Academic literature on the topic 'Áudio-imagem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Áudio-imagem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Áudio-imagem"

1

Pereira, Rita Ribes. "Reflexões sobre a feitura e os usos da imagem na pesquisa em educação: os óculos de Win Wenders e o olhar de Bavcar." ETD - Educação Temática Digital 11, no. 1 (December 23, 2009): 255. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v11i1.925.

Full text
Abstract:
Este texto é um ensaio dedicado a refletir sobre a feitura e sobre os usos da imagem e de audiovisuais no campo da pesquisa em educação. Tem como ponto de partida o pressuposto de que como pesquisadores, dominamos a capacidade de produzir imagens/audiovisuais, e apresenta a tese de que precisamos, sempre e mais uma vez, indagar o sentido de fazê-los. Essa busca de sentido é aqui apresentada numa articulação entre a ciência e a arte, naquilo que suas especificidades, em conjunto, permitem problematizar, de modo que o tema da imagem/áudio-visual, trazido pelas demandas da atividade de pesquisa, ganhe novas dimensões no campo da arte e da produção cultural contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Claudio Marcio Amaral de Oliveira, Alexandra Maria Vieira Monteiro, Érica Barreiros Ribeiro, Silvia Maya Portugal, Leandro Sodré Xavier da Silva, and Mário João Junior. "Videoconferências: sistematização e experiências em telemedicina." Radiologia Brasileira 40, no. 5 (October 2007): 341–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842007000500012.

Full text
Abstract:
A telemedicina é definida como a troca de informações utilizando tecnologia de informação e de comunicação em saúde e a distância. Entre as diversas modalidades da telemedicina incluem-se as videoconferências, que permitem a integração em tempo real, recebendo e enviando áudio e vídeo de alta qualidade entre pontos distantes geograficamente. O objetivo deste trabalho é descrever, de maneira simplificada, os sistemas de videoconferências, destacando-se suas aplicações no contexto da telemedicina. Para a realização de videoconferências são necessários equipamentos que façam captura e reprodução de áudio e vídeo, e que tenham possibilidade de conexão com equipamentos similares, como microcomputadores e equipamentos dedicados. Os tipos de conexão para uma videoconferência são: via ISDN (integrated services digital network) ou via IP (internet protocol). A qualidade do áudio e do vídeo e a velocidade são críticas para o sucesso da videoconferência. Experiências internacionais na utilização de equipamentos de videoconferência, inclusive na radiologia e diagnóstico por imagem, já são uma realidade. No Brasil, relatos mostram iniciativas isoladas de telemedicina, em sua maioria incluindo redes universitárias. A videoconferência representa uma excelente ferramenta para a capacitação e atualização do profissional médico, além de proporcionar grande impacto nos custos do atendimento à população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha, Angelo Eduardo. "Pesquisa aplicada em Realidade Virtual: as particularidades e possibilidades do uso da tecnologia na produção jornalística." Media & Jornalismo 21, no. 38 (April 20, 2021): 39–57. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_38_2.

Full text
Abstract:
O artigo discute o uso da tecnologia em Realidade Virtual (VR) na produção de conteúdo jornalístico em audiovisual. A reflexão teórico-metodológica aborda pesquisa experimental, aplicada e experiencial, formato micro documentário no Jornalismo e gêneros jornalísticos imersivos. Para descrever o processo de produção, montagem e distribuição de peças jornalísticas imersivas realizou-se uma pesquisa aplicada de forma experimental ao produzir quatro micro documentários em VR sobre agricultura familiar. Foram testados diferentes recursos – enquadramento, configurações de imagem e áudio, técnicas jornalísticas e elementos gráficos – na construção da narrativa imersiva. Os resultados apontam que a aplicação da Realidade Virtual exige pensar novas habilidades e conhecimentos no fazer jornalístico, aplicados tanto na etapa de pré-produção, quanto na construção e distribuição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Spadotto, André Augusto, Ana Rita Gatto, Paula Cristina Cola, Roberta Gonçalves da Silva, Arthur Oscar Schelp, Danielle Ramos Domenis, and Roberto Oliveira Dantas. "Componentes do sinal acústico da deglutição: estudo preliminar." Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 24, no. 3 (2012): 218–22. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912012000300006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar os componentes do sinal acústico da deglutição com o auxílio de software específico. MÉTODOS: Foram avaliados 14 indivíduos saudáveis com idades variando entre 20 e 50 anos (média de 31±10 anos). A coleta de dados consistiu da captura simultânea do áudio da deglutição, por meio de um microfone, associado ao registro da imagem videofluoroscópica da deglutição. A identificação dos componentes de som e a quantificação dos tempos foram analisados posteriormente com o auxílio de software específico que possibilitou a análise simultânea entre a onda acústica e a imagem videofluoroscópica. RESULTADOS: Foram identificados três componentes de som (burst) na maioria das deglutições avaliadas. O primeiro burst apresentou tempo médio de 87,3 milissegundos (ms) para água e 78,2 para substância pastosa. O segundo burst retornou um tempo médio de 112,9 ms para água e 85,5 para consistência pastosa. O intervalo médio entre o primeiro e segundo burst foi 82,1 ms (água) e 95,3 ms (consistência pastosa), e entre o segundo e terceiro foi 339,8 ms e 322,0 ms, respectivamente para água e consistência pastosa. CONCLUSÃO: O software permitiu a visualização de três componentes do som durante a deglutição de indivíduos saudáveis e mostrou que o sinal da deglutição em indivíduos normais é altamente variável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Braga, Adriana, and Édison Gastaldo. "Variações sobre o uso do Skype na pesquisa empírica em comunicação: apontamentos metodológicos." Revista Contracampo 1, no. 24 (August 7, 2012): 4. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.185.

Full text
Abstract:
Este artigo busca apresentar e discutir aspectos da utilização do aplicativo Skype para a pesquisa empírica em Comunicação. O Skype é um programa gratuito (freeware) que permite conversações simultâneas em áudio e vídeo usando computadores. A reflexão acerca da comunicação interpessoal mediada tem há mais de um século o telefone – voz sem imagem – como referência, embora a ideia do "videofone" já esteja presente desde os primórdios da televisão, em filmes de ação ou ficção científica. A introdução de um canal de vídeo propõe uma série de desafios teóricos e metodológicos para a pesquisa em Comunicação. Por exemplo, uma conversação por Skype poderia ser considerada uma "interação face a face"? O artigo discute também o uso de algumas potencialidades desta tecnologia na pesquisa científica, como objeto de investigação, como meio técnico de registro de dados e como ferramenta analítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lucena, Simone, and Arlene Araújo Domingues Oliveira. "OS SOFTWARES SOCIAIS E A WEB 2.0 COMO ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAS EM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA." Laplage em Revista 3, no. 2 (June 10, 2017): 34. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201732349p.34-46.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo compreender as potencialidades dos softwares sociais da web 2.0 utilizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia na formação dos bolsistas de iniciação à docência. A pesquisa é de natureza qualitativa com inspiração epistemológica na abordagem multirreferencial. Durante a formação no Pibid foram utilizados diferentes software sociais e interfaces da web 2.0 dentre elas os diários online, o Facebook e o WhatsApp Messenger. Como resultado foi observado que os sujeitos da pesquisa, passaram a utilizar estes aplicativos como outro espaçotempo de formação. Um espaço multirreferencial com possibilidades de socializar, interagir e narrar instantaneamente todas as ações desenvolvidas nos diferentes ambientes de aprendizagem, pois os softwares sociais na web 2.0 potencializam que as pessoas criem, partilhem e divulguem suas autorias em forma de texto, áudio, imagem e vídeo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lucena, Simone, and Arlene Araújo Domingues Oliveira. "OS SOFTWARES SOCIAIS E A WEB 2.0 COMO ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAS EM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA." Laplage em Revista 3, no. 2 (June 10, 2017): 34. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201732349p.62-76.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo compreender as potencialidades dos softwares sociais da web 2.0 utilizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia na formação dos bolsistas de iniciação à docência. A pesquisa é de natureza qualitativa com inspiração epistemológica na abordagem multirreferencial. Durante a formação no Pibid foram utilizados diferentes software sociais e interfaces da web 2.0 dentre elas os diários online, o Facebook e o WhatsApp Messenger. Como resultado foi observado que os sujeitos da pesquisa, passaram a utilizar estes aplicativos como outro espaçotempo de formação. Um espaço multirreferencial com possibilidades de socializar, interagir e narrar instantaneamente todas as ações desenvolvidas nos diferentes ambientes de aprendizagem, pois os softwares sociais na web 2.0 potencializam que as pessoas criem, partilhem e divulguem suas autorias em forma de texto, áudio, imagem e vídeo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Teixeira, Lisley Canola Treis, and Claricia Otto. "“Artes de fazer” da infância: entre a casa e a escola." Dialogia, no. 37 (May 17, 2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n37.19665.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta narrativas memorialísticas sobre vivências da infância, nos caminhos percorridos entre a casa e as instituições escolares do centro urbano de Florianópolis (SC), na primeira metade do século XX: os Grupos Escolares Lauro Müller, Dias Velho, Silveira de Souza e Arquidiocesano de São José. As memórias sobre as “artes de fazer” da infância, capturadas por meio de quinze entrevistas, gravadas em áudio e imagem, são compreendidas na perspectiva de Michel de Certeau, especialmente no que se refere aos conceitos de “espaços praticados” e de “táticas”. Dentre as conclusões, ressalta que as memórias relampejam de um intenso processo de interação entre entrevistador e entrevistado e que a infância de outrora, nas memórias, é um agente social que faz uso de táticas dentro de uma margem própria à ordem social de cada tempo e contexto histórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Amorim, Joni, and Mariana da Rocha Silva. "Produção de multimídia e acessibilidade em cursos de aprendizagem a distância." ETD - Educação Temática Digital 10, no. 2 (October 7, 2009): 355. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v10i2.993.

Full text
Abstract:
Estudantes online que são surdos podem encontrar diferentes barreiras em cursos baseados na Web incluindo falta de imagens relacionadas ao conteúdo em páginas tomadas por texto. As diferentes barreiras podem diminuir a compreensão para pessoas cuja primeira língua seja a linguagem de sinais ao invés da linguagem escrita, um desafio para pesquisadores e professores interessados em desenvolver conteúdo multimídia. A combinação de texto, imagem, áudio e vídeo foi potencializada devido à convergência digital e passa a caracterizar os textos virtuais. O uso de multimídia agora permite diferentes efeitos na elaboração de significados. Nesta perspectiva de mudanças constantes, este artigo busca discutir alguns dos muitos desafios para o oferecimento de Cursos de Graduação em larga escala, apresentando algumas das características dos Cursos de Graduação em Letras-Libras. Também se discute a acessibilidade de conteúdo educacional digital multimídia no contexto de um projeto em andamento na UNICAMP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva Lins Cajazeira, Paulo Eduardo, and José Jullian Gomes de Souza. "Acervo audiovisual e virtualização." Rizoma 7, no. 1 (January 5, 2019): 122–35. http://dx.doi.org/10.17058/rzm.v7i1.12823.

Full text
Abstract:
O documento audiovisual, suas características e seu uso passaram por várias transformações ao longo da história da Biblioteconomia, da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Os arquivos de som e imagem foram, por um longo período de tempo, de papel secundário para os profissionais desses campos. No entanto, com o avanço das tecnologias, da percepção sobre a relevância e importância desse tipo de documento e, também, com o surgimento do processo de virtualização, o audiovisual e seu acervo passaram a possuir o papel da preservação da memória da sociedade e dos documentos informacionais em formato de áudio e vídeo. Esta investigação se dará por meio de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa descritiva na qual buscaremos analisar o atual cenário dos acervos audiovisuais e dos seus processos de preservação na biblioteca da Universidade Federal do Cariri e na emissora de TV regional do Sistema Verdes Mares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Áudio-imagem"

1

Amaral, Luiza Spínola. "Áudio-imagem: estudo da comunicação auditiva segundo Joachim-Ernst Berendt." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19557.

Full text
Abstract:
Submitted by Marlene Aparecida de Souza Cardozo (mcardozo@pucsp.br) on 2016-12-21T14:12:48Z No. of bitstreams: 6 Luiza Spínola Amaral.pdf: 1822997 bytes, checksum: c152b665d4104e27b7351b0243a1b8d8 (MD5) John Cage- 4'33'' for piano (1952).mp4: 24651231 bytes, checksum: fb65ab6cf2d80d1a2fca2b2a119c3b44 (MD5) 001.mp3: 14885300 bytes, checksum: ee5bdaa5462f6c619d99586e20b227a3 (MD5) 002.mp3: 10558049 bytes, checksum: a3ec7085b41e649147f9cb9a9923bb87 (MD5) 004.mp3: 25652929 bytes, checksum: b5208b6be64e183a617a88c0d17db616 (MD5) 005.mp3: 17304797 bytes, checksum: a514538aa17de813c7968a9ebb4f3ce2 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-21T14:12:48Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Luiza Spínola Amaral.pdf: 1822997 bytes, checksum: c152b665d4104e27b7351b0243a1b8d8 (MD5) John Cage- 4'33'' for piano (1952).mp4: 24651231 bytes, checksum: fb65ab6cf2d80d1a2fca2b2a119c3b44 (MD5) 001.mp3: 14885300 bytes, checksum: ee5bdaa5462f6c619d99586e20b227a3 (MD5) 002.mp3: 10558049 bytes, checksum: a3ec7085b41e649147f9cb9a9923bb87 (MD5) 004.mp3: 25652929 bytes, checksum: b5208b6be64e183a617a88c0d17db616 (MD5) 005.mp3: 17304797 bytes, checksum: a514538aa17de813c7968a9ebb4f3ce2 (MD5) Previous issue date: 2016-12-02
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The purpose of this research is to make a critical analysis about the literary and media work of the Germany radio man and jazz specialist, Joachim-Ernst Berendt. The focus is on the second stage of his career, no long dedicated to music, but to sounds and to hear, with the proposal to elaborate the concept of "audio-image". For this, he proposes a corpus that is composed by the radio masterpiece and then book "Nada Brahma – Die Welt ist Klang" (called "Nada Brahma: o mundo e o universo da consciência" in the Brazilian edition). With the justification that the visual images do not seduces the glances anymore due to the high speed of dissemination in contemporary cultural environments, this thesis investigates another approach about the image, able to contribute to a theory of audio images, which looks very necessary due to sound obscuring in the profusion of audio-visual media. In this sense, in addition to present the ideas of the German author in the domain of the communication's research in Brazil, this thesis defines the hearing experience as a resistance strength against the hegemony of visual images. Thus, it approaches the thought of Berendt to the Dietmar Kamper one, both in dialog with the thought of Norval Baitello Jr. in his theory of the image and culture. As his own reference, Baitello Jr. presents Berendt, extending the dialog with other thinkers as Harry Pross, which includes the body in its sensorial perception as primary media in its media classification, and Kamper himself, when announces the return to the hearing as a way of combating the "suffering" of the eyes. Thereby, the thesis proposes a concept of sound image close to a science called, by Hans Belting, "Anthropology of Image", where the sound appears as a vehicle of culture. For an understanding of the sounds and the media, the research uses the work of musicologists and sound engineers R. Murray Schafer and Michel Chion, which do not reduce the understanding of sound to the field of tradition of music. The theoretical framework also includes the authors cited by Berendt and his commentators, like the philosopher Peter Sloterdijk, the historians Andrew Right Hurley and Uta G. Poiger, in addition to the maestro and musicologist Julio Medaglia. We propose therefore a reflection about the restoration of relations and links broken in the light of the new culture of media
O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise crítica acerca da obra literária e midiática do radialista alemão, especialista em jazz, Joachim-Ernst Berendt, com foco na segunda fase da sua carreira, não mais dedicada à música, mas aos sons e ao ouvir, com a proposta de elaborar o conceito de ‘áudio-imagem’. Para tanto, propõe um corpus composto pela peça radiofônica e depois livro, Nada Brahma – Die Welt ist Klang (denominado na edição brasileira, Nada Brahma: o mundo e o universo da consciência). Com a justificativa de que as imagens visuais já não mais seduzem os olhares devido à alta velocidade de disseminação nos ambientes culturais contemporâneos, essa tese investiga outra abordagem acerca da imagem, capaz de contribuir com uma teoria das imagens auditivas, que parece muito necessária frente o ofuscamento sonoro na profusão das mídias audiovisuais. Nesse sentido, além de apresentar as ideias do autor alemão no âmbito das pesquisas de comunicação no Brasil, esta tese define a experiência auditiva como força de resistência à hegemonia das imagens visuais. Aproxima, assim, o pensamento de Berendt ao de Dietmar Kamper, em diálogo com o pensamento de Norval Baitello Jr. na sua teoria da imagem e da cultura. Como própria referência, Baitello Jr. apresenta Berendt, ampliando o diálogo com outros pensadores como Harry Pross, que na sua classificação da mídia inclui o corpo em sua percepção sensorial como mídia primária e o próprio Kamper, quando anuncia o retorno à audição como forma de combate ao “padecimento” dos olhos. Assim, a tese propõe um conceito de imagem sonora próximo de uma ciência denominada, por Hans Belting, “Antropologia da Imagem”, onde o som aparece como veículo da cultura. Para uma compreensão acerca dos sons e da mídia, a pesquisa se vale dos trabalhos dos musicólogos e engenheiros de som R. Murray Schafer e Michel Chion, que não reduzem o entendimento de som ao campo da tradição da música. O referencial teórico inclui ainda os autores citados por Berendt e seus comentadores, como o filósofo Peter Sloterdijk, os historiadores Andrew Right Hurley e Uta G. Poiger, além do maestro e musicólogo Júlio Medaglia. Propomos, assim, uma reflexão acerca do restabelecimento de nexos e vínculos rompidos frente à nova cultura das mídias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ettmüller, Nina Sophie. "The influence of media context on the effectiveness of podcast advertising." Master's thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10400.14/34271.

Full text
Abstract:
Advertising in Audio Podcasts has gained huge popularity in the last years. However, education on how to advertise effectively on Podcasts is still at an early stage. A high effectiveness of advertising is only achieved when an advertisement is placed and consumed in the appropriate media context. The placement and its effectiveness are a topic that still needs to be researched intensively in this regard. The ad-context congruence, the correspondence of theme and image between a brand being advertised and a podcast episode are explored more intensively in this work. These are common criteria used for the selection of advertising contexts. For the purpose of a deeper investigation of this topic, two experimental online surveys were realised. Here, either the thematic congruence or the image congruence and their advertising effectiveness were examined. Audio sequences of German podcast episodes were played to the panel participants. Fictitious podcast advertisements were inserted into these. These advertisements contextually fitted the episode either very well or not at all. After participants have been exposed to one audio sequence, advertising effectiveness was measured by the variables brand recall, brand recognition and attitudes towards the brand. Brand recall and brand recognition were higher in percentage terms for the thematic and image congruent condition. However, the study did not yield statistically significant results for these variables. Nevertheless, experiments demonstrate that thematic but also image congruence had a strong and statistically significant impact on attitudes towards the brand. In both experiments, the congruent condition was able to trigger a much more positive evaluation of the brand than the non-congruent one.
Nos últimos anos, a publicidade em Podcasts áudio ganhou uma enorme popularidade. Noentanto, a formação para anunciar eficazmente em Podcasts está ainda na sua fase inicial. Só é possível alcançar um alto nível de eficácia publicitária se uma publicidade for colocada e consumida no contexto de media adequado. A colocação e eficácia é um tópico que ainda precisa de ser intensamente pesquisado neste âmbito. A congruência do contexto publicitário, assim como a correspondência entre o tema e a imagem da marca que está a ser publicitada e o episódio do Podcast em causa, são explorados de forma mais aprofundada neste trabalho. Estes são os critérios mais comuns usados para selecionar os contextos publicitários. Foram conduzidas duas sondagens experimentais online, com o intuito de aprofundar a investigação neste tópico. Através delas, foram examinadas a congruência temática ou a congruência de imagem, assim como a eficácia publicitária. Foram reproduzidas sequências de áudio de Podcasts alemães para que os participantes dos painéis as escutassem. Durante a reprodução, foram inseridos anúncios de Podcast fictícios. O nível de adequação destes anúncios ao episódio variava entre “muito adequados” e “nada adequados”. Depois de os participantes terem sido expostos a uma sequência de áudio, foi medida a eficácia publicitária do anúncio através das variáveis respeitantes à memória de marca, reconhecimento de marca e atitude perante a marca. A memória de marca e o reconhecimento de marca obtiveram mais pontos em termos percentuais quando se verificavam condições de congruência temática e de imagem. No entanto, o estudo não providenciou resultados estatisticamente significantes para estas variáveis. Não obstante, as experiências demonstras que a congruência temática – e também a de imagem – tem um impacto estatístico significativo nas atitudes perante a marca. Em ambas as experiências, a condição de congruência conseguiu desencadear uma avaliação muito mais positiva da marca quando comparada com uma condição de incongruência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Áudio-imagem"

1

SEVERO, LUANA DE OLIVEIRA, ÉRICA DE OLIVEIRA SALES, and GIANCARLO SILVA GIACOMELLI. "TUTORIA MEDIADORA E AFETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO SENAC EAD." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57056.

Full text
Abstract:
A INTERAÇÃO POR MEIO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DÁ SUBSÍDIOS AO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E BUSCA PROPORCIONAR A QUALIDADE DE UM CURSO À DISTÂNCIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA QUANTO A UTILIZAÇÃO DO FEEDBACK EM FORMATO DE ÁUDIO E VÍDEO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. NESTE ESTUDO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O FEEDBACK EM ÁUDIO E VÍDEO É UMA FERRAMENTA EFICIENTE PARA O PROFESSOR SE CONECTAR COM SEUS ALUNOS, POIS A VOZ E A IMAGEM PODEM ENVOLVER AFETIVAMENTE, FACILITAR A TRANSMISSÃO DA MENSAGEM, ALÉM DE POSSIBILITAR AO PROFESSOR TER UMA RELAÇÃO MAIS PRÓXIMA COM SEUS ALUNOS; O QUE ESTIMULARÁ DE MANEIRA POSITIVA O APRENDIZADO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SEVERO, LUANA DE OLIVEIRA, ÉRICA DE OLIVEIRA SALES, and GIANCARLO SILVA GIACOMELLI. "TUTORIA MEDIADORA E AFETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO SENAC EAD." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57056.

Full text
Abstract:
A INTERAÇÃO POR MEIO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DÁ SUBSÍDIOS AO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E BUSCA PROPORCIONAR A QUALIDADE DE UM CURSO À DISTÂNCIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA QUANTO A UTILIZAÇÃO DO FEEDBACK EM FORMATO DE ÁUDIO E VÍDEO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. NESTE ESTUDO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O FEEDBACK EM ÁUDIO E VÍDEO É UMA FERRAMENTA EFICIENTE PARA O PROFESSOR SE CONECTAR COM SEUS ALUNOS, POIS A VOZ E A IMAGEM PODEM ENVOLVER AFETIVAMENTE, FACILITAR A TRANSMISSÃO DA MENSAGEM, ALÉM DE POSSIBILITAR AO PROFESSOR TER UMA RELAÇÃO MAIS PRÓXIMA COM SEUS ALUNOS; O QUE ESTIMULARÁ DE MANEIRA POSITIVA O APRENDIZADO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vasconcelos, Guilherme, and Daniel Kaster. "Inclusão de Operadores Físicos de Junção por Similaridade em um SGBD Comercial." In XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2017.6077.

Full text
Abstract:
Dados complexos, como vídeo, imagem e áudio, requerem formas particularizadas de consulta, armazenamento e indexação que SGBDs comerciais ainda não provêm. Uma das formas dos SGBDs oferecerem suporte a dados complexos é estender operadores relacionais para representar consultas por similaridade. Consultas por similaridade recuperam dados baseando-se em relações de similaridade entre dados armazenados, que são derivadas do conteúdo intrínseco dos dados. Um tipo importante de consulta por similaridade é a junção por similaridade, que retorna pares de elementos de dois conjuntos de entrada que atendem à condição de junção definida, que pode ser, por exemplo, se são mais próximos do que um dado limiar (junção por abrangência) ou se um elemento é um dos k-vizinhos mais próximos do outro (junção k-NN). Algoritmos existentes para a execução de junções por similaridade essencialmente consideram que os conjuntos/relações de entrada são lidos diretamente do disco. Contudo, a junção é uma das operações mais custosas em uma consulta e por isso atrasá-la no plano de execução e efetuar a junção sobre dados filtrados em memória normalmente gera ganho de desempenho. Neste artigo são apresentados algoritmos de junção por abrangência desenvolvidos para operar sobre dados filtrados em um SGBD comercial. A proposta é permitir a execução de junções por similaridade em posições diferentes no plano de consulta e avaliar como algoritmos distintos comportam-se em situações variadas. Resultados apresentados mostram que as melhores opções desenvolvidas são o algoritmo estado-da-arte DBSimJoin para entradas com filtros altamente seletivos e um algoritmo de junção baseada em índice para consultas em que a seletividade de junção é alta e um índice apropriado está disponível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography