To see the other types of publications on this topic, follow the link: AVALIAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO.

Journal articles on the topic 'AVALIAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'AVALIAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Quinino, Roberto da Costa, and Pedro Rodrigues Bueno Neto. "Avaliação bayesiana de inspetores no controle estatístico de atributos." Gestão & Produção 4, no. 3 (December 1997): 296–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1997000300004.

Full text
Abstract:
Nos testes para atributos é importante avaliar a eficiência dos inspetores que julgam a qualidade do produto. Este trabalho apresenta um método bayesiano para avaliação de inspetores em testes de conformidade e não-conformidade. Avaliações em que não se encontram disponíveis a real classificação dos produtos também são discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gautério, Ezequiel Gibbon, and Viviane Leite Dias de Mattos. "Utilização de controle estatístico de processo na avaliação do desempenho acadêmico." Revista Produção Online 14, no. 2 (May 15, 2014): 744. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1592.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dos Santos, Esthefania Cimadon, Marcelo Alves Barbosa, Tereza Aparecida Delle Vedove Semenoff, Jefferson Freitas Santos, Antonio Marcos da Silva Nobreza, and Aurélio Rosa Da Silva Júnior. "AVALIAÇÃO DA PERDA ÓSSEA RADIOGRÁFICA EM ADOLESCENTES COM LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA." Journal of Dentistry & Public Health 9, no. 1 (June 25, 2018): 27–32. http://dx.doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v9i1.1693.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a perda óssea radiográfica em pacientes portadores de Leucemia Mieloide Crônica. Materiais e métodos: As radiografias panorâmicas foram coletadas no banco de dados de um Centro especializado em pacientes especiais. Assim, foram selecionados 290 pacientes. Destes, apenas 31 tinham radiografia panorâmica adequada. O restante tinham radiografias insatisfatórias ou ausência de radiografia. Para o grupo controle (GC), imagens radiográficas foram coletadas e pareadas a pacientes do mesmo sexo, idade e sem patologias sistêmicas. As radiografias foram analisadas em uma câmara escura usando um negatoscópio, uma lupa, e uma régua de plástico. O avaliador estava calibrado (κaapa = 0,87). Os dados foram separados em dois grupos: pacientes com Leucemia Mieloide Crônica e pacientes Controle. Foi considerado como caso de perda óssea aquele que apresentasse uma distância entre a junção amelo-cementária até a crista óssea nas proximais de um primeiro molar inferior >4mm. O teste estatístico selecionado foi o Qui Quadrado, com o nível de significância estatística de 5%. Resultados: Os resultados do trabalho demonstram que as mensurações <4mm foram a maioria, sendo 28 (90,3%) dos sítios no Grupo Controle e 25 (80,7%) dos sítios no Grupo Leucemia(p>0,05). Para as mensurações >4mm houve 3 (9,7%) dos sítios no Grupo Controle e 6 (19,3%) no Grupo Leucemia – p<0,05. A idade dos pacientes não demonstram diferenças estatísticas entre os grupos p>0,05. Conclusão: A Leucemia Mieloide Crônica não demonstrou influenciar a ocorrência de uma maior perda óssea em radiografias panorâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana, Nathaly Silva de, Arthur Arcelino de Brito, Rafael De Azevedo Palhares, Alessandro Jackson Teixeira de Lima, and Mariana Simião Brasil de Oliveira. "CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE: UMA APLICAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 7, no. 12 (December 17, 2019): 47. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v7i12.70312.

Full text
Abstract:
A exigência por produtos e serviços de qualidade vem crescendo a cada dia, e as empresas devem se adequar para conquistar os clientes e melhorar seu desempenho no que diz respeito à qualidade e à produtividade. Na busca por maior qualidade na produção de produtos e serviços, o controle estatístico do processo (CEP) apresenta benefícios na sua utilização, possibilitando avaliação eficiente emonitoramento do processo. O presente artigo apresenta uma análise da condição do atual estado do processo confecção de roupas femininas que segue a filosofia slow fashion, através da utilização dos conceitos e ferramentas do controle estatístico do processo, especificamente os gráficos de controle. A partir da confecção dos gráficos de controle do tipo p foi possível identificar que o processo produtivo se encontra fora de controle estatístico. Logo, a empresa parece não ter implementado a filosofia slow fashion de modo satisfatório, pois os gráficos de controle apontam para um processo instável, e que, desse modo, a qualidade não pode ser garantida ou assegurada em todas as etapas da produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sanomia, Ulisses Eiti, Jorge Wilson Cortez, Maiara Pusch, Munir Mauad, and Salvio Napoleão Soares Arcoverde. "Qualidade do porte e corte mecanizado da cultura de cana-de-açúcar." Agrarian 11, no. 40 (May 28, 2018): 168–73. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v11i40.6812.

Full text
Abstract:
A colheita mecanizada de cana-de-açúcar crua influência os componentes de produção, a qualidade da matéria-prima industrializável e a longevidade do canavial. Considerando o ciclo da cana como semi-perene, o que implica em renovação no mínimo a cada cinco ou seis anos, é necessário avaliar os danos causados à soqueira em colheita mecanizada. Portanto, o objetivou-se avaliar a qualidade do corte mecanizado de cana-de-açúcar crua em área comercial, por meio do controle estatístico de qualidade (CEQ) na região de Vicentina-Ms, analisando indicadores de danos à soqueira e o porte do canavial. O experimento foi coletando-se 24 pontos na área para avaliação do porte do canavial e 29 pontos para a avaliação de dados na soqueira. Antes da entrada da colhedora na área foi avaliado o porte do canavial, com o uso de um triângulo com marcações da posição do colmo (ereto, acamado ou deitado), e posteriormente a qualidade do corte basal por meio de imagens obtidas de cada soqueira, identificando em sem danos, danos periféricos, rachaduras e fragmentados. Os dados foram avaliados pela estatística descritiva e por meio das cartas de controle individual, o controle estatístico de qualidade. O mecanismo de corte da colhedora em canavial de porte ereto afeta principalmente os indicadores de danos às soqueiras porcentagem de danos periféricos e rachaduras. O processo de corte basal demonstra instabilidade para os indicadores porcentagem de rachaduras e fragmentado. Há necessidade de monitoramento a longo prazo para apontar possíveis causas de variabilidade, com o intuito de auxiliar no gerenciamento e controle da operação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lemes, Luíla Macêdo, Ariel Muncio Compagnon, Walter José Pereira Filho, Felipe José Barbosa Franco, Karoline Raíssa de Souza Freitas, and Pedro Henrique Martins Cintra. "Avaliação da qualidade do plantio semimecanizado de cana-de-açúcar com controle estatístico de processo." Research, Society and Development 10, no. 5 (April 29, 2021): e10710513962. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.13962.

Full text
Abstract:
As operações de plantio de cana-de-açúcar são as que demandam maiores cuidados, pois os erros cometidos nesse momento causam prejuízos por todos os ciclos da lavoura. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade do plantio semimecanizado de cana-de-açúcar por meio da sulcação realizada por 2 tratores e 2 variedades de cana-de-açúcar, utilizando o Controle Estatístico de Processo (CEP). O estudo foi desenvolvido na área experimental em parceria do IF Goiano - Campus Ceres com a Usina CRV. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 4 tratamentos, compostos por 2 variedades de cana-de-açúcar e 2 tratores com implemento sulcador de duas linhas equipados com piloto automático, sendo 15 repetições por tratamento. As variáveis analisadas foram: profundidade e largura de sulco, paralelismo entre sulcos, altura de cobrição, número e comprimento dos rebolos, gemas totais, viáveis e inviáveis, número de perfilhos, falhas de brotação, altura de plantas e o diâmetro do colmo. Os resultados foram submetidos à análise estatística descritiva e à análise de variância pelo controle estatístico de processo. Para as variáveis relacionadas a sulcação, o trator frota 42 obteve melhores resultados. Quanto às variedades, a SP80-1816 se sobressaiu, juntamente com o trator frota 41 sulco esquerdo para as variáveis voltadas a distribuição, cobrição e índices agronômicos. A variabilidade das variáveis foi alta, sendo recomendado que a usina tenha melhor controle para que o plantio tenha melhor qualidade final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Paulo Magalhães, Miguel Sabino Neto, Daniela Francescato Veiga, Luis Eduardo Felipe Abla, Carlos Delano Araújo Mundim, Yara Juliano, and Lydia Masako Ferreira. "Dores na coluna: avaliação em pacientes com hipertrofia mamária." Acta Ortopédica Brasileira 15, no. 4 (2007): 227–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522007000400011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a influência da hipertrofia mamária sobre as dores na coluna e o quanto poderão comprometer as atividades habituais das pacientes. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal analítico em pacientes dos ambulatórios de Ortopedia e Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Samuel Libânio, Pouso Alegre - MG. Foram examinadas 100 mulheres, 50 com hipertrofia mamária (grupo estudo) e 50 com mamas normais (grupo controle). O tamanho das mamas foi classificado conforme critérios de Sacchini.. A Escala Numeral Analógica (NRS) e o questionário de Roland-Morris foram utilizados para avaliar a intensidade das dores na coluna e as limitações resultantes destes sintomas. Realizado teste estatístico comparando os grupos em relação as variáveis analisadas. RESULTADOS: A média da idade das pacientes do grupo estudo e controle foram de 32,2 anos e de 32,7 anos respectivamente, e o IMC foi maior no grupo estudo. Os escores do NRS e do Roland-Morris foram maiores no grupo de estudo em relação ao grupo controle com significância estatística. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos mostraram que as dores nas costas são mais intensas e determinaram maior limitação das atividades habituais em pacientes portadoras de hipertrofia mamária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ensslin, Leonardo, Ademar Dutra, Vinícius Dezem, and Karine Somensi. "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS: SELEÇÃO DE REFERENCIAL TEÓRICO INTERNACIONAL E ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA." Revista Alcance 24, no. 3(Jul/Set) (November 17, 2017): 396. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v24n3(jul/set).p396-412.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivo identificar o que a literatura científica internacional aborda sobre o tema Avaliação de Desempenho na Gestão do Controle Estatístico de Processos (CEP), possibilitando, assim, a identificação de oportunidades de aperfeiçoamento. A pesquisa exploratória utilizou como instrumento de intervenção o ProKnow-C para a seleção do portfólio bibliográfico-PB e a análise das características deste fragmento da literatura. Os autores de destaque identificados foram Wen Lea Pearn, Shu-Ming Chung, com 5, 4, e 3 publicações respectivamente no PB. Foi possível também identificar os periódicos Quality and Reliability Engineering International e o Expert Systems With Applications como os dois com maior número de publicações. Já em relação às palavras-chaves presentes nos artigos do portfólio, as que se destacaram foram Process Capability Indices, Control Carts e Process Capability index. Os periódicos que apresentaram maior fator de impacto foram: European Jounal of Operational Research e Expert Systems with Applications. Constatou-se nos trabalhos a utilização de Sistemas de Mensuração de Desempenho nas atividades do controle estatístico de processos. Os resultados indicam ainda a utilização de indicadores, oriundos de modelos realistas de Avaliação de Desempenho, centrados na qualidade estatística sem ter em conta as necessidades, os valores e as preferências dos gestores dos contextos avaliados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Zerbato, Cristiano, Fábio Alexandre Cavichioli, Marcelo Boamorte Raveli, Matheus Marrafon, and Rouverson Pereira Da Silva. "CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO APLICADO À COLHEITA MECANIZADA DE MILHO." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 21, no. 3 (June 25, 2013): 261–70. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v21i3.401.

Full text
Abstract:
Evitar as perdas decorridas na colheita mecanizada na cultura de milho é um fator de extrema importância para a produtividade de uma área agrícola, sendo a plataforma de corte da colhedora o local onde ocorrem os maiores índices de perdas. Objetivou-se neste trabalho avaliar as perdas quantitativas na colheita mecanizada de milho utilizando duas plataformas de corte em dois híbridos de milho, utilizando ferramentas de qualidade do processo. Os tratamentos constituíram-se de duas plataformas de corte (A e B) e duas cultivares de milho (1 e 2). Foram avaliadas as perdas nas plataformas de corte e as perdas totais. Utilizaram-se a estatística descritiva, a análise de variância e as cartas de controle para avaliação da qualidade do processo. Observou-se que no milho 1, a plataforma A obteve o maior valor médio de perdas na plataforma e mostrou instabilidade do processo, porém para perdas totais a plataforma B foi a que se mostrou fora de controle, entretanto sua média não diferiu da outra. Para o milho 2, tanto as perdas na plataforma quanto as totais foram menores na plataforma B, a qual mostrou instabilidade do processo para perdas totais, todavia com menor variação indicada pelos limites de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Jesus, Matheus André, Rafael Marani Barbosa, and Roberval Daiton Vieira. "Controle estatístico de processo aplicado ao processamento de sementes de amendoim." South American Sciences ISSN 2675-7222 1, no. 2 (October 14, 2020): e2056. http://dx.doi.org/10.17648/sas.v1i2.56.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das etapas do processo de produção sobre a qualidade fisiológica de sementes de amendoim por meio do Controle Estatístico de Processo. As amostragens foram realizadas durante as etapas de arranquio das plantas, recolhimento, transporte, secagem, armazenamento (dois, quatro e seis meses), além das seguintes etapas de beneficiamento: trilha mecânica, classificação por tamanho, separação por densidade e coloração, e tratamento químico. Para a avaliação da qualidade realizaram-se procedimentos de rotina dos laboratórios de controle de qualidade de produtoras de sementes: teor de água, germinação, primeira contagem, emergência de plântulas, condutividade elétrica, envelhecimento acelerado e tetrazólio. Após o arranquio, e nas fases de cura e armazenamento, houve redução na qualidade das sementes, porém, com o início do beneficiamento e nas etapas seguintes houve uma melhora nos atributos gerais do lote, devido a padronização das sementes, elevando o seu desempenho. No envelhecimento acelerado, houve queda de vigor ao longo do processamento, devido a deterioração natural das sementes desde a fase de maturidade fisiológica. Dessa forma, o Controle Estatístico de Processo se mostra eficaz no monitoramento do beneficiamento de sementes de amendoim, possibilitando a identificação de variações e tomada de decisão durante o processamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Salvi, José V., Marcos A. Matos, and Marcos Milan. "Avaliação do desempenho de dispositivo de corte de base de colhedora de cana-de-açúcar." Engenharia Agrícola 27, no. 1 (April 2007): 201–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162007000100014.

Full text
Abstract:
A utilização da colheita mecanizada na cana-de-açúcar faz surgir preocupações quanto à qualidade do corte e à perda de matéria-prima; para minimizar esses problemas, os fabricantes de colhedoras têm desenvolvido dispositivos para auxiliar o operador no controle da altura de corte. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho qualitativo de um dispositivo semi-automático de controle de altura de corte basal, instalado em uma colhedora de cana picada. Analisou-se em duas situações, com e sem o uso do dispositivo, a variabilidade da altura de corte, tocos arrancados e impureza mineral, por meio de estatística descritiva. Para as condições analisadas, o corte de base não está sob controle estatístico, não sendo possível manter a altura de corte determinada pela usina. O uso do dispositivo pode ser útil para a manutenção de altura de corte menor, mas é influenciado pelo estado do canavial e não mostrou vantagens quanto à impureza mineral; no entanto, apresentou menor freqüência de tocos arrancados. Existem diferenças na altura do toco e na impureza mineral quando se considera o período de trabalho (manhã/tarde).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ferreira, Nádia de Fátima Ribeiro, Lucrécia Helena Loureiro, Ilda Cecília Moreira da Silva, Annibal José Rodriguez Scavarda, and Maria da Conceição Vinciprova Fonseca. "Controle da tuberculose: avaliação de aplicativo para atenção primária." Research, Society and Development 9, no. 8 (August 2, 2020): e946986747. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6747.

Full text
Abstract:
Objetivos: Apresentar uma ferramenta desenvolvida para busca ativa de casos suspeitos de tuberculose; descrever as etapas de sua construção; avaliar a aplicabilidade e funcionalidade do instrumento. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva com abordagem qualitativa, realizada no período de maio de 2018 a maio de 2020, cuja coleta de dados deu-se por meio de questionário com perguntas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram 25 estudantes de um curso técnico de enfermagem. Resultados: Aplicou-se controle estatístico de processo para análise do questionário. Verificou-se a evolução da média dos alunos, que passou de 5,0 para 8,2 pontos. Como os limites de controle estão bem distantes da média, pode-se afirmar que existe uma dispersão entre o conhecimento dos estudantes, sendo este um fator que persistiu após o treinamento: desvio padrão antes 1,6 e desvio padrão depois 1,3. Foi apurado que 96% (22) dos estudantes não tiveram problema algum na instalação do aplicativo. Apenas 4% (um) marcaram “sim” para essa questão. Todos os estudantes participantes, 100%, consideraram o aplicativo de fácil entendimento e admitiram que não houve nenhuma dificuldade para inserir as informações no TB – Busca Ativa. Conclusão: Acredita-se que o aplicativo intitulado TB – Busca Ativa possa auxiliar nas ações de prevenção e captação de novos casos de tuberculose dentro do território. Espera-se, também, a incorporação dessa nova tecnologia para o Agente Comunitário de Saúde. É preciso mudar, inovar e avançar nas questões referentes à prevenção da tuberculose para que se possa proporcionar mudanças em relação ao cenário nacional de forma sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho, Magda Aline Bauer, Leris Salete Bonfanti Häeffner, Ângela Regina Maciel Weinmann, and Márcia Keske-Soares. "Os efeitos da estimulação sensório motora oral na sucção nutritiva na mamadeira de recém-nascidos pré-termo." Revista CEFAC 12, no. 2 (December 18, 2009): 272–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462009005000064.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: verificar o desempenho da sucção nutritiva, na mamadeira, em recém-nascidos pré-termo submetidos à estimulação sensório-motora-oral. MÉTODOS: pesquisa do tipo ensaio clínico controlado de intervenção. 20 recém-nascidos pré-termo foram distribuídos em grupo estimulado e grupo controle. Estes grupos foram submetidos à avaliação fonoaudiológica em dois diferentes momentos: na liberação da alimentação por via oral; e quando atingiam alimentação plena por via oral num período de 24 horas. As avaliações foram filmadas, e os resultados foram analisados pela pesquisadora. Para análise dos dados utilizou-se o Teste exato de Fishe r e o Teste "T" de Studen t do software estatístico STATA 10.0. Considerou-se p < 0,05. RESULTADOS: recém-nascidos do grupo estimulado, na segunda avaliação, apresentaram resultados com diferença estatística significante quanto a força de sucção forte (p=0,003), presença dos três reflexos adaptativos (p=0,001), coordenação da sucção/deglutição/respiração (p=0,003), no tempo total de sucções (p=0,01) e na frequência de sucção (p<0,01). O número total de sucções apresentou diferença estatística significante (p<0,05) entre as avaliações do grupo controle. Quanto ao ritmo e a relação entre o volume de leite prescrito e ingerido não apresentou resultados com diferença estatística significante. CONCLUSÃO: a estimulação sensório-motora oral parece favorecer o desempenho nas funções de sucção nutritiva de recém-nascidos pré-termo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Justi, André Luiz, and Paula Mayumi Saizaki. "DESEMPENHO DA IRRIGAÇÃO E FERTIRRIGAÇÃO AVALIADAS POR CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE - DOI: 10.13083/1414-3984/reveng.v23n6p541-551." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 23, no. 6 (March 17, 2016): 541–51. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v23i6.558.

Full text
Abstract:
A avaliação de um sistema de irrigação pode ser feita com uso da uniformidade de distribuição de água, sendo o Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC) o mais utilizado, pois além de ser uma fonte de avaliação de seu bom funcionamento, também é uma forma de verificar sua viabilidade de implantação e operação. Com este trabalho objetivou-se utilizar o Controle Estatístico de Qualidade (CEP), por meio do índice de capacidade do processo, para avaliar a uniformidade de distribuição de água de um sistema de irrigação por aspersão convencional operando com água e realizando a fertirrigação. Os ensaios foram conduzidos no Núcleo Experimental de Engenharia Agrícola – NEEA – pertencente a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Cascavel – Paraná, com o uso de 2 aspersores modelo Super10, marca NAANDAN, espaçados 9 m entre si e 18 coletores com espaçamento de 3 m. Os fatores climáticos foram monitorados e coletados em intervalos de 10 min por uma estação climatológica sem fio, marca La Crosse ao longo de 25 ensaios de 1 h para irrigação e fertirrigação. Para os ensaios de irrigação, foi encontrado um CUC médio de 79,72% sendo que o valor médio de velocidade do vento foi de 1,85 m s-1 e com fertirrigação o CUC encontrado foi de 77,14% com velocidade média do vento de 1,50 m s-1. Foram calculados os limites inferior e superior de controle para elaboração do gráfico de controle de qualidade bem como o índice de capacidade do processo para os coeficientes de uniformidade.Os resultados obtidos permitiram concluir que o controle estatístico de qualidade é uma ferramenta de grande auxílio para classificarsistemas de irrigação na busca da otimização do uso da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pinto Junior, Airton Rodrigues, Paulo Roberto Valle da Silva Pereira, and Agenor Maccari Junior. "Avaliação da eficácia de diflubenzuron no controle de moscas (Musca domestica LINNAEUS) (DÍPTERA: MUSCIDAE) em aviários de postura." Revista Acadêmica: Ciência Animal 1, no. 2 (April 15, 2003): 55. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v1i2.14916.

Full text
Abstract:
Realizou-se um experimento em granja comercial de poedeiras, no Município de Araucária, PR, com o objetivo de estudar o efeito de inseticidas no controle de Musca domestica L. (Diptera: Muscidae), que se desenvolvem no esterco, produzido pelas aves. O delineamento estatístico utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições, em parcelas de 2 m2 de esterco. A aplicação dos inseticidas foi realizada semanalmente no primeiro mês, e a cada quinze dias no mês seguinte, com um pulverizador de pressão controlada. Nas aplicações, utilizaram-se os inseticidas benzoilfeniluréia (diflubenzuron; Diflularv 25PM®), nas doses de 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 g de p.c./m2, a trizina (cyromazina; Neporex®), na dose de 1,0g de p.c./m2. Parcela sem aplicação de inseticidas foi usada como controle. Após as aplicações, foram coletadas amostras de aproximadamente 100 g de esterco de cada parcela, acondicionadas em frascos plásticos identificados e levadas para laboratório. Cada amostra foi, então, colocada dentro de potes plásticos maiores, cobertos com voil, que serviram de gaiolas. Estas gaiolas, contendo as amostras, foram mantidas em ambiente climatizado até a completa emergência dos adultos, que foram, então, contados e identificados. Os resultados foram submetidos à análise estatística com auxílio da regressão linear, para avaliar as diferenças entre as médias das diferentes doses de diflubenzuron. Após dois meses, as doses de diflubenzuron de 1,0; 1,5 e 2,0g do p.c./ 100m2 e a de cyromazina , na dose de 1,0g do p.c./m2, foram as que apresentaram os melhores resultados no controle das moscas, não apresentando diferença estatística pelo teste de Duncan ao nível de 1% de probabilidade, do inseticida cyromazina (Neporex®, na dose de 1,0g do p.c./m2).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Noronha, Rafael Henrique de Freitas, Rouverson Pereira da Silva, Carlos Alessandro Chioderoli, Edvaldo Pereira dos Santos, and Marcelo Tufaile Cassia. "Controle estatístico aplicado ao processo de colheita mecanizada diurna e noturna de cana-de-açúcar." Bragantia 70, no. 4 (2011): 931–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052011000400028.

Full text
Abstract:
O sistema de colheita mecanizada pode buscar melhorias no processo utilizando ferramentas de qualidade e auxiliar na redução de perdas, aos danos à soqueira e aumentar a longevidade do canavial. O objetivo deste trabalho foi detectar o controle efetivo da variabilidade das perdas e danos à soqueira, bem como identificar se estas estão dentro dos padrões aceitáveis. Para tanto, foram amostrados 40 pontos em dois períodos de colheita, diurna e noturna, em malhas retangulares (55 x 45 m) para determinação das perdas visíveis (rebolos repicados e estilhaçados, pedaço fixo e solto, toco e estilhaço), utilizando-se armações de 10 m². Foram mensurados a altura de corte e os danos na soqueira (sem danos, danos parciais e fragmentados). A estatística utilizada foi descritiva para as variáveis perdas de cana-de-açúcar no período diurno (D) e noturno (N), além da análise de variância, utilizando-se o teste F a 5% de probabilidade e o teste de Tukey para comparação de médias e a utilização de controle estatístico de processo por meio de cartas de controle de processo. Não houve diferença quanto a danos na soqueira. No processo de colheita, as perdas por rebolo repicado e estilhaçado foram consideradas estáveis (sob controle), assim como as perdas por toco, enquanto as perdas por pedaço fixo e solto, estilhaço e cana-inteira ficaram fora de controle. A altura de corte e as perdas totais foram maiores durante a colheita noturna. As cartas foram eficientes para a avaliação de controle do processo de colheita diurno e noturno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ferreira, Luís Henrique Costa, and Fernanda Pinheiro Mota da Silva Ferreira. "CRIME VIOLENTO LETAL INTENCIONAL EM SALVADOR, BAHIA: UMA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS." Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) 1, no. 2 (September 29, 2018): 26–47. http://dx.doi.org/10.36776/ribsp.v1i2.11.

Full text
Abstract:
Quando se trata da segurança pública no atual momento vivido pelo Brasil, com altos índices de criminalidade e escassez de recursos, avaliar o desempenho das políticas públicas é de vital importância. No geral, os resultados das políticas e ações de segurança pública estão sendo avaliados através da comparação das variações periódicas de indicadores baseados nas quantidades de ocorrências de tipos de delitos. Esta pesquisa parte da premissa de que para avaliar a eficiência de uma política pública não é suficiente comparar valores de indicadores sem considerar mudanças no contexto e a significância da variação. Foram utilizados os dados sobre Crime Violento Letal Intencional – CVLI, correspondentes aos anos de 2014, 2015, 2016 e parte de 2017, disponibilizados na página na internet da Secretária da Segurança Pública do Estado da Bahia, para comparar os resultados em segurança pública no Município de Salvador, Capital do Estado da Bahia, mediante testes estatísticos, análise de série temporal e o uso de técnicas de controle estatístico de processo – CEP. Restou a conclusão de que, mesmo com as variações negativas nas conjunturas econômicas e sociais no território, o indicador de desempenho, no que tange ao CVLI, manteve um desempenho constante, não ocorrendo piora e nem melhora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cezar, V. R. S., R. L. Villas Boas, M. R. Corrêa, E. Negrisoli, and E. D. Velini. "Avaliação da degradação de macrófitas aquáticas descartadas em ambiente protegido." Planta Daninha 23, no. 2 (June 2005): 255–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582005000200012.

Full text
Abstract:
Com o intuito de buscar informações sobre a degradação de macrófitas aquáticas descartadas em pilhas, após ações do controle mecânico, foi conduzido um experimento no Departamento de Recursos Naturais - Ciências Ambientais, UNESP, campus de Botucatu-SP. Para atender o objetivo proposto, foram montadas pilhas com volume de 2,25 m³, compostas, principalmente, por três espécies de macrófitas, retiradas do reservatório da UHE Americana/SP. Foram coletadas amostras na montagem das pilhas, aos 15, 30, 60 e 90 dias, para o acompanhamento da temperatura da pilha e do pH do material orgânico durante o processo, além de uma análise química do composto ao final dos 90 dias. Os tratamentos foram: T1 - somente plantas aquáticas e revolvimento da pilha a cada sete dias; T2 - somente plantas aquáticas e revolvimento a cada quatro dias; T3 - plantas aquáticas + permagel, com revolvimento a cada sete dias; e T4 - plantas aquáticas + permagel e revolvimento a cada quatro dias. Utilizou-se o delineamento estatístico inteiramente casualizado, sendo a análise estatística realizada para coleta aos 90 dias, empregando o programa SISVAR. Concluiu-se que os resultados de macro e micronutrientes, temperatura, umidade, pH, relação C/N e redução do volume das pilhas foram semelhantes aos observados quando se procedeu ao descarte em pilhas com volume de 4,5 m³ sobre o solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Panhoca, Ivone, and Aline Nascimento Rodrigues. "Avaliação da qualidade de vida de cuidadores de afásicos." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 14, no. 3 (2009): 394–401. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342009000300017.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida de cuidadores de afásicos utilizando-se o The Medical Outcomes Study Short Form 36 (SF-36). MÉTODOS: Foram analisados 30 cuidadores de pacientes afásicos, de ambos os gêneros, na faixa etária de 16 a 70 anos. Do grupo controle fizeram parte 30 sujeitos, totalizando assim 60 sujeitos. Todos foram convidados a responder às questões do SF-36. Além disso, foram consideradas as variáveis: gênero, idade, há quanto tempo ocupa a posição de cuidador, grau de parentesco com o paciente, e comprometimento motor (marcha) do afásico. Foram feitas análises de regressão univariada e descritivas para testar as associações entre as variáveis. As pontuações receberam tratamento estatístico utilizando-se o teste U de Mann-Whitney, considerados os objetivos propostos. RESULTADOS: Variáveis como idade, tempo que exerce a função de cuidador, parentesco e comprometimento motor (marcha) da pessoa sob cuidados influenciaram significantemente as questões referentes aos aspectos físicos. Nos aspectos emocionais foram significativas apenas as variáveis idade e parentesco. Nos domínios referentes aos aspectos globais a única variável que influenciou no escore final foi o tempo de exercício da função de cuidador. Em relação aos aspectos físicos e globais, os cuidadores apresentaram escores estatisticamente iguais, enquanto que em relação aos aspectos emocionais observou-se que cuidadores tiveram menor escore do que o grupo controle. CONCLUSÃO: Em aspectos físicos e condições gerais, cuidadores e grupo controle não apresentaram diferenças consideráveis. Já em relação aos aspectos emocionais, os cuidadores apresentam-se mais comprometidos do que o grupo controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Cavalcanti de Paiva, Taynã, Maria Eduarda Lima do Nascimento Marinho, Débora Michelle Gonçalves Amorim, Diana Ferreira Gadelha de Araújo, Cícero Flávio Soares Aragão, Isana Álvares Ferreira, and Marília Regalado Galvão Rabelo Caldas. "INFLUÊNCIA DO USO DA PROANTOCIANIDINA EM UM ADESIVO AUTOCONDICIONANTE: AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO." Revista Ciência Plural 7, no. 2 (May 8, 2021): 61–73. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2id22356.

Full text
Abstract:
Introdução: Os sistemas adesivos possibilitam a execução de restaurações estéticas e minimamente invasivas, sendo, portanto, objeto de pesquisas para contornar os problemas que se apresentam no procedimento restaurador. Objetivo: Avaliar in vitro a resistência de união de um sistema adesivo autocondicionante, e deste modificado com soluções extrativas de semente de uva. Metodologia: Duas soluções extrativas foram preparadas com extrato de semente de uva em pó dissolvido em acetona e etanol. A partir delas e de um adesivo, seis sistemas adesivos autocondicionantes experimentais foram preparados, diferindo quanto ao solvente utilizado e às proporções entre adesivo puro e solução extrativa, esta, variando em 7,5%, 15% e 30%. Setenta incisivos bovinos hígidos tiveram as raízes removidas com disco de carborundum e as faces vestibulares desgastadas com lixas d’água de granulação 120, 240, 600 e 1200 sob refrigeração até expor a dentina superficial. Os dentes foram distribuídos aleatoriamente em sete grupos distintos: Controle; A7,5; A15; A30; E7,5; E15; e E30, contendo 10 elementos cada. A aplicação dos adesivos foi executada de acordo com as recomendações do fabricante do adesivo controle. A restauração foi realizada com uma matriz de silicone com dimensões 2 mm de altura e 4 mm de diâmetro e inserido o material restaurador em incremento único e fotopolimerizado por 40s. Após três meses armazenados em água destilada, os espécimes foram submetidos ao teste de resistência de união. Foi empregado o método estatístico Teste Paramétrico Anova 1 Fator e pós- teste de Tamhane (p<0,05). Resultados: Os grupos A7,5, E7,5 e E30 não apresentaram diferença em relação ao grupo Controle; A15 e A30 mostraram desempenho estatisticamente semelhante entre si; e E15 não apresentou diferença estatística em relação aos outros adesivos. Conclusões: A adição de proantocianidina teve efeitos diferentes, dependendo dos solventes e das concentrações utilizadas, mas sem alterar significativamente o desempenho do adesivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pereira, Rodrigo Junqueira, Mário Luiz Santana Júnior, Denise Rocha Ayres, Annaiza Braga Bignardi, and Aníbal Eugênio Vercesi Filho. "Depressão endogâmica na produção de leite no dia do controle de bovinos Gir leiteiro." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 6 (June 2016): 751–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000600007.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estimar o efeito da endogamia sobre a produção de leite e sua persistência durante a lactação, em bovinos Gir leiteiro, bem como determinar o impacto de se considerar ou não o efeito da endogamia na avaliação genética dessa característica. Utilizaram-se 89.490 registros de produção no dia do controle, de 11.675 vacas em primeira lactação. O coeficiente e o incremento de endogamia individuais e o número equivalente de gerações completas de cada indivíduo foram computados. A depressão por endogamia foi estimada pela inclusão do efeito do incremento individual de endogamia, em um modelo de regressão aleatória. As soluções para a depressão por endogamia, de acordo com a classe de incremento individual de endogamia e a quinzena da lactação, variaram entre -1,238 e -0,135 kg, o que indica a redução da produção de leite com o aumento da endogamia. Em níveis mais elevados, a endogamia reduziu a persistência da produção de leite. A inclusão do efeito da endogamia no modelo de avaliação genética não afetou as estimativas de parâmetros genéticos e, praticamente, não alterou a predição dos valores genéticos e a classificação dos animais. Pode-se incluir o efeito da endogamia no modelo estatístico para a avaliação genética da característica produção de leite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Toledo, Anderson de, Rubens A. Tabile, Rouverson P. da Silva, Carlos E. A. Furlani, Stefânia C. Magalhães, and Beatriz O. Costa. "Caracterização das perdas e distribuição de cobertura vegetal em colheita mecanizada de soja." Engenharia Agrícola 28, no. 4 (December 2008): 710–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162008000400011.

Full text
Abstract:
O conceito de controle de qualidade nas operações inserido na agricultura é viabilizado por incidir diretamente nos principais objetivos do processo produtivo: retorno econômico e aumento da produtividade. A colheita mecanizada normalmente é realizada sem que haja controle efetivo para que a variabilidade das perdas fique dentro de padrões aceitáveis. Esta pesquisa teve o objetivo de determinar e caracterizar as perdas e a distribuição da cobertura vegetal após a colheita mecanizada da soja, por meio de ferramenta de controle estatístico de processo (cartas de controle). A média da perda de grãos total foi próxima do limite superior aceitável para a cultura da soja, apresentando alta variabilidade entre os pontos, tornando o processo fora de controle. A distribuição de cobertura vegetal manteve-se em processo controlado, com maior variabilidade onde o relevo foi mais inclinado. A utilização das cartas de controle foi eficiente na identificação dos pontos fora de controle e na avaliação da qualidade do processo de colheita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pessanha, José Eduardo Marques, Waleska Teixeira Caiaffa, Cibele Comini César, and Fernando Augusto Proietti. "Avaliação do Plano Nacional de Controle da Dengue." Cadernos de Saúde Pública 25, no. 7 (July 2009): 1637–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009000700024.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo descrever os padrões das epidemias de dengue após a implantação do Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD) e avaliar os resultados, considerando, como parâmetro, as metas alcançadas em municípios definidos como prioritários pelo PNCD. Para tanto, foram feitos estudos descritivos dos indicadores epidemiológicos após a implantação do PNCD e análise estatística considerando as taxas de incidência de dengue do período anterior, dados climáticos, demográficos e sócio-econômicos, utilizando regressão linear e múltipla. Detectamos associação estatisticamente significativa entre a ocorrência de dengue no período pós PNCD (2003-2006) e a incidência pré PNCD (2001-2002), após ajustamento para indicadores geográficos e climáticos. Os resultados indicam que não foram integralmente alcançadas as metas estabelecidas pelo PNCD. A situação atual da doença, com repetidas epidemias sazonais, sugere a necessidade de alterações nas estratégias atualmente utilizadas e aprimoramento das ações de vigilância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

De Oliveira de Souza, Bruno Rafael, Camila Pieczarcka Bucioli, Lorena Aguilar Seixas, and Rony Peterson da Rocha. "A utilização do controle estatístico do processo (CEP) para análises dos parâmetros de composição do leite cru refrigerado." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 2, no. 3 (October 28, 2014): 17. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v2i3.38406.

Full text
Abstract:
Desde os primórdios o leite vem sendo cada vez mais indispensável na alimentação humana. Com isso, a preocupação com a segurança alimentar e com a qualidade do leite vem sendo cada vez mais observada e controlada a fim de se obter alimento seguro para o consumidor. As análises sobre a composição do leite se tornaram rotina no dia-a-dia dos laticínios. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo realizar uma análise do leite recebido por um laticínio na cidade de Iretama no Paraná, verificando, através do Controle Estatístico do Processo (CEP) se o leite cru refrigerado recebido pela indústria está respeitando os parâmetros estabelecidos por lei. Para realizar esse estudo, foram levantados dados de um mês de trabalho sobre as análises realizadas no leite cru refrigerado no instante de sua coleta para o transporte até a indústria. Foi empregado as cartas de controle do processo para averiguar se os índices das análises de teor de gordura, proteína, Alizarol, acidez e extrato de seco desengordurado (ESD) estavam em conformidade com a normativa 62. Os resultados mostram que as análises de ESD e de proteína estão dentro dos limites de controle e as demais com alguma alteração no processo. Sugere-se, que para um estudo mais aprofundado dos parâmetros avaliados, uma avaliação com no mínimo seis meses de dados, para um estudo mais concreto ao longo do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Rebelatto, José Rubens. "Influência da prática regular de futebol sobre a elasticidade da cadeia muscular cinética reta posterior de jovens." Fisioterapia Brasil 6, no. 6 (March 18, 2018): 444. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i6.2038.

Full text
Abstract:
No presente estudo foi realizada a avaliação da elasticidade da cadeia muscular cinética reta posterior (CRP) de jovens futebolistas (n = 100) pertencentes às categorias juvenil e amador (16 a 25 anos) de duas escolas de futebol da cidade de Salamanca (Espanha), estabelecendo uma comparação com os resultados obtidos em uma população (n = 37) de estudantes universitários (grupo controle), de idade cronológica similar, e que não praticavam o esporte regularmente. Foi avaliado o grau de elasticidade da musculatura isquiotibial e do tríceps sural de ambos os membros inferiores, utilizando-se o teste de elevação da perna estendida (EPR) e o método do zero. Para a medida da flexibilidade global da CRP foi utilizado o método sit and reach. Os dados foram analisados com o programa estatístico SPSS (análise descritiva, Test T- Student e coeficiente de Pearson). Os resultados revelam que, quando comparados com o grupo controle, os praticantes de futebol apresentaram elasticidade superior da musculatura isquiotibial e elasticidade inferior da musculatura do triceps sural. Em relação à elasticidade global não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Palavras-chave: cadeia muscular, futebol, elasticidade isquiotibial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Suguisawa, Jorge M., Fabiana N. Franco, Saulo S. S. Silva, and Afonso Peche Filho. "Qualidade de aplicação de herbicida em lavoura de trigo." Engenharia Agrícola 27, spe (January 2007): 41–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162007000200007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar a operação de aplicação de herbicida em lavoura de trigo utilizando ferramentas estatísticas da qualidade e tecnologia de sistema de informação geográfica, sendo os dados coletados em propriedade agrícola situada no Paraná. Foram considerados dois indicadores: percentagem de cobertura de gotas e densidade de gotas. Foram utilizadas, para avaliação dos resultados, técnicas da estatística descritiva, de controle de qualidade e do sistema de informação geográfica. Os resultados mostram que o processo de aplicação de defensivo avaliado apresenta irregularidade e grande variabilidade, necessitando de melhorias. Entretanto, tendo em vista a característica dos produtos utilizados (sistêmicos), pode-se considerar como razoável a qualidade da operação. A associação de técnicas de análises, como os da carta de controle, histograma de freqüência e da tecnologia SIG, permite boa caracterização do processo de pulverização empregado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Fantoni, Denise Tabacchi, Fábio Futema, Sílvia Renata Gaido Cortopassi, Luís Cláudio Lopes Correia da Silva, Manoel Verenguer, Regina Mirandola, and Márcio Augusto Ferreira. "Avaliação comparativa entre acepromazina, detomidina e romifidina em eqüinos." Ciência Rural 29, no. 1 (March 1999): 45–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781999000100009.

Full text
Abstract:
Os efeitos da acepromazina, detomidina e romifidina em eqüinos foram comparados, objetivando-se determinar qual o agente mais seguro e efetivo para a referida espécie animal. Foram utilizados 15 eqüinos hígidos, de ambos os sexos, idades e raças variadas e encaminhados ao setor de Cirurgia do Hospital Veterinário da FMVZ - USP. Os animais foram distribuídos em três grupos: grupo I, recebeu 0,1mg/kg de acepromazina; grupo II recebeu 20mcg/kg de detomidina e grupo III, o qual recebeu 80mcg/kg de romifidina, sendo todos os agentes administrados através da via intravenosa. Previamente à administração dos fármacos e aos 15, 30, 60 e 90 minutos, após sua aplicação, foram avaliadas a freqüência e ritmo cardíacos, freqüência respiratória, pressão arterial sistólica e diastólica, assim como foram coletadas amostras de sangue arterial para verificação do pH, pressão parcial de oxigênio e pressão parcial de dióxido de carbono. Os resultados foram submetidos à análise estatística através do teste de análise de variância (ANOVA), seguido do teste de Tukey. Não foi observada nenhuma alteração da freqüência respiratória nos grupos estudados. Verificou-se diminuição significativa dos valores da FC nos animais tratados com os agentes alfa-2 agonistas quando comparados com os valores obtidos no grupo I. Após a administração da acepromazina, observou-se diminuição significativa das pressões sistólica e diastólica em relação aos valores controle. Os animais do grupo I apresentaram valores pressóricos estatisticamente inferiores em relação aos valores obtidos nos grupos II e III. Os animais do grupo II demonstraram incremento da pressão arterial sistólica após 15 minutos da aplicação do agente, com subseqüente redução destes valores. O mesmo ocorreu no grupo III, porém, sem valor estatístico significativo. Com estes resultados, pode-se concluir que a romifidina e a detomidina promoveram alterações paramétricas de menor intensidade e duração quando comparadas à acepromazina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lima, Hosaneide Farias, Riselane de Lucena Alcântara Bruno, Genildo Bandeira Bruno, and Ivanoska Salgado de Assis Bandeira. "AVALIAÇÃO DE PRODUTOS ALTERNATIVOS NO CONTROLE DE PRAGAS E NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO MACASSAR ARMAZENADAS." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 3, no. 1 (April 1999): 49–53. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v3n1p49-53.

Full text
Abstract:
RESUMO Avaliou-se a eficiência de produtos naturais e do produto químico fosfeto de alumínio, na qualidade fisiológica e sanitária das sementes de feijão macassar (Vigna unguiculata L. Walp.) variedade Cariri, no município de Solânea, PB, durante seis meses de armazenamento. Empregou-se o delineamento estatístico inteiramente casualizado, com arranjo fatorial 9 x 7, representado por nove tratamentos e sete períodos de armazenamento, com quatro repetições. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada no início e a cada 30 dias de armazenamento, através dos parâmetros: teor de umidade, índice de infestação, germinação e vigor (emergência em campo). Os resultados permitiram concluir que houve redução na qualidade fisiológica das sementes de feijão, ao longo do armazenamento; a casca de laranja-cravo e a pimenta- do-reino, moídas, foram os produtos que se revelaram mais eficazes no controle da infestação das sementes; apesar da redução na qualidade fisiológica das sementes armazenadas, a casca de laranja-cravo moída influenciou na melhoria da qualidade fisiológica das mesmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos Junior, Miguel Arcanjo dos, Álvaro Antônio Bandeira Ferraz, Geraldo José Paraiso Wanderley, Carlos Augusto Mathias, Fernando Antônio C. Spencer, and Edmundo Machado Ferraz. "Padrão mioelétrico do cólon esquerdo no reflexo gastrocólico." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 27, no. 6 (December 2000): 366–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912000000600002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar o padrão eletromiográfico do reflexo gastrocólico no cólon esquerdo (sigmóide), através da avaliação da atividade elétrica de controle (AEC), atividade elétrica de resposta (AER) e complexo motor migrante (CMM). Foram avaliadas 15 pacientes, do sexo feminino, submetidas à histerectomia, sem alteração clínica do trato gastrointestinal. A idade média foi de 40,2 anos. As pacientes foram controles de si próprias, tendo sido comparado o período pré com o per e pósprandial. Eletrodos bipolares cobertos por Téflon foram implantados a nível da tênia anterior do cólon esquerdo. Após a recuperação do íleo paralítico, realizou-se a coleta dos dados. Foi utilizado um sistema de aquisição de dados (DATA Q Série 200), que captou frequência entre 0,02 a 10 Hz e um software de análise de dados, (WINDAQ 200) que funcionou no ambiente Windows. Os resultados obtidos evidenciaram que a AEC e AER de curta duração (n/h) não apresentaram diferença estatística. A AER de longa duração (n/h, apresentou uma diminuição estatisticamente significativa. O CMM apresentou aumento estatístico. A conclusão do estudo foi que houve diminuição da atividade elétrica de resposta colônica de longa duração e um aumento da atividade motora do cólon esquerdc após a alimentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Wruck, Emerson, Lidiane J. Michelini, Pedro H. S. de Paula, Carlos A. S. Júnior, Danilo M. dos Santos, and Ítalo L. Fernandes. "Aplicação da Metodologia “Medidor R&R” em processos de extrusão." Revista Processos Químicos 3, no. 5 (January 2, 2009): 73–82. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v3i5.89.

Full text
Abstract:
O trabalho consistiu em avaliar a capacidade do sistema de medição de um processo de extrusão de tubos de PVC pela metodologia medidor R & R, apoiado pelas cartas do controle estatístico do processo. No experimento realizado, foi constado que grande parte da variabilidade total do processo estava associada à capacidade de medição dos operadores. Foram identificados através da metodologia quais os operadores apresentavam mais dificuldades, além de hábitos de medição inadequados. Dessa forma sugeriu-se um programa de treinamento em medição direcionado, aferição periódica de equipamentos e avaliação constante da capacidade de medição pela metodologia exposta, visando à redução da variabilidade, como conseqüência a diminuição das perdas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Olsson, Débora Cristina, Gisele Schiochet, Jonathan Ampessan, Kauê Rossi, Rafael Albrecht, Francieli Vieira, Gabriela Maria Locatelli, et al. "AVALIAÇÃO DA RESPOSTA CICATRICIAL À APLICAÇÃO DÉRMICA DE SCAFFOLD A BASE DE AMIDO ADITIVADO EM FERIDAS CIRÚRGICAS DE ORYCTOLAGUS CUNICULUS EM MODELO EXPERIMENTAL." Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública 5, no. 1 (March 31, 2018): 025. http://dx.doi.org/10.4025/revcivet.v5i1.37735.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve por objetivo desenvolver e investigar experimentalmente as potencialidades de aplicação de bioadesivo a base de amido aditivado, como sistema patches transdérmico e intradérmico epitelial, em formato de filme monolaminar tubular, visando à ação futura para administração de anti-inflamatórios, antimicrobianos e atuação terapêutica. Foram utilizados 20 coelhos machos e fêmeas, da raça Nova Zelândia, adultos, separados em quatro grupos com cinco animais que passaram por cirurgia para realização de defeito dérmico. O grupo GA e o grupo GB (controle dérmico e intradérmico negativos respectivamente) não receberam biomaterial na ferida. Os animais do grupo GC receberam o biofilme adesivo de forma dérmica que foi suturado sobre a ferida e o grupo GD, recebeu o biofilme adesivo de forma intradérmica. Aos sete e 14 dias de pós-operatório os animais foram anestesiados novamente para criação do defeito para biópsia. A análise estatística da planimetria foi conduzida a partir da média dos grupos, utilizando-se o teste de Tukey a significância de 1%, através do software computacional estatístico SAS®. A pesquisa demonstrou que o biofilme utilizado até sete dias reduz o processo inflamatório e estimula a neoangiogênse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Mauro Tadeu Braga da. "AVALIAÇÃO DE Baculovirus anticarsia FORMULADO." Ciência Rural 21, no. 1 (April 1991): 1–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781991000100001.

Full text
Abstract:
RESUMO Na safra de 1989/90 foram conduzidos ensaios, em Cruz Alta, RS, objetivando avaliar a eficiência de Baculovirus anticarsia formulado, de diferentes origens, no controle da lagarta da soja , Anticarsia gemmatalis. Os ensaios foram delineados em blocos ao acaso, com oito tratamentos e quatro repetições, sendo o tamanho das parcelas de 6m x 10m. Entre as parcelas deixou-se 10m de bordadura e entre blocos 5m, visando evitar a contaminação pelo vírus. Usou-se nas aplicações um pulverizador costal de precisão (CO2), equipado com bicos cônicos JD 10-1, que gastou 115 litros de calda por hectare a uma pressão de 60 lb/pol². Naquele momento, as plantas de soja, cv. CEP 16-Timbó, encontravam-se no estádio V9 e com 0,7 m de altura. O numero de lagartas vivas foi obtido pelo pano de batida (3 batidas/parcela) aos 0, 4, 7, 10 e 12 dias após a aplicação (DAA). Determinou-se, ainda, o número de lagartas mortas pelo vírus aos 7, 10, 12 e 15 DAA, a desfolha aos 15 e 30 DAA e o rendimento de grãos (9m²/parcela). A análise dos resultados obtidos mostrou que os vírus formulados em pó molháveis da EMBRAPA, OCEPAR e GERB 00889-GERATEC, todos a 10 g/ha, foram eficientes no controle de A. gemmatalis, apresentando equivalência estatística quanto a produtividade em relação aos padrões (vírus de lagartas a 50 LE/ha e o inseticida químico profenofós a 100g i.a./ha). Por outro lado, o vírus formulado em pó molhável da BIO SUR-ARGENTINA a 1,4 e 2,8g/ha e em líquido da AGROGGEN (Multigen) a 14,4 e 28,8ml/ha não foram eficientes no controle da praga, resultando em produtividades de soja similares à testemunha sem controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Cristiane Pavanello Rodrigues, and Rúbia Aparecida Lacerda. "Validação de proposta de avaliação de programas de controle de infecção hospitalar." Revista de Saúde Pública 45, no. 1 (February 2011): 121–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102010005000052.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Validar as propriedades de construto e discriminante de programa de prevenção e controle de infecção hospitalar. MÉTODOS: O programa consiste de quatro indicadores: estrutura técnico-operacional; diretrizes operacionais de controle e prevenção; sistema de vigilância epidemiológica; atividades de controle e prevenção. Esses indicadores, cujo conteúdo foi previamente validado, foram aplicados em 50 instituições de saúde, no município de São Paulo, SP, em 2009. Utilizou-se estatística descritiva para caracterizar os hospitais e escores dos indicadores e o coeficiente α de Cronbach para avaliar a consistência interna. A análise da validade discriminante foi realizada comparando-se escores dos indicadores entre grupos de hospitais, com versus sem certificação em qualidade. A análise da validade de construto baseou-se na análise fatorial exploratória com matriz de correlação tetracórica. RESULTADOS: Os indicadores de estrutura técnico-operacional e vigilância epidemiológica apresentaram quase 100% de conformidade em toda amostra. Os indicadores de diretrizes operacionais de controle e prevenção, bem como os de atividades de controle e prevenção apresentaram consistência interna com variação de 0,67 a 0,80. A validade discriminante desses indicadores apontou médias de escores de conformidade superiores e com significância estatística no grupo de instituições com processos de qualificação ou acreditação em saúde. Na validação de construto foram identificadas duas dimensões para diretrizes operacionais de controle e prevenção: recomendações para prevenção de infecção hospitalar e recomendações para padronização de procedimentos de profilaxia, com boa correlação das unidades de análises que o compõem. O mesmo ocorreu para atividades de controle e prevenção: identificaram-se interface com unidades de tratamento e interface com unidades de apoio. CONCLUSÕES: A validação das propriedades de medidas dos indicadores de programas de controle de infecção hospitalar permite desenvolver ferramenta de avaliação desses programas de forma ética e científica para diagnóstico de qualidade na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Orestes Manfro Junior, Angelo, and Fernando Branco Barletta. "Avaliação histológica da polpa de dentes de cão, frente à utilização do composto tetrafluoretano." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 44, no. 2 (June 1, 2003): 7–11. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.103329.

Full text
Abstract:
O presente estudo foi realizado com o objetivo de averiguar a resposta do tecido pulpar de dentes de cão, frente à aplicação, por 10 segundos, do agente refrigerante tetrafluoretano. Para tal, foram utilizados dentes incisivos, caninos e pré-molares de dois cães da raça Beagle, com 6 meses de idade. Cada cão recebeu a aplicação do tetrafluoretano nos dentes de duas hemi-arcadas, sendo as outras duas utilizadas como controle. Imediatamente após a conclusão das aplicações, os cães foram sacrificados e suas maxilas e mandíbulas seccionadas e recortadas para a fixação do tecido pulpar. A seguir, as peças foram descalcificadas, separadas dente a dente, sendo que os incisivos e caninos foram seccionados de forma seriada, no sentido vestíbulo-lingual, na região onde o tetrafluoretano foi aplicado. Os pré-molares foram seccionados no sentido mésio-distal. Cortes de 6 micrômetros de espessura foram avaliados, histologicamente, em microscópico óptico, e os resultados submetidos a tratamento estatístico pelo teste quiquadrado de Mc Nemar. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos testados e os respectivos controles, no que diz respeito à presença e condição da camada odontoblástica, zonas acelular e celular, hiperemia e inflamação pulpar. A partir desses resultados, concluiu-se que o agente refrigerante tetrafluoretano não provoca injúria, histologicamente detectável, ao tecido pulpar, quando utilizado em cães, nas condições do presente experimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Magri, Ana Luiza Fontinele, Ellane De Jesus Nascimento De Morais, Giovana Costa Vitorino, and João Victor Alves Oliveira. "Avaliação da capacidade redutora de lipidograma do extrato aquoso de Abelmoschus esculentus: estudo in vivo." Journal of Health & Biological Sciences 8, no. 1 (December 30, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3046.p1-7.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a relação do extrato aquoso de A. esculentus como agente redutor das taxas de lipídeos no sangue periférico de Rattus novergicus. Métodos: Foram usados Rattus novergicus (n=21), divididos em três grupos de sete, com alimentação ad libitum, sendo um grupo controle negativo, um controle positivo e um teste, onde os três foram submetidos a uma dieta hipercalórica, sendo que no segundo houve administração de Sinvastatina® e no terceiro, extrato aquoso de A. esculentus. Foi realizada a dosagem sérica de colesterol total, triglicerídeos e HDL, além das medidas de peso e tamanho. Resultados:O grupo T apresentou resultado significativo para o colesterol HDL, quando comparado ao controle negativo, mostrando-se com valor de 40,33 ± 1,25 mg/dl e 35,5 ± 0,92 mg/dl, respectivamente, p < 0,05. Porém, em relação aos demais parâmetros, o extrato aquoso não apresentou significância estatística, quando comparado aos controles positivo e negativo. Conclusão: O extrato aquoso de A. esculentus mostrou-se eficaz na elevação do HDL plasmático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Magalhãoes, Sílvia Helena Tenan, and Sonia Regina Loureiro. "Transtorno do pânico: nível de stress e locus de controle." Estudos de Psicologia (Campinas) 22, no. 3 (September 2005): 233–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2005000300002.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo caracterizar o nível de stress e a percepção de controle sobre os eventos do meio em pacientes com transtorno do pânico em comparação a sujeitos sem distúrbio psiquiátrico. Procedeu-se à avaliação de 30 pessoas adultas divididas em dois grupos, um com diagnóstico de transtorno do pânico e outro sem diagnóstico psiquiátrico avaliado sistematicamente. Os participantes foram avaliados individualmente através do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp e da Escala de Locus de Controle de Levenson. A comparação estatística apontou que o grupo com transtorno do pânico apresentou mais indicadores de stress com predomínio da fase de resistência e a percepção de ser controlado pelo acaso, sorte ou destino, caracterizando maior suscetibilidade ao stress e à baixa confiança na previsibilidade dos eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pachioni, Célia Aparecida Stellutti, Jaqueline Alves Ferrante, Thais Souza Donini Panissa, Dalva Minonroze Albuquerque Ferreira, Dionei Ramos, Graciane Laender Moreira, and Ercy Mara Cipulo Ramos. "Avaliação postural em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica." Fisioterapia e Pesquisa 18, no. 4 (December 2011): 341–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502011000400008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar alterações posturais em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), por meio do Software para Avaliação Postural (SAPO). Trinta indivíduos constituíram 2 grupos: 15 pacientes com DPOC e 15 idosos saudáveis (controle). Os grupos realizaram espirometria e foram fotografados para avaliação postural. As imagens obtidas foram digitalizadas e, posteriormente, avaliou-se dez alterações posturais com o SAPO [inclinação lateral da cabeça (ILC), desnivelamento dos ombros (DO), desnivelamento pélvico anterior (DPA), inclinação lateral do tronco (ILT), desnivelamento das escápulas (DE), desnivelamento pélvico posterior (DPP), protusão da cabeça (PC), protusão de ombro (PO), báscula anterior da pelve (BAP) e cifose torácica (CT)]. Essas alterações, obtidas no grupo controle, foram conferidas com o padrão de normalidade para adultos jovens, proposto em estudo prévio. Para a comparação das alterações posturais entre grupo controle e DPOC, foi utilizado o teste de Mann-Whitney em grupo controle, e em adultos jovens, o teste t de Student não pareado, ambos com nível de significância estatística de 5%. Dentre as dez alterações posturais, o grupo controle apresentou sete (ILC, DPA, DE, DPP, PC, PO, BAP) com valores angulares significativamente maiores em relação aos adultos jovens. Quando comparados a idosos saudáveis, indivíduos com DPOC apresentaram um aumento significante na angulação de BAP, DPP e CT. Pacientes com DPOC apresentam três alterações posturais que provavelmente estão relacionadas à doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Wysocki, Anneliese Domingues, Maria Amélia Zanon Ponce, Maria Eugênia Firmino Brunello, Aline Ale Beraldo, Silvia Helena Figueiredo Vendramini, Lúcia Marina Scatena, Antonio Ruffino Netto, and Tereza Cristina Scatena Villa. "Atenção Primária à Saúde e tuberculose: avaliação dos serviços." Revista Brasileira de Epidemiologia 20, no. 1 (March 2017): 161–75. http://dx.doi.org/10.1590/1980-5497201700010014.

Full text
Abstract:
RESUMO: Introdução: Visando controlar a tuberculose, o Ministério da Saúde recomenda a descentralização das ações de controle para a Atenção Primária à Saúde, sendo escassos os estudos acerca do desempenho do Programa de Controle da Tuberculose em contextos descentralizados. Objetivo: Avaliar o desempenho dos serviços da Atenção Primária à Saúde no tratamento da tuberculose. Métodos: Estudo avaliativo, realizado de maneira transversal em 2011. Foram entrevistados 239 profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde utilizando um instrumento estruturado com base no referencial de avaliação da qualidade dos serviços de saúde (estrutura, processo e resultado). O desempenho de tais serviços foi analisado mediante técnicas de estatística descritiva, validação e construção de indicadores e cálculo da variável reduzida Z. Resultados: Os indicadores “participação de profissionais no atendimento aos pacientes com tuberculose” (estrutura) e “referência e contrarreferência” (processo) foram os melhores avaliados, enquanto “capacitação dos profissionais” (estrutura) e “ações externas para o controle da tuberculose” (processo) tiveram os piores resultados. Conclusão: A descentralização das ações de controle da tuberculose vem ocorrendo de maneira verticalizada na Atenção Primária à Saúde. O desafio de controlar a tuberculose perpassa pela superação de fragilidades relacionadas ao envolvimento, à capacitação e à rotatividade profissional, que é a articulação entre os pontos de atenção e monitoramento das ações de controle na Atenção Primária à Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ribas, Maria Magdalena Ferreira, Elizabeth de Mattos Moraes, and Eugenio Foresti. "Avaliação da acurácia de diversos métodos para determinação de ácidos graxos voláteis e alcalinidade a bicarbonato para monitoramento de reatores anaeróbios." Engenharia Sanitaria e Ambiental 12, no. 3 (September 2007): 240–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522007000300002.

Full text
Abstract:
Sistemas de tratamento anaeróbios são sensíveis às mudanças de condições ambientais que influenciam no metabolismo dos microrganismos responsáveis pela estabilidade do processo. Os objetivos deste trabalho foram (i) avaliar a acurácia de métodos que determinam os parâmetros de controle ácidos graxos voláteis (AGV) e alcalinidade a bicarbonato (AB) em amostras preparadas com concentrações de 50 a 1000 mg/L e, (ii) verificar diferentes procedimentos de remoção de CO2 formado durante titulação ácida das amostras. A partir do teste estatístico de Tukey aplicado aos resultados obtidos, observou-se que os métodos Kapp e DiLallo & Albertson com utilização de ultra-som para a remoção de CO2 do meio líquido apresentaram os melhores resultados para AGV. Os métodos da Condutividade, Kapp e Jenkins se destacaram na determinação de AB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Specht, Alexandre, and Elio Corseuil. "Avaliação populacional de lagartas e inimigos naturais em azevém, com rede de varredura." Pesquisa Agropecuária Brasileira 37, no. 1 (January 2002): 1–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2002000100001.

Full text
Abstract:
Os noctuídeos constituem as principais pragas fitófagas de gramíneas e decisões sobre seu controle baseiam-se em porcentuais de desfolhamento, desconsiderando o grau de incidência da praga. Este estudo objetivou testar a rede de varredura na avaliação das populações de Noctuidae e principais grupos de inimigos naturais, em azevém (Lolium multiflorum Lam.), nos turnos da manhã e da noite. O trabalho foi conduzido em duas lavouras, em Salvador do Sul, RS. Realizou-se um experimento com coletas semanais e outro, complementar, com coletas em cada fase de desenvolvimento do azevém, mantendo criação laboratorial. No primeiro, foram coletadas 2.044 lagartas, das quais somente 151 foram coletadas no período matinal; à noite foram detectadas diferenças estatísticas entre datas de coleta e tamanho das lagartas. Também foram capturadas 387 aranhas, 577 microimenópteros e 983 outros insetos de interesse no controle biológico; houve significância estatística entre turnos e datas em relação a Carabidae, Forficulidae, Tachinidae, Nabidae, Vespidae, microimenópteros e Araneae. Do segundo experimento, obtiveram-se 11 espécies, das quais Pseudaletia sequax Franc., 1951, foi a predominante. O emprego da rede de varredura permite avaliar as populações de Noctuidae e principais grupos de inimigos naturais, em azevém, no turno da noite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Marinho, Daliane Ferreira, Elaine Cristina Pacheco de Oliveira, Jairo Augusto de Sousa Araújo, Inaê Ferreira Pinto, Helen Soares de Lima, Waldiney Pires Moraes, Carlos Eduardo Ambrósio, and Adriana Caroprezo Morini. "Avaliação da transmissibilidade ultrassônica do gel fitoterápico de Copaifera duckei Dwyer." Pesquisa Veterinária Brasileira 37, no. 5 (May 2017): 516–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2017000500015.

Full text
Abstract:
RESUMO: Esse estudo teve por objetivo avaliar o potencial de transmissibilidade ultrassônica de um gel fitoterápico de copaíba da espécie Copaifera duckei Dwyer na concentração de 10%. A pesquisa foi registrada junto ao Sistema Brasileiro de Biodiversidade. O gel fitoterápico de Copaifera duckei 10% foi manipulado de acordo diretrizes da Farmacopéia Brasileira e testado em um aparelho de Ultrassom (US) operado na faixa de 1 MHz. Como grupos controle foram selecionados a água destilada e o gel hidroalcoólico. A análise ocorreu de forma qualitativa e quantitativa através do modelo proposto na literatura. O US foi programado para modos de corrente pulsado/contínuo e testados nas intensidades (0,2/0,4/0,6/0,8/1,0W/cm2), em 1mim/cm2. Os dados receberam tratamento estatístico pelo software BioEstat 5.3 e foi admitido um nível de significância de ≥0,05. No modo contínuo e na intensidade de 0.2W/cm2 o gel foi considerado “Bom transmissor”, na intensidade de 0.4 W/cm2 e 0.6W/cm2 um “Transmissor moderado” e nas intensidades de 0.8W/cm2 e 1.0W/cm2 um “Transmissor pobre”. Concluiu-se que o gel de C. duckei 10% não atenuou as ondas de US em nenhum modo ou intensidade testado. E pode assim ser adicionado a esse para tratamentos sendo considerado transmissor bom ou moderado de acordo com a intensidade do US.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Leoni, Roberto Campos, Antônio Fernando Branco Costa, and Marcela Aparecida Guerreiro Machado. "A presença da autocorrelação no gráfico de controle T2 de Hotelling." Sistemas & Gestão 12, no. 3 (September 5, 2017): 252–9. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n3.659.

Full text
Abstract:
A presença da autocorrelação viola a hipótese de independência de dados utilizados em gráficos estatísticos de controle no ambiente fabril. Este artigo avalia graficamente, utilizando a distância de Mahalanobis, o efeito da autocorrelação em duas características de qualidade mensuráveis X e Y, cujas estruturas de correlação e autocorrelação são de um modelo VAR(1). Com a avaliação gráfica, é possível compreender que a presença da autocorrelação não pode ser negligenciada pelos usuários que utilizam como ferramenta os gráficos estatísticos de controle para monitorar processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Tavares, Suelene Brito do Nascimento, Rita Goreti Amaral, Edna Joana Cláudio Manrique, Nadja Lindany Alves de Sousa, Zair Benedida Pinheiro de Albuquerque, and Luiz Carlos Zeferino. "Controle da Qualidade em Citopatologia Cervical: Revisão de Literatura." Revista Brasileira de Cancerologia 53, no. 3 (September 28, 2007): 355–64. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2007v53n3.1803.

Full text
Abstract:
O exame citopatológico é importante ferramenta para a detecção das lesões precursoras do câncer do colo uterino que, naquele momento, são tratáveis, resultando em significante decréscimo da mortalidade. Entretanto, o exame citopatológico apresenta falhas, pois a taxa de resultados falso-negativos pode variar de 2% a 50%. Os resultados falso-negativos ocorrem principalmente devido a erro de coleta, de escrutínio e de interpretação. O controle interno e o externo da qualidade na rotina dos laboratórios têm como objetivo final melhorar o desempenho diagnóstico do exame citopatológico, além de possibilitar a avaliação do desempenho do escrutinador e a identificação de causas de erros relacionados à coleta. O controle interno da qualidade pode ser realizado regularmente e abrange o monitoramento da adequabilidade da amostra, a observação do tempo de escrutínio, o controle da carga de trabalho do escrutinador, a revisão hierárquica dos esfregaços e a revisão dos esfregaços negativos. O controle interno de qualidade também pode compreender a análise da correlação cito-histológica, a revisão de exames anteriores, o monitoramento estatístico da freqüência das lesões e da adequabilidade da amostra, a inclusão proposital de esfregaços anormais na rotina. Educação continuada, qualificação do pessoal e exame de proficiência periódico são estratégias a serem adotadas. Revisão aleatória ou total dos exames, revisão rápida ou detalhada são métodos que têm vantagens e desvantagens na detecção dos resultados falso-negativos. Cabe ao laboratório definir a melhor estratégia de controle interno da qualidade que permita a melhoria do processo técnico e, conseqüentemente, da qualidade do serviço dos laboratórios de citopatologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Brackmann, Auri, Rosangela Lunardi, and Joel Donazzolo. "Frigoconservação e controle de podridões em laranja ‘valência’." Ciência Rural 29, no. 2 (June 1999): 247–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781999000200010.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de estabelecer condições de armazenamento para a laranja ‘Valência’, foi conduzido um experimento avaliando o efeito de temperatura, condição de atmosfera controlada e aplicação pós-colheita de produtos químicos sobre a qualidade dos frutos e ocorrência de podridões. Foram avaliados os seguintes tratamentos: 0,5°C em armazenamento refrigerado (AR); 3°C em AR; 3°C em AR e tratamento com Iprodione (0,15% em imersão); 3°C em AR e tratamento com detergente (2% em imersão); 3°C em atmosfera controlada (AC) com ar e 5% de CO2; 3°C em AC com 10% de O2 e 5% de CO2; e, 7°C em AR. A umidade relativa do ar (UR) foi mantida entre 90 e 94%. As avaliações foram realizadas aos 60 e aos 84 dias de armazenamento. Os parâmetros avaliados foram: perda de peso, acidez titulável, sólidos solúveis totais (SST) e podridões. Aos 60 dias, não houve diferença significativa entre os tratamentos com relação à acidez e aos SST. A 3°C e 0,5°C houve menor perda de peso que na temperatura de 7°C. Na avaliação aos 84 dias, os frutos armazenados em AR a 7°C e 0,5°C apresentaram perda de peso superior aos demais tratamentos a 3°C. A acidez e os SST diminuíram mais a 7°C em AR, porém não diferindo com 3°C em AR. A incidência de podridões, na segunda avaliação, não apresentou diferença estatística entre os frutos tratados e não tratados. A 7°C em AR houve maior incidência de podridões que a 3°C em AR, sendo que, em 0,5°C em AR, houve grande incidência de podridões, devido ao dano por baixa temperatura. Em AC houve também grande incidência de podridões decorrente de danos por altas concentrações de CO2 e baixas concentrações de O2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Menezes, Alessandra Vieira, Alessandra da Silva de Aguiar, Elysama Fernandes Alves, Layse Biz de Quadros, and Poliana Penasso Bezerra. "Efetividade de uma intervenção fisioterapêutica cognitivo-motora em idosos institucionalizados com comprometimento cognitivo leve e demência leve." Ciência & Saúde Coletiva 21, no. 11 (November 2016): 3459–67. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152111.17892015.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo desta pesquisa foi verificar a efetividade de quatro meses de intervenção fisioterapêutica cognitivo-motora, com frequência semanal única, na cognição, mobilidade e independência funcional de idosos com comprometimento cognitivo e demência leves residentes em instituição. Sob um ensaio clínico controlado, 15 sujeitos foram alocados entre grupo experimental (GE) e controle (GC). Para avaliação dos sujeitos foram aplicados os instrumentos: Mini-Exame do Estado Mental, Teste de Fluência Verbal e Bateria de Avaliação Frontal para análise das funções cognitivas; Escala de Equilíbrio Funcional de Berg e Teste Timed Up and Go para verificação da mobilidade, e Escala de Barthel e Índice de Pfeffer para mensuração da independência funcional. O procedimento estatístico envolveu a aplicação do teste t de Student, sob significância de 5%. Quanto aos resultados, o GE apresentou melhor desempenho apenas nos testes relacionados à mobilidade ao final da intervenção (p < 0,05). A intervenção proposta apresentou eficácia sobre a mobilidade, mas não na cognição e independência funcional. O curto período de tempo e a baixa frequência semanal podem estar relacionados aos resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Marangoni, Andréa Tortosa, Renata Beatriz Fernandes Santos, Ítalo Capraro Suriano, Karin Zazo Ortiz, and Daniela Gil. "Avaliação eletrofisiológica da audição em indivíduos após traumatismo cranioencefálico." Revista CEFAC 15, no. 1 (December 13, 2011): 58–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462011005000138.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: caracterizar o potencial evocado auditivo de tronco encefálico e de longa latência em pacientes pós traumatismo cranioencefálico, comparando-os com indivíduos normais. MÉTODO: estudo clínico transversal realizado com 20 indivíduos audiologicamente normais divididos em dois grupos pareados por idade e sexo: a) 10 indivíduos que sofreram traumatismo cranioencefálico (grupo pesquisa); b) 10 indivíduos sem qualquer tipo de alteração neurológica (grupo controle). Foram submetidos à avaliação audiológica básica, ao potencial evocado auditivo de tronco encefálico e ao potencial evocado auditivo de longa latência (P300). RESULTADOS: observou-se no potencial evocado auditivo de tronco encefálico, latências absolutas das ondas I, III e V e intervalo interpico I-III mais prolongados no grupo pesquisa do que no grupo controle, sendo estatisticamente significante para as latências absolutas das ondas I e III à direita e para a onda III e intervalo interpico I-III à esquerda. A amplitude das ondas I, III e V na orelha direita e das ondas III e V na orelha esquerda foram maiores no grupo controle. Em relação ao P300, o grupo pesquisa apresentou maior latência e menor amplitude em ambas as orelhas, sem significância estatística, quando comparado ao grupo controle. CONCLUSÃO: indivíduos que sofreram traumatismo cranioencefálico apresentam alterações no potencial evocado auditivo de tronco encefálico e não apresentam diferenças significantes no potencial evocado auditivo de longa latência (P300) quando comparados a indivíduos sem lesões cerebrais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Sakuno, Telma, Letícia Mary Tomita, Carolina Mywa Tomita, Isabela de Carlos Back Giuliano, Amanda Ibagy, Nilza Maria Medeiros Perin, and Lisiane Schilling Poeta. "Avaliação ultrassonográfica da gordura visceral e subcutânea em crianças obesas." Radiologia Brasileira 47, no. 3 (June 2014): 149–53. http://dx.doi.org/10.1590/0100-3984.2013.1828.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar as medidas ultrassonográficas da gordura visceral e subcutânea em crianças e testar se a gordura pré-peritoneal (GPP) e o índice de gordura da parede abdominal (IGPA) são parâmetros úteis para determinar a gordura visceral e a presença de doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) em crianças obesas. Materiais e Métodos: Estudo tipo caso-controle, com uma amostra de 44 crianças, sendo 22 casos e 22 controles, pareados conforme sexo e idade. Os resultados foram analisados de forma descritiva e bivariada, com teste t de Student e teste exato de Fischer. Resultados: Os parâmetros ultrassonográficos avaliados - tecido celular subcutâneo, GPP e gorduras intraperitoneais, e DHGNA - obtiveram elevada associação estatística com o índice de massa corpórea. A DHGNA foi observada em oito pacientes obesos (36,36%), sendo que a GPP e o IGPA foram as variáveis com maior significância estatística, com valor de p < 0,0001. Conclusão: A ultrassonografia permite diferenciar e quantificar a gordura visceral e subcutânea nas crianças. As medidas da GPP e do IGPA são úteis para a avaliação da gordura visceral e DHGNA em crianças obesas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Fleck, Nilson G., Marcos M. da Cunha, and Leandro Vargas. "Dose reduzida de clethodim no controle de papua na cultura da soja, em função da época de aplicação." Planta Daninha 15, no. 1 (1997): 18–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83581997000100002.

Full text
Abstract:
Foi realizado um experimento a campo em Eldorado do Sul, RS, no ano agrícola de 19 94 /9 5, para avaliar o controle de papuã (Brachiaria plantaginea (Linck) Hitchc.), que ocorreu numa população média de 95 plantas/m2. Foi avaliado o herbicida clethodim à dose-plena (120g/ ha) e à meia-dose (60g/ha). A cultivar de soja utilizada foi RS-7 Jacuí e usado o delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos foram aplicados aos 14, 21, 28 e 35 dias após a emergência da soja (DAE). Foram mantidas testemunhas capinadas, com operações iniciadas nas mesmas épocas de aplicação do herbicida, e uma testemunha infestada durante todo o ciclo da cultura. O controle foi avaliado visualmente, em três ocasiões, através de escala percentual. Os graus de controle de papua obtidos à dose-plena foram equivalentes entre si quando aplicado nas três primeiras épocas, com eficiência entre 95 e 98% na última avaliação. A meia-dose mostrou, para as três primeiras épocas de aplicação, resultados semelhantes aos de doseplena, porém em níveis um pouco inferiores, situando-se entre 85 e 95% o controle obtido na última avaliação. O controle do papuã foi mediano quando clethodim foi aplicado aos 35 DAE, tanto par a dose-plena quanto para meiadose. Quanto ao rendimento de grãos, não houve diferença estatística significativa entre os tratamentos em suas várias modalidades, embora todos tenham superado a testemunha infestada, com incrementos na produtividade de grãos entre 73 e 10 5% . O experimento permite concluir pela viabilidade da utilização de meiadose de clethodim para o controle de papua em soja, realizando as aplicações preferencialmente até a quarta semana após a emergência da cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lopes, Janile Quaresma, Raphael Alves Cardeal, Rinaldo dos Santos Araújo, João Carlos da Costa Assunção, and Bruno César Barroso Salgado. "Aplicação do dióxido de titânio como fotocatalisador na degradação do diuron: avaliação das variáveis operacionais e estudo mecanístico." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 1 (February 2021): 61–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220190092.

Full text
Abstract:
RESUMO O diuron (DI) é um herbicida utilizado em culturas agrícolas para o controle de ervas daninhas que podem causar desde irritações na pele até problemas cancerígenos. Neste estudo, a fotocatálise heterogênea foi utilizada para a degradação do DI aplicando o dióxido de titânio (TiO2) como catalisador em um reator em batelada. Planejamentos experimentais foram realizados a fim de avaliar a influência do pH, da concentração do catalisador e do substrato, e de maximizar a degradação do DI. Depois de 3 horas de reação, foi possível observar que o pH foi a variável com maior influência na degradação do herbicida utilizando o TiO2 como catalisador. Com o estudo mecanístico foi possível propor que a degradação desse herbicida é realizada pelos radicais hidroxilas gerados da redução do O2. O modelo estatístico realizado neste estudo pode ser aplicado para o aprimoramento do processo de tratamento de efluentes industriais e agrícolas utilizando a fotocatálise heterogênea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pinto Junior, Aírton R., Rui Scaramella Furiatti, Paulo R. V. da S. Pereira, Agenor M. Junior, and Renato Tratch. "Avaliação de inseticidas no controle de Liriomyza huidobrensis (BLANCHARD) em batata." Revista Acadêmica: Ciência Animal 2, no. 1 (January 15, 2004): 11. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v2i1.15000.

Full text
Abstract:
Um experimento foi realizado para verificar a eficiência de inseticidas aplicados em diferentes dosagens para controle de L. huidobrensis. Foram delineados blocos ao acaso, com quatro repetições, com sete tratamentos, onde cada parcela possuía dimensões de 3m x 4m. Os produtos testados foram terbufos nas dosagens de 13, 17 e 20 kg/ha, carbofuran na dosagem de 25 kg/ha, aldicarbe na dosagem de 13 kg/ha e thiamethoxan na dosagem de 0,2 kg/ha. A aplicação foi feita diretamente no sulco sobre a batata-semente, durante o plantio em dose única para todos os tratamentos. Para avaliação foram coletadas 20 folhas de cada tratamento em diferentes épocas: 15, 30 e 45 dias após a emergência das plantas, as quais foram mantidas em sacos de papel por cinco dias e, após este período, foram contadas o número de pupas existentes em cada amostra. A estimativa da produtividade foi feita por amostragem, colhendo as plantas em 2m de linha de plantio. Os inseticidas que resultaram em 80% de controle dos insetos foram considerados eficazes. Os resultados obtidos demonstraram que o Counter 150G, na concentração de 20kg/ha, foi eficiente no controle das larvas da mosca minadoura, L. heudobrensis, em plantas de batata até 30 dias após a emergência. Não houve diferença estatística significativa na produtividade (rendimento) obtida neste tratamento, quando comparado com o da testemunha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography