To see the other types of publications on this topic, follow the link: Áudio-imagem.

Journal articles on the topic 'Áudio-imagem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 40 journal articles for your research on the topic 'Áudio-imagem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pereira, Rita Ribes. "Reflexões sobre a feitura e os usos da imagem na pesquisa em educação: os óculos de Win Wenders e o olhar de Bavcar." ETD - Educação Temática Digital 11, no. 1 (December 23, 2009): 255. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v11i1.925.

Full text
Abstract:
Este texto é um ensaio dedicado a refletir sobre a feitura e sobre os usos da imagem e de audiovisuais no campo da pesquisa em educação. Tem como ponto de partida o pressuposto de que como pesquisadores, dominamos a capacidade de produzir imagens/audiovisuais, e apresenta a tese de que precisamos, sempre e mais uma vez, indagar o sentido de fazê-los. Essa busca de sentido é aqui apresentada numa articulação entre a ciência e a arte, naquilo que suas especificidades, em conjunto, permitem problematizar, de modo que o tema da imagem/áudio-visual, trazido pelas demandas da atividade de pesquisa, ganhe novas dimensões no campo da arte e da produção cultural contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Claudio Marcio Amaral de Oliveira, Alexandra Maria Vieira Monteiro, Érica Barreiros Ribeiro, Silvia Maya Portugal, Leandro Sodré Xavier da Silva, and Mário João Junior. "Videoconferências: sistematização e experiências em telemedicina." Radiologia Brasileira 40, no. 5 (October 2007): 341–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842007000500012.

Full text
Abstract:
A telemedicina é definida como a troca de informações utilizando tecnologia de informação e de comunicação em saúde e a distância. Entre as diversas modalidades da telemedicina incluem-se as videoconferências, que permitem a integração em tempo real, recebendo e enviando áudio e vídeo de alta qualidade entre pontos distantes geograficamente. O objetivo deste trabalho é descrever, de maneira simplificada, os sistemas de videoconferências, destacando-se suas aplicações no contexto da telemedicina. Para a realização de videoconferências são necessários equipamentos que façam captura e reprodução de áudio e vídeo, e que tenham possibilidade de conexão com equipamentos similares, como microcomputadores e equipamentos dedicados. Os tipos de conexão para uma videoconferência são: via ISDN (integrated services digital network) ou via IP (internet protocol). A qualidade do áudio e do vídeo e a velocidade são críticas para o sucesso da videoconferência. Experiências internacionais na utilização de equipamentos de videoconferência, inclusive na radiologia e diagnóstico por imagem, já são uma realidade. No Brasil, relatos mostram iniciativas isoladas de telemedicina, em sua maioria incluindo redes universitárias. A videoconferência representa uma excelente ferramenta para a capacitação e atualização do profissional médico, além de proporcionar grande impacto nos custos do atendimento à população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha, Angelo Eduardo. "Pesquisa aplicada em Realidade Virtual: as particularidades e possibilidades do uso da tecnologia na produção jornalística." Media & Jornalismo 21, no. 38 (April 20, 2021): 39–57. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_38_2.

Full text
Abstract:
O artigo discute o uso da tecnologia em Realidade Virtual (VR) na produção de conteúdo jornalístico em audiovisual. A reflexão teórico-metodológica aborda pesquisa experimental, aplicada e experiencial, formato micro documentário no Jornalismo e gêneros jornalísticos imersivos. Para descrever o processo de produção, montagem e distribuição de peças jornalísticas imersivas realizou-se uma pesquisa aplicada de forma experimental ao produzir quatro micro documentários em VR sobre agricultura familiar. Foram testados diferentes recursos – enquadramento, configurações de imagem e áudio, técnicas jornalísticas e elementos gráficos – na construção da narrativa imersiva. Os resultados apontam que a aplicação da Realidade Virtual exige pensar novas habilidades e conhecimentos no fazer jornalístico, aplicados tanto na etapa de pré-produção, quanto na construção e distribuição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Spadotto, André Augusto, Ana Rita Gatto, Paula Cristina Cola, Roberta Gonçalves da Silva, Arthur Oscar Schelp, Danielle Ramos Domenis, and Roberto Oliveira Dantas. "Componentes do sinal acústico da deglutição: estudo preliminar." Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 24, no. 3 (2012): 218–22. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912012000300006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar os componentes do sinal acústico da deglutição com o auxílio de software específico. MÉTODOS: Foram avaliados 14 indivíduos saudáveis com idades variando entre 20 e 50 anos (média de 31±10 anos). A coleta de dados consistiu da captura simultânea do áudio da deglutição, por meio de um microfone, associado ao registro da imagem videofluoroscópica da deglutição. A identificação dos componentes de som e a quantificação dos tempos foram analisados posteriormente com o auxílio de software específico que possibilitou a análise simultânea entre a onda acústica e a imagem videofluoroscópica. RESULTADOS: Foram identificados três componentes de som (burst) na maioria das deglutições avaliadas. O primeiro burst apresentou tempo médio de 87,3 milissegundos (ms) para água e 78,2 para substância pastosa. O segundo burst retornou um tempo médio de 112,9 ms para água e 85,5 para consistência pastosa. O intervalo médio entre o primeiro e segundo burst foi 82,1 ms (água) e 95,3 ms (consistência pastosa), e entre o segundo e terceiro foi 339,8 ms e 322,0 ms, respectivamente para água e consistência pastosa. CONCLUSÃO: O software permitiu a visualização de três componentes do som durante a deglutição de indivíduos saudáveis e mostrou que o sinal da deglutição em indivíduos normais é altamente variável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Braga, Adriana, and Édison Gastaldo. "Variações sobre o uso do Skype na pesquisa empírica em comunicação: apontamentos metodológicos." Revista Contracampo 1, no. 24 (August 7, 2012): 4. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.185.

Full text
Abstract:
Este artigo busca apresentar e discutir aspectos da utilização do aplicativo Skype para a pesquisa empírica em Comunicação. O Skype é um programa gratuito (freeware) que permite conversações simultâneas em áudio e vídeo usando computadores. A reflexão acerca da comunicação interpessoal mediada tem há mais de um século o telefone – voz sem imagem – como referência, embora a ideia do "videofone" já esteja presente desde os primórdios da televisão, em filmes de ação ou ficção científica. A introdução de um canal de vídeo propõe uma série de desafios teóricos e metodológicos para a pesquisa em Comunicação. Por exemplo, uma conversação por Skype poderia ser considerada uma "interação face a face"? O artigo discute também o uso de algumas potencialidades desta tecnologia na pesquisa científica, como objeto de investigação, como meio técnico de registro de dados e como ferramenta analítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lucena, Simone, and Arlene Araújo Domingues Oliveira. "OS SOFTWARES SOCIAIS E A WEB 2.0 COMO ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAS EM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA." Laplage em Revista 3, no. 2 (June 10, 2017): 34. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201732349p.34-46.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo compreender as potencialidades dos softwares sociais da web 2.0 utilizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia na formação dos bolsistas de iniciação à docência. A pesquisa é de natureza qualitativa com inspiração epistemológica na abordagem multirreferencial. Durante a formação no Pibid foram utilizados diferentes software sociais e interfaces da web 2.0 dentre elas os diários online, o Facebook e o WhatsApp Messenger. Como resultado foi observado que os sujeitos da pesquisa, passaram a utilizar estes aplicativos como outro espaçotempo de formação. Um espaço multirreferencial com possibilidades de socializar, interagir e narrar instantaneamente todas as ações desenvolvidas nos diferentes ambientes de aprendizagem, pois os softwares sociais na web 2.0 potencializam que as pessoas criem, partilhem e divulguem suas autorias em forma de texto, áudio, imagem e vídeo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lucena, Simone, and Arlene Araújo Domingues Oliveira. "OS SOFTWARES SOCIAIS E A WEB 2.0 COMO ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAS EM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA." Laplage em Revista 3, no. 2 (June 10, 2017): 34. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201732349p.62-76.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo compreender as potencialidades dos softwares sociais da web 2.0 utilizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia na formação dos bolsistas de iniciação à docência. A pesquisa é de natureza qualitativa com inspiração epistemológica na abordagem multirreferencial. Durante a formação no Pibid foram utilizados diferentes software sociais e interfaces da web 2.0 dentre elas os diários online, o Facebook e o WhatsApp Messenger. Como resultado foi observado que os sujeitos da pesquisa, passaram a utilizar estes aplicativos como outro espaçotempo de formação. Um espaço multirreferencial com possibilidades de socializar, interagir e narrar instantaneamente todas as ações desenvolvidas nos diferentes ambientes de aprendizagem, pois os softwares sociais na web 2.0 potencializam que as pessoas criem, partilhem e divulguem suas autorias em forma de texto, áudio, imagem e vídeo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Teixeira, Lisley Canola Treis, and Claricia Otto. "“Artes de fazer” da infância: entre a casa e a escola." Dialogia, no. 37 (May 17, 2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n37.19665.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta narrativas memorialísticas sobre vivências da infância, nos caminhos percorridos entre a casa e as instituições escolares do centro urbano de Florianópolis (SC), na primeira metade do século XX: os Grupos Escolares Lauro Müller, Dias Velho, Silveira de Souza e Arquidiocesano de São José. As memórias sobre as “artes de fazer” da infância, capturadas por meio de quinze entrevistas, gravadas em áudio e imagem, são compreendidas na perspectiva de Michel de Certeau, especialmente no que se refere aos conceitos de “espaços praticados” e de “táticas”. Dentre as conclusões, ressalta que as memórias relampejam de um intenso processo de interação entre entrevistador e entrevistado e que a infância de outrora, nas memórias, é um agente social que faz uso de táticas dentro de uma margem própria à ordem social de cada tempo e contexto histórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Amorim, Joni, and Mariana da Rocha Silva. "Produção de multimídia e acessibilidade em cursos de aprendizagem a distância." ETD - Educação Temática Digital 10, no. 2 (October 7, 2009): 355. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v10i2.993.

Full text
Abstract:
Estudantes online que são surdos podem encontrar diferentes barreiras em cursos baseados na Web incluindo falta de imagens relacionadas ao conteúdo em páginas tomadas por texto. As diferentes barreiras podem diminuir a compreensão para pessoas cuja primeira língua seja a linguagem de sinais ao invés da linguagem escrita, um desafio para pesquisadores e professores interessados em desenvolver conteúdo multimídia. A combinação de texto, imagem, áudio e vídeo foi potencializada devido à convergência digital e passa a caracterizar os textos virtuais. O uso de multimídia agora permite diferentes efeitos na elaboração de significados. Nesta perspectiva de mudanças constantes, este artigo busca discutir alguns dos muitos desafios para o oferecimento de Cursos de Graduação em larga escala, apresentando algumas das características dos Cursos de Graduação em Letras-Libras. Também se discute a acessibilidade de conteúdo educacional digital multimídia no contexto de um projeto em andamento na UNICAMP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva Lins Cajazeira, Paulo Eduardo, and José Jullian Gomes de Souza. "Acervo audiovisual e virtualização." Rizoma 7, no. 1 (January 5, 2019): 122–35. http://dx.doi.org/10.17058/rzm.v7i1.12823.

Full text
Abstract:
O documento audiovisual, suas características e seu uso passaram por várias transformações ao longo da história da Biblioteconomia, da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Os arquivos de som e imagem foram, por um longo período de tempo, de papel secundário para os profissionais desses campos. No entanto, com o avanço das tecnologias, da percepção sobre a relevância e importância desse tipo de documento e, também, com o surgimento do processo de virtualização, o audiovisual e seu acervo passaram a possuir o papel da preservação da memória da sociedade e dos documentos informacionais em formato de áudio e vídeo. Esta investigação se dará por meio de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa descritiva na qual buscaremos analisar o atual cenário dos acervos audiovisuais e dos seus processos de preservação na biblioteca da Universidade Federal do Cariri e na emissora de TV regional do Sistema Verdes Mares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Schöninger, Carla Luciane Klos. "O LETRAMENTO E A MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA." Diacrítica 34, no. 1 (April 3, 2020): 58–69. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.267.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa relatar práticas no ensino de Língua inglesa desenvolvidas nos cursos técnico e tecnológico e traz discussões acerca do conceito de letramento e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspectivas de Dionísio (2006), Kern (2000),Greimas e Courtés(2008), Kress (2010) e Kress e Leeuwet (1996). Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Inglês Técnico no Curso Superior de Sistemas para Internet. As quais contaram com estratégias de leitura em suportes e modos diferentes, bem como produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois além de os alunos apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, esses fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de recepção envolvendo letramento, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Jähring Wanderley, Roger Artur, and Maria Alice Veiga Ferreira de Souza. "Lesson Study como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática sobre o Conceito de Volume." Perspectivas da Educação Matemática 13, no. 33 (September 22, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.46312/pem.v13i33.10302.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve, analisa e discute resultados de uma investigação do tipo observação participante sobre o conceito de volume e de seu ensino defendidos pela comunidade científica da Educação Matemática, mobilizados em uma formação de professores à luz do Lesson Study. O estudo foi apoiado em referências da Educação Matemática sobre Lesson Study, formação de professores e volume. Os dados emergiram de diário de bordo, planos de aula, entrevista focal e gravação de áudio e imagem. Os principais resultados mostraram que os professores ampliaram e aprofundaram seus conhecimentos de volume, antes limitados a fórmulas, ao estabelecerem relações deste conceito com os de área, massa e densidade, a partir de situações de comparação, medição e produção, além de compreenderem as diferenças entre os conceitos de volume e capacidade. A colaboração, a negociação e a elaboração grupal de diferentes estratégias de ensino foram insumos para os professores apreenderem conhecimentos pedagógicos sobre volume. onfiança ao ministrar aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Fonseca, Vilmar, and Ana Henriques. "Compreensão da Definição Formal de Limite: um estudo na formação inicial de professores de Matemática." Bolema: Boletim de Educação Matemática 32, no. 62 (December 2018): 1030–49. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a14.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo analisamos que compreensão evidenciam os estudantes de um curso de formação de professores de Matemática, no Brasil, sobre a definição formal de limite de uma função num ponto, no decorrer de uma intervenção didática que visa a aprendizagem com compreensão deste conceito matemático. Os dados, recolhidos a partir da observação participante com gravação em áudio e vídeo das aulas lecionadas e as produções escritas dos estudantes na resolução das tarefas propostas em sala de aula, foram analisados qualitativa e interpretativamente considerando três elementos evidenciadores de compreensão: os significados, as representações de limite e a sua aplicação na resolução de problemas. Os resultados mostram que os estudantes, em geral, atribuíram ao limite diferentes significados, que emergem dos seus conceito-imagem e que evidenciam uma concepção adequada da simbologia da definição formal de limite, sendo igualmente capazes de reconhecer e representar o limite algébrica e geometricamente, com registros assentes na simbologia dessa definição e de a aplicarem corretamente na análise de erros e na resolução de problemas de validação de conjecturas. Evidenciaram, assim, uma aprendizagem com compreensão da definição formal de limite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Kischinhevsky, Marcelo, and Lena Benzecry. "Desafios na preservação do patrimônio radiofônico no Brasil." Documentación de las Ciencias de la Información 43 (July 9, 2020): 49–55. http://dx.doi.org/10.5209/dcin.67250.

Full text
Abstract:
Este artigo se dedica à discussão sobre patrimônio radiofônico no Brasil, expondo a inexistência de políticas públicas de preservação e acesso a arquivos sonoros de emissoras de rádio. Metodologicamente, o artigo parte de revisão bibliográfica e da realização de entrevista semiestruturada com gestores do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), referência na conservação de acervos audiovisuais no país. De um lado, o artigo aborda as perdas culturais decorrentes da ausência de uma política de preservação radiofônica, ou mesmo sonora. De outro, apresenta uma instituição que consegue vencer as dificuldades burocráticas e financeiras e assegurar iniciativas de registro e difusão de acervo sonoro cruciais para uma historiografia da cultura sonora do país. No percurso, são elencadas possíveis ações no sentido de assegurar a preservação do acervo radiofônico, tais como a criação de condições para o registro do fluxo de programação das emissoras, a busca de parâmetros consensuais para digitalização, tratamento, conservação e armazenamento de áudio e o investimento na produção de podcasts que explorem o patrimônio gerado diuturnamente pelas emissoras de rádio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Purificação, Tainan Silva da, and Marilda Castelar. "MILITANTES NEGROS E O RACISMO NA MÍDIA SOTEROPOLITANA." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 6, no. 2 (May 31, 2017): 83. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1253.

Full text
Abstract:
Na história da sociedade é notável a constante busca pelo avanço da tecnologia nos meios de comunicação, entretanto existem muitos questionamentos dos usos e comprometimentos dos mesmos em relação a produção e a difusão de preconceitos e estereótipos. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi o de conhecer a opinião dos(as) militantes negros(as) sobre a imagem do(a) negro(a) que é transmitida pela mídia de Salvador- Ba. Os objetivos específicos foram de conhecer suas impressões e expectativas sobre sua própria imagem na mídia, seu papel como militante negro(a) e por fim investigar as estratégias de enfrentamento desses(as) militantes na luta contra o racismo na mídia de Salvador. Trata-se de pesquisa qualitativa na perspectiva Sócio histórica. Participaram da pesquisa seis pessoas, com idades entre42 a61 anos que se auto definiram como negros(as), militantes e que possuem visibilidade no contexto do movimento negro em Salvador. Foram realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados, gravadas em áudio, transcritas e conferidas, conforme os procedimentos adotados pela História Oral. O estudo dos relatos coletados baseou-se na análise de conteúdo e discurso. Foi possível conhecer a história do Movimento Negro em Salvador, a história de vida dos sujeitos e o processo de construção da visibilidade do movimento negro nas mídias soteropolitanas. Entretanto constatou-se que a mídia local, permanece exibindo estereótipos e imagens negativas relacionadas ao negro. Neste sentido foi possível observar estratégias de luta em diferentes contextos, a partir dos relatos dos entrevistados, embora os mesmos não admitam a influência da mídia em suas vidas, aspectos que exigiram aprofundamento da presente pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Borém, Fausto. "“... Foda!”: a bossa das palavras, música e imagens de Caetano Veloso." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 3, no. 2 (December 18, 2016): 117–59. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v3i2.8816.

Full text
Abstract:
Estudo sobre o trinômio texto-música-imagem no videoclipe A Bossa Nova é foda do compositor, poeta e cantor Caetano Veloso, dirigido por Fernando Young e Tonho Quinta-feira (VELOSO, BANDA CÊ, YOUNG e QUINTA-FEIRA, 2013), a partir de referenciais analíticos multidisciplinares: [1] a interação entre as linguagens verbais, sonoras e imagéticas na compreensão e comunicação de significados (PEIRCE, 2005; SANTAELLA, 2005; PLAZA, 2003); [2] os conceitos de Segmentação, Contorno de Ativação, Cinemática, Dinâmica e Pontos de Sincronização em movimentos de dança (HAGA, 2008, adaptados à análise de vídeos de música por BORÉM, 2014, BORÉM, 2016); [3] o reconhecimento de emoções e sensações na linguagem corporal, especialmente nas expressões faciais (emoções básicas, EKMAN e FRIESEN, 2003). Os resultados mostram que a intrincada codificação na letra da música apresenta grande correspondência com ambos os sons da gravação de áudio e o videoclipe. Mais do que isso, a integração entre estas três instâncias de comunicação – palavras, sons e imagens – forma um complexo e sofisticado mosaico com grande unidade estrutural nos níveis locais, médios e global da obra, permitindo tanto uma leitura e fruição imediatas quanto uma compreensão analítica mais aprofundada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cacau, Lucas De Assis Pereira, Rafael Mesquita, Karina Couto Furlanetto, Daniel Lago Silva Borges, Luiz Alberto Forgiarini Junior, Vinicius Maldaner, Yves De Souza, et al. "Avaliação e intervenção para a reabilitação cardiopulmonar de pacientes recuperados da COVID-19." ASSOBRAFIR Ciência 11, Supl1 (September 3, 2020): 183. http://dx.doi.org/10.47066/2177-9333.ac20.covid19.018.

Full text
Abstract:
Com a pandemia de COVID-19, é necessário o rápido entendimento das prováveis e graves sequelas que os pacientes sobreviventes podem desenvolver, assim como torna-se urgente traçar planos de ação para enfrentar tal situação desde o processo de alta hospitalar até a inserção em serviços de reabilitação cardiopulmonar. De acordo com recomendações internacionais, uma avaliação individualizada deve ser realizada e documentada no momento da alta, a qual deve contemplar as necessidades imediatas (controle dos sintomas como dispneia, fadiga e dor), assim como as necessidades a curto e médio prazo (melhora da função física e emocional; retorno ao trabalho; dentre outros). É aconselhável que nas primeiras semanas após a alta, o paciente seja atendido através de comunicação digital, a qual deve incluir imagem e áudio por questões de segurança. Componentes mandatórios dos programas de reabilitação cardiopulmonar incluem exercícios de força e resistência, além do trabalho da musculatura inspiratória. A abordagem educacional, é item importante no processo de tratamento. A reabilitação de doentes críticos acometidos por COVID-19 após alta hospitalar é de fundamental importância, especialmente naqueles que evoluíram com o quadro grave da doença, e que necessitaram de internação em UTI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, André Coelho da, and Maria José Pereira Monteiro de Almeida. "Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física." Educar em Revista 34, no. 68 (April 2018): 181–98. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.54118.

Full text
Abstract:
RESUMO Posicionando-nos em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente, objetivamos analisar de que maneira o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sobre o funcionamento de aparelhos e exames de diagnóstico médico por imagem atuou junto às representações de licenciandos em Física em face do papel do professor e dos conteúdos de ensino dessa disciplina. Apoiados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas por meio de questionários escritos e da gravação das aulas em áudio. No início do trabalho pedagógico desenvolvido, obtivemos indícios de que entre os sentidos que constituíam as representações dos licenciandos acerca de suas futuras profissões e do papel que devem desempenhar como professores estavam sentidos que apontavam para a centralidade dos conteúdos específicos de física. Já ao final do trabalho, obtivemos indícios de que os licenciandos incorporaram e/ou consolidaram em suas representações sentidos que apontam para a relevância do papel social do professor enquanto formador de estudantes para a atuação na sociedade e agente problematizador de sentidos naturalizados, valorizando as relações entre conteúdos de ensino e questões sociais. Nesse sentido, a abordagem de um tema que guarda maior relação com questões sociopolíticas e éticas parece ter facilitado a formação de professores em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Hansen, Fábio. "As formações imaginárias e seus efeitos de sentido no ensino e na aprendizagem de criação publicitária." Educação e Pesquisa 39, no. 2 (June 2013): 465–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022013000200012.

Full text
Abstract:
A partir das noções de formações imaginárias e antecipação, este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de criação publicitária na perspectiva teórica da análise de discurso. Examinamos como o mundo profissional insere-se na prática docente e na dinâmica da sala de aula, entrelaçando-se ao discurso pedagógico. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar o modo como a imagem que o professor atribui a si e aos estudantes produz efeitos de sentido nos procedimentos didático-pedagógicos em disciplinas da área de criação publicitária. Para cumprir tal objetivo, recorremos a uma pesquisa de caráter empírico, na qual selecionamos sequências discursivas produzidas em 2011 por meio da gravação em áudio e vídeo de aulas das disciplinas de Criação, Direção de Arte, Redação Publicitária e Criação de Campanha na Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre. Revelamos que o conteúdo programático trabalhado em sala de aula e que emerge durante a preparação do curso é determinado pelas formulações imaginárias do professor, pela antecipação do efeito de sentido e pela homogeneização dos estudantes. A ação educativa é norteada pela antecipação da resistência do sistema de ensino. Por fim, pode-se afirmar que o lugar de professor e de aluno são representações socialmente incorporadas que impactam terminantemente as práticas pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Melques, Paula Mesquita, Klaus Schlünzen Junior, and Ana Maria Osorio Araya. "O USO DE OBJETOS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO." Revista Eletronica Gestão & Saúde 1, no. 1 (July 17, 2013): 700. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v1i1.14143.

Full text
Abstract:
O presente trabalho corresponde a uma pesquisa de Mestrado que possui como campo de pesquisa uma sala de aula do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada na cidade de Presidente Prudente/São Paulo, Brasil. O objetivo principal é investigar a contribuição do uso de Objetos Educacionais (OE) nas aulas de Física ao processo de inclusão, utilizando como ferramenta o Banco Internacional de Objetos Educacionais. Para isso, busca-se contemplar os seguintes objetivos específicos: analisar como os OE podem ser inseridos nas aulas de Física, tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; analisar se os OE pré-selecionados contemplam a acessibilidade, favorecendo seu uso por alunos com deficiência; analisar se os OE selecionados contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem de Física. Devido a recursos como áudio, imagem, situações dinâmicas e a oportunidades de realizar experiências práticas e trabalhar em grupo, os resultados preliminares indicam que os OE selecionados a partir de critérios de avaliação pré-definidos podem contribuir não só com a inclusão escolar de todos os alunos, mas também com a inclusão social, em especial do aluno com deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Konrad, Paola Gabriela, and Maria Eduarda Giering. "O interrogatório policial à luz de fenômenos discursivos intrínsecos à argumentação." Revista do GELNE 21, no. 1 (June 4, 2019): 154–65. http://dx.doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n1id15932.

Full text
Abstract:
Este estudo, amparado pela concepção de ethos proposta por Amossy (2005) e pelos clássicos tipos de argumentos apresentados por Fiorin (2015), propõe-se a analisar fragmentos de fala pertencentes ao gênero discursivo interrogatório policial de modo a investigar (1) se o ethos prévio (AMOSSY, 2005) ou pré-discursivo (MAINGUENEAU, 2008) dos participantes do interrogatório policial se confirma no ethos discursivo dos enunciadores; e (2) os tipos de argumentos (FIORIN, 2015) utilizados pelos enunciadores do interrogatório policial. O corpus deste estudo advém de gravações em áudio e vídeo de três interrogatórios policiais de uma Delegacia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Quanto ao primeiro propósito deste estudo, no que tange aos policiais, seu ethos prévio se confirma discursivamente em todos os fragmentos de fala analisados. Em relação aos interrogados, a sua imagem prévia é reelaborada ao longo do discurso. Concernente ao segundo propósito deste estudo, uma série de tipo de argumentos são utilizados pelos enunciadores nos interrogatórios policiais, a saber: argumento de comparação, argumentum ad hominem, argumentum ad verecundiam, argumentum ad misericordiam e argumentum ad baculum. Por fim, a análise revela que os tipos de argumentos utilizados pelos policiais e pelos interrogados nas interações operam como recurso para a construção do ethos dos enunciadores. PALAVRAS-CHAVE: Argumentação; Ethos; Tipos de Argumentos; Interrogatório Policial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Formiga, Dayana De Oliveira, Haller Elinar Stach Schunemann, Lorrayni Dos Santos Souza, and Marcelo Broseguini. "A utilização de tecnologias da informação e comunicação como recurso didático no ensino de história." Acta Científica 26, no. 1 (June 20, 2018): 35–46. http://dx.doi.org/10.19141/2236-2622.actacientifica.v26.n1.p35-46.

Full text
Abstract:
O presente ensaio tem por objetivo observar a eficácia da utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), dos quais utilizamos o vídeo, no processo de ensino-aprendizagem. Entendendo a realidade local e da temática dos povos indígenas no que tange a educação brasileira, utilizamos a plataforma digital de indexação de vídeos on-line Youtube, que é, desde 2005, a maior referência em distribuição e armazenamento de vídeos do mundo. A utilização desse recurso foi observada na prática por conta das possibilidades criadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A escolha por esse recurso vem ao encontro da necessidade de suprir a demanda por um ensino mais envolvente e efetivo para os alunos no que se refere à temática indígena. Os povos indígenas do Brasil apresentam uma cultura de riqueza ímpar, plural e envolvente que, nos mais bem ilustrados e detalhados livros didáticos, não pode ser abordada de maneira satisfatória. Diante disso, os vídeos, quer de fontes particulares amadoras ou de natureza institucional, se mostram úteis ao concatenar conteúdo histórico, áudio, imagem e efeitos especiais, e se tornam um recurso eficiente em sala de aula. Evidente que, em se tratando de recursos didáticos, a lista é diversa, tanto de estilo quanto de quantidade e qualidade, permitindo ao professor, que abre mão de tais recursos, tornar a sua aula em um momento diversificado e interativo. As novas tecnologias, aliadas às práticas pedagógicas, são particularmente importantes para o ensino de história, pois tal disciplina é comumente entendida como antiquada e sem relação com o presente. Portanto, compete ao professor a importante missão de aproveitar-se ao máximo destes novos recursos didáticos, a fim de que a temática seja transferida aos discentes de modo a desenvolver neles o aprimoramento de suas habilidades cognitivas e o interesse frequente e crescente pelo conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Barros, Alfredo. "VERDE, Filipe (Direção). Biografia de uma mina: uma videopoética da anamnese. Vídeo. Imagem: Jorge Humberto Norte. Música: Nuno Rebelo. Pós-Produção Áudio: Nanã Sousa Dias. Realização: Filipe Verde e Jorge Humberto Norte. VHS – NTSC. Duração aproximada: 45 min, 1998." Horizontes Antropológicos 5, no. 12 (December 1999): 337–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71831999000300020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Duarte, Josimar Faria. "Festa de Devoção a Santa Rita de Cássia em Viçosa." Mosaico 11, no. 1 (April 17, 2018): 5. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v11i1.5928.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar as memórias e identidades regionais construídas nas práticas de devoção à italiana Margherita Lotti, ou Santa Rita de Cássia, na cidade mineira de Viçosa. Em geral, nos dias próximos a 22 de maio, a população dessa cidade se reúne em festas, sempre marcadas por missas celebradas por vários padres, músicas, danças, procissões cheias de alegorias e fogos de artifício. Os cortejos a Santa tomam as ruas da cidade, sempre sendo acompanhados pelo clero secular e religioso, autoridades civis e políticas, corais e orquestras e por pessoas das mais diversas condições financeiras. Esse ritual se repete por vários anos e constitui-se como local importante para pensarmos às relações sociais sob uma dupla modulação, a de agregação, ou seja, de estar junto, e a da memória coletiva, de criar fabulas, desejos e sentimentos de identidade. Assim sendo, essa é um momento de construção de um sentimento de pertencimento a cultura local, na qual os grupos religiosos e laicos que planejam a realização da mesma visam construir uma “imagem áudio-visual-viçosense”, vinculando Santa Rita de Cássia à cultura popular regional. Feast of Devotion the Santa Rita of Cássia in Viçosa The purpose of this article is to analyze the memories and regional identities built in the practices of devotion to Santa Rita de Cássia, in the city of Viçosa. In general, in the days leading up to May 22, the population of this city meets at parties. This ritual is repeated for several years and is an important place to think about social relations under a double modulation, that of aggregation, that is, of being together, and that of the collective memory, of creating fables, desires and feelings of identity . Thus, this is a moment of construction of a sense of belonging to a local culture, in which the religious and lay groups that plan the realization of the same aim to build an "audio-visual-viçosense" image, linking Santa Rita de Cássia to culture popular regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Voltolini, Rinaldo. "A relação professor-aluno não existe: corpo e imagem, presença e distância." ETD - Educação Temática Digital 8 (November 26, 2008): 119. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v8i0.695.

Full text
Abstract:
O recente e crescente uso de recursos áudio-visuais e de informática no ensino recolocou para muitos a questão da necessidade da presença do professor. Longe de ser apenas um recurso que vem prolongar o que já está no universo escolar, sua entrada modifica a dinâmica da relação professor-aluno. As condições que permitiram esta entrada parecem corresponder aquilo que Lacan elucida em sua teoria dos Discursos quando se pergunta: os gadgets vencerão? A mudança das relações entre o sujeito e o objeto, características deste novo discurso contemporâneo, o do Capitalista, no qual o objeto parece predominar sobre o sujeito, podem ser lidas em vários âmbitos. O objetivo deste estudo é analisar as vicissitudes desta mudança no interior das práticas educativas, particularmente em torno do que esta questão sobre a necessidade da presença do professor ilustra sobre ela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Musse, Christina Ferraz, and Ana Clara Campos dos Santos. "Memória e filmes domésticos em Super 8: a família Assis em Juiz de Fora - MG." Revista Observatório 1, no. 3 (December 26, 2015): 181. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p181.

Full text
Abstract:
Neste trabalho abordamos a memória como objeto de estudo, a película cinematográfica Super 8 e os filmes domésticos. No embasamento teórico, utilizamos autores como Andreas Huyssen e Pierre Nora (memória), Roger Odin e Lila Foster (filmes domésticos). Nosso objetivo é apresentar os filmes em Super 8 feitos pelo fotógrafo Márcio Assis na década de 1970, a fim de verificar as relações entre sua narrativa oral atual por meio da gravação em áudio de seus comentários do filme, em comparação a sua narrativa visual sobre a própria família na década de 1970. Também fazemos um estudo de como os familiares de Márcio Assis assistem a esses filmes, cerca de quarenta anos depois, por meio da coleta de depoimentos nas redes sociais e entrevistas.PALAVRAS-CHAVE: Audiovisual; memória; Super 8; filmes domésticos. ABSTRACTIn this paper we address the memory as an object of study, the motion picture film and Super 8 home movies. On theoretical basis, we use authors like Andreas Huyssen and Pierre Nora (memory), Roger Odin and Lila Foster (home movies). Our goal is to present Super 8 films made by the photographer Marcio Assis in the 1970s in order to verify the relationship between his current oral narrative through the audio recording of his comments the film, compared to its visual narrative about his own family in the 1970s. We also do a study as family Marcio Assis watch these movies, some forty years later, by collecting testimonials on social networks and interviews.KEYWORDS: Audiovisual; memory; Super 8; home movies. RESUMENEn este artículo, abordamos la memoria como un objeto de estudio, la película cinematográfica Súper 8 y el cine doméstico. En la base teórica, utilizamos autores como Andreas Huyssen y Pierre Nora (memoria), Roger Odin y Lila Foster (cine doméstico). Nuestro objetivo es presentar las películas en Súper 8 realizadas por el fotógrafo Marcio Assis en la década de 1970 con el fin de verificar la relación entre la narrativa oral actual mediante el registro de información de audio de la película en comparación con su narrativa visual acerca de la propia familia, en la década de 1970. También hacemos un estudio de cómo la familia de Marcio Assis asiste a estas películas, unos cuarenta años más tarde, mediante la recopilación de testimonios en las redes sociales y entrevistas. PALABRAS CLAVE: Audiovisual; memoria; Súper 8; cine doméstico. ReferênciasÁLVAREZ, Efrén Cuevas. De vuelta a casa: Variaciones del documental realizado con cine doméstico. In: La casa abierta: el cine doméstico y sus reciclajes contemporáneos. Ayuntamiento de Madrid, 2010. p. 121-166.ASSIS, Bianca Vieira Marques. Filmes domésticos de Júlio e Márcio Assis. 25 jun. 2014. Depoimento concedido a Ana Clara Campos dos Santos por meios eletrônicos.ASSIS, Ana Carolina Furtado de. Filmes domésticos de Júlio e Márcio Assis. Juiz de Fora. 16 mai. 2014. Depoimento concedido a Ana Clara Campos dos Santos em áudio.ASSIS, Márcio de Alcântara. Comentários dos filmes do acervo de Super 8 de Márcio Assis. Juiz de Fora. 11 mai. 2014. Depoimento dado a Ana Clara Campos dos Santos em áudio.ASSIS, Mariana Furtado. Filmes domésticos de Júlio e Márcio Assis. 26 jun. 2014. Depoimento concedido a Ana Clara Campos dos Santos por meios eletrônicos.CARUSO, Carlos Alberto Antonio. Conceitos fundamentais para o estudo do filme doméstico. In: O filme de família: O Fascínio da Preservação da Imagem, Histórias e Memórias. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2012. cap. 01, p. 13-32. Disponível em: <http://portal.anhembi.br/wp-content/uploads/Dissertacao_Carlos_Alberto_Antonio_Caruso1.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2015.DARGY, P. A prática do super 8 / P. Dargy, N. Bau; adaptação e prefácio da ed. Brasileira de Abrão Berman; (tradução de Luiz Roberto S. Malta). - 4. ed. - São Paulo: Summus, 1979.FOSTER, Lila Silva. Conceitos fundamentais para o estudo do filme doméstico. In: Filmes domésticos: uma abordagem a partir do acervo da Cinemateca Brasileira. 2010. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. cap. 01, p. 17-53. Disponível em: <http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2965>. Acesso em: 11 mar. 2015.HOME Movie Day Rio. 2013. Apresenta informações sobre inscrições e programação do evento Home Movie Day Rio, ano de 2013. Disponível em: <http://homemoviedayrio.wordpress.com/>. Acesso em: 11 mar. 2015. Site.HUYSSEN, Andreas. Passados presentes: mídia, política, amnésia. In: Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004. cap. 01, p. 09-40.LEAL, Marília Muniz. Filmes de família: lembrança e documento. 2013. 62 f. Monografia (Bacharel em Comunicação Social, habilitação cinema). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.rascunho.uff.br/ojs/index.php/rascunho/article/view/49/31>. Acesso em: 11 mar. 2015.LINS, Consuelo; BLANK, Thais. Filmes de família, cinema amador e a memória do mundo. Significação. Vol. 39, nº 37, 2012. p. 52-54. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71254>. Acesso em: 11 mar. 2015.NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo, dez. 1993. p. 07-28.ODIN, Roger. El cine doméstico en la instituición familiar. In: La casa abierta: el cine doméstico y sus reciclajes contemporáneos. Ayuntamiento de Madrid, 2010. p. 39-60.SILVA, Armando. O arquivo do álbum de fotografias. In: Álbum de família: a imagem de nós mesmos. São Paulo: Senac, 2008. cap. 02, p. 41-75. Disponível em:Url: http://opendepot.org/2705/ Abrir em (para melhor visualização em dispositivos móveis - Formato Flipbooks):Issuu / Calameo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Carvalho da Silva, Marcelo. "Cinema in extremis: notas sobre um silêncio estridente em O homem urso." E-Compós 15, no. 3 (January 10, 2013). http://dx.doi.org/10.30962/ec.805.

Full text
Abstract:
O ambientalista Timothy Treadwell, protagonista do filme O homem urso (Grizzly man, 2005) de Werner Herzog, filia-se à galeria dos grandes personagens herzoguianos. Treadwell foi morto por um urso pardo no Alasca, no outono de 2003. O único vestígio dessa morte – tema latente do filme – é uma gravação em áudio realizada por acaso pela própria câmera de vídeo de Treadwell. O grande interesse da sequência onde esse áudio está inserido reside na maneira como Herzog o elide. Tal elisão suscita questões sobre os limites da imagem (Serge Daney e André Bazin) e a imagem-cristal deleuziana. Afinal, até onde uma imagem pode ir (questão ética) e como deve ser realizada (questão estética)? Palavras-chave O homem urso. Herzog. Treadwell. Elisão sonora. Imagem-cristal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Carvalho da Silva, Marcelo. "Cinema in extremis: notas sobre um silêncio estridente em O homem urso." E-Compós 15, no. 3 (January 10, 2013). http://dx.doi.org/10.30962/ec.v15i3.805.

Full text
Abstract:
O ambientalista Timothy Treadwell, protagonista do filme O homem urso (Grizzly man, 2005) de Werner Herzog, filia-se à galeria dos grandes personagens herzoguianos. Treadwell foi morto por um urso pardo no Alasca, no outono de 2003. O único vestígio dessa morte – tema latente do filme – é uma gravação em áudio realizada por acaso pela própria câmera de vídeo de Treadwell. O grande interesse da sequência onde esse áudio está inserido reside na maneira como Herzog o elide. Tal elisão suscita questões sobre os limites da imagem (Serge Daney e André Bazin) e a imagem-cristal deleuziana. Afinal, até onde uma imagem pode ir (questão ética) e como deve ser realizada (questão estética)? Palavras-chave O homem urso. Herzog. Treadwell. Elisão sonora. Imagem-cristal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

SANTANA CORREIA, JOÃO Batista. "Áudio-descrição nas Manifestações Artístico Culturais: Uma tradução Intersemiótica." RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 3, no. 3 (December 31, 2017). http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v3i3.526.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou identificar e descrever a áudio-descrição (AD) como um recurso de tecnologia assistiva (TA) comunicacional indispensável para a inclusão cultural das pessoas com deficiência visual. Os dados do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – em 2010, apontam que 18,60% dos brasileiros manifestaram possuir deficiência visual em seus diferentes graus de comprometimento. Por sua praticidade e efetividade, a áudio-descrição permite o acesso, a interpretação, a significação, a contextualização e a interação das pessoas cegas ou com baixa visão com as manifestações artístico-culturais. No aspecto teórico, a áudio-descrição configura-se como uma tradução ou transmutação intersemiótica caracterizada pela interpretação de um signo verbal por meio de um signo não verbal, ou seja, se as imagens que não são perceptíveis pela visão podem ser traduzidas e verbalizadas adquirindo assim, potência suficiente para criar na mente da pessoa com deficiência visual uma imagem mental semelhante ou equivalente à imagem que estava presente na produção artístico-cultural. Para a consecução, utilizou-se a metodologia qualitativa de cunho bibliográfico baseando-se na teoria de Roman Jakobson e a produção acadêmica de Motta e Filho. Abordou-se a áudio-descrição na perspectiva de sua historicidade; da modalidade intersemiótica; do recurso de tecnologia assistiva de acessibilidade comunicacional e da legislação nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Corrêa, Elenice, Tania Mara Gali Fonseca, and Liliana Passerino. "FILME SURDO - OUTRA MANEIRA DE VER?" RENOTE 9, no. 3 (December 30, 2011). http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.35904.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma experimentação com vídeo digital, em uma prática docente, realizada durante um curso de formação de professores, com a qual buscamos pensar a experimentação com a produção áudio-visual em vídeo digital, como motor de processos educacionais. Trata-se de uma experimentação de um professor apropriando-se de algumas tecnologias digitais áudio-visuais em uma atividade pedagógica direcionada a um público de alunos com deficiência auditiva. Neste trajeto, discute-se o modo como a produção áudio-visual engancha-se às territorialidades da prática pedagógica e as possibilidades de fuga. Analisa-se, também, alguns aspectos do vídeo tecendo aproximações com o cinema mudo, assinalando a peculiaridade do modo de expressão e apreensão de mundo do deficiente auditivo pelo olhar e pela gestualidade. Como ancoragens conceituais para a construção de tal análise, operamos com os conceitos filosóficos de agenciamento, imagem e fabulação, concebidos por Gilles Deleuze e Felix Guattari.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Souto Guimarães Araújo, Joana. "Retratos da quarentena: relato pedagógico de uma sequência didática desenvolvida no curso de inglês do ensino secundário." H2D|Revista de Humanidades Digitais 2, no. 2 (December 31, 2020). http://dx.doi.org/10.21814/h2d.2915.

Full text
Abstract:
O texto relata a experiência em torno de uma sequência didática desenvolvida no curso de inglês do 1º ano do Ensino Médio (designação brasileira equivalente ao ensino secundário em Portugal) durante o período de ensino remoto emergencial em 2020. Com o enfoque nos estudos dos gêneros textuais, sobretudo aqueles ligados à transmissão de informações pessoais, como é o caso do “perfil pessoal”, o curso propôs a análise e a produção de imagens acompanhadas de textos/áudios sobre o cotidiano da quarentena, estabelecendo-se relações entre a composição da imagem, a representação do espaço e a expressão da subjetividade. Além da perspectiva multimodal, em que fazemos o uso de tecnologias de apoio, como de edição de áudio e imagem, e publicação em murais on-line (Padlet), a sequência didática objetivou a troca de experiências entre os alunos, oferecendo-lhes a possibilidade de conexão humana durante o isolamento, além de propiciar uma oportunidade para pensarem criticamente a linguagem e mobilizarem as habilidades linguísticas aprendidas durante o curso. O relato pretende, portanto, acompanhar o entrecruzamento de duas abordagens: uma de caráter reflexivo, ligada aos processos de espacialização, subjetivação e à noção de discurso, e outra mais pragmática, relacionada aos estudos dos gêneros textuais e ao multiletramento no ensino de línguas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rodrigues, Lillian, Vagner Custodio, and Lidiane Simão. "Uma experiência formativa na residência pedagógica: representação histórica feminina negra em um jogo de cartas." Revista on line de Política e Gestão Educacional, November 30, 2020, 1765–79. http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v24iesp3.14278.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa como o docente pode utilizar a representatividade de mulheres da história brasileira como estratégia metodológica objetivando contribuir para minimizar os impactos causados pelos preconceitos étnicos e raciais e limitações dos papéis de gênero. A hipótese foi de que levando a representatividade feminina ao ambiente escolar, as desigualdades entre os gêneros podem ser minimizadas com o reconhecimento e a identificação do protagonismo feminino em importantes momentos históricos brasileiros, comumente relacionados apenas ao gênero masculino. A metodologia utilizada aborda a história de personagens históricas retratadas em um livro, por meio de um jogo de cartas com recurso de áudio e observações de campo, chegando-se ao resultado qualitativo de melhoria da autoestima, autoimagem, e desempenho escolar dos alunos, concluindo que o preconceito, aliado aos papéis limitantes de gênero e a baixa autoestima podem ser fatores associados ao baixo desempenho escolar e a distúrbios de imagem corporal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lottermann, Fernanda, Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, and Pâmela Fabíola de Andrade. "DESCONSTRUINDO VERDADES - CULTIVANDO POSSIBILIDADES: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR." Psicologia Escolar e Educacional 24 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392020202089.

Full text
Abstract:
RESUMO Este escrito tem a intenção de relatar as experiências de estágio em Psicologia Escolar do curso de Psicologia da Universidade Feevale/RS. A metodologia baseou-se em acompanhamentos semanais à escola, intervenções coletivas e individuais com todos os agentes da instituição, observações participantes, registros de imagem e áudio e registros em diários de campo. A primeira atividade foi um quebra-gelo, efetivada com todos os alunos da escola e chamava-se “o chocolate”. A segunda atividade se deu coletivamente e buscava a reflexão sobre o futuro profissional. A terceira foi sobre “falar dos sentimentos”; a quarta buscou produzir o “jardim” e a quinta foi uma interação buscando identificar o ponto de florescimento dos elementos semeados. As atividades buscavam promover discursos outros acerca da necessidade ou não de um laudo psicológico; desestabilizando tal certeza e tornando possível uma realidade entre a binariedade do saudável e do patológico, um papel fundamental para a Psicologia Escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Schöninger, Carla Luciane Klos, Iasmin Assmann Cardoso Silva, and Jessica Maia Fradique. "Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa." LínguaTec 2, no. 1 (June 21, 2017). http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2361.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa relatar práticas no ensino de Língua Inglesa desenvolvidas nos cursos técnicos e trazer discussões acerca dos conceitos semiótica e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspectivas de Dionísio (2013), sobre as múltiplas linguagens no Ensino Médio, Greimas e Courtés(2008), no que se refere à semiótica, Kress (2010) e Kress e Leeuwet (1996), tratando da multimodalidade. Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, através de estratégias de leitura na língua nativa e na língua inglesa; em suportes e modos diferentes, permitindo a produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois os aprendizes, além de apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, também fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de recepção envolvendo leitura de textos, contendo elementos multissemióticos, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mangueira Soares, Ismênia, Edna Gusmão de Góes Brennand, Ed Porto Bezerra, and Sttiwe Washington F. de Sousa. "UMA FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE VIDEOAULAS INTERATIVAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE MARCAÇÃO EM VÍDEOS." RENOTE 14, no. 1 (August 26, 2016). http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.67367.

Full text
Abstract:
Este relato de pesquisa trata da produção de vídeos interativos por docentes do ensino superior para acionar as capacidades humanas, num contexto em que a experimentação fez surgir uma ferramenta computacional para a construção de videoaulas interativas. A educação a distância abriga um grande acervo de conteúdos audiovisuais que precisam ser atualizados à luz das tecnologias digitais e da interatividade. Apresenta como resultado uma ferramenta para a construção de aplicações interativas, a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, utilizando um conjunto de técnicas para inserir informações em vídeo, possibilitando a inserção de conteúdo interativo adicional. Como prova de conceito, quatro docentes produziram videoaulas interativas, fazendo uso de trinta e um recursos interativos. As mídias utilizadas foram do tipo imagem, áudio e vídeo. Os testes foram realizados em TV digital interativa, mas é possível o uso noutras plataformas como Internet e dispositivos móveis. Têm como atores o professor, como criador do conteúdo interativo, e o aluno, como usuário do vídeo interativo. Um teste preliminar sobre a utilidade das videoaulas produzidas foi realizado com alunos do ensino superior e do ensino tecnológico. Os achados desta pesquisa podem servir de base para que conteúdos audiovisuais, como videoaulas, possam ser incrementados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Aline Wanessa Pinheiro, Sinaida Maria Vasconcelos De Castro, Maria Dulcimar de Brito Silva, Paulo Henrique Gomes de Castro, and Janael Barbosa Costa. "Concepções sobre serpentes entre jovens estudantes do ensino médio: um diálogo entre ciência e cultura." Scientia Plena 12, no. 6 (May 27, 2016). http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069925.

Full text
Abstract:
O presente estudo desenvolveu-se com o objetivo de identificar as concepções que permeiam a visão etnoherpetológica, em relação às serpentes, entre alunos do ensino médio do município de Santa Izabel do Pará/ PA. Por serem animais considerados perigosos o desconhecimento de sua biologia provoca matança indiscriminada, o que futuramente poderá acarretar em um desequilíbrio ambiental. A partir de tal problemática o trabalho realizou o levantamento das concepções dos alunos em relação às serpentes através, de questionário prévio aplicado na escola e, posteriormente como ação educativo- ambiental de intervenção, uma palestra expositiva e dialogada, a fim de contribuir para a formação de consciência na conservação da fauna ofídica. A visita foi realizada no “Criadouro Comercial de Fauna Silvestre – Sítio Xerimbabo”. Por fim para análise da reflexão, referentes aos assuntos discutidos na palestra, onde a avaliação foi realizada através da observação dos indivíduos, registros em caderno de campo e gravações de áudio e imagem. Assim os resultados alcançados foram dispostos em categorias, onde a primeira parte da pesquisa apresentou-se com predomínio a categoria medo em relação a esses animais pela generalização de que todos são perigosos por serem peçonhentos, outra categoria freqüente mencionada pelos alunos foi a curiosidade despertada pelas peculiaridades apresentada por esse grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Perdigão, Luciana Tavares, Samira Pirola Santos Mantilla, and Daniel Fábio Salvador. "Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados." EaD em Foco 5, no. 1 (January 9, 2015). http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.302.

Full text
Abstract:
O Projeto E-book Cederj foi desenvolvido na Fundação Cecierj e consiste num sistema dinâmico que transforma os cadernos didáticos impressos em livros digitais que podem ser enriquecidos de recursos multimídia e atividades na plataforma Moodle sugeridos pelos professores dos cursos de graduação. O objetivo da pesquisa foi apresentar e analisar o processo de criação do E-book, bem como o volume de recursos multimídia utilizados na fase piloto do Projeto para os diversos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj. As categorias de recursos multimídia utilizadas no Projeto foram: animação, atividade, arquivo, áudio, fórum, imagem, site, texto e vídeo. Observa-se que houve um aumento de 65% de recursos adicionados do mês de setembro até o mês de novembro. Os recursos mais utilizados nos E-books foram a animação (37%), seguida pelo site (22%) e pelo vídeo (19%). O Projeto tem encontrado forte adesão dos coordenadores de disciplina do Consórcio Cederj bem como expande possibilidades para integração didática de diferentes mídias e plataformas sempre mantendo a autonomia do professor. Palavras-chave: E-Book; Multimídia; Livros didáticos; Animações.E-book Cederj Project: Proposal, Implementation Methodology and Initial Analysis of ResultsAbstractThe E-book Cederj Project was developed by a team of experts from the Department of Digital Media at Cecierj Foundation and consists of a dynamic system that transforms the didactic books into digital books and can be improved with multimedia features and Moodle activities which are suggested by teachers from each degree course. The research objective was to present the process of e-book creation and analyze the amount available multimedia resources in E-books for undergraduate courses e-learning at the Cederj Consortium. The types of multimedia resources are: animation, file, activity, audio, forum, picture, website, text, and video. We note that there was an 65% increase of features added in the month of September to November. The resources most commonly used in E-books were animation with 37%, followed by site (22%) and video (19%). The project has support from the Cederj discipline coordinators, and it is expanding opportunities for didactic integration of different media and platforms, while maintaining the autonomy of the teacher.Keywords: E-Book; Multimedia; Didactics books; Animations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Barbosa, Maíra Lorena Paixão. "O Ensino de Laboratório de Física na Educação do Campo e da Cidade, considerando a estratégia do Teatro." Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no. 22 (February 4, 2019). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4076.

Full text
Abstract:
Sabemos que a Física é a Ciência que estuda a natureza, buscando semprecompreender a origem, evolução e estrutura da matéria e radiação do Universo. A Físicaaparece aplicada em diferentes campos do conhecimento que, à primeira vista e em umavisão não filosófica, parecem completamente descorrelacionados. Como ciência, faz usodo método científico, nas suas ênfases teórica e experimental. Geralmente, seusconceitos e principalmente suas teorias e leis gerais (Mecânica Clássica,Eletromagnetismo, Termodinâmica, Mecânica Relativística, Mecânica Quântica, eMecânica Estatística), são aplicados na vida do ser humano com o intuito dedesenvolver a capacidade de percepção e aumentar o seu conhecimento. Essas seisteorias e leis gerais formam a base de sustentação do Campo do Saber da Física e, nessesentido permitem explorar a natureza em suas várias nuances, desde os menoressistemas físicos, as partículas elementares, até o maior, o Universo.Considerando o fato de que existem escolas do Campo para além da região deFeira de Santana, ampliamos o raio de ação de nosso plano de trabalho para outrasregiões do Estado, haja vista a grande carência, no que tange aos conhecimentos físicos,dessas escolas existentes no Campo. Particularmente, participamos de uma atividade decampo na comunidade da Siribinha, com a ajuda da Associação Siribeira, ondeinteragimos com a comunidade, em especial, com uma representante dos professoresbem como com a Assistente Social da Associação com o objetivo de compreendermos,no que tange as ciências físicas, como poderíamos contribuir no processo formativo dacomunidade.Com isso, levamos à comunidade dessas regiões uma ampla visão doconhecimento físico para possibilitar, através do diálogo sua construção. O objetivoprincipal, como estabelecido no plano de trabalho , é estudar o ensino de laboratórioconsiderando a estratégia do Teatro, com o intuito de construir e estimular talconhecimento na região do semiárido baiano, bem como naquelas onde a Educação doCampo se coloca, particularmente as de atuação da REFAISA (Rede das EscolasFamílias Agrícolas Integradas do Semi-Árido), da AECOFABA (Associação dasEscolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia) e da Siribeira (AssociaçãoSócio Artístico Cultural e Ambiental do Conde). Essas regiões apresentam grandenecessidade de desenvolvimento social e econômico, por serem áreas localizadas nointerior do estado. Levando em conta o aspecto teatral didático-pedagógico, podemosentender que é aquele que deve despertar a curiosidade e o interesse que possibilite umautilização informativa, formativa, recreativa, e educativa à assistência, possibilitandouma utilização crítica, estimulando o telespectador a dialogar com a cena ou imagem(teatral, que inclui a corporal, a áudio e a visual) para refazer a mensagem a partir dasua leitura, e cuja linguagem (da qual modalidade pertence ao gênero dramático, queconta com a participação de elementos extraverbais, como cenário, figurino, iluminaçãoe sonoplastia) escolhida (tragédia, comédia, auto, farsa) de forma que melhor se adequeao êxito de seu objetivo, enfatizando a subjetividade, a característica informativa,subvertendo e transgredindo as normas conservadoras (no que couber), buscando ocontato entre emissor (atores) e receptor (público), facilitando a compreensão damensagem ao usar o próprio código, e suscitando a ação ou reação da assistência,observando, também, a natureza inferencial da linguagem humana; levando em conta osseguintes critérios:1. deve considerar os pré-requisitos;2. deve ser rigoroso e claro em relação aos conceitos utilizados;3. deve utilizar os elementos culturais da sociedade a que se destina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Eletrônica da PGE-RJ, Revista. "Município do Rio de Janeiro adequa regras de ISS às mudanças promovidas pela Lei Complementar 157/2016." REVISTA ELETRÔNICA DA PGE-RJ 1, no. 1 (June 8, 2018). http://dx.doi.org/10.46818/pge.v1i1.21.

Full text
Abstract:
O Município do Rio de Janeiro editou, em 11 de outubro de 2017, a Lei Municipal n. 6.263/2017, objetivando adequar sua legislação às recentes alterações promovidas pela Lei Complementar n. 157/2016, a qual inseriu e modificou regras relativas ao ISS contidas na Lei Complementar n. 116/2003, acrescentando, entre outras previsões, novos serviços à lista anexa. Com a edição da referida lei municipal, o Município passará a cobrar ISS sobre serviços de streaming, a exemplo daqueles prestados pelo Spotify, Amazon Prime e Netflix. Tais serviços passaram a constar no item 1.09 da lista do artigo 8º da Lei Municipal n. 691/1984 (“disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet, respeitada a imunidade de livros jornais e periódicos”). A exceção diz respeito à distribuição de conteúdo pelas prestadoras de Serviço de Acesso Condicionado de que trata a Lei n. 12.485/2011. Outros serviços também foram acrescentados pela legislação municipal no rol de serviços tributáveis pelo ISS, ajustando-o às alterações promovidas pela Lei Complementar n. 157/2016, como, por exemplo, o “processamento, armazenamento ou hospedagem de dados, textos, imagens, vídeos, páginas eletrônicas, aplicativos e sistemas de informação, entre outros formatos, e congêneres”, previsto no item 1.03, que antes trazia apenas o serviço de “processamento de dados e congêneres”. O item 1.04, que anteriormente abarcava a “elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos”, foi detalhado para ressaltar a incidência do imposto “independentemente da arquitetura construtiva da máquina em que o programa será executado, incluindo tablets, smartphones e congêneres”. Vale salientar que outros Municípios já adequaram suas legislações às mudanças promovidas pela Lei Complementar n. 157/2016, como é o caso do Município de São Paulo, que, para tanto, editou a Lei Municipal n. 16.757/2017, publicada em 15 de novembro de 2017. Tal adequação é de suma importância, já que o Município apenas poderá exigir o imposto após inserir os serviços previstos na lista anexa da Lei Complementar n. 116/2003 em sua legislação própria. Em qualquer caso, a cobrança do ISS sobre tais serviços deverá respeitar o princípio da anterioridade, isto é, só poderá ser efetivada em 1º de janeiro de 2018 ou noventa dias após a data de sua publicação, conforme dispõe a Constituição Federal (artigo 150, III, “b” e “c”). O objetivo do legislador foi adequar a legislação do ISS às inovações tecnológicas desenvolvidas nos últimos anos. A tributação na era da economia digital configura um desafio tanto em âmbito nacional, em virtude da dinamicidade e fluidez inerentes a esses serviços, quanto internacional, constando em plano de ação específica do BEPS (Base Erosion and Profit Shifting) da OECD (Ação n. 1). Alguns serviços incluídos na lista, contudo, vêm suscitando polêmica entre os operadores do direito, como é o caso do streaming, já que muitos contestam o seu enquadramento no conceito de serviço, aduzindo se tratar de uma cessão de uso de bem incorpóreo, o que atrairia a lógica subjacente à Súmula Vinculante n. 31 do Supremo Tribunal Federal (“é inconstitucional a incidência do imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISS sobre operações de locação de bens móveis”) e inviabilizaria a incidência do imposto. Resta saber, portanto, como o Poder Judiciário decidirá o ponto futuramente, cabendo destacar que o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 651.703/PR (Tribunal Pleno, Rel. Min. Luiz Fux, DJ 29/09/2016), referente à incidência de ISS nos serviços prestados pelas operadoras de plano de saúde e seguro saúde, ressaltou a desvinculação do conceito de serviço de classificações de cunho eminentemente civilista, enfatizando uma maior amplitude semântica do termo adotado pela Constituição Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Dourado, Rosiane De Jesus. "Caminho: do motivo visual para os motivos pedagógicos (Path: from the visual motif to the pedagogical motivations)." Revista Eletrônica de Educação 12, no. 3 (September 24, 2019). http://dx.doi.org/10.14244/198271992815.

Full text
Abstract:
This is an critical analysis about path as a cinematic visual motif in two films by Abbas Kiarostami, Where is the Friend´s Home? (1987) and Taste of Cherry (1997), establishing its by cinema. The objective is to discuss the learning informed by cinematic language in school through the pedagogical relations between adults and children, as well as cinema, education and imagination. The analysis starts from the critical studies made by Ragel (2016), Bergala (2008) and Bernardet (2004) on the cinematic language of Abbas Kiarostami, who developed a poetic language and reflection about life. Other audiovisual productions and educational experiences with cinema are connected with theories about childhood, educational processes, and subjectivities. This text aims at pedagogical paths of approach between adults and children, teachers and students in relations that respect otherness and special features.ResumoEsse é um exame crítico sobre o motivo visual cinematográfico: caminho, em dois filmes, Onde Fica a Casa de Meu Amigo? (1987) e Gosto de Cereja (1997), do cineasta e fotógrafo iraniano, Abbas Kiarostami, estabelecendo suas relações com as práticas educativas e os possíveis conhecimentos formados com o cinema. O objetivo é discutir o aprendizado com a linguagem cinematográfica na escola através das relações pedagógicas entre adulto e criança, cinema, educação e imaginação. A análise dos filmes parte da leitura das críticas feitas por Ragel (2016), Bergala (2008) e Bernardet (2004) acerca da linguagem cinematográfica de Abbas Kiarostami, que desenvolveu uma poética artística e reflexiva sobre questões da vida. Outras produções audiovisuais e experiências educativas com o cinema são articuladas a teorias sobre infância, processos educativos e subjetividades. Este texto aponta para caminhos pedagógicos de aproximação entre adultos e crianças, professores e alunos, em relações pedagógicas de respeito às alteridades e especificidades.ResumenEste es un análisis crítico sobre el motivo visual cinematográfico del camino, en dos películas – Onde Fica a Casa de Meu Amigo? (1987) y Gosto de Cereja (1997), del cineasta y fotógrafo iraní Abbas Kiarostami. Se busca establecer sus relaciones con las prácticas educativas y los posibles conocimientos que se constituyen con el cine. El objetivo es reflexionar sobre el aprendizaje a partir del lenguaje cinematográfico en la escuela a través de las relaciones pedagógicas entre el adulto y el niño, el cine, la educación y la imaginación. El análisis de las películas se inicia por una lectura de las reflexiones que hacen Ragel (2016), Bergala (2008) y Bernardet (2004) con respecto al lenguaje cinematográfico de Abbas Kiarostami, quien desarrolló una poética artística y reflexiva sobre temas de la vida. Otras producciones audiovisuales y experiencias educativas con el cine se articulan a las teorías sobre la niñez, los procesos educativos y las subjetividades. Este texto señala hacia caminos pedagógicos de acercamiento entre adultos y niños, profesores y alumnos, en relaciones pedagógicas de respeto a las alteridades y sus especificidades. Palavras-chave: Motivo visual, Cinema, Educação, Infância.Keywords: Visual motif, Cinema, Education, Childhood.Palabras-clave: Motivo visual, Cine, Educación, Infancia.ReferencesBAUDELAIRE, C. O pintor da vida moderna. In: COELHO, T. (Org.). Sobre a modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.BERGALA, A. A hipótese-cinema. Tradução de Mônica Costa Netto e Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink; Cinead-Lise-FE/UFRJ, 2008.BERNARDET, Jean-Claude. Caminhos de Kiarostami. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.DO RIO, J.A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia das Letras, edição de bolso, 2008.FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.GOSTO de Cereja. Direção: Abbas Kiarostami. Produção: Abbas Kiarostami Productions, CiBy 2000: Kanum, Irã,1997.1 DVD (95 min.). Título original: Tam-e Gilas.GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.GUATTARI, F. Da produção de Subjetividade. In: PARENTE, A. (Org.). Imagem-Máquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. p. 177-191.LUMIÈRE! – A aventura começa. Direção: Thierry Frèmaux. Produção:Thierry Frémaux, Bertrand Tavernier. França, 2017. 1 DVD (90min.). Título original: Lumière! - L’aventure commence.Martins, E.; IMBRIZI, J.; Garcia., M. L. Cinema, subjetividade e sociedade:a sétima arte na produção de saberes. Uma experiência de extensão na Universidade Federal de São Paulo. Revista de Psicologia, São Paulo, v. 8, n.1, p. 75-86, jan/jun. 2017. Disponível em:<http://www.periodicos.ufc.br/ psicologiaufc/article/view/13957/10274>. Acesso em: 1 maio 2018.MOGADOURO, C.; FONTANA, L. A . M. O audiovisual na educação. 2017. Disponível em <https://www.sescsp.org.br/online/artigo/10648_O+ AUDIOVISUAL+NA+EDUCACAO>. Acesso em: 17mai. 2019.ONDE fica a casa de meu amigo. Direção: Abbas Kiarostami. Produção: Ali-RezaZarrin. Kanum, Irã, 1987.1 DVD (87min.). Título original: Khane-ye Doust Kodjast?POLARIS. Direção: Los Carpinteros. Produção: Los Carpinteros. Madri, Espanha, 2014. Monocanal, color, áudio stereo (10 min.).PONTE, A.; MENDES, C.; LAURINDO, M. A distância adulto/criança e seus reflexos no processo educacional. Faculdade de Educação, UFG, Goiás, s.d. Disponível em <https://grupeci.fe.ufg.br/up/693/o/TR23.pdf>. Acesso em: 2 jul. 2017.RAGEL, P. El Camino: caligrafia caminal. In: BALLÓ, J.; BERGALA, A (eds.). Motivos Visuales Del Cine. Barcelona: Galaxia Gutemberg, 2016. p. 44-49.RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2015.RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Tradução de Liliam do Vale. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography