Academic literature on the topic 'Automóveis'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Automóveis.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Automóveis"

1

Piglia, Melina. "Turismo en automóvil en Argentina (1920-1950)." Tempo Social 30, no. 2 (July 28, 2018): 87–111. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.142085.

Full text
Abstract:
A Argentina chegou a ser, no período entre guerras, o país latino-americano com mais automóveis. Sua acelerada difusão implicou também o advento de uma nova cultura do automóvel. A partir da análise de documentos primários (imprensa, guias de viagem, fotografias) e numa perspectiva histórica das mobilidades, este trabalho analisa a configuração do turismo em automóvel como uma nova prática de lazer e consumo, na primeira metade do século XX na Argentina, como parte de um processo em que se entrelaçaram a democratização social do consumo de automóveis, a expansão do turismo nacional, a transformação técnica dos veículos e a construção de infraestrutura viária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ELIAS, Rodrigo Vilela, and Silvio de Cássio Costa TELLES. "Automóveis e automobilismo no Rio de Janeiro de 1954 a 1959." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 29, no. 2 (June 2015): 245–58. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092015000200245.

Full text
Abstract:
Este artigo buscou evidenciar a trajetória do automobilismo carioca, de 1954 a 1959, demarcando as interseções entre a produção em massa dos automóveis nacionais, sua influência no desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, e a mudança de habitus que a sociedade começava a vivenciar. Metodologicamente foi utilizada uma análise documental aliada a uma pesquisa bibliográfica. Como fonte primária utilizou-se a Revista de Automóveis e os resultados apontaram para: um desenvolvimento urbano liderado pelo automóvel, uma sociedade que transformou os carros em testemunha e cúmplice de sua vida pública e privada, e um automobilismo mal administrado que se deslocou pela cidade de acordo com o crescimento desta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miranda Justo, José M. "Os Faróis dos Automóveis." Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 10, no. 19 (2002): 27–41. http://dx.doi.org/10.5840/philosophica20021019/203.

Full text
Abstract:
«The head-lights of your car are there not to show you the way but rather to make you be seen...» The non-empirical, foundational relevance of such a proposition is used as an instructive analogon for the following discussion. It seems theoretically inconsistent to assume that we have aesthetical objects on one hand and on the other, in parallel with those objects or after them, discoursive occurrences legitimating those objects. In Order to give a brief outline of the intimate relation between aesthetical experience and human language this paper argues (1.) that language is not primarily a means of designation, expression or communication but rather an activity of organization of our experience, of production of sense, of constitutive mediation of our world or worlds, and (2.) that aesthetical objects do not cover the whole range of aesthetical relations, that subject-object aesthetical relations do not depend on inter-personal aesthetic relations and that subject-object aesthetical relations play an organizational role in several ways similar to that of language and necessarily interwoven with it.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Faria, Marina Dias, Leticia Casotti, and José Luis Carvalho. "Automóvel e pessoas com deficiências: explorando significados." Gestão e Sociedade 11, no. 30 (August 18, 2017): 1908–33. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v11i30.2128.

Full text
Abstract:
Perpassando questões que envolvem mobilidade urbana, a compra de um automóvel incorpora aspectos funcionais e simbólicos atrelados à aquisição e à posse do bem. Em se tratando de consumidores deficientes, a compra de um veículo especialmente adaptado engloba múltiplos significados e afetos. O objetivo desta pesquisa é investigar significados e sentimentos atrelados ao consumo de automóveis por pessoas com deficiências em áreas urbanas no Brasil. Para atingir tal objetivo, empreendeu-se um estudo empírico amparado por netnografia. Os resultados indicam que a compra do automóvel está relacionada à tentativa de tornar invisível a deficiência, e ao desejo de independência e autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hissa Safar, Giselle, Maria Regina Alvares Correia Dias, and Rita Aparecida Conceição Ribeiro. "Meninas também brincam com carrinhos." Pensamentos em Design 1, no. 2 (January 1, 2022): 50–70. http://dx.doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6253.

Full text
Abstract:
A história do automóvel é vasta, complexa e registra invenções, inovações e protagonistas de diferentes nacionalidades, principalmente masculinos. No entanto, ao longo dessa história, as mulheres tiveram participação significativa em diversas áreas, como inventoras, empreendedoras, pilotas de corrida, engenheiras e designers, entre outras. Acima de tudo constituíram e constituem poderoso segmento do mercado consumidor e, ainda assim, o automóvel é tido como território predominantemente masculino. Sem aprofundar nas razões sociais e antropológicas desse cenário, este trabalho procura, por meio de alguns apontamentos históricos, registrar exemplos da participação e do protagonismo feminino no mundo dos automóveis e contribuir para desnaturalizar os estereótipos que cercam as mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Sergio Ricardo Lopes de, Maria Dalva de Barros Carvalho, and Isolde Terezinha Santos Previdelli. "Utilização de automóveis familiares para o transporte de crianças: um estudo preliminar sobre o uso de dispositivos de retenção infantil." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 8, no. 4 (December 2008): 499–502. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292008000400016.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: determinar a freqüência de utilização de automóveis familiares por usuários de creches na cidade de Maringá, Paraná, Brasil. MÉTODOS: a cidade foi agrupada em seis estratos, de acordo com características sócio-ocupacionais da população e tipo de creches. Utilizando breves entrevistas com os coordenadores das creches foi mensurada a freqüência de utilização de automóveis para o transporte de crianças às creches em cada estrato. RESULTADOS: 62,4% dos usuários de automóveis familiares para o transporte de crianças concentram-se em 32 creches, de quatro estratos. CONCLUSÕES: os quatro estratos que contém a maioria dos usuários de automóveis serão exploradas por estudo futuro para determinar a freqüência de utilização de dispositivos de retenção infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Queiroz, Renato Da Silva. "Os automóveis e seus donos." Imaginário 12, no. 13 (December 1, 2006): 113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1616.v12i13p113-121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ledo, Bruno Cesar Aurichio. "Competição em preços entre corretores de seguros de automóveis." Estudos Econômicos (São Paulo) 41, no. 4 (December 2011): 719–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612011000400003.

Full text
Abstract:
O preço final em um contrato de seguro de automóvel não depende apenas da seguradora, mas também do corretor de seguros. Sendo assim, o corretor é capaz de alterar o mecanismo desenhado inicialmente pela seguradora, distorcendo a alocação do risco entre as partes. Este artigo adapta o modelo de Stahl (1989) ao mercado de seguros de automóveis com o objetivo de explicar o comportamento estratégico dos corretores. O modelo prevê que o valor esperado da taxa de comissão escolhida pelo corretor seja função decrescente do prêmio requerido pela seguradora. Esta previsão foi testada e confirmada empiricamente, utilizando dados sobre vendas de apólices no mercado brasileiro. Na prática, este artigo contribui para que as seguradoras tenham maior controle sobre o prêmio final do seguro, o que torna a alocação do risco mais eficiente neste mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lopes Júnior, Wilson Martins. "Fluxo de Automóveis nos Estacionamentos Públicos e Privados da Cidade Turística de Angra dos Reis-RJ." Revista Turismo em Análise 27, no. 2 (September 8, 2016): 429–53. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p429-453.

Full text
Abstract:
Na realização de uma viagem, tem-se o deslocamento espacial de pessoas que se locomovem entre o espaço emissor e o receptor, caracterizando-se em um tipo de fluxo. No caso do turismo, esse fluxo de turistas é essencial a essa atividade que, por sua vez, necessita de uma infraestrutura de transportes instalada no território. Essa relação entre o turismo e os transportes é explícita, pois o segundo é imprescindível à viagem, inclusive influi na sua duração. No Brasil, o transporte rodoviário é o modal de transporte muito utilizado para o turismo, destacando-se o uso de ônibus e de automóveis. A concentração de automóveis de outros municípios no centro de Angra dos Reis, um dos destinos turísticos mais procurados no País, levou ao questionamento sobre a possível relação entre esse fato e a prática do turismo. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi de diagnosticar a procedência dos automóveis estacionados nos estacionamentos públicos e privados da cidade de Angra dos Reis, RJ. Metodologicamente, privilegiou-se a revisão bibliográfica, o quantitativo e trabalhos de campo. Conclui-se que o estado de São Paulo é o maior emissor de automóveis que permanecem em estacionamentos privados, enquanto os do estado do Rio de Janeiro permanecem nos públicos. Diagnosticou-se também que, praticamente, a totalidade desses automóveis são de turistas que se dirigiram para a Ilha Grande.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jardim, Gabriel De Sena, and Beatriz Carla Kabelac. "Mulheres, Automóveis e Destinos Turísticos no Brasil." Revista Turismo em Análise 30, no. 1 (May 15, 2020): 151–83. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i1p151-183.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe analisar como se articulam algumas representações de mulheres, automóveis e destinos turísticos em imagens de propagandas publicitárias nas capas da revista Quatro Rodas da década de 1960. As imagens, apresentadas em seus devidos contextos socioculturais, são um convite à reflexão sobre o simbolismo e a ideologia presentes na representação do feminino. A análise de imagens proposta para esta investigação contempla a abordagem semiótica de Martine Joly (1996) e a interpretação micro-interacional proposta pelo sociólogo Erving Goffman (1991). Os resultados assinalam a presença de temáticas de uma suposta identidade feminina que reforçam e reproduzem dicotomias atribuídas aos papéis de gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Automóveis"

1

Rufo, Emanuel Conde. "História do design de veículos automóveis em Portugal." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1137.

Full text
Abstract:
Mestrado em Design, Materias e Gestão do Produto
O presente estudo, aborda o tema da história do design automóvel em Portugal. No entanto será difícil compreender este conceito sem conhecer as variáveis que estão por detrás desta prática, a sua evolução mundial, desde o seu aparecimento até aos nossos dias. Propõe-se um percurso baseado nas diferentes evoluções do design automóvel, desde a sua invenção até à actualidade, evidenciando as diferentes abordagens formais dependentes da cultura em causa, e do tempo em que foram desenvolvidas. Conhecidos os pressupostos do design automóvel a nível geral, é feita uma abordagem em termos de evolução estético-formal. Seguidamente, o estudo centra-se no design automóvel em Portugal, onde se destacam algumas tentativas feitas ao longo do século para que o automóvel português se tornasse uma realidade. Deve referir-se que, retirando o exemplo do Sado 550 e do UMM, que atingiram relativo sucesso na década de 70, foi na indústria de construção de autocarros que se conseguiu evoluir e criar produtos inovadores capazes de concorrer ao melhor nível com outros produtos estrangeiros. Desde os anos 30 que surgiram diversas empresas ligadas à construção de carroçarias para autocarros. Se algumas não conseguiram evitar o encerramento, outras foram evoluindo, tornando-se em empresas com grande qualidade e capacidade para inovar esteticamente. Por fim, no estudo de caso da Salvador Caetano, depois de feita a evolução histórica da marca, revela-se um processo produtivo exemplificativo. Segue-se a descrição da prática do design na empresa, fazendo uma caracterização formal dos autocarros desde os anos 50 até aos nossos dias. Para a elaboração deste trabalho, recorreu-se a alguma bibliografia existente, e ao testemunho de algumas pessoas com grande conhecimento em algumas matérias abordadas. Contudo, o trabalho reflecte uma tentativa pessoal de caracterização de episódios estéticos que foram acontecendo ao longo do tempo.
The present study concentrates on the subject of the history of car design in Portugal. However, it is difficult to understand this concept without knowing the variables that are behind of this practical, its world-wide evolution, since its appearance until our days. The different evolutions of car design are considered since its invention until the actuality, evidencing the different formal tendencies depending on the culture in cause, and the time where they had been developed. Taking formal concepts of car design, an overview of aesthetics is made. Then, the study focuses on car design in Portugal, namely on the attempts in the last century made for the Portuguese automobile to became a reality. However, apart from the example of Sado 550 and the UMM, that had reached relative success in the decade of 1970s; it was in the industry and construction of buses that created innovative products capable to concur at the best level with foreign products. Since 1930s, many companies involved in the construction of bodywork bus have appeared. If some soon closed, others evoluted become companies with great quality and capacity to innovate in aesthetics. Finally, the case-study of Salvador Caetano, after describing the historical evolution of the mark, the process demonstrates a productive process. The characterization of the design practice in the company is made following a formal characterization of the bus industry since the 1950s until our days. For the elaboration of this work, some existing bibliography was used, as also as interviews with people having great knowledge in the field. However, the work shows a personal attempt of characterization of aesthetic episodes that had been happening throughout the time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Vicente de Paulo Alves de. "O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT Automóveis." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80067.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-18T10:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T00:30:23Z : No. of bitstreams: 1 187233.pdf: 5743569 bytes, checksum: a80b744d34c9ac49364fb52297d45aa7 (MD5)
O presente trabalho analisa e avalia os critérios para determinar o nível de serviço em transporte de automóveis zero quilômetro da Fiat Automóveis. Para esse fim, fez parte deste estudo a análise dos dados dos controles estatísticos realizados pela transportadora/Operador Logístico e também dos controles realizados pela montadora quanto ao serviço prestado. Foi estudada também a percepção das concessionárias em relação à satisfação quanto ao nível do serviço de transporte que lhe é oferecido. Nessa fase foi aplicado o questionário, conforme a estrutura original da escala SERVQUAL, metodologia para a medição da qualidade em serviço, desenvolvida por V. Zeithaml, A. Parasuraman e L. Berry, e considerada válida na análise bibliográfica realizada. Os resultados indicaram uma parcial adequação quanto à determinação do nível de serviço pelo transportador, uma vez que as principais verificações feitas por ele nas concessionárias são uma pesquisa semestral por via postal e um ciclo de visitas mensais às concessionárias do Estado de São Paulo. No Relatório de Controle Geral, fornecido pela transportadora, não constam os resultados de tais verificações. Além disso, os controles realizados pela Fiat Automóveis atendem a aspectos mais internos em relação aos serviços do Operador Logístico. O nível de serviços prestado às concessionárias é uma dedução quanto à adequação do serviço do mesmo Operador. A aplicação da escala SERVQUAL mostrou-se adequada quanto à verificação da satisfação das concessionárias, uma vez que o teste t confirmou a existência das Lacunas 1 e 5. Além disso, confirmou a conclusão original dos criadores da escala, ao constatar que a dimensão Confiabilidade é a mais importante da escala. No caso da dimensão menos importante, esta pesquisa encontrou a Empatia, o que contraria as conclusões da escala original, que aponta a dimensão (aspectos) Tangíveis. The current work analyses and evaluates the criteria to determine the level of service in the transportation of new vehicles of Fiat. For this purpose, part of this study were the analysis of the data of the statistics controls accomplished by the transport company/logistic service provider and also the controls accomplished by the assembler related to the rendered service. It was also studied the dealers perception in relation to the satisfaction connected to the level of the transport company service offered. In this phase a questionnaire was applied, according to the original structure of the SERVQUAL scale, a methodology for measuring service quality, developed by V. Zeithaml, A. Parasuraman and L. Berry, considered valid in the bibliographical analysis done. The results indicated a partial adaptation related to the determination of the service level by the transport company, since the main verifications done by it in the concessionaires are a bi-annual research through mail and a cicle of monthly visits to dealers of São Paulo State. In the general report control, given by the transport company, the results of these checkings aren't shown. Moreover, the controls accomplished by Fiat attend more their own internal system in relation to the services of the logistic service provider. The level of services done to dealers is a deduction of the provider's service adaptation. The application of the SERVQUAL scale was shown appropriate when checking the dealers satisfaction, since the t test confirmed the presence of the gaps 1 and 5. Moreover, it confirmed the original conclusion of the creators of the scale (Zeithaml, Parasuraman and Berry), when verifying that the dimension Reliability is the most important in the scale. In the case of the less important dimension, this research found the Empathy, which contradicts the conclusions of the original scale, that aims the dimension Tangibles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hugentobler, Ticiana Ribeiro. "A Insustentabilidade do transporte em automóveis." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9400.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A mobilidade urbana é um problema em diversos centros urbanos e é agravada pelo número crescente de automóveis e seu uso indiscriminado. Este estudo exploratório-descritivo abordará revisões conceituais e levantamento extenso de dados sobre a função de transporte; o automóvel, quanto a sua origem e simbolismos; o contexto do Brasil e da cidade do Rio de Janeiro; a dependência dos veículos e os impactos do trânsito na sociedade, a fim de explicar a insustentabilidade desse meio de transporte, da forma como tem sido utilizado nas cidades. Dentre os principais impactos causados pela dependência do automóvel, destacam-se os relativos a saúde, com problemas que vão desde complicações no sistema respiratório e circulatório até o comprometimento da saúde mental; qualidade de vida e a relação entre tempo e custos de locomoção; segurança e todo aparato tecnológico de automóveis que protege o usuário em detrimento do público mais vulnerável, como pedestres e ciclistas; morfologia da cidade, que acaba por privilegiar um modal individual e cria novas formas urbanas que demandam mais espaços para automóveis; mudanças climáticas devido à poluição desproporcional, que influencia os padrões bioquímicos de vários ecossistemas, gerando mudanças climáticas; e prejuízos econômicos, estimados por três diferentes metodologias de estudo, que procuraram monetizar o custo dos congestionamentos. A pesquisa propõe diversas atitudes para reverter ou mitigar o uso excessivo do Transporte em Automóveis. Esta contribuição para os estudos da geografia de transportes vislumbra deixar subsídios para que se avance no debate sobre a dependência do automóvel, especialmente em grandes cidades
Urban mobility is a problem in many urban concentrations and it is worsened by the growing number of automobiles and their intensive use. This exploratory-descriptive study includes a concept review and large data about transport function; the automobile regarding its origin and symbolism; the background in Brazil and Rio de Janeiro; the automobile dependency and impacts of traffic in society, these all aiming to explain the unsustainability of this modal. Among major impacts of the intensive use of automobile, it should be pointed out: Health Issues ranging from respiratory complications and circulatory system to connection with men-tal health; Quality of Life related to commuting time and costs; safety and technological appa-ratus that protects the driver over the most vulnerable people as pedestrians and cyclist; the City Morphology that ends up favoring one individual modal and creates new urban forms that requires more space for automobiles; Climate Change: disproportional pollution that af-fects the biochemical patterns of various ecosystems; and Economic Losses estimated by three different methodologies to monetize the cost of congestion. The research proposes sev-eral attitudes to revert or mitigate the extreme use of Individual Transport. This contribution for Transport Geography field aims to subsidize the continuing debate about automobile de-pendency, especially in big cities
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Ivo Miguel Nunes Simões da. "Análise de combustíveis comerciais para automóveis." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8110.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Química
No presente trabalho foi estudada a composição química em termos percentuais dos compostos PONA (parafinas, olefinas, naftenos e aromáticos), sua distribuição por número de carbonos e algumas propriedades físicas de diferentes classes de gasolinas comerciais utilizado em veículos rodoviários. A gasolina, uma fracção do crude, é um composto de extrema complexidade com centenas de diferentes moléculas na sua composição. Dividem-se sobretudo em parafinas, naftenos, olefinas e aromáticos. Apresentam também, mas cada vez em menor quantidade devido aos limites impostos pela legislação, hetero-compostos, ou seja, hidrocarbonetos com enxofre, azoto ou oxigénio. O conhecimento das propriedades físicas e químicas da gasolina, dependentes não só da sua composição como também dos aditivos, tornam-se essenciais para o desempenho dos veículos rodoviários. Foram testados dois tipos de gasolinas: de marca branca (provenientes de bombas de hipermercados) e normais (bombas de marca). Para os dois tipos foram testadas gasolinas tanto de 95 octanas como de 98 octanas. Para a análise química foi utilizado a cromatografia gasosa bidimensional (GC×GC-TOFMS), um tipo de cromatografia multidimensional cada vez mais essencial para a análise de amostras muito complexas. Este tipo de cromatografia utiliza duas colunas de diferentes características que interagem com a amostra de diferentes maneiras aumentando assim a eficácia na separação quando comparado com a cromatografia convencional. Os dados da cromatografia foram complementados e comparados através da realização de RMN. A massa específica, viscosidade cinemática, destilação foram as propriedades físicas analisadas, apesar da viscosidade cinemática não se encontrar com limites impostos por lei. A partir dos resultados da cromatografia verificou-se que os grupos predominantes nos dois tipos de gasolinas são as parafinas, aromáticos e naftenos.
In the present work it was studied the chemical composition in percentage terms of PONA compounds ( paraffins, olefins, naphthenes, and aromatic) and some physical properties of different classes of commercial gasoline used in road vehicles. Gasoline fuel, a fraction of crude oil, is highly complex with thousands of different molecules in their composition. They are divided mainly into paraffins, naphthenes, olefins and aromatic. Also present, but increasingly fewer due to limits imposed by legislation, hetero-compounds, i.e., hydrocarbons with sulfur, nitrogen or oxygen. Knowledge of the physical and chemical properties of gasoline, depending not only on its composition as well as additives, is essential to the performance of road vehicles. Two different types of gasoline where tested, white label (from pumps of supermarkets) and standard (pump brand). For chemical analysis it was used two-dimensional gas chromatography (GC × GC), a type of multidimensional chromatography that is becoming essential for the analysis of very complex samples. This type of chromatography uses two columns of different characteristics that interact with the sample in different ways thereby increasing the separation efficiency compared to conventional chromatography. The chromatographic data were complemented and compared by performing NMR. The density, viscosity, distillation was the physical attributes in study. The results of chromatography showed that the predominant groups in the two types of gasoline are the paraffins, aromatics and naphthenes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cardoso, Cláudia Patrícia Pereira Pinto. "Sistema de monitorização de frotas automóveis." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13971.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática
Em empresas que possuem frotas automóveis a diminuição dos custos operacionais, a proteção de recursos humanos e materiais bem como a satisfação dos clientes são essenciais para manter a competitividade, tendo em vista o aumento do número de clientes e das margens de lucro. Para ajudar nestes objetivos, é essencial a gestão e monitorização das frotas, possibilitando o estudo do comportamento destas ao longo do tempo bem como obter informação atualizada do estado dos veículos. A empresa portuguesa Posi-Sat disponibiliza um serviço de monitorização de frotas automóveis em tempo-real, que no entanto pretende melhorar uma vez que o sistema se encontra numa fase inicial de desenvolvimento. Cada veículo tem um sensor instalado que envia dados de posicionamento para o sistema, sendo disponibilizada numa Aplicação Web. Esta aplicação também permite consultar o histórico de viagens dos veículos. Neste projeto foi adicionado um novo módulo de aquisição e transmissão de dados entre os sensores e o sistema, um módulo de agendamento de eventos cujo propósito é ajudar na gestão das obrigações com veículos, como é o caso das revisões, foi atualizada a versão usada para disponibilização do mapa na Aplicação Web e foi adicionado um módulo para criação de relatórios de frota. Todos os pontos planeados para este projeto foram cumpridos sendo que alguns deles já estão em fase de produção.
The management of the operating costs, the protection of human and material resources and client satisfaction are essential for companies working with vehicle fleets to keep the competitive edge, in order to increase the number of clients and profit margins. One of the fundamental tasks for assisting these essential operations is the management and tracking of vehicle fleets, which allows to study the fleets performance over time and to obtein updated information about the vehicles state. Posi-Sat is a Portuguese company that provides services for real-time tracking of vehicle fleets and desires to improve its information system that is in an early stage of development. Each vehicle has a sensor to capture and send positioning data to a central system. This data is made available in real-time though a Web Application, which also allows to keep track of historical data. In this project it was developed a new data acquisition and transmission module for the communication between the sensors and the central system, a module for the scheduling of events related to vehicles duties, for instance the annual inspections, it was updated the version of the web mapping tool and it was developed a module to generate fleet reports. All the planned objectives were fulfilled and some of them are already in production stage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Pedro Samuel Nunes da. "Caracterização experimental de comunicações powerline em automóveis." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/2143.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
O crescimento em quantidade e complexidade dos sistemas electrónicos nos veículos conduziu a uma utilização em larga escala de arquitecturas distribuídas recorrendo a redes específicas como CAN, LIN, TTP/C e mais recentemente FlexRay. Nos últimos tempos uma tecnologia que tem sofrido uma grande evolução é a tecnologia Powerline, em que a comunicação se faz sobre os fios de alimentação. Aplicando esta tecnologia a redes de dados para automóveis será possível reduzir significativamente a cablagem existente nos automóveis. Os testes levados a cabo neste trabalho experimental tiveram como propósito principal averiguar a viabilidade desta tecnologia como substituta da tão usada rede CAN, focando no comportamento temporal. Foram efectuadas medidas temporais sobre o barramento CAN e sobre o barramento Powerline. As medidas no barramento Powerline foram efectuadas usando uma das soluções disponibilizadas pela empresa Israelita Yamar Electronics®, o modem transdutor DCB500. Com base nesta solução construiu-se um canal de comunicação Powerline sobre o qual foram efectuadas medidas de tempos de transmissão de pacotes de dados e efectuados alguns testes de arbitragem no acesso ao barramento, com e sem prioridades. Os resultados exibiram algumas características da tecnologia utilizada, nomeadamente o overhead de comunicação, que apenas permite chegar ao throughput nominal com transferências relativamente largas, bem como revelaram a necessidade de aprofundar os testes de arbitragem no acesso ao barramento com prioridades, pois deixaram no ar várias dúvidas quanto à respectiva eficácia, aspecto considerado fundamental para uma solução comparável com CAN. ABSTRACT: The growth in volume and complexity of electronic systems in vehicles has led to a large-scale use of distributed architectures using specific networks such as CAN, LIN, TTP/C and more recently FlexRay. Lately a technology that has suffered major improvements is the Powerline technology. With this technology applied to automotive networks the wiring existing in cars could be significantly reduced. Tests carried out in this experimental work aimed mainly at determining the feasibility of this technology as a replacement of an automotive CAN network, focusing on its temporal behavior. Temporal measures were made on the CAN and Powerline buses. Powerline measures on the bus were made using one of the solutions offered by Yamar Electronics®, namely the modem-transducer DCB500. A Powerline communication channel was built using this solution in which time measurements of transmitting packets of data were carried out together with bus access arbitration tests, with and without priorities. The results exhibited some characteristics of this technology, namely the communication overhead that requires reasonably long transfers to achieve the nominal throughputs, but also revealed the need for further tests concerning the bus access arbitration with priorities, an issue that is considered is fundamental for a solution comparable to the CAN bus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Emanuel Filipe Cunha. "Micro-carro elétrico: uma realidade citadina emergente." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15375.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Design do Produto
A urbe. Um mundo humanizado, cada vez mais artificial, no qual tudo acontece à velocidade da luz, onde a modernidade impera e, por consequência, todos querem pertencer-lhe. O resultado é um espaço para as pessoas, sem espaço para as mesmas. Congestionamentos; hora de ponta; buzinas; petróleo, falta de espaço passaram a ser problemas recorrentes, expondo a fragilidade deste meio artificial, que tornam a mobilidade um ato longínquo da essência natural do ser humano. Deste modo, o presente projeto pretende resolver o problema de locomoção existente em meio urbano. Assim, a solução construtiva passa por um veículo pertencente à categoria L7 e CP, eletricamente motorizado, para um número máximo de quatro ocupantes e uma pequena carga, com o intuito de servir o utilizador em pequenas e médias deslocações dentro da cidade. É ainda objetivo que este automóvel citadino se enquadre dentro dos padrões atuais construtivos e produtivos mais avançados, do mercado e dos cânones estéticos e paradigmas atuais. O estudo realizado compreende na sua génese uma abordagem equilibrada entre a teoria e a prática, sendo, para isso, desenvolvidas ferramentas e modelos de análise adaptados à compreensão histórica da evolução do micro-carro. Os comportamentos humanos em ambiente urbano e as tendências de mercado foram também alvo de estudo, recorrendo a leituras ou até mesmo a visitas de campo. Esta abordagem permitiu a compreensão não só da génese do micro-carro, como também de toda a sua envolvente contextual, tanto no presente como no passado. O culminar da componente teórica, convergiu para a aplicação prática da aprendizagem, onde os materiais e tecnologias emergentes são aplicadas, a par do Biodesign como estética adjacente a estes. Assim são realizadas várias etapas do desenvolvimento de produto, onde o Design assume um papel de convergência de várias áreas, com recurso a ferramentas e metodologias aplicadas no desenvolvimento de produto. Desta forma o resultado final tenta colmatar uma necessidade do mercado, apontando uma nova possibilidade de mobilidade em ambiente citadino, enquadrada no brief inicialmente proposto.
The city. The humanised world, always getting more artificial, in which everything happens at the speed of light, where modernity stands and in consequence everyone wants to belong to it. Traffic jam; rush hour; horns; gas, lack of space are now recurrent issues, exposing the frailty of this artificial environment that transforms the mobility an outlying act of the human nature. In this way the following object is designed to solve the locomotion problem in the urban environment. Therefore the construction solution is focused on a L7 and CP category vehicle with an electric motor, with a maximum four passenger seats and smallsized trunk designed for small and medium distance routes in the city. Another objective is that this city car fits in the current most advanced constructive and productive standards, market and aesthethic canons and current paradigms. The overall research covers an equilibrated approach between theory and execution, for which has been developed analysis tools and models adapted to the historical compreehension of the micro-car’s evolution. The human behaviour in urban context and market tendencies were also investigated using bibliographic reading and field-research. This approach allowed the comprehension not only of the micro- car itself but also of it’s contextual influential factors in both past and present time. The conclusion of the theorical branch converged into the practical appliances from learning, where emergent materials and technologies are also used along with the Biodesign aesthetic. There were several stages in product development where Design takes a linking role to many other areas using product development tools and methodologies. The final result is an endeavour to satisfy a market need, poiting to a whole new possibility of mobility in city environment, which follows the initially proposed briefing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Paula, Renan Felipe Vieira de [UNESP]. "Fadiga de molas helicoidais de suspensão de automóveis." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/94379.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:27:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-06-26Bitstream added on 2014-06-13T18:55:36Z : No. of bitstreams: 1 paula_rfv_me_guara.pdf: 4489543 bytes, checksum: bf27a767025cebd5edeeb1ddec07b192 (MD5)
Este trabalho teve como objetivo estudar o efeito do jateamento e a diferença de três modos distintos de jateamento no comportamento em fadiga de molas de aço SAE 9254. Os seguintes métodos foram avaliados: molas sem jateamento; molas jateadas no processo P1 (jateamento a frio seguido de jateamento com a mola comprimida); molas jateadas no processo P2 (jateamento a quente seguido de jateamento com a mola comprimida) e molas jateadas no processo P3 (jateamento a quente seguido de jateamento com granalha fina). Foi avaliado o desempenho em fadiga das molas em três níveis diferentes de tensão aplicada, sendo que as molas para cada processo em estudo foram extraídas de um mesmo lote de arame. Foi observado que o método de jateamento P3 apresentou o melhor desempenho seguido do método de jateamento P2 e posteriormente do método convencional e o pior resultado foi das molas sem jateamento. Os resultados desta dissertação mostram que o jateamento pode aumentar de 3560 % a 15216 % a vida em fadiga das molas, dependendo do método de jateamento empregado, essa diferença no resultado do teste de fadiga é resultado do estado de tensões residuais compressivas na superfície das molas. A análise da fratura mostrou que o método de jateamento também influenciou no modo de falha das molas
The propose of this dissertation is to study the effect of shot peening method, comparing three different shot peening methods for suspension springs manufacture, it was performed fatigue test on the springs produced with steel grade SAE 9254. The following shot peening methods were evaluated: springs without shot peening; springs produced at P1 shot peening method (shot peening at ambient temperature followed by stress peening); springs produced at shot peening P2 method (hot shot peening followed by stress peening) and springs produced at shot peening P3 method (hot shot peening followed by shot peening with fine shot size). The fatigue tests were performed in three different stress levels, whereas all the springs used at this study are from the same lot. The P3 shot peening method, had a better fatigue life performance, followed by P2 shot peening method, the third better performance was the P1 shot peening method, and the worst results was the springs without shot peening process. It was concluded that the different results in fatigue life is due to residual stress condition at spring surface. The analysis performed at fracture origin showed that the springs broke due to different reason
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Alessandro Valerio dos. "Pioneiros do design brasileiro no projeto de automóveis." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4017.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Não se questiona que o design seja um saber naturalmente multidisciplinar. Os projetos da indústria automobilística ilustram esse ponto magistralmente: do ato de inventar à engenharia da produção; do design de exteriores aos interiores; das autopeças às diversas tintas. Projetos desenvolvidos em engenharia simultânea, produzidos em diversos países do mundo e montados onde quer que se mostre mais rentável. A moderna indústria automobilística mostra-se, nesse sentido, global. Mas como harmonizar os gostos e as legislações locais a essa estrutura produtiva internacional? Esta dissertação ilustra alguns aspectos da estratégia de projetos em design automobilístico tomando como base a experiência brasileira. Foram entrevistados os mais destacados designers brasileiros de automóveis dos pioneiros aos mais importantes profissionais contemporâneos. Embora as estratégias das empresas sejam diversas fato que impede uma única conclusão -, esta dissertação lança luzes sobre os desafios do desenvolvimento de projetos automobilísticos onde o projeto é global mas as vendas são locais.
It is a fact that Design is considered a multidisciplinary field of knowledge. Projects in the automobile industry perfectly illustrate this point: from the act of invention to the products engineering; from exterior to interior design; and from the auto-parts industry to the various kinds of paints used in the production process. Projects are developed in simultaneous engineering; auto-parts are produced in various parts of the world and assembled wherever it is more rentable. In this sense, the modern automobile industry has proved itself global. Notwithstanding, a question arises on how to harmonize local legislation and preferences with the international productive structure. This dissertation illustrates some aspects of the strategy of project development in the automobile industry, taking the Brazilian experience as reference. The most experienced Brazilian automobile designers both pioneers and contemporary professionals were interviewed. Although each firms strategy is different a fact which will make a sole conclusion impossible , this dissertation sheds some lights on the challenges of developing automobile industry projects where the design is global but sales are local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Paula, Renan Felipe Vieira de. "Fadiga de molas helicoidais de suspensão de automóveis /." Guaratinguetá, 2013. http://hdl.handle.net/11449/94379.

Full text
Abstract:
Orientador: Tomaz Manabu Hashimoto
Coorientador: Olivério Moreira de Macedo Silva
Banca: Peterson Luiz Ferrandini
Banca: Kátia Regina Cardoso
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar o efeito do jateamento e a diferença de três modos distintos de jateamento no comportamento em fadiga de molas de aço SAE 9254. Os seguintes métodos foram avaliados: molas sem jateamento; molas jateadas no processo P1 (jateamento a frio seguido de jateamento com a mola comprimida); molas jateadas no processo P2 (jateamento a quente seguido de jateamento com a mola comprimida) e molas jateadas no processo P3 (jateamento a quente seguido de jateamento com granalha fina). Foi avaliado o desempenho em fadiga das molas em três níveis diferentes de tensão aplicada, sendo que as molas para cada processo em estudo foram extraídas de um mesmo lote de arame. Foi observado que o método de jateamento P3 apresentou o melhor desempenho seguido do método de jateamento P2 e posteriormente do método convencional e o pior resultado foi das molas sem jateamento. Os resultados desta dissertação mostram que o jateamento pode aumentar de 3560 % a 15216 % a vida em fadiga das molas, dependendo do método de jateamento empregado, essa diferença no resultado do teste de fadiga é resultado do estado de tensões residuais compressivas na superfície das molas. A análise da fratura mostrou que o método de jateamento também influenciou no modo de falha das molas
Abstract: The propose of this dissertation is to study the effect of shot peening method, comparing three different shot peening methods for suspension springs manufacture, it was performed fatigue test on the springs produced with steel grade SAE 9254. The following shot peening methods were evaluated: springs without shot peening; springs produced at P1 shot peening method (shot peening at ambient temperature followed by stress peening); springs produced at shot peening P2 method (hot shot peening followed by stress peening) and springs produced at shot peening P3 method (hot shot peening followed by shot peening with fine shot size). The fatigue tests were performed in three different stress levels, whereas all the springs used at this study are from the same lot. The P3 shot peening method, had a better fatigue life performance, followed by P2 shot peening method, the third better performance was the P1 shot peening method, and the worst results was the springs without shot peening process. It was concluded that the different results in fatigue life is due to residual stress condition at spring surface. The analysis performed at fracture origin showed that the springs broke due to different reason
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Automóveis"

1

Pardelho, João Antunes. Automóveis com mau-olhado. Porto: Ecopy, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Automóveis de São Paulo: Memória fotográfica de pessoas, automóveis e localidades do Estado de São Paulo. Sâo Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Portugal. RTA 2002: Regulamento dos transportes automóveis, anotado. Lisboa: Dislivro, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Milone, Paulo César. A demanda de automóveis no Brasil, 1961-1969. São Paulo, SP: IPE-USP, FIPE, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Steinbruch, Fabio. Automóveis no Brasil: Marcas que o tempo não apaga. São Paulo: Editora Alaúde, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Steinbruch, Fabio. Automóveis no Brasil: Marcas que o tempo não apaga. São Paulo: Editora Alaúde, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

A cidade e as máquinas: Bondes e automóveis nos primórdios da metrópole paulista, 1900-1930. [Belo Horizonte, Brazil]: FAPEMIG, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Roberto, Patrus, and Belini C. (Cledorvino), eds. A virada estratégica da Fiat no Brasil: Liderança de mercado e liderança de resultados. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Elsevier, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Portugal. Seguro de responsabilidade civil resultante da circulação de veículos automóveis: (decreto-lei no 291/2007, de 21 de Agosto) : anotado: remissões, legislação complementar, jurisprudência e doutrina. Coimbra: Almedina, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kramon, James M. Cómo comprar un automóvil. Naperville, Ill: Sphinx Pub., 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Automóveis"

1

Antunes do Carmo, José Simão. "Projetar o futuro revivendo acontecimentos passados: as cheias de 2001 no rio Mondego e na queda da ponte Hintze Ribeiro, no rio Douro." In Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado, 145–65. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10_7.

Full text
Abstract:
A gestão das infraestruturas do Aproveitamento Hidroelétrico do Mondego revelou-se ineficaz para conter os longos períodos de chuva contínua que ocorreram no ano hidrológico de 2000/2001, tendo a cidade de Coimbra e a planície do Baixo Mondego sido fortemente afetadas. No dia 27 de janeiro de 2001 a capacidade máxima da albufeira da Aguieira esteve próxima de ser atingida, colocando a barragem em risco de rotura. No mesmo ano hidrológico ocorreu o colapso da ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios, provocando a morte de 59 pessoas que viajavam num autocarro e em três automóveis que caíram ao rio Douro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Leonardo Augusto, and Adilson Gonzaga. "Localização, Segmentação e Reconhecimento de caracteres em Placas de Automóveis." In Avanços em Visão Computacional, 283–302. Omnipax Editora Ltda, 2012. http://dx.doi.org/10.7436/2012.avc.15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Sidney Lino de, Mônica Clara de Paula Cardoso, Thayza Thaty Silva de Almeida, and Josmária Lima Ribeiro de Oliveira. "ANÁLISE DA MATRIZ CRESCIMENTOPARTICIPAÇÃO DOS AUTOMÓVEIS DA TOYOTA DE 2007 À 2016." In A engenharia de produção na contemporaneidade 5, 95–109. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0251809127.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Sidney Lino de, Túlio Henrique da Silva, Odilon Ferreira da Silva Júnior, Lucas Cruz de Moraes, and Josmária Lima Ribeiro de Oliveira. "ANÁLISE DOS DEZ AUTOMÓVEIS MAIS EMPLACADOS NO BRASIL DE 2007 À 2016." In A engenharia de produção na contemporaneidade 5, 110–25. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0251809128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Jonnas Viana da. "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PARA O USO DE AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS: UMA EVOLUÇÃO HISTÓRICA." In Estudos Avançados Interdisciplinares Volume 2, 181–212. Editora Enterprising, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/545274.1-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

LOURENÇO, José Wilker Dos Santos, Thayne Cristina Cardoso SANTOS, Gleice de Abreu FERREIRA, Frederico Celestino BARBOSA, Rodrigo Martins de PAULA, and Sara Pereira SILVA. "A PREVISÃO DE DEMANDA SOBRE O NÚMERO DE EMPLACAMENTOS DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES." In Engenharia de produção: produtividade e competitividade. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200501016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Edileuza Medina de, Vania Paula Stolte Rodrigues, Rômulo Botelho Silva, Elaine Cristina da Fonseca Costa Pettengill, and Cátia Cristina Valadão Martins Rosa. "MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRANSPORTE TERRESTRES EM MOTOCICLISTAS E AUTOMÓVEIS EM CAMPO GRANDE/MS." In Discursos, Saberes e Práticas da Enfermagem 6, 198–209. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.78619231220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Cláudio, Pedro Brás, José Valério de Carvalho, and Telmo Pinto. "Otimização de processos na produção de capas para estofos de automóveis: o caso da Coindu." In Investigação operacional em ação: casos de aplicação, 349–98. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0738-2_10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fittipaldi, Marco Aurélio Sanches, and Denis Donaire. "CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS A UM CLUSTER COMERCIAL PLANEJADO DE VAREJO DE AUTOMÓVEIS." In Estudos Transdisciplinares nas Engenharias 3, 93–105. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8291907109.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Eduardo Bezerra Dos, Pedro Henrique Bueno Meirelles De Azevedo, Rafael Piqueira Andrade Fiuza De Mello, Luiz Rafael Thomaz Araujo, and Bruno Henrique Holanda Pessoa. "Análise Da Implantação Da Produção Enxuta E Suas Ferramentas Em Uma Fábrica De Automóveis Situada Em Gravataí-Rs." In Engenharia de produção: caminhos para uma gestão inovadora. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200200202.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Automóveis"

1

Colli, Natal. "Reverse Engineering at Fiat Automóveis do Brasil." In 2006 SAE Brasil Congress and Exhibit. 400 Commonwealth Drive, Warrendale, PA, United States: SAE International, 2006. http://dx.doi.org/10.4271/2006-01-2573.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Quaresma, Manuela, Bruno Medina, Mariah Loureiro, and Danila Gomes. "A PERCEPÇÃO DOS AFFORDANCES EM MAÇANETAS DE AUTOMÓVEIS." In 16° Ergodesign – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/16ergodesign-0094.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FORCETTO, A. L. S., and R. de ABRANTES. "O IMPACTO AMBIENTAL DA INTRODUÇÃO DE AUTOMÓVEIS DIESEL." In XXV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea2017-11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Arlean Fernandes Nepomuceno and Marcus Vinicius Sousa Rodrigues. "Geração de energia através do fluxo de automóveis." In IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro, Brazil: ABCM Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/con-2016-1232.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Siqueira, Bruna Oliveira de, and Thiago Henrique Marques de Albuquerque. "AVALIAÇÃO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO EM AUTOMÓVEIS-ESTUDO DE CASO." In VIII Simpósio de Engenharia de Produção. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-315810.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

César Tadeu Medeiros Branco, Geisiane Freitas Miranda, Monteiro Almeida Luciano, Mauro José Guerreiro Veloso, and Roberto Tetsuo Fujiyama. "Simulação computacional de compósitos aplicados em componentes externos de automóveis." In IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro, Brazil: ABCM Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/con-2016-1144.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

OLIVEIRA, SIDNEY LINO DE, TULIO HENRIQUE DA SILVA, ODILON FERREIRA DA SILVA JUNIOR, LUCAS CRUZ DE MORAES, and JOSMARIA LIMA RIBEIRO DE OLIVEIRA. "Análise dos dez automóveis mais emplacados no Brasil de 2007 à 2016." In ENEGEP 2017 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2017 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2017_tn_sto_244_416_34255.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lopes, Lucas Pereira, and Richard Hernani Pereira. "Modelagem Fuzzy na identificação de Fraude no Mercado de Seguro de Automóveis." In III CMAC-SE - Congresso de Matemática Aplicada e Computacional Sudeste. SBMAC, 2015. http://dx.doi.org/10.5540/03.2015.003.02.0089.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Beraldi Azevedo, Lucas, and André Carvalho. "ANÁLISE COMPARATIVA DE TORQUE E POTÊNCIA DE DOIS AUTOMÓVEIS DE 1500 CILINDRADAS." In ANAIS DO XVIII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECâNICA E INDUSTRIAL. Joinville - Santa Catarina, Brasil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/conemi-2018-91276.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brandão Graminha, Pedro, and Luís Eduardo Afonso. "Economia Comportamental E Seguros De Automóveis: O Papel Dos Vieses E Heurísticas." In Behavioral Science Lab Seminars. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/bels2021.354791.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Automóveis"

1

Iglesias, Paula, Juan de Dios Ortúzar, Álvaro Rodríguez-Valencia, Francisca Giraldez Zúñiga, and Agustina Calatayud. Abierta configuration options Entendiendo la elección modal del automóvil en ciudades de ALC. Inter-American Development Bank, February 2022. http://dx.doi.org/10.18235/0003975.

Full text
Abstract:
En las últimas décadas el uso del automóvil particular y la motocicleta ha aumentado significativamente en muchas ciudades de América Latina y el Caribe (ALC). Junto con la rápida urbanización y el descenso en el uso del transporte público, el mayor uso de vehículos privados ha tenido un severo impacto en los niveles de congestión, contaminación, accidentes y ruido. En este contexto, este estudio busca explicar por qué los habitantes de dos ciudades de ALC -Bogotá (Colombia) y Santiago (Chile)- prefieren utilizar la movilidad privada frente a otros modos. La metodología utilizada se basa en el levantamiento de información de preferencias reveladas (PR) y técnicas econométricas para modelar el comportamiento de los usuarios, permitiendo: (1) estudiar el efecto del hábito y otros factores subjetivos en el uso del automóvil; (2) identificar el efecto de la estructura familiar y del viaje en el uso del carro; (3) examinar el potencial impacto de la adquisición del vehículo; y (4) estudiar el fenómeno de tenencia en su relación con el hogar y su entorno. El documento finaliza con una sección de discusiones de política pública para incentivar el cambio modal y, con ello, impulsar una movilidad más sostenible en las ciudades de la región.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

de Aguileta Clemente, Carmen López. El nacimiento de la prensa del motor en España. Las primeras revistas del automóvil. Revista Latina de Comunicación Social, 2008. http://dx.doi.org/10.4185/rlcs-63-2008-794-445-452.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva Nunes, João Pedro. Da cidade pedestre à metrópole do automóvel: formas urbanas e mobilidade espacial em Lisboa (1950 – 2001). DINÂMIA'CET-IUL, 2009. http://dx.doi.org/10.7749/dinamiacet-iul.wp.2009.87.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Navas Duk, Cristián, Ángelo Guevara Cué, Elías Rubinstein, and Richard Mix Vidal. Análisis del estado del arte y experiencias de gestión de demanda de transporte urbano en América Latina y el Caribe. Inter-American Development Bank, October 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002895.

Full text
Abstract:
En las últimas décadas, la tasa de motorización en los países de América Latina y el Caribe (ALC) se ha incrementado, principalmente, por el crecimiento de los niveles de ingreso de las personas, lo que ha generado aumentos tanto en niveles de congestión, como también en variables medioambientales tales como la polución y el ruido. Una de las respuestas a este crecimiento de la tasa de motorización ha sido el desarrollo de políticas con enfoque en la oferta. A través de estas se ha propuesto aumentar la infraestructura vial con el objetivo de mejorar las condiciones de flujo y desplazamiento del tráfico vial, disminuyendo así las condiciones de congestión. Este enfoque se ha traducido en obras de infraestructura, como el ensanchamiento de calles y el desarrollo de nuevas vías y autopistas. A pesar de estos esfuerzos, existe evidencia en la literatura de que este tipo de respuesta podría resultar insostenible en el largo plazo, por su alto costo y porque promueve el uso del automóvil particular, generando aumentos en la congestión y contaminación entre otras externalidades. Una de las soluciones que ha planteado la literatura es abordar la problemática a través de medidas que gestionen la demanda por el uso de la infraestructura, promoviendo así una utilización más eficiente de la oferta vial disponible. El desarrollo de medidas de gestión de la demanda (Transportation Demand Management, TDM por sus siglas en inglés) ha sido ampliamente reportado y discutido como política de transporte a nivel global, donde su implementación se ha concentrado en intervenciones como la restricción de circulación de vehículos (pico y placa), la tarificación vial por congestión, la redistribución del espacio vial (vías de uso exclusivo o reversibles), y los impuestos a la compra y operación de vehículos particulares, entre otras. ALC no ha estado al margen de la implementación de este tipo de medidas, con distintos niveles de éxito en su implementación y desarrollo. El presente documento considera una recopilación no exhaustiva de casos y experiencias de la aplicación de medidas de gestión de demanda, tanto en ALC como en otras ciudades del mundo, con el objetivo de compartir estas experiencias de políticas públicas de transporte para contribuir a su discusión para potenciales implementaciones a futuro. Adicionalmente, este trabajo se plantea como instrumento de guía, apoyo y consulta para los distintos stakeholders de transporte urbano de las ciudades de ALC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography