Academic literature on the topic 'Automação industrial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Automação industrial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Automação industrial"

1

Frascá, Greicy Echiley, and Diego Renan Bruno. "AUTOMAÇÃO." Revista Interface Tecnológica 18, no. 2 (December 20, 2021): 639–51. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v18i2.1244.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como finalidade ensinar de forma didática e concisa como a robotização industrial ocorreu neste setor, abordando como os manipuladores autônomos (robôs) são construídos, quais seus benefícios para a indústria quais são os componentes utilizados para sua construção e quais os tipos diferentes de robôs industriais disponíveis para o uso que vai desde um robô cartesiano que é o caso das modernas impressoras 3D até um SCARA utilizado para movimentação de pequenos objetos ou equipamentos eletrônicos. O intuito é mostrar a história da robótica e da automação áreas que estão intimamente ligadas no mundo moderno, já que uma e subsequente da outra além de transparecer de forma clara que essas duas áreas uma mais recente que a outra fazem parte da grande indústria 4.0 onde as empresas são mais inteligentes e que seus processos estão intimamente ligados uns aos outros de forma. Com este artigo pode se concluir que os avanços tecnológicos vêm cada vez mais acontecendo em um período curto de tempo e que as evoluções são algo na qual as pessoas já não têm o poder de lutar contra é algo inevitável, mesmo com medo o futuro tende a ser algo magnifico e intrigante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendes, R. Santos. "Engenharia de automação industrial." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 13, no. 1 (April 2002): 84–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592002000100010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Galvão Neto, Leoncio Soares. "Utilização de materiais compósitos na automação industrial." Brazilian Journal of Development 9, no. 12 (December 8, 2023): 30825–30. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n12-017.

Full text
Abstract:
A preocupação básica deste estudo é mostrar as possibilidades de utilização de materiais compósitos na automação industrial e suas vantagens. Este artigo tem como objetivo analisar a importância de utilizar-se desta classe de materiais e suas principais características para aplicação na área de automação industrial. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como CALLISTER (2008), BARROS (2016) E ROSÁRIO (2005), entre outros, procurando enfatizar a vantajosidade e importância da utilização de materiais compósitos para sistemas automatizados em industrias. Concluiu-se a importância e vantagens da utilização de materiais compósitos na automação industrial é evidente e clara na bibliografia consultada por apresentar características químicas e mecânicas singulares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brandini, Ademilson Donizete, and Gilson José Da Silva. "AUTOMAÇÃO APLICADA A MANUTENÇÃO INDUSTRIAL." Revista Interface Tecnológica 19, no. 2 (December 20, 2022): 1020–29. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v19i2.1539.

Full text
Abstract:
As novas tecnologias da quarta revolução industrial têm enormes benefícios. Ao analisar os dados armazenados em seus sistemas, os processos podem melhorar continuamente. Isso também permite melhores cronogramas de manutenção e menor risco de falhas não planejadas do sistema. Consequentemente, os aumentos de produtividade permitem que as cadeias produtivas tenham imenso dinamismo. Dentro desse contexto o objetivo desse trabalho é avaliar o impacto da automação e suas tecnologias sobre a manutenção industrial. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica através da análise de livros e artigos sobre o assunto. É possível concluir que os trabalhadores da manutenção estão incluídos nos efeitos crescentes da automação industrial. Os baixos custos de construção de sistemas automatizados possibilitam que mais processos sejam automatizados. Devido à resistência a novos métodos, muitas atividades dentro da manutenção geralmente não adotam mudanças. No entanto, a implementação de sistemas informatizados tem gerenciado as tarefas por meio da automação no processo de manutenção. Isso inclui coleta de dados, gerenciamento, análise, agendamento de inventário, alocação de recursos e ordens de serviço. A automação afetou a manutenção, melhorando a produtividade, a segurança e o gerenciamento geral de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira da Costa Lima, Marcos, Nathália Viviani Bittencourt, and Ana Carolina Dos Santos Costa. "Universidades, Inovação e Automação." Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI 5, no. 3 (December 28, 2020): 86–116. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.55299.

Full text
Abstract:
Como a China tem atuado, em termos de políticas públicas para a educação superior, a fim de garantir o seu progresso tecnológico e econômico face aos impactos sociais da automação? Fazemos um estudo de caso das políticas públicas da China na persecução de tornar-se uma potência global no desenvolvimento da Indústria 4.0. Com efeito, alguns pesquisadores argumentam que existe uma nova espécie de guerra tecnológica, na qual tanto a China quanto os EUA batalham pela supremacia de capital humano e produção industrial. Metodologicamente, foi utilizada estatística descritiva e revisão bibliográfica para entender a dimensão histórica das idiossincrasias chinesas na busca pelo progresso tecnológico, bem como a análise documental de dois documentos estatais estratégicos na área de inovação. Como resultados, entendemos que a China se revela com força expressiva na produção científica em alguns setores industriais, mas ainda permanece atrás no sentido de capital humano em comparação com os EUA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Xavier, Andreza Batista, Kerollany Halley Fonseca Candido, José Carlos Alves Roberto, and Sistina Pereira Souto. "A automação industrial como solução e não como ameaça aos trabalhadores." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 6 (June 9, 2023): 9019–32. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i6.2278.

Full text
Abstract:
A automação é a tecnologia pela qual um procedimento ou processo é obtido sem assistência humana, a grande vantagem na automação é permitindo linhas de produção mais flexíveis e dinâmicas, reduz custos operacionais e desenvolve e amplia o mercado. Diante desse contexto, este artigo tem a finalidade de mostrar como a automação industrial contribuirá com evolução da qualidade de trabalho nas organizações, reduzindo os acidentes, agregando nas realizações de tarefas e trazendo benefícios ao colaborador, e não como uma ameaça à mão de obra humana. Diante disso surgiu o questionamento: A automação de processos é capaz de eliminar doenças e acidentes de trabalho sem aumentar o índice de desemprego. Para responder à questão norteadora foram realizados estudos bibliográficos, o artigo tem como objetivo geral destacar a importância e benefícios da automação industrial. Para fundamentar o artigo foram compostos por pesquisa qualitativa, pesquisas exploratórias através de livros e artigos, onde foram coletados vários conceitos da área sobre o tema. A automação contribui para melhores condições de trabalho, flexibilidade, e redução de custos, com o avanço das novas tecnologias surgem novas oportunidade de trabalhos e assim gera-se novos empregos, com isso surge a necessidade de investimento das empresas para qualificação dos colaboradores, oferecendo treinamento e para desenvolver habilidades, realocando e nos novos postos de trabalho assim contribui para o não desemprego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ARAÚJO, Ademir Rufino de, Charles Mateus CORDEIRO, Maria Aparecida BOVÉRIO, and Dejaime Pereira da SILVA. "MONTAGEM DO PAINEL DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: segurança em instalações elétricas." SITEFA 6, no. 1 (December 11, 2023): e613. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.243.

Full text
Abstract:
Os painéis de automação são projetados para alojarem todos os dispositivos utilizados em sua montagem. Os recursos tecnológicos nos painéis e acionamentos elétricos possibilitam a integração que permite a gestão de dados, geração de relatórios e controles detalhados de toda a operação, soluções para atender as demandas dentro da planta industrial, nos conceitos da Indústria 4.0. Considerando-se a importância dessa automação, o tema-problema de pesquisa foi “como deve ser a montagem de um painel de automação industrial que envolva segurança na instalação elétrica?” Partiu-se da hipótese de que, para isso, se faz necessário seguir as normas regulamentadoras. O objetivo desse trabalho foi pesquisar como se faz a montagem do painel de automação industrial com segurança na instalação elétrica, por meio de um estudo de caso e pesquisa aplicada, na empresa Átomos Serviços Ltda. Como resultado foi possível fazer a montagem de um painel de automação industrial, com segurança em instalações elétricas e concluir que, para isso, se faz necessário seguir as normas que regulamentam essa instalação, confirmando-se a hipótese inicial. Concluiu-se que as normas existem para preservar a segurança de todos, pois é por meio delas que se garante a qualidade e a segurança do painel desenvolvido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Neves, Alan de Oliveira Pinto. "Eletrônica na automação de sistemas." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 4 (April 30, 2024): e6583. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.4-284.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como propósito principal aprofundar a compreensão da eletrônica aplicada a sistemas automatizados, uma área de significativa importância em diferentes setores industriais, como automação industrial, robótica e veículos autônomos. A eletrônica, caracterizada por ser um campo altamente técnico e interdisciplinar, abrange uma vasta variedade de dispositivos e componentes eletrônicos. É crucial compreender os princípios fundamentais da eletrônica para explorar suas aplicações em sistemas automatizados. Os temas abordados neste estudo incluem o controle de sistemas, sensores e atuadores, instrumentação eletrônica, processamento digital de sinais, comunicação de dados e arquitetura de sistemas eletrônicos embarcados. A evolução da eletrônica em sistemas automatizados apresenta desafios notáveis, como a demanda por sistemas altamente confiáveis e seguros. Apesar dos desafios, o sucesso na implementação da eletrônica em sistemas automatizados abre portas para a criação de soluções inovadoras e eficazes diante dos desafios atuais e futuros enfrentados pela indústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Calheiro, Tailaine Figueira Fonseca de Carvalho, Jéssica Leynne da Silva Araujo, Carla Tatiana Porto Martins, and Alex Franco Ferreira. "UTILIZACIÓN DE SENSORES ELÉCTRICOS EN LA PROTECCIÓN DE REACTORES INDUSTRIALES SEGÚN LA NR 12." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 11 (December 19, 2023): 3815–24. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i11.12701.

Full text
Abstract:
Este estudo de caso examina a aplicação das chaves elétricas da Allen Bradley, com foco nas chaves de travamento de proteção 440G-MT, em reatores químicos industriais. O principal objetivo é avaliar a eficácia desses sensores na garantia da conformidade com normas de segurança, como a NR12, e na integração dessas soluções na perspectiva da indústria 4.0 para aprimorar a automação industrial. A metodologia envolveu a cuidadosa seleção e instalação dos sensores, verificação da conformidade com a NR12 e coleta de dados através de observações e medições. Os resultados destacam que os sensores de travamento de proteção desempenham um papel crucial na segurança dos reatores, garantindo a conformidade normativa e contribuindo significativamente para a eficiência dos processos de automação industrial na era da indústria 4.0. Além de atender às exigências regulatórias, a implementação desses sensores impulsiona a inovação tecnológica, fortalecendo a interseção entre segurança, automação e os avanços significativos na indústria 4.0.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernandes, Flavio Cesar F., and Reinaldo Batista Leite. "Automação industrial e sistemas informatizados de gestão da produção em fundições de mercado." Gestão & Produção 9, no. 3 (December 2002): 313–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000300008.

Full text
Abstract:
Fundição é um processo de fabricação que vem crescendo em importância. O principal objetivo deste artigo é analisar, em termos de automação e sistemas informatizados de gestão da produção (SIGP), as fundições de mercado (fundições que produzem sob encomenda um grande número de pedidos vindos, em geral, de um grande número de clientes) no interior do Estado de São Paulo pertencentes aos 5 principais pólos (Piracicaba, Indaiatuba, Limeira, São Carlos e Itu) com 10 a 250 trabalhadores. Das 61 empresas do interior de São Paulo, 35 situam-se nesses 5 pólos (ou em suas imediações); entrevistamos pessoalmente os diretores industriais e visitamos o chão de fábrica de 30 fundições dentre essas 35. Analisamos quase 200 tabelas de freqüência e de contingência e extraímos várias conclusões, por exemplo: (i) entre os três principais problemas e necessidades relativos à produção, dois deles estão diretamente relacionados com a automação industrial e com os SIGP; (ii) são coincidentes os interesses em automação e SIGP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Automação industrial"

1

Borracha, António Manuel Lira Gomes. "Laboratório remoto de automação industrial (Lab-RAI)." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. http://hdl.handle.net/10362/9298.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e Computadores
Tendo como premissa juntar as necessidades do ensino prático à evolução da automação industrial e às tecnologias de informação disponíveis, foi desenvolvido este trabalho que é um laboratório remoto de automação industrial. Considerando todas as necessidades pedagógicas inerentes a um laboratório e todas as condições físicas e práticas a que a automação industrial está sujeita, foi desenvolvida uma arquitectura genérica que cumpre os requisitos formulados. Posteriormente foi implementada uma possível aplicação dessa arquitectura com dois laboratórios remotos físicos. O remotelab1 permite a programação de um PLC TSX Micro 3721 da Schneider controlando um simulador de tráfego rodoviário e o remotelab2 permite a programação de um PLC M340 também da Schneider que controla um simulador de monta-cargas industrial. Utilizando tecnologias como Servidores Web, bases de dados, acesso remoto, programação PHP, JavaScript e outras, é permitido aos utilizadores destes laboratórios terem uma experiência muito semelhante à presença num laboratório real. Ao administrador do sistema foram disponibilizadas diversas ferramentas, de modo a poder gerir remotamente este laboratório de forma simples e eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bittar, Rita de Cássia da Silveira Marconcini 1964. "A utilização do GRAFCET como ferramenta na automação industrial." [s.n.], 1993. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/265023.

Full text
Abstract:
Orientador: João Mauricio Rosario
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-07-18T12:11:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bittar_RitadeCassiadaSilveiraMarconcini_M.pdf: 1494065 bytes, checksum: b22602fe56b56d0cb23b43c70f48c043 (MD5) Previous issue date: 1993
Resumo: Dada a alta competitividade existente nos meios de fabricação, a automação é uma necessidade. Neste trabalho será feita uma descrição do problema de automação, a partir do caderno de especificações e fabricação de um produto.Traduzindo o problema de automação em GRAFCET (Diagrama de Comando-Etapa-Transição). O GRAFCET é um diagrama funcional, cujo objetivo principal é descrever graficamente os diferentes comportamentos de um automatismo seqüencial, isto é possível a partir das descrições das saídas como funções das entradas presentes e passadas, das diferentes etapas que constituem um processo automatizado. Aplicamos a teoria do GRAFCET, para desenvolver no laboratório de Automação e Robótica, exemplos de aplicação industrial, utilizando um micro computador PC AT, uma placa de interface E/S e um robô MANUTEC r3
Abstract: Today, the automation is necessary, because of the high competitivity in industries. In this work we have been translating the automation industrial especification problem to GRAFCET (Graph-Commande-Stage-Transition). The principal purpose of the GRAFCET is describe graphically, the differents behaviors of the sequencial automation system. It's possible from the output descriptions, as inputs functions presents and pasts, the differents stages of the automated system
Mestrado
Mestre em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Madeira, Mauro Notarnicola. "Orientação por objetos aplicada a automação industrial : objeto imagem." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1995. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157955.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2016-01-08T19:59:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 100868.pdf: 2877597 bytes, checksum: f72a10a914066060f61c08190b8def91 (MD5) Previous issue date: 1995
Caracterização de um artifício para a construção de abstrações de elementos técnicos relacionados à automação industrial denominado objeto-imagem. Apresentação de vários aspectos da automação industrial (sistemas técnicos, interfaceamento, sistemas de atuação e medição) e a aplicação da orientação por objetos para o projeto e implementação de software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinheiro, André Domingos da Costa. "Sistema de automação e gestão visual da fábrica." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18306.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia de Automação Industrial
A realização deste estágio efetuado na RiaBlades S.A., teve como objetivo o desenvolvimento de uma solução que permitisse, a partir do departamento de manutenção, o controlo e a monitorização dos equipamentos existentes na fábrica. A plataforma desenvolvida tem como ponto central uma consola HMI instalada no departamento de manutenção que, com recurso ao software iX Developer permite: a gestão de alarmes a distância, a leitura dos consumos energéticos dos moldes de produção e o acesso remoto aos equipamentos, facilitando desta forma a gestão dos equipamentos produtivos, de processo e auxiliares presentes na fábrica. O sistema tem por base uma rede industrial cujo seu núcleo se baseia na norma Ethernet TCP/IP e, recorre depois a vários protocolos de comunicação, como por exemplo, o Modbus TCP e PROFINET IO, para comunicar com os restantes equipamentos. Nos equipamentos auxiliares que não possuíam um sistema automatizado, a aquisição de dados, o controlo e a monitorização só foi possível com instalação de módulos de comunicação e I/O da WAGO. Os módulos comunicam com um PLC que tem como função implementar a automação correspondente e gerir a comunicação, para que por fim seja possível monitorizar os equipamentos auxiliares através do sistema central. Com a implementação desta solução e agora possível, a partir do departamento de manutenção, monitorizar e controlar, em tempo real, os equipamentos da fábrica, visualizar os consumos de energia dos moldes de produção e efetuar remotamente a gestão de alarmes das consolas HMI dispersas pela fábrica. Esta solução permitiu diminuir consideravelmente o tempo de resposta por parte dos técnicos de manutenção, de forma a agilizar a equipa, estabelecer prioridades, antecipar atividades de suporte, diminuir o tempo de reação e minimizar o tempo de pausa dos equipamentos que impactam negativamente o processo produtivo.
The main objective of this internship, at RiaBlades S.A., was the development of a platform that assists the control and monitoring of the manufacturing site equipment from the maintenance department. The main core of this platform is an HMI console deployed at the maintenance department that was built using iX Developer software empowering: distance alert noti cations, energy consumption values acquisition from the production cast and remote access to onsite equipment, simplifying onsite management of manufacturing production, process and secondary hardware. The developed application is supported mainly by an industrial network based in the Ethernet TCP/IP protocol that allowed the implementation of speci c industrial communication protocols like Modbus TCP and PROFINET IO that were used to establish connection with the existing components. The data acquisition, control and monitoring was only possible with the installation of communication modules and I/O WAGO in scenarios where a secondary system was not fully automated. These modules communicate with a PLC that enabled the automation and communication simplifying the monitoring of the secondary systems from the central system perspective. As a result of this platform's deployment, it is now possible from the maintenance department, to supervise and control in real time the manufacturing site equipment, energy consumption values from the production cast and remotely manage all the alerts from the multiple onsite HMI consoles. This had an enormous contribution to streamline and reduce the response times from the maintenance support team, facilitating task prioritization, anticipating support maintenance activities and reduce equipment idle time that negatively impact the production process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moro, Marcos Paulo. "Análise e estimativa de desempenho de redes profibus." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2002. http://hdl.handle.net/10183/6777.

Full text
Abstract:
Durante a evolução da comunicação, diversos fatores contribuíram para melhorar a qualidade dos sistemas computacionais (Hardware e Software) em um ambiente industrial, onde o fator desempenho é um dos pontos importantes a ser considerado em um projeto de automação industrial. Nos últimos vinte anos, surgiram diversas propostas de padronização de protocolos para automação industrial e aplicações de tempo real, cada qual com características e tempos de resposta diferentes. Um estudo detalhado sobre as características técnicas de controle de tempo é de extrema importância, visto que esses sistemas, muitas vezes são implementados em situações de missão crítica, nas quais o tempo de resposta é um fator crucial para a aplicação. Nesta dissertação, apresentamos as etapas de evolução das técnicas de controle de acesso ao barramento, culminando inicialmente com o surgimento da proposta do protocolo FIELDBUS e em seguida com a proposta alemã, o PROFIBUS. O principal objetivo deste trabalho é propor um modelo analítico para a realização de avaliação de desempenho em uma rede PROFIBUS. O trabalho apresenta uma descrição das características funcionais do protocolo, bem como uma descrição detalhada dos tempos de controle utilizado pelo protocolo para controle e supervisão da rede. Uma descrição dos experimentos e o cruzamento dos dados obtidos na simulação com os dados obtidos através do modelo analítico demonstram a razão pela qual os modelos analíticos é uma ferramenta de extrema importância devido a sua agilidade em estimar o desempenho de uma rede PROFIBUS. Palavras-chave: Avaliação de desempenho, automação industrial, redes de campo, protocolos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vetorazzi, Junior Carlos Norberto. "Geração automatica de programas para um robo industrial." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264428.

Full text
Abstract:
Orientador: Geraldo Nonato Telles
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-07-19T09:49:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VetorazziJunior_CarlosNorberto_M.pdf: 17294843 bytes, checksum: 9749f278cf0e93b50ae3aecfd627576d (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: Escrever programas para robôs pode ser uma tarefa demorada e sujeita a erros, pois envolve um trabalho interativo de escrita, teste e depuração dos programas. Isto pode demandar um tempo razoável de utilização do robô de maneira improdutiva. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema que possa automaticamente gerar programas a partir de uma base de dados gerada por um pacote CAD (Computer Aided Design) comercial. Esta base consiste basicamente em arquivos originados dos desenhos de projeto dos elementos envolvidos na operação em questão: componentes a serem inseridos, as placas de circuito impresso (PCBs), dispositivo de fixação e alimentador. Dessa forma será possível economizar tempo de utilização do robô e evitar a duplicação de esforços - uma vez que as coordenadas que serão definidas no programa para o robô podem ser retiradas dos arquivos já citados
Abstract: Robot programming is a time consuming and error prone task, due to the interactive work needed to write, test and debug the program, not mention the improductive time wasted by the robot. The main goal of this work is to carry out a system that automatica1y generates programs, beginning with a database of a CAD system. This database contains files that are originated from the design drafts of the parts involved in the assemblyoperation : components, printed circuit boards (PCBs), fixture and feeder. In this way, it will be possible to save time used by the robot and avoid dupli.cation of labor - once some information that will be in the programs can be found in the files mentioned above
Mestrado
Mestre em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nogueira, Jose Marcos Silva. "Aspectos de comunicação em sistemas distribuidos para aplicações de automação industrial." [s.n.], 1985. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261296.

Full text
Abstract:
Orientadores: Manuel de Jesus Mendes, Marcio Luiz de Andrade Netto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas
Made available in DSpace on 2018-07-19T03:58:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nogueira_JoseMarcosSilva_D.pdf: 6793909 bytes, checksum: f31b6763c0d37c97f13f62ec909a2e7a (MD5) Previous issue date: 1985
Resumo: A área de automação industrial vem experimentando um notável progresso nos últimos anos. Entre os fatores que para isso concorrera está o desenvolvimento da tecnologia da computação. Verifica-se nos dias de hoje uma tendência de integração dos vários subsistemas e atividades que constituem um sistema complexo de automação industrial, teste sentido, adquire singular importância a inter ligação e comunicação entre elementos de computação. Este trabalho de tese se insere neste contexto, tratando dos aspectos de comunicação em sistemas distribuídos para aplicações em automação industrial, as quais se dividem em dois ramos principais, o controle de processos e a automação da inanufatura. Inicialmente são apresentados os conceitos envolvidos em sistemas distribuídos e em redes locais de comunicação. Em seguida procura-se identificar e caracterizar os componentes dos sistemas distribuídos para aplicações em controle de processos industriais e para aplicações na automação integrada da manufatura. A problemática da integração das atividades da automação industrial e, por conseqüência, de seus subsistemas, é muito vasta. De interesse no caso são os problemas relacionados com a comunicação entre os componentes que viabilizam esta integração. Mesmo certas atividades particulares, como, por exemplo, o controle distribuído de processos e a manufatura através de sistemas flexíveis, demandam um tratamento sob o enfoque de sistemas distribuídos. No nível mais baixo da comunicação, onde se inserem as redes locais, existem problemas de topologia e de controle de acesso ao meio, bem como de protocolos de comunicação e sua padronização. Num nível intermediário, de suporte à comunicação das aplicações, existe o problema de se prover mecanismos para comunicação e sincronização entre processos computacionais. No nível superior, diretamente relacionado com as aplicações, quase tudo está por ser feito. Ajunta-se a isto o fato que as demandas de comunicação das aplicações têm perfis heterogêneos em termos de quantidade de dados e requisitos de tempo. Alguns desses problemas são tratados neste trabalho através de um exemplo ilustrativo de aplicações de controle distribuído de processos. São levantadas as características e necessidades de comunicação em termos de demanda de tráfego e tipo de informação transmitida. As aplicações são caracterizadas do ponto de vista dos programas constituintes e um modelo de programas paralelos é elaborado. Especifica-se, até o nível de implementação, um subsistema para dar suporte e prover mecanismos de comunicação e sincronização entre processos comunicantes. Este subsistema corresponde a uma camada de serviços de nível intermediário na arquitetura de sistemas distribuídos. Finalmente é apresentado um ferramenta para auxílio na análise de desempenho de sistemas distribuídos, usando técnicas de simulação e de teoria de filas. Os aspectos de desempenho são importantes no desenvolvimento de sistemas distribuídos em geral, e, em particular, no desenvolvimento de camadas individuais de serviço
Abstract: Not informed.
Doutorado
Doutor em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Parmeggiani, Andre Antonio. "LAR : laboratório de automação residencial para análise comparativa entre Jini e UPnP." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/3813.

Full text
Abstract:
A Automação Residencial é uma área em crescimento no mercado mundial. À medida que os avanços tecnológicos são incorporados aos dispositivos pertencentes ao ambiente residencial, e que estes se tornam mais disseminados, surgem necessidades para fabricantes e usuários. Para os fabricantes, é desejável maior capacidade de conexão e intercâmbio de dados entre os dispositivos e, conseqüentemente, padronização. Para os usuários, é desejável maior facilidade na utilização dos dispositivos e, principalmente, na configuração dos mesmos em ambientes dinâmicos, de forma a não requerer interação do usuário para a conexão e desconexão, característica das redes espontâneas. Grandes empresas têm unido esforços no desenvolvimento de novos padrões e uma das tendências observadas é o isolamento destas novas necessidades numa camada entre a aplicação e o sistema operacional, denominada middleware. Este trabalho compara duas tecnologias que se enquadram nos critérios acima: Jini, da Sun Microsystems e Universal Plug and Play (UPnP), de um consórcio de empresas liderado pela Microsoft. O estudo é feito através do desenvolvimento de um protótipo, da definição de um conjunto de métricas qualitativas e quantitativas, e da implementação de um conjunto de workloads para a análise comparativa entre elas. Os resultados obtidos são apresentados e analisados, contribuindo com subsídios para os interessados em conhecer melhor ou optar por uma delas. Por fim, são registradas algumas necessidades observadas que poderão servir como base para trabalhos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gomes, Bruno Souza. "Automação e robótica nas indústrias brasileiras: um estudo exploratório." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2004. http://hdl.handle.net/10438/11012.

Full text
Abstract:
Submitted by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2013-08-01T14:40:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruno Souza Gomes.pdf: 526399 bytes, checksum: 7f1cf73e0bf22ca3c251cb4fa364616a (MD5)
Approved for entry into archive by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2013-08-01T14:40:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruno Souza Gomes.pdf: 526399 bytes, checksum: 7f1cf73e0bf22ca3c251cb4fa364616a (MD5)
Approved for entry into archive by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2013-08-01T14:40:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruno Souza Gomes.pdf: 526399 bytes, checksum: 7f1cf73e0bf22ca3c251cb4fa364616a (MD5)
Made available in DSpace on 2013-08-01T14:41:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruno Souza Gomes.pdf: 526399 bytes, checksum: 7f1cf73e0bf22ca3c251cb4fa364616a (MD5) Previous issue date: 2004
The Automation and the process of Robotization come, each come more, becoming guideline in the quarrels of hundreds of Brazilian industries, where the clear and identified trend is investments in the improvement of processes and the products, for intermediary of these technologies; with focus, that always possible, in the equipment nationalization. The present work has as objective to argue the model considered for Paul Kennedy (1993) with relation to the trend of Automation and Robotics in the World-wide Industries, analyzing the study carried through ahead of an emergent economy as the Brazilian. For in such a way, companies in Brazil had been searched, in different industrial segments, the state of the art in terms of automation technology and applied robotics the industrial processes, and suggested a different model of the idealized one originally for Kennedy. The analysis of the author based on the theorem that, in the discrete mathematics, we call 'law of the excluded middle', or either, according to Kennedy, Brazil would be living today a gradual migration of the industries for the rich countries. Brazil is an example of industrialized country, of emergent economy, that it intensely invests in automatized processes, but that it is not classified inside of the group of these rich countries. Through the carried through research a new model will be presented, in the which emergent countries as Brazil has access to the technology of tip in automation and robotics, applying the same one in its industrial processes.
A Automação e o processo de Robotização vêm, cada vem mais, se tornando pauta nas discussões de centenas de indústrias brasileiras, onde a tendência clara e identificada é a de investimentos expressivos na melhoria de processos e produtos, por intermédio dessas tecnologias; com foco, sempre que possível, na nacionalização de equipamentos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o modelo proposto por Paul Kennedy (1993) com relação à tendência de Automação e Robotização nas Indústrias Mundiais, analisando o estudo realizado diante de uma economia emergente como a brasileira. Para tanto, foram pesquisadas empresas no Brasil, em diferentes segmentos industriais, o estado da arte em termos de tecnologia de automação e robótica aplicada a processos industriais, e sugerido um modelo diferente do idealizado originalmente por Kennedy. A análise do autor se baseou no teorema que, na matemática discreta, chamamos de 'law of the excluded middle', ou seja, segundo Kennedy, o Brasil estaria vivendo hoje uma migração gradual das indústrias para os países ricos. O Brasil é um exemplo de país industrializado, de economia emergente, que investe intensamente em processos automatizados, mas que não é classificado dentro do grupo desses países ricos. Através da pesquisa realizada será apresentado um novo modelo, no qual países emergentes como o Brasil têm acesso à tecnologia de ponta em automação e robótica, aplicando a mesma em seus processos industriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Azevedo, Marcelo Teixeira de. "Cibersegurança em sistemas de automação em plantas de tratamento de água." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-10012011-121525/.

Full text
Abstract:
Atualmente a segurança da informação tem sido uma preocupação constante das diversas instituições e países que utilizam recursos computacionais para comunicação e oferecimento de serviços. Métodos de proteção e contramedidas para redes tradicionais são conhecidos e comumente utilizados, tais como firewalls e detectores de intrusões. Para os sistemas de controle e aquisição de dados (Supervisory Control and Data Acquisition SCADA) não é diferente. Nos primórdios tais sistemas eram baseados em mainframes e arquitetura fechada, ou seja, dependentes dos fabricantes e consequentemente isolados de outros sistemas. Nos dias atuais os sistemas SCADA estão convergindo cada vez mais para plataformas baseadas em sistemas abertos e com a sua arquitetura fortemente apoiada em conectividade; sendo assim é usual a interligação de tais sistemas com a rede corporativa e em alguns casos com a própria internet. Partindo desse problema e com o atual desenvolvimento tecnológico em que se encontra a área de segurança da informação, é proposta uma metodologia para implantação de sistemas de automação em plantas de tratamento de água com ênfase em segurança e focada em sistemas industriais, utilizando as normas de segurança em automação ISA 99. Adicionalmente é proposto um mecanismo de análise e identificação de eventos maliciosos tendo por base o entendimento do fluxograma e etapas de uma planta de tratamento de água. Nesse sentido, os objetivos do presente trabalho são, em suma, estudar as normas, métodos e metodologias de segurança em sistemas industriais com foco em tratamento de água e propor uma metodologia cujo foco seja a minimização dos riscos de segurança. Para isso é proposto a avaliação de três cenários reais de tratamento de água para que assim seja possível simular os parâmetros de criticidade identificados no fluxograma e etapas do tratamento de água. Para tanto, desenvolveu-se um cenário conectado ao PLC que permitiu simular o comportamento e os impactos, além de um detector de eventos para análise dos resultados.
Currently, information security is a constant concern of the several institutions and countries that use computing resources for communication and service offering purposes. Protection methods and countermeasures for traditional networks such as firewalls and intrusion detectors are known and ordinarily used. The same goes for control systems and data acquisition (Supervisory Control and Data Acquisition - SCADA). In the beginning, such systems were based on mainframes and closed architecture, i.e., dependent on manufacturers and consequently isolated from other systems. Nowadays, the SCADA systems converge more and more to platforms based on open systems, with its architecture strongly relied on connectivity; thus, it is usual the interconnection of such systems with the corporate network and, in some cases, with Internet itself. From this issue, and with the current technology development in the information security area, a methodology is proposed to implement automation systems in water treatment plants with an emphasis on security, and focused on industrial systems, using automation safety rules ISA 99. The purpose of this essay is, in brief, to study safety rules, methods and methodologies for industrial systems with a focus on water treatment, and to propose a methodology directed to the minimization of safety hazards. For that purpose, it is proposed the evaluation of three water treatment real scenarios so that it is possible to simulate criticality parameters identified in the flow chart and stages of the water treatment. Therefore, a scenario connected to PLC was developed, allowing the simulation of the behavior and the impacts, in addition to an event detector for the result analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Automação industrial"

1

Brazil) Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (4th 1999 São Paulo. Anais do Quarto Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente. Edited by Simões M. Godoy, Maruyama Newton, Sociedade Brasileira de Automática, and Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos. Laboratório de Automação e Sistemas. São Paulo, SP, Brasil: A Escola, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mathias, Rodrigo. Apostila de Automação Industrial II : Disciplina: Automação Industrial II. Independently Published, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Comandos elétricos Em Automação Industrial. Independently Published, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Automação e Controlo Industrial (Portuguese Edition). Lidel, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tecnologia em Automação Industrial: ensino e prática. https://www.academia.edu/30028142/Tecnologia_em_Automa%C3%A7%C3%A3o_Industrial_Ensino_e_Pr%C3%A1tica_-_Magna_Campos_org._: Magna Campos (Org.), 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Junior, Marcos José Alves Pinto, Gabriela Luz Darcadia Pinto, Paulo Roberto Latarini Filho, Patrícia Casaroto, and Wellington dos Reis Brunório. Formulação da estratégia competitiva da empresa Brastronic Automação Industrial. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.156222608.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Formulação da estratégia competitiva da empresa Brastronic Automação Industrial: -. Brazil: Atena Editora, 2022.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Programa Tecnologia Industrial Básica e Serviços Tecnológicos para a Inovação e Competitividade: TIB. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Chanaron, Jean-Jacques, Takahiro Fujimoto, Daniel M. G. Raff, and Yannick Lung. Coping with Variety. Taylor & Francis Group, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Coping with Variety: Flexible Productive Systems for Product Variety in the Auto Industry. Taylor & Francis Group, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Automação industrial"

1

Musci, Marcelo, Ian Suzano Marques de Sousa, Luis Eduardo Casemiro, Carlos Augusto Cruz da Silva, Marcos de Souza Freitas Machado, and George Silva Cardoso Filho. "CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL." In Engenharias: qualidade, produtividade e inovação tecnológica 3, 24–39. Atena Editora, 2024. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0612411013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aquino, Raphael Landim De, and Leonardo de Carvalho Vidal. "VISÃO GERAL DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL." In Engenharias - Automação, Robótica, Metrologia e Energia: estudos e tendências - Volume 4, 101–23. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230914243.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este artigo tem como objetivo oferecer uma visão abrangente das etapas envolvidas em um projeto de automação industrial, desde o gerenciamento de aquisições até a entrega do equipamento para a produção, com o propósito de servir como base para um curso de treinamento especializado nesse setor. O enfoque é fornecer orientações práticas baseadas nas melhores práticas do PMBOK para garantir o sucesso de projetos nesse setor e preparar os participantes para aplicar esse conhecimento em um curso de gestão de projetos de automação industrial. Método: Utilizado uma abordagem estruturada para descrever as fases do projeto, começando pelo gerenciamento de aquisições onde é detalhado cada etapa al qual as informações são embasadas em experiências práticas e diretrizes do PMBOK. Resultados: Os resultados apresentam uma compreensão aprofundada de como realizar cada fase de um projeto de automação industrial com eficácia. Isso inclui a identificação de requisitos, seleção de fornecedores, estudos de projeto, fabricação, montagem, comissionamento, instalação, assistência e entrega do equipamento. Conclusão: Este artigo capacita os leitores a enfrentarem os desafios em constante evolução da automação industrial, fornecendo um guia completo para o planejamento, execução e conclusão bem-sucedidos de projetos nessa área. Ao seguir as melhores práticas delineadas aqui, as organizações podem alcançar maior eficiência e competitividade em suas operações industriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Macedo, Jonieder José de Oliveira, Tales da Silva Souza, and Luis Carlos Spaziani. "AUTOMAÇÃO NA LINHA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL." In Engenharia de produção: Desafios científicos e problemas aplicados 3, 1–13. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4472204111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dinardi, Phellipe Tocchetto, Keven Soares da Costa, and Israel Gondres Torné. "Termografia em um contexto de manutenção industrial eficiente." In Na era da Automação – Volume 1. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-20-1.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ROCHA, JOSÉ ORLANDO SILVEIRA, and DANIELLE DE FARIAS TAVARES FERREIRA. "ELABORAÇÃO DE MANUAL ILUSTRATIVO DO SOFTWARE DE USINAGEM PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO – CNC." In ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES, 376–402. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2023. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-30-0.376-402.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais, com a globalização da economia, há uma incessante corrida tecnológica no mundo inteiro pela automação industrial, visando atingir três pontos básicos: minimização dos tempos de fabricação, minimização dos custos de fabricação e a fabricação com qualidade adequada, aperfeiçoando cada vez mais as máquinas- ferramentas existentes, pois através dessas máquinas é que são construídas outras máquinas e novos produtos, utilizados em diferentes áreas industriais. Na ótica da automação industrial, a máquina-ferramenta CNC (comando numérico computadorizado) é um sistema mecatrônico típico que está sendo continuamente aperfeiçoado e, cujos projetos existentes privilegiam a integração do controle de movimento no chão-de-fábrica em tempo real, o controle discreto de eventos em plataformas standards e PCs, além do aperfeiçoamento da capacidade de operação e controle de máquinas-ferramentas. O setor industrial brasileiro precisa continuar a investir em recursos humanos e em equipamentos na área de automação. No estágio em que se encontram as nossas empresas frente às tendências de uma economia globalizada, só é possível uma competitividade com níveis aceitáveis de qualidade se partirmos para a automação de pelo menos alguns setores da produção. Na área da fabricação por usinagem, as máquinas-ferramentas sofreram uma grande transformação tanto na sua concepção quanto na sua construção. O operador das máquinas convencionais era responsável pela qualidade final do produto. Hoje, temos como ferramentas auxiliares o computador e outros componentes eletrônicos/mecânicos que, quando bem utilizados, permitem a usinagem de peças complexas com maior precisão e em tempo mínimo. Este trabalho trata da problemática envolvida na seleção de parâmetros de usinagem e os melhores setups de produção (otimização dos parâmetros) nas operações de usinagem por torneamento em um ambiente escolar, com a produção de um guia ilustrativo que dará suporte ao docente e facilitará o aprendizado dos alunos nas aulas práticas da disciplina de comando numérico computadorizado - CNC. Palavras-chave: processos de manufatura, usinagem por torneamento; otimização; automação; sistemas CAD/CAE/CAM e CNC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fontenelle, Jeovana Guimarães, David Barbosa de Alencar, and Jean Mark Lobo de Oliveira. "DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE AUTOMATIZAÇÃO DE ESTEIRA DE LINHAS DE PRODUÇÃO UTILIZANDO MICRO CONTROLADORES PARA A SEPARAÇÃO POR SISTEMA DE ETIQUETA DE CORES." In Tecnologia Cabocla, 127–35. Alexa Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5366365.1-11.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de sistemas de automação utilizando microcontroladores tem sido amplamente adotado pelas indústrias como uma estratégia para melhorar a eficiência e reduzir custos na produção. Nesse contexto, a utilização de sistemas de etiquetagem por cor se destaca como uma solução eficiente para a separação de produtos em linhas de produção, especialmente quando se trata de produtos com diferenças sutis. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de automação de esteira de linhas de produção utilizando microcontroladores para a separação por sistema de etiqueta de cores, destacando suas vantagens e benefícios para a indústria. O sistema desenvolvido demonstrou alta precisão na detecção e separação dos produtos por cor, resultando em redução de erros e garantia de qualidade do produto final. Além disso, a automação proporcionou aumento da eficiência e produtividade, diminuição do tempo de ciclo, otimização do fluxo de trabalho e redução de erros humanos. A integração bem-sucedida do sistema com a linha de produção existente e a análise de viabilidade econômica indicaram que a implementação desse sistema é viável e promissora, trazendo benefícios a longo prazo, como a redução de custos e o aumento da eficiência na produção industrial
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, François de Souza. "UMA PROPOSTA DE AUTOMAÇÃO PARA UM SISTEMA DE CIP INDUSTRIAL." In PESQUISAS EM TEMAS DE ENGENHARIAS - VOLUME 8. RFB Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558893479.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hadlich, Debora Patrícia Fischer, Thales Rômulo Maahs, and José De Souza. "Uso da automação na produção de chocolates em escala não industrial." In Engenharia de produção: caminhos para uma gestão inovadora. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200200186.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rogério Júnior, Lúcio, Guilherme Henrique Alves, and Antônio Manoel Batista da Silva. "AUTOMAÇÃO DO SISTEMA DE EXAUSTÃO DE UMA LINHA DE REVESTIMENTO DE CHAPAS EM UMA INDÚSTRIA DE PANEIS DE MADEIRA: UM ESTUDO DE CASO." In Engenharias - Automação, Robótica, Metrologia e Energia - Volume 2: estudos e tendências, 11–29. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230412808.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este trabalho descreve o projeto de automação de um sistema de exaustão integrado à uma linha de revestimento de uma indústria fabricante de chapas de madeira. Métodos: Através de um controlador lógico programável (CLP) foi desenvolvida a lógica de controle para todos os equipamentos, possibilitando a sequência correta de partida e desligamento, intertravamento entre os equipamentos, gerenciamento de falhas e controle de limpeza do filtro de manga. Uma tela de controle foi integrada permitindo a operação em dois modos: manual, através do painel próximo aos equipamentos e automático, para o sistema operar sem intervenções. Diversos alarmes foram adicionados ao supervisório, oferecendo condições de monitorar em tempo real falhas em equipamentos do sistema. Resultados: As melhorias obtidas resultaram em uma economia na manutenção de componentes e na diminuição do consumo de energia elétrica, possibilitando a todos os equipamentos operarem com maior eficiência, contribuindo para a melhoria da operabilidade e segurança do sistema. Conclusão: Através da implementação da automação industrial foi possível reduzir de forma significativa as paradas indesejadas da linha de produção, obtendo-se um ganho no gerenciamento e qualidade da operação, reduzindo custos e aumentando produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Arevalo, Fabrício dos Santos. "Automação industrial e o aumento da produtividade, vantagem competitiva e redução de custos." In Tópicos especiais de Engenharia Civil – Volume 1. Editora Poisson, 2022. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-214-3.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Automação industrial"

1

Santos, José Renato Gonçalves dos. "Sistemas Distribuidos Aplicados à Automação Industrial." In Simpósio Brasileiro de Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo. Sociedade Brasileira de Computação, 1987. http://dx.doi.org/10.5753/sbac-pad.1987.23568.

Full text
Abstract:
As necessidades de flexibilidade, disponibilidade, desempenho, manutenabilidade, modularidade e baixo custo, são fatores que têm favorecido a implementação dos sistemas modernos de automação industrial por sistemas distribuídos. Neste trabalho pretende-se dar uma visão geral das várias funções e dos vários componentes destes sistemas, ressaltando seus aspectos principais. Além disto, é descrito rapidamente no fim do trabalho, a implementação de um núcleo de sistema operacional distribuído, desenvolvido pela FDTE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bittencourt, Anderson Ayres, and Claudio Antunes de Oliveira. "Monitoramento de Aplicações no ambiente de Automação Industrial." In 21º Seminário de Automação e TI. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/2237-0234-30637.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CURSINO, Robson Ramalho, Orlando ROSA JUNIOR, and José Antônio Peixoto CUNHA. "AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA INDUSTRIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Taubaté, São Paulo: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/xicicted2022.564762.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos Matos, Victor, and Thiago Pereira das Chagas. "A Miniaturized Industrial Plant for Educational Purpose in Industrial Control." In ANAIS DO 14º SIMPóSIO BRASILEIRO DE AUTOMAçãO INTELIGENTE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/sbai-2019-111327.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Strey, Vinicius Andres, Jorge Eustáquio de Campos Filho, Márcio Aurélio dos Santos, Cristiano Coelho Ferreira, Vinícius Vilela Wiermann, and Marcelo Antônio Quintino de Paula. "DESENHO E IMPLANTAÇÃO DE PROCESSOS DE GESTÃO PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL." In 19º Seminário de Automação & TI. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/2237-0234-26542.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Wanderson Ralph Silva Vita and Celso José Munaro. "A scalable edge computing platform for industrial applications." In XV Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente. Rio Grande, RS, Brasil: SBA Sociedade Brasileira de Automática, 2021. http://dx.doi.org/10.20906/sbai.v1i1.2655.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, José Artur. "A GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL." In 16° Seminário de Automação e TI Industrial. São Paulo: Editora Blucher, 2012. http://dx.doi.org/10.5151/2594-5335-22365.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinheiro, José Maurício dos Santos. "REDES ÓPTICAS PASSIVAS EM SUBSTITUIÇÃO AO CABEAMENTO METÁLICO NO AMBIENTE INDUSTRIAL." In 20º Seminário de Automação & TI. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/2237-0234-27537.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Raonny Ferreira Silva, Francisco, and Elionaldo Sousa de Matos. "AUTOMAÇÃO E MONITORAMENTO PARA UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL." In XXII CONEMI. São Paulo, São Paulo: Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/xxiiconemi.572472.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leite, André Dias, Giuliano Felippe Soares, and Julio César de Oliveira Melo. "APLICAÇÃO DE BIG DATA PARA VISIBILIDADE NA OPERAÇÃO INDUSTRIAL." In 23° Seminário de Automação e TI. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2594-5335-33690.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography