Academic literature on the topic 'AVALIAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'AVALIAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "AVALIAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO"

1

Quinino, Roberto da Costa, and Pedro Rodrigues Bueno Neto. "Avaliação bayesiana de inspetores no controle estatístico de atributos." Gestão & Produção 4, no. 3 (December 1997): 296–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1997000300004.

Full text
Abstract:
Nos testes para atributos é importante avaliar a eficiência dos inspetores que julgam a qualidade do produto. Este trabalho apresenta um método bayesiano para avaliação de inspetores em testes de conformidade e não-conformidade. Avaliações em que não se encontram disponíveis a real classificação dos produtos também são discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gautério, Ezequiel Gibbon, and Viviane Leite Dias de Mattos. "Utilização de controle estatístico de processo na avaliação do desempenho acadêmico." Revista Produção Online 14, no. 2 (May 15, 2014): 744. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1592.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dos Santos, Esthefania Cimadon, Marcelo Alves Barbosa, Tereza Aparecida Delle Vedove Semenoff, Jefferson Freitas Santos, Antonio Marcos da Silva Nobreza, and Aurélio Rosa Da Silva Júnior. "AVALIAÇÃO DA PERDA ÓSSEA RADIOGRÁFICA EM ADOLESCENTES COM LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA." Journal of Dentistry & Public Health 9, no. 1 (June 25, 2018): 27–32. http://dx.doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v9i1.1693.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a perda óssea radiográfica em pacientes portadores de Leucemia Mieloide Crônica. Materiais e métodos: As radiografias panorâmicas foram coletadas no banco de dados de um Centro especializado em pacientes especiais. Assim, foram selecionados 290 pacientes. Destes, apenas 31 tinham radiografia panorâmica adequada. O restante tinham radiografias insatisfatórias ou ausência de radiografia. Para o grupo controle (GC), imagens radiográficas foram coletadas e pareadas a pacientes do mesmo sexo, idade e sem patologias sistêmicas. As radiografias foram analisadas em uma câmara escura usando um negatoscópio, uma lupa, e uma régua de plástico. O avaliador estava calibrado (κaapa = 0,87). Os dados foram separados em dois grupos: pacientes com Leucemia Mieloide Crônica e pacientes Controle. Foi considerado como caso de perda óssea aquele que apresentasse uma distância entre a junção amelo-cementária até a crista óssea nas proximais de um primeiro molar inferior >4mm. O teste estatístico selecionado foi o Qui Quadrado, com o nível de significância estatística de 5%. Resultados: Os resultados do trabalho demonstram que as mensurações <4mm foram a maioria, sendo 28 (90,3%) dos sítios no Grupo Controle e 25 (80,7%) dos sítios no Grupo Leucemia(p>0,05). Para as mensurações >4mm houve 3 (9,7%) dos sítios no Grupo Controle e 6 (19,3%) no Grupo Leucemia – p<0,05. A idade dos pacientes não demonstram diferenças estatísticas entre os grupos p>0,05. Conclusão: A Leucemia Mieloide Crônica não demonstrou influenciar a ocorrência de uma maior perda óssea em radiografias panorâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana, Nathaly Silva de, Arthur Arcelino de Brito, Rafael De Azevedo Palhares, Alessandro Jackson Teixeira de Lima, and Mariana Simião Brasil de Oliveira. "CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE: UMA APLICAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 7, no. 12 (December 17, 2019): 47. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v7i12.70312.

Full text
Abstract:
A exigência por produtos e serviços de qualidade vem crescendo a cada dia, e as empresas devem se adequar para conquistar os clientes e melhorar seu desempenho no que diz respeito à qualidade e à produtividade. Na busca por maior qualidade na produção de produtos e serviços, o controle estatístico do processo (CEP) apresenta benefícios na sua utilização, possibilitando avaliação eficiente emonitoramento do processo. O presente artigo apresenta uma análise da condição do atual estado do processo confecção de roupas femininas que segue a filosofia slow fashion, através da utilização dos conceitos e ferramentas do controle estatístico do processo, especificamente os gráficos de controle. A partir da confecção dos gráficos de controle do tipo p foi possível identificar que o processo produtivo se encontra fora de controle estatístico. Logo, a empresa parece não ter implementado a filosofia slow fashion de modo satisfatório, pois os gráficos de controle apontam para um processo instável, e que, desse modo, a qualidade não pode ser garantida ou assegurada em todas as etapas da produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sanomia, Ulisses Eiti, Jorge Wilson Cortez, Maiara Pusch, Munir Mauad, and Salvio Napoleão Soares Arcoverde. "Qualidade do porte e corte mecanizado da cultura de cana-de-açúcar." Agrarian 11, no. 40 (May 28, 2018): 168–73. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v11i40.6812.

Full text
Abstract:
A colheita mecanizada de cana-de-açúcar crua influência os componentes de produção, a qualidade da matéria-prima industrializável e a longevidade do canavial. Considerando o ciclo da cana como semi-perene, o que implica em renovação no mínimo a cada cinco ou seis anos, é necessário avaliar os danos causados à soqueira em colheita mecanizada. Portanto, o objetivou-se avaliar a qualidade do corte mecanizado de cana-de-açúcar crua em área comercial, por meio do controle estatístico de qualidade (CEQ) na região de Vicentina-Ms, analisando indicadores de danos à soqueira e o porte do canavial. O experimento foi coletando-se 24 pontos na área para avaliação do porte do canavial e 29 pontos para a avaliação de dados na soqueira. Antes da entrada da colhedora na área foi avaliado o porte do canavial, com o uso de um triângulo com marcações da posição do colmo (ereto, acamado ou deitado), e posteriormente a qualidade do corte basal por meio de imagens obtidas de cada soqueira, identificando em sem danos, danos periféricos, rachaduras e fragmentados. Os dados foram avaliados pela estatística descritiva e por meio das cartas de controle individual, o controle estatístico de qualidade. O mecanismo de corte da colhedora em canavial de porte ereto afeta principalmente os indicadores de danos às soqueiras porcentagem de danos periféricos e rachaduras. O processo de corte basal demonstra instabilidade para os indicadores porcentagem de rachaduras e fragmentado. Há necessidade de monitoramento a longo prazo para apontar possíveis causas de variabilidade, com o intuito de auxiliar no gerenciamento e controle da operação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lemes, Luíla Macêdo, Ariel Muncio Compagnon, Walter José Pereira Filho, Felipe José Barbosa Franco, Karoline Raíssa de Souza Freitas, and Pedro Henrique Martins Cintra. "Avaliação da qualidade do plantio semimecanizado de cana-de-açúcar com controle estatístico de processo." Research, Society and Development 10, no. 5 (April 29, 2021): e10710513962. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.13962.

Full text
Abstract:
As operações de plantio de cana-de-açúcar são as que demandam maiores cuidados, pois os erros cometidos nesse momento causam prejuízos por todos os ciclos da lavoura. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade do plantio semimecanizado de cana-de-açúcar por meio da sulcação realizada por 2 tratores e 2 variedades de cana-de-açúcar, utilizando o Controle Estatístico de Processo (CEP). O estudo foi desenvolvido na área experimental em parceria do IF Goiano - Campus Ceres com a Usina CRV. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 4 tratamentos, compostos por 2 variedades de cana-de-açúcar e 2 tratores com implemento sulcador de duas linhas equipados com piloto automático, sendo 15 repetições por tratamento. As variáveis analisadas foram: profundidade e largura de sulco, paralelismo entre sulcos, altura de cobrição, número e comprimento dos rebolos, gemas totais, viáveis e inviáveis, número de perfilhos, falhas de brotação, altura de plantas e o diâmetro do colmo. Os resultados foram submetidos à análise estatística descritiva e à análise de variância pelo controle estatístico de processo. Para as variáveis relacionadas a sulcação, o trator frota 42 obteve melhores resultados. Quanto às variedades, a SP80-1816 se sobressaiu, juntamente com o trator frota 41 sulco esquerdo para as variáveis voltadas a distribuição, cobrição e índices agronômicos. A variabilidade das variáveis foi alta, sendo recomendado que a usina tenha melhor controle para que o plantio tenha melhor qualidade final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Paulo Magalhães, Miguel Sabino Neto, Daniela Francescato Veiga, Luis Eduardo Felipe Abla, Carlos Delano Araújo Mundim, Yara Juliano, and Lydia Masako Ferreira. "Dores na coluna: avaliação em pacientes com hipertrofia mamária." Acta Ortopédica Brasileira 15, no. 4 (2007): 227–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522007000400011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a influência da hipertrofia mamária sobre as dores na coluna e o quanto poderão comprometer as atividades habituais das pacientes. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal analítico em pacientes dos ambulatórios de Ortopedia e Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Samuel Libânio, Pouso Alegre - MG. Foram examinadas 100 mulheres, 50 com hipertrofia mamária (grupo estudo) e 50 com mamas normais (grupo controle). O tamanho das mamas foi classificado conforme critérios de Sacchini.. A Escala Numeral Analógica (NRS) e o questionário de Roland-Morris foram utilizados para avaliar a intensidade das dores na coluna e as limitações resultantes destes sintomas. Realizado teste estatístico comparando os grupos em relação as variáveis analisadas. RESULTADOS: A média da idade das pacientes do grupo estudo e controle foram de 32,2 anos e de 32,7 anos respectivamente, e o IMC foi maior no grupo estudo. Os escores do NRS e do Roland-Morris foram maiores no grupo de estudo em relação ao grupo controle com significância estatística. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos mostraram que as dores nas costas são mais intensas e determinaram maior limitação das atividades habituais em pacientes portadoras de hipertrofia mamária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ensslin, Leonardo, Ademar Dutra, Vinícius Dezem, and Karine Somensi. "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS: SELEÇÃO DE REFERENCIAL TEÓRICO INTERNACIONAL E ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA." Revista Alcance 24, no. 3(Jul/Set) (November 17, 2017): 396. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v24n3(jul/set).p396-412.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivo identificar o que a literatura científica internacional aborda sobre o tema Avaliação de Desempenho na Gestão do Controle Estatístico de Processos (CEP), possibilitando, assim, a identificação de oportunidades de aperfeiçoamento. A pesquisa exploratória utilizou como instrumento de intervenção o ProKnow-C para a seleção do portfólio bibliográfico-PB e a análise das características deste fragmento da literatura. Os autores de destaque identificados foram Wen Lea Pearn, Shu-Ming Chung, com 5, 4, e 3 publicações respectivamente no PB. Foi possível também identificar os periódicos Quality and Reliability Engineering International e o Expert Systems With Applications como os dois com maior número de publicações. Já em relação às palavras-chaves presentes nos artigos do portfólio, as que se destacaram foram Process Capability Indices, Control Carts e Process Capability index. Os periódicos que apresentaram maior fator de impacto foram: European Jounal of Operational Research e Expert Systems with Applications. Constatou-se nos trabalhos a utilização de Sistemas de Mensuração de Desempenho nas atividades do controle estatístico de processos. Os resultados indicam ainda a utilização de indicadores, oriundos de modelos realistas de Avaliação de Desempenho, centrados na qualidade estatística sem ter em conta as necessidades, os valores e as preferências dos gestores dos contextos avaliados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Zerbato, Cristiano, Fábio Alexandre Cavichioli, Marcelo Boamorte Raveli, Matheus Marrafon, and Rouverson Pereira Da Silva. "CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO APLICADO À COLHEITA MECANIZADA DE MILHO." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 21, no. 3 (June 25, 2013): 261–70. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v21i3.401.

Full text
Abstract:
Evitar as perdas decorridas na colheita mecanizada na cultura de milho é um fator de extrema importância para a produtividade de uma área agrícola, sendo a plataforma de corte da colhedora o local onde ocorrem os maiores índices de perdas. Objetivou-se neste trabalho avaliar as perdas quantitativas na colheita mecanizada de milho utilizando duas plataformas de corte em dois híbridos de milho, utilizando ferramentas de qualidade do processo. Os tratamentos constituíram-se de duas plataformas de corte (A e B) e duas cultivares de milho (1 e 2). Foram avaliadas as perdas nas plataformas de corte e as perdas totais. Utilizaram-se a estatística descritiva, a análise de variância e as cartas de controle para avaliação da qualidade do processo. Observou-se que no milho 1, a plataforma A obteve o maior valor médio de perdas na plataforma e mostrou instabilidade do processo, porém para perdas totais a plataforma B foi a que se mostrou fora de controle, entretanto sua média não diferiu da outra. Para o milho 2, tanto as perdas na plataforma quanto as totais foram menores na plataforma B, a qual mostrou instabilidade do processo para perdas totais, todavia com menor variação indicada pelos limites de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Jesus, Matheus André, Rafael Marani Barbosa, and Roberval Daiton Vieira. "Controle estatístico de processo aplicado ao processamento de sementes de amendoim." South American Sciences ISSN 2675-7222 1, no. 2 (October 14, 2020): e2056. http://dx.doi.org/10.17648/sas.v1i2.56.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das etapas do processo de produção sobre a qualidade fisiológica de sementes de amendoim por meio do Controle Estatístico de Processo. As amostragens foram realizadas durante as etapas de arranquio das plantas, recolhimento, transporte, secagem, armazenamento (dois, quatro e seis meses), além das seguintes etapas de beneficiamento: trilha mecânica, classificação por tamanho, separação por densidade e coloração, e tratamento químico. Para a avaliação da qualidade realizaram-se procedimentos de rotina dos laboratórios de controle de qualidade de produtoras de sementes: teor de água, germinação, primeira contagem, emergência de plântulas, condutividade elétrica, envelhecimento acelerado e tetrazólio. Após o arranquio, e nas fases de cura e armazenamento, houve redução na qualidade das sementes, porém, com o início do beneficiamento e nas etapas seguintes houve uma melhora nos atributos gerais do lote, devido a padronização das sementes, elevando o seu desempenho. No envelhecimento acelerado, houve queda de vigor ao longo do processamento, devido a deterioração natural das sementes desde a fase de maturidade fisiológica. Dessa forma, o Controle Estatístico de Processo se mostra eficaz no monitoramento do beneficiamento de sementes de amendoim, possibilitando a identificação de variações e tomada de decisão durante o processamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "AVALIAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO"

1

Reisdörfer, Marcelo. "Utilização da AHP e controle estatístico do processo na avaliação de módulos de irrigação por gotejamento." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2013. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/182.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-05-12T14:46:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Reisdorfer.pdf: 6217647 bytes, checksum: defcf69e9ade22f915fc6d407b4577d0 (MD5) Previous issue date: 2013-11-07
This paper shows the studied results of uniformity evaluation in 23 irrigation modules tracked by gravity in familiar farms in Salto do Lontra city / PR from 2009 to 2013. Uniformity coefficients (UC, UD, UE and ) and CEP plus the decision support AHP method were applied in this trial in order to evaluate the whole drip irrigation project. The results obtained by the uniformity coefficients indicated that the irrigation modules remained stable during the studied period. There was no significant variation from one period to another, with values of 85 and 86% for UC, so that for UD the answers were 78 and 80%; for UE, the results were 57 to 59% and for , the values ranged from 0.19 to 0.17. The Shewhart charts for individual measures, concerning the statistical control of the process, could show the special causes at each point. While, the and indices indicated that the irrigation modules met the quality control specifications and were considered "acceptable" and centralized by Montgomery requirements (2004). Regarding the use of multicriteria decision support method AHP (Analysis Hierarchic Process), it proved to be effective during the evaluation of irrigation projects. It weighted different criteria according to the perspective of a project classification as "Excellent", "Good", "Fair" and "Poor". Thus, in this trial, the AHP method rated as "excellent" the irrigation project, which was implemented in Salto do Lontra city/ PR based on both analyzed periods, whose values of consistency ratio (CR) were 0 and 0.02 from 2009 to 2010 and from 2011 to 2013
Este trabalho apresenta os resultados da avaliação da uniformidade em 23 módulos de irrigação localizados por gravidade em propriedades agrícolas de base familiar no Município de Salto do Lontra/PR, no período de 2009 a 2013. Neste trabalho, foram aplicados os coeficientes de uniformidade (UC, UD, UE e ) e CEP, juntamente com o método AHP de apoio à decisão para avaliar o projeto de irrigação por gotejamento na sua totalidade. Os resultados obtidos pelos coeficientes de uniformidade apontaram que os módulos de irrigação se mantiveram estáveis durante o período avaliado, não havendo variação significativa de um período para outro, com valores de UC de 85 e 86%, UD de 78 e 80%, UE de 57 e 59%, e de 0,19 e 0,17. Quanto ao controle estatístico de processo, os gráficos de Shewhart para medidas individuais foram capazes de mostrar pontualmente as causas especiais, e os índices e indicaram que os módulos de irrigação atenderam as especificações do controle de qualidade, sendo considerados ―aceitáveis‖ e centralizados pelos requisitos de Montgomery (2004). Quanto ao uso do método multicritério de apoio à decisão AHP (Análise Hierárquica de Processo), este se mostrou eficaz na avaliação de projetos de irrigação ponderando diferentes critérios sob a ótica da classificação do projeto em ―Excelente‖, ―Bom‖, ―Regular‖ e ―Ruim‖. Nesta pesquisa, o método AHP classificou como ―Excelente‖ o projeto de irrigação implantado no Município de Salto do Lontra/PR para os dois períodos analisados, com valores de razão de consistência (RC) de 0 e 0,02 para o período de 2009 a 2010 e 2011 a 2013
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dourado, Benjamin Teixeira. "Avaliação do processo de produção - Estudo dimensional e econômico de peça sinterizada." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-18062009-170543/.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa é proveniente da necessidade de conhecer os mecanismos de controle de peças sinterizadas, tendo como objetivo a melhoria da produção. Esse gerenciamento representa uma grande influência no preço da tecnologia. Mais especificamente o estudo de caso é relacionado ao controle dimensional de um calço sinterizado. Essa peça de geometria simples, um disco, deve ter o seu diâmetro e acima de tudo a sua altura controlados. O diâmetro é controlado pelas dimensões estabelecidas, as características da mistura de pós e o forno de sinterização. Uma vez esses parâmetros estejam corretamente estabelecidos, o diâmetro do calço pode não variar substancialmente. Entretanto, o controle de altura da peça é um passo crítico. A precisão requerida pode ser na ordem de 0.05 mm para cada categoria que os calços são divididos, o que é difícil de ser atingido em grande números em baixa dispersão. Sempre haverá uma variação em torno de um valor significativo. Nesse estudo, utilizando o processo de controle estatístico como um instrumento de decisão é encontrada sob qual condição a produção é melhor estabelecida. Além disso, o estudo permite o estabelecimento de quantas partes serão fabricadas para a obtenção de uma altura particular e quantas partes serão reclassificadas. Toda essa informação implica diretamente no controle de custo de produção.
The proposition for this work comes to the necessity of the knowledge of mechanisms controls for sintered parts, aiming the improvement of the production. This management means a great influence in the technology price. More specifically the case study is related to the dimensional control of a sintered shim. This part of simple geometry, i.e., a disk, has to have its diameter and above of all the height accurately controlled. The diameter is controlled by the die set dimensions, powders mixture characteristics and sintering furnaces. Once these parameters are correctly set, the shim diameter may not vary substantially. However, the part height control is a critical step. The required precision may be in the order of 0.05 mm for each class that are divided the shims, which is difficult to be attained in large numbers at small dispersion. There will be always a variation around a mean value. In this study, using the statistical process control as a decision-taking instrument it is found under which condition the best yield is set. Moreover, the study allows the establishment of how many parts are to be fabricated for the obtention of a particular height class and how many parts will be reclassified. All this information directly implicate in production cost control.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Casarin, Vanusa Andrea. "Avaliação da estabilidade do processo de lingotamento contínuo por meio de gráficos de controle com variáveis dependentes." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/77761.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa aborda a utilização de gráficos de controle em processo produtivo com variáveis autocorrelacionadas. Tem como objetivo verificar a estabilidade do processo de lingotamento contínuo na fabricação de tarugos por gráficos de controle aplicados aos resíduos oriundos da previsão dos modelos matemáticos por meio da modelagem linear e/ou não linear. Primeiramente, é observada a existência de correlação entre os dados, utilizandose, então, a Análise de Componentes Principais. Com os dados livres de correlação, testa-se a autocorrelação nas Componentes Principais. A partir desse instante, são aplicados os modelos ARIMA, para encontrar os resíduos nos quais será testada a presença de volatilidade, podendo-se aplicar os modelos ARCH e/ou GARCH. Para exemplificar a metodologia utilizada na pesquisa, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do RS, na célula da aciaria, especificamente na máquina de lingotamento contínuo onde são fabricados os tarugos para o Aço DIN20MnCr5, seção quadrada 240 mm. Foi possível a avaliação da estabilidade do processo para as variáveis originais por meio do gráfico . Posteriormente, os dados foram decompostos em Componentes Principais, avaliados por meio dos gráficos de controle e EWMA, indicando as componentes com maior instabilidade e as variáveis com maior influência dentro do novo conjunto de dados. Identificado o conjunto de variáveis, essas foram modeladas, utilizando-se a metodologia de modelos lineares e não lineares para encontrar os resíduos e assim construir os gráficos. Os modelos matemáticos encontrados foram capazes de representar os processos produtivos, possibilitar a compreeensão do comportamento das variáveis e auxiliar na monitoração do processo, e, além disso, mostrar as variáveis que contribuem para que o sistema esteja instável e ocasione a produção de sucata para o aço estudado.
This research addresses the use of control charts in the production process with autocorrelated variables. It aims to determine the stability of the continuous casting process in the manufacture of billets through control charts applied to the residues that come from prediction (of waste) from of mathematical models, by means of (modeling) linear and/or nonlinear modelling. First, it is observed existence of correlation among data, then using Principal Component Analysis. With correlation-free data, the autocorrelation is tested in the Principal Components. From that moment ARIMA models are applied to find residues in which will be tested the presence of volatility maybe applying ARCH and/or GARCH models. To illustrate the methodology used in the survey was conducted a case study at the in a Steel Plant in the State of RS, in the Aciaria cell, specifically in the continuous casting machine where steel billets DIN20MnCr5 square section 240mm are manufactured. It was possible to evaluate the stability of the process for original variables through the graph . Subsequently, data were broken down into Principal Components, evaluated by means of control charts and EWMA, indicating the components with higher instability and variables with greater influence within the new data set. Identied the set of variables, they were modeled using the methodology of linear and nonlinear models to find the residues and thus construct the graphs. Mathematical models were found capable of representing the production process, allowing understanding the variables behavior and assisting in process monitoring; showing the variables that contribute to the system is unstable and causes the scrap production for the steel studied.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Karlson Bernardo de. "Aplicação da estatística multivariada para apoiar a avaliação organizacional." Universidade de Fortaleza, 2008. http://dspace.unifor.br/handle/tede/77195.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-29T23:16:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-02-08
A new approach was dened to support organizational software assessment in the software organizations using PCA (Principal Component Analysis) model, a multivariate statistics model. This new approach was evaluated in a case study applied to an organization, using data collected from thirteen software projects over a year. Each evaluated project has ve indicators that are analyzed and compared. Moreover, a virtual project was created, using reference values of the ve indicators. This project is a baseline project and allows to how know the gap between each project and the expected by the organization. The PCA model transforms the ve indicators in a single score used to rank the software projects and then it is done an analysis on the data collected, getting results such as the extraction of lessons learned and propositions of organizational improvements. KEYWORDS: Organizatioal assessment, Multivariate Statistics, Measurement Process.
Neste trabalho, foi definida uma abordagem para apoiar a avaliação organizacional em empresas de software utilizando o modelo PCA (Análise de Componente Principal) da estatística multivariada. Esta nova abordagem foi avaliada em um estudo de caso aplicado a uma organização, utilizando dados coletados de treze projetos de software ao longo de mais de um ano. Cada projeto avaliado possui cinco indicadores que são analisados e comparados. Além disso, um projeto virtual é criado utilizando-se valores de referência para os cinco indicadores. Este projeto virtual serve de balizador para os demais, sendo possível saber o desnível dos projetos em relação ao esperado pela organização. O modelo PCA transforma os cinco indicadores em apenas um escore que serve para ordenar os projetos de software e em seguida é feito uma análise sobre os dados coletados, obtendo como resultado a extração de lições aprendidas e proposição de melhorias organizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Davenilcio Luiz de. "Avaliação da efetividade de cartas de controle multivariadas na detecção de suspeitas de fraude financeira." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2017. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6270.

Full text
Abstract:
Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2017-05-19T12:43:37Z No. of bitstreams: 1 Davenilcio Luiz de. Souza_.pdf: 539499 bytes, checksum: cf86851f0b7523f3b7d78589539fdbcb (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-19T12:43:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Davenilcio Luiz de. Souza_.pdf: 539499 bytes, checksum: cf86851f0b7523f3b7d78589539fdbcb (MD5) Previous issue date: 2017-03-13
Nenhuma
Os crimes de lavagem de dinheiro têm provocado grandes perdas aos países e a seus sistemas financeiros, o volume de dados em transações digitais representa dificuldade para a detecção deste tipo de ilícito. As auditorias em dados financeiros mostram-se limitadas na identificação de fraudes, pois em grande parte, ainda são realizadas com dados coletados por amostragem e incapazes de identificar as situações de delito em tempo real. Este trabalho, visando auxiliar no atendimento a esta lacuna, tem por objetivo propor um método estatístico de monitoramento por Cartas de Controle multivariadas, com base na Lei de Benford, para a detecção de suspeitas de fraude em lançamentos financeiros, entre eles os devidos à lavagem de dinheiro. Foi definido um modelo conceitual com distribuição de probabilidades representando dados oriundos de lançamentos financeiros, e adotada a suposição de que aderem a distribuição da Lei de Benford. Posteriormente foi considerada a distribuição empírica, estimada a partir dos próprios dados e dois procedimentos foram testados para verificar as suspeitas de fraude por lavagem de dinheiro utilizando a avaliação dos primeiros dígitos significativos: A Carta de Controle multivariada _2 e a Carta de Controle multivariada T2 de Hotelling. Foram simulados dados com auxílio do software R-Project até a ocorrência do 50.000o sinal. Foram avaliados casos simulados e reais, com o fim de exemplificar a operação do método. A partir da simulação, as duas Cartas de Controle testadas foram avaliadas quanto ao ARL, isto é, o número médio de observações até sinalizar que a série passou a operar em um estado fora de controle, o que significa a suspeita de lançamentos fraudulentos. Após aplicação do método de análise retrospectiva, com base nas proporções dos primeiros dígitos de Benford em lançamentos financeiros da campanha para Prefeito em 2016, não foram evidenciadas suspeitas de fraude nos dados obtidos junto ao sítio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em um conjunto de dados de uma instituição financeira, foram observados sinais de divergência entre as frequências dos primeiros dígitos nos lançamentos e nos valores esperados, porém os pontos além dos limites de controleidentificados encontram-se em um período próximo nas três análises realizadas, concentrando os dados de investigação para a auditoria financeira. A contribuição acadêmica deu-se pelo desenvolvimento de um modelo de aplicação de Cartas de Controle multivariadas e da Lei de Benford, com uma abordagem inovadora do controle estatístico de processos voltado à área financeira, utilizando recurso computacional acessível, de fácil processamento, confiável e preciso, que permite aprimoramento por novas abordagens acadêmicas. No que tange à contribuição à sociedade, se dá pelo uso do modelo por entidades que atuam com movimentações financeiras e pela comunidade, em dados de organizações civis e estatais divulgados nos canais de informação, de modo a proporcionar a prática cidadã pelo acesso à análise e a constatação da idoneidade dos fatos e dos dados.
Large losses are generated in the countryes financial systems, by money laundering. The volume of financial data is big issue to identify digital crime and money laundering. Audits in financial data have limitations in detecting fraud, in large part it is still performed in a traditional way, data are collected by sampling and often unable to identify a real-time crime situation. This research is aiming to serve in addressing this gap, to propose an monitoring statistical method, from multivariate control chart based on Benford’s law for detecting suspicious of fraud in financial data, including those due to money laundering. It was initially defined as a conceptual model in order to determine the type of probability distribution that represents data from financial launches. It was adopted an assumption that this type of data adheres to the Benford’s Law distribution. Subsequently, an empirical distribution was obtained, estimated from the own data. Two procedures were tested to verify a suspected money laundering fraud through the significant first-digit assessment: The Multivariate 2 Control Chart and the Multivariate Hotelling’s T2 Control Chart. Data were simulated using the R-Project software until the occurrence of the 50.000o signal. Finally, the simulation procedures were applied to real data in order to exemplify the method operationally. From the simulation, the two Control Charts tested were evaluated for ARL, that is, average number of observations until the signaling that the series started to operate in an out-of-control state, which it means suspicious of fraudulent launches. The application of the retrospective analysis method in the financial launchings of county’s campaign from 2016 Elections in five capitals of Brazil, based on the expected proportions from the first digit given by Benford’s Law, no suspicions fraud were evidenced in the data obtained from the site of Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considering the application in a set of data from a financial institution, signs of divergence between the frequencies of the first digits of the entries and the expected values were observed, but these points beyond the identified limits are close in all three analyzes. Indicating the period of the data which ones the audit will focus in a further investigation. Academic contribution is identified by developing a multivariate Control Chart together the Benford’s law in an application model with an innovative approach to the statistical process control aimed at the financial area,using accessible, easy to process, reliable and accurate computational resources that allow improvement through new academic approaches. As regard to the contribution to society, it is given the opportunity of applying the model by financial entities and the community in the data of civil and state organizations, disclosed in the information channels in order to provide access to analysis and verification of the suitability of facts and data by citizen practice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cruz, Raul Acedo Pinto Alves da. "Construção dos gráficos de Shewhart e avaliação de sua eficiência no controle de processos de envase /." Guaratinguetá, 2019. http://hdl.handle.net/11449/191674.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcela Aparecida Guerreiro Machado de Freitas
Banca: Paloma Maria Silva Rocha Rizol
Banca: Fabricio Maciel Gomes
Resumo: Os gráficos de Shewhart há muito auxiliam na manutenção da estabilidade de diversos processos de produção. Um dos processos que mais intensamente dependem de ajustes finos e monitoramento são os processos de envase pois são executados em alta velocidade e contém muitos pontos críticos de controle. Este trabalho contempla a implantação dos gráficos de controle de Shewhart no processo de envase do equipamento de envase de líquidos do DPD da FEG-UNESP e as dificuldades inerentes ao ajuste e operação do equipamento desde a sua instalação. Testes foram executados com o intuito de gerar uma base de dados para verificar se causas especiais estão interferindo no processo, utilizando histograma, diagrama de Ishikawa de causa e efeito e ferramentas de verificação de normalidade dos dados como o teste de Shapiro-Wilk. Foi também verificado o número médio de amostras até o alarme falso NMA0, e simulados resultados que alteram a média do processo para verificar a sua eficiência. Os resultados mostram que mesmo com a ação inicial de causas especiais sobre o processo, estas foram corrigidas, e após ajustes o equipamento encontra-se em controle estatístico
Abstract: Shewhart control charts assist, since long time ago, in the maintenance of stability in many production processes. One of the most intense processes that are dependent on fine adjustments and monitoring are the filling process due to its high speed and lots of critical control points. This work covers the implementation of Shewhart control charts on the equipment of liquid filling process of DPD of FEG-UNESP and the inherent difficulties of adjustment and operation of this equipment since its installation. Trials were performed with intention to generate a database to verify if special causes are interfering in the process, using histogram, Ishikawa diagram of cause and effect and tools for data normality verification as the Shapiro-Wilk test. The Average Run Length, ARL0, was verified and simulated results were used to check the eficiency. The results indicate that even with the initial action of special causes on the process, they were fixed, and after adjustments the equipment is under statistical control
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fonseca, Iann Gomes Rodrigues da. "Avaliação da acurácia posicional tridimensional utilizando feições lineares." Universidade Federal de Viçosa, 2018. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21079.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2018-08-09T17:01:46Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 4415454 bytes, checksum: f78afb734eccf146656a0f56c8c160fd (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-09T17:01:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 4415454 bytes, checksum: f78afb734eccf146656a0f56c8c160fd (MD5) Previous issue date: 2018-04-11
O presente trabalho tem como objetivo o estudo de metodologias para avaliação da acurácia posicional tridimensional (3D) utilizando feições lineares. É realizada uma revisão sobre controle de qualidade cartográfica e os elementos utilizados para descrever a qualidade de dados espaciais, com foco principal na acurácia posicional. Apresenta-se o método de avaliação da acurácia posicional 3D por feições pontuais desenvolvido por Santos (2015), e os métodos que utilizam feições lineares: distância de Hausdorff, influência do vértice, banda épsilon, buffer simples e buffer duplo. No buffer duplo, apresenta-se uma adaptação à equação para cálculo de discrepância 3D. A metodologia deste trabalho foi estabelecida em dois experimentos: o primeiro consistiu no emprego dos métodos que utilizam feições lineares a um conjunto de dados simulados, desenvolvido neste trabalho; o segundo experimento, utilizou-se de dados reais, em que através de feições morfológicas extraídas do MDS SRTM, classificou-se este produto pelos métodos de avaliação da acurácia posicional 3D que utilizam feições lineares. O método proposto por Santos (2015) foi utilizado para validação dos resultados no experimento com dados reais. Como resultado do primeiro experimento obteve-se discrepâncias 3D para as metodologias aplicadas a dados simulados, bem como um estudo comparativo entre estes métodos. Os resultados do segundo experimento mostram a classificação do MDS SRTM para a escala de 1:100.000 obtida por diferentes métodos que utilizam feições lineares e por feições pontuais. Para o caso das feições pontuais a classificação foi Classe C, segundo as tolerâncias definidas por Santos (2015) baseado no Decreto n° 89.817. Nos métodos que utilizam feições lineares, obteve-se classe A, segundo as tolerâncias propostas neste trabalho com base no Decreto n° 89.817. Diante dos resultados, percebe-se que os métodos de avalição da acurácia posicional 3D que utilizam feições lineares se mostram de grande contribuição para o controle de qualidade cartográfica, uma vez que podem complementar a avaliação por feições pontuais, ou serem uma alternativa em regiões de difícil identificação de pontos homólogos.
This paper aims the study of methodologies for the evaluation of 3D positional accuracy using linear features. A review is carried out on cartographic quality control and the elements used to describe the quality of spatial data, this one with a focus on positional accuracy. It’s presented the method of evaluation of 3D positional accuracy by point features, developed by Santos (2015), and the methods using linear features: Hausdorff Distance, Vertex Influence, Epsilon Band, Single Buffer and Double Buffer. In the Double Buffer, an adaptation to the equation for 3D discrepancy calculation is suggested. The methodology of this paper is separated into two experiments: the first one consisted in the use of methods that use linear features to a simulated data set, developed in this work; the second experiment used real data, in which the morphological features of the terrain were extracted to classify the MDS SRTM by 3D positional accuracy methods that use linear features. The method proposed by Santos (2015) was used to validate the results in the experiment with real data. As a result of the first experiment we obtained 3D discrepancies for the five methodologies applied, as well as a study of the efficiency of these methodologies. The results of the second experiment show the MDS SRTM classification for the 1:100,000 scale obtained by different methods using linear features and punctual features. By punctual features the classification was Class C, according to the tolerances defined by Santos (2015) based on Decree 89.817. In the methods that use linear features the result was Class A, according to the tolerances proposed in this work, based on Decree 89.817. According to the results, it can be seen that the methods of evaluating three-dimensional positional accuracy that use linear features have a great contribution to the cartographic quality control, since these can complement the evaluation by punctual features, or be an alternative in regions difficult to identify points.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andara, Flávio Roberto. "AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO DE ELETROGALVANIZAÇÃO POR MEIO DE MODELAGEM ESTATÍSTICA E CARTAS DE CONTROLE." Universidade Federal de Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8364.

Full text
Abstract:
Quality tools, more specifically control charts, are important statistical resources to know and to monitor production processes. Their goal is to find the common and notable causes of a process to, through monitoring, increase the stability and, from it, assess if the process is under control. The dynamics of today s industrial activities has raised new requirements for good monitoring, and in that sense, new control tools have been developed and these are able to understand the new causal relationships among variables. The research shows the use of three modeling methodologies to treat autocorrelated data enabling to monitor a productive electroplating process. Initially, it was carried out a descriptive analysis for the verification of normality and independence and, afterwards, ARIMA from Box and Jenkins models, ARMAX models of multiple linear regression, MRLM, for the subsequent construction of waste control charts. In addition to the provided academic knowledge, it presents more than one application of control charts to the industrial environment, and also collaborates with the company where the research was developed showing which of the methods is more effective in controlling the production. The best result obtained by monitoring these three statistical methodologies work when confronted with the conventional control method, i.e., without treating the autocorrelation, it was used ARIMA model and a subsequent application of waste control charts derived from this modeling. The decision of the most effective methodology for modeling electroplating was defined by the number of points found out of the conventional limits established. The one that better captured the fluctuations of the process was obtained with the residues of ARIMA.
As ferramentas da qualidade, mais especificamente as cartas de controle, são importantes recursos estatísticos para se conhecer e monitorar processos produtivos, sendo que seu objetivo é encontrar as causas comuns e assinaláveis de um processo para, com seu monitoramento, aumentar sua estabilidade e, a partir daí, considerar se o processo está sob controle. A dinâmica das atividades industriais hoje existentes fez surgir novas necessidades para um bom monitoramento, e, nesse sentido, novas ferramentas de controle foram desenvolvidas, capazes de entender as novas relações causais entre as variáveis. A pesquisa apresenta o uso de três metodologias de modelagem para tratar dados autocorrelacionados possibilitando o monitoramento de um processo produtivo de eletrogalvanização. Inicialmente foi realizada uma análise descritiva para a verificação de pressupostos de normalidade e independência e após foram ajustados os modelos ARIMA de Box e Jenkis, modelos ARMAX e modelos de regressão linear múltipla, MRLM, para posterior construção das cartas de controle dos resíduos. Além do conhecimento acadêmico proporcionado, apresenta mais de uma aplicação das cartas de controle ao ambiente industrial, e também colabora com a empresa onde a pesquisa foi desenvolvida mostrando qual das metodologias é mais efetiva no controle da produção. O melhor resultado de monitoramento obtido com o trabalho estatístico nessas três metodologias quando confrontado com o método de controle convencional, ou seja, sem tratar a autocorrelação foi utilizando a modelo ARIMA e posterior aplicação dos gráficos de controle de resíduos oriundos desta modelagem. A decisão da metodologia de modelagem mais eficaz para a eletrogalvanização foi definida pelo número de pontos encontrados fora dos limites convencionais estabelecidos. A que melhor captou as flutuações do processo foi a obtida com os resíduos do ARIMA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fontes, Nayanne Maria Garcia Rego. "Monitoramento e avaliação de desempenho de sistemas MPC utilizando métodos estatísticos multivariados." Universidade Federal de Sergipe, 2017. http://ri.ufs.br:8080/xmlui/handle/123456789/5037.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Monitoring of process control systems is extremely important for industries to ensure the quality of the product and the safety of the process. Predictive controllers, also known by MPC (Model Predictive Control), usually has a well performance initially. However, after a period, many factors contribute to the deterioration of its performance. This highlights the importance of monitoring the MPC control systems. In this work, tools based on multivariate statistical methods are discussed and applied to the problem of monitoring and Performance Assessment of predictive controllers. The methods presented here are: PCA (Principal Component Analysis) and ICA (Independent Component Analysis). Both are techniques that use data collected directly from the process. The first is widely used in Performance Assessment of predictive controllers. The second is a more recent technique that has arisen, mainly in order to be used in fault detection systems. The analyzes are made when applied in simulated processes characteristic of the petrochemical industry operating under MPC control.
O monitoramento de sistemas de controle de processos é extremamente importante no que diz respeito às indústrias, para garantir a qualidade do que é produzido e a segurança do processo. Os controladores preditivos, também conhecidos pela sigla em inglês MPC (Model Predictive Control), costumam ter um bom desempenho inicialmente. Entretanto, após um certo período, muitos fatores contribuem para a deterioração de seu desempenho. Isto evidencia a importância do monitoramento dos sistemas de controle MPC. Neste trabalho aborda-se ferramentas, baseada em métodos estatísticos multivariados, aplicados ao problema de monitoramento e avaliação de desempenho de controladores preditivos. Os métodos aqui apresentados são: o PCA (Análise por componentes principais) e o ICA (Análise por componentes independentes). Ambas são técnicas que utilizam dados coletados diretamente do processo. O primeiro é largamente utilizado na avaliação de desempenho de controladores preditivos. Já o segundo, é uma técnica mais recente que surgiu, principalmente, com o intuito de ser utilizado em sistemas de detecção de falhas. As análises são feitas quando aplicadas em processos simulados característicos da indústria petroquímica operando sob controle MPC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Conde, Rita Parisi. "Geoestatística aplicada a avaliação de reservas e controle de lavra na mina de Cana Brava (GO)." Universidade de São Paulo, 2000. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44133/tde-18112015-111929/.

Full text
Abstract:
A Mina de Cana Brava, localizada na porção centro-norte do Estado de Goiás, Brasil, é a única responsável pela produção de crisotila no país. Os dados de sondagem e dos polígonos de desmonte disponíveis para esta mina constituem um valioso banco de dados, os quais foram utilizados para aperfeiçoar o conhecimento sobre as características deste minério e de seu controle durante o beneficiamento. Técnicas geoestatísticas de estimativa e simulação estocástica foram aplicadas a este banco de dados. Os métodos de estimativa utilizados foram: cokrigagem ordinária e collocated; krigagem ordinária; e inverso da potência da distância. Os métodos de simulação considerados foram gaussiano seqüencial e bandas rotativas. Todos os resultados indicaram uma alta correlação entre os métodos de estimativa, devido a boa densidade de amostragem, bem como, o fato de todos os dados serem isotópicos, isto é, dados primários e secundários são amostrados nos mesmos locais. Além disso, testes com banco de dados heterotópicos simulados mostram resultados insatisfatórios à medida que dados primários e secundários coincidentes diminuem. Os dados obtidos nos amostradores (polígonos de desmonte) também mostram uma boa correlação com os blocos estimados. Isto confirma que os dados de sondagem estão corretamente amostrados e que os dados dos amostradores são adequados para o controle do minério. Infelizmente, não há uma solução geoestatística padrão, entretanto, para esta mina os métodos de estimativa, incluindo krigagem e cokrigagem, revelam-se superiores aos métodos de simulação. Os métodos de estimativa para avaliação de reservas com medidas de incerteza confiáveis apresentam melhores resultados que os de simulação estocástica, mesmo considerando a dispersão associada a média das realizações geradas na simulação estocástica. Finalmente, este trabalho reforça a importância do conhecimento da metodologia geoestatística para uma correta aplicação e, conseqüentemente, obtenção de resultados consistentes.
The Cana Brava Mine, located in the central-northern part of the State of Goiás, Brazil, is the only responsible for the Brazilian production of chrysotile. Exploration and development data available for this mine constitute a valuable database, which was used to improve the knowledge about technological characteristics of the ore and for ore control. Geostatistical techniques of estimation and stochastic simulation were applied for this database. Estimation methods have included ordinary and collocated cokriging, ordinary kriging and inverse of weighting distance. Stochastic simulation methods considered sequential gaussian and turning bands. All results indicated a high correlation between the estimation methods, because this mine presents a high sampling density and, moreover, the data are all isotopic, i.e., primary and secondary data are sampled at the same locations. Besides, tests with simulated heterotopic databases showed poorer results as long as the primary and secondary coincidental data decreased. Data coming from blasting polygons also showed a good correlation with estimated blocks. They confirm that the exploration data are correctly sampled and the blasting polygons are adequate for ore control. Unfortunately, there is no standard geostatistical solution, but these mine estimation methods, including kriging and cokriging revealed to be superior than stochastic simulation methods. Estimation methods for ore reserve evaluation with a reliable uncertainty measure provide better results than stochastic simulation, even considering the associated dispersion around the average realizations provided by stochastic simulation. Finally, this work reinforced the importance of knowing geostatistical methodology for a correct application and, therefore, for obtaining consistent results.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "AVALIAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO"

1

Rocha, Lincoln Magalhães da. Relatório de avaliação de programa: Programa Nacional de Controle da Malária. Brasília: Tribunal de Contas da União, Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brazil. Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos. Avaliação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Qualidade Ambiental, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Desmistificando o Controle Estatístico do Processo. Artliber, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Manual Prático de Avaliação e Controle de Calor: PPRA. 2nd ed. LTR, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

BEZERRA, O. B. QUALI-PRODUTIVIDADE EM EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS: sistema de controle de indicadores utilizando CEP (Controle Estatístico de Processos). EDITORA CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443653.0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves de Carvalho Sampaio, Helena, Cláudia Machado Coelho Souza de Vasconcelos, and Clarice Maria Araújo Chagas Vergara. Materiais educativos para prevenção e controle de doenças crônicas: uma avaliação à luz dos pressupostos do letramento em saúde. EDITORA CRV, 2017. http://dx.doi.org/10.24824/978854442071.3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gestão da Produção em Foco – Volume 35. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Manual de Biossegurança Laboratorial. Quarta Edição. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275724170.

Full text
Abstract:
Esta quarta edição do manual se baseia no esquema de avaliação de risco apresentado na terceira edição. Uma avaliação completa, baseada em evidências e transparente dos riscos permite que as medidas de segurança sejam equilibradas com o risco real de trabalhar com agentes biológicos, caso a caso. Isso permitirá que os países implementem políticas e práticas de biossegurança e biosseguridade laboratoriais economicamente viáveis e sustentáveis que sejam relevantes para suas circunstâncias e prioridades individuais.A necessidade de atualizar as diretrizes de biossegurança de laboratórios internacionais faz parte de uma iniciativa mais ampla para globalizar a biossegurança e enfatizar os princípios e as abordagens que são acessíveis a países que tenham ampla gama de recursos financeiros, técnicos e regulatórios. A OMS revisou o Regulamento Sanitário Internacional em 2005 “para ajudar a comunidade internacional a prevenir e a responder aos riscos agudos de saúde pública que tenham o potencial de cruzar fronteiras e ameaçar pessoas em todo o mundo”. Esses regulamentos exigem que todos os 196 estados-membros da OMS estejam bem preparados para surtos em potencial e novas doenças; isso inclui o diagnóstico precoce e a confirmação laboratorial para facilitar a prevenção e o controle de infecções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Roteiro para melhorar e garantir a boa ventilação de ambientes fechados no contexto da doença causada pelo novo coronavírus,COVID-19. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275723807.

Full text
Abstract:
O risco de contrair COVID-19 é maior em ambientes com aglomerações e com ventilação inadequada, onde pessoas infectadas passam longos períodos juntas e muito próximas. Estes são os ambientes onde o vírus parece se disseminar com maior eficiência, por gotículas respiratórias ou aerossóis, tornando as precauções, portanto, ainda mais importantes. A compreensão e controle da ventilação das edificações pode melhorar a qualidade do ar que respiramos e reduzir o risco de problemas de saúde em ambientes fechados, inclusive melhorando a prevenção contra o vírus que causa a propagação da COVID-19 nesses ambientes. Este roteiro foi desenvolvido após uma revisão abrangente da literatura disponível e de uma avaliação dos documentos de orientação disponíveis das principais e mais renomadas autoridades internacionais em ventilação de edificações. As evidências e orientações disponíveis foram consultadas, reunidas e avaliadas quanto a quaisquer discrepâncias por especialistas internacionais membros do Painel Consultivo de Especialistas no Controle de Engenharia e Meio Ambiente (ECAP) da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a COVID-19. O processo de desenvolvimento do roteiro incluiu duas sessões de consulta a especialistas por meio de reuniões virtuais e duas rodadas de apresentações por escrito, visando reunir contribuições técnicas e assegurar a construção de um consenso para a adaptação das recomendações. Esse processo considerou as metas de prevenção e controle de infecções (PCI), as implicações de recursos, valores e preferências, a ética e as lacunas de pesquisa no escopo do desenvolvimento do roteiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Peixe, Tiago Severo, Luciane Maria Ribeiro Neto, Sergio Graff, and Carlos Eduardo Matos dos Santos. Toxicologia: Tópicos aplicados. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-195-0.

Full text
Abstract:
O livro Toxicologia: Tópicos Aplicados é dedicado a múltiplos segmentos além do universo acadêmico, pois coloca o tema toxicologia em diferentes cenários práticos, no contexto dos profissionais que precisam do uso dessa ciência para executar suas atividades e principalmente para dar suporte e embasamento aos relatórios e laudos que envolvem medicamentos, drogas e produtos químicos presentes no dia a dia e seus riscos e perigos para a saúde humana e ambiental. Escrito por toxicologistas formados em diferentes áreas da toxicologia, desde professores acadêmicos, médicos, peritos, biológicos, biomédicos, farmacêuticos e químicos, o livro cobre aspectos básicos em seus primeiros capítulos, estendendo-se a questões importantes em áreas como reprodução, embriologia e teratogenese, desreguladores endócrinos, epigenética e imunologia. Além disso, os autores também abordam temas relevantes na área ambiental e de avaliação de risco, considerando também a toxicologia de alimentos e perspectivas no âmbito forense, em toxicologia analítica e no registro e regulação legislatória de produtos químicos e farmacêuticos de acordo com as agências de controle brasileiras. Com linguagem de fácil compreensão e aplicada, é de leitura indicada a qualquer profissional que precisa do uso de toxicologia em suas funções e também para estudantes de graduação que estão à procura de conceitos e exemplos de como a toxicologia é utilizada e considerada para a liberação de medicamentos e produtos químicos, em doping e drogas de abuso, em alimentos e também no ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "AVALIAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO"

1

Leite, Lorena Marcele de Faria, Euclides Antônio Pereira de Lima, Ana Cláudia Chesca, and Flávia Alice Borges Soares Ribeiro. "IMPLANTAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO NO PROCESSO DE CALEAÇÃO DA FABRICAÇÃO DE AÇÚCAR." In Impactos das Tecnologias na Engenharia Química 2, 26–30. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3641903044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bastiani, Miliano De, Carla Adriana Pizarro Schmidt, Gloria Patrícia López Sepulveda, and José Airton Azevedo dos Santos. "Controle estatístico e análise da capacidade do peso de frangos pré abate." In Tópicos em Ciências Agrárias - Volume 3. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-201-9.cap.15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Camila Aparecida Soares de, and Adriano Kulpa. "CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP): IMPLANTAÇÃO EM UMA REFUSORA DE ALUMÍNIO SECUNDÁRIO." In Engenharia de Produção: What's Your Plan? 4, 123–38. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.56219120410.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Soriano, Fabiano Rodrigues, Pedro Carlos Oprime, and Fabiane Leticia Lizarelli. "Descrição do Controle Estatístico de Processos (CEP) implantado nas indústrias de autopeças." In Gestão da Produção em Foco - Volume 42. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-13-3.cap.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pimentel, Uilla Fava, Gildeir Lima Rabello, and Willian Melo Poubel. "APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) COMO MÉTODO DE CONTROLE DA QUALIDADE PARA A SECAGEM DE CAFÉ." In Impactos das Tecnologias nas Engenharias 3, 48–54. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9301915035.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Zago, Vicenzo Augusto, Custodio da Cunha Alves, Elisa Henning, and Robert Wayne Samohyl. "A UTILIZAÇÃO DO GRÁFICO DE CONTROLE GWMA PARA MONITORAR A MÉDIA E VARIABILIDADE EM CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS." In Engenharia de Produção: produtividade e competitividade. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/201003023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fonseca, Bruna Grassetti, Ana Paula Silva Saldanha, Audrey Ranna Alves Martins, and Letícia Caldeira de Paula. "ESTUDO SOBRE O CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) EM UMA INDUSTRIA DE SUCOS." In Engenharia de Produção: Além dos Produtos e Sistemas Produtivos, 143–56. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.90821150314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Maria Rita Santos da, and Selma Suely Baçal de Oliveira. "AVALIAÇÃO DE SISTEMA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: REGULAÇÃO E CONTROLE." In Formação, Prática e Pesquisa em Educação, 109–17. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.89119030911.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Michael José Batista dos, Suzi Cardoso de Carvalho, and Irineu Antônio Schadach de Brum. "AVALIAÇÃO DE RISCOS E CONTROLE DE SEGURANÇA EM PEDREIRA." In A visão sistêmica e integrada das engenharias e sua integração com a sociedade, 155–73. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.04421250814.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

José Iago dos santos, Aragão, and Lima Anny Kelly Vasconcelos de Oliveira. "PALMA E CHIA UTILIZADOS COMO SUBSTITUTOS DE ESTABILIZANTES EM SORVETE DE UMBU." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 489–504. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.489-504.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um sorvete, a fim de avaliar a viabilidade do emprego da mucilagem de chia e palma em substituição ao estabilizante liga neutra. O processo de elaboração ocorreu em três etapas: desenvolvimento do produto, caracterização física e físico-química. Foi elaborado um delineamento estatístico (DCCR), onde foram desenvolvidas doze diferentes formulações. Após testes preliminares, foram selecionadas cinco formulações: F1 (30 g de chia); F2(30g de palma); F3 (42,6 g de chia + 17,4 de palma) e F4 (17,4g de Chia + 42,6g de palma) e F5 controle (15,2g de liga neutra), foram realizadas análises de acidez titulável; potencial hidrogeniônico (pH); sólidos solúveis; overrun e derretimento. As formulações quando comparadas com a controle apresentaram resultados satisfatórios, quanto a taxa de derretimento e overrun. Dessa maneira pôde-se afirmar que para o sorvete de umbu substituindo o estabilizante industrial pelo estabilizante natural de origem vegetal está dentro dos padrões estabelecidos na legislação vigente para overrun, sólidos solúveis e derretimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "AVALIAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO"

1

Barcellos, Monalessa Perini, and Ana Regina Cavalcanti da Rocha. "Avaliação de Bases de Medidas considerando sua Aplicabilidade ao Controle Estatístico de Processos de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2008. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2008.15536.

Full text
Abstract:
As exigências cada vez maiores do mercado de software levam as empresas a necessitarem de processos de software maduros, capazes de atender às demandas de qualidade e produtividade. A aplicação do controle estatístico na análise de desempenho de processos utiliza dados coletados ao longo dos projetos para analisar o comportamento dos processos da organização, identificando as ações necessárias para a estabilização e melhoria desses processos. Um elemento essencial para a aplicação do controle estatístico de processos é a adequação das medidas utilizadas. Este artigo apresenta um instrumento para avaliação de bases de medidas considerando sua aplicabilidade ao controle estatístico de processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barcellos, Monalessa Perini, Ana Regina C. da Rocha, and Ricardo de A. Falbo. "IABM: Instrumento para Avaliação de Bases de Medidas para Controle Estatístico de Processos de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2010. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2010.15425.

Full text
Abstract:
As organizações de software têm mostrado um crescente interesse por programas de melhoria de processos. Na alta maturidade, a melhoria de processos de software envolve a implementação do controle estatístico de processos, que requer que tenham sido definidas medidas e coletados dados úteis a esse contexto. No entanto, essa tem sido uma das principais dificuldades apontadas pela literatura para a realização bem sucedida do controle estatístico de processos. Considerando essa questão, este artigo apresenta um instrumento para avaliação de bases de medidas com o objetivo de auxiliar as organizações de software na preparação e implementação do controle estatístico de processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barcellos, Monalessa Perini, Ana Regina Rocha, and Ricardo de Almeida Falbo. "Uma Estratégia para Medição de Software e Avaliação de Bases de Medidas para Controle Estatístico de Processos de Software em Organizações de Alta Maturidade." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2010. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2010.15450.

Full text
Abstract:
As organizações de software têm aumentado seu interesse em melhoria de processos de software. Nos níveis mais elevados de maturidade, a melhoria de processos envolve a implementação do controle estatístico de processos, que requer medidas e dados adequados a esse contexto. Entretanto, a inadequação das medidas e dados coletados tem sido destacada na literatura como um dos principais obstáculos para a implementação bem sucedida do controle estatístico. Este artigo apresenta uma estratégia, proposta em uma tese de doutorado, para auxiliar as organizações de software na obtenção e manutenção de bases de medidas adequadas ao controle estatístico de processos, bem como na realização de medições apropriadas a esse contexto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pasolini, Mônica, and João Vinícius Hunoff Marchett. "Avaliação do processo de pintura eletrostática utilizando ferramentas do controle estatístico de processo." In Anais do V SIGEPRO - Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/122138.5-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

BUENO, CARLOS RENATO, DÉBORA BIANCO, ÉRICA GONÇALVES REZENDE, LETICIA DA SILVA INÁCIO, and PEDRO OPRIME. "Avaliação dos custos de implantação do Controle Estatístico de Processo na linha de usinagem de madeira." In ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2018_tn_wpg_259_487_36489.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Simões, Carlos, Mariano Montoni, Jaqueline Silva, Thiago Anginho, and Vanessa Barbosa. "Aplicando Controle Estatístico de Processo em Projetos Evolutivos de Pequeno Tamanho: Resultados e Lições Aprendidas na Implementação do Nível 5 do CMMI-DEV na Synapsis." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2013.15291.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar o caminho adotado pela Synapsis para implementar as áreas de processo do nível 5 do CMMI-DEV em projetos evolutivos de pequeno tamanho. Também serão discutidos os resultados alcançados com a adoção de controle estatístico de processo em mais de 20 projetos, além das lições aprendidas na condução com sucesso de uma avaliação SCAMPI A do nível 5 do CMMI-DEV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maretto, Ciro Xavier, and Monalessa Perini Barcellos. "Uma Arquitetura de Referência para Medição de Software." In XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2014.15264.

Full text
Abstract:
Medição de software é prática fundamental para o gerenciamento de projetos e melhoria de processos de software. Em modelos que tratam a melhoria de processos em níveis, tais como o MR MPS-SW e o CMMI, a medição começa nos níveis iniciais e evolui na medida em que a maturidade aumenta. Nos níveis mais altos, a medição inclui controle estatístico de processos. Para realizar medição efetivamente, uma infraestrutura computacional é necessária. Este artigo apresenta uma arquitetura de referência para medição de software desenvolvida com base em uma ontologia de referência. Como prova de conceito, a proposta foi usada para desenvolver uma arquitetura específica e uma ferramenta. A avaliação preliminar da proposta foi feita em um estudo experimental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guimarães, Daiane Costa, and Suzana Leitão Russo. "AVALIANDO O CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE DO FLUXO AÉREO DO AEROPORTO SANTA MARIA ARACAJU-SE." In XVIII Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/marine-spolm2015-140257.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Justino, Maria Clara Lino, Ana Beatriz Marinho Moura Lima, Graciele Nóbrega Nascimento, Fernando José de Lima Ramos-Júnior, and Deysiane Oliveira Brandão. "AVALIAÇÃO LABORATORIAL DOS NÍVEIS DE GLICEMIA EM JEJUM EM PACIENTES COM GLICOSÚRIA." In I Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/666.

Full text
Abstract:
Introdução: Considerando a importância da avaliação da glicosúria e da glicemia na colaboração ao diagnóstico e encadeamento de diferentes doenças, torna-se pertinente analisar a concordância entre a presença de glicosúria e os níveis de glicemia, a fim de verificar a proporção de alterações simultâneas dos resultados laboratoriais e proporcionar maior tranquilidade no controle de situações de aparente desacordo entre a glicosúria e a glicemia Objetivo: Avaliar a concordância entre a glicemia de jejum e a glicosúria em pacientes atendidos em um laboratório da Paraíba na cidade de Campina Grande. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, retrospectivo, documental, exploratório, realizado em um laboratório de análises clínicas referência no atendimento a diabéticos na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para a pesquisa, foi utilizado o sistema de dados do próprio laboratório, sem possibilidade de identificação individual, onde foram extraídas informações relacionadas a presença e alterações da glicosúria, hiperglicemia e dosagens elevadas de glicosúria e hiperglicemia nos mesmos laudos durante o períodos de Janeiro a Dezembro de 2020. Para o tratamento estatístico, foi utilizado o programa Microsoft Office Excel 2016. Resultados: A amostra foi composta por 642 laudos. Dentre os casos, 217 (33,80%) não apresentaram alteração de glicemia e glicosúria, estando dentro dos valores de referência considerados normais, 272 (42,36%) apresentaram glicosúria alterada e 340 (52,95%) apresentaram hiperglicemia. Ao verificar a concordância entre a glicemia e a glicosúria, 185 (29%) laudos apresentaram glicemia normal e glicosúria positiva. Considerando apenas os pacientes com hiperglicemia, 66%não apresentaram glicosúria e obtiveram média de glicemia de 118mg/dL (±34). Dentre os 272 laudos com alteração na glicosúria, 93 (34,20%) apresentaram glicemia menor do que 160 mg/dL, obtendo média de glicemia de 125mg/dL. Conclusão: A glicosúria se fez mais presente em pacientes cujos níveis de glicemia de jejum estavam aumentados, pois mesmo não havendo uma correlação linear entre os níveis da glicemia e glicosúria, quando a concentração de glicose ultrapassa o valor de 160mg/dL, a capacidade de reabsorção renal é excedida e a glicose acaba por ser excretada na urina. Todavia, outras condições podem determinar glicosúria como dietas ricas em glicose antes da coleta de urina e uso de glicose parenteral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Kárita Cristine Rodrigues dos, Kamila Lourrane Carvalho De Alencar Rocha, Maraiza Castro Bezerra, Vanice Conceição Do Nascimento, and Fabyano Alvares Cardoso Lopes. "EFEITO INIBITÓRIO SOBRE O CRESCIMENTO DO FITOPATÓGENO FUSARIUM SOLANI POR MEIO DE METABÓLITOS VOLÁTEIS DE ISOLADOS DO GÊNERO TRICHODERMA SPP." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1358.

Full text
Abstract:
Introdução: O cenário brasileiro se destaca pela liderança no setor do agronegócio, o qual vem impactando na crescente utilização de insumos importados, como agroquímicos sintéticos. Visto que, o fungo Fusarium solani é capaz de infectar diversas culturas de grande interesse econômico como por exemplo: soja, milho, feijão e trigo, em diferentes estágios de desenvolvimento, sendo que a complexidade do solo e a variabilidade genética existentes no F. solani tornam as doenças causadas por ele de difícil controle, surgiu-se a necessidade de cultivos de maior qualidade e baixa nocividade, tanto a saúde humana, como ao meio ambiente, gerando assim uma procura por novos agentes de controle biológico, como fungos do gênero Trichoderma, que veio a contribuir diretamente na construção desse cenário mais sustentável e produtivo. Objetivos: Avaliar a eficiência de isolados do gênero Trichoderma, contra o fitopatógeno F. solani, utilizando-se do teste de avaliação de efeito dos metabólitos voláteis. Material e Métodos: Foi realizado o teste de avaliação de efeito de metabólitos voláteis, que consistiu em posicionar fundos de placas de petri umas sobre as outras, após ter vertido em cada uma delas, em meio de cultura Batata Dextrose Ágar (BDA). Foram posicionados os discos de 3 mm dos isolados de Trichoderma, na parte inferior das placas e na parte superior discos de 3 mm do patógeno F. solani, mantidos a 25ºC, por 7 dias, utilizando-se do controle como referência para o crescimento. O teste foi submetido à análise de variância e de médias, comparadas pelo teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade, empregando-se ao software estatístico Sisvar®. Resultados: Após o período de 7 dias do início do teste, foi possível notar que os isolados de Trichoderma, foram capazes de produzir metabólitos voláteis suficientes, inibindo assim o crescimento do fitopatógeno. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que, os isolados do fungo Trichoderma, possuem potencial para atuar na inibição do crescimento do fitopatógeno F. solani, visto que, além de ser sustentável e de grande interesse ao mercado de biocontrole, contribui também com o crescimento e maior produtividade no cultivo ao qual foi aplicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography