To see the other types of publications on this topic, follow the link: Automação industrial.

Journal articles on the topic 'Automação industrial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Automação industrial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Frascá, Greicy Echiley, and Diego Renan Bruno. "AUTOMAÇÃO." Revista Interface Tecnológica 18, no. 2 (December 20, 2021): 639–51. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v18i2.1244.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como finalidade ensinar de forma didática e concisa como a robotização industrial ocorreu neste setor, abordando como os manipuladores autônomos (robôs) são construídos, quais seus benefícios para a indústria quais são os componentes utilizados para sua construção e quais os tipos diferentes de robôs industriais disponíveis para o uso que vai desde um robô cartesiano que é o caso das modernas impressoras 3D até um SCARA utilizado para movimentação de pequenos objetos ou equipamentos eletrônicos. O intuito é mostrar a história da robótica e da automação áreas que estão intimamente ligadas no mundo moderno, já que uma e subsequente da outra além de transparecer de forma clara que essas duas áreas uma mais recente que a outra fazem parte da grande indústria 4.0 onde as empresas são mais inteligentes e que seus processos estão intimamente ligados uns aos outros de forma. Com este artigo pode se concluir que os avanços tecnológicos vêm cada vez mais acontecendo em um período curto de tempo e que as evoluções são algo na qual as pessoas já não têm o poder de lutar contra é algo inevitável, mesmo com medo o futuro tende a ser algo magnifico e intrigante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendes, R. Santos. "Engenharia de automação industrial." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 13, no. 1 (April 2002): 84–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592002000100010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Galvão Neto, Leoncio Soares. "Utilização de materiais compósitos na automação industrial." Brazilian Journal of Development 9, no. 12 (December 8, 2023): 30825–30. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n12-017.

Full text
Abstract:
A preocupação básica deste estudo é mostrar as possibilidades de utilização de materiais compósitos na automação industrial e suas vantagens. Este artigo tem como objetivo analisar a importância de utilizar-se desta classe de materiais e suas principais características para aplicação na área de automação industrial. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como CALLISTER (2008), BARROS (2016) E ROSÁRIO (2005), entre outros, procurando enfatizar a vantajosidade e importância da utilização de materiais compósitos para sistemas automatizados em industrias. Concluiu-se a importância e vantagens da utilização de materiais compósitos na automação industrial é evidente e clara na bibliografia consultada por apresentar características químicas e mecânicas singulares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brandini, Ademilson Donizete, and Gilson José Da Silva. "AUTOMAÇÃO APLICADA A MANUTENÇÃO INDUSTRIAL." Revista Interface Tecnológica 19, no. 2 (December 20, 2022): 1020–29. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v19i2.1539.

Full text
Abstract:
As novas tecnologias da quarta revolução industrial têm enormes benefícios. Ao analisar os dados armazenados em seus sistemas, os processos podem melhorar continuamente. Isso também permite melhores cronogramas de manutenção e menor risco de falhas não planejadas do sistema. Consequentemente, os aumentos de produtividade permitem que as cadeias produtivas tenham imenso dinamismo. Dentro desse contexto o objetivo desse trabalho é avaliar o impacto da automação e suas tecnologias sobre a manutenção industrial. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica através da análise de livros e artigos sobre o assunto. É possível concluir que os trabalhadores da manutenção estão incluídos nos efeitos crescentes da automação industrial. Os baixos custos de construção de sistemas automatizados possibilitam que mais processos sejam automatizados. Devido à resistência a novos métodos, muitas atividades dentro da manutenção geralmente não adotam mudanças. No entanto, a implementação de sistemas informatizados tem gerenciado as tarefas por meio da automação no processo de manutenção. Isso inclui coleta de dados, gerenciamento, análise, agendamento de inventário, alocação de recursos e ordens de serviço. A automação afetou a manutenção, melhorando a produtividade, a segurança e o gerenciamento geral de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira da Costa Lima, Marcos, Nathália Viviani Bittencourt, and Ana Carolina Dos Santos Costa. "Universidades, Inovação e Automação." Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI 5, no. 3 (December 28, 2020): 86–116. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.55299.

Full text
Abstract:
Como a China tem atuado, em termos de políticas públicas para a educação superior, a fim de garantir o seu progresso tecnológico e econômico face aos impactos sociais da automação? Fazemos um estudo de caso das políticas públicas da China na persecução de tornar-se uma potência global no desenvolvimento da Indústria 4.0. Com efeito, alguns pesquisadores argumentam que existe uma nova espécie de guerra tecnológica, na qual tanto a China quanto os EUA batalham pela supremacia de capital humano e produção industrial. Metodologicamente, foi utilizada estatística descritiva e revisão bibliográfica para entender a dimensão histórica das idiossincrasias chinesas na busca pelo progresso tecnológico, bem como a análise documental de dois documentos estatais estratégicos na área de inovação. Como resultados, entendemos que a China se revela com força expressiva na produção científica em alguns setores industriais, mas ainda permanece atrás no sentido de capital humano em comparação com os EUA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Xavier, Andreza Batista, Kerollany Halley Fonseca Candido, José Carlos Alves Roberto, and Sistina Pereira Souto. "A automação industrial como solução e não como ameaça aos trabalhadores." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 6 (June 9, 2023): 9019–32. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i6.2278.

Full text
Abstract:
A automação é a tecnologia pela qual um procedimento ou processo é obtido sem assistência humana, a grande vantagem na automação é permitindo linhas de produção mais flexíveis e dinâmicas, reduz custos operacionais e desenvolve e amplia o mercado. Diante desse contexto, este artigo tem a finalidade de mostrar como a automação industrial contribuirá com evolução da qualidade de trabalho nas organizações, reduzindo os acidentes, agregando nas realizações de tarefas e trazendo benefícios ao colaborador, e não como uma ameaça à mão de obra humana. Diante disso surgiu o questionamento: A automação de processos é capaz de eliminar doenças e acidentes de trabalho sem aumentar o índice de desemprego. Para responder à questão norteadora foram realizados estudos bibliográficos, o artigo tem como objetivo geral destacar a importância e benefícios da automação industrial. Para fundamentar o artigo foram compostos por pesquisa qualitativa, pesquisas exploratórias através de livros e artigos, onde foram coletados vários conceitos da área sobre o tema. A automação contribui para melhores condições de trabalho, flexibilidade, e redução de custos, com o avanço das novas tecnologias surgem novas oportunidade de trabalhos e assim gera-se novos empregos, com isso surge a necessidade de investimento das empresas para qualificação dos colaboradores, oferecendo treinamento e para desenvolver habilidades, realocando e nos novos postos de trabalho assim contribui para o não desemprego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ARAÚJO, Ademir Rufino de, Charles Mateus CORDEIRO, Maria Aparecida BOVÉRIO, and Dejaime Pereira da SILVA. "MONTAGEM DO PAINEL DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: segurança em instalações elétricas." SITEFA 6, no. 1 (December 11, 2023): e613. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.243.

Full text
Abstract:
Os painéis de automação são projetados para alojarem todos os dispositivos utilizados em sua montagem. Os recursos tecnológicos nos painéis e acionamentos elétricos possibilitam a integração que permite a gestão de dados, geração de relatórios e controles detalhados de toda a operação, soluções para atender as demandas dentro da planta industrial, nos conceitos da Indústria 4.0. Considerando-se a importância dessa automação, o tema-problema de pesquisa foi “como deve ser a montagem de um painel de automação industrial que envolva segurança na instalação elétrica?” Partiu-se da hipótese de que, para isso, se faz necessário seguir as normas regulamentadoras. O objetivo desse trabalho foi pesquisar como se faz a montagem do painel de automação industrial com segurança na instalação elétrica, por meio de um estudo de caso e pesquisa aplicada, na empresa Átomos Serviços Ltda. Como resultado foi possível fazer a montagem de um painel de automação industrial, com segurança em instalações elétricas e concluir que, para isso, se faz necessário seguir as normas que regulamentam essa instalação, confirmando-se a hipótese inicial. Concluiu-se que as normas existem para preservar a segurança de todos, pois é por meio delas que se garante a qualidade e a segurança do painel desenvolvido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Neves, Alan de Oliveira Pinto. "Eletrônica na automação de sistemas." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 4 (April 30, 2024): e6583. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.4-284.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como propósito principal aprofundar a compreensão da eletrônica aplicada a sistemas automatizados, uma área de significativa importância em diferentes setores industriais, como automação industrial, robótica e veículos autônomos. A eletrônica, caracterizada por ser um campo altamente técnico e interdisciplinar, abrange uma vasta variedade de dispositivos e componentes eletrônicos. É crucial compreender os princípios fundamentais da eletrônica para explorar suas aplicações em sistemas automatizados. Os temas abordados neste estudo incluem o controle de sistemas, sensores e atuadores, instrumentação eletrônica, processamento digital de sinais, comunicação de dados e arquitetura de sistemas eletrônicos embarcados. A evolução da eletrônica em sistemas automatizados apresenta desafios notáveis, como a demanda por sistemas altamente confiáveis e seguros. Apesar dos desafios, o sucesso na implementação da eletrônica em sistemas automatizados abre portas para a criação de soluções inovadoras e eficazes diante dos desafios atuais e futuros enfrentados pela indústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Calheiro, Tailaine Figueira Fonseca de Carvalho, Jéssica Leynne da Silva Araujo, Carla Tatiana Porto Martins, and Alex Franco Ferreira. "UTILIZACIÓN DE SENSORES ELÉCTRICOS EN LA PROTECCIÓN DE REACTORES INDUSTRIALES SEGÚN LA NR 12." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 11 (December 19, 2023): 3815–24. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i11.12701.

Full text
Abstract:
Este estudo de caso examina a aplicação das chaves elétricas da Allen Bradley, com foco nas chaves de travamento de proteção 440G-MT, em reatores químicos industriais. O principal objetivo é avaliar a eficácia desses sensores na garantia da conformidade com normas de segurança, como a NR12, e na integração dessas soluções na perspectiva da indústria 4.0 para aprimorar a automação industrial. A metodologia envolveu a cuidadosa seleção e instalação dos sensores, verificação da conformidade com a NR12 e coleta de dados através de observações e medições. Os resultados destacam que os sensores de travamento de proteção desempenham um papel crucial na segurança dos reatores, garantindo a conformidade normativa e contribuindo significativamente para a eficiência dos processos de automação industrial na era da indústria 4.0. Além de atender às exigências regulatórias, a implementação desses sensores impulsiona a inovação tecnológica, fortalecendo a interseção entre segurança, automação e os avanços significativos na indústria 4.0.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernandes, Flavio Cesar F., and Reinaldo Batista Leite. "Automação industrial e sistemas informatizados de gestão da produção em fundições de mercado." Gestão & Produção 9, no. 3 (December 2002): 313–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000300008.

Full text
Abstract:
Fundição é um processo de fabricação que vem crescendo em importância. O principal objetivo deste artigo é analisar, em termos de automação e sistemas informatizados de gestão da produção (SIGP), as fundições de mercado (fundições que produzem sob encomenda um grande número de pedidos vindos, em geral, de um grande número de clientes) no interior do Estado de São Paulo pertencentes aos 5 principais pólos (Piracicaba, Indaiatuba, Limeira, São Carlos e Itu) com 10 a 250 trabalhadores. Das 61 empresas do interior de São Paulo, 35 situam-se nesses 5 pólos (ou em suas imediações); entrevistamos pessoalmente os diretores industriais e visitamos o chão de fábrica de 30 fundições dentre essas 35. Analisamos quase 200 tabelas de freqüência e de contingência e extraímos várias conclusões, por exemplo: (i) entre os três principais problemas e necessidades relativos à produção, dois deles estão diretamente relacionados com a automação industrial e com os SIGP; (ii) são coincidentes os interesses em automação e SIGP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silveira, Edvan da Rocha, Laís dos Santos Brito, Allan Guilherme Lima Pena, Paulo Roberto Moutinho de Vilhena, and Werbeston Douglas de Oliveira. "Protótipo de planta para ensaios de automação." Research, Society and Development 11, no. 5 (March 29, 2022): e3811526589. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.26589.

Full text
Abstract:
O conhecimento das plantas industriais é essencial para a sociedade atual. Este trabalho teve como objetivo criar um protótipo de plataforma (EDSLAB) que facilite o teste de plantas industriais. Foi desenvolvido com o objetivo de reunir os elementos básicos da infraestrutura necessária para a elaboração de duas das plantas mais comuns para processos automatizados industriais em uma única plataforma: sistemas de envase e arrefecimento. Considerando a intersecção de elementos necessários nesses dois projetos de automação, como controladores lógicos programáveis, fontes de alimentação correntes diretas e alternadas, relés, entre outros, esses elementos foram agrupados em uma estrutura organizada de forma genérica, uma vez que para suprir as mais diversas necessidades de projeto, os componentes devem ter posicionamento estratégico e as estruturas devem suportar o acoplamento de inúmeras ferramentas de medição e outros equipamentos. O conjunto obtido permite tanto automação quanto supervisão de processos automáticos através de uma interface homem-máquina. O controle das plantas industriais foi realizado pelo controlador lógico programável LOLLETE LE3U-56MR6AD2DA, da Mitsubish®. Para fiscalização foi implementada a interface homem-máquina Kinco®, modelo MT4434T. Os testes realizados obtiveram uma realização satisfatória, demonstrando não apenas os processos inerentes aos sistemas de envase e arrefecimento, mas também propriedades gerais de projetos de automação industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Almeida, Carlos Caetano de, Fernando Ortolano, Luiz Paulo de Oliveira, Felipe Figueiredo Lara, and Almiro Franco da Silveira Junior. "Automação do sistema de transferência de peças da plataforma industrial para pesquisa, ensino e formação em automação (PIPEFA) utilizando metodologia GRAFCET e programação em LADDER." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 131. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8343.

Full text
Abstract:
Atualmente, com o aumento da competitividade mundial, a Indústria vem enfrentando uma nova realidade onde é essencial aplicar a modernização e automatização dos processos de manufatura, buscando qualidade e menor custo, com esta necessidade as instituições de ensino buscam criar sistemas simplificados que possam desenvolver tecnologias e metodologias para gerenciamento e otimização dos processos Industriais. A Plataforma Industrial para Pesquisa, Ensino e Formação em Automação (PIPEFA), tem a finalidade de representar condições e características reais de sistemas automatizados de manufatura, apresentando-se em um ambiente objetivado pelo ensino e entendimento da Automação e Controle de Sistemas Industriais. Este trabalho tem como objetivo a automação do sistema de transferência de peças da PIPEFA, utilizando para isso a programação Ladder, sistema supervisório e metodologia grafo de comando etapa e transição (GRAFCET), ou seja, realizar a integração entre o posto de montagem central, o posto de desmontagem lateral e o sistema de transferência e implementar o supervisório que corresponda à PIPEFA, apresentando as variáveis de memória a serem integradas ao sistema completo, realizando a interface entre os controladores lógico programáveis (CLP’s).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dombele, Mbangi Cajomar, and Antônio Carlos Lima de Santana. "AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM NODEMCU ESP8266." Revista Estudos & Pesquisas Unilins 1, no. 1 (May 27, 2021): 13–25. http://dx.doi.org/10.54149/pesquisaunilins.2019.v1.29.

Full text
Abstract:
Sistemas embarcados é um dos objetivos comuns nos dias de hoje. A possibilidade de sistemas automatizados como robôs, eletrodomésticos, casas, dentre outras oportunidades, tem sido o sonho de muitos. Por essa razão, vários projetos trazem equipamentos ou componentes que podem fornecer um vislumbre desse sonho. Neste projeto será apresentado um, dentre os vários equipamentos existentes. Este projeto apresenta a placa NodeMCU ESP8266 ESP-12 que está, hoje, entre as mais desejadas e entre as mais utilizadas para projetos de automação industrial, bem como, residencial. O projeto apresenta, de forma detalhada, a construção de um sistema de automação residencial baseado na tecnologia ESP8266, usando como equipamento principal a placa NodeMCU ESP8266.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Navarro, Dorizon Alberto. "Estudo dos Fatores para Avaliação de Projetos na Gestão de Portfólio em uma Empresa de Bens de Consumo." Revista de Gestão e Projetos 3, no. 3 (December 1, 2012): 291–306. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v3i3.140.

Full text
Abstract:
Com o crescente desenvolvimento da tecnologia dentro de ambientes produtivos, percebe-se que os processos de automação industrial estão se tornando pontos fortes de discussões de investimento perante os executivos e tomadores de decisão nas indústrias de uma forma geral. Cada vez mais os projetos de automação estão em evidencia nos portfólios de projetos da indústria.Este trabalho buscou avaliar o modelo de tomada de decisão de projetos de automação industrial e acompanhar a escolha da tecnologia empregada no projeto escolhido por uma indústria de bens de consumo alimentício e cuidados com a saúde. A decisão foi baseada em quatro fatores, fatores financeiros, fatores estratégicos, fatores tecnológicos e fatores humanos. Os fatores foram atendidos, no entanto foi possível perceber que o fator financeiro e o tecnológico foram os mais evidentes, onde a tecnologia com o menor custo foi escolhida, mesmo não sendo a com maior pontuação no scorecard.DOI:10.5585/gep.v3i3.140
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

de Souza, José, Debora Patrícia Fischer Hadlich, and Thales Rômulo Maahs. "Automação da produção de chocolates em escala não industrial." Revista Liberato 14, no. 22 (2013): 187–98. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2013v14n22.p187.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pacheco, Maiko Christian da Silva, Helder de Melo Guerreiro, and Arley Silva Rossi. "Automação industrial e uso de plataforma virtual aliada à programação computacional em diferentes aplicações industriais / Industrial automation and use a virtual platform allied to computer programming in different industrial applications." Brazilian Journal of Development 8, no. 7 (July 7, 2022): 49957–68. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n7-081.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca desenvolver sistemas de uso industrial utilizando a plataforma online Tinkercad a fim de avaliar a sua importância para o cenário da simulação e automação. Dessa forma, os sistemas foram criados em meios industriais hipotéticos, onde sua utilidade poderia ser evidenciada, são os projetos: um auxiliador de esteira industrial, uma estufa secadora e um projeto de andon. As simulações foram bem-sucedidas, abrindo discussões quanto a sua importância em aplicações de escalas maiores e mais complexas, sendo a simulação virtual um esboço e um alinhamento mental para os planejamentos e estratégias de projetos, possibilitando oportunidades de estímulo à criatividade no setor industrial em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Fogaça, Frederson, Andre Dias, and Frederico Silva. "A importância da análise de falhas para o ensino técnico em automação industrial." Metodologias e Aprendizado 4 (September 23, 2021): 409–21. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v4i.2261.

Full text
Abstract:
O artigo averígua algumas falhas técnicas e métodos de investigação de problemas no contexto do estudante e tenta reforçar a importância desse conhecimento não sistematicamente abordado para os cursos técnicos de automação industrial. O trabalho analisa sobre métodos de resolução de problemas, problemas com controladores tipo PID, atuadores, configurações de equipamentos, além de abordar sobre cibersegurança em plantas de automação. O trabalho conclui sobre a importância da sistematização desse conhecimento para a formação profissional e tecnológica, tanto na modalidade integrada, como subsequente, e reforça os variados âmbitos de aplicação dessas habilidades. O artigo considera que tais estudos devem contribuir para a pesquisa e desenvolvimento de recursos didáticos com a finalidade de ajudar a atender essa dificuldade nos currículos desses cursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Freitas, Valdnere Rosse de, Luiz Filipe Alves Cordeiro, Daniele de Castro Pessoa de Melo, Ronaldo Ribeiro Barbosa de Aquino, and Aldo Torres Sales. "Análise dos ganhos econômicos e ambientais da automação industrial para eficiência energética de uma caldeira de lenha." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 4 (February 8, 2021): 457–71. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.004.0036.

Full text
Abstract:
Diante das grandes preocupações com as fontes de energias renováveis e os impactos ambientais causados pela indústria, a presente pesquisa apresenta como principal objetivo a automatização de uma caldeira industrial a lenha aumentando sua eficiência energética, diminuindo o consumo de matéria prima e melhorando as emissões de gases poluentes emitidos pela mesma. A metodologia utilizada para o trabalho foi quantitativa, qualitativa e comparativa utilizando cálculos de viabilidade econômica e dados de consumo coletados antes e após a automação proposta; Os principais resultados demonstram que com o uso da automação industrial consegue-se apresentar significativas reduções nos consumos de lenha, melhorias nas questões operacionais e ambientais como também uma melhor eficiência e estabilidade no equipamento pela implantação de um controle automático contínuo em substituição aos antigos meios de operações intuitivos e manuais. O estudo mostrou também que o setor industrial das empresas de produtos lácteos é intensivo no uso de vapor para seus processos fabris.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Castillo, Noela Invernizzi. "Alguns questionamentos sobre a hipótese da requalificação do trabalho." Educação & Sociedade 18, no. 58 (July 1997): 54–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73301997000100003.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a hipótese, colocada por um grupo de autores na década de 1980, que sustenta a requalificação geral da força de trabalho como resultado da automação industrial. Há três aspectos discutíveis: a) as novas características da qualificação surgidas com a automação são identificadas de forma mecânica com uma ampliação e um aprofundamento dos conhecimentos requeridos; b) os conceitos que designam as novas características da qualificação são pouco precisos, e c) não são apresentados instrumentos metodológicos que permitam avaliar rigorosamente a evolução da qualificação. A seguir, desenvolvemos uma abordagem alternativa baseada em evidências empíricas fornecidas na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bizarria, Francisco Carlos Parquet, José Walter Parquet Bizarria, and Gil Augusto de Carvalho. "PROPOSTA DE MODERNIZAÇÃO EM INSTALAÇÃO INDUSTRIAL DE MOAGEM DE ESCÓRIA." Engevista 15, no. 2 (January 29, 2013): 159. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v15i2.415.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma proposta de modernização para instalação industrial de moagem de escória em uma fábrica de cimento, com atualização tecnológica (retrofit) nos principais componentes do referido processo, voltada para a implementação de uma arquitetura de automação com operação remota. Atualmente a instalação dessa moagem utiliza a tecnologia da década de sessenta e não está automatizada, estabelecendo situação que exige a realização de ajustes manuais para o seu funcionamento. Além disso, a planta está desprovida de sistema para a supervisão remota da operação. A continuidade dessa situação tem potencial suficiente para comprometer a segurança, prejudicar a produção e aumentar o nível de estresse físico e psicológico dos operadores. Nesse contexto, este trabalho propõe uma arquitetura de automação para realizar a supervisão, o comando e a operação remota da instalação, a qual é baseada em solução técnica moderna, inovadora e de investimentos moderados. A validação do sistema proposto é realizada por meio de testes em protótipo que adota os principais componentes da aludida arquitetura. Os resultados satisfatórios obtidos nos testes realizados indicam que a proposta apresentada neste trabalho é viável e adequada para a finalidade que se destina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, A. L. E., T. Silveira, J. A. R. Moraes, and T. M. M. Brum. "PROPOSTA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE BORRACHAS ESCOLARES." Revista Gestão Inovação e Tecnologias 8, no. 1 (March 8, 2018): 4259–172. http://dx.doi.org/10.7198/geintec.v8i1.733.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

PEIXOTO, João Alvarez. "Estudo da evasão no curso Superior em Tecnologia da Automação Industrial." Revista Eletrônica Científica da UERGS 4, no. 5 (December 30, 2018): 716–33. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.45.716-733.

Full text
Abstract:
As instituições de ensino superior, ao planejarem seus cursos, preveem o ingresso de alunos de forma a garantir a qualidade de aprendizagem e a viabilidade de execução do curso, com o melhor aproveitamento de seus recursos. Uma vez que o curso tenha uma duração mínima de 3.600 horas, exigência legal, um aluno que entra no curso deve permanecer por todo o período, até sua conclusão. Porém, a evasão provoca um rompimento desta lógica, pois o aluno que desiste do curso deixa uma vaga que não pode ser preenchida, mas que foi planejada pela instituição em estrutura e recursos de atendimento. Nos cursos ministrados pela UERGS, não é diferente, pois se depara com índice de evasão que dificulta a operação do curso. Mas saber o índice de evasão não é suficiente, pois retrata o motivo que fez o aluno se afastar. É necessário saber os fatores motivadores de evasão, a fim de evitar que novos alunos venham a se afastar. Este trabalho traz um estudo realizado junto ao curso superior em Tecnologia da Automação Industrial da universidade, visando detectar os fatores que possam levar o aluno a evadir do curso, a partir do estudo estatístico do comportamento da evasão no período de 2014 a 2018. Os resultados apresentaram uma forte tendência do aluno evadir já no primeiro semestre do curso, por desconhecimento e atratividade do curso em sua fase inicial, onde 59% dos alunos evadidos se encontravam. Fator que remete a ações mobilizadoras nesta fase, como forma de evitar evasão posterior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Vorpagel, Mateus, Samuel Flores, and Eniz Conceição Oliveira. "PROPOSTA PEDAGÓGICA DE AULA TEÓRICA E PRÁTICA EM UMA TURMA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: ACIONAMENTOS E SEGURANÇA DE MÁQUINAS ELÉTRICAS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 3 (April 1, 2021): 188–95. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i3.768.

Full text
Abstract:
Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de aulas teórico-práticas voltadas à área de acionamentos e segurança em máquinas elétricas, a qual foi realizada com alunos do Curso Técnico em Automação Industrial, da Universidade do Vale do Taquari – Univates,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Adrison. "O PROJETO DE UMA ESTEIRA SEPARADORA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE AUTOMAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS." Revista Tecnológica 29, no. 1 (January 4, 2020): 130–41. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v29i1.50942.

Full text
Abstract:
O projeto de uma esteira separadora didática para o ensino de automação a eventos discretos é um projeto desenvolvido para adquirir conhecimentos nos métodos de projeto de engenharia e tecnologias utilizadas por um engenheiro de controle e automação. Criando uma bancada didática que emula uma esteira seletora industrial, através do levantamento de requisitos, projeto de hardware, software e sugestão de roteiros que serão utilizados no plano de ensino das disciplinas de automação, utilizou-se a estrutura de projeto de engenharia como: entrevistas, projeto conceitual, projeto preliminar e projeto detalhado. Os resultados serão utilizados para implementar projetos que darão suporte ao ensino de automação como: acionamento de motor CC por PWM, detecção de objetos metálicos por sensor indutivo e acionamento de servo motor para seleção, além de ser uma ferramenta que pode ser utilizada em feiras de exposição e para o ensino de técnicas de programação a secundaristas. Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas formas de controle automáticos a partir do arduino. No teste da esteira a mesma obteve êxito em seu funcionamento realizando a lógica de programação elaborada no trabalho com sucesso. Assim, a utilização do arduino é uma aplicação atual na simulação de Sed como os encontrados nas indústrias, sendo capaz de realizar o controle de diversos tipos de processos por meio de programação mais fácil e habitual para quem familiaridade com linguagem C++.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Soares, Angelo dos Santos. "A automação e o terceiro mundo." Revista de Administração de Empresas 28, no. 3 (September 1988): 63–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901988000300008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Elizabeth Bortolaia. "Automação e movimento sindical no Brasil." Revista de Administração de Empresas 30, no. 2 (June 1990): 93–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901990000200010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pantoni, Rodrigo Palucci, and Dennis Brandão. "Integração de uma descrição de dispositivos aberta e não-proprietária em sistemas fieldbus reais e simulados." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 20, no. 1 (March 2009): 31–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592009000100003.

Full text
Abstract:
Os sistemas de automação industrial contam com a definição de arquiteturas abertas padronizadas, a maioria delas utilizando tecnologias proprietárias. Em sistemas fieldbus, a tecnologia normatizada que provê a descrição das características dos dispositivos para o software configurador (IHM - Interface Homem Máquina) é de natureza proprietária e de alto custo, chamada de EDD (Electronic Device Description). Alternativamente, a Open-EDD (Open Electronic Device Description) é uma tecnologia aberta e não-proprietária baseada em padrões de software. Este trabalho descreve a utilização e validação da Open-EDD em duas diferentes aplicações: num sistema fieldbus real e num ambiente fieldbus simulado. Os resultados validam a técnica e indicam que esta pode ser aplicada a demais sistemas de automação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

PAIOLA, C. E. G., E. H. ROCHA, and A. C. RODRIGUES. "A IMPORTÂNCIA DAS NORMAS DE AUTOMAÇÃO PARA A INDÚSTRIA 4.0." Journal of Engineering and Exact Sciences 5, no. 5 (December 20, 2019): 0415–23. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl5iss5pp0415-0423.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é discutir a importância das normas técnicas de automação industrial no processo de transformação digital pelo qual as indústrias têm passado. Para tanto, é abordado o mecanismo de elaboração e certificação de normas técnicas, bem como as vantagens de utilizá-las, aproveitando a experiência compartilhada por profissionais de diversas indústrias e países. No artigo são apresentadas as principais normas voltadas para a eficiência e segurança operacional das indústrias de processos, tais como a norma ISA106 para a Automação de Procedimentos, ISA101 para Interfaces Humano-Máquina e ISA18.2 para Gerenciamento de Alarmes. A discussão passa pela apresentação dos conceitos das normas, boas práticas associadas a cada tema e exemplos de utilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Feitoza, Weidson de Oliveira, Darío da Silva Glória, Carlos Wagner Alves Nascimento, Nelson Alexandre Gouvêa, Ricardo da Silva Moura, Alexandre de Magalhães Périco, Weslay Luiz Alves Sanches, Alan Hideyuki Shishido, and Ângela Timótia Pereira Lima. "Automação do processo de fixação de etiqueta e encaixe do Back Cover no frontal da televisão." Caderno Pedagógico 21, no. 4 (April 30, 2024): e4039. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n4-200.

Full text
Abstract:
A linha de produção de TVs de uma empresa do polo industrial de Manaus atualmente realiza manualmente o processo de etiquetagem e encaixe da tampa traseira (Back Cover) no módulo do televisor. Este artigo tem como objetivo apresenta uma solução para automatizar esse processo, utilizando uma metodologia aplicada e aprimorando o projeto, a fim de alcançar uma aplicação precisa e eficiente de etiquetas e montagem. Essa automação visa garantir uma aparência livre de defeitos nos produtos. A metodologia utilizada no desenvolvimento do processo de etiquetagem, abrangeu as seguintes etapas: o levantamento de requisitos e planejamento (identificação das funcionalidades do protótipo e o panejamento das atividades), o projeto mecânico (criação de desenhos 3D e 2D através da ferramenta Creo Parametric), o projeto de automação (elaboração de uma lista de materiais ou itens comerciais a serem adquiridos) e a integração de hardware com a parte de software foi utilizado o CLP (Controlador Lógico Programável) utilizando a linguagem Ladder Diagram que é a linguagem de programação utilizada para programar CLPs. A solução proposta proporciona uma aplicação eficaz das etiquetas e o encaixe da tampa traseira na parte frontal com a esteira em movimento, otimizando a produção. Com base nos resultados alcançados e nas melhorias implementadas, contribuiu-se para o avanço da automação industrial, impulsionando a eficiência e eficácia de uma empresa localizada no Polo Industrial de Manaus. Os resultados desta pesquisa têm o potencial de impactar positivamente a sociedade, trazendo uma solução prática, inspirar inovações e enriquecer o conhecimento acadêmico. É fundamental compartilhar essas descobertas com a comunidade científica e o público em geral para maximizar seu benefício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silveira, Vander Fabio, Jair Antonio Cruz Siqueira, Reginaldo Ferreira Santos, Fernando de Lima Caneppele, Jonathan Dieter, Maritane Prior, Luciene Kazue Tokura, Gilson Debastiani, Cristiano Fernando Lewandoski, and Leonardo da Silva Reis. "Motor gerador ciclo diesel assistido por sistemas de automação industrial (Indústria 4.0)." Research, Society and Development 11, no. 1 (January 4, 2022): e20611124699. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24699.

Full text
Abstract:
Combustíveis como o biodiesel vêm ganhando muita popularidade pelo fato de ser um combustível alternativo. O estudo trata da avaliação do desempenho e de emissões de um motor gerador operando com diesel e blendas de biodiesel, assistido por sistema de automação industrial utilizados na Indústria 4.0. O experimento foi conduzido nos laboratórios da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foram avaliados durante o experimento a energia gerada, o consumo específico, a eficiência energética e as emissões geradas pelo conjunto motor gerador. Os tratamentos utilizados foram o diesel de petróleo tipo A (D100), cinco blendas (misturas) de biodiesel de canola (B5, B10, B15, B20 e B50) e biodiesel puro (B100). As cargas aplicadas ao motor gerador foram do tipo resistivas de 1,0; 1,5; 4,5 e 6,0 kW para cada tipo de combustível. A energia gerada se manteve crescente e estável conforme o aumento de carga. O melhor resultado do consumo específico foi com o diesel (D100), seguido por B10 e o B20, ambos para a carga de 4,5 kW. As emissões de gases de monóxido de carbono são reduzidas enquanto as emissões de dióxido de carbono aumentam com aplicação de maiores cargas. O biodiesel puro (B100) tende a apresentar melhor eficiência energética que as misturas binárias utilizadas quando inserida a carga de 6,0 kW. Os resultados obtidos demonstram que as misturas de biodiesel de canola com o diesel convencional são uma das possíveis soluções viáveis na substituição parcial do diesel mineral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Tonidandel, Flavio, and Márcio Rillo. "Planejamento de ações para automação inteligente da manufatura." Gestão & Produção 9, no. 3 (December 2002): 345–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000300009.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga o uso do sistema FAR-OFF na área da Automação da Manufatura. O sistema FAR-OFF possui característica similar aos sistemas de planejamento baseado em busca heurística, os quais têm apresentado excelentes resultados nos últimos anos na área de planejamento. Entretanto, em vez de ser um sistema generativo, o FAR-OFF é um sistema de planejamento baseado em casos que garante estabilidade para solucionar problemas em tempo aceitável. Os resultados apresentados pelo sistema no domínio de logística mostram que este é um sistema promissor para automação inteligente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Melo, Yara Carvalho de, and Maria Cecília Pereira. "Plataforma de aprendizagem para gestão de projetos: dois casos de implementação de projetos de automação para a indústria automobilística." Gestão & Produção 19, no. 3 (2012): 457–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2012000300002.

Full text
Abstract:
Objetivou-se investigar as especificidades do gerenciamento de projetos de automação na indústria automobilística por meio do estudo de casos na empresa PROJE-AUTO, atuante em sistemas de automação e manutenção industrial. Inicialmente, desenvolveu-se um modelo conceitual de forma a inserir a aprendizagem organizacional na gestão de projetos. Em seguida, foram investigadas as etapas da metodologia do PMI® aplicadas ao gerenciamento de projetos de automação na empresa PROJE-AUTO por meio do estudo de dois casos: estudo de caso do Projeto Manipulador e estudo de caso do Projeto Prensas. A importância da realização do estudo dos casos foi diagnosticar a realidade dos projetos e o contexto em que estão inseridos a fim de compará-los com o modelo referencial. Ao se identificar os principais problemas e divergências existentes, pôde-se fazer algumas proposições para estruturar uma aborgagem mais fiel ao modelo de gerenciamento proposto. Acredita-se que a abordagem da aprendizagem inserida no contexto dos processos de gerenciamento de projetos possa servir como ferramenta para que as empresas possam usufruir de benefícios maiores que os experimentados na aplicação única de uma metodologia de gerenciamento de projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Teixeira, Déa Lúcia Pimentel. "Tecnologia e trabalho industrial: as implicações sociais da automação microeletrônica na indústria automobilística." Revista de Administração de Empresas 29, no. 1 (March 1989): 81–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901989000100008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

ALVES DE OLIVEIRA, ANDEERSON, JAIRO GONÇALVES JUNIOR, and LUCAS OKAMOTO MACIENTE. "TRILHA DE APRENDIZAGEM BASEADA NAS NOVAS DCNS APLICANDO COMISSIONAMENTO VIRTUAL PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL." Revista de Ensino de Engenharia 41 (2022): 242–53. http://dx.doi.org/10.37702/ree2236-0158.v41p242-253.2022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Tavares, Silvio Roberto Souza. "Modernização industrial em indústria de mão-de-obra: automação, informatização e inovações organizacionais na indústria do vestuário." Production 1, no. 1 (June 1991): 41–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131991000100003.

Full text
Abstract:
Através de pesquisa de campo em empresas lideres do vestuário no Rio de Janeiro e em São Paulo buscou-se explicitar as motivações básicas para a informatização e a automação da produção no setor e evidenciar a lógica na introdução das inovações tecnológicas. Constatou-se uma baixa difusão das chamadas inovações organizacionais nas empresas estudadas, tendo sido avançadas no texto algumas hipótese explicativas para este fenômeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Durand, Jean Pierre. "A tecnologia da informação e o legado do Taylorismo na França." Revista de Administração de Empresas 34, no. 1 (February 1994): 82–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901994000100009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rabechini Junior, Roque, and Milton de Abreu Campanario. "A automação da informação tecnológica em instituição de pesquisa: integração e estratégia." Revista de Administração de Empresas 34, no. 2 (April 1994): 48–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901994000200006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Fenerick, Jessica Aparecida, and Carlos Rodrigo Volante. "EVOLUÇÃO DAS INDÚSTRIAS, OS BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO E AS PERSPECTIVAS DO MERCADO DA ROBÓTICA NO BRASIL E NO MUNDO." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (July 30, 2020): 734–45. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.805.

Full text
Abstract:
Este artigo é um estudo de como as indústrias evoluíram desde o início da revolução industrial e como o mercado da robótica é distribuído pelo mundo, tal como, quais setores se destacaram em instalação no Brasil. A revolução industrial iniciada no século XVIII foi de extrema importância para o capitalismo, economia, evolução das tecnologias e para invenções que foram surgindo. As novas tecnologias geram grandes impactos no ambiente industrial, podendo assim gerar benefícios e modificações na mão de obra, e ao aderirem essas novas tecnologias as empresas buscam aumentar a eficiência e eficácia em seus processos, e consequentemente, aumentam a segurança dos operários pois, diminui o contato direto e os movimentos repetitivos. Portanto este artigo foi elaborado com o objetivo de demonstrar como as indústrias evoluíram, os benefícios da automação e as perspectivas do mercado da robótica. O número de robôs pelo mundo vem crescendo muito e as potências mundiais se destacam pela quantidade produzida e instalada, a participação do Brasil nesse cenário é evidenciada pelo quanto ainda precisará evoluir para alcançar os países mais evoluídos em tecnologias e por fim discutir seus benefícios. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica qualitativa a partir de coleta de dados obtidos em livros e artigos científicos por meios eletrônicos. Os resultados do trabalho apontam que o investimento da automação é de grande vantagem para as indústrias, pois aumentam a produtividade, qualidade e segurança do operário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ribeiro Barbosa de Aquino, Ronaldo, Zanoni Dueire Lins, Pedro André Carvalho Rosas, Luiz Filipe Alves Cordeiro, Jorge Rafael Cavalcanti Ribeiro, Priscila Silva de Amorim, and Isabela Albuquerque Tavares. "Energy Efficiency In The Control And Automation Of Industrial Process Based On Neural Network." Eletrônica de Potência 14, no. 2 (May 1, 2009): 117–24. http://dx.doi.org/10.18618/rep.2009.2.117124.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Almeida, Saulo Nunes de Carvalho. "Inteligência artificial, robótica e o lado oculto de um futuro sem empregos: o inesperado papel da tributação de robôs à luz da análise econômica do direito." Scientia Iuris 25, no. 1 (March 31, 2021): 29. http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2021v25n1p29.

Full text
Abstract:
Trata-se de um ensaio que tem por objetivo nuclear investigar as inovações tecnológicas, e seus impactos na automação dos trabalhos, sob as lentes da Análise Econômica do Direito. A pretensão científica desse estudo está na necessidade de introduzir uma nova e complexa questão ao debate, ainda embrionário, acerca da Quarta Revolução Industrial e como os arranjos jurídicos existentes se adequam a esse novo modelo de organização econômica. O procedimento metodológico que norteou o desenvolvimento desse artigo foi descritivo e exploratório, composto por uma análise jurídico-dogmática, estruturada em pesquisa bibliográfica e documental adotada com o intuito de promover uma compreensão precisa dos institutos jurídicos e econômicos analisados. A pesquisa evidenciou que, por uma perspectiva da regra tributária e da teorização do law and economics, a automação do trabalho torna-se de realização inevitável, pois significa, em especial, a possibilidade de deslocar toda uma vasta cadeia de incidência tributária, suprimindo o fato gerador que ocorreria se o mesmo trabalho tivesse sido realizado por um trabalhador humano. Ou seja, a adoção de um comportamento de desoneração é racional frente aos incentivos jurídicos existentes, desaguando em um resultado econômico eficiente. Nesse sentido, restou concluído que, caso não ocorra uma remodelagem de nossos arranjos normativos, o futuro próximo será marcado pela ampliação do fenômeno da automação acompanhado de uma tendência ao esvaziamento dos direitos sociais laborais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Soares, Angelo, and Heraldo Vasconcellos. "Códigos de barras: a presença visível da automação." Revista de Administração de Empresas 31, no. 1 (March 1991): 59–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901991000100009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Joly, Marcel, and Jorge Andey Wilhelms Gut. "Chemical Engineering and Operations Research: A Passing Flirtation or Marriage?" Revista de Graduação USP 1, no. 2 (November 21, 2016): 5. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v1i2p5-12.

Full text
Abstract:
Desde a década de 1980, a parceria tecnológica entre a Petrobras e a Universidade de São Paulo (USP) na área da automação industrial tem se revelado prolífica em via dupla. Contribuições científicas e tecnológicas relevantes têm sido continuamente produzidas no âmbito do domínio científico da Engenharia Química. Entre os mais recentes resultados desta fecunda parceria está a criação da disciplina Otimização Aplicada à Gestão de Operações da Indústria Química, a qual agora compõe o currículo do curso de graduação em Engenharia Química da Escola Politécnica da USP na modalidade de disciplina optativa oferecida no último período acadêmico. Baseada em um programa de capacitação tecnológica voltado ao ensino de fundamentos de Pesquisa Operacional (PO) a engenheiros de processamento da Petrobras dentro do ambiente industrial e em um curso de pós-graduação em PO, esta nova disciplina foi idealizada e estruturada com apoio do Centro de Excelência em Tecnologias de Aplicação em Automação Industrial (Cetai – Petrobras) e tem se revelado um sucesso inegável entre os estudantes de Engenharia Química da USP. A importância deste resultado – aprendizagem de PO em nível de graduação – é aqui discutida à luz do papel crucial que tecnologias de apoio à tomada de decisões assistida por computador possui atualmente para a operação integrada da indústria química. Mais importante ainda é o fato de que a capacitação em PO pode ser entendida como uma etapa prévia, porém valiosa, para alavancar o desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar de fronteira no âmbito da Engenharia Química moderna
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Borges, Paulo César Simões. "Impactos da tecnologia de informação sobre o trabalho de "colarinho branco"." Gestão & Produção 2, no. 2 (August 1995): 181–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1995000200006.

Full text
Abstract:
Grandes investimentos em tecnologia de informação (TI) vêm sendo canalizados para a melhoria dos processos empresariais. Esses investimentos limitam-se, em geral, à automação pura e simples dos processos já existentes na companhia, os quais continuam sendo realiza-dos pelos mesmos profissionais e regidos pelos mesmos princípios anteriores à TI. Um corolário deste tipo de automação é o pequeno ganho de produtividade do trabalho de colarinho branco. Uma alternativa para este problema é a reengenharia de processos, que por meio do uso criativo da TI e da gestão por processos procura estabelecer novas formas muito mais eficientes de realizar o trabalho. Entretanto, tais formas alteram, freqüente e fundamentalmente, o perfil do profissional e a natureza de seu trabalho. É sobre estes impactos que estaremos discorrendo ao longo deste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Andrade, A. A., M. J. Carvalho, J. Tomioka, and D. A. Cassiano. "Elaboração de bancadas didáticas para automação industrial baseadas em CLPs e freios de Foucault." Revista de Ensino de Engenharia 35, no. 2 (December 30, 2016): 3–13. http://dx.doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v35n2p3-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Queiroz, Gustavo Pinheiro, and Odair Luiz Nadin. "Terminologia e conceitos da linguística cognitiva aplicados à proposição de termos na automação industrial." Acta Scientiarum. Language and Culture 45, no. 2 (February 26, 2024): e67296. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v45i2.67296.

Full text
Abstract:
Estabelecer equivalentes terminológicos entre idiomas é um desafio cada vez mais presente nos tempos da 4ª revolução industrial. Schwab (2016) aponta que em nossas sociedades ‘superconectadas’ estamos passando por uma revolução tecnológica de impacto substancial nos meios de produção, prestação de serviços e relações sociais. Inserido no contexto das revoluções tecnológicas, este trabalho consiste na análise de quatro termos referentes ao maquinário utilizado na mecanização de plantio e manejo, de modo a propor equivalentes que possam atender às necessidades de compreensão de conceitos por técnicos brasileiros responsáveis pela operação e manutenção de equipamentos relacionados ao universo da Automação. Tal maquinário compõe um sistema pioneiro no Brasil e foi desenvolvido para mecanizar o plantio e o manejo de mudas de eucalipto visando aumentar as reservas florestais e a produção de celulose da empresa que implantou o sistema em seu parque industrial. A tecnologia, de origem holandesa, foi instalada por técnicos do país de origem em conjunto com profissionais brasileiros, e teve o pesquisador como intérprete no par de língua inglês-português, durante o processo de implantação do sistema. Os termos pesquisados foram prospectados a partir do manual eletromecânico elaborado pelo fabricante dos equipamentos. Por tratar-se de um maquinário inovador, não se encontrou material traduzido para o português do Brasil que descrevesse os equipamentos. Assim, a proposição de equivalentes para termos que referenciam máquinas e processos de montagem se fez necessária para promover a compreensão de conceitos referentes à nova tecnologia. As unidades terminológicas selecionadas para este estudo foram: roller pipe, lifting frame, automatic container stop e drive beam. A análise e proposição dos equivalentes foram realizadas observando-se os princípios da Teoria Sociocognitiva da Terminologia (Temmerman, 2000) e sob a luz dos aportes teóricos da Linguística Cognitiva de Lakoff (1987), Lakoff & Jhonson (1980), Langacker (2000), Talmy (2000), Fillmore (1985) e Fauconnier (1994).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Maciel Soares, Cristiane. "ESTUDO E PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A FÍSICA E AS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFPR – CAMPUS TELÊMACO BORBA." Arquivos do Mudi 24, no. 3 (December 1, 2020): 347–61. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v24i3.55555.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as propostas de integração disciplinar, dentro do currículo integrado, no contexto específico do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba. Diante do cenário de integração curricular vivenciado desde 2015 no Campus, pelos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Automação Industrial e Mecânica, percebe-se que os estudantes ainda não conseguem perceber os conhecimentos em sua totalidade. Partindo dessa premissa, essa pesquisa teve como objetivo principal viabilizar práticas que promovam o aprofundamento das ações interdisciplinares, além da integração disciplinar entre a disciplina de Física e as demais disciplinas específicas de cada curso. As ações metodológicas da pesquisa seguem a abordagem qualitativa e estudo de caso, realizada nas seguintes etapas: Aplicação do questionário estruturado nas turmas de 2º e 3º anos dos cursos de Automação Industrial e Mecânica, no qual o objetivo era mensurar os impactos da integração curricular e buscar o entendimento de como os estudantes sentem tal integração; escolha do curso a ser investigado por esta pesquisa, levantamento e estudo das disciplinas específicas, que já estão integradas com a disciplina de Física; elaboração da proposta de ações interdisciplinares. Para tanto, tais propostas foram discutidas com os docentes atuantes nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, trazendo suas experiências e expectativas, enriquecendo a proposta e tornando-a viável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ananda de Araújo Silva, Paula, and Ítalo Rodrigo Monte Soares. "PROPOSTA DE AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE ENFARDAMENTO DE UMA PERFILADEIRA DRYWALL DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA." Revista Científica Semana Acadêmica 9, no. 209 (September 20, 2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.35265/2236-6717-209-9236.

Full text
Abstract:
The fundamentals of industrial automation are based on communication and data monitoring, on realtime control of industrial processes without human interference, with that providing opportunities improvements in various ways in the equipment of industries. This article seeks to propose an advance to the final process of a Drywall Roll Forming Machine through an automated baling system to improve the production process of a Metallurgical Industry. That way, a system was built with conveyor and lift tables by rollers and chains with support of sensors and electrical and pneumatic actuators for its operation. The proposal was carried out and successful through computational simulations, using engineering software based on discrete variables of components and communication of a Virtual PLC (Programmable Logic Controller) and a Supervisory System.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ananda de Araújo Silva, Paula, and Ítalo Rodrigo Monte Soares. "PROPOSTA DE AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE ENFARDAMENTO DE UMA PERFILADEIRA DRYWALL DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA." Revista Científica Semana Acadêmica 09, no. 209 (June 11, 2021): 1–17. http://dx.doi.org/10.35265/2236-6717-209-09236.

Full text
Abstract:
The fundamentals of industrial automation are based on communication and data monitoring, on realtime control of industrial processes without human interference, with that providing opportunities improvements in various ways in the equipment of industries. This article seeks to propose an advance to the final process of a Drywall Roll Forming Machine through an automated baling system to improve the production process of a Metallurgical Industry. That way, a system was built with conveyor and lift tables by rollers and chains with support of sensors and electrical and pneumatic actuators for its operation. The proposal was carried out and successful through computational simulations, using engineering software based on discrete variables of components and communication of a Virtual PLC (Programmable Logic Controller) and a Supervisory System.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Proença, Adriano, Heitor M. Caulliraux, and Maurício Neves. "Sistemas integrados de produção no Brasil: situação atual, causas e perspectivas." Production 6, no. 1 (June 1996): 83–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131996000100005.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa com 260 empresas de manufatura de 10 estados brasileiros. Ele descreve sua metodologia e explora as relações entre suas características - posição estratégica, tamanho, natureza dos processos de produção, tipo de indústria e região - e seu padrão de automação. Discute tendências e necessidades para um futuro próximo e apresenta alguns comentários sobre o conteúdo da tecnologia adotada pelas empresas. Além disso, faz algumas considerações a respeito dos processos de modernização industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Zukin, Marcio, and Paulo R. T. Dalcol. "Um estudo empírico sobre a correlação entre automação flexível e flexibilidade de manufatura." Production 10, no. 2 (December 2000): 21–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132000000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo discute os resultados de um estudo recente envolvendo 16 empresas líderes do setor de bens eletrônicos de consumo no Brasil. São analisadas as relações entre automação flexível e variáveis tais como: percepção gerencial da flexibilidade; variedade de produtos; frequência de mudança nos processos das máquinas e aumento da variedade de produtos. O objetivo é verificar se os gerentes, que percebem a importância da flexibilidade de manufatura, estão usando flexibilidade efetivamente ou não, procurando, assim, explorar a utilização da flexibilidade em um setor industrial dinâmico de um país de industrialização recente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography