To see the other types of publications on this topic, follow the link: Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

Journal articles on the topic 'Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Lino José Cardoso, and Jorge Alberto S. Tenório. "Avaliação do ciclo de vida e custeio do ciclo de vida de evaporadores para usinas de açúcar." Rem: Revista Escola de Minas 63, no. 1 (March 2010): 179–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000100030.

Full text
Abstract:
As usinas de açúcar no Brasil utilizam aço-carbono, um material de baixo custo, mas com pequena resistência à corrosão. Os aços inoxidáveis são os materiais mais adequados para a sua substituição, entretanto eles são considerados caros. Foi realizada a avaliação ambiental e financeira de tubos para evaporadores de usinas de açúcar construídos em aço-carbono e, comparativamente, com os aços inoxidáveis do tipo AISI 304, 444 e 439. Para a avaliação ambiental, foi utilizada a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que mostrou que os aços inoxidáveis são ambientalmente mais eficientes. Para a avaliação financeira, foi utilizado o Custeio do Ciclo de Vida (CCV), que mostrou que os tubos em aços inoxidáveis são opções de investimento mais interessantes. O período de tempo dessas avaliações foi igual há trinta anos. Os resultados obtidos mostram que a ACV e o CCV devem ser usados em conjunto, pois mostram que produtos mais seguros ambientalmente podem vir a ser opções de investimentos também mais interessantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wahrlich, Júlia, Rodrigo Augusto Freitas de Alvarenga, Jairo Afonso Henkes, Ivete De Fátima Rossato, and Flávio José Simioni. "AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DO CICLO DE VIDA: UMA REVISÃO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 2 (July 17, 2020): 183. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020183-201.

Full text
Abstract:
A sociedade atual está assimilando cada vez mais a questão de utilizar recursos mais sustentáveis para o planeta. Estudos recentes têm surgido sobre uma nova metodologia existente, derivada da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que abrange os três pilares da sustentabilidade, sendo conhecida como Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida. Porém, é necessário um entendimento de cada dimensão para saber como realizar esta nova técnica da melhor maneira possível. Esta revisão da literatura teve como objetivo contextualizar esta nova tendência da ACV, contemplando as considerações de diversos autores acerca do tema, levantando informações das questões ambientais, econômicas e sociais que servem de subsídio para uma análise mais sustentável. O primeiro passo nesta pesquisa foi explorar os assuntos a serem abordados, com a análise conceitual dos artigos encontrados, e o segundo passo foi analisar criticamente as diversas opiniões do assunto. Com este estudo, foi possível perceber que ainda existem muitas lacunas nesta nova ferramenta e novas metodologias precisam ser englobadas, sendo que o desafio para os próximos anos é saber como interligar a ACV com o meio econômico e social de maneira ainda mais efetiva, ficando claro para todas as organizações como a avaliação da sustentabilidade do ciclo de vida deve ser utilizada da melhor forma possível, a fim de garantir um futuro mais sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barros, Natalia Nakamura, and Vanessa Gomes da Silva. "BIM na avaliação do ciclo de vida de edificações: revisão da literatura e estudo comparativo." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 7, no. 2 (June 30, 2016): 89. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v7i2.8645401.

Full text
Abstract:
A necessidade da redução do consumo de energia elétrica e de emissão de GHGs (GreenHouse Gases) já é consensual. Sabe-se que edifícios consomem quantidades significativas de energia, além de emitirem grandes quantidades de GHGs. Devido a essa enorme influência sobre a sociedade, é fundamental para arquitetura e construção estar consciente do seu impacto, e desenvolver ferramentas eficazes que são capazes de medir a origem e a possível redução destes impactos, com o uso da avaliação do ciclo de vida de edificações (ACV) aliada ao Building Information Modeling (BIM). Este artigo fornece uma contribuição teórica no campo de integração de BIM e avaliação de ciclo de vida (ACV). A revisão de literatura evidencia que as publicações no tema BIM/ACV concentram-se no desenvolvimento e no melhoramento das ferramentas computacionais para auxiliar a ACV nas fases de projeto e de construção de edificações. São poucas as contribuições que tratam do processo de trabalho. Para contribuir no preenchimento desta lacuna de conhecimento, este artigo analisa o impacto potencial trazido pela adoção de BIM na ACV da perspectiva de processo, tecnologia associada e informação trocada. O método compõe-se de uma revisão sistemática de literatura (RSL), seguida da análise de fluxos de trabalho de avaliação tradicional de energia e emissão de GHGs incorporadas no ciclo de vida comparativamente ao fluxo de trabalho mediado por BIM. A RSL identificou lacunas e tendências de pesquisa, e embasou a elaboração de fluxos de trabalho analisados. Da análise comparativa depreendeu-se que a adoção de BIM no fluxo de trabalho de avaliação de energia incorporada e emissão de GHGs no ciclo de vida de edificações, tem impacto variado no processo de projeto e alto impacto na coleta de dados. A principal vantagem do uso de BIM na ACV é a sua capacidade de otimizar o processo, auxiliar a tomada de decisão durante toda a evolução do projeto e instigar a convergência para uma solução otimizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Willers, Camila Daniele, Luciano Brito Rodrigues, and Cristiano Alves da Silva. "Avaliação do ciclo de vida no Brasil: uma investigação nas principais bases científicas nacionais." Production 23, no. 2 (June 5, 2012): 436–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132012005000037.

Full text
Abstract:
A avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma metodologia de avaliação de impacto ambiental de produtos e sistemas de produção considerando todo o ciclo de vida, desde a aquisição de matérias-primas até a disposição final. Este trabalho consistiu na investigação do progresso dos estudos sobre ACV no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica em eventos e periódicos oficiais ou reconhecidos pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção e na base de dados SciELO Brasil. Foram identificados 80 artigos, a maioria de instituições das regiões Sul e Sudeste. A Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentaram o maior número de publicações dentre as 50 instituições identificadas. Verificou-se que 17 artigos aplicaram efetivamente a metodologia ACV em um estudo de caso, sendo que 11 utilizaram a metodologia para avaliar processo produtivo e 6 para comparar materiais ou processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Azarias, Jean Guilherme, and Aparecido dos Reis Coutinho. "Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) como recurso estratégico: uma revisão da literatura." Revista de Ciência & Tecnologia 20, no. 40 (December 14, 2018): 89. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1252/rct.v20n40p89-101.

Full text
Abstract:
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta utilizada para analisar sistemas, seja um produto, serviço ou processo, desde o berço ao túmulo, quantificando os possíveis impactos ambientais associados a esse sistema. O presente trabalho tem por objetivo examinar a literatura que explora a utilização de ACV como um fator estratégico. Para o mapeamento da literatura existente sobre o tema, é utilizada a análise bibliométrica, que possibilita entender quantitativamente uma amostra sob diversos aspectos, como ano de publicação, origem, autoria e categorias de assunto. Uma amostra de publicações foi selecionada de acordo com critérios de inclusão e exclusão, sendo considerados apenas artigos em inglês encontrados na base de dados Scopus. O software VOSviewer foi utilizado para visualização de mapas de rede de cocitação e de conteúdo. Os padrões encontrados na amostra comprovam a aceitação da ACV como fator estratégico, dada a maior quantidade de publicações nos últimos anos. O trabalho apresenta uma análise quantitativa da literatura publicada, de forma a proporcionar um referencial teóricos para desenvolvimento de novas pesquisas nessa área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

dos Santos Pontes, Ana Karla, Raphael Ricardo Zepon Tarpani, Sebastião Roberto Soares, María Ángeles Lobo-Recio, and Flávio Rubens Lapolli. "Avaliação do desempenho ambiental de sistemas de tratamento de efluentes por lodos ativados e biorreatores a membrana." Revista DAE 69, no. 232 (September 24, 2021): 57–72. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.061.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consistiu na avaliação do desempenho ambiental de sistemas de tratamento que utilizam Lodos Ativados e Biorreatores a Membrana como tecnologia de tratamento de efluentes. Para isso foram utilizadas a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e a Avaliação da Eficiência dos Sistemas (AES), por meio da análise da remoção de poluentes dos efluentes finais. Por meio da ACV, foi observado elevado impacto pela tecnologia de LA, principalmente devido à elevada quantidade de químicos utilizados na operação da ETE, enquanto os BRM se destacam pelo elevado consumo energético. Na AES, foi analisada a qualidade do efluente final, e concluiu-se que o BRM apresenta um efluente final com menores valores de DBO, DQO, Nt e SST. Por fim, após a normalização dos resultados, na Avaliação de Desempenho Ambiental dos Sistemas, foi constatado que os BRM apresentaram um melhor desempenho ambiental em comparação com os LA, apesar do seu alto consumo energético. Palavras-chave: Avaliação de Ciclo de Vida. Remoção de Poluentes. Tratamento de Efluentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Braun, Patricia, Guilherme Zanghelini, and Sebastião Roberto Soares. "AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA DE UM REATOR EM BATELADAS SEQUENCIAIS." MIX Sustentável 2, no. 2 (September 13, 2016): 116. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2016.v2.n2.116-117.

Full text
Abstract:
Os sistemas de tratamento de efluentes são utilizados há anos para reduzir os riscos de contaminação e os impactos no ambiente. Porém, até pouco tempo atrás não se considerava os efeitos causados pelo próprio sistema. Portanto, os profissionais da área passaram a incorporar novos critérios e abordagens na escolha das técnicas disponíveis. Uma das formas de avaliar os impactos de maneira global, é através da Análise de Ciclo de Vida (ACV). Os resultados da análise apontaram dois processos como gargalos do sistema, o consumo de energia na fase de operação e o gerenciamento do lodo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Basile, Luisa Pereira, Marcell Mariano Corrêa Maceno, and Adriana De Paula Lacerda Santos. "COMPARAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DE CAPA DE LAPTOP UTILIZANDO A AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA." MIX Sustentável 4, no. 3 (October 24, 2018): 49–59. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2018.v4.n3.47-57.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetivou comparar o impacto ambiental de uma capa de laptop, produzida parcialmente com materiais reciclados, por integrantes de projetos sociais da Fundação de Ação Social da Prefeitura Municipal de Curitiba (FAS), com outras duas capas de laptop comerciais (corino e neoprene), através da utilização da metodologia de avaliação do ciclo de vida de produtos. Para o desenvolvimento da ACV foram adotadas as recomendações das normas ISO 14040. Os dados foram trabalhados no software SimaPro v. 8.0.5, com modelagem em relação aos impactos ambientais. Foi utilizada a base de dados do inventário Ecoinvent v.3, para definição do inventário do ciclo de vida do produto, e o método de avaliação IMPACT 2002+ para identificação dos impactos ambientais. Após aplicação da metodologia ACV concluiu-se que as capas de laptop que não utilizavam matéria-prima reciclada geraram menor impacto ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mersoni, Cristina, and Geraldo Antônio Reichert. "Comparação de cenários de tratamento de resíduos sólidos urbanos por meio da técnica da Avaliação do Ciclo de Vida: o caso do município de Garibaldi, RS." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 5 (October 2017): 863–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017150351.

Full text
Abstract:
RESUMO A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) vem sendo utilizada como apoio à tomada de decisão para avaliação e escolha de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (RSU). O objetivo desta pesquisa foi analisar cenários de gerenciamento de resíduos para o município de Garibaldi, Rio Grande do Sul, por meio da técnica da ACV. Cinco cenários foram simulados integrando processos de reciclagem, compostagem, digestão anaeróbia e incineração, para os quais foi elaborado o Inventário do Ciclo de Vida, utilizando o programa computacional IWM-2, que calcula os subprodutos das tecnologias de tratamento avaliadas e seus respectivos inventários do ciclo de vida, em termos de consumo de energia, emissões à água, ao ar, e ao solo. Para a Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida, foram aplicados cálculos atribuídos às categorias de impacto ambiental: mudanças climáticas, formação de foto-oxidantes, acidificação, eutrofização, toxicidade humana e aos indicadores uso de energia e disposição de resíduos sólidos secos e orgânicos em aterro. Os cenários que contemplaram a reciclagem associada à compostagem, a reciclagem associada à digestão anaeróbia seguida por compostagem e a reciclagem associada à compostagem com a incineração de rejeitos e com recuperação de energia apresentaram o melhor desempenho ambiental, de modo que são indicados como possíveis soluções de tratamento dos RSU para o município estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Azevedo, Leticia Dalpaz de, Matheus Soares Geraldi, and Enedir Ghisi. "Avaliação do Ciclo de Vida de diferentes envoltórias para habitações de interesse social em Florianópolis." Ambiente Construído 20, no. 4 (December 2020): 123–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000400463.

Full text
Abstract:
Resumo Quando um componente construtivo é selecionado para melhorar o desempenho da edificação ao longo de sua operação, deve-se verificar o seu impacto ao longo de todo o ciclo de vida para assegurar a redução dos impactos ambientais. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho foi selecionar o conjunto de componentes construtivos com menor impacto ambiental para uso em habitações de interesse social em Florianópolis por meio da avaliação do ciclo de vida (ACV). Foi desenvolvida uma ACV utilizando dois tipos de parede e dois de cobertura. Para as paredes, considerou-se o uso de tijolo cerâmico com revestimento e tijolo de adobe com revestimento de argamassa de terra com cal. Para as coberturas foi considerada telha cerâmica com forro de madeira e telha cerâmica com laje maciça de concreto. O método de avaliação de impacto do ciclo de vida (AICV) utilizado foi o IMPACT 2002+. Os resultados obtidos foram comparados com a aplicação do método ReCiPe. Aplicou-se simulação computacional por meio do programa EnergyPlus para calcular o consumo energético anual. O conjunto que apresentou menor consumo energético foi o de parede de tijolo de adobe e cobertura com laje maciça. Os dois métodos utilizados para a fase de AICV apresentaram resultados coerentes para a maioria das categorias de impacto. Com isso, o conjunto de menor impacto ambiental obtido por meio da ACV foi o de parede de tijolo de adobe com cobertura com forro de madeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pontes, Andre Teixeira, and Ana Carolina Maia Angelo. "Utilização da avaliação do ciclo de vida no contexto da economia circular: uma revisão de literatura." Sistemas & Gestão 14, no. 4 (January 20, 2020): 424–34. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n4.1576.

Full text
Abstract:
A Economia Circular (EC) é atualmente um conceito popular promovido por empresas, países e pela União Europeia, e representa uma racionalidade de maior eficiência no uso dos recursos, oposta à racionalidade linear de extrair-produzir-consumir-descartar. A literatura relata diversas iniciativas relacionadas à EC e à necessidade de quantificar o real benefício destas iniciativas. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta que permite quantificar o impacto ambiental de produtos e serviços, podendo contribuir para a comprovação dos benefícios da EC. O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ACV no contexto da EC. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados SCOPUS e Web of Science, utilizando o termo “life cycle” AND “circular economy”. Foram considerados todos os artigos publicados até 2017. Observou-se uma prevalência de estudos realizados no continente europeu, especialmente na Espanha, e de estudos relacionados ao gerenciamento de resíduos. A pesquisa exploratória ressaltou a importância da ACV para a promoção da EC, uma vez que permite quantificar os benefícios ambientais de suas estratégias – no âmbito do suprimento e produção, consumo sustentável e gestão de resíduos -, fortalecendo as proposições da EC. Além disso, observou-se a EC utilizada como base na definição de cenários alternativos que foram analisados com a ACV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Barros, Murillo Vetroni, Rodrigo Salvador, Cassiano Moro Piekarski, and Antonio Carlos de Francisco. "Uma revisão de planejamento estratégico baseado na perspectiva do ciclo de vida." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 3 (December 31, 2019): e34364. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v3i0.4364.

Full text
Abstract:
A importância de avaliar os impactos ambientais causados por produtos e atividades tem-se tornado mais expressivo a cada ano. A partir disso, uma importante ferramenta que mensura os potenciais impactos ambientais é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Aliar essa ferramenta ao planejamento estratégico pode dar maior suporte a sistemas baseados em sustentabilidade. Portanto, o objetivo deste estudo é revisar a literatura de avaliações feitas a partir da ACV baseada em ações de planejamento estratégico. Para isso, foi elaborada uma revisão do estado da arte da literatura a fim de identificar as principais áreas correlatas, autores, lacunas de pesquisa e potenciais estudos. Utilizou-se o Methodi Ordinatio para ordenar os estudos encontrados na literatura. Os resultados apresentam uma revisão de literatura onde foram discutidos os principais avanços, fornecendo perspectivas do tema. Além disso, as principais tópicos que relacionam-se com a presente abordagem de ACV e planejamento estratégico foram biomassa, resíduos sólidos, sistemas hídricos e desenvolvimento de produto. Logo, este estudo contribui com a literatura, fornecendo informações ao setor produtivo e à academia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Corlaite Lana, Thiago Augusto, and Andréa Franco Pereira. "ACV SIMPLIFICADA E ANÁLISE DE EMISSÕES DE CO2 EM SISTEMAS DE VEDAÇÃO ARQUITETÔNICA." MIX Sustentável 6, no. 1 (March 23, 2020): 145–62. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n1.145-162.

Full text
Abstract:
Métodos que visem à quantificação dos impactos ambientais, como a Avaliação de Ciclo de Vida, têm sido considerados a melhor opção. Contudo, a ACV ainda é entendida como método oneroso para a prática projetual das edificações. Esta pesquisa propõe alternativa, empregando-se ACV simplificada, a partir da interpretação qualitativa do Inventário do Ciclo de Vida e da análise quantitativa das emissões de CO₂ dos processos envolvidos, relativas ao consumo de Energia Embutida dos materiais. São analisados dois sistemas construtivos, alvenaria de tijolos cerâmicos e drywall, como divisão interna de ambientes, em projeto padrão da Prefeitura de Belo Horizonte-MG. Os resultados foram obtidos com a aplicação da Matriz MET, ferramenta de ACV simplificada para análise ambiental baseada em: Materiais, Energia e Toxicidade. Os dados de consumo de energia e emissão de CO₂ foram obtidos em fontes secundárias. Conclui-se que o drywall demanda maior quantidade de energia em sua produção e apresenta maior emissão de CO₂, comparado ao tijolo cerâmico. A aplicação de ACV simplificada, em conjunto com dados quantitativos de energia e de emissões de CO₂, mostrou-se coerente para a avaliação dos impactos gerados nos dois sistemas, quanto ao aquecimento global, favorecendo a tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Marques, Vinicius Martins, Luciana Paulo Gomes, and Andrea Parisi Kern. "Avaliação ambiental do ciclo de vida de telhas de fibrocimento com fibras de amianto ou com fibras de polipropileno." Ambiente Construído 16, no. 1 (January 2016): 187–201. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212016000100068.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho teve por objetivo avaliar o ciclo de vida de telhas de fibrocimento fabricadas com fibras de amianto ou com fibras de polipropileno. Foram utilizadas as técnicas de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e de Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (Laia) para analisar comparativamente os impactos ambientais causados. Na ACV determinaram-se, para todas as etapas, as emissões atmosféricas causadoras do efeito estufa, da chuva ácida e as que possuem toxicidade humana, além do consumo de insumos (água e energia). No Laia agregaram-se à ACV os impactos de utilização de recursos naturais e os riscos à saúde devido aos fatores prejudiciais dos materiais constituintes das telhas. Foram avaliados dois cenários, onde se fixaram os locais de extração de matéria-prima, o local da obra e o aterro industrial para o qual seriam levados os resíduos das telhas após a vida útil deles, variando-se apenas os locais de fabricação das telhas. O cenário que empregou fibras de polipropileno foi mais vantajoso ambientalmente em quatro categorias entre as sete avaliadas, confirmando assim, com essa avaliação, que o uso de amianto é mais desfavorável que o uso de polipropileno sob o foco ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Seó, Hizumi Lua Sarti, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, Clandio Favarini Ruviaro, and Cristiane Maria de Léis. "Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 2 (January 19, 2017): 221–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016149096.

Full text
Abstract:
RESUMO: A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta capaz de estimar o potencial de emissões e apontar as fases críticas de um determinado produto ou processo em todo o seu ciclo de vida. O objetivo deste trabalho foi resumir os principais resultados das pesquisas e estudos de caso em ACV relacionados à bovinocultura leiteira nacional e internacional, de 2008 a 2014, e realizar uma análise crítica das categorias de impacto abordadas com maior frequência pela literatura: mudança climática, acidificação, eutrofização, uso da terra e demanda de energia. De todas as fases, a produção de leite na fazenda é onde ocorre a maior parte das emissões. Os resultados apontam que os pontos críticos da bovinocultura leiteira são as emissões entéricas, produção e uso de fertilizante, uso de esterco, produção e transporte de concentrado, e a baixa produtividade animal. Em geral, a categoria de mudança climática foi contraditória com as demais categorias, razão pela qual não deve ser considerada sozinha em avaliações de impacto ambiental. No Brasil, a intensificação na produção à base de pasto apresenta-se como uma estratégia de redução de impactos, uma vez que diminui a necessidade do uso de insumos de base não renovável e aumenta o sequestro de carbono via fotossíntese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Maranduba, Henrique Leonardo, Elivaldo Lozer Fracalossi Ribeiro, Joabe Vieira Andrade Souza, Rosenira Serpa da Cruz, Francisco Bruno Souza Oliveira, and José Adolfo De Almeida Neto. "Uso da Lógica Fuzzy na avaliação da viabilidade do ciclo de vida do biodiesel." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 1, no. 2 esp. (August 23, 2017): 22. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v1i1.3070.

Full text
Abstract:
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta promissora para pôr em pratica o Pensamento do Ciclo de Vida. Contudo, apresenta algumas limitações como a alocação de impactos entre produtos e coprodutos, a expansão de fronteiras, categorias de impacto relevantes regionalmente, disponibilização de inventários, subjetividade das escolhas e avaliação integrada da sustentabilidade. Nesse contexto, a Lógica Fuzzy, associada à análise multicriterial, vem sendo apontada como um método com potencial para avaliar de forma objetiva os resultados extraídos de uma ACV, bem como, incorporar variáveis técnicas, econômicas e sociais. O objetivo deste trabalho foi utilizar um controlador Fuzzy para avaliar a viabilidade das misturas B7 e B10 sob uma perspectiva ambiental e econômica. Foram consideradas três variáveis de entrada: Potencial de Aquecimento Global, Custo da Principal Matéria-Prima e Demanda Acumulada de Exergia. As funções de pertinência utilizaram funções trapezoidais e triangulares. A base de regras foi construída através da opinião de especialistas. O Sistema de Inferência utilizado para obtenção dos resultados foi o proposto por Mamdani (ou MAX-MIN) e o método de Defuzzificação escolhido foi o Centro de Gravidade. As modelagens deram-se com o apoio dos softwares SimaPro 8.0 e MATLAB R2013a 8.1.0.604. As perspectivas ambiental e econômica foram construídas utilizando o método AHP. Os resultados mostraram um potencial promissor no uso da Lógica Fuzzy como ferramenta complementar à ACV ambiental na análise da sustentabilidade do ciclo de vida de produtos. Tanto o B7 quanto o B10 apresentaram viabilidades entre “Baixa” e “Alta” na perspectiva ambiental (entre 20% e 80%), e “Muito baixa” na perspectiva econômica (entre 0% e 20%). Quando comparados à cenários B100, os cenários B7 e B10 apresentaram viabilidade ambiental inferior apenas ao melhor caso de produção do biodiesel de dendê e viabilidade econômica inferior aos três cenários de produção de biodiesel de algodão e ao melhor cenário de produção do biodiesel de dendê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pilz, Thaisa Lana, and Marcell Mariano Corrêa Maceno. "AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA E CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DA AVALIAÇÃO DE RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES." Journal of Engineering and Exact Sciences 6, no. 1 (January 22, 2020): 0049–55. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl6iss1pp0049-0055.

Full text
Abstract:
Faz alguns anos que as questões ambientais vêm ocupando espaço de destaque em conferências sobre o desenvolvimento sustentável. Identificar os possíveis impactos ambientais e atuar de modo a minimizá-los, tornou-se uma das prioridades em organizações de diversos segmentos. O mesmo ocorre para a indústria da construção civil que, devido ao consumo de recursos e energia, torna-se responsável por impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos seus produtos. À vista disso, esse trabalho teve o objetivo de destacar os principais itens das fases da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) (definição do objetivo e escopo, inventário e avaliação do impacto) e identificar os métodos de AICV (Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida) aplicados à avaliação de residências unifamiliares. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, verificou-se que as categorias de impacto que mais se destacaram foram a depleção da camada de ozônio, eutrofização, acidificação, mudanças climáticas, esgotamento de recursos e toxicidade humana. Além disso, métodos como ReCiPe, Eco-indicator 99, IMPACT 2002+ e o CML foram identificados como os mais adequados para a avaliação de edificações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Gestaro, Vinicius Brack, and Verônica Schmidt. "Avaliação do ciclo de vida (ACV) na caprinocultura de leite: um estudo bibliométrico / Life cycle assessment (LCA) in dairy goat: a bibliometric study." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 2 (May 24, 2021): 2290–96. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n2-060.

Full text
Abstract:
A produção agropecuária e a indústria buscam buscando sistemas de produção e processos produtivos que visem conhecer e mensurar os impactos gerados e a fim de minimizá-los ao longo da cadeia produtiva. Uma ferramenta utilizada para este fim é a Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV). Neste contexto, o presente estudo objetivou identificar a bibliografia que aborde a análise de ciclo de vida (ACV) na cadeia produtiva de caprinos leiteiros. Realizou-se a pesquisa bibliográfica através um levantamento da produção acadêmica sobre Análise do Ciclo de Vida na produção de leite caprino, usando como fonte de dados a plataforma de pesquisa Science Direct, no período de 2001 até 2019. Na busca da plataforma utilizaram-se as palavras-chave “Life cycle assessemt e dairy goat”. A pesquisa identificou 9 artigos e uma publicação em evento, todos publicados na língua inglesa. A plataforma identificou 14 autores individualizados e 1.327 palavras relacionadas, as palavras mais frequentes foram milk (1,9%), environmental (1,8%), goat (1,7%) e production (1,6%). A ACV na cadeia produtiva do leite caprino é recente e limitada a alguns países e não tem sido estudada por grupos interdisciplinares e interinstitucionais de pesquisadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Caldas, Lucas Rosse, Diana Nascimento Lins, and Rosa Maria Sposto. "AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PAVIMENTO DE CONCRETO DRENANTE CONSIDERANDO DIFERENTES UNIDADES FUNCIONAIS." MIX Sustentável 3, no. 3 (August 21, 2017): 14. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2017.v3.n3.14-23.

Full text
Abstract:
A utilização de pavimentos drenantes como forma de melhorar problemas referentes a drenagem urbana tem se difundido no Brasil. Neste contexto, o presente estudo comparou dois pavimentos de concreto, um convencional e outro drenante, utilizando a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Foram coletados dados primários de uma usina de concreto da região do Distrito Federal e utilizado como estudo de caso o estacionamento do Estádio Nacional de Brasília, considerando as etapas de produção, transporte e manutenção dos pavimentos ao longo de seu ciclo de vida. Foram adotadas duas unidades funcionais, sendo que uma considerou os efeitos de drenagem proporcionados pelo pavimento drenante. Na primeira unidade funcional (em m³ de concreto produzido), o pavimento de concreto drenante apresentou maiores impactos ambientais que o pavimento de concreto convencional, devido principalmente a seu maior consumo de cimento e sua menor vida útil. No entanto, observou-se que quando o efeito da drenagem é considerado, em termos da unidade funcional, o pavimento de concreto drenante apresenta um melhor desempenho ambiental para todas as categorias de impactos ambientais avaliadas. Conclui-se a importância de se escolher uma unidade funcional que retrate o desempenho dos materiais avaliados em um estudo de ACV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mendes, Natalia Crespo, Cristiane Bueno, and Aldo Roberto Ometto. "Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida: revisão dos principais métodos." Production 26, no. 1 (November 24, 2015): 160–75. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.153213.

Full text
Abstract:
Resumo Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (AICV) é a terceira fase da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e tem como finalidade avaliar a significância ambiental dos resultados do inventário por meio de modelos e fatores de caracterização contidos nos métodos de AICV. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo identificar os principais métodos de AICV e descrever suas características. Por meio de uma revisão da literatura foram identificados 13 métodos de AICV, desenvolvidos majoritariamente em países da Europa e utilizados em todo o mundo, inclusive no Brasil. Dentre esses métodos foram reconhecidos aqueles que apresentam escopo de aplicação global, sendo recomendados para uso no Brasil. Cada método de AICV avalia as diferentes categorias de impacto por meio de uma série de modelos de caracterização, assim, concluiu-se ser necessário analisarem-se os procedimentos de cálculos utilizados por cada modelo, a fim de fornecer subsídios para aplicação desses métodos e modelos nas diferentes regiões do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Senna, Gabriel de Melo, João Vitor Souza Teixeira, Larissa Arêdes Monteiro, Adson Pinheiro Queiroz Viana, Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo, and Andréa Franco Pereira. "DESIGN SISTÊMICO E INVENTÁRIO DO CICLO DE VIDA VISANDO UM APERFEIÇOAMENTO METODOLÓGICO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 10 (August 3, 2021): 119. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v10e02021119-133.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo a associação entre a metodologia do Design Sistêmico (DS) e o método de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) a fim de permitir a geração de resultados que possam contribuir para práticas eficientes de conservação ambiental. Foi realizado o Inventário do Ciclo de Vida de um sistema de biodigestão no contexto de uso extrativista do fruto da macaúba (Acrocomia aculeata) no território do Serro-MG. No sistema examinado, constatou-se que a implantação do biodigestor não se apresenta como opção sustentável, pois a quantidade de outputs gerados no território se mostra insuficiente para alimentá-lo, mantendo-o em sua capacidade máxima de funcionamento. Porém, a associação entre o DS e a ACV indica que uma análise articulada, envolvendo métodos qualitativos e quantitativos, com movimento contínuo de aproximação (zoom-in) e de consideração do todo (zoom-out), pode auxiliar na estruturação de sistemas mais favoráveis à sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Medeiros, Larissa Mendes, Luciane Cleonice Durante, and Ivan Júlio Apolonio Callejas. "Contribuição para a avaliação de ciclo de vida na quantificação de impactos ambientais de sistemas construtivos." Ambiente Construído 18, no. 2 (April 2018): 365–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000200259.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo consiste em uma avaliação do ciclo de vida (ACV) aplicada a uma edificação de ensino localizada na região Centro-Oeste do Brasil. O objetivo foi identificar a contribuição dos sistemas construtivos de fundação e superestrutura, ambos em concreto armado, vedações compostas por tijolos cerâmicos e argamassas, cobertura com telhas termoacústicas, esquadrias em alumínio e revestimentos cerâmicos nas categorias de impacto ambiental definidas na metodologia. Considerou-se a abordagem de berço ao portão para uma unidade funcional de 1,0 m2 de área construída. O inventário do ciclo de vida (ICV) foi elaborado a partir da base de dados Ecoinvent 2.0, adotando-se o World ReCiPe midpoint H como método de avaliação do impacto do ciclo de vida (AICV). Utilizou-se o software SimaPro 8.0 para modelagem. Constatou-se que os sistemas de superestrutura, cobertura e vedações foram os mais contributivos, o que reforça a necessidade de busca de alternativas inovadoras para minimizar os impactos ambientais dos sistemas tradicionalmente praticados. Contribui-se dessa forma para o desenvolvimento da ACV no Brasil ao se discutir os gargalos e dificuldades encontrados para sua aplicação. Demonstram-se ainda as adaptações necessárias nos inventários dos processos europeus de fabricação para maior adequabilidade à realidade brasileira, visto que os nacionais ainda são incipientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Azarias, Jean Guilherme, Lucas Daniel Del Rosso Calache, Érica Gonçalves Rezende, Thiago Venancio de Matos, Aldo Roberto Ometto, and Aparecido dos Reis Coutinho. "Avaliação do ciclo de vida do alumínio presente em turbocompressores." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 3 (December 31, 2019): e34658. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v3i0.4658.

Full text
Abstract:
No atual cenário industrial, em que as questões ambientais influenciam no desenvolvimento de produtos, é fundamental que haja um entendimento detalhado dos impactos ambientais associados ao longo do ciclo de vida dos materiais. O alumínio é um dos metais mais importantes da sociedade moderna, possuindo ampla aplicação em diversos setores. Nesse sentido, os impactos ambientais associados ao uso do alumínio possuem relevância global e devem ser analisados em suas diferentes aplicações. No segmento automotivo, o alumínio é mundialmente utilizado por ser um material leve e versátil. Como exemplo disso, os turbocompressores são dispositivos utilizados em motores de combustão interna e possuem parte dos componentes produzidos em alumínio. O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), os potenciais impactos ambientais associados aos componentes de alumínio utilizados na fabricação de turbocompressores, identificando as etapas com maior impacto e ações para mitigação dos impactos. O estudo contempla as etapas de definição do objetivo e escopo, inventário do ciclo de vida, análise dos impactos e interpretação dos resultados, conforme previsto na norma ABNT ISO 14040. Para a análise dos impactos, é utilizado o método EDIP 97, por possuir abrangência global e contemplar categorias de impacto relevantes. Os resultados apresentam a etapa de extração e beneficiamento do alumínio como a mais impactante para a maioria das categorias de impacto – aquecimento global, acidificação, eutrofização, toxicidade humana e ecotoxicidade. Dessa forma, estratégias para redução da produção de matéria-prima virgem, bem como o prolongamento da vida útil do produto, poderiam resultar em significativas reduções dos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida do alumínio utilizado em turbocompressores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Stradioto Neto, Luciana Amaral, Nicollas Luiz Schweitzer de Souza, Ivete De Fátima Rossato, Jairo Afonso Henkes, and Sandro Keine. "AVALIAÇÃO DOS METODOS PARA APLICAÇÃO DA ANÁLISE DO INVENTÁRIO DO CICLO DE VIDA NA INDÚSTRIA MOVELEIRA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 4 (December 29, 2020): 126. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020126-152.

Full text
Abstract:
O Sistema de Gestão Ambiental é indispensável dentro das indústrias de todos os setores, uma vez que a valorização dos produtos e processos que prezam pelo meio ambiente são tendências mundiais. Estudos mostram a necessidade de integrar o gerenciamento ambiental e as estratégias de manufatura das empresas, visando aspectos como a redução de resíduos e uso eficiente de recursos para diminuir os impactos ambientais gerados pela indústria. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta de gestão ambiental que auxilia na determinação do impacto causado ao meio ambiente durante o processo de fabricação de um produto. Neste estudo, a metodologia ACV foi aplicada em um item do setor moveleiro do Planalto Norte Catarinense, com o objetivo avaliar a aplicabilidade dos métodos na análise do inventário do ciclo de vida nas indústriaS de móveis. Os resultados obtidos através da utilização do software SimaPro quantificaram o impacto ambiental total em diversos aspectos da natureza, bem como a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global gerados durante o ciclo de vida do berço ao portão - “cradle to gate” do produto. Uma comparação entre as metodologias de cálculo de impacto ReCiPe, CML e ILCD foi realizada para avaliar a padronização das mesmas, e demonstrou a divergência de resultados para algumas categorias, alertando para a necessidade de critérios rigorosos de escolha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Claudino, Edison S., and Edson Talamini. "Análise do Ciclo de Vida (ACV) aplicada ao agronegócio: uma revisão de literatura." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 1 (January 2013): 77–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013000100011.

Full text
Abstract:
A preocupação com a dimensão ambiental da sustentabilidade tem ganhado relevância em pesquisas científicas aplicadas no agronegócio. A necessidade de um framework robusto e confiável para mensuração dos impactos ambientais no agronegócio apresenta-se como tendência em países líderes na produção mundial de alimentos, como o Brasil. Neste contexto o presente artigo descreve uma revisão de literatura acerca do conceito de Análise de Ciclo de Vida - ACV, o qual está sendo amplamente utilizado e reconhecido por técnicos e pesquisadores mundiais para avaliação ambiental das cadeias de produção, permitindo várias aplicações nos sistemas produtivos. Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, sítios da internet e anais de congressos cujo objetivo é descrever a importância da aplicação e difusão do framework da ACV e suas possíveis aplicações no agronegócio brasileiro. O estudo conclui que este framework ainda é pouco difundido no agronegócio interno e o número de pesquisas com esta temática é reduzido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Passuello, Ana Carolina Badalotti, Alexandre Führ de Oliveira, Eugênio Bastos da Costa, and Ana Paula Kirchheim. "Aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida na análise de impactos ambientais de materiais de construção inovadores: estudo de caso da pegada de carbono de clínqueres alternativos." Ambiente Construído 14, no. 4 (December 2014): 7–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212014000400002.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil é reconhecido como um grande consumidor de recursos, e responsável por diversas emissões que causam impactos substanciais ao ambiente. Muitos destes impactos estão diretamente relacionados à produção de materiais de construção. Por isso, mundialmente cresce a tendência de se propor o uso de materiais de construção inovadores, que considerem a mitigação de seus impactos ambientais no processo produtivo. Para avaliar todos os impactos ambientais relacionados a estes materiais, é necessário que se avalie todas as fases de seu ciclo de vida. Para isso, propõe-se a aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), metodologia internacionalmente consagrada na avaliação ambiental de produtos, processos e serviços, sendo também normatizada para o cálculo de declarações ambientais de produtos da construção civil. Sabe-se que a produção cimento emite quantidade pronunciadas de gases do efeito estufa. Por isso, neste trabalho, a ACV é aplicada para o cálculo da pegada de carbono de clínqueres alternativos produzidos em laboratório. Os resultados obtidos demonstram uma redução em 22% da pegada de carbono do clínquer alternativo em relação ao clínquer Portland, indicando as etapas do processo produtivo que mais colaboram para estes valores. Ainda, evidencia-se a ampla aplicabilidade da ferramenta ACV ao setor da construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Teixeira, Claudia Echevenguá, Ana Carolina La Laina Cunha, Rachel Horta Arduin, and Mauro Silva Ruiz. "AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) APLICADA A REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS DOI: 10.5773/rgsa.v6i2.565." Revista de Gestão Social e Ambiental 6, no. 2 (November 8, 2012): 03. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v6i2.565.

Full text
Abstract:
A remediação de áreas contaminadas é a aplicação de técnica(s) visando à remoção, redução ou contenção de contaminantes. Os processos de remediação podem acarretar em impactos ambientais associados ao uso de recursos, emissões e transformação da área. Este artigo apresenta o levantamento do estado da arte referente ao uso da ACV aplicada a tecnologias de remediação, bem como o contexto de remediação de áreas contaminadas no Brasil. A pesquisa foi conduzida baseada em uma revisão bibliográfica sistemática. Os critérios envolveram o estabelecimento de palavras-chave para a busca de informações, a definição dos meios e plataformas de busca (bases de dados), das informações a serem extraídas dos estudos, bem como classificação e sistematização. O levantamento de dados procedeu-se até o mês de dezembro de 2011. Trinta e sete estudos foram localizados, entre 1997 e 2011. Destes trinta artigos indexados em periódicos científicos internacionais e sete de outros fontes. A unidade funcional e o escopo temporal variaram dependendo do cenário da contaminação e dos critérios técnicos estabelecidos para a remediação. Para a avaliação do impacto do ciclo de vida a maior parte dos estudos utilizou metodologias de impacto de ponto médio, sendo que a categoria de impacto de maior incidência foi o potencial de aquecimento global, dentre os de ponto médio. A aplicação da ACV nos estudos de casos pesquisados foi considerada um método que permitiu mapear os impactos ambientais associados às tecnologias de remediação, apesar de limitações quanto aos inventários e complexidade dos processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Elaine Aparecida da, and José Machado Moita Neto. "Impactos ambientais da produção de garrafas de polietileno numa indústria de Teresina-PI." Polímeros 25, spe (December 4, 2015): 59–67. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1949.

Full text
Abstract:
Resumo A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta que possibilita a avaliação da performance ambiental de processos, produtos e serviços. Neste trabalho, a ACV é empregada para avaliar etapas do ciclo de vida de garrafas de polietileno. As matérias-primas (polietileno de alta densidade, polietileno de baixa densidade e pigmento) são adquiridas no pólo petroquímico de Recife, PE e transportadas a Teresina, PI por modal rodoviário, onde são transformadas pelo processo de moldagem por sopro. Depois disso, as garrafas são distribuídas para o município de Parnaíba, PI. Os dados primários foram coletados em uma indústria de transformação de plásticos de Teresina, PI e modelados no software SimaPro versão PhD 8.0.3.1 em conjunto com dados secundários obtidos nas bibliotecas Ecoinvent 3 e USLCI. A Avaliação de Impactos foi realizada segundo o modelo ReCiPe Midpoint (E). Observou-se que o processo produtivo na indústria de transformação, que demanda um elevado consumo de energia elétrica, se destacou na contribuição para as categorias de impacto; seguido pelo processo de transporte de matérias-primas e do produto final por conta da utilização do diesel. A melhoria do desempenho ambiental da garrafa plástica transformada em Teresina, PI pode ser alcançada com a implantação da eficiência energética na própria indústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Bueno, Cristiane, and Márcio Minto Fabricio. "Aplicação da modelagem de informação da construção (BIM) para a realização de estudos de avaliação de ciclo de vida de edifícios." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 23, no. 40 (November 30, 2016): 96. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v23i40p96-121.

Full text
Abstract:
Os impactos ambientais provenientes dos materiais de construção são muitas vezes considerados apenas como consumo de recursos nos aplicativos de avaliação e certificação ambiental de edifícios. Seu ciclo de vida raramente é levado em consideração em tais metodologias. Essa observação pode ser explicada pelas limitações apresentadas pelas Declarações Ambientais de Produtos Evironmental Product Declarations (EPDs), as quais fornecem informações ambientais que não permitem a comparação direta e escolha de produtos de construção. A inserção de dados resultantes de estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de componentes construtivos em modelos desenvolvidos na plataforma Building Information Modelling (BIM) facilitaria a inserção de tal metodologia quantitativa de avaliação ambiental no campo da construção civil. Assim o objetivo desta pesquisa é o levantamento do estado da arte da integração de estudos de avaliação ambiental na plataforma BIM, de modo que se torne possível prever e avaliar os potenciais impactos ambientais de escolhas construtivas e tecnológicas realizadas na fase de projeto do edifício. Uma abordagem investigativa sobre os aplicativos existentes que possibilitem tal integração é desenvolvida, especialmente direcionada aos que abordem a inserção de dados de ACV na plataforma BIM, com a realização de uma pesquisa-ação para avaliação de um dos aplicativos selecionados por usuários da plataforma BIM.O resultado final do artigo é, além da apresentação de um quadro geral dos aplicativos existentes, a apresentação das principais potencialidades e limitações do aplicativo estudado, de forma a entender os caminhos a serem percorridos no desenvolvimento e aprimoramento de novas ferramentas e metodologias de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Mangue, Deivis Machado, Adan William Da Silva Trentin, Adriane Lawisch Rodriguez, Diosnel Antonio Rodriguez Lopez, and Tiago Bender Wermuth. "Diagnóstico e avaliação do ciclo de vida do gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos do município de Três Cachoeiras - RS." Tecno-Lógica 19, no. 2 (July 16, 2015): 69. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v19i2.5815.

Full text
Abstract:
A tomada de decisões na área de gerenciamento de resíduos sólidos tem se mostrado como um dos principais desafios para os gestores públicos. A utilização de ferramentas que auxiliem na obtenção das melhores decisões, permitindo economia de recursos financeiros, juntamente com a minimização dos impactos ao meio ambiente, se faz de suma importância. O presente trabalho apresenta um estudo diagnóstico do gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos no município de Três Cachoeiras – RS, através da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Para a realização da Avaliação do Ciclo de Vida utilizou-se o programa computacional Integrated Waste Management (IWM) – 2, Versão 2.5. Para converter os valores obtidos na ACV em impactos ambientais, foram realizadas simulações com base nos fatores de caracterização utilizados pelo programa computacional SimaPro® da Pré Consultants e publicados no relatório ReCiPe 2008, versão 1.08. Foram realizadas as Avaliações do Ciclo Vida do cenário atual de gerenciamento dos resíduos e de mais três cenários de gerenciamento. Os resultados mostram que a disposição final dos resíduos em aterro controlado é a etapa com maiores contribuições para impactos ambientais. O cenário 4 apresenta os menores índices de contribuição para impactos ambientais, revelando uma redução de 89% no potencial de aquecimento global, 20,1% no potencial de acidificação, 39,4% no potencial de eutrofização, 82,3% no potencial de depleção da camada de ozônio, 42,7% no potencial de toxicidade humana referente as emissões atmosféricas e 48,5% na redução do volume dos resíduos no aterro sanitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rau, Karlan, Edivan Cherubini, Sebastião Roberto Soares, Paulo Belli Filho, and Rejane Helena Ribeiro da Costa. "Análise de metodologias de ACV empregadas na avaliação ambiental de estações de tratamento de efluentes." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 7, no. 3 (November 30, 2016): 100–110. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2016.003.0009.

Full text
Abstract:
Efluentes domésticos estão dentro dos poluentes lançados na natureza que causam uma depleção significativa do oxigênio dos cursos d’agua e também contribuem nos impactos regionais como globais. A avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma poderosa metodologia utilizada para avaliar o desempenho ambiental de produtos e serviços e tem-se aplicado para analisar os impactos potenciais os sistemas de tratamento de águas residuais. Portanto, o objetivo do estudo foi analisar a aplicação da ACV na avaliação dos sistemas de tratamentos de águas residuais. Os resultados mostraram um interesse crescente no uso da ACV, juntamente com outras análises como os custos de operação, construção e recuperação de energia para o processo de tomada de decisão. Esta avaliação integrativa dos sistemas de tratamento de águas residuais permite obter um perfil mais confiável das tecnologias. No entanto, pode ser notado que devem ser colocados mais atenção para descrever melhor as decisões tomadas durante o estudo da ACV Definições relevantes durante a fase de objetivo e escopo de uma ACV, por exemplo, unidade funcional, e as fontes de dados na fase de inventário estavam faltando em alguns dos trabalhos analisados nesta revisão bibliográfica. Essas informações são essenciais para assegurar a transparência do estudo ACV bem como aumentar confiabilidade dos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Aguiar, David Barreto de, Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos, and Victor Paulo Peçanha Esteves. "Avaliação do ciclo de vida da cadeia no coprocessamento de resíduos industriais." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 6 (May 28, 2021): 377–86. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.006.0031.

Full text
Abstract:
O coprocessamento tem sido considerado um duplo ganho, convergindo os interesses dos geradores de resíduos que necessitam tratar e dispor os seus resíduos com a demanda energética das indústrias de cimento. O objetivo geral do estudo é identificar os principais impactos ambientais da cadeia do processamento de resíduos industriais na produção de clínquer. A metodologia consistiu no emprego da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). A abordagem foi a do berço ao portão e a unidade funcional foi a produção de uma tonelada de Clínquer. O método de Avaliação do Impacto a escolhido foi o ReCiPe e os dados submetidos à caracterização, normalização e ponderação utilizando três grupos diferentes e por fim submetido ao mixing triangle. Os resultados do inventário demonstraram que: (1) o coque de petróleo, o metal ferro e o recurso natural água foram as principais entradas; e (2) as emissões de dióxido de carbono, nitrato e cipermetrina foram as principais emissões para o ar, o solo e a água, respectivamente. A caracterização apontou que a blendeira foi responsável pela maioria dos impactos de ponto médio, com exceção da Toxicidade Humana, Ecotoxicidade Marinha, Depleção Fóssil e Mudanças Climáticas. A normalização apontou a Toxicidade Humana como o principal impacto na etapa da clinquerização. Conclui-se que o impacto à saúde humana em ponto final é o principal em toda a cadeia estudada. Tal constatação permite observar primeiramente que a causa principal está nas substâncias tóxicas existentes nos resíduos industriais, culminando em riscos ocupacionais na blendagem e potencializando-se na queima do resíduo no forno de clínquer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Nobrega, Claudia Coutinho, Monica Carvalho, Hozana Raquel de Medeiros Garcia, Valeria Ibáñez Forés, and Maria Dolores Bovea. "Avaliação do ciclo de vida da coleta seletiva de papel e papelão no núcleo do Bessa, município de João Pessoa (PB), Brasil." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 5 (October 2019): 875–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019197802.

Full text
Abstract:
RESUMO Reconhecendo que o papel e o papelão são os materiais mais identificados na gestão dos resíduos sólidos domiciliares (RSD), o objetivo deste artigo foi aplicar a metodologia da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) aos procedimentos de coleta seletiva desses materiais em um núcleo de João Pessoa (PB). A ACV quantifica as cargas ambientais ao longo do ciclo de vida de uma atividade e está normatizada pela International Organization for Standardization (ISO) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa avaliação considerou todas as fases do sistema de gestão dos RSD: coletas regular e seletiva, reciclagem, disposição final e transportes intermediários. Utilizou-se o software SimaPro, com a base de dados Ecoinvent, e o método de avaliação de impacto ambiental CML-IA baseline, versão 3.00/World 2000. Verificou-se que, em 2014, a coleta seletiva incluiu 11% dos RSD gerados nos distritos servidos pela unidade de triagem. O restante (89%) foi, em sua maioria, transportado e destinado ao Aterro Sanitário Metropolitano de João Pessoa. Interpretando os resultados da ACV para as diferentes categorias de impacto, verificou-se que a reciclagem traz grandes benefícios ambientais quando consideradas as emissões atmosféricas associadas à eutrofização, ao aquecimento global e à oxidação fotoquímica. Nesses casos, obteve-se um resultado geral negativo nas emissões, por causa da reciclagem, em comparação às outras etapas consideradas (coletas seletiva e regular, consumos de energia nos galpões, Central de Triagem - CT - , transportes e aterro sanitário). Para as emissões atmosféricas associadas à destruição da camada de ozônio e à acidificação, as emissões negativas relacionadas à reciclagem não foram suficientes para obter um balanço geral negativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rosado, Laís Peixoto, and Carmenlucia Santos Giordano Penteado. "Avaliação do ciclo de vida do Sistema Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil da Região Metropolitana de Campinas." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 1 (February 2019): 71–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019179604.

Full text
Abstract:
RESUMO A ausência ou ineficiência de Sistemas Municipais de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (SMGRCCs) pode ocasionar impactos ambientais, os quais precisam ser avaliados sistematicamente, levando em consideração a realidade local. Existem poucos estudos sobre a quantificação dos impactos ambientais relacionados ao gerenciamento de resíduos da construção civil (RCCs) e, portanto, neste trabalho foi avaliado o desempenho ambiental dos SMGRCCs dos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a partir da metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV). O estudo de ACV foi modelado no software SimaPro 8.2.0; para a avaliação dos impactos ambientais, foi utilizado o método CML baseline 2000, considerando as categorias aquecimento global, toxicidade humana, oxidação fotoquímica, acidificação e eutrofização. Ao comparar o desempenho ambiental atual com o cenário que inclui 70% de reciclagem dos RCCs classe A (meta prevista no Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo), verificou-se redução de 22% dos impactos ambientais. Entretanto, ao analisar os cenários individualmente, por causa das distâncias de transporte, alguns municípios não apresentaram benefícios ambientais resultantes da reciclagem. Esses resultados evidenciam que a reciclagem não deve ser vista como a primeira opção nos SMGRCCs, e que é premente a necessidade de adoção de práticas de redução na fonte e reutilização de resíduos no gerenciamento de RCCs. Esses resultados podem dar suporte ao processo de tomada de decisão, visto que muitos municípios brasileiros estão planejando a implantação de usinas de reciclagem de RCCs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Borges, Paulo Henrique Ribeiro, Thuany Marra de Figueiredo Lourenço, Ana Flávia Souza Foureaux, and Luiza Soares Pacheco. "Estudo comparativo da análise de ciclo de vida de concretos geopoliméricos e de concretos à base de cimento Portland composto (CP II)." Ambiente Construído 14, no. 2 (June 2014): 153–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212014000200011.

Full text
Abstract:
A Análise de Ciclo de Vida (ACV) é um método que inclui a compilação e avaliação das entradas, saídas e dos impactos de um produto ao longo do seu ciclo de vida. Os resultados desta análise são utilizados para escolher alternativas favoráveis para uma aplicação específica. Este artigo utilizou as ferramentas de ACV, apoiada pelo software Umberto, para comparar o processo de obtenção de concretos de cimento Portland com o de concretos geopoliméricos, obtidos da ativação alcalina de aluminossilicatos. O impacto ambiental foi avaliado considerando 1 m³ de cada concreto, sendo (i) as emissões de CO2 (kg CO2/ m³) e (ii) a demanda energética (MJ/m³) as variáveis para determinar o potencial sustentável de ambos materiais. O objetivo principal foi avaliar se os concretos geopoliméricos são mais sustentáveis do que os concretos tradicionais. Os resultados obtidos mostraram que o consumo energético é reduzido em 45,8% na produção do concreto geopolimérico, quando comparado à produção do concreto de cimento Portland de desempenho mecânico equivalente. Com relação às emissões de CO2, o concreto geopolimérico reduz as emissões em 72,4%, em comparação ao concreto tradicional de cimento Portland CPII. Assim, o primeiro se mostra uma alternativa a ser considerada, na produção de materiais de construção de menor impacto ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Timm, Janaine Fernanda Gaelzer, and Ana Carolina Badalotti Passuello. "Potencial de uso de declaração ambiental de produto para auxiliar em compras públicas verdes na construção civil." Ambiente Construído 21, no. 2 (April 2021): 263–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000200525.

Full text
Abstract:
Resumo As compras públicas movimentam quantia considerável de recursos financeiros e têm o potencial de induzir práticas mais sustentáveis. Entretanto, permanecem barreiras para a sua efetiva implementação. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente aponta que um instrumento para auxiliar as compras públicas verdes (CPV) são fichas com informações ambientais, que facilitam a escolha e comparação entre alternativas e podem ser baseadas em técnicas de gestão ambiental como a avaliação do ciclo de vida (ACV) e/ou em declarações ambientais de produto (DAP). O objetivo deste artigo é explorar a abordagem do ciclo de vida nas CPV por meio da análise de DAP, e como suas informações podem integrar um instrumento para a construção civil. O trabalho conta com quatro etapas: análise do contexto; avaliação da estrutura das DAP; identificação das barreiras e oportunidades; investigação das DAP em CPV. Observa-se que o emprego das DAP nas fichas facilita o processo de elaboração e atualização delas, pois elas permitem a comparação entre produtos e a análise do equivalente ambiental, enquanto a ACV garante respaldo científico. Os resultados da revisão crítica mostram, ainda, que CPV são incipientes no contexto brasileiro, mas podem ser expandidas através do instrumento proposto no presente trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Caldas, Lucas Rosse, Rayane De Lima Moura Paiva, Adriana Paiva de Souza Martins, and Romildo Dias Toledo Filho. "ARGAMASSAS DE TERRA VERSUS CONVENCIONAIS: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL CONSIDERANDO O CICLO DE VIDA." MIX Sustentável 6, no. 4 (August 7, 2020): 115–28. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n4.115-128.

Full text
Abstract:
Foram avaliados os potenciais impactos ambientais associados a diferentes argamassas de terra sem e com estabilizantes químicos (cal hidratada e cimento Portland) e tais impactos foram comparados com aqueles apresentados pelas argamassas convencionais de cimento, cal e areia. Foi utilizada a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), com o escopo do berço ao túmulo. Foram avaliadas quatro categorias de dano: Mudanças Climáticas, Saúde Humana, Qualidade dos Ecossistemas e Depleção de Recursos foram avaliadas. Os ligantes químicos constituíram os insumos mais impactantes para a produção de argamassas de terra estabilizada, quando a ênfase foi o desempenho ambiental. A vida útil do revestimento e o transporte da terra influenciaram significativamente as categorias de Saúde Humana e Qualidade do Ecossistema. Os revestimentos de terra, mesmo quando estabilizados, podem ter ganhos ambientais de até 80% para a categoria de Mudanças Climáticas, caso tenham a mesma vida útil que revestimentos convencionais. Portanto, esses revestimentos baseados em terra crua podem constituir uma alternativa com grande potencial ambiental para mitigação dos impactos associados aos revestimentos comumente aplicados nas edificações. Ressalta-se, entretanto, a necessidade de serem adequadamente especificados na etapa de projeto, assim como de utilizarem, sempre que possível, a terra disponível localmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Dai-Prá, Léa Beatriz, Carlos Alberto Mendes Moraes, Luciana Paulo Gomes, and Vinícius Martins Marques. "Avaliação de ciclo de vida (ACV) aplicada à gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) em aterros: uma revisão." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 7, no. 3 (August 20, 2018): 353. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v7n3.8640.

Full text
Abstract:
A gestão de RSU inclui a disposição final dos rejeitos e, quanto menor esta parcela disposta em aterros, maiores serão os ganhos ambientais e, consequentemente, a redução de impactos. Processos como reciclagem e compostagem contribuem para a minimização dos impactos causados por aterros, devido a redução da quantidade de rejeitos destinada a este fim. Deste modo, este trabalho analisou a aplicação da ferramenta de ACV como técnica para a gestão de RSU em aterros. Foi avaliado teoricamente um estudo de caso realizado através de softwares de avaliação de ciclo de vida, que mostrou as vantagens e desvantagens de quatro cenários, sendo um deles real. O estudo mostrou melhorias significativas dos indicadores de impacto ambiental, quando incluídos os processos de triagem, reciclagem e compostagem de materiais precedendo ao processo de aterramento de resíduos, corroborando para o aumento de vida útil da área do aterro e redução de emissões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Caldas, Lucas Rosse, Adriana Paiva de Souza Martins, and Romildo Dias Toledo Filho. "Construção com terra no Brasil." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 12 (July 6, 2021): e021015. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v12i00.8656279.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar potenciais impactos ambientais no ciclo de vida da técnica construtiva taipa de pilão, considerando diferentes configurações normalmente verificadas no Brasil. Foram avaliados três teores de cimento Portland: 5%, 10% e 15% (em massa). A metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) foi empregada, sendo consideradas as etapas de produção e transporte dos materiais constituintes, construção e fim de vida da taipa. As diferentes configurações dos sistemas de taipa de pilão foram comparadas com alvenaria de blocos cerâmicos estruturais, de blocos de concreto estruturais e parede de concreto moldada no local. Os resultados mostraram que a taipa de pilão é mais vantajosa principalmente quando os critérios de capacidade térmica e Índice de redução sonora ponderado são utilizados na escolha da unidade funcional. A produção do cimento e da forma de madeira foram os itens que mais influenciaram nos impactos ambientais no ciclo de vida da taipa de pilão. Ao final, foi possível obter os potenciais impactos ambientais do ciclo de vida dessa técnica construtiva parametrizados pela espessura da parede e teor de cimento, sendo apresentadas equações obtidas via regressão. Foram também propostas recomendações para melhoria ambiental da taipa de pilão no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

CRUZ, THAINÁ REIS. "COMPARAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS USANDO ACV SIMPLIFICADA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 2 (July 17, 2020): 251. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020251-262.

Full text
Abstract:
O tratamento de resíduos sólidos orgânicos é uma alternativa utilizada para minimizar os impactos ambientais negativos da etapa de fim de vida dos produtos, com destaque para a compostagem, vermicompostagem e a bioconversão larval. O objetivo desta pesquisa é avaliar comparativamente o desempenho ambiental desses processos, identificando os principais hotspots ambientais. A comparação foi feita numa perspectiva gate-to-gate, considerando 1 tonelada de resíduo a ser tratado. A matriz MECO foi utilizada para se obter informações do aspecto ambiental de cada fase do ciclo de vida através de estimativas das quantidades de materiais (M), energia (E), químicos (C) e outros (O). A bioconversão larval obteve a menor emissão de GEE, quando comparada aos dois outros processos. Os principais hotspots identificados foram a emissão de GEE, com destaque para a emissão direta de N2O, seguida pela emissão de CH4. Como oportunidade destacou-se o potencial de contribuição do composto resultante como fertilizante na adubação da cultura do cacau. Conclui-se que a matriz MECO possibilitou resultados que permitem uma análise preliminar simples em nível de inventário, destacando e apontando aspectos ambientais relevantes para o aprofundamento por meio de um estudo de avaliação do ciclo de vida completo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Caldas, Lucas Rosse, and Romildo Dias Toledo Filho. "Avaliação do Ciclo de Vida de materiais cimentícios utilizados no Brasil: estudo para o bloco de concreto e diferentes argamassas." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 2, no. 2 (May 27, 2019): 34–61. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v2i2.4143.

Full text
Abstract:
É comum nos estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) aplicados ao setor da construção civil a falta de dados condizentes com a realidade do Brasil. Sabendo que existem diferentes materiais cimentícios, entre eles argamassas, blocos de vedação e blocos estruturais, faz se necessário ter um banco de dados mais apropriado às misturas utilizadas no país, que facilite a quantificação de seus impactos ambientais. Neste contexto, esta pesquisa apresentou os impactos ambientais, segundo o método CML-IA baseline, dos principais materiais cimentícios utilizados no Brasil, entre eles: argamassas simples para chapisco, argamassas mistas para assentamento e revestimento, graute para alvenaria estrutural e blocos de concreto. Para isto, foram utilizadas as normas NBR ISO 14040:2009 e 14044:2009 em conjunto com as normas europeias EN 15978:2011 and EN 15804:2012. O inventário foi realizado a partir de dados coletados no SINAPI e estudos voltados para a realidade brasileira em conjunto com o banco de dados do Ecoinvent 3. Ao final é apresentado o perfil ambiental dos materiais cimentícios avaliados e uma tabela resumo que mostra os impactos ambientais desses materiais. As argamassas avaliadas foram comparadas com uma argamassa do banco de dados do Ecoinvent, resultando em valores discrepantes. O estudo traz uma importante contribuição para a difusão da ACV no setor da construção civil brasileira, especificamente para o setor de cimento e seus produtos. Os resultados de AICV apresentados aqui poderão ser utilizados em outros estudos de ACV, facilitando o processo e ao mesmo tempo estarem alinhados com a realidade internacional, que também faz uso da normativa europeia utilizada nesta pesquisa. Palavras-chave: Avaliação do Ciclo de Vido (ACV). Materiais cimentícios. Argamassas. Graute. Bloco de concreto.ResumenEn los estudios de Análisis de Ciclo De Vida (ACV) aplicados al sector de la construcción civil, usualmente se percibe la falta de datos que se ajusten con la realidad de Brasil. Conociendo la existencia de varios materiales cementantes como son morteros, bloques de cierre, bloques estructurales, existe la necesidad de contar con un banco de datos más apropiado con los diseños de mezclas utilizados en el país, que facilite cuantificar sus impactos ambientales. En este contexto la presente investigación evalúa impactos ambientales según el método de CML-IA baseline, de los principales materiales cementantes utilizados en Brasil, entre ellos: morteros simples para resano, morteros mixtos de asentamiento y revestimiento, grout para albañilería estructural y bloques de hormigón. Para este fin fueron utilizadas las normas brasileiras NBR ISO 14040:2009 y 14044:2009 en conjunto con las normas europeas EN 15978:2011 y EN 15804:2012. El inventario fue realizado a partir de datos colectados por el SINAPI y estudios volcados para la realidad brasileira conjuntamente con el banco de datos Ecoinvent 3. Al final se presentan perfiles ambientales de los materiales cementantes evaluados y una tabla resumiendo los impactos ambientales de estos materiales. Fueron comparados los morteros evaluados con los morteros del banco de datos Ecoinvent, resultando en valores discrepantes. El presente estudio tuvo una importante contribución en la difusión de ACV en el sector de la construcción Civil Brasileira, especialmente para el sector de la industria del cemento y sus productos, los resultados de AICV presentado aquí podrán ser utilizados en otros estudios de ACV, facilitando el proceso y de igual forma alineados con el paradigma internacional, que igualmente utilizan las normas europeas, que fueron referencia para evaluar los materiales en este estudio. Palabras clave: Analysis do Ciclo de Vida (ACV). Materiales cementantes. Morteiros. Grout. Bloque de hormigón.AbstractIt is common in Life Cycle Assessment (LCA) studies applied to the building sector the absence of reliable data for the Brazilian context. In Brazil, there are different cementitious materials, such as mortars, partition and structural blocks. Moreover, it is necessary to have a more appropriate database to the mixtures used in the country, which it will facilitates the quantification of its environmental impacts. In this context, this research presented the environmental impacts, according to the CML-IA baseline method, of the main cementitious materials used in Brazil, among them: simple mortars for roughcast, mixed mortars for laying and covering, grout and concrete blocks for structural masonry. The standards NBR ISO 14040: 2009 and 14044: 2009 were used together with the European standards EN 15978: 2011 and EN 15804: 2012. The inventory was carried out from data collected in SINAPI and studies developed for the Brazilian reality combining with the Ecoinvent 3 database. In the end, the environmental profile of the evaluated cementitious materials and a summary table were presented. The evaluated mortars were compared with a mortar from the Ecoinvent database, which resulted in discrepant values. This study makes an important contribution to the diffusion of LCA in the Brazilian building sector, specifically for the cement sector and its products. The LCIA results presented here may be used in other LCA studies. This approach will facilitate the process and at the same time is aligned with the international context, which also uses the European normative used in this research. Keywords: Life Cycle Assessment. Cementitious materials. Mortars. Grout. Concrete block.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Siqueira, Ciro Andrade, and Marco Marco Aurélio da Silva Carvalho Filho. "Análise comparativa do ciclo de vida de materiais estruturantes construtivos em um pavilhão aviário." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (September 15, 2020): 625–40. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0050.

Full text
Abstract:
A indústria da construção civil é sinalizada como causadora de impactos severos ao meio ambiente. Diante deste cenário, o desafio é reduzir os agentes causadores de impactos ambientais. Uma forma de atingir resultados positivos nessa tarefa se dá pela substituição de insumos tradicionais, que, em sua maioria, apresentam alto impacto ao meio ambiente, sejam eles materiais de construção inovadores ou alternativos. A Análise do Ciclo de Vida (ACV) permite um diagnóstico sobre o processo produtivo de um produto, analisando não somente a utilização do material, como também toda sua cadeia produtiva, da extração da matéria-prima ao descarte. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise comparativa do ciclo de vida do alumínio e do concreto como materiais estruturantes em um pavilhão aviário. O método adotado seguiu as recomendações das normas para ACV, as NBR ISO 14040 e 14044. Para a análise dos dados, foi utilizado o programa computacional OpenLCA versão 1.6.3 com a base de dados Ecoinvent versão 3.3, e, para a análise dos impactos, foram empregados os métodos CML e Demanda Cumulativa de Energia (CED). Dentro da fronteira do estudo, que compreende da produção do material ao local de construção, os resultados para a avaliação do inventário do alumínio provaram ser de menor impacto em relação ao concreto. Também foi analisado o uso de energia primária gasta durante o processo de produção com o alumínio e, mais uma vez, seus resultados mostraram menor impacto que o concreto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Filho, Geraldo Francisco De Almeida, Emanoelen Bitencourt e. Bitencourt, Eduarda Costa Ferreira, Vanessa Silva Oliveira, and Glauber Epifânio Loureiro. "Avaliação do ciclo de vida do queijo muçarela de um laticínio na região norte do Brasil." Revista Produção Online 20, no. 1 (March 16, 2020): 316–39. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v20i1.3614.

Full text
Abstract:
O presente trabalho utilizou da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para avaliar os impactos ambientais da produção de queijo Muçarela nos recursos naturais. A unidade funcional determinada foi 1 kg de queijo Muçarela, em que os aspectos ambientais foram considerados desde o recebimento do leite no portão da indústria até a expedição do produto final, fronteira de estudo conhecida como gate-to-gate. Em acordo com o determinado pelas normas ISO 14040 (2006) e 14044 (2006), os cálculos de impactos foram realizados pelo software SimaPro®, com aplicação do método ReCiPe Midpoint H. As categorias de impacto avaliadas foram: Depleção Fóssil, Depleção de Água, Formação de Material Particulado, Formação de Oxidantes Fotoquímicos, Eutrofização de Água Doce, Acidificação Terrestre, Depleção de Ozônio e Mudanças Climáticas. Foi observado que a produção de leite consistiu o principal responsável pelos impactos gerados no ciclo de vida avaliado, com contribuições em todas as categorias avaliadas, variando de 3% para depleção de ozônio a 99,5% para eutrofização de água doce. Logo, é de suma importância a adoção de alternativas sustentáveis pelo Laticínio, de modo a mitigar os impactos ambientais gerados no processo produtivo, a despeito do reaproveitamento do soro já realizado na empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Contartesi, Flavia, Fábio G. Melchiades, and Anselmo O. Boschi. "Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): Uma ferramenta para a redução do impacto ambiental dos revestimentos cerâmicos." Cerâmica industrial 24, no. 2 (2019): 30–44. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2019.011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Coutinho, Gabriel Leuzinger, and João Nildo Vianna. "Emissões de GEE evitadas em Cabo Verde: estimativa em um cenário de adoção de fontes energéticas renováveis em 2025." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 4 (June 3, 2020): e45077. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v4i0.5077.

Full text
Abstract:
Em 2017 Cabo Verde apresentou um plano para ter, até 2025, ao menos 50% de sua energia elétrica sendo gerada por fontes renováveis. O objetivo deste artigo é estimar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) que seriam evitadas caso este plano seja executado. Foram verificadas quais seriam as fontes de energia renováveis mais adequadas para serem utilizadas no arquipélago. Considerou-se a avaliação do ciclo de vida (ACV) destas fontes renováveis para estimar as emissões de GEE associadas à sua utilização. Foram calculadas as emissões que seriam evitadas com a não utilização de usinas termelétricas para gerar a energia que passaria a ser fornecida por fontes renováveis no período indicado. O balanço entre as emissões evitadas e aquelas relacionadas ao ciclo de vida das energias renováveis mostrou que deixariam de ser emitidas anualmente 210,8 MtCO2eq
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Marques, Pedro Augusto, Jeremiah Kabayo, Rita Garcia, and Fausto Freire. "Avaliação Ambiental de Ciclo de Vida dos principais sistemas de geração de eletricidade em Portugal." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 2, no. 2 esp. (November 19, 2018): 110–27. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v2iespec.4467.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma avaliação de ciclo de vida (ACV) dos principais sistemas de geração de eletricidade em Portugal, nomeadamente: carvão; gás natural; hídrica de reservatório; hídrica a fio de água; eólica e solar fotovoltaico. Foram desenvolvidos inventários de ciclo de vida para estes sistemas de geração e calculados impactes ambientais para as seguintes categorias do método ReCiPe: depleção de metais (DM), depleção fóssil (DF), aquecimento global (AG), depleção de ozono (DO), acidificação terrestre (AC), eutrofização de água doce (EU); e do método Usetox: ecotoxicidade de água doce (EC) e toxicidade humana cancerígena (TH-c) e não-cancerígena (TH-nc). Adicionalmente, avaliou-se a pegada de água (PA) usando dois métodos alternativos (ReCiPe e AWARE). Em geral, os sistemas fósseis apresentam impactes mais elevados do que os sistemas renováveis em 7 das 11 categorias de impacte (DF, AG, DO, AC, EU, TH-c e TH-nc). Por outro lado, a geração hídrica a fio de água é aquela que apresenta no geral menores impactes ambientais em quase todas as categorias. No entanto, este sistema é marcadamente sazonal e não “despachável”, pelo que deve ser parte de um sistema integrado de base renovável. Foi ainda realizada uma análise aos impactes normalizados, observando-se que as categorias mais relevantes são a EC, a TH-c, a TH-nc- e a EU, embora a incerteza associada às categorias de toxicidade seja muito elevada (fatores de caraterização provisórios do Usetox).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santos, Mario Roberto dos, Cláudia Echevenguá Teixeira, Cláudia Terezinha Kniess, and José Carlos Barbieri. "O uso da avaliação do ciclo de vida e da ecoeficiência para avaliar alternativas de valorização de resíduos: um estudo em empresa termelétrica." Revista de Administração da UFSM 9 (December 4, 2016): 82. http://dx.doi.org/10.5902/1983465921865.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar um método para avaliar alternativas de valorização de resíduos usando de modo combinado a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e medidas de ecoeficiência. Esse método foi aplicado às cinzas pesadas – resíduos provenientes da combustão de carvão mineral em usinas termelétricas – empregadas como matéria-prima alternativa à areia industrial utilizada na produção de materiais cerâmicos e também ao clínquer utilizado na produção de cimento Portland. A avaliação da ecoeficiência foi realizada conforme a norma NBR ISO 14045, que orienta que os impactos ambientais devem ser avaliados por meio da utilização da ACV. Os resultados mostraram que a ecoeficiência relativa da geração de cinzas pesadas para uso na indústria de revestimentos cerâmicos comparada com a geração de cinzas pela termelétrica dispostas nas lagoas passaria de 0,2% inferior para 0,97% superior. Já a ecoeficiência relativa da geração de cinzas pesadas para uso na indústria de cimento comparada com a geração de cinzas pela termelétrica dispostas nas lagoas passaria de 1% inferior para valores entre 2,4% e 11,5% superiores. A aplicação do método indicou, assim, que o uso das cinzas pesadas na produção de materiais cerâmicos ou na substituição do clínquer na produção de cimento Portland melhora a ecoeficiência das empresas termelétricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Fernanda Belizario, Olga Satomi Yoshida, Elisabeth Donega Diestelkamp, and Luciana Alves de Oliveira. "Relevance of including capital goods in the life cycle assessment of construction products." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 2, no. 2 esp. (November 19, 2018): 7–22. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v2iespec.4350.

Full text
Abstract:
The development of representative Life Cycle Inventories (LCI) is fundamental to enable the use of Life Cycle Assessment (LCA) as a decision tool. Capital goods, such as buildings and machinery (infrastructure), are particularly difficult to determine and are therefore commonly based on rough estimates, even in international databases. The aim of this work is to explore the effects of considering capital goods on the Life Cycle Impact Assessment (LCIA) results of six construction products: sand, gravel, clinker, cement, concrete and concrete block. LCI are based on ecoinvent version 3.4 and impact assessment was done using the CML 1A baseline method. We compare the LCIA results with and without infrastructure by using the Monte Carlo analysis to account for the increase in total uncertainty caused by the inclusion of the highly uncertain capital goods flows. The difference between LCIA results with and without infrastructure is not significant for global warming, acidification, eutrophication, ozone depletion, photochemical oxidation and fossil fuels depletion; and is considered high for toxicity impact categories and abiotic elements depletion. However, these impact categories influenced by infrastructure have limited applicability for decision making in construction. Furthermore, changing capital goods is difficult due to required investments and therefore, unlikely to be a strategy for improving the environmental performance of construction products. Thus, we consider that the added value to LCA by the inclusion of capital goods is low, since uncertainty remains high, while the efforts to collect them are significant, thus questioning its inclusion in LCA studies and databases by default. Keywords: Life Cycle Assessment. Capital goods. Infrastructure. Construction Products. Uncertainty.ResumoO desenvolvimento de inventários de ciclo de vida (ICV) representativos é fundamental para o uso da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) como ferramenta de decisão. Bens de capital, como construções e maquinário (infraestrutura), são difíceis de serem inventariados e, por isso, baseiam-se normalmente em estimativas grosseiras, mesmo em bases de dados internacionais. O objetivo deste trabalho é explorar os efeitos de considerar os bens de capital nos resultados de Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (AICV) de seis produtos de construção: areia, brita, clínquer, cimento, concreto e bloco de concreto. Os ICVs são baseados no ecoinvent versão 3.4 e a avaliação de impacto utiliza o método CML 1A baseline. Compararam-se os resultados de AICV com e sem a infraestrutura, utilizando a análise de Monte Carlo para contabilizar o aumento na incerteza causado pelos fluxos de bens de capital, que possuem incerteza alta. A diferença entre os resultados de AICV com e sem infraestrutura não é significativa para aquecimento global, acidificação, eutrofização, depleção de ozônio, oxidação fotoquímica e depleção de recursos fósseis; e é alta para categorias de impacto relacionadas à toxicidade e depleção de recursos abióticos. Entretanto, estas categorias de impacto influenciadas pela infraestrutura têm aplicabilidade limitada na construção. Além disso, alterar os bens de capital é difícil, devido aos investimentos requeridos e, portanto, pouco provável como estratégia de melhoria do desempenho ambiental de produtos de construção. Portanto, considera-se que o valor agregado à ACV pela inclusão dos bens de capital é baixo, pois a incerteza permanece alta, enquanto o esforço para coleta de dados destes fluxos é significativo, questionando-se a inclusão dos bens de capital em estudos e bases de dados de ACV como padrão. Palavras-chave: Avaliação do Ciclo de Vida. Bens de Capital. Infraestrutura. Produtos de Construção. Incerteza.ResumenEl desarrollo de inventarios de ciclo de vida representativos es fundamental para el uso de la Evaluación del Ciclo de Vida como herramienta de decisión. Los bienes de capital, como las construcciones y la maquinaria (infraestructura), son difíciles de inventariar y se basan normalmente en estimaciones groseras, incluso en bases de datos internacionales. El objetivo de este trabajo es explorar los efectos de considerar los bienes de capital en los resultados de Evaluación de Impacto del Ciclo de Vida de seis productos de construcción: arena, gravas, clinquer, cemento, hormigón y bloque de hormigón. Los inventarios se basan en ecoinvent versión 3.4 y la evaluación de impacto utiliza el método CML 1A baseline. Se compararon los resultados de impacto con y sin la infraestructura, utilizando el análisis de Monte Carlo para contabilizar el aumento en la incertidumbre causada por los flujos de bienes de capital, que tienen incertidumbre alta. La diferencia entre los resultados de AICV con y sin infraestructura no es significativa para el calentamiento global, acidificación, eutrofización, depleción de ozono, oxidación fotoquímica y depleción de recursos fósiles; y es alta para las categorías de impacto relacionadas con la toxicidad y la depleción de recursos abióticos. Sin embargo, estas categorías de impacto influenciadas por la infraestructura tienen una aplicabilidad limitada en la construcciónn. Además, alterar los bienes de capital es difícil, debido a las inversiones requeridas y, por lo tanto, poco probable como estrategia para mejorar el desempeño ambiental. Por lo tanto, se considera que el valor agregado a la ACV por la inclusión de los bienes de capital es bajo, pues la incertidumbre permanece alta, mientras que el esfuerzo para recolectar datos de estos flujos es significativo, cuestionándose la inclusión de los bienes de capital en estudios y bases de datos de ACV como estándar. Palabras clave: Evaluación del Ciclo de Vida. Bienes de Capital. Infraestructura. Productos de Construcción. Incertidumbre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Everton José da, Fermin De la Caridad Garcia Velasco, Francisco Heriberto Martínez Luzardo, Henrique Leonardo Maranduba, and Maria Lidiane Marques. "Avaliação ambiental, econômica e social de um novo compósito cimentício produzido com elevado teor fibra de coco tratada." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 4 (May 23, 2018): 253–67. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.004.0021.

Full text
Abstract:
A utilização de fibras vegetais pode trazer inúmeras vantagens, dentre elas, se destacam a obtenção de matérias-primas renováveis, baixo custo, produção sem poluição e oportunidade de desenvolvimento agrícola sustentável. Além disso, o reaproveitamento da fibra vegetal na construção civil pode tanto diminuir o consumo de agregados minerais como areia e brita, quanto melhorar propriedades físicas e mecânicas de novos compósitos. Nesse sentido, em busca de se obter um compósito cimentício não apenas de elevada resistência e durabilidade, mas também econômico e ecológico, no presente trabalho um novo compósito cimentício produzido com elevado teor de fibra de coco tratada foi avaliado utilizando os métodos Ambitec/Uesc para a questão socioeconômica e a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para avaliação do desempenho ambiental. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que a combinação entre látex natural e sílica ativa proporciona uma solução econômica, social e ambientalmente adequada para o aproveitamento da fibra de coco na construção civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Tanobe, Érico Shooji Oliveira de Andrade, Guilherme Silva Cunha, Mariana D'Orey Gaivão Portella Bragança, Kleber Franke Portella, and Gilberto Teixeira Carrera. "Análise de desempenho e ciclo de vida de isoladores do sistema de distribuição de energia em ambientes de elevada agressividade." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 3 (December 31, 2019): e34687. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v3i0.4687.

Full text
Abstract:
Neste estudo, foi avaliado o sistema de distribuição de energia frente ao desempenho em durabilidade de materiais e seus aspectos ambientais, com relação às análises do ciclo de vida (ACV) de isoladores elétricos de diferentes tecnologias, avaliando ensaios de desempenho individual e os principais impactos gerados sob a perspectiva “de berço ao túmulo”. Inicialmente, para o estudo de desempenho, foram considerados nove isoladores distintos, os quais foram submetidos aos ensaios de névoas limpa (48 h) e salina (360 h), com medidas de hidrofobicidade e de corrente de fuga, além da aplicação de poluentes artificiais. Após a realização dos testes, foram selecionados quatro destes isoladores com os melhores desempenhos, para então realizar os estudos de ACV por meio do software SimaPro 8.3. Pelos resultados de desempenho pode-se inferir que os isoladores que possuíam revestimentos de silicone e obtiveram os menores valores de corrente de fuga durante os ensaios de névoa limpa e salina, indicaram melhores atuações em ambientes agressivos. Já, por intermédio da ACV foram verificados os impactos ambientais dos isoladores de características equivalentes, uma vez que três desses possuíam a porcelana como material principal constituinte. O isolador híbrido de núcleo de resina com fibra de vidro revestido com silicone indicou os menores impactos ambientais devido à sua baixa quantidade de massa em relação aos outros, porém não foi possível verificar a qualidade dos dados implementados nos ICVs.Palavras-chave: Isoladores, rede de distribuição de energia, estudo de desempenho, análise do ciclo de vida, impactos ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography