para se concretizarem. Diante disso, esta pesquisa de abordagem qualitativa utilizou as contribuições de estudiosos, como Hayles (2009), Dias (2012) Santaella (2004) e Cosson (2011), com a intenção de construir e aplicar uma sequência didática do hiperconto “Um barulho no porão”, de Marcos Cecílio (2014). A experiência teve como público-alvo uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Choró/CE . Os resultados obtidos evidenciaram o interesse dos alunos pela sequência didática em questão, principalmente porque foi utilizado um hipertexto interativo, marcado pela presença de links e por uma narrativa não-linear, que possibilita a construção dos caminhos da leitura. Portanto, a utilização de hipertextos literários é um dos caminhos possíveis para despertar o interesse dos discentes pela leitura, uma vez que esse gênero textual utiliza recursos interativos e dinâmicos, que atraem esses jovens internautas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Filho, Albano Dias Pereira. "Formação continuada de professores do ensino médio para uma aula investigativa sobre probabilidade." Com a Palavra, o Professor 3, no. 1 (March 6, 2018): 155. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v3i1.249.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as contribuições de um curso de formação continuada voltado para o ensino da Probabilidade por meio de aulas investigativas, para a ampliação do conhecimento profissional docente de professores do Ensino Médio. Esta investigação se propôs a responder o seguinte questionamento: “Que contribuições podem trazer, para o conhecimento profissional docente, a participação de professores em uma formação continuada sobre o ensino de Probabilidade baseado em aulas investigativas?” A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de um projeto de pesquisa do Programa Observatório da Educação da CAPES /Inep, intitulado “Educação Continuada do Professor de Matemática do Ensino Médio: Núcleo de Investigações sobre a Reconstrução da Prática Pedagógica”, aqui referenciado como Projeto “OBEDUC Práticas”. A metodologia da investigação foi qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (1996), do tipo Design-Based Research na concepção de Brown (1992) e Collins (1992) e foi dividida em três fases: uma de pesquisa documental, uma de planejamento e uma de pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida em um curso de formação continuada com 12 participantes. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados: o diário de campo do pesquisador, gravações em áudio e vídeo dos encontros e ainda questionários aplicados aos professores participantes da formação continuada. A análise foi interpretativa e adotou as orientações de Powell, Francisco e Maher (2004) quanto aos vídeos, realizados a partir das produções dos professores participantes no curso de formação continuada. Tal formação teve uma dinâmica de encontros presenciais preparados com ênfase na ampliação dos conhecimentos profissionais dos participantes na concepção de Shulman (1986), Ponte (2003) e de Ball et al(2008), em particular sobre o tema probabilidade. A revisão de literatura nos auxiliou no design do processo formativo, bem como nos fundamentou para a análise dos dados coletados na pesquisa. A formação possibilitou a discussão de formas distintas de abordagem da Probabilidade em sala de aula e nela buscamos romper com o pensamento determinístico e linear. O curso auxiliou a ampliação do conhecimento do conteúdo específico de probabilidade, particularmente a conceituação de probabilidade condicional a experimentos frequentistas, a probabilidade geométrica e o teorema de Bayes, bem como a articulação da probabilidade com outros conteúdos. A conclusão foi de que o processo formativo impactou os professores participantes em relação a conhecer e a adotar a abordagem investigativa. Foi constatada ainda a ampliação do conhecimento especializado de probabilidade, do conhecimento pedagógico geral e do conhecimento instrucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Araman, Eliane Maria de Oliveira, and Lucas Ferreira Gomes. "Desenvolvimento profissional e história da matemática: um exemplo a partir das geometrias não euclidianas." Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 22, no. 2 (August 27, 2020): 452–82. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p452-482.

Full text
Abstract:
ResumoEste trabalho tem por objetivo analisar dinâmicas de aprendizagem de um curso de formação continuada ofertado a um grupo de seis professoras de Matemática que atuam na Educação Básica, que teve como foco algumas noções básicas das geometrias não euclidianas. Este curso teve a História da Matemática como elemento desencadeador do processo formativo. Os dados empíricos foram coletados a partir da observação participante, da gravação em áudio, de fotografias e da recolha documental. A análise destes dados foi desenvolvida a partir do modelo inter-relacional de desenvolvimento profissional. Os resultados sugerem que as docentes desenvolveram seus conhecimentos sobre os conceitos matemáticos, as potencialidades do uso da História da Matemática e refletiram sobre a prática docente.Palavras-chave: Educação Matemática, Desenvolvimento Profissional, História da Matemática, Geometrias Não Euclidianas.AbstractThis work aims to analyze the learning dynamics of a continuing education course offered to a group of six Mathematics teachers who work in Basic Education, which focused on some basic notions of non-Euclidean geometries. This course had the History of Mathematics as a trigger for the formative process. Empirical data were collected from participant observation, audio recording, photographs and documentary collection. The analysis of these data was developed based on the interrelation model of professional development. The results suggest that teachers develop their knowledge about mathematical concepts, the potential of using the History of Mathematics and reflect on teaching practice.Keywords: Mathematical Education, Professional Development, History of Mathematics, Non-Euclidean Geometries. ResumenEste trabajo tiene como objetivo analizar la dinámica de aprendizaje de un curso de educación continua ofrecido a un grupo de seis maestros de matemáticas que trabajan en Educación Básica, que se centró en algunas nociones básicas de geometrías no euclidianas. Este curso tuvo la Historia de las Matemáticas como un elemento desencadenante del proceso de capacitación. Se recogieron datos empíricos de observación participante, grabación de audio, fotografías y colección de documentales. El análisis de estos datos se desarrolló en base al modelo interrelacional de desarrollo profesional. Los resultados sugieren que los maestros desarrollaron su conocimiento sobre conceptos matemáticos, el potencial de usar la Historia de las Matemáticas y reflexionaron sobre la práctica docente.Palabras clave: Educación Matemática, Desarrollo Profesional, Historia de las Matemáticas, Geometrías No Euclidianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Sueli Maria dos Reis, Thaís Rothier Duarte, Mayara Dias Barroso, and Maria Cristina Pinto de Jesus. "Vivências dos Familiares Frente à Criança com Fibrose Cística." Journal of Health Sciences 19, no. 2 (April 30, 2017): 89. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n2p89-94.

Full text
Abstract:
A Fibrose Cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética grave e sem cura. Afeta, especialmente, pessoas de etnia branca e tem como manifestação clínica a disfunção gastrointestinal, insuficiência pancreática e alterações respiratórias. O objetivo do estudo foi descrever as vivências dos familiares frente à criança e ao adolescente com Fibrose Cística. Trata-se de um estudo descritivo e analítico com abordagem qualitativa, que busca compreender os sujeitos, na sua realidade, acerca do objeto estudado. Realizado no período de fevereiro a julho 2016, com 14 famílias de crianças e adolescentes cadastrados no Centro de Tratamento em Fibrose Cística de um hospital de ensino, vinculado ao Sistema Único de Saúde. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, gravada em áudio, tendo como critério a amostragem intencional, contemplando o rigor da pesquisa qualitativa. Os resultados mostraram que a vivência dos familiares frente à Fibrose Cística na criança ou no adolescente inclui o impacto do diagnóstico, as alterações na rotina de vida, o que interfere na dinâmica familiar. Apresentaram as dificuldades de adesão ao tratamento e expressaram sentimentos relacionados à convivência com a Fibrose Cística. Os familiares participantes do presente estudo, principalmente as mães, que vivenciam plenamente a doença do filho, são potencialmente os melhores indicadores para o planejamento de intervenções que a equipe multiprofissional pode seguir.Palavras-chave: Fibrose Cística. Saúde da Criança. Doença Crônica.AbstractThe Cystic Fibrosis, also known as mucoviscidosis, is a severe cureless genetic disease. It affects mostly people of white ethnicity and has as clinical manifestation gastrointestinal dysfunction, pancreatic insufficiency and respiratory changes. The aim of the study was to describe the child and teenager’s family’ experiences with Cystic Fibrosis. This is a descriptive and analytical study with a qualitative approach, able to understand the subjects in their reality about the studied object. It was held in the period from February to July 2016 with 14 families of children and adolescents registered in the Treatment Center for Cystic Fibrosis, from a College hospital, associated to the Unified Health System. Data collection occurred through semi-structured interview, recorded in audio having as criterion the intentional sampling, contemplating strictly qualitative research. The results showed that the family members’ experience before the Cystic Fibrosis intheir children includes the diagnosis impact changes in the life routine, which interferes with the family dynamics. They presented the difficulties of adherence to the treatment and expressed feelings related to living with Cystic Fibrosis. The family members participating in the present study, especially mothers, who fully experience the child’s illness, are potentially the best indicators for the planning of interventions that the multi-professional team can follow.Keywords: Cystic Fibrosis. Child Health. Chronic Disease.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Da Silva, Ariel Cardoso, Jeferson Takeo Padoan Seki, and Karina Alessandra Pessoa da Silva. "Antecipação e Encaminhamento de uma Atividade de Modelagem Matemática no Contexto de Aulas de Educação Financeira." Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática 13, no. 1 (June 22, 2020): 73–83. http://dx.doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n1p73-83.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa em que consideramos a antecipação uma etapa inerente ao desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática e que pode auxiliar o professor a prever um encaminhamento em sala de aula. Para isso, desenvolvemos uma atividade de modelagem matemática, com o tema ‘orçamento familiar’, em duas disciplinas de um curso de Licenciatura em Matemática: matemática financeira e tecnologias em Educação Matemática. Fundamentados nos pressupostos teóricos da modelagem matemática como alternativa pedagógica e considerando uma pesquisa de abordagem qualitativa, analisamos os registros escritos e a transcrição dos áudios gravados no desenvolvimento da atividade, de forma descritiva e interpretativa. A análise nos possibilitou inferir que as relações que se estabelecem entre a antecipação e a prática com atividades de modelagem matemática, são dinâmicas e ocorrem a partir das reflexões do professor a respeito de suas intenções e das possíveis resoluções dos alunos, bem como pode sofrer (re)planejamentos. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Financeira. Modelagem Matemática. Abstract In this paper we present results of a research in which we consider the anticipation an inherent step in the development of a mathematical modeling activity and that can help the teacher to predict a routing in the classroom. For this, we developed a mathematical modeling activity, with the theme 'family budget', in two disciplines of a course of Mathematics Degree: financial mathematics and technologies in Mathematics Education. Based on the theoretical assumptions of mathematical modeling as a pedagogical alternative and considering a qualitative approach, we analyze the written records and the transcription of recorded audio in the development of the activity, in a descriptive and interpretative way. The analysis allowed us to infer that the relationships established between anticipation and practice with mathematical modeling activities are dynamic and occur from the teacher's reflections about their intentions and possible student resolutions, as well as being able to suffer ( re)planning. Palavras-chave: Mathematics Education. Financial Education. Mathematical Modeling.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Monteiro, Maria Inês Bacellar, Ana Paula de Freitas, and Luísa Miranda Jorge. "POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ESCOLA: formação de conceitos científicos de alunos com deficiência intelectual." Cadernos de Pesquisa 25, no. 1 (April 24, 2018): 79. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v25n1p79-94.

Full text
Abstract:
Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, este texto trata do ensino de alunos com deficiência. O objetivo é analisar, por meio da intersubjetividade presente nas relações de ensino, as condições concretas para o processo de formação de conceitos científicos em alunos com deficiência intelectual. O trabalho empírico desenvolveu-se em uma escola pública, localizada em um município do interior paulista, tendo como foco as relações de ensino entre um aluno com diagnóstico de deficiência intelectual, matriculado no 8º ano do ensino fundamental, sua professora de Língua Portuguesa e a pesquisadora. Os dados foram registrados em diário de campo e gravados em áudio, com posterior transcrição. As análises buscam os sentidos que vão sendo construídos durante a dinâmica dialógica, a fim de compreender as condições concretas para o processo de formação de conceitos científicos. Os resultados apontam para os desafios e as possibilidades encontrados no trabalho com a elaboração de conhecimentos em sala de aula, revelando a importância de viabilizar práticas pedagógicas orientadas para as relações interfuncionais entre palavra, cognição e imaginação.POSSIBILITIES AND CHALLENGES OF THE SCHOOL: the formation of scientific concepts of intellectually disabled studentsAbstractBased on the cultural-historical perspective of human development, this text addresses the teaching of students with disabilities. The objective is to analyze the concrete conditions for the process of scientific concepts formation in intellectually disabled students through the intersubjectivity found in teaching relationships. The empirical work was developed in a public school, located in a city in the countryside of São Paulo, focusing on the teaching relationships between an 8th-grade student with a diagnosis of intellectual disability, his Portuguese teacher, and the researcher. Data were recorded in field diary and audio, with subsequent transcription. The analyzes seeks to find the meanings that are being built during the dialogicdynamics, in order to understand the concrete conditions for the process of formation scientific concepts. The results point to the challenges and possibilities found in the work of knowledge elaboration in the classroom, revealing the importance of enabling educational practices oriented towards the inter-functional relations between word, cognition, and imagination.Keywords: Special education. Cultural-historical theory. Teaching relationships. Concept formation. Students with disabilities.POSIBILIDADES Y DESAFÍOS DE LA ESCUELA: formación de conceptos científicos de alumnos con discapacidad intelectualResumen: Con base en la perspectiva histórica y cultural del desarrollo humano, este documento se refiere a la enseñanza de los estudiantes con discapacidades. El objetivo es analizar, a través de la intersubjetividad presente en las relaciones educativas, las condiciones concretas para el proceso de formación de los conceptos científicos en los estudiantes con discapacidad intelectual. El trabajo empírico fue desarrollado en una escuela pública, ubicada en un municipio de São Paulo, se centra en la relación educativa entre un estudiante con diagnostico de discapacidad intelectual, inscrito en el octavo grado de la escuela primaria, su profesora de lengua portuguesa y la investigadora. Los datos fueron registrados en un diario de campo y grabados en audio, con la transcripción posterior. Los analices buscan los sentidos que se están construyendo en la dinámica dialógica con el fi n de entender las condiciones específicas para el proceso de formación de los conceptos científicos. Los resultados apuntan a los retos y posibilidades que se encuentran en el trabajo con el desarrollo del conocimiento en el aula, revelando la importancia de permitir las prácticas pedagógicas orientadas para las relaciones funcionales entre palabra, cognición y imaginación.Palabras clave: Educación Especial. Teoria histórico-cultural. Relaciones de enseñanza. Formación de conceptos. Alumnos con discapacidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

COSTA, Alan Ricardo, Carolina Fernandes ALVES, and Vanessa Ribas FIALHO. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: ORIENTAÇÃO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA." Trama 16, no. 37 (February 27, 2020): 47–59. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v16i37.23698.

Full text
Abstract:
O objetivo da presente pesquisa é identificar aproximações, distanciamentos e desafios inerentes às experiências de orientação de estágio supervisionado nas modalidades presencial e a distância na perspectiva de professores de cursos de licenciatura em Letras. O escopo do estudo centra-se na perspectiva de professores que desempenham (ou já desempenharam) a função de orientadores de estágio em cursos de licenciatura em Letras Espanhol – Literaturas a distância da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A justificativa para tal investigação está relacionada à notória necessidade de maior diálogo sobre os estágios supervisionados na formação docente, sobretudo na Educação a Distância (EaD). O referencial teórico da pesquisa é composto por um suporte epistemológico em sinergia com a Linguística Aplicada Indisciplinar, que se caracteriza como transgressiva, crítica e aberta à diálogos com múltiplas perspectivas, emergentes em variados campos do saber. A metodologia da pesquisa, de viés qualitativo, contou com o depoimento de quatro professores-orientadores de estágio supervisionado. Tais depoimentos, na forma de textos escritos ou vídeos e áudios gravados, foram coletados entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, e avaliados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). De modo geral, os resultados da investigação indicam que: (1) orientar estágio supervisionado é algo que se aprende na prática; (2) a EaD ainda causa dúvidas, mas essas tendem a ser superadas; (3) a tecnologia é fator importante para a orientação de estágio na EaD; e (4) o orientador de estágio supervisionado é, também, um mediador de crises e conflitos. REFERÊNCIASANDRÉ, M. E. D. A. de. (Org.) Formação de professores no Brasil (1990 – 1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.ALVES, C. F. Os estágios supervisionados nos cursos de letras/espanhol da UFSM nas modalidades presencial e a distância. In: FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. (Org.) A EaD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em Letras Espanhol. Campinas: Pontes. 2019. p. 27-52.BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal. Porto Editora, 1994.BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para o ensino superior. Secretaria de Educação a Distância. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em 12 de setembro de 2017.COSTA, A. R.; LIMA, C. A.; FIALHO, V. R. Estágios Supervisionados em Línguas Estrangeiras: estado da arte e orientações para a EaD. In: FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. (Org.) A EaD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em Letras Espanhol. Campinas: Pontes. 2019. p. 11-26. FIALHO, V. R.; FONTANA, M. V. L. Percurso e lições: licenciatura em Espanhol a Distância UAB e REGESD. 2012. In: I Seminário Diálogos em Educação a Distância (SEDEAD). Anais... Rio Grande, Rio Grande do Sul. 2012. p. 400-412.FONTANA, M. V. L. Complexidade e reconhecimento: as dinâmicas do afeto e do conflito na EaD. 2015. 283f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2015.FONTANA, M. V. L.; FAGUNDES, A. Fazendo-se pipoca: uma reflexão sobre o amadurecimento do orientador de estágio em EaD. In: FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. (Org.) A EaD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em Letras Espanhol. Campinas: Pontes. 2019. p. 189-208.FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. A EaD vai para a escola... E agora? O estágio curricular em cursos de formação de professores de espanhol em EaD da UFSM. 2012. In: I Seminário Diálogos em Educação a Distância (SEDEAD). Anais... Rio Grande, Rio Grande do Sul. 2012. p. 442-452.HORN, M.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre, Penso, 2015.ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. R. (Org.) Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2009.LEFFA, V. J.; FREIRE, M. Educação sem distância. In: MAYRINK, M. F.; ALBUQUERQUE-COSTA, H. (Org.) Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013, p. 13-38.MACIEL, A. M. R. O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa. In: ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. R. (Org.) Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2009, p. 63-77.MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. 223 p.OLIVEIRA, R. G. Estágio Curricular Supervisionado: horas de parceria escola-universidade. Jundiaí: Pacto Editorial, 2011.PAIVA, V. L. M. O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, D. M.; MACIEL, R. F. (Org.) Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, Vol. 44. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, p.21-34.PENNYCOOK, A. Uma Linguística Aplicada Transgressiva. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2017, 8ªed.RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da Linguística Aplicada. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento da Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Âmbito da Orientação de Estágio. Bolema [online]. 2015, vol.29, n.52, pp.658-680WINCH, P. G. Orientadores de estágio curricular: aspectos relativos à aprendizagem e à identificação com a atividade de orientação. GT08 – Formação de Professores. 32ª reunião anual da Anped. 2009. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-5765-int.pdf. Acesso em 10. set. 2019.Recebido em 05-12-2019 | Aceito em 14-02-2020
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Moreira, António. "Apresentação do dossiê E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes." Revista EDaPECI 14, no. 1 (April 30, 2014): 4–11. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.12595.4-11.

Full text
Abstract:
Baixe o pdf para visualizar o arquivo completo. Apresentação do dossiê E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes Construindo comunidades virtuais de aprendizagem no Facebook O presente estudo aborda as potencialidades das comunidades virtuais em interfaces da internet fundamentadas no paradigma da Sociedade da Informação. Apresenta um relato de experiência de ensino de inglês em curso técnico de nível básico por meio do site de rede social Facebook. Inicialmente discutiremos a evolução e o estado do conceito de comunidade virtual de aprendizagem e por fim, apresentamos o relato e a análise da experiência do uso do Facebook como espaço de construção de uma comunidade virtual para suporte a aprendizagem no curso de Inglês em Nível Básico do SENAC-AL. Os resultados dessa experiência sinalizam para a necessidade de ampliação do uso de espaços como o Facebook para suporte às práticas de formação dos sujeitos bem como para reconhecimento e valorização do profissional que atua nesses espaços. 2. Educação a distância como estratégia de educação continuada As intensas mudanças que atingem o mundo do trabalho vêm obrigando os indivíduos a lutarem de forma intensa contra a obsolescência profissional. Com o advento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a abundância de informações veiculadas pela Internet, uma das principais questões envolvidas diz respeito à transformação desse conteúdo em conhecimento. Nesse sentido, a investigação proposta neste ensaio teórico vislumbra apresentar a Educação a Distância (EAD) como estratégia de educação continuada em processos de desenvolvimento de pessoas em instituições públicas. A pesquisa fundamenta-se na metodologia qualitativa que se revela como uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social. Infere-se dos dados e argumentos apresentados neste artigo que os programas de treinamento e desenvolvimento, de forma geral, introduziram a ideia da educação à distância como instrumento de desenvolvimento de competências organizacionais nas instituições públicas e em outras organizações. 3. TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças Neste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem. 4. Interferência da tecnologia na educação superior: importância crescente do ensino a distância na difusão do conhecimento Este artigo tem por objetivo analisar a importância da Educação a Distância (EAD) para atender às demandas da Educação Superior no Brasil, principalmente levando em consideração a necessidade de instrução em nível superior no País. Impulsionado pela difusão dos meios de comunicação, o ensino a distância surgiu como alternativa para a democratização do acesso ao saber e para proporcionar maior desenvolvimento econômico e social. Dada essa relevância, várias políticas públicas foram implantadas e deram sustentação legal para sua difusão no Brasil. Os métodos utilizados tiveram por base a análise e descrição dos elementos que compõe a EAD e subsidiaram o entendimento de que a EAD tem se tornado modalidade regular de ensino, e tem contribuído para atender parte significativa da demanda por cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e no mundo, demonstrando sua capacidade em atender aos atuais anseios da sociedade. 5. Oficinas de formação de professores. Uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia É hoje evidente que existe um desfasamento entre as exigências criadas pela atual sociedade de informação e comunicação, marcada por uma ampla difusão de ferramentas tecnológicas, e as práticas escolares. Torna-se, assim, imperativo que escola se aproprie destas ferramentas, o que implicará uma revisão do modo como os professores ensinam e os alunos aprendem. Entende-se que esta revisão passará pela adoção de metodologias de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno. Por outro lado, considera-se que o desenvolvimento do raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados. Apesar de os WebSIG (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet) possibilitarem a aquisição da literacia geográfica, a sua integração no ensino tarda em chegar. É objetivo deste estudo analisar o contributo das oficinas de formação de professores para a difusão da utilização de WebSIG no ensino da Geografia. A análise permite-nos inferir que os WebSIG são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino; a formação e a informação são essenciais para a apropriação destas ferramentas; a formação de professores realizada de uma forma adequada e intencional demonstra ser eficaz; que persistem algumas condicionantes para a utilização destas ferramentas. 6. Universidade Aberta do Brasil Mediada por Software Livre O objetivo é descrever e analisar criticamente, em termos da inclusão e intercultura, a tecnologia educacional em rede mediada por software livre do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que abriga a modalidade educacional a distância. A abordagem metodológica contempla um estudo de caso com apresentação, situação-limite e viável-possível para os resultados destacados. Desta forma, criamos parâmetros unificadores (categorias) para análise na perspectiva da educação como prática da liberdade. Ao final, apresentamos, como conclusões, um mapeamento da situação atual sinalizando uma prospecção viável-possível e inovadora-sustentável para potencializar inclusão e diálogo intercultural nas comunidades colaborativas de softwares livres na educação aberta brasileira. 7. Desafios da formação contemporânea e os caminhos da educação a distância influenciados pelo e-learning O principal objetivo deste artigo é enfatizar as recentes mudanças de paradigmas educacionais ocorridas em função do uso das tecnologias na educação, pois a sociedade está cruzando uma nova fronteira, e vive-se praticamente em um mundo digital, graças ao potencial oferecido pelas novas tecnologias de comunicação. O desenvolvimento das tecnologias digitais e a profusão das redes interativas colocam a humanidade diante de novas necessidades do modelo capitalista, criando um cenário de incertezas. Neste contexto, a educação a distância tem sido considerada como uma modalidade de ensino em crescente ascensão, sendo vista como uma das possibilidades de expansão do ensino superior. Neste trabalho citamos parte de estudos teóricos já existentes sobre o uso do e-learning com ênfase na educação mediada por tecnologias e utilizamos o método bibliográfico do tipo explicativo numa abordagem de cunho qualitativo. Este estudo demonstra que as novas tecnologias trazem consigo muitas facilidades, mas também introduzem novas exigências e competências no paradigma educacional, impondo adaptações e novos desafios na formação inicial ou continuada dos profissionais. Na educação, surge um novo paradigma que sugere um ambiente escolar diferenciado, proporcionando uma nova forma de cognição, que levará o aluno e professores a produzirem conhecimentos, tendo como suporte as tecnologia de informação e comunicação, dentro de um contexto interativo que envolve a realidade atual, o tempo e o espaço. 8. Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EAD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior Considerando as exigências do atual cenário de mudanças no Ensino Superior à gestão universitária, investigaram-se quais são para os Coordenadores de Curso EAD de uma Instituição Federal de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, suas atribuições e seus desafios no desempenho desta função, na busca de uma gestão democrática no Ensino Superior. Por meio de um estudo de caso de abordagem qualitativa, os dados foram produzidos por meio de questionários e análise documental, tratados com base na análise de conteúdo a partir das categorias: funções políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais. Identificaram-se funções com destaque nas quatro dimensões, sendo que estas estão diretamente relacionadas com a rotina e a dinâmica dos cursos e da Instituição, apontando possibilidades para o desenvolvimento de uma gestão democrática neste nível de ensino. 9. Ensino a distância e ensino presencial. Uma análise das principais diferenças socioeconômicas e das condições de oferta de curso aos graduandos em química licenciatura da UFS O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir os principais aspectos socioeconômicos, bem como as condições de oferta de curso disponibilizadas aos licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nas duas modalidades de ensino, que são: Ensino a Distância (EAD) e Ensino Presencial (EP). Utilizou-se como instrumento para coleta dados o questionário - em módulos específicos para cada categoria de participantes da pesquisa (alunos, professores e tutores). Por meio da análise dos dados, podemos afirmar que quanto as características dos alunos do EP e do EAD no tocante aos aspectos socioeconômicos, estas diferem em maior intensidade no que se refere a faixa etária de ingresso no curso, quanto ao exercício profissional e quanto a idade atual. Observou-se que os graduandos do EAD apresentam uma maior idade, em relação aos alunos do EP, tanto no momento de ingresso no curso quanto na faixa etária atual e que em sua totalidade exercem uma atividade profissional. Quanto às condições de oferta do curso, no EAD pode-se perceber a dificuldade no acesso a livros, bem como a falta de participação dos alunos dessa modalidade em grupos de pesquisa; outro destaque reside na baixa disponibilidade de tempo para estudar. 10. A inclusão na contemporaneidade e as discussões sobre as tecnologias assistivas em um curso a distância Promover uma educação de qualidade que contemple as necessidades das pessoas é um dos novos desafios da contemporaneidade. Com a sua função socializadora e formativa do ser humano, os processo educacionais devem estar em prol da promoção humana. Em meio a esses novos desafios estar a Educação a Distância democratizando o ensino, diminuindo as distâncias e transformando realidades sociais. Nesse campo de transformação estar o processo de escolarização das pessoas com necessidades educacionais especiais numa perspectiva inclusiva. O presente artigo tem por objetivos discutir a importância da Educação a Distância, refletir sobre o papel das Tecnologias Assistivas no processo de inclusão das pessoas com deficiência e analisar as propostas do Curso de Aperfeiçoamento para Professores da Educação Inclusiva na modalidade EAD. Traz como metodologia análises documentais acerca da EAD e da Tecnologia Assistiva assim como uma apreciação do material do curso em questão, seguido de alguns depoimentos e como resultados apresenta-se análise dos benefícios proporcionados pela capacitação. Espera-se que o estudo contribua com as discussões acerca da inserção das tecnologias na inclusão e na escolarização de pessoas com necessidades especiais. 11. A expansão da EAD no Brasil e a política para formação de professores Este artigo tem por objetivo relacionar a expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil do século XXI, com as políticas para a formação de professores a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996. A pesquisa bibliográfica e documental analisa a normatização da EaD e os Programas para Formação de Docentes nessa modalidade, entre os anos de 1996 e 2012. Enfatiza que o crescimento da EaD no País está historicamente vinculado aos projetos governamentais para solucionar o crônico problema da carência de professores para a Educação Básica (EB). 12. Educação a distância online na universidade federal de Uberlândia: um percurso em consolidação A educação a distância (EaD) desde que foi contemplada na legislação vigente de nosso país, vem conquistando espaço em nossa sociedade e se consolidando como modalidade de ensino. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar essa modalidade de ensino na legislação educacional brasileira, bem como apresentar a sua constituição na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, com coleta de dados no website institucional do Centro de Educação a Distância da UFU (CEaD/UFU). A partir desses levantamentos apresentamos um breve histórico com base na LDB 9394/96 e sua implantação como modalidade de ensino no Brasil, bem como o percurso e sua constituição na UFU. Ao final, consideramos que o percurso na instituição tem avançado e vem conquistando espaço dentro do ambiente acadêmico, confirmando assim, os esforços desenvolvidos pelo CEaD, gestor da EaD na UFU. 13. Mediações educativas do bibliotecário: letramento informacionalEste estudo teve por finalidade conhecer em relação aos usuários da biblioteca, majoritariamente alunos dos cursos de enfermagem e nutrição, como avaliam o serviço de atendimento e os serviços e produtos de informação oferecidos pela biblioteca, e, através da avaliação decorrente, como propiciar o desenvolvimento de produtos e serviços que melhorem a gestão da informação e o provimento mais adequado das necessidades refletidas na pesquisa. Da análise dos dados coletados (91 questionários respondidos) foram criados um projeto para dinamização da coleção de periódicos impressos da biblioteca e o acesso virtual às bases de dados; diversos tutoriais e um curso on line (em teste) para o letramento informacional na área de saúde. 14. Aprendizagem com mobilidade no ensino de conhecimentos químicos: reflexões de uma pesquisa realizada com professores em formação inicial Na cibercultura tudo parece estar em rede e a rede está em todos os lugares (Paz, Neves e Alves, 2012). Ser conectado está no cerne dos governos, negócios, ciência, cultura e educação. A possibilidade de acessar informações no ciberespaço utilizando dispositivos móveis com acesso à Internet com conexão sem fio está revolucionando os processos de aprendizagem e o funcionamento de diversas instituições, entre elas, a escola. No entanto, a literatura acadêmica aponta que para incorporar as TIC de forma pedagógica e que resultem em verdadeira modificação no processo de ensino-aprendizagem é preciso repensar os currículos das licenciaturas, identificando e transformando as práticas dos futuros docentes a empregarem pedagogicamente essa tecnologia móvel em sua práxis pedagógica. Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória desenvolvida através de cooperação e colaboração por duas formadoras que elaboraram um estudo dirigido para ser utilizado em dispositivos móveis, com o objetivo de potencializar o processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), propiciando uma prática pedagógica para além do contexto formal físico e presencial. Apesar da grande expectativa de emprego desta tecnologia na área educacional, a pesquisa foi realizada em caráter voluntário, pois apenas alguns poucos acadêmicos tiveram acesso aos dispositivos móveis e também, com plataforma de trabalho compatível a utilizada neste trabalho. A pesquisa apresenta que a aprendizagem com mobilidade aumenta o interesse, a motivação e principalmente, a curiosidade dos acadêmicos em aprender de uma maneira diferente, mas, as limitações técnicas e sociais dos acadêmicos ainda são um grande problema a ser enfrentado. 15. O editor de apresentação como suporte e subsídio para as aulas de streaming: um recurso para aulas de matemática na modalidade a distância O streaming representa, atualmente, uma tecnologia que oferece vídeos comprimidos, o que permite a transmissão de imagens de TV por meio da internet, ao vivo ou não, em velocidade surpreendente, sem haver a necessidade de se salvar o arquivo no computador. Este estudo teve como objetivo investigar de que maneira o Editor de Apresentação pode ser utilizado como recurso e estratégia didática em aulas de streaming. Através do streaming torna-se possível e viável a transmissão rápida e ininterrupta de qualquer mídia eletrônica, representando um importante recurso a ser utilizado em aulas de matemática. Nessa modalidade de aulas de matemática podem ser transmitidas mídias no formato de vídeo e áudio. Assim, é possível a alunos, professores e tutores assistirem e escutarem mídias neste formato através da Internet e até mesmo participarem de eventos à distância ou de videoconferências ao vivo. Prof. Dr. António Moreira Departamento de Educação Universidade de Aveiro, Portugal
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Tiellet, Claudio Afonso Baron. "Construção e Avaliação do Hipervideo Como Ferramenta Auxiliar Para Aprendizagem de Cirurgia." Informática na educação: teoria & prática 13, no. 2 (September 27, 2011). http://dx.doi.org/10.22456/1982-1654.23376.

Full text
Abstract:
Na busca de formas alternativas com vistas à aprendizagem de cirurgia veterinária, em substituição aos animais vivos e hoje proibidas por lei, o Hipervídeo é considerado um promissor candidato como uma ferramenta de auxilio ao aprendizado. O vídeo como meio de comunicação visual, dinâmico e combinado com áudio, se constitui num poderoso meio de comunicação. Aumenta o realismo e a autenticidade em ambientes de aprendizagem computadorizados. Através de recursos interativos nos vídeos, são exploradas outras mídias relacionadas aos conteúdos apresentados. Alinha-se, portanto, às teorias pedagógicas que defendem a importância da autonomia do sujeito nos processos de aprendizagem. O Hipervídeo pode, então, apoiar a criação de um ambiente rico e realista para aprendizagem, através do acesso interativo, construção e comunicação do conhecimento em cirurgia veterinária. Esta tese trata da avaliação de um ambiente Hipervídeo desenvolvido para apoiar a aprendizagem de cirurgia veterinária. O projeto foi desenvolvido com base em teorias cognitivas e meios de comunicação. A avaliação foi baseada na utilização do Hipervídeo por estudantes de medicina veterinária para aprenderem a realizar cirurgias, a fim de testar a sua eficácia na substituição de aprendizagem e formação, com animais vivos. Os resultados confirmam a hipótese, mostrando o potencial do Hipervídeo como uma ferramenta valiosa e eficaz para apoiar a aprendizagem da técnica cirúrgica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Milozo, Giovana Nicolini, and Sandra Regina Buttros Gattolin. "“ELES COMENÇAM SANGUEAR”: TRANSLINGUAGEM COMO PRÁTICA CRIATIVA E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / “Eles començam sanguear”: Translanguaging as a creative practice and construction of knowledge in Portuguese as a foreign language." Pensares em Revista, no. 15 (May 2, 2019). http://dx.doi.org/10.12957/pr.2019.41987.

Full text
Abstract:
Este artigo[1] tem por objetivo apresentar a descrição e a análise de práticas comunicativas de quatro aprendizes de origem hispânica e um aprendiz italiano, num curso de português oferecido por uma universidade pública do estado de São Paulo. O problema de pesquisa originou-se de questionamentos referentes ao estigma da mescla de línguas que ocorre em sala de aula. A escolha da translinguagem justifica-se com base na consideração que o repertório linguístico do falante bilíngue ou multilíngue é dinâmico e inacabado, e as escolhas linguísticas são baseadas nas necessidades adaptativas do sujeito a contextos monolíngues (GARCÍA et al., 2017). Nessa perspectiva, a língua é entendida como prática social e cultural discursivamente orientada, contemplando códigos e recursos multissemióticos e sistemas simbólicos, utilizados pelos sujeitos para a configuração do que entendem como realidade (ROCHA e MACIEL, 2015). Sendo a pesquisa de natureza qualitativo-interpretativista, com características da pesquisa etnográfica, a metodologia consistiu na geração e obtenção dos dados em contexto de sala de aula por meio de apresentações orais, gravadas em áudio, e de uma pesquisa semisestruturada com cada um dos participantes. Após análise dos dados, os resultados foram discutidos sob duas categorias: percepções linguísticas, que mostram visão de língua dos alunos, e percepções culturais sobre si mesmo, que contempla as representações sociais, a questão afetiva e a espontaneidade no falar.Palavras-chave:ensino-aprendizagem; PLE (português língua estrangeira); translinguagem.[1] O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado de mesmo título.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Perdigão, Luciana Tavares, Samira Pirola Santos Mantilla, and Daniel Fábio Salvador. "Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados." EaD em Foco 5, no. 1 (January 9, 2015). http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.302.

Full text
Abstract:
O Projeto E-book Cederj foi desenvolvido na Fundação Cecierj e consiste num sistema dinâmico que transforma os cadernos didáticos impressos em livros digitais que podem ser enriquecidos de recursos multimídia e atividades na plataforma Moodle sugeridos pelos professores dos cursos de graduação. O objetivo da pesquisa foi apresentar e analisar o processo de criação do E-book, bem como o volume de recursos multimídia utilizados na fase piloto do Projeto para os diversos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj. As categorias de recursos multimídia utilizadas no Projeto foram: animação, atividade, arquivo, áudio, fórum, imagem, site, texto e vídeo. Observa-se que houve um aumento de 65% de recursos adicionados do mês de setembro até o mês de novembro. Os recursos mais utilizados nos E-books foram a animação (37%), seguida pelo site (22%) e pelo vídeo (19%). O Projeto tem encontrado forte adesão dos coordenadores de disciplina do Consórcio Cederj bem como expande possibilidades para integração didática de diferentes mídias e plataformas sempre mantendo a autonomia do professor. Palavras-chave: E-Book; Multimídia; Livros didáticos; Animações.E-book Cederj Project: Proposal, Implementation Methodology and Initial Analysis of ResultsAbstractThe E-book Cederj Project was developed by a team of experts from the Department of Digital Media at Cecierj Foundation and consists of a dynamic system that transforms the didactic books into digital books and can be improved with multimedia features and Moodle activities which are suggested by teachers from each degree course. The research objective was to present the process of e-book creation and analyze the amount available multimedia resources in E-books for undergraduate courses e-learning at the Cederj Consortium. The types of multimedia resources are: animation, file, activity, audio, forum, picture, website, text, and video. We note that there was an 65% increase of features added in the month of September to November. The resources most commonly used in E-books were animation with 37%, followed by site (22%) and video (19%). The project has support from the Cederj discipline coordinators, and it is expanding opportunities for didactic integration of different media and platforms, while maintaining the autonomy of the teacher.Keywords: E-Book; Multimedia; Didactics books; Animations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Martins Miranda, Isabela, and Pedro Sacramento. "Inovação tecnológica." Revista Práticas de Linguagem, September 26, 2019, 92–99. http://dx.doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28425.

Full text
Abstract:
É nítido o crescente ingresso de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior na última década devido aos projetos de acessibilidade desenvolvidos e ampliação dos direitos das pessoas com deficiência (MEC/INEP, 2012). Porém, ainda são muitas as dificuldades inseridas no cotidiano universitário desses estudantes, após a admissão. Dentre os muitos obstáculos enfrentados está a adequação das aulas e do material didático para possibilitar o acesso aos conteúdos de forma efetiva a esses discentes. Isso acontece porque muitos professores não priorizam ou não possuem conhecimentos necessários para a adequação da sua didática e do material para atender a todos presentes em sala de aula e quando possuem motivação para tal finalidade, frustram-se com a falta de condições efetivas e de redes de trabalho coletivo. Nota-se que há uma discrepância entre os potenciais oferecidos pelas novas tecnologias e a realidade vivenciada nas salas de aula. Neste contexto de inserção de alunos deficientes no ensino superior, no ano de 2017, a equipe do projeto de pesquisa “Inovar Mais”, composto por uma equipe interdisciplinar de estudantes, técnicos e professores de uma Instituição de Ensino Superior da Zona da Mata Mineira, idealizaram um programa denominado Inclua. O Inclua é um software, em formato de plataforma, que permitirá qualquer professor ou aluno construir com facilidade um material com diferentes formatos de apresentação de conteúdo, incluindo texto, áudio e vídeo. Sendo assim, para ser acessível, por exemplo, a um aluno de baixa visão, o sistema deverá ter funcionalidade possibilitando aumentar letras e imagens; já para um aluno cego, o áudioguia da aula dará suporte ao entendimento do conteúdo. Em relação ao atendimento dos alunos surdos, a adição de imagens e a versão em Libras (Língua Brasileira de Sinais) serão elaboradas para a melhor compreensão dos conhecimentos ministrados pelas diferentes disciplinas. O projeto já está na fase de desenvolvimento, sendo conduzido, contudo, predominantemente no campo teórico paralelamente à realização de testes com protótipos desenvolvidos com tecnologias de desenvolvimento web. Pretende-se ainda construir uma base de referências bibliográficas e edificação do quadro metodológico. A Instituição já possui uma plataforma de Ensino à Distância, onde o professor disponibiliza para seus alunos os materiais vistos em sala de aula e também arquivos extras. A proposta é que esse programa disponibilize, a partir desse novo aplicativo, material pedagógico acessível, dinâmico e de qualidade para TODOS os estudantes da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Felipe Augusto Vieira da, and Rodolfo Coelho de Souza. "Expressividade na teoria de Mathis Lussy: dinâmica e agógica em performances violonísticas." Musica Theorica 3, no. 2 (May 1, 2019). http://dx.doi.org/10.52930/mt.v3i2.90.

Full text
Abstract:
o trabalho tem como objetivo abordar alguns dos principais conceitos da teoria dos acentos de Mathis Lussy a partir de uma perspectiva contemporânea. A primeira parte do texto trata dos fundamentos da teoria lussyana relacionados à natureza epistemológica da expressão, à busca por uma teoria da expressividade e à união entre teoria e performance musical. A segunda parte consiste na análise da obra Adelita, de Tárrega, utilizando os princípios lussyanos de análise da expressividade musical. Como fonte de dados recorremos à partitura da obra e a performances registradas em áudio. Os resultados indicam a proximidade entre os métodos de Lussy e as abordagens contemporâneas de pesquisas sobre expressividade musical. Desse modo, o estudo da obra de Lussy demonstra que ele foi um pioneiro da linha de pesquisa hoje chamada de musicologia empírica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Velasques, Fransciély Valladas, Sinara Tres Soares, Bruno Fortes Luce, Silvia Castro Bertagnolli, and Lizandra Brasil Estabel. "Ensino híbrido aplicado: relato de experiência com estudantes de pós-graduação." #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia 9, no. 1 (July 2, 2020). http://dx.doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3967.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente relato de experiência tem como foco a aplicação da metodologia de ensino híbrido - modelo de rotação por estações, com estudantes de um curso de pós-graduação stricto sensu. O estudo teve como ponto motivador o baixo índice de pesquisas com ensino híbrido envolvendo estudantes de pós-graduação, o que incentivou os pesquisadores a implementarem o método com sujeitos nesse nível de ensino. Sobre os processos metodológicos, a aplicação de questionários se fez pertinente a fim de coletar dados para posterior análise e para validar os resultados levantados. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa em que se utilizou da pesquisa-ação, tendo como ponto de partida as observações dos pesquisadores e o áudio coletado durante as atividades propostas. Verificou-se que o ensino híbrido se trata de uma metodologia dinâmica que permitiu a participação ativa dos alunos-sujeitos no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Ensino Híbrido. Rotação por estações. Pós-Graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography