Academic literature on the topic 'Avaliação de riscos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Avaliação de riscos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Avaliação de riscos"

1

Silva, Liane Márcia Freitas, Ana Camila Rodrigues De Oliveira, Maria Silene Alexandre Leite, and Fernando Augusto Silva Marins. "Avaliação do risco na cadeia de suprimento: um estudo exploratório no setor alimentício." Revista Produção Online 17, no. 1 (March 15, 2017): 351. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i1.2559.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a avaliação dos riscos em duas grandes empresas participantes de duas cadeias de suprimentos do setor alimentício. A partir do levantamento teórico, utilizou-se um questionário baseado em 24 classificações de riscos para mapear os riscos inerentes às empresas e suas repercursões nas cadeias de suprimentos ás quais pertencem. Os questionários foram respondidos por individuos do nível gerencial devido ao amplo conhecimento que possuem. Posteriormente, realizou-se uma análise dos riscos por meio de matrizes que utilizam as dimensões de frequência de ocorrência e impacto do risco. Os principais resultados apontaram que as empresas pesquisadas apresentam riscos semelhantes no que se refere aos riscos internos, como o risco de demanda, de capacidade, de informação e o risco operacional. Isso mostra que as empresas investigadas possuem ainda dificuldades na gestão que podem afetar o seu negócio. Observou-se também que a quantidade de riscos externos à empresa foram em menor número e os riscos externos à cadeia inexistentes. Por fim, os riscos mais críticos para as duas empresas foram levantados, sendo que para a empresa A estes foram: o risco operacional, de estoque e de preço, enquanto que para a empresa B foram: o risco de preço, logístico, cliente e operacional. Dessa forma, pode-se concluir que a avaliação dos riscos, apesar de ser de natureza qualitativa, é fundamental para estabelecer as estratégias de mitigação apropriadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Torres, Tattiana Lupion, Caroline Linke, and Josiani Cordova De Oliveira. "AVALIAÇÃO DE RISCO EM CENTRAL DE TRIAGEM DE PRODUTOS RECICLÁVEIS." Geoambiente On-line, no. 20 (June 30, 2013): 01. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i20.26092.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata da avaliação de risco em uma área de central de reciclagem, onde são vários os fatores aos quais os funcionários que realizam a atividade estão expostos. Tem como objetivo identificar e avaliar os riscos presentes em uma área de central de reciclagem, além de sugerir medidas que podem ser tomadas para minimizá-los. Para classificação dos perigos e riscos foi utilizada uma tabela de probabilidade e severidade. A probabilidade é classificada de 1 a 7, sendo que classificada em 1 ela pode ocorrer mais que dez vezes no ano e em 7 pode ocorrer dentro do próximo mês; já a severidade é classificada em alta, media e baixa, sendo que baixo é menor risco e efeito à saúde e alto são perdas permanentes, tais como amputações, paralisias e mortes. Após essa classificação, os riscos são então considerados como desprezível (não é necessário agir), baixo (deve-se monitorar os controles existentes), médio (deve-se melhorar os controles existentes), alto (deve-se reduzir os riscos) e crítico (adequar a operação). Após concluir esta classificação foram selecionados os riscos considerados altos e críticos para que medidas fossem propostas, apoiadas nas NBR 10; NBR 35; NBR 6. De acordo com os dados avaliados chegou-se a conclusão que á central pode ser classificada como uma área de risco médio se tomados os cuidados (uso de EPI`s e EPC`s, e capacitação dos funcionários) para reduzir as atividades de alto risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Capitani, Daniel Henrique Dario. "Avaliação dos Riscos de Preços no Setor Sucroenergético." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 9, no. 3 (September 20, 2016): 571. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2016v9n3p571-593.

Full text
Abstract:
O risco de preços é um importante elemento nas decisões dos agentes, sendo desejável a produtores e indústrias compreender suas dinâmicas de preços de mercado às magnitudes dos seus riscos, visando determinar otimamente a produção e comercialização. A análise do risco de preços é particularmente interessante no setor sucroenergético, em razão do portfólio de produtos originados da cana-de-açúcar, como o açúcar, etanol hidratado e etanol anidro. Neste sentido, o presente artigo objetiva mensurar, a partir de diferentes abordagens metodológicas, o nível de risco do setor considerando os preços de açúcar VHP e branco, etanol anidro e hidratado, além da própria cana-de-açúcar. O período de análise se dá ao longo de sete anos de safra. As medidas utilizadas para a mensuração do risco são focadas no risco de retornos indesejáveis (downside risk), como os limites parciais inferiores (LPM), valor em risco (VaR) e valor em risco condicional (CVaR). Cada medida considera os benchmarks de custo de produção e preço médio da safra anterior. Além disso, são calculadas medidas de dispersões tradicionais para comparação com as medidas de riscos propostas. Os resultados indicam diferenças entre o risco calculado por cada método. As medidas de dispersão exibem maior risco para o açúcar, enquanto as magnitudes do downside risk mostram maiores extremos de retornos negativos para o etanol anidro e cana-de-açúcar. Em geral, tais constatações permitem agregar elementos introdutórios na discussão acerca das decisões do setor para planejamento de produção, estoques e comercialização de seus produtos, sobretudo sob a temática do risco de preços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Filipa, and Rui Bettencourt Melo. "Avaliação de riscos: comparação entre vários métodos de avaliação de risco de natureza semi-quantitativa." Territorium, no. 18 (July 29, 2011): 43–54. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_18_4.

Full text
Abstract:
Este artigo objectiva dar a conhecer os resultados de um estudo, realizado no âmbito do mestrado em Ergonomia na Segurança no Trabalho, o qual se centrou na análise comparativa entre 10 métodos de avaliação de risco, de natureza semi-quantitativa. Com este estudo, pretendeu-se investigar se o Nível de Risco obtido pelos 10 métodos era idêntico para cada um dos riscos previamente identificados e se o Tipo de Risco identificado poderia influenciar o Nível de Risco obtido por esses mesmos métodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lopes Borges, Sara, Cristina Santos, António Saraiva, and Margarida Tenente Pocinho. "Avaliação de Fatores de Risco Psicossociais: estudo com docentes do ensino superior." Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social 4, no. 1 (February 28, 2018): 22–33. http://dx.doi.org/10.31211/rpics.2018.4.1.54.

Full text
Abstract:
Objetivos: Os fatores psicossociais, enquanto características relacionadas com condições e organização do trabalho, interferem na saúde dos trabalhadores, e os riscos psicossociais emergem da interação entre colaboradores e condições de vida e de trabalho. O objetivo do estudo foi avaliar os fatores de riscos psicossociais em docentes do ensino superior de modo a perceber o exercício da docência enquanto profissão de risco em termos de esgotamento físico e mental, dada a sua contínua exposição a situações risco psicossocial. Método: O estudo contou com a administração de dois instrumentos, um de caracterização da amostra e o outro para avaliar fatores de risco psicossociais — a versão portuguesa do Copenhagen Psychosocial Questionnaire — constituído por 76 itens (escala tipo Likert de 5 pontos), distribuídos por cinco dimensões, que medem indicadores de exposição a riscos psicossociais e os seus efeitos. Resultados: No estudo participaram 59 docentes, a maioria homens (50,8%), com idade entre os 41 e os 50 anos (45,8%), mestres (59%), professores adjuntos (47,5%), com vínculo laboral estável (68%) e a lecionar entre 11 e 17 horas semanais (64,4%). A análise das várias subescalas revelou risco psicossocial, mostrando que os docentes se encontravam em situação de vulnerabilidade. Existiram diferenças significativas entre os riscos vivenciados no ensino superior público e os experimentados no ensino superior privado. O sexo, idade, formação académica e categoria profissional influenciaram o tipo de risco psicossocial. Conclusões: Confirma-se a importância da avaliação dos fatores de risco psicossociais no exercício da profissão docente no ensino superior. Reconhece-se como necessária a avaliação e gestão dos riscos psicossociais de forma a promover condições de trabalho saudáveis, garantir respeito e tratamento justo, bem como incentivar a promoção da conciliação da vida profissional e familiar, de modo a minimizar riscos psicossociais e situações de vulnerabilidade em docentes do ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Valber Pinto do, and Carlos André de Melo Alves. "Avaliação de modelo de gerenciamento de riscos corporativos segundo recomendações do IBGC: caso Brasil Telecom." Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 6, no. 2 (November 20, 2007): 1–13. http://dx.doi.org/10.21529/recadm.20070602001.

Full text
Abstract:
O gerenciamento de riscos corporativos tornou-se importante tema acadêmico nos últimos anos. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o nível de aderência do modelo de gerenciamento de riscos corporativos da Brasil Telecom às recomendações propostas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. Para tal fim realizou-se revisão teórica e pesquisa empírica, por meio de estudo de caso descritivo. Foram coletados documentos internos e públicos, bem como aplicados questionários aos responsáveis pela área de gerenciamento de riscos corporativos. A análise empregou cinco itens e dez subitens baseados em recomendações constantes no documento ‘Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos’ (IBGC, 2007). Os itens foram: ‘Objetivos Estratégicos e Perfil do Risco’, ‘Categorização de Riscos’, ‘Mensuração e Tratamento do Risco’, ‘Governança do Gerenciamento do Risco’ e ‘Informação, Comunicação e Capacitação’. Com base nos dados da pesquisa, constatou-se a aderência do modelo atual de gerenciamento de riscos às recomendações propostas pelo IBGC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leite, Débora Brunheroto Pasin, and Rodrigo Braga Moruzzi. "Considerações sobre os valores máximos permitidos (VMP) de E. coli em águas cinza, visando ao reúso por meio de avaliação quantitativa de riscos microbiológicos (AQRM)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 1 (November 21, 2016): 57–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016119617.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho teve como objetivo aplicar a ferramenta de avaliação quantitativa de riscos microbiológicos (AQRM) para avaliação do reúso de águas cinza, a fim de definir uma faixa de valores máximos permitidos (VMP) para Escherichia coli por meio do conceito de riscos aceitáveis 10-3 e 10-6 por pessoa por ano (pppa), para as diversas finalidades de reúso. Para tal, foram avaliadas a exposição, a dose-resposta e a probabilidade de infecção para diferentes finalidades de reúso. O modelo de Beta-Poisson foi empregado para a avaliação da probabilidade de infecção. Os dados de entrada para AQRM foram avaliados mediante a compilação sistemática de dados da literatura. Os maiores riscos de infecção decorrem das culturas alimentares e da balneabilidade com águas cinza misturadas, resultando em VMP de 5,25 a 105 Número Mais Provável (NMP)/100 mL e de 3,95 a 39,5 NMP/100 mL respectivamente, para risco aceitável de 10-3 e 0,00 a 0,10 NMP/100 mL e 0,00 a 0,04 NMP/100 mL, simultaneamente, para risco de 10-6 pppa. Já o menor risco de infecção decorre do reúso de águas cinza de lavatório para lavagem de pisos, proporcionando VMP de 21,4 × 101 a 2,14 × 103 NMP/100 mL para risco aceitável de 10-3 e 0,71 a 14,3 NMP/100 mL, sucessivamente, para risco de 10-6 pppa. A AQRM com riscos aceitáveis de 10-3 pppa mostra-se uma potencial ferramenta para avaliação dos VMP em água cinza bruta, visando sua reutilização, e pode subsidiar decisões normativas nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Trapp, Adriana Cristina Garcia, and Luiz J. Corrar. "Avaliação e gerenciamento do risco operacional no Brasil: análise de caso de uma instituição financeira de grande porte." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 37 (April 2005): 24–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000100002.

Full text
Abstract:
A gestão de riscos é um dos principais fatores para a sobrevivência de qualquer empresa. Tradicionalmente, os Bancos divulgam dados acerca das exposições ao risco de crédito e de mercado, a fim de auxiliar a compreensão do seu perfil de risco. Entretanto, também estão expostos a outros tipos de riscos, tais como o risco operacional, o qual pode prejudicar, significativamente, o desempenho futuro, podendo levá-los até à falência. Logo, verifica-se a importância da divulgação dessas informações para a disciplina de mercado. Buscando proteger o sistema financeiro dos resultados negativos advindos dos riscos inerentes às suas atividades, o Comitê da Basiléia publicou o Novo Acordo de Capital, previsto para entrar em vigor no final de 2006, sendo, que nessa data, as instituições financeiras deverão obedecer a certos padrões mínimos no gerenciamento de seus riscos, entre eles o operacional. Este artigo tem por objetivo analisar a avaliação e o gerenciamento do risco operacional em uma instituição financeira nacional de grande porte, detectando instrumento de medida e análise e o estágio de desenvolvimento quanto ao gerenciamento do risco operacional. Para tanto, utilizou-se a metodologia de Estudo de Caso e as evidências foram obtidas por documentação, registros em arquivos, entrevistas e observação direta. Os resultados sugerem que o Banco pesquisado se encontra em estágio intermediário na administração dos riscos operacionais, contudo, está desenvolvendo técnicas e processos tanto para se adequar às exigências dos órgãos supervisores, quanto para a melhoria de seus resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freitas, Vanessa Lorena Sousa de Medeiros, Kátia Cristina Leandro, and Marcus Vinícius Teixeira Navarro. "O Olhar do Benefício além do Risco: construindo um Novo Paradigma em Vigilância Sanitária." Revista Brasileira de Física Médica 13, no. 1 (September 1, 2019): 128. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2019.v13.n1.p128-137.

Full text
Abstract:
O controle do risco sanitário é considerado elemento norteador das ações de vigilância sanitária (Visa). Apesar das poucas publicações sobre o tema, existem proposições para incorporação às práxis de Visa, de métodos para tomadas de decisão como o Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP), que leva em consideração fatores socioeconômicos e não apenas a dimensão probabilística do risco. Por outro lado, autoridades reguladoras têm indicado a necessidade da ponderação de riscos e benefícios para subsidiar o processo de decisão, mas até o final do século passado, a avaliação de benefício não era realizada de forma estruturada. Nos últimos 20 anos, têm-se estabelecido metodologias para registro de medicamentos e alimentos com base na avaliação de riscos e benefícios, continuando o campo da regulação de serviços de saúde centrado no risco. Assim, este estudo teve o objetivo de desenvolver um novo elemento a ser inserido nas práticas de Visa, o benefício, por meio de uma proposta para o conceito de benefício e sua operacionalização. Utilizando a premissa de simetria entre risco e benefício, o modelo desenvolvido foi utilizado como uma das referências na elaboração do novo código sanitário do estado de Santa Catarina, estabelecendo nova definição para Visa, que foi operacionalizada através do Sistema de Informação Estadual de Riscos e Benefícios Potenciais (SIERBP), que começou a ser utilizado em 2017 em unidades hospitalares na avaliação de serviços de endoscopia, centro de material esterilizado, centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva, farmácia hospitalar, laboratório, urgência e emergência e unidade de internação, assim como para serviços de diálise. O SIERBP está sendo ampliado para a avaliação de instituições de longa permanência para idosos e segurança do paciente, devendo ser utilizado para todas as áreas de atuação da Visa em Santa Catarina, inclusive as aplicações médicas das radiações ionizantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Antunes, Jerônimo. "Lógica nebulosa para avaliar riscos na auditoria." Revista Contabilidade & Finanças 17, spe (August 2006): 80–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772006000400007.

Full text
Abstract:
A avaliação dos riscos de que os controles internos de uma entidade possam falhar constitui-se em significativo desafio para os auditores independentes de demonstrações contábeis. As metodologias de trabalho empregadas para tal finalidade, normalmente, utilizam a lógica clássica, ou também denominada binária, presumindo que os fatores de riscos estão presentes, ou não, em um determinado tipo de processo de controle. O objetivo deste trabalho foi conceber um modelo de avaliação de risco dos controles internos de uma entidade utilizando a lógica nebulosa (fuzzy logic), para contemplar os elementos difusos que compõem os fatores desse tipo de risco analisados na auditoria de demonstrações contábeis. A validação conceitual do modelo concebido foi realizada por meio de entrevistas e debates com especialistas em auditoria de demonstrações contábeis e com consultas a bibliografias relevantes pertinentes. Como conclusão do estudo, ficou patente que o modelo de avaliação de risco, com o uso da lógica nebulosa, elimina a restrição binária da lógica clássica e permite tratar, de forma quantitativa, conceitos ambíguos através da aplicação de uma escala psicométrica, para refl etir predicados tais como: "muito bom", "bom", "razoável", "de grande importância", "de pouca importância" etc., tendo potencial para produzir resultados mais amplos e próximos da realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Avaliação de riscos"

1

Kellen, Sandra Cristina de Resende Van Der. "Avaliação de riscos profissionais : risco biológico em unidades hospitalares." Bachelor's thesis, [s.n.], 2004. http://hdl.handle.net/10284/8312.

Full text
Abstract:
Os agentes biológicos, à semelhança dos agentes físicos e químicos, são potenciais causadores de doenças profissionais, pelo que se torna imperativo dar a conhecer as metodologias de avaliação, identificação e controlo dos riscos que representam. Todos os trabalhadores devem estar devidamente informados sobre os riscos da sua exposição aos agentes biológicos durante o trabalho. A adopção de medidas preventivas contribui forçosamente para o aumento de produtividade, qualidade e segurança no trabalho. Os resíduos provenientes de pavilhões de infecto-contagiosos ou de laboratórios, restos de anatomia patológica, materiais cortantes ou perfurastes, são resíduos hospitalares contaminados biologicamente e altamente perigosos, cuja manipulação, transporte e eliminação requerem um tratamento específico, rigoroso e seguro. Deste modo, são apresentados no primeiro capítulo as normas e diplomas legais que regulamentam os agentes biológicos, assim como a sua classificação, medidas de prevenção recomendadas e os riscos que estes apresentam na recolha dos resíduos. As condições em que ocorre exposição a resíduos biológicos perigosos, quais as principais vias de entrada e que características de exposição se devem ter em conta, também são discutidos neste capítulo. No segundo capítulo é mencionado qual o risco biológico existente em resíduos hospitalares, quais os contentores que se devem utilizar para o seu transporte e manuseamento, assim como as condições de armazenamento, transporte e transferência. Por fim é realizada uma breve apresentação dos principais operadores de gestão deste tipo de resíduos. É apresentado, ainda, o risco dos agentes biológicos na saúde pública, nomeadamente o risco de contaminação com o Vírus da lmunodeficiência Humana, da Hepatite B e da Hepatite C e quais os procedimentos que se devem tomar no caso de contágio. No terceiro capítulo são descritos alguns dos equipamentos de protecção colectiva e individual que se devem utilizar no manuseamento e transporte dos resíduos hospitalares, bem como os diplomas legais por onde se regem os empregadores e quais as exigências que estes devem conter. No capítulo quarto, é apresentado um caso prático efectuado no Serviço de Anatomia Patológica da entidade estudada, cujo nome não é revelado. Procedeu-se ao levantamento das condições de trabalho, do tipo de equipamentos de protecção existentes e que estão implementados, quais as não conformidades detectadas e quais as medidas a implementar para que se torne possível melhor as condições de higiene, segurança e saúde dos trabalhadores deste serviço. Por fim são tecidas algumas conclusões relativas a todo o trabalho desenvolvido, permitindo verificar quais as dificuldades encontradas quando se pretende realizar uma avaliação de risco biológico em unidades de saúde, entre elas a aplicação de medidas preventivas e correctivas de higiene, segurança e saúde para os trabalhadores de acordo com o que é estipulado por lei.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matos, Maria Luísa. "Avaliação de riscos: distribuição alimentar." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/3860.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
No âmbito da 20º edição da Pós-graduação em Segurança e Higiene no Trabalho, este trabalho tem como objectivo avaliar os riscos identificados nas diversas secções da Loja. Através da identificação e posterior avaliação, pretende-se sugerir melhorias para as eventuais não conformidades encontradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mendes, Joana Filipa Santos. "Avaliação de riscos em restauração." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7328.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
O risco é uma característica inerente a qualquer profissão e qualquer posto de trabalho. Contudo, cada local de trabalho reveste-se de particularidades e complexidades, o que requer uma avaliação individualizada e personalizada ao nível dos riscos profissionais presentes. No setor da restauração, a complexidade reflete-se sobretudo no facto de ser uma atividade em que existem vários tipos de tarefas a ocorrer em simultâneo, a caracterização dos trabalhadores é sobretudo jovens e pessoas pouco qualificadas, ser um emprego muitas vezes temporário e por envolver interações com um conjunto de materiais e equipamentos, potenciadores de acidentes de trabalho. Efetuou-se, neste trabalho, uma avaliação de riscos segundo o método William-Fine, a um estabelecimento de restauração situado em Setúbal, com características específicas de ser um estabelecimento que trabalha essencialmente em período noturno. Face à avaliação de riscos profissionais deste contexto, definiram-se propostas de intervenção a para minimizar os respetivos riscos. Concluiu-se que, neste estabelecimento, muitas das medidas preventivas já adotadas estão atualmente a contribuir para a diminuição da ocorrência de riscos profissionais. Este facto é reforçado também pelo facto de não ter ocorrido, em todo o tempo de funcionamento do estabelecimento O Forneiro, qualquer tipo de acidente de trabalho. Contudo, porque o risco está sempre presente, mesmo quando implementadas medidas de prevenção do mesmo, importa reforçar a intervenção com medidas de controlo do risco e assim, consequentemente, atuar ao nível da prevenção de acidentes de trabalho e da ocorrência de doenças profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Coutinho, Cristina Filipa Guerreiro. "Identificação de perigos e avaliação de riscos num armazém." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7294.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
A realização do presente projecto surge no âmbito da Pós Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho, realizado na empresa Electro-arco, S.A. O principal objetivo prende-se com a identificação dos perigos e a avaliação dos riscos associados à empresa em causa, por forma a avaliar as condições de segurança do despectivo posto de trabalho em contexto real, para assim, se proceder a sugestões de melhoria. Quando se aborda a área de Segurança e Higiene no Trabalho, em toda a sua envolvente, não é possível deixar de abordar a problemática do risco, como uma consequência do desempenho de uma atividade profissional. Deste modo, proponho com este projecto o desenvolvimento de uma metodologia de Análise de Risco apoiada no método de William T. Fine, que permita a identificação das actividades críticas, perigos e dos riscos da atividade desempenhada no armazém da empresa em estudo, procurando assim identificá-los e quantificá-los, para posteriormente proceder à adoção de medidas que visem a sua redução. É de salientar que, as boas práticas de Segurança e Higiene no Trabalho referidas ao longo do presente trabalho, não só são benéficas para o trabalhador, para o empregador, bem como para o bom funcionamento da própria organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Célia Cristina Antunes dos. "Supervisão dos fundos de pensões baseada na avaliação dos riscos." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2008. http://hdl.handle.net/10400.5/674.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências Actuariais
Os sistemas de pensões privados têm um papel primordial na economia de um país, nomeadamente em Portugal. Dado o clima de incerteza da sustentabilidade financeira a longo prazo da Segurança Social portuguesa, os fundos de pensões revestem-se de um carácter fundamental na constituição de poupanças para a reforma, bem como constituem um meio de desenvolvimento do mercado financeiro e de capitais. De tal forma, a exigência de uma supervisão proactiva, atenta aos diversos riscos incorridos por um determinado fundo de pensões, não se restringindo apenas ao seu estado de solvência ou à respectiva entidade gestora, ganha cada vez maior expressão no contexto actual. A presente dissertação procura apresentar linhas orientadoras para a construção de um modelo baseado na avaliação dos riscos de um fundo de pensões, passando pela situação actuarial, as características do plano de pensões e da população, bem como pelos parâmetros exógenos a ele afectos, designadamente os relacionados com o associado, o mercado de capitais e a qualidade de gestão. Ainda, tendo em conta alguns riscos quantificáveis, tais como os financeiros e os demográficos, é efectuada uma aplicação prática com vista à determinação do requisito de capital de um determinado fundo de pensões para a cobertura daqueles riscos, tendo por base o modelo standard do projecto europeu de Solvência II, desenvolvido no âmbito da actividade seguradora, através da medida de risco Value at Risk.
The private pension systems play an essential role in a country's economy. Such as the case of Portugal. Considering the uncertainty of the long term financial sustainability of Portuguese social security, pension funds are seen as a key vehicle for enhancing national savings to the retirement period and a driver for the development of financial institutions and capital markets. Facing the actual environment, the demand for a pro-active supervision, concerned about all the risks affecting a pension fund, not only restricted to its solvency and to the pension funds management entity, emerges dramatically. The present dissertation intends to present lines of orientation for the construction of a model based on risk assessment of a pension fund, passing trough the actuarial situation, pension plans and population's characteristics, and trough exogenous parameters related to the sponsor, capital markets and quality of management. Considering some quantifiable risks, such as financial and those relative to the duration of human life. This dissertation includes an application for the determination of necessary capital to ensure the covering of pension funds' risks, using the standard model of the European Solvency II project, developed for insurance companies, trough the Value at Risk measure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lapa, Reginaldo Pedreira. "Metodologia de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-05092006-155044/.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia para a identificação de perigos e avaliação de riscos que possa ser aplicável a qualquer natureza de empresa e em qualquer dimensão, alinhado com os requisitos normativos do principal modelo de gerenciamento de segurança e saúde ocupacional adotado no mundo na atualidade – OHSAS 18001:1999 e que dele seja possível extrair um indicador de desempenho pró-ativo para avaliar o risco ocupacional na rotina organizacional. O que motiva o desenvolvimento dessa metodologia é a dificuldade observada nas empresas de conciliar e prover suas equipes, gerentes e empregados de um instrumento efetivo de gerenciamento de riscos que possa ser utilizado em todos os níveis atendendo simultaneamente aos requisitos de certificação em gestão de segurança e saúde ocupacional. Seu desenvolvimento foi conduzido com base na experiência de implantação de modelos de gestão, na bibliografia consultada e no uso de uma empresa piloto como meio de validação da mesma, além de outras experiências de implantação da metodologia em empresas de diferentes portes e atividade econômica, em paralelo à ação piloto. As experiências de implantação nas diversas empresas foram úteis na consolidação e na melhoria da metodologia, validação como um instrumento eficaz no gerenciamento de riscos ocupacionais, facilidade de integração e alinhamento com outras práticas da gestão ocupacional e geração de um indicador de desempenho que monitora o gerenciamento de riscos ocupacionais em todos os níveis de decisão da organização.
This paper presents a risk assessment methodology development applied to any company size and core business and aligned to OHSAS 18001:1999 normative requests which has being preferentially adopted worldwide as reference to occupational health and safety management. Also the development comprises a proactive risk performance indicator to be used on daily management routine in all organization levels. The risk assessment methodology development is motivated by the difficulties observed on companies which are adopting OHSAS 18001:1999 by providing an effective and easy use tool for occupational risk management to their personnel and managers in all levels. This development is based on acquired experience on implementing and improving management tool systems and models in different companies in Brazil, on consulted bibliography and also by adopting a large company in Brazil as a laboratory to validate the set up approaches to the main concepts as well as its application to other different companies as a mean of consolidate those concepts approaches. Those implementation experiences were useful to consolidate and improve the proposal methodology and to prove that its use as built is an easy, simple, strong and effective occupational risk management tool aligned and integrated to other management practices and organization needs. Beyond that, the methodology does provide to build an occupational risk performance indicator easy to obtain and to use on daily management routine in all organization levels.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Furtado, Sylvia Brandão. "Gerenciamento de riscos e redução de acidentes geológicos associados a escorregamentos." reponame:Repositório Institucional da UFOP, 2014. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6403.

Full text
Abstract:
Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Submitted by giuliana silveira (giulianagphoto@gmail.com) on 2016-04-13T17:57:47Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_GerenciamentoRiscosRedução.pdf: 1856935 bytes, checksum: 3569af0b1dc08b39f4100be161826d3d (MD5)
Approved for entry into archive by Gracilene Carvalho (gracilene@sisbin.ufop.br) on 2016-04-15T13:30:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_GerenciamentoRiscosRedução.pdf: 1856935 bytes, checksum: 3569af0b1dc08b39f4100be161826d3d (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-15T13:30:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_GerenciamentoRiscosRedução.pdf: 1856935 bytes, checksum: 3569af0b1dc08b39f4100be161826d3d (MD5) Previous issue date: 2014
O risco geológico nas áreas de vilas e favelas do município de Belo Horizonte está associado a situações onde há possibilidade de ocorrência de processos geodinâmicos como escorregamento, erosão, solapamento, queda e rolamento de blocos de rocha, além de eventos de inundação. Em 1993, a partir a constatação da gravidade da situação de risco nessas áreas, foi criado a Programa Estrutural em Áreas de Risco – PEAR o qual é coordenado pela URBEL. Desde a sua criação, esse programa implantou o atendimento à população que vive em área de risco, por meio de vistorias e intervenções pontuais. Para a execução das vistorias são utilizadas fichas específicas, nas quais são identificados e descritos os fatores condicionantes e deflagradores do risco geológico-geotécnico para cada situação de risco identificada. Considerando a relevância das informações contidas nas fichas de vistoria do PEAR, esta pesquisa foi desenvolvida com base nas análises estatísticas das fichas de vistoria do PEAR . Foram analisadas 518 fichas, as quais contemplam as situações de risco alto e muito alto das regionais Barreiro e Noroeste, durante o período compreendido entre junho de 2011 até março de 2013. Para tanto, utilizou-se um programa de dados estatísticos o qual reúne aplicações de banco de dados (criação, entrada e processamento de dados), análise estatística e geração de tabelas e gráficos. A partir da análise estatística, foi possível identificar os cenários de risco atrelados à situação de risco geológico alto e muito alto que podem ocorrer nas Regionais Barreiro e Noroeste bem como as possíveis consequências que estão atreladas aos cenários de riscos identificados. Também foram identificados critérios que diferenciem a classificação do nível de risco alto e muito alto para as regionais Barreiro e Noroeste. _____________________________________________________________________________________________________
ABSTRACT : In Belo Horizonte, the geological risk in sites occupied by slums and villages is associated with situations where there is possibility of geodynamic processes such as landslides, erosion, falls and, and flood events. In 1993, considering the severity of the risk in these areas, it was created the Program in Structural Risk Areas - PEAR which is coordinated by URBEL. Since then, this program has been taking care of the population living in risk areas, through the development of surveys and targeted interventions. For the implementation of the surveys it is use a specific form, which identified and described the conditioning factors, triggers and conditioning agents and the elements at risk for each risk identified. Considering the relevance of the information contained in this form, this study was developed based on the analysis of statistical records of this form. 518 records were analyzed, which include the situations of high risk and very high in regional Barreiro and Northwest during the period from June 2011 until March 2013. The data analyses were used an statistical software which gathers applications database (creation, entry and data processing), statistical analysis and generation of tables and graphs. From the statistical analysis was allow to identify risk scenarios linked to the situation of high and very high geological risk that may occur in the Regional Barreiro and Northwest as well as the possible consequences that are linked to risk scenarios identified. Criteria that distinguish the classification of the level of high and very high risk for regional Barreiro and Northwest were also identified.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Vasco da Cruz Gomes. "Avaliação de riscos e perigos num hipermercado." Master's thesis, Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/17917.

Full text
Abstract:
Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Segurança e Higiene no Trabalho
Esta projeto insere-se no âmbito da Segurança e Higiene do Trabalho (SHT) no setor do retalho alimentar (hipermercado), especificamente no departamento de frescos. Sendo um modelo de negócio com uma expressão elevada no nosso país, torna-se obrigatório o desenvolvimento de conhecimentos profundos dos riscos associados aos equipamentos utilizados na operação. Este projeto tem como objetivo principal a análise e avaliação de riscos de equipamentos utilizados na seção de frescos através da metodologia MARAT. É proposto verificar as atividades ocorridas em várias seções onde existe o risco na operação de algumas máquinas e consequentemente implementar medidas preventivas e ou corretivas para as várias funções. A metodologia utilizada neste projeto pode ser dividida em quatro principais pontos: pesquisa bibliográfica sobre o tema, apresentação do estudo de caso prático, implementação de medidas preventivas e conclusões.
The presente project concerns the ambit of health and safety (SHT) in the food retail sector (hypermarket), specifically in the fresh department. Being a business model with a high expression in our country, it is required the development of deep knowledge of the hazards associated with the equipment used in the operation. This project has as main objective the analysis and risk assessment of equipment used in the fresh section through the MARAT methodology. It is proposed to check the activities that occurred in several sections where there is a risk in the operation of some machines and consequently implement preventive and corrective measures to the various functions. The methodology used in this project can be divided into four main points: bibliographical research on the subject, practical case study presentation, implementing preventive measures and conclusions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Russo, Vera Cláudia Carvalho. "Avaliação de riscos numa empresa de metalomecânica." Master's thesis, Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/20897.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Segurança e Higiene no Trabalho
Uma empresa nos dias de hoje, tem que ter sem margem para dúvidas condições de trabalho, seja ao nível da organização como da higiene e segurança. Sem meios adequados para dar resposta às solicitações dos clientes torna-se um ambiente propício ao excesso de trabalho, onde quer a motivação, quer a fadiga podem levar a que exista uma grande probabilidade de acidentes. Neste sentido a organização o planeamento e os meios de segurança preventivos são uma boa estratégia para manter a equipa de trabalho, integrada no trabalho e autónoma para propor e fazer parte das soluções para as questões relacionadas com as condições de trabalho. A segurança é definida de acordo com as normas e procedimentos legais visando essencialmente a prevenção dos acidentes. A segurança é vista também como um factor de influência em termos de negócio No setor da metalomecânica, os acidentes de trabalho dão-se maioritariamente na produção, os trabalhadores que estão em contacto e manuseiam os materiais e as máquinas, as feridas abertas e as lesões superficiais são as que mais se verificam. Os trabalhadores estão conscientes quanto à ocorrência deste tipo de acidentes, mas não estão sensibilizados para a sua possível gravidade. Assim sendo a identificação e avaliação de riscos, e a implementação de medidas preventivas pode ser visto como um investimento, promove a segurança e as condições de trabalho adequadas. Nesta dissertação vai ser elaborada a identificação e avaliação de riscos, e as respectivas medidas preventivas, numa empresa do setor da metalomecânica.
A company nowadays, has to have without doubts working conditions, be it at the level of the organization as well as hygiene and safety. Without adequate means to respond to customer requests becomes an environment conducive to overwork, where both motivation and fatigue can lead to a high probability of accidents. In this sense, the organization of planning and preventive means of security is a good strategy to keep the work team, integrated in the work and autonomous to propose and be part of the solutions to the issues related to working conditions. The safety is defined according to the norms and legal procedures aiming essentially the prevention of the accidents. Security is also seen as a factor of influence in terms of business In the metalworking sector, accidents occur mainly in production, workers who are in contact and handling materials and machines, open wounds and superficial injuries are the most common. Workers are aware of the occurrence of such accidents, but are not aware of their possible seriousness. Thus, risk identification and assessment, and the implementation of preventive measures can be seen as an investment, promote safety and appropriate working conditions. In this dissertation will be elaborated the identification and evaluation of risks, and the respective preventive measures, in a company of the sector of the metalworking .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leopoldino, Cláudio Bezerra. "Avaliação de riscos em desenvolvimento de software." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/4616.

Full text
Abstract:
Este estudo busca avaliar os riscos vivenciados no desenvolvimento de software com base na experiência de gerentes de projetos e desenvolvedores. A avaliação de riscos consiste na sua identificação, análise e priorização. Tal levantamento foi feito com base nas probabilidades de ocorrência e na estimativa de gravidade percebida pelos entrevistados. O estudo apresenta como resultados, além da avaliação de riscos propriamente dita, uma comparação entre a percepção de riscos de gerentes e desenvolvedores, uma análise crítica sobre o estado da arte da gerência de riscos atual, a definição de fatores de riscos diferentes dos encontrados na literatura extraídos por meio da análise de componentes principais, e a comprovação de afirmações feitas em pesquisas anteriores na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Avaliação de riscos"

1

Brazil. Coordenação-Geral de Vigilância Ambiental em Saúde. Avaliação de risco à saúde humana: Por resíduos de pesticidas organoclorados em Cidade dos Meninos, Duque de Caxias, RJ, 2002 : resumo. Brasília, DF: Editora MS, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Heidtmann-Bemvenuti, Renata, Andria Lemos Huelsen Decio, Carolina Paz da Cruz, and Luis Antonio dos Santos Franz. Gestão de Riscos Ocupacionais: técnicas para o processo de avaliação de riscos. Editora Pascal LTDA, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/542097.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Manual de Biossegurança Laboratorial. Quarta Edição. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275724170.

Full text
Abstract:
Esta quarta edição do manual se baseia no esquema de avaliação de risco apresentado na terceira edição. Uma avaliação completa, baseada em evidências e transparente dos riscos permite que as medidas de segurança sejam equilibradas com o risco real de trabalhar com agentes biológicos, caso a caso. Isso permitirá que os países implementem políticas e práticas de biossegurança e biosseguridade laboratoriais economicamente viáveis e sustentáveis que sejam relevantes para suas circunstâncias e prioridades individuais.A necessidade de atualizar as diretrizes de biossegurança de laboratórios internacionais faz parte de uma iniciativa mais ampla para globalizar a biossegurança e enfatizar os princípios e as abordagens que são acessíveis a países que tenham ampla gama de recursos financeiros, técnicos e regulatórios. A OMS revisou o Regulamento Sanitário Internacional em 2005 “para ajudar a comunidade internacional a prevenir e a responder aos riscos agudos de saúde pública que tenham o potencial de cruzar fronteiras e ameaçar pessoas em todo o mundo”. Esses regulamentos exigem que todos os 196 estados-membros da OMS estejam bem preparados para surtos em potencial e novas doenças; isso inclui o diagnóstico precoce e a confirmação laboratorial para facilitar a prevenção e o controle de infecções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Adalberto, and Gregório Jean Varvakis Rados. Método para avaliação de risco operacional em bancos. Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/9788580391527.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Peixe, Tiago Severo, Luciane Maria Ribeiro Neto, Sergio Graff, and Carlos Eduardo Matos dos Santos. Toxicologia: Tópicos aplicados. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-195-0.

Full text
Abstract:
O livro Toxicologia: Tópicos Aplicados é dedicado a múltiplos segmentos além do universo acadêmico, pois coloca o tema toxicologia em diferentes cenários práticos, no contexto dos profissionais que precisam do uso dessa ciência para executar suas atividades e principalmente para dar suporte e embasamento aos relatórios e laudos que envolvem medicamentos, drogas e produtos químicos presentes no dia a dia e seus riscos e perigos para a saúde humana e ambiental. Escrito por toxicologistas formados em diferentes áreas da toxicologia, desde professores acadêmicos, médicos, peritos, biológicos, biomédicos, farmacêuticos e químicos, o livro cobre aspectos básicos em seus primeiros capítulos, estendendo-se a questões importantes em áreas como reprodução, embriologia e teratogenese, desreguladores endócrinos, epigenética e imunologia. Além disso, os autores também abordam temas relevantes na área ambiental e de avaliação de risco, considerando também a toxicologia de alimentos e perspectivas no âmbito forense, em toxicologia analítica e no registro e regulação legislatória de produtos químicos e farmacêuticos de acordo com as agências de controle brasileiras. Com linguagem de fácil compreensão e aplicada, é de leitura indicada a qualquer profissional que precisa do uso de toxicologia em suas funções e também para estudantes de graduação que estão à procura de conceitos e exemplos de como a toxicologia é utilizada e considerada para a liberação de medicamentos e produtos químicos, em doping e drogas de abuso, em alimentos e também no ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tópicos em Gestão da Produção – Volume 1. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tópicos em Gestão da Produção – Volume 5. Editora Poisson, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gestão da Produção em Foco – Volume 9. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gestão da Produção em Foco – Volume 8. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gestão da Produção em Foco – Volume 10. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Avaliação de riscos"

1

Araújo, Adolf Hitler Cardoso de, Maria do Socorro Rocha Melo Peixoto, Bartolomeu Garcia de Souza Medeiros, and Valeska Silva Lucena. "BIOSSEGURANÇA NA AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS DOS TRANSGÊNICOS." In Bases Conceituais da Saúde 6, 1–11. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3741915021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Michael José Batista dos, Suzi Cardoso de Carvalho, and Irineu Antônio Schadach de Brum. "AVALIAÇÃO DE RISCOS E CONTROLE DE SEGURANÇA EM PEDREIRA." In A visão sistêmica e integrada das engenharias e sua integração com a sociedade, 155–73. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.04421250814.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Duarte Amaro, António. "Planos de Emergência de Proteção Civil." In Geografia, Riscos e Proteção Civil. Homenagem ao Professor Doutor Luciano Lourenço. Volume 2, 301–10. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2021. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-06-9_1.2_21.

Full text
Abstract:
Nos dias de hoje, cada vez mais, as populações exigem um elevado nível de segurança e bem-estar, bem como a prevenção dos riscos e da qualidade do meio ambiente. Nesta linha, torna-se imperioso que os serviços competentes procedam, antecipadamente, ao planeamento de emergência, ou seja, á identificação, caracterização e avaliação metódica e sistemática dos riscos naturais, tecnológicos e mistos que podem ocorrer nos diferentes territórios, em ordem á sua prevenção, mitigação e resposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Meira Castro, Ana C., João Santos Baptista, and Killian Sumaya Lima Fuziel. "Segurança ocupacional em operações de colheita florestal." In Geografia, Riscos e Proteção Civil. Homenagem ao Professor Doutor Luciano Lourenço. Volume 2, 435–43. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2021. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-06-9_1.2_31.

Full text
Abstract:
As operações de colheita florestal são caracterizadas por serem, simultaneamente, de uma grande exigência física para os operadores e com um elevado risco de ocorrência de acidentes. Estes acidentes ocupacionais, para além dos problemas que acarretam para os trabalhadores, implicam prejuízos económicos consideráveis para as empresas e externalidades socialmente relevantes. Neste trabalho pretende-se elencar os principais fatores de risco e medidas preventivas nas operações de colheita florestal. A sua identificação foi efetuada através da análise de trabalhos dos principais autores da área. O cumprimento dos procedimentos de identificação dos perigos e avaliação dos riscos, bem como a implementação e cumprimentos das medidas de segurança são fatores fundamentais para a redução dos índices de sinistralidade no setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Saraiva Lopes, Antonio Manuel, Marcelo Fragoso, and Ezequiel Correia. "A Avaliação de Riscos Climáticos nos Planos Municipais de Emergência em Portugal: métodos e experiência." In Geografia, Riscos e Proteção Civil. Homenagem ao Professor Doutor Luciano Lourenço. Volume 2, 333–52. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2021. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-06-9_1.2_24.

Full text
Abstract:
Procede-se a uma breve reflexão sobre as metodologias de avaliação da perigosidade, suscetibilidade e risco associados a diferentes tipos de condições atmosféricas adversas, no contexto do planeamento de emergência à escala municipal. A colaboração dos autores em diversos planos municipais de emergência desenvolvidos entre 2011 e 2014 suscitou a realização de diferentes abordagens metodológicas, sendo aqui sucintamente apresentados alguns exemplos respeitantes a perigos como o nevoeiro, as tempestades ou as ondas de calor, avaliados em diferentes territórios municipais como o Funchal, Oeiras e Setúbal. É destacada a importância deste tipo de avaliação dever ser suportado por um conhecimento das características topoclimáticas dominantes nas áreas em estudo e apontam-se algumas possíveis soluções para algumas dificuldades que são comuns neste tipo de planos, nomeadamente, no que diz respeito à informação climática de suporte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castro, Isabela Ribeiro Simões de, and Ronaldo Franklin de Miranda. "Diretriz clínica de avaliação pré-operatória para prevenção de complicações cardiológicas." In Segurança do paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde, 464–74. Editora FIOCRUZ, 2019. http://dx.doi.org/10.7476/9788575416419.0023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bianchi Azevedo, Adriana Aparecida. "Avaliação e adequação dos currículos de defesa civil dos cursos de formação e aperfeiçoamento do corpo de bombeiros do rio de janeiro com vista à redução do risco de desastres." In Pluralidade na Diversidade de Riscos, 13–40. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2018. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54295-4-7_5_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Breder, Alexandre Diniz, Amanda Almeida Fernandes Lobosco, Cristiane Tinoco dos Santos, Regina Fernandes Flauzino, and Marcia Magalhães de Arruda. "AÇÕES ANTRÓPICAS NA COMUNIDADE DA BOA VISTA, NITERÓI-RJ: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA SOBRE A OCUPAÇÃO INFORMAL." In Redução de Riscos de Desastres: Métodos e Práticas, 9–21. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5931915042.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Chagas, Marco, Mayara Corrêa, Renata Kurtz, and Leonel Tractenberg. "ESSE NEGÓCIO PRECISA DE SANGUE NOVO! A HISTÓRIA DA TARPON/BR FOODS." In Administração Contemporânea Vol 4, 47–60. 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20218-8-p47-60.

Full text
Abstract:
Este caso de ensino conta a história real da gestão da Tarpon no comando da BR Foods, no período entre 2013 e 2015. A gestora de investimentos assumiu a BR Foods com o propósito de modernizar a gestão da empresa. Utilizando-se de ferramentas de controle gerencial e do “modelo Ambev”, a empresa alcançou resultados inéditos. Porém, em determinado ponto, a empresa começou a perder valor de mercado devido ao entendimento de que os riscos assumidos eram muito altos. Diante desse quadro, os gestores se deparam com o seguinte dilema: seguir o plano original ou mudar o curso do negócio para diminuir os riscos? Esse caso de ensino é um exemplo clássico útil para as reflexões inerentes às disciplinas de Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Administração, Controle Gerencial, Contabilidade Avançada, Análise das Demonstrações contábeis e Avaliação de Empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maio, Rui, Tiago M. Ferreira, and Romeu Vicente. "Estratégias de gestão e mitigação do risco sísmico: da avaliação ao planeamento de emergência." In Metodologia de análise de riscos através de estudos de casos, 11–50. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2018. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54295-2-3_3_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Avaliação de riscos"

1

Souza, João Carlos Félix, João Gabriel Moraes Souza, Simone Borges Simão Monteiro, and Edgard Costa Oliveira. "UMA AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO DOS RISCOS DO PRÉ-SAL." In XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/marine-spolm2014-126275.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavalcanti, Gislaine Lirian Bueno de Oliveira, and Volnys Borges Bernal. "Método para avaliação de maturidade de gestão de riscos." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/rf-4950.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos Machado, R. C., C. R. Gonçalves Viana Filho, L. de Souza, and C. Teles. "Avaliação da Conformidade de Ativos de Tecnologias: uma Análise Orientada a Riscos." In IV WORKSHOP SOBRE REGULAçãO, AVALIAçãO DA CONFORMIDADE, TESTES E PADRõES DE SEGURANçA. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/wrac-2018-97128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Severiano dos Santos, L., V. C. Messner, D. L. C. Dutra, and C. L. Amorim. "Redes Oportunísticas de Comunicação Segura para Monitoramento de Riscos de Sinistros." In IV WORKSHOP SOBRE REGULAçãO, AVALIAçãO DA CONFORMIDADE, TESTES E PADRõES DE SEGURANçA. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/wrac-2018-97130.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nakamura, Emilio, José Reynaldo Formigoni Filho, and Marcos Cesar Ide. "Metodologia de Avaliação de Riscos e Medidas de Segurança na Proteção de Dados Pessoais." In V Workshop de Regulação, Avaliação da Conformidade e Certificação de Segurança. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wrac.2019.14032.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de aspectos relacionados com a proteção de dados pessoais, da criação das leis gerais de proteção de dados, assim como quais são as alternativas que as empresas estão buscando para atender aos requisitos de segurança demandados por tais leis. Além disso, é apresentada uma metodologia de avaliação de risco e segurança para suportar as empresas no atendimento dos requisitos de segurança demandados pela Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Mainan de, Fernanda Fernandes Marchiori, Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter, and Helen Regina de Oliveira e. Ribeiro. "Subsídios ao gerenciamento de risco na contratação de obras públicas." In XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.483.

Full text
Abstract:
A etapa mais importante do gerenciamento de riscos é a identificação dos riscos de um projeto. Vários autores têm elencado os riscos considerando os mais variados tipos de projeto, contudo, se esse levantamento fosse feito para um tipo de obras específico, as chances de acerto dos riscos em projetos futuros seriam maiores. O objetivo do presente artigo é indicar os riscos mais relevantes para obras de escolas públicas no que diz respeito ao não cumprimento do custo previsto. O método de pesquisa adotado foi o de Brandstetter e Ribeiro (2020); foram analisados aditivos de custo de obras finalizadas entre 2014 e 2020 em Santa Catarina. Foram identificadas vertentes e causas de aditivos através de análise lexical das justificativas aceitas pelo poder público. Estas foram submetidas a avaliação de especialistas, verificando suas frequências e intensidades, então classificando o risco em cada vertente através de uma matriz de risco. As “falhas no orçamento” representaram um risco alto, “falhas de projeto” risco alto-moderado e as “falhas de escopo” risco moderado. Este trabalho reitera a necessidade do maior foco de atenção a ser dado pelos contratantes às fases iniciais das licitações para que os sobrecustos sejam evitados durante a construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rigon, Evandro Alencar, and Carla Merkle Westphall. "Modelo de Avaliação da Maturidade da Segurança da Informação." In VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2011.14568.

Full text
Abstract:
Os processos de negócio das organizações são suportados por tecnologias da informação, apesar de muitos processos e sistemas não terem sido projetados para serem seguros. A falta de um método para avaliar a segurança poderá expor a organização ao risco em diversas situações. Este artigo apresenta um processo para a gestão da maturidade da segurança da informação através de um método de medição e um conjunto de controles que tratam a segurança da informação de forma abrangente. Os resultados indicam que o método é eficiente para avaliar o estado atual da segurança, auxiliar no processo de gestão da segurança da informação e identificação de riscos, e apoiar a melhoria dos processos e controles internos da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dos Santos, Lucas, Paulo Roberto Nascimento, Raphael Machado, and Claudio Amorim. "Desenvolvimento de uma aplicação segura de sensoriamento através de redes oportunísticas." In V Workshop de Regulação, Avaliação da Conformidade e Certificação de Segurança. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wrac.2019.14037.

Full text
Abstract:
Internet das Coisas vem tornando a Internet cada vez mais presente no cotidiano das pessoas ao permitir a integração de uma variedade de objetos físicos e dispositivos na rede. Este novo paradigma apresenta novos desafios relacionados ao projeto da arquitetura do sistema e riscos inerentes à segurança da informação. Diante disso, apresentamos uma aplicação de Internet das Coisas baseada em uma rede oportunística de comunicação, assim como os requisitos de segurança a serem avaliados1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

WATANABE, DANIEL KENJI, LETÍCIA AYUMI SABBATINO, and GISLAINE CRISTINA BATISTELA. "Avaliação qualitativa dos riscos de um projeto por meio da lógica fuzzy." In ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2019_tn_wic_295_1664_37805.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mayer, Janice, and Leonardo Lemes Fagundes. "Modelo para Avaliar o Nível de Maturidade do Processo de Gestão de Riscos em Segurança da Informação." In VI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2010. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2010.14696.

Full text
Abstract:
O processo de Gestão de Riscos (GR) compreende atividades coordenadas para direcionar e controlar uma organização no que se refere a riscos, isso inclui a definição de contexto, análise, avaliação, tratamento, aceitação, comunicação e monitoramento dos riscos de segurança da informação. As organizações precisam implementar GR de forma consistente e sistemática, para buscar conformidades com leis, normas e regulamentações vigentes, bem como atender a requisitos obrigatórios para certificação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação. No entanto, não se identificou na literatura um modelo para avaliação do nível de maturidade desse processo no contexto de segurança da informação. Para contornar este problema neste trabalho descreve-se a estrutura de um modelo para avaliar o nível de maturidade do processo de GR em Segurança da Informação. O modelo desenvolvido consiste basicamente de um conjunto de boas práticas, totalmente alinhado a norma ISO/IEC 27005 e constituído por: (1) três estágios; (2) cinco níveis de maturidade; (3) quarenta e três objetivos de controles; (4) mapa de controles; (5) perspectiva de avaliação; (6) RACI Chart; (7) risk scorecard e, ainda, (8) instrumento de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Avaliação de riscos"

1

Gonçalves, vasco. Avaliação e gestão dos riscos não comprovados: estudo de casos da aplicação do princípio da precaução em Portugal. DINAMIA'CET-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, 2017. http://dx.doi.org/10.15847/dinamiacet-iul.wp.2017.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography